O foco nessa obra não é Joana, mas seu ser: seus sentimentos e realidades. Eu amo isso em Clarice, seus personagens são tão reais, mas por vezes tão longe de si mesmos.
SENTIMENTO NÃO SUSTENTA RELACIONAMENTO - nesse romance de Clarice Lispector “Perto do Coração Selvagem”, existe a relação entre Joana e Otávio. A mulher já não vê no homem alguém particularmente estimulante ; a única coisa que os liga é o passado. Quantas vezes não vemos em situação parecida? No momento em que as pessoas se unem há uma simpatia profunda. Mas é impossível que diversas biografias continuem a seguir o mesmo rumo. A maioria deixa de lado o antigo afeto e só continua junto quem imprime um sentido menor à união - o passado e a fuga da solidão - ou sustenta os mesmos princípios - como a verdade e a sinceridade. Afinidades profundas acabam existindo apenas entre poucos. Os casais tendem a se envolver mais, porque eles dividem a vida um com o outro , facilitando a comunhão de afetos, opiniões, pensamentos e objetivos. Agora imagine que o sentido ultimo da sua vida é diferente daquele da sua parceira. Você vive - sei lá - pelo conhecimento, então nunca estará pleno ao lado de quem vive por prazer , dinheiro ou política. Só há solução quando você encontra alguém que arrisca tudo pelo que você arrisca. Não foi o caso da personagem de Clarice Lispector. Joana percebeu que, talvez pela qualidade do que Otavio - o marido - dizia, nenhuma ponte se criava entre eles. “Otávio” , disse-lhe um dia, “você já pensou que um ponto, um único ponto sem dimensões, é o máximo da solidão? Um ponto não pode contar nem consigo mesmo, foi-não-foi está fora de si.” Mas o marido se livrou dela com uma frase qualquer: “Está chovendo, estou com fome, o dia está belo.” Então ela se sentiu tão distante que se viu uma relação limitada ao que construíram no passado. O seu problema não foi simplesmente a diferença de gosto, mas a falta de harmonia existencial. No fundo, só vamos conseguir viver uma boa relação - fazer da paixão efêmera uma decisão amorosa - quando estivermos com alguém cujo objetivo ultimo tenha a ver com a nossa vocação.
Acabei de reler Perto do Coração Selvagem. Intervalo entre as duas leituras, cerca de 45 anos. O texto o mesmo, mas a leitora é outra. Obrigada pela resenha. Perfeita para me levar ao mundo selvagem de Clarise.
😍 Que maravilhosa história, Ana Maria! Obrigada por compartilhar comigo a experiência de voltar a Perto do coração selvagem após anos de leitura. Que demais. E fico feliz que tenha gostado da resenha, fiz com carinho. Abraços!
Eu adoro terminar livros e procurar por resenha deles para entender alguma coisa que eu possa ter deixado passar. Sua resenha foi sensacional, extremamente completa. Muito obrigado por isso.
❤️❤️❤️❤️❤️ Ah, Vitor, que comentário mais gostoso de ler. Poxa vida, muito obrigada! Fico feliz que tenha curtido, que a resenha tenha te abraçado! Valeu por assistir e comentar. Beijo grande
Boa tarde. Foi a melhor resenha desse livro que eu escutei. Obrigada. Eu adoro Clarice e minha última leitura foi A Paixão segundo G.H. impactante. Clarice é nossa autora maior.
Conclui a leitura agora, minha última leitura de 2021. É um livro muito intimista e passei dias de forma mais introspectiva, tentando me aproximar de Joanna. Não posso dizer que compreendi tudo, mas amei a experiência 💛
Terminei de ler o livro agora a pouco. Durante toda a leitura minha mente ficou tão ligada à Joana, tudo q ela sentia eu podia sentir também, deve ser por isso que eu passei muito tempo remoendo o q ela viva. Definitivamente os dois últimos capítulos são os melhores e divisores de água, é lá q Joana fica perto do coração selvagem da vida.
Heheheh 😍 Então, bem-vindo sempre! Porque, por aqui, o que não falta é Clarice e conteúdos clariceanos! ❤ Espero que goste da resenha (do livro, uau!, vai sair dele um outro Eduardo, com certeza!) 😘 Obrigada pela companhia aqui. Beijos!
