Melancolia como sentimento de tristeza escutei pela primeira vez de meu pai que na minha adolescência detectou esse estado em mim. Muito delicado de sua parte e só esse reconhecimento me ajudou muito a superar qdo saí da adolescência. Meu pai é muito especial e amoroso de seus filhos.
@@thiago_soubra Cara, difícil... Considero a melancolia como uma tristeza que é parte integrante e necessária para uma vida plena. A vejo mesmo como consciência aguda da realidade. Não sei falar de depressão porque nunca tive de fato essa experiência. Sempre tive sede de auto-conhecimento como base estrutural para a vida vivida, construída, imaginada, etc. O "Amor Fati" de Nietszche através do "torna-te quem tu és" resume muito bem minha maneira de encarar a vida. Considero o abismo, os conflitos, os aniquilamentos como produtores de idéias forças para a expansão da vida. A verdade é que a vida é nosso maior e único bem. Eu a sigo e fico admirada como ela sempre mostra minha insignificância abençoada.
Márcia você me encanta, adorava quando vc participava do Saia Justa, não perdia. Quando voltar ao Brasil desejo saber, foram 6 anos de muita angústia que passamos e agora precisamos compartilhar boas novas: sua volta será uma ótima nova! Abraços e muito afeto 🥰🥰🥰
Gostei muito, essa sensação de um tédio generalizado já foi identificado por Heiddegger e Eliot em The Waste Land, por exemplo. Mundo decaído, sem salvação. Hoje, com a internet acadêmicos acreditam no aprofundamento desse tédio civilizacional. É um ótimo tema, resguardadas as diferenças entre tédio, melancolia, depressão.
Melancolia por ver e não aceitar tanta desigualdade, tanta insensibilidade, tanta hipocrisia, tanto "isto sempre aconteceu" ... Lama do não ser, sair/ver o mar e sentir q.isto ainda é um privilégio, etall nem isso podem, ver os q.estão aqui/agora/já - pobre olha com rancor pois nem sair desta situação pode, eu os olho e...converso❤
Depressão é uma doença ,que nos tira o sono e nos invade com pensamentos acerca de muitas questões que permeiam o mundo disso e daquilo. Mas entre o disso e o daquilo encontramos " o nós" e muitas coisas mais. Com isso,o massacre é certo. A nossa unica escapatória,a única maneira de fugirmos de nós mesmos é nos ocupando de futilidades sem culpa,esses são empuxões sagrados ,eficazes e necessários a nossa sobrevivência.
As condições de existência na imanência do viver proporciona esta condição. O que pode fundamentar essa circunstância é a necessidade incessante de ilusões narcisistas ou atravéz da transferência nas relações, principalmente conjugais. A imposição no modelo de vida socialmente construído.Quando o sujeito começa respirar,sufoca-se.
Márcia, este tema me trouxe saudades de nossas aulas, há uns 20 anos atrás, na UNILASSALE... Você interpretando "A melancolia" de Albrecht Dürer... e eu sendo fisgada por este tema que conduziu a sequência de meus estudos. Saudades de você, que continua sempre e sempre me inspirando. Muita gratidão! Sobre o tema da compaixão, vale lembrar a filósofa Simone Weil. Abraço, Márcia! Gratidão por tua vida! ❤
Muito bom, só agradeço. Penso que o reconhecimento da dor comum seja uma atitude de coragem e compaixão comuns e necessárias para viver as incertezas humanas. A dor nos irnana.
De fato, é um paradoxo que nessa cultura narcisista estejamos perdendo a experiência do eu . Realmente, tô pensando com os meus botões: o que colocamos no lugar?
Márcia, gosto de suas reflexões desde muito tempo. Vc estimula o exercício do pensar, e o faz incluindo todos, independente de nível intelectual. Mas destaco que, hoje, conversando sobre este assunto, muito inspirada.
Puxa, Márcia, que reflexão bonita sobre coisas tão duras e verdadeiras colocadas na bandeja com a delicadeza de tua habilidade e vida vivida e refletida. Só me cabe agradecer pela generosidade.
Dificílimo ter compaixão quando você vai num Porshe e o vizinho vai num metrô; dificílimo ter compaixão quando o vizinho de metrô, chega antes🙄. Estou brincando mas a saída é essa mesmo; descobrir a dor ( ou prazer, também, certo?) geral. Obrigado, Tiburi pelo estímulo!
