Sou paraguaio mais gosto muito como narra a historia. esa guerra ja ficou no pasado mais e importante aprender dele para nao repetir a hisotoria. Saludos hermanos brasileños.
Que o manto da Santa Mãe de Guadalupe cubra a bela e sagrada Terra Paraguaia e a livre da loucura megalomaníaca de algum novo caudilho. Mas como o canal trata da Guerra do Paraguai somos levados a reconhecer que certamente o Paraguai teria vencido essa guerra se só tivesse enfrentado o Uruguai e a Argentina e, seguramente o Brasil não se envolveria nesse conflito, pois nosso exército era pequeno e mal equipado, assim como povo brasileiro e seu Soberano, o nosso magnânimo Imperador Dom Pedro II, eram pacifistas. Entretanto, como o Presidente Solano Lopez determinou que seu exército invadisse o território brasileiro....... que horror......que catástrofe! Mas, muito maior que os nossos traumas, é a misericórdia do Senhor Deus da Paz!
E Bartolome Mitre, então presidente da Argentina, propôs a dissolução de todo território paraguai. Ele queria ficar com a região do chaco e dividir o restante com o Império do Brasil e Uruguai. Dom Pedro II, no entanto, se opôs a isso.
@@RegenteDoBrazil O que não condiz em nada com o perfil do Imperador que tinha piedade dimais e considerando o fato que na época estavamos com sangue nos olhos Anexar o Paraguai inteiro não seria problema
acredito que foi a única vez na história que um país nanico invade um gigante, não lembro de outro episódio ,geralmente país pequeno tem medo do grande
Sou do Paraguay, nasci e vivo aqui. E até Hj a uma rivalidade entre Brasileiros e paraguayos. É uma guerra que não deviria ter ocorrido. E o Paraguay paga preço por essa ações até Hj. E acredito que tudo foi culpa e Solano López. Em muitas histórias, e fica meio claro, que ele tinha ego muito alto em si e no potencial do Paraguay. Uma tragédia.
Estou vivendo atualmente no paraguay mas a pouco tempo mas não vejo muita rivalidade, os paraguayos gostam dos brasileiros como irmãos, ao contrário dos argentinos que se acham a raça ariana, só na política vejo essa rivalidade mas na população em geral somos muito queridos.
Fico surpreso de ver um paraguaio falar isso, eu ja vi comentários de paraguaia, culpando mais o Brasil pelo que aconteceu, e que Solano Lopez fez bem em invadir o Brasil.
@@tiagolira8742 vc vê o nível da pessoa pelo que elas falam, o nível astronómico que essa paraguaia tem de burrice é insano e desconsideramos oq gente desprovida de inteligencia (burra) fala. Até pq o que esse ditador fez, custou ao paraguay uma parcela de seu território pela tamanha burrice de enfrentar uma aliança dos maiores países da América latina.
@@tiagolira8742 Hoje em dia Brasileiros e Paraguaios vivem de boa aqui no Py. Mais igual disse, sempre encontra alguns que parte pra ignorância e detesta brasileiros, mandando voltsr para seu país. Visto que agricultura domina aqui, e são brasileiros que cultivam. Gerando um ranço, inveja talvez dos paraguaios raiz. As histórias são muitas, mais ninguém sabe realmente ao certo qual era as intenções do Paraguay naquela época. Acredito que era pra conseguir mais território e poder ter acesso ao mar. E Poder aumentar o pais também. Outra é que o Paraguay realmente era superior nessas guerras. Mais a confiança foi muita e apostaram muito alto. Partiram pro tudo ou nada.
Algo que não foi citado no vídeo é o fato do Paraguai também ter invadido o território argentino, ou seja o Paraguai não só invadiu o Brasil o maior país da América do Sul como também a Argentina o segundo maior país da América do Sul. Solano Lopes foi de loucura a insanidade total.
Na época era o exército mais op do continente, mas é fato que abrir mais de uma frente em uma guerra é meio suicida. Os grandes diferenciais pro Brasil foram mais recursos e uma maior população.
Apenas algumas observações: podemos ter a falsa impressão de que o Paraguai era presa fácil pra tríplice aliança, porém isso é um equívoco. O exercito paraguaio dispunha de armamento relativamente moderno para a época, bem como alguns do seus generais haviam trocado experiências com militares europeus, notadamente prussianos. O Paraguai vinha se armando há pelo menos 10 anos antes do início da guerra. Estava bem à frente dos seus futuros inimigos regionais em termos militares. Destaco também o fundamental papel das tropas gaúchas nessa guerra, que formavam o grosso do exército brasileiro e foram consideradas, ao final do conflito, a “tropa de elite” do exército brasileiro sendo os primeiros a pisarem em território paraguaio e sendo, inclusive, responsáveis pela segurança do próprio Duque de Caxias em boa parte do conflito.
As tropas gauchas eram as q mais tinham experiência de guerra no exército nacional pelo fato de ter lutado alguns anos antes contra o exército imperial na revolução...
Foi muito por causa disso q o império deu anistia ampla aos Farrapos e concedeu o que eles requeriam sobre os preços do charque, eram soldados com 15 anos de experiência que perigavam ir para o lado do Ditador Rosas o qual seguidamente fazia contatos com as lideranças farroupilhas para aliciá-las. Vendo o perigo o Império fez um acordo e encerrou a guerra que poderia durar segundo dizem mais 10 anos pelo menos.
e o Brasil como sempre , é o último a saber né? se o Paraguai vinha se fortalecendo há 10 anos por que o Brasil já não acumulou tropas na fronteira por precaução
Elevar os padrões de desenvolvimento de seus países e depois colocar tudo a perder parece ser uma marca especial de ditadores - e de alguns presidenciáveis também -, isso em todos os tempos. O que Solano Lopez fez é exatamente o que Vladimir Putin está fazendo com a Rússia. Aquela época como hoje, ambos fortalecem as bases de seus países e depois se metem em guerras que deixam suas nações muito piores, com efeitos que demoram séculos até se recuperarem, ou, no caso do Paraguai, nunca mais se recuperam. Solano Lopez fez isso, Alphonsin fez isso na Guerra das Malvinas com a Argentina, Napoleão fez também na Europa, Putin está fazendo com a Rússia e o Xi Jin Ping é bem capaz de fazer a mesma coisa com a China. Se procurarmos na História vamos achar muitos casos. Retornando ao caso dos presidenciáveis, sabiam que Jânio Quadros tinha planos para o Brasil de alguma forma invadir a Guiana Francesa? Por que não se sabe, mas essa quase aventura brasileira é muito pouca conhecida.
@@hairandcia2028 Eles não tem indutrias, por isso fica facil deixar o imposto nesse valor. O imposto serve como uma proteção das indústrias de um país.
Hoje em día Paraguai tá peitando de frente com a Argentina pedindo intervenção do Brasil, mas Brasil é frouxo demais, então o Paraguai foi pedi ajuda dos EUA.
Parabéns pelo conteúdo. Vejo que a versão deturpada sobre este conflito dada pela PUC/SP e pela USP na década de 70, está ficando para trás. A verdade sempre vence.
Sugiro lerem o livro mais respeitado sobre esse triste episódio: "Maldita Guerra", de Francisco Doratioto. Depois dele, todas as besteiras ditas tanto contra o Brasil, assim como contra o Paraguai foram totalmente desmistificadas, a ponto de nesses dois países ter havido retratações de muitos historiadores que NÃO SABIAM NADA DO ASSUNTO e criaram narrativas inverídicas sobre diversos episódios ocorridos nesse conflito. Até hoje é considerada a obra acadêmica mais honesta escrita sobre o assunto. Ele teve acesso a documentos primários dos dois lados do conflito. Não há no livro nenhum ponto de "achismo", tudo pôde ser provado com documentos da época, muitos deles confidenciais por décadas, até o momento em que puderam ser examinados. Fica a dica.
Sugiro lerem o livro do grande historiador argentino Leon Pomer - A Guerra do Paraguai -A grande tragédia rioplatense mostrando quem realmente instigou essa terrivel guerra. Não existem historiadores imparciais mas existem historiadores honestos Leon Pomer eh um deles
Vamos as contestações. A guerra aconteceu por causa de Solano Lopez e sua mania de grandeza, no conflito do Uruguai, o Paraguai era o menos envolvido. O real motivo era de verdade o acesso ao mar que o Paraguai precisava para crescer, mas Solano Lopez achava que o país era uma grande potência, enquanto a economia era agrária, a população era pobre, carecia de indústrias e maior parte da terra pertencia a família de Solano Lopez. 6:18 Na verdade ninguém sabe quantos paraguaios existiam antes da guerra, é que o censo paraguaio não era muito confiável. Em 1846 o censo contou 250 mil habitantes e dez anos depois o censo contava quase 1 milhão e 500 mil habitantes. O genocídio paraguaio pelos brasileiros pode não ter acontecido. Se aconteceu um genocídio, a culpa foi de Solano Lopez e sua mania de grandeza que insistia em não pedir a paz, enquanto a derrota estava certa. 8:22 Não diga: falta de mão de obra agrícola "e industrial". O Paraguai não tinha indústria, a economia girava na exportação de erva mate, madeira e tabaco. Os proprietários de fabricas tinham sido expulsos em 1820 pelo ditador Gaspar Francia, que temia ser deposto por uma conspiração. 9:22 O Brasil realmente reivindicou uma reparação de guerra, mas o Paraguai nunca pagou e mais tarde a divida foi perdoada pelo governo do presidente Getúlio Vargas. Vocês podem achar que estou aqui apenas para contestar todos os equívocos do vídeo, e vocês tem razão. Vídeo como esse saíram de livros de história mal produzidos e extremamente politizados onde Solano Lopez era o herói e a Inglaterra causou a guerra por inveja do crescimento paraguaio e que os brasileiros foram genocidas e os paraguaios pagaram uma dívida enorme. Todas essas mentiras não colam e o que quero é a verdade acerca dos fatos.
Não houve nenhum genocídio brasileiro, pois nossas tropas lutou apenas é somente com o exército paraguaio não com os cidadãos,ao contrário do que eles fizeram quando invadiu nossas terras é fizeram limpeza étnica nas populações fronteiriças.
Perfeito suas colocações, mas em relação à dívida do Paraguai (por ser o derrotado da guerra) para com o Brasil, de fato nunca pagaram, mas nós abocanhamos 27% de terras Paraguaias. Só para complementar o seu comentário acima. 👍
Erros grosseiros da postagem colocar territórios brasileiros do MT, PR e SC como paraguaios. O ególatra, obtuso, sanguinário e canalha Solano Lópes reinvindicou essas terras que já eram brasileiras por outros tratados firmados bem antes. Mostrar esses mapas errados e dizer que o Paraguai "perdeu" terras com essa guerra é um ERRO GIGANTESCO!
Servi no 17 Batalhão de Infantaria de fronteira em Corumbá, ele foi tomado pelos paraguaios durante o conflito, tenente Ricardo Franco reconquistou a duras percas humanas, história bem viva ate hoje.
