Uma excelente matéria. Muito bom saber que nada é desperdiçado. Fiquei curioso para saber o destino dos insetos dentro do casulo e a solução foi impressionante. Comida para peixes. Muito bom. Não sabia nada a respeito. Bem informativo a matéria. Parabéns!
Quero muito parabenizá-la pois sim foi o melhor documentário de uma muito bem projetada, reportagem com um cunho educativo cultural, mas rompeu as barreiras de entendimento, naquela forma de uma expressão onde um pingo no exato i faz toda a diferença no ensino de um grande dicionário, obrigado por ter compartilhado tal material. E muitas felicidades em milhares de outras grandes reportagens desejo a você todo o sucesso de uma grande jornalista.
Carla, incrível sua reportagem. É muito bom encontrar conteúdo de qualidade no RUclips pra variar dos vídeos de entretenimento. Fiquei surpreso em ver que não se tratava de um programa de uma emissora grande. A qualidade técnica me surpreendeu. Espero que este vídeo ajude e lhe trazer um bom retorno, como parte de um TCC ou, quem sabe, portfolio. Um abraço!
Muito bom... Mas pq descontar o peso do bicho dentro do casulo do criador e depois revender o mesmo bicho para ração de peixe??? Esses criadores precisam se levantar e rever isso aí!!
Porque quem compra tem 100x mais trabalho, 100x mais funcionários, gasta 100x mais recursos e paga 100x mais impostos pra tirar algum lucro. Sendo que o fazendeiro só joga folhas pra lagartas em um buraco.
Cada qual tem sua função que é de muita importância ninguém é melhor do que ninguém tanto os produtores Qunto os q industrializam os produtos um depende do outro não devemos menosprezar ninguém q o preço pago seja justo
O.melhor da reportagem e saber q os peixes q chegam gordos e deliciosos na nossas mesas são bem alimentados. natureza sendo natureza nada se perde tudo se cria .muitas pessoas empregadas .🙏🙏🙏
Carla Ribeiro, sou professora universitária de biologia e achei muito boa essa reportagem, gostaria de apresentar para os meus alunos porém tem algumas falhas no áudio. Você teria essa reportagem sem essas falhas para compartilhar? Obrigada.
que coisa linda, quando criança eu ouví dizer que o bicho da seda comia a folha e o fío da seda nada mais era que a bába ou outros dizia que era as fezes e eu acreditava, mas eu ainda não entendi muito bem. depois que comem sobem para o andar de cima e ficam sem alimentar ?
Há tenho trabalhado no processo do criame do bicho da seda É rentável também muito cansativo eles merece muito cuidados do clima tempo diversos setor pra dar uma boa renda e lucro no final
O Brasil exporta tantos produtos de matéria prima, que lá fora são transformados em produtos caríssimos, de comida a roupas. Ainda não temos uma boa gestão para saber se beneficiar da nossa riqueza, pois se essa seda para uma fábrica de roupas aqui no Brasil, a gente lucrava muito mais, tanto com a seda quanto com as roupas que seriam vendidas
Lindo! Só não é possível gostar do fato de que a empresa Fiação Bratac desconta o peso dos bichinhos, que estão dentro dos casulos, sendo que estes serão vendidos como ração para peixes. Bem desagradável ver isso aqui! Outra coisa séria, está mais do que na hora de os agricultores se unirem e, tratar de fazer o fio, para agregar valor à producão!
Verdade... infelismente o Brasil nunca deixou de ser uma colônia, pois a produção final é vendida muito barato aos europeus... BRASIL COLÔNIA ! UUHHHHUUUUU
Tem gente reclamando que quem tem dó dos bichos deveria era ter dó dos humanos. Gente você não preciso escolher só amar um ou outro. Da pra lutar pela vida de humanos e animais. Podemos ser bons com todos os seres desse planeta.
Alguém tem um contato para eu comprar algumas lagartas para aulas práticas sobre o ciclo e produção da seda? Sou professor da Rede Estadual de São Paulo.
E quem deve ganhar dinheiro mesmo nesse processo todo é a Bratac, compram baratinho o trabalho duro do produtor rural e com a ajuda das maquinas fazem esse bruto virar produto caríssimo. É assim a muito tempo e com todo o tipo de matéria prima.
