Se você quiser conhecer o mais novo e completo livro sobre o espectro autista, é só clicar no link abaixo: - Livro Simplificando o Autismo: loja.literarebooks.com.br/autismo/simplificando-o-autismo-para-pais-familiares-e-profissionais?parceiro=10249 Nele você vai encontrar dois capítulos escritos por mim e mais 50 outros textos produzidos por especialistas da área. Os meus capítulos são: 1. Espectro Feminino - as meninas estão voando abaixo do nosso radar. 2. Momento Eureka - a descoberta da evitação extrema de demanda. Espero que goste! Outra obra que recomento é o Autismo ao longo da vida. Vale conferir: - Outros livros: loja.literarebooks.com.br/parceiro=10249 E, claro, venha acompanhar as nossas conversas no Instagram! instagram.com/lygiapereira.psi/ Grande abraço 🤗
Fiz uma avaliação neuropsicologica e tive alta possibilidade de ter tdah. Ultimamente venho suspeitado que tenho ambos; você acha que seria possível isso ter sido camuflado de alguma forma e não aparecer no teste? Sou uma pessoa muito contida e por vezes acabo não falando o que realmente penso e vigio muitos meus atos.
já cheguei a ter coragem de falar com minha psicologa sobre a possibilidade de ser autista e ela descartou logo de cara. Mesmo com três ou quatro consultas, ela pareceu tão certeira que assumi que não tem como ser. Porém, não consigo tirar isso da cabeça pq, com essa ideia, também me interessei muito sobre o assunto e acabo sempre pesquisando mais e mais. Videos, sites, podcasts e etc, sempre me fazem pensar nessa possibilidade, mas não tenho coragem de falar abertamente sobre isso com ela, pois tenho a sensação de que sou "julgada" ou não levada a serio. Sei que pode apenas ser algo da minha cabeça, mas o argumento de que me expresso/falo bem e olho nos olhos me pareceu tão raso... não sei, fiquei com tanto tempo com essa ideia na cabeça que talvez isso me perturbe pelo resto da minha vida e eu nunca mais tenha coragem de falar sobre isso (relacionado a mim) novamente :/
Olá, Flávia! Que tal marcar uma avaliação neuropsicológica?! Assim, você pode conversar com um profissional especializado e ter respostas mais precisas sobre o seu modo mental de funcionar! 🧠✨♾✨🌈
Flávia , Faça Um RASTREAMENTO MUITÍSSIMO MINUCIOSO , EM VOSSA VIDA !!! SUA PERSONALIDADE , SUA ESSÊNCIA , SEUS GOSTOS , PESQUISE O SEU PASSADO , OBSERVE SE VC TEM ANSIEDADE E TRANSTORNO DEPRESSIVO , HABILIDADE SOCIAL , OBSERVE , SE VC É EMPÁTICA . QUAL TIPO DE ASSUNTO VC GOSTA . QUAIS SÃO SUAS DIFICULDADES . BOA Noite Comentário VERDADEIRO E HONESTO ,, FATO 🙌
Flávia, acontece o mesmo comigo, mas ainda vou insistir. Os testes neuropsicologicos ainda não são acessíveis financeiramente pra mim, mas as dificuldades ao longo da vida, uma retrospectiva na minha vida, minha mae, filha e estudando sobre os sintomas, tenho muita certeza disso.
Lygia, parabéns pela clareza e concisão. Descobri só agora que tenho TDAH, graças ao tutor do meu filho. Fui chamada para traçar um suporte conjunto e, quando o tutor questionou o porquê da minha crise de riso, eu disse "Você me descreveu todinha, como posso ajudar o moleque se não consigo fazer nada disso?" Então, fui investigar e recebi do psiquiatra o diagnóstico. Fiquei muito, muito chateada mesmo, porque ao longo da vida fui em vários profissionais que me disseram ser "ansiedade", "depressão leve", "depressão cíclica (?)", estresse elevado, etc., mas nunca, nem os terapeutas, cogitaram essa possibilidade. E olha que eu perguntei! Hoje, vejo o quanto é óbvia minha forma de ser no mundo. Agora, estou me tratando e descobrindo como melhorar minha organização para poder oferecer a organização e rotina que meu filho precisa para se desenvolver plenamente.
Sou TDAH grave, mas realmente tenho a mente acelerada. Tenho muito dificuldade de conviver com filhos, familia, amigos. Sou brn solitaria e fico remoenfo dores do passado. Mas tenho o dom incrivel de criar projetos de qualquer área para uma prefeitura ou instituição
Muito boa explicação. Só depois de adulta descobri que tenho TDAH, sendo neurodivergente, realmente a sensibilidade é maior, impulsividade, entre outros fatores. Somos constantemente mal interpretados no convívio social.
Sim, somos bombardeados por tantos sons, ruídos. Agora mesmo estão batendo no quintal, batendo carne na cozinha e na casa do meu amigo (vizinho) estão ajeitando, batendo parede.
Lygia, chega a ser impressionante a sua capacidade de transmitir conhecimentos tāo densos de forma objetiva e clara. Ainda assim, vou assistir muitas vezes a este vídeo para incorporar parte do seu saber. Muito obrigado por ter criado esta comunidade e pelo bem servir aos meus clientes e seus alunos.
@@lygia.pereira sou TDAH e acho que quando é transtorno é difícil falar em "super função" mesmo esse sendo o sonho molhado de quem tem TDAH crer nisso, quando o problema é muito grave a ponto de prejudicar a maioria das relações sociais e de trabalho de fazer a vida da pessoa sempre retornar ao ponto de estagnação e uma eterna frustração inadequação e inadaptabilidade e mesmo incompreensão ao mundo neurotípico aí o rótulo ao invés de ser assustador é acolhedor... Pois há casos onde parece que a única saída e chance de contornar ou melhor começar controlar terapeuticamente a situação é o acolhimento de um "rótulo".
Obrigada por transmitir esse conhecimento de uma maneira tão clara e carinhosa! Eu tenho 44 anos, tenho depressão desde a pré adolescência e com seu vídeo pude ter certeza de que sou "neuro divergente". Não sei o nome do que eu tenho, mas nunca me encaixei nesse mundo.
Hey, Nana!!! Com esse nome maravilhoso, eu tenho certeza de que você não é uma pessoa típica! ✨ E, como diz Lacan, “a angústia é o afeto desligado da palavra”! Então, que tal criar uma história bem linda para os seus afetos espectrais?! Quem sabe chegou a hora de viver uma nova fase, hein?! Muito obrigada pela mensagem, ma chérie! 🧠✨♾✨🌈
A minha psiquiatra suspeita de que eu possa ter autismo, mas são tantos sintomas parecidos que eu fico confusa. Um lado positivo disso é que eu consegui me entender um pouco, e vejo que, tudo oq eu vivi até hoje, foi por mascarar o meu eu. Me sinto perdida sobre ser ou não ser, mas logo farei a avaliação e terei uma resposta sobre mim. Parabéns pelo vídeo Dra!!
