Adorei o tema do vídeo. Durante minha vida toda tive que conciliar trabalho com os estudos e sei que não é nada fácil. No ensino médio dava aulas particulares, na graduação em engenharia fiz alguns bicos em projetos e, agora no mestrado, trabalho numa empresa em consultoria em P&D. Dicas úteis que podem ajudar quem está na mesma situação: 1. Tenha em mente que você não vai avançar igual a seus colegas que "só estudam". Ter isso fixado na mente vai te economizar momentos de autocobrança não saudáveis. 2. Essa dica dada de "aproveitar os minutos" é maravilhoso. Só toma cuidado para isso não virar uma autocobrança gigantesca em que você ache que tem que estudar TODOS os minutos do dia. Não é isso, mas sim de aproveitar o tempo. A palavra é eficiência não quantidade. (Meu Exemplo: Pegava os momentos que o professor faltava na faculdade para estudar para a matéria dele. Quando estava atrasado na disciplina e não tava entendendo nada que o professor tava falando, sentava no canto, pegava o livro e lia do assunto que eu estava). 3. Aproveite as suas aulas. Caso tenha uma matéria que você consiga entender a didática do professor, aproveite! Isso vai economizar algumas horas de leitura que você faria caso não prestasse atenção. 4. Por fim, tenha um grupo de estudos ou amigos/colegas que te motivem. Não precisa ser necessariamente seus colegas de turma. Pode ser qualquer pessoa que tenha um objetivo semelhante ao seu e que esteja no mesmo corre. Acredite, isso vai deixar a sua jornada um pouco menos solitária.
Tema muito importante, mas o setor de produção não se importa muito com isso. Salário baixo, exaustivo, horas abusivas (10h em média de segunda a sábado), ambiente insalubre etc. E cidade interiorana, sem faculdade boa por perto, enfim, cada um tem uma realidade e a minha não está sendo fácil para ser um jovem sonhador só querendo estudar um pouco mais. Todos temos dificuldades, mas alguns passam por verdadeiras guerras.
Não se apague a situações perfeitas, não tem universidade boa, faz a ruim, não tem muito tempo, estude o pouco tempo que tem. Qualquer coisa é melhor que nada. Os grandes estudiosos foram autodidatas.
fala Wagner, com o que você trabalha? se você tiver background em programação eu posso tentar procurar estagio pra você. Hoje em dia eu trabalho como programador e estudo, é puxado mas eu fico feliz so de ser possível conciliar apesar de todo cansaço Qualquer coisa a gente se fala pelo discord
@@felipesilvavieira3794 você tem um ponto, mas a realidade não é bem assim. Quem tem mais pode entregar mais, e quem tem menos tem que se esforçar 10x mais que alguém que tem só pra poder alcançar a média. Imagina alguém que nasceu em um lugar privilegiado, pode estudar quantas horas quiser sem se preocupar em faltar algo amanhã, melhores escolas e cursinhos, essa pessoa indiscutivelmente estará quilômetros a frente de alguém que precisa trabalhar de 10 a mais horas por dia e precisa ajudar a família, normalmente trabalhando em condições desumanas. A realidade é muito mais que motivação e frases de efeito. Tá certo que o pouco é melhor que nada, mas quem tem a oportunidade de ter muito aproveite, pq alguém nunca nem vai poder ter 1% do privilégio de oq é poder estudar com um verdadeiro nível de qualidade. Isso não impede ninguém de alcançar o sucesso (até porque isso é relativo para cada pessoa). Cada um pode alcançar o seu ápice, mesmo que esse não tenha sido o plano A.
Verdade cara estou até desistindo de fazer academia só vou terminar o meu plano neste mês e encerro pra mim ter uma estabilidade futuramente eu preciso sair de CLT não estou aguentando mais sou embalador de supermercado. Vou ter que abrir mão e sacrificar o que eu mais gosto de fazer academia. Chego em casa 6h e academia 2 hora 8 em casa tem que limpar meu quarto e cozinha 30min depois fazer comida não tem apoio de mãe pra me dar um pote pra poder armazenar comida as vezes azeda.
Sou mestranda de estudos literários. Durante toda graduação trabalhei muito, morava muito distante do trabalho e da faculdade, então eram horas e horas gastas com transporte. Sempre estava com um livro, o que se tornou um hábito até hoje. Assim como não saio de casa para nenhum lugar sem carteira, sem chaves, também não saio sem um livro. Leio no transporte, nas filas, em todo lugar. Já li muitos livros só no período em que estava no transporte público.
@@EulerWashington é tranquilo com livros pocket, naquele formato de bolso. Eu também passava pelo que você falou às vezes, mas pego ônibus bem no começo da linha e no final, então para mim é mais comum ir sentada, porque pegava/pego o ônibus ainda vazio. Mas se o ônibus quebra e tenho de pegar outro, já não dá para ir sentada. É complicado, mas mesmo lendo menos do que se estivesse sentada, no final ainda dá para ler bastante!
@@EulerWashington Também sofro com isso, é foda.. quase nunca tem espaço pra sequer se mexer, respirar, imagina ler um livro. Um brinde ao conhecimento e um sincero Foda-se o transporte público.
16:15 ... cara eu sofro com isso, não sei se é falta de confiança, medo de esquecer ou sei lá, mas sempre que eu fico um tempo sem ver determinado assunto quando volto eu sempre tenho que rever coisas que já estudei ... Sinto que perco muito tempo e oportunidade de novos aprendizados com isso. é tenso!
Eu estudo, trabalho, faço musculação e corro na praia as vezes. Ao chegar em casa do trabalho a noite, tento estudar. Caso eu fique querendo dormir na cadeira, é necessário tirar um cochilo. Mas o preço por essa rotina é alto: eu só ando sonolento e cansado. Edit: Quando o cansaço é demais, eu diminuo meus dias de treinos, pois acordo 04h20 para ir treinar. Quando não vou treinar, eu posso acordar um pouco mais tarde. A minha folga é o meu dia de princesa e eu não me sinto culpado por descansar. kkkkkkk
Caramba, fiz exatamente o mesmo no meu alistamento. Peguei uma folha de papel e uma caneta e comecei a resolver umas integrais que estavam na cabeça, além de escrever as demonstrações de alguns teoremas que estava estudando. Foi uma forma produtiva de passar o tempo enquanto não me chamavam.
Ja resolvi muitos problemas matematicos dentro do onibus kkk Tapava minha camera com o dedo para ter um fundo branco, mandava a foto no zap pra um grupo sozinho e escrevia com a caneta colorida da edicao. Me lembro que fazer as integrais mais longas era chatinho, mas deu um boost massa quando eu tava pagando eletromags.
Minha rotina é bem parecida com a desse colega. Levanto 4h da manhã e só deito minha cabeça no travesseiro lá pra 23:20h por ai. Claro, durmo instantaneamente sem dificuldade. Trabalho longe de casa, levo 2:30h na condução pra ir e voltar. Vou direto pra faculdade quando saio do trabalho, e pego das 19h as 22h. Da faculdade pra casa eu levo umas meia hora. Sendo realista, não da pra ter saúde mental e física 100% durante esse período, isso é uma ilusão. A verdade é que cada um vai precisar viver a sua história e passar pelas suas próprias dificuldades sozinho. Torcendo pra no final não surtar ou adoecer
@elisilva3453 Fácil não é mesmo, mas a satisfação de pegar o canudo no final, sentir aquela sensação de "eu sou sensacional e posso passar por qualquer coisa" é muito bom. Nada paga esse sentimento. Por isso devemos seguir em frente, boa sorte na sua caminhada
Entrei na graduação de matemática em 2005. Tinha 3 empregos em uma cidade do interior. O curso era noturno. Eu saia da minha cidade as 15:00, chegava na UFCG as 18:00, terminava aula as 21:30 e meia noite eu chegava em casa. A coordenadora do meu curso fez uma entrevista com cada aluno antes de fazer a matrícula. Quando ela identificou essa minha rotina me matriculou em apenas 3 disciplinas no semestre, enquanto meus colegas que entraram comigo matricularam em 5. Detalhe, eu tinha entrado no "rabo da gata", na penúltima vaga do vestibular. Como só tava com 3 disciplinas, tinha 4 horários vagos na semana que usava pra estudar. No final do período, paguei as 3 disciplinas com notas boas, enquanto muitos colegas que tinham uma rotina mais leve que a minha, matricularam em 5 disciplinas e só pagaram os "tamboretes". É melhor avançar pouco do que não avançar nada. Hoje eu sou professor da UFCG e sempre digo isso para os meus alunos que tem rotinas sacrificantes. Va devagar, mas vá
Tenho 34 anos, estou fazendo faculdade de farmácia e sim estudar de forma antecipada, funciona. Esse último semestre, acabou que não atualizou o sistema da faculdade nas férias e não consegui por nada organizar esses estudos, que vieram a me prejudicar em todo o semestre, mas assistindo seus vídeos acredito ter encontrado essa forma mais autodidata pra solucionar e assimilar melhor os próximos conteúdos !