Nossa quanto mimimi, daqui alguns anos vão estar reclamando dos produtores por cortar a terra para plantar. Coisa que eu também discordo é essa questão de descartar o peso do bicho sabendo que ele é vendido depois, os produtores perdem o bicho e a empresa lucra, isso é errado, os produtores tem que ter participação do lucro da venda dos bichos
Milhares de larvas são cozidas VIVAS para que apenas uma camisa possa ser feita. Do ponto de vista ético, isso lhes parece aceitável? Não estamos falando de matar para comer, mas produzir roupas caríssimas que são usadas como ostentação. Se uma pessoa que paga seus impostos, não atrapalha os outros, ajuda sempre que pode uma pessoa necessitada, nunca recusa favor a um amigo, que recolhe e trata de animais de rua e que também fica indignada que milhares de insetos sejam cozidos vivos para virar camisa ou que sejam esmagados para virar corante de sorvete, esta pessoa estaria sendo hipócrita? Vejo muito mais hipocrisia naquelas pessoas que se dizem "cristãs", pregarem o amor, a compaixão e o perdão, mas não se importam com o sofrimento de animais e ainda sentem ÓDIO pelas que pessoas que os defendem. Dizem amar Deus sobre todas as coisas, mas desprezam todas as outras formas de vida criadas por "Ele".
Você não é ignorante, então sabe muito bem que é impossível viver sem causar impactos. Querendo ou não, somos animais e também competimos pela sobrevivência. A questão é buscar reduzir ao máximo esses impactos e saber respeitar as demais formas de vida. Não produzo minha comida, mas pretendo. Infelizmente, a vida urbana nos limita e nos obriga a consumir porcaria industrializadas e artificiais. Não tenho filhos, não coloquei mais gente no mundo para parasitar a Natureza. Não tenho porque me matar, pois todo mundo tem seu direito à vida. Além do mais, vivo posso fazer mais do que morto, já que a maioria das pessoas estão se lixando para as demais formas de vida, na verdade estão se lixando até mesmo para as demais pessoas que não sejam de seu estrito círculo familiar e social. Busco viver do modo mais ético e coerente possível, mas eu jamais achei que fosse possível sobreviver sem causar qualquer impacto à Natureza e sem prejudicar qualquer espécie animal. Sobre a produção do algodão x seda, nem queira comparar. Se animais morreram queimados para um terreno servir como plantio de algodão (o que é horrível), estamos falando de algo que só acontece uma vez naquele local e que irá produzir roupas para milhares de pessoas ao longo dos anos que aquela terra for produtiva. A produção de um única camisa de seda suga a vida de milhares de insetos. E você tenta fazer com que eu seja o verdeiro criminoso por não andar pelado?
Você está incorrendo no mesmo erro de interpretação dos outros. Em nenhum momento eu falei em mundo ideal ou viver causar impactos. Enquanto ser material e vivente, também faço parte desse mundo e minha existência acaba interferindo nele. Se você precisa comer, então cace sua comida ou plante. Particularmente, optei por não comer animais, mas é escolha minha não querer matar animais pra comer. Mas se preciso plantar, vou interferir num dado ecossistema, mas também tenho de sobreviver. Claro que tentarei fazer tudo do modo mais SUSTENTÁVEL que puder. Não é porque me dou conta de que não posso viver sem causar impactos que viverei de modo desregrado, tem uma boa diferença aqui. Quando um cara diz a outro "se mata", ele só mostra um baixo nível intelectual e falta de melhores argumentos. Quando uma pessoa realmente acha que sua existência é prejudicial e resolve acabar com sua vida, com certeza ela não irá sozinha. A minha existência é mais útil do que a de muitos que vejo por aí. Tenho certeza que eu vivo sou mais importante para as demais formas de vida do que a desses que me criticam. Prefiro, sinceramente, que estes aí sumissem. Não é errado explorar recursos naturais para a nossa sobrevivência, mas que seja feito de modo mais ético possível. Esmagar insetos para colorir sorvetes (cochinilha) ou cozinhar lagartas vivas para fazer vestidos para madames não tem qualquer relevância para a nossa sobrevivência. Existem materiais que reproduzem muito bem as formas e texturas da seda, mas o que importa para essa gente é o status. Pelo mesmo motivo, até hoje animais são assassinados para virarem casacos de pele, mesmo existindo peles sintéticas.