Mas interessante ver a invasão de Dourados pelos paraguaios, Dourados era uma pequena vila então o tenente Antonio João e mais 15 homens depois de dispensar toda a população civil para salvar suas vidas, eles ficaram sozinhos, apenas este homens e lutaram bravamente , foram todos mortos pelos paraguaios, sendo inclusive homenageados por estes. Este é um dos fatos mais marcantes de heroísmo da nossa história. Infelizmente, muito infelizmente pouco conhecido e lembrado.
@@luciorezendebr visitei o local onde morreu Antonio João, é um sitio histórico do exército, perto da cidade de Antonio João, que recebeu esse nome em homenagem a ele.
Não mano pera aí. A batalha de Tuiuti foi a maior batalha campal da América do Sul, na a maior batalha naval. Deves estar confundindo com a batalha do Riachuelo, q tbm aconteceu na Guerra do Paraguai
@@marques8137 Isso porque você está considerando que a Marinha do Almirante Tamandaré, aquela mesma que combateu na batalha naval mais famosa da guerra, não era brasileira... Ora, pode explicar o que dissestes?!
@@robertfranco4493 li num cartaz, no Terminal Metropolitano em São Bernardo do Campo SP, sobre o aniversário da nossa Marinha, exatamente a informação. Eram os 145 anos da nossa Marinha. Porque a pergunta ?? Vc é da Marinha ??
@@marques8137 Porque fiquei curioso com sua informação... A mim constava 11 de junho como sendo o aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, que é uma data muito celebrada na Marinha do Brasil dada a sua importância. Vamos pensar juntos? Quem é o patrono da Marinha do Brasil? Em 1822, o Brasil tornou-se independente do Império de Portugal. Lembra da frase "independência ou morte!"? Pois bem, naquele mesmo ano a esquadra brasileira partiu para a região da Cisplatina no intuito de fazer a independência do Brasil ser fortalecida por lá (e não a marinha daqueles de quem se tornou independente). Em 1824, batalhas ocorreram para que o Uruguai não retomasse a região, mas o Brasil não foi bem sucedido. Veja que interessante: O Brasil ficou independente de Portugal e no mesmo ano levou navios de guerra para defender a Província Cisplatina, " a quem do Rio da Plata" (mas o Uruguai recuperou suas terras). A Guerra do Paraguai sucedeu pelos idos de 1864. Sendo assim, considerando a informação que você leu em um cartaz de comércio, por que a marinha de guerra teria levado tantos anos para ser criada (1865?), se o Brasil já era independente de Portugal e contava com poder naval? Vale lembrar que a nossa marinha herdou navios da marinha que trouxe a Família Real e o seu séquito para cá, em 1808, para fugirem de Napoleão, bem como esteve presente na defesa do Brasil de várias ameaças externas. A Guerra do Paraguai e a Batalha Naval do Riachuelo são marcos importantes da primeira grande conquista da Marinha do Brasil.
O que mais me deixa abismado nas guerras é que 100% dos que perdem, quase sempre perdem por erros estratégicos enquanto que a maioria dos que vencem inimigos muito maiores vencem 100% devido a estratégia. A capacidade de imaginar inúmeros contextos diferentes como resultado de inúmeras variáveis é uma ciência muito rebuscada.
O Paraguay hoje tem uma economia forte e rica crescendo a passos largos, com uma moeda forte com câmbio estável há 20 anos. Visitei recentemente Encarnación e vi o quão desenvolvido está com uma agricultura forte e cobram 1% só de imposto para a indústria exportadora. Vai crescer muito. Sucesso aos Hermanos.
País que não cobra impostos não se desenvolve, que sejam impostos baixos, mas que cobrem. Veja o exemplo da Irlanda, onde a presença de multinacionais inflou o PIB per capta porém os jovens irlandeses estão imigrando em massa pelas péssimas perspectivas de vida!
@@lifelearner10 o imposto de 1% é para fabricação de exportação a estimular fábricas brasileiras a se instalarem, além de direitos trabalhistas serem mais leve. Para o mercado interno e o de renda eles tem algo em torno de 17%.
@@techandroid5327O lado positivo de se ter uma moeda mais desvalorizada é que o país se torna mais competitivo economicamente, inevitavelmente formando princípios para o crescimento econômico, assim como foi na China e assim como está sendo no Vietnã atualmente.
Hoje em dia Solano Lopez é considerado herói nacional imagino que por aqueles (covardes principalmente com seu povo morto e sofrido da guerra) e que não aceitam a derrota e militam na política, mas que provavelmente não teriam a coragem de lutar numa verdadeira guerra. Tenho orgulho da reação enérgica do Brasil, pois deve-se defender com unhas e dentes e mostrar ao mundo que qualquer um país precisa pensar duas, três vezes antes atacar nosso povo/país. Claro que pra isso precisamos de Homens de verdade e Honrados na política, na Justiça e nas Forças Armadas para essa defesa e posterior prosperidade.
Eu morei em Asunción e ciudad del Este o povo paraguaio é um povo muito querido, os mais velhos tinham muito ressentimento por eu ser brasileiro, e alguns não alugavam casa ainda por causa raiva do conflito e não gostar de brs. Mas tinha gente que nos tratava melhor que nossa própria família... Única coisa que eu não gosto de lá é o CALOR KKKKKKK
os caras tem raiva de brasileiros pq eles invadiram o brasil e argentina, roubaram, estupraram, degolaram, mas a culpa 'e do povo brasileiro por ter respondido com a mesma intensidade...
Também tem a questão da separação da colônia britânica em Índia e Paquistão. Takvez se os ex-colonos hindus e muçulmanos tivessem se esforçado mais em criar uma boa convivência, inves de sacrificar seu povo nas migrações arriscadas e em conflitos, eles partilhassem de uma nação ainda mais prospera.
@@BakinhageoEstou sugerindo um video sobre as consequências da indepêndencia da colônia sobre os três países envolvidos. A Índia e o Paquistão formavam a principal colônia britânica na Ásia.
@@SprigPlantar8934Bangladesh sempre fica sobrando na discussão porque é um país bem menos relevante que a Índia e o paquistão. É tipo o timor leste na comunidade de países falantes de portugês.
Li a obra de Francisco Doratioto , e a minha conclusão foi que não existe essa de mocinho e vilão. A Guerra do Paraguai assim como a maioria delas nasceu do conflito de interesses das nações envolvidas, como o Paraguai que disputava territórios com seus vizinhos e reivindicava maior protagonismo no prata , a Argentina que considerava o Paraguai uma província rebelde e disputava territórios com o mesmo , a localização estratégica do Uruguai e seus partidos em constantes disputas políticas buscando apoio nos seus vizinhos, e o Brasil que além de disputar territórios com o Paraguai também tentava manter a sua influencia na navegação do prata que era crucial para o desenvolvimento da sua província mais afastada (Mato Grosso). No fim acho que não era uma questão de se a guerra ia estourar mas sim de quando. Os interesses regionais eram muito conflitantes para serem resolvidos pacificamente em uma época que guerras eram vistas como algo cotidiano. Mas vamos concordar que invadir o Brasil e a Argentina foi um tremendo erro estratégico, pois mesmo tendo vitórias iniciais, quanto mais a guerra se prolongou maior foi a capacidade desses países de reagirem a invasão.
Se existe um vilão nessa guerra assim como nas futuras grandes guerras se chama Inglaterra vários historiadores chegaram nessa conclusão como Eric Hobsbawm ahh mas vão dizer que os historiadores revisionistas são todos marxistas da esquerda então eles seguem uma agenda politica meu amigo não existe historiador imparcial sempre vão puxar pra um lado mas existe historiador honesto e desonesto coisa que o Francisco Doratioto é
Solano Lopez calculou mal, foi um erro estratégico antes de mais nada. Para começar, as fronteiras na época não eram bem definidas como hoje, e havia alianças supranacionais na região. Solano era famoso na época e acreditou que teria apoio de correntinos, entrerrianos e uruguaios, mas isso não aconteceu. As pessoas até admiravam ele, mas não para segui-lo como ele imaginava. Urquiza deu para trás (trocar BsAs por Assunção para quê?) e as relações entre uruguaios e brasileiros eram mais intrínsecas do que ele imaginava (tanto que boa parte do exército brasileiro era composto por gaúchos que tinham família dos dois lados da fronteira)
@@CibelliFogliato eh muito engraçado kk o brasileiro se tornou o povo mais inteligente do mundo derrepente e mostra toda a sua sabedoria na internet ensinando os povos e nações perdedoras das guerras como se faz estrategia e como não cometer erros o Brasil eh a nova Grecia Antiga a Roma atual com seus grandes pensadores
Gostei desse novo formato de vídeo, Sobre como guerras e outros eventos históricos moldaram o destino dos países. As guerras de independência nas colônias europeias são praticamente uma fonte inesgotável de conteúdo.
Ainda não entendo como Solano Lopez é considerado herói nacional.... fez mal a própria irmã, até. O Brasil não tinha rivalidade com o Paraguai. Assim, a gente aprende que guerra é inevitável e imprevisível, precisa tá preparado e vigilante sempre.
Apesar de ditador autoritário Solano López era um homem que queria o bem do seu país. Ele era de uma coragem e de grande bravura,morreu lutando quando já não tinha esperança de mais nada. Preferiu morrer do que se entregar. Por que não considerá-lo como herói do seu país? Apesar dos pesares.
Algumas Pessoas da Minha Cidade Ouricuri-PE foram convocadas para guerras nessa epoca e os sobreviventes que voltaram receberam medalhas de Voluntarios da Patria de Dom Pedro 2 e tambem a bandeira do Municipio bordada em Ouro estão no museu do Recife.
@@luckyman5958Bolivia tinha acesso ao mar, perdeu este acesso ao atacar o Chile, hora ou outra aparece algum presidente Boliviano dando a entender que pode iniciar uma guerra para reconquistar o que perderam.
@@luciorezendebrsim, o atlântico era melhor por vários motivos, sendo os principais: Acesso comercial aoa maiores portos da América do Sul; Menor viagem aos portos Europeus. O acesso ao pacífico naquela época de carroças, lamaçais e estradas de calçamento era dificílimo devido aos Andes.
Incrível muito bem feito seu vídeo 👏🏻👏🏻 faz também sobre a guerra do contestado e outras batalhas brasileiras como aquela no Amapá contra a Guiana Francesa pois tem pouca coisa no RUclips sobre isso
2:27 o mapa do Paraguai no seculo XIX era um pouco diferente desse apresentado no video, pois a regiao do Chaco, ao norte do atual país, onde hoje é parte do departamento de Boqueron e Alto Paraguay, faziam parte da Bolívia, e, so foi anexada pelo Paraguai durante o seculo XX, sendo a maior guerra travada na America do Sul no século passado
FUE GENECIDIO NO FUE GURRRA .ENTRAR EN CIUDADES Y CAPITAL Y QEMAR OSPITALES YGLECIAS .ESO NO FUE GUERRA GENOCIDIA .SIMPLEMENTE ...LLAMAR A LA PAZ ES NUESTRO DEBER LOS PRESENTE Q STAMOS AHORA .BENDICIONES PA TODOS LOS INVOLUCRADOS .PAZ PAZ .¡!!!❤
@@guidomereles5916 Você pode apresentar fontes e provas desses acontecimentos? Não argumenta-se fatos históricos por achismo, se você me apresentar fatos de fontes plausíveis, poderemos chegar em consenso.
