Realmente aos 18 não dá pra saber ao certo o que quer da vida.. rsrs eu aos 28 ainda não descobri kkkk. Muito bacana que deu certo. Todos motivos foram muito bom.
Para quem, como eu, que vem de família simples e de pouco estudo (muito pouco, mesmo!), a filosofia/educação era uma das poucas alternativas de ser reconhecido como gente por todos, inclusive por aqueles que nos detestam. Somos sentidos, mesmo que com inveja ou raiva, mas somos. A filosofia tira pessoas como a gente da condição de invisibilidade social, mesmo que seja para causar raiva em certos "sujeitos de bem(s)".
Foi ótimo como primeira graduação para dar uma amplitude sobre um pouco de tudo. Mas o que me levou foi a Mitologia mesmo. Apesar de hoje eu estar mais focado em Lógica e Fenomenologia.
@@afilosofiaexplica senhor pensou por acaso em continuar depois em sociologia ou em ciencias políticas por essa razão? Eu já contei pro senhor meu caso e tb quis pra esses motivos e a sociologia me chamou mto atenção tb =) (desculpa a intromissão no comentário alheio)
@@JJRamPer Eu amo mitologia nórdica, pouco falada infelizmente sempre a Grega e a romana que a gente estuda no ensino normal e hoje em dia quando estuda...
Estou com 41 anos e já pensei em fazer várias faculdades T.I, música (que é minha carreira) arte, psicologia, mas a incerteza, sempre me parou e acabei aos 41 sem graduação, eu sou um cara que não paro de pensar, sempre questiono comigo as coisas,penso muito a ponto de pirar as vezes rs, sou introspectivo, nas minhas conversas (não querendo aparecer) eu não consigo conversar coisas corriqueiras tipo papos normais, gosto de falar sobre coisas que geralmente você não encontra num churrasco de um fim de semana e sempre gostei de filosofia, Diógenes o meu filósofo predileto posso estar errado mas estou caminhando pra fazer mesmo filosofia, um primo meu uma vez me disse: " Primo faz filosofia, é a sua cara" talvez ele esteja certo.
Muito bom, gostei dos três motivos e vale para meu caso com o curso de física, embora meu desejo inicial tenha sido engenharia e matemática, principalmente matemática, mas acabei optando por física por comodidade da localização, mas acabei acertando na escolha que hoje tenho certeza ter sido a melhor, um curso sensacional para entender o mundo e quando mesclado com filosofia, fecha com chave de ouro, kkkkkk, mas se eu tivesse 17 anos hoje, entraria no bacharelado em matemática, depois no bacharelado em física e depois no bacharelado em filosofia, são as três áreas do conhecimento que mais gosto, depois faria a complementação pedagogia para ser licenciado e aí faria meu mestrado e doutorado em física mesmo, área que mais me sinto a vontade.
Eu amo filosofia pelo primeiro motivo, debates me alegram, tanto ouvir quanto participar, a experiência de trocar ideias e mostrar para o outro ou para nós mesmos a ignorância e o limite do conhecimento sempre significa mais uma chance de aprender (apesar de as vezes ser frustrante quando é com nós e prazeroso quando é com algum ignorante como os 'riquinhos' que você mencionou). Outro fator é porquê ela nos dá a oportunidade de pensar e refletir, odeio rotinas densas e coisas superficiais que nos afastam da arte de pensar. Mas mesmo com isso tudo ainda fico refletindo se vale a pena dedicar minha vida a uma luta acirrada e enfrentar todos os obstáculos da licenciatura e da educação, abraço professor!!!!
Verdade, Pedro! A luta pela educação nesse país é árdua, difícil e desgastante. Claro que, fora isso, a arte de pensar é enriquecedora por si só. Então, caso não siga o caminho da graduação, leia sempre que pode ter certeza que bastante enriquecedor e, por que não, prazeroso também!
