Sou biomédica, graças a Deus consegui me realizar razoávelmente na área de análises clínicas mas concordo com quase tudo que vc falou. Existe toda esse discurso de que biomédico é pesquisador na essência, mas não é bem assim que a banda toca, pois qualquer graduação oferece o caminho da pesquisa, se for da sua vontade. Na verdade, o mercado de trabalho é bastante restrito e concorrido para a biomedicina e, muitas vezes, a pesquisa é a única opção que resta ao biomédico formado para se manter, através do mestrado, doutorado etc. Só não gostei/entendi quando vc falou que quem vai fazer análises clínicas vai mexer com cocô, xixi, sangue... como se isso fosse demérito ou nojento. E um médico, por acaso, não lida com tudo isso também? um médico está sujeito, por exemplo, a receber o vômito de um paciente na sua cara, mesmo que ele esteja simplesmente fazendo um procedimento estético na área de dermatologia. Uma vez, li num livro médico, não me recordo se de clínica médica ou outro, uma frase que dizia algo como "nada do que vem do corpo humano pode ser considerado repugnante por um médico". Então fica essa reflexão pra vc. bjs.
Analisar fezes é algo muito importante!!!! Mas eu entendi as colocações da menina, ela está procurando algo que a valorize financeiramente. Cada um escolhe da vida o que quer. Com certeza tudo que faz com amor temos resultados maiores... Perdemos muitas pessoas inteligentes e capacitadas pelo dinheiro.
Faço biomedicina, estou no ultimo semestre, e minha visão é totalmente diferente, mas quando eu entrei em biomedicina comecei a pensar como você, mas na faculdade eu acabei conhecendo muitos biomédicos realizados e felizes com suas carreiras, e cheguei a conclusão que o curso não importa, mas sim a sua perseverança para com ele, o quanto você insiste e acredita.
Já sabe qual será seu salário inicial? Se puder me add no instagram pra me responder algumas coisinhas sobre o curso, ficarei muito grata. ❤❤ (gla.fernandes) insta
gente estou muito preocupada com tudo isso. estou no 5periodo e com muito medo eu acho que temos que ser realizados em tudo qnt no salário tanto na profissão ninguém trabalha por hobby.
+Raphael Rangel Eu tentei falar de tudo, mas como conheço mais a parte da pesquisa, foquei nessa área mesmo. Até por que, a idéia é explicar o por que que eu desisti da faculdade, e não da profissão em si, logo, meu foco era a minha área de interesse. Obrigada pelo comentário!
Mas essas faculdades te preparam 100x mais pra ser pesquisador do que pra ser profissional de outras áreas. Federal cobra muito disso dos alunos, produção incansável e insana de conteúdo. Então acho que a maioria só tem base disso quando está dentro da facu. Pelo menos, é oq eu noto em geral.
E triste quando ,vc tenta procurar um área, e sempre tem várias pessoas metendo o pau ,salário não presta , não é reconhecido, área já tá saturado. Enfim tem que inventarem outras profisoes pq todas estão saturadas..... infelizmente no Brasil são apenas esses cursos que temos no mercado . Se não se identificou com curso então e melhor sair ,pq de gente ruim no mercado ,onde só visam o $$$ o país já tá lotado .O que tá faltando mesmo nesse país são pessoas dedicadas ,que gostam do que faz .
Eu vou iniciar biomedicina na Unipê de João Pessoa, para quem está iniciando você acha que vale a pena depois de fazer a graduação, bacharelado, para trabalhar no exterior como Estados Unidos?
@@marimarmoregranito4599 Acho que sim irmão, não existe o curso de Biomedicina nos Eua, mas irmão você pode expandir para outras aéreas lá as possibilidades são infinitas... Só depende de VOCÊ e da ajuda de DEUS.
Oi Mateus, pelo o que li vc faz Monitoramento Neurofisiológico eu gostaria de saber mais sobre, sou estudante de Biomedicina na CEUNSP-ITU em São Paulo. Eu não acho fontes que tiram minhas dúvidas. Meu email ligiatorquato7@gmail.com Caso vc tenha um tempinho pra falar comigo
@@ligiatorquato9655 entro em contato sim. Mas desde já lhe deixo uma dica d livro (quase bíblia) para neurociência. Os princípios da neurociência de kandel. 1600 paginas bem distribuídas.
@Brenda's Bsa Depende do tipo de profissional que voce vai ser... Se você for um BOM profissional, você não vai passar fome. Claro que você não vai virar um super rico, mas não é bem assim também... E outra que se você se esforçar, dá pra passar em faculdade publica.
+Jessica Simoes concordo plenamente com você. O problema é que pra mim estava faltando o amor E o dinheiro Hauha. Me decepcionei muito com a Biomed, a parte de pesquisa e por isso principalmente desisti, por que se tivesse amor ainda, estaria na profissão até hoje.
tem razão, o salario inicial para biomed é o mesmo de um açougueiro, não adianta nada se formar e depois ver que o salario que vc ganha não dá nem para se manter, é melhor ir para enfermagem, farmarica, etc...
Cara, na boa, entendo seu ponto de vista e sua frustração com o curso mas acho que vc viajou bastante. Todas as profissões exigem uma dedicação do profissional, o único lugar em que vc entra ralando pouco e ganhar muito é no serviço público, em qualquer outra área deve-se ter dedicação sim. Não estenderei muito até pq não ouvi informações convincentes o suficiente a ponto de me faze deistir de uma profissão. Espero que consiga se colocar no mercado e encontrar uma profissão onde ganhe a grana que almeja. Lembrando, um bom profissional não é aquele que ganha bem mas sim aquele que desempenha com excelência suas atividades, e , fazendo isso o reconhecimento vem por osmose, assim como a grana. Boa sorte!
Mas ninguém vive só de amor, o vídeo dela foi mais uma desilusão com a área da pesquisa, e ela tem todo direito de querer partir pra outra.Querer seguir uma profissão pelo salário não é um erro, podemos sim juntar o útil ao agradável.Quando a fome entra pela porta o amor sai pela janela!
Não vi muita paixão nela pela profissão, sinceramente. Acredito que ela estava visando mais o lucro da coisa! Assisti ao vídeo e não me desanimei nem um pouco com a profissão, afinal, todas as profissões dependem de um esforço, dependem de empenho e a paixão é necessária nessas horas para chegar onde se quer. Caso a pessoa não tenha esse amor para continuar e lutar pela carreira então...ferrou tudo mesmo.
Estou contigo, sou professor 20 anos de magistério onde tem espaço pra tudo, magistério, pesquisa, gestão. Mais já deu pra mim. Estou mudando e uma das opções é fazer biomedicina! Sei que a idade e a maturidade vai me favorecer, pois a sociedade tem muita demanda simples para melhorar a qualidade de vida e a molecada não tem pegada, entregam os pontos muito rápido! Nenhuma área está saturada diante de tanta necessidade. Sempre haverá oportunidade para os capacitados, nunca fiquei desempregado um só dia desde meus treze anos de idade, não será aos 48 que isso irá acontecer. Isso eu tenho certeza absoluta!!! Um abraço e parabéns pelas colocações!!!
Curso nutrição e tbm vejo muitos pontos negativos. Mas nao vou deixar vou me formar e posteriormente farei um curso que me complete de uma forma melhor. Infelizmente na área da saúde so se valorizam os médicos. Acredito que a equipe multiprofissional da saude é papo pra boi dormir pois na verdade só o médico tem prestígio e no ramo da nutrição todos se acham no direito de se intitular nutricionista ate o vendedor Herbalife ou a blogueira.
Encontros & Despedidas concordo plenamente. participo de grupos sobre reeducação alimentar e todo mundo da dicas de alimentação. sou técnica em nutrição e atuei em UAN. estou muito indecisa no que estudar.
Pauliane Priscila Pois é vc já sabe como é a realidade na área da nutrição. Pra alguns dá super certo pra outros não mas se é seu sonho se vc gosta da área vai em frente e se destaque que vc colherá os frutos...
Cheguei 1 ano depois pra comentar kk mas é vdd, eu sou técnica em nutrição e eu vi de perto como nutricionistas são desvalorizados no âmbito hospitalar, pois muitas vezes o médico acaba prescrevendo algumas coisas pro paciente que seria o trabalho do nutricionista e as vezes é um pouco frustante.. pra nutricionistas a area de produção e esportiva é melhor, mas a esportiva é um pouco mais concorrida e muitas vezes pessoas que não são nutricionistas fazem isso e tem até mais prestígio que o próprio nutricionista, eu queria fazer nutrição por já ser técnica e ter um pouco de experiência, mas estou numa dúvida terrível , a única certeza que tenho é que quero cursar algo na área da saúde 😅
Acho que vc está falando da vida de pesquisador, mas não somente biomédico. Sou biomédica, mestre , doutora e Pós-doutorado, sou pesquisadora e professora e nada disso foi fácil! Mas aprendi a inovar, criar, aprender a aprender e ensinar. Aprendi novas línguas, viajei o mundo apresentando meus dados de pesquisa. Não quis análises, minha paixão sempre foi Biologia Molecular e pesquisa, e sério, não conseguiria me ver hj sem nada disso! ! E sim, fui ao lab fim de semana e trabalhei muitooooooo para publicar meus trabalhos, mas isso foi minha escolha de vida! Ser pesquisador não é pra qualquer pessoa, muitos tentam e poucos terminam. Ser professor não é pra qualquer um! Até pq paga mal, prof. É prof. Por amor! Vc não vai entender isso, pq pelo seu vídeo, pesquisador/professor não é mesmo para vc.
Fabiana Brandão Alves Silva Minha amiga, então você deve trabalhar em uma uniesquina, pq professor de federal ganha muito bem, tipo uns 8-10k e são isentos de demissão. Porém na parte de pesquisador é verdade, não só pra biomedicina, mas pra todas em geral.
Gata, amei o vídeo. SOU LOUCA pela área e, realmente quero fazer biomed, pq mesmo com todas as dificuldades q vc expôs eu ainda mantenho a mesma paixão. Passarei cada etapa rindo pq pasme, é exatamente isso q eu busco. Trabalhar muito, estudar muito, correr com prazos, ler artigos, ter alunos para orientar e buscar ser publicada. Coisa de louco. Lógico q tudo tem os dois lados e creio q foi exatamente isso q vc quis mostrar. Mas amo todos os lados e seguirei em frente. Achei teu vídeo top. Bem esclarecedor, se ouve interpretações errôneas, paciência. Entendi exatamente a tua visão. E como li em um dos comentários eu ainda insistirei pq amo a profissão e não pq quero a mega-sena, rs rs rs. Acho q quando vc ama o q faz, o dinheiro é consequência. Lógico q se fosse para estudar por tantos anos e trabalhar de graça eu não seria estúpida de me arriscar. Mas o reconhecimento (inclusive financeiro) vem com o tempo e o trabalho duro (duríssimo), não é? O legal do teu vídeo é q as pessoas q pensam nessa opção buscando por uma mina de ouro já ficam logo sabendo q o buraco é mais em baixo. Obrigada pelo vídeo. Já me inscrevi, já curti e te acompanharei. Sucesso gata.
Respeito suas colocações, mas muitas delas não são específicas da Biomedicina e sim da área de pesquisa, que sim!, toda ela ainda é muito desprestigiada no Brasil, sou biomédico e trilho o caminho da pesquisa e academia e sei como é árdua a vida dos pesquisadores brasileiros de qualquer área e não só da Biomedicina. Quanto ao mercado de trabalho para o biomédico isso varia muito e depende da região e da habilitação escolhida, por exemplo, sabemos que em muitas regiões a área de análises clínicas é bem saturada, portanto não dá pra alimentar espectativas que vais ganhar rios de dinheiro, mas me diz qual profissão da saúde no Brasil ganha rios de dinheiro trabalhando pouco e com apenas a graduação no currículo. Portanto acredito que por você ter cursado o mínimo do curso antes de abandonar tem mais "achismos" do que conhecimento de fato a respeito do curso especificamente.
+Rayner Anderson Bom, eu realmente não me lembro de ter falado isso no vídeo, mas eu me formei Hauha. Sou formada em Biomed. E realmente, o vídeo foi focado na área da pesquisa, que era a que eu planejava seguir quando entrei no curso, e como nunca me interessei pelas outras, achei que o meu caminho simplesmente não estava ali. Acho que larguei a pesquisa e não a Biomed, vamos falar assim. Isso não é uma crítica à profissão, é simplesmente a minha visão das coisas e por que eu desisti de seguir por esse caminho. Quem faz e é feliz, e se encontra, acho que é ótimo. Infelizmente não foi o meu caso. E a minha intenção nunca foi trabalhar pouco, era só ter horários razoavelmente regulares e ter os finais de semana nem que fosse para estudar, afinal, qualidade de vida também é importante em uma profissão, certo? Mas odonto, medicina e muitas vezes outras, na área da saúde, são boas respostas para a sua pergunta. Até por que, foi como eu falei, não queria trabalhar pouco, apenas não curtia a ideia de trabalhar horas extras e finais de semana por um experimento que poderia muito perfeitamente ir por água abaixo. É complicado.
Agradeço pela consideração em responder o comentário, lendo suas respostas também aos outros comentários pude entender um pouco melhor o que você queria transmitir, mas creio que o motivo dos questionamentos é justamente porque no vídeo talvez você não tinha sido tão clara (talvez porque na época realmente ainda faltava um domínio de conhecimento da área que hoje por certo você possui!), como biomédico que sou em uma realidade onde sabemos que muitos costumam querer desprivilegiar nossa profissão, não me contive em fazer as ponderações que fiz. No mais parabéns pelo canal e sucesso na sua trajetória! Abraços
+Rayner Anderson Obrigada. O grande problema do vídeo, na verdade, é que foi um dos primeiros do canal, e eu não fiz um roteiro para ele e nem pensei direito em tudo o que queria falar. Acabei abrindo margem para interpretações diferentes das que eu queria. Não quero em momento algum desprivilegiar a profissão, só não queria que outras pessoas passassem pelo que eu passei e tivessem a mesma desilusão. A idéia do vídeo era essa. Mostrar os lados ruins e que me fizeram desistir para as pessoas já seguirem seu caminho, sabendo o que podem encontrar. Acho isso importante na escolha de uma profissão, não adianta você só ouvir boas coisas, tem que saber os dois lados e o meu lado não é o bonito. Obrigada novamente.
+Rayner Anderson, queria uma opinião sua sobre a biomedicina e a farmácia, pos estou no segundo semestre de biomedicina, mas não sei ser vou continuar com o curso.
+Maria Lowen Nossa gente inteligente conversando é outro nível. Gostei mesmo discordando tiveram respeito ao questionar o outro e educação ao responder parabéns.
Concordo sobre a parte da pesquisa ser ingrata (apesar de eu adorar). Mas algumas das áreas de biomedicina são muuuito lucrativas, biotecnologia especialmente dá um belo dinheiro e tem uma forte área de pesquisa na iniciativa privada, que envolve inclusive engenharia genética (é meu objetivo). Tem também a reprodução humana que dá dinheiro pra caramba, hematologia que, dependendo do que você faz na área, é bem lucrativo, tem bromatologia, que te coloca a frente do controle de qualidade de empresas alimentícias e, pode acreditar, as grandes industrias não pagam pouco quando se trata da pessoa que controla a viabilidade dos seus produtos.
tabom me fala onde arrumo este emprego? alguém já viu um anuncio destes no vagas so para biomédicos a teoria e linda mas a realidade e muito diferente.
querida vc não me conhece quem fala que reclamo do estado quem te disse que um dia na vida necessitei do estado desestímulo sim qua qualquer pessoa a trabalhar na area da saúde e caro difícil custoso nos somos explorados trabalhamos feriados finais de semanas e ganhamos e tomos menos direito que outras áreas e muito sacrifício prum retorno pífio e desculpe quando vc crescer vai saber o quando um bom salário e feriados e finais de semanas são muito importantes e foda vc trabalhar na area da saúdo to cansado de destaque eu trabalho tenho dicidios de no máximo 7 % e os bancários que fazem uma faculdade barata sempre 12 % ou mais e ninguém da valor intao dani-se quando as pessoas ficarem doentes que procurem um bancário ou vão fazer exames em algum torneiro mecânico e hoje jamais faria alguma faculdade na area da saúde. pesquisa então viver de bolsa prefiro viver de esmola. e mais digno quando vc crescer vai entender oque falo.
@@cesarmistro5107 "ah você não me conhece e mi-mi-mi" típico de gente vitimista! Despenso apresentações porque não quero te conhecer, só avisando. Mas te dando uma resposta bem dada, quando VOCÊ crescer, sugiro que APRENDA português e gramática corretamente. E aprenda que em QUALQUER PROFISSÃO, existe desestimulo. Vou te ensinar a escrever e a colocar vírgula, ok? É "Então" e "Dane-se". Digo o mesmo pra você: DANE-SE se você desistiu. Quer entrar na área só pela grana e acha que vai conseguir fácil assim?. Um médico ganha 7.000 em grande empresa, mas ele não tem vida social, só estuda, estuda e ESTUDA! Tanto antes quanto depois da faculdade, e isso vale para TODAS as áreasda saúde, pois a saúde está sempre em ATUALIZAÇÃO, seja de novos métodos ou novas doenças. E tu acha que é rápido conseguir uma área que paga bem assim? É com dedicação e determinação que a pessoa consegue, "meu bem". Quer grana fácil? Faz marketing digital ou vira trader. Ninguém vai pegar a tua mão e dizer AONDE tu tem que fazer. Se tu não procura, tu não acha. Se não meter a cara em QUALQUER PROFISSÃO, tu não consegue nada até porque NINGUÉM vai te dar de mão beijada. E independente do que tu passou na tua vida, isso não é justificativa pra porra nenhuma se teu vitimismo só atrapalha. No fim das contas, é só frustração tu e inveja da menina pelas pessoas que se realizaram e continuam se realizando na área. Quer área de reprodução humana? Mete a cara em um laboratório de inseminação artificial, SIMPLES ASSIM. Não conseguiu no mesmo estado, se manda pra outro. Acha um aluguel barato e se manda. Pra tudo tem um jeito, só não faz quem não quer, porque prefere se vitimizar e continuar nesse mi-mi-mi de sempre que nem o teu. E que bom que você desistiu! Eu mesmo não iria querer fazer meu exame de sangue com um tipinho burro que nem você que acha que tudo é "fácil" na área da saúde e depois se fode quando percebe que pra ter, tem que ralar muito (como muita gente por ai que nem tem vocação na área da saúde mas insiste porque escolhe a grana ANTES da vocação).
