Mas falando assim parece que tudo na Coreia é feito para o lugar ser uma cidade dependente do desenvolvimento industrial de tecnologia de ponta. Eu acho que os Coreanos tem potencial em muitas outras áreas que não é só de tecnologia.
Uma coisa curiosa na Coreia do Sul é que praticamente todo jovem quer ir embora do pais, não porque querem ir para outro pais ganha mais, ou aprender outra lingua ou viajar e sim para escapar da pressão social devastadora que existe no pais, vi em uma reportagem um bem sucedido cirurgião que se inscreveu em um programa para ir para os EUA ser trabalhador rural e colher maças, isso para poder levar o filho para crescer em outra sociedade...
Interessante, esse vídeo não fala sobre isso, já estava achando que todo jovem sul coreano era burro, pois ter estudo não significa que a pessoa seja inteligente e saiba fazer as melhores escolhas para sua própria vida.
@@politheusbg Se fosse assim, não teríamos analfabetos funcionais vivendo e ganhando mais que engenheiros, aqui no Brasil. As vezes a pessoa tem qualificação mas, não tem experiencia.
O pior, é que futuramente essa realidade pode ser a realidade da India no futuro. Sociedades Orientais, são sociedades que cobram muito das pessoas profissionalmente, e quanto mais ao Oriente você for, mais a sociedade é hierarquizada e exigente. Os paises são desenvolvidos, mas a custo muito alto! Bom! Essa não é só a realidade dos Koreanos, mas na China,Japão, Thailandia e etc. O que torna a Koreia pior, é que a população envelheçeu rapido demais, e os jovens que já trabalhavam muito, tem que trabalhar muito mais! Agora, do que adianta viver em um pais desenvolvido! E ai, viver uma vida como essa? Além da cobrança da sociedade para casamento, costumes e etc. O ocidente, mesmo com seus problemas! Ainda é bom lugar para se viver. Cara, se eu morasse em um pais desses.... tentava aprender programação, aprenderia uma lingua comercialmente influente( Ingles/Espanhol)! E ai, tentaria morar em outro pais.
@@elvisemerson6435A Índia ainda precisa de muuuuuuuita mão de obra qualificada, isso sem contar que é um país pouco desenvolvido e ainda há muitas áreas que precisam crescer.
tive um aluno coreano, q veio para o BR aos 4 anos. Ele voltava todo ano pra visitar os avós. Me disse "eu não quero viver lá, é horrível! Tenho primos que nunca posso visitar quando vou pra lá pq os meus tios não deixam eles pararem de estudar pra me ver!!!". Hoje ele é um advogado em SP.
Ele foi inteligente. Se eu fosse um jovem coreano de 18 anos, mas mantendo a cabeça que tenho hoje, de um homem de 50 anos, eu abandonava isto tudo lá e iria viver na Tailândia, no Camboja, talvez aqui no Brasil ou Paraguai. Iria ir viver no Amapá, no Marajo, no sul da Bahia. É melhor virar um hippie de estrada aqui no Brasil, vivendo de andar de perna de pau vestido de palhaço pedindo dinheiro nos semáforos, do que viver do jeito que estes jovens e homens vivem por lá. O progresso tem seus problemas, Teodore Kassinski já falava.
Meu filho trabalha, tem 27 anos, solteiro e vai morar em minha casa até qd ele quiser. Sempre irei apoiá-lo. Aliás eu, ele e meu esposo somos um trio unido e q se ajuda. Pais amorosos, cuidado e apoio é o q falta para os jovens coreanos.
Concordo plenamente com você, o que eu vi foi uma sociedade totalmente egoísta, onde já se viu colocar os filhos pra fora de casa? O rapaz trabalha podia ficar com a família e ajudar, não tem motivo pra morar sozinho. Isso é a completa falta de amor.
Gostaria de ter tido uma mãe que pensasse como vc. A minha só jogava na minha cara quanto eu dava de despesa para ela já na adolescência e mandava eu fazer um favor para ela de arrumar as minhas coisas e ir embora da casa dela. Assim o fiz quando completei meus 18 anos, hoje com 30 sou concursado, não sou rico, mas conseguir comprar um carro e uma casinha para mim. Daí fica ela lá pedindo para eu voltar, deve ser remorso pelo que fez, não tem como voltar, nem se eu quisesse.
@@RavenaReis-rf5tm sim, pesquisei aqui e a Coréia do sul passou o Japão no Ranking. O mais interessante é que Hong Kong e Taiwan estão na frente da Coréia ainda, surreal. Teve ano que a taxa chegou em 0.9 filhos por pessoa.
@@eduardomacapol5893 bom mesmo é trabalhar 18 horas por dia para sobreviver. Isso sim é vida... (nessas condições, provavelmente nem tem tanta diferença entre viver no norte ou no sul da coreia).
@@mauriciofreitas4786 Pode não ser o melhor lugar, mas tá longe de ser o pior. Bora agradecer a Deus pelo que temos e pedir forças para lutar e conseguir o que não temos.
Vdd. O Brasil é ruim, mas nao o pior, ha mts paises conhecidos como mto muito desenvolvidos q o problema é a pressao social e a competividade extrema, se fracassa nem sua familia olha na tua cara.
@@antoniocesar7591 a ficção do Brasil geralmente mostra a realidade do país como Parada 174, Cidade de Deus e Tropa de Elite. A Coreia e os Estados Unidos preferem mostrar seus países como uma utopia, algo que nunca foram. Existem exceções a regra, mas em geral eles gostam de disseminar uma imagem falsa de seu país, e muitos caem nela. Meus alunos mesmos eram outras vítimas das fantasias coreanas. Melhor mesmo é se focar na realidade.
Ficção é ficção e muitas delas servem pra fugir da realidade. Ou você acha que os EUA é o que a séries mostram? Ou mesmo as novelas brasileiras retratam a realidade brasileira?
Mas os doramas são feitos para isso mesmo: promover uma cultura. Nada é real. Esses K-pops são para aumentar a reprodução, para as meninas e meninos quererem casar e ter filhos, mas o custo de vida é tão alto que desanima.
Engenheiros podem ser professores de matemática e física, entre muitas outras coisas também. Engenheiros têm que entender que não podem parar de estudar.
@@r1000ster Em escola só podem ser professor de matemática ou física se tiver uma licenciatura em Matemática ou física. Engenheiros só podem ser engenheiro, ou no máximo podem dar aulas em universidades para outros engenheiros, para dar aulas em escolas tem de ter licenciatura na área.
É possível perceber nos seriados do país, um mundo maravilhoso típico de Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley. Aqui os “seres humanos” são perfeitos e criados em tubos de ensaio. Os atores dos doramas são assim, em sua grande maioria. A liberdade de ser o que gostaria esbarra na competição acirrada, e dá espaço para a “nobreza”. Há uma série coreana, apenas li o enredo, é sobre um jovem pobre que ingressa numa escola de ricos, e passa maus bocados. Muito bom video!
A verdade é que o valor de um diploma é inversamente proporcional a quantidade de pessoas que o detém. Antigamente quem tinha ensino superior era bem sucedido pq poucas pessoas tinham, oq fazia ele se destacar rapidamente, hoje em dia tendo muito mais acesso as universidades o mercado fica "saturado" de gente qualificada o que acaba fazendo a valorização desses profissionais diminuir. No final é sempre a lei da oferts e demanda kkkk
A mesma coisa aqui, o tanto de gente que tem faculdade e vira Uber ou repositor de supermercado, eu mesmo tenho curso técnico e trabalho em supermercado kkk
na real isso aki tem 2 fatores, 1 é o "minimo salarial" exemplo eng civil é uns 10 salarios minimos... ninguem contrata por esse preço tu vai ser no maximo um analista q ganha 3~4mil, eu fiz eng civil e a minha sala era 80% só os donos das empresas locais q tao fazendo facul pra poder assinar pq media empresa/pequena nao tem cm contratar eng civil pelo minimo, ai ou contratam por menos e correm o risco de serem processados na justiça do trabalho ou tercerizam as rts ou os proprios donos ou parentes fazem a faculdade... fora q fies/prouni encheram o mercado de trabalho tirando as empresas gigantescas no maximo funcionário publico ganha o minimo dessas profissoes.
Não é igual Brasil. Estamos numa social democracia Se você tem condições de comprar imóvel, existem programas sociais do governo para ajudar você comprar, esse programa é; " minha casa e minha vida" Se você viver extrema pobreza, tem programa vários programas sociais do governo pra te socorrer, o mais famoso é; " Bolsa família" . Você prestou atenção no vídeo? O cara ganhar 5 mil reais é mora naquele lugar, com esse salário no Brasil, você não é rico, mas consegue alugar uma casa enorme é até no pequeno apartamento de 2 quartos.
@@eueumesmoemarcelo7740 É por isso que tudo é tão caro e a moeda tem tão pouco poder de compra, muito programa social que a gente paga. Era pra dar pra fazer com 2 mil o que precisamos de 6 mil pra fazer.
Eu estudava e trabalhava em São Paulo em 1978 no Colégio Estadual Roosvelt na Liberdade no curso noturno quando veio como imigrante uma coreana. Lembro me do seu rosto até hoje. Meio que desorientada por não saber absolutamente nada de portugues eu ajudei ela um pouco pois, como descendente de japoneses eu sabia kanjis e ela era de uma geração que conhecia um pouco de kanjis japoneses já que a Coréia era uma colonia japonesa até o fim da segunda guerra. Assim ela me ajudou muito com a matemática e eu com o portugues. Mas infelizmente algo aconteceu que parou de vir. Espero que esteja bem. Seu nome era Kyung Sew Lee(京 季).
Não façam filhos pessoal. Em qualquer lugar do mundo é só sofrimento... Tirem o máximo de aproveito de suas vidas, não se endividem ou façam filho por prazer carnal, se for fazer, planeje a vida do filho, tenha dinheiro para seu estudo e garantia que ele fará 16 anos e já terá emprego garantido. Não ponha vida aqui só para dizer que têm. A vida é cruel e dura.
@@willianmais4213 claro pra que ganhar 1500 se posso ganhar 600 fazendo filho? ou uma bolsa crack para da umas brizada kkkk só no lóló qualquer coisa pego seu celular para tomar uma cervejinha meu camarada.
Sim, os coreanos não querem ter filhos. A situação de baixa natalidade está tão feia que o governo oferece dinheirama aos casais que tiverem filhos mas nem isso está funcionando...
@@willianmais4213dizem isso desde 1900 e cá estamos. Todos os jovens q conheço estão fazendo taxa em bar ou restaurante ou seja lá o que for enquanto estudam para ter uma vida melhor. Talvez vc só conheça os 'jovens' errados.
