Jane Eyre estava com meu livro preferido até agora. Terminei de ler A Senhora de Wildfell Hall não faz nem duas horas e MEU DEUS QUE LIVRO. Eu fiquei chocada logo no começo, naquele diálogo da Helen com Gilbert sobre a criação do filho, o quão a frente do seu tempo a Anne era. Literalmente 2 séculos a frente de seu tempo. Que livro maravilhoso. Eu to completamente apaixonada. E ai, eu amo o romancinho também, não aguento a tensão que fica entre os dois, é muito empolgante e sincero e, de certa forma, inocente. Quando a bonita volta pra cuidar do marido doente, eu juro, eu gritei "NAAAAAAO". Meu coração só faltou sair pela boca, o desespero de ver que ele estava se recuperando. Mas dona Anne não dá ponto sem nó e nos deu aquela felicidade. Já estou me preparando psicologicamente pra ler Shirley em inglês, não consegui achar nenhum ebook dele em português, o que achei bem estranho. Falando nisso, to ansiosíssima pras edições das irmãs da Penguin.
Sou do clube que me divido entre esse e Jane Eyre como favorito 😂 entendo 100% o sentimento! Quando ela voltou para o marido eu só não fiquei mais consternada porque imaginei que ele fosse morrer, admito kkkk sem condições! O final deixa um quentinho no coração ❤️ E sim, também não entendo como não existe ebook de Shirley em português, não tem mesmo! Uma pena isso!
@@EduardaMenezes eu fiquei TORCENDO pra ele morrer kkkkkkk aí ele foi melhorando e eu ficando nervosa e aí na hora que o médico diz que já era tudo por dentro, dei graças a Anne por ter me dado tudo o que eu queria
Parabéns pela resenha, Duda. Concordo com tudo. Uma escrita maravilhosa e muito corajosa, da Anne. Fico muito triste pelo fato de ela ainda ser pouco lida, em relação às irmãs. Infelizmente devido a censura de sua irmã Charlotte, após a morte da Anne.
Na cena da igreja quando ele começou a reclamar que ela estava prestando muita atenção em Deus, eu pensei: querido, QUEM é você na fila do pão? Mas amei a patada que ela deu depois disso, inclusive a Helen é a rainha das patadas.
A pior cena para mim foi aquela bebedeira dos amigos e do Huntington na casa da Helen. Fico imaginando o choque que foi para época a descrição daqueles abusos físicos e psicológicos, não só para os leitores homens, que ficaram incomodados ao serem criticados, como para parte das mulheres, que aceitavam aquele comportamento como "natural". Deu até para perceber que a Anne colocou isso em evidência nas falas da mãe de Gilbert logo no início do livro. Gostei muito como a narrativa foi quebrando essas construções sociais gradativamente. Você percebe a progressão dos personagens dentro da história, até tudo chegar onde chegou. Até mesmo da Helen voltar no final, é coerente dentro da compreensão de dever que ela demonstrou durante o livro todo. Anne não escolheu apenas chocar, queria realmente mostrar a verdade sobre o caráter humano.
Também foi a cena que mais me marcou. Li o livro há uns 2 anos e tenho ela muito presente ainda. As bebedeiras, as amantes, a violência. Ela foi muito corajosa ao descrever tudo com tanta crueza e naturalidade, mostrando a hipocrisia da sociedade conservadora da época.
Concordo! As coisas se desenrolam de uma forma gradual e muito verdadeira. Você sente a dor da personagem e a progressão do desenvolvimento psicológico. A ponto do retorno dela não ter sido exatamente um choque (por conta das circunstâncias), ainda que inesperado. Fez sentido com tudo que foi apresentado!
Sei que o vídeo já faz bastante tempo, mas terminei minha leitura hoje, e posso dizer que esse é o meu preferido das irmãs Brontë!( apesar de que, além desse, só li O professor, Agnes Grey e Jane Eyre até agora)É incrível!Fico espantada de como a Anne não é mesmo tão conhecida como as outras!Eu até entendo o que a Charlotte fez ( era a época, né?), mas isso apagou bastante a imagem da Anne! Outra coisa:sou só eu que acho a escrita da Anne Brontë parecida com a da Jane Austen?Quando li Agnes Grey, já tive essa sensação, agora ainda mais!Afinal, os "vilões" da Jane Austen sempre são aqueles que fazem o tipo do Arthur:galanteador, engraçado, sociável...lembrei principalmente do Henry, de Mansfield Park. E isso também me fez pensar em como as pessoas gostam de romantizar esse tipo de homem e os relacionamentos abusivos, porque até hoje, tem gente que defende que a Fanny ( ainda falando sobre Mansfield Park) deveria ter ficado com ele! Sobre o Gilbert:ele não é nenhum príncipe encantado, mas ele ama a Helen de verdade.Ele é bastante impulsivo, então toma algumas atitudes, digamos, questionáveis ao longo da narrativa ( sim, estou falando da chicotada na cabeça do Lawrence 😂😂), mas, no geral , eu gostei do casal que ele e a Helen formaram, então fiquei bastante satisfeita com o final! Só mais uma coisa:amei como a Anne se preocupou em dar um final digno para todos!Todos os maus tiveram seus merecidos castigos, com exceção do Hattersley ( acho que se escreve assim, depois eu olho e corrijo) que percebeu a vida horrível que levava e decidiu mudar!Também amei o final da Mary ( é uma personagem para quem ninguém dá bola, mas eu não me esqueci que, além do Gilbert, ela foi a única que defendeu a Helen dos boatos que surgiram). O livro também tem mensagens cristãs muito lindas, e é maravilhoso ver o quanto a Helen ama e confia em Deus! Então é isso!Amei o livro, e não me arrependo dessa leitura!Deus abençoe todos vocês!