Gostei muito do vídeo. Só complemento que eu acredito que o aluno faz a faculdade, mas se a faculdade não facilita, o processo em si não se concretiza da melhor forma. Sobre o curso em si, pela sua descrição me lembra muito minha experiência com o curso de Psicologia.
Ótimo, eu fiz pela mesma razão a princípio, pq eu AMO "ganhar" no debate, mas que eu tenha "Noção" do que eu esteja falando...pq pra dizer "asneiras" não rola, tb pq eu via o café filosófico e foi me despertando interesse, eu como boa aluna do método de Paulo Freire e adoro debater com meu médico que tb é filósofo "tinha" que "bater de igual pra igual".... hahaha prof o senhor é um amorzinho, geralmente a gente encontra aqueles bem nariz em pé, e o senhor é bem acessível...
Ah, que bacana! Fico feliz demais com o elogio! Confesso que ainda fico todo travado e com vergonha diante da câmera, mas feliz demais que tenho passado uma impressão positiva (apesar do nervosismo). Ganhar debate é bom, ser elogiado melhor ainda! Hahahaha ♥️
Eu acho que tenho mais medo do que arrependimento... sempre fui muito apaixonada por filosofia e psicologia, mas optei por fazer filosofia primeiro... Tenho muito medo ainda do mercado de trabalho, já que estágio remunerado durante a graduação é escassa, acho que nem existe KKKKKKKK mas vamo que vamo
Isso! O medo é bem normal e vai ficar por bastante tempo, acredite. Agora, não deixe isso tirar o brilho e a beleza da própria jornada. O curso, a faculdade, os conhecimentos... Tudo isso é muito bacana! Tente aproveitar cada momento, mesmo com o medo fazendo companhia!
Assim como você, não tive contato com a Filosofia no ensino médio (no início da década de 2000 a Filosofia ainda não era obrigatória aqui em Natal: Lembro que quando entrei na UFRN participei de um protesto com os veteranos do curso para exigir a obrigatoriedade da matéria no EM). Meu contato também se deu com coisas que li por fora, como o Dicionário Filosófico e O Anticristo. Tais leituras me motivaram a fazer Filosofia e ser professor. Lembro que na época disseram que eu passaria fome mas cá estou. Tudo bem, o salário não é isso tudo, comparado com outras profissões com nível superior contudo estou numa situação melhor do que muitos brasileiros que infelizmente (sobre)vivem com um salário mínimo (o que é revoltante).
Olá, Márcio! Assino tudo que você falou! É muito bacana, de verdade, poder encontrar pessoas com trajetórias muito parecidas com as nossas. Eu ouvia exatamente as mesmas coisas que você, e (também) cá estou. E mais: feliz demais por todo caminho percorrido até aqui. Que possamos continuar trilhando o caminho da filosofia por ainda muito tempo! Abraço, meu camarada!
Professor, estou concluindo Direito em junho deste ano e estava em dúvida entre Ciências Contábeis ou Filosofia como segunda graduação. Após ver os seus vídeos, escolhi filosofia, que é uma paixão desde que tive contato nas cadeiras introdutórias de Direito. Agora é só aguardar o resultado do SISU. rsrs Muito obrigado!
Que bacana, Vagner! Tenho certeza que você não irá se arrepender. Afinal, tudo que a gente faz com paixão vale a pena, não é verdade? Sucesso, meu amigo!
@@afilosofiaexplica Consegui, começarei em agosto na UFPB! Fiquei muito feliz. Resolvi voltar e deixar uma dica de vídeo, se já não o houver, um que dê dicas para iniciantes no Bacharelado de Filosofia. Obrigado novamente e abraço!
Olá Filicio. Como você vê a questão das faculdades ead, que a cada dia recebem milhares de matrículas? Seria essa uma realidade que não se pode fugir? Abs
Ei, Marcela! Gostei tanto da sua pergunta que acabei fazendo um vídeo-resposta em certa medida. Fiz uma primeira parte tratando dos cursos EaD (para quem pensa em fazer) e penso em fazer uma segunda parte mais direcionada a sua última pergunta. Como ela é bastante complexa, vou guardar a resposta para o vídeo, pode ser?