A menina trabalha 18hrs pra pagar as contas e JUNTAR dinheiro! Mano no Brasil um ser humano que tem uma família não consegue SOBREVIVER com a bosta de um salário mínimo e ainda tem que se humilhar e ouvir "ain vc tem que ser grato a empresa"
Ha se imperiou uma cultura no Brasil de dizer as pessoas " seja humilde, Deus vai te abençoar" continue a passando barro, um dia vc irá virar o faraó e sair da posição de escravo
quando fiz intercambio pra Barcelona, conheci umas meninas da Coreia do Sul e eu não conhecia esse lado da Coreia, e elas não tinham pretenção nenhuma de voltar pro seu país. Acho que essa uma realidade muito cruel na Coreia o número de pessoas que estão deixando o país parece aumentar cada ano
@@omarr.dasilva9530ProUni até que vai, pois vc recebe uma bolsa total ou parcial, então quando acabar o curso acaba a dívida. Já o FIES é a pior coisa que um jovem pode fazer nada vida, pois quando sair da faculdade terá um dívida gigantesca e depois verá que mesmo com nível superior o seu salário será muito baixo e muitas vezes menor do que quem só tem nível médio, eu acho uma insanidade fazer fies no Brasil.
Olá. A Voz do Gibi aqui. Pelo que se vê a Coreia não é nenhum dorama. Lembro de conhecer um rapaz que trabalhou na Coreia do Sul em restaurante de hotel, trabalhava 12 horas por dia mas ganhava equivalente a 16 mil reais. Saiu e veio montar um restaurantezinho aqui na cidade (foi bem antes da pandemia, infelizmente fechou) Na época eu pensava, "puxa, com uma grana daquela pra que ele voltou ao Brasil?" Acho que agora sei a resposta.
La esse salario ainda é baixo, e 12 horas é pouca, tem mta hora extra tb, fora q o cara ainda tem ajudar os pais sul coreanos. Custo d vida (moradia, saude, educacao) é mto caro, barato so comida industrializada (desde q nao seja frutas tropicais, pq a maioria das frutas sao importadas e caras).
Vídeo excelente! Muito triste ver como essas pessoas tratam os seus jovens, e como essa pressão acaba com as pessoas. A situação do Brasil é ruim, mas não é tão horrível quanto essa, eu acho
Este aí e um vídeo que prova meu ponto estudar e se formar só gera uma maioria inepta pois a base e sempre maior na pirâmide da vida e coisas como limpeza e construção sempre vão demandar mais mão de obra produção de alimento nem se fala mas povo gosta de achar que facilidade e o futuro vai nessa a base e sempre mais importante não importa a estrutura social
Qualquer lugar ao redor do mundo, não está fácil de viver. Pois os custos de vida estão altos. Um banco de NY fez uma pesquisa, sobre a economia global, de preferência ao EUA, é descobriram que a classe média Estadunidense está sumindo a cada ano que passa. No futuro apenas terá a classe baixa/trabalhadora e a rica, não haverá mais classe média como era antes, talvez uma classe um pouco $$$.
Aqui na cidade de manaus que é a capital do Amazonas tá assim já, pouco emprego e salário baixo fora o custo de vida extremamente alto, meu irmão não consegue emprego tento ensino superior e eu ganho apenas o minimo que o mercado oferece mais de 2 anos assim, estou fazendo pos graduação e procurando uma oportunidade melhor em outro emprego. Uns 30% dos meus colegas do ensino médio e faculdade viajaram para outros estados ou países, quem não tem casa própria e apoio da família que é nosso caso é pior, muitas garotas viram gps ou camgirls para fugir da desigualdade social muito forte e cruel na região norte e nordeste.
Com a chegada dos robôs situação vai piorar as vagas de empregos e com o uso de IAs tbm muitos editoriais tbm diminui, muitas fabricas já tem sua produção automatizada do início ao fim, sem mão de obra a tendência e piorar, lá na Coreia do Sul a fábrica da Samsung não tem mão de obra em suas produções e tudo automatizado, assim vai indo na contra mão população crescer e mão de obra caindo. Triste realidade do futuro.
Minha teoria é que essas pandemias e doenças bizarras, os cancerígenos presentes nos alimentos e embalagens, o incentivo e a romantização para que os casais sejam "pais de pets, ao invés de filhos" ou tenham a liberdade de "abortar uma gravidez indesejada" é tudo parte de um projeto de "engenharia populacional"... As grandes mentes que comandam as grandes corporações sabem muito bem que a I.A e os autômatos já fazem e em menos de 20 anos farão ainda mais e ainda melhor que os humanos. Acredito que entre 50 a 70 anos, provavelmente até os serviços braçais nas áreas de construção civil, agrícola e etc. estarão largamente automatizados... Provavelmente teremos máquinas revisando e consertando outras máquinas. O maior problema aqui é que uma população sem emprego, sem acesso à renda e sem "expectativa" se torna violenta, perigosa. criminal. Por isso, acredito que toda essa influência cultural para "não gerar filhos", as doenças que tem cada vez mais estranhamente surgido e etc. são parte de um "controle populacional" planejado para ser efetivo e sutil ao mesmo tempo.
Verdade, ainda tentam argumentar que a mão de obra humana vai ser necessária sempre, mas eu acredito que as empresas vão fazer o máximo pra ter o mínimo de pessoas possível trabalhando, para cortar gastos.
@@mimi3243 Total, a gente já vê isso... Por exemplo, para falar com o banco, empresa de telefonia e muitos outros canais de atendimento ao cliente de empresas, digamos que 80% é feito por ia que reconhece voz e responde quantas vezes necessário até que o consumidor entenda.. Quando eu era jovem há uns 12 anos atrás, existiam equipes de pessoas que trabalhavam só para enviar segunda via de fatura, explicar prazos de cumprimento de serviços e etc. Hoje em dia tudo se resolve com uma I.A e algumas pressionadas na tela. Lá nos States já tem unidades do walmart que não tem operador de caixa, o cliente paga as compras na máquina, cobrador de ônibus em várias capitais do Brasil está gradativamente sendo trocado por auto atendimento com cartão. Uma loucura, muitas pessoas vão ser "desnecessárias" daqui pra frente.
Hiperqualificação O Brasil passará por isso em breve, muita gente com "curso superior" e pouca vaga pra todo mundo, não dá pra todo mundo ser diretor, ser chefe ou gerente. Toda sociedade precisa de seus "técnicos" mas no Brasil que existe uma cultura de "show of" é dificil colocar na cabeça que nem todos tem o perfil pra estarem numa faculdade. Meus irmãos entenderam isso e ganham mais do que eu que tenho pós graduação.
@@Borbasz Muito! Pra caramba ainda mais com o surgimento de automação elétrica, e com a escassez de combustíveis fósseis é excelente amigo, manda ver com força!
O preço dos aluguéis está crescendo muito pelo mundo a fora. Portugal, franca, Alemanha, Inglaterra, Coreia, Brasil..e consequentemente muita gente mesmo trabalhando não está conseguindo nem sobreviver já que mais da metade do salário vai somente para pagar aluguel...
Acho que as vidas belas da série só correspondem apenas 10% da realidade , se for pra se matar para trabalhar apenas para se sustentar , mudaria rapido para vida em campo se possível.
@@Curlyy76 bom, o bullyng e a competitividade praticamente todos abordam, alguns também abordam o machismo e o round 6 aborda a endividamento da população
Depende do gênero que você assiste, tem muitos que abordam saúde mental, Burnout, , depressão, claro, a maioria dessas questões estão em segundo plano, mas você consegue captar a mensagem. Mas aqui entre nós, eu assisto mesmo pra fugir da realidade, tenho plena consciência disso e por isso tenho que assistir com moderação.
Eu também preciso ter 2 empregos... durante a pandemia cheguei a ter 3, fora 1 freela a mais. Já tive burnout diversas vezes e só sonho em ter uma vida pacífica em apenas 1 único trabalho. Infelizmente a realidade brasileira é outra.
+ gente formada = + mão de obra disponíveis + saúde = + população idosa = + disputa por vagas - demanda de emprego = + desemprego = + doenças psicológicas
o jovem coreano ainda tem a obrigacao d sustentar os pais idosos. Ja pensou vc filho unico, fora do padrao estetico coreano, comendo noodles td dia p economizar p pagar conta do aluguel, morando no quartinho e seus pais acham q voce tem a obrigacao de um cargo de executivo na samsung pq fez a melhor faculdade da coreia do sul?
Mas se o cara fez faculdade na melhor universidade da Coreia do Sul então ele não mora no quartinho dos pais, isso eu garanto KKKK essas assim de renome só entra sendo gênio ou de família da elite @@ktsky4843
Fala a verdade sobre a Coreia Popular! Muitas pessoas acreditam em fake news financiadas pelos EUA, então seria interessante falar como é a vida nesse país!!❤ Sugestão de fonte: KFA
Não existe paraíso capitalista ou socialista. Mas a verdade que esses países tops vão dificultar muito para evitar a migração, a primeira coisa que eles encarecem é o setor imobiliário e o acesso a saúde e etc .
Concordo , outro ponto que Quero destacar é essa demanda alta por formação de nivel superior , algo totalmente artificial , o mesmo que ocorre no Brasil
@@lucasfilipi8703 É artificial quando você só tem o papel, tendo experiência na área você não fica sem emprego, isso mostra que você é apto aquela função, passa credibilidade, ninguém vai te contratar só por que você tem o diploma na mão!
Na realidade o setor mobiliário não é em virtude da migração, é basicamente pelo tamanho do país. Imagina que a Coréia é menor que um Estado médio do Brasil e possui mais de 50 milhões de habitantes. É muita procura pra pouca oferta de imóvel, o que finda elevando os valores
@@pedruusaraiva não seja ingênuo, isso é a radicalização neoliberal que concentra a renda e a riqueza em 0,1% da população enquanto joga o resto da população na miséria, isso é tão claro que se reflete na taxa de natalidade do país que é abaixo de 0,50 filho por mulher, quando só para manter a população nos 50 milhões de habitantes tem que ser de 2,1 filhos por mulher.
O que me pegou, é que ainda com todas as dificuldades do Brasil, somos uma sociedade mais afetiva e morar com os pais não é tão mal visto. Muito difícil um pai e mae expulsar o filho e o desamparar. A parte que me machucou nesse vídeo foi imaginar a solidão desses jovens nao podendo contar com a própria família
@@materiaescuraa discordo totalmente. Não sou rica e não existe esse papo não. Os pais são super afetuosos e todos entendem quão difícil é sustentar uma vida sozinho.
Os doramas enganam demais, na cultura deles tudo gira em torno do "parecer" rico, "parecer" bem sucedido. É uma pressão horrível. Até mesmo para os atores que fazem os doramas, a pessoa tem que parecer perfeita pra não ser perseguida, ou se for perfeita demais sofre perseguição de gente louca.
