Bem vindos ao 'Ciência Todo Dia 2.0' 🔥 Nessa nova era do canal vocês podem esperar + efeitos especiais, + efeitos sonoros e + qualidade ainda nos vídeos 😎
provavelmente o cara mais rico do mundo, pensa se cada noite no hotel fosse 1 real e todos lugares infinitos foram alugados, ou se cada noite no hotel fosse 100 reais e todos lugares infinitos fossem alugados, por qual preço o sr Hilbert ganharia mais?
Desde pequeno sempre me intriguei com o conceito de infinito, é estranhamente perturbadora a ideia de algo que nunca tem fim, vida eterna, números infinitos, sempre muito estranho de pensar
Isso acontece, justamente porque o infinito desobedece nossa compreensão intuitiva. Mas mesmo assim, o infinito é algo misterioso e intrigante, e quanto mais vc pensar nele, mais vc vai ficar indignado.
A não ser que esteja falando do início da vida de Deus, não me parece intrigante ou perturbador a ideia de viver para sempre, me parece bem simples. Quanto aos números, igual mostrou no vídeo, na verdade eles começam com o 0 e vai até o 9 e depois se repetem para formar um novo número. Mas tem uma coisa confusa nesse assunto: o espaço infinito, ele não se repete, cada centímetro de espaço no universo é único. E o que teria atrás do final? E quão grande seria esse espaço atrás do final, etc. Não faz sentido.
Tudo isso é estranho pensar porque vivemos em um universo finito, aonde tudo tem um começo e um fim, e como vivemos nesse universo finito, é algo totalmente diferente para nós, mas se você olhar por exemplo na ótica de Deus que é eterno é algo totalmente diferente
Olha só tenho 10 anos, mas esse paradoxo me deixou de boca aberta! Um dia quero ser que nem esses nerds que criam paradoxo, eu acho muito divertidas essas coisas e nunca teria pensado em um paradoxo tão bem bolado! Obrigado por me apresentar esse paradoxo!
@@ruanquirino8779 é q vc também é de exatas Para um de humanas não é nada facil imaginar coisas abstratas na fisica ou matemática Até para de exatas é dificil.... Infinito é muito abstrato
Quando pequeno, eu achava q o infinito era algo que se somava, que ele estava incessantemente aumentando um valor. Mas aqui eu aprendi que o infinito é algo já terminado, ele não está em "movimento", mas sim não pode ser medido ao mesmo tempo que pode. O infinito é tudo, nada e muito mais. Obrigado pelo conhecimento compartilhado🤝
Oi, Pedro. Gostei muito desse vídeo e me fez lembrar a "Carta sobre o Infinito ", enviada por Bento de Espinoza a um amigo. A carta foi publicada no livro Correspondência, que reúne as correspondências de Espinoza com várias pessoas. Essa, em específico, traz uma visão muito interessante de como a filosofia de século 15 pensava a matemática. Seria incrível se você fizesse uma análise dessa carta sob a ótica no entendimento matemático e científico atual. É um texto que me intriga desde a adolescência, e tenho 35 anos. Um abraço do seu fã, eu cresci assistindo cosmos, Marcus Du Saltoy, David Attenborough na tv escola, então pode imaginar a importância dos seus vídeos pra mim. Infinito sucesso pra vc, e dos grandes.
Quote de “A Culpa é das Estrelas”: "Não sou formado em matemática, mas sei de uma coisa: existe uma quantidade infinita de números entre o 0 e o 1. Tem o 0,1 e o 0,12 e o 0,112 e uma infinidade de outros. Obviamente, existe um conjunto ainda maior entre o 0 e o 1 milhão. Alguns infinitos são maiores que os outros."
Essa quantidade de número infinitos entre determinados números naturais, tais como 0 e 1, são os números irracionais. Comparando o conjunto dos Naturais e o dos irracionais, logicamente há de se pensar que o infinito desse último é "Mais extenso", algo que é equivocado de se analisar. Assim como descrito nesse vídeo, o conjunto dos Naturais não se define maior que o dos Números Pares, uma vez que eles podem se associar infinitamente. Em uma pecpectiva comum se pensa, caso denotarmos um ponto em algum momento da sequência de associação, supondo números como: N=345 e P=690, será verídico que os Números Naturais podem ser dados como "Duas vezes mais denso" que o dos Pares, isso observando que uma mesma contagem atingiu um menor valor, isso em dobro, e se em alguma ocasião esse Conjunto Natural tentar atingir o 690 contera em si o dobro de unidades com relação ao conjunto dos pares, que em alguma ocasião está supostamente "travado" nesse valor 690, mais isso não se conclui ora essa marcação nunca vai ser efetuada em uma situação de infinidade e a associação prosseguirá sem que seja possível definir coisas como sua extensão, sim o fato disso ser infinito. Assim em um contexto infinito, cabe analisar que os valores não exercem importância e são dados basicamente como Partículas Matemáticas.
como ele disse no vídeo, o infinito de números naturais é igual ao infinito de números pares, ou seja: o conjunto de infinitos números entre 0 e 1 é igual ao conjunto de infinitos números entre 0,1 e 0,2
O Pedro é o tipo de amigo que muita gente sonha em ter, no meu caso eu adoraria ser amigo dele devido a sua grande inteligência e facilidade em explicar ❤
No paradoxo do hotel infinito eu só tenho uma certeza: ninguém consegue dormir, porque tem sempre alguém batendo na porta e pedindo pra ir pra outro quarto!
Realmente parando para pensar alguém tem sim que ficar a acordado pois constantemente uma pessoa bate na porta de outra pessoa para que essa outra pessoa vai acordar e ir para o outro quarto, porém a pessoa que acabou de se mudar vai ter seu descanso pois para esse infinito teve um começo, no caso que não tivesse um começo aí sim absolutamente ninguém dorme pois estão constantemente trocando de quarto. Ps: minha opinião, se eu estiver errado me corrija
@@davioliveira6582 Vamos trabalhar a pessoa A, a pessoa B e a pessoa C. A pessoa A acorda a pessoa B, entra no seu quarto e dorme. A pessoa B, bate na porta da pessoa C, entra no seu quarto e dorme. A pessoa C, continua assim, e isso acontece infinitamente.
O que me intriga é pensar que, apesar de existirem "infinitos números" em uma régua, ainda assim, ela é finita... Acho que isto também está associado a uma escala de grandeza tão curiosa, que estaremos entrando cada vez mais em niveis subatômicos. Adoro os vídeos de paradoxos!
@@celsosousamendonca4738 é provável, ficaria infinito - lasca= total. Se você tira algo de infinito automaticamente ele deixa de ser infinito pela falta do elemento, não?
@@BiscoitosAlados deixa eu dar um exemplo com números, tu tem um conjunto N=[1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,...,infinito](tive que escrever pq n tenho o símbolo no teclado) caso tu tire o 2 a quantidade de números no conjunto vai diminuir?
@@celsosousamendonca4738 entendo o seu questionamento, isso leva ao que ele falou no vídeo do "infinito menor" seguindo a lógica que se puser só números pares infinitamente ainda vai ser o infinito já que vai possuir uma razão, a questão é que tirando o dois e apenas o dois não tem uma razão de como chegar no infinito, não tem uma lógica
@@BiscoitosAlados Na verdade, a cardinalidade do conjunto dos números naturais e o conjunto dos números pares é a mesma, denominada "aleph 0" em aritmética cardinal. Talvez para leigos, fique díficil, mas.. Para contar a quantidade de elementos de um conjunto infinito, nós trabalhamos com números bem especiais criado por Georg Cantor, que são os números transfinitos. Por definição a quantidade de elementos, ou seja, a cardinalidade do conjunto dos naturais é (Aleph 0) א. Existem infinitos tipos de cardinais, de tal forma que eles formam uma seqüência crescente א(aleph 0) < א1 (aleph 1) < א2 (aleph 3) < ....... O cardinal א 1 aleph 1, é definido como sendo a cardinalidade do conjunto das partes de um conjunto com cardinalidade א (aleph 0). Georg Cantor mostrou que a cardinalidade dos números reais R, é card(R) = א1 ( aleph1), e que pela seqüência é claramente maior do que a do conjunto dos naturais, que é א (aleph 0)
Eu simplesmente adoro vídeos sobre paradoxos e proposições teóricas que nos fazem pensar, ver um brasileiro falando sobre é melhor ainda. Infelizmente a maioria dos conteudos sobre esse assunto vem de matérias estrangeiros pouco acessíveis para quem não fala inglês, mas vê-lo falar (e tão bem diga-se de passagem) e além disso disponibilizar fontes confiaveis para expandir ainda mais o conhecimento é magnifico. Não sei se você vai chegar a ler isso, mas a cada vídeo postado seu meu interesse por física e entender tudo ao meu redor só aumentam!
Trecho do Guia do Mochileiro das Galáxias: "Infinito: Maior que a maior de todas as coisas e mais um pouco. Muito maior que isso, aliás, fantasticamente imenso, de um tamanho totalmente estonteante, um verdadeiro tamanho tipo "puxa, como é grande!". O infinito é tão grande que em comparação a ele a própria grandeza parece uma titica. Gigantesco multiplicado por colossal multiplicado por exorbitantemente enorme é o tipo de conceito a que estamos tentando chegar. "
o assunto é interessante, a explicação é de fácil entendimento até para leigos, e sua voz é agradável e sua dicção é muito boa, além de você usar a entonação da voz a seu favor, muito bom!
O "infinito" sempre teve um conceito mt louco na minha cabeça. Imagina q vc andando num caminho infinito, o caminho, tecnicamente nunca acabaria. Agr imagine uma rotatória com 1km de circunferência, se vc for circulando ela, nunca terá um fim, logo, é infinita. Acho q n foi esse o percurso infinito q vc imaginou, mas é bem mais simples de pensar do q uma estrada em linha reta. Eu só queria compartilhar com vcs umas loucuras q eu tenho, podem ignorar, e espero q tenham uma boa noite :)
Um círculo ou curva tende a dar no mesmo ponto inicial se não for um helicoide, porém, imagine se você não pudesse virar, seguiria em linha reta e sairia do circulo, mas e se nem a gravidade te influenciasse, você seguiria em linha reta até sair da órbita da terra ! Se o Universo esta em constante expansão ele não é infinito, mas até o momento tende a ser, porém, o que tem do lado de fora do Universo é infinito !
Angra I ou Angra II ??? KKKK Vai chegar a seca e não temos uma usina nuclear sequer !!! Com o Trator , conhecido como Ministro Tarcisio, o momento é agora ou nunca !!!