Os ovos que compram no mercado, na verdade, são óvulos não fecundados. Para comer ovo, não é necessário sacrificar um filhote lá dentro. No entanto, mesmo que este ovo tenha sido fecundado, ainda é apenas um monte de líquidos e não uma criatura senciente. Sim, a falta de vitamina B12 é um problema sério para quem pretende ser vegano e não procura um médico antes, mas já existem vitaminas e outros complementos para que realmente para com qualquer tipo de alimentação de origem animal. Eu me alimento de ovos e queijos.
Só o Criador tem o segredo é passou para o homem só coisas boas prque então da vazão as coisas ruins e desperdício da inteligência abençoados os que se dedicam ao bem Amem
Uma excelente matéria. Muito bom saber que nada é desperdiçado. Fiquei curioso para saber o destino dos insetos dentro do casulo e a solução foi impressionante. Comida para peixes. Muito bom. Não sabia nada a respeito. Bem informativo a matéria. Parabéns!
Quero muito parabenizá-la pois sim foi o melhor documentário de uma muito bem projetada, reportagem com um cunho educativo cultural, mas rompeu as barreiras de entendimento, naquela forma de uma expressão onde um pingo no exato i faz toda a diferença no ensino de um grande dicionário, obrigado por ter compartilhado tal material. E muitas felicidades em milhares de outras grandes reportagens desejo a você todo o sucesso de uma grande jornalista.
Muito Obrigada Jhon!
Que vídeo bem elaborado parabens muito obrgada por compartilhar gostei da música de fundo 😍
Carla, incrível sua reportagem. É muito bom encontrar conteúdo de qualidade no RUclips pra variar dos vídeos de entretenimento. Fiquei surpreso em ver que não se tratava de um programa de uma emissora grande. A qualidade técnica me surpreendeu. Espero que este vídeo ajude e lhe trazer um bom retorno, como parte de um TCC ou, quem sabe, portfolio. Um abraço!
Alexandre Ayres - muito obrigada!!
Bela reportagem Carla, Parabéns pelo trabalho!!!
Gostei da reportagem! Retirou-me algumas dúvidas e abriu-me novos horizontes! Obrigado
Muito boa Reportagen . nao fazia ideia desta historia. Parabéns.
Que linda reportagem do bichinho da seda!! Este bichinho vale ouro!
Carla Ribeiro..., Nice Job Dear!
Linda reportagem,e com uma música linda ao som do xodó do nosso pais que é a viola caipira.!
Oi... posta mais vídeos educativos como este Carla!
Show de bola essa reportagem 👏👏
Matéria excelente! Parabéns Carla e equipe de produção :D
Uma super reportagem, parabéns vale a pena ver
Menina que trabalheira rsrs, matéria mto bem feita gostei.
Vc é uma ótima repórter , parabens
Parabéns pela reportagem .
Já tive a experiência de conhecer esse trabalho show.
Qualidade excepcional da matéria, parabéns!!
PERFEITO, UMAS DAS ENTREVISTA MAIS COMPLETA QUE ASSISTI SOBRE É BICHINHO PRECIOSO!!!
Parabéns pela reportagem
Amei a reportagem,trabalho lindo,de todas as fases do fio de seda,inclusive o trabalho das artesans. Trabalho lindo e nobre
Muita boa sua reportagem Carla. Raro ver reportagens simples e efetiva na informação. inscrito 401.
obrigada!
Olá Carla sou de Araranguá-SC e faço o curso Técnico Têxtil e sou fan desse trabalho nobre!
trabalho nobre eh a exploracao de outro ser vivo para unicamente o seu lucro, pois nem necessidade ha .... to fora
Aja amoreira!
Q criação linda de Deus!
Q descoberta magnifica da natureza!
Excelente reportagem.
Ótima matéria, sensacional!
Muito boa a matéria! Parabéns !
Muito bom... Mas pq descontar o peso do bicho dentro do casulo do criador e depois revender o mesmo bicho para ração de peixe??? Esses criadores precisam se levantar e rever isso aí!!