Doramas não são a realidade da Coréia assim como as novelas mexicanas mostrando a suntuosidade da sociedade deles ou das nossas onde mostram como os negros estão perfeitamente incluidos na sociedade.
O CEO da empresa vai se apaixonar pela menina pobre e linda. Vai casar com ela. Defendê-la de tudo hahahah... Um CEO tem milhares de meninas, inclusive inteligentes e ricas. O nivel de carência de dorameira fanática é elevadíssimo. Nao tem vontade de saber mais nada da realidade. O drama atravessa a tela e a domina. Kpop é o softpower da Coreia e eles investem demais nisso.
Sinistro como a cultura de um país mata a força da juventude. Tipo, teoricamente a moeda deles é valorizada, então os produtos(Celular, PC, Console, Carro, Mobília, Comida e etc) são insanamente mais baratos que países como é no Brasil(com uma moeda pelo menos 15 vezes inferior a deles juntando o custo de impostos sobre impostos), então tipo, pq diabos precisaria de um bom emprego que pague bem, se todo produto é barato? E em questão de morar na capital, oque pelo visto é muito pouco viável, pra que morar por lá? Só queremos um bom salário pq tudo é muito caro, mas se tudo lá é mais barato, então empregos menores(não exatamente um subemprego claro) não seria o suficiente para levar uma vida descente nos "interiores" quais são super bem formados em um país pequeno? Estradas, ônibus, trem, metro, segurança e saúde não são incríveis por lá? Pra que diábos ganhar muito se ganhando pouco compra sem tanto esforço??? 18 Fucking horas de trabalho kkjk tifude maluco, a menos que a qualidade de vida envolta seja a mesma e tudo seja caro a nível Brasil, ae faz sentido continuar a insistir neste inferno(Digo isso não levando em conta a pressão social e cultural que possuem lá)
Eu acho q o problema é aonde esses jovens coreanos se colocam, no centro da capital, tentando ser o melhor. Se fossem pro interior atrás de oportunidades diferentes eles seriam mais felizes e ricos também. Eu sai da minha cidade natal pra onde está o emprego, e já fui numa capital, e não está lá.
@@rodrigohiphop isso se chama neoliberalismo onde a desregulamentação supostamente para valorizar a livre iniciativa exacerba a concentração de renda e riqueza destruindo a classe média e jogando os pobres na miséria.
🌈🇧🇷 verdade eles só querem mostrar aquelas belezuras dos BTS e outros lindos atores. Mais por trás das câmaras a realidade é muito triste. São uns hipócritas tbm. 🤬🤬🤬🤬
O que mais tem é dorama que retrata a realidade deles, assedio no trabalho, suicídio, bullying, violencia domestica, patriarcado e por ai vai. O dorama sofre o mesmo preconceito dos animes, quem não assiste acha que é só desenho de criança, no caso dos doramas que são novelas para o publico feminino, mas se voce começar a assistir vai ver que o buraco é muito mais fundo do que parece, existe uma gama de variedades infinitas, com todo tipo de historia.
Existem vários Doramas assim, mas são voltados para o público da Coreia mesmo. Ocorre que os Doramas famosos são os Doramas que eles produzem que são próprios para exportação, que são para satisfazer os ocidentais.
Posso tá sendo leigo mas se n seria melhor morar num interior do q numa cidade grande ? Tipo cidade grande ou tu tem condição pra morar ou tu tá sempre na merda, quando é país de primeiro mundo até interior é bom de se morar, n tem tudo como cidade grande mas morar é pelo menos mais acessível agora se matar de trabalhar pra sobreviver numa cidade grande eu não vejo vantagem.
@@italocastelo7046 Ja vi uma pesquisa que a economia de lá gira em torno da capital, muito parecido com o que acontece na argentina então realmente não tem empregos.
O pior são os comentários que só sabem reclamar, mas não se mexem para mudar suas realidades. O Brasil realmente é díficil se formar e se colocar no mercado profissional. Porém, aqui as pessoas (em sua maioria) têm o apoio da família e de amigos, e não são descartados por não conseguirem se destacar no mercado. Diferente da realidade apresentada no vídeo, de jovens que se não se destacam e são AFASTADOS do convívio com da família pela própria, ou seja são renegados. E diante de tanta pressão e desesperança se S* pois sabem, ou acreditam saber que na há futuro para eles. Pelo que me consta, nunca vi aqui no Brasil família renegar os seus porque se formaram em algo e não conseguiram se destacar na área de formação. Oportunidasdes sempre aparece e se não aparecer, faça vc mesmo a sua própria oportunindade.
O Valor dos quartos de estudantes em Seul não esta muito diferente do preço que é em SP capital, o valor varia de 800 a 1500 , 2000 Reais, nas outras cidades como Campinas por ex já é mais barato.
Por isso que falo que educação de qualidade para todos, não vai ser a salvação de uma sociedade, até porque não vão existir vagas de emprego pra suprir esses diplomas numa sociedade...
Acho engraçado que a pessoa só por ter um nível superior de educação acredita que deve se dar bem na vida e ganhar muito mais que outros, não tem nada a ver uma coisa com outra! Você tá lá para APRENDER ou virar um ARISTOCRATA? 😂
Imagine que vc nasceu na Cidade de São Paulo, está insatisfeito com sua vida... Mas não pode se mudar para outra cidade fora do Estado de SP. Se quiser se mudar pro Paraná, terá que aprender uma nova língua e será tratado como estrangeiro. É mais ou menos essa a situação dos coreanos. Presos num país rico mas socado de gente. Complicado.
Para resumir tudo demais faz mal ,desde de crianças viver nessa pressão infernal ,na adolescência mesma coisa ,chega na vida adulta continua a mesma pressão, não é de surpreender o pq deles não,querem filhos... para ter uma vida dessas melhor mesmos e para quem acham isso tipo vida superior, legal saiba q na Coreia todos os dias pessoas se suicidam, aliás eles estão no topo de ranking macabro
Realmente a realidade que é mostrada nos doramas é irreal. No Instagram também, ás vezes assisto um vídeo ou outro e fico me perguntando e tudo é maravilhoso assim. Já vi que não
Sabe o eu acho! Se os adolescentes não tem apoio dos pais por causa da maldita cultura. Tem que a pensar em aprender ou pelo menos mais dois idiomas. E pensar em sair fora de deste país. Claro depois de se formar e ter uma profissão . Pensar em algum país que tem melhores condições de aceitos( visto) e tentar a vida em outro lugar. Aqui as pessoa migra muito para outros estados, e outros país! Tem que arriscar garotada. E deixam este país vir fantasma. Sem habitantes. Que ver se esta palhaçada não acaba.
Exatamente!! 70% com nível superior . Um povo esforçado, inteligente ... O que + tem é países de primeiro mundo precisando de mão de obra 😅 Espero e torço pra que esses jovens, olharem a diante/possibilidades /oportunidades... E não desistirem da vida ... ❤
A população da Coreia e Japão está diminuindo porque o povo não quer mais botar filho nesses infernos de país e também por conta da migração. Os governos tentam dar incentivos financeiros e não adianta. Além da falta de incentivo à imigração o povo não se mistura com outras etinias. Há uma previsão que em 100 anos esses países vão perder metade da população atual.
@@julianablondet7704 não é bem assim. Alguns lugares só vendem esse mundo aí que lá esta bom... Mas é uma realidade deturpada. Sós os ricos estão vivendo! O mundo todo esta em crise.
Meu Deus, isso me motiva a estudar mais pra concursos. Não sou rica, mas tenho ajuda da minha familia para estudar na faculdade e esperar melhores oportunidades. Misericórdia isso não é vida que eles tem, eu já tenho ansiedade de não ir bem, imagina eles é muita pressão.
O Brasil deveria importar essa mão de obra coreana, para que eles pudessem empreender e gerar empregos aqui no Brasil. Para eles seria muito melhor e para nós seria excelente.
Uma vez Lula foi à China fazer negócios e ouviu dos chineses que eles queriam abrir uma fábrica de monitores LCD no Brasil e que, para tanto, precisariam de 15.000 engenheiros.
@@joaovitorsilva1591 Eu assisti 2 vezes, pois eu fui mostrar para meus amigos e assisti com eles. E meu amigo também assistiu 2 vezes, pois foi mostrar pra namorada e assistiu com ela, basicamente virou uma bola de neve kkkkkkkkk
@@joaovitorsilva1591 Eu assisti 2 vezes, pois eu fui mostrar para meus amigos e assisti com eles. E meu amigo também assistiu 2 vezes, pois foi mostrar pra namorada e assistiu com ela, basicamente virou uma bola de neve kkkkkkkkk
Uma sociedade que exige muito dos jovens. Porém não possui uma estrutura sólida na área do trabalho. Os esforços e a luta constante por conhecimentos não é sinônimo de sucesso profissional pois a competição é gigantesca. Muita gente qualificada para pouca oportunidade.
Mesmo sendo um país desenvolvido e relativamente rico, a concorrência é brutal, parece tão grande como a China ou Japão. Todos os lugares têm problemas, só muda o endereço. Nesse sentido, independente do lugar, a vida não é um mar de rosas, então faça o seu melhor. Ótimo vídeo!
Se tivesse nascido na Coréia etsava muito ferrado. Imagine um TDHA nessa sociedade ? Fui lê as estáticas, cercas de 35 pessoas cometem sui...dio na Coreia por dia .
Esos hechos me hace cuestionar el significado de esa sociedad y de muchas otras sobre "desarrollo" si eso es un país desarrollado, creo que no es un ejemplo para ningún país. El desarrollo no solo se debería medir en dinero sino en bienestar humano y ambiental
Exatamente. Aqui na europa você é mal tratado, desrespeitado, as vezes agredido. Fora o custo altíssimo para viver. Só o Brasil tem bolsa família, minha casa minha vida e tratamento gratuito do SUS. No EUA paga-se tudo, uma ambulância pode custar 10.000 dólares. Em Portugal um quarto pra alugar custa 400 euros, se você tiver sorte. Fora que nao tem médico no hospital depois das 20h00, nao pode passar mal a noite. No Brasil ambulância e SUS é tudo de graça.
@@itinensanzen Aqui tem gente que reclama de barriga cheia...Eles não tem noção de como é viver num país de primeiro mundo....Fui para o Japão e nunca mais.... Tudo de bom para voce...
@@luiztanaka2831 Exatamente. Eu dirigi de Lisboa à Eslováquia, fui para a Hungria, República Tcheca, Eslovênia, Croácia, Linchenstein, Mônaco, Espanha, França e Itália. Aqui brasileiros nao têm direitos. Só no Brasil temos bolsa família, ajuda pra comprar casa e saúde gratuita. E ainda nao somos discriminados por sermos brasileiros.