Que bacana, Hermes! Sempre digo que "uma vez picado pela vespa da filosofia, você será eternamente contaminado por ela". Acredite, esse amor pelo conhecimento não vai embora fácil, não!
Mestre, vc é do Espírito Santo? Hoje é meu primeiro contato com vc. Por coincidência tenho pesquisado sobre esse estado tão pouco falado e que fica tão perto de tudo 🤔
Eu amo filosofia mas tenho medo de fazer pois aconteceram muitas coisas na minha vida que me fizeram mudar de ideia mas sempre sou levada de volta a esse amor jenuino pela filosofia!
@@tami-oficial Filosofia é o amor da minha vida, mas escolhi gestão ambiental porque tem mercado de trabalho e teve matérias interessantes, fiz concurso pra agente de endemias e me realizo na minha profissão, só queria me realizar em filosofia
Ah, com certeza! Tinha (muitos) outros motivos que me fizeram entrar no curso (dúvidas, questões existenciais e epistemológicas...). Aí apenas separei três pontos para não ficar um vídeo longo demais. Mas dúvidas, com certeza, são um dos motores de quem decide fazer filosofia.
Então, vamos lá porque essa resposta exige certa atenção. Primeiramente, já gostaria de dizer que atuo como professor tanto no curso presencial, como na graduação EaD. Ou seja, "conhecimento da causa" eu pode dizer que tenho. Dito isso, vamos ao que interessa. O EaD evolui muito nos últimos anos, mas ainda acho que o presencial está em um passo à frente. Logo, minha primeira dica é: se puder, faça o curso presencial. Se o curso presencial não for uma opção (seja pelo custo, distância, etc.), aí sim o EaD vale a pena. Normalmente há pouca diferença prática entre as faculdades que ofertam o curso na modalidade EaD. Mas algumas coisas devem ser levadas em consideração. Algumas Universidades Federais têm ofertado o curso de Filosofia EaD (o caso da Ufes, por exemplo). Porém, tendo em vista que as particulares "largaram na frente", no sentido de estarem há mais tempo ofertando nessa modalidade de ensino, então tem-se que elas estão hoje um pouco melhores preparadas para a oferta no que diz respeito à questões técnica/prática. PORÉM, O fato de realizar o curso em uma Universidade Federal (ou em um PUC, por exemplo), te deixa um pouco mais próximo dos programas de mestrado e doutorado existentes. Nota-se: não estou dizendo que você fazendo uma particular você não entrará em um eventual mestrado/doc. Mas é claro que fazer a graduação em um lugar que já possui as pós-graduações stricto sensu te deixa mais perto disso. Por último, o curso a distância é bem tranquilo, te proporciona uma flexibilidade que muitas vezes é essencial, mas exige muito do aluno, sobretudo no que diz respeito à DISCIPLINA. É preciso traçar uma agenda de estudos e segui-la a risca, ou então você concluirá o curso, mas terá dificuldades depois em se inserir no mercado de trabalho (ou nos eventuais mestrado/doutorado que me referia acima). Dito isso tudo, acho que a Uninter pode ser uma boa. Mas, ao longo do curso, aproveite para fazer alguns contatos com professores/alunos/pesquisas de centros maiores. Isso com certeza vai te ajudar muito, além de proporcionar uma troca de experiências bem bacana. =D
Escolhi fazer filosofia pq cansei de ser tão inquieto e ter que aceitar tudo calado , minha criticidade não foi pra provar que sou o fodão,mas justamente não ser tão idiota e passado pra trás....
Deu até vontade de fazer filosofia!
Realmente aos 18 não dá pra saber ao certo o que quer da vida.. rsrs eu aos 28 ainda não descobri kkkk. Muito bacana que deu certo. Todos motivos foram muito bom.
