Você tem razão Yoyo. Moro aqui no Japão e aconteceu um caso de um brasileiro na empresa em que trabalho que na época pediu uma indicação para um japonês que fazia "um extra" (famoso Baito) e após conseguir um trabalho na empresa deste japonês, ficou menos de uma semana e saiu sem dar explicação. O japonês que é um cara bem calmo ficou furioso, principalmente por causa da cultura da confiança entre eles e me disse que jamais indicaria um brasileiro para qualquer trabalho no futuro. É oque eu digo, o principal inimigo do brasileiro são os próprios brasileiros. Por estas e outras que o Brasil não vai para frente.
Isso é muito triste. Infelizmente uma coisa "comum" dos brasileiros, simplesmente sumir dessa forma. Já tive isso aqui, trouxe um BR pra empresa e o guri desapareceu com 2 semanas de trabalho. Ate hoje os caras lembram disso e zoam de mim kkk
Eu comecei estudar programação recentemente e escolhi ser desenvolvedor Android usando a linguagem Kotlin, estou no meu quarto mês de estudo e quando terminar minha formação pretendo conseguir um trabalho aqui no Brasil e depois que estiver com muita experiência pretendo comprar uma passagem e viajar para o papão. Quero muito morar nesse pais.
Como esta aprendendo, é bom ter um foco, no seu caso é Android. Esta otimo. Aprende, trabalha com isso, abre a mente pra poder fazer outras coisas e outras linguagens que você vai conseguir servico em qualquer lugar.
faço engenharia de software, e comecei como analista de dados junior, recentemente. Estou adquirindo experiência e logo menos almejo encontrar uma vaga no Japão.
Tá faltando um pouco de verdade ae no que vc está falando… independente do grau de nível de programação seja Back ou front, todas as empresas japonesas pedem nível de nihongo de pelo o menos 50% independente do seu nível de inglês. Eu moro aqui no Japão e sou bacharelado em sistemas de informação e ainda pros graduação, trabalho com inúmeras linguagens de programação e em todas as empresas que tive acesso, pedem nível de japonês 50% pra cima. Então é importante vc falar 🗣️ a verdade para os seus inscritos.
Só falo nos videos o que conheço e passo no meu dia dia. Concordo com o que você esta falando, a grande maioria das empresas pedem sim Japones, porém existe um mercado até que grandinho que conrata estrangeiros sem japones. Depende de onde voce procura e do seu nivel de conhecimento tecnico. Meu nivel de japones sempre foi muito duvidoso, não posso nem dizer que sou nivel intermediario-avançado. No final, minhas habilidades falam mais alto do que o idioma.
Sou tec. em meio ambiente e fluente em inglês, estagiei em uma reserva ambiental e desenvolvia projetos ligados a preservação ambiental em escolas de ensino fundamental, vi que no visto de habilidades especiais tem "agricultura" como modalidade , tendo em vista que agricultura afeta e tem ligação direta com o meio ambiente , teria alguma possibilidade de conseguir o visto na minha área?
Sim tem. Inclusive é uma area com muitos incentivos do governo, vale a pena você procurar mais a respeito na embaixada (não consulado) em Brasilia, pois eles sempre tem informações mais "corretas"
Muito bom o vídeo. Tem alguma recomendação de onde conseguir conhecer pessoas para indicação? Também sou programador, atualmente atuo dando manutenção em um sistema ERP para várias empresas. Estou estudando o idioma e tenho planos sérios de ir para o Japão até o fim da década, seria bom conhecer alguém que pudesse ajudar nesse início.
O mais "facil" é estar aqui. Japones ainda prefere ter os funcionários por perto. Claro que existem empresas que contratam funcionarios de fora, mas é mais dificil. Não tem muito o que fazer, tem que colocar a mochila nas costas e fazer o maximo de entrevistas que conseguir.