Ei Jâmber, poxa! Vc não sabe o quanto me emociona ler seu comentário!!! ☀️☀️☀️☀️ Que bom saber que meu vídeo acendeu em vc o ânimo de continuar! É uma leitura densa, difícil mesmo. Mas espero que vc a percorra com mais intimidade. Vá firme. E seja bem-vindo! 🥰
Parabéns, que resenha detalhada e completa! Percebo o domínio que você tem pela obra de Clarice. A vontade da gente é de começar logo a leitura. Perto do Coração Selvagem já está na minha lista de leitura.
Este livro é realmente muito bom. Mas o meu preferido é A maçã no escuro, faça uma resenha dele por favor, amei sua resenha... ganhou mais um escrito...bjos😘
❤❤❤ Coisa boa, Paulino! Bem-vindo por aqui!!! Ainda não li A maçã no escuro, mas certamente irei ler e resenharei! Obrigada por assistir! Beijo grande!
Ana Lis, gosto tanto das suas resenhas! Me identifico tanto com você em questão de autoras favoritas, gosto literário em geral! Tô doida pra ler seu livro logo, já tá na minha lista! Um dia, se fizer sentido pro canal, faz um vídeo sobre seus livros da vida, fiquei curiosa! Bjss
️❤️️❤️ Ei Juliana, tudo bem!? Poxa, querida, que bonito saber que nossos "gostos" se assemelham, se conversam. Isso é precioso. E que felicidade grande é ler que você tem vontade de ler meu Domingo! Isso é muito importante para mim, acredite. ️❤️️❤️ Pode deixar que pensarei um vídeo sobre "livros da vida". ️hehehe. É desafiador, mas tentarei. Beijo!!
Parabéns pela resenha, Aninha! Se não é possível adentrar esse coração selvagem, você aproximou-se muito dele e dessa Joana, que nunca foi de ninguém, além dela mesma. Podia resenhar Lucio Cardoso também, nunca li, mas tenho muita vontade!
Estranhamento? Jamais vi alguém decifrar e expressar a alma e a vida é seus recônditos abissais de forma tão clara como Clarice. Só quem tem alma funda se liga à alma funda de Clarice Lispector.
Não conhecia seu canal, mas adorei sua leitura, observações e reflexões. Este livro é um mistério, uma loucura, e nos dá uma vontade de aprender sobre si mesmo quando terminamos. Já estou inscrita e acompanharei os outros vídeos.
Olá! Seja bem-vinde aqui no canal! ❤️ Espero que possamos trocar muitas boas ideias. Realmente, PCS é um livro que nos transporta para lugares obscuros, lindos, terríveis, misteriosos... Clarice tem esse poder. Obrigada por acompanhar!! Um beijo enorme!
❤️❤️❤️❤️ Maria Aparecida, bem-vinda! Coisa boa saber que você está relembrando a obra de Clarice aqui comigo. Eu adoro essa troca de ideias por aqui. Clarice é uma paixão na minha vida. Um beijo a vc!
Estou mergulhando fundo À procura de quem sou. Abandono o solo firme Das certezas arraigadas Em que sempre me apoiei E desbravo o vasto mar Sem saber o que me espera. O que só me instiga mais. Nado impetuosamente. Sei que estou correndo riscos. Mas o perigo me excita. Cada braçada que dou Transforma-me para sempre, Leva-me rumo aos tesouros Preciosos, delicados Cheios de delícia e dor. Que guardei só para mim. Este mar que a mim se torna Cada vez mais cristalino Funciona como um espelho, Que me apresenta a mim mesmo Com minhas imperfeições E o que tenho de mais belo. Tudo que for encontrado, Quer seja lixo, quer pérolas Precisa ser entendido, Respeitado e preservado Pois é parte crucial No equilíbrio da existência Deste profundo oceano. Que descubro lentamente, Cada coisa em seu momento. Descobrir-se leva tempo. Talvez uma vida inteira Estou apenas no início, E quanto mais me devasso, Há mais para desvendar, Que jamais finde o fascínio E os mistérios destas águas. Pois não há maior deleite Que descobrir a si mesmo.
E não é possível adentrar esse "Coração Selvagem", porque como eu disse num texto meu, o mundo interno de cada um é muito grande pra caber no mundo que exterior, o qual por ser limitado demais, talvez, nunca esteja pronto para abarcar em si, cada peculiaridade.