Você para comprar uma casa tem que ficar de 7 a 14 anos entregando o salário inteiro ou se vai pagar um aluguel entre R$ 800 e R$ 3.400... Para quem trabalha lá e é ajudado por outra pessoa, integralmente, até que dá bem!!! Mas o problema não é isso!!! O problema maior é que todos querem ter empregos de nível universitário e ninguém quer ter um emprego humilde que dê um salário bom como que você faz em concurso técnico. É aonde os empregos ficam defasados e não suporta mais todo mundo e os outros que vêm a mais! É por isso que está esse colapso de emprego entre os coreanos de certa idade e os jovens que estão entrando no mercado de trabalho. Tudo querendo aqueles cargos e empregos e salários altíssimos!!! Se a pessoa começar a ter humildade e querer viver uma vida simples, ela supera todos esses problemas! Problema delas e do geral se resolveria da seguinte forma: tem uma vida simples, faça um curso técnico e vive a vida tranquilamente! Mas querem? Estão com essa paranoia parecendo igual a americanos e vai quebrar a cara mesmo! Tudo isso consegue se resolver de maneira simples. É só querer. Mas primeiro tem que largar essa mania de pensar igual todo mundo ir na onda das multidões. Pelo menos esses problemas que são consequência desses tipo de atitude não vão chegar perto deles e afetar eles em nada! Só isso já resolve! A dica já está aí! É só fazer! 😏🙂😊😉👍🏻✌🏻☺️
Nem tem como "entregar o salário inteiro", as pessoas têm gastos para sobreviver, a começar por vestuário e alimentação. Na prática para comprar um imóvel são 30/40 anos para um trabalhador comum de lá.
Se o mercado tem poucas vagas de emprego, a solução número 1 é empreender (você terá muita mão de obra disponível), essa é uma lição que eu tomo pra vida. Sempre tentei ser melhor nos estudos e etc, mas depois de adulto descobri que estudar não garante nada, e que muitos que não era bons alunos, hoje são empreendedores, tem remunerações muito melhores que a minha. A outra solução é mudar de país, já que os pais não ajudam na Korea. Temos achar os lugares que melhor nos adaptamos, seja um lugar desse em grandes centros ou no interior, ou em outro país. Não vejo muita diferença da Korea do Sul para o restante dos países, talvez a mais gritante seja a cultura familiar, no restante, esse fenômeno acontece em qualquer lugar do globo onde haja um governo que imprima dinheiro: os jovens não conseguem bons empregos, não conseguem comprar uma casa, não saem da mediocridade. Mas, não que seja ruim, por exemplo, eu busco uma paz de espírito, alcançando só aquilo que me é alcançável, mesmo que signifique me manter na mediocridade financeira. A busca pela ascensão social pode ser impossível para alguém, e se essa pessoa focar nisso, ela pode ser terrivelmente danosa para a mente.
No drama Querido Ajushi, não lembro bem o nome. Mais que é protagonizado pela IU, fala bem sobre, não só sobre isto, mais sobre a violência na Coreia. O desemprego é bastante abordado neste drama.
@@pedro34543em algumas coisas é melhor aqui. Lá eles não têm nenhuma vida além de trabalhar e estudar. Vivem sob pressão social absurda, sem descanso e lazer. São robôs, em outras palavras.
Deixe seu comentário e nos ajude a chegar a marca dos 100k!
Alguma coisa errada não tá certa.
Mas falando assim parece que tudo na Coreia é feito para o lugar ser uma cidade dependente do desenvolvimento industrial de tecnologia de ponta. Eu acho que os Coreanos tem potencial em muitas outras áreas que não é só de tecnologia.
O rego so pode tomar ali mesmo.
oxe tão falando do Brasil e não sabe passo 16 horas no trabalho para ganhar 1400 por não ter outra opção na cidade
Qual o nome do documentário citado no vídeo?
Uma coisa curiosa na Coreia do Sul é que praticamente todo jovem quer ir embora do pais, não porque querem ir para outro pais ganha mais, ou aprender outra lingua ou viajar e sim para escapar da pressão social devastadora que existe no pais, vi em uma reportagem um bem sucedido cirurgião que se inscreveu em um programa para ir para os EUA ser trabalhador rural e colher maças, isso para poder levar o filho para crescer em outra sociedade...
Interessante, esse vídeo não fala sobre isso, já estava achando que todo jovem sul coreano era burro, pois ter estudo não significa que a pessoa seja inteligente e saiba fazer as melhores escolhas para sua própria vida.
@@politheusbg Se fosse assim, não teríamos analfabetos funcionais vivendo e ganhando mais que engenheiros, aqui no Brasil.
As vezes a pessoa tem qualificação mas, não tem experiencia.
O pior, é que futuramente essa realidade pode ser a realidade da India no futuro. Sociedades Orientais, são sociedades que cobram muito das pessoas profissionalmente, e quanto mais ao Oriente você for, mais a sociedade é hierarquizada e exigente. Os paises são desenvolvidos, mas a custo muito alto!
Bom! Essa não é só a realidade dos Koreanos, mas na China,Japão, Thailandia e etc.
O que torna a Koreia pior, é que a população envelheçeu rapido demais, e os jovens que já trabalhavam muito, tem que trabalhar muito mais!
Agora, do que adianta viver em um pais desenvolvido! E ai, viver uma vida como essa? Além da cobrança da sociedade para casamento, costumes e etc.
O ocidente, mesmo com seus problemas! Ainda é bom lugar para se viver.
Cara, se eu morasse em um pais desses.... tentava aprender programação, aprenderia uma lingua comercialmente influente( Ingles/Espanhol)! E ai, tentaria morar em outro pais.
Em Fortaleza tá cheia de lojas de coreanos vendendo de tudo. Eles estão dominando o mercado.
@@elvisemerson6435A Índia ainda precisa de muuuuuuuita mão de obra qualificada, isso sem contar que é um país pouco desenvolvido e ainda há muitas áreas que precisam crescer.
tive um aluno coreano, q veio para o BR aos 4 anos. Ele voltava todo ano pra visitar os avós. Me disse "eu não quero viver lá, é horrível! Tenho primos que nunca posso visitar quando vou pra lá pq os meus tios não deixam eles pararem de estudar pra me ver!!!".
Hoje ele é um advogado em SP.
Tem um dorama na netflix q fala disso, o nome é sky castle
Currículo pra eles tudo pra eles é impressionante que é até pra casamento
@@May.Marquezdoideira
É triste as crianças da koreia de 10 anos já se preocupa com qual faculdade vai entrar
Ele foi inteligente. Se eu fosse um jovem coreano de 18 anos, mas mantendo a cabeça que tenho hoje, de um homem de 50 anos, eu abandonava isto tudo lá e iria viver na Tailândia, no Camboja, talvez aqui no Brasil ou Paraguai. Iria ir viver no Amapá, no Marajo, no sul da Bahia. É melhor virar um hippie de estrada aqui no Brasil, vivendo de andar de perna de pau vestido de palhaço pedindo dinheiro nos semáforos, do que viver do jeito que estes jovens e homens vivem por lá. O progresso tem seus problemas, Teodore Kassinski já falava.
O que tem de brasileiro sonhando em morar lá por causa das ilusões dos doramas não é brincadeira.
Verdade!
Porque o país é "seguro", e de fato é (se tratando de grandes furtos), mas a que custo né...
Pós é os filmes iludir os iludidos 🤦🏽
Por isso não gosto muito de Dorama
@@7sakuraflowerAonde???? Mona, melhor viajar pra suíça e andar 3h da madrugada😂
Trabalhar em 2 empregos e dormir 3 horas por dia é uma realidade muito complicada mesmo!
Inseto fraco e insignificante!
Isto não é realidade
É o próprio inferno
Fodase o systema
@@samuelfilipe2343 Fraco 🤣
@@samuelfilipe2343 Só na cabeça de vagabundo isso é um inferno. Te aconselho a se informar direito sobre o que realmente acontece lá
Excelente vídeo. É impressionante o marketing que a Koreia do Sul e Japão fazem. As mazelas nunca são mostradas e a infelicidade do próprio povo
E vendem uma ideia de que todo mundo é inteligente, superior aos demais, sempre desconfio desses exageros, igual o "sonho americano".
@@mauriciofreitas4786 exatamente
@@mauriciofreitas4786 ISSO! finalmente alguém! É isso que eu falo para todos. Nem tudo é perfeição.
Tem muita propaganda mesmo. Mas assim, eu consegui trampo no Japao. Minha area mesmo tem bastante emprego
@@gameplaybr9689 Qual a sua área de atuação?
Meu filho trabalha, tem 27 anos, solteiro e vai morar em minha casa até qd ele quiser. Sempre irei apoiá-lo. Aliás eu, ele e meu esposo somos um trio unido e q se ajuda. Pais amorosos, cuidado e apoio é o q falta para os jovens coreanos.
Infelizmente a maioria não liga pros filhos como é o meu caso 😢😢
queria que todos tivessem a sorte de uma família como vocês, isso faz a diferença
Uma realidade parecida com o que se vive en Lisboa, portugal. So ums pessoa com 2 empregos conseguem viver sozinhos na grande Lisboa.
Concordo plenamente com você, o que eu vi foi uma sociedade totalmente egoísta, onde já se viu colocar os filhos pra fora de casa? O rapaz trabalha podia ficar com a família e ajudar, não tem motivo pra morar sozinho. Isso é a completa falta de amor.
Gostaria de ter tido uma mãe que pensasse como vc. A minha só jogava na minha cara quanto eu dava de despesa para ela já na adolescência e mandava eu fazer um favor para ela de arrumar as minhas coisas e ir embora da casa dela.
Assim o fiz quando completei meus 18 anos, hoje com 30 sou concursado, não sou rico, mas conseguir comprar um carro e uma casinha para mim. Daí fica ela lá pedindo para eu voltar, deve ser remorso pelo que fez, não tem como voltar, nem se eu quisesse.
Ta explicado pq é o pais com maior número de suicídio,sem falar no bullying que muitos sofrem.
@sirleydelima581 e a menor natalidade do mundo
mas não era o Japão?
@@O_CeifadorAcho que na Ásia Oriental tá cheia
@@O_Ceifador a koreia tem a taxa de natalidade mais baixa do que o do Japão
@@RavenaReis-rf5tm sim, pesquisei aqui e a Coréia do sul passou o Japão no Ranking. O mais interessante é que Hong Kong e Taiwan estão na frente da Coréia ainda, surreal. Teve ano que a taxa chegou em 0.9 filhos por pessoa.
Ai a taxa de auto extermínio aumenta e a queda da natalidade fica cada vez mais baixa eles não sabem o porquê.