Seja bem-vinda à comunidade, Leilane!!! 🧩✨🧠✨📚 Sinto que nomear as nossas características e mecanismos de defesa é uma etapa crucial! Depois, claro, passamos pelas fases de ressignificação e... redirecionamento da energia retida para abafar a nossa essência! Espero que a sua jornada de crescimento seja linda! 🥰😍😘
Extremamente esclarecedor o vídeo, muito obrigada! Fui diagnosticada com TDAH há 7 anos, desde então minha vida começou a fazer sentido e aprendi a transformar minhas diversidades em super poderes. Hoje namoro um rapaz autista e temos muitas similaridades, esse vídeo me ajudou muito a entender melhor.
Sobre ser capaz de fazer contato visual: aprendi a mascarar o desconforto em algumas situações porém: eu ODEIO a sensação de alguém estar me olhando fixamente, por muito tempo, estar sendo encarada, observada ou se a pesssoa está muito próxima; nem sempre consigo manter contato visual, e quando acontece, só é possível olhando no olho esquerdo da pessoa, desviando bastante mas me portando com naturalidade (se olhar no olho direito, me sinto tão desconfortável que me perco no papel); aprendi a olhar para as sobrancelhas, por exemplo, parecendo estar olhando nos olhos.
Quando criança, chorava quando um primo me encarava, aos 59 anos fiz especialização em Educação Especial e tenho "suspeita de ser TDAH, pela desatenção, desorganização:, impulsividsde e esquecimento..Mas considero que já trabalhei, me dposentei a agora estou zen, meu esposo reclama que não sabe como mudo de comportamento em minutos ,explico que a ação é reação de cada caso.
Eu tenho TDAH... me sinto um X-Men. Tenho os problemas, mas as qualidades de TDAH são incríveis, supersensibilidade, hiperfoco, multifunções mentais e agilidade pra aprender algo q quero muito. Não atoa aprendi 3 línguas em semanas kkkk Ter TDAH tem seus perrengues q precisam de paciência, mas ter o superpoder de ser incrível naquilo q vc quer muito é maravilhoso.
Eu já me senti assim tbm, o TDAH já me trouxe muita dor de cabeça, tenho uma dificuldade absurda pra aprender o que não me interessa porém necessário, mas o que eu gosto eu aprendo numa facilidade incrível, e por eu ser uma pessoa muito visual tudo relacionado a isso eu aprendo com muita facilidade ex: desenhar, pintar, esculpir, arte digital, fluência em línguas de sinais, modelagem, decoração, cores, plantas, jardinagem são exemplos de coisas q eu me tornei muito bom em pouquíssimo tempo, graças ao hiperfoco? 🙂
Eu tô nessa e tá piorando, tô com 29 anos, deve ser alimentação, e remédios que tão contribuindo mais pra deixar minha memória mais passada tbm@@roberta_zucoloto
Nossa, estou impressionado com os seus vídeos. O que penso? Sendo oficialmente TDAH, só você para me fazer repensar que permaneço entre TDAH e TEA. Não sei se agradeço ou se desagradeço, mas, vou ao que sinto mais verdadeiramente: obrigado!
Mulher, estou encantada por você! Que fantástico encontrar seu canal. Descobri-me tardiamente altamente habilidosa e isso me explicou tantos sofrimentos que meu objetivo futuro é ajudar outros adultos a conhecerem sua cognição e personalidade, pois acredito que nunca é tarde para encontrar sentido e ter uma vida melhor. Fora isso você tem uma maravilhosa locução! Sou comunicadora em rádio comercial há 20 anos e há 8 iniciei minha carreira como Psicóloga. Agora em fevereiro/23 me formo também Neuropsicóloga. Vou acompanhá-la muito e estou à disposição dos seus seguidores em Ribeirão Preto - SP. Sucesso sempre!
E quando os 2 estão juntos ? Foi o que dificultou fechar o diagnóstico do meu filho. Quando fui a Neuropediatra e fazendo uma amminese desde dos comportamentos da primeira infância, maneira de brincar e tudo mais. A Neuropediatra disse que ele estava dentro do Espectro do Autismo e tbm TDAH .Foi um processo longo e doloroso tanto pra ele como pra mim.
Gratidão! Amei a sua forma de abordagem. Tenho 2 filhos e um marido com TDAH e o filho mais velho, hoje com 19 anos e já segundo ano da faculdade de Engenharia, foi diagnosticado aos 7 anos con TDAH, mais faz uns 2 a 3 anos que desconfiamos que ele tbm seja TEA nível 1... Estou em busca de ter o diagnóstico que exclua ou confirme essa nossa suspeita...
Boa noite!bem útil. Até hoje eu olho ou para boca ou na orelha da pessoa,então disfarço um pouco,porque da impressão que a pessoa tá reparando. Obrigado,pelo vídeo!
Eu sempre me senti fora da caixa, e tenho lido e assistido muito sobre autismo e TDAH, meu esposo se enquadra no autismo tipo 1, eu me interessei nele inicialmente por causa do jeito dele diferente fora da caixa como o meu e minha filha também tem peculiaridades, meu irmão também e meu pai( meu jeito de ser parece muito com o dele muito criativo e já se esforçou muito pra ser aceito mas cansa) já meu tio por parte de pai tem dislexia muito perceptível nem precisa fazer teste pra saber
Estou no Japão no hospital fazendo hemodiálise fui diagnosticado esteatose hepática só bebia cerveja mas tinha muito estresse trabalhando em fabrica trabalhava com manutenção de máquinas nc torno frieza e prensa nc
Tem um neurologia em Curitiba que é especialista em TDAH e TEA! Eu gostei muito porque eu vejo que ele entende muito mesmo e ele tb sempre tá pesquisando! E ele faz consulta on-line Eu falo dele pq nesses últimos anos eu tava passando só com psiquiatra, e os psiquiatras que eu fui não eram especialistas em tdah, entao era bem difícil Eu tb não pareço o tdah clássicooo
Lygia, vc é uma profissional incrível! Suas explicações sobre qualquer assunto são simplesmente elucidativas, para mim, pq consigo compreender o q vc fala, consigo focar mais do q em outros lugares (as vezes nem tanto rsrs) me sinto realmente cativada pela sua didática, a assimilação se torna fácil e nesse momento só tenho a agradecer por todo esse conteúdo riquíssimo q vc nos disponibiliza aqui. Estou com um encaminhamento para a neuro para enfim saber um dúvida antiga, tenho estado mt emotiva com isso.
Eu, ja desconfiava que eu tinha TDAH, e por um episodio no meu trabalho, comentei o acontecido com meu neurologista ele fez o teste e me detectou, mas ouvindo palestras a respeito me identifico com muitas coisas.
