Educação e conhecimento. Somente assim podemos combater o racismo. Ninguém nasce racista. Seus vídeos são de utilidade pública! Parabéns pelo ótimo conteúdo.
A educação é muito importante, de fato. Agora, como explicar que elementos economicamente viáveis e com diploma de doutor ainda assim continuem preconceituosos
Não esqueçamos que muitas expressões remetem a características não relacionadas a etnias ou raças. Lista negra, magia negra, novela negra, mercado negro, etc, são expressões que falam de algo não visível, algo escondido, obscuro, oculto. A escuridão é naturalmente temida, ao contrário da claridade. Sejamos realistas e objetivos.
@@porsupuesto6651 Notou que todas essas expressões que você mencionou, é tudo pra rebaixar, negativar alguma coisa, tudo a ver com algo que seja escuro…. Incrivel ne?
Flávio, meus parabéns! Venho assistindo os seus vídeos. Todos os seus vídeos são muito bons. A suas explicações, suas fontes de referência. Nota 10! Nesse vídeo você fala exatamente o que eu quero. Ser educado, chamar as pessoas pelo nome. No meu dia a dia eu tenho que dizer para algumas que eu tenho nome, que eu gosto de ser chamado pelo nome e gosto de chamar as pessoas pelo nome. Por falar nisso meu nome é Cássio. Eu acredito que chamar as pessoas pelo nome e exigir que as mesmas nos trate pelo nome, é uma maneira de combater o racismo e todo tipo de desigualdade.
😅resposta muito bem dada!!NELSON PIQUET, TEM TANTA INVEJA DOS OUTROS PILOTOS DE FÓRMULA 1,DESDE AYRTON SENNA,,O NELSON NÃO 👎 CONSEGUE DISFARÇAR A DESPEITA QUÊ SENTE ,DOS OUTROS PILOTOS ,,,FRACASSADO 😅😅
E aí Prof. Muito bom, me chamo Cleidia estou fazendo um Tour pelos teus vídeos. Estou amando, nunca tive aulas sobre a África. Obs... tive sim mas só pra sabermos da onde vieram os negros. E sobre o vídeo de hoje dentro da minha família nos chamamos de negona e negão s/a letra ¨R¨. Mas fora da família não curto. Obrigada pelas aulas pelas informações .🙂
Oi prazer saudação da Argentina tá então olhando um pouco achei interessante suas palavra quando vc falou que só a letra R ela mudou quando vc fala sua família de neguinho nagao acho que vc está falando com muito carinho então parabéns pelo comentário eu sou branco porém eu amo as mulher negra são meu sonho quer namorar com uma moça negra elas são muito lindas
A palavra criado-mudo tem origem provável na tradução literal da palavra inglesa dumbwaiter.[3] Embora atualmente signifique um pequeno elevador doméstico de carga, já teve o significado de móvel auxiliar para dispor de pratos e talheres. Segundo a Encyclopædia Britannica (edição de 1911), tais móveis tiveram origem em Inglaterra no final do século XVIII.[4] Na língua inglesa, essa palavra é atestada desde 1749.
Eu concordo e ao mesmo tempo discordo, não é tão simples assim A palavra negro era usada para se referir ao dia (bom, seguro, etc) e à noite (perigo, arriscado, etc). Por exemplo, magia negra era o termo usado na Idade Média para as práticas mágicas "diabólicas" dos povos pagãos. Outro exemplo, floresta negra era o nome que os romanos deram a uma floresta na Alemanha, onde enfrentaram muitas dificuldades e derrotas contra os celtas. Outro exemplo, peste negra era o nome da doença que causava muito medo na Roma antiga e na Idade Média. Nessa época, havia pouco contato com os africanos, que não eram chamados de negros, mas de afros ou aflos (nome do povo no norte da África), passou-se a chamar o povo de negro com a escravidão. Por outro lado, diversas outras expressões usadas tem realmente origem no racismo, exemplos, coisa de preto, cabelo ruim, não sou tuas negas, etc Acredito que o uso das expressões se caracteriza como racista dependendo da forma usada. Quando usada para injuriar é crime
@@juanbezerra6478 já na idade do bronze tem referencia de negro ou preto era usado como referencia negativa, não era referencia racial. No ano 1444 começa a escravatura usando os povos afros, passa a adotar o nome negro ou preto
boa noite professor, o racismo continua como sempre, mas ninguem chega perto de pessoas brancas e diz, branquinho ou branquinha, e tem gente que ainda diz que é palavra carinhosa para negros e negras, que absurdo, falta de respeito, de formação.
Fala isso para meus primos, sou de família preta e nasci branco xD (obviamente pela minha foto de perfil), já fui chamado de filho do leiteiro DIVERSAS VEZES, já falaram frases de ''essa bundinha branca na prisão fariam a festa''..... e por ai vai (por conta de eu ser gay assumido e branco obviamente), eu acho que na real é só mais ''um lado'', resumindo: pra mim na real é só mais uma raça dentre tantas e todos deveríamos ser tratados como igual e sermos felizes, ser tratado de forma humana (não da forma que fui tratado na família que eu sou) seria o melhor dos mundos pra mim, mas infelizmente não é o que acontece, pela história preta e as diversas merdas que os seres humanos (assim como os próprios pretos que vendiam seus iguais faziam), o negócio na real é todo ser humano respeitar e parar de fazer palavras e frases de condições e características diferentes um do outro, quando conseguirmos fazer isso acho que o mundo será REALMENTE mais igual, obviamente pretos também não inventando piadinhas pra pessoa que tem cor diferentes, é o mínimo.
@@2011methose Mas infelizmente o que voce passa e discriminacao, não racismo, racismo e master um Groupon de cor de Pele pobre, sem direitos e marginalizados, sinto muito pelo o que voce sofre.
Fala sim ! Já vi muitos chamar branco de leite azedo, só que o branco não se incomoda . Estava no supermercado e entrou uma mulher com um bebê no carrinho ,e uma outra mulher virou para o bebê e falou : Oiiiiii branquelinho ! E mãe do bebê ficou rindo e não se incomodou . Eu fiquei imaginando se essa cena fosse ao contrário e a mulher falar para um bebê negro : oiiiiiii neguinho . Socorrooooo! Coitada dessa mulher , seria melhor ela correr pra bem longe e se esconder .
Ah tá que não vou falar "magia negra" ou "denegrir". A primeira é extremamente comum em animes e RPG, é diferente da magia das trevas e não quero e nem vou substituir. A segunda é muito usada no Direito e nada tem relação com racismo, afinal ela já vem do latim romano. Não se banaliza as coisas como fizeram com o fascismo. Banalizar tira o valor significativo de algo.