A própria cultura deles podem afundar o país
Eles mesmos estão promovendo a própria extinção
Conclusão é um péssimo país para se viver, diante destes fatos. Uma escravidão humana mesma.
bom mesmo é o paraiso socialista kkkk.
@@eduardomacapol5893 bom mesmo é trabalhar 18 horas por dia para sobreviver. Isso sim é vida... (nessas condições, provavelmente nem tem tanta diferença entre viver no norte ou no sul da coreia).
@@timernautnão vejo ninguém fugindo da coreia do sul para o norte, só o contrário
@@nonastripa2570 Não falei que o Norte é melhor, mas se no sul o pessoal está trabalhando 18 horas em um dia de 24, isso está pior que a escravidão.
@@timernaut no norte tá pior que essas 18 horas de trabalho
Depois dessa comecei à ver à minha vida de outra maneira, obrigado Deus, não nasci no melhor lugar do mundo! más entretanto sou feliz!
"melhor" lugar para esse sistema nefasto caído de capital, "quando se vê muito barulho, pode ser sinal de pouca chuva."
@@mauriciofreitas4786 Pode não ser o melhor lugar, mas tá longe de ser o pior. Bora agradecer a Deus pelo que temos e pedir forças para lutar e conseguir o que não temos.
Porém essa realidade da capital, não de tudo onde se mora na Coreia
Vdd. O Brasil é ruim, mas nao o pior, ha mts paises conhecidos como mto muito desenvolvidos q o problema é a pressao social e a competividade extrema, se fracassa nem sua familia olha na tua cara.
@@ktsky4843, verdade.
E minha mãe continua assistindo doramas e achando que esse país é perfeito.
Eu amo os doramas mas sei separar a ficção da realidade.
Ficção sempre será Ficção. Por acaso os personagens das novelas têm alguma coisa haver com a realidade?
@@antoniocesar7591 a ficção do Brasil geralmente mostra a realidade do país como Parada 174, Cidade de Deus e Tropa de Elite. A Coreia e os Estados Unidos preferem mostrar seus países como uma utopia, algo que nunca foram. Existem exceções a regra, mas em geral eles gostam de disseminar uma imagem falsa de seu país, e muitos caem nela. Meus alunos mesmos eram outras vítimas das fantasias coreanas. Melhor mesmo é se focar na realidade.
Ficção é ficção e muitas delas servem pra fugir da realidade. Ou você acha que os EUA é o que a séries mostram? Ou mesmo as novelas brasileiras retratam a realidade brasileira?
Mas os doramas são feitos para isso mesmo: promover uma cultura. Nada é real. Esses K-pops são para aumentar a reprodução, para as meninas e meninos quererem casar e ter filhos, mas o custo de vida é tão alto que desanima.
Aqui no brasil já é tabelado: diploma de engenharia -> motorista de uber.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Engenheiros podem ser professores de matemática e física, entre muitas outras coisas também. Engenheiros têm que entender que não podem parar de estudar.
Técnica de enfermagem -> nail designer (manicure)
pior é um cara desse se achar empresário e de direita
@@r1000ster Em escola só podem ser professor de matemática ou física se tiver uma licenciatura em Matemática ou física.
Engenheiros só podem ser engenheiro, ou no máximo podem dar aulas em universidades para outros engenheiros, para dar aulas em escolas tem de ter licenciatura na área.
Outra coisa que parece ser um grande problema na Coreia que nao foi abordado é a pressão estética alem de tudo isso
Verdade, são obcecados com cosméticos.
É possível perceber nos seriados do país, um mundo maravilhoso típico de Admirável Mundo Novo
de Aldous Huxley. Aqui os “seres humanos” são perfeitos e criados em tubos de ensaio. Os atores dos doramas são assim, em sua grande maioria. A liberdade de ser o que gostaria esbarra na competição acirrada, e dá espaço para a “nobreza”. Há uma série coreana, apenas li o enredo, é sobre um jovem pobre que ingressa numa escola de ricos, e passa maus bocados. Muito bom video!
@@alvaroluiznogueira681Esse livro que você citou é bom? É uma distopia?
A verdade é que o valor de um diploma é inversamente proporcional a quantidade de pessoas que o detém. Antigamente quem tinha ensino superior era bem sucedido pq poucas pessoas tinham, oq fazia ele se destacar rapidamente, hoje em dia tendo muito mais acesso as universidades o mercado fica "saturado" de gente qualificada o que acaba fazendo a valorização desses profissionais diminuir.
No final é sempre a lei da oferts e demanda kkkk
Oferta e demanda é a base da economia mundial.
Pois é, se alguém tivesse me dito isso antes, eu economizaria uns 4 anos de perda de tempo e ainda poupava um dinheiro.
Sabe de nada inocente, o capitalismo quer pessoas desempregadas, independente do grau de instrução.
Se tem muito logo perde o valor realmente interessante como isso se aplica a praticamente tudo
Exatamente. Dura realidade
Em qualquer parte do mundo existe exploraçao,não importa o ideal que a pessoa defende,ganancia é um mal do humano.
há pouco mais de 3 seculos vivemos no capitalismo. Além da desigualdade, tem a destruicão do planeta
Lugares distantes, problemas semelhantes, a luta incessante pela sobrevivência, pode levar alguns a loucura.
A mesma coisa aqui, o tanto de gente que tem faculdade e vira Uber ou repositor de supermercado, eu mesmo tenho curso técnico e trabalho em supermercado kkk
na real isso aki tem 2 fatores, 1 é o "minimo salarial" exemplo eng civil é uns 10 salarios minimos... ninguem contrata por esse preço tu vai ser no maximo um analista q ganha 3~4mil, eu fiz eng civil e a minha sala era 80% só os donos das empresas locais q tao fazendo facul pra poder assinar pq media empresa/pequena nao tem cm contratar eng civil pelo minimo, ai ou contratam por menos e correm o risco de serem processados na justiça do trabalho ou tercerizam as rts ou os proprios donos ou parentes fazem a faculdade... fora q fies/prouni encheram o mercado de trabalho tirando as empresas gigantescas no maximo funcionário publico ganha o minimo dessas profissoes.
Um adêvógado ou engenheiro de moer cana , trabalhando de Uber são fracassados 🐸
Não é igual Brasil. Estamos numa social democracia
Se você tem condições de comprar imóvel, existem programas sociais do governo para ajudar você comprar, esse programa é;
" minha casa e minha vida"
Se você viver extrema pobreza, tem programa vários programas sociais do governo pra te socorrer, o mais famoso é;
" Bolsa família" .
Você prestou atenção no vídeo?
O cara ganhar 5 mil reais é mora naquele lugar, com esse salário no Brasil, você não é rico, mas consegue alugar uma casa enorme é até no pequeno apartamento de 2 quartos.
@@eueumesmoemarcelo7740 É por isso que tudo é tão caro e a moeda tem tão pouco poder de compra, muito programa social que a gente paga. Era pra dar pra fazer com 2 mil o que precisamos de 6 mil pra fazer.
Nem se compare. Aqui se vc morar no interior com um salário mínimo morando com os pais vc tem vida de rei.
Eu estudava e trabalhava em São Paulo em 1978 no Colégio Estadual Roosvelt na Liberdade no curso noturno quando veio como imigrante uma coreana. Lembro me do seu rosto até hoje. Meio que desorientada por não saber absolutamente nada de portugues eu ajudei ela um pouco pois, como descendente de japoneses eu sabia kanjis e ela era de uma geração que conhecia um pouco de kanjis japoneses já que a Coréia era uma colonia japonesa até o fim da segunda guerra. Assim ela me ajudou muito com a matemática e eu com o portugues. Mas infelizmente algo aconteceu que parou de vir. Espero que esteja bem. Seu nome era Kyung Sew Lee(京 季).
Não façam filhos pessoal. Em qualquer lugar do mundo é só sofrimento... Tirem o máximo de aproveito de suas vidas, não se endividem ou façam filho por prazer carnal, se for fazer, planeje a vida do filho, tenha dinheiro para seu estudo e garantia que ele fará 16 anos e já terá emprego garantido. Não ponha vida aqui só para dizer que têm. A vida é cruel e dura.
jovens não querem trabalhar
@@willianmais4213 claro pra que ganhar 1500 se posso ganhar 600 fazendo filho? ou uma bolsa crack para da umas brizada kkkk só no lóló qualquer coisa pego seu celular para tomar uma cervejinha meu camarada.
Vamos deixar essa tarefa pros ricos.
Sim, os coreanos não querem ter filhos.
A situação de baixa natalidade está tão feia que o governo oferece dinheirama aos casais que tiverem filhos mas nem isso está funcionando...
@@willianmais4213dizem isso desde 1900 e cá estamos. Todos os jovens q conheço estão fazendo taxa em bar ou restaurante ou seja lá o que for enquanto estudam para ter uma vida melhor. Talvez vc só conheça os 'jovens' errados.
A menina trabalha 18hrs pra pagar as contas e JUNTAR dinheiro!
Mano no Brasil um ser humano que tem uma família não consegue SOBREVIVER com a bosta de um salário mínimo e ainda tem que se humilhar e ouvir "ain vc tem que ser grato a empresa"
Verdade, uma 💩
Não e culpa da empresa, ou você se acha o especial do universo que deriva ganha 1M? O estado brasileiro nunca valorizou crescimento sustentável.
O tal "ser humano" a que se referes, morreu?
o problema foi o impacto da covid na economia, desacelerou ainda mais , o que estava ruim ficou ainda pior
Ha se imperiou uma cultura no Brasil de dizer as pessoas " seja humilde, Deus vai te abençoar" continue a passando barro, um dia vc irá virar o faraó e sair da posição de escravo
quando fiz intercambio pra Barcelona, conheci umas meninas da Coreia do Sul e eu não conhecia esse lado da Coreia, e elas não tinham pretenção nenhuma de voltar pro seu país. Acho que essa uma realidade muito cruel na Coreia o número de pessoas que estão deixando o país parece aumentar cada ano
Julius, que tem dois empregos, vendo esse video: Achou que eu tava brincando???
😂😂😂
😂😂😂
Que video interessante!! Que história triste dos jovens coreanos 😢😢 os dramas não mostram isso tão abertamente.
A Coréia do Sul tem grandes casos de suicídio, isso acontece por varios fatores, triste😢
A própria família se afasta por não ter sucesso no trabalho !
Claro que a exceções,as famílias que seguem Jesus Cristo com certeza tem apoio.
@@mauriciofreitas4786 não se trata apenas de fé. Muitos são abonados, pq é caro demais sustentar uma pessoa, seja nova ou idosa.
@@mauriciofreitas4786não tem não
Ter mais filhos é a solução pra eles
Misericórdia...😢
Isso sim é uma vida dura!