Análise por um geógrafo (eu): Cartografia se mapas históricos perfeitos. Mapa de áreas perdidas pelo Paraguai para o Brasil e Argentina, perfeitas também. Análise histórica e demográfica sem comentários. Melhor análise geopolítica e geográfica já realizada pelo canal. Os aspectos históricos perfeito. Como o canal gosta de usar frase de efeito. E por isso que a geografia do Paraguai foi insanamente prejudicada.
@@CibelliFogliato Você queria que eles fizessem algo bem mais complexo em 10 minutos de vídeo? Todos esses eventos se sucederam ao longo de anos e anos, não tem como resumir em poucos minutos. Quem quer mais informações é só ir pra uma biblioteca e ler livros do pós-guerra.
Otimo video. No final da guerra a Argentina e o Uruguai resolveram parar de massacrar o Paraguai, mas o Brasil foi ate o final. A Argentina sugeriu que o territorio do Paraguai fosse dividido entre Brasil e Argentina, mas o Brasil recusou porque achou melhor que o Paraguai continuasse existindo como um buffer entre Brasil e Argentina (Basicamente a mesma razao do Uruguai ter sido criado)
Triste marco pra América do Sul, que é conhecida por não ter guerras. A situação do Paraguay ficou triste, mas hoje em dia ele e o Brasil são camaradas, isso que importa 🇵🇾
e financeira também, já que os otários brasileiros fizeram a maior usina hidrelétrica do mundo e deram a metade de presente pro Paraguai como pedido de desculpa 🤡
Depende... Nem sempre é contada pelos vencedores. No nosso caso a gente não fica se gabando por ter vencido a guerra ou tentando destorcela porque não é necessária já que o próprio Paraguai invadiu o nosso país sem justificativa alguma.
O Paraguai só não perdeu mais território do que a Bolívia. Meu estado (Acre) era território boliviano, mas eles nunca nem haviam pisado nessas terras, somente após a chegada dos cearences para explorar Borracha, durante o primeiro Ciclo.
É verdade sim, acho que 80% ou mais são descendentes de nordestinos, principalmente do Ceará, meu avô paterno era cearense. Mas a família da minha mãe veio da Paraíba. Sobre o sotaque, como a maioria é de descendentes de cearenses, foi o que prevaleceu. Temos o sotaque semelhante ao falado na Região de Fortaleza/CE. @@walter446
Sim... mesma coisa a Alemanha na 2GM.... o fato de quem ataca primeiro é FUNDAMENTAL para definir a História posterior... Hoje mesmo os ESTADOS UNIDOS estão fazendo absolutamente de tudo para que ou a China ou a Rússia pisarem no graveto.
@@LuckysevenizationÚltimo país do Mundo? A que vc tá usando tá estragada camarada, foi o último da América e não do Mundo. O Imperador sempre foi contra, porém era refém dos grandes fazendeiros que detiam o poder econômico e poder até pra golpear a monarquia como depois da abolição o fizeram e transformou nessa república de comédias.
O império Brasileiro tava full pistola com o Paraguai, mesmo eles estando totalmente derrotos, Pedro II ainda queria seguir com a guerra e capturar o líder paraguaio
@@paulobernardi8794 a Argentina queira dividir o Paraguai, mais Pedro II foi contra a ideia, o Paraguai era um estado Tampão entre o Império e a Argentina em caso de guerra, também o Paraguai após a guerra se tornou um estado vasalo do Império Brasileiro com um governo totalmente leal aos interesses Brasileiros, não havia motivo para anexar
@@MORG-AG estando totalmente errados?! FOI O PARAGUAI QUE INICIOU A GUERRA, foi Solano Lopez quem iniciou essa guerra capturando o nosso Navio Marques de Olinda e matando o Presidente da Provincia do Mato Grosso e depois invadir o Mato Grosso E ainda fez uma chacina! a Guerra so acabaria com a Prisão e Captura de Solano Lopez não havia outro jeito! Tudo isso poderia ter sido evitado se Solano se rendesse!
Quem dera se ainda tivéssemos preservado esse espírito patriota, conquistador, esse orgulho nacional... como podem invadir as terra de D Pedro, de Leopoldina...?😂
Como se manteria ao sair de um Império imponente pra uma república capenga falsaria que fez de tudo pra tentar apagar a história do país antes do golpe? A República é a responsável pelos vira latas, pela escória, quantos nacionalistas essa república gerou em mais de 100 anos?
terra da maior nação escravista metade da população escrava um país composto por pessoas extremamente más e que gostavam de ser assim uma completa desgraça
Acho que houve uma confusão entre a Batalha Naval do Riachuelo e a Batalha de Tuiuti. E o Paraguay só atacou porque era uma potência militar, com o maior exército da América do Sul.
Maior exército 🪖 formado até então,após a invasão de Corumbá o Brasil atingiu o maior exército da América,50 mil soldados dobrando é quase triplicando o exército Paraguai fora o exército argentino,esse cara foi maluco brigando contra as maiores potência da América do Sul.
só um adendo, quando o narrador fala Mato Grosso, ele se refere ao Mato Grosso do Sul - MS, Paraguai não faz divisa com o Mato Grosso - MT. Muito bom o video!
No sabemos... probablemente al cabo de unos años de la repartija de territorios ajenos, podría quedar un resentimiento muy fuerte y ocurrir levantamientos armamos y hasta el día de hoy se continuaba con la guerra como ocurre con Israel y Palestina.
vivo na triplice fronteira entre Brasil, Paraguay e Argentina, e até hoje quando eu vou ao Paraguay e vou com uma certa frequência você nota um desbalanço entre homens e mulheres na população.
A minha avó paterna tem raízes paraguaias e argentinas. Minha bisavó era de Concepción, capital do departamento homônimo no Paraguai e meu bisavô era de San Luís del Palmar, Corrientes na Argentina. Já fui para algumas cidades do Paraguai, principalmente Assunção. Tenho tios-avós que vivem lá, assim como Ponta Porã e Vallemy. Um "tio-primo" meu me disse que existe um decreto lá em que um homem pode ter até duas esposas, por causa do que aconteceu e para incentivar o aumento da população, especialmente a masculina.
O maior erro dessa guerra foi não ter repartido todo o território Paraguaio com os vencedores. O espólio de guerra é o justo preço para que se pague as despesas que os vencedores tiveram para responder a uma agressão injustificada.
@@georgehasselmann256 Leia mais você, a Inglaterra financiou o início da guerra, certamente. Mas antes disso o Paraguai invadiu territorio Brasileiro e Argentino. No Brasil os Paraguaios invadiram Tagé, Corumba e Albuquerque, em Mato Grosso. Depois invadiu R. Grande do Sul em Itaqui, São Borja e Uruguaiana. Na Argentina invadiu Corrientes. Se isso não é declaração de guerra, não sei o que é. Procure saber.
Solano Lopes morou e estudou na França, onde ficou apaixonado pela história de Napoleão, isso pesou nas tomadas de decisão daquele governante. Essa foi uma guerra tola e causou um grande prejuízo aos nossos irmãos paraguaios.
O Brasil acho que poderia ter feito duas coisas ao final da guerra: ter mantido missiones como território paraguaio ou anexado para nosso país, pois deixar a Argentina ficar com boa parte da região proporcionou aos hermanos, que eram os rivais mais perigosos, ter uma imensa fronteira com o Brasil.
Isso tirou o sono do militares brasileiros, principalmente na primeira metade do século XX e boa parte da segunda; o temor de uma invasão relâmpago Argentina foi uma possibilidade durante décadas a fio dado que muitas partes da região sul eram escassamente povoadas, principalmente em suas regiões interioranas, tendo sido concluída a ocupação das mesmas nos anos 1950 onde nesta época a Argentina era muito forte militarmente e economicamente.
@@Cosmonauta_Outsider O Império do Brasil ainda tinha mais soldados e tinhamos o treinamento de Duque de Caxias para nos ajudar, alem da nossa Marinha Imperial liderada pelo Almirante Tamandaré
@@capitaojacksparrow2164o Brasil não lutou sozinho nessa guerra cara, não seria justo para a Argentina que tambem parricipou. mas quem não ficou com nada mesmo foi o Uruguai.
Os britânicos lucravam com o Paraguai antes também. O Paraguai contratava os britânicos para realizar desenvolvimento industrial, como na construção de ferrovia.
Já tá mais do que na hora de parar com essa palhaçada afirmando que a Guerra do Paraguai aconteceu devido à influência britânica na região. Para os ignorantes, aqui vai uma dica: estudem sobre a Questão Chrystie e sobre os efeitos nefastos da mesma nas relações Brasil/Inglaterra antes de falarem bobagens.
TENHO PARENTES PARAGUAIO E SÃO MUITO QUERIDOS O PARAGUAI É UM PAIS MARAVILHOSO JA O CONHECI E FUI MUITO BEM RECEBIDO GOSTO MUITO DO POVO E ESPERO REALMENTE QUE O PROGRESSO CHEGUE A TODOS CRIANDO NOVAS INDUSTRIAS COM O PLANO DE CRIAR UMA ESTRADA TRANS OCEANICA LIGANDO BRASIL PARAGUAI ARGENTINA E CHILE.
@@Wellviajante É uma grande área??? 3.000 km2 em disputa. Sergipe tem 22.000 km2 de superfície. Melhore os teus conhecimentos. É uma questão pequena como já disse!
Na escola, décadas atrás, me ensinaram que o Paraguai estava se industrializando e que Argentina, Uruguai e Brasil iniciaram a Guerra para barrar esse desenvovimento Paraguaio.
Seriam 3 regiões distintas e com uma logística muito complicado Se invadir a Guiana Francesa provocaria a França que tem um dos melhores exércitos do mundo e liquidada o Brasil, além do que ninguém apoiaria o Brasil e a OTAN poderia intervir
O Paraguai nasceu da divisão do Vice-Reinado do Prata, capital Buenos Aires, portanto a fronteira entre Argentina e Paraguai era nebulosa. Após a guerra o Brasil tomou o território ao norte do Rio Apa, área esta contestada pelos impérios Português e Espanhol. O Brasil e o Paraguai herdaram o contencioso.
Atraso histórico em investimento nacional desenvolvimentista e industrialização seguido por neoliberalismo e sabotagem por influência de governos e organizações estrangeiras.
Tirando que deram um golpe na monarquia em meio a segunda revolução industrial? Mais uma pancada de golpes, má gerência, corrupção e atraso educacional.