@@AlinnyGabriela relaxa , esse cesar é um bot hate da profissão o cara tá em todo video de biomed falando mal kkkkkkk e ainda inventa mentiras e fala coisas dúvidosas, o cara tem um português muito dúvidoso e fala que foi biomedico e que tá no auge da carreira e etc
@@bobbycruz287 Sim kkkkkkkkkk, como você disse: o cara tem um português horrível e duvidoso e ainda se diz biomédico? Com certeza entraram com uma cassação contra o CRBM dele à uma altura dessas por conta do português e das atitudes dele de "espertão" e tá por aí desforrando ódio em cima da profissão que com certeza ele só escolheu achando que ia ser fácil pra ganhar dinheiro, mas esqueceu que antes de ser biomédico tem que estudar desde Anatomia até Medicina Nuclear pra isso e se ferrou quando descobriu o que ia estudar pra ganhar bem. Galera acha que no ramo da saúde é tudo fácil e quebra a cara quando vê que é só pra quem tem muita vontade e de fato se identifica com área, porque até a nossa vida social (de quem trabalha na área) é a última escolha das nossas preferências e olhe lá. E só quando a gente arranja um tempinho porque no restante dos dias é direto estudando ou trabalhando.
Parabéns pelo vídeo!! Achei muito realista a questão da pesquisa e das oportunidades em geral para a biomed no país. E me identifiquei bastante com as tuas desilusões. Também sou formada em biomed, também entrei querendo ser pesquisadora, e muitas vezes pensei em largar tudo. Só que no meu caso, eu larguei só a pesquisa, acabei me encontrando na genética e hoje trabalho bastante, mas com um horario regular, uma remuneração justa e, principalmente, com bancada, que para mim é o mesmo que dizer com muito amor!! Só uma coisa que eu gostaria de acrescentar, na resposta da primeira pergunta, você fala sobre a necessidade de mestrado para que o biomédico dê aulas. Na verdade, não precisa ter mestrado não. A grade curricular, pelo menos a da universidade que eu fiz (UFCSPA), inclui disciplinas de comunicação e de metodologia do ensino, que te habilitam a dar aulas. Aqui no sul já teve inclusive processo seletivo para professor do curso de biomed, tendo só a habilitação como pré-requisito. Claro que é mais difícil, até porquê certamente você sai perdendo na prova de títulos, e se for pensar em universidades federais, aí sim não tem como, porque se exige nível de doutorado. Mas a própria Resolução do CFBM, sobre as atuação do biomédico, cita a possibilidade dele ministrar aulas desde que dentro de suas habilitações específicas e em nível médio profissionalizante, se não me engano.
Você poderia explicar brevemente como foi largar da pesquisa e trabalhar apenas com genética? Eu gosto muito de genética, porém não tenho certeza de que curso seguir. Agradeço!!
Minha cara...nenhuma profissão te dar retorno em pouco tempo. Faça planos a curto prazo e nunca os verá realizados. A realização acontece com tempo, disciplina, foco é determinação. Em qualquer área.
Sem faculdade eu faturo muito na estética, é só saber ser um bom profissional. Obs: atualmente sou graduanda em biomedicina. Não coloquem expectativas em títulos. Tem muitos empresários que ganham muito sem faculdade. E escolhi por amor a biomedicina. O resto é Mimimi
Gostei do vídeo, muito produtivo e me forneceu bastantes informações importantes, porém, irei cursar mesmo assim Ciências Biomédicas, independentemente de salário, mas pela fascinação que tenho pela essa área. obrigado!
+Alison Marqs Fico muito contente, tanto que você tenha gostado do vídeo quanto que não tenha desistido depois de assistir! É muito importante para se tomar decisões certas saber o lado positivo e negativo da coisa. Boa sorte no seu caminho!
Queria ter visto esse vídeo antes de entrar para faculdade. Infelizmente eu só fui saber da realidade desse curso quanto tive contato com outros profissionais biomédicos e isso foi tipo no final do curso quando você começa a fazer estágio e saí um pouco do mundinho da faculdade. Eu conheci muitos biomédicos e todos tinham alguma frustração, o salário era um dos principais motivos. E eu acho que a maturidade das coisas está aí. Quando você é jovem quer escolher o que você gosta e o que te faz feliz, mas a medida que o tempo passa você verá que esse amor pode não te sustentar. É certo que dinheiro não é tudo, mas porque você vai fazer ruma faculdade, se doar durante 5 anos, pra ganhar menos de 3000,00? Não dá, cadê o retorno? Uma faculdade de biomedicina é muito cara se você for pagar e você nunca vai conseguir nem metade desse dinheiro de volta. Logicamente que a vida não é fácil e que o sucesso depende muito da dedicação do profissional, mas nem todo passa em concurso que ocorre entre 2 a 3 anos com 1 vaga para o biomedico. Entendeu? O mercado de trabalho não existe durante a graduação, tirando as bolsas de pesquisa e os estágios e após a graduação a coisa fica deplorável. Não é que nem administração, advocacia ou engenharia que você enxerga oportunidades de trabalho. Simplesmente não tem, é muito QI. Que bom que você enxergou isso cedo!
Concordo com algumas coisas, porém outras discordo. Curso biomedicina, estou no 4º período, e mesmo com pouco tempo conhecendo a biomed, sei que é uma área difícil, porém não impossível. A UFRJ realmente te limita ainda mais na escolha do que você quer fazer, o foco principal deles realmente é a pesquisa, no seu caso era isso que você queria mesmo, mas a Biomed tem um leque de oportunidades, e nesse caso, em todas elas para um crescimento profissional afim de lucro em todos os sentidos depende muito da sua força de vontade, do seu amor pela biomed e principalmente determinação. Creio que o erro das pessoas que fazem e desistem é pensar mais no dinheiro do que qualquer outra coisa... Pra quem pensa em fazer, a melhor dica é nunca parar numa graduação apenas, porque é isso que será o diferencial.
Sem falar na máfia farmacêutica! Que não importa se vc tem a solução ou a cura pra alguma coisa ou não se não for dar um alto lucro pra eles ele jamais vai deixar passar seu projeto jamais!
Eu faço biomedicina , amo o que eu faço . Entreicom a cabeca em análises clínicas e vou começar a me habilitar em estética kkk eh um curso muito amplo . Eu também tive medo no inicio mas agora já concluindo a faculdade e após minjas experiências no me4cado de trabalho enquanto técnica de lab eu digo sem medo , o profissional se for bom ninguém Vai cortar as asas dele , eu modesta parte sou uma ótima técnica ganhava o equivalente ao que muitos biomédicos dizem ganhar como analistas , eu leio lâminas, pego bioquimica , imuno , hemato ... e sempre me destaquei . Agora qro desbravar estética q eh uma área que está crescendo muito . Uma dica , vamos nos dedicar galera ! Ter seu diferencial é fundamental !
Se você for da região 1 tá f*dida pq biomédico da região 1 tá proibido de trabalhar com estética, nem as habilitações de estética no conselho regional tem mais.
O biomédico vai alem disso ai. Nós somos indispensáveis para a saúde dos pacientes; temos requisitos suficientes para dialogarmos sobre melhores procedimentos para o paciente com os médicos.
totalmente discordo, me espelho nos meus professores uma biomedica esteta que tem uma clínica super famosa na minha cidade, um pesquisador nato de chagas que é coordenador da área da saúde da minha faculdade, um que faz reprodução de animal bovino, uma que acabou de voltar do EUA em pesquisa... pooxa Vey isso é Brasil se vc não for o melhor se vc não se esforçar vc vai ficar pra traz, posso pagar língua espero que não mais espero colher muitos frutos dessa incrível profissão. conheço farmacêuticos, biólogos, enfermeiros Td desemprego isso vai de pessoa ngm sai da faculdade ganhando rios! mais gostei do vídeo. e não babar ovo pra MEDICINA gnt que aliás nunca quis tenho orgulho do que vou ser!
Vinicius Vaz Rodrigues reproducao animal? poxa que massa!! nao sabia que podiamos trabalhar com animais a nao ser a analises clinicas veterianaria.. gostaria de conhecer essa biomedica! fiz 2 anos de vet so que tive que trancar ai acabei na biomed e estou amando !! to no ultimo ano!😊
Sou imensamente grato. Tu tirou uma dúvida gigantesca que eu tinha em relação à biomed. Queria muito ser pesquisador, mas tb quero algo que me possibilite fazer coisas mais diretamente às pessoas, isto é, contato humano. A pesquisa brasileira é utópica. Muito triste 😢 Obrigado ❤
Na Biomed vc raramente tem contato com paciente.. Pra ter contato, é Medicina, Enfermagem ou Fisioterapia. E foi exatamente por isso que escolhi Biomedicina, corro de contato! Prefiro ficar por trás, ou até mesmo na indústria. Mas agora, Biomédico lá fora é MUITO mais valorizado! Na Irlanda, quando digo que sou Biomédica, todos já ficam abismados e me parabenizando.. Pq lá, pasmem, Biomed é tao concorrida quanto Medicina. E só pra constar, eles nao estudam Parasito hahaha nao existe exame de fezes na Irlanda! xD
+sweetburn Isso é verdade, lá fora as coisas são bem diferentes, e por falar em lá fora, to indo pra Irlanda no final do ano e queria trabalhar com biomed enquanto não revalido meu diploma de medicina! Me fala mais de como é aí? Você precisou revalidar seu diploma? Trabalha na área? Como e? Tem algum lugar onde eu possa conversar com você? Haha
Então, eu não cheguei a trabalhar na Irlanda, fiquei 1 ano lá pelo Ciência sem Fronteiras, voltei em agosto do ano passado. Enquanto estava lá, vi muitos estudantes dizendo que queriam muito ter conseguido vaga em Biomedicina, mas que a pontuação do curso era muito alta, quase igual a de Medicina.. Em relação a área, o forte da Irlanda é indústria farmacêutica e Biotecnologia. Pra dizer a verdade, apesar de o Biomédico ser mais valorizado lá, quando vc pesquisa por vagas de emprego, sempre tem dizendo que é preferencial que se tenha mestrado na área da vaga, o que desanima bastante, mas não é impossível de se conseguir. Tem muita vaga também pra Analista de Qualidade. Meu namorado é irlandês e também planejo me mudar pra lá. Tenho muita esperança em conseguir algo na área. Pelo menos acho mais fácil conseguir algo bom lá do que algo razoável aqui no Brasil. Te mandei uma mensagem com o meu face =)
Eu gosto de estudar, amo a ciência. Sou graduada em enfermagem desde 2006, sou técnica em enfermagem também 1999 instrumentadora cirúrgica e agora quero biomedicina. Convivi na área médica e amo esse ambiente. Biomédicos nunca devem ser comparados pois fazem outras atividades. Enfermeiros também tem outras funções. Em algum momento da vida eu queria enfermagem mas a vida muda, e agora quero outra profissão. Ser humano é assim mesmo. O normal é isso. Paralisado é que não devemos ficar. Mudar faz parte
Maria gostei do vídeo entendi o seu ponto de vista. sempre quis fazer Medicina e me especializar em Pediatria ou Geriatria desde da época do ensino médio.Acabou que quando finalizei o ensino médio,fiz o curso técnico em Análises Clínicas e me apaixonei,me formei,trabalhei na área e continuo amando essa área de atuação.Eu fiz o enem e tentei o Proúni, tendo como 1°opção Biomedicina e 2°opção Farmácia,dois cursos que gosto bastante,conseguir uma bolsa integral para o curso de farmácia a minha 2°opção o que me deixou muito feliz por ser um curso muito mais abrangente.O que vc acha do curso de farmácia. Pretendo continuar com o curso,até o momento o objetivo é me especializar em Análises clínicas e lecionar biologia,porque eu amo essa disciplina,mas sei que no decorrer do curso posso mudar ter novas aspirações.E em relação a Medicina ainda penso em fazer o curso.
Seu vídeo é de uma propriedade argumentativa muito bem embasada. Nele, poda-se as diretrizes fomentando-se as dificuldades inquestionáveis da área de biomedicina no BRASIL, que qualquer um que vier, nela, adentrar-se...Vão, decerto, encontrar as adversidades evidenciadas em tela. É incompreensível os dislikes postos nesse vídeo. Ora...Bem é sabido que a percepção alheia é algo que devemos, sim, dedicar nossa tolerância...Contudo, é necessário distinguirmos a tolerância para com a opinião daqueles que nos rodeiam com a CONFORMIDADE para com as coisas ERRÔNEAS que os que nos rodeiam promovem. Para esse triste certame, a locação da tolerância, presidi-se de forma diferente ... Embora, o livre arbítrio que detemos, assente que expressemos nossos sentimentos e que estes devem ser respeitados... Não esqueçamos, que a expressão desses estímulos quando plasmam-se pela IRREFLEXÃO, pelo descaso....Tornam-nos, não providos de liberdade de expressão...Mas sim, ISENTOS de CONSCIÊNCIA CRÍTICA. Os comentários negativos, distanciam-se de um senso óbvio de lógica...A refutação dos mesmos em nada empreendem o fluxo crítico abordado no vídeo. Peço perdão, não é cabido à mim julga-los... Mas considero duas hipóteses para tal sucedido: Ou Maria Lowen discursou em Grego, isso realmente explicaria a causa de argumentos paridos pela pura insensatez ...Ou.... Os mesmos, um tanto distraídos... Não escutaram bem o que foi proferido no vídeo... O que retificaria a quantidade de minhas hipóteses... Talvez, terceira possibilidade, estes sofram de alguma perda auditiva. Por favor, meus irmãos, estou despenhando de ego... Não possuo nenhuma gota de intenção de fazer-me aqui dono da verdade...Acreditem, escrevo calcado de harmonia e paz...E para aqueles que destilaram os néscios... Peço que busquem assistir o vídeo com mais atenção...Pois, VOS GARANTO....O que essa jovem menciona é a mais PURA VERDADE. Aqueles que amam a área como eu...Que acorda e dorme nos orgasmos das pesquisas....Que aferem seus dias em uma felicidade por estar nessa área... Sigam!!! A busquem! Não desista!! Com força de vontade, qualquer curso os trará retorno... Acrescento, até mesmo sem curso algum, mas composto pela profunda força de vontade... Há de construíres um futuro primoroso....Em nada, Maria Lowen, opôs-se a tal enredo... Em nada germina-se aqui quaisquer deságio para biomedicina, tampouco congruência com os levantamentos interpelados por: 1 - Surdos, 2 - Distraídos....OU....3 - Não compreendem bem o idioma. Abraços para todos... Rogo a Deus, que ilumine os passos de vossas jornadas... Concedendo-os a sabedoria necessária para que sempre galguem, nos nobres conhecimentos da vida que decidirem investir...As riquezas que realmente valem a pena - As que nos façam verdadeiramente crescer.
Quixotesco. Amores decepcionam. Além do que, nem sempre o que a pessoa ama, ela tem aptidão para fazer. e mesmo que tenha, se ela não ver os esforços darem resultados, esse amor acaba.
Eu não sei como uma função tão importante pode ser desvalorizada como alguns comentários aqui, a começar que nenhum médico sabe sobre medicamentos como um biomédico. O maior responsável pelo desenvolvimento de vacinas é o biomédico e não vejo nada mais importante que descobrir cura para doenças e desenvolver medicamentos para tratamento. Eu sei que outros profissionais contribuem para o desenvolvimento de vacinas como biólogo, farmacêutico etc. mas o maior responsável é o biomédico.
Se eu tivesse sido um pouco mais esperto teria feito a mesma coisa kk Já sou formado a dois anos e nunca consegui um emprego como biomédico e não é por falta de correr atrás, a questão é que nessa área um dos fatores que mais pesam na hora de conseguir um emprego é: Q.I. - Quem Indica. Fora o descaso e desvalorização da área.
Até hoje voce nao conseguiu emprego na aréa ? eu queria fazer biomedicina mas to em duvida entre ciencias biologicas e biomedicina nao sei qual escolher
Meu amigo, pera aí né. Como assim, depois de dois anos, você não conseguiu emprego? Vc se dedicou pelo menos? correu atrás? fez algumas especialização? Pq até enfermagem, QUE É UMA ÁREA CADA VEZ MAIS SATURADA, as pessoas conseguem emprego. Eu NUNCA ouvi falar de um biomédico que se formou e não conseguiu emprego. O problema não ta na profissão, e sim no profissional.
Adriano, então tem algo de errado com vc e não com a profissão. Sou estudante de biomedicina e desde o segundo período que eu consigo estágios pra área. Meu tio é formado em biomedicina e nunca ficou sem emprego na área. O problema que não é só se formar e pronto "puf", apareceu emprego. Tem que se destacar, toda profissão é assim.
Procure saber mais do curso antes de fazer um vídeo falando mal da profissão, afinal você está indignada com a pesquisa no Brasil, e não com a biomedicina. E advinha só? Qualquer profissão que você queira entrar no meio acadêmico, você vai enfrentar essas dificuldades, e isso não significa que não é gratificante para quem gosta. E outra coisa, ainda bem que desistiu, porque uma pessoa que não gosta nem de anatomia jamais ia conseguir entender o mecanismo fisiopatológico do câncer.