Quando eu tinha 10 anos, eu fiz a seguinte pergunta pra minha professora: Existe um número maior do que o infinito? E a resposta pra minha surpresa foi: O infinito não é um número. É uma ideia de infinito. Então formou - se o nó górdio na minha mente.
essa foi bacana. no ensino medio eu perguntei meu professor por que não ser possivel dividir por zero. meu professor empolgadão explicou o por que, e alem disso disse que era possivel dividir por qse zero, o resultado seria infinito. na hora ja saquei o pq. ele ja tava dando a introdução ao estudo dos limites hahaha
Esse vídeos de paradoxos são muito bons, estou procurando todos aqui para assistir. A única coisa que parece que não bate nesse paradoxo do hotel é que é um erro ele dizer que estão todos ocupados. Se cada hospede infinito vai para um quarto infinito então não estão todos ocupados. Se tiver "todos" ocupados esse todos gera uma limitação e deixa de ser infinito.
Hilbert: Temos infinitos quartos! eu: e como conseguiram criar infinitos quarto, sendo que a matéria uma hora vai acabar! hilbert: e como você tem infinitos amigos sendo que existem 7 bilhoes de pessoas no mundo?
Eu posso afirmar que, basicamente, eu não entendo nada do que vc fala, mesmo assim, vc fala de um jeito qur que me faz querer ouvir mais e mais, pq fico com a impressão de que, em algum momento, isso tudo vai soar familiar pra mim. "Descobrir" é um deleite pra mim, e eu quero muito descobrir aquilo que ainda é um mistério pra mim. Obrigada por partilhar🌹
No último exemplo eu fiquei perdido,ele disse que iria trazer os hospedes de N para 2N,e que os amigos infinitos impares poderiam se hospedar,mas o que acontece com os amigos infinitos pares?Partindo do principio que são 2 infinitos diferentes,ambos possuem pares e impares...
Faltou a parte que eu considero a mais insana do paradoxo do hotel kkkkkk, se liga só: Digamos que os seus infinitos amigos que passaram a noite no hotel ficaram igualmente surpresos pela capacidade do hoteleiro Hilbert de acomodar seus hóspedes, então decidem atrapalhar Hilbert com mais um desafio. Dessa vez, cada um de seus infinitos amigos irão trazer infinitos amigos! Cada amigo seu aluga um ônibus para que seus infinitos amigos venham ao hotel. Logo, cada um dos infinitos ônibus carregarão inifinitos passageiros que irão passar a noite no Hotel... (Pelo menos o lucro do Hilbert é infinito hahaha). Hilbert aceita o problema e consegue acomodar cada um dos hóspedes, e ainda deixa quartos vazios! Tudo graças a inifinidade de números primos. Da seguinte forma: Primeiro, ele realoca os hóspedes já acomodados nos quartos, pedindo para que cada hóspede vá para o quarto de número 2^n (2 elevado a n). Dessa forma, esvaziando os quartos ímpares (Quarto 1 --> Quarto 2; Quarto 2 --> Quarto 4; Quarto 3 --> Quarto 8; ...). Depois, cada ônibus é enumerado com um primo, exceto o 2, que já foi usado (Ônibus 1 --> 3; O2 --> 5; O3 --> 7; O4 --> 11; ...). E cada passegeiro de cada ônibus também é enumerado: O1 (3): (1, 2, 3, ..., a); O2 (5): (1, 2, 3, ..., b); O3 (7): (1, 2, 3, ..., c); e assim por diante. Então os ônibus chegam. Cada passageiro do primeiro ônibus O1 (3) irá para o quarto de número 3^a; cada passageiro do segundo ônibus O2 (5) irá para quarto de número 5^b; do terceiro, 7^c; e assim por diante, com cada ônibus. Quartos ocupados: 2, 3, 4, 5, 7, 8, 9, 11, 13, 16, ... todas as potências de números primos. Após fazer isso, cada passageiro de cada ônibus se acomodou em um quarto. Perceba que quartos ficaram vazios, como o quarto 1, 6 e 10 por exemplo, e outros infinitos mais que não foram preenchidos com o sistema utilizado; bem, o que importa é que ele conseguiu acomodar todos😂. Espero que tenha dado pra entender mais ou menos, não sou muito bom pra explicar e posso ter enrolado demais. Tem outros vídeos muito bons como esse do @Ciência Todo Dia que falam sobre esse assunto, recomendo o do Ted Education. Valeu galera, abraços pra vocês! Viva a educação!!!
mano que nó você consegue acomodar em um hotel de quartos infinitos com todos os quartos ocupados todas as pessoas que estão em um número infinito de ônibus com infinitos passageiros e ainda sobra espaço ad infinitum
Só esta a dividir infinitos em mais infinitos,a matematica não explica infinitos,por sêr exata e o zero é numero par,0123456789 estes são os numeros,mas o zero à esquerda 01 é 1 mas assim 0,1 é uma decima e depois tambêm vêm os numeros negativos e positivos,-1 ou +1
Grande mestre, quando cursei análise real I eu estudei sobre o hotel de Hilbert, confesso que não entendi nadinha, a tua explicação foi espetacular. Parabéns!
10 minutos de vídeo, duas propagandas no início, uma no meio e uma no fim, tá foda esse RUclips viu. Adorei o vídeo um dos melhores canais sobre ciência. Parabéns!
Renato, eu não me incomodo, sabe.. Na época da TV eramos obrigados a esperar 5 minutos ou mais vendo propagandas inúteis para nós. Um programa com duração total de 1 hora tinha menos de 30 minutos de conteúdo efetivo. Agora no RUclips estamos no paraíso.. 5 segundos de propaganda concentrado apenas na liberação da opção "pular anúncio" Kkkk
@@brunojaquetti2353 Olha, estava pensando aqui e realmente vc tem toda razão, eu acho que com o passar, fomos ficando mais apressados e sem tempo, mais isso sempre existiu rsrs. Forte abraço 😁
Agora como pode existe um infinito maior que o infinito se o infinito já é infinito? BUGUEI KKKK Para quem quiser saber a explicação, tá cheio de gente explicando aí em nas respostas KKKKKK
Infinitos que conseguimos associar cada um dos seus elementos a outro conjunto infinito, são infinitos iguais, os infinitos que não conseguimos associar, são infinitos maiores ou menores ao conjunto infinito que estamos comparando. Simples!!
Que vídeo maravilhoso Estudei matemática discreta e esses tamanhos de infinitos explodiram minha cabeça. A explicação dos potes foi muito didática O comparativo dos números naturais com números pares terem o mesmo infinito me fazia questionar "se tem números que não existem no outro conjunto, por que tem o mesmo tamanho?" O mesmo acontece com números inteiros e naturais. Também possuem o mesmo tamanho e os inteiros ainda possuem todos os números negativos que os naturais não têm. Da pra provar matematicamente isso com o conceito de cardinalidade, também proposto por George Cantor Esses tamanhos de infinitos (não sei se só na matemática discreta) são descritos como Alef Vale lembrar que George Cantor dizia ouvir a voz de Deus e por isso conseguia os feitos e contribuições na matemática e depois de descobrir isso tudo terminou a vida louco em um hospício (confesso que essa última parte carece fontes, lembro de ter visto algo do tipo em um documentario) Excelente vídeo
São do mesmo tamanho pq sempre. SEMPRE, terá um além, ou seja por mais que os números naturais tenham números que os pares nao tenham, a sequência é a mesma, sempre tem um depois, um sucessor, depois do 670.865.176.000 vai ter o 670.865.176.001, e assim sucetivamente, nunca acaba, sempre tem outro, outro e mais um.
Eu adoro os conteúdos do Pedro! Mas sempre que tô sem sono eu coloco algum vídeo que eu já tenha visto e durmo na hora kkk ( a voz do Pedro é melhor pra dormir do que Rivotril).
0:03 Sim, existem infinitos maiores do que outros. Basta comparar o conjunto dos números naturais com o dos inteiros. Ambos são infinitos, mas o dos números inteiros contem todos os números negativos que o conjunto dos naturais já não contem. Edit: fiz esse comentário no início do vídeo, então ele não tinha explicado isso ainda.
Pensando sobre as areias de todas as praias do mar... e todas as estrelas do universo... imaginei que esse número seria infinito, porque, tanto um quanto outro, são sistemas dinãmicos, ou seja, sempre existem grãos de areia sendo fabricados, devido a a deterioração de rochas, e outros elementos, assim como sempre há explosões estelares que criam novas estrelas, e outras morrem. Claro, isto tudo parte do princípio que a minha contagem leva um tempo, que propicia que os números de estrelas e grãos sejam infinitos. Mas há um caso de exceção, se pudéssemos congelar o tempo do universo, ou seja... se para o universo inteiro o tempo não fosse mais uma variável, mas não para nós, então neste caso, e somente neste caso poderíamos contar todos os grãos de areia... e todas as estrelas do universo.
mas aí você está falando do sistema de contagem, que é diferente da quantidade de grãos de areia, não é porque não temos um sistema de contagem avançado o suficiente que o grão de areia seja infinito, por mais que esteja sendo criado novos e destruindo outros, ele é finito, existe um fim, existe um número certo
Pra Quem Não sabe oque elevado e Ao número que se multiplica por si mesmo dá-se o nome de base da potência e ao número que nos indica o número de vezes que a base se multiplica por si mesma chamamos expoente. e tbm tem outros infinitos Tipo o 10e18 por extenso e quintilhõe Ou 10e21 por extenso e Sextilhão,Então tem Infinitos nomes.
Caí de paraquedas no vídeo e quase saltei de volta quando a mente começou a vagar pelos infinitos pensamentos 😅😅😅 Muito bom! Nunca havia parado pra pensar sobre os infinitos. Menos ainda imaginava que alguém tivesse estudado sobre isso. Muito bacana. Obrigado! 😁🙏🏻
Eu fico imaginando tentar fazer o checkout no dia seguinte e ter um número finito de arrumadeiras pra fazer verificação de quarto e consumo do frigobar
Esse paradoxo não se trata de infinito! Na verdade se todos os quartos estão ocupados, o que você faz é incomodar gradualmente algumas pessoas por alguns instantes, mas fazendo isso eternamente, você tem sempre mais hospedes que o número total de quartos. Pois sempre terão hospedes se movendo de um quarto para outro. Daria pra fazer isso até num hotel FINITO: Caso o tempo do primeiro se mover de quarto, até o último a ser incomodado, for correspondente a pelo menos o tempo total de hospedagem do primeiro a fazer check out! Assim, quando você fechar o ciclo e retornar ao primeiro quarto, já terá uma nova vaga para que o ultimo hóspede a ser incomodado seja realocado. E então daria pra fazer isso infinitamente, num hotel existente/real.
