Guanabara e Rio de Janeiro: 45 anos de fusão

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 8 сен 2024
  • Em "Programas Especiais", a Rio TV Câmara reúne programas relevantes ao público carioca.

Комментарии • 26

  • @JorgeVirgilio
    @JorgeVirgilio 2 года назад +7

    Já o outro erro do vídeo é: 2) Niterói não se tornou capital com a criação de Brasília e do Estado da Guanabara. Niterói foi criada a partir da Vila Real da Praia Grande em 1834 para ser capital da Província do Rio de Janeiro, que até então não tinha governo próprio (o governo do Rio e do Brasil eram o mesmo). Niterói foi capital do Rio de Janeiro (excluindo-se a cidade do Rio) de 1834 à 1891. Entre 1891 e 1894, Niterói foi capital de facto do Rio de Janeiro mas não de jure, já que a primeira Constituição Fluminense previa a mudança da capital para o Distrito de Teresópolis, então parte do Município de Magé. Em 1894, durante a Revolta da Armada, Niterói foi destruída pelo Exército e a capital do Estado do Rio foi transferida para Petrópolis. De 1894 a 1903, Petrópolis foi a capital fluminense de facto. Em 1903, Niterói volta a ser capital de jure e de facto, permanecendo nesta condição até março de 1975. Com a fusão dos Estados da Guanabara e do Rio feita pelo General Geisel, o território do Estado da Guanabara (equivalente ao Primeiro Distrito Federal) se tornou a Cidade do Rio de Janeiro, capital fluminense desde então.

  • @antonioguilherme3763
    @antonioguilherme3763 6 месяцев назад

    Excelente documentário , que retrata o início do fim ....

  • @PETER.KLUPPEL
    @PETER.KLUPPEL 2 месяца назад

    CAPITAL MUNDIAL DA ARQUITETURA AO QUAL DESTRUIU MUITO DE SEU PATRIMÔNIO HISTÓRICO CONSTRUTIVO...

  • @JorgeVirgilio
    @JorgeVirgilio 2 года назад +4

    Há vários erros no vídeo: 1) o Ro se tornou capital do sul do Brasil (de Porto Seguro até São Paulo) entre 1570 e fins de 1590. Em 1621, não voltou a ser capital, mas foi declarada autônoma do governo de Salvador-BA. Posteriormente, o Rio foi promovido pelo marquês de Pombal à capital das colônias portuguesas do Estado do Brasil (do Ceará até o Rio Grande do Sul), a partir de 1763, no final do governo do Conde Bobadela. Foi só na década de 1770 que o Rio se tornou a (primeira) capital de todas as colônias da América Portuguesa, ao absorver a capitalidade do Estado do Maranhão e do Estado do Grão-Pará, que antes dessa data não faziam parte do Estado do Brasil.

    • @felipec.santos4370
      @felipec.santos4370 11 дней назад

      O Rio passou a ser absolutamente irrelevante assim que São Paulo virou a maior megalópole da América Latina e uma das maiores do mundo e berço da industrialização brasileira, a partir daí, o Rio já perdeu qualquer relevância, se mantendo de pé apenas por causa dos royalties do petróleo e turismo.

  • @luchoramiro
    @luchoramiro 4 года назад +11

    Como é óbvia a catástrofe da fusão, como isso é comemorado? E como não há provocação para revermos esse problema? A fusão não deu certo, e ainda deixa rastros de sangue.

    • @JGFajardoPainter
      @JGFajardoPainter 3 года назад +11

      Você está corretíssimo. A fusão não levou em consideração o histórico da cidade do Rio de Janeiro e sua importância social, cultural, econômica para o país. Se houve certa compensação dada a cidade com a transferência da capital para Brasília, essa compensação foi inteiramente abortada com a desastrosa fusão.

    • @acla9000
      @acla9000 2 года назад

      Esta malfadada (para não colocar algo pior) desta fusão só serviu para arruinar a cidade do Rio de Janeiro e, por tabela, a vida do carioca. E os fluminenses também não saíram ganhando, o empobrecimento aumentou e muito. O desenvolvimento por eles tão sonhado não passou de história da carochinha.
      Na verdade a fusão foi uma vingança sórdida do governo militar especialmente contra os cariocas, os quais em sua maioria nunca aceitaram seus critérios muitas vezes injustos e imorais.

    • @felipec.santos4370
      @felipec.santos4370 11 дней назад

      Esse é um dos maiores mitos da história do Brasil, primeiro porque essa separação só durou 15 anos e então, o Rio voltou a ser o que sempre foi, segundo que as mazelas cariocas se devem à uma crise politico-administrativa e social que independe do status da cidade como Unidade Federativa, a decadência do Rio de Janeiro era uma tragédia anunciada, numa região com tantos problemas e com uma economia pífia perante à maior megalópole da América Latina e uma das maiores do mundo (São Paulo) desde o início do século XX, a transferência da capital para Brasília, foi a última pá de cal nesse pós-apocaliptico.

