Marcos Troyjo é o melhor economista que já ouvi, simplesmente sensacional, sempre que vejo algum podcast que ele participa fico impressionado com o seu conhecimento.
Não é milagre nem fé que reduz desigualdade e sim o capital intelectual de quem tem participação átiva nos setóres essenciais da economia.Para tal é primordial abrir espaço para as novas geração do futuro afim de iniciar os primeiros passos para atingir o estado desejado.
Fernando Schüler: "O agronegócio deixou de ter muitas proteções do estado"..... Ele se esquece do Plano Safra, das desonerações na folha de pagamento, das isenções de impostos, e do apoio estatal da Embrapa.
Acho que ele quis dizer em matéria de fechamento de mercado. Realmente, comparado a outros países, o Brasil tem bem menos barreiras externas a produção agrícola. Eu sempre brinco que a indústria brasileira está para o protecionismo como o agro europeu. E os dois juntos bloqueiam o acordo Mercosul-Uniao Europeia. A desoneração da folha como está feita é uma péssima política pública, puro lobby. Já o plano safra e a Embrapa são boas políticas públicas. Demonizar intervenção do Estado na economia é uma burrice tão grande quanto acreditar que qualquer intervenção é boa. Política Pública é necessária! Política Pública bem feita, com evidências, instrumentos de avaliação. O problema do Brasil é a captura das políticas públicas por grupos de pressão organizados de um lado e idiotice ideológica sem evidências de todos os lados.
@@miguelnonose1480 exatamente. O governo tem que pegar o exemplo do agro e fazer em outros setores da economia mas pensam justamente o contrário taxar quem produz riqueza pra sustentar o estado obeso e ineficiente 🤷♀️
Se o sul-africano branco crescido no apartheid, Elon Musk, pode pedir protecionismo para os EUA, o brasileiro pode pedir protecionismo ao Brasil. Protecionismo sempre será uma política usada por todos os governos.
@@jonasfagner4273 Nós precisamos de governos liberais. O único presidente liberal que tivemos foi o Fernando Collor. Como ele era e é odiado pela esquerda, derrubaram ele por um motivo fútil: ele comia a cunhada kkk
Nao basta ir para frente. É preciso crescer com eficiencia e resoinsabilidade fiscal..! 🇧🇷 Isto não está ocorrendo no Brasil..! Muito gasto e oou resultado, resulta nos vôos de galinha da economia..!
O capitalismo é feito de voos de galinha. As crises são cíclicas. Na bonança, quem construiu as pontes, os trens, os prédios, a infraestrutura saem mais rapidamente do fundo do poço.
Capitalismo de livre mercado de verdade (e não economia mista com "amigos do rei" e protecionismo), Liberdade de pensamento, Liberdade de investimento e inovação, separação do Estado / Governo da Economia. Não tem segredo, o que falta é peito para implementar, peito para quebrar protecionismos e regulações que só travam a economia.
Todo país se desenvolveu investindo até 40% em educação. Os eua não porque age como império sobre outras nações. A Ásia não se tornou exportadora sem antes formar o povo para a tecnologia e naonpara ser mão de obra para a agricultura.
Império!??? Comercializar voluntariamente com outros países é ser um império e oferecer produtos de alto valor agregado e baixo custo! Só se for império de produtividade e competência. 😂❤ Leia Ayn Rand. Estude liberalismo e descubra por você mesma!
@@FufucaCacildis parabéns pela ótima argumentação na sua resposta, apenas confirma a minha tese de que um governo verdadeiramente capitalista protege pessoas honestas e bem intencionadas, produtivas e éticas de pessoas mal intencionadas e aproveitadoras como alguém que não vou mencionar aqui... :-( Sorte na vida!
@@CavalieriTom Concordo, argumentações ruins como "peito para quebrar protecionismos e regulações que só travam a economia." ´é o causou a crise financeira de 2008. E depois o Estado teve que ajudar. Honesto, mas ignorante, bem intencionado, mas ineficaz. Tome aqui o seu segundo biscoito 🍪 Detalhe: Tio Sam tem política de protecionismo de chips, aplicativos, etc. Mais um biscoito procê 🍪 Você esteve na China, não aprendeu nada?