Por mais que expliquem, ainda continuo sem entender essa guerra. O que fez um país pequeno pensar que seria uma boa ideia chamar pra briga o maior país da América do Sul (na época, com uma das melhores marinhas do mundo)? Isso desconsiderando o apoio de Argentina (2º maior pais) e Uruguai ao Brasil. Não sei se isso foi coragem ou pura insanidade. Hoje o Paraguai é uma das 2 piores economias da América do Sul. No mais, parabéns pelo vídeo.
As coisas eram diferentes na época. Para começar, as fronteiras não eram bem definidas como hoje, e havia alianças supranacionais na região. Solano era famoso na época e acreditou que teria apoio de correntinos, entrerrianos e uruguaios, mas isso não aconteceu. As pessoas até admiravam ele, mas não para segui-lo como ele imaginava. Urquiza, um caudilho argentino poderoso, deu para trás (trocar BsAs por Assunção para quê?) e as relações entre uruguaios e brasileiros eram mais intrínsecas do que ele imaginava (tanto que boa parte do exército brasileiro era composto por gaúchos que tinham família dos dois lados da fronteira) Foi um erro estratégico.
@@CibelliFogliato , sim, eu concordo. Brasil e Argentina intervinham nos outros países. Colocavam governantes de seu agrado. Como eram essas alianças supranacionais?
@@joaogilberto3901 É bem complicado essa história das alianças. Tanto a Argentina quanto o Uruguai viviam em guerra civil. A Argentina da época era menor do que é atualmente e tinha se unificado há pouco tempo, assim como o Brasil tinha tido revoltas poucos anos antes. Os países e as fronteiras nacionais não eram bem definidas como hoje, nem a ideia de uma identidade nacional era forte como agora, por isso as alianças dependiam da época, já que nada estava muito definido e os caudilhos mudavam de lado. Quem se enfrentou em uma guerra, poderia estar lutando lado a lado anos depois. Era muito mais uma questão de interesses locais do que nacionais, então essas alianças atravessavam as fronteiras. Na época que começa a guerra do Paraguai, o Uruguai estava dividido entre os blancos e colorados, os paraguaios apoiavam os blancos e brasileiros e argentinos (Buenos Aires) apoiavam os colorados. Porém, a Argentina tinha se unificado há pouco tempo, e ainda havia rusgas entre federalistas (Confederação Argentina) e unitários (Buenos Aires), já no Rio Grande do Sul tinha tido da Revolução Farroupilha, que tentou se separar do império brasileiro, por isso não era tão maluco assim o Solano achar que poderia fazer alianças com caudilhos da região contra Buenos Aires e o Império. De acordo com alguns historiadores, inclusive, Urquiza (um poderoso caudilho da província argentina de Entre Rios e rival de Buenos Aires) teria dado corda em uma eventual aliança com Solano em cartas que eles teriam trocado, mas na "hora do vamo vê", o Urquiza lutou junto com Buenos Aires e a Tríplice Aliança
@@CibelliFogliato , sim. Acho que a Argentina não tinha parte mais ao sul (mais perto da Antártida). Se eu não me engano, Uruguai também tinha esses 2 partidos. Bizarramente a América do Sul é uma das regiões com menos guerras entre países e com as fronteiras mais definidas do mundo. Está atraindo muitos investimentos por causa disso, inclusive. Parabéns pela explicação. Pelo jeito, você leu bastante sobre o assunto.
@@joaogilberto3901 sim, a chamada Terra Nova, que é praticamente de Buenos Aires para baixo, só foi fazer parte da Argentina depois. Eu sou gaúcha, da fronteira, e meus pais são formados em História, então eu me criei lendo livros deles e com interesse pela história da região.
Pois é né o rio paraná ate hoje é motivo de intrigas e encrencas hj com a Argentina, mas sempre é bom saber o outro lado da historia e motivos que levaram ao Paraguai de cometer tais barbaridades pois de vitima de Brasil e Argentina por não deixarem usar o rio saiu como réu. É a história que imita a vida mas sempre uma ação gera uma reação mas se o lado mais fraco reage se complica mais ainda....
recentemente a Argentina passou a cobrar pedágio na travessia da hidrovia do Rio Paraná, o que prejudica muito tanto as exportações, quanto as importações Paraguaias. Então: concordo com você que "ate hoje é motivo de intrigas e encrencas".
Sou paraguaio mais gosto muito como narra a historia. esa guerra ja ficou no pasado mais e importante aprender dele para nao repetir a hisotoria. Saludos hermanos brasileños.
Saudações, nosso dever é usar o passado como fonte de conhecimento e ensinamentos...
Guerra nunca mais! Deus abençoe o povo paraguaio!
Que o manto da Santa Mãe de Guadalupe cubra a bela e sagrada Terra Paraguaia e a livre da loucura megalomaníaca de algum novo caudilho. Mas como o canal trata da Guerra do Paraguai somos levados a reconhecer que certamente o Paraguai teria vencido essa guerra se só tivesse enfrentado o Uruguai e a Argentina e, seguramente o Brasil não se envolveria nesse conflito, pois nosso exército era pequeno e mal equipado, assim como povo brasileiro e seu Soberano, o nosso magnânimo Imperador Dom Pedro II, eram pacifistas. Entretanto, como o Presidente Solano Lopez determinou que seu exército invadisse o território brasileiro....... que horror......que catástrofe! Mas, muito maior que os nossos traumas, é a misericórdia do Senhor Deus da Paz!
o Brasil deveria ser mais próximo ao Paraguai do que com os incompetentes da Argentina. Poderíamos alcançar muitas coisas com maiores cooperações.
O Paraguai é o país mais umbilicalmente ligado ao Brasil. Vida eterna ao Paraguai.
E Bartolome Mitre, então presidente da Argentina, propôs a dissolução de todo território paraguai. Ele queria ficar com a região do chaco e dividir o restante com o Império do Brasil e Uruguai. Dom Pedro II, no entanto, se opôs a isso.
Olha só quem está por aqui!
UM ERRO GRAVISSIMO, depois dessa ousadia de reparação historica o Paraguai não deveria nem existir mais
Os argentinos dizem que foram eles quem se opuseram à dissolução do território paraguaio enquanto Dom Pedro II queria tomar tudo.
@@RegenteDoBrazil O que não condiz em nada com o perfil do Imperador que tinha piedade dimais e considerando o fato que na época estavamos com sangue nos olhos
Anexar o Paraguai inteiro não seria problema
@@capitaojacksparrow2164se juntasse à Bolívia que queria fazer parte do Império, imagina o tamanho do país...
O Paraguai invadir o Brasil e guerrear contra Argentina e Uruguai foi uma das maiores insanidades da história
Paraguai: louco e sonhador, louco e sonhador kkkkkkkkkkk
acredito que foi a única vez na história que um país nanico invade um gigante, não lembro de outro episódio ,geralmente país pequeno tem medo do grande
O Paraguai não teve escolha. Tavam bloqueando o país.
@@guilhermfIsrael é nanico e tem condições de vencer uma guerra contra a maioria dos países do mundo.
@@guilhermfkkkkkk tento é perdeu territorio kkkkkk
Sou do Paraguay, nasci e vivo aqui.
E até Hj a uma rivalidade entre Brasileiros e paraguayos.
É uma guerra que não deviria ter ocorrido. E o Paraguay paga preço por essa ações até Hj.
E acredito que tudo foi culpa e Solano López. Em muitas histórias, e fica meio claro, que ele tinha ego muito alto em si e no potencial do Paraguay.
Uma tragédia.
Estou vivendo atualmente no paraguay mas a pouco tempo mas não vejo muita rivalidade, os paraguayos gostam dos brasileiros como irmãos, ao contrário dos argentinos que se acham a raça ariana, só na política vejo essa rivalidade mas na população em geral somos muito queridos.
@@PlayMir-hv1pjAbraços ao povo do Paraguai.
Fico surpreso de ver um paraguaio falar isso, eu ja vi comentários de paraguaia, culpando mais o Brasil pelo que aconteceu, e que Solano Lopez fez bem em invadir o Brasil.
@@tiagolira8742 vc vê o nível da pessoa pelo que elas falam, o nível astronómico que essa paraguaia tem de burrice é insano e desconsideramos oq gente desprovida de inteligencia (burra) fala. Até pq o que esse ditador fez, custou ao paraguay uma parcela de seu território pela tamanha burrice de enfrentar uma aliança dos maiores países da América latina.
@@tiagolira8742 Hoje em dia Brasileiros e Paraguaios vivem de boa aqui no Py. Mais igual disse, sempre encontra alguns que parte pra ignorância e detesta brasileiros, mandando voltsr para seu país. Visto que agricultura domina aqui, e são brasileiros que cultivam. Gerando um ranço, inveja talvez dos paraguaios raiz.
As histórias são muitas, mais ninguém sabe realmente ao certo qual era as intenções do Paraguay naquela época. Acredito que era pra conseguir mais território e poder ter acesso ao mar. E Poder aumentar o pais também.
Outra é que o Paraguay realmente era superior nessas guerras. Mais a confiança foi muita e apostaram muito alto. Partiram pro tudo ou nada.
Algo que não foi citado no vídeo é o fato do Paraguai também ter invadido o território argentino, ou seja o Paraguai não só invadiu o Brasil o maior país da América do Sul como também a Argentina o segundo maior país da América do Sul. Solano Lopes foi de loucura a insanidade total.
Na época era o exército mais op do continente, mas é fato que abrir mais de uma frente em uma guerra é meio suicida. Os grandes diferenciais pro Brasil foram mais recursos e uma maior população.
@@JoaoGabriel-zu5loE também, maior marinha.
Se o Paraguai invadisse um por vez a história seria outra
O cara tava alucinado.kkk
Eles quiseram imitar o Japão. Mas perderam feio
Apenas algumas observações: podemos ter a falsa impressão de que o Paraguai era presa fácil pra tríplice aliança, porém isso é um equívoco. O exercito paraguaio dispunha de armamento relativamente moderno para a época, bem como alguns do seus generais haviam trocado experiências com militares europeus, notadamente prussianos. O Paraguai vinha se armando há pelo menos 10 anos antes do início da guerra. Estava bem à frente dos seus futuros inimigos regionais em termos militares.
Destaco também o fundamental papel das tropas gaúchas nessa guerra, que formavam o grosso do exército brasileiro e foram consideradas, ao final do conflito, a “tropa de elite” do exército brasileiro sendo os primeiros a pisarem em território paraguaio e sendo, inclusive, responsáveis pela segurança do próprio Duque de Caxias em boa parte do conflito.
As tropas gauchas eram as q mais tinham experiência de guerra no exército nacional pelo fato de ter lutado alguns anos antes contra o exército imperial na revolução...
Foi muito por causa disso q o império deu anistia ampla aos Farrapos e concedeu o que eles requeriam sobre os preços do charque, eram soldados com 15 anos de experiência que perigavam ir para o lado do Ditador Rosas o qual seguidamente fazia contatos com as lideranças farroupilhas para aliciá-las.
Vendo o perigo o Império fez um acordo e encerrou a guerra que poderia durar segundo dizem mais 10 anos pelo menos.