Ela tem razão! Essas áreas de pesquisa não dão em nada! Eu amo História queria fazer pesquisa pela USP, estudamos feito louco, não ganhamos nada dando aula, e precisa estudar muito mais pra seguir carreira na pesquisa pra um dia virar um grande intelectual. Intelectual e cientista neste país não é valorizado, o melhor é fazer curso por dinheiro sim! Ter estabilidade e poder viajar, ter uma vida confortável, fazer uma carreira por amor e ganhando um salário menor do que de outros cursos que estudam menos do que o seu como no caso de médicos, advogados (que não são pensadores nem fazem pesquisa) é frustante sim!
vou começar esse ano o curso de biomedicina, e eu não penso em sair do Brasil, sei qe o governo não da muito atenção na área de saúde e educação tbem, mas cada dia qe passa, as doença vão se evoluindo, e a ciência tbem junto com as pesquisas por isso qe eu escolher fazer pois é algo qe eu gosto, e eu sei qe vou ajudar muita gente no futuro sendo aqui no Brasil ou não,
+Anny Karoline Oi minha linda, essa é a motivação mesmo! Infelizmente eu não estava mais contente fazendo o que eu fazia e nem estava gostando do futuro que me apresentavam. Esse foi o principal motivo pra eu desistir. Por isso decidi mudar de rumo e ajudar pessoas de outra forma. Espero que você goste bastante do curso, aproveite e se encontre dentro da profissão.
É isso aí! Trabalhar só por dinheiro não vale a pena, o importante é gostar do que se faz. Eu estou no 3º semestre de Biomedicina e pretendo futuramente me aventurar na árdua área da pesquisa. Como vc diz, as doenças estão se multiplicando e precisamos urgentemente de pesquisas para barrar esse crescimento. Portanto esqueçamos um pouco as coisas materiais e lutemos pelo bem da humanidade.
Oi Maria, tbm sou aluno da biomed UFRJ e estou passando pelo mesmo q vc passou , hj vejo que não era da maneira que eu achava q era, faço a habilitação em forense( queria pesquisa nessa area), porém pela falta de mercado de trabalho e falta de motivação ao qual a propria habilitação me causou, irei trancar ( estou no 7 período) e voltar para o pre vest e tentar odonto, ao qual era uma das minhas opções na época que entrei pra Biomed. Me identifiquei muito com esse vídeo. abç
8 лет назад+1
concordo com vc Rayner Anderson é por esse motivo que muitos estudantes de psicologia abandonam o curso porque acham monótono, um curso que cansa a mente e largam no inicio e outros cursos também,sem terem um conhecimento mais profundo para dar uma opinião mais apurada, mas vou dar um like aqui!
Maria é isso mesmo, eu desisti da área de farmácia por isso, me graduei e cheguei a iniciar meu mestrado, mas pelos mesmos motivos q os seus eu desisti. Agora estou na luta da medicina. No entanto, acho que isso vai do perfil de cada um, conheço gente na farmácia, na biomedicina e em outras áreas da saúde, muito felizes com suas profissões. Nem todo mundo tem perfil para medicina então é importante não parecer que o único curso da saúde que vale a pena eh a med Pq eu mesma gostaria muito de ter me realizado na farma e não precisar passar por tudo isso. São cursos maravilhosos e necessários para complementar a saúde. :) Bj
Por isso que muitas pessoas que tem como sonho ser um pesquisador de fato e viver disso e ganhar reconhecimento, se mudam pra fora do país. O Brasil infelizmente não investe muito em pesquisa, em pesquisador e o trabalho do pesquisador fica restringido. Aí temos pessoas realmente boas na área que tem vontade de fazer mais coisas por aqui, mas ele não pode, fica privado. Aí investem lá fora, trabalham em bons projetos e por lá mesmo ficam. É complicado.
+Gláucia Dâmaris Pois é Glaucia, é complicado. Vejo muita gente entrando na área já pensando em sair do pais por essa questão de oportunidades. O Brasil tem pessoas excelentes, mas por falta de investimento, acaba perdendo muito.
Vou entrar esse ano na faculdade de biomedicina, e esse vídeo foi totalmente desmotivador, parece que qualquer problema,é enorme e um motivo gigantesco pra desistir...
Estava olhando os comentários e tem bastante gente da área falando coisas bastante boas sobre a profissão e suas experiências. Acredito que o vídeo dela tenha sido a visão dela e ela prezou pelo dinheiro... Enfim, qual é a sua visão? Você comentou que iria entrar na faculdade de biomed... está gostando? Também tenho interesse!
Muito relativo essas questões, cada um passa por obstáculos diferentes, mas quem realmente tem um sonho, consegue realizá-lo, apesar de todas as dificuldades...
Amar é uma coisa, viver bem é outra. Pesquisa estuda muito, trabalha muito e o salário é bem baixo comparativamente. Não adianta discurso do amor, o que vale na vida é o dinheiro!
@@robsonmariano1151 Tirando medicina, a maioria das profissões são muito desvalorizadas no país. Primeiro pela falta de investimento né, e outra é que nao da pra sair da faculdade achando que vai ganhar rios de dinheiro. É necessário gostar da sua profissão, se voce for um bom profissional, o dinheiro vem com o tempo.
Eu vou começar dia 16 de agosto de 2021 ,mais realmente agente tem que fazer o que ama. Só que muitas vezes tem coisas que agente não gosta na profissão; mais o importante é fazer e seguir firme em suas decisões. Ser biomédica ou ser farmacêutico ou advogado independente disso tem que ter amor, em suas escolhas então pensa muito pra entrar em algo para não se arrepender no futuro.
É complicado mesmo. Entendo que não é todo lugar que funciona assim, mas acredito que sim, é bem difícil viver da pesquisa com Biomedicina no Brasil. Não devemos ser pessimistas, nem irrealistas, mas sim realistas.
Concordo completamente com tudo. Saí da biomed da ufrgs pra tentar medicina exatamente pelos mesmos motivos. As pessoas que não curtiram o vídeo ou é porque não viveram a situação ou é porque ainda não acordaram pra vida. Beijo e ganhou um seguidor.
+Róger Viana Seja muito bem vindo! E muito bom saber que mais alguém pensa como eu. Tava já quase achando que eu era louca e tinha vivido em um universo paralelo uhauha. Obrigada pelo comentário!
ou é porque nos vimos que a biomedicina pode ter vários outros caminhos para vc se tornar realizado. um caminho que você trabalha muito e ganha muito, e nao trabalha pouco e ganha mt. Perseverança colega
Eu faço Letras e , com o tempo, realmente não me identifiquei com o curso. Mas o que eu gostaria de dizer é que essa parte da pesquisa também tem no curso de letras . Essa burocracia toda também tem. Realmente, essas áreas que exigem muito, a pessoa tem que gostar de paixão, sabe. Como muitas pessoas que disseram nos comentários, são realizadas profissionalmente. Sempre quis fazer algo na área da saúde, mas outras circunstâncias me levaram pra essa graduação. Enfim... bjs
Cesar Mistro estou pesquisando bastante as áreas que me interesso, estou vendo que todas sao ingratas. direito, nutrição, educação física, pedagogia. são salários na mesma faixa.
sim e duro vc se formar fazer pós se matar e ver amigos que não estudaram nem metade q vc estudou como engenheiros contadores administradores reclamando que ganharam so 10 mil de plr não que eles não mereçam ganhar bem e que nos que ganhamos muito mal uma esmola migalha e tem um monte de gente igual hiena comendo resto e dando risada a área da saúde pra trabalhar e um lixo médico si ganham bem porque no passado desenvolveram métodos para se proteger o resto come merda
Nada cai do céu e tudo tem suas medidas! Mas quando quer você consegue. Estou me formando em biomedicina e é uma profissão linda e tem varias especialização que sim você pode ganhar muito bem ! Mas querido tem que ralar muuuuuuuuuito.
Parabéns querida pelo video, muito bacana suas colocações e que é uma verdade para nós biomédicos e para todos pesquisadores.Infelizmente o Brasil não dar o devido valor que o pesquisadores precisam.Mas se todos deixarem de fazer esse curso ou outros porque querem trabalhar pouco e ganharem muito, daqui a pouco só vai ter médicos e a saúde precisa de uma equipe que não envolve apenas médicos.Parabéns por sua escolha e faça a diferença não seja medica apenas por dinheiro ou status, salve vidas.Deus abençoe você.SUCESSO!
Príncesa estou no 5 período, não é muito o que eu pensava também.... ao mesmo tempo q tem várias áreas não tem nenhuma e as que tem ganhar pouco.... muito bom seu vídeo...
Cara, eu ganhei uma bolsa pra biomedicina e passei em Engenharia na UFC. Hoje estou cursando engenharia, tive vontade de fazer biomedicina, mas infelizmente o mercado é fraco e a profissão em si, muito desvalorizada(desculpem pela expressão). Conheço um amigo que é biomédico faz tempo e nunca conseguiu um bom emprego, hoje em dia ele se vira dando aulas pra se manter... Abraço.
Que bom que vc percebeu isso antes, queria ter percebido também. Eu só abri os olhos depois de iniciar o mestrado na fiocruz. E olha que iniciei o mestrado achando que isso seria um diferencial no mercado de trabalho. O mercado tá cagando pra quem tem experiencia em pesquisa. A pessoa gasta 2 anos no mestrado mais 4 no doutorado e no fim não acha emprego pois nunca teve experiencia na area, passou a vida toda só estudando. Aí fica dependendo de faculdade privada, concurso ou bolsa de pós-doc pra não morrer de fome.
Muito bom, o bacana da ferramenta "youtube" é poder compartilhar experiências, sejam elas boas ou ruins. Adorei o vídeo, voce é muito linda (rsrs). Parabéns e seja muito feliz.
Não recomendo de jeito nenhum biomedicina. Não tem emprego e nem concursos suficientes. Não existe uma área que seja exclusiva para biomedicina. Por exemplo: só o nutricionista pode prescrever dieta; só o farmacêutico pode se responsabilizar por uma farmácia etc.
+Danielle Brandão É exatamente o que eu penso Danielle! Se você pretende sair do país, talvez ainda valha a pena fazer, mas se não... A situação está complicada para a pesquisa no BR. Infelizmente. Espero que tenha gostado vídeo. Beijos
Não desista dos seus sonhos por ouvirem profissionais atuantes falando porque eles tentam desanimar só para vcs não entrarem na universidade e fazer um curso que está bombando ou seja tem dentistas falando que ganham pouco o jeito é realizar o sonho gente se o seu sonho é ser biomedico lute corra atrás e ganha bem sim tem pessoas que ganha é muito é um curso novo mas está em crescimento no mercado
Sei que já faz anos esse video mas pra galera que está entrando na faculdade agora uma dica: calma! Curta o curso ao todo, se jogue em todas as matérias, faça estágios, participe de palestras, aproveite cada instante. Deixe que o curso mostre pra vc a amplitude dele. Não entre em um curso pensando só em uma área, você não vai aproveitar todo o conteúdo que for apresentado pra você. E outra, deixe pra pensar em mestrado, doutorado, pós doc. quando chegar essa hora!!!
Esse vídeo deveria ser mais motivacional até porque existem pessoas e pessoas com características distintas. Eu não tenho medo de desafios, eles vêem você querendo ou não. E isso é no cotidiano, eu quero muito cursar Biomedicina, será uma realização pessoal mesmo. Quero enxergar as coisas com otimismo 😁
Você me ajudou a esclarecer algumas dúvidas que eu tinha a respeito do mercado de trabalho de biomedicina. Bom,pra falar a verdade eu quero fazer medicina pelo simples fato de eu adorar crianças e cuidar delas rs. Ou seja,queria ser pediatra. A matéria que eu mais amo no colégio é biologia e corpo humano foi algo que sempre me fascinou. Meu propósito é nunca sair da área da saúde porque é algo em que sou extremamente interessada. Mas, medicina sempre me deu aquela angústia. Não sei se iria aguentar o curso porque o difícil não é entrar e sim ter coragem e força de vontade em permanecer firmemente no curso. A verdade é que ainda estou com bastante dúvida no que fazer.Concordo contigo que o mercado de trabalho de biomedicina não é promissor e o Brasil não investe muito na área de pesquisa e o biomédico não tem tanto reconhecimento. Porém,nunca saberemos o mercado daqui alguns anos,entende? É claro que é bom ser bem remunerada ,mas acho que primeiramente devemos fazer o que amamos,independente de qualquer coisa. Todo trabalho é árduo . Penso que o dinheiro e sucesso são meras consequências disso tudo. Acho que acima de tudo se queremos muito algo,temos que lutar por isso e fazer o que nos deixa feliz. Tem muitos médicos que formam e não tem um mínimo de ética e respeito para com sua profissão e se mostram insensíveis perante um paciente. É só uma observação. Mas enfim,essa é minha opinião a respeito. Desejo-te sucesso no que escolher como sus carreira para a vida e,sobretudo seja feliz que você conquistará o mundo,com certeza!!!!! 😉 Beijos. 😙😙
+Marina Stuart Obrigada!! E concordo com tudo que você disse. E por isso mesmo fui fazer biomed, por amor. Mas infelizmente não deu certo para mim e acabei indo para a Medicina. Agora, eu preciso dizer que pelo que você acabou de escrever, parece que já sabe o que quer, só está com medo de não dar certo. E eu vou te falar: a medicina é linda e se você souber focar nas coisas que realmente importam, a coragem e a força de vontade para permanecer vem fácil. Pense bem na sua escolha, mas sempre podemos mudar se não der certo. Sucesso para você também e boa sorte!! Qualquer dúvida, estamos aí. Beijinhos
Aqui no Brasil, de fato, a pesquisa científica ainda é muito precária ainda mais com a situação política atual, entretanto eu acredito que os melhores profissionais sejam eles independentes de seu curso, conseguem entrar no mercado de trabalho. A grande questão é: você entrou em biomedicina porque quis ou foi somente a segunda opção que dava pra passar no enem? não estou dizendo que você fez isso, mas essa é uma realidade que vejo nos meus calouros. Outro problema que vejo é a falta de informação e NOÇÃO de certas pessoas que acham que biomédico só trabalha em analises clinicas. MINHA GENTE, existem outras áreas que trabalham diretamente com cirurgias como é o caso da perfusão extracorporea ou CEC e a acupuntura. E OUTRA: essa realidade de ajudar alunos em tese de mestrado e etc, é coisa QUE PROFESSOR FAZ. o verdadeiro pesquisador trabalha ou com auxílio governamental ou (pra mim, a melhor das opções) uma instituição fidedigna de pesquisa como a FIOCRUZ ou inclusive particulares que financiam e possuem equipamentos bem mais sofisticados. Enfim, deixo aqui minha opinião, mas só acredito que deveria haver um pouco mais de profundidade nos seus argumentos. Infelizmente as pessoas abrem mão muito fácil diante da dificuldade e em qualquer outro curso que você fizer existirá TAMBÉM MUITA BUROCRACIA.
+Samantha Freitas Oi Samantha, então, eu realmente queria pesquisa, inclusive passei para medicina no mesmo ano que fiz vestibular para Biomed e mesmo assim escolhi biomedicina. Então não foi uma questão de "o que dá para passar". Outra coisa que eu preciso dizer, ajudar alunos tá longe de ser coisa de professor, inclusive, minha última orientadora era da Fiocruz e era lá que eu fazia IC. E quem trabalhava lá nas bancadas eram os alunos de mestrado/doutorado e pós doc, e os pesquisadores e não professores de lá que os orientavam. Eu me formei em Biomed e vivi tudo isso. Me desencantei com a pesquisa e por isso desisti. Eu estava interessada nessa área, não em análises ou em qualquer outra e quando vi que não seria feliz seguindo esse caminho, fui procurar outro. E não era bem uma questão de burocracia, era uma questão de com o que trabalhar e o que eu queria fazer no meu trabalho e como era a realidade que eu via. O que eram coisas bem diferentes. Sendo assim, desisti.
Caramba eu deveria ter visto isso a 4 anos atrás! Cadê o dinheiro 💰 Pura verdade… É uma profissão linda mas vejo o mercado exploratório que se formou em cima desse leque de opções de habilitações.
Pois é é realmente dessa forma que você falou mesmo, o cientista no Brasil não tem visibilidade, só se publicar muito, não tem plano de saúde, não tem direito a fgts, essas coisas todas trabalhistas. Eu ainda não desisti, mas antes de entrar no mestrado já percebo o clima de competição de quem publica mais, de quem passa mais horas no laboratório, de quem sabe mais inglês, enfim não é fácil..
@@lulululuIu "o cientista no Brasil não tem visibilidade" bora procurar essa visibilidade em outros países! Temos que ter visão também! França é o polo da biotecnologia, quem gosta da área está perdendo tempo aqui no Brasil
Fiz Biomedicina tbm em universidade Federal, mas não gostei!!! Pensei em Direito na USP!!! Bem melhor ...sinto que perdi 4 anos da minha vida!!! Ainda bem que dá tempo recomeçar!!
Cada vez que vc falou em " aprender coisa inútil" doeu meus ouvidos, nada que aprendemos é vão! Ainda mais em cursos como Bio e Medicina, pelo que parece lhe faltou muita resiliência para encarar os desafios e tbm falta de conhecimento da área, provavelmente sua rede está cheia de pessoas que não sabem aproveitar as oportunidades. Tem gente muito profissional foda na Biomedicina e que ganham Muito Bem. A área cresce a cada dia e oportunidade não vai faltar, mas o mercado precisa de pessoas extremamente qualificadas e é nessa hora que a maioria se decepciona, pq acha que é só pegar o canudo e pronto. Tem que ralar, subir degrau por degrau, uma carreira sólida e um salário brutal é com paciência e resiliência que se consegue. Sucesso profissional só depende de nós, não importa a área!!!!