Joana, esse ser que busca a liberdade, que mergulha no dentro e no fora... Selvagem, perto do coração selvagem da vida 💜💜💜💜 Maravilhosa! Obrigada por assistir e comentar, Bruno! Beijos
@@brunosimao8944 É mesmo? Nossa! Como a gente pode se encontrar na literatura... Bom, espero que seu caminho tenha sido de mto aprendizado. Vc se sente livre, como Joana gostaria? =)
@@AnaLisSoares, interiormente, sim. Mas devido ao fato de ser uma pessoa PCD, às vezes, tenho muitas restrições. Mas também tenho um senso de moral muito heterodoxo. Nunca me adequei muito a hierarquias, não cheguei a ser propriamente chamado de "víbora", mas escutei/escuto muito a frase: "Você tá nessa cadeira de rodas porque deus te marcou pra não perder de vista!"
CÔMODA CLAUSTROFOBIA Estou cansado de não existir, De ser raquítico e espectral esperma A quem a vida se abre como vulva E jorra no seu fluxo, novos mundos Mas por temer o peso da existência, Persisto entrelaçando-me a esta amálgama, Que, com fronteiras cada vez mais tênues, Fez transformar-se em uma sombra abstrata Meu contundente e singular reflexo Meu passo é parco, tímido, moroso. Pois mais me vale o conhecido vácuo Que o risco de ser propagado um urro Que, se um dia, escapar-me das entranhas Irá estremecer todo o universo!
A história é bem complexa, tive que ler duas vezes para compreender acerca da personagem Joana, no qual sentir me perdida assim como ela, nesse caso em entender. Parabéns pela sua explanação, ajudou bastante no que se refere ao entendimento diante a temporalidade do próprio enredo.
🤩🤩🤩🤩 Ei Keliene, tudo bem? Agradeço demais por você assistir e "me fazer companhia" nas reflexões em torno de Joana e essa história. Que bom saber que o vídeo te ajudou de alguma maneira!!! Beijo a vc!
O foco nessa obra não é Joana, mas seu ser: seus sentimentos e realidades. Eu amo isso em Clarice, seus personagens são tão reais, mas por vezes tão longe de si mesmos.
SENTIMENTO NÃO SUSTENTA RELACIONAMENTO - nesse romance de Clarice Lispector “Perto do Coração Selvagem”, existe a relação entre Joana e Otávio. A mulher já não vê no homem alguém particularmente estimulante ; a única coisa que os liga é o passado. Quantas vezes não vemos em situação parecida? No momento em que as pessoas se unem há uma simpatia profunda. Mas é impossível que diversas biografias continuem a seguir o mesmo rumo. A maioria deixa de lado o antigo afeto e só continua junto quem imprime um sentido menor à união - o passado e a fuga da solidão - ou sustenta os mesmos princípios - como a verdade e a sinceridade. Afinidades profundas acabam existindo apenas entre poucos. Os casais tendem a se envolver mais, porque eles dividem a vida um com o outro , facilitando a comunhão de afetos, opiniões, pensamentos e objetivos. Agora imagine que o sentido ultimo da sua vida é diferente daquele da sua parceira. Você vive - sei lá - pelo conhecimento, então nunca estará pleno ao lado de quem vive por prazer , dinheiro ou política. Só há solução quando você encontra alguém que arrisca tudo pelo que você arrisca. Não foi o caso da personagem de Clarice Lispector. Joana percebeu que, talvez pela qualidade do que Otavio - o marido - dizia, nenhuma ponte se criava entre eles. “Otávio” , disse-lhe um dia, “você já pensou que um ponto, um único ponto sem dimensões, é o máximo da solidão? Um ponto não pode contar nem consigo mesmo, foi-não-foi está fora de si.” Mas o marido se livrou dela com uma frase qualquer: “Está chovendo, estou com fome, o dia está belo.” Então ela se sentiu tão distante que se viu uma relação limitada ao que construíram no passado. O seu problema não foi simplesmente a diferença de gosto, mas a falta de harmonia existencial. No fundo, só vamos conseguir viver uma boa relação - fazer da paixão efêmera uma decisão amorosa - quando estivermos com alguém cujo objetivo ultimo tenha a ver com a nossa vocação.
Acabei de reler Perto do Coração Selvagem. Intervalo entre as duas leituras, cerca de 45 anos. O texto o mesmo, mas a leitora é outra. Obrigada pela resenha. Perfeita para me levar ao mundo selvagem de Clarise.
😍 Que maravilhosa história, Ana Maria! Obrigada por compartilhar comigo a experiência de voltar a Perto do coração selvagem após anos de leitura. Que demais. E fico feliz que tenha gostado da resenha, fiz com carinho.
Abraços!