Tem expressões que virou gírias e vícios de linguagens , então existe palavras que é racista e outra que já não é mais . Pq daqui a pouco ninguém mais pode falar nada
Quando se fala de magia negra, humor negro é no sentido que é escuro, no sentido de trevas .E as trevas são escuras. Não existe treva branca. Então não é racismo
O marido da minha mãe, disse que, no Brasil, não existem pessoas pretas, concluindo que sou branca Meu vô, do lado paterno, sempre conta a história de que o vô dele, veio escravizado para o Brasil. Que o pai dele sofreu muito, até a assinatura da Lei Áurea. Lógico, sofreram depois também, só que era desumano o que acontecia. Quando meu vô, veio de Minas para o Paraná, o preconceito era gigantesco. Demorei 18 anos para conhecer meu avô, por causa do racismo que minha família materna preconiza. Quando alguém, menospreza, minimiza, a minha descendência, eu fico puta da cara.... Claro, me considero parda, por conta da miscigenação, eu tenho muito mais traços pretos, do que traços portugueses ou alemãs. Porém, na minha certidão, está branca, pois em 1989, muitas famílias, influenciavam nisso, infelizmente.
Aqui em Belém (periferia) geralmente chamam os negros de cor mais escura de negão. A pergunta é: Se estas pessoas estivessem nos EUA, Canadá ou Inglaterra etc e chamassem-nas de negras como reagiriam ?. Se "acham brancas", provavelmente levariam um susto e talvez ("?") passassem a chamar as pessoas pelo seu nome que é o correto !.
Neguinho é nome de cachorro . Chamo as pessoas pelo nome. Brasileiro tem que parar com essa mania de chamar os negros por apelido "carinhoso". Brancos tem nome eos negros não?
Chamar o ser humano de cachorro ,seja qual for a raça humana , deveria ser ofensas para o cachorro que é amigo de verdade , leal e fiel incondicional . E o ser humano ? Vc pode conhecer mil pessoas mas quantos vc garante que é seu amigo de vdd ? Vc não é Deus para ver o coração de ninguém. Amigo não é aquele que vc diz que é "Legal" pq ele concorda em tudo com vc , mas é aquele que é sincero . Uma vez me chamaram de vaca. Eu respondi para a pessoa que não era ofensa, pq a Mimosa tem várias utilidades que ela não tem.
Eu perdi uma "amizade" de mais de dois anos, uma pessoa que eu tinha intimidade confiava muito. Perdi a amizade pelo simples fato de chama la de moreninha. Me chamou de tudo quanto é nome inclusive de racista e outros pejorativos, inclusive disse que ia me colocar na cadeia kkkkkk isso que é amizade heim.... Coitada digna de pena, precisa de muita oração e discernimento.
A escravidão no Brasil originou de várias etnias escravizadas que rivalizavam entre si no velho continente por isso a relação social entre afrodescendentes ter uma origem ruim aqui no Brasil se dava bem quem tinha boas relações com a casa grande e até hoje você observa isso nas relações de trabalho é o chão de fabrica quem descrimina o outro colega em muitos dos casos.
☕️🍰 Já chega de tolerar abuso desses malignos não estudam a origem das etnias, mas servem para divulgar ódio contra as características das aparências dos negros.
.... agora eu entro na conversa, essa de" negro de alma branca?" Me lembrou do Pelé, ouvir dizer que se setinha orgulhoso, chamava ele assim, ele mesmo se nominava! 🖕😂 e estruturalmente racismo.... valeu professor casador de história
Somos uma raça de humanos com várias etinias. Somos uma coleção da natureza. Todos temos qualidades. Preto , branco,pardo ou etc . A vida passa logo assuntos assim deve ser ignorados vamos ser unidos e ponto
As próprias dicotomia trazem, de forma velada, um critério valorativo, pois, sem ele, não seria possível preferir um dos polos ou seu oposto, como nos casos: justiça/injustiça, bem/mal, certo/errado, dentre outros
O Nelson Piquet sempre chamou o Airton Senna de gay. Mas na frente saiu na mídia que o filho dele mais velho que era da fórmula 1 é gay e vivia com outro cara na Europa. Aqui se faz aqui se paga!!
Tentei uma vez corrigir uma pessoa por me chamar de "gordinho" mas foi em vão e quase saímos na mão. Então hoje simplesmente ignoro esses que me colocam apelidos ou tentam me ofender. Sobre o assunto é óbvio que devemos nos referir a alguém pelo nome e tratar sempre com respeito. Já L. Hamilton não deixou barato também, pelo que entendi no contesto ele também agiu com desrespeito com o nosso Tri Campeão Mundial Nelson Piquet, dizendo: quem é Nelson Piquet?
Quando no exército se punha apelido de acordo com o jeito de cada um.. negão, neguinho, fuinha, russo, sarará, peitinho, peituda, pato rouco, cambota, papagaio, marrom, narigudo, zóio, etc.. não havia esse mímimi racial.. ambiente de jovens de todas as cores e etnias. Hoje é tudo mimimi.