Maria Lowen, concordo com vc. me ajudou em decidir entre bio e enfermagem. só pessoas bancadas e sem expectativas de formar uma família e viver a vida que podem esperar tanto tempo pra ser reconhecido e se realizar profissionalmente. a Verdade é que a juventude de hojé quer fazer o que os senhores de 70 fazem hj, viajar e ter independência financeira. cuida em ganhar dinheiro cedo pra curtir enquanto jovem.
análises clínicas é basicamente vc saber apertar o botão da maquina quando se trata de exames de sangue, e saber analisar coco e xixi. E xixi, pasmem, tb tem maquina pra analisar :( Dá pra trabalhar em várias áreas, mas é um curso tão generalista que todo o empregador exige uma especialização na área antes
A Guria só falou o óbvio sobre o mercado de trabalho para muitos biomédicos, isso incluindo os mega picas das galáxias com pós-doc e cia, duvidam? basta fazer uma buscar nos currículos em site de emprego para biomed (isso incluindo gente com especialização em QUASE todas as mais de 30 especializações da área), só gente desse nível buscando emprego em laboratórios por ai com salários que só vendo pra acreditar, os mega realizados na profissão (ganhando um salário digno condizente com todo o esforço e dedicação de quem faz graduação, especialização e cia) são tão raros quanto sapo boi azul, a galera que a criticam por expor essa realidade estão muito alienados.
E importante ver os pontos positivos e negativos..eu também fiquei frustrada com faculdade de Administração :na Faculdade somos iludidos e quando vamos pro mercado de trabalho e uma desilusão
vc está achando ruim pq tem muita coisa p fazer? virar a noite e tudo mais? levante as mãos p o céu.. pq aqui no Ceará nem isso tem.. não tem nada p fazer.. o curso é caro e no final de tudo não tem área p vc atuar.. oq ainda dá p fazer é análises clínicas pagando uma merreca! triste com este curso ja esto p me formar.. se eu pudesse desistia.. e aaa .. ainda com medo de perder o fies viu. era p eu ter comprado um carro com o valor do meu curso era mais vantajoso... por favor aos novatos universitários passe longe de Biomedicina... não dá gosto nem de estudar sinceramente..
Acho q inventaram essa merda de curso so pra gerar mais lucro nessas "universidades fastfood". Existe uma diversidade cada vez maior de cursos inúteis que so servem pra iludir o pessoal desesperado com as exigencias cada vez mais altas de um mercado de trabalho injusto e explorador. Já vi empreendedores de araque q saem da biomedicina criando cursos de recepcionista de clínica médica. Quem ganha são os empresários q além de não pagarem salário pois ira se beneficiar do estagio ainda ganham com o curso. É tipo vc montar um restaurante e pra não precisar pagar funcionário inventa um curso de lavador de prato.
Porra mano as coisas nao sao assim não kkkkk “cade o dinheiro?” Nao sei se vc sabe mas em QUALQUER profissão exige-se esforço,nada é garantido até mesmo em medicina.Nao vai achando que depois da faculdade ja vai sair ganhando milhões nao,vc tem q lutar por isso e MERECER.Na maioria das profissões SÓ OS MELHORES acabam se dando bem financeiramente e se você nao foi uma delas sinto-lhe em informar mas neh rsrs.Tudo depende infinitamente de você.O aluno faz o curso e não o contrário!!!!!!
E você Marina, quanto ganha? 30 mil por mês? Porque, pelo visto, para você só existem os melhores e os lixos, não existem pessoas iniciando, aprendendo... E você, o que se considera, a melhor?
Certas opiniões tem que ficar guardadas pra gente, sabia?. Você está dando a SUA opinião, então por favor não generalize algo só porque você preferiu pegar a vaga de alguém que tem vocação pensando na grana primeiro do que DE FATO se tinha vocação pra isso. Conheço professores (inckuivse fui aluna de 3 deles) que fundaram escolas grandes, mas antes lecionavam em escolinhas de bairro. Conheço biomédicos que pela PAIXÃO, levaram eles a ganhar bolsas de estudo e morar no exterior pra fazer pesquisas ou atuar na área da beleza, porque tiverem um desempenho excelente na faculdade. Conheço engenheiros (um deles é meu tio) que ao perceberem que não tinham o valor reconhecido aqui no estado onde eu moro, não mediram esforços ao se mudarem pra outro estado e conseguirem entrar em grandes empresas. O amor, a paixão pela nossa profissão leva a gente longe, mas a ambição e o vitimismo só te trazem frustrações. Quer grana alta? Faz marketing ou vira trader! De resto, é só mimimi de gente desmotivada que se deixou vencer pela desmotivação porque achava que TUDO na área da saúde era fácil. Um medico só ganha o tal salário almejado porque não tem vida social e só vive pra aquilo, estudo antes e depois de formado porque a área da suade está SEMPRE EM ATUALIZAÇÃO, e isso vale para todos os profissionais da saúde. Pode ser que hoje o ibuprofeno ajude, mas pode ser que amanhã outra substância parecida com dipirona ajude na prevenção da dor. É simples de entender: quer ganhar salário de médico mas não quer arcar com as matérias; não quer meter o focinho pra estudar porque se guiou pelo "achismo" do senso comum e esqueceu que pra ter êxito na área tem que ter, além de vocação, determinação e FOCO!. Um salário alto não é do dia pro outro. O Walt Disney não conseguiu esse império se não fosse pelos primeiros rabiscos que ele fez do Mickey. Ele insistiu e conseguiu. Fica a dica ai pra não voltar a generalizar e muito menos rebaixar a profissão à merda e urina.
olha eu durante curso tambem tive minhas frustracoes mas hj faltando uma semana pro fim do curso vejo que fiz a escolha certa e nao me vejo em outra profissao! pesquisador nao é so pra biomedico , mas farmaceutico , medico , biologo etc etc que vai exigir sim muit renuncia e dedicacaoe muitos anos de pesquisas alem da pressao oque pega na pesquisa é a falta de valorizacao que ela tem no Brasil o problema nao esta na biomedicina. mas quem é realmente apaixonado vai ate o fim.meu professor é pesquisador ,da aula e é secretario de saude publica de guarulhos eu aproveitei o maximo da minha graduacao , monitoria, iniciacao cientifica estou saindo da faculdade com uma proposta de trabalho . acho isso depende de aluno pra aluno, de história pra historiae com a area que vc quer seguir.. a questao é sair dessa ilusao que vende do curso e se aventurar nos congressos da vida , cursos e extensao. Torco por quem vai entrar agora e aproveitem as oportunidades que aparecem.
uma área tão bela porém nao é valorizada. Me formo esse ano, mas ja estou pensando seriamente em começar um outro curso pq como biomédica não vou mto longe, infelizmente.
Tenho uma amiga que se formou há 5 anos e não conseguiu emprego até hoje :(. Esta agora fazendo outros cursos técnicos para poder se sustentar e esta trabalhando como estagiaria (ganhando 700 reais por mês - eu acho um absurdo). Acho que ela nem sabe mais como fazer as coisas pelo tempo que está sem ter contato com a área. Ela se decepcionou muito.Na minha cidade tem curso de biomedicina e quando se formam (de uma turma de 30) digo que uns 25 ficam sem emprego. Conheço pessoas que se formaram em biomedicina e estão hoje fazendo doces para vender na rua , é triste isso, estudar tanto tempo pra nada.
gostei da sua colocação maria, realmente a realidade de um pesquisador nesse país é vergonhosa, não tem outra palavra que defina o descaso do governo com o avanço cientifico daqui, que de avanço nao tem nada, vergonha é o que define tudo isso.
+viniciuscarrascosa1 Pois é, e como se já não fosse ruim o suficiente, li uma noticia esses dias, até compartilhei la no facebook na pagina do blog, falando que a situação estava piorando, com corte de gastos e tudo o mais. Fico muito triste!
A velha utopia de que só Medicina é profissão digna na área de saúde; médicos trabalham muito, são reféns de operadoras de planos de saúde e se não se destacam mal conseguem sobreviver com dignidade; o investimento em formação continuada torna-se bem alto e os anos de estudo são muitos. E não existe isso de que todas as demais profissões são subordinadas ao médico, tendo todas elas sua própria autonomia, sem falar que a área de saúde é interdependente em sua faceta interdisciplinar. A Biomedicina desponta como a profissão do futuro na área de saúde e deve crescer muito, mas exige esforço concentrado, investimento dedicação, uma realidade para qualquer profissional de nível superior que pretenda destacar-se e ser valorizado no complicado mercado de trabalho brasileiro.
Gosto muito do curso,mas penso em desisitir devido ao baixo Salário que oferecem (pelo menos no inicio) pra vc ganhar um salario ácima de dois mil reais,tem que se especializar . trabalhei como auxiliar de produção e meus ganhos eram superiores a merreca que os biomedicos ganham. Meu maior medo é me formar e não conseguir me manter,além do fato de ter que colher sangue 😥 tenho pavor de agulha
pesquisador no geral é professor. Pesquisador de campo é beeem raro, seu tempo de pesquisa pratica é feito na pós-graduação. Depois disse você tem boa experiência para lecionar e orientar, o pouco tempo q sobra vc faz pesquisa solo ou contrata bolsista para fazer a pesquisa por você (iniciação cientifica, mestrado e até doutorandos). Ciência no Brasil é só para quem realmente gosta e tem vocação, que nem professor de ensino médio. É UM PESADELO! Enquanto seus amigos estão ganhando horres muitas vezes com um mero tecnico, vc ta ganhando merreca como bolsista. É uma poha
oi acho que você esta errada pois tem biomédicos muitos que ganha muito bem . mais que muitos médicos salários de ate 80.000 reais por mês, com reprodução humana a media de salario de um bom biomédico esta entre 8,000 a 10,000 em analises clinicas mais tem outras áreas de atuação com salários superiores a estes acho que você de equivocou se pensando isso da biomedicina e sim a biomedicina e a profissão do futuro . sem o biomédico os médicos apenas suspeitaria das doenças então pense se esta profissão não e tao importante assim .
+biomedicina 2016 Então, o foco do vídeo, foi a área de pesquisa, até por que, era na qual eu estava interessada e a qual pretendia seguir. E assim, esses são os salários da minoria, ou a média dos biomédicos ganham esse dinheiro? Dessa forma não adianta. Estava apenas expondo a minha opinião. Larguei a biomed por alguns dos motivos que citei e sinceramente, recomendo para muito poucas pessoas.
pareceu meio decepcionada com a vida. Conheço varios biomedicos felizes e bem sucedidos , realmente voce nao nasceu para isso , pena que descobriu tarde demais!!
Olha eu acho que o seu problema foi ter escolhido o curso errado , porque a biomedicina é um excelente curso pra quem gosta , você estava focada em ser pesquisadora , sair do país , ganhar muito dinheiro etc mais esqueceu de analisar tais possibilidades daí você entra em curso que sim tem tudo a ver com pesquisa mais com um foco diferente do curso , então eu acho que você deveria ter pesquisado mais antes de ter entrado na Biomedi , agora você entrar , sair e falar mal do curso sinceramente não é uma coisa legal de se fazer pois amo minha profissão ainda não estou ganhando horrores mais quando você ama o que você faz você é um bom profissional e isso que faz você ganhar dinheiro! Okay 👍🏻
+Pedro Henrique Eu entrei no curso, não sei se você viu no vídeo, com o foco certo. Queria pesquisa. Passei para medicina mas não quis, fui pra Biomed, justamente por que achava que seria melhor para mim por ser focado na pesquisa e tudo o mais. É aquela coisa, você me diz que eu deveria ter pesquisado melhor antes de entrar na faculdade, mas ao mesmo tempo, diz que dar a minha opinião falando da minha experiência na Biomed não é legal. Bom, pra mim, pesquisar é ouvir os dois lados e saber pesar. Se só ouço falar bem, por que é feio falar mal, entro com uma ideia que nem sempre é real. Talvez se eu tivesse assistido um vídeo como esse, não teria entrado e teria economizado 4 anos de faculdade, já pensou nisso? Fico muito feliz que você esteja contente com o curso que fez, isso é muito bom. Eu não disse no vídeo, mas concordo com você, quando vc faz algo que ama, não importa o dinheiro, porém, me decepcionei muitas vezes pelo caminho, então pra mim não era mais o curso certo, infelizmente.
O Estudo da ciencia , e da pesquisa é muito interessante , só que depois que vc se forma , sofre para achar um emprego , quase não tem concurso para biomédico, e quando aparece algum , a vaga não é exclusiva para biomédico pode ser disputada por biologo , por farmaceutico , vc pode ate achar muitos empregos voluntarios , aqueles que vc trabalha e nao ganha nada. sem contar que dependendo do local onde trabalha o biomedico fica embaixo do pé de enfermeira , e embaixo do pé de medico. A enfermeira te precionando por um resultado de exame.
cursei enfermagem e ganha mto pouco e trabalha mto, não pense q ao s formar vai arrumar um trabalho ganhando milhões n, TDS profissões de início sempre ganha pouco com tempo com MTA dedicação vai ganhando reconhecimento, pretendo cursar biomédicina pq gosto da área de análise e medicamentos, sei q farmácia abrange a área de medicamentos, mais biomédicina abrange 37 áreas q a pessoa pode escolher trabalhar, ganhando pouco ou mto n ligo, não adianta fazer outra coisa q n gosto e viver estressada pelo resto da vida trabalhando numa área q n gosto, prefiro ganhar pouco e fazer o q gosto.
Sou biomédica e concordo que a área acadêmica/pesquisa são áreas desvalorizadas e surradas, mas não concordo com o "você vai ser sempre subordinado a alguém". Apesar de ser um trabalho em equipe juntamente com o médico, são áreas completamente diferentes, ele não faz diagnóstico sem o biomédico, e o biomédico possui muita responsabilidade ao emitir um exame porque ele ASSINA SIM, é o nome dele que vai nesses exames, e qualquer erro nesse quesito pode matar um paciente no futuro, e a responsabilidade é dele. Quem trata e faz o diagnóstico é o médico, mas quem possibilita informações para o médico poder exercer isso, são os biomédicos.
Sou biomédica, graças a Deus consegui me realizar razoávelmente na área de análises clínicas mas concordo com quase tudo que vc falou. Existe toda esse discurso de que biomédico é pesquisador na essência, mas não é bem assim que a banda toca, pois qualquer graduação oferece o caminho da pesquisa, se for da sua vontade. Na verdade, o mercado de trabalho é bastante restrito e concorrido para a biomedicina e, muitas vezes, a pesquisa é a única opção que resta ao biomédico formado para se manter, através do mestrado, doutorado etc. Só não gostei/entendi quando vc falou que quem vai fazer análises clínicas vai mexer com cocô, xixi, sangue... como se isso fosse demérito ou nojento. E um médico, por acaso, não lida com tudo isso também? um médico está sujeito, por exemplo, a receber o vômito de um paciente na sua cara, mesmo que ele esteja simplesmente fazendo um procedimento estético na área de dermatologia. Uma vez, li num livro médico, não me recordo se de clínica médica ou outro, uma frase que dizia algo como "nada do que vem do corpo humano pode ser considerado repugnante por um médico". Então fica essa reflexão pra vc. bjs.
Bem colocado!
Analisar fezes é algo muito importante!!!! Mas eu entendi as colocações da menina, ela está procurando algo que a valorize financeiramente. Cada um escolhe da vida o que quer. Com certeza tudo que faz com amor temos resultados maiores... Perdemos muitas pessoas inteligentes e capacitadas pelo dinheiro.
Super concordo.
Merecia 2 likes.
Alice Silveira sou técnica em análises clínicas e concordo com o que você disse, merece dois likes
Faço biomedicina, estou no ultimo semestre, e minha visão é totalmente diferente, mas quando eu entrei em biomedicina comecei a pensar como você, mas na faculdade eu acabei conhecendo muitos biomédicos realizados e felizes com suas carreiras, e cheguei a conclusão que o curso não importa, mas sim a sua perseverança para com ele, o quanto você insiste e acredita.
Já sabe qual será seu salário inicial? Se puder me add no instagram pra me responder algumas coisinhas sobre o curso, ficarei muito grata. ❤❤ (gla.fernandes) insta
gente estou muito preocupada com tudo isso.
estou no 5periodo e com muito medo
eu acho que temos que ser realizados em tudo
qnt no salário tanto na profissão
ninguém trabalha por hobby.
Vc pode me informar por favor quanto ganha um biomédico?
@@gladysmenezes5316 você conseguiu achar emprego? Tou com medo de não encontrar
Vc formou e como está sua vida hj em dia vc recomenda o curso de biomedicina?
Não falou da Biomedicina e sim de uma área, pesquisa. Biomedicina é muito além disso.
+Raphael Rangel Eu tentei falar de tudo, mas como conheço mais a parte da pesquisa, foquei nessa área mesmo. Até por que, a idéia é explicar o por que que eu desisti da faculdade, e não da profissão em si, logo, meu foco era a minha área de interesse. Obrigada pelo comentário!
Mas essas faculdades te preparam 100x mais pra ser pesquisador do que pra ser profissional de outras áreas. Federal cobra muito disso dos alunos, produção incansável e insana de conteúdo. Então acho que a maioria só tem base disso quando está dentro da facu. Pelo menos, é oq eu noto em geral.
@@marialowen. ,. , #___d#___________¢
@@marialowen w
E triste quando ,vc tenta procurar um área, e sempre tem várias pessoas metendo o pau ,salário não presta , não é reconhecido, área já tá saturado. Enfim tem que inventarem outras profisoes pq todas estão saturadas..... infelizmente no Brasil são apenas esses cursos que temos no mercado . Se não se identificou com curso então e melhor sair ,pq de gente ruim no mercado ,onde só visam o $$$ o país já tá lotado .O que tá faltando mesmo nesse país são pessoas dedicadas ,que gostam do que faz .
estou realizado como pesquisador! e muito satisfeito realizando monitoramento neurofisiológico!
Eu vou iniciar biomedicina na Unipê de João Pessoa, para quem está iniciando você acha que vale a pena depois de fazer a graduação, bacharelado, para trabalhar no exterior como Estados Unidos?