Eu adoro terminar livros e procurar por resenha deles para entender alguma coisa que eu possa ter deixado passar. Sua resenha foi sensacional, extremamente completa. Muito obrigado por isso.
❤️❤️❤️❤️❤️ Ah, Vitor, que comentário mais gostoso de ler. Poxa vida, muito obrigada! Fico feliz que tenha curtido, que a resenha tenha te abraçado! Valeu por assistir e comentar. Beijo grande
Achei uma leitura desafiadora mas que valeu muito à pena... ainda não tenho palavras para descrever Clarice
Amei sua análise sobre a obra☺. Realmente nos leva a refletir juntamente a personagem nos unificando a ela. Clarice sendo Clarice.
🧡🧡 Oba!!! Obrigada, Romylson! Fico muito feliz que tenha curtido a resenha. Que ela tenha lhe ajudado de alguma maneira. Beijo!
Boa tarde. Foi a melhor resenha desse livro que eu escutei. Obrigada. Eu adoro Clarice e minha última leitura foi A Paixão segundo G.H. impactante. Clarice é nossa autora maior.
Que ótimo! ❤❤❤❤ Você não sabe o quanto fico feliz com esse seu comentário, Marilene. Abraços!
Essa obra é paes 2023
Conclui a leitura agora, minha última leitura de 2021. É um livro muito intimista e passei dias de forma mais introspectiva, tentando me aproximar de Joanna. Não posso dizer que compreendi tudo, mas amei a experiência 💛
🥰🥰 Ei Gisele! Pois é. É um livro bem intimista, que nos leva a um lugar de incômodo, mas também de beleza. De liberdade. Um beijo a você!
Terminei de ler o livro agora a pouco. Durante toda a leitura minha mente ficou tão ligada à Joana, tudo q ela sentia eu podia sentir também, deve ser por isso que eu passei muito tempo remoendo o q ela viva. Definitivamente os dois últimos capítulos são os melhores e divisores de água, é lá q Joana fica perto do coração selvagem da vida.
🧡🧡 Sim, Joana é uma personagem de que nunca mais nos esquecemos!
Se falou de Clarice ja chego curtindo! Comprei a edição comemorativa e não vejo a hora ler!
Heheheh 😍 Então, bem-vindo sempre! Porque, por aqui, o que não falta é Clarice e conteúdos clariceanos! ❤ Espero que goste da resenha (do livro, uau!, vai sair dele um outro Eduardo, com certeza!) 😘 Obrigada pela companhia aqui. Beijos!
que resenha incrível!!!
❤❤❤ aaaaahh! Fico muito feliz que tenha curtido!
Obrigado por esse vídeo!
Ah! Obrigada! Eu fico sempre muito feliz em compartilhar minha paixão com outras pessoas. =)
❤ resenhas de Clarice Lispector, bom dia.
❤ Amo demais!
Eu estava desanimado com essa leitura, mas com o seu vídeo me animei novamente. Muito obg, ganhou mais um inscrito.
Ei Jâmber, poxa! Vc não sabe o quanto me emociona ler seu comentário!!! ☀️☀️☀️☀️ Que bom saber que meu vídeo acendeu em vc o ânimo de continuar! É uma leitura densa, difícil mesmo. Mas espero que vc a percorra com mais intimidade. Vá firme. E seja bem-vindo! 🥰
Excelente! 👏🏻👏🏻
Obrigada 😃❤❤❤
Parabéns, que resenha detalhada e completa! Percebo o domínio que você tem pela obra de Clarice. A vontade da gente é de começar logo a leitura. Perto do Coração Selvagem já está na minha lista de leitura.
💗💗💗💗💗 Sua linda! Obtigada por assistir e me dar força sempre, mãe! Te amo! Beijos
Que lindo, Ana! Amei a resenha, parabéns! Clarice merece ser analisada e estudada por pessoas incríveis como você!
✨️✨️✨✨️✨️✨✨️✨️✨ Obrigada pelo carinho, Eduardo. Fico muito feliz em saber que você gostou do meu trabalho. Beijo!
Também reparei nisto… ela se entendeu, se enxergou, se espelhou nas outras mulheres do livro. Eu amei a leitura, muito desafiadora.
Sim, é desafiadora e linda. Forte! ❤
Este livro é realmente muito bom. Mas o meu preferido é A maçã no escuro, faça uma resenha dele por favor, amei sua resenha... ganhou mais um escrito...bjos😘
❤❤❤ Coisa boa, Paulino! Bem-vindo por aqui!!! Ainda não li A maçã no escuro, mas certamente irei ler e resenharei! Obrigada por assistir! Beijo grande!