É preciso acabar com a gratuidade indiscriminada nas universidades públicas, o que favorece os que podem pagar, que utilizam boas escolas de base para que seus filhos estudem de graça nas universidades públicas, onde os professores ganham várias vezes mais que os do ensino fundamental e médio. Os pobres estudam em escolas de base públicas, em boa parte ruins, e trabalham para pagar o ensino superior em faculdade particular de segunda linha, limitando-os no mercado competitivo. Quem pode, que pague e contribua para que outro estude; quem não pode, que receba bolsa reembolsável e pague quando puder, ou nem pague nada se não houve oportunidades de crescimento para isso. Nos países que adotaram este modelo, as desigualdades sociais diminuíram muito (o que não quer dizer que não existe mais pobreza lá), pelo simples fato de que os recursos de investimentos para a multiplicação das vagas são muito maiores. Só que elas se proliferaram no Brasil às custas de quem sofre muito para pagar, os pobres e os remediados. Até a China já adotou o modelo anglo-americano, em 1998. Os chineses já são a nação com o maior número de estudantes universitários do mundo, contando com 45 milhões deles, aproximadamente. Reino Unido, EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Japão, Coreia do Sul, China, Polônia, Países Bálticos, República Checa, entre outros, cobram mensalidades de quem pode pagar. É preciso acabar com essa ideia desvirtuada pelo corporativismo de que tudo que é do governo tem de ser gratuito. Com exceção do ar que respiramos, nada é de graça. Chega de ver universidades públicas lotadas de alunos que podem pagar, com carrões novos nos pátios de estacionamentos, dados pelos papais isentados pelo Estado!! Enquanto isso, os muito pobres, que também pagam impostos, praticamente ficam todos de fora, com raras exceções. Essa é a mãe de todas as injustiças em nosso país.
País que desconhece sua história está fadado a repetir seus erros e não aproveitar as boas lições de seus acertos. Esta nação foi a "menina dos olhos" do planeta entre as décadas de 40 e 70. Perdemos o rumo do crescimento pujante após uma série de erros: construção de Brasília, descontrole do déficit público, aumento da carga tributária, desapego as boas práticas na educação do fundamental ao 3⁰Grau , e níveis indistintos e corrupção em todos os níveis, do cara que anda no acostamento ao cara que recebe a 1/2 do valor de uma obra. Há um fato curioso: -A medida que o conhecimento humano brasileiro (na criação e desenvolvimento) do país decorrente da inação dos governos prosseguir haverá uma lenta, ininterrupta queda do PIB, isso gerará uma queda na arrecadação então os políticos em pânico perceberão que não há mais de onde "tirar"; tudo isto somado a pressões de mercado, como I.A. etc gerarão um círculo virtuoso de desemprego e miséria que pode causar um rasgo no tecido social: -Triste. O país do futuro que nunca chega.
O programa foi excelente! Os dois convidados foram espetaculares nas análises! A maioria dos políticos e juízes teriam alergia se assistissem esse programa, não passam de um bando de parasitas que drenam as riquezas do país.
O Collor impediu a importação. Mas, fazer reserva de mercado na ind automobilística no Brasil é uma discussão infrutífera. Abertura ou reserva nesse mercado (ou em outro setor) não vai ajudara o Brasil prosperar. Pois TODAS as montadoras instaladas aqui não são brasileira. Os países que ficaram ricos e prosperaram foram os que criaram suas próprias montadoras de automóveis para exportar seus automóveis ou instalar suas fábricas em outros países. Isso vale para todos os setores. O Brasil não vai prosperar criando reserva de mercado ou permitindo a importação sem taxação. Vai prosperar se tiver um plano de desenvolvimento consistente em alguns setores (para começar) com muita fiscalização e exigências para aquele setor que receber o incentivo se torne competitivo mundialmente.
Estadão, muito obrigado por você existir! Trabalhei aí (em vendas de anúncios no Jornal do Carro), e sinto uma enorme gratidão. Fico mais grato ainda de saber que existe um podcast desse nível. Mesmo sendo grato, considero que o Estadão tem que reocupar o seu papel de "Grandeza". 😊
Schuler: Privatizar suas riquezas mineirais, fósseis e etc é bomba kk Os países do Oriente e muitos mundo a fora vive dessas riquezas. Basta ver q a privatização da vale e etc foi daquele jeito né kk.
Um detalhe interessante que eles não mencionaram é que países nórdicos - frequentemente elogiados por serem pouco desiguais - abrigam mais bilionários que a maioria dos países, relativamente mais do que os próprios Estados Unidos (supostamente o país mais capitalista). A Noruega, por exemplo, tem mais bilionários per capita do que os EUA.