Infinitos matemáticos entram num bar. O primeiro pede 1 copo de cerveja. O segundo pede 1/2 copo de cerveja. O terceiro pede 1/4 de copo de cerveja. Antes do quarto falar, o dono do bar fica irritado e fala: "Deu de graça", e serve 2 copos de cerveja aos infinitos matemáticos. Os matemáticos saem satisfeitos.
Não, seja A um conjunto de pares ordenados disjuntos entre si e infinitos, sendo que o conjunto formado por todos os domínios seja igual ao conjunto dos matemáticos e a imagem tenha os mesmos elementos do conjunto cerveja, então pode-se representar uma função biunívica capaz de satisfazer a propriedade de que para todo matemático, o sucessor dele terá 1/2 da sua quantidade de cerveja. Pela sua característica bijetora, também pode-se afirmar que para todo matemático, haverá um copo de cerveja relacionado à ele, dessa maneira, o número de copos de cerveja é igual ao número de matemáticos. Não existirá, portanto, nenhum matématico que entre em overdose. Apesar de que eu não tenha demonstrado que esta função é bijetora, subentende-se na piada.
Somente 1/4 copo de cerveja não seria suficiente???, pois o quarto beberia somente 1/8, ou seja, a metade da quantidade anterior, desta maneira seria suficiente também para infinitas pessoas beberem sua quantidade de cerveja, se estou equivocado explica aí pô!
Haha o problema eh que lá tem um erro (pelo menos no dublado), onde eles pegam dois conjuntos infinitos que tem o mesmo tamanho e falam que um eh maior que o outro
Outra teoria. A gente vive em um looping temporal infinito. As vezes eu tenho umas paranóia, que a gente está sendo manipulado por uma coisa além do infinito.
Esse é mais um looping infinito pra dizer sobre o infinito, teria infinitos conjuntos de infinitos, de infinitos, infinitos, infinitos, infinitos, infinitos... esse looping INFINITAMENTE. Se pararmos pra pensar convivemos com o infinito infinitamente, vivemos num planeta circular, você poderia andar, andar, andar e andar, mas nunca acharia o seu fim, vc poderia pegar um foguete e andar numa linha reta pelo vácuo do espaço e nunca acharia seu fim, você poderia colocar um espelho um na frente do outro, e ir dando zoom (infinitamente) que nunca acharia seu fim, voce poderia pegar um super lazer e apontar pra cima e seguir a linha de luz que nunca acharia seu fim (obviamente que a luz ficaria mais fraca, mas sempre vai estar la indo infinitamente), voce poderia pegar um medidor de gravidade infinitamente preciso, e ir ate o fim do universo (ou seja infinito) que a gravidade da terra taria influenciando lá.
@@skthefour cara mt loco mas algumas coisas aí n são infinitas, como por exemplo: o reflexo de dois espelhos, basicamente o reflexo dependendo da distância poderia ficar diminuindo, e limite desse reflexo seria basicamente o tamanho do próprio fóton de luz, quando chegasse a um nível molecular o reflexo iria parar já q o fóton da própria luz n diminui. E outra: a gravidade da terra n afetaria o vácuo infinito msm se tivesse com um aparelho desses, pois a energia exercida pela gravidade diminuiria a medida em q vc vai se distanciando até q chegue ao número 0. O laser só faria sentido em quantidade infinita de tempo; já q a luz não tem uma velocidade infinita, seria necessário "tempo infinito" para ela percorrer a "distância infinita"
Na hora de cálcular algo muito grande, como a quantidade de árvores de uma floresta, geralmente contasse a quantidade que se tem em um determinado m² e depois soma-se a todos os outros m² quadrados ou multiplicasse ao m² total, para saber o total aproximado. "E se fizesse da mesma forma com números infinitos". E se fizessemos da seguite forma, se contassemos até chegar ao número representativo a dezena daquele grupo, exemplo: (1,2,3,4,5,6,7,8,9,10), teríamos no grupo de pares somente (2,4,6,8,10); (1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15,16,17,18,19,20)= 2 dezenas, no grupo dos n° pares (2,4,6,8,10,12,14,16,18,20)= 1 dezena. Pode-se fazer relação também com velocidade. Exemplo: a velocidade é determinada a partir da distância percorrida em um determinado tempo, ou seja, quanto maior a distância a se percorrer, maior será o tempo final do percurso, isso levando em consideração uma velocidade constante. Levando em consideração contarmos até chegarmos aos algarismos que representam o começo das dezenas como (10,20,30...) teríamos de contar mais números no grupo de n° naturais, a que no grupo de n° pares como já foi demonstrado acima.☝🏽☝🏽☝🏽
O hóspede do quarto X vai passar pro quarto 2X, o hóspede do quarto 6X vai pro 12x o do quarto 12x vai pro 24x assim sempre tendo vagas pra todo mundo. A ideia é que se é infinito, então isso nunca vai acabar e sempre terá vagas já que é infinito, o infinito dos quartos eu acho que é maior que o infinito de hóspedes.
@@jyuviolegrace5528 - Não, pelo que eu entendi, o primeiro exemplo em que de iria pro quarto seguinte já valeria e só queriam mostrar outro exemplo (mas não tenho certeza, estou aberto à correções aqui) Mas vou tentar te explicar com o primeiro exemplo, que como eu disse, é a mesma regra, a pessoa do quarto 1, vai pro quarto 2, e a do quarto 2 para o 3, ou seja, a pessoa sempre vai para o próximo quarto e não fica 2 pessoas no mesmo quarto, em uma quantidade finita de quartos, ocorreria de chegar no último quarto, e não teria um quarto depois dele, e essa última pessoa ficaria faltando (sem quarto), e aí que a conta bateria sobre terem colocado mais uma pessoa, mas como são infinitos quartos, não vai chegar esse momento em que um fica sem quarto, entendeu?
Ok, então eu falo pro Hilbert: "Agora eu tenho infinitos ônibus. Cada um dos infinitos ônibus possuem infinitos amigos. Quero ver você hospedar todos eles. Hilbert: -"gg ez." Hilbert então pede para que todos os hóspedes do hotel que estejam no quarto N vão para o quarto 2^N. Então para o primeiro ônibus, hilbert manda os passageiros irem para o quarto 3 elevado ao número do assento dele no ônibus. Os passageiros do segundo ônibus vão para o quarto 5 elevado ao número do assento deles no ônibus. E assim sucessivamente, pois existem infinitos números primos.
@@sdl_player1820 Totalmente. Mas um detalhe que ninguém reparou é que se o hilbert não encontrasse uma forma de hospedar todo mundo ele ia perder uma quantidade infinita de dinheiro
Dizem que a velocidade da luz é a mais rápida pq nunca viram a velocidade em que eu aperto na notificação de um vídeo do ciência todo dia 😂😂😂 (Sarcasmo)
Sr. Hilbert: "Com licença Sr Hóspede, o sr. poderia ir para o quarto 2N?": Eu: "Se fudê, velho chato ducarai." (BAN na porta) E com uma frase ferro o paradoxo do hotel infinito
O pior é que se ninguém quiser trocar de quarto ainda assim vai cabe a galera toda! "Por isso o paradoxo" A troca na verdade é uma "gambiarra" pra explicar pro nosso cérebro da onde vem mais quartos! Kkkk
O que a gente pode concluir também é que o infinito pode não existir, e a gente só representa o número infinito porque seu limite está fora da compreensão humana.
Eu sempre entendi o infinito como um conceito, não como uma quantidade. Por exemplo: pro problema de matemática funcionar, eu tenho que ter uma solução que vai de um número até o infinito, só que na prática eu sei que quando eu for aplicar isso no mundo físico eu nunca vou me deparar com uma quantidade infinita, no máximo com uma que não é possível chegar à exatidão
Esses conceitos de infinitos quase me deixavam doido quando eu era adolescente, se a pessoa ficar tentando imaginar como é isso, de fato, nunca vai conseguir entender
E na verdade de fato nem da pra falar que algo é infinito se não for na imaginação, como se prova o infinito? Não tem como provar se algo é infinito se talvez nem nosso universo é.
8:12 Meu amigo, desculpa o trocadilho, mas nós, que somos a maioria deste seu canal, nos consideramos AMIGOS e admiradores seus. Então, ter "poucos amigos" pode ser apenas um ponto de vista 😏 na Teoria da Relatividade Geral da Zamizade Z = i x VC²
É uma licença poética, pelo tanto de admiração que existe e uma dose moderada de empatia. Quando uma pessoa muito querida se coloca como de "poucos amigos", o primeiro impulso é de dizer "cara, a gente aqui gosta pra ca***** de você, a gente equivale a uma legião de amigos...". Não se trata de conceitos sobre qual a representatividade do RUclipsr para com sua audiência e vice-versa, pois, essa é a parte mais fácil de analisar - inclusive, a mais óbvia. Também teve a oportunidade da brincadeira da teoria e assim vai. Me dê a oportunidade de não ser um chato 😁
Sempre haverá um conjunto infinito maior do que o maior conjunto infinito que alguém pensou pois os conjuntos de infinitos são, também, infinitos, ou seja o conjunto de conjuntos de infinitos é, por si, infinito, e sendo assim, ele contém e está contido no próprio conjunto.
Só lembrando que infinito não é necessariamente algo que não tem fim. Existem infinitos números entre 0 e 1, assim como existem infinitos pontos em um segmento de reta.
Olá. Poderia me explicar pq que esse paradoxo do hotel é um "paradoxo"? Paradoxo é algo contraditório certo? sendo assim, eu não consegui enxergar algo paradoxal num hotel que é infinito :v o que tem de contraditório nisso? o hotel é simplesmente infinito e pronto k (desculpe, eu sou burro xD )
Errado ! Infinito não tem fim ! Se você pensa que nesse seu exemplo dos números entre 0 e 1 o "FIM" seria o número 1 você está errado, o 1 nesse caso seria o FINAL, porque os números ENTRE esses dois nunca acaba, nunca tem fim. Não confunda a palavra "FIM" com "FINAL", pois mesmo que o final desses números seja o 1, ainda sim os números até chegar nele não tem fim. É bem complicado de pensar nisso, já que é contra intuitivo ter um "final" de uma sequência que em teoria não tem "fim", mas embora sejam muito parecidos FIM e FINAL são termos diferentes. Nesse caso, o correto seria dizer que "infinito não é necessariamente algo que não tenha um FINAL". Enfim, tem que refletir bastante porque isso dá uma bugada na mente 😅
Pedro, obrigado pelo video. Eu assisti o video do Veritasium e fiquei um pouco confuso, agora com seu video ficou bem mais claro como funciona o paradoxo ! Obrigado.
@@mrpicuinha463 pode ser que eu esteja enganado e tenha uma explicação muito lógica para isto, mas quando digo isto é que as casas decimais são ilimitadas. Por exemplo, botando isto em medidas entre zero e um mm visto em microscópio sem limites de potência, vc não poderá afirmar que existe um limite no qual vc não conseguiria ampliar mais a visão, vai ter sempre algo além entende?