Márcia estou numa depressão profunda mal saio da cama só pra pegar comida e beber água Sinto que minha existência já não é mais útil Não quero está vivo, não quero trabalhar pra sobreviver Trabalhei muito me sentindo mal Dormir é uma paz para mim.
Vc, Márcia Tiburi é um ícone para mim. Quero comprar seus livro, ler seus textos, para me entender melhor e trabalhar minha visão de mundo em todos os seus importantes aspectos. Porque vc é uma mulher incrível que trabalha com essa visão diversificada, incluindo aí a importante política, que sem ela não temos a nossa sociedade confiada como é! E disso vc fala com propriedade, vc a vivenciou e pagou um preço alto tendo que sair do amado Brasil! Amei esse vídeo sobre a depressão. Vou assisti-lo outras vezes. E quero assistir ao que vc vai fazer sobre a compaixão. Por favor! ✊🏾🌹👊🏾💜🥰😍♥️💐🙏🏽
Muito bom, Márcia. Queria recomendar o novo romance de Deborah Levy: August Blue. Tudo a ver com o tema da melancolia e acho que vai gostar: cheio de detalhes delicados que ficam com a gente.
"A maior expressão da angústia Pode Ser A Depressão Algo Que Você Pressente Indefinível Mas Não Tente Se Matar Pelo Menos Essa Noite, Não..." (Lobão - Essa Noite, Não)
Levando em consideração que a bioquímica não é exata quando se trata de neurotransmissores, é bem sensato afirmar que o sistema político-econômico é que produz uma espécie de depressão coletiva na sociedade. Entendo quando a professora diz que a filosofia não liberta; mas pelo menos nos dá consciência. Quem sabe, num futuro próximo, onde todos tenham consciência, nós consigamos conviver numa sociedade mais justa.
Uma saída revolucionária, logo COLETIVA, da depressão em tempos de crise estrutural do capital e que vem abarcando todas as esferas da vida social: Produtiva e reprodutiva.
Demais esta abordagem do ponto de vista filosófico!!!!....O sujeito no entanto precisaria se conscientizar antes...deste outro ser que também sofre...que também sente a dor do nada.......pois uma vez nele....perdido neste estado depressivo ...não teria condição de atinar com o fato que sua dor poderá ser a de muitos num sistema que embala ...que fecunda este estado doloroso...
Sensacional. Adorei está reflexão. Muito obrigado. Humildemente creio que não se trata de perder-se em virtude do capitalismo. Acho que o capitalismo mal utilizado é um dos fatores que contribuem. Mas creio que trata-se só de perder-se mesmo. Os socialistas tbm se deprimem. Tenho para mim que realmente falta compaixão e falta a prática de valores sociais e artísticos (consequentemente) mais elevados. Valores que elevariam o espírito e a experiência da convivência mútua. Muito obrigado pela ótima reflexão. Já da minha parte, como não o sou um gênio, fiquei só com a vontade de morrer...kkkkkkk. Brincadeira. Muito obrigado.
Boa noite Marcia. Sou nova inscrita no canal. Gosto das suas reflexões e vejo você atribuir muitos dos problemas a capitalismo. Tem algum vídeo onde fala da alternativa em substituição ao capitalismo?
O Capitalismo tem o contraponto no socialismo ou no comunismo. Todos esses modelos de sistema social-econômico -filosófico-cultural apresentam aspectos bons e ruins. Perdoe-me e permita-me te responder já que você perguntou diretamente à Márcia. É que achei estranho a solicitação "alternativa". Márcia está refletindo sobre o sistema capitalista que é o único que conhecemos já que este formou e ainda forma o Brasil (nossa sociedade) como país capitalista periférico. Ou seja, ainda somos colonizados até os ossos.
@@lauresharafi7770 Falei em alternativa porque quando falo que algo não serve, minha tendência é procurar outra que sirva - talvez seja limitação minha. E realmente não encontrei no comunismo essa alternativa.
Eu senti isso depois dos 44 anos de idade. Na época tinha um cargo terrível numa empresa e morava fora do Brasil. Não podia romper o contrato e meus dias eram como os de um morto vivo. Voltei ao Brasil fui trabalhar numa multinacional e em 2019 pedi demissão e fui ouvir meu eu. Agora aos 50 anos estou reaprendendo e me reinventando como pessoa e profissional. O fato de não me conformar com as regras do capitalismo me fizeram viver uma vida miserável que quase me fez desistir. Agora vejo. Como o conto da cotovia: “agora se lembre”.