Mesmo depois de tanto tempo, adoro saber o que as pessoas acharam e fico feliz quando passam aqui pra deixar o comentário! Esse livro é muito bom 🌸 deu até vontade de pegar algum outro romance clássico inglês
@@EduardaMenezes Olá!Eu pretendo que a minha próxima leitura seja David Copperfield, mas isso só daqui a alguns meses!A inquilina de Wildfell Hall ( li na versão da Principis) é realmente incrível!
Cada vez que era aprofundado a relação da Helen com Arthur mais eu lembrava da Isabella com Heathcliff ( talvez não teria bebedeiras, mas abuso físico e emocional e má conduta com o filho, sim).Diferente da primeira a Isabella não esperou o barco naufragar... Helen merecia mais do que Gilbert... a violência dele perante o irmão dela é repugnante. Ato falho ele flertar , ser mimado , ter seus preconceitos contra a mocinha ... agora violência não tem justificativa.
oiii Duda!! Eu estou fazendo meu TCC sobre esse livro e concordo completamente quando você diz que Anne Bronte foi a mais corajosa. Imagina o quão chocante para a sociedade da época foi ter contato com os temas abordados no romance tendo em vista que até nos dias atuais, os mesmos são considerados tabus para alguns. Eu amo demaisss o Prefácio da segunda edição!!!! Eu fico toda arrepiada toda vez que eu leio. Essa mulher é tudohhh e muito atemporal. Além disso, sua resenha foi incrível e me ajudou muito a organizar as minhas ideias :) beijoss
Sem condições né?? Mas imaginei com isso que ele fosse morrer! Anne não faria isso com a gente 😅 Daí pra ela seria até melhor estar lá e retomar o controle de sua vida!
A Penguin Companhia acabou de divulgar a publicação deste livro para o mês q vem. Já está em pré venda. Irão publicar 3 livros, um de cada irmã, com mesmo projeto gráfico nas capas, pra ficar lindo numa coleção 😍
Eu vii 💛 Fiquei bem feliz, admiro MUITO as edições da Penguin no trabalho caprichado com texto e conteúdo! Só achei que as capas podiam ser melhorzinhas né 😅 A de Wildfell Hall, especialmente, foi a que menos gostei! Mas tudo bem, o conteúdo é que importa!
@@EduardaMenezes Realmente colocar um corrimão de escada na capa do livro?! É muita licença poética pro meu gosto. 😂A capa q eu mais gostei foi do Morro dos Ventos Uivantes.
Já quero ler! Li Morro dos ventos Uivantes e Jane Eyre. Eu também tracei a meta de ler todos os livros das irmãs Brontë esse ano! Leio e corro aqui pra ver as resenhas! Bjos!
Estou lendo junto com vc os livros das Brontë, comprei todos menos O Professor e a biografia de Charlotte, estou seguindo a ordem cronológica que você colocou para esse projeto de leitura. Sobre o A Senhora de Wildfell Hall simplesmente AMEI, que livro! Muitas vezes me contorci de raiva que senti do marido, e como torci por esse final. Amei muito todos os livros até agora!
Oi Duda! Estou lendo agora O Morro dos Ventos Uivantes e estou amando! rsrsrs, ainda no começinho nas Páginas 75/76 e amo! amo Demais, e não estou achando tudo isso que o povo fala: que o livro é odioso, os Personagens e tals kkkk. Confesso que a Cathy está me fazendo odiar ela rsrsrs.
Duda, eu estava ansiosa por essa resenha. Que bom que você gostou! Esse livro se tornou um dos meus favoritos. Já tá mais do que na hora do talento da Anne ser mais reconhecido. Essa obra ainda é relevante numa época em que alguns romantizam relacionamentos abusivos, né? Adorei o vídeo!!💖
Fiquei tão feliz em terminar esse livro com a sensação que muito antes de meu nascimento já existiam mulheres com a mesma força que eu tenho em tomar decisões que mudaram completamente a minha vida. Definitivamente Helen me representa desde 1848. Vamos à Shirley!
@@carolinegarcia5975 o Gilbert tinha visto a Helen e o Lawrenve juntos e o povo tá região estava falando um monte de coisas da Helen. O Gilbert encontra o Lawrence e fica fazendo umas ironias, então ele perde a cabeça e dá com o chicote nele, o que faz com que ele caia do cavalo.
Nossa Duda a gente consegue ver a diferença nas escritas das 3 irmãs e com certeza Anne Brontë é ousada e madura em sua escrita e confesso que eu amei a introdução que ela faz sobre o livro, eu amei, e claro eu li junto livro Rose Madder de King e A Senhora de Wildfell Hall passeio um ódio, e aquela tristeza por saber que as irmãs Brontë escreveram tão poucos livros pra gente amar, mas, enfim, estou me deleitando com esse projeto, amei o vídeo Duda, amei muito, e seguimos agora com Shirley beijos
Que resenha sensacional! demorei para vir assistir porque só terminei a leitura agora. Mas amei demais a sua resenha Duda! Parabéns pelo seu trabalho e deixo registrado aqui que estou amando demais esse Projeto de leitura! Se não fosse pelo projeto eu teria perdido momentos tão significativos de entretenimento e aprendizagem.