@@ihaveaball6946 não amigo, entre 0 e 1, temos 0,1- tem 0,2- tem 0,01- tem 0,001 e infinitos números. E se vc me falar que tem mais que a 5 série eu vou ficar realmente decepcionado com o nível de ensino do Brasil, porque eu acho que aprendi isto antes da quinta série ainda. E não é te tirando não
Conheci o paradoxo do hotel infinito na faculdade. Na época o Professor propôs uma terceira situação, em que infinitas pessoas queiram se hospedar no hotel, cada uma trazendo consigo infinitos convidados para ficarem em outros quartos. Não me lembro qual era a solução, mas ela existe!
Bem vindos ao 'Ciência Todo Dia 2.0' 🔥
Nessa nova era do canal vocês podem esperar + efeitos especiais, + efeitos sonoros e + qualidade ainda nos vídeos 😎
Ae sim ein
Uhu
Tudo q eu precisava kkkkk fico quase hipnotizado nesses vídeos
Me nota aqui Xempai 👉👈
Ainda mais qualidade 👏👏 parabens
Paradoxos é a melhor série do Ciência todo dia e quem concorda respira
Me fez respirar fundo , concertar a respiração e a postura com uma frase .
Nunca respirei com tanto orgulho
Kkkkk
Eu não respiro com corda. Alguém mais?
Se uma árvore cai na floresta e não há ninguém para ouvir ela caindo e batendo no solo... o barulho existe?
"Mas você não é que nem eu que tenho poucos amigo"
Loss, Pedro 2020
Is this Loss?
Pedro anda ouvindo Brooklyn Bridge to the Chorus.
Isso me parece um desafio 🧐
Pior que eu to na mesma situação do Pedro skksksksks
@@gabrielalianca3221 fds?
Esse sr. Hilbert deve ser o hoteleiro mais bem sucedido de todos os tempos
her're milionario!
provavelmente o cara mais rico do mundo, pensa se cada noite no hotel fosse 1 real e todos lugares infinitos foram alugados, ou se cada noite no hotel fosse 100 reais e todos lugares infinitos fossem alugados, por qual preço o sr Hilbert ganharia mais?
@@hopedev_Q
@@missjoaopaulo 3,14 x infinito
@@missjoaopaulo Pra ganhar tanto dinheiro ele primeiro teria que ser infinitamente rico para criar o hotel infinito. Então ele trabalha só por hobby.
Pessoas comuns: - Minha casa é é igual coração de mãe: sempre cabe mais um.
Nerds: - Minha casa é que nem o Hotel de Hilbert: sempre cabe mais um.
Buscar conhecimento e aplicá-lo lhe transforma em nerd?
Minha casa e que nem minha cadeira,So cabe eu
@@dlten0337 krl :(
@@dlten0337 :,)
@@alexwheeler1964 claro que não mano, eu sei muito sobre astronomia, e não sou um nerd..
"Diferente de mim, você tem amigos"
Quer um abraco pedrão? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
pensei a mesma coisa kkkk
Tem o greeg
"diferente de mim, você não tem poucos amigos, você é um cara popular..." foi isso que ele disse.
q sad mano, pensei a mesma coisa kkkk
Kkkkkk
Reza a lenda que os hóspedes do hotel estão mudando de quarto até hoje para acomodar os amigos do cara popular 👁👄👁
Rés a*
Rés a*
@@hirou_wtf a zero two é minha ouviu rapa?
A menos se eles trocam de quarto em velocidade infinita
@@Nicolas-pz6zq mas são quartos e hóspedes infinitos ent eles ainda estão trocando de quarto
Desde pequeno sempre me intriguei com o conceito de infinito, é estranhamente perturbadora a ideia de algo que nunca tem fim, vida eterna, números infinitos, sempre muito estranho de pensar
Isso acontece, justamente porque o infinito desobedece nossa compreensão intuitiva.
Mas mesmo assim, o infinito é algo misterioso e intrigante, e quanto mais vc pensar nele, mais vc vai ficar indignado.
Verdade
Sempre me da uma ansiedade quando eu penso em infinito
A não ser que esteja falando do início da vida de Deus, não me parece intrigante ou perturbador a ideia de viver para sempre, me parece bem simples. Quanto aos números, igual mostrou no vídeo, na verdade eles começam com o 0 e vai até o 9 e depois se repetem para formar um novo número. Mas tem uma coisa confusa nesse assunto: o espaço infinito, ele não se repete, cada centímetro de espaço no universo é único. E o que teria atrás do final? E quão grande seria esse espaço atrás do final, etc. Não faz sentido.
Tudo isso é estranho pensar porque vivemos em um universo finito, aonde tudo tem um começo e um fim, e como vivemos nesse universo finito, é algo totalmente diferente para nós, mas se você olhar por exemplo na ótica de Deus que é eterno é algo totalmente diferente
Imagine chegar nesse hotel é a moça de recepção falar:
- vc vai pro último quarto
:D
torça pro hotel ter elevador...
@@giuseppe29704 a pessoa morre e não chega nunca
Ai vou pra narnia
Se é infinito não existe um último.
"Hj eu durmo cedo"
Tamo junto kkkkk
Eu assistindo isso as 6h da manhã sem ter dormido kkkkk
Tamo aí
Não dormi até hj
Kkkkkkkkk
Eu aqui
"Eu nem sou tão especial assim"
Loos, Pedro 2020, dono do melhor canal de ciência do Brasil
Olha só tenho 10 anos, mas esse paradoxo me deixou de boca aberta! Um dia quero ser que nem esses nerds que criam paradoxo, eu acho muito divertidas essas coisas e nunca teria pensado em um paradoxo tão bem bolado! Obrigado por me apresentar esse paradoxo!
Que Deus te abençoe ❤❤❤
Agora já tem entre 11 e 12 né?
@@JoseRodrigues-uc1cd tenho 12 ksksksksk
@@Theguardreal e ainda tem esse sonho? E em que série vc está?
@@JoseRodrigues-uc1cd sim ainda tenho, estou na 6 série
Isso me lembra de quando criança..
"quem falar o maior número ganha"
Meu amigo: Infinito
Eu: infinito + 1
Infinito^Infinito ganhei
@@LeynSolista infinito^infinito+1, eu ganhei meu caro amigo.
@@henriqueoliveira9912 infinito^(infinito^infinito)agora eu ganhei
(Qualquer coisa que vocês disserem)+1
RÁÁÁÁÁÁ
@@LeynSolista NUMERO ALEM DO INFINITO
Na moral eu acho que nunca me senti tão burro na minha vida inteira
Eu sinto que não sou mais humana
Você não é burro, o cara do vídeo falou muita coisa errada
@@leandromaehler tipo? Pois eu não vi nada de errado.
@@ruanquirino8779 é q vc também é de exatas
Para um de humanas não é nada facil imaginar coisas abstratas na fisica ou matemática
Até para de exatas é dificil....
Infinito é muito abstrato
Eu também não entendi nada 😕
O seu Hilbert vendo você chegar com infinitos amigos pra se hospedar no hotel dele: INFINITE STONKS
LITERALMENTE >INFINITE< STONKS
Quando pequeno, eu achava q o infinito era algo que se somava, que ele estava incessantemente aumentando um valor. Mas aqui eu aprendi que o infinito é algo já terminado, ele não está em "movimento", mas sim não pode ser medido ao mesmo tempo que pode.
O infinito é tudo, nada e muito mais.
Obrigado pelo conhecimento compartilhado🤝
Lembrem-se Hotel Trivago
Já procurou hotel na internet?
Se fosse bom, tava tri cheio😂😂
@@moisesferrao5726 mds kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
6:45 30 lugares tri já tá vago
Hotel? SEU PAI!!
"Nem sempre na vida precisamos ser exatos"
- Coach Quântico
Resumindo, o hotel do sr. Hilbert é igual coração de mãe kkkk
Bem resumido
Igual aquele lugar da mina que você gosta na escola
@@magnoponce8400 m é
Igual a viatura da polícia
Essa é boa
Oi, Pedro. Gostei muito desse vídeo e me fez lembrar a "Carta sobre o Infinito ", enviada por Bento de Espinoza a um amigo. A carta foi publicada no livro Correspondência, que reúne as correspondências de Espinoza com várias pessoas. Essa, em específico, traz uma visão muito interessante de como a filosofia de século 15 pensava a matemática.
Seria incrível se você fizesse uma análise dessa carta sob a ótica no entendimento matemático e científico atual. É um texto que me intriga desde a adolescência, e tenho 35 anos. Um abraço do seu fã, eu cresci assistindo cosmos, Marcus Du Saltoy, David Attenborough na tv escola, então pode imaginar a importância dos seus vídeos pra mim. Infinito sucesso pra vc, e dos grandes.
Alguém mais imaginou que o maldito Hilbert cobrando 1 centavo por cada hóspede teria dinheiro infinito?
mas teria gastos infinitos também
@@JoaoFontaniva Se ele teria dinheiro infinito, e gastos infinitos, estaria lucrando ou tendo prejuizo?
@@danielpelissen8847 estaria infinitamente sem dinheiro 🤷🏻♂️
@@danielpelissen8847 depende de qual infinito é maior, do lucro ou das despesas
ora ora ora,temos um xeroq roumes aqui?
Quote de “A Culpa é das Estrelas”:
"Não sou formado em matemática, mas sei de uma coisa: existe uma quantidade infinita de números entre o 0 e o 1. Tem o 0,1 e o 0,12 e o 0,112 e uma infinidade de outros. Obviamente, existe um conjunto ainda maior entre o 0 e o 1 milhão. Alguns infinitos são maiores que os outros."
não. existem infinitos mais densos que outros, maiores não.
@@DiogoMPires_ a quote não é minha.
Essa quantidade de número infinitos entre determinados números naturais, tais como 0 e 1, são os números irracionais.
Comparando o conjunto dos Naturais e o dos irracionais, logicamente há de se pensar que o infinito desse último é "Mais extenso", algo que é equivocado de se analisar.
Assim como descrito nesse vídeo, o conjunto dos Naturais não se define maior que o dos Números Pares, uma vez que eles podem se associar infinitamente. Em uma pecpectiva comum se pensa, caso denotarmos um ponto em algum momento da sequência de associação, supondo números como: N=345 e P=690, será verídico que os Números Naturais podem ser dados como "Duas vezes mais denso" que o dos Pares, isso observando que uma mesma contagem atingiu um menor valor, isso em dobro, e se em alguma ocasião esse Conjunto Natural tentar atingir o 690 contera em si o dobro de unidades com relação ao conjunto dos pares, que em alguma ocasião está supostamente "travado" nesse valor 690, mais isso não se conclui ora essa marcação nunca vai ser efetuada em uma situação de infinidade e a associação prosseguirá sem que seja possível definir coisas como sua extensão, sim o fato disso ser infinito.
