Creio que a alternativa "E" seja a correta por se tratar da mais abrangente de todas. Vejamos: amarelo: 0% do azul, 100% do verde, 75% do vermelho laranja-avermelhado: 0% do azul, 25% do verde (apenas uma consideração), 75% do vermelho Observe que o que faz a distinção entre as cores é a intensidade do pigmento verde. Se o olho não possui o pigmento verde, ele passará a enxergar tanto o amarelo como o laranja-avermelhado sendo 75% do vermelho. Em outras palavras, para o daltônico que não possui o pigmento verde: amarelo = laranja = 75% vermelho. Vamos as alternativas: [...] esse indivíduo seria incapaz de: A) identificar o comprimento de onda do amarelo, uma vez que não possui o pigmento “verde”. - Sim, o indivíduo não consegue identificar o comprimento de onda do amarelo, uma vez que se ele não possui o pigmento verde, o olho identificará 75% do vermelho. Estaria certa se não houvesse outras questões mais abrangentes, pois o indivíduo também não consegue identificar o comprimento de onda laranja-avermelhado. B) ver o estímulo de comprimento de onda laranja, pois não haveria estimulação de um pigmento visual. - Creio que quando a banca fala "estimulação de um pigmento visual" ela queira dizer sobre um pigmento no olho voltado exatamente para o laranja (ou seja, o indivíduo não enxerga laranja por não ter um pigmento laranja), o que não é verdade. O daltônico, nesse caso, não enxerga o laranja exatamente pelo fato de não haver um pigmento verde. C) Detectar ambos os comprimentos de onda, uma vez que a estimulação dos pigmentos estaria prejudicada. - Sim, o indivíduo não consegue identificar nem o amarelo e o laranja-avermelhado, uma vez que o pigmento que faz a distinção das cores é o verde e sua intensidade. Creio que quando a banca usa o plural para "dos pigmentos" ela afirma que mais de um pigmento está prejudicado, quando na realidade apenas o verde está prejudicado D) visualizar o estímulo do comprimento de onda roxo, já que este se encontra na outra ponta do espectro. - A questão não cita nada sobre o comprimento de onda roxo. Mas sabendo que roxo é uma combinação entre o azul e o vermelho, nada impede de enxergar a cor uma vez que o problema está no pigmento verde. E) distinguir os dois comprimentos de onda, pois ambos estimulam o pigmento “vermelho” na mesma intensidade. - CERTO! Uma vez que o que distingue ambos comprimentos de onda é a intensidade do verde, se o olho não possuir o pigmento verde, ele enxergará apenas 75% do vermelho, conforme mostra os cálculos no inicio do comentário.
Sim, queria entender o porquê da D ser errada, já que de fato ele não consegue visualizar o Roxo pelo fato do comprimento de onda estar do outro lado do espectro.
@@Bostileirodajanela ele consegue visualizar o comprimento de onda do roxo, pois o roxo depende apenas dos cones do tipo azul (small) e vermelho (large). O indivíduo não tem o verde (medium), o qual influencia a percepção do verde, amarelo, larnaja e azul. Perceba que a faixa com os nomes das cores mostra o roxo sem relação pelo gráfico com a curva do verde.
Nunca tinha entendido como era o daltonismo e graças a essa questão que o senhor fez eu consegui finalmente entender! Muito obrigada, professor! Sou fã do senhor e admiro profundamente o seu trabalho! Obrigada por tudo e que Deus te abençoe imensamente! ❤❤❤❤❤❤❤❤❤🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏
Boaro, vc é maravilhosooooo! Excelente profissional de uma competência sem igual. Respeito a todos os outros professores da plataforma mas NINGUÉM explica com tanto cuidado, carinho e sabedoria como vc! Sua preocupação em que o aluno aprenda de fato a matéria, é nítida. Merece toda contribuição, ajuda e incentivo para que esse canal nuna se acabe. Muito obrigada. Abraços de BH.