Li Jane Eyre e O Morro dos Ventos Uivantes, pq já tinha os livros, mas acabei pulando Agnes Grey na época até poder adquirir. Com essa sua resenha, me deu vontade de ler esse antes de Agnes Grey, estou pensando em priorizar a compra dele rs.
A família Brontë é com certeza a mais talentosa da história da literatura. Emily, Anne e Charlotte eram excelentes escritoras e se destacaram numa época que a literatura era dominada pelos homens. Eu só li O Morro dos Ventos Uivantes, da Emily Brontë; mas pretendo ler os livros da Charlotte e da Anne. Inclusive, A Senhora de Wildfell hall, que já ouvi muitos elogios, será a minha próxima leitura.
Foi a leitura mais difícil desse ano, fiz diversas pausas porque eu n aguentava ler ela passando por aquilo, um tema muito atual, extremamente necessário. Finalmente acabei e se tornou um dos favoritos da vida, com certeza o favorito entre os demais das Brontë
Esse negócio da Charlotte não ter permitido a reimpressão... acredito que o personagem Arthur tenha sido inspirado no irmão delas... pelo o que entendi de certa forma Anne tb se arrependeu...
Vídeo perfeito, Duda! Eu sempre panfleto esse livro e estava ansiosa pelo vídeo. Ele merece muito ser mais conhecido. Fiquei pensando ao assistir o vídeo se ele não é tão reconhecido, não só por não ter sido republicado na época, mas também porque, só agora, 200 anos depois, vemos os relacionamentos abusivos da mesma forma que a Anne. Foi um longo caminho para chegar nessa consciência. Se ele tivesse sido escrito na década de 40 do século passado ainda seria a frente do seu tempo, imagina em 1840. Espero muito que na biografia da Charlotte seja retrato o impacto dele. (Apesar de que os livros da Elizabeth Gaskell me lembram muito aos da Charlotte, com mulheres fortes mas não tão transgressores) Fiquei um pouco arrependida de não ter relido no projeto.
Eu também to super curiosa pra ver mais dessa parte não ficcional na biografia! E sim, é incrível como Anne foi tão a frente de seu tempo! A ponto de a própria irmã (nada menos que Charlotte, responsável por passagens feministas sensacionais em Jane Eyre) não ter conseguido compreendê-la nesse sentido!
Maravilhoso... o livro e o vídeo tb... amei a personagem... sua força, coragem, determinação.. mesmo quando ela volta para cuidar do marido... juro que pensei: "deixe que morra, mulher"... kkkk... mas compreendi os motivos dela... e que sujeito odioso esse Huntingdon... meeee... empatou com Heathcliff no quesito personagem mais odioso... quanta raiva passei... fiquei muito curiosa para saber o final... e o final é o que menos importa... a jornada de Helen é o cerne da história... o final é só isso... o desfecho.. e pronto... Anne Brontë é atemporal de fato... obrigada por esse projeto fantástico... já comecei Shirley... bjos...
Eu fico pensando que Huntington de certo modo é pior que Heathcliff (que é péssimo com todo mundo mas pelo menos mostra sua verdadeira face e (sobre Catherine) a coloca num pedestal inabalável)! Mas sim, passei uma raiva IMENSA com esses dois! Agora rumo a Shirley! 🙌🏻🎉
Eu não tinha gostado tanto de Agnes Grey, mas me apaixonei completamente por esse livro! Ele trouxe tudo o que eu queria ver em Agnes, mas admito que achei que as coisas ficariam mais pesadas, a versão que eu li não era a integral. Bem no início do casamento o Arthur joga um livro no cachorro e acaba machucando a mão da Helen no processo, achei que ia ter abuso físico por conta disso, mas não teve. A agressão veio do amigo dele, o nome com H que eu não vou arriscar escrever, para com a esposa. Foi pesado, mas eu fiquei esperando atitudes piores do Arthur por causa do que tinha ouvido antes
Mas as atitudes dele são terríveis e eu achei o abuso psicológico super pesado, foi até difícil de ler! Também fiquei pensando que só não teve abuso físico porque talvez não fosse sequer publicado com isso, visto toda a polêmica que ja teve que enfrentar (sem isso)!
Oi!Amei o seu video! Excelente comentario! Favoritei! O livro no inicio, ñ envolve muito. Mas aos poucos tem um crescente que nos envolve até o fim. Helen é muito forte,inteligente. Acaba influenciando Esther positivamente. Ansiosa pela próxima leitura.😍😉👍👏🏾
Amei a resenha Duda, parabéns ❤📚 A senhora de wildfell Hall é um favorito da vida pra mim, li AgnesGrey no projeto com vc e favoritei também, Anne Brönte é a irmã favorita pra mim ainda mais que tô achando Charlotte uma irmã que usou a desculpa da proteção pra esconder ou tentar esconder as obras da Anne, justiça tardia mas justiça para as obras de Anne.
