56. Produção intensiva da parte aérea da mandioca - PARTE 1

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 14 дек 2020
  • Saudações Zootécnicas a todos!!!
    Estou de volta e trago novidades aos seguidores do canal DICA DO ZOOTECNISTA!
    Todo mundo sabe que um dos desafios da pecuária de leite e da criação de ovinos e caprinos é produzir no semiárido com custos competitivos, especialmente em função dos altos custos dos grãos (leia-se: farelo de soja e milho).
    Há anos venho estudando as alternativas alimentares para substituir os concentrados proteicos e energéticos na dieta de ruminantes. É uma árdua tarefa, mas nunca desisti.
    Para reduzir custos com grãos, o primeiro passo nós já sabemos, que é produzir forragem em quantidade e qualidade, com fornecimento constante ao longo do ano.
    O segundo é escolher volumosos que apresentem altos valores nutricionais, seja de energia ou de proteína bruta.
    Quanto a fonte de energia, a palma forrageira já demonstrou ser uma das ótimas alternativas para substituir o milho nas dietas. Já sabemos que, cada 13 kg de palma forrageira substitui 1 kg de milho na dieta.
    Faltava encontrar uma fonte de volumoso que apresentasse alta proteína, além de ser também adaptada ao clima semiárido, produtiva e se encaixasse bem em sistema intensivo, inclusive com possibilidade de mecanização. Depois de muita análise, decidi aprofundar e investir no cultivo adensado e irrigado da mandioca, porém com o objetivo para produção da parte área da planta. A meta é obter altas produções e um material com 25% de proteína bruta. Sim, é isso mesmo! 25% de PB! Isso significa que a cada 9kg de parte aérea da mandioca (PAM) pode substituir 1 kg de farelo de Soja na dieta. Bingo!
    Implantei a primeira área em 05/09 e em breve farei o corte de nivelamento aos 120 dias após o plantio. Posteriormente farei cortes sucessivos de 2 em 2 meses, se possível, conduzindo a cultura de forma perene.
    Convido você a conhecer essa proposta, onde mostro desde a implantação da cultura até 96 dias após plantio.
    Em breve, postarei a segunda parte, onde realizarei o corte e farei a avaliação de produção e o processo de ensilagem do material.
    Deixe sua opinião e aproveite e compartilhe nas suas redes sociais. E não esqueça de dar o seu joinha, ok?
    Abraços e até a próxima!
  • НаукаНаука

Комментарии • 850