Não entendi, essa mulher falando depressão, melancolia e julgando as pessoas e chamando de feias, que foram na manifestlção do Jair Bolsonaro no dia 25 feveireiro 2024, não dá pra entender.
Minha amiga deixa eu te falar, eu vi uma entrevista onde você falou horrores da Michele Bolsonaro, bom se você é esquerdista, ótimo é uma opção sua, mesma sendo uma opção burra deu para ver na sua fala, agora falar da fé de uma outra pessoa é crime, o que você praticou foi Cristofobia, não fala daquilo que você não entende. Sou evangélico, tenho curso superior e falo em línguas estranhas que é o batismo no Espírito Santo. Leia o livro de Atos dos apóstolos, capítulo 2 versículo 4 Leia primeira carta do Apóstolo Paulo aos corintios capítulo 14, quem sabe você consegue ver a verdade.
Pra começar Prjosecolares a Professora Márcia não é sua amiga, é se ela falou da MICHEQUE ela com certeza sabe do que está falando. Ponha-se no seu lugar e na sua insignificância, era só o que faltava além de dizer que a Prof@ comete crime querer indicar leitura. Ah e sim a Professora é DE ESQUERDA, senão fosse ela não estaria sendo obrigada a estar fora do país, por ser perseguida pela EXTREMA DIREITA N4ZIF4SCIST4 E B0LS0F4SCIST4!!! Passar bem ou não...
Maravillosa comprensão , com aquele olhar filosófico!👏👏👏
Fala super esclarecedora, Marcia. Amei. Grata.
❤ 🙏🙏
Melancolia como sentimento de tristeza escutei pela primeira vez de meu pai que na minha adolescência detectou esse estado em mim. Muito delicado de sua parte e só esse reconhecimento me ajudou muito a superar qdo saí da adolescência. Meu pai é muito especial e amoroso de seus filhos.
E como você superou? Eu tive isso justamente na adolescência, mas até hoje tenho.
@@thiago_soubra Cara, difícil... Considero a melancolia como uma tristeza que é parte integrante e necessária para uma vida plena. A vejo mesmo como consciência aguda da realidade. Não sei falar de depressão porque nunca tive de fato essa experiência. Sempre tive sede de auto-conhecimento como base estrutural para a vida vivida, construída, imaginada, etc.
O "Amor Fati" de Nietszche através do "torna-te quem tu és" resume muito bem minha maneira de encarar a vida. Considero o abismo, os conflitos, os aniquilamentos como produtores de idéias forças para a expansão da vida. A verdade é que a vida é nosso maior e único bem. Eu a sigo e fico admirada como ela sempre mostra minha insignificância abençoada.
@@lauresharafi7770 obrigado por responder pra ele. Concordo e já vivi esse sentimento em momentos da minha jornada em 50 anos de vida.
Márcia você me encanta, adorava quando vc participava do Saia Justa, não perdia. Quando voltar ao Brasil desejo saber, foram 6 anos de muita angústia que passamos e agora precisamos compartilhar boas novas: sua volta será uma ótima nova! Abraços e muito afeto 🥰🥰🥰
Grata! Ótimo curativo à melancolia: compaixão!❤
Incríveis são a compaixão e sua perspectiva neste vídeo! Demais 🌍🪻
Sempre bom. Muito bom.
Sou homem de classe media . E me senti abracado pelo seu video
Excelente! Obrigada, Márcia! ❤
Gostei muito, essa sensação de um tédio generalizado já foi identificado por Heiddegger e Eliot em The Waste Land, por exemplo. Mundo decaído, sem salvação. Hoje, com a internet acadêmicos acreditam no aprofundamento desse tédio civilizacional. É um ótimo tema, resguardadas as diferenças entre tédio, melancolia, depressão.