Estava ansiosa por essa resenha esse foi um dos meus preferidos. Achei a protagonista maravilhosa, tão forte em partir e mais ainda em voltar, por que sinceramente ( não voltaria) Mas ela é uma personagem que passa que ser fiel a ela e ao que ela acredita é o mais importante.( E mesmo que você não queira que ela volte, é coerente com a personalidade da personagem) E eu gosto como começa com mistério, vai para um romance tipo Jane Austen então corta para aquele terror que é o casamento dela ( muito difícil ler essa parte.) Emfim amei o livro e amei a resenha.
Concordo, também achei a condução do enredo bem coerente! Senti muitaaa raiva lendo a parte do casamento e as esperanças dela se despedaçando cada vez mais (até porque a gente já sabia que ia ficar sempre pior)! Personagem super forte e marcante ❤️
Fiquei super empolgada, consegui uma amostra pelo Kindle Unlimited e vou começar acho que amanhã...estou terminando Jane Eyre 🤗 Abraços Duda, adoro seus vídeos 😘
Boa noite, gostei de ler O Grande Gatsby, Escott Fitzgerald, agora vou ler Solaris, Stanislaw Lem, assisti aos filmes It I e II, boas leituras e entretenimento, Duda e pessoal do Canal.👏👏👏👏👏
Duda você sabe me explicar porquê a edição da nova fronteira tem bem menos páginas que a da Record? Eu amo a nova fronteira gostaria de comprar , mas fiquei em dúvida porque a diferença é grande
Eu adorei o livro! Minha única ressalva é que o romance no final, pra mim ficou "sobrando" rs. Não gostei do Gilbert, então confesso que fiquei com aquele gosto agridoce de "tomara que ele não seja um bosta com ela" kkk. Já presenciei tanta gente próxima a mim que mal saiu de uma relação abusiva e já caiu, não necessariamente em outra, mas em se envolver com alguém abaixo do que merecia só pra não ficar só... Que eu confesso que fiquei com essa msm sensação no final rs. Mas msm assim, achei um livro incrível! Merece ser mais conhecido! Ps: sou das pessoas que não gosta do romance em Jane Eyre kkk. Pra mim, infelizmente, é a única coisa que tbm "sobra" no livro rs (que é mto bom).
Estou lendo Cristianismo puro e simples, do C.S Lews. Estou bem no início estive no banco e esqueci de levar o livro 🤦♀️ morri de raiva de mim mesma. Teria adiantado bastante a leitura.
Achei bem chato esse livro, principalmente quando a narrativa passa a ser pelo diário dela. Quando a narrativa era pelo Gilbert ate que estava interessante. Na parte do diário ela perde tempo com personagens que nem fazem muita diferença na narrativa, demora uma eternidade com cenas simples etc Aquela parte final, com aquela síndrome de estocolmo dela voltando para o cara, muito ruim. Tambem achei que o livro seria mais pesado, que o cara seria violento, etc. Agnes Grey é bem melhor. Entendo ter ficado mais esquecido.
Jane Eyre estava com meu livro preferido até agora. Terminei de ler A Senhora de Wildfell Hall não faz nem duas horas e MEU DEUS QUE LIVRO. Eu fiquei chocada logo no começo, naquele diálogo da Helen com Gilbert sobre a criação do filho, o quão a frente do seu tempo a Anne era. Literalmente 2 séculos a frente de seu tempo. Que livro maravilhoso. Eu to completamente apaixonada. E
ai, eu amo o romancinho também, não aguento a tensão que fica entre os dois, é muito empolgante e sincero e, de certa forma, inocente. Quando a bonita volta pra cuidar do marido doente, eu juro, eu gritei "NAAAAAAO". Meu coração só faltou sair pela boca, o desespero de ver que ele estava se recuperando. Mas dona Anne não dá ponto sem nó e nos deu aquela felicidade.
Já estou me preparando psicologicamente pra ler Shirley em inglês, não consegui achar nenhum ebook dele em português, o que achei bem estranho. Falando nisso, to ansiosíssima pras edições das irmãs da Penguin.
Te entendo completamente! Estou dividida entre esse e Jane Eyre, também surtei quando ela voltou
Sou do clube que me divido entre esse e Jane Eyre como favorito 😂 entendo 100% o sentimento!
Quando ela voltou para o marido eu só não fiquei mais consternada porque imaginei que ele fosse morrer, admito kkkk sem condições!
O final deixa um quentinho no coração ❤️
E sim, também não entendo como não existe ebook de Shirley em português, não tem mesmo! Uma pena isso!
@@EduardaMenezes eu fiquei TORCENDO pra ele morrer kkkkkkk aí ele foi melhorando e eu ficando nervosa e aí na hora que o médico diz que já era tudo por dentro, dei graças a Anne por ter me dado tudo o que eu queria
Parabéns pela resenha, Duda. Concordo com tudo. Uma escrita maravilhosa e muito corajosa, da Anne. Fico muito triste pelo fato de ela ainda ser pouco lida, em relação às irmãs. Infelizmente devido a censura de sua irmã Charlotte, após a morte da Anne.
Tô assistindo agora 🙈 Não consegui acompanhar o projeto ano passado mas li agora por causa do projeto e se tornou o primeiro favorito de 2022
Na cena da igreja quando ele começou a reclamar que ela estava prestando muita atenção em Deus, eu pensei: querido, QUEM é você na fila do pão? Mas amei a patada que ela deu depois disso, inclusive a Helen é a rainha das patadas.
Hahahahaha simmm
Ela não deixava por menos, tinha sempre uma resposta pronta!