Atualmente tenho 24 anos (25 mês que vem), e tenho o sonho de morar no Japão. Sou desenvolvedor .NET Jr e também mexo com SQL Server. Estou pensando em ingressar no técnologo de análise e desenvolvimento de sistemas e quando terminar (lá pelos meus 27) ir para o Japão, nesse momento eu provavelmente já teria uma senioridade maior na minha stack. O que vc acha? Ir como turista e procurar emprego é melhor do que ir por essas escolas de japonês tipo livingjapan e gogo nihon?
Opa, Da uma olhada no video abaixo, é mais atualizado. Mas, pra você vir pra ca, precisa ter experiencia pratica, se o curso que você quer fazer vai te dar essa experiencia pratica, dai vale a pena, se não, eu nao faria ruclips.net/video/g55qmwcbCXA/видео.html
@@ticomyoyo Eu assisti esse vídeo Yoyo, muito bom. Você disse que não conhece casos de sucesso concretos de pessoas que foram por intercâmbio e ficaram. Na minha cabeça, me parece a única opção viável por conta do visto de estudante, do ensino de japonês, e do auxílio na parte de buscar emprego após a 'conclusão' dos estudos. Eu provavelmente vou fazer dessa forma, juntar bastante dinheiro, fazer um bacharel e ir, seja como turista pra procurar emprego ou intercâmbio de escola de idiomas. O problema de ir como turista yoyo, é que nao tem muito auxilio saca? como vou procurar emprego? onde vou procurar? apesar de ser uma opção mais barata. O que vc acha da minha stack pro mercado japonês? tem pouca vaga ou tem bastantte até? Sou .NET/SQL Server e no futuro pretendo meter um Angular pra virar Full.
Luiz, Pf não me entenda errado, mas independe da forma que você escolher, você não terá suporte. Mudar de país é uma decisão única e exclusivamente de cada um. Você terá que escolher sua direção e ir. Não existe um método fácil, claro que ouvir quem já fez ajuda, mas no final é algo que depende totalmente de você. Uma coisa você precisa colocar na sua cabeça, quanto mais tempo você demorar, menores serão suas chances de conseguir vir pra cá. Tudo vai apenas ficar mais difícil, sua motivação vai diminuindo, você pode encontrar alguém aí que vai te fazer mudar de ideia, sua família vai ficar mais velha e provavelmente precisar do seu auxílio. Mas enfim, ninguém nunca vai estar preparado, até hoje eu não me sinto preparado para trabalhar com japoneses, mas aqui estou, só faço, o não eu já tenho. Vir pra cá como turista ou estudante não importa, desde que você venha decido a ficar. Não adianta vir como estudante, não sair da escola, só ter amigos estrangeiros que no final você vai voltar pra casa frustrado. E por último, esquece esse negócio de “sua stack”. Aprenda a base da programação, seja stack agnóstico, daí sim você vai conseguir serviço aqui.
Eu no momento faço o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e por ser um curso tecnólogo o Japão não reconhece como ensino superior, logo a probabilidade do visto de trabalho ser aceito seria baixo. Gostaria de saber se você conhece alguém que possui um curso de tecnólogo e trabalha no Japão, desde já agradeço.
Eu conheço um cara que nem tem curso superior e trabalha no Japão.. eu. Se voce tiver um portfolio legal, e for bom, faculdade é a ultima coisa que importa.
Oi Yoyo! Esbarrei no seu canal e estou gostando das suas dicas! Eu estou tentando me informar o máximo possivel pra poder ir pro japão, já que não sou descendente e nem cônjuge :'( Meu plano primário era fazer letras aqui no BR pra dar aulas para estrangeiros ai no JP, mas creio que não valeria muito (no quesito de diploma), acho que certificação de ingles e japones pesaria mais. Me falaram que o mercado de tradução também é uma boa. Já tentei aprender a programar mas eu sou ilustradora, então não combinou hahahaha e pensei em enfermaria, mas eu sou do tipo que passa mal com sangue, então eu estou bem limitada a opções :( Consegue me dar uma luz? Valeu!
