Foi o que eu havia percebido em mim! Tenta controlar o consumo ou o tipo de consumo. Substitua por outras atividades que irão te relaxar ou até mesmo fortalecer a tua mente.
Tb acho, na época do orkut nao tinha o smartphone, a gente ia numa festa, se divertia e chegava em casa e postava as fotos. Hoje ninguem curte nada, fica com a cara na tela pensando ser um influencer. O celular que é viciante.
Excesso de dopamina… não estamos sabendo viver uma vida de tédio, como ela realmente é, sempre foi. Nossos avós sempre viveram no interior, na calmaria, sem muita (ou nenhuma) informação externa.
E era perfeita😭😭n tínhamos cel cresci na roça dormíamos cedo tinhamos tarefas durante o dia brincávamos comíamos td com horário éramos felizes hj em dia vivemos anciosos e se comparando cm a vida alheia😢
Ocupa seu tempo com coisas físicas, vale o esforço deixar ele parado, pois acho que todo mundo tem muito o que melhorar, construir e conquistar fora desse treco
Estou contigo, penso constantemente nisso...aposentar o smartphone e voltar à usar aqueles celulares só pra ligação e torpedos 😄 qdo falo isso as pessoas riem na minha cara! 🤡
Descobri que fico muito no celular nem tanto pelo conteúdo, mas sim por ser incapaz de lidar com o tédio. Passei um dia observando meu comportamento, e percebi que pego o celular nos momentos em que não estou fazendo nada: enquanto espero um software abrir ou no ônibus a caminho de casa. Tenho que aprender a simplesmente não fazer nada nesses momentos.
Vi o vídeo, e gostei mto da tua colocação qdo tu disse: "nada que te retire da REALIDADE.." É Exatamente esse o ponto. Pegar gosto pela REALIDADE (no aqui e agora do MUNDO FÍSICO/REAL) e ir abandonando o MUNDO DA FANTASIA/MUNDO DIGITAL, pq de fato o universo digital é uma ilusão, um holograma, nada mais q isso. Eqto isso a vida acontece lá fora... e vc perde a coisa mais valiosa e LIMITADA da vida - TEMPO!!
As vezes eu vou pra casa da minha vó e lá não tem internet e nem sinal de telefone, e parece até que estamos em outra época, o dia passa até mais devagar! Quando meu pai está muito cansado de toda essa correria na cidade, a gente vai pra lá, e é maravilhoso pois conseguimos aproveitar mais o dia e o que nos cerca que é a nossa família
Sim!! Minha vi tambem mora no interior e ela nao tem wifi, o 3g oscila mas ainda funciona. Mas parece uma magica como a gente deixa o cell de lado o dia todo. O tempo passa suuuper devagar a gente fica chocado pq fez mil e uma coisas e ainda vai dar 10h da manha😂
Sim. Temos que ficar no silêncio em uma parte do tempo de nosso dia, e, se não conseguimos isso, é porque tem algo errado. Almoço, janta e lanche em silêncio (da tecnologia) apenas conversas mesmo das pessoas. Ficar parado tomando um sol por uns 10min ou mais sem fazer nada e assim por diante. Precisamos do tempo de ócio para ativar a nossa criatividade e dar descanso adequando ao cérebro.
E se paramos pra pensar a gente consegue ter uma percepção mas nítida da vida quando simplesmente paramos e desaceleramos. E essa é só mais uma das contradições da vida.
Aquela questao de voce achar que tem sempre que ta produzindo algo gente. Eu tenho percebido isso nesses dias. A gente se sente mal por nao fazer algo, por nao estar produzindo, aprendendo, seja la o que for, mas orecisamos forcar nas coisas imples da vida. Gente, acordemos! Vamos viver a vida, o lado simples da vida como um passeio no parque/praia a tarde. Brincat com pets, cozinhar, gente, coisa simples! Isso traz uma saude diferente pea nossa mente e pro nosso espírito. So façam isso. Nao vou comentar mais pra nao ficar longo. Esse é o meu conselho mais genuíno pra gente. Vivamos o lado simples da vida.
Excelente comentário! Viver não é necessariamente estar sendo produtivo/ fazendo dinheiro; é interagir com a vida ao nosso redor, estar sempre em conexão com Deus e fortalecer nossos relacionamentos. Celular é uma nova droga, que infelizmente todos nós estamos viciados - com rede social ou não.
Eu neste exato momento vindo achar um video para assistir enquanto penteio meu cabelo pq nao consigo não ver algo, preciso me livrar desse excesso, sinto que me faz muito mal de fato
Fiz o teste de 30 dias sem redes sociais. 30 dias depois fui retornar. Eu senti uns sintomas estranho, assim que entrei novamente e comecei a olhar eu comecei a sentir ânsia de vômito, desconforto no corpo, dor de cabeça, tontura... peguei e desinstalei os aplicativos. Comecei a estudar e ler mais. Estou dormindo mais cedo também. Minha luta agora será no horário do café da manhã, almoço e janta. Só sei comer vendo vídeos no RUclips. Depois do seu comentário sobre irei parar com isso também. Obrigada. Deus abençoe!
Isso que você falou é muito forte, porque eu estou vivendo e sei exatamente como é. 😢 Desinstalei as redes sociais, fiquei só com o RUclips pra ouvir louvores, testemunhos e pregações. Infelizmente, minha mente continuava do mesmo jeito de quando eu passava o dia no Instagram, Facebook e whatsapp. Um dia ouvindo uma pregação da Joyce Mayer (acho que é assim o nome dela), ela falou que no início da sua conversão, ela passava horas lendo a palavra, só que quando acabava o dia, ela nao lembrava de nada que tinha lido e assim não colocava em prática. E aí, ela começou a ler um capitulo por dia e começou a meditar nele. Resumindo... Mesmo sendo uma coisa boa, não adianta nada você passar o dia inteiro consumindo aquele conteúdo, se no final do dia você não vai lembrar do que leu ou ouviu. E o principal, não vai colocar em prática. E é exatamente isso que está acontecendo comigo. Passo o dia inteiro ouvido pregações, mas uma hora depois não lembro de nenhuma delas. Vou começar a ouviram uma só por dia, ler um capítulo da bíblia por dia e meditar nele. Creio que assim Deus vai renovar minha mente, e eu vou sair dessa prisão.😢🙏🏻
também estou aprisionada, viciada no youtube e isso dellinou minha vida espiritual. É dificil me conectar com Deus agora pq minha mente não para de pensar e é tudo muito rapido. Vou mudar isso
Eu digo por experiência própria que esse é o certo a se fazer: ler um capítulo apenas das escrituras. Quando vc faz isso , vc consegue de fato mergulhar na palavra, aprender com ela, ser renovado.
" Não consegue almoçar sem ver vídeo no RUclips". Você disse tudo. Acertou em cheio. Minha mente continua acelerada e querendo mais conteúdo. Obrigada por compartilhar as dicas.
O ideal seria vivermos cercado de natureza, longe dos centros urbanos, vivendo do que a terra dá. Acredito que nossos antepassados eram bem mais felizes do que nós dessa época moderna.
depois de largar um vício em um aplicativo e ir pra outro pela milésima vez, eu entendi que não é só tirar as redes sociais, precisa ter um hábito saudável (ou mais de um) no lugar. comecei a correr no calçadão, fazer receitas novas e principalmente passar mais tempo com meus pais.
@@GuilhermeHenrique-by9qgsim rede social só trás ansiedade, depressão por não ter a vida perfeita que muito blogueiros divulgam eu mesmo não sigo mais nenhum.
Eu tô com essa tática mas está muito difícil, eu acabo entrando aqui pq meu cérebro parece está viciado em querer descobrir algo simples e novo, como se eu não estiver aqui eu faria perdendo algo muito importante que poderia mudar minha vida. Meu cérebro é dramático
Ficarmos tão dependentes da Internet que aquela frase biblica " O senhor é meu pastor e nada me faltara " Agora é " Minha banda larga é meu pastor e ela não cairá!"
Para você que está lendo essa mensagem, que Deus te dê forças, ânimo e coragem! Saiba que o tempo está se cumprindo e que Jesus está voltando! A hora é chegada, arrependam-se de seus maus caminhos e busquem a Deus enquanto se pode achar! Que Deus os abençoe 🙏🏻
Eu notei isso tbm quando tirei as redes sociais é verdade.Comecei ler um livro pra tentar me desligar um pouco do celular,mas é um vício que só Jesus pra nos ajudar a libertar,quando a gente vê já ta aqui no RUclips assistindo algo
Acabei de comprar um celular Nokia 110 (daqueles bem simples, só pra ligar e mandar sms), graças ao seu vídeo. Fazia tempo que eu estava me enrolando pra tomar essa decisão. Obrigado! Meu smartphone vou deixar em casa para coisas pontuais. Quero minha vida de volta.