Porque quem compra tem 100x mais trabalho, 100x mais funcionários, gasta 100x mais recursos e paga 100x mais impostos pra tirar algum lucro. Sendo que o fazendeiro só joga folhas pra lagartas em um buraco.
SEM LAGARTAS O INDUSTRIAL TEM 100% DE PREJUÍZO. NÃO MENOSPREZE O SERVIÇO DOS CRIADORES.
@@mariomarcosilva tem q menosprezar sim
Cada qual tem sua função que é de muita importância ninguém é melhor do que ninguém tanto os produtores Qunto os q industrializam os produtos um depende do outro não devemos menosprezar ninguém q o preço pago seja justo
Fantastico o processo !!!
Nota 10 pra essa reportagem, incriveç
linda reportagem 👏👏👏
Parabéns pela matéria!
muito bacana.. nosso pais e maravilhoso e rico em todo tipo de producao.. pena que nao temos politicos !!!!
Boa reportagem.
Bem bacana , gostei muito eu achava q era outro bicho obrigado por mais este conhecimento
O.melhor da reportagem e saber q os peixes q chegam gordos e deliciosos na nossas mesas são bem alimentados. natureza sendo natureza nada se perde tudo se cria .muitas pessoas empregadas .🙏🙏🙏
O Brasil precisa valorizar mais este mercado!!
Ótima reportagem!
Adorei o vídeo. Não sei como acabei aqui
Nem eu
Incrível e perfeito tudo se cultiva e se aproveita
Nossa achei que era reportagens de tv, muito bom, parabéns
Esse é ciclo natural da vida. Não precisa ter dó dos bichos
Neh não até a gente morre.
Lindo trabalho Deus criou tudo em prol do homem
Lindo os casulos😍 otima reportagem.
o povo reclama e come carne, ovo e leite,
Usa bolsa e sapatos de couro.....
Adorei a matéria
parabens Carla e equipe.
Muito obrigada Patrick!
Carla Ribeiro, sou professora universitária de biologia e achei muito boa essa reportagem, gostaria de apresentar para os meus alunos porém tem algumas falhas no áudio. Você teria essa reportagem sem essas falhas para compartilhar? Obrigada.
Interessante!! Adorei.
Like! Alguém vendo em 2018?
Eu!
Bolsonaro neles, dia 28 é 17
2019
2020
que coisa linda, quando criança eu ouví dizer que o bicho da seda comia a folha e o fío da seda nada mais era que a bába ou outros dizia que era as fezes e eu acreditava, mas eu ainda não entendi muito bem. depois que comem sobem para o andar de cima e ficam sem alimentar ?
Lazaro centenário Ela sobe pra terminar o processo de metamorfose, cria o casulo que é a casinha dela pra se transformar em uma mariposa
Muito interessante!!!Nao tinha a ideia de q fosse tao linda a produçao fa seda .
Tadinha das largatas.
Parabéns pela matéria
Reportagem muito bem feita. Parabéns!
Há tenho trabalhado no processo do criame do bicho da seda
É rentável também muito cansativo eles merece muito cuidados do clima tempo diversos setor pra dar uma boa renda e lucro no final
muito bacana, um dia ainda vou morar no Paraná
A criação realmente é incrível 😯👏👏👏👏👏👏
Maravilha a produção da ceda
E tudo incrível e maravilhoso
Os fios bons vão pra Europa , o refugo fica no Brasil , 👏👏👏👏
Q?!
Muito boa à matéria.
Lembro me quando ganhei um corte de tecido de seda da China. Que lindo era !
Que país riquessimo que vivemos
Não poderia existir miseráveis
Em nosso país
Culpa desses políticos corruptos
O Brasil exporta tantos produtos de matéria prima, que lá fora são transformados em produtos caríssimos, de comida a roupas. Ainda não temos uma boa gestão para saber se beneficiar da nossa riqueza, pois se essa seda para uma fábrica de roupas aqui no Brasil, a gente lucrava muito mais, tanto com a seda quanto com as roupas que seriam vendidas
samuel santana Exatamente. E ainda geraria mais empregos.
Verdade!!
Por isso que O Brasil está nessa situação.
A genti num sabi nem escriver direito
Uma das propostas do #Bolsonaro17 é acabar com esse comércio...
bela matéria gostei muito parabéns
Muito obrigada!
