Na minha cidade rolou um projeto da prefeitura q chamou umas pessoas q fazem grafite pra pintar alguns muros em torno da praça central e alguns painéis colocados em torno da praça só pra isso. Pra além de disso, na praça central sempre teve pixação, com nomes, com frases política, frases ofensivas, declarações de amor... Várias coisas diferentes. Num primeiro momento parece um bagulho feio e tals... Mas quando vc começa a reparar melhor, lendo cada coisa escrita vc se dá conta do tanto de história que aquilo guarda, a quantidade de gente q passou ali, casais apaixonados, pessoas sozinhas mas que tbm estavam apaixonadas, melhores amigos, pessoas cheias de raiva, pessoas em um momento de tristeza e solidao, pessoas chapadas, pessoas sóbrias, solitários e grupinhos, pessoas que passaram por ali nos mais diversos horários e contextos. É muito doido pensar nesse monte de gente que passou por ali.
Esse vídeo é a prova cabal que a única interseção que eu tenho com o desce a letra é o ódio ao bolsonarismo. Porque relativizar pixação é a coisa mais ridícula que eu já vi...
Espera, eu tenho que gostar que um estranho venha e imponha a sua "arte" no meu espaço no muro da casa que eu trabalhei a vida inteira pra construir? Não.
Tenho que discordar muito disso, eu moro em favela, mas sou contra pixação, a pessoa constrói a casa dela, com todo esforço, o sonho da pessoa é deixar a casa dela do jeitinho dela, aí vem um cara e pixa. Brother eu sou a favor de você implantar projetos de arte e cultura em favelas pra pessoas que não tem acesso, mas brother tua adrenalina não justifica estragar meu muro
Se não acontecer nenhuma tragédia, o muro vai continuar de pé, cumprindo seu propósito. A gente não pode dizer o mesmo das pessoas... A gente pode até não chamar esse sistema de tragédia, apesar de que é. Posso citar a fome, a violência, o racismo, que não tem diretamente a ver com pixar um muro - mas tem tudo a ver. A sociedade ignora esses problemas, enquanto explora as vítimas e também as pessoas que testemunham esses problemas de perto, no dia a dia. Cada pessoa, no ímpeto da expressão e da autoafirmação, encontra uma forma de escancarar essas realidades e identidades para o mundo, ou para quem quer que passe por uma rua. O pixo acabou se tornando, como diz o nome do vídeo, uma identidade cultural, mais uma opção para pessoas se reconhecerem. No pouco entendimento que tenho, o pixo não é pra ser bonito, é pra incomodar mesmo. O pixo é uma consequência da supressão diária e sistêmica de vozes de diversas pessoas, que não encontram outros espaços para canalizarem suas angústias, suas identidades e suas autoafirmações. É justamente por tanta gente que não tá sendo vista que ele surge. Com o tempo, o pixo também foi adquirindo outras funções entre os pixadores, mas também serve como uma disputa visual diante de um sistema que entope as ruas com anúncios, placas, avisos e imagens que remetem a um mundo idealizado pelo imaginário capitalista. Um imaginário que silencia pessoas o tempo todo. É ridículo pensar que a sociedade se importa muito mais com a propriedade privada do que com as pessoas. Por mais que seja legítimo uma pessoa sonhar com uma casa com o muro perfeito, é preciso sim que existam formas de lembrar as pessoas que elas são mais importantes que objetos ou propriedades. Até pouco tempo atrás, a nossa Constituição protegia muito mais as posses do que as pessoas. O pixo não é pra ser certo, mas o que é o pixo diante de coisas muito piores que a nossa sociedade normaliza todos os dias? A gente vai ficar preocupado com muros enquanto tem tantos valores invertidos por ai? O pixo deixa a cidade feia? Mas tem coisa mais feia que as pessoas pisando umas nas outras pra se sentirem melhores? Tem coisa mais feia que a exploração? A violência? A intolerância? O pixo não resolve nada, é claro. Mas o silêncio, a inação, a ignorância autoimposta, também não. Reclamar do pixo também, dá no mesmo...
Po, mano, então pede ao dono do local pra poder pixar a parede dele. Só fazer isso pq quer acho certo não. E entendo a parte de querer mostrar um talento, se revelar enquanto artista, etc.