Concordo contigo, só faço uma ressalva: até a leitura pode se tornar um vilão de conteúdo se for desregrada. Conheço gente que tem tanto livro, mas é emocionante vazio.Penso que o ser humano precisa de um momento para contemplação sem consumo, senão coisas boas se transformam em vícios e vícios levam a dependência.
Eu excluí às minhas redes sociais há mais de um ano, eu fiquei viciado em RUclips. Eu só consegui melhorar depois que comecei a usar temporizador no RUclips, só utilizo por mais ou menos uns 20 minutos por dia. Depois eu fui acostumando e hoje em dia eu desapeguei.
No caso do vício em redes sociais o melhor é pôr algum hábito saudável no lugar, eu troquei o hábito de ficar assistindo RUclips no celular pelo hábito de estudar. Aí vai de cada um, mas sem nada você cai no vício novamente.
@@pedropotter4748não, ele é viciado em conteúdo como diz o vídeo. Se não tivesse celular ele iria todo dia ao cinema, como as pessoas faziam há 30 anos (ainda fazem, mas hoje em dia as salas de cinema são vazias, pelo menos aqui em São Paulo).
Uma das coisas que percebi depois de anos acessando muitos conteúdos, deste pinterest, Instagram... RUclips... foi que eu diminui a capacidade de pensar por mim. Já não lembrava mais fazer contas ou não tinha um raciocínio tão rápido e inteligente como antes kk ou a falta de foco para estudar e ler um livro. E neste último mês fiquei me perguntando, onde estava aquela Bárbara de 2015 que não se importava com pessoas, opiniões, era estudiosa, tinha autoestima e lia muito... foi quando percebi que deveria sair um pouco desse mundo digital e voltar a minha essência... Voltei a comprar livros de pintura, comprei lapis de cor, deu vontade de comprar quebra-cabeças... ando assistindo séries de forma mais conectada e longe do celular... resolvi focar mais nos livros (mesmo sendo dificil), e principalmente voltar a estudar de forma conectada e também longe de distração... isso tbm dependeu muito da minha disciplina e lembrar de manter essa internet/rede social longe de mim e ficar mais conectada a minha essência, a fazer que eu gostava de fazer desde criança (lembrar de quem eu era e o q gostava), e ficar mais no Presente...
Vdd.. isso aconteceu comigo, ixclui minhas redes sociais, mas comecei a mergulhar em muitas pregações no RUclips, assistia umas 4 ou 5 por dia, viciada mesmo, e foi quando tive crise de ansiedades, e foi quando eu decidi parar de assistir e comecei só ouvir músicas, e foi quando eu comecei a me acalmar, e comecei a orar todos os dias, ler a Bíblia e ouvir músicas mais alegres dentro de casa, foi quando a paz chegou e ficou!😊
Tudo isso que varias pessoas tem passado, faz parte do processo de muita informação que tem no mundo em geral hoje em dia, por conta da internet que trás informações do Mundo inteiro o tempo todo, o mundo vem passando por um processo de evolução tecnológica tão rápido que chega tanta informação junto e acaba nos tirando o foco. Ler livro também é conteúdo e também pode viciar se for em excesso
MAGNÍFICO VÍDEO... E fica a nota que até mesmo conteúdo de qualidade pode ocupar a mente como uma esponja saturada de água. Fica difícil absorver novos conhecimentos. Então, depois de suprimir o vício, a mente precisa da seleção de conhecimento específico e não de uma enchurrada de informação desnecessária e inútil. Grato.
Me identifiquei completamente. Excesso de conteudo, mesmo que seja educativo, evolutivo, mas nao parar pra descansar é complicado mesmo. Esse video foi necessario pra mim. Obrigada!
Nós, em geral, temos dificuldade em lidar com o tédio, com o fazer nada, não pensar em nada e lidar com o silêncio. Lembro que quando fui morar sozinha, eu sempre abria o youtube e procurava um video longo pra deixar rodando enquanto vazia minhas coisas e só do vídeo terminar, eu entrava em "desespero". Com o tempo fui percebendo isso, fui limitando meu tempo de tela e chegou num ponto que o barulho de fundo começou a me incomodar e passei a amar o silêncio. Tudo é questão de se autoanalisar, ir mudando os hábitos aos poucos e ter paciência com o processo.
Quando a Internet começou as pessoas passavam o dia todo fazendo suas obrigações; trabalho, estudos e só após a meia noite é que iam aproveitar os pulsos da ligação telefônica para ver a Internet, hoje em dia quando a Internet cai, as pessoas não sabem o que fazer!
caraca, esse video chegou na hora certa. to a umas 3-4 semanas sem ig e ttk pra focar nos estudos, mas fico preenchendo esse vazio de dopamina barata no meu dia a dia com diversos videos no yt (inclusive estava fazendo isso agora), nao consigo fazer coisas basicas sem estar vendo video ou ouvindo louvor, fora a procrastinaçao de achar que nao esta enrolando por estar consumindo algum conteudo que agrega sendo que na verdade esta apenas repetindo os habitos de antigamente. video me fez ver a situação de um jeito diferente, agradeço
Eu não tenho rede sociais justamente por que ficava me diminuindo ( eu desenho e pinto, então seguia esse tipo de conteúdo e artistas). Então excluí, mas me viciei nos conteúdos de aulas sobre esses assuntos aqui no YT que são muitos e nem todos tem qualidade e apesar de ter coisas boas não consigo me concentrar e absorver. Tanto que para voltar a pintar eu entrei em um curso mesmo tendo conhecimento na área para poder conseguir finalizar algo. Quando termino um quadro nem acredito de tão surpresa pela minha mente ansiosa. Mas hoje estou consumindo menos conteúdo digital. Durmo as 20:30 ( antes era de madrugada) e acordo cedo e tenho estado bem melhor mentalmente. Mas não é fácil... É igualmente terrível a um vício em entorpecentes : (
Exatamente é um vicio como qualquer outro! Só em você ter identificado o problema mostra-se que você está no caminho certo! Vai trocando o conteúdo por outro tipo de dopamina que seja benéfica pra tua mente! Abraços
Eu tambem sou artista e passo pela mesma situação de me diminuir e me comparar com outros artistas, fiz um detox de instagram e tiktok pois só consumia conteudo de arte, pra tentar estudar sem me comparar, acabou que me viciei em aulas do youtube e pinterest e quando ia ver um curso na domestika ou udemy, não conseguia absorver, com esse seu comentario me fez ver que tem anos que eu simplesmente não paro pra pintar ou desenhar algo sem estar vendo referencia, fazendo de "cabeça" e deixando a imaginação fluir, sem me preocupar se esta proporcional ou não, sem me preocupar em querer postar, querer a opinião e likes dos outros, simplesmente fazer algo pra mim, por mim, obrigada por isso, ajudou uma outra artista.
Exatamente minha última rede social foi o Orkut.. de lá para cá nunca tive Facebook Instagram Twitter.. NADA e mesmo assim vivia ansioso..obivio que se eu fosse viciado nessas porcarias poderia ser pior e tenho certeza que seria mais nao e só isso não
Eu desativei insta e face. Mas continuava ansioso. Me entupi de youtube (ja era viciado), fiquei mais ainda. Estou me sentindo com excesso de informação 😢. Ótima observação guria!
Queria muito conviver com pessoas com essa mentalidade, pra que cada um pudesse ir ajudando um ao outro a evoluir, não sei criar um grupo no whatsapp e ir combinando algo pra alcançar sabe a evolução como pessoa e tudo mais
Eu crio aqui, vou adicionando, e a gente junto se ajuda, tendo em mente que, apesar de cada caso ser um caso, todos nós precisamos de ajuda (inclusive eu 😔).
6:45 GENIAL. Nós temos que tirar esse pensamento intrínseco - que foi desenvolvido em nós pela quantidade de tecnologia (no geral; tudo aquilo que "adianta" nossa vida) que temos contato - que devemos ser produtivos o tempo todo e em tudo. Não! aliás, beber água é importante; conversar é essencial; não mexer no celular enquanto uma pessoa para pra conversar com você é útil; refletir mais sobre um pequeno versículo que leu da Palavra é mais importante do que somente ler o capítulo/livro todo...