Está cultura de ProUni e fies vendendo sonhos amargos no longo prazo !🐸😎
@@omarr.dasilva9530ProUni até que vai, pois vc recebe uma bolsa total ou parcial, então quando acabar o curso acaba a dívida. Já o FIES é a pior coisa que um jovem pode fazer nada vida, pois quando sair da faculdade terá um dívida gigantesca e depois verá que mesmo com nível superior o seu salário será muito baixo e muitas vezes menor do que quem só tem nível médio, eu acho uma insanidade fazer fies no Brasil.
Olá. A Voz do Gibi aqui. Pelo que se vê a Coreia não é nenhum dorama. Lembro de conhecer um rapaz que trabalhou na Coreia do Sul em restaurante de hotel, trabalhava 12 horas por dia mas ganhava equivalente a 16 mil reais. Saiu e veio montar um restaurantezinho aqui na cidade (foi bem antes da pandemia, infelizmente fechou) Na época eu pensava, "puxa, com uma grana daquela pra que ele voltou ao Brasil?" Acho que agora sei a resposta.
Com 16000 dá pra viver muito bem no Brasil.
Na Coreia, com R$16 mil vc é pobre
@@jouer-e8kna thailandia ia ficar bem mais.
La esse salario ainda é baixo, e 12 horas é pouca, tem mta hora extra tb, fora q o cara ainda tem ajudar os pais sul coreanos. Custo d vida (moradia, saude, educacao) é mto caro, barato so comida industrializada (desde q nao seja frutas tropicais, pq a maioria das frutas sao importadas e caras).
Tem que calcular o custo de vida que é mais alto lá, a começar por aluguel.
16k é um ótimo salário aqui, lá é um salário normal, tudo é mais caro.
graças a Deus vivo no Brasil. Obrigada pelo vídeo!!
e mulher..
@@felixnotthecat4249 o que tem a ver?
@@felixnotthecat4249ué
Parabéns por nos mostrar os problemas de outras nações.
@@etdevarginha265 prefiro esses problemas aos do comunismo, obrigado.
Seremos eternamente pobres mas feliz.
Vídeo excelente! Muito triste ver como essas pessoas tratam os seus jovens, e como essa pressão acaba com as pessoas. A situação do Brasil é ruim, mas não é tão horrível quanto essa, eu acho
Este aí e um vídeo que prova meu ponto estudar e se formar só gera uma maioria inepta pois a base e sempre maior na pirâmide da vida e coisas como limpeza e construção sempre vão demandar mais mão de obra produção de alimento nem se fala mas povo gosta de achar que facilidade e o futuro vai nessa a base e sempre mais importante não importa a estrutura social
Qualquer lugar ao redor do mundo, não está fácil de viver. Pois os custos de vida estão altos. Um banco de NY fez uma pesquisa, sobre a economia global, de preferência ao EUA, é descobriram que a classe média Estadunidense está sumindo a cada ano que passa. No futuro apenas terá a classe baixa/trabalhadora e a rica, não haverá mais classe média como era antes, talvez uma classe um pouco $$$.
viva o capitalismo
@@enceladus2310na verdade, viva o socialismo globalista kkkkkkk, Viva o Estado e suas maravilhosas regulamentações
Capitalismo sem regulação é isso, concentração de renda.
@@Daniel-xp8ct simmm...capitalismo precisa ser revisado e atualizado! Está uma maquina de moer gente. :(
1% detém mais de 65% da riqueza global. Ainda existe uma concentração de renda absurda! Basicamente um feudalismo moderno.
Agora eu me sinto mal por ter reclamado tanto da vida kkkkk melhor eu começar a agradecer.
Aqui na cidade de manaus que é a capital do Amazonas tá assim já, pouco emprego e salário baixo fora o custo de vida extremamente alto, meu irmão não consegue emprego tento ensino superior e eu ganho apenas o minimo que o mercado oferece mais de 2 anos assim, estou fazendo pos graduação e procurando uma oportunidade melhor em outro emprego. Uns 30% dos meus colegas do ensino médio e faculdade viajaram para outros estados ou países, quem não tem casa própria e apoio da família que é nosso caso é pior, muitas garotas viram gps ou camgirls para fugir da desigualdade social muito forte e cruel na região norte e nordeste.
Vdd, estou pensando também em mudar de estado
O BR é um caso à parte: baixo nível cultural aliado à esquerdopatia e assistencialismo estatal deram aos br a cara que eles têm hoje
Com a chegada dos robôs situação vai piorar as vagas de empregos e com o uso de IAs tbm muitos editoriais tbm diminui, muitas fabricas já tem sua produção automatizada do início ao fim, sem mão de obra a tendência e piorar, lá na Coreia do Sul a fábrica da Samsung não tem mão de obra em suas produções e tudo automatizado, assim vai indo na contra mão população crescer e mão de obra caindo.
Triste realidade do futuro.
Minha teoria é que essas pandemias e doenças bizarras, os cancerígenos presentes nos alimentos e embalagens, o incentivo e a romantização para que os casais sejam "pais de pets, ao invés de filhos" ou tenham a liberdade de "abortar uma gravidez indesejada" é tudo parte de um projeto de "engenharia populacional"... As grandes mentes que comandam as grandes corporações sabem muito bem que a I.A e os autômatos já fazem e em menos de 20 anos farão ainda mais e ainda melhor que os humanos. Acredito que entre 50 a 70 anos, provavelmente até os serviços braçais nas áreas de construção civil, agrícola e etc. estarão largamente automatizados... Provavelmente teremos máquinas revisando e consertando outras máquinas. O maior problema aqui é que uma população sem emprego, sem acesso à renda e sem "expectativa" se torna violenta, perigosa. criminal. Por isso, acredito que toda essa influência cultural para "não gerar filhos", as doenças que tem cada vez mais estranhamente surgido e etc. são parte de um "controle populacional" planejado para ser efetivo e sutil ao mesmo tempo.
Verdade, ainda tentam argumentar que a mão de obra humana vai ser necessária sempre, mas eu acredito que as empresas vão fazer o máximo pra ter o mínimo de pessoas possível trabalhando, para cortar gastos.
@@mimi3243 Total, a gente já vê isso... Por exemplo, para falar com o banco, empresa de telefonia e muitos outros canais de atendimento ao cliente de empresas, digamos que 80% é feito por ia que reconhece voz e responde quantas vezes necessário até que o consumidor entenda.. Quando eu era jovem há uns 12 anos atrás, existiam equipes de pessoas que trabalhavam só para enviar segunda via de fatura, explicar prazos de cumprimento de serviços e etc. Hoje em dia tudo se resolve com uma I.A e algumas pressionadas na tela. Lá nos States já tem unidades do walmart que não tem operador de caixa, o cliente paga as compras na máquina, cobrador de ônibus em várias capitais do Brasil está gradativamente sendo trocado por auto atendimento com cartão. Uma loucura, muitas pessoas vão ser "desnecessárias" daqui pra frente.
Tá pra se tornar um verdadeiro "Detroit: Become Human"
o rapaz ali q ta tentando emprego de programador, essa area a IA vai engolir.
Cara, esse canal é bem feito, a voz da ia é bem feita e nem erra, parabens ao criador.
Hiperqualificação
O Brasil passará por isso em breve, muita gente com "curso superior" e pouca vaga pra todo mundo, não dá pra todo mundo ser diretor, ser chefe ou gerente. Toda sociedade precisa de seus "técnicos" mas no Brasil que existe uma cultura de "show of" é dificil colocar na cabeça que nem todos tem o perfil pra estarem numa faculdade. Meus irmãos entenderam isso e ganham mais do que eu que tenho pós graduação.
Vai sonhando nem 20 % da população tem superior , e agora com tudo caro e bolsas quase impossíveis. Vamos ser a versão deles , sem os estudos.
Poderia me informar qual formação de curso ele tem?
@@Borbasz Tenho 2 Ciência Política e Gestão de Projetos em Telecomunicações.
@@Leoterio76 você acha uma boa curso técnico para energia renováveis?
@@Borbasz Muito! Pra caramba ainda mais com o surgimento de automação elétrica, e com a escassez de combustíveis fósseis é excelente amigo, manda ver com força!
Parabéns, você abriu minha mente
Esse canal é interessante porque aborta assuntos sobre a Asia que geralmente não são comentados.
Simplificando meu comentário, gratidão por ser brasileira.
O preço dos aluguéis está crescendo muito pelo mundo a fora. Portugal, franca, Alemanha, Inglaterra, Coreia, Brasil..e consequentemente muita gente mesmo trabalhando não está conseguindo nem sobreviver já que mais da metade do salário vai somente para pagar aluguel...
Gostei do vídeo!
Fico assistindo esses doramas só ilusão 😂😂😂
Acho que as vidas belas da série só correspondem apenas 10% da realidade , se for pra se matar para trabalhar apenas para se sustentar , mudaria rapido para vida em campo se possível.
tu já assistiu quantos? aposto que nenhum, pois vários retratam a realidade de lá
@@pedro34543 vários? Acho q quem não assiste é vc
@@Curlyy76 bom, o bullyng e a competitividade praticamente todos abordam, alguns também abordam o machismo e o round 6 aborda a endividamento da população
Depende do gênero que você assiste, tem muitos que abordam saúde mental, Burnout, , depressão, claro, a maioria dessas questões estão em segundo plano, mas você consegue captar a mensagem. Mas aqui entre nós, eu assisto mesmo pra fugir da realidade, tenho plena consciência disso e por isso tenho que assistir com moderação.
A situação deles é bem semelhante a nossa. Hoje em dia ser graduado não quer dizer nada
exatamente!
A diferença deles é que a nossa família não nos abandonam por sermos fracassados, já lá é um crime fracassar
Não é tão parecida, ninguém aqui precisa estudar 18 horas por dia para obter boa qualificação.
Aqui no BR tbm preciso trabalhar em dois, sendo plantões com turnos de 12 horas, fazer oq preciso me sustentar! Mas é muito difícil.
Um vídeo bem necessário. Acho que o Kpop e os doramas enchem muito a cabeça das brasileiras que acham que a vida lá é igual das novelas
Que dura a realidade coreana 😢
Eu também preciso ter 2 empregos... durante a pandemia cheguei a ter 3, fora 1 freela a mais. Já tive burnout diversas vezes e só sonho em ter uma vida pacífica em apenas 1 único trabalho. Infelizmente a realidade brasileira é outra.
rego skksksk, mais falando sério , excelente conteúdo muito informativo, canal favorito 😁
+ gente formada = + mão de obra disponíveis
+ saúde = + população idosa = + disputa por vagas
- demanda de emprego = + desemprego = + doenças psicológicas
Exatamente, a luta nunca acaba, apenas muda de forma.
