Júlio, eu morava exatamente do lado destas curvas próximo ao estádio Augustinho Lima. Antigamente era cheio de eucalípitos dentro deste balão na BR 020 em Sobradinho. Saudades da galera da minha infância no meu "Sobrado"...
Julio, curti demais o vídeo inteiro. Gosto sempre de pegar esses detalhes da música como por exemplo você explicou o final da música totalmente destrinchado.
interessante esse baixo invertido no segundo acorde do violãozão do fim! quando aprendendo violão e guitarra eu tirei ela de ouvido e tocava um F (fá maior, com a digitação maledeta do Eb com aquela pestaninha pressionando a sol e a mizinha... ou, a simplificação de tocar só o desenho de Dó maior pegando as cordas la, re e sol - com sice mizinha abafadas). vou tocar com o B/Bb, soou bem bonito. agora, a minha historia favorita volta a ser Faroeste sempre, pq pego pra tocar varias musicas extensas quando troco as cordas do violão e faroeste é deliciosa de usar pra ir variando as cordas e o violão "acostumar" com todas.
Não só 70 , mas os rachas e minha época como os anos 70,80,90. Eu vivi essa época e gostava muito dos Rachas . Na época era os opalas , mavekis , cavaram, e os DORDEG era carros sensacional. Muito bom sua aula bem esplicada , parabéns toca muito .👍
Uau, Eu já admirava seu trabalho demais, agora saber que A tempestade é o seu álbum favorito me deixou muito feliz, porque também é o meu! Que honra! Só fico triste de saber que você não gosta tanto da minha música favorita, que é Se fiquei esperando o meu amor passar, mas admirei muito saber que A tempestade é o seu álbum favorito!
Olá amigo! Não é verdade que não gosto de "Se Fiquei". O que conto no vídeo é que eu não gostava - assim, no passado -, até ouvi-la bastante e passar a achá-la bem legal. Abraços!
Uma das minhas favoritas, sou de 2005, nasce na época da nova geração do rock Nacional, Parabéns Júlio, Tenho muita influência do rock Nacional principalmente do Renato. Quando tivermos todas as aulas da legião no canal Júlio, poderíamos avançar para a discografia do Angra, oq vc acha da idéia?
Olha, Klaiver, sou um grande admirador do Angra. Porém eu teria que construir uma ponte entre a Legião e o Angra, trazendo conteúdo de bandas que estão entre as duas... se não, imagina o choque dos legionários! Mas o principal desafio será a minha limitação. Minha técnica não atinge o virtuosismo necessário para tocar um "Angra"... então, terei que treinar muito... Abraços!
Oi Júlio blz? Mto boa as suas análises , vc passa informações que desvendam as letras do Renato com ótimas referências e pesquisa. Não sei se vc concorda. Mas nessa letra eu tb vejo referências ou alguma relação com a música: Rua Augusta. Lá a temática tb eh de pisar fundo, velocidade e destemor. A ambientação são as ruas de SP, sendo Dezesseis ambientado em Brasília. As duas músicas tem um personagem que se chama Johny. E no fim qdo o Renato canta: Bye, Bye bye Johny ! Isso me lembra mto o refrão de Rua Augusta: Hai, Hai Johny, Hai Hai Alfredo! Não sei se eh uma referência.. mas se for... em uma música se glamouriza os pegas e nada acontece. Na do Renato, termina em tragédia.. Eh o Bye Bye da morte. Enfim, posso estar viajando. Gostaria de saber se na sua opniao essa interpretação e válida. Abraço e parabéns pelo sei conteúdo.
Gostei da sua análise, Leandro! O Renato sempre fazia referências a outras músicas, talvez esta faça parte mesmo do universo em que ele se baseou para "Dezesseis". Abraços!
O Júlio é um legionário de carteirinha, da até orgulho ao ver que a música brasileira ainda vive, que a legião ainda vive! Obrigado, Júlio. Pelo seu incrível trabalho. 💙
Obrigado cara, parabéns. Acrescento que nas duas pauladas do disco (Nathália e Dezesseis) o Renato é que é o baixista. Acho que foi uma despedida bem rockn roll do cara como instrumentista.