Mas pixador não quer ser artista, não quer mostrar talento. Pixador quer fazer o corre dele, tem pixador que faz quadro pra galeria e os cara separam as coisas, pixo não é arte é contracultura.
"Eu sou o primeiro ritmo que tornou pretos ricos. O primeiro ritmo q tornou pretos livres. Td q quando era preto era do demônio e virou branco, passou a ser aceito, eu vou chamar de blues. O samba é blues, o rock é blues, o jazz é blues, eu sou o Exu do Blues. É isso, entenda, Jesus é Blues."
Olha, vou discordar disso demais, não é certo depredar o patrimônio das pessoas, principalmente trabalhador, trabalhar a semana inteira sendo explorado e sem boa perspectiva de futuro, pra chegar em casa e ver a porra do portao da parede pichado qnd chega é uma desgraça a mais adicionada.
Logo vcs que querem regular a porra toda, agora vem querer dizer que pichar patrimomio publico ou privado é OK??? O prorio Load admitiu que a graça da parada é a Adrenalina de fazer isso enquanto a polícia está perto. Isso é puro vandalismo. Nao tem nada de arte nisso. Não forcem a barra pra justificar o injustificável.
E o papo de que a liberdade de cada um termina onde começa a liberdade do outro? Não há defesa clara para o pixo, tem o fator social e tal mas a justificativa não consegue se sustentar, desculpe não consigo concordar com isso
@@TOM-or2zf não precisa se vitimizar ou protestar pela criminalização, é assim que funciona a sociedade -.- Como falei não há defesa, não há argumento.
@@TOM-or2zfé justo que o "movimento" seja contra outro trabalhador tão ferrado quanto você? A nossa luta tem que ser contra quem tá em cima e não contra os nossos.
então a liberdade de expressão de uma galera vale mais que a propriedade privada de pessoas que vão ter que gastar dinheiro parar cobrir esses rabiscos?não passam de um bando de gente carente e revoltada por atenção que não tem o minimo de respeito e empatia pelo outro
Você não tá tendo empatia também. Cada caso é um caso, cara. Tem tantas aspas no que você escreveu, só mostra falta de empatia, e falta de um conhecimento da cultura de rua e de pedagogia. "propriedade privada"... "pessoas que vão ter que gastar dinheiro"... "bando de gente que"... Outro papo: Se são carentes e revoltados, então existe uma carência e uma revolta. Não seria melhor entender essa carência e essa revolta antes de julgar? Não vou entrar nem no quesito artístico, mas espero que isso tenha aberto sua cabeça um pouco.
@@draven05 empatia com quem não tem empatia?vc vem aqui querer falar de motivos e conhecimento de cultura? Muito pelo contrário,eu leio e entendo plenamente os motivos e processos sociais/culturais envolvidos, só que nada disso justifica vandalismo,que não leva a lugar nenhum,e que se iguala a uma birra de criança(pichador)que quer chamar atenção do pai(estado,sociedade)da pior maneira possível,só gerando ódio da população que de maneira geral abomina esses atos.No fim como dito no vídeo,não passa de uma maneira de despertar adrenalina com desculpas ideologicas.Enfim, espero que abra sua mente
@@matclc1 São casos e casos. Tá colocando todo mundo no mesmo quadrado. Ta tratando os adolescentes como se fossem todos iguais. Empatia é se colocar no lugar do próximo, independente que ele saiba agir da mesma forma. É ser exemplo. Sua leitura sobre o assunto ou participação cultural não são suficientes, não justificam e nem dão créditos ao que você comentou sobre o assunto. Que movimento cultural você participa? me indica ae, por favor. O que você leu sobre assunto? Me manda a referência, por favor.
Uma coisa é falar do fenômeno e os múltiplos motivos de ocorrer, outra é querer relativizar apenas pra um lado. Vocês sempre ficam em um nível raso. Lembrem que muitos que "são pixados" não são pessoas ricas. E não tenho nada contra desde que seja autorizado.
Para mim é questão de influência política. Tem entrevista de pixador dizendo que faz o que faz para atacar o "sistema", mas não sabe explicar o que o "sistema" é. Muita gente nos comentários de podcasts e documentários sobre pixo aqui no youtube diz que pixava para se exibir, sem a menor consciência política. O pixador político existe, mas muita gente só quer se exibir para os colegas, e não protestar contra nada. Então, tentam fazer com que todos os pixadores e pichadores sejam comunistas/socialistas. Mas não é a realidade.