Kkkkk num é? Tinham outros motivos, mas estes aí dão um panorama bacana do que passava pela minha cabeça na época.
to na mesma vou cursar filosofia
@@felipemachado2730 Se é o que vc realmente quer vai fundo, que vai dar certo!!! Muito sucesso pra vc 😉
@@juh982 valeu pra tu tambem
Mestre! estou em lágrimas... vc descreveu minha realidade... já fui muito humilhado exatamente nesta situação que vc descreveu!!
Eu costumo falar que uma das funções da filosofia é de "não ser feito de otário", não aceitar qualquer coisa.
Para quem, como eu, que vem de família simples e de pouco estudo (muito pouco, mesmo!), a filosofia/educação era uma das poucas alternativas de ser reconhecido como gente por todos, inclusive por aqueles que nos detestam. Somos sentidos, mesmo que com inveja ou raiva, mas somos. A filosofia tira pessoas como a gente da condição de invisibilidade social, mesmo que seja para causar raiva em certos "sujeitos de bem(s)".
Foi ótimo como primeira graduação para dar uma amplitude sobre um pouco de tudo. Mas o que me levou foi a Mitologia mesmo. Apesar de hoje eu estar mais focado em Lógica e Fenomenologia.
@@afilosofiaexplica senhor pensou por acaso em continuar depois em sociologia ou em ciencias políticas por essa razão? Eu já contei pro senhor meu caso e tb quis pra esses motivos e a sociologia me chamou mto atenção tb =) (desculpa a intromissão no comentário alheio)
@@JJRamPer Eu amo mitologia nórdica, pouco falada infelizmente sempre a Grega e a romana que a gente estuda no ensino normal e hoje em dia quando estuda...
@@anniedonato1503 sim, mas a nórdica está mais em vista do que nunca com os filmes do Thor e o Seriado dos vikings
Estou com 41 anos e já pensei em fazer várias faculdades T.I, música (que é minha carreira) arte, psicologia, mas a incerteza, sempre me parou e acabei aos 41 sem graduação, eu sou um cara que não paro de pensar, sempre questiono comigo as coisas,penso muito a ponto de pirar as vezes rs, sou introspectivo, nas minhas conversas (não querendo aparecer) eu não consigo conversar coisas corriqueiras tipo papos normais, gosto de falar sobre coisas que geralmente você não encontra num churrasco de um fim de semana e sempre gostei de filosofia, Diógenes o meu filósofo predileto posso estar errado mas estou caminhando pra fazer mesmo filosofia, um primo meu uma vez me disse: " Primo faz filosofia, é a sua cara" talvez ele esteja certo.
Motivo 1 tem a ver pq filosofia da muito senso crítico então realmente evita você cair em falácias e coisas sem lógica
Sem lógica ? Depende das situações
Muito bom, gostei dos três motivos e vale para meu caso com o curso de física, embora meu desejo inicial tenha sido engenharia e matemática, principalmente matemática, mas acabei optando por física por comodidade da localização, mas acabei acertando na escolha que hoje tenho certeza ter sido a melhor, um curso sensacional para entender o mundo e quando mesclado com filosofia, fecha com chave de ouro, kkkkkk, mas se eu tivesse 17 anos hoje, entraria no bacharelado em matemática, depois no bacharelado em física e depois no bacharelado em filosofia, são as três áreas do conhecimento que mais gosto, depois faria a complementação pedagogia para ser licenciado e aí faria meu mestrado e doutorado em física mesmo, área que mais me sinto a vontade.
estou amando teus videos explicando sobre esse curso lindo termina o videos e agente nem percebe hahaha muito bom ja vi varios obrigada!