¿EXISTEM PALAVRAS RACISTAS? (Por Celso Sagastume *) Definitivamente: NÃO! O que existem são pessoas RACISTAS que podem torná-las pejorativas... Em primeiro lugar: a palavra “negro” não é exclusiva para determinar uma ‘raça’; muito menos: algo sempre ruim... Na verdade: é um adjetivo que tanto pode ser usado para coisas boas (lindas), como ruins (feias), ou mesmo neutras. Por exemplo: lindos olhos negros; uma negra e assustadora noite de tempestade; negro como uma noite sem estrelas; ... O branco também não é uma ‘cor perfeita’ sempre associada a coisas boas. Por exemplo: “O morto estava branco como um papel” - o branco pode significar, também, ausência de vida. O fato de uma noiva estar vestida de branco enquanto que o noivo está de preto não significa que a noiva é melhor do que o noivo - aliás: as roupas masculinas mais finas são os smoking e o fraque (todos pretos e com ‘black-tie’). NÃO existe, e nunca existiu, nenhum complô lingüístico racista que cria palavras só para prejudicar os negros - isso é coisa de teoria da conspiração; que os mentirosos usam para enganar os TROUXAS... DENEGRIR: é uma palavra usada no sentido de manchar, sujar, desabonar, desacreditar, algo... NÃO TEM, NEM NUNCA TEVE NADA A VER COM RAÇA! Até que os RACISTAS contemporâneos se apropriaram dela e passaram a fazer uma relação com a RAÇA NEGRA, que, na verdade, nunca existiu... BOÇAL: ignorante ou grosseiro - quem usa esta palavra nem sabe que um dia ela foi usada para identificar escravos que não falavam português... (É como eu já disse, num outro texto: a pessoa tem que estudar muitos anos para virar ‘burro’ - que, aliás: é um animal muito inteligente; embora seja muito teimoso...) MEIA-TIGELA: pra mim sempre foi sinônimo de meia-boca (coisa pela metade) - mas os ‘estudiosos’ também encontraram uma relação com os tempos de escravidão... (Eles devem ter muita ‘saudade’ destes tempos e não querem nos libertar nunca mais...) A COISA TÁ PRETA: aqui não é só uma palavra, mas uma expressão - evidentemente que no sentido de: obscura, complicada, confusa, ... Mas os RACISTAS ‘de plantão’ já enxergaram “raça”, na coisa... DA COR DO PECADO: esta só as ‘pecadoras’ vão se ofender... (¿Quem é que não quer ter uma cor dessas?!) FEITO NAS COXAS: malfeito - aqui ninguém falou em cor, nem raça, e, além disso: nem nos tempos dos escravos se moldava telhas ‘nas coxas’... (Isso é absolutamente impossível!) Se começarmos a buscar significados ocultos e maldosos nas palavras: aí é que todo mundo vai começar a desconfiar de todo mundo, mesmo! Por exemplo: Alguém te diz: Bom-dia! E você responde: Como assim?; Bom-dia por quê? Tá achando que eu não posso passar bem o meu dia?! Que eu sou um inválido que nem posso mais comigo?!!! Mas eu quero terminar esta minha análise com a ‘raça’ da qual eu pertenço: o gaúcho... O gaúcho era considerado um vagabundo, ladrão de gado, desordeiro ... - tudo que tinha de ruim, nos tempos da colonização da América Pampeana - e hoje é um dos povos mais orgulhosos do mundo. ¿Como se deu este ‘milagre’? Ao invés de renegar a nossa origem e não querer sermos chamados de gaúchos (que era um termo pejorativo, na época): buscamos valorizar a nossa cultura; achar o que temos de mais valioso: a LIBERDADE; a miscigenação; a mistura do índio, do europeu, do asiático, do negro... (um dos principais ideais defendido na Revolução Farroupilha foi A LIBERDADE DO NEGRO - para quem ainda não sabe)... Se eu fosse um mulato: só ia me ofender de ser chamado de ‘pardo’ - que é cor de envelope e de rio; não de gente... Não sou mulato, mas também não sou branco - porque, como todo brasileiro: sou a mistura do que há de melhor de quase todas as raças. E não tenho nenhuma dúvida de que o meu primeiro pai não foi nenhum Adão, mas sim um macaco das savanas africanas. Querendo, ou não: todos somos descendentes da GRANDE MÃE-ÁFRICA - menos os RACISTAS IGNORANTES. (*) Celso Afonso Brum Sagastume é autor dos livros: Orgulho da Raça Negra (em construção) Origens, História e Evolução do Carnaval (em construção) A busca da Felicidade através das Relações Humanas (1999) Entre outros...
Concordo em muitos pontos, mas gostaria de pontuar um evento na guerra farroupilha: na batalha de porongos, os lanceiros negros foram traídos com promessas de alforria caso ganhassem a batalha. Foram pegos de surpresa, traídos pelo general Canabarro. Um verdadeiro massacre. Um exemplo de que a gloriosa revolução farroupilha não foi tão generosa com os negros. Para finalizar, deixo um exemplo de uma expressão italo-gaúcha bem famosa: LABOR DE NEGRI(usado mais pelos colonos autodeclarados e identificados como italianos. Traduzindo para o português: trabalho de preto.
Cara o idioma portugues e dos colonizadores Claro que varias palavras forum cunhadas em epoca de escravidao, a questao do preto Nas palavras se tornou racista na epoca da escravidao, voce não estuda?
Professor, sou branco. Quando preciso me referir a uma pessoa que não conheço , que tem pele escura, devo me referir a ela como negra, ou preta ou afro brasileira, ou o quê?
Poderia usar nêga? Ou preta, ou pretinha? Ou negona? Que são expressões comuns entre os brancos. Principalmente entre os que não se preocupam com a forma correta de se referir a pessoas com características diferentes.
É importante que haja uma definição clara sobre como se referir aos afro descendentes. Minha mãe me disse uma vez que preto é cor, e negro é "raça". Acho importante que todos saibam a maneira correta de se referir uns aos outros. Não me importo de ser chamado de branquelo, mas não quero ofender meus amigos de pele diferente da minha.
Aí tem várias pessoas de pele clara que fala: Mais eu não sei o nome dele ou dela kkkkkk então pergunta poooorrraaa e para com esse negócio de neguinho e neguinha karaleo 😅😅
*Que tal vocês pararem de se referir às pessoas brancas com os termos "branquelo" e "palmito"? Enquanto vocês não parerem com essa merda, vão continuar sendo chamados de "neguinho" kkkkkkk*
E quando o branco é chamado e : Alemão, leite azedo , loirinha , pq não pergunta o nome? Mas o branco não se incomoda , isso é uma vantagem pq não trata mal ninguém por isso.
Oi professor saudação da Argentina então ainda não posso entender porque tem tanta raiva com as pessoas de cor quando os negro na época eles foram quem sofriam mais que qualquer ser humano eu odeio a toda pessoa que tenha que falaram coisas rum deles acho que não conhece as histórias de raiz
Não, pois Racismo reverso não existe! Ninguém foi escravizado pelo simples fato de ser branco. Ninguém sofre preconceito pelo fato de ser branco, já o negro sim! Logo, não existe racismo pra branco!
Os termos negão ou neguinho e suas variantes quase sempre são associados as ações repreensíveis. Exemplo 1: fulano de tal criou "x" coisa. Quando é uma boa ação nunca será um neguinho. Geralmente o fulano terá nome e sobrenome. Exemplo 2: quando se sabe de um mal feito, algum ato antisocial e não se sabe quem é, cai sempre na conta dos afros, com comentários: "neguin fez isso, fez aquilo" e quando se constata que o mal feito foi efetuado por um afro, aí sim vem a famigerada expressão: p*rra negão!!! Entender estes termos como carinhosos ou inofensivos é doentio.