Muito bom tema para ser discutido, creio que a maioria dos estudantes no brasil em algum momento precisa trabalhar. Trabalhei durante todo o mestrado e continuo até hoje (estou no último ano do doutorado). Uma dica de ouro que daria é sempre prestar atenção no tempo e qualidade do sono, 2-3h de trabalho focado quando se está descansado é capaz de se fazer muita coisa porém quando se está cansado você acaba passando várias horas com a cara no papel/tela para executar o mínimo.
Mano, você trabalhava em qual área ? E como vc conciliava ? Estou no meio da graduação em matemática e não sei se vou conseguir a bolsa no mestrado, queria saber como seria fazer o mestrado e trabalhar.
@@natangoncalves6915 Engenharia eletrônica. Meu trabalho de certa forma era uma área razoavelmente próxima do meu tema de pesquisa e trabalhei em um local que haviam outros alunos de pós e os superiores eram sensatos quanto a divisão de tempo e que as vezes vc precisa se dedicar à pesquisa, ir pra uma conferência etc. Muitos lugares não vão se importar se vc faz mestrado ou doutorado, vão te cobrar o mesmo número de horas trabalhadas e não vão querer saber de desculpa sua, é importante buscar um local que o trabalho seja mais focado em entregas do que em horas trabalhadas. Enfim, boa sorte na tua busca
Cara, somos de áreas completamente diferentes, eu sou de licenciatura em história mas gosto MUITO dos seus videos!!! Seu trampo aqui no youtube é incrivel, você é um dos melhores criadores daqui.
Eu vejo muitos comentários sobrea dificuldade de conciliar trabalho e estudos e também de pessoas que conseguem conciliar, e até fazer coisas extras, ao que vejo todos são sucintos e válidos pois a vida de cada pessoa tem suas particularidades e niveis de dificuldade. Falando do meu ponto de vista, desde o ensino médio precisei trabalhar, no meu ensino médio o ensino era porco, nem professor eu tinhas as vezes, minha base foi fraca e nem de perto cheguei a estudar Cálculo igual outros ensinos médios dão. A diferença de quem trabalha e estuda x quem só estuda também está nas bases do ensino, porque quem vem de familia pobre e com conhecimento escasso, entra na faculdade uns três degraus a baixo e ainda precisando trabalhar, então a ideia de de adentrar na faculdade e só estudar o que é passado não é possivel, ainda precisamos de tempo pro preparo que nunca tivemos. E concordo com um comentário que em linha de produção não possui esse tempo de folga, as vezes é 15 minutos de almoço, entra no trabalho as 8h e sai as 18h pra ter aula as 18h30, o tempo de estudo é somente após aula quando você ja esta totalmente detonado, e essa realidade é muito comum tanto que nas federais é dificil manter estudantes trabalhadores com essa escala. Como meu professor disse, as federais nunca foram feitas pra quem precisa trabalhar.
Mas ainda há excessões, existem alunos que conseguem conciliar porque o trabalho não é tão pesado, é meio periodo ou que ja tem uma rotina de estudo concreta e consegue se preparar bem para as aulas. Para estes, tudo de bom na sua jornada, é possivel crescer mesmo trabalhando. E as pobres fudidos que trabalham integralmente e fazem uma federal ou faculdade presencial, é necessário muita força, disciplina e coragem. É claro que meu comentário não é desmerecendo o video, realmente ela vai ajudar muitas pessoas, e apesar de algumas dicas não serem válidas para mim, levei a risca a dica de estudar cada minuto que sobrar e com meia horinha estudando me ajudou a passar em Cálculo, então reafirmo, as dicas são válidas, não para todos, mas elas funcionam. Para quem trabalha e estuda como eu, só os estudos e disciplina vai te fazer avançar, temos que fazer mais sacrificios que os demais, comer mal, dormir pouco, se abster de lazer pra ficar na frente do livro, mas sempre, SEMPRE, o rescultado vai ser benefico. Desejo boa sorte a todos.
Faco técnico de administraçãopela manhã no dias segunda, quarta e sexta 08hs as 11hs e a tarde sou estagiária nos dia segunda a sexta de 12:30 as 16:30 meu pique de energia é de manhã tou pensando em passar o curso pra noite pq de manhã quero estudar pra concurso e ficar naquela rotina a atrde trabalhar e a noite fazer este curso e os dias vagas dedicar no meu relacionamento ❤
Eu terminei meu 2° ano do Ensino Médio esse ano e em janeiro de 2025 começo a estudar num colégio particular com preparatório pro IME e ITA. Eu acabei de entrar de férias e vou aproveitar as férias toda pra reforçar mais ainda a matemática básica que não vi muito bem durante o ensino fundamental, como a álgebra e a geometria plana de um modo geral. Estou usando livros didáticos do autor Edwaldo Bianchini de 8° e 9° ano, lendo de cabo a rabo e fazendo todos os exercícios. Depois devo começar a usar a coleção de ensino médio do Gelson Iezzi, Fundamentos de Matemática Elementar. Creio que isso deve me ajudar a me sair melhor não só na matemática, como também na física e na química para o vestibular.
Eu tou indo pro 1 ano do ensino médio e vou começar a estudar muito pra decidir o que vou fazer no futuro, os livros que você citou no seu comentário me ajudou a criar uma base de onde comecar muito obrigado
@@pedrokinter5178 tô indo bem mano kk. Eu estou conseguindo evoluir sim, os livros de ensino fundamental era só uma revisão da matemática básica. Tô usando agora o Matemática: Ciências e Aplicações, do Gelson Iezzi. Minha rotina que funciona bem pra mim é a seguinte: Escrever a Teoria, fazer muitos exercícios e eu gosto de um método que o corre já falou também, que é você relembrar tudo que estudou usando papel e caneta. Isso no caso vale pra essencialmente as matérias que eu estudo direcionadas ao ITA, que são: português, inglês, física, química e matemática. OBS: Esse método é bem mais usual quando se trata de ciências exatas, então já serve de dica.
15:39 eu estou esperando o resultado pra saber se vou ingressar em Estatística na federal e enquanto isso estou estudando Cálculo I e Geometria Analítica. É muito bom estudar sem pressa
é extremamente difícil encontrar alguém que estuda antes da disciplina, to na segunda graduação e se eu já vi 3 pessoas que tem esse hábito foram muitas, parece ser um hábito complicado de se formar.
Cara, posso dizer que é uma das melhores coisas que qualquer pessoa pode fazer para evitar pressão ou pendência em matéria. No meu caso, eu peguei a grade curricular e perguntava aos professores até qual parte costumavam lecionar. Depois disso, montava minha rotina de estudos focando nas disciplinas mais difíceis msm. Boa sorte e estudos ;')
@@zdark7202 Eu acredito completamente, só parece muito difícil de executar mesmo pela questão da disciplina, principalmente qnd você pretende fazer isso para mais de 3 matérias.
Vou ter algebra linear em fevereiro, iniciei os estudos da matéria desde ja. Sinto que aprendi a estudar dessa forma com programação, pois estudei tudo por conta, e quando cheguei nas disciplinas, ficou tudo mais fácil.
Excelente! Você se auto conhecer é o primeiro passo para consegui dar conta das demandas de estudo, quando você compreender isso, fica mais fácil, por exemplo eu descobri que tenho TDH e após compreender e tratar, acabei entendendo que trabalhar como mecânico e eletricista, não me ajudava em relação com os estudos, era extremamente cansativo e maçante, ai eu acabei me organizando para trocar de emprego, acabei estudando mais e me tornei professor do SENAI, e isso agrega muito para eu me dedicar aos estudos, estou cursando Engenharia Elétrica, meu objetivo é me tornar professor de Universidade. Mestrado, quem sabe um doutorado.