Ana Lis, gosto tanto das suas resenhas! Me identifico tanto com você em questão de autoras favoritas, gosto literário em geral! Tô doida pra ler seu livro logo, já tá na minha lista! Um dia, se fizer sentido pro canal, faz um vídeo sobre seus livros da vida, fiquei curiosa!
Bjss
️❤️️❤️ Ei Juliana, tudo bem!? Poxa, querida, que bonito saber que nossos "gostos" se assemelham, se conversam. Isso é precioso.
E que felicidade grande é ler que você tem vontade de ler meu Domingo! Isso é muito importante para mim, acredite. ️❤️️❤️
Pode deixar que pensarei um vídeo sobre "livros da vida". ️hehehe. É desafiador, mas tentarei. Beijo!!
Esse romance me tocou tanto ❤️
❤❤❤❤ é tocante mesmo... Muito forte!
Parabéns pela resenha, Aninha! Se não é possível adentrar esse coração selvagem, você aproximou-se muito dele e dessa Joana, que nunca foi de ninguém, além dela mesma. Podia resenhar Lucio Cardoso também, nunca li, mas tenho muita vontade!
Ahhhhhhh, você é linda demais!!! Obrigada, Livinha!
Estranhamento? Jamais vi alguém decifrar e expressar a alma e a vida é seus recônditos abissais de forma tão clara como Clarice. Só quem tem alma funda se liga à alma funda de Clarice Lispector.
Não conhecia seu canal, mas adorei sua leitura, observações e reflexões. Este livro é um mistério, uma loucura, e nos dá uma vontade de aprender sobre si mesmo quando terminamos. Já estou inscrita e acompanharei os outros vídeos.
Olá! Seja bem-vinde aqui no canal! ❤️ Espero que possamos trocar muitas boas ideias. Realmente, PCS é um livro que nos transporta para lugares obscuros, lindos, terríveis, misteriosos... Clarice tem esse poder. Obrigada por acompanhar!! Um beijo enorme!
ótima resenha! Não conhecia o canal e me inscrevi pq adorei a resenha…
Ei Mirian, seja bem-vinda! 🤍🤍🤍 Fico muito feliz que tenha gostado da resenha. Faço com muito carinho! Beijo!
Embora eu tenha lido todos os livros de Clarice Lispector, estou adorando ouvir as resenhas! Me faz reler! Lindo! Parabéns! E que ter te encontrado!
❤️❤️❤️❤️ Maria Aparecida, bem-vinda! Coisa boa saber que você está relembrando a obra de Clarice aqui comigo. Eu adoro essa troca de ideias por aqui. Clarice é uma paixão na minha vida. Um beijo a vc!
Obrigada pelo teu trabalho Ana!
Ah, que mensagem carinhosa. Obrigada, obrigada. Feliz que vc acompanhe meu trabalho, faço com mto carinho! ❤️❤️❤️
adorei suas análises! esse livro é lindo
💛💛 Oba!!! Fico feliz que tenha curtido! É um livro intenso e belo mesmo!
Comecei ler agora, gentee to amando essa Joana principalmente na infância, gargalhei horrores com essa criatura
Joana é maravilhosa mesmo 🤍 Forte! 🐎
Maravilhosa a resenha
💛💛💛 Obaaaaaaa! Obrigada, Juliana. Fico muito feliz que tenha gostado. Faço com carinho! Beijo!
Li esses livro ultimamente e amei
❤️❤️❤️❤️ também amo, Graziele!
Amei a resenha!❤️❤️❤️
Ei Luiza, tudo bem?! Querida, fico feliz demais que tenha curtido a resenha! Obrigada por assistir! Beijo grande ❤
Entrará na minha lista!
Parabéns pelo seu trabalho maravilhoso❤
🥰🥰🥰 Se tem uma maninha mais maravilhosa nesse mundo, eu desconheço! Te amo! 😍
adorei
💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜 Que bom! Obrigada!
Você é 10
♥️♥️♥️♥️♥️♥️ Ei Kallyta! Poxa, mto obrigada!! Valeu por assistir e comentar!
Amoooooo
😍❤ Também amo! É um livrão!!!
Top
❤️
adorei o vídeo, mas essa música no fundo me deixa confusa. desculpa.
Estou mergulhando fundo
À procura de quem sou.
Abandono o solo firme
Das certezas arraigadas
Em que sempre me apoiei
E desbravo o vasto mar
Sem saber o que me espera.