É verdade . Antes dos europeus comprar escravos , os negros eram escravizados . Leia o livro do africano : Tidiane N’Diaye, antropólogo e economista franco-senegalês: o tráfico negreiro transatlântico “foi menos devastador do que o comércio” árabe-muçulmano . O Antropólogo diz que escravatura árabe foi muito mais violenta do que a transatlântica. “Os árabes-muçulmanos estão na origem da calamidade que foi o tráfico e a escravatura, que praticaram do século 7 ao século 20”, diz o antropólogo Tidiane N’Diaye.o desde a sua chegada. Como mostra a História, os árabes-muçulmanos estão na origem da calamidade que foi o tráfico e a escravatura, que praticaram do século 7 ao século 20. E do sétimo ao décimo sexto século, DURANTE QUASE MIL ANOS eles foram os únicos a praticar este comércio miserável, deportando quase 10 milhões de africanos, antes da entrada em cena dos europeus. A penetração árabe no continente negro iniciou a era das devastações permanentes de aldeias e as terríveis guerras santas realizadas pelos convertidos, a fim de obter escravos de vizinhos que eram considerados pagãos. (…) Sob este acordo árabe-muçulmano, os povos africanos foram raptados e mantidos reféns permanentemente”.Os descendentes dos carrascos, como os das vítimas, tornaram-se solidários por motivos religiosos. Mas existem mercados de escravos na Líbia!”, pontua Tidiane N’Diaye. “No mundo árabo-muçulmano os intelectuais mais respeitados, como Ibn Khaldun, eram obscurantistas e afirmavam que os negros eram animais. Nenhum intelectual do Magrebe levantou a voz para defender a causa dos negros. (…) No Líbano, na Síria, na Arábia Saudita, os trabalhadores domésticos africanos vivem em condições de escravatura. A divisão racial ainda é real em África.”O antropólogo frisa que “desde o início do comércio oriental de escravos… os muçulmanos árabes decidiram castrar os negros, para evitar que se reproduzissem (…), para evitar que se integrassem e implementassem uma descendência nesta região do mundo. (…) A castração, quando realizada em adultos, matou entre 75% e 80% dos que a ela foram sujeitos”. De “30% a 40% das crianças não sobreviveram à castração total”.
A escravatura interna existia antes e durante o tráfico árabo-muçulmano e transatlântico. Foram os árabes muçulmanos que começaram o tráfico de escravos em grande escala”.
Não sinto na pele esse tipo de racismo pq não sou negro. Mas sinto outro tipo de preconceito porque sou pobre. E aí o preconceito pra quem tem menos posses não tem cor. Na minha visão o Brasil precisa de mais educação e menos lacração.
Com todo respeito e sem diminuir os preconceitos que vc passa, mas se vc ganhar na loteria esse preconceito financeiro que vc sofre acaba. Um negro (a) sempre vai sofrer racismo vindo de pessoas racistas, nao importa o dinheiro, a profissão ou a educação que ele (a) tenha.
Ai que ta... familia toda preta.. e eu branco... o que eu ja fui chamado de filho do LEITEIRO, e se eu fosse preso a bundinha branca iam fazer a festa... é complicado man... negócio é TODOS TODOS sermos um só com um objetivo ''TRABALHAR DE FORMA MERITROCATICA'' para crescer na vida sem ajuda de nada porque se tu faz uma divisão por COTAS voce acaba dividindo de qualquer forma as pessoas. E maioria dos pretos que ficam nessa, são mais mesclados que tudo como 99,9% do brasileiro kk, ninguém aqui é 100% preto kk, sempre tem diversas vertentes, que foi o que aconteceu comigo, nasci branco kk, alguma hora em alguma parte foi um gene que fez eu nascer BRANCO não albino..
Meu avô chamava qq homem de negô (branco ou negro) eu peguei esse jeito: olha negô... meu negô.... vem cá negô.... Isso pode ser considerado expressão racista?
@@juanbezerra6478 Alguém elogiar branco estou pasma 😲 Pensei que 100 % dos brancos fossem maus , pq os vídeos deixam claro que todo branco é tudo de mau e só tem defeitos ,nunca contribuiu com a humanidade . Inclusive dou um milhão para quem me citar uma contribuição e invenção feita pelos brancos . Agora a gente aprende aqui que e todo negro é tudo de bom.
Excelente, Prof! Bem didático e tranquilo na abordagem de situações do nosso cotidiano que podem acabar gerando mta complexidade.
Obrigado. É muito bom saber que estamos colaborando.
Educação e conhecimento. Somente assim podemos combater o racismo. Ninguém nasce racista. Seus vídeos são de utilidade pública! Parabéns pelo ótimo conteúdo.
Muito obrigado
☕️🍰 A igreja toma o tempo de pessoas que poderiam estudar ciência e deixarem de serem racistas.
A educação é muito importante, de fato.
Agora, como explicar que elementos economicamente viáveis e com diploma de doutor ainda assim continuem preconceituosos
Não esqueçamos que muitas expressões remetem a características não relacionadas a etnias ou raças.
Lista negra, magia negra, novela negra, mercado negro, etc, são expressões que falam de algo não visível, algo escondido, obscuro, oculto.
A escuridão é naturalmente temida, ao contrário da claridade.
Sejamos realistas e objetivos.
Todas essas palavras sao usadas com a forma de depreciar algo, por exemplo magia Negra esta falando de uma coisa ruim, desmerecendo o que e preto.
Pqp cala a boca kkkkkkkkkkk
Dizem que a noite tbm é racista . Falar que a noite é escura .
@@porsupuesto6651 Notou que todas essas expressões que você mencionou, é tudo pra rebaixar, negativar alguma coisa, tudo a ver com algo que seja escuro…. Incrivel ne?
Parabéns. Um trabalho excepcional. Abraço a partir de Moçambique-Maputo
Abraço, do Brasil!
Flávio, meus parabéns! Venho assistindo os seus vídeos. Todos os seus vídeos são muito bons. A suas explicações, suas fontes de referência. Nota 10! Nesse vídeo você fala exatamente o que eu quero. Ser educado, chamar as pessoas pelo nome. No meu dia a dia eu tenho que dizer para algumas que eu tenho nome, que eu gosto de ser chamado pelo nome e gosto de chamar as pessoas pelo nome. Por falar nisso meu nome é Cássio. Eu acredito que chamar as pessoas pelo nome e exigir que as mesmas nos trate pelo nome, é uma maneira de combater o racismo e todo tipo de desigualdade.
A melhor resposta foi dada pelo próprio Hamilton:
"Quem é Nelson Piquet"?
😅resposta muito bem dada!!NELSON PIQUET, TEM TANTA INVEJA DOS OUTROS PILOTOS DE FÓRMULA 1,DESDE AYRTON SENNA,,O NELSON NÃO 👎 CONSEGUE DISFARÇAR A DESPEITA QUÊ SENTE ,DOS OUTROS PILOTOS ,,,FRACASSADO 😅😅
Incrível, não sabia que todas essas expressões eram racistas.
Valeu!
Muito obrigado!
Com certeza compartilhando seus conhecimentos, está sendo uma libertação para mim e como lido no meu dia a dia. Uma luta diária, obrigada professor 🙏🏾
não é a expressão que é racista mas sim, a forma como a pessoa se expressa.
E aí Prof. Muito bom, me chamo Cleidia estou fazendo um Tour pelos teus vídeos. Estou amando, nunca tive aulas sobre a África. Obs... tive sim mas só pra sabermos da onde vieram os negros. E sobre o vídeo de hoje dentro da minha família nos chamamos de negona e negão s/a letra ¨R¨. Mas fora da família não curto.
