O Trágico Fim de Raul Pompeia: uma história de intolerância e cancelamento

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 6 фев 2025
  • Nos bastidores da literatura, a treta rola solta, como no embate épico entre Raul Pompeia e Olavo Bilac! No final do século XIX, em meio a uma polarização política intensa, as brigas eram constantes, não só entre escravistas e abolicionistas, mas também entre republicanos! Durante o governo de Floriano Peixoto, a tensão política explodiu em conflitos que culminaram na morte de Raul Pompeia, um dos maiores gênios da literatura brasileira, autor de O Ateneu, o primeiro livro sobre bullying escolar que se tem notícia! Neste vídeo eletrizante, a professora Bianca Campello vai desvendar os bastidores dessa confusão e revelar histórias que ninguém conta na escola!
    ============================================
    APOIE O CANAL
    🪙PIX: literarizandobianca@gmail.com . Muitíssimo obrigada!! 😊😊😊
    🛒Comprando livros e produtos pelo link, você apoia o canal: Amazon: amzn.to/3HyYy2Z
    O Literarizando é o canal mais aprofundado sobre literatura do RUclips. Aqui você encontra videoaulas, leituras comentadas feitas por uma professora com Mestrado em Teoria da Literatura e 20 anos de experiência em sala de aula. Além disso, você vai encontrar também resenhas e análises de livros e de filmes e dicas de leitura.
    Texto e edição: Bianca Campello
    Literarizando nas redes sociais: Instagram: / literarizando_bianca
    Duelo de Raul Pompeia e Olavo Bilac

Комментарии • 7

  • @morganafada2332
    @morganafada2332 3 месяца назад

    Que história… 😮

  • @angelatorquato564
    @angelatorquato564 9 месяцев назад

    A culpa não foi propriamente de Bilac. E esse texto fatídico e a recusa dos jornais ao direito de resposta têm todo jeito de perseguição política, por ele ter apoiado o grupo que estava então fora do poder. Usaram uma questão íntima como pretexto. Que baixaria é a política brasileira, desde sempre!

    • @Literarizando
      @Literarizando  9 месяцев назад +1

      Não mesmo. O Bilac, apesar de ter sido o primeiro a apelar para a agressão pessoal, ainda manteve alguma civilidade. A recusa dos jornais eu não sei se enquadra na questão política porque publicaram o primeiro texto de defesa dele. Acho que pega mais a homofobia mesmo.

  • @Mauricio-zz7yn
    @Mauricio-zz7yn 9 месяцев назад

    MARAVILHOSA!!!