Adoro seus vídeos, Corre. Comecei a estudar de forma a me adaptar com o que funcionou em seus métodos de estudos, agradeço, seu canal me motiva a estudar, parabéns pelo seu canal e a dedicação aos vídeos. Abraços!
Primeiramente, parabéns pelo excelente trabalho que está exercendo aqui no RUclips e, também, pelo doutorado na Itália. Em seguida, quero deixar aqui meu depoimento de como seu canal me inspirou a "iniciar" meus estudos em matemática. Estou com 31 anos e sou servidor público federal, formado em Administração; possuo MBA em Mercado e Finanças (por interesse pessoal) e Pós-graduação em Biomecânica e Psicologia (considerando as necessidades de meu cargo). Contudo, sempre tive reprimido o amor pela matemática e, agora que conheci seu canal, sinto que preciso dar vazão a essa minha paixão. Logo mais iniciarei um bacharelado em Matemática EAD, pois minha situação atual não permite fazer presencialmente (pai de uma garotinha de um aninho linda que demanda um acompanhamento especial multiprofissional - o que ocupa demais meus dias da semana). Considerando sua experiência acadêmica (mestrado e agora doutorado), o fato de fazer uma graduação EAD prejudicará futuramente o ingresso em um mestrado ou, inclusive, um doutorado? E haveria algum empecilho considerando minha idade "avançada"?
Oi! Sobre graduação EAD, eu fiz um vídeo a um tempo atrás sobre esse assunto. Dá uma olhada nos vídeos do início do ano que você vai achar. Mas, pra poupar seu tempo: Não existe nenhuma regra formal com relação a faculdade que você estudou ou a idade, no que diz respeito a ingressar na pós graduação. A sua grande dificuldade mesmo pode ser a competição. É importante levar em conta que você vai estar competindo com pessoas que não fazem nada o dia inteiro a não ser estudar (e reclamar). Mas, cara, você é um super-herói! Não deixe que adolescentes com síndrome de Gauss de desanimem de seguir esse objetivo. E também cuidado com comparações. Eu tenho certeza que você vai alcançar seus seus alvos. Abraços!
Eu penso que vc deveria se preocupar em fazer outro filho para que a sua bebe tenha uma companhia durante as fazes do desenvolvimento humano dela e da outra.
Corre, como vai o seu livro de cálculo? Farei meu primeiro ano de bacharel em matemática no próximo ano e seria um prazer enorme experienciar esse momento da minha vida fazendo uso do seu livro. Espero que saia logo😉
Mano, eu to escrevendo algo exatamente sobre isso de Conciliar TRabalho e Estudos pq issso ta muito latente na minha vida... Sou Enfermeiro formado pela ESCS e nesse tempo que fui me formando fui estudando para o ENEM para passar em medicina, dando aulas particulares, fazendo entrega, dando monitoria... uma série de coisas! Hoje estou finalziando o primeiro ano na medicina, dando muitas aulas particulares e buscando avançar ainda mais nos trabalhos com um projetos de pesquisa ano que vem e monitoria... Trabalhar e estudar é muito cansativo, mas é um privilégio.
Eu prestei vestibular para entrar na UFMG, falei que só iria fazer faculdade se fosse na federal, entretanto os horários não se encaixam pra quem trabalha CLT, decidi sair do meu emprego e fazer entregas e moto uber nas horas vagas, não vai ser fácil mas preciso dessa flexibilidade pra me manter e continuar estudando, como diria a musica do LP Heavy is the crown, eu pedi por isso agora tenho que aguentar o peso da "coroa".
É foda tentar trabalhar quando você é aluno de bacharelado, pois o bom da licenciatura é que os curtos noturnos, já o bacharelado são todos integrais. E nem sempre tem oferta de bolsa ou mesmo que tenha, mesmo que você consiga pegar todas, pode ocorrer de você ficar um período sem receber
Meu próximo semestre vou pegar c3 que começa do em março tenho 2 meses de férias da faculdade mas vou aproveitar pra adiantar logo o conteúdo e fazer uns bico de motoboy
Fala craque, tudo certo por ai? Rescentemente li um livro que se chama "ultra-learning". Neste, ele fala sobre aquele esquema de "estudar com o livro fechado"(escrevendo tudo q vc lembra antes de uma sessão de estudos que nem você falou em algum video por ai) e dá outras ótimas dicas do processo de aprender muito em pouco tempo. Recomendo. P.s o cara q escreveu o livro se propôs um desafio de estudar o conteúdo da graduação de computação de MIT em 1 ano e os outros exemplos citados são casos similares.
Sim aula cansa mesmo (so particular que nao), eu leciono num unico turno de manha em escola, chego em casa e durmo. Qto maior a turma, mais cansativo eh. Licenciatura acaba sendo mais flexivel, bacharelado que costuma ser periodo integral e ter mais disciplinas pesadas no caso de matematica, nao sei a viabilidade disso. Pra vc trabalho de atuario era menos cansativo que de professor ?
Excelente vídeo! Uma dúvida que tenho como estudante é a seguinte: se eu tiver por exemplo 3 disciplinas no semestre. É melhor eu tirar 2 ou 3 horas por dia para estudar uma, sendo uma a cada dia ou pra ajudar a reter mais conteúdo é melhor estudar um pouquinho de cada no mesmo dia? (contando que irei estudar todos os dias)
Mano me dar uma opinião, quero focar em matematica e biologia, so que tenho vontade de aprender outras materias também, sinto que fico pra tras nessas, por outro lado, se eu fizer a graduação vai ser uma materia só, tô muito indeciso onde depositar meu tempo!!! Obs: Estou fazendo um desafio pessoal e não uma graduação.
Olá, poderia fazer um vídeo falando qual universidade escolher para cursar matemática? Estou indo para o 3 ano do ensino médio e provavelmente irei ter que mudar de cidade para cursar matemática, porém tenho medo de fazer a escolha da universidade errada. Eu ficaria muito grato se atendesse meu pedido...
De maniera geral, qualquer universidade federal é uma boa universidade. Talvez mais importante seja o quão confortável vai ser pra você estar naquela universidade. Você vai precisar trabalhar pra se sustentar? O custo de vida nessa cidade é caro? Minimizar o atrito pode ser mais importante do que estar numa universidade de ponta.
@@Corredephd Provavelmente sim e não, depende muito da minha família que não quer que eu trabalhe, apenas estude, mas nós pretendemos ir para Santa Catarina. E eu andei pesquisando, e encontrei a UFSC, ela oferece o curso de matemática e licenciatura em matemática, e sobre isso, queria saber qual é a melhor escolha, seria importante cursar a licenciatura também? Ou apenas matemática?
Tenho 18 e terminei meu 3° ano do EM nesse dezembro. Preciso de uma fonte de renda e pretendo dar aulas (tbm matemática e inglês), mas me sinto inseguro quanto a como faço isso. Tenho bom domínio do conteúdo, a questão é mesmo saber o que ensinar e como. Alguma dica?
Eu entendo bem! Mas, olha, dar aula é pura experiência. O importante é começar! Depois de um ou dois anos dando aula, você se sentirá muito mais a vontade e com muito mais domínio dessa arte. Também tenha em mente que a pior aula da vida de um professor é a primeira aula. Meu Deus, quando penso na primeira aula que dei, me dá vontade de desaparecer rs. Mas, a mensagem é: Não desista na primeira aula.
@Corredephd Nossa, obrigado por essa resposta! Confesso que ainda me bate um nervoso ao pensar em como será a primeira experiência ksksk. Uma atualização: consegui garantir um espaço pra lecionar num cursinho pré-Enem da minha cidade. Estudei lá por um ano e (quase) todos têm uma boa impressão de mim. As aulas começam em janeiro e a pressão interna por atender às expectativas alheias não é pouca. Será desafiador, mas jamais impossível! haha
@Corredephd cara, você já pensou em largar a carreira acadêmica para ir para o mercado de trabalho e ficar mais próximo da familia. Eu tenho vivido esse Dilema ultimamente, entre viver em uma cidade Natal mas me sujeitando a trabalhos que não eram meus planos, até pagando razoável, mas ficaria próximo das pessoas que amo. Por outro lado, estaria indo atrás dos meus sonhos de pesquisador e estar vivendo longe daqueles que amo. Você já enfrentou esse Dilema? Gostaria de saber sua opinião, seria legal um vídeo desse assunto.