Amei. Gratidão.🙏🏻💜⭐️
Melancolia por ver e não aceitar tanta desigualdade, tanta insensibilidade, tanta hipocrisia, tanto "isto sempre aconteceu" ... Lama do não ser, sair/ver o mar e sentir q.isto ainda é um privilégio, etall nem isso podem, ver os q.estão aqui/agora/já - pobre olha com rancor pois nem sair desta situação pode, eu os olho e...converso❤
O único problema desse vídeo é que ele acaba!! Obrigada, sua fala foi cirúrgica ☺️🌷🩷
Depressão é uma doença ,que nos tira o sono e nos invade com pensamentos acerca de muitas questões que permeiam o mundo disso e daquilo.
Mas entre o disso e o daquilo encontramos " o nós" e muitas coisas mais.
Com isso,o massacre é certo.
A nossa unica escapatória,a única maneira de fugirmos de nós mesmos é nos ocupando de futilidades sem culpa,esses são empuxões sagrados ,eficazes e necessários a nossa sobrevivência.
As condições de existência na imanência do viver proporciona esta condição. O que pode fundamentar essa circunstância é a necessidade incessante de ilusões narcisistas ou atravéz da transferência nas relações, principalmente conjugais. A imposição no modelo de vida socialmente construído.Quando o sujeito começa respirar,sufoca-se.
Sua reflexão é totalmente pertinente nos dias atuais. Sair do buraco tem que ter muita energia e, ao mesmo tempo, leveza.
Márcia, este tema me trouxe saudades de nossas aulas, há uns 20 anos atrás, na UNILASSALE... Você interpretando "A melancolia" de Albrecht Dürer... e eu sendo fisgada por este tema que conduziu a sequência de meus estudos. Saudades de você, que continua sempre e sempre me inspirando. Muita gratidão!
Sobre o tema da compaixão, vale lembrar a filósofa Simone Weil.
Abraço, Márcia! Gratidão por tua vida! ❤
Gostando muito da nova mise en scène!
Já imaginamos os esportistas melancólicos ... Fazer um salto de vara melancolicamente? 😌
"Dor comum" é lindo!
Obrigado, Tiburi! Por jogar olhares filosóficos sobre assuntos atuais!
Muito interessante as reflexões que vc trás sobre a depressão a partir do olhar da filosofia. Torna ela mais humanizada.
interessante reflexao
Muito bom, só agradeço. Penso que o reconhecimento da dor comum seja uma atitude de coragem e compaixão comuns e necessárias para viver as incertezas humanas. A dor nos irnana.
Márcia vc está linda nesse novo estilo muito chic/elegante!
De fato, é um paradoxo que nessa cultura narcisista estejamos perdendo a experiência do eu . Realmente, tô pensando com os meus botões: o que colocamos no lugar?
Márcia, gosto de suas reflexões desde muito tempo. Vc estimula o exercício do pensar, e o faz incluindo todos, independente de nível intelectual. Mas destaco que, hoje, conversando sobre este assunto, muito inspirada.
Sempre muito bom te ouvir, Márcia! E nesse tema espinhoso, foi incrível!
Virou uma chavinha aqui, muito obrigada pela reflexão.
Muitos likes p Márcia Tiburi!
Precisamos muito de você Márcia!
Puxa, Márcia, que reflexão bonita sobre coisas tão duras e verdadeiras colocadas na bandeja com a delicadeza de tua habilidade e vida vivida e refletida. Só me cabe agradecer pela generosidade.
Obrigado, Márcia!
Quanto mais se sabe mais se pena (" ")...Pra mim é uma melancolia que aprisionada numa película ,aberta, vem nos despertar lembranças 🌊🌄
Dificílimo ter compaixão quando você vai num Porshe e o vizinho vai num metrô; dificílimo ter compaixão quando o vizinho de metrô, chega antes🙄.
Estou brincando mas a saída é essa mesmo; descobrir a dor ( ou prazer, também, certo?) geral.
Obrigado, Tiburi pelo estímulo!
Esperando o vídeo da compaixão, Márcia ! Bisou 😘
Compreender a si mesmo é imprescindível para não mergulhar na melancolia! Gratidão Marcia!
Obrigada camarada Márcia.
Gratidão pelas reflexões, Márcia!🙏❤️🙏
Muito bom! Gostando de ouvir tudo aqui!
Obrigado!
Excelente reflexão, obrigado por retomar a obra de Susan Sontag e Barão de mauschem. A solidão e as neuroses do neoliberalismo.
É sempre uma honra e um prazer te ouvir.