O que só me instiga mais.
Nado impetuosamente.
Sei que estou correndo riscos.
Mas o perigo me excita.
Cada braçada que dou
Transforma-me para sempre,
Leva-me rumo aos tesouros
Preciosos, delicados
Cheios de delícia e dor.
Que guardei só para mim.
Este mar que a mim se torna
Cada vez mais cristalino
Funciona como um espelho,
Que me apresenta a mim mesmo
Com minhas imperfeições
E o que tenho de mais belo.
Tudo que for encontrado,
Quer seja lixo, quer pérolas
Precisa ser entendido,
Respeitado e preservado
Pois é parte crucial
No equilíbrio da existência
Deste profundo oceano.
Que descubro lentamente,
Cada coisa em seu momento.
Descobrir-se leva tempo.
Talvez uma vida inteira
Estou apenas no início,
E quanto mais me devasso,
Há mais para desvendar,
Que jamais finde o fascínio
E os mistérios destas águas.
Pois não há maior deleite
Que descobrir a si mesmo.
💜💜💜💜
@@AnaLisSoares, OBRIGADO POR CURTIR!
Você gostou, mesmo?
@@brunosimao8944 Gostei sim, Bruno! Lindas palavras. Um tema sempre instigante esse, o de se conhecer, o de mergulhar no nosso "eu"!
@@AnaLisSoares, sem dúvida alguma!
Mais uma vez, obrigado!
Oi, vou apresentar esse livro amanhã, é uma das questões é a bondade e maldade de Joana, como vc vê isso???
E não é possível adentrar esse "Coração Selvagem", porque como eu disse num texto meu, o mundo interno de cada um é muito grande pra caber no mundo que exterior, o qual por ser limitado demais, talvez, nunca esteja pronto para abarcar em si, cada peculiaridade.
❤
Eu me vejo *BASTANTE* na Joana!
Joana, esse ser que busca a liberdade, que mergulha no dentro e no fora... Selvagem, perto do coração selvagem da vida 💜💜💜💜 Maravilhosa! Obrigada por assistir e comentar, Bruno! Beijos
@@AnaLisSoares, até às nossas histórias de vida são bem parecidas.
Eu também tive que morar com tios.
@@brunosimao8944 É mesmo? Nossa! Como a gente pode se encontrar na literatura... Bom, espero que seu caminho tenha sido de mto aprendizado. Vc se sente livre, como Joana gostaria? =)
@@AnaLisSoares, interiormente, sim.
Mas devido ao fato de ser uma pessoa PCD, às vezes, tenho muitas restrições.
Mas também tenho um senso de moral muito heterodoxo.
Nunca me adequei muito a hierarquias, não cheguei a ser propriamente chamado de "víbora", mas escutei/escuto muito a frase: "Você tá nessa cadeira de rodas porque deus te marcou pra não perder de vista!"
CÔMODA CLAUSTROFOBIA
Estou cansado de não existir,
De ser raquítico e espectral esperma
A quem a vida se abre como vulva
E jorra no seu fluxo, novos mundos
Mas por temer o peso da existência,
Persisto entrelaçando-me a esta amálgama,
Que, com fronteiras cada vez mais tênues,
Fez transformar-se em uma sombra abstrata
Meu contundente e singular reflexo
Meu passo é parco, tímido, moroso.
Pois mais me vale o conhecido vácuo
Que o risco de ser propagado um urro
Que, se um dia, escapar-me das entranhas
Irá estremecer todo o universo!
Tô lendo esse romance ,tô endoidecida...!
Ah!! É de endoidecer mesmo, não? Clarice tinha esse dom! Maravilhosa!
Comecei a ler livro, e não estou entendo, então vim ver a resenha!
Espero que o vídeo te ajude, Samira. Jogue-se nessa leitura! ❤
Canção que a Joana cantaria pra Lídia: ruclips.net/video/6sEvWuzvW1w/видео.html
Essa obra caiu na uema 2023
Cairá
A história é bem complexa, tive que ler duas vezes para compreender acerca da personagem Joana, no qual sentir me perdida assim como ela, nesse caso em entender.
Parabéns pela sua explanação, ajudou bastante no que se refere ao entendimento diante a temporalidade do próprio enredo.
🤩🤩🤩🤩 Ei Keliene, tudo bem? Agradeço demais por você assistir e "me fazer companhia" nas reflexões em torno de Joana e essa história. Que bom saber que o vídeo te ajudou de alguma maneira!!!
Beijo a vc!