@@IanLiberatocomo encontrar essas escolas? Eu sei de monitoria nas faculdades, mas escola particular pelo menos onde eu moro todas exijam licenciatura ou bacharelado completo
poderia fazer um video de como aprender outro idioma?pois você já foi professor de inglês e deve ter metodos. Eu estou em um processo de apreder outro idioma.
Corre, tive uma ideia de vídeo: você poderia mostrar como utiliza o Obsidian para organizar suas notas de matemática. Ah, e parabéns por mais um vídeo incrível!
Corre, eu pretendo cursar Física em 2025 e estou em dúvida entre Stewart e Guidorizi. Mesmo que o Guidorizi seja mais técnico, mas eu acho o Stewart mais divertido (por causa das aplicações, além de ser mais barato). Qual deles vale mais apena?
Eu me sinto muito burra assistindo esse canal tendo acabado de fazer minha P1 de Cálculo1 pela segunda vez e foi um 3 kkkkkk 🥹🥹 Não sei se conta, mas eu concilio estágio e estudos tbm e apesar de ter entendido o conteúdo (pelo menos eu acho que sim), a nota foi péssima, talvez não tenha conseguido otimizar o meu tempo, não sei De qualquer forma, muito obrigada pelas dicas 😆🙏🏻🙏🏻
Ahhh não se preocupe, isso é completamente normal, Cálculo é uma matéria difícil mesmo. Trabalhar e estudar ao mesmo tempo deve ser bem pesado mesmo, como tá sendo sua experiência? Gostaria de trabalhar e estudar um dia, apesar de fazer facul Integral.
@@jennylimao cara, é puxado demaais kkkk, mas em compensação tbm eu acho q ganha uma experiência absurda por vc estar lá todo dia e sempre tendo serviço novo, sabe? No caso eu não sou da matemática e sim da biotecnologia, então talvez isso não seja o mesmo na área de vcs kkkk Mas eu tô amando apesar de tudo, o negócio é só quando tem imprevisto e eu tenho que correr atrás com o tempo que eu não tenho 😅
cara eu te acompanho e achjo foda suas dicas , mas e no meu caso de ser procrastinador o chamado preguisoço ? quais são as regras ? nao quero dicas , quero regras que se vc me falar eu vou comprir a risca e mudar minha vida de pobre ! desde já agradeço.
Não tem como ele falar algo que vai resolver sua vida igual mágica, você ta esperando coisa demais, e que garantia ele tem que você vai conseguir cumprir o que ele te falar kkkkkkkkkk, tenta descobrir o porque você de vc procastinar, pode ser porque você tem medo ou vergonha do que precisa ser feito ou do resultado que vai sair da sua ação a ser realizada, pode ser porque você ta inseguro, pode ser porque você não te conhecimento o suficiente do assunto a ser tratado, pode ser outra questão emocional do tipo como você enxerga o que deve ser feito. Você procastina como ? FIca deitado mexendo no cel? no pc? vendo video? vendo live? sai pra rua? Como tentativa inicial você pode determinar periodos de tempos curto de 30 min inicialmente e dps você aumenta até chegar em 2-3-4 horas, durante esse periodo vc ficará focado apenas no que precisa ser feito, e se vc perder o foco, fica sentado lá até acabar o tempo tentando retomar seu foco, você só sai quando o tempo acabar ou a tarefa acabar, isso é uma estratégia, mas como não te conheço, ainda tem muita coisa que eu precisaria saber para te ajudar melhor.
@@samuel9294 Cara Vc é Incrivel , eu li tudo que vc disse, eu to tentando estudar desde 2017 , quando começo a estudar duro no maximo 2 semanas leaglzinho ali focadinho , depois eu paro e começo a pensar que vai demorar muito e sou muito ruim em matematica preciso ver o video aula pelo menos 3x antes de ir pro exercicios , o meu problema é que eu fico pensando no futuro e comparo com o presente no qual eu to passando pelo processo e peso na balança e acabo desistindo , isso ocorre em tudo na minha vida , faculdade , comecei 2 e fiz poucos meses, cursos tecnicos , comecei e fiquei 6 meses , deve ter algo de errado comigo mesmo , nunca termino nada e sou mediocre naquilo que faço , faço tudo meia-boka .. me ajuda irmao !
Comece fazendo meditação todo dia, estabeleça uma regra Kaizen semanalmente (Ou seja, toda semana você vai melhorar algo positivo na sua rotina, aumentar o tempo da meditação, bloquear em minutos suas distrações (use aplicativos como o Stayfree para isso), e adicionar coisas positivas na sua rotina), faço isso para melhorar minha rotina, produtividade e vida. Mas tenha muita paciência, não tem como mudar sua vida rapido, eu estou há 5 meses melhorando ela constantemente, e fazendo tudo isso, e considerando muito longe do ideal, mas vejo absurda diferença do meu eu de 5 meses atrás.
Tenho 31 anos e meu sonho e voltar a estudar. fazer faculdade so que trabalhando na escala 6x1.fica muito difícil. Mais em 2025 vou fazer um curso técnico. Vai me ajudar.preciso de motivação pra vencer.
Adorei o tema do vídeo.
Durante minha vida toda tive que conciliar trabalho com os estudos e sei que não é nada fácil. No ensino médio dava aulas particulares, na graduação em engenharia fiz alguns bicos em projetos e, agora no mestrado, trabalho numa empresa em consultoria em P&D.
Dicas úteis que podem ajudar quem está na mesma situação:
1. Tenha em mente que você não vai avançar igual a seus colegas que "só estudam". Ter isso fixado na mente vai te economizar momentos de autocobrança não saudáveis.
2. Essa dica dada de "aproveitar os minutos" é maravilhoso. Só toma cuidado para isso não virar uma autocobrança gigantesca em que você ache que tem que estudar TODOS os minutos do dia. Não é isso, mas sim de aproveitar o tempo. A palavra é eficiência não quantidade. (Meu Exemplo: Pegava os momentos que o professor faltava na faculdade para estudar para a matéria dele. Quando estava atrasado na disciplina e não tava entendendo nada que o professor tava falando, sentava no canto, pegava o livro e lia do assunto que eu estava).
3. Aproveite as suas aulas. Caso tenha uma matéria que você consiga entender a didática do professor, aproveite! Isso vai economizar algumas horas de leitura que você faria caso não prestasse atenção.
4. Por fim, tenha um grupo de estudos ou amigos/colegas que te motivem. Não precisa ser necessariamente seus colegas de turma. Pode ser qualquer pessoa que tenha um objetivo semelhante ao seu e que esteja no mesmo corre. Acredite, isso vai deixar a sua jornada um pouco menos solitária.
Ótimas dicas, obrigado por compartilhar.
Tema muito importante, mas o setor de produção não se importa muito com isso. Salário baixo, exaustivo, horas abusivas (10h em média de segunda a sábado), ambiente insalubre etc. E cidade interiorana, sem faculdade boa por perto, enfim, cada um tem uma realidade e a minha não está sendo fácil para ser um jovem sonhador só querendo estudar um pouco mais. Todos temos dificuldades, mas alguns passam por verdadeiras guerras.
Concordo
Não se apague a situações perfeitas, não tem universidade boa, faz a ruim, não tem muito tempo, estude o pouco tempo que tem. Qualquer coisa é melhor que nada.
Os grandes estudiosos foram autodidatas.
fala Wagner, com o que você trabalha? se você tiver background em programação eu posso tentar procurar estagio pra você.
Hoje em dia eu trabalho como programador e estudo, é puxado mas eu fico feliz so de ser possível conciliar apesar de todo cansaço
Qualquer coisa a gente se fala pelo discord
@@felipesilvavieira3794 você tem um ponto, mas a realidade não é bem assim. Quem tem mais pode entregar mais, e quem tem menos tem que se esforçar 10x mais que alguém que tem só pra poder alcançar a média. Imagina alguém que nasceu em um lugar privilegiado, pode estudar quantas horas quiser sem se preocupar em faltar algo amanhã, melhores escolas e cursinhos, essa pessoa indiscutivelmente estará quilômetros a frente de alguém que precisa trabalhar de 10 a mais horas por dia e precisa ajudar a família, normalmente trabalhando em condições desumanas. A realidade é muito mais que motivação e frases de efeito. Tá certo que o pouco é melhor que nada, mas quem tem a oportunidade de ter muito aproveite, pq alguém nunca nem vai poder ter 1% do privilégio de oq é poder estudar com um verdadeiro nível de qualidade.