😂😂😂😂
A pior cena para mim foi aquela bebedeira dos amigos e do Huntington na casa da Helen. Fico imaginando o choque que foi para época a descrição daqueles abusos físicos e psicológicos, não só para os leitores homens, que ficaram incomodados ao serem criticados, como para parte das mulheres, que aceitavam aquele comportamento como "natural". Deu até para perceber que a Anne colocou isso em evidência nas falas da mãe de Gilbert logo no início do livro. Gostei muito como a narrativa foi quebrando essas construções sociais gradativamente. Você percebe a progressão dos personagens dentro da história, até tudo chegar onde chegou. Até mesmo da Helen voltar no final, é coerente dentro da compreensão de dever que ela demonstrou durante o livro todo. Anne não escolheu apenas chocar, queria realmente mostrar a verdade sobre o caráter humano.
Também foi a cena que mais me marcou. Li o livro há uns 2 anos e tenho ela muito presente ainda. As bebedeiras, as amantes, a violência. Ela foi muito corajosa ao descrever tudo com tanta crueza e naturalidade, mostrando a hipocrisia da sociedade conservadora da época.
Concordo! As coisas se desenrolam de uma forma gradual e muito verdadeira. Você sente a dor da personagem e a progressão do desenvolvimento psicológico. A ponto do retorno dela não ter sido exatamente um choque (por conta das circunstâncias), ainda que inesperado. Fez sentido com tudo que foi apresentado!
Vc e a Paloma Lima fazem minha lista aumentar mais e mais a cada vídeo. Amo suas resenhas, Duda!
Desse jeitinho, mas eu amo as duas. ❤️
Tmb gosto das duas!!
As duas são demais mesmo! 😍😍😍
Sei que o vídeo já faz bastante tempo, mas terminei minha leitura hoje, e posso dizer que esse é o meu preferido das irmãs Brontë!( apesar de que, além desse, só li O professor, Agnes Grey e Jane Eyre até agora)É incrível!Fico espantada de como a Anne não é mesmo tão conhecida como as outras!Eu até entendo o que a Charlotte fez ( era a época, né?), mas isso apagou bastante a imagem da Anne!
Outra coisa:sou só eu que acho a escrita da Anne Brontë parecida com a da Jane Austen?Quando li Agnes Grey, já tive essa sensação, agora ainda mais!Afinal, os "vilões" da Jane Austen sempre são aqueles que fazem o tipo do Arthur:galanteador, engraçado, sociável...lembrei principalmente do Henry, de Mansfield Park. E isso também me fez pensar em como as pessoas gostam de romantizar esse tipo de homem e os relacionamentos abusivos, porque até hoje, tem gente que defende que a Fanny ( ainda falando sobre Mansfield Park) deveria ter ficado com ele!
Sobre o Gilbert:ele não é nenhum príncipe encantado, mas ele ama a Helen de verdade.Ele é bastante impulsivo, então toma algumas atitudes, digamos, questionáveis ao longo da narrativa ( sim, estou falando da chicotada na cabeça do Lawrence 😂😂), mas, no geral , eu gostei do casal que ele e a Helen formaram, então fiquei bastante satisfeita com o final!
Só mais uma coisa:amei como a Anne se preocupou em dar um final digno para todos!Todos os maus tiveram seus merecidos castigos, com exceção do Hattersley ( acho que se escreve assim, depois eu olho e corrijo) que percebeu a vida horrível que levava e decidiu mudar!Também amei o final da Mary ( é uma personagem para quem ninguém dá bola, mas eu não me esqueci que, além do Gilbert, ela foi a única que defendeu a Helen dos boatos que surgiram).
O livro também tem mensagens cristãs muito lindas, e é maravilhoso ver o quanto a Helen ama e confia em Deus!
Então é isso!Amei o livro, e não me arrependo dessa leitura!Deus abençoe todos vocês!
Mesmo depois de tanto tempo, adoro saber o que as pessoas acharam e fico feliz quando passam aqui pra deixar o comentário! Esse livro é muito bom 🌸 deu até vontade de pegar algum outro romance clássico inglês
@@EduardaMenezes Olá!Eu pretendo que a minha próxima leitura seja David Copperfield, mas isso só daqui a alguns meses!A inquilina de Wildfell Hall ( li na versão da Principis) é realmente incrível!
Cada vez que era aprofundado a relação da Helen com Arthur mais eu lembrava da Isabella com Heathcliff ( talvez não teria bebedeiras, mas abuso físico e emocional e má conduta com o filho, sim).Diferente da primeira a Isabella não esperou o barco naufragar...
Helen merecia mais do que Gilbert... a violência dele perante o irmão dela é repugnante. Ato falho ele flertar , ser mimado , ter seus preconceitos contra a mocinha ... agora violência não tem justificativa.
Por tudo que a Helen sofreu com o marido... achei que ela apaixonou muito rápido pelo Gilbert
Excelente vídeo! Ótima resenha!
Esse livro virou um dos meus favoritos! Desde o início ele já mostra tanto, que me conquistou, merece muito mais reconhecimento do que tem.
Aí como eu tava ansiosa por esse vídeo! Esse livro acabou com minhas estruturas.