Ah, que bacana! Fico muito feliz cada vez que leio comentários como o seu, Alice! Ganhei meu dia! :D
Eu amo filosofia pelo primeiro motivo, debates me alegram, tanto ouvir quanto participar, a experiência de trocar ideias e mostrar para o outro ou para nós mesmos a ignorância e o limite do conhecimento sempre significa mais uma chance de aprender (apesar de as vezes ser frustrante quando é com nós e prazeroso quando é com algum ignorante como os 'riquinhos' que você mencionou). Outro fator é porquê ela nos dá a oportunidade de pensar e refletir, odeio rotinas densas e coisas superficiais que nos afastam da arte de pensar. Mas mesmo com isso tudo ainda fico refletindo se vale a pena dedicar minha vida a uma luta acirrada e enfrentar todos os obstáculos da licenciatura e da educação, abraço professor!!!!
Verdade, Pedro! A luta pela educação nesse país é árdua, difícil e desgastante. Claro que, fora isso, a arte de pensar é enriquecedora por si só. Então, caso não siga o caminho da graduação, leia sempre que pode ter certeza que bastante enriquecedor e, por que não, prazeroso também!
Sofrimento do jovem werther , aiiiiiii
Perfeito! Realista e sem "meios termos"!
Obrigado pelo elogio 😀
Muito obrigado, professor! Me ajudou demais!
Parabéns pela atitude, acho sempre muito bom termos as respostas e não as Dúvidas! 👍👏👏👏
Gostei muito do vídeo. Só complemento que eu acredito que o aluno faz a faculdade, mas se a faculdade não facilita, o processo em si não se concretiza da melhor forma. Sobre o curso em si, pela sua descrição me lembra muito minha experiência com o curso de Psicologia.
E Diotima e Aspásia foram mestras de Sócrates. Aristóteles foi mestre de Alexandre (o Grande).
Ótimo, eu fiz pela mesma razão a princípio, pq eu AMO "ganhar" no debate, mas que eu tenha "Noção" do que eu esteja falando...pq pra dizer "asneiras" não rola, tb pq eu via o café filosófico e foi me despertando interesse, eu como boa aluna do método de Paulo Freire e adoro debater com meu médico que tb é filósofo "tinha" que "bater de igual pra igual".... hahaha prof o senhor é um amorzinho, geralmente a gente encontra aqueles bem nariz em pé, e o senhor é bem acessível...
Ah, que bacana! Fico feliz demais com o elogio! Confesso que ainda fico todo travado e com vergonha diante da câmera, mas feliz demais que tenho passado uma impressão positiva (apesar do nervosismo). Ganhar debate é bom, ser elogiado melhor ainda! Hahahaha ♥️
Legal saber um pouco da sua escolha! 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Eu acho que tenho mais medo do que arrependimento... sempre fui muito apaixonada por filosofia e psicologia, mas optei por fazer filosofia primeiro... Tenho muito medo ainda do mercado de trabalho, já que estágio remunerado durante a graduação é escassa, acho que nem existe KKKKKKKK mas vamo que vamo
Isso! O medo é bem normal e vai ficar por bastante tempo, acredite. Agora, não deixe isso tirar o brilho e a beleza da própria jornada. O curso, a faculdade, os conhecimentos... Tudo isso é muito bacana! Tente aproveitar cada momento, mesmo com o medo fazendo companhia!
Assim como você, não tive contato com a Filosofia no ensino médio (no início da década de 2000 a Filosofia ainda não era obrigatória aqui em Natal: Lembro que quando entrei na UFRN participei de um protesto com os veteranos do curso para exigir a obrigatoriedade da matéria no EM). Meu contato também se deu com coisas que li por fora, como o Dicionário Filosófico e O Anticristo. Tais leituras me motivaram a fazer Filosofia e ser professor. Lembro que na época disseram que eu passaria fome mas cá estou. Tudo bem, o salário não é isso tudo, comparado com outras profissões com nível superior contudo estou numa situação melhor do que muitos brasileiros que infelizmente (sobre)vivem com um salário mínimo (o que é revoltante).
Olá, Márcio!