Isso não impede ninguém de alcançar o sucesso (até porque isso é relativo para cada pessoa). Cada um pode alcançar o seu ápice, mesmo que esse não tenha sido o plano A.
@@rennelou9717 qual seu Discord amigo?
Eu estou iniciando um curso em Python, pretendo até o meio do ano que vem ter uma boa base.
Resumindo - Só da tempo de trabalhar e estudar. Saúde mental, física é inviável. Essa é a vida do trabalhador contemporâneo.
Se chama vida.
@@gutsama7765 não, se chama escravidão moderna.
Verdade cara estou até desistindo de fazer academia só vou terminar o meu plano neste mês e encerro pra mim ter uma estabilidade futuramente eu preciso sair de CLT não estou aguentando mais sou embalador de supermercado. Vou ter que abrir mão e sacrificar o que eu mais gosto de fazer academia. Chego em casa 6h e academia 2 hora 8 em casa tem que limpar meu quarto e cozinha 30min depois fazer comida não tem apoio de mãe pra me dar um pote pra poder armazenar comida as vezes azeda.
@@gutsama7765é capitalismo tardio msm
@@jullyasouza6496 me parece mais um problema de pais pobre mesmo
Sou mestranda de estudos literários. Durante toda graduação trabalhei muito, morava muito distante do trabalho e da faculdade, então eram horas e horas gastas com transporte. Sempre estava com um livro, o que se tornou um hábito até hoje. Assim como não saio de casa para nenhum lugar sem carteira, sem chaves, também não saio sem um livro. Leio no transporte, nas filas, em todo lugar. Já li muitos livros só no período em que estava no transporte público.
@@EulerWashington é tranquilo com livros pocket, naquele formato de bolso. Eu também passava pelo que você falou às vezes, mas pego ônibus bem no começo da linha e no final, então para mim é mais comum ir sentada, porque pegava/pego o ônibus ainda vazio. Mas se o ônibus quebra e tenho de pegar outro, já não dá para ir sentada. É complicado, mas mesmo lendo menos do que se estivesse sentada, no final ainda dá para ler bastante!
@@EulerWashington Também sofro com isso, é foda.. quase nunca tem espaço pra sequer se mexer, respirar, imagina ler um livro.
Um brinde ao conhecimento e um sincero Foda-se o transporte público.
Eu vou agregar este hábito aos pouquinhos!!
16:15 ... cara eu sofro com isso, não sei se é falta de confiança, medo de esquecer ou sei lá, mas sempre que eu fico um tempo sem ver determinado assunto quando volto eu sempre tenho que rever coisas que já estudei ... Sinto que perco muito tempo e oportunidade de novos aprendizados com isso. é tenso!
Acordei do meu sono eterno para vir assistir e dar like.
eu adoraria que isso de "respondendo e-mail dos inscritos" virasse um quadro do canal, nem que fosse uma ou duas vezes por mês.
Eu estudo, trabalho, faço musculação e corro na praia as vezes. Ao chegar em casa do trabalho a noite, tento estudar. Caso eu fique querendo dormir na cadeira, é necessário tirar um cochilo. Mas o preço por essa rotina é alto: eu só ando sonolento e cansado.
Edit: Quando o cansaço é demais, eu diminuo meus dias de treinos, pois acordo 04h20 para ir treinar. Quando não vou treinar, eu posso acordar um pouco mais tarde. A minha folga é o meu dia de princesa e eu não me sinto culpado por descansar. kkkkkkk
eh pq c n ta durmindo direito pai
Caramba, fiz exatamente o mesmo no meu alistamento. Peguei uma folha de papel e uma caneta e comecei a resolver umas integrais que estavam na cabeça, além de escrever as demonstrações de alguns teoremas que estava estudando. Foi uma forma produtiva de passar o tempo enquanto não me chamavam.
Ja resolvi muitos problemas matematicos dentro do onibus kkk Tapava minha camera com o dedo para ter um fundo branco, mandava a foto no zap pra um grupo sozinho e escrevia com a caneta colorida da edicao. Me lembro que fazer as integrais mais longas era chatinho, mas deu um boost massa quando eu tava pagando eletromags.
Minha rotina é bem parecida com a desse colega. Levanto 4h da manhã e só deito minha cabeça no travesseiro lá pra 23:20h por ai. Claro, durmo instantaneamente sem dificuldade. Trabalho longe de casa, levo 2:30h na condução pra ir e voltar. Vou direto pra faculdade quando saio do trabalho, e pego das 19h as 22h. Da faculdade pra casa eu levo umas meia hora. Sendo realista, não da pra ter saúde mental e física 100% durante esse período, isso é uma ilusão. A verdade é que cada um vai precisar viver a sua história e passar pelas suas próprias dificuldades sozinho. Torcendo pra no final não surtar ou adoecer
Eu acho a minha rotina difícil e cansativa trabalho e estudo tem,mas não acordo tão cedo assim. Não é nada fácil
@elisilva3453 Fácil não é mesmo, mas a satisfação de pegar o canudo no final, sentir aquela sensação de "eu sou sensacional e posso passar por qualquer coisa" é muito bom. Nada paga esse sentimento. Por isso devemos seguir em frente, boa sorte na sua caminhada
@matheusb.iecker7030 obrigado 🥰
Entrei na graduação de matemática em 2005. Tinha 3 empregos em uma cidade do interior. O curso era noturno. Eu saia da minha cidade as 15:00, chegava na UFCG as 18:00, terminava aula as 21:30 e meia noite eu chegava em casa. A coordenadora do meu curso fez uma entrevista com cada aluno antes de fazer a matrícula. Quando ela identificou essa minha rotina me matriculou em apenas 3 disciplinas no semestre, enquanto meus colegas que entraram comigo matricularam em 5. Detalhe, eu tinha entrado no "rabo da gata", na penúltima vaga do vestibular. Como só tava com 3 disciplinas, tinha 4 horários vagos na semana que usava pra estudar. No final do período, paguei as 3 disciplinas com notas boas, enquanto muitos colegas que tinham uma rotina mais leve que a minha, matricularam em 5 disciplinas e só pagaram os "tamboretes". É melhor avançar pouco do que não avançar nada. Hoje eu sou professor da UFCG e sempre digo isso para os meus alunos que tem rotinas sacrificantes. Va devagar, mas vá
"Vá devagar, mas vá!" Muito bom. Obrigado pela história e pelo conselho.
Tu era de que cidade?
Tenho 34 anos, estou fazendo faculdade de farmácia e sim estudar de forma antecipada, funciona.
Esse último semestre, acabou que não atualizou o sistema da faculdade nas férias e não consegui por nada organizar esses estudos, que vieram a me prejudicar em todo o semestre, mas assistindo seus vídeos acredito ter encontrado essa forma mais autodidata pra solucionar e assimilar melhor os próximos conteúdos !
Muito bom tema para ser discutido, creio que a maioria dos estudantes no brasil em algum momento precisa trabalhar. Trabalhei durante todo o mestrado e continuo até hoje (estou no último ano do doutorado). Uma dica de ouro que daria é sempre prestar atenção no tempo e qualidade do sono, 2-3h de trabalho focado quando se está descansado é capaz de se fazer muita coisa porém quando se está cansado você acaba passando várias horas com a cara no papel/tela para executar o mínimo.
Mano, você trabalhava em qual área ? E como vc conciliava ? Estou no meio da graduação em matemática e não sei se vou conseguir a bolsa no mestrado, queria saber como seria fazer o mestrado e trabalhar.
@@natangoncalves6915 Engenharia eletrônica. Meu trabalho de certa forma era uma área razoavelmente próxima do meu tema de pesquisa e trabalhei em um local que haviam outros alunos de pós e os superiores eram sensatos quanto a divisão de tempo e que as vezes vc precisa se dedicar à pesquisa, ir pra uma conferência etc. Muitos lugares não vão se importar se vc faz mestrado ou doutorado, vão te cobrar o mesmo número de horas trabalhadas e não vão querer saber de desculpa sua, é importante buscar um local que o trabalho seja mais focado em entregas do que em horas trabalhadas. Enfim, boa sorte na tua busca
Cara, somos de áreas completamente diferentes, eu sou de licenciatura em história mas gosto MUITO dos seus videos!!! Seu trampo aqui no youtube é incrivel, você é um dos melhores criadores daqui.