Quem quiser sair da mera fantasia de que para superar o subdesenvolvimento basta “abrir a economia” (que moleza que seria se fosse só isso, né?), sugiro que assista aos vídeos dos professores Paulo Gala, André Roncaglia e Uallace Moreira. Assim, poderão ter contato com a REALIDADE HISTÓRICA dos fatos e entender como países como Coréia do Sul e China desenvolveram as suas economias. Por acaso, será que o Estadão teria coragem de chamar esses professores para participar de um programa??
Suiça e países nórdicos discordam totalmente. Sem falar nos EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e mais uns outros dez pelo menos. A CULPA É MINHA E EU PONHO EM QUEM EU QUISER! (lema latinoamericano)
Claro, existe emprego sem capital. Quem precisa de capitalistas? Sempre foi assim, antigamente eram placas nos portões, dizia assim: "PRECISA-SE". Se os trabalhadores não se apresentassem no RH, a empresa fechava. E o empregados viviam perfeitamente sem o emprego (sic).
Investindo 40% em educação. Nao desonerando bilionarios. Enquanto produz mão de obra para colonialistas arcaicos, nada muda. Tendo uma midia plural, que não sirva ao mercado e até aos interesses dos proprios donos mas ao pais. Abandonando o cinismo.
Os debatedores representam visão de Brasil q foi derrotada nas eleições de 2022. Fazem parte da turma q aplaude a fila do osso em nome da austeridade fiscal.
O brasil pode aprender deixando os estados independentes para gerir seus proprios recursos e nao brasilia que pega o dinheiro e distribui para quem bem quer
Penso que essa visão critica/invejosa e preconceituosa da riqueza se deve que alguns enriqueceram as custas da exploração do ignorância, medo, exploração da escravidão, privilégios obtidos devida corrupção e política. Não por bem estar comum.No Brasil por 400 anos a riqueza goi produzida pelos pobres e preservou ou expandiu riqueza de donos de terras. Nas indústrias foi empresas que vieram explorar mão de obra ignorante e mal educada, beneficiando elites de grupos, principalmente do estado.
Com os políticos que temos nunca vamos mudar a realidade do nosso país, olha o tipo de políticos que temos, corruptos vagabundos na sua maioria, salva alguns, os caras são escrotos, sem sentimento humano, piores do que o crime organizado, infelizmente é isso, aberto a palavra
Olha, com relação ao crescimento de um país. Um país não vai desenvolver, quando se tem empresários, grupos econômicos, investidores, com cabeça voltada para o lucro em cima de juros abusivos. É o caso dos empresários, e dos grandes grupos econômicos e investidores anônimos. Tem que ter regras claras, nos setores financeiros, que sirva prá todos. É o que não acontece nos países da América Latina. Infelizmente as políticas de economia adotado pelos governos da América Latina, esbarra, nas escolhas dos seus parlamentares. Muitas das vezes são fraquissimos. Sem competência nenhuma para exercerem seus cargos. Isso traz um enorme prejuízo para o país em todos os aspectos que se possa imaginar. É duro. Mais é a pura realidade. Eles não legisla para o país, e sim em causa própria. Principalmente no Brasil. Não pode um país chegar a sexta econômia do mundo, com carga de 13 porcento de juros. É óbvio que vai ter uma economia frágil, doente. A onde só os grandes empresários e grupos econômicos ganham em cima dos pequenos empresários e trabalhadores. Aí, se perde a qualidade e a competitividade. Que é péssimo pra todos. Do pequeno até ao mais grande. Apartir do momento que se perde esses dois fatores. Você é engolido literalmente. Agora apatir do momento que, se tem, qualidade, e competitividade. Vamos ter uma economia, sólida, estável. Aí sim, vamos ter. Um país forte, empresários, forte, e um país competitivo. Fora disso. O país ficar patinando e refen dos abutres da economia.
🎲🇧🇷Troyjo me deixa com a pulga atrás da orelha: aparece em muitos canais com os mesmos argumentos 🎲🇧🇷🎲Um livro novo ??? Em Columbia acontece assim🇧🇷🎲🇧🇷
Marcos Troyjo é uma mente brilhante, sempre exposta ao ambiente internacional, sua visão choca nossas idéias ultrapassadas pois comparam a realidade de quem deu certo, com o fracasso bem construído no Brasil.