Eu também estava reparando isso. Mesmo sendo coisas para nosso benefício, ainda nos faz mal. No fim, a internet/ tecnologia, mesmo para boas práticas, nos deixou depressivos, desanimados, angustiados, bastante ansiosos, preguiçosos.Eu sei que parece bobo o que vou falar, mas eu creio que a sociedade deve começar tentar substituir o hábito de procura de conteúdo, por exemplo. Antigamente, as pessoas não tinham youtube ou videos para ajudar. Era livro e artigo..Hoje ta tudo mt mastigado e, por mais que seja bom, isso nos fez criar o senso de imediatismo no nosso cérebro. Hoje, por exemplo, se eu vejo uma video aula com uns 30 minutos eu ja assusto e fico meio ansioso para saber se vejo pq é “muito tempo”.. Eu sei que não tem como largarmos 100% a forma de obter informação atualmente porque a internet traz essa praticidade de encontrar informações que antes eram muito difíceis de serem achadas, como eu disse, por exemplo: artigos, livros,etc e porque o tempo está passando mais rápido, então às vezes a video aula ajuda,. Contudo, eu vejo que aos poucos podemos substituir esse método para um tradicional mesmo como ler livros para estudar.. Fazermos mais revisões escritas mesmo. É triste ver onde chegamos. Temos que retroceder para melhorar..
Excelente vídeo, obrigado por compartilhar a experiência e simbolicamente fazer um alerta pros malefícios que o excesso de conteúdo pode trazer pra nossa vida funcional e saúde mental. Sucesso!
4:56 siimm 😢 eu!! O Senhor já me falou sobre isso mas eu não quis me tocar: não é sobre o *quanto* você lê a Bíblia, é sobre o tanto que você vai processar - para viver - o pouco que você ler
Esse video apareceu pra mim Du nada ,excluir tik tok ,instagram e tuiter (x) mas tenho kawai,😅 e Pinterest,gosto muito do ytb,sempre assisto pregações orações,mas tudo dentro dos limites
Esse vídeo chegou pra mim no momento certo. Eu diminui minha dependência de instagram mas não me dava conta que eu ainda precisava o tempo inteiro de manter minha mente ocupada com conteúdos, mesmo assistindo vídeos sobre espiritualidade e ouvindo podcast de finanças, coisas importantes e produtivas. Obrigado moça, você me salvou!
manooo eu não acreditoooo, eu tô assim e tava aqui angustiada com pensamentos acelerados demais, ansiosa e não consigo ficar quieta, to muito inquieta, e eu me certifiquei de apagar tudo mas ainda sim não mudou, esse vídeo foi pra mim! pior que é o inferno ficar sem celular por algumas horas! mas eu consigo pois eu já fiz isso e foi muito bom
Ótimo vídeo, com certeza as rede sociais são apenas a pontinha do iceberg, a grande questão e o problema são o mundo digital, os conteúdos através das telas que nos deixa com ansiedade, acelarado, etc...
Eu estou assim, cancelei o Instagram, não tenho tiktok, mas pra fazer tudo eu preciso ouvir algum podcast ou algo informativo. Ontem era pra eu ter passado o dia estudando e ao invés disso fiquei vendo série na Netflix. Obrigada por compartilhar a sua experiência.
Seguinte Sair das redes é ótimo, mas você tem que ter outras coisas pra fazer ir pra rua ver gente, ir num parque resumindo viver. Eu não tenho TV em casa, as vezes eu saio do insta sim é ótimo, mas não adianta sair e ur pra Netflix, tem que desacelerar o cérebro. Fazer nada também é importante.
Verdades e mais verdades. Era pra eu estar estudando agora, mas sempre procuro um vídeo em paralelo pra escutar enquanto estudo, que no caso de hoje, foi esse. Resultado: tapão, pra eu criar vergonha na cara. Isso ta diminuindo a eficácia dos meus estudos em 1000%, quando termina o dia, parece que eu nem estudei... Sou um viciado em conteúdo, não um viciado em redes sociais, e é isso que eu preciso mudar! Obrigado, vídeo muito bom
Nossa, esse vídeo me ajudou muito e abriu a minha mente pra focar nesse assunto, pois eu já estava sem redes sociais há alguns dias, mais eu continuava vendo muito vídeo sobre pregação,podcast, e outros vídeos no RUclips e realmente eu senti que tinha alguma coisa errada ainda. obrigada, através do seu vídeo eu entendi oque eu preciso fazer.
Todos deveriam assistir este video! Assim como eu (até agora pouco), muita gente ainda não percebeu que está com a mente cheia e acelerada. Pessoal, compartilhem este video, pois vai abrir os olhos de muita gente. E, Stefani, obrigado pelo conteúdo valioso 🙏🙂
Eu já venho percebendo isso há muitos anos, também parei com as redes sociais e informações mas me formei na área de tecnologia então é um pouco mais difícil por conta de eu ter que estar atualizada e saber utilizar tudo. Fiz meu tcc justamente sobre os malefícios psicológicos da internet, pretendo fazer um outro na minha pós, e vc me deu a idéia de trocar a palavra internet, por conteúdo digital. Me lembrarei de vc caso precise realizar entrevistas, obrigada. Que vc continue conseguindo se livrar de toda essa carga, beijos!
Isso mesmo ! Eu desativei as únicas redes sociais tiktok e Instagram que eu tinha mas vi que eu tinha que da pausa e diminuir também Netflix e música e RUclips, eu leio todos os dias e faço exercícios ❤ e fico em silêncio desligada de tudo ! ❤ paz mental e saúde emocional ❤
Um comportamento frequente quando tomamos essa decisão é impulsivamente correr pra substituir o vicio com outra coisa, excluir redes sociais e tentar preencher com qualquer outra coisa que apareça e isso muitas vezes pode igualmente trazer ansiedade e frustração. A gente quase não pensa nisso, mas todo mundo pode fazer simplesmente o que está fazendo no momento, ou seja por exemplo, vai comer só come em silêncio, vai tomar banho, só toma banho se música, lavar louça, sem assistir ou ouvir absolutamente nada. Leitura, projetos, trabalhos, exercícios são maravilhosos e devem mesmo vir a frente de redes sociais. Mas uma dica também é, experimente o silêncio, fazer tudo 100% dedicado aquilo. É libertador e sanados pra mente.
Cara, esse vídeo é a mais pura verdade, ontem fez um mês que eu desinstalei o Instagram e eu sinto que eu não tive quase nada de resultados, eu fico pensando a noite muito sobre isso, eu faço faculdade eu não consigo me dedicar nos estudos por conta desse excesso de informações como você disse. Muito obrigado!!!! Irei mudar
Falou tudo. O problema é o excesso de informação, tem gente que é até viciada em livros lê centenas por ano e acaba não absorvendo nada. Temos que aprender a dar tempo ao tempo, aproveita-lo ao máximo as vezes é aproveita-lo o mínimo. Larguei todas as redes e recentemente me vejo muito no youtube, meu trabalho envolve "esperar" longos períodos de tempo as vezes e é muito difícil não querer "consumir" algo nesses momentos, instalei bloqueador no youtube/spotify para o horário do trabalho e vem me ajudando. Agora adotei o rádio, mas até este vem lotado de conteúdo as vezes. Precisamos ter mais calma... e com pequenas melhoras vamos criando grandes hábitos.
Vi isso também. Meu Instagram e face só tem poucos feeds que favoritei para estudo, no entanto era excesso também. Até mesmo livro... Hoje em dia estou lendo 3 livros ao mesmo tempo, mas pouco de cada um por dia. Tem demorado mais, mas está muito melhor também do que ler muito rápido e já passar para o próximo.
Verdade...disse tudo... conteúdo em geral é o que temos que ter CUIDADO... Hoje em dia tem excesso demais de informação, que está nos viciando,nos prendendo no DIGITAL... Está cada vez mais difícil nós nos libertarmos de tudo isso... Mas NÃO é impossível... Eu mesmo nos finais de semana adotei o ciclismo, contemplar lugares lindos que eu tenho o privilégio de ver pessoalmente aqui onde moro... Infelizmente não tem como se abster de tudo do mundo Digital. Porque uma hora ou outra vamos ter que mexer pra algumas coisas... Mas que sejam pra coisas boas... E não ficar se iludindo no INSTAGRAM por exemplo, vendo pessoas que Mascaram suas vidas, passando a ideia de terem as suas vidas perfeitas. Não se apeguem isso... Eu prefiro ver o RUclips do que Instagram que tem muito mais ILUSÃO de vida perfeita... Mas mesmo assim eu filtro e manero no RUclips pra não ficar muito preso a ele também. Porquê vai ser só uma troca de uma "Prisão" de um App para outro.