Cara, você falando sobre sofrer por antecipação eu me vejo na época que ensinava. Assistir seus vídeos é uma terapia.
Sucesso!!
Eu vejo muitos comentários sobrea dificuldade de conciliar trabalho e estudos e também de pessoas que conseguem conciliar, e até fazer coisas extras, ao que vejo todos são sucintos e válidos pois a vida de cada pessoa tem suas particularidades e niveis de dificuldade. Falando do meu ponto de vista, desde o ensino médio precisei trabalhar, no meu ensino médio o ensino era porco, nem professor eu tinhas as vezes, minha base foi fraca e nem de perto cheguei a estudar Cálculo igual outros ensinos médios dão. A diferença de quem trabalha e estuda x quem só estuda também está nas bases do ensino, porque quem vem de familia pobre e com conhecimento escasso, entra na faculdade uns três degraus a baixo e ainda precisando trabalhar, então a ideia de de adentrar na faculdade e só estudar o que é passado não é possivel, ainda precisamos de tempo pro preparo que nunca tivemos.
E concordo com um comentário que em linha de produção não possui esse tempo de folga, as vezes é 15 minutos de almoço, entra no trabalho as 8h e sai as 18h pra ter aula as 18h30, o tempo de estudo é somente após aula quando você ja esta totalmente detonado, e essa realidade é muito comum tanto que nas federais é dificil manter estudantes trabalhadores com essa escala. Como meu professor disse, as federais nunca foram feitas pra quem precisa trabalhar.
Mas ainda há excessões, existem alunos que conseguem conciliar porque o trabalho não é tão pesado, é meio periodo ou que ja tem uma rotina de estudo concreta e consegue se preparar bem para as aulas. Para estes, tudo de bom na sua jornada, é possivel crescer mesmo trabalhando. E as pobres fudidos que trabalham integralmente e fazem uma federal ou faculdade presencial, é necessário muita força, disciplina e coragem. É claro que meu comentário não é desmerecendo o video, realmente ela vai ajudar muitas pessoas, e apesar de algumas dicas não serem válidas para mim, levei a risca a dica de estudar cada minuto que sobrar e com meia horinha estudando me ajudou a passar em Cálculo, então reafirmo, as dicas são válidas, não para todos, mas elas funcionam. Para quem trabalha e estuda como eu, só os estudos e disciplina vai te fazer avançar, temos que fazer mais sacrificios que os demais, comer mal, dormir pouco, se abster de lazer pra ficar na frente do livro, mas sempre, SEMPRE, o rescultado vai ser benefico. Desejo boa sorte a todos.
Vídeo extremamente necessário, como queria que tivesse vídeo todo dia😅❤
Amo estudar (não exatas, confesso), mas estudar. Ótimo canal para me manter sempre estudando a matemática. Atenciosamente, Cath.
Faco técnico de administraçãopela manhã no dias segunda, quarta e sexta 08hs as 11hs e a tarde sou estagiária nos dia segunda a sexta de 12:30 as 16:30 meu pique de energia é de manhã tou pensando em passar o curso pra noite pq de manhã quero estudar pra concurso e ficar naquela rotina a atrde trabalhar e a noite fazer este curso e os dias vagas dedicar no meu relacionamento ❤
Eu terminei meu 2° ano do Ensino Médio esse ano e em janeiro de 2025 começo a estudar num colégio particular com preparatório pro IME e ITA. Eu acabei de entrar de férias e vou aproveitar as férias toda pra reforçar mais ainda a matemática básica que não vi muito bem durante o ensino fundamental, como a álgebra e a geometria plana de um modo geral. Estou usando livros didáticos do autor Edwaldo Bianchini de 8° e 9° ano, lendo de cabo a rabo e fazendo todos os exercícios. Depois devo começar a usar a coleção de ensino médio do Gelson Iezzi, Fundamentos de Matemática Elementar. Creio que isso deve me ajudar a me sair melhor não só na matemática, como também na física e na química para o vestibular.
Eu tambem termino o segundo ano em 2024. Espero que 2025 seja um bom ano para nós "vestibulandos", a diferença é que eu quero usp.
Eu tou indo pro 1 ano do ensino médio e vou começar a estudar muito pra decidir o que vou fazer no futuro, os livros que você citou no seu comentário me ajudou a criar uma base de onde comecar muito obrigado
@@sky_gamesyt Que bom que lhe ajudou, desejo a você ótimos estudos e boa sorte na sua caminhada rumo ao seu futuro
eae, como que ta os estudos? conseguiu evoluir? e como q vc divide sua rotina p estudar?
@@pedrokinter5178 tô indo bem mano kk. Eu estou conseguindo evoluir sim, os livros de ensino fundamental era só uma revisão da matemática básica. Tô usando agora o Matemática: Ciências e Aplicações, do Gelson Iezzi. Minha rotina que funciona bem pra mim é a seguinte: Escrever a Teoria, fazer muitos exercícios e eu gosto de um método que o corre já falou também, que é você relembrar tudo que estudou usando papel e caneta. Isso no caso vale pra essencialmente as matérias que eu estudo direcionadas ao ITA, que são: português, inglês, física, química e matemática.
OBS: Esse método é bem mais usual quando se trata de ciências exatas, então já serve de dica.
15:39 eu estou esperando o resultado pra saber se vou ingressar em Estatística na federal e enquanto isso estou estudando Cálculo I e Geometria Analítica. É muito bom estudar sem pressa
Excelente vídeo, vim Correndo dar o like.
você me lembrou de dar like, obrigado
é extremamente difícil encontrar alguém que estuda antes da disciplina, to na segunda graduação e se eu já vi 3 pessoas que tem esse hábito foram muitas, parece ser um hábito complicado de se formar.
Cara, posso dizer que é uma das melhores coisas que qualquer pessoa pode fazer para evitar pressão ou pendência em matéria.
No meu caso, eu peguei a grade curricular e perguntava aos professores até qual parte costumavam lecionar. Depois disso, montava minha rotina de estudos focando nas disciplinas mais difíceis msm.
Boa sorte e estudos ;')
@@zdark7202 Eu acredito completamente, só parece muito difícil de executar mesmo pela questão da disciplina, principalmente qnd você pretende fazer isso para mais de 3 matérias.
Vou ter algebra linear em fevereiro, iniciei os estudos da matéria desde ja. Sinto que aprendi a estudar dessa forma com programação, pois estudei tudo por conta, e quando cheguei nas disciplinas, ficou tudo mais fácil.
Estou apaixonada nesse canal,amo pessoas inteligentes!
Excelente!
Você se auto conhecer é o primeiro passo para consegui dar conta das demandas de estudo, quando você compreender isso, fica mais fácil, por exemplo eu descobri que tenho TDH e após compreender e tratar, acabei entendendo que trabalhar como mecânico e eletricista, não me ajudava em relação com os estudos, era extremamente cansativo e maçante, ai eu acabei me organizando para trocar de emprego, acabei estudando mais e me tornei professor do SENAI, e isso agrega muito para eu me dedicar aos estudos, estou cursando Engenharia Elétrica, meu objetivo é me tornar professor de Universidade. Mestrado, quem sabe um doutorado.
Excelente vídeo como sempre. Obrigado pelas dicas compartilhadas.
Adoro seus vídeos, Corre. Comecei a estudar de forma a me adaptar com o que funcionou em seus métodos de estudos, agradeço, seu canal me motiva a estudar, parabéns pelo seu canal e a dedicação aos vídeos. Abraços!
Vídeo necessário, parabéns.
Primeiramente, parabéns pelo excelente trabalho que está exercendo aqui no RUclips e, também, pelo doutorado na Itália.
Em seguida, quero deixar aqui meu depoimento de como seu canal me inspirou a "iniciar" meus estudos em matemática.
Estou com 31 anos e sou servidor público federal, formado em Administração; possuo MBA em Mercado e Finanças (por interesse pessoal) e Pós-graduação em Biomecânica e Psicologia (considerando as necessidades de meu cargo). Contudo, sempre tive reprimido o amor pela matemática e, agora que conheci seu canal, sinto que preciso dar vazão a essa minha paixão. Logo mais iniciarei um bacharelado em Matemática EAD, pois minha situação atual não permite fazer presencialmente (pai de uma garotinha de um aninho linda que demanda um acompanhamento especial multiprofissional - o que ocupa demais meus dias da semana).