@@marimarmoregranito4599 Acho que sim irmão, não existe o curso de Biomedicina nos Eua, mas irmão você pode expandir para outras aéreas lá as possibilidades são infinitas... Só depende de VOCÊ e da ajuda de DEUS.
Oi Mateus, pelo o que li vc faz Monitoramento Neurofisiológico eu gostaria de saber mais sobre, sou estudante de Biomedicina na CEUNSP-ITU em São Paulo. Eu não acho fontes que tiram minhas dúvidas. Meu email ligiatorquato7@gmail.com
Caso vc tenha um tempinho pra falar comigo
@@ligiatorquato9655 entro em contato sim. Mas desde já lhe deixo uma dica d livro (quase bíblia) para neurociência. Os princípios da neurociência de kandel. 1600 paginas bem distribuídas.
@@ligiatorquato9655 pode entrar em contato c quiser pelo whats 51980208807
Resumidamente desistiu pq ganha "pouco", acho que qualquer argumento é válido quando não se tem amor pela a profissão que se está exercendo.
@Brenda's Bsa Depende do tipo de profissional que voce vai ser... Se você for um BOM profissional, você não vai passar fome. Claro que você não vai virar um super rico, mas não é bem assim também... E outra que se você se esforçar, dá pra passar em faculdade publica.
@Brenda's Bsa entendi, só fui responder mesmo 😙
amor nao coloca comida no prato kkkkkkkk
escolha uma profissão por amor, não por grana. O medico ganha bem porem tbm trabalha muito inclusive aos finais de semana.
+Jessica Simoes concordo plenamente com você. O problema é que pra mim estava faltando o amor E o dinheiro Hauha. Me decepcionei muito com a Biomed, a parte de pesquisa e por isso principalmente desisti, por que se tivesse amor ainda, estaria na profissão até hoje.
+Maria Lowen todo mundo tem direito ao erro, miga. Isso q nos faz humanos 😁
+João Vitor Sanches A mais pura verdade! E é errando que se aprende não é?! =)
tem razão, o salario inicial para biomed é o mesmo de um açougueiro, não adianta nada se formar e depois ver que o salario que vc ganha não dá nem para se manter, é melhor ir para enfermagem, farmarica, etc...
+Atraves da Linha "até porque a gente vive de amor" KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKO
Cara, na boa, entendo seu ponto de vista e sua frustração com o curso mas acho que vc viajou bastante. Todas as profissões exigem uma dedicação do profissional, o único lugar em que vc entra ralando pouco e ganhar muito é no serviço público, em qualquer outra área deve-se ter dedicação sim.
Não estenderei muito até pq não ouvi informações convincentes o suficiente a ponto de me faze deistir de uma profissão. Espero que consiga se colocar no mercado e encontrar uma profissão onde ganhe a grana que almeja.
Lembrando, um bom profissional não é aquele que ganha bem mas sim aquele que desempenha com excelência suas atividades, e , fazendo isso o reconhecimento vem por osmose, assim como a grana. Boa sorte!
Mas ninguém vive só de amor, o vídeo dela foi mais uma desilusão com a área da pesquisa, e ela tem todo direito de querer partir pra outra.Querer seguir uma profissão pelo salário não é um erro, podemos sim juntar o útil ao agradável.Quando a fome entra pela porta o amor sai pela janela!
confesso que os comentarios dela, me desanimaram um pouco, mas que bom li o seu comentario.
Não vi muita paixão nela pela profissão, sinceramente. Acredito que ela estava visando mais o lucro da coisa! Assisti ao vídeo e não me desanimei nem um pouco com a profissão, afinal, todas as profissões dependem de um esforço, dependem de empenho e a paixão é necessária nessas horas para chegar onde se quer. Caso a pessoa não tenha esse amor para continuar e lutar pela carreira então...ferrou tudo mesmo.
Blonde Venus Infelizmente a área da pesquisa é terrível para todas as profissões no Brasil, não há um mínimo de auxilio do governo para pesquisas.
Estou contigo, sou professor 20 anos de magistério onde tem espaço pra tudo, magistério, pesquisa, gestão. Mais já deu pra mim. Estou mudando e uma das opções é fazer biomedicina! Sei que a idade e a maturidade vai me favorecer, pois a sociedade tem muita demanda simples para melhorar a qualidade de vida e a molecada não tem pegada, entregam os pontos muito rápido! Nenhuma área está saturada diante de tanta necessidade. Sempre haverá oportunidade para os capacitados, nunca fiquei desempregado um só dia desde meus treze anos de idade, não será aos 48 que isso irá acontecer. Isso eu tenho certeza absoluta!!! Um abraço e parabéns pelas colocações!!!
Curso nutrição e tbm vejo muitos pontos negativos. Mas nao vou deixar vou me formar e posteriormente farei um curso que me complete de uma forma melhor. Infelizmente na área da saúde so se valorizam os médicos. Acredito que a equipe multiprofissional da saude é papo pra boi dormir pois na verdade só o médico tem prestígio e no ramo da nutrição todos se acham no direito de se intitular nutricionista ate o vendedor Herbalife ou a blogueira.
hehe... gostei do seu comentário.
Encontros & Despedidas concordo plenamente. participo de grupos sobre reeducação alimentar e todo mundo da dicas de alimentação. sou técnica em nutrição e atuei em UAN. estou muito indecisa no que estudar.
Pauliane Priscila Pois é vc já sabe como é a realidade na área da nutrição. Pra alguns dá super certo pra outros não mas se é seu sonho se vc gosta da área vai em frente e se destaque que vc colherá os frutos...
Cheguei 1 ano depois pra comentar kk mas é vdd, eu sou técnica em nutrição e eu vi de perto como nutricionistas são desvalorizados no âmbito hospitalar, pois muitas vezes o médico acaba prescrevendo algumas coisas pro paciente que seria o trabalho do nutricionista e as vezes é um pouco frustante.. pra nutricionistas a area de produção e esportiva é melhor, mas a esportiva é um pouco mais concorrida e muitas vezes pessoas que não são nutricionistas fazem isso e tem até mais prestígio que o próprio nutricionista, eu queria fazer nutrição por já ser técnica e ter um pouco de experiência, mas estou numa dúvida terrível , a única certeza que tenho é que quero cursar algo na área da saúde 😅
Muito bem falado, as digitais influencer se acham nutri. kkkk
Acho que vc está falando da vida de pesquisador, mas não somente biomédico. Sou biomédica, mestre , doutora e Pós-doutorado, sou pesquisadora e professora e nada disso foi fácil! Mas aprendi a inovar, criar, aprender a aprender e ensinar. Aprendi novas línguas, viajei o mundo apresentando meus dados de pesquisa. Não quis análises, minha paixão sempre foi Biologia Molecular e pesquisa, e sério, não conseguiria me ver hj sem nada disso! ! E sim, fui ao lab fim de semana e trabalhei muitooooooo para publicar meus trabalhos, mas isso foi minha escolha de vida! Ser pesquisador não é pra qualquer pessoa, muitos tentam e poucos terminam. Ser professor não é pra qualquer um! Até pq paga mal, prof. É prof. Por amor! Vc não vai entender isso, pq pelo seu vídeo, pesquisador/professor não é mesmo para vc.
Fabiana Brandão Alves Silva Minha amiga, então você deve trabalhar em uma uniesquina, pq professor de federal ganha muito bem, tipo uns 8-10k e são isentos de demissão.
Porém na parte de pesquisador é verdade, não só pra biomedicina, mas pra todas em geral.
Fabiana Brandão gostei do seu comentário
e gostaria de conversa com voce sobre a área poderia ser ?
Olá @Fabiana, gostei muito do seu comentário e estou querendo seguir em biomedicina.. será que poderiamos conversar?
@@walterjose87 10 mil reais um bacharel em medicina ganha querido, doutor estudo muito mais.
nunca fiz um comentário negativo em nenhum video, mas senti uma energia tao ruim vindo de vc que me senti incomodada. muita luz pra vc
Isabella senti o mesmo
Na moral, essa foi a onda mais estranha que já curti assistindo um video! Que vibe estranha!
bad vibe total gente, credo
Sim,pq ela está frustrada e desanimada e ninguém tem uma energia boa isso é óbvio
Gata, amei o vídeo.
SOU LOUCA pela área e, realmente quero fazer biomed, pq mesmo com todas as dificuldades q vc expôs eu ainda mantenho a mesma paixão.
Passarei cada etapa rindo pq pasme, é exatamente isso q eu busco.
Trabalhar muito, estudar muito, correr com prazos, ler artigos, ter alunos para orientar e buscar ser publicada.
Coisa de louco.
Lógico q tudo tem os dois lados e creio q foi exatamente isso q vc quis mostrar.
Mas amo todos os lados e seguirei em frente.
Achei teu vídeo top. Bem esclarecedor, se ouve interpretações errôneas, paciência.
Entendi exatamente a tua visão.
E como li em um dos comentários eu ainda insistirei pq amo a profissão e não pq quero a mega-sena, rs rs rs. Acho q quando vc ama o q faz, o dinheiro é consequência.
Lógico q se fosse para estudar por tantos anos e trabalhar de graça eu não seria estúpida de me arriscar.
Mas o reconhecimento (inclusive financeiro) vem com o tempo e o trabalho duro (duríssimo), não é?
O legal do teu vídeo é q as pessoas q pensam nessa opção buscando por uma mina de ouro já ficam logo sabendo q o buraco é mais em baixo.
Obrigada pelo vídeo.
Já me inscrevi, já curti e te acompanharei.
Sucesso gata.
Duas!
faço das suas as minhas palavras
Respeito suas colocações, mas muitas delas não são específicas da Biomedicina e sim da área de pesquisa, que sim!, toda ela ainda é muito desprestigiada no Brasil, sou biomédico e trilho o caminho da pesquisa e academia e sei como é árdua a vida dos pesquisadores brasileiros de qualquer área e não só da Biomedicina. Quanto ao mercado de trabalho para o biomédico isso varia muito e depende da região e da habilitação escolhida, por exemplo, sabemos que em muitas regiões a área de análises clínicas é bem saturada, portanto não dá pra alimentar espectativas que vais ganhar rios de dinheiro, mas me diz qual profissão da saúde no Brasil ganha rios de dinheiro trabalhando pouco e com apenas a graduação no currículo. Portanto acredito que por você ter cursado o mínimo do curso antes de abandonar tem mais "achismos" do que conhecimento de fato a respeito do curso especificamente.
+Rayner Anderson Bom, eu realmente não me lembro de ter falado isso no vídeo, mas eu me formei Hauha. Sou formada em Biomed. E realmente, o vídeo foi focado na área da pesquisa, que era a que eu planejava seguir quando entrei no curso, e como nunca me interessei pelas outras, achei que o meu caminho simplesmente não estava ali. Acho que larguei a pesquisa e não a Biomed, vamos falar assim. Isso não é uma crítica à profissão, é simplesmente a minha visão das coisas e por que eu desisti de seguir por esse caminho. Quem faz e é feliz, e se encontra, acho que é ótimo. Infelizmente não foi o meu caso. E a minha intenção nunca foi trabalhar pouco, era só ter horários razoavelmente regulares e ter os finais de semana nem que fosse para estudar, afinal, qualidade de vida também é importante em uma profissão, certo? Mas odonto, medicina e muitas vezes outras, na área da saúde, são boas respostas para a sua pergunta. Até por que, foi como eu falei, não queria trabalhar pouco, apenas não curtia a ideia de trabalhar horas extras e finais de semana por um experimento que poderia muito perfeitamente ir por água abaixo. É complicado.
Agradeço pela consideração em responder o comentário, lendo suas respostas também aos outros comentários pude entender um pouco melhor o que você queria transmitir, mas creio que o motivo dos questionamentos é justamente porque no vídeo talvez você não tinha sido tão clara (talvez porque na época realmente ainda faltava um domínio de conhecimento da área que hoje por certo você possui!), como biomédico que sou em uma realidade onde sabemos que muitos costumam querer desprivilegiar nossa profissão, não me contive em fazer as ponderações que fiz. No mais parabéns pelo canal e sucesso na sua trajetória! Abraços
+Rayner Anderson Obrigada. O grande problema do vídeo, na verdade, é que foi um dos primeiros do canal, e eu não fiz um roteiro para ele e nem pensei direito em tudo o que queria falar. Acabei abrindo margem para interpretações diferentes das que eu queria. Não quero em momento algum desprivilegiar a profissão, só não queria que outras pessoas passassem pelo que eu passei e tivessem a mesma desilusão. A idéia do vídeo era essa. Mostrar os lados ruins e que me fizeram desistir para as pessoas já seguirem seu caminho, sabendo o que podem encontrar. Acho isso importante na escolha de uma profissão, não adianta você só ouvir boas coisas, tem que saber os dois lados e o meu lado não é o bonito. Obrigada novamente.
+Rayner Anderson, queria uma opinião sua sobre a biomedicina e a farmácia, pos estou no segundo semestre de biomedicina, mas não sei ser vou continuar com o curso.
+Maria Lowen Nossa gente inteligente conversando é outro nível. Gostei mesmo discordando tiveram respeito ao questionar o outro e educação ao responder parabéns.
Concordo sobre a parte da pesquisa ser ingrata (apesar de eu adorar). Mas algumas das áreas de biomedicina são muuuito lucrativas, biotecnologia especialmente dá um belo dinheiro e tem uma forte área de pesquisa na iniciativa privada, que envolve inclusive engenharia genética (é meu objetivo). Tem também a reprodução humana que dá dinheiro pra caramba, hematologia que, dependendo do que você faz na área, é bem lucrativo, tem bromatologia, que te coloca a frente do controle de qualidade de empresas alimentícias e, pode acreditar, as grandes industrias não pagam pouco quando se trata da pessoa que controla a viabilidade dos seus produtos.
tabom me fala onde arrumo este emprego? alguém já viu um anuncio destes no vagas so para biomédicos a teoria e linda mas a realidade e muito diferente.
querida vc não me conhece quem fala que reclamo do estado quem te disse que um dia na vida necessitei do estado desestímulo sim qua qualquer pessoa a trabalhar na area da saúde e caro difícil custoso nos somos explorados trabalhamos feriados finais de semanas e ganhamos e tomos menos direito que outras áreas e muito sacrifício prum retorno pífio e desculpe quando vc crescer vai saber o quando um bom salário e feriados e finais de semanas são muito importantes e foda vc trabalhar na area da saúdo to cansado de destaque eu trabalho tenho dicidios de no máximo 7 % e os bancários que fazem uma faculdade barata sempre 12 % ou mais e ninguém da valor intao dani-se quando as pessoas ficarem doentes que procurem um bancário ou vão fazer exames em algum torneiro mecânico e hoje jamais faria alguma faculdade na area da saúde. pesquisa então viver de bolsa prefiro viver de esmola. e mais digno quando vc crescer vai entender oque falo.
@@cesarmistro5107 "ah você não me conhece e mi-mi-mi" típico de gente vitimista! Despenso apresentações porque não quero te conhecer, só avisando. Mas te dando uma resposta bem dada, quando VOCÊ crescer, sugiro que APRENDA português e gramática corretamente. E aprenda que em QUALQUER PROFISSÃO, existe desestimulo.
Vou te ensinar a escrever e a colocar vírgula, ok? É "Então" e "Dane-se".
Digo o mesmo pra você: DANE-SE se você desistiu. Quer entrar na área só pela grana e acha que vai conseguir fácil assim?. Um médico ganha 7.000 em grande empresa, mas ele não tem vida social, só estuda, estuda e ESTUDA! Tanto antes quanto depois da faculdade, e isso vale para TODAS as áreasda saúde, pois a saúde está sempre em ATUALIZAÇÃO, seja de novos métodos ou novas doenças. E tu acha que é rápido conseguir uma área que paga bem assim? É com dedicação e determinação que a pessoa consegue, "meu bem".
Quer grana fácil? Faz marketing digital ou vira trader. Ninguém vai pegar a tua mão e dizer AONDE tu tem que fazer. Se tu não procura, tu não acha. Se não meter a cara em QUALQUER PROFISSÃO, tu não consegue nada até porque NINGUÉM vai te dar de mão beijada. E independente do que tu passou na tua vida, isso não é justificativa pra porra nenhuma se teu vitimismo só atrapalha.
No fim das contas, é só frustração tu e inveja da menina pelas pessoas que se realizaram e continuam se realizando na área.
Quer área de reprodução humana? Mete a cara em um laboratório de inseminação artificial, SIMPLES ASSIM. Não conseguiu no mesmo estado, se manda pra outro. Acha um aluguel barato e se manda. Pra tudo tem um jeito, só não faz quem não quer, porque prefere se vitimizar e continuar nesse mi-mi-mi de sempre que nem o teu.
E que bom que você desistiu! Eu mesmo não iria querer fazer meu exame de sangue com um tipinho burro que nem você que acha que tudo é "fácil" na área da saúde e depois se fode quando percebe que pra ter, tem que ralar muito (como muita gente por ai que nem tem vocação na área da saúde mas insiste porque escolhe a grana ANTES da vocação).
@@AlinnyGabriela relaxa , esse cesar é um bot hate da profissão o cara tá em todo video de biomed falando mal kkkkkkk e ainda inventa mentiras e fala coisas dúvidosas, o cara tem um português muito dúvidoso e fala que foi biomedico e que tá no auge da carreira e etc
@@bobbycruz287 Sim kkkkkkkkkk, como você disse: o cara tem um português horrível e duvidoso e ainda se diz biomédico? Com certeza entraram com uma cassação contra o CRBM dele à uma altura dessas por conta do português e das atitudes dele de "espertão" e tá por aí desforrando ódio em cima da profissão que com certeza ele só escolheu achando que ia ser fácil pra ganhar dinheiro, mas esqueceu que antes de ser biomédico tem que estudar desde Anatomia até Medicina Nuclear pra isso e se ferrou quando descobriu o que ia estudar pra ganhar bem. Galera acha que no ramo da saúde é tudo fácil e quebra a cara quando vê que é só pra quem tem muita vontade e de fato se identifica com área, porque até a nossa vida social (de quem trabalha na área) é a última escolha das nossas preferências e olhe lá. E só quando a gente arranja um tempinho porque no restante dos dias é direto estudando ou trabalhando.