Esse gráfico induz em erro. Eu descartei a resposta E porque eu considerei uma linha vertical que passava no meio de cada barra para saber a porcentagem de estimulação em cada pigmento. Desse modo a estimulação da frequência I seria superior à II, e logo o indivíduo conseguiria saber que houve uma variação de intensidade da cor, embora continuasse sempre a ver vermelho. Essas barras deveriam ser linhas para não induzir ninguém em erro.
Concordo contigo! Se você usar uma régua (caneta deitada na prova), pode perceber que as curvas não estão na mesma intensidade em momento nenhum, apesar do enunciado afirmar isso! A QUESTÃO É MUITO CRIATIVA, mas PÉSSIMAMENTE FORMULADA! VISTO QUE O ITEM A TAMBÉM É VERDADEIRO!!!!
É porque o problema do daltônico está na ativação das cores verde e azul e não no comprimento de onda - eles enxergam o mesmo comprimento de onda que todos nós
Mas se o comprimento de onda verde não foi tirado não seria impossível ver a cor amarela, já que a questão diz que o amarelo é a junção do verde com vermelho? Lolo, a alternativa A não estaria correta?
@@ericnatan8053 ele ver a luz significa ver a cor! Afinal, a percepção da cor é pela sua frequência... Identificar é o mesmo que ver! Absorver a luz é diferente de identificar! Os verbos de todos os itens são sinônimos, pois referem-se a identificar ou ver (identificar, ver, detectar, visualizar e distinguir).
A alternativa A e B esta incorretas pois o indivíduos, independentemente de ser daltônico ou não, irá absorver ondas eletromagnéticas em todas as faixas... As cores são sensações que nosso cérebro traduz ao receber ondas eletromagnéticas com diferentes frequências. Portanto todo mundo absorve as ondas eletromagnéticas (não importa as frequências), porém somente pessoas com visão saudáveis é que irão conseguir enxergar as cores referente a cada frequência. Prof. Wellington
queria entender o porquê da D ser errada, já que de fato ele não consegue visualizar o Roxo pelo fato do comprimento de onda estar do outro lado do espectro.
@Rafael ele consegue visualizar o comprimento de onda do roxo, pois o roxo depende apenas dos cones do tipo azul (small) e vermelho (large). O indivíduo não tem o verde (medium), o qual influencia a percepção do verde, amarelo, larnaja e azul. Perceba que a faixa com os nomes das cores mostra o roxo sem relação pelo gráfico com a curva do verde.
Ele consegue detetar ambos os comprimentos de onda porque eles cruzam a linha de sensibilidade do vermelho. Ele não consegue distinguir entre ambos, mas vê os dois como vermelho.
Creio que a alternativa "E" seja a correta por se tratar da mais abrangente de todas. Vejamos:
amarelo: 0% do azul, 100% do verde, 75% do vermelho
laranja-avermelhado: 0% do azul, 25% do verde (apenas uma consideração), 75% do vermelho
Observe que o que faz a distinção entre as cores é a intensidade do pigmento verde. Se o olho não possui o pigmento verde, ele passará a enxergar tanto o amarelo como o laranja-avermelhado sendo 75% do vermelho. Em outras palavras, para o daltônico que não possui o pigmento verde: amarelo = laranja = 75% vermelho.
Vamos as alternativas:
[...] esse indivíduo seria incapaz de:
A) identificar o comprimento de onda do amarelo, uma vez que não possui o pigmento “verde”. - Sim, o indivíduo não consegue identificar o comprimento de onda do amarelo, uma vez que se ele não possui o pigmento verde, o olho identificará 75% do vermelho. Estaria certa se não houvesse outras questões mais abrangentes, pois o indivíduo também não consegue identificar o comprimento de onda laranja-avermelhado.
B) ver o estímulo de comprimento de onda laranja, pois não haveria estimulação de um pigmento visual. - Creio que quando a banca fala "estimulação de um pigmento visual" ela queira dizer sobre um pigmento no olho voltado exatamente para o laranja (ou seja, o indivíduo não enxerga laranja por não ter um pigmento laranja), o que não é verdade. O daltônico, nesse caso, não enxerga o laranja exatamente pelo fato de não haver um pigmento verde.