O pior é ter tempo sobrando e acabar investindo esse tempo em coisas que não acrescentam em nada... parar de usar redes sociais não vai adiantar se você não ocupar seu tempo com coisas produtivas
Agora percebi que quando almoço preciso "descansar" assistindo TV, seja um vídeo no RUclips ou uma notícia qualquer. Também quero trocar o tempo nas redes sociais por outras atividades. Há muito tempo penso em excluir o TikTok e deixar apenas as contas da loja (o que me atrapalha tbm no insta com os memes), mas sempre tem tanta coisa que de certa forma pode me ajudar lá (no caso o TikTok, mesmo que algo me dê gatilho)
Muito interessante esse ponto de vista! Substituir hábitos prejudiciais por outros que sejam benéficos ajuda muito! Embora seja necessário ter cautela já que até o que é bom pode se transformar em um veneno caso consumido em excesso.. ótima reflexão!
Eita, realmente isso tem muita verdade, eu sou muito distraído, to vendo um a coisa depois lembro que queria ver outra, ai vejo oque eu queria to na metade ja quero ver outra coisa e assim vai 🤯 a minha mente fica em uma confusão e um dor bem na fonte.
Verdade eu estou sem instagram e Facebook a uns 8 meses mas ainda consumo muito RUclips durante o dia. Assisto muitos vídeos durante o dia e me sinto mentalmente cansada muitas vezes, acredito que tenho vício no celular.
Isso! Sim, é o meu caso. Pra vc ter uma ideia, quando eu preciso fazer algo como estudar ou até mesmo arrumar a casa com mais concentração, eu tenho que desligar o celular e deixar longe de minhas vistas por exemplo numa gaveta do guarda-roupa. Foi uma dica que vi e que me ajuda. O celular tem que tá desligado senão eu fico querendo voltar para ele toda hora. Faça esse teste de desligar e tirar das vistas. Talvez ajude 🫶
Dificuldade de ficar em silêncio esse é o problema. Desligar tudo e simplesmente ouvir o silêncio. Não é fácil mais estou aprendendo aos poucos a fazer isso.
Nossa! Obrigada, eu sabia que tinha algo de errado cmg, mesmo quando eu tinha desinstalado o insta. Agora confirmou a minha certeza, eu vou parar de ta vendo tanto video no RUclips tube, mesmo sendo coisas construtivas, tinha um excesso de informações na minha mente.
Meu Deus, esse vídeo é muito muito necessário. Clareou minha mente, eu sou muito assim, sem redes sociais mas viciado em PodCasts, e não consigo fazer nada sem ter nada de fundo, e realmente, não adiantou nada eu ter tirado as redes sociais.
Não sou de comentar vídeos, mas você expôs exatamente aquilo que eu descontava. O vício em informação, mesmo de qualidade, faz mal para a saúde. Parabéns pela lucidez.
Boa sacada essa sua, nunca tinha pensado por esse lado, agora procurar substituir essas horas, ler livros para mim não é a melhor solução pois continua o excesso de informação, talvez um esporte, atividade prática, limpar a casa, outra coisa qhe movimente o corpo e descanse a mente.
Acredito que se soubermos usar as redes sociais para aprendizado, conhecimento e seguir pessoas que estimulam isso, acho bacana. Existem pessoas que fazem conteúdos extramente produtivos e estimuladores. Eu uso Instagram, não sou viciada, quase não tenho seguidores, e sigo pessoas que me agreguem valores. Creio que é só saber usá-las e tendo consciência de que, tudo ali é uma ilusão.
Que video necessário, abri o RUclips e foi o primeiro video que apareceu e na hora certa, pq estou exatamente assim saio do instagram e quando me dou conta estou aqui no RUclips, enquanto a vida real ta passando.
Muito real, afinal não importa o conteúdo, vício continua sendo vício independentemente do que se trata. Se livrar das redes sociais já é um primeiro passo, aos poucos vamos conseguindo nos livrar dos demais vícios.
Eu ai, vivo excluindo as redes sociais, mas sempre fico “viciada” em outra coisa (RUclips/pinterest) 🤡
Eu também, tenho somente RUclips e Pinterest, e estou viciada nesses dois 🤡
Me identifico 🤡🤡🤡
Kkkkkkkkkk na msm
Eu também, amiga😢
eu tambem :/
Kkkk eu exclui o Instagram e me viciei no youtube 🤡
Vixi, eu também
Foi o que eu havia percebido em mim! Tenta controlar o consumo ou o tipo de consumo. Substitua por outras atividades que irão te relaxar ou até mesmo fortalecer a tua mente.
Sim.
Sim.
Sim.
Troquei o vício pelo estudo, melhor decisão
Como faço?
Pois é, deixei as redes sociais faz 2 meses, comecei a estudar mais e ja li 2 livros
@@passageiro91 Também quero saber.
Entregue ao Senhor; confia nele, e ele o fará
Salmo 37:5🥰
Mateus 6:33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.👑❤️🔥
O problema não é só as redes sociais, mas o celular...é uma infinidade de opções e informações que não estamos preparados para assimilar!
Exatamente, nosso cérebro entra em colapso e passamos a ser extremamente ineficientes em tudo, inclusive em viver.
Por isso e bom usar um Nokia aqueles dos antigos rsrs
😂😂😂😂😂@@JonatasFelipe10
@@euunavida Sim, o bom seria usar só no computador e deixar o celular só com whatsapp e email (e olhe lá também, alguns nem isso podem rs).
Tb acho, na época do orkut nao tinha o smartphone, a gente ia numa festa, se divertia e chegava em casa e postava as fotos. Hoje ninguem curte nada, fica com a cara na tela pensando ser um influencer. O celular que é viciante.
Excesso de dopamina… não estamos sabendo viver uma vida de tédio, como ela realmente é, sempre foi.
Nossos avós sempre viveram no interior, na calmaria, sem muita (ou nenhuma) informação externa.
E era perfeita😭😭n tínhamos cel cresci na roça dormíamos cedo tinhamos tarefas durante o dia brincávamos comíamos td com horário éramos felizes hj em dia vivemos anciosos e se comparando cm a vida alheia😢
Eu gostaria de não ter mais celular. Só assim pra largar esse vício, mas infelizmente não posso no momento. Gostaria de viver igual antigamente.
Eu também, sonho com isso.....
Ocupa seu tempo com coisas físicas, vale o esforço deixar ele parado, pois acho que todo mundo tem muito o que melhorar, construir e conquistar fora desse treco
Nossa, tb! Mas creio q hj em dia seja impossível 😢
Estou contigo, penso constantemente nisso...aposentar o smartphone e voltar à usar aqueles celulares só pra ligação e torpedos 😄 qdo falo isso as pessoas riem na minha cara! 🤡
Eu tambem queria viver como antigamente.
Descobri que fico muito no celular nem tanto pelo conteúdo, mas sim por ser incapaz de lidar com o tédio. Passei um dia observando meu comportamento, e percebi que pego o celular nos momentos em que não estou fazendo nada: enquanto espero um software abrir ou no ônibus a caminho de casa. Tenho que aprender a simplesmente não fazer nada nesses momentos.
Eu hoje nessas pausas que você mencionou, pego um livro, de proposito sempre deixo um livro na bolsa. ME ajudou muito.
Eu também não consigo ficar no tédio e sempre pego o celular. Minha ansiedade gritando.
É muito difícil,mais dps q gnt fica menos estressado pq nss excesso de dopamina vai diminuindo.
Passo pela mesma coisa
Também
Todo vício é maléfico, o segredo é o bom senso e o equilíbrio.
Cara, pra quem está lutando para ter uma vida mais saudável e longe das redes sociais. Tem meu respeito!! Força pra tdos que estão nessa luta!! 🙇🏽🙌🏽
Vi o vídeo, e gostei mto da tua colocação qdo tu disse: "nada que te retire da REALIDADE.."
É Exatamente esse o ponto.
Pegar gosto pela REALIDADE (no aqui e agora do MUNDO FÍSICO/REAL) e ir abandonando o MUNDO DA FANTASIA/MUNDO DIGITAL, pq de fato o universo digital é uma ilusão, um holograma, nada mais q isso.