Pior que é verdade. Realmente, a luta só muda.
o jovem coreano ainda tem a obrigacao d sustentar os pais idosos. Ja pensou vc filho unico, fora do padrao estetico coreano, comendo noodles td dia p economizar p pagar conta do aluguel, morando no quartinho e seus pais acham q voce tem a obrigacao de um cargo de executivo na samsung pq fez a melhor faculdade da coreia do sul?
@@ktsky4843 é complicado, logo a melhor ideia é muda de país a longo prazo.
Mas se o cara fez faculdade na melhor universidade da Coreia do Sul então ele não mora no quartinho dos pais, isso eu garanto KKKK essas assim de renome só entra sendo gênio ou de família da elite @@ktsky4843
Parabéns pela matéria
Marca esse vídeo naquela sua amiga ingênua louca por Dorama 😂😂😂😂 kkkk "Olha aí sua Coréia miga!"
Fala a verdade sobre a Coreia Popular! Muitas pessoas acreditam em fake news financiadas pelos EUA, então seria interessante falar como é a vida nesse país!!❤
Sugestão de fonte: KFA
Quando adoece,o dinheiro que ganhou será gasto em hospital.Nao compensa viver assim,não é vida.
Muito interessante a reportagem.
Esse tipo de vídeo é necessário pra quem fica romantizando a coreia, achando que é um lugar perfeito, tome sua dose de realidade aí
Não existe paraíso capitalista ou socialista. Mas a verdade que esses países tops vão dificultar muito para evitar a migração, a primeira coisa que eles encarecem é o setor imobiliário e o acesso a saúde e etc .
Concordo , outro ponto que Quero destacar é essa demanda alta por formação de nivel superior , algo totalmente artificial , o mesmo que ocorre no Brasil
é difícil admitir que o capitalismo neoliberal só é bom na propaganda.
@@lucasfilipi8703 É artificial quando você só tem o papel, tendo experiência na área você não fica sem emprego, isso mostra que você é apto aquela função, passa credibilidade, ninguém vai te contratar só por que você tem o diploma na mão!
Na realidade o setor mobiliário não é em virtude da migração, é basicamente pelo tamanho do país. Imagina que a Coréia é menor que um Estado médio do Brasil e possui mais de 50 milhões de habitantes. É muita procura pra pouca oferta de imóvel, o que finda elevando os valores
@@pedruusaraiva não seja ingênuo, isso é a radicalização neoliberal que concentra a renda e a riqueza em 0,1% da população enquanto joga o resto da população na miséria, isso é tão claro que se reflete na taxa de natalidade do país que é abaixo de 0,50 filho por mulher, quando só para manter a população nos 50 milhões de habitantes tem que ser de 2,1 filhos por mulher.
Muito bom as pessoas trabalham esforçam pra valer adoro esse sistema
O que me pegou, é que ainda com todas as dificuldades do Brasil, somos uma sociedade mais afetiva e morar com os pais não é tão mal visto. Muito difícil um pai e mae expulsar o filho e o desamparar. A parte que me machucou nesse vídeo foi imaginar a solidão desses jovens nao podendo contar com a própria família
Acredito que não. Morar com os pais no Brasil, só não é mal visto quando a família é rica.
@@materiaescuraa discordo totalmente. Não sou rica e não existe esse papo não. Os pais são super afetuosos e todos entendem quão difícil é sustentar uma vida sozinho.
@@belagenaro Então você deu sorte.
P obrigado pelas suas informações eu amei saber ❤️
Os doramas enganam demais, na cultura deles tudo gira em torno do "parecer" rico, "parecer" bem sucedido. É uma pressão horrível. Até mesmo para os atores que fazem os doramas, a pessoa tem que parecer perfeita pra não ser perseguida, ou se for perfeita demais sofre perseguição de gente louca.
Doramas não são a realidade da Coréia assim como as novelas mexicanas mostrando a suntuosidade da sociedade deles ou das nossas onde mostram como os negros estão perfeitamente incluidos na sociedade.
O CEO da empresa vai se apaixonar pela menina pobre e linda. Vai casar com ela. Defendê-la de tudo hahahah... Um CEO tem milhares de meninas, inclusive inteligentes e ricas. O nivel de carência de dorameira fanática é elevadíssimo. Nao tem vontade de saber mais nada da realidade. O drama atravessa a tela e a domina. Kpop é o softpower da Coreia e eles investem demais nisso.
Sinistro como a cultura de um país mata a força da juventude. Tipo, teoricamente a moeda deles é valorizada, então os produtos(Celular, PC, Console, Carro, Mobília, Comida e etc) são insanamente mais baratos que países como é no Brasil(com uma moeda pelo menos 15 vezes inferior a deles juntando o custo de impostos sobre impostos), então tipo, pq diabos precisaria de um bom emprego que pague bem, se todo produto é barato? E em questão de morar na capital, oque pelo visto é muito pouco viável, pra que morar por lá? Só queremos um bom salário pq tudo é muito caro, mas se tudo lá é mais barato, então empregos menores(não exatamente um subemprego claro) não seria o suficiente para levar uma vida descente nos "interiores" quais são super bem formados em um país pequeno? Estradas, ônibus, trem, metro, segurança e saúde não são incríveis por lá? Pra que diábos ganhar muito se ganhando pouco compra sem tanto esforço??? 18 Fucking horas de trabalho kkjk tifude maluco, a menos que a qualidade de vida envolta seja a mesma e tudo seja caro a nível Brasil, ae faz sentido continuar a insistir neste inferno(Digo isso não levando em conta a pressão social e cultural que possuem lá)
o que está matando o país se chama exploração neoliberal, que coloca trabalhador para negociar com bilionário.
Eu acho q o problema é aonde esses jovens coreanos se colocam, no centro da capital, tentando ser o melhor. Se fossem pro interior atrás de oportunidades diferentes eles seriam mais felizes e ricos também. Eu sai da minha cidade natal pra onde está o emprego, e já fui numa capital, e não está lá.
Provavelmente no interior não têm grandes empresas pra trabalhar, já que a maioria quer entrar numa Samsung ou LG.
@@rodrigohiphop isso se chama neoliberalismo onde a desregulamentação supostamente para valorizar a livre iniciativa exacerba a concentração de renda e riqueza destruindo a classe média e jogando os pobres na miséria.
Não é a cultura, é a super exploração neoliberal que causa essa desgraça.
🌈🇧🇷 DEVERIA FAZER UM DORAMA.SOBRE ISSO A REALIDADE..
Eles iam ser censurados, pois, o governo sul coreano não quer que o mundo sabe o que se passa la
🌈🇧🇷 verdade eles só querem mostrar aquelas belezuras dos BTS e outros lindos atores.
Mais por trás das câmaras a realidade é muito triste.
São uns hipócritas tbm.
🤬🤬🤬🤬
O que mais tem é dorama que retrata a realidade deles, assedio no trabalho, suicídio, bullying, violencia domestica, patriarcado e por ai vai. O dorama sofre o mesmo preconceito dos animes, quem não assiste acha que é só desenho de criança, no caso dos doramas que são novelas para o publico feminino, mas se voce começar a assistir vai ver que o buraco é muito mais fundo do que parece, existe uma gama de variedades infinitas, com todo tipo de historia.
Oxi mais oq mais tem é Dorama assim kkkkkk
Existem vários Doramas assim, mas são voltados para o público da Coreia mesmo.
Ocorre que os Doramas famosos são os Doramas que eles produzem que são próprios para exportação, que são para satisfazer os ocidentais.
A série juvenil justice retrata esse lado da educação e, quem tem mais vantagens são os mais ricos
Posso tá sendo leigo mas se n seria melhor morar num interior do q numa cidade grande ? Tipo cidade grande ou tu tem condição pra morar ou tu tá sempre na merda, quando é país de primeiro mundo até interior é bom de se morar, n tem tudo como cidade grande mas morar é pelo menos mais acessível agora se matar de trabalhar pra sobreviver numa cidade grande eu não vejo vantagem.
no caso deles não há empregos no interior, Coreia vive da capital.
@@willianmais4213 como assim n tem ? acho impossivel n ter, acho q vc quis dizer q n tem emprego q eles estejam dispostos a fazer.
O problema e no país inteiro deles e isso ocorre no Brasil também geralmente no interior não tem empregos
@@italocastelo7046 Ja vi uma pesquisa que a economia de lá gira em torno da capital, muito parecido com o que acontece na argentina então realmente não tem empregos.
O pior são os comentários que só sabem reclamar, mas não se mexem para mudar suas realidades. O Brasil realmente é díficil se formar e se colocar no mercado profissional. Porém, aqui as pessoas (em sua maioria) têm o apoio da família e de amigos, e não são descartados por não conseguirem se destacar no mercado. Diferente da realidade apresentada no vídeo, de jovens que se não se destacam e são AFASTADOS do convívio com da família pela própria, ou seja são renegados. E diante de tanta pressão e desesperança se S* pois sabem, ou acreditam saber que na há futuro para eles. Pelo que me consta, nunca vi aqui no Brasil família renegar os seus porque se formaram em algo e não conseguiram se destacar na área de formação. Oportunidasdes sempre aparece e se não aparecer, faça vc mesmo a sua própria oportunindade.
O Valor dos quartos de estudantes em Seul não esta muito diferente do preço que é em SP capital, o valor varia de 800 a 1500 , 2000 Reais, nas outras cidades como Campinas por ex já é mais barato.
Agoniante! Feliz em ser Brasileira!
Uma situação muito cruel mesmo essa dos jovens coreanos .
È um país minúsculo e populoso, isso é muito natural acontecer. Muita gente em um lugar, todos começam lutar por suas vidas.
Por isso que falo que educação de qualidade para todos, não vai ser a salvação de uma sociedade, até porque não vão existir vagas de emprego pra suprir esses diplomas numa sociedade...
Parabens pelo video
Agora eu queria que vcs postassem o continente africano neste mesmo tema joia
Acho engraçado que a pessoa só por ter um nível superior de educação acredita que deve se dar bem na vida e ganhar muito mais que outros, não tem nada a ver uma coisa com outra! Você tá lá para APRENDER ou virar um ARISTOCRATA? 😂
Isso é o país falhando com os indivíduos. Estão com problema de desemprego.
Dá depressão e desespero só de assistir. E tbm gratidão por estar no Brasil.
Ué, mas nos Doramas é tudo lindo, falaram que a Coreia do Sul é um paraíso e um exemplo a se seguir...😅
Imagine que vc nasceu na Cidade de São Paulo, está insatisfeito com sua vida... Mas não pode se mudar para outra cidade fora do Estado de SP. Se quiser se mudar pro Paraná, terá que aprender uma nova língua e será tratado como estrangeiro. É mais ou menos essa a situação dos coreanos. Presos num país rico mas socado de gente. Complicado.