Parabéns pelo vídeo!! Achei muito realista a questão da pesquisa e das oportunidades em geral para a biomed no país. E me identifiquei bastante com as tuas desilusões. Também sou formada em biomed, também entrei querendo ser pesquisadora, e muitas vezes pensei em largar tudo. Só que no meu caso, eu larguei só a pesquisa, acabei me encontrando na genética e hoje trabalho bastante, mas com um horario regular, uma remuneração justa e, principalmente, com bancada, que para mim é o mesmo que dizer com muito amor!! Só uma coisa que eu gostaria de acrescentar, na resposta da primeira pergunta, você fala sobre a necessidade de mestrado para que o biomédico dê aulas. Na verdade, não precisa ter mestrado não. A grade curricular, pelo menos a da universidade que eu fiz (UFCSPA), inclui disciplinas de comunicação e de metodologia do ensino, que te habilitam a dar aulas. Aqui no sul já teve inclusive processo seletivo para professor do curso de biomed, tendo só a habilitação como pré-requisito. Claro que é mais difícil, até porquê certamente você sai perdendo na prova de títulos, e se for pensar em universidades federais, aí sim não tem como, porque se exige nível de doutorado. Mas a própria Resolução do CFBM, sobre as atuação do biomédico, cita a possibilidade dele ministrar aulas desde que dentro de suas habilitações específicas e em nível médio profissionalizante, se não me engano.
Você poderia explicar brevemente como foi largar da pesquisa e trabalhar apenas com genética? Eu gosto muito de genética, porém não tenho certeza de que curso seguir. Agradeço!!
Em qualquer profissão "você tem que ter resultados!"
Minha cara...nenhuma profissão te dar retorno em pouco tempo.
Faça planos a curto prazo e nunca os verá realizados. A realização acontece com tempo, disciplina, foco é determinação. Em qualquer área.
Sem faculdade eu faturo muito na estética, é só saber ser um bom profissional. Obs: atualmente sou graduanda em biomedicina.
Não coloquem expectativas em títulos. Tem muitos empresários que ganham muito sem faculdade. E escolhi por amor a biomedicina. O resto é Mimimi
❤
Gostei do vídeo, muito produtivo e me forneceu bastantes informações importantes, porém, irei cursar mesmo assim Ciências Biomédicas, independentemente de salário, mas pela fascinação que tenho pela essa área. obrigado!
+Alison Marqs Fico muito contente, tanto que você tenha gostado do vídeo quanto que não tenha desistido depois de assistir! É muito importante para se tomar decisões certas saber o lado positivo e negativo da coisa. Boa sorte no seu caminho!
Fiz biomed na UFRJ e desisti pelos mesmos motivos. Boa sorte amiga !
+Thaíssa Azevedo Para você também linda! As vezes me pego questionando se o problema era da UFRJ especificamente...
Beijinhos
Queria ter visto esse vídeo antes de entrar para faculdade. Infelizmente eu só fui saber da realidade desse curso quanto tive contato com outros profissionais biomédicos e isso foi tipo no final do curso quando você começa a fazer estágio e saí um pouco do mundinho da faculdade. Eu conheci muitos biomédicos e todos tinham alguma frustração, o salário era um dos principais motivos. E eu acho que a maturidade das coisas está aí. Quando você é jovem quer escolher o que você gosta e o que te faz feliz, mas a medida que o tempo passa você verá que esse amor pode não te sustentar. É certo que dinheiro não é tudo, mas porque você vai fazer ruma faculdade, se doar durante 5 anos, pra ganhar menos de 3000,00? Não dá, cadê o retorno? Uma faculdade de biomedicina é muito cara se você for pagar e você nunca vai conseguir nem metade desse dinheiro de volta. Logicamente que a vida não é fácil e que o sucesso depende muito da dedicação do profissional, mas nem todo passa em concurso que ocorre entre 2 a 3 anos com 1 vaga para o biomedico. Entendeu? O mercado de trabalho não existe durante a graduação, tirando as bolsas de pesquisa e os estágios e após a graduação a coisa fica deplorável. Não é que nem administração, advocacia ou engenharia que você enxerga oportunidades de trabalho. Simplesmente não tem, é muito QI. Que bom que você enxergou isso cedo!
Concordo com algumas coisas, porém outras discordo. Curso biomedicina, estou no 4º período, e mesmo com pouco tempo conhecendo a biomed, sei que é uma área difícil, porém não impossível. A UFRJ realmente te limita ainda mais na escolha do que você quer fazer, o foco principal deles realmente é a pesquisa, no seu caso era isso que você queria mesmo, mas a Biomed tem um leque de oportunidades, e nesse caso, em todas elas para um crescimento profissional afim de lucro em todos os sentidos depende muito da sua força de vontade, do seu amor pela biomed e principalmente determinação. Creio que o erro das pessoas que fazem e desistem é pensar mais no dinheiro do que qualquer outra coisa... Pra quem pensa em fazer, a melhor dica é nunca parar numa graduação apenas, porque é isso que será o diferencial.
Sem falar na máfia farmacêutica! Que não importa se vc tem a solução ou a cura pra alguma coisa ou não se não for dar um alto lucro pra eles ele jamais vai deixar passar seu projeto jamais!
“ nao quero botar medo em ninguem” , no fim do video, foi otimo. #sqn Muita luz pra vc
Eu faço biomedicina , amo o que eu faço . Entreicom a cabeca em análises clínicas e vou começar a me habilitar em estética kkk eh um curso muito amplo . Eu também tive medo no inicio mas agora já concluindo a faculdade e após minjas experiências no me4cado de trabalho enquanto técnica de lab eu digo sem medo , o profissional se for bom ninguém Vai cortar as asas dele , eu modesta parte sou uma ótima técnica ganhava o equivalente ao que muitos biomédicos dizem ganhar como analistas , eu leio lâminas, pego bioquimica , imuno , hemato ... e sempre me destaquei . Agora qro desbravar estética q eh uma área que está crescendo muito . Uma dica , vamos nos dedicar galera ! Ter seu diferencial é fundamental !
Se você for da região 1 tá f*dida pq biomédico da região 1 tá proibido de trabalhar com estética, nem as habilitações de estética no conselho regional tem mais.
Obrigado por esse vídeo, tava em duvida entre Medicina, Biomedicina e Arquitetura, e você me esclareceu muitas dúvidas sobre a Biomed, muito obrigado
O biomédico vai alem disso ai. Nós somos indispensáveis para a saúde dos pacientes; temos requisitos suficientes para dialogarmos sobre melhores procedimentos para o paciente com os médicos.
totalmente discordo, me espelho nos meus professores uma biomedica esteta que tem uma clínica super famosa na minha cidade, um pesquisador nato de chagas que é coordenador da área da saúde da minha faculdade, um que faz reprodução de animal bovino, uma que acabou de voltar do EUA em pesquisa... pooxa Vey isso é Brasil se vc não for o melhor se vc não se esforçar vc vai ficar pra traz, posso pagar língua espero que não mais espero colher muitos frutos dessa incrível profissão. conheço farmacêuticos, biólogos, enfermeiros Td desemprego isso vai de pessoa ngm sai da faculdade ganhando rios! mais gostei do vídeo. e não babar ovo pra MEDICINA gnt que aliás nunca quis tenho orgulho do que vou ser!
Vinicius Vaz Rodrigues reproducao animal? poxa que massa!! nao sabia que podiamos trabalhar com animais a nao ser a analises clinicas veterianaria.. gostaria de conhecer essa biomedica! fiz 2 anos de vet so que tive que trancar ai acabei na biomed e estou amando !! to no ultimo ano!😊
ela Trabalha na in vitro aki em UberabA Uberab e a terra dois bois intao e legal
Vai com tudo que vc irá brilhar
.
🙅
Sou imensamente grato. Tu tirou uma dúvida gigantesca que eu tinha em relação à biomed. Queria muito ser pesquisador, mas tb quero algo que me possibilite fazer coisas mais diretamente às pessoas, isto é, contato humano. A pesquisa brasileira é utópica. Muito triste 😢 Obrigado ❤
+João Vitor Sanches Muito triste mesmo! Mas fico feliz de ter conseguido ajudar! Qualquer dúvida, estamos aí.
Na Biomed vc raramente tem contato com paciente.. Pra ter contato, é Medicina, Enfermagem ou Fisioterapia. E foi exatamente por isso que escolhi Biomedicina, corro de contato! Prefiro ficar por trás, ou até mesmo na indústria.
Mas agora, Biomédico lá fora é MUITO mais valorizado! Na Irlanda, quando digo que sou Biomédica, todos já ficam abismados e me parabenizando.. Pq lá, pasmem, Biomed é tao concorrida quanto Medicina. E só pra constar, eles nao estudam Parasito hahaha nao existe exame de fezes na Irlanda! xD
+sweetburn 😂
+sweetburn Isso é verdade, lá fora as coisas são bem diferentes, e por falar em lá fora, to indo pra Irlanda no final do ano e queria trabalhar com biomed enquanto não revalido meu diploma de medicina! Me fala mais de como é aí? Você precisou revalidar seu diploma? Trabalha na área? Como e? Tem algum lugar onde eu possa conversar com você? Haha
Então, eu não cheguei a trabalhar na Irlanda, fiquei 1 ano lá pelo Ciência sem Fronteiras, voltei em agosto do ano passado. Enquanto estava lá, vi muitos estudantes dizendo que queriam muito ter conseguido vaga em Biomedicina, mas que a pontuação do curso era muito alta, quase igual a de Medicina.. Em relação a área, o forte da Irlanda é indústria farmacêutica e Biotecnologia. Pra dizer a verdade, apesar de o Biomédico ser mais valorizado lá, quando vc pesquisa por vagas de emprego, sempre tem dizendo que é preferencial que se tenha mestrado na área da vaga, o que desanima bastante, mas não é impossível de se conseguir. Tem muita vaga também pra Analista de Qualidade.
Meu namorado é irlandês e também planejo me mudar pra lá. Tenho muita esperança em conseguir algo na área. Pelo menos acho mais fácil conseguir algo bom lá do que algo razoável aqui no Brasil.
Te mandei uma mensagem com o meu face =)
Eu gosto de estudar, amo a ciência. Sou graduada em enfermagem desde 2006, sou técnica em enfermagem também 1999 instrumentadora cirúrgica e agora quero biomedicina. Convivi na área médica e amo esse ambiente. Biomédicos nunca devem ser comparados pois fazem outras atividades. Enfermeiros também tem outras funções. Em algum momento da vida eu queria enfermagem mas a vida muda, e agora quero outra profissão. Ser humano é assim mesmo. O normal é isso. Paralisado é que não devemos ficar. Mudar faz parte
Maria gostei do vídeo entendi o seu ponto de vista. sempre quis fazer Medicina e me especializar em Pediatria ou Geriatria desde da época do ensino médio.Acabou que quando finalizei o ensino médio,fiz o curso técnico em Análises Clínicas e me apaixonei,me formei,trabalhei na área e continuo amando essa área de atuação.Eu fiz o enem e tentei o Proúni, tendo como 1°opção Biomedicina e 2°opção Farmácia,dois cursos que gosto bastante,conseguir uma bolsa integral para o curso de farmácia a minha 2°opção o que me deixou muito feliz por ser um curso muito mais abrangente.O que vc acha do curso de farmácia. Pretendo continuar com o curso,até o momento o objetivo é me especializar em Análises clínicas e lecionar biologia,porque eu amo essa disciplina,mas sei que no decorrer do curso posso mudar ter novas aspirações.E em relação a Medicina ainda penso em fazer o curso.
Pessoal criticando ela em um vídeo que ela postou em 2016. E ainda até hj pessoal comentando pra criticar.
Seu vídeo é de uma propriedade argumentativa muito bem embasada. Nele, poda-se as diretrizes fomentando-se as dificuldades inquestionáveis da área de biomedicina no BRASIL, que qualquer um que vier, nela, adentrar-se...Vão, decerto, encontrar as adversidades evidenciadas em tela. É incompreensível os dislikes postos nesse vídeo. Ora...Bem é sabido que a percepção alheia é algo que devemos, sim, dedicar nossa tolerância...Contudo, é necessário distinguirmos a tolerância para com a opinião daqueles que nos rodeiam com a CONFORMIDADE para com as coisas ERRÔNEAS que os que nos rodeiam promovem. Para esse triste certame, a locação da tolerância, presidi-se de forma diferente ... Embora, o livre arbítrio que detemos, assente que expressemos nossos sentimentos e que estes devem ser respeitados... Não esqueçamos, que a expressão desses estímulos quando plasmam-se pela IRREFLEXÃO, pelo descaso....Tornam-nos, não providos de liberdade de expressão...Mas sim, ISENTOS de CONSCIÊNCIA CRÍTICA. Os comentários negativos, distanciam-se de um senso óbvio de lógica...A refutação dos mesmos em nada empreendem o fluxo crítico abordado no vídeo. Peço perdão, não é cabido à mim julga-los... Mas considero duas hipóteses para tal sucedido: Ou Maria Lowen discursou em Grego, isso realmente explicaria a causa de argumentos paridos pela pura insensatez ...Ou.... Os mesmos, um tanto distraídos... Não escutaram bem o que foi proferido no vídeo... O que retificaria a quantidade de minhas hipóteses... Talvez, terceira possibilidade, estes sofram de alguma perda auditiva. Por favor, meus irmãos, estou despenhando de ego... Não possuo nenhuma gota de intenção de fazer-me aqui dono da verdade...Acreditem, escrevo calcado de harmonia e paz...E para aqueles que destilaram os néscios... Peço que busquem assistir o vídeo com mais atenção...Pois, VOS GARANTO....O que essa jovem menciona é a mais PURA VERDADE. Aqueles que amam a área como eu...Que acorda e dorme nos orgasmos das pesquisas....Que aferem seus dias em uma felicidade por estar nessa área... Sigam!!! A busquem! Não desista!! Com força de vontade, qualquer curso os trará retorno... Acrescento, até mesmo sem curso algum, mas composto pela profunda força de vontade... Há de construíres um futuro primoroso....Em nada, Maria Lowen, opôs-se a tal enredo... Em nada germina-se aqui quaisquer deságio para biomedicina, tampouco congruência com os levantamentos interpelados por: 1 - Surdos, 2 - Distraídos....OU....3 - Não compreendem bem o idioma.
Abraços para todos... Rogo a Deus, que ilumine os passos de vossas jornadas... Concedendo-os a sabedoria necessária para que sempre galguem, nos nobres conhecimentos da vida que decidirem investir...As riquezas que realmente valem a pena - As que nos façam verdadeiramente crescer.
K
Só uma frase.
"Se nós não fizermos o que amamos, nós não existimos."
Definiu, simplesmente!
Quixotesco. Amores decepcionam. Além do que, nem sempre o que a pessoa ama, ela tem aptidão para fazer. e mesmo que tenha, se ela não ver os esforços darem resultados, esse amor acaba.
Eu não sei como uma função tão importante pode ser desvalorizada como alguns comentários aqui, a começar que nenhum médico sabe sobre medicamentos como um biomédico. O maior responsável pelo desenvolvimento de vacinas é o biomédico e não vejo nada mais importante que descobrir cura para doenças e desenvolver medicamentos para tratamento.
Eu sei que outros profissionais contribuem para o desenvolvimento de vacinas como biólogo, farmacêutico etc. mas o maior responsável é o biomédico.
Se eu tivesse sido um pouco mais esperto teria feito a mesma coisa kk
Já sou formado a dois anos e nunca consegui um emprego como biomédico e não é por falta de correr atrás, a questão é que nessa área um dos fatores que mais pesam na hora de conseguir um emprego é: Q.I. - Quem Indica.
Fora o descaso e desvalorização da área.
Até hoje voce nao conseguiu emprego na aréa ? eu queria fazer biomedicina mas to em duvida entre ciencias biologicas e biomedicina nao sei qual escolher
leo santos Você conseguiu se decidir? Tenho a mesma dúvida.
Meu amigo, pera aí né. Como assim, depois de dois anos, você não conseguiu emprego? Vc se dedicou pelo menos? correu atrás? fez algumas especialização? Pq até enfermagem, QUE É UMA ÁREA CADA VEZ MAIS SATURADA, as pessoas conseguem emprego. Eu NUNCA ouvi falar de um biomédico que se formou e não conseguiu emprego. O problema não ta na profissão, e sim no profissional.
Sou formado a 5 anos e nunca consegui sequer uma entrevista pra auxiliar de laboratório. Isso pq moro numa cidade grande.
Adriano, então tem algo de errado com vc e não com a profissão. Sou estudante de biomedicina e desde o segundo período que eu consigo estágios pra área. Meu tio é formado em biomedicina e nunca ficou sem emprego na área. O problema que não é só se formar e pronto "puf", apareceu emprego. Tem que se destacar, toda profissão é assim.
Procure saber mais do curso antes de fazer um vídeo falando mal da profissão, afinal você está indignada com a pesquisa no Brasil, e não com a biomedicina.
E advinha só? Qualquer profissão que você queira entrar no meio acadêmico, você vai enfrentar essas dificuldades, e isso não significa que não é gratificante para quem gosta.
E outra coisa, ainda bem que desistiu, porque uma pessoa que não gosta nem de anatomia jamais ia conseguir entender o mecanismo fisiopatológico do câncer.