Fui diagnosticado ano passado com TDAH pelo psiquiatra, e comecei a fazer terapia comportamental. Este ano, minha Psicologa desconfiou que eu possa estar no espectro do autismo. Fiz uma avaliação neuropsicologica semana passada, estou aguardando o laudo.
Eu só queria uma profissional como ela para me diagnosticar e fazer acompanhamento comigo, se fosse o caso. Já passei por muitas psicólogas e nenhuma falou nada sobre autismo ou tdah como diagnóstico. Sei que pode ser porque assumiram que eu não tinha nada, mas vivi a vida inteira com problemas e não aguento mais. Chego a conclusão de que não pode ser nada, já tentei tanto! Continuo na terapia e não tenho avanço.
Te entendo. Passei por isso com minha filha. Agora ela está com 32 anos e finalmente vai começar os testes p o TEA. Moro em Brasília e aqui encontrei o Instituto Ninar. Estamos ansiosas. Boa sorte, q vc tb encontre um caminho.
Eu tenho um grande problema além de achar um psiquiatra que vá sentar e ficar mais de 1 hora disposto a me entender :/ é que eu não tinha memória de nada da minha infância, e com passar dos anos ruins também fui perdendo muito da minha adolescência, agora com 24 parece que os "sintomas" estão pegando fogo mas sei que não é de agora, pouco do que lembro esses sintomas eu já tinha antes
Eu tinha isso quando criança e sofri com isso era o patinho feio ou. Burrinho mas quando fui para o Japão eu entendia tudo o que eles falavam eu tinha defti de atenção tbm
Eu mesmo com vergonha tive a coragem de falar com a piscologa e ela descartou a posibilidade de ser autismo dizendo que podia ser tdah mas tudo que eu falava sobre, ela dizia que era ansiedade ou transtorno antsocial fique meio sem jeito porque parecia que ela não tava me levando a serio
Tenho filhos gêmeos um casal meu filho tem o espectro autista de grau 1 e eu também estou percebendo situações parecidas então já estou buscando tratamento para mim mesmo obrigado pelas informações
Gosto muito dos seus videos e da forma como voce conduz os seus temas. Você me fez entender sendo autista como tenho caracteristicas de TDAH. Este pode estar contido no TEA. Pode imaginar como é? E ainda tenho TOC. Obrigada pelos esclarecimentos.
Minha mãe fala que minha seletividade alimentar é evidente: temaki. Sempre gosto de comer isso. Eu sempre fiquei puta da vida quando alguém vinha me falar de dieta ou me obrigar a comer algo. Minha neuropsico dizia que eu só pensava 8 ou 80 ou falava que eu tinha rigidez mental. Mas eu nem sabia que isso é do TEA
Sou tdah e tenho suspeita de autismo,tenho 27 anos,sempre fui diferente dos demais,não gosto muito de lugares cheios,não faço nada que jovens fazem,não sou bom com as palavras e etc,mas vamos vivendo não é verdade.
Eu sempre tive todas as características de tdah e as vezes sou hiperfocado,meu filho tem algumas características de tdah e algumas de autismo,foi diagnosticado como autista,mas no laudo a psicóloga disse que foi muito difícil chegar a conclusão pois de umas 10 características despotismo ele tem unas 4 e nacepoca do diagnóstico ele estava desnutrido,universo complicado esse..
Gabaritei o TDHA, e agora, quem poderá me ajudar? Já conversei com psicólogos que na primeira consulta disseram que eu não tinha nada. Alguém conhece um especialista em SP?
Dra Lygia, fui ao Otorrino com queixa de dificuldade de compreensão em ambientes ruidosos. Ou seja eu não consigo entender o que as pessoas falam se estiverem falando todas ao mesmo tempo. Preciso fazer uma coisa de cada vez. Os exames do Otorrino deram alterados eu tenho um Transtorno do Processamento Auditivo Central, suspeita de TDAH, fui encaminhada para consulta com o NEURo, mas eu suspeito por minha conta mesmo que eu seja TEA, asperger. Você sabe me dizer se dentro do Espectro Autista pode ocorrer este transtorno do Processamento Auditivo Central?? Obrigada. Adoro seus vidros, você é muito clara e objetiva nas explicações.
Tenho uma filha de 16 anos, acho que ela pode ser autista. Ela não gosta de estar com pessoas, não se comunica com ninguém, não tem amizades, não gosta de sair de casa. Pensava que ela era apenas uma menina tímida, mas, não. Ela é muito desligada de tudo Super esquecida. Que especialista devo procurar? Adoro seus vídeos 😍
Olá, Meire! Obrigada pela mensagem! 💖 Bem, o melhor profissional neste momento será o psiquiatra. De preferência um médico especializado em neurodivergência. E, claro, é importante oferecer suporte psicológico à sua filha, mesmo antes do diagnóstico! Grande abraço 🤗 Seja bem-vinda à comunidade!!!
Aí doutora eu me sinto muito confusa eu me identifiquei meia a meia com os dois diagnósticos eu tenho 45 anos e não tenho condições de procurar um especialista e na verdade a pouco tempo, um ou dois anos foi que eu comecei a pensar no tdh e vi que muitas coisas se encaixam mas algumas também no autismo e pra falar a verdade eu só comecei a buscar maus informações qdo minha filha me falou sobre a suspeita dela de ser neurodivergente si me assustei com a palavra e fui buscar informações. Ela tem depressão e ja fez alguns anos de terapia, tomou medicação mas não ajudou. Não acredito que ela se encaixe no autismo porque ela realmente as mudanças realmente aconteceram com a puberdade e depois a pandemia não ajudou, mas tdh é a carinha dela, a gente sempre brincava com ela " Yasmim desce da lua" porque a gente sempre precisa falar diversas vezes com ela. Procastinacao é outra coisa, rotina, ela chega a não querer sair de casa, tem 20 anos está fazendo pedagogia e foi por isso que ela chegou a essa conclusão. É tudo muito difícil nesse país infelizmente, pobre não tem acesso a tantas coisas e saúde não é diferente. Eu até acho que não faz muita diferença ter um laudo mas o problema são as cobranças e reprovação no julgamento dos outros. Eu aprendi a lidar com minhas dificuldades mas ver minha filha sofrendo por isso é muito difícil. A criança quietinha sempre passa por despercebida, desatenta, preguiçosa, desinteressada e o difícil realmente é suportar essas críticas dentro de casa e eu sou sempre a culpada pela superproteção, o pai não tem uma cabeça muito aberta, pensa que é desculpa pra ela ser como é.