Considerando sua experiência acadêmica (mestrado e agora doutorado), o fato de fazer uma graduação EAD prejudicará futuramente o ingresso em um mestrado ou, inclusive, um doutorado? E haveria algum empecilho considerando minha idade "avançada"?
Oi! Sobre graduação EAD, eu fiz um vídeo a um tempo atrás sobre esse assunto. Dá uma olhada nos vídeos do início do ano que você vai achar. Mas, pra poupar seu tempo: Não existe nenhuma regra formal com relação a faculdade que você estudou ou a idade, no que diz respeito a ingressar na pós graduação. A sua grande dificuldade mesmo pode ser a competição. É importante levar em conta que você vai estar competindo com pessoas que não fazem nada o dia inteiro a não ser estudar (e reclamar). Mas, cara, você é um super-herói! Não deixe que adolescentes com síndrome de Gauss de desanimem de seguir esse objetivo. E também cuidado com comparações. Eu tenho certeza que você vai alcançar seus seus alvos. Abraços!
Caraca mano, guerreiro demais meus parabéns!! Segue firme no que tu quer.
Eu penso que vc deveria se preocupar em fazer outro filho para que a sua bebe tenha uma companhia durante as fazes do desenvolvimento humano dela e da outra.
Para o pessoal de humanas, o proveito dos minutos cabe muito na leitura de artigos/livros ou revisão de assuntos complicados!
Seus videos sempre me ajudam muitooo!
Você é ótimo!
Adorei o vídeo,agradeço.
Chegou em um bom momento.
Amei encontrar esse canal!! Sempre gostei de matemática, mesmo tendo muita dificuldade e depois que encontrei esse canal, venho gostando mais ainda.
Teu canal e massa demais parceiro ❤
Corre, como vai o seu livro de cálculo?
Farei meu primeiro ano de bacharel em matemática no próximo ano e seria um prazer enorme experienciar esse momento da minha vida fazendo uso do seu livro. Espero que saia logo😉
Mano, eu to escrevendo algo exatamente sobre isso de Conciliar TRabalho e Estudos pq issso ta muito latente na minha vida... Sou Enfermeiro formado pela ESCS e nesse tempo que fui me formando fui estudando para o ENEM para passar em medicina, dando aulas particulares, fazendo entrega, dando monitoria... uma série de coisas!
Hoje estou finalziando o primeiro ano na medicina, dando muitas aulas particulares e buscando avançar ainda mais nos trabalhos com um projetos de pesquisa ano que vem e monitoria... Trabalhar e estudar é muito cansativo, mas é um privilégio.
Muito interessante vou aplicar as suas dicas.
Eu prestei vestibular para entrar na UFMG, falei que só iria fazer faculdade se fosse na federal, entretanto os horários não se encaixam pra quem trabalha CLT, decidi sair do meu emprego e fazer entregas e moto uber nas horas vagas, não vai ser fácil mas preciso dessa flexibilidade pra me manter e continuar estudando, como diria a musica do LP Heavy is the crown, eu pedi por isso agora tenho que aguentar o peso da "coroa".
Comentando pra engajar
Como pode? Ksksksk sexta comecei a estagiar e hoje você posta esse vídeo ❤
Conselho sincero...procurem estagio na area tech enquanto finalizam faculdade...
É foda tentar trabalhar quando você é aluno de bacharelado, pois o bom da licenciatura é que os curtos noturnos, já o bacharelado são todos integrais. E nem sempre tem oferta de bolsa ou mesmo que tenha, mesmo que você consiga pegar todas, pode ocorrer de você ficar um período sem receber
Video incrível, parabéns !
foi satisfatório de ver a honestidade
Teorema de Hann-Banach
oq tá salvando é o café kkkk, na hora de estudar o sono vem forte
seria daora um video do corre tierlistando os conceitos mais dificeis de nivel mestrado, doutorado
Presente! ☝️
Meu próximo semestre vou pegar c3 que começa do em março tenho 2 meses de férias da faculdade mas vou aproveitar pra adiantar logo o conteúdo e fazer uns bico de motoboy
Sofrer por antecipação deveria ser meu sobrenome ou mesmo o nome. Kkkkkkkkkkkk
A dica de estudar durante as férias é muito boa
Estou assistindo esse vídeo exatamente nos 30 min ociosos que ganhei hoje
Fala craque, tudo certo por ai? Rescentemente li um livro que se chama "ultra-learning". Neste, ele fala sobre aquele esquema de "estudar com o livro fechado"(escrevendo tudo q vc lembra antes de uma sessão de estudos que nem você falou em algum video por ai) e dá outras ótimas dicas do processo de aprender muito em pouco tempo. Recomendo.
P.s o cara q escreveu o livro se propôs um desafio de estudar o conteúdo da graduação de computação de MIT em 1 ano e os outros exemplos citados são casos similares.
Já ouvi falar desse livro outras vezes e não sabia que isso tava escrito lá! Vou considerar comprar.
A esposa vendo o vídeo e percebendo tu sem a aliança😠😡.....cara, ainda bem que eu não sou você agora
E se ele separou 😮?
Dormiu no sofá
Sim aula cansa mesmo (so particular que nao), eu leciono num unico turno de manha em escola, chego em casa e durmo. Qto maior a turma, mais cansativo eh. Licenciatura acaba sendo mais flexivel, bacharelado que costuma ser periodo integral e ter mais disciplinas pesadas no caso de matematica, nao sei a viabilidade disso. Pra vc trabalho de atuario era menos cansativo que de professor ?
Sou frustrado com matematica mas acho esse canal mt fera
excelente
God conteúdo
Comentário para engajar o vídeo
Excelente vídeo! Uma dúvida que tenho como estudante é a seguinte: se eu tiver por exemplo 3 disciplinas no semestre. É melhor eu tirar 2 ou 3 horas por dia para estudar uma, sendo uma a cada dia ou pra ajudar a reter mais conteúdo é melhor estudar um pouquinho de cada no mesmo dia? (contando que irei estudar todos os dias)
Fofo❤
por aqui
Vamos ver o que vai ter pra gente hoje
Acordem, matemáticos. Corre postou mais um vídeo 🗿
@Corre de PhD assinar a vitalícia do UN ou estudar por livros?
Mano me dar uma opinião, quero focar em matematica e biologia, so que tenho vontade de aprender outras materias também, sinto que fico pra tras nessas, por outro lado, se eu fizer a graduação vai ser uma materia só, tô muito indeciso onde depositar meu tempo!!!
Obs: Estou fazendo um desafio pessoal e não uma graduação.
Eu tenho algumas dúvidas: tem iniciação científica na área de matemática? O que vocês pesquisam? Se já respondeu isso em outro vídeo, me fala aqui pf.
Vendo o vídeo enquanto lavo louça
Olá, poderia fazer um vídeo falando qual universidade escolher para cursar matemática? Estou indo para o 3 ano do ensino médio e provavelmente irei ter que mudar de cidade para cursar matemática, porém tenho medo de fazer a escolha da universidade errada. Eu ficaria muito grato se atendesse meu pedido...
De maniera geral, qualquer universidade federal é uma boa universidade. Talvez mais importante seja o quão confortável vai ser pra você estar naquela universidade. Você vai precisar trabalhar pra se sustentar? O custo de vida nessa cidade é caro? Minimizar o atrito pode ser mais importante do que estar numa universidade de ponta.
@@Corredephd Provavelmente sim e não, depende muito da minha família que não quer que eu trabalhe, apenas estude, mas nós pretendemos ir para Santa Catarina. E eu andei pesquisando, e encontrei a UFSC, ela oferece o curso de matemática e licenciatura em matemática, e sobre isso, queria saber qual é a melhor escolha, seria importante cursar a licenciatura também? Ou apenas matemática?
Tenho 18 e terminei meu 3° ano do EM nesse dezembro. Preciso de uma fonte de renda e pretendo dar aulas (tbm matemática e inglês), mas me sinto inseguro quanto a como faço isso. Tenho bom domínio do conteúdo, a questão é mesmo saber o que ensinar e como. Alguma dica?
Eu entendo bem! Mas, olha, dar aula é pura experiência. O importante é começar! Depois de um ou dois anos dando aula, você se sentirá muito mais a vontade e com muito mais domínio dessa arte.
Também tenha em mente que a pior aula da vida de um professor é a primeira aula. Meu Deus, quando penso na primeira aula que dei, me dá vontade de desaparecer rs. Mas, a mensagem é: Não desista na primeira aula.