Acabou com as minhas também! Que livro!!!!
oiii Duda!! Eu estou fazendo meu TCC sobre esse livro e concordo completamente quando você diz que Anne Bronte foi a mais corajosa. Imagina o quão chocante para a sociedade da época foi ter contato com os temas abordados no romance tendo em vista que até nos dias atuais, os mesmos são considerados tabus para alguns. Eu amo demaisss o Prefácio da segunda edição!!!! Eu fico toda arrepiada toda vez que eu leio. Essa mulher é tudohhh e muito atemporal. Além disso, sua resenha foi incrível e me ajudou muito a organizar as minhas ideias :) beijoss
Eu fiquei chocada quando ela voltou, ABISMADA! Fiquei revoltada junto com o Gilbert kkkkkkkkkk
Sem condições né?? Mas imaginei com isso que ele fosse morrer! Anne não faria isso com a gente 😅 Daí pra ela seria até melhor estar lá e retomar o controle de sua vida!
As bronte eram alem do seu tempo...
A Penguin Companhia acabou de divulgar a publicação deste livro para o mês q vem. Já está em pré venda. Irão publicar 3 livros, um de cada irmã, com mesmo projeto gráfico nas capas, pra ficar lindo numa coleção 😍
Eu vii 💛 Fiquei bem feliz, admiro MUITO as edições da Penguin no trabalho caprichado com texto e conteúdo! Só achei que as capas podiam ser melhorzinhas né 😅 A de Wildfell Hall, especialmente, foi a que menos gostei! Mas tudo bem, o conteúdo é que importa!
@@EduardaMenezes Realmente colocar um corrimão de escada na capa do livro?! É muita licença poética pro meu gosto. 😂A capa q eu mais gostei foi do Morro dos Ventos Uivantes.
Já quero ler! Li Morro dos ventos Uivantes e Jane Eyre. Eu também tracei a meta de ler todos os livros das irmãs Brontë esse ano! Leio e corro aqui pra ver as resenhas! Bjos!
Mulheres mto fortes, estas dos livros das irmãs Brontë!
Tb estranhei este narrador homem.
Estou lendo junto com vc os livros das Brontë, comprei todos menos O Professor e a biografia de Charlotte, estou seguindo a ordem cronológica que você colocou para esse projeto de leitura. Sobre o A Senhora de Wildfell Hall simplesmente AMEI, que livro! Muitas vezes me contorci de raiva que senti do marido, e como torci por esse final. Amei muito todos os livros até agora!
A editora principis lançou o professor recentemente.
@@rozanadasilva6843 ahh obrigada vou procurar
Oi Duda! Estou lendo agora O Morro dos Ventos Uivantes e estou amando! rsrsrs, ainda no começinho nas Páginas 75/76 e amo! amo Demais, e não estou achando tudo isso que o povo fala: que o livro é odioso, os Personagens e tals kkkk. Confesso que a Cathy está me fazendo odiar ela rsrsrs.
Que bom que vc está gostando!
@@rozanadasilva6843 muito rsrsrs tô com ele aqui na minha mão agora lendo .
Nossa, esse é um dos meus livros favoritos da VIDA, mas odeio praticamente todo mundo nele! Hahahaha. É o famoso "Odiei, nota 10" haha
Duda, eu estava ansiosa por essa resenha. Que bom que você gostou! Esse livro se tornou um dos meus favoritos. Já tá mais do que na hora do talento da Anne ser mais reconhecido. Essa obra ainda é relevante numa época em que alguns romantizam relacionamentos abusivos, né? Adorei o vídeo!!💖
Super relevante!!
Aaaaa🤩 já quero
Anne ❤️
Amei Anne❤️
Esperei muito por este vídeo! ❤️❤️❤️
Fiquei tão feliz em terminar esse livro com a sensação que muito antes de meu nascimento já existiam mulheres com a mesma força que eu tenho em tomar decisões que mudaram completamente a minha vida. Definitivamente Helen me representa desde 1848. Vamos à Shirley!
Eu ri tanto quando o Gilbert deu uma CHICOTADA no Lawrence, porque eu realmente não estava esperando! Toda essa cena é absurda 🤣🤣
Foi mesmo! 🙈
Gente vejo todo mundo falando dessa cena e não me liguei nela…é qdo ele derruba ele do pônei?
@@carolinegarcia5975 o Gilbert tinha visto a Helen e o Lawrenve juntos e o povo tá região estava falando um monte de coisas da Helen. O Gilbert encontra o Lawrence e fica fazendo umas ironias, então ele perde a cabeça e dá com o chicote nele, o que faz com que ele caia do cavalo.
Nossa Duda a gente consegue ver a diferença nas escritas das 3 irmãs e com certeza Anne Brontë é ousada e madura em sua escrita e confesso que eu amei a introdução que ela faz sobre o livro, eu amei, e claro eu li junto livro Rose Madder de King e A Senhora de Wildfell Hall passeio um ódio, e aquela tristeza por saber que as irmãs Brontë escreveram tão poucos livros pra gente amar, mas, enfim, estou me deleitando com esse projeto, amei o vídeo Duda, amei muito, e seguimos agora com Shirley beijos
Que resenha sensacional! demorei para vir assistir porque só terminei a leitura agora. Mas amei demais a sua resenha Duda! Parabéns pelo seu trabalho e deixo registrado aqui que estou amando demais esse Projeto de leitura! Se não fosse pelo projeto eu teria perdido momentos tão significativos de entretenimento e aprendizagem.