Eqto isso a vida acontece lá fora... e vc perde a coisa mais valiosa e LIMITADA da vida - TEMPO!!
É verdade!
É isso😢😮
vdd
As vezes eu vou pra casa da minha vó e lá não tem internet e nem sinal de telefone, e parece até que estamos em outra época, o dia passa até mais devagar! Quando meu pai está muito cansado de toda essa correria na cidade, a gente vai pra lá, e é maravilhoso pois conseguimos aproveitar mais o dia e o que nos cerca que é a nossa família
Sim!! Minha vi tambem mora no interior e ela nao tem wifi, o 3g oscila mas ainda funciona. Mas parece uma magica como a gente deixa o cell de lado o dia todo. O tempo passa suuuper devagar a gente fica chocado pq fez mil e uma coisas e ainda vai dar 10h da manha😂
Cmg é diferente moro na roça, porém quando estou na cidade casa da minha vó eu tbm sei administrar meu tempo melhor.E não fica tão tedioso
Sim. Temos que ficar no silêncio em uma parte do tempo de nosso dia, e, se não conseguimos isso, é porque tem algo errado.
Almoço, janta e lanche em silêncio (da tecnologia) apenas conversas mesmo das pessoas. Ficar parado tomando um sol por uns 10min ou mais sem fazer nada e assim por diante.
Precisamos do tempo de ócio para ativar a nossa criatividade e dar descanso adequando ao cérebro.
Brilhou agora , vou pesquisar sobre
Eu ai estou sem Instagram e tiktok tenho percebido que estou viciada nos vídeos curtos aqui do RUclips e na SHEIN .
Esse shorts do RUclips é a mesma coisa que o TikTok e o reels do Instagram
Caraaaaa, eu tbm. Excluí o insta e o tiktok, mas viciei aqui no RUclips e na Shein🤡. Pinterest tbm
Somos três
Desinstala os aplicativos e desativa as contas. É estranho no começo, mas vale muito a pena!
Isso é muito real, ja me percebi viaciada em distrações. Como se a vida só existisse se a mente estivesse ocupada.
E se paramos pra pensar a gente consegue ter uma percepção mas nítida da vida quando simplesmente paramos e desaceleramos. E essa é só mais uma das contradições da vida.
Aquela questao de voce achar que tem sempre que ta produzindo algo gente. Eu tenho percebido isso nesses dias. A gente se sente mal por nao fazer algo, por nao estar produzindo, aprendendo, seja la o que for, mas orecisamos forcar nas coisas imples da vida. Gente, acordemos! Vamos viver a vida, o lado simples da vida como um passeio no parque/praia a tarde. Brincat com pets, cozinhar, gente, coisa simples! Isso traz uma saude diferente pea nossa mente e pro nosso espírito. So façam isso. Nao vou comentar mais pra nao ficar longo. Esse é o meu conselho mais genuíno pra gente. Vivamos o lado simples da vida.
É isso que nossos avós faziam... Precisamos mudar...
Excelente comentário! Viver não é necessariamente estar sendo produtivo/ fazendo dinheiro; é interagir com a vida ao nosso redor, estar sempre em conexão com Deus e fortalecer nossos relacionamentos. Celular é uma nova droga, que infelizmente todos nós estamos viciados - com rede social ou não.
Eu neste exato momento vindo achar um video para assistir enquanto penteio meu cabelo pq nao consigo não ver algo, preciso me livrar desse excesso, sinto que me faz muito mal de fato
Fiz o teste de 30 dias sem redes sociais. 30 dias depois fui retornar. Eu senti uns sintomas estranho, assim que entrei novamente e comecei a olhar eu comecei a sentir ânsia de vômito, desconforto no corpo, dor de cabeça, tontura... peguei e desinstalei os aplicativos. Comecei a estudar e ler mais. Estou dormindo mais cedo também. Minha luta agora será no horário do café da manhã, almoço e janta. Só sei comer vendo vídeos no RUclips. Depois do seu comentário sobre irei parar com isso também. Obrigada.
Deus abençoe!
Isso que você falou é muito forte, porque eu estou vivendo e sei exatamente como é. 😢
Desinstalei as redes sociais, fiquei só com o RUclips pra ouvir louvores, testemunhos e pregações. Infelizmente, minha mente continuava do mesmo jeito de quando eu passava o dia no Instagram, Facebook e whatsapp. Um dia ouvindo uma pregação da Joyce Mayer (acho que é assim o nome dela), ela falou que no início da sua conversão, ela passava horas lendo a palavra, só que quando acabava o dia, ela nao lembrava de nada que tinha lido e assim não colocava em prática. E aí, ela começou a ler um capitulo por dia e começou a meditar nele. Resumindo... Mesmo sendo uma coisa boa, não adianta nada você passar o dia inteiro consumindo aquele conteúdo, se no final do dia você não vai lembrar do que leu ou ouviu. E o principal, não vai colocar em prática. E é exatamente isso que está acontecendo comigo. Passo o dia inteiro ouvido pregações, mas uma hora depois não lembro de nenhuma delas. Vou começar a ouviram uma só por dia, ler um capítulo da bíblia por dia e meditar nele. Creio que assim Deus vai renovar minha mente, e eu vou sair dessa prisão.😢🙏🏻
Nossa isso é bem reflexivo no século atual que temos uma mente ansiosa e acelerada por receber tantas informações.
Foi exatamente isso que fiz! Muito obrigada pelo seu relato, o segredo é persistir no novo hábito. 🙏
também estou aprisionada, viciada no youtube e isso dellinou minha vida espiritual. É dificil me conectar com Deus agora pq minha mente não para de pensar e é tudo muito rapido. Vou mudar isso
Isso mesmo,uma coisa de cada vez,um passo de cada vez,melhor meditar em uma só coisa o dia inteiro.
Eu digo por experiência própria que esse é o certo a se fazer: ler um capítulo apenas das escrituras. Quando vc faz isso , vc consegue de fato mergulhar na palavra, aprender com ela, ser renovado.
" Não consegue almoçar sem ver vídeo no RUclips". Você disse tudo. Acertou em cheio. Minha mente continua acelerada e querendo mais conteúdo. Obrigada por compartilhar as dicas.
O ideal seria vivermos cercado de natureza, longe dos centros urbanos, vivendo do que a terra dá. Acredito que nossos antepassados eram bem mais felizes do que nós dessa época moderna.
vdd
depois de largar um vício em um aplicativo e ir pra outro pela milésima vez, eu entendi que não é só tirar as redes sociais, precisa ter um hábito saudável (ou mais de um) no lugar. comecei a correr no calçadão, fazer receitas novas e principalmente passar mais tempo com meus pais.
O problema e que agente se compara e parece que todo mundo esta com a vida as mil maravilhas.
E na real tá todo mundo acelerado, ansioso, disputando 😢
Nossa seu comentário disse tudo,a gente vive se comparando e as vezes a vida de outras pessoas nem e isso tudo talvez seja só uma aparência
Com certeza por isso nem vejo mais e parei de seguir blogueiros que hostemtam só sigo quem eu conheço, e que me segue também.@@amandaribeiro6830
@@GuilhermeHenrique-by9qgsim rede social só trás ansiedade, depressão por não ter a vida perfeita que muito blogueiros divulgam eu mesmo não sigo mais nenhum.
Verdade 😢
concordo demais com esse vídeo, eu mesma me proibi de ver vídeos no RUclips que fossem recomendados, só se fosse procurar algo específico
Eu tô com essa tática mas está muito difícil, eu acabo entrando aqui pq meu cérebro parece está viciado em querer descobrir algo simples e novo, como se eu não estiver aqui eu faria perdendo algo muito importante que poderia mudar minha vida. Meu cérebro é dramático
@@lightand4378tenta convence-lo que na realidade ele poderá também descobrir algo novo
Obrigado, Vou começar a fazer isso tbm
Eu não sou cristã, mas esse vídeo veio na hora certa na minha vida. Muito obrigada, fez muito sentido ❤
Ficarmos tão dependentes da Internet que aquela frase biblica " O senhor é meu pastor e nada me faltara " Agora é " Minha banda larga é meu pastor e ela não cairá!"
Para você que está lendo essa mensagem, que Deus te dê forças, ânimo e coragem!
Saiba que o tempo está se cumprindo e que Jesus está voltando! A hora é chegada, arrependam-se de seus maus caminhos e busquem a Deus enquanto se pode achar!