@Corredephd Nossa, obrigado por essa resposta! Confesso que ainda me bate um nervoso ao pensar em como será a primeira experiência ksksk.
Uma atualização: consegui garantir um espaço pra lecionar num cursinho pré-Enem da minha cidade. Estudei lá por um ano e (quase) todos têm uma boa impressão de mim. As aulas começam em janeiro e a pressão interna por atender às expectativas alheias não é pouca.
Será desafiador, mas jamais impossível! haha
Alguém sabe me informar se matemáticos podem trabalhar em indústrias de tecnologia???
☕️ ❤
video toppp
Cheguei.
vc vivia so cm a bolsa do mestrado msm( 1500 reais)?
Como o senhor faz para deixar a câmara nessa posição ?
tripé
Fazendo faculdade, estudando para concurso e trabalhando 8hrs por dia
Tipo eu 😢
notificou rápido dessa vez
Eu recebi e já fui clicando kk
Eu sou Mestrando em Física, seria um prazer seu amigo. Eu gosto muito de matemática. Você estuda em qual universidade atualmente?
Na Universidade de Florença, na Itália
@Corredephd cara, você já pensou em largar a carreira acadêmica para ir para o mercado de trabalho e ficar mais próximo da familia. Eu tenho vivido esse Dilema ultimamente, entre viver em uma cidade Natal mas me sujeitando a trabalhos que não eram meus planos, até pagando razoável, mas ficaria próximo das pessoas que amo. Por outro lado, estaria indo atrás dos meus sonhos de pesquisador e estar vivendo longe daqueles que amo. Você já enfrentou esse Dilema? Gostaria de saber sua opinião, seria legal um vídeo desse assunto.
oi,tenho uma dúvida.Como Você dava aula estando no início da graduação?Você ja tinha formação em licenciatura?
Algumas escolas particulares N cobram formação
@@IanLiberatocomo encontrar essas escolas? Eu sei de monitoria nas faculdades, mas escola particular pelo menos onde eu moro todas exijam licenciatura ou bacharelado completo
poderia fazer um video de como aprender outro idioma?pois você já foi professor de inglês e deve ter metodos. Eu estou em um processo de apreder outro idioma.
Tem um vídeo aqui no canal sobre esse assunto.
Corre, tive uma ideia de vídeo: você poderia mostrar como utiliza o Obsidian para organizar suas notas de matemática.
Ah, e parabéns por mais um vídeo incrível!
É normal o barulho desse pincel incomodar?
Pesquisa sobre misofonia.
Talvez te ajude a encontrar respostas para a tua pergunta.
Corre, eu pretendo cursar Física em 2025 e estou em dúvida entre Stewart e Guidorizi. Mesmo que o Guidorizi seja mais técnico, mas eu acho o Stewart mais divertido (por causa das aplicações, além de ser mais barato). Qual deles vale mais apena?
A pergunta não é pra mim,mas você deve usar o Stewart. Guidorizzi tem uma linguagem muito pesada.
Ah, se você gosta do Stewart, vai de Stewarts :)
Em 2x parece lento kkk
Uma pergunta: você conseguia dar aula de matemática mesmo sem concluir a graduação?
Sim, de inglês não precisava de licenciatura. De matemática eu não era o professor principal e dava aulas preparatórias.
Eu me sinto muito burra assistindo esse canal tendo acabado de fazer minha P1 de Cálculo1 pela segunda vez e foi um 3 kkkkkk 🥹🥹
Não sei se conta, mas eu concilio estágio e estudos tbm e apesar de ter entendido o conteúdo (pelo menos eu acho que sim), a nota foi péssima, talvez não tenha conseguido otimizar o meu tempo, não sei
De qualquer forma, muito obrigada pelas dicas 😆🙏🏻🙏🏻
Sinta-se feliz de poder ter acesso de graça a uma informação tão boa.
Ahhh não se preocupe, isso é completamente normal, Cálculo é uma matéria difícil mesmo. Trabalhar e estudar ao mesmo tempo deve ser bem pesado mesmo, como tá sendo sua experiência? Gostaria de trabalhar e estudar um dia, apesar de fazer facul Integral.
Se serve de consolo eu só estudo e fiz cada cálculo 2 vezes kkk
@@jennylimao cara, é puxado demaais kkkk, mas em compensação tbm eu acho q ganha uma experiência absurda por vc estar lá todo dia e sempre tendo serviço novo, sabe?
No caso eu não sou da matemática e sim da biotecnologia, então talvez isso não seja o mesmo na área de vcs kkkk
Mas eu tô amando apesar de tudo, o negócio é só quando tem imprevisto e eu tenho que correr atrás com o tempo que eu não tenho 😅
@@marcusvinicius3924 serve de consolo simm, bom saber que eu não tô sozinha nessa kkkk🙏
cara eu te acompanho e achjo foda suas dicas , mas e no meu caso de ser procrastinador o chamado preguisoço ? quais são as regras ? nao quero dicas , quero regras que se vc me falar eu vou comprir a risca e mudar minha vida de pobre ! desde já agradeço.
Não tem como ele falar algo que vai resolver sua vida igual mágica, você ta esperando coisa demais, e que garantia ele tem que você vai conseguir cumprir o que ele te falar kkkkkkkkkk, tenta descobrir o porque você de vc procastinar, pode ser porque você tem medo ou vergonha do que precisa ser feito ou do resultado que vai sair da sua ação a ser realizada, pode ser porque você ta inseguro, pode ser porque você não te conhecimento o suficiente do assunto a ser tratado, pode ser outra questão emocional do tipo como você enxerga o que deve ser feito.
Você procastina como ? FIca deitado mexendo no cel? no pc? vendo video? vendo live? sai pra rua?
Como tentativa inicial você pode determinar periodos de tempos curto de 30 min inicialmente e dps você aumenta até chegar em 2-3-4 horas, durante esse periodo vc ficará focado apenas no que precisa ser feito, e se vc perder o foco, fica sentado lá até acabar o tempo tentando retomar seu foco, você só sai quando o tempo acabar ou a tarefa acabar, isso é uma estratégia, mas como não te conheço, ainda tem muita coisa que eu precisaria saber para te ajudar melhor.
@@samuel9294 Cara Vc é Incrivel , eu li tudo que vc disse, eu to tentando estudar desde 2017 , quando começo a estudar duro no maximo 2 semanas leaglzinho ali focadinho , depois eu paro e começo a pensar que vai demorar muito e sou muito ruim em matematica preciso ver o video aula pelo menos 3x antes de ir pro exercicios , o meu problema é que eu fico pensando no futuro e comparo com o presente no qual eu to passando pelo processo e peso na balança e acabo desistindo , isso ocorre em tudo na minha vida , faculdade , comecei 2 e fiz poucos meses, cursos tecnicos , comecei e fiquei 6 meses , deve ter algo de errado comigo mesmo , nunca termino nada e sou mediocre naquilo que faço , faço tudo meia-boka .. me ajuda irmao !
Comece fazendo meditação todo dia, estabeleça uma regra Kaizen semanalmente (Ou seja, toda semana você vai melhorar algo positivo na sua rotina, aumentar o tempo da meditação, bloquear em minutos suas distrações (use aplicativos como o Stayfree para isso), e adicionar coisas positivas na sua rotina), faço isso para melhorar minha rotina, produtividade e vida. Mas tenha muita paciência, não tem como mudar sua vida rapido, eu estou há 5 meses melhorando ela constantemente, e fazendo tudo isso, e considerando muito longe do ideal, mas vejo absurda diferença do meu eu de 5 meses atrás.
Só começa.
@@eu3282 obrigado
Tenho 31 anos e meu sonho e voltar a estudar. fazer faculdade so que trabalhando na escala 6x1.fica muito difícil. Mais em 2025 vou fazer um curso técnico. Vai me ajudar.preciso de motivação pra vencer.
1:00 trabalho, estudo, vida social, projetos, lazer, sem contar quem tá em relacionamento kkkkkkkk
Simmmmmmm
Meu Deus!!! Exercício bem besta. Eu nem sei o que é isso, pelo menos não com essas palavras. 😢
Eu que não trabalho, só preciso estudar e ficando reprovado em cálculo 🤡
As vezes parece que fica mais difícil quando você "só" tem que fazer uma coisa e a pressão aumenta. Tenha calma, disciplina e você vai tirar de letra!