Julio, vc como bom legionário sabe que o Renato usava muito de riffs, arranjos, melodias "emprestados" de outras bandas, o conhecimento de rock deke era incrível. Isto pra dizer que Dezesseis é praticamente um plágio de "Your Pretty Face Is Going to Hell" dos Stooges. Dá uma checada na música pra vc ver... e, pra mim, o bye bye Johnny do final ao sim de Beatles significava o tipo de despedida que ele queria pra ele, a música é sobre ele... Johnny=Júnior, como ele era chamado na família.
A curva do diabo era em Sobradinho, tendo em vista que esse traçado da pista foi alterado em 2019. Já a curva da morte, fica próxima ao centro histórico de Planaltina DF (e normalmente só conhecida por quem mora nessa Região Administrativa - R.A).
@@julioettore Eu vi que vc se retratou no próprio vídeo... Acrescentei essa diferenciação mais para que outras pessoas entendam sobre essas duas diferenças. Aliás, meus parabéns pelo excelente vídeo! Que Deus o abençoe e sucesso pra ti!
Olá Matheus! Sempre uso um mix aleatório entre pedais e plugins e nunca anoto o que usei. Porém, desta vez eu lembro: preset Massive Wall of Rock, do Guitar Rig. Abraços!
Olá Eduardo! Veja seguinte depoimento de Dado-Villa Lobos: “Foi depois da excursão da turnê 'Quatro Estações', em 1991. Ele foi internado porque tinha uma questão do alcoolismo e drogas. Lá, foram feitos exames. Um dia fomos buscar [os resultados] e a gente viu. Combinamos, entre nós, de manter o sigilo." (Disponível em: www.google.com/amp/s/gshow.globo.com/google/amp/programas/conversa-com-bial/noticia/dado-villa-lobos-e-marcelo-bonfa-relembram-descoberta-de-doenca-de-renato-russo-e-despedida-do-amigo.ghtml) Ele também conta, no seu livro, sobre estes rumores na imprensa - página 243: "a essa altura, os rumores de que o Renato seria soropositivo haviam se intensificado". Isto era já em 96, segundo ele conta. Abraços!
Eu toco "Dezesseis" no violão com braçadeira na segunda casa, fica gostoso de tocar e confortável pra cantar. Esse ruído na guita pode ser a parte elétrica dela que não está muito boa ou até os cabos mesmo. Guitarras que fogem do desenho tradicional das curvas do corpo tende a dar esses probleminhas de som mesmo.
Olá Júlio tudo bom? Eu to pensando em fazer um canal de covers, e eu gostei muito da sua introdução nos vídeos, com o papelzinho falndo pra curtir o vídeo, eu poderia fazer o mesmo nos meus? Ou teria algum probelma? Abraços!!
Gostaria da sua opinião, qual guitarra strato o dado usou pra gravar o album que país e este, eu gostaria de comprar uma, e queria uma que chegasse quase perto da dele.
Francisco, no livro "Memórias de um Legionário" o Dado fala sobre as guitarras que usou nos discos. Até o "Que País é Este", ele usava principalmente uma Ibanez Roadster - de captadores simples. O Renato emprestava sua Gibson Les Paul branca, nas gravações, quando era necessário. É importante você ter em mente que o som que ouvimos no disco é resultado de quatro fatores principais: guitarra; amplificadores; efeitos; equalização. Apenas a guitarra não trará, necessariamente, um som idêntico - e apenas o Mayrton Bahia pode te dizer qual foi o setup exato utilizado neste disco. Abraços!
Olá Wesley! Se ouvir com atencão verá que a corda B (neste caso afinada em Bb) permanece tocada o tempo inteiro neste trecho do violão (o que, aliás, esqueci de mencionar). Isto desconfigura a sétima aumentada (o A). Porém não estará errado se você usar este acorde. Abraços!
@@julioettore sim, meio tom combina, gravei ela com capo traste e ficou muito parecida tbm, ela tbm parece ter um bordão bem grave que fecha com meio tom abaixo afinado...mas é isso, música é vida!!!!