Que Deus os abençoe 🙏🏻
Eu notei isso tbm quando tirei as redes sociais é verdade.Comecei ler um livro pra tentar me desligar um pouco do celular,mas é um vício que só Jesus pra nos ajudar a libertar,quando a gente vê já ta aqui no RUclips assistindo algo
Acabei de comprar um celular Nokia 110 (daqueles bem simples, só pra ligar e mandar sms), graças ao seu vídeo. Fazia tempo que eu estava me enrolando pra tomar essa decisão. Obrigado! Meu smartphone vou deixar em casa para coisas pontuais. Quero minha vida de volta.
Sim, nunca fui viciada em redes sociais, mas sempre fui viciada em RUclips.
Agora estou viciada em RUclips e séries em apps de streaming.
Concordo contigo, só faço uma ressalva: até a leitura pode se tornar um vilão de conteúdo se for desregrada. Conheço gente que tem tanto livro, mas é emocionante vazio.Penso que o ser humano precisa de um momento para contemplação sem consumo, senão coisas boas se transformam em vícios e vícios levam a dependência.
Tudo me é lícito mas nem tudo me convém, tudo me é lícito mas não me deixarei ser dominado por nenhum.
O certo que nascemos para dominar! É não para ser dominados😜
Eu excluí às minhas redes sociais há mais de um ano, eu fiquei viciado em RUclips. Eu só consegui melhorar depois que comecei a usar temporizador no RUclips, só utilizo por mais ou menos uns 20 minutos por dia. Depois eu fui acostumando e hoje em dia eu desapeguei.
interessante, vou tentar fazer isso.
Pior que é oh, aqui casa meu marido saiu das redes sociais mais passa dia e noite no RUclips olhando reels 😢 um vício terrível misericórdia
Hábitos e constância mudam vidas! Amei 💕
No caso do vício em redes sociais o melhor é pôr algum hábito saudável no lugar, eu troquei o hábito de ficar assistindo RUclips no celular pelo hábito de estudar. Aí vai de cada um, mas sem nada você cai no vício novamente.
@@wallacealmeida8872 melhor decisão né? Trocou algo fútil por algo útil que vai agregar algo de valor na vida vida
Eu exclui o insta e fiquei viciado no youtube, exclui o youtube e fiquei viciado em assistir filmes e séries
Então o seu vício seja o celular
@@pedropotter4748não, ele é viciado em conteúdo como diz o vídeo. Se não tivesse celular ele iria todo dia ao cinema, como as pessoas faziam há 30 anos (ainda fazem, mas hoje em dia as salas de cinema são vazias, pelo menos aqui em São Paulo).
@@pedropotter4748 pensei o mesmo kkkkk
Exclui o celular 😂😂😂😂 brincadeira rs
Uma das coisas que percebi depois de anos acessando muitos conteúdos, deste pinterest, Instagram... RUclips... foi que eu diminui a capacidade de pensar por mim. Já não lembrava mais fazer contas ou não tinha um raciocínio tão rápido e inteligente como antes kk ou a falta de foco para estudar e ler um livro.
E neste último mês fiquei me perguntando, onde estava aquela Bárbara de 2015 que não se importava com pessoas, opiniões, era estudiosa, tinha autoestima e lia muito... foi quando percebi que deveria sair um pouco desse mundo digital e voltar a minha essência...
Voltei a comprar livros de pintura, comprei lapis de cor, deu vontade de comprar quebra-cabeças... ando assistindo séries de forma mais conectada e longe do celular... resolvi focar mais nos livros (mesmo sendo dificil), e principalmente voltar a estudar de forma conectada e também longe de distração... isso tbm dependeu muito da minha disciplina e lembrar de manter essa internet/rede social longe de mim e ficar mais conectada a minha essência, a fazer que eu gostava de fazer desde criança (lembrar de quem eu era e o q gostava), e ficar mais no Presente...
Maravilhosa, o autoconhecimento nos salva 🙌🏼❤️
Pior q é verdade. Me deparei consumindo muito RUclips. Por isso mesmo te achei.
Pode ter certeza que voçê ajudou sim alguém a pensar e refletir dessa forma, eu fui uma delas, muito obrigado!!!
Vdd.. isso aconteceu comigo, ixclui minhas redes sociais, mas comecei a mergulhar em muitas pregações no RUclips, assistia umas 4 ou 5 por dia, viciada mesmo, e foi quando tive crise de ansiedades, e foi quando eu decidi parar de assistir e comecei só ouvir músicas, e foi quando eu comecei a me acalmar, e comecei a orar todos os dias, ler a Bíblia e ouvir músicas mais alegres dentro de casa, foi quando a paz chegou e ficou!😊
Tudo isso que varias pessoas tem passado, faz parte do processo de muita informação que tem no mundo em geral hoje em dia, por conta da internet que trás informações do Mundo inteiro o tempo todo, o mundo vem passando por um processo de evolução tecnológica tão rápido que chega tanta informação junto e acaba nos tirando o foco.
Ler livro também é conteúdo e também pode viciar se for em excesso
Amei o vídeo. Muito real, tô chocada. 🤡🤡
Deus te usou hj para me avisar sobre isso. Obrigada. Deus abençoe!
MAGNÍFICO VÍDEO... E fica a nota que até mesmo conteúdo de qualidade pode ocupar a mente como uma esponja saturada de água. Fica difícil absorver novos conhecimentos. Então, depois de suprimir o vício, a mente precisa da seleção de conhecimento específico e não de uma enchurrada de informação desnecessária e inútil. Grato.
Queria que o mundo fosse que nem a antiguidade, sei que o acesso era difícil a informação mas não era impossível…
Me identifiquei completamente. Excesso de conteudo, mesmo que seja educativo, evolutivo, mas nao parar pra descansar é complicado mesmo. Esse video foi necessario pra mim. Obrigada!
A gente está esquecendo de deus e ele está triste por isso estamos dando prioridade a coisas do mundo
Exatamente, quando esquecemos de Deus nos tornamos ainda mais vulneráveis.
Nós, em geral, temos dificuldade em lidar com o tédio, com o fazer nada, não pensar em nada e lidar com o silêncio.
Lembro que quando fui morar sozinha, eu sempre abria o youtube e procurava um video longo pra deixar rodando enquanto vazia minhas coisas e só do vídeo terminar, eu entrava em "desespero". Com o tempo fui percebendo isso, fui limitando meu tempo de tela e chegou num ponto que o barulho de fundo começou a me incomodar e passei a amar o silêncio.
Tudo é questão de se autoanalisar, ir mudando os hábitos aos poucos e ter paciência com o processo.
Quando a Internet começou as pessoas passavam o dia todo fazendo suas obrigações; trabalho, estudos e só após a meia noite é que iam aproveitar os pulsos da ligação telefônica para ver a Internet, hoje em dia quando a Internet cai, as pessoas não sabem o que fazer!
caraca, esse video chegou na hora certa. to a umas 3-4 semanas sem ig e ttk pra focar nos estudos, mas fico preenchendo esse vazio de dopamina barata no meu dia a dia com diversos videos no yt (inclusive estava fazendo isso agora), nao consigo fazer coisas basicas sem estar vendo video ou ouvindo louvor, fora a procrastinaçao de achar que nao esta enrolando por estar consumindo algum conteudo que agrega sendo que na verdade esta apenas repetindo os habitos de antigamente. video me fez ver a situação de um jeito diferente, agradeço
Eu não tenho rede sociais justamente por que ficava me diminuindo ( eu desenho e pinto, então seguia esse tipo de conteúdo e artistas). Então excluí, mas me viciei nos conteúdos de aulas sobre esses assuntos aqui no YT que são muitos e nem todos tem qualidade e apesar de ter coisas boas não consigo me concentrar e absorver. Tanto que para voltar a pintar eu entrei em um curso mesmo tendo conhecimento na área para poder conseguir finalizar algo. Quando termino um quadro nem acredito de tão surpresa pela minha mente ansiosa. Mas hoje estou consumindo menos conteúdo digital. Durmo as 20:30 ( antes era de madrugada) e acordo cedo e tenho estado bem melhor mentalmente. Mas não é fácil... É igualmente terrível a um vício em entorpecentes : (
Exatamente é um vicio como qualquer outro! Só em você ter identificado o problema mostra-se que você está no caminho certo! Vai trocando o conteúdo por outro tipo de dopamina que seja benéfica pra tua mente! Abraços
Eu tambem sou artista e passo pela mesma situação de me diminuir e me comparar com outros artistas, fiz um detox de instagram e tiktok pois só consumia conteudo de arte, pra tentar estudar sem me comparar, acabou que me viciei em aulas do youtube e pinterest e quando ia ver um curso na domestika ou udemy, não conseguia absorver, com esse seu comentario me fez ver que tem anos que eu simplesmente não paro pra pintar ou desenhar algo sem estar vendo referencia, fazendo de "cabeça" e deixando a imaginação fluir, sem me preocupar se esta proporcional ou não, sem me preocupar em querer postar, querer a opinião e likes dos outros, simplesmente fazer algo pra mim, por mim, obrigada por isso, ajudou uma outra artista.