Ótimo vídeo, tenho tdah diagnosticado desde os 8/9 anos, e hoje (16) percebo muito facilmente meus sintomas, e o único sintoma que difere o tdah é a dificuldade em contato visual, não é que eu não consiga, só não tenho o hábito de olhar nos olhos das pessoas, acho que por na infância não me concentrar nas pessoas ao conversar eu acabei não tendo esse hábito, pode ser que eu tenha autismo? Meu irmão de 11 anos tem autismo e nossos sintomas são bem diferentes (pais diferentes também)
Boa tarde levei meu filho pra 2 neuropediatra o primeiro médico disse que era F93.2 Distúrbio de anciedade social e F98.8 outros transtornos comportamentais e emocionais habilitualmente na infância e adolescência,a outra médica disse que era F84.0 transtorno espectro do autista grau 1, fiquei na dúvida e levei pra uma psicóloga pra fazer uma avaliação ela disse que ele e ancioso e hiper ativo e não hiperativo e agora e confusão pq tem alguns traços tea,e TDAH uns traços quase nada e é uma criança normal falar conversar só e mas reservado que outras e tem muita esteriótipos motoras
Não sei se alguém mais, mas eu e minha filha com tdah temos sensibilidade de toques, passar a mão, da muito nervoso. Eu, tenho muita sensibilidade ao calor, fico muito irritado, fico tonto e perco energia, so quero ir pro quarto e ficar no ar condicionado. Tenho tiques de piscar, torcer o nariz, irritabilidade com luz, mexer os ombros, não gosto de fotos, sempre fujo. Hiper foco forte demais... Muita impulsividade e desatenção. Sentimento de frustração e inutilidade. Isso auto-deprecia demais a gente. Perguntei sobre possibilidade de ter TEA, mas a psicóloga disse que não, por eu conseguir expressar com exatidão as coisas que sinto ou percebo socialmente.
Doutora a vida toda sou tratada como depressão e TOC. Mas sinto q n é só isso n e fico frustrada pq os médicos parecem terem só esse diagnóstico. Sempre fui prejudicada em tudo na minha vida devido ao meu jeito d ser e recentemente descobri q minha filha e neta são autistas. Me inderifiquei c TDAH depois q vi um vídeo de um rapaz q tem e tbm fiz o teste e pontuei em tudo. Preciso de sua ajuda. N sei oq fazer p que ache um médico q ao menos faça o teste em mim ou sei lá faça algo por mim. Tem dias q meu cérebro parece q vai explodir são tantas coisas parece q anda mais rápido q eu. E fora q esqueço muito e n consigo começar uma coisa ou se começo n termino. Socorro pfvr
eu tenho suspeita d tdah ( vou passar num neuropsicologo esse mes ) mas suspeito mt de autismo, pelo fato d eu ter mts problemas com repetitividade, e meio q um "conforto" em coisas contínuas, sem mudanças.. mas eu n sei se pode ser coisa do próprio tdah
Não sei ainda o que tenho, mas sei de uma coisa: esse comportamento estranho, agressivo, impulsivo, etc. sempre me atrapalhou e me causou problemas. Autismo só é bonitinho em vídeos em que criancinhas de 2 anos já tocam Beethoven e Mozart como adultos. Meu filho é autista e detesta ser assim! E eu também odeio meu comportamento impulsivo!
acho que quando é transtorno é difícil falar em "super função" mesmo esse sendo o sonho molhado de quem tem TDAH crer nisso, quando o problema é muito grave a ponto de prejudicar a maioria das relações sociais e de trabalho de fazer a vida da pessoa sempre retornar ao ponto de estagnação e uma eterna frutração inadequação e inadaptabilidade ao mundo neurotípico aí o rótulo ao invés de ser assustador é acolhedor... Pois há casos onde parece que a única saída e chance de contornar ou melhor controlar a situação é o acolhimento de um "rótulo".
oi Ligya, obrigado pelos esclarecimentos, tenho um filho com 5 anos ele tem todos os aspetros, tanto do autismo quanto TDAH, temos uma consulta com o Neuto, uma dúvida, ele faz acompanhamento com a psicóloga há mais ou menos seis meses, a médica conversou com a mãe apenas duas vezes, é esse o procedimento? os pais não têm q está sendo orientados? desde já obrigado, Deus abençoe.
Acho que tenho os dois, só pode, ou nenhum, e só sou anti social, desatento (acontece quando entro no meu mundo mental e não saio) quando percebo já não fiz algo ou fiz sem querer. Resumindo, devo ser idiota hehe. Mas eu tenho sintomas de TDAH e Asperger, tenho hiper focos (música, arte-desenho, xadrez e ciência) e me prendo nesse mundo, todo todo tempo...já fiz consultas com psicóloga que diz que sou asperger, mas não entendo, pois apesar de tudo, eu converso sem parar e parecendo um comediante, não entendo.
Já vi uma menina que demorou a ser diagnosticada pq falava pra caramba. Mas na verdade comunicação era um dos hiperfocos dela. Procura um psiquiatra pra saber. Vc parece ter mais coisas de TDAH que tbm tem hiperfoco, desatenção...
Muito bom seus vídeos! Poderia falar a diferença entre depressão, bipolaridade e tdah? E se é possível cumular esses diagnósticos? Porque é tão difícil diagnosticar a bipolaridade e o tdah e muitas vezes os médicos falam que o caso é depressão e tag? Grata.
Eu só nao concordo em dizer que algumas coisas sao superpoderosas. O hiperfoco, p ex. não é bom. A gente pode tirar um resultado positivo disso em alguma área da vida, mas isso é uma consequência desse problema. Às vezes, uma palavra aparentemente bonita, como hiperfoco, pode iludir as pessoas, fazendo pensar que é uma qualidade, um superpoder, um presente de Deus, e não um problema.
Se você quiser conhecer o mais novo e completo livro sobre o espectro autista, é só clicar no link abaixo:
- Livro Simplificando o Autismo: loja.literarebooks.com.br/autismo/simplificando-o-autismo-para-pais-familiares-e-profissionais?parceiro=10249
Nele você vai encontrar dois capítulos escritos por mim e mais 50 outros textos produzidos por especialistas da área.
Os meus capítulos são:
1. Espectro Feminino - as meninas estão voando abaixo do nosso radar.
2. Momento Eureka - a descoberta da evitação extrema de demanda.
Espero que goste!
Outra obra que recomento é o Autismo ao longo da vida. Vale conferir:
- Outros livros: loja.literarebooks.com.br/parceiro=10249
E, claro, venha acompanhar as nossas conversas no Instagram!
instagram.com/lygiapereira.psi/
Grande abraço 🤗
Fiz uma avaliação neuropsicologica e tive alta possibilidade de ter tdah. Ultimamente venho suspeitado que tenho ambos; você acha que seria possível isso ter sido camuflado de alguma forma e não aparecer no teste? Sou uma pessoa muito contida e por vezes acabo não falando o que realmente penso e vigio muitos meus atos.