Assino tudo que você falou! É muito bacana, de verdade, poder encontrar pessoas com trajetórias muito parecidas com as nossas. Eu ouvia exatamente as mesmas coisas que você, e (também) cá estou. E mais: feliz demais por todo caminho percorrido até aqui.
Que possamos continuar trilhando o caminho da filosofia por ainda muito tempo!
Abraço, meu camarada!
Professor, estou concluindo Direito em junho deste ano e estava em dúvida entre Ciências Contábeis ou Filosofia como segunda graduação. Após ver os seus vídeos, escolhi filosofia, que é uma paixão desde que tive contato nas cadeiras introdutórias de Direito. Agora é só aguardar o resultado do SISU. rsrs Muito obrigado!
Que bacana, Vagner! Tenho certeza que você não irá se arrepender. Afinal, tudo que a gente faz com paixão vale a pena, não é verdade?
Sucesso, meu amigo!
@@afilosofiaexplica Consegui, começarei em agosto na UFPB! Fiquei muito feliz. Resolvi voltar e deixar uma dica de vídeo, se já não o houver, um que dê dicas para iniciantes no Bacharelado de Filosofia. Obrigado novamente e abraço!
Amei o primeiro motivo kkdkddkk, estudo filosofia para isso
Num é? Kkkkkk 😂👍🏻✌🏻♥️
Gostei professor, seus videos São maravilhosos
O primeiro motivo me tocou bastante!
Aos 56 estou cursando filosofia. É minha terceira graduação. Caí meio de paraquedas no curso. E agora estou amando. 😂
Muito necessário esse vídeo👏👏👏
adorei o video colega, voce poderia me informar quais sao os livros pre-requisitos (generalizados mesmo) de filosofia para faculdades?
Gostei demais do vídeo!
Obrigado, Lis!
Gostei muito, Professor.
Muito bom!!
Amei o vídeo, Filício! E os motivos!
Obrigado, Luíza! Tinham outros motivos, mas acho que estes aí já dão uma ideia do que leva uma pessoa a fazer filosofia. 😂😃♥️
Só pra questão de questionamento do vídeo que ficou bastante legal, o aluno também faz a faculdade.
Estou no 5 semestre em filosofia e desejo muito ser professora de ensino médio!
Olá Filicio. Como você vê a questão das faculdades ead, que a cada dia recebem milhares de matrículas? Seria essa uma realidade que não se pode fugir? Abs
Ei, Marcela! Gostei tanto da sua pergunta que acabei fazendo um vídeo-resposta em certa medida. Fiz uma primeira parte tratando dos cursos EaD (para quem pensa em fazer) e penso em fazer uma segunda parte mais direcionada a sua última pergunta. Como ela é bastante complexa, vou guardar a resposta para o vídeo, pode ser?
:D
Aaaa animado
Putz! Agora que vi que tinha colocado a estreia pra amanhã! Kkkk já ajustei e já tá disponível!
1)Para defesa propia e de outros
Ótimo, Gabriel!
*PARA MIM A DOBRADINHA PERFEITA É FILOSOFIA & OCULTISMO !!!*
Tenho 16 e parece que em meus olhos tá escrito ; filo sophia. Pois só vejo isso ;-;
Que bacana, Hermes! Sempre digo que "uma vez picado pela vespa da filosofia, você será eternamente contaminado por ela". Acredite, esse amor pelo conhecimento não vai embora fácil, não!
@@afilosofiaexplica ótimo , pois nem quero que vá :)
Mestre, vc é do Espírito Santo? Hoje é meu primeiro contato com vc. Por coincidência tenho pesquisado sobre esse estado tão pouco falado e que fica tão perto de tudo 🤔
Sou sim! É um Estado pequeno, mas tem muita coisa bacana. Além de ficar em uma posição estratégica entre o RJ, MG e a BA.
Quem sabe que Filicio não seja o professor de algum grande pensador do futuro ...
Eu amo filosofia mas tenho medo de fazer pois aconteceram muitas coisas na minha vida que me fizeram mudar de ideia mas sempre sou levada de volta a esse amor jenuino pela filosofia!