Mto informativo, como sempre! Adoro as curiosidades das músicas! Mas eu não gosto muito desse cd... acho ele muito depressivo... quem sabe conhecendo melhor as outras músicas eu mudo de ideia. Gosto mais da Eduardo e Mônica, pela história do casal e tal... acho mais bonitinha... rss... Abraço!
Olá Carlos! Sempre vario bastante nos efeitos e faço muitas alterações até gostar do som. Misturo pedais e plugins (efeitos de computador). Neste vídeo utilizei o plugin GuitarRig, utilizando um mix de efeitos. Também não anoto as regulagens, com o objetivo de nunca soar repetitivo. Porém a base foi o preset "Massive Wall of Rock". Abraços!
@@julioettore obrigado amigo, gosto dos seus vídeos, legião urbana foi uma banda que aprendi a gostar,antes não dava a menor bola,por gostar mais de metal,com o tempo fui ver as letras e as músicas da Legião e me apaixonei,a primeira música que aprendi a tocar na guitarra,foi "eu sei" e aprendi a tocar um monte de músicas da Legião, parabéns pelo canal e te faço um pedido,tem como vc fazer um vídeo mostrando as cifras de geração Coca cola,na versão ao vivo ,acho que é das quatro estações ao vivo, ficou muito pesada a versão, sei tocar ela,mas tem uns acordes diferentes no meio....um abraço.
Olá Fábio! O arranjo da guitara não depende cordas soltas, o que torna dispensável mudar a afinação. Também não há um timbre de uma corda solta - e, nesse caso, seria a Bb. Todas parecem, aos meus ouvidos, apertadas em casas. Abraços!
@@julioettore eu sempre toquei com a afinação abaixo. Nao sei pq pra mim soa melhor com as cordas soltas. Sou muuito fã do seu trabalho. Aprendo sempre alguma coisa nos seus vídeos. Parabéns de verdade.
Julio vc é o máximo. Um verdadeiro legionário. Parabéns, admiro seu trabalho
Muito bom Júlio ! Abraços de Brasília
Finalmente de tanto procurar achei..ufa 😥😥😥
Sempre shoooowwwwwww 😍😍😍😍😍💥🚀
Adoro essa curiosidades !!
Júlio, eu morava exatamente do lado destas curvas próximo ao estádio Augustinho Lima. Antigamente era cheio de eucalípitos dentro deste balão na BR 020 em Sobradinho. Saudades da galera da minha infância no meu "Sobrado"...
Que legal, Elker!
Abraços
Dizer o quê...?
Perfeito!!
O Júlio é uma enciclopédia da legião urbana o cara é fera 👏👏👏🤜🤛
Gosto de todas rsrsrs
Parabéns pelo conteúdo, show
Julio, curti demais o vídeo inteiro. Gosto sempre de pegar esses detalhes da música como por exemplo você explicou o final da música totalmente destrinchado.
Parabéns cara sensacional... O que vc faz é o sonho de muitos fãs.
Show de bola essas historia sao legais de mais toop like like
Parabéns e muito obrigado por essa aula, tu é foda Júlio❤❤❤
Cara, esse canal é um sonho!!🎶🎸🔥👏🏼
#SalveRenatoRusso
#LegiaoUrbana
Meu álbum preferido também.,👏👏👏
Top de mais! Parabéns 👏
interessante esse baixo invertido no segundo acorde do violãozão do fim! quando aprendendo violão e guitarra eu tirei ela de ouvido e tocava um F (fá maior, com a digitação maledeta do Eb com aquela pestaninha pressionando a sol e a mizinha... ou, a simplificação de tocar só o desenho de Dó maior pegando as cordas la, re e sol - com sice mizinha abafadas). vou tocar com o B/Bb, soou bem bonito.
agora, a minha historia favorita volta a ser Faroeste sempre, pq pego pra tocar varias musicas extensas quando troco as cordas do violão e faroeste é deliciosa de usar pra ir variando as cordas e o violão "acostumar" com todas.
Seus vídeos são muito bons
Não só 70 , mas os rachas e minha época como os anos 70,80,90. Eu vivi essa época e gostava muito dos Rachas . Na época era os opalas , mavekis , cavaram, e os DORDEG era carros sensacional. Muito bom sua aula bem esplicada , parabéns toca muito .👍
Parabéns pela aula ! Música incrível !