Mano discordo um pouco do load, pq não é só quem ta a 50 anos nem só quem faz evento, qualquer um em qualquer lugar pode jogar um nome na parede em qualquer parede isso vai da visão e da vontade do indivíduo, pra mim sempre vai ser um ato de rebeldia e q eu apoio pra crl
Caralho mas o papo passou LONGE de muita gente aqui nos comentários hein Tanto de gente com discurso razo e puritano, ou ainda trazendo isso pra esfera individual sendo que o papo é coletivo, movimento cultural e transgressor Ninguém ta pedindo para você gostar do pixo na sua parede de casa, o tema é entender a história por trás do pixo e do movimento, que não são coisas aleatórias pixadas, tem todo um significado e origem
O problema que eles expandiram o discurso para todos sobre quem não gosta do seu muro pixado etc e tal. Caguei se o Load deixou espaço no muro dele com tag do Rashid. E o deboche sobre quem fala "e o seu muro" é pq muitos pixadores não deixam os das suas casas serem pixados. Eles não debateram o fenômeno de modo amplo, relativizaram apenas para um lado.
Pixacao acho paia demais. Monte de "letra"preta nada a ver. Agora quando a galera faz desenhos mesmo, pintando e todo, dou valor demais. Deixa cidade linda e colorida.
"Depois que se descobre o salário de um juiz, se para de julgar de graça" - Frase pika!
E digo mais: Frase pika do Kid. kkkkk
Vou usar (a frase).
A sua Expressão de ideias por meio da arte não pode invadir o espaço do outro indivíduo, isso deveria ser óbvio para qualquer um!
Na minha cidade rolou um projeto da prefeitura q chamou umas pessoas q fazem grafite pra pintar alguns muros em torno da praça central e alguns painéis colocados em torno da praça só pra isso. Pra além de disso, na praça central sempre teve pixação, com nomes, com frases política, frases ofensivas, declarações de amor... Várias coisas diferentes. Num primeiro momento parece um bagulho feio e tals... Mas quando vc começa a reparar melhor, lendo cada coisa escrita vc se dá conta do tanto de história que aquilo guarda, a quantidade de gente q passou ali, casais apaixonados, pessoas sozinhas mas que tbm estavam apaixonadas, melhores amigos, pessoas cheias de raiva, pessoas em um momento de tristeza e solidao, pessoas chapadas, pessoas sóbrias, solitários e grupinhos, pessoas que passaram por ali nos mais diversos horários e contextos. É muito doido pensar nesse monte de gente que passou por ali.
"Arte é qualquer coisa que rouba sua brisa" - Comics, Load.
Que "faz" a sua brisa se pa que seria mais adequado
Esse vídeo é a prova cabal que a única interseção que eu tenho com o desce a letra é o ódio ao bolsonarismo. Porque relativizar pixação é a coisa mais ridícula que eu já vi...
Espera, eu tenho que gostar que um estranho venha e imponha a sua "arte" no meu espaço no muro da casa que eu trabalhei a vida inteira pra construir? Não.
Tenho que discordar muito disso, eu moro em favela, mas sou contra pixação, a pessoa constrói a casa dela, com todo esforço, o sonho da pessoa é deixar a casa dela do jeitinho dela, aí vem um cara e pixa. Brother eu sou a favor de você implantar projetos de arte e cultura em favelas pra pessoas que não tem acesso, mas brother tua adrenalina não justifica estragar meu muro
Se não acontecer nenhuma tragédia, o muro vai continuar de pé, cumprindo seu propósito. A gente não pode dizer o mesmo das pessoas...
A gente pode até não chamar esse sistema de tragédia, apesar de que é. Posso citar a fome, a violência, o racismo, que não tem diretamente a ver com pixar um muro - mas tem tudo a ver. A sociedade ignora esses problemas, enquanto explora as vítimas e também as pessoas que testemunham esses problemas de perto, no dia a dia. Cada pessoa, no ímpeto da expressão e da autoafirmação, encontra uma forma de escancarar essas realidades e identidades para o mundo, ou para quem quer que passe por uma rua. O pixo acabou se tornando, como diz o nome do vídeo, uma identidade cultural, mais uma opção para pessoas se reconhecerem.