Sim, mas perderia para o brasil sozinho, caso o brasil ''armassem'' realmente a população.
e o Brasil como sempre , é o último a saber né? se o Paraguai vinha se fortalecendo há 10 anos por que o Brasil já não acumulou tropas na fronteira por precaução
Elevar os padrões de desenvolvimento de seus países e depois colocar tudo a perder parece ser uma marca especial de ditadores - e de alguns presidenciáveis também -, isso em todos os tempos. O que Solano Lopez fez é exatamente o que Vladimir Putin está fazendo com a Rússia. Aquela época como hoje, ambos fortalecem as bases de seus países e depois se metem em guerras que deixam suas nações muito piores, com efeitos que demoram séculos até se recuperarem, ou, no caso do Paraguai, nunca mais se recuperam. Solano Lopez fez isso, Alphonsin fez isso na Guerra das Malvinas com a Argentina, Napoleão fez também na Europa, Putin está fazendo com a Rússia e o Xi Jin Ping é bem capaz de fazer a mesma coisa com a China. Se procurarmos na História vamos achar muitos casos. Retornando ao caso dos presidenciáveis, sabiam que Jânio Quadros tinha planos para o Brasil de alguma forma invadir a Guiana Francesa? Por que não se sabe, mas essa quase aventura brasileira é muito pouca conhecida.
Estive no Paraguai uma vez e fui muito bem recepcionado. Um povo muito querido. Que dias melhores venham sobre essa nação!
Tenho inveja que eles tem isenção de impostos até 500 dólares 😂
@@hairandcia2028tá falando aqui tá 5,20 reais o Dólar
@@hairandcia2028 Eles não tem indutrias, por isso fica facil deixar o imposto nesse valor. O imposto serve como uma proteção das indústrias de um país.
Foi uma guerra terrível.
Mas espero que hoje esses dois países sejam unidos pela cooperação e desenvolvimento 🇧🇷🇵🇾
Hoje em día Paraguai tá peitando de frente com a Argentina pedindo intervenção do Brasil, mas Brasil é frouxo demais, então o Paraguai foi pedi ajuda dos EUA.
@@SuperHomemNordestinoTudo que é problema os cara chama os EUA kkk
@@Alex-KaiserMás nunca é às políticas de esquerda é sempre os Estados Unidos!!
@@Alex-KaiserEles são os donos das Américas.
@@SuperHomemNordestinoFrouxo? Se fosse o contrário acha iam intervir a pedido do BR? Comprar treta atoa q não vai dar em nada
Parabéns pelo conteúdo. Vejo que a versão deturpada sobre este conflito dada pela PUC/SP e pela USP na década de 70, está ficando para trás. A verdade sempre vence.
Sugiro lerem o livro mais respeitado sobre esse triste episódio: "Maldita Guerra", de Francisco Doratioto.
Depois dele, todas as besteiras ditas tanto contra o Brasil, assim como contra o Paraguai foram totalmente desmistificadas, a ponto de nesses dois países ter havido retratações de muitos historiadores que NÃO SABIAM NADA DO ASSUNTO e criaram narrativas inverídicas sobre diversos episódios ocorridos nesse conflito. Até hoje é considerada a obra acadêmica mais honesta escrita sobre o assunto. Ele teve acesso a documentos primários dos dois lados do conflito. Não há no livro nenhum ponto de "achismo", tudo pôde ser provado com documentos da época, muitos deles confidenciais por décadas, até o momento em que puderam ser examinados. Fica a dica.
Dá um spoiler aí .
Sobre a versão do Livro sobre a invasão
Ótima dica mano, muito obrigado!❤
@@joserenildo9111UP!
Solano Lopez um megalomaníaco começou uma guerra e nós a terminamos! Põem na conta deles
Sugiro lerem o livro do grande historiador argentino Leon Pomer - A Guerra do Paraguai -A grande tragédia rioplatense mostrando quem realmente instigou essa terrivel guerra. Não existem historiadores imparciais mas existem historiadores honestos Leon Pomer eh um deles
Vamos as contestações. A guerra aconteceu por causa de Solano Lopez e sua mania de grandeza, no conflito do Uruguai, o Paraguai era o menos envolvido. O real motivo era de verdade o acesso ao mar que o Paraguai precisava para crescer, mas Solano Lopez achava que o país era uma grande potência, enquanto a economia era agrária, a população era pobre, carecia de indústrias e maior parte da terra pertencia a família de Solano Lopez.
6:18 Na verdade ninguém sabe quantos paraguaios existiam antes da guerra, é que o censo paraguaio não era muito confiável. Em 1846 o censo contou 250 mil habitantes e dez anos depois o censo contava quase 1 milhão e 500 mil habitantes. O genocídio paraguaio pelos brasileiros pode não ter acontecido. Se aconteceu um genocídio, a culpa foi de Solano Lopez e sua mania de grandeza que insistia em não pedir a paz, enquanto a derrota estava certa.
8:22 Não diga: falta de mão de obra agrícola "e industrial". O Paraguai não tinha indústria, a economia girava na exportação de erva mate, madeira e tabaco. Os proprietários de fabricas tinham sido expulsos em 1820 pelo ditador Gaspar Francia, que temia ser deposto por uma conspiração.
9:22 O Brasil realmente reivindicou uma reparação de guerra, mas o Paraguai nunca pagou e mais tarde a divida foi perdoada pelo governo do presidente Getúlio Vargas.
Vocês podem achar que estou aqui apenas para contestar todos os equívocos do vídeo, e vocês tem razão. Vídeo como esse saíram de livros de história mal produzidos e extremamente politizados onde Solano Lopez era o herói e a Inglaterra causou a guerra por inveja do crescimento paraguaio e que os brasileiros foram genocidas e os paraguaios pagaram uma dívida enorme. Todas essas mentiras não colam e o que quero é a verdade acerca dos fatos.
Não houve nenhum genocídio brasileiro, pois nossas tropas lutou apenas é somente com o exército paraguaio não com os cidadãos,ao contrário do que eles fizeram quando invadiu nossas terras é fizeram limpeza étnica nas populações fronteiriças.
Perfeito suas colocações, mas em relação à dívida do Paraguai (por ser o derrotado da guerra) para com o Brasil, de fato nunca pagaram, mas nós abocanhamos 27% de terras Paraguaias. Só para complementar o seu comentário acima. 👍
Perfeito
@@vanderleisilva7593 para quem?
Erros grosseiros da postagem colocar territórios brasileiros do MT, PR e SC como paraguaios.
O ególatra, obtuso, sanguinário e canalha Solano Lópes reinvindicou essas terras que já eram brasileiras por outros tratados firmados bem antes.
Mostrar esses mapas errados e dizer que o Paraguai "perdeu" terras com essa guerra é um ERRO GIGANTESCO!
O Paraguai atacou o IMPÉRIO. E o IMPÉRIO contra-ataca.
O Duque de Caxias era o Darth Vader
Hehe!!!
Mas o Brasil tbm teve bastante prejuízos humanos e econômicos, inclusive essa guerra pôs a monarquia em xeque.
kkkkkkkk adorei, foi muito bom, muito bom mesmo.
Brasil: eu sou seu pai!!!
Paraguai e possivelmente toda América do Sul: NÃOOOOOOOOOO!!!
Servi no 17 Batalhão de Infantaria de fronteira em Corumbá, ele foi tomado pelos paraguaios durante o conflito, tenente Ricardo Franco reconquistou a duras percas humanas, história bem viva ate hoje.
Mas interessante ver a invasão de Dourados pelos paraguaios, Dourados era uma pequena vila então o tenente Antonio João e mais 15 homens depois de dispensar toda a população civil para salvar suas vidas, eles ficaram sozinhos, apenas este homens e lutaram bravamente , foram todos mortos pelos paraguaios, sendo inclusive homenageados por estes. Este é um dos fatos mais marcantes de heroísmo da nossa história. Infelizmente, muito infelizmente pouco conhecido e lembrado.
@@luciorezendebrvisitei este local.
Caracas não sabia eles ainda conseguiram invadir o batalhão o.O
@@luciorezendebr visitei o local onde morreu Antonio João, é um sitio histórico do exército, perto da cidade de Antonio João, que recebeu esse nome em homenagem a ele.
Kkkkkk você tava lá em 1860?
Não mano pera aí. A batalha de Tuiuti foi a maior batalha campal da América do Sul, na a maior batalha naval. Deves estar confundindo com a batalha do Riachuelo, q tbm aconteceu na Guerra do Paraguai
@Saulo Exatamente.
Up
Muito bom o vídeo! Sou da tríplice fronteira, e infelizmente por aqui se fala pouquíssimo sobre esse assunto nas escolas.
Tuiuti foi uma batalha terrestre. A grande batalha naval foi a Batalha do Riachuelo
Fue la Batalla de Ytororõ
A Batalha do Riachuelo foi aonde "nasceu" a Marinha do Brasil - 11/Junho/1865 !!!
@@marques8137
Isso porque você está considerando que a Marinha do Almirante Tamandaré, aquela mesma que combateu na batalha naval mais famosa da guerra, não era brasileira... Ora, pode explicar o que dissestes?!
@@robertfranco4493 li num cartaz, no Terminal Metropolitano em São Bernardo do Campo SP, sobre o aniversário da nossa Marinha, exatamente a informação. Eram os 145 anos da nossa Marinha. Porque a pergunta ?? Vc é da Marinha ??
@@marques8137
Porque fiquei curioso com sua informação...
A mim constava 11 de junho como sendo o aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, que é uma data muito celebrada na Marinha do Brasil dada a sua importância.
Vamos pensar juntos?
Quem é o patrono da Marinha do Brasil? Em 1822, o Brasil tornou-se independente do Império de Portugal. Lembra da frase "independência ou morte!"? Pois bem, naquele mesmo ano a esquadra brasileira partiu para a região da Cisplatina no intuito de fazer a independência do Brasil ser fortalecida por lá (e não a marinha daqueles de quem se tornou independente). Em 1824, batalhas ocorreram para que o Uruguai não retomasse a região, mas o Brasil não foi bem sucedido.
Veja que interessante:
O Brasil ficou independente de Portugal e no mesmo ano levou navios de guerra para defender a Província Cisplatina, " a quem do Rio da Plata" (mas o Uruguai recuperou suas terras).
A Guerra do Paraguai sucedeu pelos idos de 1864. Sendo assim, considerando a informação que você leu em um cartaz de comércio, por que a marinha de guerra teria levado tantos anos para ser criada (1865?), se o Brasil já era independente de Portugal e contava com poder naval? Vale lembrar que a nossa marinha herdou navios da marinha que trouxe a Família Real e o seu séquito para cá, em 1808, para fugirem de Napoleão, bem como esteve presente na defesa do Brasil de várias ameaças externas.
A Guerra do Paraguai e a Batalha Naval do Riachuelo são marcos importantes da primeira grande conquista da Marinha do Brasil.
O que mais me deixa abismado nas guerras é que 100% dos que perdem, quase sempre perdem por erros estratégicos enquanto que a maioria dos que vencem inimigos muito maiores vencem 100% devido a estratégia. A capacidade de imaginar inúmeros contextos diferentes como resultado de inúmeras variáveis é uma ciência muito rebuscada.