C) Detectar ambos os comprimentos de onda, uma vez que a estimulação dos pigmentos estaria prejudicada. - Sim, o indivíduo não consegue identificar nem o amarelo e o laranja-avermelhado, uma vez que o pigmento que faz a distinção das cores é o verde e sua intensidade. Creio que quando a banca usa o plural para "dos pigmentos" ela afirma que mais de um pigmento está prejudicado, quando na realidade apenas o verde está prejudicado
D) visualizar o estímulo do comprimento de onda roxo, já que este se encontra na outra ponta do espectro. - A questão não cita nada sobre o comprimento de onda roxo. Mas sabendo que roxo é uma combinação entre o azul e o vermelho, nada impede de enxergar a cor uma vez que o problema está no pigmento verde.
E) distinguir os dois comprimentos de onda, pois ambos estimulam o pigmento “vermelho” na mesma intensidade. - CERTO! Uma vez que o que distingue ambos comprimentos de onda é a intensidade do verde, se o olho não possuir o pigmento verde, ele enxergará apenas 75% do vermelho, conforme mostra os cálculos no inicio do comentário.
Cara, os efeitos sonoros que o professor faz é muito engraçado. shuuuuu, shuuuuu. Muito bom
Obrigado Professor, mas só uma observação, seria bom se você respondesse porque as outras estão erradas
Se ele fizesse isso, ele atingiria a perfeição sem dúvidas kkkkkk
Verdade
Sim, queria entender o porquê da D ser errada, já que de fato ele não consegue visualizar o Roxo pelo fato do comprimento de onda estar do outro lado do espectro.
@@Bostileirodajanela ele consegue visualizar o comprimento de onda do roxo, pois o roxo depende apenas dos cones do tipo azul (small) e vermelho (large). O indivíduo não tem o verde (medium), o qual influencia a percepção do verde, amarelo, larnaja e azul. Perceba que a faixa com os nomes das cores mostra o roxo sem relação pelo gráfico com a curva do verde.
Concordo!!!!!
O melhor prof. de Física do RUclips para mim ❤️👏🏻👏🏻 Gratidão, Boaro. Deus te abençoe e toda a sua família! Voce ta na profissão certa sim
Nunca tinha entendido como era o daltonismo e graças a essa questão que o senhor fez eu consegui finalmente entender! Muito obrigada, professor! Sou fã do senhor e admiro profundamente o seu trabalho! Obrigada por tudo e que Deus te abençoe imensamente! ❤❤❤❤❤❤❤❤❤🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏
Boaro, vc é maravilhosooooo! Excelente profissional de uma competência sem igual. Respeito a todos os outros professores da plataforma mas NINGUÉM explica com tanto cuidado, carinho e sabedoria como vc! Sua preocupação em que o aluno aprenda de fato a matéria, é nítida. Merece toda contribuição, ajuda e incentivo para que esse canal nuna se acabe. Muito obrigada. Abraços de BH.
MUITO OBRIGADO pela atenção e carinho! Grande abç e fique com Deus.
Agora sim!
entendi a questão cm sua explicaçao,muito bom professor!
Querido professor, muito obrigado por disponibilizar as resoluções dessas questões, você não faz ideia do quanto nos ajuda!
Melhor professor,me ajudou muito quando estava apredendo física,muito obrigado prof,um dos melhores professores que já vi,parabéns.
Maravilhoso o vídeo.
Obrigada professor, está chegando o segundo dia de prova e vou lembrar de todas as suas aulas e dicas. Muito, muito obrigada.
MEU DEUS. QUE AULA PERFEITA!!!!!
Quanta informação retida
Esse professor é uma Lenda!!!!!!!!!!!! 💙
Melhor professor de física!!
Meus parabéns, ótima explicação. 👌👏👏👏👏
Excelente conteúdo. Parabéns, Boaroo!!!