No pouco entendimento que tenho, o pixo não é pra ser bonito, é pra incomodar mesmo. O pixo é uma consequência da supressão diária e sistêmica de vozes de diversas pessoas, que não encontram outros espaços para canalizarem suas angústias, suas identidades e suas autoafirmações. É justamente por tanta gente que não tá sendo vista que ele surge. Com o tempo, o pixo também foi adquirindo outras funções entre os pixadores, mas também serve como uma disputa visual diante de um sistema que entope as ruas com anúncios, placas, avisos e imagens que remetem a um mundo idealizado pelo imaginário capitalista. Um imaginário que silencia pessoas o tempo todo.
É ridículo pensar que a sociedade se importa muito mais com a propriedade privada do que com as pessoas. Por mais que seja legítimo uma pessoa sonhar com uma casa com o muro perfeito, é preciso sim que existam formas de lembrar as pessoas que elas são mais importantes que objetos ou propriedades. Até pouco tempo atrás, a nossa Constituição protegia muito mais as posses do que as pessoas.
O pixo não é pra ser certo, mas o que é o pixo diante de coisas muito piores que a nossa sociedade normaliza todos os dias? A gente vai ficar preocupado com muros enquanto tem tantos valores invertidos por ai? O pixo deixa a cidade feia? Mas tem coisa mais feia que as pessoas pisando umas nas outras pra se sentirem melhores? Tem coisa mais feia que a exploração? A violência? A intolerância?
O pixo não resolve nada, é claro. Mas o silêncio, a inação, a ignorância autoimposta, também não. Reclamar do pixo também, dá no mesmo...
@@momarekpqp maluco, faz um filme da próxima
@@vitorlima6021 pra que? pra você? kkkkkkkk
@@momarek mas quem é vc para decidir qual o propósito do muro? A pessoa pode ter colocado o muro lá porque gosta da estética do muro.
@@Guilherme5988 muro serve pra que mesmo?
viva a pixação!
Po, mano, então pede ao dono do local pra poder pixar a parede dele. Só fazer isso pq quer acho certo não. E entendo a parte de querer mostrar um talento, se revelar enquanto artista, etc.
Mas pixador não quer ser artista, não quer mostrar talento. Pixador quer fazer o corre dele, tem pixador que faz quadro pra galeria e os cara separam as coisas, pixo não é arte é contracultura.
"Eu sou o primeiro ritmo que tornou pretos ricos. O primeiro ritmo q tornou pretos livres. Td q quando era preto era do demônio e virou branco, passou a ser aceito, eu vou chamar de blues. O samba é blues, o rock é blues, o jazz é blues, eu sou o Exu do Blues. É isso, entenda, Jesus é Blues."
O samba não é blues, o samba é samba. Eu entendo o verso, mas não gosto dessa associação baseado numa cultura estrangeira.
Olha, vou discordar disso demais, não é certo depredar o patrimônio das pessoas, principalmente trabalhador, trabalhar a semana inteira sendo explorado e sem boa perspectiva de futuro, pra chegar em casa e ver a porra do portao da parede pichado qnd chega é uma desgraça a mais adicionada.
Logo vcs que querem regular a porra toda, agora vem querer dizer que pichar patrimomio publico ou privado é OK??? O prorio Load admitiu que a graça da parada é a Adrenalina de fazer isso enquanto a polícia está perto. Isso é puro vandalismo. Nao tem nada de arte nisso. Não forcem a barra pra justificar o injustificável.
xopi golo toexis
E o papo de que a liberdade de cada um termina onde começa a liberdade do outro? Não há defesa clara para o pixo, tem o fator social e tal mas a justificativa não consegue se sustentar, desculpe não consigo concordar com isso
nao precisa concordar, simplesmente é assim é o movimento
@@TOM-or2zf não precisa se vitimizar ou protestar pela criminalização, é assim que funciona a sociedade -.-
Como falei não há defesa, não há argumento.