Ela tem razão! Essas áreas de pesquisa não dão em nada! Eu amo História queria fazer pesquisa pela USP, estudamos feito louco, não ganhamos nada dando aula, e precisa estudar muito mais pra seguir carreira na pesquisa pra um dia virar um grande intelectual. Intelectual e cientista neste país não é valorizado, o melhor é fazer curso por dinheiro sim! Ter estabilidade e poder viajar, ter uma vida confortável, fazer uma carreira por amor e ganhando um salário menor do que de outros cursos que estudam menos do que o seu como no caso de médicos, advogados (que não são pensadores nem fazem pesquisa) é frustante sim!
vou começar esse ano o curso de biomedicina, e eu não penso em sair do Brasil, sei qe o governo não da muito atenção na área de saúde e educação tbem, mas cada dia qe passa, as doença vão se evoluindo, e a ciência tbem junto com as pesquisas por isso qe eu escolher fazer pois é algo qe eu gosto, e eu sei qe vou ajudar muita gente no futuro sendo aqui no Brasil ou não,
+Anny Karoline Oi minha linda, essa é a motivação mesmo! Infelizmente eu não estava mais contente fazendo o que eu fazia e nem estava gostando do futuro que me apresentavam. Esse foi o principal motivo pra eu desistir. Por isso decidi mudar de rumo e ajudar pessoas de outra forma. Espero que você goste bastante do curso, aproveite e se encontre dentro da profissão.
Legal kk
É isso aí! Trabalhar só por dinheiro não vale a pena, o importante é gostar do que se faz. Eu estou no 3º semestre de Biomedicina e pretendo futuramente me aventurar na árdua área da pesquisa. Como vc diz, as doenças estão se multiplicando e precisamos urgentemente de pesquisas para barrar esse crescimento. Portanto esqueçamos um pouco as coisas materiais e lutemos pelo bem da humanidade.
Oi Maria, tbm sou aluno da biomed UFRJ e estou passando pelo mesmo q vc passou , hj vejo que não era da maneira que eu achava q era, faço a habilitação em forense( queria pesquisa nessa area), porém pela falta de mercado de trabalho e falta de motivação ao qual a propria habilitação me causou, irei trancar ( estou no 7 período) e voltar para o pre vest e tentar odonto, ao qual era uma das minhas opções na época que entrei pra Biomed. Me identifiquei muito com esse vídeo. abç
concordo com vc Rayner Anderson é por esse motivo que muitos estudantes de psicologia abandonam o curso porque acham monótono, um curso que cansa a mente e largam no inicio e outros cursos também,sem terem um conhecimento mais profundo para dar uma opinião mais apurada, mas vou dar um like aqui!
Maria é isso mesmo, eu desisti da área de farmácia por isso, me graduei e cheguei a iniciar meu mestrado, mas pelos mesmos motivos q os seus eu desisti. Agora estou na luta da medicina. No entanto, acho que isso vai do perfil de cada um, conheço gente na farmácia, na biomedicina e em outras áreas da saúde, muito felizes com suas profissões. Nem todo mundo tem perfil para medicina então é importante não parecer que o único curso da saúde que vale a pena eh a med Pq eu mesma gostaria muito de ter me realizado na farma e não precisar passar por tudo isso. São cursos maravilhosos e necessários para complementar a saúde. :) Bj
Por isso que muitas pessoas que tem como sonho ser um pesquisador de fato e viver disso e ganhar reconhecimento, se mudam pra fora do país. O Brasil infelizmente não investe muito em pesquisa, em pesquisador e o trabalho do pesquisador fica restringido. Aí temos pessoas realmente boas na área que tem vontade de fazer mais coisas por aqui, mas ele não pode, fica privado. Aí investem lá fora, trabalham em bons projetos e por lá mesmo ficam. É complicado.
+Gláucia Dâmaris Pois é Glaucia, é complicado. Vejo muita gente entrando na área já pensando em sair do pais por essa questão de oportunidades. O Brasil tem pessoas excelentes, mas por falta de investimento, acaba perdendo muito.
Vou entrar esse ano na faculdade de biomedicina, e esse vídeo foi totalmente desmotivador, parece que qualquer problema,é enorme e um motivo gigantesco pra desistir...
Estava olhando os comentários e tem bastante gente da área falando coisas bastante boas sobre a profissão e suas experiências. Acredito que o vídeo dela tenha sido a visão dela e ela prezou pelo dinheiro... Enfim, qual é a sua visão? Você comentou que iria entrar na faculdade de biomed... está gostando? Também tenho interesse!
Muito relativo essas questões, cada um passa por obstáculos diferentes, mas quem realmente tem um sonho, consegue realizá-lo, apesar de todas as dificuldades...
Com certeza. Só quis passar a minha experiência.
Assim como todo curso, vc tem que gostar. Eu faço Biomedicina amo oque eu faço. ❤😍
Isso Luana Santana...disse tudo: tem que gostar do curso.
Amar é uma coisa, viver bem é outra. Pesquisa estuda muito, trabalha muito e o salário é bem baixo comparativamente. Não adianta discurso do amor, o que vale na vida é o dinheiro!
@@robsonmariano1151 Tirando medicina, a maioria das profissões são muito desvalorizadas no país. Primeiro pela falta de investimento né, e outra é que nao da pra sair da faculdade achando que vai ganhar rios de dinheiro. É necessário gostar da sua profissão, se voce for um bom profissional, o dinheiro vem com o tempo.
Eu vou começar dia 16 de agosto de 2021 ,mais realmente agente tem que fazer o que ama. Só que muitas vezes tem coisas que agente não gosta na profissão; mais o importante é fazer e seguir firme em suas decisões. Ser biomédica ou ser farmacêutico ou advogado independente disso tem que ter amor, em suas escolhas então pensa muito pra entrar em algo para não se arrepender no futuro.
É complicado mesmo. Entendo que não é todo lugar que funciona assim, mas acredito que sim, é bem difícil viver da pesquisa com Biomedicina no Brasil. Não devemos ser pessimistas, nem irrealistas, mas sim realistas.
Maria Lowen, maei a sua descrição :) O video é bem realista e divertido também.
+Leonardo D Obrigada! Fiquei muito feliz em saber que gostou!
Beijos
Concordo completamente com tudo. Saí da biomed da ufrgs pra tentar medicina exatamente pelos mesmos motivos.
As pessoas que não curtiram o vídeo ou é porque não viveram a situação ou é porque ainda não acordaram pra vida.
Beijo e ganhou um seguidor.
+Róger Viana Seja muito bem vindo! E muito bom saber que mais alguém pensa como eu. Tava já quase achando que eu era louca e tinha vivido em um universo paralelo uhauha. Obrigada pelo comentário!
ou é porque nos vimos que a biomedicina pode ter vários outros caminhos para vc se tornar realizado. um caminho que você trabalha muito e ganha muito, e nao trabalha pouco e ganha mt. Perseverança colega
Eu faço Letras e , com o tempo, realmente não me identifiquei com o curso. Mas o que eu gostaria de dizer é que essa parte da pesquisa também tem no curso de letras . Essa burocracia toda também tem. Realmente, essas áreas que exigem muito, a pessoa tem que gostar de paixão, sabe. Como muitas pessoas que disseram nos comentários, são realizadas profissionalmente. Sempre quis fazer algo na área da saúde, mas outras circunstâncias me levaram pra essa graduação. Enfim... bjs
eu tenho 13 anos e eu quero de coraçao ser bio medico
desista e uma merda eu na tua idade tinha esta mesma paixão sempre quis ser biomedico mas agora que tenho q sustentar uma casa acabou a ilusão.
Cesar Mistro estou pesquisando bastante as áreas que me interesso, estou vendo que todas sao ingratas. direito, nutrição, educação física, pedagogia. são salários na mesma faixa.
sim e duro vc se formar fazer pós se matar e ver amigos que não estudaram nem metade q vc estudou como engenheiros contadores administradores reclamando que ganharam so 10 mil de plr não que eles não mereçam ganhar bem e que nos que ganhamos muito mal uma esmola migalha e tem um monte de gente igual hiena comendo resto e dando risada a área da saúde pra trabalhar e um lixo médico si ganham bem porque no passado desenvolveram métodos para se proteger o resto come merda
Stanf Games vc vai ser bio médico
Nada cai do céu e tudo tem suas medidas! Mas quando quer você consegue. Estou me formando em biomedicina e é uma profissão linda e tem varias especialização que sim você pode ganhar muito bem !
Mas querido tem que ralar muuuuuuuuuito.
Parabéns querida pelo video, muito bacana suas colocações e que é uma verdade para nós biomédicos e para todos pesquisadores.Infelizmente o Brasil não dar o devido valor que o pesquisadores precisam.Mas se todos deixarem de fazer esse curso ou outros porque querem trabalhar pouco e ganharem muito, daqui a pouco só vai ter médicos e a saúde precisa de uma equipe que não envolve apenas médicos.Parabéns por sua escolha e faça a diferença não seja medica apenas por dinheiro ou status, salve vidas.Deus abençoe você.SUCESSO!
aaaaa que vídeo excelente agora já sei que não é mais biomedicina que quero
Eu gostei do teu ponto de vista Maria :) adorei
Príncesa estou no 5 período, não é muito o que eu pensava também.... ao mesmo tempo q tem várias áreas não tem nenhuma e as que tem ganhar pouco.... muito bom seu vídeo...
perfeito e isso mesmo ao mesmo tempo que tem várias áreas não tem nenhuma exclusiva ai é dificil.
Verdade
.
Eu amo biomedicina, começo 2021. Amo biomedicina ❤️📚
Tbm começo ano que vem a fazer biomed e tô super animada
Continuam animados? Pergunto pq vou começar em 2022
@@sarahgualter Comecei esse ano.
@@wesley4762 Química passa de 10% da grade?
@@ash3878 acredito que não, pois tem química normal, bioquímica, farmacologia. Depende da faculdade, cada uma é diferente.
Cara, eu ganhei uma bolsa pra biomedicina e passei em Engenharia na UFC. Hoje estou cursando engenharia, tive vontade de fazer biomedicina, mas infelizmente o mercado é fraco e a profissão em si, muito desvalorizada(desculpem pela expressão). Conheço um amigo que é biomédico faz tempo e nunca conseguiu um bom emprego, hoje em dia ele se vira dando aulas pra se manter... Abraço.
você se formou ? está a quanto tempo fazendo Uber?
Que bom que vc percebeu isso antes, queria ter percebido também. Eu só abri os olhos depois de iniciar o mestrado na fiocruz. E olha que iniciei o mestrado achando que isso seria um diferencial no mercado de trabalho. O mercado tá cagando pra quem tem experiencia em pesquisa. A pessoa gasta 2 anos no mestrado mais 4 no doutorado e no fim não acha emprego pois nunca teve experiencia na area, passou a vida toda só estudando. Aí fica dependendo de faculdade privada, concurso ou bolsa de pós-doc pra não morrer de fome.
Muito bom, o bacana da ferramenta "youtube" é poder compartilhar experiências, sejam elas boas ou ruins. Adorei o vídeo, voce é muito linda (rsrs). Parabéns e seja muito feliz.
Muito Obrigada!!! :)) E acho que isso seja um ótimo ponto do youtube mesmo!!
Fico feliz que tenha gostado do vídeo!!
Não recomendo de jeito nenhum biomedicina. Não tem emprego e nem concursos suficientes. Não existe uma área que seja exclusiva para biomedicina. Por exemplo: só o nutricionista pode prescrever dieta; só o farmacêutico pode se responsabilizar por uma farmácia etc.
+Danielle Brandão É exatamente o que eu penso Danielle! Se você pretende sair do país, talvez ainda valha a pena fazer, mas se não... A situação está complicada para a pesquisa no BR. Infelizmente. Espero que tenha gostado vídeo. Beijos
Não desista dos seus sonhos por ouvirem profissionais atuantes falando porque eles tentam desanimar só para vcs não entrarem na universidade e fazer um curso que está bombando ou seja tem dentistas falando que ganham pouco o jeito é realizar o sonho gente se o seu sonho é ser biomedico lute corra atrás e ganha bem sim tem pessoas que ganha é muito é um curso novo mas está em crescimento no mercado
Sei que já faz anos esse video mas pra galera que está entrando na faculdade agora uma dica: calma!
Curta o curso ao todo, se jogue em todas as matérias, faça estágios, participe de palestras, aproveite cada instante. Deixe que o curso mostre pra vc a amplitude dele. Não entre em um curso pensando só em uma área, você não vai aproveitar todo o conteúdo que for apresentado pra você. E outra, deixe pra pensar em mestrado, doutorado, pós doc. quando chegar essa hora!!!
Esse vídeo deveria ser mais motivacional até porque existem pessoas e pessoas com características distintas. Eu não tenho medo de desafios, eles vêem você querendo ou não. E isso é no cotidiano, eu quero muito cursar Biomedicina, será uma realização pessoal mesmo. Quero enxergar as coisas com otimismo 😁
VAI EM FRENTE. TODOS TEMOS DIREITOS DE LUTAR PELOS SONHOS SONHOS.
O canal é dela e Ela apenas deu a opinião dela simplesmente assim!
Você me ajudou a esclarecer algumas dúvidas que eu tinha a respeito do mercado de trabalho de biomedicina. Bom,pra falar a verdade eu quero fazer medicina pelo simples fato de eu adorar crianças e cuidar delas rs. Ou seja,queria ser pediatra. A matéria que eu mais amo no colégio é biologia e corpo humano foi algo que sempre me fascinou. Meu propósito é nunca sair da área da saúde porque é algo em que sou extremamente interessada. Mas, medicina sempre me deu aquela angústia. Não sei se iria aguentar o curso porque o difícil não é entrar e sim ter coragem e força de vontade em permanecer firmemente no curso.
A verdade é que ainda estou com bastante dúvida no que fazer.Concordo contigo que o mercado de trabalho de biomedicina não é promissor e o Brasil não investe muito na área de pesquisa e o biomédico não tem tanto reconhecimento. Porém,nunca saberemos o mercado daqui alguns anos,entende? É claro que é bom ser bem remunerada ,mas acho que primeiramente devemos fazer o que amamos,independente de qualquer coisa. Todo trabalho é árduo . Penso que o dinheiro e sucesso são meras consequências disso tudo. Acho que acima de tudo se queremos muito algo,temos que lutar por isso e fazer o que nos deixa feliz. Tem muitos médicos que formam e não tem um mínimo de ética e respeito para com sua profissão e se mostram insensíveis perante um paciente. É só uma observação. Mas enfim,essa é minha opinião a respeito. Desejo-te sucesso no que escolher como sus carreira para a vida e,sobretudo seja feliz que você conquistará o mundo,com certeza!!!!! 😉
Beijos. 😙😙
+Marina Stuart Obrigada!! E concordo com tudo que você disse. E por isso mesmo fui fazer biomed, por amor. Mas infelizmente não deu certo para mim e acabei indo para a Medicina. Agora, eu preciso dizer que pelo que você acabou de escrever, parece que já sabe o que quer, só está com medo de não dar certo. E eu vou te falar: a medicina é linda e se você souber focar nas coisas que realmente importam, a coragem e a força de vontade para permanecer vem fácil. Pense bem na sua escolha, mas sempre podemos mudar se não der certo. Sucesso para você também e boa sorte!! Qualquer dúvida, estamos aí.
Beijinhos
realmente é triste, como tu diz, tu faz a parte mais difícil e não pode nem se quer "carimbar".
claro que pode carimbar sim! sem a liberação do biomedico o exame não é liberado não. claro ganha pouco sim não é tão valorizado como merecia ser.
DotaTube 2 isso em análises clínicas "básicas", pq até em laudos "anatomopatológico" os médicos n estão querendo aceitar mais🙄
Aqui no Brasil, de fato, a pesquisa científica ainda é muito precária ainda mais com a situação política atual, entretanto eu acredito que os melhores profissionais sejam eles independentes de seu curso, conseguem entrar no mercado de trabalho. A grande questão é: você entrou em biomedicina porque quis ou foi somente a segunda opção que dava pra passar no enem? não estou dizendo que você fez isso, mas essa é uma realidade que vejo nos meus calouros. Outro problema que vejo é a falta de informação e NOÇÃO de certas pessoas que acham que biomédico só trabalha em analises clinicas. MINHA GENTE, existem outras áreas que trabalham diretamente com cirurgias como é o caso da perfusão extracorporea ou CEC e a acupuntura. E OUTRA: essa realidade de ajudar alunos em tese de mestrado e etc, é coisa QUE PROFESSOR FAZ. o verdadeiro pesquisador trabalha ou com auxílio governamental ou (pra mim, a melhor das opções) uma instituição fidedigna de pesquisa como a FIOCRUZ ou inclusive particulares que financiam e possuem equipamentos bem mais sofisticados. Enfim, deixo aqui minha opinião, mas só acredito que deveria haver um pouco mais de profundidade nos seus argumentos. Infelizmente as pessoas abrem mão muito fácil diante da dificuldade e em qualquer outro curso que você fizer existirá TAMBÉM MUITA BUROCRACIA.
+Samantha Freitas Oi Samantha, então, eu realmente queria pesquisa, inclusive passei para medicina no mesmo ano que fiz vestibular para Biomed e mesmo assim escolhi biomedicina. Então não foi uma questão de "o que dá para passar". Outra coisa que eu preciso dizer, ajudar alunos tá longe de ser coisa de professor, inclusive, minha última orientadora era da Fiocruz e era lá que eu fazia IC. E quem trabalhava lá nas bancadas eram os alunos de mestrado/doutorado e pós doc, e os pesquisadores e não professores de lá que os orientavam. Eu me formei em Biomed e vivi tudo isso. Me desencantei com a pesquisa e por isso desisti. Eu estava interessada nessa área, não em análises ou em qualquer outra e quando vi que não seria feliz seguindo esse caminho, fui procurar outro. E não era bem uma questão de burocracia, era uma questão de com o que trabalhar e o que eu queria fazer no meu trabalho e como era a realidade que eu via. O que eram coisas bem diferentes. Sendo assim, desisti.
Caramba eu deveria ter visto isso a 4 anos atrás!
Cadê o dinheiro 💰
Pura verdade…
É uma profissão linda mas vejo o mercado exploratório que se formou em cima desse leque de opções de habilitações.