Obrigada pelas aulas pelas informações .🙂
Oi prazer saudação da Argentina tá então olhando um pouco achei interessante suas palavra quando vc falou que só a letra R ela mudou quando vc fala sua família de neguinho nagao acho que vc está falando com muito carinho então parabéns pelo comentário eu sou branco porém eu amo as mulher negra são meu sonho quer namorar com uma moça negra elas são muito lindas
Encontrei um canal de ouro, finalmente alguém que ensina história de verdade.❤
adoro seus vídeos, prof. Flávio!
Que ótimo!
A palavra criado-mudo tem origem provável na tradução literal da palavra inglesa dumbwaiter.[3] Embora atualmente signifique um pequeno elevador doméstico de carga, já teve o significado de móvel auxiliar para dispor de pratos e talheres. Segundo a Encyclopædia Britannica (edição de 1911), tais móveis tiveram origem em Inglaterra no final do século XVIII.[4] Na língua inglesa, essa palavra é atestada desde 1749.
E Mas no Brasil era usado por patroes escravagistas pra se referir a escravos pretos.
Eu concordo e ao mesmo tempo discordo, não é tão simples assim
A palavra negro era usada para se referir ao dia (bom, seguro, etc) e à noite (perigo, arriscado, etc). Por exemplo, magia negra era o termo usado na Idade Média para as práticas mágicas "diabólicas" dos povos pagãos. Outro exemplo, floresta negra era o nome que os romanos deram a uma floresta na Alemanha, onde enfrentaram muitas dificuldades e derrotas contra os celtas. Outro exemplo, peste negra era o nome da doença que causava muito medo na Roma antiga e na Idade Média.
Nessa época, havia pouco contato com os africanos, que não eram chamados de negros, mas de afros ou aflos (nome do povo no norte da África), passou-se a chamar o povo de negro com a escravidão.
Por outro lado, diversas outras expressões usadas tem realmente origem no racismo, exemplos, coisa de preto, cabelo ruim, não sou tuas negas, etc
Acredito que o uso das expressões se caracteriza como racista dependendo da forma usada. Quando usada para injuriar é crime
E Mas desde os tempos antigos o preto e usado como se fosse negativo.
@@juanbezerra6478 já na idade do bronze tem referencia de negro ou preto era usado como referencia negativa, não era referencia racial. No ano 1444 começa a escravatura usando os povos afros, passa a adotar o nome negro ou preto
@@juanbezerra6478 E dizer que fulano ganhou uma grana preta é no mau sentido? Ele passou um cheque em branco e deu calote, é no bom sentido?
boa noite professor, o racismo continua como sempre, mas ninguem chega perto de pessoas brancas e diz, branquinho ou branquinha, e tem gente que ainda diz que é palavra carinhosa para negros e negras, que absurdo, falta de respeito, de formação.
É uma luta árdua!
Fala isso para meus primos, sou de família preta e nasci branco xD (obviamente pela minha foto de perfil), já fui chamado de filho do leiteiro DIVERSAS VEZES, já falaram frases de ''essa bundinha branca na prisão fariam a festa''..... e por ai vai (por conta de eu ser gay assumido e branco obviamente), eu acho que na real é só mais ''um lado'', resumindo: pra mim na real é só mais uma raça dentre tantas e todos deveríamos ser tratados como igual e sermos felizes, ser tratado de forma humana (não da forma que fui tratado na família que eu sou) seria o melhor dos mundos pra mim, mas infelizmente não é o que acontece, pela história preta e as diversas merdas que os seres humanos (assim como os próprios pretos que vendiam seus iguais faziam), o negócio na real é todo ser humano respeitar e parar de fazer palavras e frases de condições e características diferentes um do outro, quando conseguirmos fazer isso acho que o mundo será REALMENTE mais igual, obviamente pretos também não inventando piadinhas pra pessoa que tem cor diferentes, é o mínimo.
@@2011methose Mas infelizmente o que voce passa e discriminacao, não racismo, racismo e master um Groupon de cor de Pele pobre, sem direitos e marginalizados, sinto muito pelo o que voce sofre.
Fala sim ! Já vi muitos chamar branco de leite azedo, só que o branco não se incomoda . Estava no supermercado e entrou uma mulher com um bebê no carrinho ,e uma outra mulher virou para o bebê e falou : Oiiiiii branquelinho ! E mãe do bebê ficou rindo e não se incomodou . Eu fiquei imaginando se essa cena fosse ao contrário e a mulher falar para um bebê negro : oiiiiiii neguinho . Socorrooooo! Coitada dessa mulher , seria melhor ela correr pra bem longe e se esconder .
Ah tá que não vou falar "magia negra" ou "denegrir". A primeira é extremamente comum em animes e RPG, é diferente da magia das trevas e não quero e nem vou substituir. A segunda é muito usada no Direito e nada tem relação com racismo, afinal ela já vem do latim romano.
Não se banaliza as coisas como fizeram com o fascismo. Banalizar tira o valor significativo de algo.
É racista sim!
@@kisetsuno não, não é. E quem me acusar de racismo por usar esses termos estará praticando calúnia.
@@Mike.F.No9925 Se poupe e nos poupe! Ja sabemos ate em quem tu deves votar 🐂
@@kisetsuno pode imaginar o que quiser, só não cometa crimes e não terá que pagar indenização e nem advogado.
Tem expressões que virou gírias e vícios de linguagens , então existe palavras que é racista e outra que já não é mais . Pq daqui a pouco ninguém mais pode falar nada
Quando se fala de magia negra, humor negro é no sentido que é escuro, no sentido de trevas .E as trevas são escuras. Não existe treva branca. Então não é racismo
É só estudar e corrigir teus vícios de linguagem e gírias e tudo se ajusta. O respeito vai volta assim como o desrespeito.
Pode sim, nao pode usar de forma pejorativa.
@@carlavaleria5936não e no sentido que e ruim mesmo.
@@carlavaleria5936É racismo sim
Oi meu da Argentina ne então a cada dia adoro suas aulas justamente e esse aí que eu queria saber do racismo abraço vc sempre o melhor professor
Obrigado. É sempre um prazer ter você por aqui!
Depois de assistir esse peço-lhe que faça um vídeo sobre a problemática do racismo reverso.
O marido da minha mãe, disse que, no Brasil, não existem pessoas pretas, concluindo que sou branca
Meu vô, do lado paterno, sempre conta a história de que o vô dele, veio escravizado para o Brasil. Que o pai dele sofreu muito, até a assinatura da Lei Áurea. Lógico, sofreram depois também, só que era desumano o que acontecia. Quando meu vô, veio de Minas para o Paraná, o preconceito era gigantesco.