Assim em um contexto infinito, cabe analisar que os valores não exercem importância e são dados basicamente como Partículas Matemáticas.
como ele disse no vídeo, o infinito de números naturais é igual ao infinito de números pares, ou seja: o conjunto de infinitos números entre 0 e 1 é igual ao conjunto de infinitos números entre 0,1 e 0,2
Boa! Pensei no quote no início do vídeo e já ia procurar pra ler de novo. Valeu!
"Se você não é que nem eu que tem poucos amigos"
*finalmente um oponente digno.*
Isto foi um desafio?
😢
Só o Naruto tem mto amigos, ser conhecido ñ quer dizer amizade
E eu q não tenho nenhum?
@@andersoncampos3681 tenho 2 '-'
O Pedro é o tipo de amigo que muita gente sonha em ter, no meu caso eu adoraria ser amigo dele devido a sua grande inteligência e facilidade em explicar ❤
Boa! Bora lançar a hashtag #amigosdopedroloos
No paradoxo do hotel infinito eu só tenho uma certeza: ninguém consegue dormir, porque tem sempre alguém batendo na porta e pedindo pra ir pra outro quarto!
Deveria ser paradoxo do motel infinito kkk
Já fiquei num Hostel assim 😂😂😂
foi isso que eu pensei o vídeo inteiro kkkkkkk enfim humanas
Realmente parando para pensar alguém tem sim que ficar a acordado pois constantemente uma pessoa bate na porta de outra pessoa para que essa outra pessoa vai acordar e ir para o outro quarto, porém a pessoa que acabou de se mudar vai ter seu descanso pois para esse infinito teve um começo, no caso que não tivesse um começo aí sim absolutamente ninguém dorme pois estão constantemente trocando de quarto. Ps: minha opinião, se eu estiver errado me corrija
@@davioliveira6582 Vamos trabalhar a pessoa A, a pessoa B e a pessoa C. A pessoa A acorda a pessoa B, entra no seu quarto e dorme. A pessoa B, bate na porta da pessoa C, entra no seu quarto e dorme. A pessoa C, continua assim, e isso acontece infinitamente.
Parabéns por explicar uma coisa difícil de ensinar, com uma linguagem tão simples e natural.
Este canal é TOP.
Finalmente encontrei um canal que consegui explicar algo tão complexo de uma forma tão fluida e de fácil entendimento
Vi um vídeo sobre o mesmo tema em inglês a uns anos atrás e adorei como ficou a versão de vcs com uma contextualização superior. Parabéns!
Tive essa aula em Matemática Discreta com este exemplo, MUITO BOM !!
O que me intriga é pensar que, apesar de existirem "infinitos números" em uma régua, ainda assim, ela é finita... Acho que isto também está associado a uma escala de grandeza tão curiosa, que estaremos entrando cada vez mais em niveis subatômicos. Adoro os vídeos de paradoxos!
Se existem infinitas lascas em uma pedra e tiramos a menor lasca dessa pedra a pedra diminui?
@@celsosousamendonca4738 é provável, ficaria infinito - lasca= total. Se você tira algo de infinito automaticamente ele deixa de ser infinito pela falta do elemento, não?
@@BiscoitosAlados deixa eu dar um exemplo com números, tu tem um conjunto N=[1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,...,infinito](tive que escrever pq n tenho o símbolo no teclado) caso tu tire o 2 a quantidade de números no conjunto vai diminuir?
@@celsosousamendonca4738 entendo o seu questionamento, isso leva ao que ele falou no vídeo do "infinito menor" seguindo a lógica que se puser só números pares infinitamente ainda vai ser o infinito já que vai possuir uma razão, a questão é que tirando o dois e apenas o dois não tem uma razão de como chegar no infinito, não tem uma lógica
@@BiscoitosAlados Na verdade, a cardinalidade do conjunto dos números naturais e o conjunto dos números pares é a mesma, denominada "aleph 0" em aritmética cardinal.
Talvez para leigos, fique díficil, mas..
Para contar a quantidade de elementos de um conjunto infinito, nós trabalhamos com números bem especiais criado por Georg Cantor, que são os números transfinitos.
Por definição a quantidade de elementos, ou seja, a cardinalidade do conjunto dos naturais é (Aleph 0) א. Existem infinitos tipos de cardinais, de tal forma que eles formam uma seqüência crescente
א(aleph 0) < א1 (aleph 1) < א2 (aleph 3) < .......
O cardinal א 1 aleph 1, é definido como sendo a cardinalidade do conjunto das partes de um conjunto com cardinalidade א (aleph 0).
Georg Cantor mostrou que a cardinalidade dos números reais R, é card(R) = א1 ( aleph1), e que pela seqüência é claramente maior do que a do conjunto dos naturais, que é א (aleph 0)
Eu simplesmente adoro vídeos sobre paradoxos e proposições teóricas que nos fazem pensar, ver um brasileiro falando sobre é melhor ainda. Infelizmente a maioria dos conteudos sobre esse assunto vem de matérias estrangeiros pouco acessíveis para quem não fala inglês, mas vê-lo falar (e tão bem diga-se de passagem) e além disso disponibilizar fontes confiaveis para expandir ainda mais o conhecimento é magnifico. Não sei se você vai chegar a ler isso, mas a cada vídeo postado seu meu interesse por física e entender tudo ao meu redor só aumentam!
QUE VIDEOS FANTASTICO!!! Estou sem palavras com a facilidade com que você explica as coisas no seu vídeo 🥰
" ao contrário de mim, você não tem poucos amigos "
Que triste kkkkk
Trecho do Guia do Mochileiro das Galáxias:
"Infinito: Maior que a maior de todas as coisas e mais um pouco. Muito maior que isso, aliás, fantasticamente imenso, de um tamanho totalmente estonteante, um verdadeiro tamanho tipo "puxa, como é grande!". O infinito é tão grande que em comparação a ele a própria grandeza parece uma titica. Gigantesco multiplicado por colossal multiplicado por exorbitantemente enorme é o tipo de conceito a que estamos tentando chegar. "
Eu amo essa saga de livros
@@ARTHUR-gj5wv Sensacional mesmo !
Amigos, tenho um canal de ciência e filosofia, só temas bizarros com lofi de fundo
PROMETO que vão achar diferente :)
Respondo todos
@@filosofencia2482 vou conferir!
@@razielcond opaaa, valeu :)
Eu estou terminando o ensino médio (infelizmente EAD) mas eu quero muito passar no vestibular pra cursar física sou apaixonado❤😍
Boa sorte, principalmente se vc vier do ensino público...
Boa sorte amigo, tenta focar em acertar o máximo que puder em exatas, e fazer o mínimo na redação que você consegue!
@@moisesoliveira4850 vlw cara obrigado!!! 🤝✌
@@victormk4197 pior que eu sou kkkkkk vlw, obrigado!!!!
Vc faz física? Ou algum curso de exatas?
Boa sorte! Nunca desista dos seus sonhos ♥️
o assunto é interessante, a explicação é de fácil entendimento até para leigos, e sua voz é agradável e sua dicção é muito boa, além de você usar a entonação da voz a seu favor, muito bom!
O "infinito" sempre teve um conceito mt louco na minha cabeça.
Imagina q vc andando num caminho infinito, o caminho, tecnicamente nunca acabaria.
Agr imagine uma rotatória com 1km de circunferência, se vc for circulando ela, nunca terá um fim, logo, é infinita. Acho q n foi esse o percurso infinito q vc imaginou, mas é bem mais simples de pensar do q uma estrada em linha reta.
Eu só queria compartilhar com vcs umas loucuras q eu tenho, podem ignorar, e espero q tenham uma boa noite :)
Um círculo ou curva tende a dar no mesmo ponto inicial se não for um helicoide, porém, imagine se você não pudesse virar, seguiria em linha reta e sairia do circulo, mas e se nem a gravidade te influenciasse, você seguiria em linha reta até sair da órbita da terra !
Se o Universo esta em constante expansão ele não é infinito, mas até o momento tende a ser, porém, o que tem do lado de fora do Universo é infinito !
Nem sempre o infinito menos (-) outro infinito será igual a 0 (zero) e isso é muito bizarro, pois o infinito não é um valor exato.
@@bluedragonninja6761 pensando agora, realmente. O que aprendemos na escola sobre infinito menos infinito ser igual a zero é uma mentira rsrs
É difícil te levar a sério com uma foto de perfil de um boneco Funkus :v
Boa loucura OwO
Ó meu Deus, temos um novo einstein
Aqui no Brasil existem as famosas “obras públicas de Hilbert”…
Kkkkk
@Cauê Ferreira Winterle Igualzinho Alberto Mourão PSDB em Praia Grande...
Seria cômico se não fosse triste KKKKK
Angra I ou Angra II ??? KKKK Vai chegar a seca e não temos uma usina nuclear sequer !!! Com o Trator , conhecido como Ministro Tarcisio, o momento é agora ou nunca !!!
Uma creche aqui no meu bairro era pra ter sido aberta em 2016, foi abrir só esse ano😍😍
Quando eu tinha 10 anos, eu fiz a seguinte pergunta pra minha professora: Existe um número maior do que o infinito?
E a resposta pra minha surpresa foi: O infinito não é um número. É uma ideia de infinito. Então formou - se o nó górdio na minha mente.
sua professora era muito inteligente, gostei da resposta dela, talvez ela tenha até pensado nisso na hora, impressionante.
@@thiagox63 realmente kkkkkkkkk
eu nunca pensaria em uma reposta como essa, mulher é um gênio.
Eu acho q ela só quis te enrolar pra não te deixar sem resposta, porém a resposta dela tem fundamento kkk
Uma pergunta genial mereceu uma resposta mais genial ainda. Não vou esquecer mais nunca desse comentário!! Espetacular...
essa foi bacana. no ensino medio eu perguntei meu professor por que não ser possivel dividir por zero. meu professor empolgadão explicou o por que, e alem disso disse que era possivel dividir por qse zero, o resultado seria infinito. na hora ja saquei o pq.
ele ja tava dando a introdução ao estudo dos limites hahaha
Esse vídeos de paradoxos são muito bons, estou procurando todos aqui para assistir. A única coisa que parece que não bate nesse paradoxo do hotel é que é um erro ele dizer que estão todos ocupados. Se cada hospede infinito vai para um quarto infinito então não estão todos ocupados. Se tiver "todos" ocupados esse todos gera uma limitação e deixa de ser infinito.