Hello, desculpa a demora. Me perdi nas notificações. Se for pra ensinar, você provavelmente vai precisar tirar as certificações aqui, se não me engano basta fazer uma prova (eu acho). Não é o fim do mundo, mas precisa ter japonês. Se vc ainda for nova e tem disposição pra estudar, sugiro o MEXT, é a forma mais "fácil". Agora vc sendo ilustradora, até que tem serviço aqui e não é tãooo difícil assim, eles contratam bastante, principalmente se vc souber desenhar estilo anime meio hentai. Quando trabalhei na indústria de jogos aqui, sempre achei tudo muito hentai da conta. Agora se vc for mais pro lado de designer, aí tem serviço pra caramba tbm. Aparece no Instagram, por lá sempre vejo com mais frequência.
Mano eu comecei a estudar Análise e Desenvolvimento de sistemas, se caso um dia ir pro Japão e mostrar meu diploma de Técnólogo, eles podem considerar a minha fromação?
Dificilmente vai servir pra algo por aqui. Se fosse um curso de uma federal até poderia ser, pois eles valorizam as federais. No final, suas habilidades vão falar mais alto
até onde eu sei (e vi), tem que sair do pais pra dar entrada no visto de trabalho. Dependendo da provincia é um processo demorado, o meu por exemplo, levou 1 semana pra sair a elegibilidade, enviamos pelos correios, no Brasil levei na embaixada e levou mais um tempinho pra sair o visto.
E o meu é "rapido" por alguns motivos: 1. Visto de conjuge 2. Na época era casado ha mais de 10 anos e isso influencia muito 3. Sou de Brasilia, na embaixada é tudo muito mais rápido.
Não é possivel, a nao ser que voce case com um japones/descendente. Se tiver com visto de estudante, até da, mas quando terminar o visto, nao vai conseguir renovar e continuar
Yoyo, seguinte: eu to ainda na faculdade e quando terminar pretendo ir pro Japão principalmente pra desenvolvimento de games, mas se não tiver muitas vagas eu também vou procurar por web que é a área que trabalho atualmente. Dá pra conseguir de boa nas duas áreas ou games já tá meio cheio aí no japão? Valeu mano!
Está mudando. E além disso, os salários de programação aqui já estão bem acima da média do país, programador ganha bem pra caramba comparado com outras profissões
Sim, pediu, no caso desse rapaz ele achou um serviço no Brasil e ficou por ai mesmo. Cultura aqui não é fácil, trabalhar em ambiente 100% japones não é pra qualquer um não.
Você tem razão Yoyo. Moro aqui no Japão e aconteceu um caso de um brasileiro na empresa em que trabalho que na época pediu uma indicação para um japonês que fazia "um extra" (famoso Baito) e após conseguir um trabalho na empresa deste japonês, ficou menos de uma semana e saiu sem dar explicação. O japonês que é um cara bem calmo ficou furioso, principalmente por causa da cultura da confiança entre eles e me disse que jamais indicaria um brasileiro para qualquer trabalho no futuro. É oque eu digo, o principal inimigo do brasileiro são os próprios brasileiros. Por estas e outras que o Brasil não vai para frente.
Isso é muito triste. Infelizmente uma coisa "comum" dos brasileiros, simplesmente sumir dessa forma.
Já tive isso aqui, trouxe um BR pra empresa e o guri desapareceu com 2 semanas de trabalho. Ate hoje os caras lembram disso e zoam de mim kkk
Eu comecei estudar programação recentemente e escolhi ser desenvolvedor Android usando a linguagem Kotlin, estou no meu quarto mês de estudo e quando terminar minha formação pretendo conseguir um trabalho aqui no Brasil e depois que estiver com muita experiência pretendo comprar uma passagem e viajar para o papão.
Quero muito morar nesse pais.