Uau, Eu já admirava seu trabalho demais, agora saber que A tempestade é o seu álbum favorito me deixou muito feliz, porque também é o meu! Que honra! Só fico triste de saber que você não gosta tanto da minha música favorita, que é Se fiquei esperando o meu amor passar, mas admirei muito saber que A tempestade é o seu álbum favorito!
Olá amigo!
Não é verdade que não gosto de "Se Fiquei". O que conto no vídeo é que eu não gostava - assim, no passado -, até ouvi-la bastante e passar a achá-la bem legal.
Abraços!
Baita didática. Muito bem explicado
A tempestade tbm é o álbum que eu mais gosto.
Conheci o canal hj!! e ja sou fã!! parabens pelo trabalho...e bela guitarra!! tenho uma explorer tbm da marca Dolphin..Valeu abraço!!
Muito boa a aula
Júlio, mais um excelente vídeo. Parabéns kara
Top demais!!!!!
Adorei
Muito foda👏🏻👏🏻👏🏻
Uma das minhas favoritas, sou de 2005, nasce na época da nova geração do rock Nacional, Parabéns Júlio, Tenho muita influência do rock Nacional principalmente do Renato. Quando tivermos todas as aulas da legião no canal Júlio, poderíamos avançar para a discografia do Angra, oq vc acha da idéia?
Olha, Klaiver, sou um grande admirador do Angra.
Porém eu teria que construir uma ponte entre a Legião e o Angra, trazendo conteúdo de bandas que estão entre as duas... se não, imagina o choque dos legionários!
Mas o principal desafio será a minha limitação. Minha técnica não atinge o virtuosismo necessário para tocar um "Angra"... então, terei que treinar muito...
Abraços!
@@julioettore te entendo blz sem problemas
Dezesseis a melhor d sempre
Parabéns pelo trabalho... Podia fazer da musica "Natalia"?
Farei sim, amigo!
Abraços
Pelo amor de Deus faz um como se toca perfeição 🙏
Farei sim, amigo!
Abraços!
Oi Júlio blz?
Mto boa as suas análises , vc passa informações que desvendam as letras do Renato com ótimas referências e pesquisa.
Não sei se vc concorda. Mas nessa letra eu tb vejo referências ou alguma relação com a música: Rua Augusta.
Lá a temática tb eh de pisar fundo, velocidade e destemor. A ambientação são as ruas de SP, sendo Dezesseis ambientado em Brasília.
As duas músicas tem um personagem que se chama Johny.
E no fim qdo o Renato canta: Bye, Bye bye Johny !
Isso me lembra mto o refrão de Rua Augusta: Hai, Hai Johny, Hai Hai Alfredo!
Não sei se eh uma referência.. mas se for... em uma música se glamouriza os pegas e nada acontece.
Na do Renato, termina em tragédia.. Eh o Bye Bye da morte.
Enfim, posso estar viajando. Gostaria de saber se na sua opniao essa interpretação e válida.
Abraço e parabéns pelo sei conteúdo.
Gostei da sua análise, Leandro!
O Renato sempre fazia referências a outras músicas, talvez esta faça parte mesmo do universo em que ele se baseou para "Dezesseis".
Abraços!
Top! Vc toca muito
A parte do violão pode fazer capo na casa 1, faz a forma do Re.
Muito boa a aula!! Tu poderia compartilhar os teus presets do guitar rig?
Olá Renan
Infelizmente não salvei este preset.
Nos vídeos mais recentes já mostro eles na tela.
Abraços
Lindo esse disco triste mais lindo
O Júlio é um legionário de carteirinha, da até orgulho ao ver que a música brasileira ainda vive, que a legião ainda vive! Obrigado, Júlio. Pelo seu incrível trabalho. 💙
Muito bom, o canal arquivo legiao é muito bom tbm
Obrigado cara, parabéns. Acrescento que nas duas pauladas do disco (Nathália e Dezesseis) o Renato é que é o baixista. Acho que foi uma despedida bem rockn roll do cara como instrumentista.
E mandava muito bem no baixo!