Demorei 18 anos para conhecer meu avô, por causa do racismo que minha família materna preconiza.
Quando alguém, menospreza, minimiza, a minha descendência, eu fico puta da cara....
Claro, me considero parda, por conta da miscigenação, eu tenho muito mais traços pretos, do que traços portugueses ou alemãs. Porém, na minha certidão, está branca, pois em 1989, muitas famílias, influenciavam nisso, infelizmente.
eu gostei muito desse vídeo!!
Aqui em Belém (periferia) geralmente chamam os negros de cor mais escura de negão. A pergunta é: Se estas pessoas estivessem nos EUA, Canadá ou Inglaterra etc e chamassem-nas de negras como reagiriam ?. Se "acham brancas", provavelmente levariam um susto e talvez ("?") passassem a chamar as pessoas pelo seu nome que é o correto !.
Muito interessante o que você pontuou.
Ninguém é melhor do que ninguém, somos todos da mesma humanidade.
Quando eu dou uma aula sobre isso me chamam de militante
A linguagem pode mostrar muito o racismo que existe nas pessoas. Então, vamos escolher melhor nossas palavras…
Hoje está difícil conversar pq tudo virou r4acismo. impedindo até um papo descontraído com a pessoa de outra raça .
Muito bom!
Obaaaa estou te seguindo no Instagram
Obrigado de coração.
qual é o Instagram?
@@janainohist7857 Olá meu caro. Este é meu instagram @professorflaviomuniz
Neguinho é nome de cachorro . Chamo as pessoas pelo nome. Brasileiro tem que parar com essa mania de chamar os negros por apelido "carinhoso". Brancos tem nome eos negros não?
Exatamente
Eu chamo branco de leite azedo , não existe racismo contra branco, podemos falar o que quiser , e eles não podem .
Chamar o ser humano de cachorro ,seja qual for a raça humana , deveria ser ofensas para o cachorro que é amigo de verdade , leal e fiel incondicional . E o ser humano ? Vc pode conhecer mil pessoas mas quantos vc garante que é seu amigo de vdd ? Vc não é Deus para ver o coração de ninguém. Amigo não é aquele que vc diz que é "Legal" pq ele concorda em tudo com vc , mas é aquele que é sincero . Uma vez me chamaram de vaca. Eu respondi para a pessoa que não era ofensa, pq a Mimosa tem várias utilidades que ela não tem.
Eu perdi uma "amizade" de mais de dois anos, uma pessoa que eu tinha intimidade confiava muito. Perdi a amizade pelo simples fato de chama la de moreninha. Me chamou de tudo quanto é nome inclusive de racista e outros pejorativos, inclusive disse que ia me colocar na cadeia kkkkkk isso que é amizade heim.... Coitada digna de pena, precisa de muita oração e discernimento.
A escravidão no Brasil originou de várias etnias escravizadas que rivalizavam entre si no velho continente por isso a relação social entre afrodescendentes ter uma origem ruim aqui no Brasil se dava bem quem tinha boas relações com a casa grande e até hoje você observa isso nas relações de trabalho é o chão de fabrica quem descrimina o outro colega em muitos dos casos.
O que? Eu li bem? Voce sabe escrever ou digitar?
☕️🍰 Já chega de tolerar abuso desses malignos não estudam a origem das etnias, mas servem para divulgar ódio contra as características das aparências dos negros.
Cheguei agora no canal, amei! Hamilton, merece respeito, que triste fim deste ex corredor, mais um pra lata do lixo da história
.... agora eu entro na conversa, essa de" negro de alma branca?" Me lembrou do Pelé, ouvir dizer que se setinha orgulhoso, chamava ele assim, ele mesmo se nominava! 🖕😂 e estruturalmente racismo.... valeu professor casador de história
Somos uma raça de humanos com várias etinias.
Somos uma coleção da natureza.
Todos temos qualidades.
Preto , branco,pardo ou etc .
A vida passa logo assuntos assim deve ser ignorados vamos ser unidos e ponto
Muito facil se insentar.
Fico pensando no seriado AGOSTO...os personagens falam muito num negro que matou o empresário.
Dependendo do tom, do contexto, realmente é sim, muito preconceituoso.
Eu tenho nome, gosto de ser chamado pelo nome.
As próprias dicotomia trazem, de forma velada, um critério valorativo, pois, sem ele, não seria possível preferir um dos polos ou seu oposto, como nos casos: justiça/injustiça, bem/mal, certo/errado, dentre outros
Aulas!!
O Nelson Piquet sempre chamou o Airton Senna de gay. Mas na frente saiu na mídia que o filho dele mais velho que era da fórmula 1 é gay e vivia com outro cara na Europa. Aqui se faz aqui se paga!!
Maravilhoso!
Tentei uma vez corrigir uma pessoa por me chamar de "gordinho" mas foi em vão e quase saímos na mão. Então hoje simplesmente ignoro esses que me colocam apelidos ou tentam me ofender.
Sobre o assunto é óbvio que devemos nos referir a alguém pelo nome e tratar sempre com respeito.
Já L. Hamilton não deixou barato também, pelo que entendi no contesto ele também agiu com desrespeito com o nosso Tri Campeão Mundial Nelson Piquet, dizendo: quem é Nelson Piquet?
Quando no exército se punha apelido de acordo com o jeito de cada um.. negão, neguinho, fuinha, russo, sarará, peitinho, peituda, pato rouco, cambota, papagaio, marrom, narigudo, zóio, etc.. não havia esse mímimi racial.. ambiente de jovens de todas as cores e etnias. Hoje é tudo mimimi.
Exercito antro da extrema direita
¿EXISTEM PALAVRAS RACISTAS?
(Por Celso Sagastume *)
Definitivamente: NÃO!
O que existem são pessoas RACISTAS que podem torná-las pejorativas...
Em primeiro lugar: a palavra “negro” não é exclusiva para determinar uma ‘raça’; muito menos: algo sempre ruim... Na verdade: é um adjetivo que tanto pode ser usado para coisas boas (lindas), como ruins (feias), ou mesmo neutras.
Por exemplo: lindos olhos negros; uma negra e assustadora noite de tempestade; negro como uma noite sem estrelas; ...
O branco também não é uma ‘cor perfeita’ sempre associada a coisas boas.
Por exemplo: “O morto estava branco como um papel” - o branco pode significar, também, ausência de vida.
O fato de uma noiva estar vestida de branco enquanto que o noivo está de preto não significa que a noiva é melhor do que o noivo - aliás: as roupas masculinas mais finas são os smoking e o fraque (todos pretos e com ‘black-tie’).
NÃO existe, e nunca existiu, nenhum complô lingüístico racista que cria palavras só para prejudicar os negros - isso é coisa de teoria da conspiração; que os mentirosos usam para enganar os TROUXAS...