  • @helioevangelista7062
    @helioevangelista7062 4 года назад +9

    O drama da cidade do Rio de Janeiro e do estado do Rio de Janeiro tem início na fusão dos dois estados (Guanabara e antigo estado) sem um plebiscito. Em que pese, à época, do regime militar, não estar previsto tal consulta; a fusão nunca foi objeto de um escrutínio junto à população após a redemocratização. Segue abaixo um vídeo que aborda o tema -
    ruclips.net/video/wdmF3icBGic/видео.html

    • @brunoferreira6558
      @brunoferreira6558 3 года назад +8

      O drama do Rio de Janeiro tem início com a perda da capital federal. Até hoje a cidade não foi indenizada.

    • @felipec.santos4370
      @felipec.santos4370 11 дней назад

      O Rio passou a ser absolutamente irrelevante assim que São Paulo virou a maior megalópole da América Latina e uma das maiores do mundo e berço da industrialização brasileira, a partir daí, o Rio já perdeu qualquer relevância, se mantendo de pé apenas por causa dos royalties do petróleo e turismo. Isso tudo se deu muito antes da capital ir para Brasília ou da criação do Estado da Guanabara, isso era pedra cantada, tudo gira em torno de São Paulo já no início do Século XX, o que manda é o dinheiro e que mais desenvolve um país e da grana é industrialização!

    • @helioevangelista7062
      @helioevangelista7062 11 дней назад

      Irrelevante nunca foi. A escolha do Rio de Janeiro enquanto sede da Olimpiada , superando São Paulo, comprova que a cidade ainda tem alguma força.

  • @MC.127
    @MC.127 4 года назад +6

    Ótimo conteúdo.
    As pessoas deveriam dar mais valor a esses programas.
    Parabéns!!!

  • @acla9000
    @acla9000 3 года назад +4

    45 (46 agora) anos de relaxamento e desordem. Isto sim.

  • @murilovalentim4275
    @murilovalentim4275 9 месяцев назад

    Deveria voltar a ser cidade Estado.

    • @variedades2082
      @variedades2082 5 месяцев назад

      è inconstitucional hoje, uma cidade, um município, não ter definição política de estado.

  • @joaofernandes1817
    @joaofernandes1817 3 года назад +4

    República fazendo suas cágadas

  • @iaroslavblaschikoff6332
    @iaroslavblaschikoff6332 4 года назад +2

    Só porque a região metropolitana é maior hoje, não quer dizer que inviabilizou uma desfusão de uma fusão autoritária

    • @felipec.santos4370
      @felipec.santos4370 11 дней назад

      Autoritária por ter voltado a ser o que sempre foi? O Rio de Janeiro teria os mesmos problemas que tem hoje estando desfundida ou não, o Rio se tornou coadjuvante no cenário econômico brasileiro já no início do século XX, quando São Paulo despontou como berço da industrialização no país e com o crescimento absolutamente vertiginoso da cidade, se tornando a maior megalópole da América Latina e uma das maiores do mundo, o Rio não tinha a MENOR chance de sequer competir, assim como não teria hoje, aliás, o nosso Estado só se mantém de pé ainda por causa do turismo e royalties do petróleo, caso contrário já teria implodido.

  • @paulorobertosaldanhademora2956
    @paulorobertosaldanhademora2956 2 года назад

    Existe uma marcha sobre a Guanabara de autoria de Rub Brasil Botelho com arranjo do Maestro. Guerra peixe ,na ordem dos músicos rua Almte Barroso. 72 ,por sinal umaaravilha esquecida ,com certeza ,e com a ciência da presidente da ordem ,D Celia

  • @antoniocarlosbarbosadesouz9274

    Não é bem assim.

  • @ruanoliveira8873
    @ruanoliveira8873 3 года назад +2

    Vejo algumas pessoas falando e ainda lutando pela desfusão, mas assim, no caso de uma desfusão isso não prejudicaria a parte da metrópole correspondente à Baixada? Não seria mais prático uma maior integração da cidade do Rio com o seu entorno?

    • @XIXAN801
      @XIXAN801 3 года назад +6

      A cidade do Rio não consegue atender com saúde, saneamento e nem educação para seus munícipes quem dirá expandir a cidade, não sei se sou a favor da separação porém de uma expansão, jamais.

  • @asahi4188
    @asahi4188 3 года назад +1

    os comentarios sao mou avaçados tmnckkkkkkkk