Que feliz em saber disso! Muito obrigada pelo retorno ❤️
Li Jane Eyre e O Morro dos Ventos Uivantes, pq já tinha os livros, mas acabei pulando Agnes Grey na época até poder adquirir. Com essa sua resenha, me deu vontade de ler esse antes de Agnes Grey, estou pensando em priorizar a compra dele rs.
Até agora ele se tornou meu favorito das irmãs Brontee
A família Brontë é com certeza a mais talentosa da história da literatura. Emily, Anne e Charlotte eram excelentes escritoras e se destacaram numa época que a literatura era dominada pelos homens. Eu só li O Morro dos Ventos Uivantes, da Emily Brontë; mas pretendo ler os livros da Charlotte e da Anne. Inclusive, A Senhora de Wildfell hall, que já ouvi muitos elogios, será a minha próxima leitura.
Foi a leitura mais difícil desse ano, fiz diversas pausas porque eu n aguentava ler ela passando por aquilo, um tema muito atual, extremamente necessário. Finalmente acabei e se tornou um dos favoritos da vida, com certeza o favorito entre os demais das Brontë
Esse negócio da Charlotte não ter permitido a reimpressão... acredito que o personagem Arthur tenha sido inspirado no irmão delas... pelo o que entendi de certa forma Anne tb se arrependeu...
Vídeo perfeito, Duda!
Eu sempre panfleto esse livro e estava ansiosa pelo vídeo. Ele merece muito ser mais conhecido.
Fiquei pensando ao assistir o vídeo se ele não é tão reconhecido, não só por não ter sido republicado na época, mas também porque, só agora, 200 anos depois, vemos os relacionamentos abusivos da mesma forma que a Anne. Foi um longo caminho para chegar nessa consciência. Se ele tivesse sido escrito na década de 40 do século passado ainda seria a frente do seu tempo, imagina em 1840.
Espero muito que na biografia da Charlotte seja retrato o impacto dele. (Apesar de que os livros da Elizabeth Gaskell me lembram muito aos da Charlotte, com mulheres fortes mas não tão transgressores)
Fiquei um pouco arrependida de não ter relido no projeto.
Eu também to super curiosa pra ver mais dessa parte não ficcional na biografia!
E sim, é incrível como Anne foi tão a frente de seu tempo! A ponto de a própria irmã (nada menos que Charlotte, responsável por passagens feministas sensacionais em Jane Eyre) não ter conseguido compreendê-la nesse sentido!
Adorei o video!!!👏👏👏👏👏👏👏
Estou traduzindo esse livro para o Português.
Minha melhor leitura de 2020. Incrível.
Maravilhoso... o livro e o vídeo tb... amei a personagem... sua força, coragem, determinação.. mesmo quando ela volta para cuidar do marido... juro que pensei: "deixe que morra, mulher"... kkkk... mas compreendi os motivos dela... e que sujeito odioso esse Huntingdon... meeee... empatou com Heathcliff no quesito personagem mais odioso... quanta raiva passei... fiquei muito curiosa para saber o final... e o final é o que menos importa... a jornada de Helen é o cerne da história... o final é só isso... o desfecho.. e pronto... Anne Brontë é atemporal de fato... obrigada por esse projeto fantástico... já comecei Shirley... bjos...
Eu fico pensando que Huntington de certo modo é pior que Heathcliff (que é péssimo com todo mundo mas pelo menos mostra sua verdadeira face e (sobre Catherine) a coloca num pedestal inabalável)! Mas sim, passei uma raiva IMENSA com esses dois!
Agora rumo a Shirley! 🙌🏻🎉
Louca para ler. Será meu próximo . Duda seus vídeos são show. Parabéns ❤😍🤩
Estava tão ansiosa por este vídeo ♥️
AMEI esse livro, o meu favorito das bronte! anne minha rainha injustiçada 😠
Eu não tinha gostado tanto de Agnes Grey, mas me apaixonei completamente por esse livro! Ele trouxe tudo o que eu queria ver em Agnes, mas admito que achei que as coisas ficariam mais pesadas, a versão que eu li não era a integral. Bem no início do casamento o Arthur joga um livro no cachorro e acaba machucando a mão da Helen no processo, achei que ia ter abuso físico por conta disso, mas não teve. A agressão veio do amigo dele, o nome com H que eu não vou arriscar escrever, para com a esposa. Foi pesado, mas eu fiquei esperando atitudes piores do Arthur por causa do que tinha ouvido antes
Mas as atitudes dele são terríveis e eu achei o abuso psicológico super pesado, foi até difícil de ler! Também fiquei pensando que só não teve abuso físico porque talvez não fosse sequer publicado com isso, visto toda a polêmica que ja teve que enfrentar (sem isso)!
@@EduardaMenezes Verdade!
Oi!Amei o seu video! Excelente comentario! Favoritei! O livro no inicio, ñ envolve muito. Mas aos poucos tem um crescente que nos envolve até o fim. Helen é muito forte,inteligente. Acaba influenciando Esther positivamente. Ansiosa pela próxima leitura.😍😉👍👏🏾
Eu achei esse livro fantástico!!! Uma obra-prima!
Ótimo livro! Obrigada pela indicação!