Sou médico psiquiatra atendo 100 % sus e tenho atividade de Supervisao auxiliando médicos residentes de Familia a abordar temas tão delicados
Fala sobre pessoas que tem autismo e tdah
já cheguei a ter coragem de falar com minha psicologa sobre a possibilidade de ser autista e ela descartou logo de cara. Mesmo com três ou quatro consultas, ela pareceu tão certeira que assumi que não tem como ser. Porém, não consigo tirar isso da cabeça pq, com essa ideia, também me interessei muito sobre o assunto e acabo sempre pesquisando mais e mais. Videos, sites, podcasts e etc, sempre me fazem pensar nessa possibilidade, mas não tenho coragem de falar abertamente sobre isso com ela, pois tenho a sensação de que sou "julgada" ou não levada a serio. Sei que pode apenas ser algo da minha cabeça, mas o argumento de que me expresso/falo bem e olho nos olhos me pareceu tão raso... não sei, fiquei com tanto tempo com essa ideia na cabeça que talvez isso me perturbe pelo resto da minha vida e eu nunca mais tenha coragem de falar sobre isso (relacionado a mim) novamente :/
Olá, Flávia!
Que tal marcar uma avaliação neuropsicológica?! Assim, você pode conversar com um profissional especializado e ter respostas mais precisas sobre o seu modo mental de funcionar!
🧠✨♾✨🌈
Troque de psicóloga
@@lygia.pereira gostaria de saber se é possível fazer consulta on-line?
Seus vídeos são esclarecedores. Parabéns!
Flávia , Faça Um RASTREAMENTO MUITÍSSIMO MINUCIOSO , EM VOSSA VIDA !!! SUA PERSONALIDADE , SUA ESSÊNCIA , SEUS GOSTOS , PESQUISE O SEU PASSADO ,
OBSERVE SE VC TEM ANSIEDADE E TRANSTORNO DEPRESSIVO ,
HABILIDADE SOCIAL ,
OBSERVE , SE VC É EMPÁTICA .
QUAL TIPO DE ASSUNTO VC GOSTA .
QUAIS SÃO SUAS DIFICULDADES .
BOA Noite
Comentário VERDADEIRO E HONESTO ,, FATO 🙌
Flávia, acontece o mesmo comigo, mas ainda vou insistir. Os testes neuropsicologicos ainda não são acessíveis financeiramente pra mim, mas as dificuldades ao longo da vida, uma retrospectiva na minha vida, minha mae, filha e estudando sobre os sintomas, tenho muita certeza disso.
Lygia, parabéns pela clareza e concisão. Descobri só agora que tenho TDAH, graças ao tutor do meu filho. Fui chamada para traçar um suporte conjunto e, quando o tutor questionou o porquê da minha crise de riso, eu disse "Você me descreveu todinha, como posso ajudar o moleque se não consigo fazer nada disso?"
Então, fui investigar e recebi do psiquiatra o diagnóstico.
Fiquei muito, muito chateada mesmo, porque ao longo da vida fui em vários profissionais que me disseram ser "ansiedade", "depressão leve", "depressão cíclica (?)", estresse elevado, etc., mas nunca, nem os terapeutas, cogitaram essa possibilidade. E olha que eu perguntei!
Hoje, vejo o quanto é óbvia minha forma de ser no mundo. Agora, estou me tratando e descobrindo como melhorar minha organização para poder oferecer a organização e rotina que meu filho precisa para se desenvolver plenamente.
Sou TDAH grave, mas realmente tenho a mente acelerada. Tenho muito dificuldade de conviver com filhos, familia, amigos. Sou brn solitaria e fico remoenfo dores do passado. Mas tenho o dom incrivel de criar projetos de qualquer área para uma prefeitura ou instituição
O jeito amoroso que você fala sobre esses temas me toca d'uma maneira.
Muito boa explicação. Só depois de adulta descobri que tenho TDAH, sendo neurodivergente, realmente a sensibilidade é maior, impulsividade, entre outros fatores. Somos constantemente mal interpretados no convívio social.
Sim, somos bombardeados por tantos sons, ruídos. Agora mesmo estão batendo no quintal, batendo carne na cozinha e na casa do meu amigo (vizinho) estão ajeitando, batendo parede.
Lygia, chega a ser impressionante a sua capacidade de transmitir conhecimentos tāo densos de forma objetiva e clara.
Ainda assim, vou assistir muitas vezes a este vídeo para incorporar parte do seu saber.
Muito obrigado por ter criado esta comunidade e pelo bem servir aos meus clientes e seus alunos.
Fiquei emocionada com a sua mensagem, Querido Dr. Djalma!
@@lygia.pereira sou TDAH e acho que quando é transtorno é difícil falar em "super função" mesmo esse sendo o sonho molhado de quem tem TDAH crer nisso, quando o problema é muito grave a ponto de prejudicar a maioria das relações sociais e de trabalho de fazer a vida da pessoa sempre retornar ao ponto de estagnação e uma eterna frustração inadequação e inadaptabilidade e mesmo incompreensão ao mundo neurotípico aí o rótulo ao invés de ser assustador é acolhedor... Pois há casos onde parece que a única saída e chance de contornar ou melhor começar controlar terapeuticamente a situação é o acolhimento de um "rótulo".
Pra mim não foi assim sempre foi estrovetido mim interagia com todo mundo
Obrigada por transmitir esse conhecimento de uma maneira tão clara e carinhosa!
Eu tenho 44 anos, tenho depressão desde a pré adolescência e com seu vídeo pude ter certeza de que sou "neuro divergente". Não sei o nome do que eu tenho, mas nunca me encaixei nesse mundo.
Hey, Nana!!!
Com esse nome maravilhoso, eu tenho certeza de que você não é uma pessoa típica! ✨
E, como diz Lacan, “a angústia é o afeto desligado da palavra”!
Então, que tal criar uma história bem linda para os seus afetos espectrais?! Quem sabe chegou a hora de viver uma nova fase, hein?!
Muito obrigada pela mensagem, ma chérie!
🧠✨♾✨🌈
A minha psiquiatra suspeita de que eu possa ter autismo, mas são tantos sintomas parecidos que eu fico confusa.
Um lado positivo disso é que eu consegui me entender um pouco, e vejo que, tudo oq eu vivi até hoje, foi por mascarar o meu eu.
Me sinto perdida sobre ser ou não ser, mas logo farei a avaliação e terei uma resposta sobre mim.
Parabéns pelo vídeo Dra!!
Seja bem-vinda à comunidade, Leilane!!!
🧩✨🧠✨📚
Sinto que nomear as nossas características e mecanismos de defesa é uma etapa crucial! Depois, claro, passamos pelas fases de ressignificação e... redirecionamento da energia retida para abafar a nossa essência!
Espero que a sua jornada de crescimento seja linda!
🥰😍😘
Extremamente esclarecedor o vídeo, muito obrigada!