Não sei de onde o Troyo tirou que os tigres asiáticos se abriram, a própria história da Coreia, Cingapura, china, Japão e etc é uma história de protecionismo.
Marcos Troyjo é o melhor economista que já ouvi, simplesmente sensacional, sempre que vejo algum podcast que ele participa fico impressionado com o seu conhecimento.
Excelente programa. Rosean é nota 10 e o ESTADÃO também. Parabéns
Não é milagre nem fé que reduz desigualdade e sim o capital intelectual de quem tem participação átiva nos setóres essenciais da economia.Para tal é primordial abrir espaço para as novas geração do futuro afim de iniciar os primeiros passos para atingir o estado desejado.
Ativa e setores não tem acento agudo, além disso, faltam algumas vírgulas no seu comentário.
Fernando Schüler: "O agronegócio deixou de ter muitas proteções do estado".....
Ele se esquece do Plano Safra, das desonerações na folha de pagamento, das isenções de impostos, e do apoio estatal da Embrapa.
Acho que ele quis dizer em matéria de fechamento de mercado. Realmente, comparado a outros países, o Brasil tem bem menos barreiras externas a produção agrícola. Eu sempre brinco que a indústria brasileira está para o protecionismo como o agro europeu. E os dois juntos bloqueiam o acordo Mercosul-Uniao Europeia.
A desoneração da folha como está feita é uma péssima política pública, puro lobby. Já o plano safra e a Embrapa são boas políticas públicas. Demonizar intervenção do Estado na economia é uma burrice tão grande quanto acreditar que qualquer intervenção é boa.
Política Pública é necessária! Política Pública bem feita, com evidências, instrumentos de avaliação. O problema do Brasil é a captura das políticas públicas por grupos de pressão organizados de um lado e idiotice ideológica sem evidências de todos os lados.
O agro é produtivo justamente pq o governo não atrapalha. Basta fazer o mesmo com a indústria. Ao invés de dar subsídio 🤷♀️
@@GreiceKellySales não atrapalha e ajuda e muito !! Pois qual é a carga tributaria do Agro ? Praticamente NADA 🤷♂️
@@miguelnonose1480 exatamente. O governo tem que pegar o exemplo do agro e fazer em outros setores da economia mas pensam justamente o contrário taxar quem produz riqueza pra sustentar o estado obeso e ineficiente 🤷♀️
Esse cara é malucos!!! Só pode.
Tente pedir para os empresários industriais do Brasil que não faça lobby para protecionismo do seu setor.
Só precisamos dos empresários liberais porque os economistas temos aos montes,kkkkkk...
Se o sul-africano branco crescido no apartheid, Elon Musk, pode pedir protecionismo para os EUA, o brasileiro pode pedir protecionismo ao Brasil. Protecionismo sempre será uma política usada por todos os governos.
@@FufucaCacildis E assim ficaremos eternamente na pobreza.
@@jonasfagner4273
Nós precisamos de governos liberais. O único presidente liberal que tivemos foi o Fernando Collor. Como ele era e é odiado pela esquerda, derrubaram ele por um motivo fútil: ele comia a cunhada kkk
E o povo brazuca tem que votar em presidente que escancare a economia, mais fechada que caramujo perto de saleiro. Com exceção do Collor, never do it.
Nao basta ir para frente. É preciso crescer com eficiencia e resoinsabilidade fiscal..! 🇧🇷
Isto não está ocorrendo no Brasil..! Muito gasto e oou resultado, resulta nos vôos de galinha da economia..!
O capitalismo é feito de voos de galinha. As crises são cíclicas. Na bonança, quem construiu as pontes, os trens, os prédios, a infraestrutura saem mais rapidamente do fundo do poço.
Capitalismo de livre mercado de verdade (e não economia mista com "amigos do rei" e protecionismo), Liberdade de pensamento, Liberdade de investimento e inovação, separação do Estado / Governo da Economia. Não tem segredo, o que falta é peito para implementar, peito para quebrar protecionismos e regulações que só travam a economia.
Todo país se desenvolveu investindo até 40% em educação. Os eua não porque age como império sobre outras nações. A Ásia não se tornou exportadora sem antes formar o povo para a tecnologia e naonpara ser mão de obra para a agricultura.