Exatamente
Nem terminei, mas já tô adorando seu video, to passando nessa fase de desilusão
+Lulu Valença Fico muito feliz que tenha gostado! E sinto muito que tenha passado pelo mesmo processo que eu =\ É muito ruim isso!
Pois é é realmente dessa forma que você falou mesmo, o cientista no Brasil não tem visibilidade, só se publicar muito, não tem plano de saúde, não tem direito a fgts, essas coisas todas trabalhistas. Eu ainda não desisti, mas antes de entrar no mestrado já percebo o clima de competição de quem publica mais, de quem passa mais horas no laboratório, de quem sabe mais inglês, enfim não é fácil..
@@lulululuIu "o cientista no Brasil não tem visibilidade" bora procurar essa visibilidade em outros países! Temos que ter visão também! França é o polo da biotecnologia, quem gosta da área está perdendo tempo aqui no Brasil
Muito legal na teoria. Mas e se você não quiser sair do país? Faz como?!
Fiz Biomedicina tbm em universidade Federal, mas não gostei!!! Pensei em Direito na USP!!! Bem melhor ...sinto que perdi 4 anos da minha vida!!! Ainda bem que dá tempo recomeçar!!
Cada vez que vc falou em " aprender coisa inútil" doeu meus ouvidos, nada que aprendemos é vão! Ainda mais em cursos como Bio e Medicina, pelo que parece lhe faltou muita resiliência para encarar os desafios e tbm falta de conhecimento da área, provavelmente sua rede está cheia de pessoas que não sabem aproveitar as oportunidades. Tem gente muito profissional foda na Biomedicina e que ganham Muito Bem. A área cresce a cada dia e oportunidade não vai faltar, mas o mercado precisa de pessoas extremamente qualificadas e é nessa hora que a maioria se decepciona, pq acha que é só pegar o canudo e pronto. Tem que ralar, subir degrau por degrau, uma carreira sólida e um salário brutal é com paciência e resiliência que se consegue. Sucesso profissional só depende de nós, não importa a área!!!!
Menina amei seu vídeo, me tirou uma baita dúvida.
Maria Lowen, concordo com vc. me ajudou em decidir entre bio e enfermagem. só pessoas bancadas e sem expectativas de formar uma família e viver a vida que podem esperar tanto tempo pra ser reconhecido e se realizar profissionalmente. a Verdade é que a juventude de hojé quer fazer o que os senhores de 70 fazem hj, viajar e ter independência financeira. cuida em ganhar dinheiro cedo pra curtir enquanto jovem.
análises clínicas é basicamente vc saber apertar o botão da maquina quando se trata de exames de sangue, e saber analisar coco e xixi. E xixi, pasmem, tb tem maquina pra analisar :(
Dá pra trabalhar em várias áreas, mas é um curso tão generalista que todo o empregador exige uma especialização na área antes
A Guria só falou o óbvio sobre o mercado de trabalho para muitos biomédicos, isso incluindo os mega picas das galáxias com pós-doc e cia, duvidam? basta fazer uma buscar nos currículos em site de emprego para biomed (isso incluindo gente com especialização em QUASE todas as mais de 30 especializações da área), só gente desse nível buscando emprego em laboratórios por ai com salários que só vendo pra acreditar, os mega realizados na profissão (ganhando um salário digno condizente com todo o esforço e dedicação de quem faz graduação, especialização e cia) são tão raros quanto sapo boi azul, a galera que a criticam por expor essa realidade estão muito alienados.
Eu me arrependi de não ter desistido😂😂😂😂
E importante ver os pontos positivos e negativos..eu também fiquei frustrada com faculdade de Administração :na Faculdade somos iludidos e quando vamos pro mercado de trabalho e uma desilusão
vc está achando ruim pq tem muita coisa p fazer? virar a noite e tudo mais? levante as mãos p o céu.. pq aqui no Ceará nem isso tem.. não tem nada p fazer.. o curso é caro e no final de tudo não tem área p vc atuar.. oq ainda dá p fazer é análises clínicas pagando uma merreca! triste com este curso ja esto p me formar.. se eu pudesse desistia.. e aaa .. ainda com medo de perder o fies viu. era p eu ter comprado um carro com o valor do meu curso era mais vantajoso... por favor aos novatos universitários passe longe de Biomedicina... não dá gosto nem de estudar sinceramente..
ana alencar oie amore sou loca pra fazer esse curso depois do seu comentários ,meus pensamento tbm mudou
Tenho medo de fazer e n ser aquela coisaaaa😓
Acho q inventaram essa merda de curso so pra gerar mais lucro nessas "universidades fastfood". Existe uma diversidade cada vez maior de cursos inúteis que so servem pra iludir o pessoal desesperado com as exigencias cada vez mais altas de um mercado de trabalho injusto e explorador. Já vi empreendedores de araque q saem da biomedicina criando cursos de recepcionista de clínica médica. Quem ganha são os empresários q além de não pagarem salário pois ira se beneficiar do estagio ainda ganham com o curso. É tipo vc montar um restaurante e pra não precisar pagar funcionário inventa um curso de lavador de prato.
Vc já se formou conseguiu alguma coisa???
Estudo biomedicina e tenho objetivos .😙👍
fiz até o 5 periodo e parei, só desilusão e tempo perdido,até pra estágios a burocracia é grande. e quando o estado não ajuda piora tudo.
Vc poderia me explicar melhor pq eu gostaria de fazer, mas a distância será q tem?
Porra mano as coisas nao sao assim não kkkkk “cade o dinheiro?” Nao sei se vc sabe mas em QUALQUER profissão exige-se esforço,nada é garantido até mesmo em medicina.Nao vai achando que depois da faculdade ja vai sair ganhando milhões nao,vc tem q lutar por isso e MERECER.Na maioria das profissões SÓ OS MELHORES acabam se dando bem financeiramente e se você nao foi uma delas sinto-lhe em informar mas neh rsrs.Tudo depende infinitamente de você.O aluno faz o curso e não o contrário!!!!!!
E você Marina, quanto ganha? 30 mil por mês? Porque, pelo visto, para você só existem os melhores e os lixos, não existem pessoas iniciando, aprendendo... E você, o que se considera, a melhor?
Certas opiniões tem que ficar guardadas pra gente, sabia?.
Você está dando a SUA opinião, então por favor não generalize algo só porque você preferiu pegar a vaga de alguém que tem vocação pensando na grana primeiro do que DE FATO se tinha vocação pra isso.
Conheço professores (inckuivse fui aluna de 3 deles) que fundaram escolas grandes, mas antes lecionavam em escolinhas de bairro.
Conheço biomédicos que pela PAIXÃO, levaram eles a ganhar bolsas de estudo e morar no exterior pra fazer pesquisas ou atuar na área da beleza, porque tiverem um desempenho excelente na faculdade.
Conheço engenheiros (um deles é meu tio) que ao perceberem que não tinham o valor reconhecido aqui no estado onde eu moro, não mediram esforços ao se mudarem pra outro estado e conseguirem entrar em grandes empresas.
O amor, a paixão pela nossa profissão leva a gente longe, mas a ambição e o vitimismo só te trazem frustrações. Quer grana alta? Faz marketing ou vira trader! De resto, é só mimimi de gente desmotivada que se deixou vencer pela desmotivação porque achava que TUDO na área da saúde era fácil.
Um medico só ganha o tal salário almejado porque não tem vida social e só vive pra aquilo, estudo antes e depois de formado porque a área da suade está SEMPRE EM ATUALIZAÇÃO, e isso vale para todos os profissionais da saúde. Pode ser que hoje o ibuprofeno ajude, mas pode ser que amanhã outra substância parecida com dipirona ajude na prevenção da dor.
É simples de entender: quer ganhar salário de médico mas não quer arcar com as matérias; não quer meter o focinho pra estudar porque se guiou pelo "achismo" do senso comum e esqueceu que pra ter êxito na área tem que ter, além de vocação, determinação e FOCO!. Um salário alto não é do dia pro outro. O Walt Disney não conseguiu esse império se não fosse pelos primeiros rabiscos que ele fez do Mickey. Ele insistiu e conseguiu.
Fica a dica ai pra não voltar a generalizar e muito menos rebaixar a profissão à merda e urina.
O meu curso não é dessa forma não! Tenho várias opções de atuação!
olha eu durante curso tambem tive minhas frustracoes mas hj faltando uma semana pro fim do curso vejo que fiz a escolha certa e nao me vejo em outra profissao!
pesquisador nao é so pra biomedico , mas farmaceutico , medico , biologo etc etc que vai exigir sim muit renuncia e dedicacaoe muitos anos de pesquisas alem da pressao
oque pega na pesquisa é a falta de valorizacao que ela tem no Brasil o problema nao esta na biomedicina. mas quem é realmente apaixonado vai ate o fim.meu professor é pesquisador ,da aula e é secretario de saude publica de guarulhos
eu aproveitei o maximo da minha graduacao , monitoria, iniciacao cientifica estou saindo da faculdade com uma proposta de trabalho . acho isso depende de aluno pra aluno, de história pra historiae com a area que vc quer seguir.. a questao é sair dessa ilusao que vende do curso e se aventurar nos congressos da vida , cursos e extensao.
Torco por quem vai entrar agora e aproveitem as oportunidades que aparecem.
Talitag Aires oi, vc fez qual universidade? Como está o início de carreira? Vc é de Guarulhos?
uma área tão bela porém nao é valorizada. Me formo esse ano, mas ja estou pensando seriamente em começar um outro curso pq como biomédica não vou mto longe, infelizmente.
Pois é, muito complicado =//
Eu quero fazer biomedicina para conseguir trabalhar como perita criminal
Oi... Tudo bem? Eu sou acadêmico de biomedicina e penso que em toda a área precisa ralar (e muito...), mas têm seus méritos.
Tenho uma amiga que se formou há 5 anos e não conseguiu emprego até hoje :(. Esta agora fazendo outros cursos técnicos para poder se sustentar e esta trabalhando como estagiaria (ganhando 700 reais por mês - eu acho um absurdo). Acho que ela nem sabe mais como fazer as coisas pelo tempo que está sem ter contato com a área. Ela se decepcionou muito.Na minha cidade tem curso de biomedicina e quando se formam (de uma turma de 30) digo que uns 25 ficam sem emprego. Conheço pessoas que se formaram em biomedicina e estão hoje fazendo doces para vender na rua , é triste isso, estudar tanto tempo pra nada.
gostei da sua colocação maria, realmente a realidade de um pesquisador nesse país é vergonhosa, não tem outra palavra que defina o descaso do governo com o avanço cientifico daqui, que de avanço nao tem nada, vergonha é o que define tudo isso.
+viniciuscarrascosa1 Pois é, e como se já não fosse ruim o suficiente, li uma noticia esses dias, até compartilhei la no facebook na pagina do blog, falando que a situação estava piorando, com corte de gastos e tudo o mais. Fico muito triste!
A velha utopia de que só Medicina é profissão digna na área de saúde; médicos trabalham muito, são reféns de operadoras de planos de saúde e se não se destacam mal conseguem sobreviver com dignidade; o investimento em formação continuada torna-se bem alto e os anos de estudo são muitos. E não existe isso de que todas as demais profissões são subordinadas ao médico, tendo todas elas sua própria autonomia, sem falar que a área de saúde é interdependente em sua faceta interdisciplinar. A Biomedicina desponta como a profissão do futuro na área de saúde e deve crescer muito, mas exige esforço concentrado, investimento dedicação, uma realidade para qualquer profissional de nível superior que pretenda destacar-se e ser valorizado no complicado mercado de trabalho brasileiro.
Para mim médico só precisa saber ler e escrever porque quem faz os exames é a turma da Biomedicina.
Verdade
Gosto muito do curso,mas penso em desisitir devido ao baixo Salário que oferecem (pelo menos no inicio) pra vc ganhar um salario ácima de dois mil reais,tem que se especializar . trabalhei como auxiliar de produção e meus ganhos eram superiores a merreca que os biomedicos ganham. Meu maior medo é me formar e não conseguir me manter,além do fato de ter que colher sangue 😥 tenho pavor de agulha
Gabi, a unica área da biomedicina que paga menos que 2 mil reais, é a área de análises clinicas. Todas as outras pagam bem mais que isso.
Resumindo.
Entrou pensando em ganhar muito bem, morar fora do país e trabalhar em horários comercial de segunda a sexta.
pesquisador no geral é professor. Pesquisador de campo é beeem raro, seu tempo de pesquisa pratica é feito na pós-graduação. Depois disse você tem boa experiência para lecionar e orientar, o pouco tempo q sobra vc faz pesquisa solo ou contrata bolsista para fazer a pesquisa por você (iniciação cientifica, mestrado e até doutorandos). Ciência no Brasil é só para quem realmente gosta e tem vocação, que nem professor de ensino médio. É UM PESADELO! Enquanto seus amigos estão ganhando horres muitas vezes com um mero tecnico, vc ta ganhando merreca como bolsista. É uma poha
oi acho que você esta errada pois tem biomédicos muitos que ganha muito bem . mais que muitos médicos salários de ate 80.000 reais por mês, com reprodução humana a media de salario de um bom biomédico esta entre 8,000 a 10,000 em analises clinicas mais tem outras áreas de atuação com salários superiores a estes acho que você de equivocou se pensando isso da biomedicina e sim a biomedicina e a profissão do futuro . sem o biomédico os médicos apenas suspeitaria das doenças então pense se esta profissão não e tao importante assim .
+biomedicina 2016 Então, o foco do vídeo, foi a área de pesquisa, até por que, era na qual eu estava interessada e a qual pretendia seguir. E assim, esses são os salários da minoria, ou a média dos biomédicos ganham esse dinheiro? Dessa forma não adianta. Estava apenas expondo a minha opinião. Larguei a biomed por alguns dos motivos que citei e sinceramente, recomendo para muito poucas pessoas.
ola biomedicina2016 sou louca pra fazer biomedicina mais tenho tantas duvidas e gostaria de conversa com alguem que seja da area
eu falei hoje que queria fazer biomed pra trabalhar com câncer, socorro.
pareceu meio decepcionada com a vida. Conheço varios biomedicos felizes e bem sucedidos , realmente voce nao nasceu para isso , pena que descobriu tarde demais!!
Qualquer área que for especificamente para pesquisa vai sofrer.. seja biomédica, exatas ou humanas.
Olha eu acho que o seu problema foi ter escolhido o curso errado , porque a biomedicina é um excelente curso pra quem gosta , você estava focada em ser pesquisadora , sair do país , ganhar muito dinheiro etc mais esqueceu de analisar tais possibilidades daí você entra em curso que sim tem tudo a ver com pesquisa mais com um foco diferente do curso , então eu acho que você deveria ter pesquisado mais antes de ter entrado na Biomedi , agora você entrar , sair e falar mal do curso sinceramente não é uma coisa legal de se fazer pois amo minha profissão ainda não estou ganhando horrores mais quando você ama o que você faz você é um bom profissional e isso que faz você ganhar dinheiro! Okay 👍🏻
+Pedro Henrique Eu entrei no curso, não sei se você viu no vídeo, com o foco certo. Queria pesquisa. Passei para medicina mas não quis, fui pra Biomed, justamente por que achava que seria melhor para mim por ser focado na pesquisa e tudo o mais. É aquela coisa, você me diz que eu deveria ter pesquisado melhor antes de entrar na faculdade, mas ao mesmo tempo, diz que dar a minha opinião falando da minha experiência na Biomed não é legal. Bom, pra mim, pesquisar é ouvir os dois lados e saber pesar. Se só ouço falar bem, por que é feio falar mal, entro com uma ideia que nem sempre é real. Talvez se eu tivesse assistido um vídeo como esse, não teria entrado e teria economizado 4 anos de faculdade, já pensou nisso? Fico muito feliz que você esteja contente com o curso que fez, isso é muito bom. Eu não disse no vídeo, mas concordo com você, quando vc faz algo que ama, não importa o dinheiro, porém, me decepcionei muitas vezes pelo caminho, então pra mim não era mais o curso certo, infelizmente.
O Estudo da ciencia , e da pesquisa é muito interessante , só que depois que vc se forma , sofre para achar um emprego , quase não tem concurso para biomédico, e quando aparece algum , a vaga não é exclusiva para biomédico pode ser disputada por biologo , por farmaceutico , vc pode ate achar muitos empregos voluntarios , aqueles que vc trabalha e nao ganha nada.
sem contar que dependendo do local onde trabalha o biomedico fica embaixo do pé de enfermeira , e embaixo do pé de medico. A enfermeira te precionando por um resultado de exame.
cursei enfermagem e ganha mto pouco e trabalha mto, não pense q ao s formar vai arrumar um trabalho ganhando milhões n, TDS profissões de início sempre ganha pouco com tempo com MTA dedicação vai ganhando reconhecimento, pretendo cursar biomédicina pq gosto da área de análise e medicamentos, sei q farmácia abrange a área de medicamentos, mais biomédicina abrange 37 áreas q a pessoa pode escolher trabalhar, ganhando pouco ou mto n ligo, não adianta fazer outra coisa q n gosto e viver estressada pelo resto da vida trabalhando numa área q n gosto, prefiro ganhar pouco e fazer o q gosto.
Nossa bem diferente do que eu pensei ,obgda acabei de decidir , tava entre biomedicina e pedagogia 🤣🤣🤣
áreas bem diferentes nekkk ja decidiu qual você vai seguir?
Sou biomédica e concordo que a área acadêmica/pesquisa são áreas desvalorizadas e surradas, mas não concordo com o "você vai ser sempre subordinado a alguém". Apesar de ser um trabalho em equipe juntamente com o médico, são áreas completamente diferentes, ele não faz diagnóstico sem o biomédico, e o biomédico possui muita responsabilidade ao emitir um exame porque ele ASSINA SIM, é o nome dele que vai nesses exames, e qualquer erro nesse quesito pode matar um paciente no futuro, e a responsabilidade é dele. Quem trata e faz o diagnóstico é o médico, mas quem possibilita informações para o médico poder exercer isso, são os biomédicos.