Márcia estou numa depressão profunda mal saio da cama só pra pegar comida e beber água
Sinto que minha existência já não é mais útil
Não quero está vivo, não quero trabalhar pra sobreviver
Trabalhei muito me sentindo mal
Dormir é uma paz para mim.
Consiguió conviver com sua existência?
Merci professora. je t'aime beaucoup ❤
Professora Marcia Tiburi, você é o máximo. Maravilha de explanação. Estamos aqui para amar. E "alguma coisa está fora da ordem mundial".
Excelente!
Sempre é um grande prazer assistir aos seus vídeos
Eles nos ajudam a compreender melhor esse nosso confuso tempo.
Vc, Márcia Tiburi é um ícone para mim. Quero comprar seus livro, ler seus textos, para me entender melhor e trabalhar minha visão de mundo em todos os seus importantes aspectos. Porque vc é uma mulher incrível que trabalha com essa visão diversificada, incluindo aí a importante política, que sem ela não temos a nossa sociedade confiada como é! E disso vc fala com propriedade, vc a vivenciou e pagou um preço alto tendo que sair do amado Brasil! Amei esse vídeo sobre a depressão. Vou assisti-lo outras vezes. E quero assistir ao que vc vai fazer sobre a compaixão. Por favor! ✊🏾🌹👊🏾💜🥰😍♥️💐🙏🏽
Sensacional 😍😍😍
Adorei!!
Toda vez que escuto a Prof. algum pensamento novo martela na minha caixóla. Valeu!
Muito bom, Márcia. Queria recomendar o novo romance de Deborah Levy: August Blue. Tudo a ver com o tema da melancolia e acho que vai gostar: cheio de detalhes delicados que ficam com a gente.
Perfeito ❤
obrigado
Muito muito bom!
"A maior expressão da angústia
Pode Ser A Depressão
Algo Que Você Pressente Indefinível
Mas Não Tente Se Matar Pelo Menos
Essa Noite, Não..."
(Lobão - Essa Noite, Não)
Ótima reflexão me ajudou muito ver um outro ângulo
Como podem querer um 2° grau sem filosofia ?
Vídeo maravilhoso ❤
Gratidão.
Amei o vídeo
Ola bom dia, achei vc nesse canal , e amae sua fala sobre. Isso
❤❤❤❤❤❤
Top
Levando em consideração que a bioquímica não é exata quando se trata de neurotransmissores, é bem sensato afirmar que o sistema político-econômico é que produz uma espécie de depressão coletiva na sociedade. Entendo quando a professora diz que a filosofia não liberta; mas pelo menos nos dá consciência. Quem sabe, num futuro próximo, onde todos tenham consciência, nós consigamos conviver numa sociedade mais justa.
Uma saída revolucionária, logo COLETIVA, da depressão em tempos de crise estrutural do capital e que vem abarcando todas as esferas da vida social: Produtiva e reprodutiva.
Sou seu fã!!!! ❤
Demais esta abordagem do ponto de vista filosófico!!!!....O sujeito no entanto precisaria se conscientizar antes...deste outro ser que também sofre...que também sente a dor do nada.......pois uma vez nele....perdido neste estado depressivo ...não teria condição de atinar com o fato que sua dor poderá ser a de muitos num sistema que embala ...que fecunda este estado doloroso...
Amei tudo ❤
Sensacional. Adorei está reflexão. Muito obrigado. Humildemente creio que não se trata de perder-se em virtude do capitalismo. Acho que o capitalismo mal utilizado é um dos fatores que contribuem. Mas creio que trata-se só de perder-se mesmo. Os socialistas tbm se deprimem. Tenho para mim que realmente falta compaixão e falta a prática de valores sociais e artísticos (consequentemente) mais elevados. Valores que elevariam o espírito e a experiência da convivência mútua. Muito obrigado pela ótima reflexão. Já da minha parte, como não o sou um gênio, fiquei só com a vontade de morrer...kkkkkkk. Brincadeira. Muito obrigado.
Precisou do adoecimento pra entender o óbvio? Muito bom 👏👏👏 . Amei o cabelo 😘. Obrigado pelas reflexões
Boa noite Marcia. Sou nova inscrita no canal. Gosto das suas reflexões e vejo você atribuir muitos dos problemas a capitalismo. Tem algum vídeo onde fala da alternativa em substituição ao capitalismo?