Império!??? Comercializar voluntariamente com outros países é ser um império e oferecer produtos de alto valor agregado e baixo custo! Só se for império de produtividade e competência. 😂❤ Leia Ayn Rand. Estude liberalismo e descubra por você mesma!
Você está bem adestrado. Tome aqui, o seu biscoito 🍪
@@FufucaCacildis parabéns pela ótima argumentação na sua resposta, apenas confirma a minha tese de que um governo verdadeiramente capitalista protege pessoas honestas e bem intencionadas, produtivas e éticas de pessoas mal intencionadas e aproveitadoras como alguém que não vou mencionar aqui... :-( Sorte na vida!
@@CavalieriTom Concordo, argumentações ruins como "peito para quebrar protecionismos e regulações que só travam a economia." ´é o causou a crise financeira de 2008. E depois o Estado teve que ajudar. Honesto, mas ignorante, bem intencionado, mas ineficaz. Tome aqui o seu segundo biscoito 🍪 Detalhe: Tio Sam tem política de protecionismo de chips, aplicativos, etc. Mais um biscoito procê 🍪 Você esteve na China, não aprendeu nada?
É preciso acabar com a gratuidade indiscriminada nas universidades públicas, o que favorece os que podem pagar, que utilizam boas escolas de base para que seus filhos estudem de graça nas universidades públicas, onde os professores ganham várias vezes mais que os do ensino fundamental e médio.
Os pobres estudam em escolas de base públicas, em boa parte ruins, e trabalham para pagar o ensino superior em faculdade particular de segunda linha, limitando-os no mercado competitivo. Quem pode, que pague e contribua para que outro estude; quem não pode, que receba bolsa reembolsável e pague quando puder, ou nem pague nada se não houve oportunidades de crescimento para isso.
Nos países que adotaram este modelo, as desigualdades sociais diminuíram muito (o que não quer dizer que não existe mais pobreza lá), pelo simples fato de que os recursos de investimentos para a multiplicação das vagas são muito maiores. Só que elas se proliferaram no Brasil às custas de quem sofre muito para pagar, os pobres e os remediados.
Até a China já adotou o modelo anglo-americano, em 1998. Os chineses já são a nação com o maior número de estudantes universitários do mundo, contando com 45 milhões deles, aproximadamente.
Reino Unido, EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Japão, Coreia do Sul, China, Polônia, Países Bálticos, República Checa, entre outros, cobram mensalidades de quem pode pagar.
É preciso acabar com essa ideia desvirtuada pelo corporativismo de que tudo que é do governo tem de ser gratuito. Com exceção do ar que respiramos, nada é de graça.
Chega de ver universidades públicas lotadas de alunos que podem pagar, com carrões novos nos pátios de estacionamentos, dados pelos papais isentados pelo Estado!!
Enquanto isso, os muito pobres, que também pagam impostos, praticamente ficam todos de fora, com raras exceções. Essa é a mãe de todas as injustiças em nosso país.
País que desconhece sua história está fadado a repetir seus erros e não aproveitar as boas lições de seus acertos. Esta nação foi a "menina dos olhos" do planeta entre as décadas de 40 e 70. Perdemos o rumo do crescimento pujante após uma série de erros: construção de Brasília, descontrole do déficit público, aumento da carga tributária, desapego as boas práticas na educação do fundamental ao 3⁰Grau , e níveis indistintos e corrupção em todos os níveis, do cara que anda no acostamento ao cara que recebe a 1/2 do valor de uma obra. Há um fato curioso:
-A medida que o conhecimento humano brasileiro (na criação e desenvolvimento) do país decorrente da inação dos governos prosseguir haverá uma lenta, ininterrupta queda do PIB, isso gerará uma queda na arrecadação então os políticos em pânico perceberão que não há mais de onde "tirar"; tudo isto somado a pressões de mercado, como I.A. etc gerarão um círculo virtuoso de desemprego e miséria que pode causar um rasgo no tecido social:
-Triste. O país do futuro que nunca chega.
O programa foi excelente! Os dois convidados foram espetaculares nas análises! A maioria dos políticos e juízes teriam alergia se assistissem esse programa, não passam de um bando de parasitas que drenam as riquezas do país.