Fui diagnosticada com TDAH há 7 anos, desde então minha vida começou a fazer sentido e aprendi a transformar minhas diversidades em super poderes.
Hoje namoro um rapaz autista e temos muitas similaridades, esse vídeo me ajudou muito a entender melhor.
Sobre ser capaz de fazer contato visual: aprendi a mascarar o desconforto em algumas situações porém: eu ODEIO a sensação de alguém estar me olhando fixamente, por muito tempo, estar sendo encarada, observada ou se a pesssoa está muito próxima; nem sempre consigo manter contato visual, e quando acontece, só é possível olhando no olho esquerdo da pessoa, desviando bastante mas me portando com naturalidade (se olhar no olho direito, me sinto tão desconfortável que me perco no papel); aprendi a olhar para as sobrancelhas, por exemplo, parecendo estar olhando nos olhos.
Quando criança, chorava quando um primo me encarava, aos 59 anos fiz especialização em Educação Especial e tenho "suspeita de ser TDAH, pela desatenção, desorganização:, impulsividsde e esquecimento..Mas considero que já trabalhei, me dposentei a agora estou zen, meu esposo reclama que não sabe como mudo de comportamento em minutos ,explico que a ação é reação de cada caso.
Olá, sou psiquiatra infantil no Canadá e muito felizmente descobri o seu canal. Parabéns!
Olá, Rogério!
Muito obrigada pela presença!
Amo o Canadá! 🍁
Gosto bastante do trabalho da Dori Zener! Você a conhece?!
Eu tenho TDAH... me sinto um X-Men. Tenho os problemas, mas as qualidades de TDAH são incríveis, supersensibilidade, hiperfoco, multifunções mentais e agilidade pra aprender algo q quero muito. Não atoa aprendi 3 línguas em semanas kkkk
Ter TDAH tem seus perrengues q precisam de paciência, mas ter o superpoder de ser incrível naquilo q vc quer muito é maravilhoso.
Oie! Vc já ouviu falar de dupla-excepcionalidade? Pelo o que vc escreveu creio que exista a possibilidade da superdotação + TDAH.
Hiperfoco ?
Eu já me senti assim tbm, o TDAH já me trouxe muita dor de cabeça, tenho uma dificuldade absurda pra aprender o que não me interessa porém necessário, mas o que eu gosto eu aprendo numa facilidade incrível, e por eu ser uma pessoa muito visual tudo relacionado a isso eu aprendo com muita facilidade ex: desenhar, pintar, esculpir, arte digital, fluência em línguas de sinais, modelagem, decoração, cores, plantas, jardinagem são exemplos de coisas q eu me tornei muito bom em pouquíssimo tempo, graças ao hiperfoco? 🙂
Não vejo assim, porque eu aprendo mas esqueço depois, minha memória é bem curta. Já desanimei bastante dos estudos, até o que eu gosto de estudar.
Eu tô nessa e tá piorando, tô com 29 anos, deve ser alimentação, e remédios que tão contribuindo mais pra deixar minha memória mais passada tbm@@roberta_zucoloto
Eu tenho transtorno desde criança, não começou agora, eles vem desde criança, e se agravaram ,no ambiente profissional!
Nossa, estou impressionado com os seus vídeos. O que penso? Sendo oficialmente TDAH, só você para me fazer repensar que permaneço entre TDAH e TEA. Não sei se agradeço ou se desagradeço, mas, vou ao que sinto mais verdadeiramente: obrigado!
Mulher, estou encantada por você! Que fantástico encontrar seu canal. Descobri-me tardiamente altamente habilidosa e isso me explicou tantos sofrimentos que meu objetivo futuro é ajudar outros adultos a conhecerem sua cognição e personalidade, pois acredito que nunca é tarde para encontrar sentido e ter uma vida melhor. Fora isso você tem uma maravilhosa locução! Sou comunicadora em rádio comercial há 20 anos e há 8 iniciei minha carreira como Psicóloga. Agora em fevereiro/23 me formo também Neuropsicóloga. Vou acompanhá-la muito e estou à disposição dos seus seguidores em Ribeirão Preto - SP. Sucesso sempre!
Sou TDHA e tenho muitos sinais de autismo leve.
Obrigada pelas informações tão detalhadas, amo informação bem aprofundada, detalhada e de fácil compreensão. Deus continue te abençoando sempre ✋✋✋✋✋
E quando os 2 estão juntos ? Foi o que dificultou fechar o diagnóstico do meu filho. Quando fui a Neuropediatra e fazendo uma amminese desde dos comportamentos da primeira infância, maneira de brincar e tudo mais. A Neuropediatra disse que ele estava dentro do Espectro do Autismo e tbm TDAH .Foi um processo longo e doloroso tanto pra ele como pra mim.
Gratidão! Amei a sua forma de abordagem.
Tenho 2 filhos e um marido com TDAH e o filho mais velho, hoje com 19 anos e já segundo ano da faculdade de Engenharia, foi diagnosticado aos 7 anos con TDAH, mais faz uns 2 a 3 anos que desconfiamos que ele tbm seja TEA nível 1... Estou em busca de ter o diagnóstico que exclua ou confirme essa nossa suspeita...
Boa noite!bem útil.
Até hoje eu olho ou para boca ou na orelha da pessoa,então disfarço um pouco,porque da impressão que a pessoa tá reparando.
Obrigado,pelo vídeo!
Eu sempre me senti fora da caixa, e tenho lido e assistido muito sobre autismo e TDAH, meu esposo se enquadra no autismo tipo 1, eu me interessei nele inicialmente por causa do jeito dele diferente fora da caixa como o meu e minha filha também tem peculiaridades, meu irmão também e meu pai( meu jeito de ser parece muito com o dele muito criativo e já se esforçou muito pra ser aceito mas cansa) já meu tio por parte de pai tem dislexia muito perceptível nem precisa fazer teste pra saber
Obrigado tenho me esforçado muito para fazer diferença
Estou no Japão no hospital fazendo hemodiálise fui diagnosticado esteatose hepática só bebia cerveja mas tinha muito estresse trabalhando em fabrica trabalhava com manutenção de máquinas nc torno frieza e prensa nc
Impossível encontrar médico acessível que diagnóstique e auxilie quando o paciente não é clássico!! Muito triste e frustrante.
Atualmente o processo tem sido um pouco mais tranquilo, Alessandra! Principalmente quando você organiza os dados para o profissional!