O Paraguay hoje tem uma economia forte e rica crescendo a passos largos, com uma moeda forte com câmbio estável há 20 anos. Visitei recentemente Encarnación e vi o quão desenvolvido está com uma agricultura forte e cobram 1% só de imposto para a indústria exportadora. Vai crescer muito. Sucesso aos Hermanos.
País que não cobra impostos não se desenvolve, que sejam impostos baixos, mas que cobrem. Veja o exemplo da Irlanda, onde a presença de multinacionais inflou o PIB per capta porém os jovens irlandeses estão imigrando em massa pelas péssimas perspectivas de vida!
@@lifelearner10 o imposto de 1% é para fabricação de exportação a estimular fábricas brasileiras a se instalarem, além de direitos trabalhistas serem mais leve. Para o mercado interno e o de renda eles tem algo em torno de 17%.
Na Irlanda o custo de vida ,principalmente aluguel tá pesado, mas os salários são melhores que a média européia.
Moeda do Paraguai e fraca mais o Paraguai tem salário mínimo maior mais menor renda media
@@techandroid5327O lado positivo de se ter uma moeda mais desvalorizada é que o país se torna mais competitivo economicamente, inevitavelmente formando princípios para o crescimento econômico, assim como foi na China e assim como está sendo no Vietnã atualmente.
Hoje em dia Solano Lopez é considerado herói nacional imagino que por aqueles (covardes principalmente com seu povo morto e sofrido da guerra) e que não aceitam a derrota e militam na política, mas que provavelmente não teriam a coragem de lutar numa verdadeira guerra.
Tenho orgulho da reação enérgica do Brasil, pois deve-se defender com unhas e dentes e mostrar ao mundo que qualquer um país precisa pensar duas, três vezes antes atacar nosso povo/país.
Claro que pra isso precisamos de Homens de verdade e Honrados na política, na Justiça e nas Forças Armadas para essa defesa e posterior prosperidade.
Valeu!
Eu morei em Asunción e ciudad del Este o povo paraguaio é um povo muito querido, os mais velhos tinham muito ressentimento por eu ser brasileiro, e alguns não alugavam casa ainda por causa raiva do conflito e não gostar de brs. Mas tinha gente que nos tratava melhor que nossa própria família... Única coisa que eu não gosto de lá é o CALOR KKKKKKK
os caras tem raiva de brasileiros pq eles invadiram o brasil e argentina, roubaram, estupraram, degolaram, mas a culpa 'e do povo brasileiro por ter respondido com a mesma intensidade...
Poderia fazer um vídeo sobre o rápido desenvolvimento da Índia após a sua independência do UK.
Já tem
Também tem a questão da separação da colônia britânica em Índia e Paquistão. Takvez se os ex-colonos hindus e muçulmanos tivessem se esforçado mais em criar uma boa convivência, inves de sacrificar seu povo nas migrações arriscadas e em conflitos, eles partilhassem de uma nação ainda mais prospera.
@@BakinhageoEstou sugerindo um video sobre as consequências da indepêndencia da colônia sobre os três países envolvidos. A Índia e o Paquistão formavam a principal colônia britânica na Ásia.
@@cristianfestinalli7523
Não se esqueça do Bangladesh 🇧🇩 também
@@SprigPlantar8934Bangladesh sempre fica sobrando na discussão porque é um país bem menos relevante que a Índia e o paquistão. É tipo o timor leste na comunidade de países falantes de portugês.
Li a obra de Francisco Doratioto , e a minha conclusão foi que não existe essa de mocinho e vilão. A Guerra do Paraguai assim como a maioria delas nasceu do conflito de interesses das nações envolvidas, como o Paraguai que disputava territórios com seus vizinhos e reivindicava maior protagonismo no prata , a Argentina que considerava o Paraguai uma província rebelde e disputava territórios com o mesmo , a localização estratégica do Uruguai e seus partidos em constantes disputas políticas buscando apoio nos seus vizinhos, e o Brasil que além de disputar territórios com o Paraguai também tentava manter a sua influencia na navegação do prata que era crucial para o desenvolvimento da sua província mais afastada (Mato Grosso). No fim acho que não era uma questão de se a guerra ia estourar mas sim de quando. Os interesses regionais eram muito conflitantes para serem resolvidos pacificamente em uma época que guerras eram vistas como algo cotidiano. Mas vamos concordar que invadir o Brasil e a Argentina foi um tremendo erro estratégico, pois mesmo tendo vitórias iniciais, quanto mais a guerra se prolongou maior foi a capacidade desses países de reagirem a invasão.
Se existe um vilão nessa guerra assim como nas futuras grandes guerras se chama Inglaterra vários historiadores chegaram nessa conclusão como Eric Hobsbawm ahh mas vão dizer que os historiadores revisionistas são todos marxistas da esquerda então eles seguem uma agenda politica meu amigo não existe historiador imparcial sempre vão puxar pra um lado mas existe historiador honesto e desonesto coisa que o Francisco Doratioto é
👌👌🙌🙌🙌🙌🙏🙏🙏👏👏👏
Bem explicado, o que não se fala é que o Paraguay revindicava metade dos estados do Paraná, Mato Grosso e Santa Catarina.
Solano Lopez calculou mal, foi um erro estratégico antes de mais nada. Para começar, as fronteiras na época não eram bem definidas como hoje, e havia alianças supranacionais na região. Solano era famoso na época e acreditou que teria apoio de correntinos, entrerrianos e uruguaios, mas isso não aconteceu. As pessoas até admiravam ele, mas não para segui-lo como ele imaginava. Urquiza deu para trás (trocar BsAs por Assunção para quê?) e as relações entre uruguaios e brasileiros eram mais intrínsecas do que ele imaginava (tanto que boa parte do exército brasileiro era composto por gaúchos que tinham família dos dois lados da fronteira)
@@CibelliFogliato eh muito engraçado kk o brasileiro se tornou o povo mais inteligente do mundo derrepente e mostra toda a sua sabedoria na internet ensinando os povos e nações perdedoras das guerras como se faz estrategia e como não cometer erros o Brasil eh a nova Grecia Antiga a Roma atual com seus grandes pensadores
Nem vi o vídeo e já sei que vai ser bom
Gostei desse novo formato de vídeo, Sobre como guerras e outros eventos históricos moldaram o destino dos países. As guerras de independência nas colônias europeias são praticamente uma fonte inesgotável de conteúdo.
Ainda não entendo como Solano Lopez é considerado herói nacional.... fez mal a própria irmã, até. O Brasil não tinha rivalidade com o Paraguai. Assim, a gente aprende que guerra é inevitável e imprevisível, precisa tá preparado e vigilante sempre.
Ué, basta ver como o Luladrão ainda é apoiado por muitos e vai entender como esses absurdos acontecem.
Apesar de ditador autoritário Solano López era um homem que queria o bem do seu país. Ele era de uma coragem e de grande bravura,morreu lutando quando já não tinha esperança de mais nada. Preferiu morrer do que se entregar. Por que não considerá-lo como herói do seu país? Apesar dos pesares.
BOM, COM 80 % DE MULHER ME ADMRA NAO TER TIDO UMA PRESIDENTA!
@@nubinhoziKaAntes de ser presidenta ela foi estudanta e gerenta de um poste de gasoline.
@@eddu4674 🤣🤣🤣
Algumas Pessoas da Minha Cidade Ouricuri-PE foram convocadas para guerras nessa epoca e os sobreviventes que voltaram receberam medalhas de Voluntarios da Patria de Dom Pedro 2 e tambem a bandeira do Municipio bordada em Ouro estão no museu do Recife.
Quem é vivo sempre aparece em, Demorou pra voltar em amigo, Tava preocupado já 😂.
😂😂
"Vou invadir o maior país do continente, o que pode dar errado ?"
@zengao37 Invadir a Bolivia e ter acesso pelo Pacífico? Acho que ele queria o Atlântico.
@zengao37 É fato, por isso mesmo esse ditador Solano López acabou com o país dele.
@zengao37Bolívia não tinha e não tem acesso próprio ao mar.
@@luckyman5958Bolivia tinha acesso ao mar, perdeu este acesso ao atacar o Chile, hora ou outra aparece algum presidente Boliviano dando a entender que pode iniciar uma guerra para reconquistar o que perderam.
@@luciorezendebrsim, o atlântico era melhor por vários motivos, sendo os principais:
Acesso comercial aoa maiores portos da América do Sul;
Menor viagem aos portos Europeus.
O acesso ao pacífico naquela época de carroças, lamaçais e estradas de calçamento era dificílimo devido aos Andes.
Muiito bom 👍🏽 para todas as postagens históricas e culturais.
Incrível muito bem feito seu vídeo 👏🏻👏🏻 faz também sobre a guerra do contestado e outras batalhas brasileiras como aquela no Amapá contra a Guiana Francesa pois tem pouca coisa no RUclips sobre isso
2:27 o mapa do Paraguai no seculo XIX era um pouco diferente desse apresentado no video, pois a regiao do Chaco, ao norte do atual país, onde hoje é parte do departamento de Boqueron e Alto Paraguay, faziam parte da Bolívia, e, so foi anexada pelo Paraguai durante o seculo XX, sendo a maior guerra travada na America do Sul no século passado
Nunca fueron de Bolivia, despues Paraguay tuvo otra guerra con Bolivia por esastierras, porque ellos querian la salida al Rio Paraguay.
A insensatez, a ganância e a arrogância de um único homem, a saber Solano Lopez, destruiu o futuro do Paraguai!
FAKE GROSSEIRO!
VAI ESTUDAR PARA PODER PODERAR NESTE TEMA
@@DENIZCREPALDI😂😂😂😂😂😂
@@georgehasselmann256😂😂😂😂
Como pode tantas pessoas morrerem por causa da ambição de um homem só?
Simples. Ele era ditador
@@feliphexavier9735 ninguém tinha que obedecer psicopatas
@@elenildosantos888simples ou obedece ou morre
FUE GENECIDIO NO FUE GURRRA .ENTRAR EN CIUDADES Y CAPITAL Y QEMAR OSPITALES YGLECIAS .ESO NO FUE GUERRA GENOCIDIA .SIMPLEMENTE ...LLAMAR
A LA PAZ ES NUESTRO DEBER LOS PRESENTE Q STAMOS AHORA .BENDICIONES PA TODOS LOS INVOLUCRADOS .PAZ PAZ .¡!!!❤
@@guidomereles5916 Você pode apresentar fontes e provas desses acontecimentos? Não argumenta-se fatos históricos por achismo, se você me apresentar fatos de fontes plausíveis, poderemos chegar em consenso.
Excelente vídeo. Parabéns.
Corumbá e Dourados no tempo era MT, porém hj é o promissor Ms♥️🇧🇷
Muito bom o conteúdo , parabéns !