Abraços
e que baixos! esse album é pesado em todos os sentidos, e o baixo dessas é excelente.
Nostalgia!
Músicas top para vídeos. NATHALIA, MAIS DO MESMO, SERENÍSSIMA.
Júlio, a Canção o Descobrimento do Brasil, seria uma história também?
ruclips.net/video/lWmacfYvKhc/видео.html
Julio, vc como bom legionário sabe que o Renato usava muito de riffs, arranjos, melodias "emprestados" de outras bandas, o conhecimento de rock deke era incrível. Isto pra dizer que Dezesseis é praticamente um plágio de "Your Pretty Face Is Going to Hell" dos Stooges. Dá uma checada na música pra vc ver... e, pra mim, o bye bye Johnny do final ao sim de Beatles significava o tipo de despedida que ele queria pra ele, a música é sobre ele... Johnny=Júnior, como ele era chamado na família.
Bem lembrado, amigo. Nem sempre ele contava de onde tinha pegado emprestado, que bom que você nos trouxe a resposta!
Abraços!
Tem a versão acústica?
Julio será que dava pra fazer um video falando sobre a sua guitarra stratocaster
Farei sim, amigo!
Abraços
esperando por essa grande obra
A curva do diabo era em Sobradinho, tendo em vista que esse traçado da pista foi alterado em 2019. Já a curva da morte, fica próxima ao centro histórico de Planaltina DF (e normalmente só conhecida por quem mora nessa Região Administrativa - R.A).
Fala Euclides!
"Curva da Morte" foi uma confusão minha, como explico no vídeo. A intenção era falar "Curva do Diabo".
Abraços!
@@julioettore Eu vi que vc se retratou no próprio vídeo... Acrescentei essa diferenciação mais para que outras pessoas entendam sobre essas duas diferenças. Aliás, meus parabéns pelo excelente vídeo! Que Deus o abençoe e sucesso pra ti!
Legal, obrigado pela curiosidade!
Abraços!
Julio, q Drive você usou ? E Teve mais algum efeito? Abraço, ficou show a aula
Olá Matheus!
Sempre uso um mix aleatório entre pedais e plugins e nunca anoto o que usei.
Porém, desta vez eu lembro: preset Massive Wall of Rock, do Guitar Rig.
Abraços!
Acho que ninguém nunca desconfiou da doença do Renato, não me lembro de rumores a respeito, tanto que fiquei surpreso qdo soube da causa da morte.
Olá Eduardo!
Veja seguinte depoimento de Dado-Villa Lobos:
“Foi depois da excursão da turnê 'Quatro Estações', em 1991. Ele foi internado porque tinha uma questão do alcoolismo e drogas. Lá, foram feitos exames. Um dia fomos buscar [os resultados] e a gente viu. Combinamos, entre nós, de manter o sigilo."
(Disponível em: www.google.com/amp/s/gshow.globo.com/google/amp/programas/conversa-com-bial/noticia/dado-villa-lobos-e-marcelo-bonfa-relembram-descoberta-de-doenca-de-renato-russo-e-despedida-do-amigo.ghtml)
Ele também conta, no seu livro, sobre estes rumores na imprensa - página 243: "a essa altura, os rumores de que o Renato seria soropositivo haviam se intensificado". Isto era já em 96, segundo ele conta.
Abraços!
Eu toco "Dezesseis" no violão com braçadeira na segunda casa, fica gostoso de tocar e confortável pra cantar.
Esse ruído na guita pode ser a parte elétrica dela que não está muito boa ou até os cabos mesmo.
Guitarras que fogem do desenho tradicional das curvas do corpo tende a dar esses probleminhas de som mesmo.
Pois é, amigo, o curioso é que eu estava completamente desconectado da rede elétrica. Computador na bateria e nada na tomada... vai saber...
Abraços!
Olá Júlio tudo bom? Eu to pensando em fazer um canal de covers, e eu gostei muito da sua introdução nos vídeos, com o papelzinho falndo pra curtir o vídeo, eu poderia fazer o mesmo nos meus? Ou teria algum probelma? Abraços!!
Claro que pode, David.
De tudo se copia um pouco ;)
Abraços!