Amei a resenha Duda, parabéns ❤📚 A senhora de wildfell Hall é um favorito da vida pra mim, li AgnesGrey no projeto com vc e favoritei também, Anne Brönte é a irmã favorita pra mim ainda mais que tô achando Charlotte uma irmã que usou a desculpa da proteção pra esconder ou tentar esconder as obras da Anne, justiça tardia mas justiça para as obras de Anne.
Estava ansiosa por essa resenha esse foi um dos meus preferidos. Achei a protagonista maravilhosa, tão forte em partir e mais ainda em voltar, por que sinceramente ( não voltaria) Mas ela é uma personagem que passa que ser fiel a ela e ao que ela acredita é o mais importante.( E mesmo que você não queira que ela volte, é coerente com a personalidade da personagem) E eu gosto como começa com mistério, vai para um romance tipo Jane Austen então corta para aquele terror que é o casamento dela ( muito difícil ler essa parte.) Emfim amei o livro e amei a resenha.
Concordo, também achei a condução do enredo bem coerente!
Senti muitaaa raiva lendo a parte do casamento e as esperanças dela se despedaçando cada vez mais (até porque a gente já sabia que ia ficar sempre pior)!
Personagem super forte e marcante ❤️
Não li esse ainda, mas está na lista! Vi no insta da Zahar que eles vão publicar algo da Anne no próximo semestre 👀👀 vou esperar, vai que é esse!
Tenho muita vontade de ler esse livro!!. Parabéns pelo seu Canal ♥️
Continua literatura
Gente eu fiquei inconformada com essa parte dele dando vinho pro menino de 4 ou 5 anos
Estou doida pra ler esse livro, ainda mais depois dessa resenha incrível! ❤
Esse prefácio é um grande f$##-se! 😂😂😂 Já quero ler! Beijo, Duda 😘
Sou louca para ler esse livro!!!!! Essa edição é linda, quero muito adquirir ele. Excelente vídeo Duda 💛
Fiquei super empolgada, consegui uma amostra pelo Kindle Unlimited e vou começar acho que amanhã...estou terminando Jane Eyre 🤗
Abraços Duda, adoro seus vídeos 😘
Duda, longo mas ótimo! Ainda não li mas fiquei com vontade! Sucesso e PARABÉNS pelo seu trabalho, gosto muito das suas resenhas! 😘
Amei Morro dos Ventos Uivantes 💕 e esse já está na lista.
Ja quero ler!
Estou esperando para comprar a edição da Penguin que lança em julho.
Comprei esse livro pela Sub. Estou esperando essa belezura 🖤
Acho seu sotaque lindo. Você é de onde?
❤️🌹❤️
Boa noite, gostei de ler O Grande Gatsby, Escott Fitzgerald, agora vou ler Solaris, Stanislaw Lem, assisti aos filmes It I e II, boas leituras e entretenimento, Duda e pessoal do Canal.👏👏👏👏👏
deixem seu like!!!
Eu me atrasei um pouco, ainda estou lendo. Eu consegui comprar "O profeasor" na amazon. Como era o mais difícil, já está garantido.
Duda você sabe me explicar porquê a edição da nova fronteira tem bem menos páginas que a da Record? Eu amo a nova fronteira gostaria de comprar , mas fiquei em dúvida porque a diferença é grande
Imagino que seja apenas tamanho da letra/gramatura da página, essas coisas. Que eu saiba, é integral também!
@@EduardaMenezes ok muito obrigado ♡♡
Eu adorei o livro! Minha única ressalva é que o romance no final, pra mim ficou "sobrando" rs. Não gostei do Gilbert, então confesso que fiquei com aquele gosto agridoce de "tomara que ele não seja um bosta com ela" kkk. Já presenciei tanta gente próxima a mim que mal saiu de uma relação abusiva e já caiu, não necessariamente em outra, mas em se envolver com alguém abaixo do que merecia só pra não ficar só... Que eu confesso que fiquei com essa msm sensação no final rs. Mas msm assim, achei um livro incrível! Merece ser mais conhecido!
Ps: sou das pessoas que não gosta do romance em Jane Eyre kkk. Pra mim, infelizmente, é a única coisa que tbm "sobra" no livro rs (que é mto bom).
Estou lendo Cristianismo puro e simples, do C.S Lews. Estou bem no início estive no banco e esqueci de levar o livro 🤦♀️ morri de raiva de mim mesma.
Teria adiantado bastante a leitura.
Até aqui, acompanhei este projeto de leitura e estou amando, mas estou com 2 calhamaços maravilhosos, um tb projeto de leitura e ñ lerei o deste mês.
Li pela edição da Nova Fronteira e achei muitos erros, como palavras grudadas, repetidas e outros erros de grafia.
33 com rosto de 23 kkkkkk pele de boneca. o segredo é nunca pegar sol no rosto, nunca. bjs
Amei sua resenha! A irmã Brontë injustiçada, espero que esse panorama mude! Vou acompanhar seu projeto. Parabéns, beijos! 😘🤩
Achei bem chato esse livro, principalmente quando a narrativa passa a ser pelo diário dela. Quando a narrativa era pelo Gilbert ate que estava interessante. Na parte do diário ela perde tempo com personagens que nem fazem muita diferença na narrativa, demora uma eternidade com cenas simples etc Aquela parte final, com aquela síndrome de estocolmo dela voltando para o cara, muito ruim. Tambem achei que o livro seria mais pesado, que o cara seria violento, etc. Agnes Grey é bem melhor. Entendo ter ficado mais esquecido.