DENEGRIR: é uma palavra usada no sentido de manchar, sujar, desabonar, desacreditar, algo... NÃO TEM, NEM NUNCA TEVE NADA A VER COM RAÇA! Até que os RACISTAS contemporâneos se apropriaram dela e passaram a fazer uma relação com a RAÇA NEGRA, que, na verdade, nunca existiu...
BOÇAL: ignorante ou grosseiro - quem usa esta palavra nem sabe que um dia ela foi usada para identificar escravos que não falavam português...
(É como eu já disse, num outro texto: a pessoa tem que estudar muitos anos para virar ‘burro’ - que, aliás: é um animal muito inteligente; embora seja muito teimoso...)
MEIA-TIGELA: pra mim sempre foi sinônimo de meia-boca (coisa pela metade) - mas os ‘estudiosos’ também encontraram uma relação com os tempos de escravidão... (Eles devem ter muita ‘saudade’ destes tempos e não querem nos libertar nunca mais...)
A COISA TÁ PRETA: aqui não é só uma palavra, mas uma expressão - evidentemente que no sentido de: obscura, complicada, confusa, ...
Mas os RACISTAS ‘de plantão’ já enxergaram “raça”, na coisa...
DA COR DO PECADO: esta só as ‘pecadoras’ vão se ofender...
(¿Quem é que não quer ter uma cor dessas?!)
FEITO NAS COXAS: malfeito - aqui ninguém falou em cor, nem raça, e, além disso: nem nos tempos dos escravos se moldava telhas ‘nas coxas’...
(Isso é absolutamente impossível!)
Se começarmos a buscar significados ocultos e maldosos nas palavras: aí é que todo mundo vai começar a desconfiar de todo mundo, mesmo! Por exemplo:
Alguém te diz: Bom-dia! E você responde: Como assim?; Bom-dia por quê? Tá achando que eu não posso passar bem o meu dia?! Que eu sou um inválido que nem posso mais comigo?!!!
Mas eu quero terminar esta minha análise com a ‘raça’ da qual eu pertenço: o gaúcho...
O gaúcho era considerado um vagabundo, ladrão de gado, desordeiro ... - tudo que tinha de ruim, nos tempos da colonização da América Pampeana - e hoje é um dos povos mais orgulhosos do mundo.
¿Como se deu este ‘milagre’?
Ao invés de renegar a nossa origem e não querer sermos chamados de gaúchos (que era um termo pejorativo, na época): buscamos valorizar a nossa cultura; achar o que temos de mais valioso: a LIBERDADE; a miscigenação; a mistura do índio, do europeu, do asiático, do negro... (um dos principais ideais defendido na Revolução Farroupilha foi A LIBERDADE DO NEGRO - para quem ainda não sabe)...
Se eu fosse um mulato: só ia me ofender de ser chamado de ‘pardo’ - que é cor de envelope e de rio; não de gente...
Não sou mulato, mas também não sou branco - porque, como todo brasileiro: sou a mistura do que há de melhor de quase todas as raças.
E não tenho nenhuma dúvida de que o meu primeiro pai não foi nenhum Adão, mas sim um macaco das savanas africanas.
Querendo, ou não: todos somos descendentes da GRANDE MÃE-ÁFRICA - menos os RACISTAS IGNORANTES.
(*) Celso Afonso Brum Sagastume é autor dos livros:
Orgulho da Raça Negra (em construção)
Origens, História e Evolução do Carnaval (em construção)
A busca da Felicidade através das Relações Humanas (1999)
Entre outros...
Concordo em muitos pontos, mas gostaria de pontuar um evento na guerra farroupilha: na batalha de porongos, os lanceiros negros foram traídos com promessas de alforria caso ganhassem a batalha. Foram pegos de surpresa, traídos pelo general Canabarro. Um verdadeiro massacre. Um exemplo de que a gloriosa revolução farroupilha não foi tão generosa com os negros. Para finalizar, deixo um exemplo de uma expressão italo-gaúcha bem famosa:
LABOR DE NEGRI(usado mais pelos colonos autodeclarados e identificados como italianos.
Traduzindo para o português: trabalho de preto.
Cara o idioma portugues e dos colonizadores Claro que varias palavras forum cunhadas em epoca de escravidao, a questao do preto Nas palavras se tornou racista na epoca da escravidao, voce não estuda?
Professor, sou branco. Quando preciso me referir a uma pessoa que não conheço , que tem pele escura, devo me referir a ela como negra, ou preta ou afro brasileira, ou o quê?
Talvez seja importante dizer que, mesmo descendente de europeus tenho muito respeito à agenda anti racista.
Por exemplo: Eu achei aquela negra muito engraçada.
Poderia usar nêga? Ou preta, ou pretinha? Ou negona? Que são expressões comuns entre os brancos. Principalmente entre os que não se preocupam com a forma correta de se referir a pessoas com características diferentes.
É importante que haja uma definição clara sobre como se referir aos afro descendentes. Minha mãe me disse uma vez que preto é cor, e negro é "raça". Acho importante que todos saibam a maneira correta de se referir uns aos outros. Não me importo de ser chamado de branquelo, mas não quero ofender meus amigos de pele diferente da minha.
Pelo o nome.
Aí tem várias pessoas de pele clara que fala: Mais eu não sei o nome dele ou dela kkkkkk então pergunta poooorrraaa e para com esse negócio de neguinho e neguinha karaleo 😅😅
*Que tal vocês pararem de se referir às pessoas brancas com os termos "branquelo" e "palmito"? Enquanto vocês não parerem com essa merda, vão continuar sendo chamados de "neguinho" kkkkkkk*
E quando o branco é chamado e : Alemão, leite azedo , loirinha , pq não pergunta o nome? Mas o branco não se incomoda , isso é uma vantagem pq não trata mal ninguém por isso.
Excelente
Brancos no Brasil se chamando de nigga 🤦🏿♂️
Neguinho é preconceito pra muitos, pq loirinho não é racista? E não posso tratar uma.pessoa no aumentativo ou diminutivo de sua cor?
So se ela deixar
Oi professor saudação da Argentina então ainda não posso entender porque tem tanta raiva com as pessoas de cor quando os negro na época eles foram quem sofriam mais que qualquer ser humano eu odeio a toda pessoa que tenha que falaram coisas rum deles acho que não conhece as histórias de raiz
Ninguém , nenhum ser humano ama todo mundo e nem odeia todo o mundo. A pessoa que odeia não pode exigir amor por parte do outro.
Acontece que o Nelson Piquet sempre falou, gente mimizenta.