Tem um neurologia em Curitiba que é especialista em TDAH e TEA! Eu gostei muito porque eu vejo que ele entende muito mesmo e ele tb sempre tá pesquisando! E ele faz consulta on-line
Eu falo dele pq nesses últimos anos eu tava passando só com psiquiatra, e os psiquiatras que eu fui não eram especialistas em tdah, entao era bem difícil
Eu tb não pareço o tdah clássicooo
Sou Tea e Tdah, vídeo mto bom.👏
Lygia, vc é uma profissional incrível! Suas explicações sobre qualquer assunto são simplesmente elucidativas, para mim, pq consigo compreender o q vc fala, consigo focar mais do q em outros lugares (as vezes nem tanto rsrs) me sinto realmente cativada pela sua didática, a assimilação se torna fácil e nesse momento só tenho a agradecer por todo esse conteúdo riquíssimo q vc nos disponibiliza aqui. Estou com um encaminhamento para a neuro para enfim saber um dúvida antiga, tenho estado mt emotiva com isso.
Tenho uma parente que tem: autismo, tdah e transtorno bipolar. Já diagnosticada.
Amei o vídeo, fui diagnosticada com TDAH e Dislexia na infância e desconfio que tenho Discalculia
Eu, ja desconfiava que eu tinha TDAH, e por um episodio no meu trabalho, comentei o acontecido com meu neurologista ele fez o teste e me detectou, mas ouvindo palestras a respeito me identifico com muitas coisas.
Fui diagnosticado ano passado com TDAH pelo psiquiatra, e comecei a fazer terapia comportamental. Este ano, minha Psicologa desconfiou que eu possa estar no espectro do autismo. Fiz uma avaliação neuropsicologica semana passada, estou aguardando o laudo.
Eu só queria uma profissional como ela para me diagnosticar e fazer acompanhamento comigo, se fosse o caso. Já passei por muitas psicólogas e nenhuma falou nada sobre autismo ou tdah como diagnóstico. Sei que pode ser porque assumiram que eu não tinha nada, mas vivi a vida inteira com problemas e não aguento mais. Chego a conclusão de que não pode ser nada, já tentei tanto! Continuo na terapia e não tenho avanço.
Te entendo. Passei por isso com minha filha. Agora ela está com 32 anos e finalmente vai começar os testes p o TEA. Moro em Brasília e aqui encontrei o Instituto Ninar. Estamos ansiosas. Boa sorte, q vc tb encontre um caminho.
Eu faço avaliação e atendimento de adultos no espectro. On line ou presencial em Campinas.
Nossa, vídeo bem explicativo , sua forma de falar bem fácil , parabéns!
Eu tenho um grande problema além de achar um psiquiatra que vá sentar e ficar mais de 1 hora disposto a me entender :/ é que eu não tinha memória de nada da minha infância, e com passar dos anos ruins também fui perdendo muito da minha adolescência, agora com 24 parece que os "sintomas" estão pegando fogo mas sei que não é de agora, pouco do que lembro esses sintomas eu já tinha antes
Eu tinha isso quando criança e sofri com isso era o patinho feio ou. Burrinho mas quando fui para o Japão eu entendia tudo o que eles falavam eu tinha defti de atenção tbm
Eu mesmo com vergonha tive a coragem de falar com a piscologa e ela descartou a posibilidade de ser autismo dizendo que podia ser tdah mas tudo que eu falava sobre, ela dizia que era ansiedade ou transtorno antsocial fique meio sem jeito porque parecia que ela não tava me levando a serio
Tenho filhos gêmeos um casal meu filho tem o espectro autista de grau 1 e eu também estou percebendo situações parecidas então já estou buscando tratamento para mim mesmo obrigado pelas informações
Gosto muito dos seus videos e da forma como voce conduz os seus temas. Você me fez entender sendo autista como tenho caracteristicas de TDAH. Este pode estar contido no TEA. Pode imaginar como é? E ainda tenho TOC. Obrigada pelos esclarecimentos.
Por favor, indicações de neuropsicólogos e psiquiatras que atendam adultos nerodivergentes em betim, BH ou contagem ♥️
Parabéns pelas informacoes, sou mae de um filho que tem TDH, faça um vídeo como lidar, com eles esta na fase da adolescia ....
Listinha de neuropsicólogos que atendem adultos por favor...
Eu atendo adultos autistas. Caso tenha interesse me procure por meio do Instagram.
@@luizaoliveiramachado1582olá por favor gostaria de saber seu contato do Instagram
qual seu arroba@@luizaoliveiramachado1582
Prezada agradeço a maneira didática e que faz com que tenhamos mais cuidado em pessoas com sofrimento porém com altas habilidades e alguns prejuízos
Gratidão.
Gratidão também, Carlos!
Eu tenho 43 anos e descobri recentemente que posso os 2 quadros no modo leve e rapaz, é difícil...😁
Dra Lygia, vc é Excelente. Transmite de forma leve, e entrega muito conteúdo. Tenho muito prazer em lhe ouvir.🎉🎉
Parabéns! Gostei bastante da maneira como vc aborda esses assuntos delicados. Parabéns 👏
Mto bom!!! Parabéns vc fala mto bem e deixa mais claro as ideias.
Muito obrigada pela explicação! Amei ❤
Um prazer, Alícia!
E qual foi a sua conclusão?! 🤔
Minha mãe fala que minha seletividade alimentar é evidente: temaki. Sempre gosto de comer isso. Eu sempre fiquei puta da vida quando alguém vinha me falar de dieta ou me obrigar a comer algo. Minha neuropsico dizia que eu só pensava 8 ou 80 ou falava que eu tinha rigidez mental. Mas eu nem sabia que isso é do TEA
Explicou muito bem.
Fico feliz que tenha gostado! 😍
Eu acho que tenho os dois transtornos , estou verificando ainda com meu psiquiatra e psicóloga
Vc é muito muito boa! Tô fazendo um tour pelos seus vídeos.
Que ensino maravilhoso!! Me inscrevi e curti o vídeo!!👏🏼💖
Muito obrigado. Obrigado
É tudo muito confuso. Porque há característica comum entre os dois. Não é mesmo?
Sou tdah e tenho suspeita de autismo,tenho 27 anos,sempre fui diferente dos demais,não gosto muito de lugares cheios,não faço nada que jovens fazem,não sou bom com as palavras e etc,mas vamos vivendo não é verdade.
foi util sim , obrigada
Temos muitos problemas que clínico consiga diferencia e orientar melhor conduta
Vc me ajuda muito . Muito obrigada.
Muito obrigada pela mensagem, Vanessa!
Fico feliz de saber que o conteúdo tem sido útil!
🧠✨♾✨🌈
Gostei do seu vídeo
Eu sempre tive todas as características de tdah e as vezes sou hiperfocado,meu filho tem algumas características de tdah e algumas de autismo,foi diagnosticado como autista,mas no laudo a psicóloga disse que foi muito difícil chegar a conclusão pois de umas 10 características despotismo ele tem unas 4 e nacepoca do diagnóstico ele estava desnutrido,universo complicado esse..
Nunca consegui assistir a um filme inteiro sem desviar a atenção. Viajo nos meus pensamentos , me esqueço que estou no cinema ou na Netflix 😊
Muito bem explicado!! Parabéns ❤😊
Tenho hiperatividade, impulsividade e distração.