è meu objetivo tbm , sou desenvovedor junior com django .cola ai , para trocar conhecimento sobre a programacao , ingles etc
n coloquei acentuação pq meu teclado è padrao americano kkkkkkkkkkkkkkk
Como esta aprendendo, é bom ter um foco, no seu caso é Android. Esta otimo.
Aprende, trabalha com isso, abre a mente pra poder fazer outras coisas e outras linguagens que você vai conseguir servico em qualquer lugar.
faço engenharia de software, e comecei como analista de dados junior, recentemente. Estou adquirindo experiência e logo menos almejo encontrar uma vaga no Japão.
bgd. pelas dicas.....abço...😊😊🥰
Gostei do vídeo
Valeuu
otimo video Yoyo, como sempre sendo informativo
Muito obrigado :D
sempre bom esses vídeos
Valeuuuu
Tá faltando um pouco de verdade ae no que vc está falando… independente do grau de nível de programação seja Back ou front, todas as empresas japonesas pedem nível de nihongo de pelo o menos 50% independente do seu nível de inglês. Eu moro aqui no Japão e sou bacharelado em sistemas de informação e ainda pros graduação, trabalho com inúmeras linguagens de programação e em todas as empresas que tive acesso, pedem nível de japonês 50% pra cima. Então é importante vc falar 🗣️ a verdade para os seus inscritos.
Só falo nos videos o que conheço e passo no meu dia dia. Concordo com o que você esta falando, a grande maioria das empresas pedem sim Japones, porém existe um mercado até que grandinho que conrata estrangeiros sem japones. Depende de onde voce procura e do seu nivel de conhecimento tecnico.
Meu nivel de japones sempre foi muito duvidoso, não posso nem dizer que sou nivel intermediario-avançado. No final, minhas habilidades falam mais alto do que o idioma.
Sou tec. em meio ambiente e fluente em inglês, estagiei em uma reserva ambiental e desenvolvia projetos ligados a preservação ambiental em escolas de ensino fundamental, vi que no visto de habilidades especiais tem "agricultura" como modalidade , tendo em vista que agricultura afeta e tem ligação direta com o meio ambiente , teria alguma possibilidade de conseguir o visto na minha área?
Sim tem. Inclusive é uma area com muitos incentivos do governo, vale a pena você procurar mais a respeito na embaixada (não consulado) em Brasilia, pois eles sempre tem informações mais "corretas"
Muito bom o vídeo. Tem alguma recomendação de onde conseguir conhecer pessoas para indicação?
Também sou programador, atualmente atuo dando manutenção em um sistema ERP para várias empresas. Estou estudando o idioma e tenho planos sérios de ir para o Japão até o fim da década, seria bom conhecer alguém que pudesse ajudar nesse início.
O mais "facil" é estar aqui. Japones ainda prefere ter os funcionários por perto. Claro que existem empresas que contratam funcionarios de fora, mas é mais dificil.
Não tem muito o que fazer, tem que colocar a mochila nas costas e fazer o maximo de entrevistas que conseguir.
Atualmente tenho 24 anos (25 mês que vem), e tenho o sonho de morar no Japão. Sou desenvolvedor .NET Jr e também mexo com SQL Server. Estou pensando em ingressar no técnologo de análise e desenvolvimento de sistemas e quando terminar (lá pelos meus 27) ir para o Japão, nesse momento eu provavelmente já teria uma senioridade maior na minha stack. O que vc acha?
Ir como turista e procurar emprego é melhor do que ir por essas escolas de japonês tipo livingjapan e gogo nihon?
Opa,
Da uma olhada no video abaixo, é mais atualizado. Mas, pra você vir pra ca, precisa ter experiencia pratica, se o curso que você quer fazer vai te dar essa experiencia pratica, dai vale a pena, se não, eu nao faria
ruclips.net/video/g55qmwcbCXA/видео.html
@@ticomyoyo Eu assisti esse vídeo Yoyo, muito bom.