Análise por um geógrafo (eu): Cartografia se mapas históricos perfeitos. Mapa de áreas perdidas pelo Paraguai para o Brasil e Argentina, perfeitas também. Análise histórica e demográfica sem comentários. Melhor análise geopolítica e geográfica já realizada pelo canal. Os aspectos históricos perfeito. Como o canal gosta de usar frase de efeito. E por isso que a geografia do Paraguai foi insanamente prejudicada.
A Análise demográfica tem falhas. Não acredite em tudo que vê.
Tem muitas falhas e faz parecer simples algo que na verdade foi bem mais complexo
@@CibelliFogliato Você queria que eles fizessem algo bem mais complexo em 10 minutos de vídeo? Todos esses eventos se sucederam ao longo de anos e anos, não tem como resumir em poucos minutos. Quem quer mais informações é só ir pra uma biblioteca e ler livros do pós-guerra.
QUE TODOS TENHAM UMA NOITE ABENÇOADA. AMÉM
Sou de Dourados Hj no Mato Grosso do sul,aqui onde a varias estátuas dos heróis Brasileiros na guerra,Principal é o Antônio João
Ótimo vídeo! Contextualização e análise perfeita. Parabéns Guilherme!
Otimo video. No final da guerra a Argentina e o Uruguai resolveram parar de massacrar o Paraguai, mas o Brasil foi ate o final. A Argentina sugeriu que o territorio do Paraguai fosse dividido entre Brasil e Argentina, mas o Brasil recusou porque achou melhor que o Paraguai continuasse existindo como um buffer entre Brasil e Argentina (Basicamente a mesma razao do Uruguai ter sido criado)
Faz vídeo da Guerra do Pacífico, a Bolívia também perdeu muitos territórios e guerras.
Inclusive seu acesso para o mar.
A Bolívia já é um país bem grande, mas com esses territórios a mais seria ainda maior e com a saída ao Pacífico maior
Excelente conteúdo,mostrando história!!
Triste marco pra América do Sul, que é conhecida por não ter guerras. A situação do Paraguay ficou triste, mas hoje em dia ele e o Brasil são camaradas, isso que importa 🇵🇾
Você parece ser uma menina muito triste, mas tem uma boa alma.
@@JoaoBatista-fc3tzpq vc baseia isso? Nem conhece a mulher
Parabéns pelo excelente qualidade do trabalho!
As consequências espirituais desta guerra se arrasta até os dias de hoje, mas graças ao nosso bom deus, já está no seu fim..🙏
e financeira também, já que os otários brasileiros fizeram a maior usina hidrelétrica do mundo e deram a metade de presente pro Paraguai como pedido de desculpa 🤡
"A história é sempre contada pelos vencedores."
Depende... Nem sempre é contada pelos vencedores.
No nosso caso a gente não fica se gabando por ter vencido a guerra ou tentando destorcela porque não é necessária já que o próprio Paraguai invadiu o nosso país sem justificativa alguma.
Excelente Vídeo!😊❤🇧🇷
Conheci o Paraguay em janeiro. Adorei Assuncion!
O Paraguai só não perdeu mais território do que a Bolívia. Meu estado (Acre) era território boliviano, mas eles nunca nem haviam pisado nessas terras, somente após a chegada dos cearences para explorar Borracha, durante o primeiro Ciclo.
Viva o Brasil e a Bolívia.
Era pra ter sido anexado pelo Brasil, TODO O TERRITÓRIO meio-a-meio com Argentina. São muito imbe/cis!
É verdade que a maioria de vocês, acreanos, têm descendência cearense e inclusive com sotaque?
@@walter446 fui no Acre recentemente e não vi sotaque de nordestino no pessoal que mora em RBR.
É verdade sim, acho que 80% ou mais são descendentes de nordestinos, principalmente do Ceará, meu avô paterno era cearense. Mas a família da minha mãe veio da Paraíba. Sobre o sotaque, como a maioria é de descendentes de cearenses, foi o que prevaleceu. Temos o sotaque semelhante ao falado na Região de Fortaleza/CE. @@walter446
Aos professores de História, não se esqueçam: o Paraguai atacou primeiro. Repitam: o Paraguai atacou primeiro. O resto é consequência.
Sim... mesma coisa a Alemanha na 2GM.... o fato de quem ataca primeiro é FUNDAMENTAL para definir a História posterior... Hoje mesmo os ESTADOS UNIDOS estão fazendo absolutamente de tudo para que ou a China ou a Rússia pisarem no graveto.
@@RolloSigurdsson Não se esqueça que o Brasil tem a triste colocação de ser o último país do mundo onde a escravidão foi considerada ilegal.
@@LuckysevenizationIdai?
@@LuckysevenizationÚltimo país do Mundo? A que vc tá usando tá estragada camarada, foi o último da América e não do Mundo. O Imperador sempre foi contra, porém era refém dos grandes fazendeiros que detiam o poder econômico e poder até pra golpear a monarquia como depois da abolição o fizeram e transformou nessa república de comédias.
MENTIRA , SUAS INFORMAÇÕES SÃO ORIUNDAS DA VERSÃO OFICIAL MENTIROSA , PROCURE OUTRAS FONTES MAIS CONFIÁVEIS .
Eu moro no Paraguay, devido Solano enviar crianças p/ a frente de batalha, aqui o dia das crianças é um dia de luto.
Vdd
Que triste, toda guerra é um sintoma do fracasso do homem como animal pensante.
Muito triste
Sugiro a leitura do livro maldita Guerra, de Francisco doratioto. Há alguns erros no vídeo.
Muito legal, parabéns!
Uma pequena nota e que a marinha do brasil nessa epoca era a 3 mais poderosa do mundo. Brasil realmente era uma potência
Ainda hj é só mais alguns ajustes
O império Brasileiro tava full pistola com o Paraguai, mesmo eles estando totalmente derrotos, Pedro II ainda queria seguir com a guerra e capturar o líder paraguaio
E não? Imagina a merda que seria deixar um vagabundo desses solto e planejando uma nova guerra
Ele deveria ter se entregado ou fugido do país quando conquistaram a capital. Acredito que teria dado fim a guerra bastante antes.
Deveria ter anexado o Paraguai
@@paulobernardi8794 a Argentina queira dividir o Paraguai, mais Pedro II foi contra a ideia, o Paraguai era um estado Tampão entre o Império e a Argentina em caso de guerra, também o Paraguai após a guerra se tornou um estado vasalo do Império Brasileiro com um governo totalmente leal aos interesses Brasileiros, não havia motivo para anexar
@@MORG-AG estando totalmente errados?! FOI O PARAGUAI QUE INICIOU A GUERRA, foi Solano Lopez quem iniciou essa guerra capturando o nosso Navio Marques de Olinda e matando o Presidente da Provincia do Mato Grosso e depois invadir o Mato Grosso
E ainda fez uma chacina! a Guerra so acabaria com a Prisão e Captura de Solano Lopez não havia outro jeito!
Tudo isso poderia ter sido evitado se Solano se rendesse!
Faz um vídeo por que a geografia da Bolívia por favor?
Paraguai hoje é país de prosperidade, baixos impostos e gente trabalhadora. Ainda vai crescer muito
Boa informaçõa Marvado
Parabéns...!!! Belo canal
Quem dera se ainda tivéssemos preservado esse espírito patriota, conquistador, esse orgulho nacional... como podem invadir as terra de D Pedro, de Leopoldina...?😂
Como se manteria ao sair de um Império imponente pra uma república capenga falsaria que fez de tudo pra tentar apagar a história do país antes do golpe? A República é a responsável pelos vira latas, pela escória, quantos nacionalistas essa república gerou em mais de 100 anos?
terra da maior nação escravista metade da população escrava um país composto por pessoas extremamente más e que gostavam de ser assim uma completa desgraça
Foi um guerra terrível mas espero que com a exepriencia do passado, o Paraguai tenha aprendido a licao...
Acho que houve uma confusão entre a Batalha Naval do Riachuelo e a Batalha de Tuiuti. E o Paraguay só atacou porque era uma potência militar, com o maior exército da América do Sul.
Maior exército 🪖 formado até então,após a invasão de Corumbá o Brasil atingiu o maior exército da América,50 mil soldados dobrando é quase triplicando o exército Paraguai fora o exército argentino,esse cara foi maluco brigando contra as maiores potência da América do Sul.
só um adendo, quando o narrador fala Mato Grosso, ele se refere ao Mato Grosso do Sul - MS, Paraguai não faz divisa com o Mato Grosso - MT. Muito bom o video!
Não existia Mato Grosso do Sul naquela época, por isso ele falou Mato Grosso
Que nunca mais aconteça nenhuma guerra entre nossos países. Que Deus nos abençoe.
No sabemos... probablemente al cabo de unos años de la repartija de territorios ajenos, podría quedar un resentimiento muy fuerte y ocurrir levantamientos armamos y hasta el día de hoy se continuaba con la guerra como ocurre con Israel y Palestina.
Paraguai entrar em guerra com o Brasil é igual vc level 1 querer tirar x1 com um cara level 70😂❤
no final quem se deu bem com a matança e destruição do paraguai foram os metacapitalistas de Londres
Os soldados do teu Africazil lutavam arremeçando cana de açúcar kkk
@@Anonimous279fonte:cu
@@Anonimous279Mano léu história em livros dados no McDonald's
Na vdd oh Paraguai e o Brasil estavam no mesmo nível de poder, mas o Paraguai foi burro e declarou guerra contra a Argentina e o Uruguai
Vídeo muito bom
vivo na triplice fronteira entre Brasil, Paraguay e Argentina, e até hoje quando eu vou ao Paraguay e vou com uma certa frequência você nota um desbalanço entre homens e mulheres na população.
A minha avó paterna tem raízes paraguaias e argentinas. Minha bisavó era de Concepción, capital do departamento homônimo no Paraguai e meu bisavô era de San Luís del Palmar, Corrientes na Argentina. Já fui para algumas cidades do Paraguai, principalmente Assunção. Tenho tios-avós que vivem lá, assim como Ponta Porã e Vallemy. Um "tio-primo" meu me disse que existe um decreto lá em que um homem pode ter até duas esposas, por causa do que aconteceu e para incentivar o aumento da população, especialmente a masculina.
@@SKHORD Acho que é decreto nacional, mas eu pesquisaria antes para ter certeza 😂
O maior erro dessa guerra foi não ter repartido todo o território Paraguaio com os vencedores. O espólio de guerra é o justo preço para que se pague as despesas que os vencedores tiveram para responder a uma agressão injustificada.
COMPLETAMENTE DESINFORMADO. LEIA MAIS MEU AMIGO. A TRETA VEIO DA INGLATERRA.
@@georgehasselmann256 Leia mais você, a Inglaterra financiou o início da guerra, certamente. Mas antes disso o Paraguai invadiu territorio Brasileiro e Argentino. No Brasil os Paraguaios invadiram Tagé, Corumba e Albuquerque, em Mato Grosso. Depois invadiu R. Grande do Sul em Itaqui, São Borja e Uruguaiana. Na Argentina invadiu Corrientes. Se isso não é declaração de guerra, não sei o que é. Procure saber.
muito bom
Guerreiros lutaram para conquistar um pedaço de praia 🏖 mais não foi dessa vez…
Nem dessa e nem em outra!!!