O Collor impediu a importação. Mas, fazer reserva de mercado na ind automobilística no Brasil é uma discussão infrutífera. Abertura ou reserva nesse mercado (ou em outro setor) não vai ajudara o Brasil prosperar. Pois TODAS as montadoras instaladas aqui não são brasileira. Os países que ficaram ricos e prosperaram foram os que criaram suas próprias montadoras de automóveis para exportar seus automóveis ou instalar suas fábricas em outros países. Isso vale para todos os setores. O Brasil não vai prosperar criando reserva de mercado ou permitindo a importação sem taxação. Vai prosperar se tiver um plano de desenvolvimento consistente em alguns setores (para começar) com muita fiscalização e exigências para aquele setor que receber o incentivo se torne competitivo mundialmente.
Estadão, muito obrigado por você existir! Trabalhei aí (em vendas de anúncios no Jornal do Carro), e sinto uma enorme gratidão. Fico mais grato ainda de saber que existe um podcast desse nível. Mesmo sendo grato, considero que o Estadão tem que reocupar o seu papel de "Grandeza". 😊
Excelente conteúdo ! Parabéns pela iniciativa.
Schuler: Privatizar suas riquezas mineirais, fósseis e etc é bomba kk
Os países do Oriente e muitos mundo a fora vive
dessas riquezas.
Basta ver q a privatização da vale e etc foi daquele jeito né kk.
+ um doutrinado pelo keynesianismo.
Um detalhe interessante que eles não mencionaram é que países nórdicos - frequentemente elogiados por serem pouco desiguais - abrigam mais bilionários que a maioria dos países, relativamente mais do que os próprios Estados Unidos (supostamente o país mais capitalista). A Noruega, por exemplo, tem mais bilionários per capita do que os EUA.
Quem quiser sair da mera fantasia de que para superar o subdesenvolvimento basta “abrir a economia” (que moleza que seria se fosse só isso, né?), sugiro que assista aos vídeos dos professores Paulo Gala, André Roncaglia e Uallace Moreira. Assim, poderão ter contato com a REALIDADE HISTÓRICA dos fatos e entender como países como Coréia do Sul e China desenvolveram as suas economias. Por acaso, será que o Estadão teria coragem de chamar esses professores para participar de um programa??
Mas nunca...!
Suiça e países nórdicos discordam totalmente. Sem falar nos EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e mais uns outros dez pelo menos.
A CULPA É MINHA E EU PONHO EM QUEM EU QUISER! (lema latinoamericano)
Brasil o eterno país do futuro...🤔
Vender futuro é fácil, é só imaginar, não precisa trabalhar.
Brasil o eterno país sem futuro...
Excelente e muito bem explicativo. Poderia ser mais longa essa verdadeira aula.
Acho que é educação cultural mistura com pobreza, a desigualdade questão social.
Faltou dizer que precisa TAMBEM preparar para. EDUCAÇÃO
Educação básica é super importante mas esses países saíram da miséria por vários dimensões e não apenas numa medida.
Acho engraçado que eles sabem todos os motivos que levaram o Brasil a chegar na situação em estamos,é só uma conversa de lamentações,como sempre...
Algumas das mentes mais lúcidas da economia nacional, entrevista de altíssimo nível. Uma aula.
Excelente programa
Dentre os mais desconectados da realidade de produção estão os professores
A resposta para o crescimento econômico de um país é simples: Capitalismo, Capitalismo e Capitalismo.
Mas é culpa dos ricos. Que sonegam impostos. E vivem de especulação.
É isso, também.
Claro, existe emprego sem capital. Quem precisa de capitalistas? Sempre foi assim, antigamente eram placas nos portões, dizia assim: "PRECISA-SE". Se os trabalhadores não se apresentassem no RH, a empresa fechava. E o empregados viviam perfeitamente sem o emprego (sic).
Programa muito bom
Investindo 40% em educação. Nao desonerando bilionarios. Enquanto produz mão de obra para colonialistas arcaicos, nada muda. Tendo uma midia plural, que não sirva ao mercado e até aos interesses dos proprios donos mas ao pais. Abandonando o cinismo.
Uma aula do século 19.
Interessante, pena que, se espremer, não sobram 10 minutos de conteúdo estritamente alinhado com o título.
Fácil : é só evitar golpe de estado e construir uma classe trabalhadora empoderada
Confiar nas informações do estadão! É ruim hein 🙄🙄🙄🙄🙄🙄
Bom mesmo é ler Brasil 247 ser + 1 integrante do gado vermelho. Eita boiada...
O pior aeroporto q já estive na vida, desorganizado, uma bagunça generalizada foi justamente em Zurich, na Suíça.