Você disse que não conhece casos de sucesso concretos de pessoas que foram por intercâmbio e ficaram. Na minha cabeça, me parece a única opção viável por conta do visto de estudante, do ensino de japonês, e do auxílio na parte de buscar emprego após a 'conclusão' dos estudos.
Eu provavelmente vou fazer dessa forma, juntar bastante dinheiro, fazer um bacharel e ir, seja como turista pra procurar emprego ou intercâmbio de escola de idiomas. O problema de ir como turista yoyo, é que nao tem muito auxilio saca? como vou procurar emprego? onde vou procurar? apesar de ser uma opção mais barata.
O que vc acha da minha stack pro mercado japonês? tem pouca vaga ou tem bastantte até? Sou .NET/SQL Server e no futuro pretendo meter um Angular pra virar Full.
Luiz,
Pf não me entenda errado, mas independe da forma que você escolher, você não terá suporte. Mudar de país é uma decisão única e exclusivamente de cada um. Você terá que escolher sua direção e ir. Não existe um método fácil, claro que ouvir quem já fez ajuda, mas no final é algo que depende totalmente de você.
Uma coisa você precisa colocar na sua cabeça, quanto mais tempo você demorar, menores serão suas chances de conseguir vir pra cá. Tudo vai apenas ficar mais difícil, sua motivação vai diminuindo, você pode encontrar alguém aí que vai te fazer mudar de ideia, sua família vai ficar mais velha e provavelmente precisar do seu auxílio.
Mas enfim, ninguém nunca vai estar preparado, até hoje eu não me sinto preparado para trabalhar com japoneses, mas aqui estou, só faço, o não eu já tenho.
Vir pra cá como turista ou estudante não importa, desde que você venha decido a ficar. Não adianta vir como estudante, não sair da escola, só ter amigos estrangeiros que no final você vai voltar pra casa frustrado.
E por último, esquece esse negócio de “sua stack”. Aprenda a base da programação, seja stack agnóstico, daí sim você vai conseguir serviço aqui.
@@ticomyoyo Olá amigo, eu já me decidi. Vou em abril de 2027 pela living Japão com visto de estudante.
Boa
Eu no momento faço o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e por ser um curso tecnólogo o Japão não reconhece como ensino superior, logo a probabilidade do visto de trabalho ser aceito seria baixo. Gostaria de saber se você conhece alguém que possui um curso de tecnólogo e trabalha no Japão, desde já agradeço.
Eu conheço um cara que nem tem curso superior e trabalha no Japão.. eu.
Se voce tiver um portfolio legal, e for bom, faculdade é a ultima coisa que importa.
O Japão é mais carente por uma linguagem de programação expecífica, ou todas as linguagens estão em alta por aí?
A carência aqui é por desenvolvedores, linguagem não importa muito não.
@@ticomyoyo eu quero ir para la
Boa
Oi Yoyo! Esbarrei no seu canal e estou gostando das suas dicas! Eu estou tentando me informar o máximo possivel pra poder ir pro japão, já que não sou descendente e nem cônjuge :'( Meu plano primário era fazer letras aqui no BR pra dar aulas para estrangeiros ai no JP, mas creio que não valeria muito (no quesito de diploma), acho que certificação de ingles e japones pesaria mais. Me falaram que o mercado de tradução também é uma boa.
Já tentei aprender a programar mas eu sou ilustradora, então não combinou hahahaha e pensei em enfermaria, mas eu sou do tipo que passa mal com sangue, então eu estou bem limitada a opções :( Consegue me dar uma luz? Valeu!
Hello, desculpa a demora. Me perdi nas notificações.
Se for pra ensinar, você provavelmente vai precisar tirar as certificações aqui, se não me engano basta fazer uma prova (eu acho). Não é o fim do mundo, mas precisa ter japonês.
Se vc ainda for nova e tem disposição pra estudar, sugiro o MEXT, é a forma mais "fácil".