Minha gente, mais pessoas deveriam ver isso, definitivamente!
Exatamente minha última rede social foi o Orkut.. de lá para cá nunca tive Facebook Instagram Twitter.. NADA e mesmo assim vivia ansioso..obivio que se eu fosse viciado nessas porcarias poderia ser pior e tenho certeza que seria mais nao e só isso não
ainda não havia percebido que as redes sociais eram apenas a ponta do iceberg.
Obrigado por compartilhar ❤
Eu desativei insta e face. Mas continuava ansioso. Me entupi de youtube (ja era viciado), fiquei mais ainda. Estou me sentindo com excesso de informação 😢. Ótima observação guria!
Queria muito conviver com pessoas com essa mentalidade, pra que cada um pudesse ir ajudando um ao outro a evoluir, não sei criar um grupo no whatsapp e ir combinando algo pra alcançar sabe a evolução como pessoa e tudo mais
Nossa, seria muito legal!
@@mayra7627 É meio complexo(por conta do egoísmo humano), mas eu sinceramente acredito que é possível fazer acontecer, você estaria disposta?
Espero que você consiga criar esse grupo, avisa pra gente. Seria legal compartilhar experiências
quando criarem, avisem! quero participar
Eu crio aqui, vou adicionando, e a gente junto se ajuda, tendo em mente que, apesar de cada caso ser um caso, todos nós precisamos de ajuda (inclusive eu 😔).
6:45 GENIAL. Nós temos que tirar esse pensamento intrínseco - que foi desenvolvido em nós pela quantidade de tecnologia (no geral; tudo aquilo que "adianta" nossa vida) que temos contato - que devemos ser produtivos o tempo todo e em tudo. Não! aliás, beber água é importante; conversar é essencial; não mexer no celular enquanto uma pessoa para pra conversar com você é útil; refletir mais sobre um pequeno versículo que leu da Palavra é mais importante do que somente ler o capítulo/livro todo...
Eu também estava reparando isso. Mesmo sendo coisas para nosso benefício, ainda nos faz mal. No fim, a internet/ tecnologia, mesmo para boas práticas, nos deixou depressivos, desanimados, angustiados, bastante ansiosos, preguiçosos.Eu sei que parece bobo o que vou falar, mas eu creio que a sociedade deve começar tentar substituir o hábito de procura de conteúdo, por exemplo. Antigamente, as pessoas não tinham youtube ou videos para ajudar. Era livro e artigo..Hoje ta tudo mt mastigado e, por mais que seja bom, isso nos fez criar o senso de imediatismo no nosso cérebro. Hoje, por exemplo, se eu vejo uma video aula com uns 30 minutos eu ja assusto e fico meio ansioso para saber se vejo pq é “muito tempo”..
Eu sei que não tem como largarmos 100% a forma de obter informação atualmente porque a internet traz essa praticidade de encontrar informações que antes eram muito difíceis de serem achadas, como eu disse, por exemplo: artigos, livros,etc e porque o tempo está passando mais rápido, então às vezes a video aula ajuda,. Contudo, eu vejo que aos poucos podemos substituir esse método para um tradicional mesmo como ler livros para estudar.. Fazermos mais revisões escritas mesmo. É triste ver onde chegamos. Temos que retroceder para melhorar..
Excelente vídeo, obrigado por compartilhar a experiência e simbolicamente fazer um alerta pros malefícios que o excesso de conteúdo pode trazer pra nossa vida funcional e saúde mental. Sucesso!
Fico feliz em poder ajudar!
4:56 siimm 😢 eu!! O Senhor já me falou sobre isso mas eu não quis me tocar: não é sobre o *quanto* você lê a Bíblia, é sobre o tanto que você vai processar - para viver - o pouco que você ler
Esse vídeo foi tão necessário e na hora certa!!
Obrigada por isso🤍
Esse video apareceu pra mim
Du nada ,excluir tik tok ,instagram e tuiter (x) mas tenho kawai,😅 e Pinterest,gosto muito do ytb,sempre assisto pregações orações,mas tudo dentro dos limites
É isso aí, autocontrole é tudo 😊🫶🏻
Eu sem redes sociais e passo bom tempo vendo vídeo de faxina e jogo no yt. Só Jesus
Não tenho dúvida alguma de que esse vídeo foi uma resposta de Deus as minhas orações.
Esse vídeo chegou pra mim no momento certo. Eu diminui minha dependência de instagram mas não me dava conta que eu ainda precisava o tempo inteiro de manter minha mente ocupada com conteúdos, mesmo assistindo vídeos sobre espiritualidade e ouvindo podcast de finanças, coisas importantes e produtivas. Obrigado moça, você me salvou!
vídeo (e alerta) tão útil e necessário, q só por esse video me inscrevi!
Excelente reflexão!
manooo eu não acreditoooo, eu tô assim e tava aqui angustiada com pensamentos acelerados demais, ansiosa e não consigo ficar quieta, to muito inquieta, e eu me certifiquei de apagar tudo mas ainda sim não mudou, esse vídeo foi pra mim! pior que é o inferno ficar sem celular por algumas horas! mas eu consigo pois eu já fiz isso e foi muito bom
Ótimo vídeo, com certeza as rede sociais são apenas a pontinha do iceberg, a grande questão e o problema são o mundo digital, os conteúdos através das telas que nos deixa com ansiedade, acelarado, etc...
Eu estou assim, cancelei o Instagram, não tenho tiktok, mas pra fazer tudo eu preciso ouvir algum podcast ou algo informativo. Ontem era pra eu ter passado o dia estudando e ao invés disso fiquei vendo série na Netflix. Obrigada por compartilhar a sua experiência.
Seguinte
Sair das redes é ótimo, mas você tem que ter outras coisas pra fazer ir pra rua ver gente, ir num parque resumindo viver.
Eu não tenho TV em casa, as vezes eu saio do insta sim é ótimo, mas não adianta sair e ur pra Netflix, tem que desacelerar o cérebro. Fazer nada também é importante.
isso é muito real, a dificuldade está em viver o agora.
Verdades e mais verdades. Era pra eu estar estudando agora, mas sempre procuro um vídeo em paralelo pra escutar enquanto estudo, que no caso de hoje, foi esse. Resultado: tapão, pra eu criar vergonha na cara. Isso ta diminuindo a eficácia dos meus estudos em 1000%, quando termina o dia, parece que eu nem estudei... Sou um viciado em conteúdo, não um viciado em redes sociais, e é isso que eu preciso mudar! Obrigado, vídeo muito bom
Nossa, esse vídeo me ajudou muito e abriu a minha mente pra focar nesse assunto, pois eu já estava sem redes sociais há alguns dias, mais eu continuava vendo muito vídeo sobre pregação,podcast, e outros vídeos no RUclips e realmente eu senti que tinha alguma coisa errada ainda. obrigada, através do seu vídeo eu entendi oque eu preciso fazer.
Esse vídeo me pegou! Agora entendi exatamente o que está acontecendo cmg.
Todos deveriam assistir este video! Assim como eu (até agora pouco), muita gente ainda não percebeu que está com a mente cheia e acelerada. Pessoal, compartilhem este video, pois vai abrir os olhos de muita gente. E, Stefani, obrigado pelo conteúdo valioso 🙏🙂
Fico feliz que o vídeo tenha sido útil. Obrigada por ajudar o canal.
@@euunavida
Eu já venho percebendo isso há muitos anos, também parei com as redes sociais e informações mas me formei na área de tecnologia então é um pouco mais difícil por conta de eu ter que estar atualizada e saber utilizar tudo. Fiz meu tcc justamente sobre os malefícios psicológicos da internet, pretendo fazer um outro na minha pós, e vc me deu a idéia de trocar a palavra internet, por conteúdo digital. Me lembrarei de vc caso precise realizar entrevistas, obrigada. Que vc continue conseguindo se livrar de toda essa carga, beijos!