Hilbert: Temos infinitos quartos!
eu: e como conseguiram criar infinitos quarto, sendo que a matéria uma hora vai acabar!
hilbert: e como você tem infinitos amigos sendo que existem 7 bilhoes de pessoas no mundo?
Por causa dos amigos imaginarios daaaaaa.
Vc e mt burro hilbert deve ser a idade
Eu: como que existem 7 bilhões de pessoas no mundo, se eu tenho infinitos amigos?
@@dllm1396 seus amigos são alienígenas
@@solracodraude8997 mas ainda é finito, o numero de amigos vai ser grande, mais vi ser finito
@@ledstyle2120 aí é só fazer quartos imaginários infinitos. Dãããã
Vídeo especial: o primeiro depois do Curso de Física Básica do Ciência Todo Dia.
ELE DEU JOINHAAAAAAAAAAA!!
@@paulohenriques5273 calma o coração 😂😂
@@adalbertonael2164 hahahaha acalmei!!!
Amigos, tenho um canal de ciência e filosofia, só temas bizarros com lofi de fundo
PROMETO que vão achar diferente :)
Respondo todos
Entendi. É como dizia a letra da Xuxa: "Tudo pode ser, se quiser será..."
Que? Kkkkk drogas
Dogras? Tô fora, pego a minha bike e vou embora
Amigos, tenho um canal de ciência e filosofia, só temas bizarros com lofi de fundo
PROMETO que vão achar diferente :)
Respondo todos
Eu posso afirmar que, basicamente, eu não entendo nada do que vc fala, mesmo assim, vc fala de um jeito qur que me faz querer ouvir mais e mais, pq fico com a impressão de que, em algum momento, isso tudo vai soar familiar pra mim. "Descobrir" é um deleite pra mim, e eu quero muito descobrir aquilo que ainda é um mistério pra mim. Obrigada por partilhar🌹
"você é uma pessoa popular, tem diversos amigos"
Eu: sou???
K nem tenho amigos
"how coud is happen to me"
O povo so se lembra de mim pra pedir as coisas kk
@@yohan9227 e soix
Ser popular e ter varios amigos?
N faz sentido. Ser popular e ser reconhecido por um grande numero de pessoas. Bin laden e hitler sao mt populares
O Hotel infinito é uma das definições mais perfeitas até hoje, sensacional! ❤
@Felipe Gomes esqueci de completar, definição sobre conjuntos infinitos
Amigos, tenho um canal de ciência e filosofia, só temas bizarros com lofi de fundo
PROMETO que vão achar diferente :)
Respondo todos
No último exemplo eu fiquei perdido,ele disse que iria trazer os hospedes de N para 2N,e que os amigos infinitos impares poderiam se hospedar,mas o que acontece com os amigos infinitos pares?Partindo do principio que são 2 infinitos diferentes,ambos possuem pares e impares...
@@matheustrizote7651 então, basicamente eles continuariam lá, já que cada número par tem a forma 2.N, sendo n qualquer inteiro não negativo.
Faltou a parte que eu considero a mais insana do paradoxo do hotel kkkkkk, se liga só:
Digamos que os seus infinitos amigos que passaram a noite no hotel ficaram igualmente surpresos pela capacidade do hoteleiro Hilbert de acomodar seus hóspedes, então decidem atrapalhar Hilbert com mais um desafio. Dessa vez, cada um de seus infinitos amigos irão trazer infinitos amigos! Cada amigo seu aluga um ônibus para que seus infinitos amigos venham ao hotel.
Logo, cada um dos infinitos ônibus carregarão inifinitos passageiros que irão passar a noite no Hotel... (Pelo menos o lucro do Hilbert é infinito hahaha).
Hilbert aceita o problema e consegue acomodar cada um dos hóspedes, e ainda deixa quartos vazios! Tudo graças a inifinidade de números primos. Da seguinte forma:
Primeiro, ele realoca os hóspedes já acomodados nos quartos, pedindo para que cada hóspede vá para o quarto de número 2^n (2 elevado a n). Dessa forma, esvaziando os quartos ímpares (Quarto 1 --> Quarto 2; Quarto 2 --> Quarto 4; Quarto 3 --> Quarto 8; ...).
Depois, cada ônibus é enumerado com um primo, exceto o 2, que já foi usado (Ônibus 1 --> 3; O2 --> 5; O3 --> 7; O4 --> 11; ...). E cada passegeiro de cada ônibus também é enumerado: O1 (3): (1, 2, 3, ..., a); O2 (5): (1, 2, 3, ..., b); O3 (7): (1, 2, 3, ..., c); e assim por diante.
Então os ônibus chegam. Cada passageiro do primeiro ônibus O1 (3) irá para o quarto de número 3^a; cada passageiro do segundo ônibus O2 (5) irá para quarto de número 5^b; do terceiro, 7^c; e assim por diante, com cada ônibus.
Quartos ocupados: 2, 3, 4, 5, 7, 8, 9, 11, 13, 16, ... todas as potências de números primos.
Após fazer isso, cada passageiro de cada ônibus se acomodou em um quarto. Perceba que quartos ficaram vazios, como o quarto 1, 6 e 10 por exemplo, e outros infinitos mais que não foram preenchidos com o sistema utilizado; bem, o que importa é que ele conseguiu acomodar todos😂.
Espero que tenha dado pra entender mais ou menos, não sou muito bom pra explicar e posso ter enrolado demais. Tem outros vídeos muito bons como esse do @Ciência Todo Dia que falam sobre esse assunto, recomendo o do Ted Education. Valeu galera, abraços pra vocês! Viva a educação!!!
Todos estes infinitos agrupados me demonstraram o quanto minha burrice é infinita.
Meu cérebro está aqui estalando e dando tela azul.
mano
que nó
você consegue acomodar em um hotel de quartos infinitos com todos os quartos ocupados todas as pessoas que estão em um número infinito de ônibus com infinitos passageiros e ainda sobra espaço
ad infinitum
A placa de video do universo n roda isso tudo nao mano
Só esta a dividir infinitos em mais infinitos,a matematica não explica infinitos,por sêr exata e o zero é numero par,0123456789 estes são os numeros,mas o zero à esquerda 01 é 1 mas assim 0,1 é uma decima e depois tambêm vêm os numeros negativos e positivos,-1 ou +1
As vezes eu penso que sou o único nesse canal que é burro
Grande mestre, quando cursei análise real I eu estudei sobre o hotel de Hilbert, confesso que não entendi nadinha, a tua explicação foi espetacular. Parabéns!
Achei que ia meter um limite aí.
ATÉ SUEI FRIO!
Se ele tivesse colocado uma dízima periódica como exemplo, dava pra associar na hora
Hahaha somar ou subtrair infinitos em um exemplo de limite seria bacana pra mostrar que um pode ser maior (prevalecer sobre) q o outro
"Infinitamente perto"
Depois jogava umas Assíntotas 😂😂😂
Nooossa, nem lembra de Limites que já começo a chorar kk
Ele me buga tanto que as vezes me perco real mas amooo KKKKKKKKKK
Chicxulub. Mas está no fundo do mar
Cara respondi pelo seu histórico de comentários kkk perdão
Respondi sobre sua pergunta do meteoro que extinguiu os dinossauros em outro vídeo
@@MRFOGUEIRO Mano ?
@@k.o5842 Eu não julgo o @Luiz Gustavo , tbm ia me interessar numa mina que curte esses assuntos hahahaha
10 minutos de vídeo, duas propagandas no início, uma no meio e uma no fim, tá foda esse RUclips viu. Adorei o vídeo um dos melhores canais sobre ciência. Parabéns!
Renato, eu não me incomodo, sabe..
Na época da TV eramos obrigados a esperar 5 minutos ou mais vendo propagandas inúteis para nós.
Um programa com duração total de 1 hora tinha menos de 30 minutos de conteúdo efetivo.
Agora no RUclips estamos no paraíso.. 5 segundos de propaganda concentrado apenas na liberação da opção "pular anúncio"
Kkkk
@@brunojaquetti2353 Olha, estava pensando aqui e realmente vc tem toda razão, eu acho que com o passar, fomos ficando mais apressados e sem tempo, mais isso sempre existiu rsrs. Forte abraço 😁
Amei o vídeo, tem uma ótima explicação, não tem enrolação e não é cantivo. Parabéns.
Agora como pode existe um infinito maior que o infinito se o infinito já é infinito? BUGUEI KKKK
Para quem quiser saber a explicação, tá cheio de gente explicando aí em nas respostas KKKKKK
Infinitos que conseguimos associar cada um dos seus elementos a outro conjunto infinito, são infinitos iguais, os infinitos que não conseguimos associar, são infinitos maiores ou menores ao conjunto infinito que estamos comparando. Simples!!
@@joaojosemdf Depois dessa deu tela azul no meu cérebro.
@@eltonalvesdepaula5593 Valeu pela aula 👌
@@victorhessel8408 a explicação mais simples, mas que resolve a questão kkk
E só ter um Infinidade infinita ╮(. ❛ ᴗ ❛.)╭
Que vídeo maravilhoso
Estudei matemática discreta e esses tamanhos de infinitos explodiram minha cabeça. A explicação dos potes foi muito didática
O comparativo dos números naturais com números pares terem o mesmo infinito me fazia questionar "se tem números que não existem no outro conjunto, por que tem o mesmo tamanho?"
O mesmo acontece com números inteiros e naturais. Também possuem o mesmo tamanho e os inteiros ainda possuem todos os números negativos que os naturais não têm. Da pra provar matematicamente isso com o conceito de cardinalidade, também proposto por George Cantor
Esses tamanhos de infinitos (não sei se só na matemática discreta) são descritos como Alef
Vale lembrar que George Cantor dizia ouvir a voz de Deus e por isso conseguia os feitos e contribuições na matemática e depois de descobrir isso tudo terminou a vida louco em um hospício (confesso que essa última parte carece fontes, lembro de ter visto algo do tipo em um documentario)
Excelente vídeo
São do mesmo tamanho pq sempre. SEMPRE, terá um além, ou seja por mais que os números naturais tenham números que os pares nao tenham, a sequência é a mesma, sempre tem um depois, um sucessor, depois do 670.865.176.000 vai ter o 670.865.176.001, e assim sucetivamente, nunca acaba, sempre tem outro, outro e mais um.
@@clarauliano3504 👏👏
Eu adoro os conteúdos do Pedro! Mas sempre que tô sem sono eu coloco algum vídeo que eu já tenha visto e durmo na hora kkk ( a voz do Pedro é melhor pra dormir do que Rivotril).
0:03 Sim, existem infinitos maiores do que outros. Basta comparar o conjunto dos números naturais com o dos inteiros. Ambos são infinitos, mas o dos números inteiros contem todos os números negativos que o conjunto dos naturais já não contem.