Sempre há tempo para começar! Acho que você vai gostar bastante! Quem sabe você não "se encontra" no curso, não é verdade?
@@afilosofiaexplica sim é minha paixão desde do ens médio acho que vou gostar muito !
@@tami-oficial Filosofia é o amor da minha vida, mas escolhi gestão ambiental porque tem mercado de trabalho e teve matérias interessantes, fiz concurso pra agente de endemias e me realizo na minha profissão, só queria me realizar em filosofia
Faz letras ou jornalismo. Então
eu entraria, por quê tenho dúvidas
Ah, com certeza! Tinha (muitos) outros motivos que me fizeram entrar no curso (dúvidas, questões existenciais e epistemológicas...). Aí apenas separei três pontos para não ficar um vídeo longo demais. Mas dúvidas, com certeza, são um dos motores de quem decide fazer filosofia.
gosto muito de adquirir conhecimento novos, e so a filosofia consegue! envolve tudo ❤
Doutor? como devo fazer? sou bacharel em filosofia, e quero tb ser licenciado?
Faça complementação Pedagógica.
Você aconselha Uninter ead bacharelado?
Então, vamos lá porque essa resposta exige certa atenção.
Primeiramente, já gostaria de dizer que atuo como professor tanto no curso presencial, como na graduação EaD. Ou seja, "conhecimento da causa" eu pode dizer que tenho. Dito isso, vamos ao que interessa.
O EaD evolui muito nos últimos anos, mas ainda acho que o presencial está em um passo à frente. Logo, minha primeira dica é: se puder, faça o curso presencial.
Se o curso presencial não for uma opção (seja pelo custo, distância, etc.), aí sim o EaD vale a pena. Normalmente há pouca diferença prática entre as faculdades que ofertam o curso na modalidade EaD. Mas algumas coisas devem ser levadas em consideração.
Algumas Universidades Federais têm ofertado o curso de Filosofia EaD (o caso da Ufes, por exemplo). Porém, tendo em vista que as particulares "largaram na frente", no sentido de estarem há mais tempo ofertando nessa modalidade de ensino, então tem-se que elas estão hoje um pouco melhores preparadas para a oferta no que diz respeito à questões técnica/prática.
PORÉM,
O fato de realizar o curso em uma Universidade Federal (ou em um PUC, por exemplo), te deixa um pouco mais próximo dos programas de mestrado e doutorado existentes. Nota-se: não estou dizendo que você fazendo uma particular você não entrará em um eventual mestrado/doc. Mas é claro que fazer a graduação em um lugar que já possui as pós-graduações stricto sensu te deixa mais perto disso.
Por último, o curso a distância é bem tranquilo, te proporciona uma flexibilidade que muitas vezes é essencial, mas exige muito do aluno, sobretudo no que diz respeito à DISCIPLINA.
É preciso traçar uma agenda de estudos e segui-la a risca, ou então você concluirá o curso, mas terá dificuldades depois em se inserir no mercado de trabalho (ou nos eventuais mestrado/doutorado que me referia acima).
Dito isso tudo, acho que a Uninter pode ser uma boa. Mas, ao longo do curso, aproveite para fazer alguns contatos com professores/alunos/pesquisas de centros maiores. Isso com certeza vai te ajudar muito, além de proporcionar uma troca de experiências bem bacana.
=D
@@afilosofiaexplica gratidão
Escolhi fazer filosofia pq cansei de ser tão inquieto e ter que aceitar tudo calado , minha criticidade não foi pra provar que sou o fodão,mas justamente não ser tão idiota e passado pra trás....
Eu estudo dinheiro e acho que foi pq eu vi a banheira do Gugu
Desculpa por ser homem
Deu até vontade de fazer filosofia!
Hahahahah então já corre e veja o vídeo novo da série: afinal, vale a pena fazer filosofia HOJE?