Claro que o Brasil é muito melhor que a Suíça, só cego não vê.
☺😄
Não tenha a menor dúvida que o Brasil é muito melhor que a Suíça (sic).
Com Corruptos no poder a miséria só aumenta !
Os debatedores representam visão de Brasil q foi derrotada nas eleições de 2022. Fazem parte da turma q aplaude a fila do osso em nome da austeridade fiscal.
É isso.
O brasil pode aprender deixando os estados independentes para gerir seus proprios recursos e nao brasilia que pega o dinheiro e distribui para quem bem quer
Penso que essa visão critica/invejosa e preconceituosa da riqueza se deve que alguns enriqueceram as custas da exploração do ignorância, medo, exploração da escravidão, privilégios obtidos devida corrupção e política. Não por bem estar comum.No Brasil por 400 anos a riqueza goi produzida pelos pobres e preservou ou expandiu riqueza de donos de terras. Nas indústrias foi empresas que vieram explorar mão de obra ignorante e mal educada, beneficiando elites de grupos, principalmente do estado.
Com os políticos que temos nunca vamos mudar a realidade do nosso país, olha o tipo de políticos que temos, corruptos vagabundos na sua maioria, salva alguns, os caras são escrotos, sem sentimento humano, piores do que o crime organizado, infelizmente é isso, aberto a palavra
A conversa foi boa no início mas depois fugiu do assunto
Colocar esses extremistas na cadeia ajudaria muito
Volume muito baixo!
Olha, com relação ao crescimento de um país. Um país não vai desenvolver, quando se tem empresários, grupos econômicos, investidores, com cabeça voltada para o lucro em cima de juros abusivos. É o caso dos empresários, e dos grandes grupos econômicos e investidores anônimos. Tem que ter regras claras, nos setores financeiros, que sirva prá todos. É o que não acontece nos países da América Latina. Infelizmente as políticas de economia adotado pelos governos da América Latina, esbarra, nas escolhas dos seus parlamentares. Muitas das vezes são fraquissimos. Sem competência nenhuma para exercerem seus cargos. Isso traz um enorme prejuízo para o país em todos os aspectos que se possa imaginar. É duro. Mais é a pura realidade. Eles não legisla para o país, e sim em causa própria. Principalmente no Brasil. Não pode um país chegar a sexta econômia do mundo, com carga de 13 porcento de juros. É óbvio que vai ter uma economia frágil, doente. A onde só os grandes empresários e grupos econômicos ganham em cima dos pequenos empresários e trabalhadores. Aí, se perde a qualidade e a competitividade. Que é péssimo pra todos. Do pequeno até ao mais grande. Apartir do momento que se perde esses dois fatores. Você é engolido literalmente. Agora apatir do momento que, se tem, qualidade, e competitividade. Vamos ter uma economia, sólida, estável. Aí sim, vamos ter. Um país forte, empresários, forte, e um país competitivo. Fora disso. O país ficar patinando e refen dos abutres da economia.
Eu ia ler, aí vi que é textão sem parágrafo...
🎲🇧🇷Troyjo me deixa com a pulga atrás da orelha: aparece em muitos canais com os mesmos argumentos 🎲🇧🇷🎲Um livro novo ??? Em Columbia acontece assim🇧🇷🎲🇧🇷
Marcos Troyjo é uma mente brilhante, sempre exposta ao ambiente internacional, sua visão choca nossas idéias ultrapassadas pois comparam a realidade de quem deu certo, com o fracasso bem construído no Brasil.
Equívoco ou catástrofe como é o nome do santo
Fernando no governo bolsonaro o Brasil cresceu quanto
A revista eletronica a revista eletrojica dobgoveeno lula!!!!!
Esse comentarista é bolsonarista é medíocre
Se ele é medíocre, nem quero imaginar o que vc é.
Reduzir pobreza? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Não sei de onde o Troyo tirou que os tigres asiáticos se abriram, a própria história da Coreia, Cingapura, china, Japão e etc é uma história de protecionismo.
Tesla tem fábrica na China, Apple também. Compramos computadores LENOVO e placas solares. Isso é abertura econômica.
Ainda bem que ignorância não paga imposto...
So a lava-jato levou ao retrocesso os golpes ...
O Fernando infelizmente trabalha.na Band é muito ruim
E vc trabalha em que emissora mesmo?