Fantástico.
Parabéns ao funcionários, como é bom ver empresas que não foram engolidas pela importação da China, empregos e geração bde recursos para o País.
Carla, como posso conseguir um casulo? Precisava de um só pra fazer um medicamento.
Renata Vaz, de que região você é?
Sou de Canoas - RS (próximo a Porto Alegre)
alguém pode me dizer como posso encontrar os produtos feitos por essas artesãs? se existe alguma loja ou site, grupo de fb... obrigada
Incrível!
Que maravilha
Gente que interessante.... muitas vezes nem pensamos no passo a passo quando compramos o produto final
interessante todo o processo
Fascinante!!
Lindo! Só não é possível gostar do fato de que a empresa Fiação Bratac desconta o peso dos bichinhos, que estão dentro dos casulos, sendo que estes serão vendidos como ração para peixes. Bem desagradável ver isso aqui! Outra coisa séria, está mais do que na hora de os agricultores se unirem e, tratar de fazer o fio, para agregar valor à producão!
concordo plenamente
o problema maior eh q a gente exporta e compra o produto da seda 100x mais caro :v
Capotyra Concordo =0.
Vcs come carne
Verdade... infelismente o Brasil nunca deixou de ser uma colônia, pois a produção final é vendida muito barato aos europeus...
BRASIL COLÔNIA ! UUHHHHUUUUU
Muito legal
Lindo isso !!!
muito lindo
obrigado amei o video e parabéns
Muito obrigada!
Que bacana
Repórter 10/10
O Brasil precisa cada vez mais desse tipo de trabalho, pode se observar o quanto de emprego que gera uma atividade deste tipo
Muito interessante
Exportação. Queria muito que as coisas boas do Brasil ficassem aqui.
Interessante. Mas só serve p exportação? Poderia ser vendido mais barato Aki pra nós.
Tem gente reclamando que quem tem dó dos bichos deveria era ter dó dos humanos. Gente você não preciso escolher só amar um ou outro. Da pra lutar pela vida de humanos e animais. Podemos ser bons com todos os seres desse planeta.
Não sei como vim parar aqui mas achei incrível
Bem interessante
Parabens
Isso fez parte da minha infância
Hi I am Harish May I know where is this machine. I want details?
Moro do lado dessa empresa muito bacana la dentro
Nossa eu achei que eles faziam esse processo sem o bichinho dentro
Alguém tem um contato para eu comprar algumas lagartas para aulas práticas sobre o ciclo e produção da seda? Sou professor da Rede Estadual de São Paulo.
E quem deve ganhar dinheiro mesmo nesse processo todo é a Bratac, compram baratinho o trabalho duro do produtor rural e com a ajuda das maquinas fazem esse bruto virar produto caríssimo. É assim a muito tempo e com todo o tipo de matéria prima.
Muito boa materia da sericicultura !!! estou aprendendo muito sobre essa técnica pretendo ser um sericicultor no Paraná!!!!
O Luis que região do Paraná você é?
Ola Nilson sou de Sao paulo mas tenho uma propriedade em Nova esperança !!!
Inteligente é quem criou os maquinários para fazer a fiação. Ô homem inteligente!!
Nossa quanto mimimi, daqui alguns anos vão estar reclamando dos produtores por cortar a terra para plantar. Coisa que eu também discordo é essa questão de descartar o peso do bicho sabendo que ele é vendido depois, os produtores perdem o bicho e a empresa lucra, isso é errado, os produtores tem que ter participação do lucro da venda dos bichos
Milhares de larvas são cozidas VIVAS para que apenas uma camisa possa ser feita. Do ponto de vista ético, isso lhes parece aceitável? Não estamos falando de matar para comer, mas produzir roupas caríssimas que são usadas como ostentação.
Se uma pessoa que paga seus impostos, não atrapalha os outros, ajuda sempre que pode uma pessoa necessitada, nunca recusa favor a um amigo, que recolhe e trata de animais de rua e que também fica indignada que milhares de insetos sejam cozidos vivos para virar camisa ou que sejam esmagados para virar corante de sorvete, esta pessoa estaria sendo hipócrita?