@@TOM-or2zfé justo que o "movimento" seja contra outro trabalhador tão ferrado quanto você? A nossa luta tem que ser contra quem tá em cima e não contra os nossos.
então a liberdade de expressão de uma galera vale mais que a propriedade privada de pessoas que vão ter que gastar dinheiro parar cobrir esses rabiscos?não passam de um bando de gente carente e revoltada por atenção que não tem o minimo de respeito e empatia pelo outro
Você não tá tendo empatia também. Cada caso é um caso, cara. Tem tantas aspas no que você escreveu, só mostra falta de empatia, e falta de um conhecimento da cultura de rua e de pedagogia. "propriedade privada"... "pessoas que vão ter que gastar dinheiro"... "bando de gente que"... Outro papo: Se são carentes e revoltados, então existe uma carência e uma revolta. Não seria melhor entender essa carência e essa revolta antes de julgar? Não vou entrar nem no quesito artístico, mas espero que isso tenha aberto sua cabeça um pouco.
@@draven05 empatia com quem não tem empatia?vc vem aqui querer falar de motivos e conhecimento de cultura? Muito pelo contrário,eu leio e entendo plenamente os motivos e processos sociais/culturais envolvidos, só que nada disso justifica vandalismo,que não leva a lugar nenhum,e que se iguala a uma birra de criança(pichador)que quer chamar atenção do pai(estado,sociedade)da pior maneira possível,só gerando ódio da população que de maneira geral abomina esses atos.No fim como dito no vídeo,não passa de uma maneira de despertar adrenalina com desculpas ideologicas.Enfim, espero que abra sua mente
@@matclc1 São casos e casos. Tá colocando todo mundo no mesmo quadrado. Ta tratando os adolescentes como se fossem todos iguais. Empatia é se colocar no lugar do próximo, independente que ele saiba agir da mesma forma. É ser exemplo. Sua leitura sobre o assunto ou participação cultural não são suficientes, não justificam e nem dão créditos ao que você comentou sobre o assunto. Que movimento cultural você participa? me indica ae, por favor. O que você leu sobre assunto? Me manda a referência, por favor.
Pixa sua casa
Load cirurgico!
PRECISO!
Uma coisa é falar do fenômeno e os múltiplos motivos de ocorrer, outra é querer relativizar apenas pra um lado. Vocês sempre ficam em um nível raso. Lembrem que muitos que "são pixados" não são pessoas ricas. E não tenho nada contra desde que seja autorizado.
Salve
pixo logo existo
Pixaçao é sujeira. Grafite é arte.
NÃO existe grafite sem o pixo. NÃO existiria grafite, se não fosse o pixo.
@@J074VE foda-$3. Então que os puxadores evoluam. Pq essa poha é sujeira.
Para mim é questão de influência política. Tem entrevista de pixador dizendo que faz o que faz para atacar o "sistema", mas não sabe explicar o que o "sistema" é. Muita gente nos comentários de podcasts e documentários sobre pixo aqui no youtube diz que pixava para se exibir, sem a menor consciência política. O pixador político existe, mas muita gente só quer se exibir para os colegas, e não protestar contra nada.
Então, tentam fazer com que todos os pixadores e pichadores sejam comunistas/socialistas. Mas não é a realidade.
Mano discordo um pouco do load, pq não é só quem ta a 50 anos nem só quem faz evento, qualquer um em qualquer lugar pode jogar um nome na parede em qualquer parede isso vai da visão e da vontade do indivíduo, pra mim sempre vai ser um ato de rebeldia e q eu apoio pra crl
Caralho mas o papo passou LONGE de muita gente aqui nos comentários hein
Tanto de gente com discurso razo e puritano, ou ainda trazendo isso pra esfera individual sendo que o papo é coletivo, movimento cultural e transgressor
Ninguém ta pedindo para você gostar do pixo na sua parede de casa, o tema é entender a história por trás do pixo e do movimento, que não são coisas aleatórias pixadas, tem todo um significado e origem
O problema que eles expandiram o discurso para todos sobre quem não gosta do seu muro pixado etc e tal. Caguei se o Load deixou espaço no muro dele com tag do Rashid. E o deboche sobre quem fala "e o seu muro" é pq muitos pixadores não deixam os das suas casas serem pixados. Eles não debateram o fenômeno de modo amplo, relativizaram apenas para um lado.
Pixacao acho paia demais. Monte de "letra"preta nada a ver. Agora quando a galera faz desenhos mesmo, pintando e todo, dou valor demais. Deixa cidade linda e colorida.
Tenta procurar o trabalho do Negromia, talvez vc mude a sua opinião.