Como diz o ditado,”aqueles que não conseguem lembrar o passado, está à condená-lo a repeti-lo ”
Solano Lopes morou e estudou na França, onde ficou apaixonado pela história de Napoleão, isso pesou nas tomadas de decisão daquele governante. Essa foi uma guerra tola e causou um grande prejuízo aos nossos irmãos paraguaios.
A batalha de Tuiuti foi a maior batalha campal do continente, a maior batalha naval foi a de Riachielo
O Brasil acho que poderia ter feito duas coisas ao final da guerra: ter mantido missiones como território paraguaio ou anexado para nosso país, pois deixar a Argentina ficar com boa parte da região proporcionou aos hermanos, que eram os rivais mais perigosos, ter uma imensa fronteira com o Brasil.
Na verdade corrientes nunca pertenceu ao Paraguai sempre foi da Argentina
O unico erro que o Brasil cometeu na época FOI NÃO ANEXAR O PARAGUAI POR INTEIRO!
Isso tirou o sono do militares brasileiros, principalmente na primeira metade do século XX e boa parte da segunda; o temor de uma invasão relâmpago Argentina foi uma possibilidade durante décadas a fio dado que muitas partes da região sul eram escassamente povoadas, principalmente em suas regiões interioranas, tendo sido concluída a ocupação das mesmas nos anos 1950 onde nesta época a Argentina era muito forte militarmente e economicamente.
@@Cosmonauta_Outsider O Império do Brasil ainda tinha mais soldados e tinhamos o treinamento de Duque de Caxias para nos ajudar, alem da nossa Marinha Imperial liderada pelo Almirante Tamandaré
@@capitaojacksparrow2164o Brasil não lutou sozinho nessa guerra cara, não seria justo para a Argentina que tambem parricipou. mas quem não ficou com nada mesmo foi o Uruguai.
Com isso, os britânicos lucraram com os dois lados da guerra emprestado para ajudar a se defender e emprestado para reconstruir os dois lados
Os britânicos lucravam com o Paraguai antes também. O Paraguai contratava os britânicos para realizar desenvolvimento industrial, como na construção de ferrovia.
@@TotalPhilosophyTPgraças a corrupção essa ferrovia hoje está abandonada
Já tá mais do que na hora de parar com essa palhaçada afirmando que a Guerra do Paraguai aconteceu devido à influência britânica na região. Para os ignorantes, aqui vai uma dica: estudem sobre a Questão Chrystie e sobre os efeitos nefastos da mesma nas relações Brasil/Inglaterra antes de falarem bobagens.
Antes de falar bobagens, sugiro se informar sobre a Questão Chrystie.
TENHO PARENTES PARAGUAIO E SÃO MUITO QUERIDOS O PARAGUAI É UM PAIS MARAVILHOSO JA O CONHECI E FUI MUITO BEM RECEBIDO GOSTO MUITO DO POVO E ESPERO REALMENTE QUE O PROGRESSO CHEGUE A TODOS CRIANDO NOVAS INDUSTRIAS COM O PLANO DE CRIAR UMA ESTRADA TRANS OCEANICA LIGANDO BRASIL PARAGUAI ARGENTINA E CHILE.
muito bom parabens
Num entra não, sem a instrução do profissional kkkkkkkk
Infelizmente o paraguaia teve um líder maluco que fez a pior escolha possível, a nação toda pagou o preço
FAKE. SUGIRO PESQUISAR A HISTÓRIA.
Sugiro um vídeo sobre a disputa de terras entre o Piauí e o Ceará e que está STF
Questão pequena, ninguém sabe disso ou está preocupado com isso, caro! Mas fique tranquilo, não haverá guerra!🤣🤣🤣
@@luciorezendebr é uma grande área, quase o tamanho de Sergipe, é um tema interessante falar tb dos Estados brasileiros.
@@Wellviajante É uma grande área??? 3.000 km2 em disputa. Sergipe tem 22.000 km2 de superfície. Melhore os teus conhecimentos. É uma questão pequena como já disse!
#skateboard skatetista aqui, parabens pelo trabalho !
Muito boa informacao eu nao sabia isso
Paraguai conseguiu guerrear com 2 paises gigantes, que ideia genial
Na escola, décadas atrás, me ensinaram que o Paraguai estava se industrializando e que Argentina, Uruguai e Brasil iniciaram a Guerra para barrar esse desenvovimento Paraguaio.
Kkkkkkkkkk, Paraguai não tinha nem agricultura descente nessa época, j🐴mento, q dirá industrias kkkk
e pt ne da nisso
8:08 ele falou com uma força
Faz um vídeo sobre Andorra!! não sabemos nada de lá e deve ser muuuuuito interessante
Excelente vídeo.
Sugestão de tema:
Brasil poderia/deveria anexar as Guianas?
Seriam 3 regiões distintas e com uma logística muito complicado
Se invadir a Guiana Francesa provocaria a França que tem um dos melhores exércitos do mundo e liquidada o Brasil, além do que ninguém apoiaria o Brasil e a OTAN poderia intervir
O Paraguai nasceu da divisão do Vice-Reinado do Prata, capital Buenos Aires, portanto a fronteira entre Argentina e Paraguai era nebulosa.
Após a guerra o Brasil tomou o território ao norte do Rio Apa, área esta contestada pelos impérios Português e Espanhol. O Brasil e o Paraguai herdaram o contencioso.
Quero muito de entender melhor como o Brasil não se tornou uma super potência, o que deu errado no país que tem tanto pra se tornar?
Simplesmente por Corrupção e Também um Mal Gerenciamento por isso não se Tornou uma Super Potência
Atraso histórico em investimento nacional desenvolvimentista e industrialização seguido por neoliberalismo e sabotagem por influência de governos e organizações estrangeiras.
Tirando que deram um golpe na monarquia em meio a segunda revolução industrial? Mais uma pancada de golpes, má gerência, corrupção e atraso educacional.
leia Gustavo Barroso e vc vai entender o que deu errado "eles"👃👃
@@cineanimationgvfhncfgnn8664 "Simplesmente por Corrupção e Também um Mal Gerenciamento" simplesmente ((eles)) 👃👃👃
Por mais que expliquem, ainda continuo sem entender essa guerra. O que fez um país pequeno pensar que seria uma boa ideia chamar pra briga o maior país da América do Sul (na época, com uma das melhores marinhas do mundo)? Isso desconsiderando o apoio de Argentina (2º maior pais) e Uruguai ao Brasil. Não sei se isso foi coragem ou pura insanidade. Hoje o Paraguai é uma das 2 piores economias da América do Sul. No mais, parabéns pelo vídeo.
As coisas eram diferentes na época. Para começar, as fronteiras não eram bem definidas como hoje, e havia alianças supranacionais na região. Solano era famoso na época e acreditou que teria apoio de correntinos, entrerrianos e uruguaios, mas isso não aconteceu. As pessoas até admiravam ele, mas não para segui-lo como ele imaginava. Urquiza, um caudilho argentino poderoso, deu para trás (trocar BsAs por Assunção para quê?) e as relações entre uruguaios e brasileiros eram mais intrínsecas do que ele imaginava (tanto que boa parte do exército brasileiro era composto por gaúchos que tinham família dos dois lados da fronteira)
Foi um erro estratégico.
@@CibelliFogliato , sim, eu concordo. Brasil e Argentina intervinham nos outros países. Colocavam governantes de seu agrado. Como eram essas alianças supranacionais?
@@joaogilberto3901 É bem complicado essa história das alianças. Tanto a Argentina quanto o Uruguai viviam em guerra civil. A Argentina da época era menor do que é atualmente e tinha se unificado há pouco tempo, assim como o Brasil tinha tido revoltas poucos anos antes.
Os países e as fronteiras nacionais não eram bem definidas como hoje, nem a ideia de uma identidade nacional era forte como agora, por isso as alianças dependiam da época, já que nada estava muito definido e os caudilhos mudavam de lado. Quem se enfrentou em uma guerra, poderia estar lutando lado a lado anos depois. Era muito mais uma questão de interesses locais do que nacionais, então essas alianças atravessavam as fronteiras.
Na época que começa a guerra do Paraguai, o Uruguai estava dividido entre os blancos e colorados, os paraguaios apoiavam os blancos e brasileiros e argentinos (Buenos Aires) apoiavam os colorados.
Porém, a Argentina tinha se unificado há pouco tempo, e ainda havia rusgas entre federalistas (Confederação Argentina) e unitários (Buenos Aires), já no Rio Grande do Sul tinha tido da Revolução Farroupilha, que tentou se separar do império brasileiro, por isso não era tão maluco assim o Solano achar que poderia fazer alianças com caudilhos da região contra Buenos Aires e o Império. De acordo com alguns historiadores, inclusive, Urquiza (um poderoso caudilho da província argentina de Entre Rios e rival de Buenos Aires) teria dado corda em uma eventual aliança com Solano em cartas que eles teriam trocado, mas na "hora do vamo vê", o Urquiza lutou junto com Buenos Aires e a Tríplice Aliança
@@CibelliFogliato , sim. Acho que a Argentina não tinha parte mais ao sul (mais perto da Antártida). Se eu não me engano, Uruguai também tinha esses 2 partidos. Bizarramente a América do Sul é uma das regiões com menos guerras entre países e com as fronteiras mais definidas do mundo. Está atraindo muitos investimentos por causa disso, inclusive. Parabéns pela explicação. Pelo jeito, você leu bastante sobre o assunto.
@@joaogilberto3901 sim, a chamada Terra Nova, que é praticamente de Buenos Aires para baixo, só foi fazer parte da Argentina depois.
Eu sou gaúcha, da fronteira, e meus pais são formados em História, então eu me criei lendo livros deles e com interesse pela história da região.
otimo video
Pois é né o rio paraná ate hoje é motivo de intrigas e encrencas hj com a Argentina, mas sempre é bom saber o outro lado da historia e motivos que levaram ao Paraguai de cometer tais barbaridades pois de vitima de Brasil e Argentina por não deixarem usar o rio saiu como réu. É a história que imita a vida mas sempre uma ação gera uma reação mas se o lado mais fraco reage se complica mais ainda....
recentemente a Argentina passou a cobrar pedágio na travessia da hidrovia do Rio Paraná, o que prejudica muito tanto as exportações, quanto as importações Paraguaias. Então: concordo com você que "ate hoje é motivo de intrigas e encrencas".
O Império brasileiro deveria ter anexado o Paraguai!
Eu ainda me pergunto até hoje oque o exército brasileiro tá esperando fazer isso logo kkkk
@@nilsonjovianoAcho que seria melhor anexarmos a Venezuela e usar o petróleo de lá kkkk
Eu des do início esperando ele falar o que o paraguai tinha que fazer para ganhar a guerra:🤡
Dourados e Corumbá ficam no Mato Grosso DO SUL.
Mato Grosso do Sul passou a existir depois de 1977
que vídeo TOP cara
Nessa é inegável dizer que o Paraguai foi menino novo, foi mlk demais.