O Capitalismo tem o contraponto no socialismo ou no comunismo. Todos esses modelos de sistema social-econômico -filosófico-cultural apresentam aspectos bons e ruins. Perdoe-me e permita-me te responder já que você perguntou diretamente à Márcia. É que achei estranho a solicitação "alternativa". Márcia está refletindo sobre o sistema capitalista que é o único que conhecemos já que este formou e ainda forma o Brasil (nossa sociedade) como país capitalista periférico. Ou seja, ainda somos colonizados até os ossos.
@@lauresharafi7770 Falei em alternativa porque quando falo que algo não serve, minha tendência é procurar outra que sirva - talvez seja limitação minha. E realmente não encontrei no comunismo essa alternativa.
@@deborapedra2373 Valeu! Temos que inventar outro mundo! Concordo 🤗👍
A melancolia está associado a mania, assim nasce a depressão moderna ?
Bipolar: eu
Como saio disso?
Depressão nada mais é que o patriarcado e o neoliberalismo agindo na nosso córtex pré frontal.
Acho que eu não entendi muito bem, vou assistir mais uma vez...
Maravilha Marcia...fazer pensar é tudo de bom. A compaixão como cura da depressão generalizada pelo capitalismo selvagem.
Eu senti isso depois dos 44 anos de idade. Na época tinha um cargo terrível numa empresa e morava fora do Brasil. Não podia romper o contrato e meus dias eram como os de um morto vivo. Voltei ao Brasil fui trabalhar numa multinacional e em 2019 pedi demissão e fui ouvir meu eu. Agora aos 50 anos estou reaprendendo e me reinventando como pessoa e profissional. O fato de não me conformar com as regras do capitalismo me fizeram viver uma vida miserável que quase me fez desistir. Agora vejo. Como o conto da cotovia: “agora se lembre”.
Como se reinventar aos 52...me ensine !!!!
Gosto do trabalho da professora, porém depressão nessa aula foi romantizada; e uma doença neuroquimica devastadora.
🤨😒🤨
As igrejas não fecharão. Nem nossas bocas.
Pensei que era o belo!!kkk
A sua depressao 😂😂
Eita, geração Z presente! \○/ sair da 📦
acho que o Buda estaria falando de Duka quando isso 9:00
A cara dela é de depressiva...
Gente xarope 😮
Não entendi, essa mulher falando depressão, melancolia e julgando as pessoas e chamando de feias, que foram na manifestlção do Jair Bolsonaro no dia 25 feveireiro 2024, não dá pra entender.
Ventilada basica
Essa não é do PT ??? Se não me engano é do PT. DISLAIK e fui.
Comédia 😂
Difícil mais possível !!! ❤ Força amigo !!!
Minha amiga deixa eu te falar, eu vi uma entrevista onde você falou horrores da Michele Bolsonaro, bom se você é esquerdista, ótimo é uma opção sua, mesma sendo uma opção burra deu para ver na sua fala, agora falar da fé de uma outra pessoa é crime, o que você praticou foi Cristofobia, não fala daquilo que você não entende.
Sou evangélico, tenho curso superior e falo em línguas estranhas que é o batismo no Espírito Santo.
Leia o livro de Atos dos apóstolos, capítulo 2 versículo 4
Leia primeira carta do Apóstolo Paulo aos corintios capítulo 14, quem sabe você consegue ver a verdade.
Pra começar Prjosecolares a Professora Márcia não é sua amiga, é se ela falou da MICHEQUE ela com certeza sabe do que está falando. Ponha-se no seu lugar e na sua insignificância, era só o que faltava além de dizer que a Prof@ comete crime querer indicar leitura. Ah e sim a Professora é DE ESQUERDA, senão fosse ela não estaria sendo obrigada a estar fora do país, por ser perseguida pela EXTREMA DIREITA N4ZIF4SCIST4 E B0LS0F4SCIST4!!!
Passar bem ou não...
Busca Jesus. Esse vazio todos temos quando nascemos. Mas se acha que sou religiosa sem valor ... É com a Sra.
Socialista de iphone
Vc me dá depressão
Pensei q vc fosse a depressão
SAI DESSE CORPO EXU POMBA GIRA
MÁRCIA TIBURI EU FALO E REPITO, VOLTA PARA SEU SARCÓFAGO MÚMIA DO EGITO
Muito bom!