Problema dele
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼🦋
Não creio que a expressão seja um problema, mas sim a intenção com que se fala
e quando um negro chama outro de neguinho é racismo ? porq isso acontece muito nas favelas
Não! So quando é branco pra negro
Chamam meu filho de branquinho professor devo me ofender?
Não, pois Racismo reverso não existe! Ninguém foi escravizado pelo simples fato de ser branco. Ninguém sofre preconceito pelo fato de ser branco, já o negro sim! Logo, não existe racismo pra branco!
Mimimimimimimimimimimi..........
@@gabrielremesso2864 2024 e tu usando “mimimi” 😂 Parou em 2016 vc heim
Os termos negão ou neguinho e suas variantes quase sempre são associados as ações repreensíveis.
Exemplo 1: fulano de tal criou "x" coisa. Quando é uma boa ação nunca será um neguinho. Geralmente o fulano terá nome e sobrenome.
Exemplo 2: quando se sabe de um mal feito, algum ato antisocial e não se sabe quem é, cai sempre na conta dos afros, com comentários: "neguin fez isso, fez aquilo" e quando se constata que o mal feito foi efetuado por um afro, aí sim vem a famigerada expressão: p*rra negão!!!
Entender estes termos como carinhosos ou inofensivos é doentio.
Radical demais lista negra..magia negra .. ausência de luz..e excesso tal quel denegrir.
Mas é assim e pronto! Respeite
Boa noite tá eu sou misturado mais quando vs me chamam de alemão vc tão sendo racista?
kkk
Os africanos vendiam os africanos! eropeu vendiam eropeu como escravos ?
Vendiam sim, estude historia da europa desde de a pre historia e sàbera
É verdade . Antes dos europeus comprar escravos , os negros eram escravizados . Leia o livro do africano : Tidiane N’Diaye, antropólogo e economista franco-senegalês: o tráfico negreiro transatlântico “foi menos devastador do que o comércio” árabe-muçulmano . O Antropólogo diz que escravatura árabe foi muito mais violenta do que a transatlântica. “Os árabes-muçulmanos estão na origem da calamidade que foi o tráfico e a escravatura, que praticaram do século 7 ao século 20”, diz o antropólogo Tidiane N’Diaye.o desde a sua chegada. Como mostra a História, os árabes-muçulmanos estão na origem da calamidade que foi o tráfico e a escravatura, que praticaram do século 7 ao século 20. E do sétimo ao décimo sexto século, DURANTE QUASE MIL ANOS eles foram os únicos a praticar este comércio miserável, deportando quase 10 milhões de africanos, antes da entrada em cena dos europeus. A penetração árabe no continente negro iniciou a era das devastações permanentes de aldeias e as terríveis guerras santas realizadas pelos convertidos, a fim de obter escravos de vizinhos que eram considerados pagãos. (…) Sob este acordo árabe-muçulmano, os povos africanos foram raptados e mantidos reféns permanentemente”.Os descendentes dos carrascos, como os das vítimas, tornaram-se solidários por motivos religiosos. Mas existem mercados de escravos na Líbia!”, pontua Tidiane N’Diaye. “No mundo árabo-muçulmano os intelectuais mais respeitados, como Ibn Khaldun, eram obscurantistas e afirmavam que os negros eram animais. Nenhum intelectual do Magrebe levantou a voz para defender a causa dos negros. (…) No Líbano, na Síria, na Arábia Saudita, os trabalhadores domésticos africanos vivem em condições de escravatura. A divisão racial ainda é real em África.”O antropólogo frisa que “desde o início do comércio oriental de escravos… os muçulmanos árabes decidiram castrar os negros, para evitar que se reproduzissem (…), para evitar que se integrassem e implementassem uma descendência nesta região do mundo. (…) A castração, quando realizada em adultos, matou entre 75% e 80% dos que a ela foram sujeitos”. De “30% a 40% das crianças não sobreviveram à castração total”.
A escravatura interna existia antes e durante o tráfico árabo-muçulmano e transatlântico. Foram os árabes muçulmanos que começaram o tráfico de escravos em grande escala”.
Não sinto na pele esse tipo de racismo pq não sou negro. Mas sinto outro tipo de preconceito porque sou pobre. E aí o preconceito pra quem tem menos posses não tem cor. Na minha visão o Brasil precisa de mais educação e menos lacração.
Com todo respeito e sem diminuir os preconceitos que vc passa, mas se vc ganhar na loteria esse preconceito financeiro que vc sofre acaba. Um negro (a) sempre vai sofrer racismo vindo de pessoas racistas, nao importa o dinheiro, a profissão ou a educação que ele (a) tenha.
@@francineijpma-santos8117Com certeza.
Vai se aprofundar inves de falar asneira.
Ah vá...
Idoso! N entende nada mesmo pois sua geração ja acabou
Quem vendia os negros
Ai que ta... familia toda preta.. e eu branco... o que eu ja fui chamado de filho do LEITEIRO, e se eu fosse preso a bundinha branca iam fazer a festa... é complicado man... negócio é TODOS TODOS sermos um só com um objetivo ''TRABALHAR DE FORMA MERITROCATICA'' para crescer na vida sem ajuda de nada porque se tu faz uma divisão por COTAS voce acaba dividindo de qualquer forma as pessoas. E maioria dos pretos que ficam nessa, são mais mesclados que tudo como 99,9% do brasileiro kk, ninguém aqui é 100% preto kk, sempre tem diversas vertentes, que foi o que aconteceu comigo, nasci branco kk, alguma hora em alguma parte foi um gene que fez eu nascer BRANCO não albino..
Eram tribos,clas ou reinos e povos diferentes.
Meu avô chamava qq homem de negô (branco ou negro) eu peguei esse jeito: olha negô... meu negô.... vem cá negô.... Isso pode ser considerado expressão racista?
Se não me engano, em Pernambuco e em partes do Nordeste, eles usam nego como forma carinhosa de tratar as pessoal.
@@AteuDispor74 Exatamente, sentido carinhoso.
O melhor é você perguntar a pessoa se ela quer ser chamada assim. Se ela quiser você chama, se não, você não chama.
@@fabioferrari6763o ultimo comentario da moca esta certo.
Eu não sou chegado a pessoas brancas
Tbm existem Brancos antirracistas.
@@juanbezerra6478 Alguém elogiar branco estou pasma 😲 Pensei que 100 % dos brancos fossem maus , pq os vídeos deixam claro que todo branco é tudo de mau e só tem defeitos ,nunca contribuiu com a humanidade . Inclusive dou um milhão para quem me citar uma contribuição e invenção feita pelos brancos . Agora a gente aprende aqui que e todo negro é tudo de bom.
Você chama de alemão eu tenho as duas desnadia ! Mais
Bla bla bla
Bpesduda todas as histórias branco e negros fotos escravos
Quanto besteirol
So nao assistir
Negro e lindo !!!!!