Agora vc sendo ilustradora, até que tem serviço aqui e não é tãooo difícil assim, eles contratam bastante, principalmente se vc souber desenhar estilo anime meio hentai. Quando trabalhei na indústria de jogos aqui, sempre achei tudo muito hentai da conta. Agora se vc for mais pro lado de designer, aí tem serviço pra caramba tbm.
Aparece no Instagram, por lá sempre vejo com mais frequência.
Infelizmente a realidade não é bem assim, a não ser que vc seja prof de escola do governo.
Quais linguagem ou áreas na programação vc acham mais fácil para conseguir uma vaga ai?
Javascript (react e Vue) , mysql e Ruby on rails
Tem trabalho para mainframe IBM ?
Essa area eu nao sei dizer.
Mano eu comecei a estudar Análise e Desenvolvimento de sistemas, se caso um dia ir pro Japão e mostrar meu diploma de Técnólogo, eles podem considerar a minha fromação?
Dificilmente vai servir pra algo por aqui. Se fosse um curso de uma federal até poderia ser, pois eles valorizam as federais.
No final, suas habilidades vão falar mais alto
qual area da TI vc acredita que tem mais demanda pelo japao?
opa, da uma olhada nesse video aqui
ruclips.net/video/voC0T3moZKU/видео.html
@@ticomyoyo muito obrigado amigo, estou muito focado em seguir carreira como desenvolvimento web
boaaa
Quando vai abrir o curso? tentei entrar na plataforma e estava off
Nós encerramos os cursos, agora vamos ficar com dicas de mercado por aqui mesmo.
Bora ganhar XP
com certeza
Mas e no caso se algum programador fosse com o visto de estudante, será que ele precisaria sair do país também ou seria só atualizar o Zaryu Card?
até onde eu sei (e vi), tem que sair do pais pra dar entrada no visto de trabalho.
Dependendo da provincia é um processo demorado, o meu por exemplo, levou 1 semana pra sair a elegibilidade, enviamos pelos correios, no Brasil levei na embaixada e levou mais um tempinho pra sair o visto.
E o meu é "rapido" por alguns motivos:
1. Visto de conjuge
2. Na época era casado ha mais de 10 anos e isso influencia muito
3. Sou de Brasilia, na embaixada é tudo muito mais rápido.
E pra quem não é programador? É possível ir só para trabalhar em fábrica? sem ter descendência
mt difícil trabalhar em fábrica sem ser descedente
Não é possivel, a nao ser que voce case com um japones/descendente.
Se tiver com visto de estudante, até da, mas quando terminar o visto, nao vai conseguir renovar e continuar
@@ticomyoyo mas para quem não é descentente, se procurar na area de restaurante e hotelaria ou supermercado, é difícil que conseguir também?
É difícil conseguir viu. Dizem que se vier com visto de estudante consegue, mas sei não, nunca vi de perto.
Yoyo, seguinte: eu to ainda na faculdade e quando terminar pretendo ir pro Japão principalmente pra desenvolvimento de games, mas se não tiver muitas vagas eu também vou procurar por web que é a área que trabalho atualmente. Dá pra conseguir de boa nas duas áreas ou games já tá meio cheio aí no japão? Valeu mano!
Cara, se você tiver experiência, não dá cheio não. Tem muita vaga sim.
Só precisa ser bom.
É uma pena saber que aí programador não é muito bem remunerado.
Realmente, comparando com muitos outros paises, aqui ganha menos mesmo.
Dev bom aqui ganha quase mesma coisa que Brasil 🤔
clarooooooo que isso depende muito 😅
@@ticomyoyo tomara que isso mude ( mesmo sendo quase impossível kkkkk)
Está mudando.
E além disso, os salários de programação aqui já estão bem acima da média do país, programador ganha bem pra caramba comparado com outras profissões
O que aconteceu com o cara que ficou 3 meses? Pediu as contas também?
Sim, pediu, no caso desse rapaz ele achou um serviço no Brasil e ficou por ai mesmo.
Cultura aqui não é fácil, trabalhar em ambiente 100% japones não é pra qualquer um não.