Gostaria da sua opinião, qual guitarra strato o dado usou pra gravar o album que país e este, eu gostaria de comprar uma, e queria uma que chegasse quase perto da dele.
Francisco, no livro "Memórias de um Legionário" o Dado fala sobre as guitarras que usou nos discos.
Até o "Que País é Este", ele usava principalmente uma Ibanez Roadster - de captadores simples.
O Renato emprestava sua Gibson Les Paul branca, nas gravações, quando era necessário.
É importante você ter em mente que o som que ouvimos no disco é resultado de quatro fatores principais: guitarra; amplificadores; efeitos; equalização.
Apenas a guitarra não trará, necessariamente, um som idêntico - e apenas o Mayrton Bahia pode te dizer qual foi o setup exato utilizado neste disco.
Abraços!
Porque não usar no final Bb Bb7+/A Ab Eb
Olá Wesley!
Se ouvir com atencão verá que a corda B (neste caso afinada em Bb) permanece tocada o tempo inteiro neste trecho do violão (o que, aliás, esqueci de mencionar). Isto desconfigura a sétima aumentada (o A).
Porém não estará errado se você usar este acorde.
Abraços!
O Barulho da guitarra é falta de aterramento nos equipamentos...
Dezesseis as 16 horas
Julio, um adendo....acho que esse violão foi gravado com capotraste......;
Olá Johnny
A nota que soa metálica, como uma corta solta, é um Bb, portanto não teria como ser capotraste, e sim meio-tom abaixo.
Abraços!
@@julioettore sim, meio tom combina, gravei ela com capo traste e ficou muito parecida tbm, ela tbm parece ter um bordão bem grave que fecha com meio tom abaixo afinado...mas é isso, música é vida!!!!
Mto informativo, como sempre! Adoro as curiosidades das músicas!
Mas eu não gosto muito desse cd... acho ele muito depressivo... quem sabe conhecendo melhor as outras músicas eu mudo de ideia.
Gosto mais da Eduardo e Mônica, pela história do casal e tal... acho mais bonitinha... rss...
Abraço!
A insipiração da melodia de DEZESSEIS vem de IGGY AND THE STOOGES - YOUR PRETTY FACE IS GOING TO HELL
Mostra pra gente qual distorção que vc usa, é pedaleira ou pedais analógicos?
Olá Carlos!
Sempre vario bastante nos efeitos e faço muitas alterações até gostar do som. Misturo pedais e plugins (efeitos de computador).
Neste vídeo utilizei o plugin GuitarRig, utilizando um mix de efeitos. Também não anoto as regulagens, com o objetivo de nunca soar repetitivo. Porém a base foi o preset "Massive Wall of Rock".
Abraços!
@@julioettore obrigado amigo, gosto dos seus vídeos, legião urbana foi uma banda que aprendi a gostar,antes não dava a menor bola,por gostar mais de metal,com o tempo fui ver as letras e as músicas da Legião e me apaixonei,a primeira música que aprendi a tocar na guitarra,foi "eu sei" e aprendi a tocar um monte de músicas da Legião, parabéns pelo canal e te faço um pedido,tem como vc fazer um vídeo mostrando as cifras de geração Coca cola,na versão ao vivo ,acho que é das quatro estações ao vivo, ficou muito pesada a versão, sei tocar ela,mas tem uns acordes diferentes no meio....um abraço.
Farei sim, Carlos!
Abraços
Dado não poderia ter tocado essa musica com afinação em Eb, meio tom abaixo? Valeu irmão.
Olá Fábio!
O arranjo da guitara não depende cordas soltas, o que torna dispensável mudar a afinação. Também não há um timbre de uma corda solta - e, nesse caso, seria a Bb. Todas parecem, aos meus ouvidos, apertadas em casas.
Abraços!
@@julioettore eu sempre toquei com a afinação abaixo. Nao sei pq pra mim soa melhor com as cordas soltas. Sou muuito fã do seu trabalho. Aprendo sempre alguma coisa nos seus vídeos. Parabéns de verdade.
É isso aí, Fabio, busque sua sonoridade preferida!
Abraços
Abrir os trabalhos! Conheço esse jargão, hein?!