Para resumir tudo demais faz mal ,desde de crianças viver nessa pressão infernal ,na adolescência mesma coisa ,chega na vida adulta continua a mesma pressão, não é de surpreender o pq deles não,querem filhos... para ter uma vida dessas melhor mesmos e para quem acham isso tipo vida superior, legal saiba q na Coreia todos os dias pessoas se suicidam, aliás eles estão no topo de ranking macabro
Realmente a realidade que é mostrada nos doramas é irreal. No Instagram também, ás vezes assisto um vídeo ou outro e fico me perguntando e tudo é maravilhoso assim. Já vi que não
Instagram é só ilusão e gera ansiedade porque as pessoas criam personagens e vendem versões editadas de suas vidas.
Sabe o eu acho! Se os adolescentes não tem apoio dos pais por causa da maldita cultura. Tem que a pensar em aprender ou pelo menos mais dois idiomas. E pensar em sair fora de deste país. Claro depois de se formar e ter uma profissão . Pensar em algum país que tem melhores condições de aceitos( visto) e tentar a vida em outro lugar. Aqui as pessoa migra muito para outros estados, e outros país! Tem que arriscar garotada. E deixam este país vir fantasma. Sem habitantes. Que ver se esta palhaçada não acaba.
Penso da mesma forma.
Exatamente!!
70% com nível superior . Um povo esforçado, inteligente ...
O que + tem é países de primeiro mundo precisando de mão de obra 😅
Espero e torço pra que esses jovens, olharem a diante/possibilidades /oportunidades... E não desistirem da vida ... ❤
A população da Coreia e Japão está diminuindo porque o povo não quer mais botar filho nesses infernos de país e também por conta da migração. Os governos tentam dar incentivos financeiros e não adianta. Além da falta de incentivo à imigração o povo não se mistura com outras etinias. Há uma previsão que em 100 anos esses países vão perder metade da população atual.
Ok, mas o Mundo todo esta passando por algo semelhante! Não tem muito para onde correr!
@@julianablondet7704 não é bem assim. Alguns lugares só vendem esse mundo aí que lá esta bom... Mas é uma realidade deturpada. Sós os ricos estão vivendo! O mundo todo esta em crise.
Meu Deus, isso me motiva a estudar mais pra concursos. Não sou rica, mas tenho ajuda da minha familia para estudar na faculdade e esperar melhores oportunidades. Misericórdia isso não é vida que eles tem, eu já tenho ansiedade de não ir bem, imagina eles é muita pressão.
O Brasil deveria importar essa mão de obra coreana, para que eles pudessem empreender e gerar empregos aqui no Brasil. Para eles seria muito melhor e para nós seria excelente.
Uma vez Lula foi à China fazer negócios e ouviu dos chineses que eles queriam abrir uma fábrica de monitores LCD no Brasil e que, para tanto, precisariam de 15.000 engenheiros.
Muito boa a matéria
Vim aqui dar um like após ver um React do seu vídeo no www.youtube.com/@HistoriaCabeluda, ótimo o seu trabalho.
A série ( jogo da morte ) mostra bem esse lado da Coreia. Tem na Amazon prime.
assisti essa umas três vezes.
@@joaovitorsilva1591 Eu assisti 2 vezes, pois eu fui mostrar para meus amigos e assisti com eles. E meu amigo também assistiu 2 vezes, pois foi mostrar pra namorada e assistiu com ela, basicamente virou uma bola de neve kkkkkkkkk
@@joaovitorsilva1591 Eu assisti 2 vezes, pois eu fui mostrar para meus amigos e assisti com eles. E meu amigo também assistiu 2 vezes, pois foi mostrar pra namorada e assistiu com ela, basicamente virou uma bola de neve kkkkkkkkk
É boa? Assisti o primeiro episódio e não me pegou muito
@@dayrumim é boa, moça. Termine de assistir, se possivel. É uma serie que me tocou muiro, por eu já haver pensado em suicídio.
Uma sociedade que exige muito dos jovens. Porém não possui uma estrutura sólida na área do trabalho. Os esforços e a luta constante por conhecimentos não é sinônimo de sucesso profissional pois a competição é gigantesca. Muita gente qualificada para pouca oportunidade.
Tem q fazer um documentário sobre jovens bostileiros tbm, pq nós estamos pior
Sociedade doente…Os jovens precisam de apoio, respeito, oportunidades,lazer, etc…
se eu fechasse os olhos e nao ouvisse " na coreia " acharia que estavam falando dos brasileiros
ata
Mesmo sendo um país desenvolvido e relativamente rico, a concorrência é brutal, parece tão grande como a China ou Japão.
Todos os lugares têm problemas, só muda o endereço.
Nesse sentido, independente do lugar, a vida não é um mar de rosas, então faça o seu melhor.
Ótimo vídeo!
Se tivesse nascido na Coréia etsava muito ferrado. Imagine um TDHA nessa sociedade ?
Fui lê as estáticas, cercas de 35 pessoas cometem sui...dio na Coreia por dia .
agora pesquisa quantos homicídios tem por dia no Brasil
Brasil vai enfrentar uma onda semelhante, logo logo
Eu adorei o vídeo, pois foi bem informado e interessante. Mas porque o sujeito na frase do título está no feminino?
Esos hechos me hace cuestionar el significado de esa sociedad y de muchas otras sobre "desarrollo" si eso es un país desarrollado, creo que no es un ejemplo para ningún país. El desarrollo no solo se debería medir en dinero sino en bienestar humano y ambiental
Profissão é igual produto. Quando a procura é inferior a oferta, há desvalorização! Aqui no Brasil está no mesmo caminho
Korea não é pros fracos.... Mil vezes morar aqui no Brazil----> Pais bão pra viver.. Te amo Brazil💓💓💓💓💓
Nessas horas o Brasil não parece ser tão ruim.
Exatamente. Aqui na europa você é mal tratado, desrespeitado, as vezes agredido. Fora o custo altíssimo para viver. Só o Brasil tem bolsa família, minha casa minha vida e tratamento gratuito do SUS. No EUA paga-se tudo, uma ambulância pode custar 10.000 dólares. Em Portugal um quarto pra alugar custa 400 euros, se você tiver sorte. Fora que nao tem médico no hospital depois das 20h00, nao pode passar mal a noite. No Brasil ambulância e SUS é tudo de graça.
@@itinensanzen Aqui tem gente que reclama de barriga cheia...Eles não tem noção de como é viver num país de primeiro mundo....Fui para o Japão e nunca mais.... Tudo de bom para voce...
piada kkkkkkk violência e insegurança sem igual pessoas mal educadas, coreia muito superior
@@luiztanaka2831 Exatamente. Eu dirigi de Lisboa à Eslováquia, fui para a Hungria, República Tcheca, Eslovênia, Croácia, Linchenstein, Mônaco, Espanha, França e Itália. Aqui brasileiros nao têm direitos. Só no Brasil temos bolsa família, ajuda pra comprar casa e saúde gratuita. E ainda nao somos discriminados por sermos brasileiros.
Problemas sociais todos tem, só muda a localização geográfica. Muito triste
Você para comprar uma casa tem que ficar de 7 a 14 anos entregando o salário inteiro ou se vai pagar um aluguel entre R$ 800 e R$ 3.400... Para quem trabalha lá e é ajudado por outra pessoa, integralmente, até que dá bem!!!
Mas o problema não é isso!!!
O problema maior é que todos querem ter empregos de nível universitário e ninguém quer ter um emprego humilde que dê um salário bom como que você faz em concurso técnico. É aonde os empregos ficam defasados e não suporta mais todo mundo e os outros que vêm a mais! É por isso que está esse colapso de emprego entre os coreanos de certa idade e os jovens que estão entrando no mercado de trabalho. Tudo querendo aqueles cargos e empregos e salários altíssimos!!!
Se a pessoa começar a ter humildade e querer viver uma vida simples, ela supera todos esses problemas!
Problema delas e do geral se resolveria da seguinte forma: tem uma vida simples, faça um curso técnico e vive a vida tranquilamente!
Mas querem?
Estão com essa paranoia parecendo igual a americanos e vai quebrar a cara mesmo!
Tudo isso consegue se resolver de maneira simples. É só querer.
Mas primeiro tem que largar essa mania de pensar igual todo mundo ir na onda das multidões. Pelo menos esses problemas que são consequência desses tipo de atitude não vão chegar perto deles e afetar eles em nada!
Só isso já resolve!
A dica já está aí! É só fazer! 😏🙂😊😉👍🏻✌🏻☺️
Nem tem como "entregar o salário inteiro", as pessoas têm gastos para sobreviver, a começar por vestuário e alimentação.
Na prática para comprar um imóvel são 30/40 anos para um trabalhador comum de lá.
Se o mercado tem poucas vagas de emprego, a solução número 1 é empreender (você terá muita mão de obra disponível), essa é uma lição que eu tomo pra vida. Sempre tentei ser melhor nos estudos e etc, mas depois de adulto descobri que estudar não garante nada, e que muitos que não era bons alunos, hoje são empreendedores, tem remunerações muito melhores que a minha. A outra solução é mudar de país, já que os pais não ajudam na Korea. Temos achar os lugares que melhor nos adaptamos, seja um lugar desse em grandes centros ou no interior, ou em outro país. Não vejo muita diferença da Korea do Sul para o restante dos países, talvez a mais gritante seja a cultura familiar, no restante, esse fenômeno acontece em qualquer lugar do globo onde haja um governo que imprima dinheiro: os jovens não conseguem bons empregos, não conseguem comprar uma casa, não saem da mediocridade. Mas, não que seja ruim, por exemplo, eu busco uma paz de espírito, alcançando só aquilo que me é alcançável, mesmo que signifique me manter na mediocridade financeira. A busca pela ascensão social pode ser impossível para alguém, e se essa pessoa focar nisso, ela pode ser terrivelmente danosa para a mente.
É admirável tudo o quê a sociedade sul-coreana conquistou, mas a um preço em saúde mental alto demais!
Não me serve!
Vdd
Não faz sentido o país prosperar economicamente sem pensar no bem-estar das pessoas.
Economia deve servir aos indivíduos, não o contrário.
No drama Querido Ajushi, não lembro bem o nome. Mais que é protagonizado pela IU, fala bem sobre, não só sobre isto, mais sobre a violência na Coreia. O desemprego é bastante abordado neste drama.
É um inferno viver na Coreia.
inferno é morar no rj ou em sp.
@@pedro34543kkkkk aí você pegou pesado.
No Bostil inteiro.
@@pedro34543em algumas coisas é melhor aqui. Lá eles não têm nenhuma vida além de trabalhar e estudar.
Vivem sob pressão social absurda, sem descanso e lazer.
São robôs, em outras palavras.
@@Daniel-xp8ct não é sempre e com todo mundo assim, as ruas de la a noite sempre estão cheias de gente passeando e se divertindo