Vejo muito mais hipocrisia naquelas pessoas que se dizem "cristãs", pregarem o amor, a compaixão e o perdão, mas não se importam com o sofrimento de animais e ainda sentem ÓDIO pelas que pessoas que os defendem. Dizem amar Deus sobre todas as coisas, mas desprezam todas as outras formas de vida criadas por "Ele".
Você não é ignorante, então sabe muito bem que é impossível viver sem causar impactos. Querendo ou não, somos animais e também competimos pela sobrevivência. A questão é buscar reduzir ao máximo esses impactos e saber respeitar as demais formas de vida.
Não produzo minha comida, mas pretendo. Infelizmente, a vida urbana nos limita e nos obriga a consumir porcaria industrializadas e artificiais. Não tenho filhos, não coloquei mais gente no mundo para parasitar a Natureza. Não tenho porque me matar, pois todo mundo tem seu direito à vida. Além do mais, vivo posso fazer mais do que morto, já que a maioria das pessoas estão se lixando para as demais formas de vida, na verdade estão se lixando até mesmo para as demais pessoas que não sejam de seu estrito círculo familiar e social.
Busco viver do modo mais ético e coerente possível, mas eu jamais achei que fosse possível sobreviver sem causar qualquer impacto à Natureza e sem prejudicar qualquer espécie animal. Sobre a produção do algodão x seda, nem queira comparar. Se animais morreram queimados para um terreno servir como plantio de algodão (o que é horrível), estamos falando de algo que só acontece uma vez naquele local e que irá produzir roupas para milhares de pessoas ao longo dos anos que aquela terra for produtiva. A produção de um única camisa de seda suga a vida de milhares de insetos. E você tenta fazer com que eu seja o verdeiro criminoso por não andar pelado?
Você está incorrendo no mesmo erro de interpretação dos outros. Em nenhum momento eu falei em mundo ideal ou viver causar impactos. Enquanto ser material e vivente, também faço parte desse mundo e minha existência acaba interferindo nele. Se você precisa comer, então cace sua comida ou plante. Particularmente, optei por não comer animais, mas é escolha minha não querer matar animais pra comer. Mas se preciso plantar, vou interferir num dado ecossistema, mas também tenho de sobreviver. Claro que tentarei fazer tudo do modo mais SUSTENTÁVEL que puder. Não é porque me dou conta de que não posso viver sem causar impactos que viverei de modo desregrado, tem uma boa diferença aqui.
Quando um cara diz a outro "se mata", ele só mostra um baixo nível intelectual e falta de melhores argumentos. Quando uma pessoa realmente acha que sua existência é prejudicial e resolve acabar com sua vida, com certeza ela não irá sozinha. A minha existência é mais útil do que a de muitos que vejo por aí. Tenho certeza que eu vivo sou mais importante para as demais formas de vida do que a desses que me criticam. Prefiro, sinceramente, que estes aí sumissem.
Não é errado explorar recursos naturais para a nossa sobrevivência, mas que seja feito de modo mais ético possível. Esmagar insetos para colorir sorvetes (cochinilha) ou cozinhar lagartas vivas para fazer vestidos para madames não tem qualquer relevância para a nossa sobrevivência. Existem materiais que reproduzem muito bem as formas e texturas da seda, mas o que importa para essa gente é o status. Pelo mesmo motivo, até hoje animais são assassinados para virarem casacos de pele, mesmo existindo peles sintéticas.
Os ovos que compram no mercado, na verdade, são óvulos não fecundados. Para comer ovo, não é necessário sacrificar um filhote lá dentro. No entanto, mesmo que este ovo tenha sido fecundado, ainda é apenas um monte de líquidos e não uma criatura senciente.
Sim, a falta de vitamina B12 é um problema sério para quem pretende ser vegano e não procura um médico antes, mas já existem vitaminas e outros complementos para que realmente para com qualquer tipo de alimentação de origem animal. Eu me alimento de ovos e queijos.
Tudo bem, me poupou o trabalho de refutá-lo. Passar bem.
Só o Criador tem o segredo é passou para o homem só coisas boas prque então da vazão as coisas ruins e desperdício da inteligência abençoados os que se dedicam ao bem Amem
Devemos mudar nosso Brasil, mudando toda corja de puliticos antigos e descendente
NR12 mandou lembranças pra esse maquinário.