Edit: fiz esse comentário no início do vídeo, então ele não tinha explicado isso ainda.
De qualquer forma ambos seriam da mesma quantidade mesmo que eu comparece os naturais com o conjunto dos múltiplos de 10⁹⁹⁹⁹, ambos seriam iguais
Pensando sobre as areias de todas as praias do mar... e todas as estrelas do universo... imaginei que esse número seria infinito, porque, tanto um quanto outro, são sistemas dinãmicos, ou seja, sempre existem grãos de areia sendo fabricados, devido a a deterioração de rochas, e outros elementos, assim como sempre há explosões estelares que criam novas estrelas, e outras morrem. Claro, isto tudo parte do princípio que a minha contagem leva um tempo, que propicia que os números de estrelas e grãos sejam infinitos. Mas há um caso de exceção, se pudéssemos congelar o tempo do universo, ou seja... se para o universo inteiro o tempo não fosse mais uma variável, mas não para nós, então neste caso, e somente neste caso poderíamos contar todos os grãos de areia... e todas as estrelas do universo.
mas aí você está falando do sistema de contagem, que é diferente da quantidade de grãos de areia, não é porque não temos um sistema de contagem avançado o suficiente que o grão de areia seja infinito, por mais que esteja sendo criado novos e destruindo outros, ele é finito, existe um fim, existe um número certo
"Dormammu, eu vim barganhar"
Eu referi essa entendencia
@@zetsu2816 😳
Boaaa
doutor estranho, o melhor da Marvel
O cara é a versão inteligente de Daniel do BBB
Edit: Glr achei a versão atlética deles, procura aí, Maidana jogador do sport
Eu não sei se realmente acho isso, ou se eu só acho pq seu comentário foi uma sugestão kkkk
Ele parece o Salsicha
Caralho MLKKKKKKKKKKKKKK
meu deus sim KKKKKK
E muito mais bonito né? Tá aí, vou pro Sul kkkk.
Comecei bugado mas fui tomar banho e n consegui parar de pensar nisso kkkkkkkk
0:05 Existe! Pergunte ao Yugi que ele vai te dizer que existe. ahahah aquela temporada dos dragões lendários foi foda.
Famoso infinito+1 ashsuahaua
Infinito + 1 KKKKKKKKKK Aiai esse Yugi
0:40 você contou quantas latinhas de TNT q tinham alí .
Infinitas
Desgraçado eu sabia que ETs existem mas sua sabedoria está em outro nível kkk
Os blocos do minecraft estão diferentes
Depois dessa o ronaldinho perdeu o seu titulo de bruxo
Pra Quem Não sabe oque elevado e
Ao número que se multiplica por si mesmo dá-se o nome de base da potência e ao número que nos indica o número de vezes que a base se multiplica por si mesma chamamos expoente. e tbm tem outros infinitos
Tipo o 10e18 por extenso e quintilhõe
Ou 10e21 por extenso e Sextilhão,Então tem Infinitos nomes.
Nss kkkkkk o cara e o Albert aistein
To me sentifo burro perto de vc o cara tem 1000000000090000093228828282727272727272727qi
Nss o cara tem QI infinito kkkkkkkkkkkkkkk
Obrigado por explicar um conteúdo do ensino fundamental 👍
Caí de paraquedas no vídeo e quase saltei de volta quando a mente começou a vagar pelos infinitos pensamentos 😅😅😅
Muito bom! Nunca havia parado pra pensar sobre os infinitos. Menos ainda imaginava que alguém tivesse estudado sobre isso. Muito bacana. Obrigado! 😁🙏🏻
Já dizia Hazel Grace Lancaster: "Alguns infinitos são maiores que outros." Kkkkkkk
Eu fico imaginando tentar fazer o checkout no dia seguinte e ter um número finito de arrumadeiras pra fazer verificação de quarto e consumo do frigobar
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
🤣🤣🤣🤣
O George CANTOU o quão infinito é o meu amor pelo ciência todo dia!
Pedro sempre acaba o vídeo de uma maneira tão leve
Seus conteúdos são tão bons que eu assisto duas propagandas no final pra ajudar seu canal! hahaha Parabéns!
Esse paradoxo não se trata de infinito!
Na verdade se todos os quartos estão ocupados, o que você faz é incomodar gradualmente algumas pessoas por alguns instantes, mas fazendo isso eternamente, você tem sempre mais hospedes que o número total de quartos. Pois sempre terão hospedes se movendo de um quarto para outro.
Daria pra fazer isso até num hotel FINITO: Caso o tempo do primeiro se mover de quarto, até o último a ser incomodado, for correspondente a pelo menos o tempo total de hospedagem do primeiro a fazer check out! Assim, quando você fechar o ciclo e retornar ao primeiro quarto, já terá uma nova vaga para que o ultimo hóspede a ser incomodado seja realocado. E então daria pra fazer isso infinitamente, num hotel existente/real.
"Tá entendendo?"
"Kkjkjkkj o matemático Cantor"
No começo eu não estava entendendo nada, no final parecia que eu estava no começo. Infinitos parabéns pelo vídeo.
Infinitos matemáticos entram num bar.
O primeiro pede 1 copo de cerveja.
O segundo pede 1/2 copo de cerveja.
O terceiro pede 1/4 de copo de cerveja.
Antes do quarto falar, o dono do bar fica irritado e fala: "Deu de graça", e serve 2 copos de cerveja aos infinitos matemáticos.
Os matemáticos saem satisfeitos.
Isso porque o dono tb é matemático de outra forma não saberia dessa serie geométrica convergente.
Não ia ser bem infinito por que eventualmente um matematico ia entrar em coma alcóolico. Né?
ME MAMA KKKKKKKKKKKKKKKKK
Não, seja A um conjunto de pares ordenados disjuntos entre si e infinitos, sendo que o conjunto formado por todos os domínios seja igual ao conjunto dos matemáticos e a imagem tenha os mesmos elementos do conjunto cerveja, então pode-se representar uma função biunívica capaz de satisfazer a propriedade de que para todo matemático, o sucessor dele terá 1/2 da sua quantidade de cerveja. Pela sua característica bijetora, também pode-se afirmar que para todo matemático, haverá um copo de cerveja relacionado à ele, dessa maneira, o número de copos de cerveja é igual ao número de matemáticos. Não existirá, portanto, nenhum matématico que entre em overdose.
Apesar de que eu não tenha demonstrado que esta função é bijetora, subentende-se na piada.
Somente 1/4 copo de cerveja não seria suficiente???, pois o quarto beberia somente 1/8, ou seja, a metade da quantidade anterior, desta maneira seria suficiente também para infinitas pessoas beberem sua quantidade de cerveja, se estou equivocado explica aí pô!
me lembrou aquela fala de A Culpa é das Estrelas “Alguns infinitos são maiores que outros” 💗
Haha o problema eh que lá tem um erro (pelo menos no dublado), onde eles pegam dois conjuntos infinitos que tem o mesmo tamanho e falam que um eh maior que o outro
Deve ter sido de lá que ele tirou kkk
Eu jurava que alguma hora ele ia falar disso kkkkk
simmmmm pensei a mesma coisa, tava até agora procurando um comentário assim, se não eu ia comentar kakakakakak
Amigos, tenho um canal de ciência e filosofia, só temas bizarros com lofi de fundo
PROMETO que vão achar diferente :)
Respondo todos
Em resumo: existem infinitos conjuntos infinitos.
Outra teoria. A gente vive em um looping temporal infinito. As vezes eu tenho umas paranóia, que a gente está sendo manipulado por uma coisa além do infinito.
Se o tempo não existisse não teriamos conhecimento de nossa existência, mas os infinitos continuariam existindo.
@@alexandreflh7438 Isso já é problema mental mesmo
Esse é mais um looping infinito pra dizer sobre o infinito, teria infinitos conjuntos de infinitos, de infinitos, infinitos, infinitos, infinitos, infinitos... esse looping INFINITAMENTE.
Se pararmos pra pensar convivemos com o infinito infinitamente, vivemos num planeta circular, você poderia andar, andar, andar e andar, mas nunca acharia o seu fim, vc poderia pegar um foguete e andar numa linha reta pelo vácuo do espaço e nunca acharia seu fim, você poderia colocar um espelho um na frente do outro, e ir dando zoom (infinitamente) que nunca acharia seu fim, voce poderia pegar um super lazer e apontar pra cima e seguir a linha de luz que nunca acharia seu fim (obviamente que a luz ficaria mais fraca, mas sempre vai estar la indo infinitamente), voce poderia pegar um medidor de gravidade infinitamente preciso, e ir ate o fim do universo (ou seja infinito) que a gravidade da terra taria influenciando lá.
@@skthefour cara mt loco mas algumas coisas aí n são infinitas, como por exemplo: o reflexo de dois espelhos, basicamente o reflexo dependendo da distância poderia ficar diminuindo, e limite desse reflexo seria basicamente o tamanho do próprio fóton de luz, quando chegasse a um nível molecular o reflexo iria parar já q o fóton da própria luz n diminui. E outra: a gravidade da terra n afetaria o vácuo infinito msm se tivesse com um aparelho desses, pois a energia exercida pela gravidade diminuiria a medida em q vc vai se distanciando até q chegue ao número 0. O laser só faria sentido em quantidade infinita de tempo; já q a luz não tem uma velocidade infinita, seria necessário "tempo infinito" para ela percorrer a "distância infinita"
Na hora de cálcular algo muito grande, como a quantidade de árvores de uma floresta, geralmente contasse a quantidade que se tem em um determinado m² e depois soma-se a todos os outros m² quadrados ou multiplicasse ao m² total, para saber o total aproximado.
"E se fizesse da mesma forma com números infinitos".
E se fizessemos da seguite forma, se contassemos até chegar ao número representativo a dezena daquele grupo, exemplo: (1,2,3,4,5,6,7,8,9,10), teríamos no grupo de pares somente (2,4,6,8,10); (1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15,16,17,18,19,20)= 2 dezenas, no grupo dos n° pares (2,4,6,8,10,12,14,16,18,20)= 1 dezena.
Pode-se fazer relação também com velocidade.
Exemplo: a velocidade é determinada a partir da distância percorrida em um determinado tempo, ou seja, quanto maior a distância a se percorrer, maior será o tempo final do percurso, isso levando em consideração uma velocidade constante.