Sucesso Lari tenho certeza que chegará ao equilíbrio ❤️
Isso mesmo ! Eu desativei as únicas redes sociais tiktok e Instagram que eu tinha mas vi que eu tinha que da pausa e diminuir também Netflix e música e RUclips, eu leio todos os dias e faço exercícios ❤ e fico em silêncio desligada de tudo ! ❤ paz mental e saúde emocional ❤
Um comportamento frequente quando tomamos essa decisão é impulsivamente correr pra substituir o vicio com outra coisa, excluir redes sociais e tentar preencher com qualquer outra coisa que apareça e isso muitas vezes pode igualmente trazer ansiedade e frustração. A gente quase não pensa nisso, mas todo mundo pode fazer simplesmente o que está fazendo no momento, ou seja por exemplo, vai comer só come em silêncio, vai tomar banho, só toma banho se música, lavar louça, sem assistir ou ouvir absolutamente nada. Leitura, projetos, trabalhos, exercícios são maravilhosos e devem mesmo vir a frente de redes sociais. Mas uma dica também é, experimente o silêncio, fazer tudo 100% dedicado aquilo. É libertador e sanados pra mente.
O cérebro humano pode se viciar em tudo, você e que escolhe o hábito quando soube disso minha vida mudou
As vezes é preciso somente parar e contemplar, só Nós e Ele
Cara, esse vídeo é a mais pura verdade, ontem fez um mês que eu desinstalei o Instagram e eu sinto que eu não tive quase nada de resultados, eu fico pensando a noite muito sobre isso, eu faço faculdade eu não consigo me dedicar nos estudos por conta desse excesso de informações como você disse. Muito obrigado!!!! Irei mudar
Falou tudo. O problema é o excesso de informação, tem gente que é até viciada em livros lê centenas por ano e acaba não absorvendo nada. Temos que aprender a dar tempo ao tempo, aproveita-lo ao máximo as vezes é aproveita-lo o mínimo.
Larguei todas as redes e recentemente me vejo muito no youtube, meu trabalho envolve "esperar" longos períodos de tempo as vezes e é muito difícil não querer "consumir" algo nesses momentos, instalei bloqueador no youtube/spotify para o horário do trabalho e vem me ajudando. Agora adotei o rádio, mas até este vem lotado de conteúdo as vezes.
Precisamos ter mais calma... e com pequenas melhoras vamos criando grandes hábitos.
Me trouxe muita clareza. Minha estratégia agora é controlar o tempo de uso da tecnologia também, para não consumir muito conteúdo. Deus abençoe!
Vi isso também. Meu Instagram e face só tem poucos feeds que favoritei para estudo, no entanto era excesso também. Até mesmo livro... Hoje em dia estou lendo 3 livros ao mesmo tempo, mas pouco de cada um por dia. Tem demorado mais, mas está muito melhor também do que ler muito rápido e já passar para o próximo.
Verdade...disse tudo... conteúdo em geral é o que temos que ter CUIDADO...
Hoje em dia tem excesso demais de informação, que está nos viciando,nos prendendo no DIGITAL...
Está cada vez mais difícil nós nos libertarmos de tudo isso...
Mas NÃO é impossível...
Eu mesmo nos finais de semana adotei o ciclismo, contemplar lugares lindos que eu tenho o privilégio de ver pessoalmente aqui onde moro...
Infelizmente não tem como se abster de tudo do mundo Digital.
Porque uma hora ou outra vamos ter que mexer pra algumas coisas...
Mas que sejam pra coisas boas...
E não ficar se iludindo no INSTAGRAM por exemplo, vendo pessoas que Mascaram suas vidas, passando a ideia de terem as suas vidas perfeitas.
Não se apeguem isso...
Eu prefiro ver o RUclips do que Instagram que tem muito mais ILUSÃO de vida perfeita...
Mas mesmo assim eu filtro e manero no RUclips pra não ficar muito preso a ele também.
Porquê vai ser só uma troca de uma "Prisão" de um App para outro.
Precisava desse vídeo e não sabia, obrigada algoritmo .
O pior é ter tempo sobrando e acabar investindo esse tempo em coisas que não acrescentam em nada... parar de usar redes sociais não vai adiantar se você não ocupar seu tempo com coisas produtivas
Exatamente...
Agora percebi que quando almoço preciso "descansar" assistindo TV, seja um vídeo no RUclips ou uma notícia qualquer. Também quero trocar o tempo nas redes sociais por outras atividades. Há muito tempo penso em excluir o TikTok e deixar apenas as contas da loja (o que me atrapalha tbm no insta com os memes), mas sempre tem tanta coisa que de certa forma pode me ajudar lá (no caso o TikTok, mesmo que algo me dê gatilho)
Me identifiquei muito. Vídeo certo, na hora certa.
Fico feliz riqueza!
Muito interessante esse ponto de vista! Substituir hábitos prejudiciais por outros que sejam benéficos ajuda muito! Embora seja necessário ter cautela já que até o que é bom pode se transformar em um veneno caso consumido em excesso.. ótima reflexão!
Eita, realmente isso tem muita verdade, eu sou muito distraído, to vendo um a coisa depois lembro que queria ver outra, ai vejo oque eu queria to na metade ja quero ver outra coisa e assim vai 🤯 a minha mente fica em uma confusão e um dor bem na fonte.
Verdade eu estou sem instagram e Facebook a uns 8 meses mas ainda consumo muito RUclips durante o dia. Assisto muitos vídeos durante o dia e me sinto mentalmente cansada muitas vezes, acredito que tenho vício no celular.
Isso! Sim, é o meu caso. Pra vc ter uma ideia, quando eu preciso fazer algo como estudar ou até mesmo arrumar a casa com mais concentração, eu tenho que desligar o celular e deixar longe de minhas vistas por exemplo numa gaveta do guarda-roupa. Foi uma dica que vi e que me ajuda. O celular tem que tá desligado senão eu fico querendo voltar para ele toda hora. Faça esse teste de desligar e tirar das vistas. Talvez ajude 🫶
@@helenalcantara4715 boa dica, farei, muito obrigada!
Dificuldade de ficar em silêncio esse é o problema. Desligar tudo e simplesmente ouvir o silêncio. Não é fácil mais estou aprendendo aos poucos a fazer isso.
Nossa! Obrigada, eu sabia que tinha algo de errado cmg, mesmo quando eu tinha desinstalado o insta. Agora confirmou a minha certeza, eu vou parar de ta vendo tanto video no RUclips tube, mesmo sendo coisas construtivas, tinha um excesso de informações na minha mente.
Excelente vídeo! E sem contar que, se a gente parar de uma vez com as redes sociais, depois quando a gent volta, volta pior 🤡
Meu Deus, esse vídeo é muito muito necessário. Clareou minha mente, eu sou muito assim, sem redes sociais mas viciado em PodCasts, e não consigo fazer nada sem ter nada de fundo, e realmente, não adiantou nada eu ter tirado as redes sociais.
Não sou de comentar vídeos, mas você expôs exatamente aquilo que eu descontava. O vício em informação, mesmo de qualidade, faz mal para a saúde. Parabéns pela lucidez.
Boa sacada essa sua, nunca tinha pensado por esse lado, agora procurar substituir essas horas, ler livros para mim não é a melhor solução pois continua o excesso de informação, talvez um esporte, atividade prática, limpar a casa, outra coisa qhe movimente o corpo e descanse a mente.
Acredito que se soubermos usar as redes sociais para aprendizado, conhecimento e seguir pessoas que estimulam isso, acho bacana. Existem pessoas que fazem conteúdos extramente produtivos e estimuladores. Eu uso Instagram, não sou viciada, quase não tenho seguidores, e sigo pessoas que me agreguem valores. Creio que é só saber usá-las e tendo consciência de que, tudo ali é uma ilusão.
Que video necessário, abri o RUclips e foi o primeiro video que apareceu e na hora certa, pq estou exatamente assim saio do instagram e quando me dou conta estou aqui no RUclips, enquanto a vida real ta passando.
Muito real, afinal não importa o conteúdo, vício continua sendo vício independentemente do que se trata. Se livrar das redes sociais já é um primeiro passo, aos poucos vamos conseguindo nos livrar dos demais vícios.
Nossa benção essa palavra, obrigada por compartilhar👏🏻👏🏻🙌🏻