Muito obrigada!!!
valeu
Esse gráfico induz em erro. Eu descartei a resposta E porque eu considerei uma linha vertical que passava no meio de cada barra para saber a porcentagem de estimulação em cada pigmento. Desse modo a estimulação da frequência I seria superior à II, e logo o indivíduo conseguiria saber que houve uma variação de intensidade da cor, embora continuasse sempre a ver vermelho. Essas barras deveriam ser linhas para não induzir ninguém em erro.
O enunciado fala isso kk
Concordo contigo! Se você usar uma régua (caneta deitada na prova), pode perceber que as curvas não estão na mesma intensidade em momento nenhum, apesar do enunciado afirmar isso! A QUESTÃO É MUITO CRIATIVA, mas PÉSSIMAMENTE FORMULADA! VISTO QUE O ITEM A TAMBÉM É VERDADEIRO!!!!
Esse ENEM é uma merda , muitas questões mal feitas
Perfeito! Muito obrigado, professor!!!
obrigado, PROFESSOR.
Muito boa a explicação !!!
Boaro o senhor poderia ter explicado o pq das outras alternativas serem incorretas isso facilitaria o entendimento
Thank you professor!!
melhor canal de fisicaaa! amoo
valeu boaro
Professor, por que a A n seria correta? Já que ele tbm n veria a cor amarela
É porque o problema do daltônico está na ativação das cores verde e azul e não no comprimento de onda - eles enxergam o mesmo comprimento de onda que todos nós
Mas se o comprimento de onda verde não foi tirado não seria impossível ver a cor amarela, já que a questão diz que o amarelo é a junção do verde com vermelho? Lolo, a alternativa A não estaria correta?
ele vai conseguir ver a LUZ do "amarelo", mas não vai ver a cor amarela
@@ericnatan8053 ele ver a luz significa ver a cor! Afinal, a percepção da cor é pela sua frequência...
Identificar é o mesmo que ver! Absorver a luz é diferente de identificar!
Os verbos de todos os itens são sinônimos, pois referem-se a identificar ou ver (identificar, ver, detectar, visualizar e distinguir).
@@yzabellymiranda1904 Ele consegue enxergar o comprimento de onda mas não ocorre a ativação da cor nos olhos dele
muito bom !!!
Incriveeeeelll
Pq a 129 não pode ser A ??
caiu em 2019 também, será que vai cair em 2020?
A alternativa A e B esta incorretas pois o indivíduos, independentemente de ser daltônico ou não, irá absorver ondas eletromagnéticas em todas as faixas... As cores são sensações que nosso cérebro traduz ao receber ondas eletromagnéticas com diferentes frequências. Portanto todo mundo absorve as ondas eletromagnéticas (não importa as frequências), porém somente pessoas com visão saudáveis é que irão conseguir enxergar as cores referente a cada frequência. Prof. Wellington
O CAPRICHO DO PROF USAR RÉGUA
Tá falando da elite
queria entender o porquê da D ser errada, já que de fato ele não consegue visualizar o Roxo pelo fato do comprimento de onda estar do outro lado do espectro.
@Rafael ele consegue visualizar o comprimento de onda do roxo, pois o roxo depende apenas dos cones do tipo azul (small) e vermelho (large). O indivíduo não tem o verde (medium), o qual influencia a percepção do verde, amarelo, larnaja e azul. Perceba que a faixa com os nomes das cores mostra o roxo sem relação pelo gráfico com a curva do verde.
Haha mt fofinho
ótima explicação, mas gostaria de saber por que a alternativa C nao é considerada correta
Ele consegue detetar ambos os comprimentos de onda porque eles cruzam a linha de sensibilidade do vermelho. Ele não consegue distinguir entre ambos, mas vê os dois como vermelho.
@@bolodemel6824 Verdade.
Valeu !
O item C é o oposto do item E. Ele detecta os dois, mas como vermelho!
obrigado, PROFESSOR.