Levando em consideração contarmos até chegarmos aos algarismos que representam o começo das dezenas como (10,20,30...) teríamos de contar mais números no grupo de n° naturais, a que no grupo de n° pares como já foi demonstrado acima.☝🏽☝🏽☝🏽
eu: finalmente parece que to entendendo algo
pedro: 9:02
eu: NaO EsToU SuPoRtanDo MaiS
Kakakaa nmrl dps que li seu comentário eu voltei no vídeo e fui entender somente agr que os hóspedes iam para o quarto que era o dobro do deles,_,
O hóspede do quarto X vai passar pro quarto 2X, o hóspede do quarto 6X vai pro 12x o do quarto 12x vai pro 24x assim sempre tendo vagas pra todo mundo. A ideia é que se é infinito, então isso nunca vai acabar e sempre terá vagas já que é infinito, o infinito dos quartos eu acho que é maior que o infinito de hóspedes.
@@KazitoXD eu tambem kkk
@@ryanferreira4958 Então vão ficar duas pessoas no mesmo quarto?
@@jyuviolegrace5528 - Não, pelo que eu entendi, o primeiro exemplo em que de iria pro quarto seguinte já valeria e só queriam mostrar outro exemplo (mas não tenho certeza, estou aberto à correções aqui)
Mas vou tentar te explicar com o primeiro exemplo, que como eu disse, é a mesma regra, a pessoa do quarto 1, vai pro quarto 2, e a do quarto 2 para o 3, ou seja, a pessoa sempre vai para o próximo quarto e não fica 2 pessoas no mesmo quarto, em uma quantidade finita de quartos, ocorreria de chegar no último quarto, e não teria um quarto depois dele, e essa última pessoa ficaria faltando (sem quarto), e aí que a conta bateria sobre terem colocado mais uma pessoa, mas como são infinitos quartos, não vai chegar esse momento em que um fica sem quarto, entendeu?
É tão bom conseguir entender boa parte disso depois de estudar conjuntos numéricos em matemática para concurso público hahahaha
Ok, então eu falo pro Hilbert: "Agora eu tenho infinitos ônibus. Cada um dos infinitos ônibus possuem infinitos amigos. Quero ver você hospedar todos eles.
Hilbert: -"gg ez."
Hilbert então pede para que todos os hóspedes do hotel que estejam no quarto N vão para o quarto 2^N. Então para o primeiro ônibus, hilbert manda os passageiros irem para o quarto 3 elevado ao número do assento dele no ônibus. Os passageiros do segundo ônibus vão para o quarto 5 elevado ao número do assento deles no ônibus. E assim sucessivamente, pois existem infinitos números primos.
Hilbert, um dos maiores gênios da ficção
Simples, ele iria construir infinitos novos hoteis.
@@MilsonPazienza KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK isso é tipo aqueles caras que testa todas as combinações na prova de análise combinatória
@@sdl_player1820 Totalmente. Mas um detalhe que ninguém reparou é que se o hilbert não encontrasse uma forma de hospedar todo mundo ele ia perder uma quantidade infinita de dinheiro
Mlk você é um psicopata!
Qual medalhista da OBMEP e estudante do PIC nunca ouviu o paradoxo/problema do Hotel de Hilbert? KASKSAKASKAS muito bom
Dizem que a velocidade da luz é a mais rápida pq nunca viram a velocidade em que eu aperto na notificação de um vídeo do ciência todo dia 😂😂😂 (Sarcasmo)
E a diarreia é mais rapida que a luz pq se ela vir naum dá tempo nem de acender a luz do banheiro
Canal Jogue Eazy puts, essa aí foi dms meu amg 😂😂😂, to rindo até agr 🤣🤣🤣. Incridble👌👌
@@CanalJogueEazyFPS então você sujou as calsa hahaha se e tão rápido assim 😁👀
@@brasileirodeaco2.052 isso vc pode ter certeza que sim
Ironia*
Sr. Hilbert: "Com licença Sr Hóspede, o sr. poderia ir para o quarto 2N?":
Eu: "Se fudê, velho chato ducarai." (BAN na porta)
E com uma frase ferro o paradoxo do hotel infinito
KKKKKKKKKKKK boa
O pior é que se ninguém quiser trocar de quarto ainda assim vai cabe a galera toda! "Por isso o paradoxo"
A troca na verdade é uma "gambiarra" pra explicar pro nosso cérebro da onde vem mais quartos! Kkkk
Pqp kkkkkk qi infinito
INFINITOS LIKES pra você, Pedro!!!
Poxa, foi muito didático e bem montado o vídeo, masmaentinfalta de você abordar o problema de infinitos contáveis e não contáveis com o hotel!
Eu não me conformo com os deslike, como que alguém tem a capacidade de não gostar de uma obra de arte dessas ????
As pessoas estão negando vacina, o formato da Terra e estudos clínicos. Dislike no RUclips é nada.
Conclusão: há sempre um infinito maior que os outros. E isso é incrível.
O que a gente pode concluir também é que o infinito pode não existir, e a gente só representa o número infinito porque seu limite está fora da compreensão humana.
mais alguém vendo em 2049?
Fíh, c viu em 2020
@@canonicallyVII ora ora parece que ha um sherlock holmes entre nós
Um dia vái ter
Eu to vendo em 2059
Viajante no tempo
Cara, seu canal é incrível.
Eu sempre entendi o infinito como um conceito, não como uma quantidade. Por exemplo: pro problema de matemática funcionar, eu tenho que ter uma solução que vai de um número até o infinito, só que na prática eu sei que quando eu for aplicar isso no mundo físico eu nunca vou me deparar com uma quantidade infinita, no máximo com uma que não é possível chegar à exatidão
Esses conceitos de infinitos quase me deixavam doido quando eu era adolescente, se a pessoa ficar tentando imaginar como é isso, de fato, nunca vai conseguir entender
E na verdade de fato nem da pra falar que algo é infinito se não for na imaginação, como se prova o infinito? Não tem como provar se algo é infinito se talvez nem nosso universo é.
@@alefghost6873Os números são infinitos, me diga um número insanamente grande mas sempre haverá um maior
8:12 Meu amigo, desculpa o trocadilho, mas nós, que somos a maioria deste seu canal, nos consideramos AMIGOS e admiradores seus. Então, ter "poucos amigos" pode ser apenas um ponto de vista 😏 na Teoria da Relatividade Geral da Zamizade Z = i x VC²
Não, não somos amigos dele pois não participamos da vida dele e nem ele da nossa de forma íntima. Somos clientes consumindo o produto que ele dispõe.
É uma licença poética, pelo tanto de admiração que existe e uma dose moderada de empatia. Quando uma pessoa muito querida se coloca como de "poucos amigos", o primeiro impulso é de dizer "cara, a gente aqui gosta pra ca***** de você, a gente equivale a uma legião de amigos...". Não se trata de conceitos sobre qual a representatividade do RUclipsr para com sua audiência e vice-versa, pois, essa é a parte mais fácil de analisar - inclusive, a mais óbvia. Também teve a oportunidade da brincadeira da teoria e assim vai. Me dê a oportunidade de não ser um chato 😁
Nós somos só números
Parabéns pela brincadeira. Achei implacável a sua maneira de jocar com as palavras, uma sagacidade absurda *Tocantins* *Tocantins*
Sempre haverá um conjunto infinito maior do que o maior conjunto infinito que alguém pensou pois os conjuntos de infinitos são, também, infinitos, ou seja o conjunto de conjuntos de infinitos é, por si, infinito, e sendo assim, ele contém e está contido no próprio conjunto.
Tendi foi nada
aprendi uma coisa que eu nao vou usar na minha vida, mais adoro!
Só lembrando que infinito não é necessariamente algo que não tem fim. Existem infinitos números entre 0 e 1, assim como existem infinitos pontos em um segmento de reta.
Sim
Sim, sensacional definição de Limite!
Olá. Poderia me explicar pq que esse paradoxo do hotel é um "paradoxo"?
Paradoxo é algo contraditório certo?
sendo assim, eu não consegui enxergar algo paradoxal num hotel que é infinito :v o que tem de contraditório nisso? o hotel é simplesmente infinito e pronto k (desculpe, eu sou burro xD )
Errado ! Infinito não tem fim ! Se você pensa que nesse seu exemplo dos números entre 0 e 1 o "FIM" seria o número 1 você está errado, o 1 nesse caso seria o FINAL, porque os números ENTRE esses dois nunca acaba, nunca tem fim.
Não confunda a palavra "FIM" com "FINAL", pois mesmo que o final desses números seja o 1, ainda sim os números até chegar nele não tem fim. É bem complicado de pensar nisso, já que é contra intuitivo ter um "final" de uma sequência que em teoria não tem "fim", mas embora sejam muito parecidos FIM e FINAL são termos diferentes.
Nesse caso, o correto seria dizer que "infinito não é necessariamente algo que não tenha um FINAL".
Enfim, tem que refletir bastante porque isso dá uma bugada na mente 😅
Pedro, obrigado pelo video. Eu assisti o video do Veritasium e fiquei um pouco confuso, agora com seu video ficou bem mais claro como funciona o paradoxo ! Obrigado.
Um negócio que acho impressionante é como o infinito pode caber dentro de algo finito. Por exemplo entre 0 e 1 temos infinitos números
Na verdade não, pois vc estabeleu um limite q é o 1
@@mrpicuinha463 pode ser que eu esteja enganado e tenha uma explicação muito lógica para isto, mas quando digo isto é que as casas decimais são ilimitadas. Por exemplo, botando isto em medidas entre zero e um mm visto em microscópio sem limites de potência, vc não poderá afirmar que existe um limite no qual vc não conseguiria ampliar mais a visão, vai ter sempre algo além entende?
Como assim, entre 0 e 1 ter infinitos números? Oxi, não entendi. Depois de 0 vem 1 e depois 2 e assim sucessivamente. Não existe número entre 0 e 1.
@@ihaveaball6946 não amigo, entre 0 e 1, temos 0,1- tem 0,2- tem 0,01- tem 0,001 e infinitos números.
E se vc me falar que tem mais que a 5 série eu vou ficar realmente decepcionado com o nível de ensino do Brasil, porque eu acho que aprendi isto antes da quinta série ainda. E não é te tirando não
@@samuelgpereira2963 Ah, entendi. Obrigado, amigo. Talvez eu sabia disso só não recordava. Qual sua idade?
Like antes de começar o vídeo sempre, arrependimento no final nunca 😉
estou lendo o mesmo livro que tem na sua estante lá atrás: "Breves respostas para grandes questões" de Stephen Hawking!!!!!!!!!
Irei começar a ler hoje :D
amg, to lendo uma breve historia no tempo, mt bom!
é bom? tenho ele aqui em casa, mas nunca comecei
Esse livro é fantástico! Já li duas vezes
Eu li duas vezes ele, é muito bom mesmo
Conheci o paradoxo do hotel infinito na faculdade. Na época o Professor propôs uma terceira situação, em que infinitas pessoas queiram se hospedar no hotel, cada uma trazendo consigo infinitos convidados para ficarem em outros quartos. Não me lembro qual era a solução, mas ela existe!