Obrigada, lindeza! Vc é muito clara❤
Gratidão ! Amei o vídeo , a explicação !
Gabaritei o TDHA, e agora, quem poderá me ajudar?
Já conversei com psicólogos que na primeira consulta disseram que eu não tinha nada. Alguém conhece um especialista em SP?
Dra Lygia, fui ao Otorrino com queixa de dificuldade de compreensão em ambientes ruidosos. Ou seja eu não consigo entender o que as pessoas falam se estiverem falando todas ao mesmo tempo. Preciso fazer uma coisa de cada vez. Os exames do Otorrino deram alterados eu tenho um Transtorno do Processamento Auditivo Central, suspeita de TDAH, fui encaminhada para consulta com o NEURo, mas eu suspeito por minha conta mesmo que eu seja TEA, asperger. Você sabe me dizer se dentro do Espectro Autista pode ocorrer este transtorno do Processamento Auditivo Central?? Obrigada. Adoro seus vidros, você é muito clara e objetiva nas explicações.
Eu era assim como vc está falando sou assim do grito que vc está falando eu odiava fazer deveres de casa da escola
Vídeo perfeito! Com tantas respostas 💗
Muito bom! Amei sua abordagem
Tenho uma filha de 16 anos, acho que ela pode ser autista.
Ela não gosta de estar com pessoas, não se comunica com ninguém, não tem amizades, não gosta de sair de casa.
Pensava que ela era apenas uma menina tímida, mas, não.
Ela é muito desligada de tudo Super esquecida.
Que especialista devo procurar?
Adoro seus vídeos 😍
Olá, Meire! Obrigada pela mensagem! 💖
Bem, o melhor profissional neste momento será o psiquiatra. De preferência um médico especializado em neurodivergência.
E, claro, é importante oferecer suporte psicológico à sua filha, mesmo antes do diagnóstico!
Grande abraço 🤗
Seja bem-vinda à comunidade!!!
Neuropediatra, e para acompanha lá uma terapeuta ou psicóloga e ainda psicopedagoga. 16 anos.? .Tadinha deve ter sofrido muito bulling ....
Acho que sou os dois. 😮
Uma inscrita ❤ 👏👏👏
Aí doutora eu me sinto muito confusa eu me identifiquei meia a meia com os dois diagnósticos eu tenho 45 anos e não tenho condições de procurar um especialista e na verdade a pouco tempo, um ou dois anos foi que eu comecei a pensar no tdh e vi que muitas coisas se encaixam mas algumas também no autismo e pra falar a verdade eu só comecei a buscar maus informações qdo minha filha me falou sobre a suspeita dela de ser neurodivergente si me assustei com a palavra e fui buscar informações. Ela tem depressão e ja fez alguns anos de terapia, tomou medicação mas não ajudou. Não acredito que ela se encaixe no autismo porque ela realmente as mudanças realmente aconteceram com a puberdade e depois a pandemia não ajudou, mas tdh é a carinha dela, a gente sempre brincava com ela " Yasmim desce da lua" porque a gente sempre precisa falar diversas vezes com ela. Procastinacao é outra coisa, rotina, ela chega a não querer sair de casa, tem 20 anos está fazendo pedagogia e foi por isso que ela chegou a essa conclusão. É tudo muito difícil nesse país infelizmente, pobre não tem acesso a tantas coisas e saúde não é diferente. Eu até acho que não faz muita diferença ter um laudo mas o problema são as cobranças e reprovação no julgamento dos outros. Eu aprendi a lidar com minhas dificuldades mas ver minha filha sofrendo por isso é muito difícil. A criança quietinha sempre passa por despercebida, desatenta, preguiçosa, desinteressada e o difícil realmente é suportar essas críticas dentro de casa e eu sou sempre a culpada pela superproteção, o pai não tem uma cabeça muito aberta, pensa que é desculpa pra ela ser como é.
Que mulher bonita !
Sou autista e tenho tdah e borderline
Ótimo vídeo, tenho tdah diagnosticado desde os 8/9 anos, e hoje (16) percebo muito facilmente meus sintomas, e o único sintoma que difere o tdah é a dificuldade em contato visual, não é que eu não consiga, só não tenho o hábito de olhar nos olhos das pessoas, acho que por na infância não me concentrar nas pessoas ao conversar eu acabei não tendo esse hábito, pode ser que eu tenha autismo? Meu irmão de 11 anos tem autismo e nossos sintomas são bem diferentes (pais diferentes também)
Boa tarde levei meu filho pra 2 neuropediatra o primeiro médico disse que era F93.2 Distúrbio de anciedade social e F98.8 outros transtornos comportamentais e emocionais habilitualmente na infância e adolescência,a outra médica disse que era F84.0 transtorno espectro do autista grau 1, fiquei na dúvida e levei pra uma psicóloga pra fazer uma avaliação ela disse que ele e ancioso e hiper ativo e não hiperativo e agora e confusão pq tem alguns traços tea,e TDAH uns traços quase nada e é uma criança normal falar conversar só e mas reservado que outras e tem muita esteriótipos motoras
Fantástico
Não sei se alguém mais, mas eu e minha filha com tdah temos sensibilidade de toques, passar a mão, da muito nervoso. Eu, tenho muita sensibilidade ao calor, fico muito irritado, fico tonto e perco energia, so quero ir pro quarto e ficar no ar condicionado. Tenho tiques de piscar, torcer o nariz, irritabilidade com luz, mexer os ombros, não gosto de fotos, sempre fujo. Hiper foco forte demais... Muita impulsividade e desatenção. Sentimento de frustração e inutilidade. Isso auto-deprecia demais a gente. Perguntei sobre possibilidade de ter TEA, mas a psicóloga disse que não, por eu conseguir expressar com exatidão as coisas que sinto ou percebo socialmente.
Doutora a vida toda sou tratada como depressão e TOC. Mas sinto q n é só isso n e fico frustrada pq os médicos parecem terem só esse diagnóstico. Sempre fui prejudicada em tudo na minha vida devido ao meu jeito d ser e recentemente descobri q minha filha e neta são autistas. Me inderifiquei c TDAH depois q vi um vídeo de um rapaz q tem e tbm fiz o teste e pontuei em tudo. Preciso de sua ajuda. N sei oq fazer p que ache um médico q ao menos faça o teste em mim ou sei lá faça algo por mim. Tem dias q meu cérebro parece q vai explodir são tantas coisas parece q anda mais rápido q eu. E fora q esqueço muito e n consigo começar uma coisa ou se começo n termino. Socorro pfvr
eu tenho suspeita d tdah ( vou passar num neuropsicologo esse mes ) mas suspeito mt de autismo, pelo fato d eu ter mts problemas com repetitividade, e meio q um "conforto" em coisas contínuas, sem mudanças.. mas eu n sei se pode ser coisa do próprio tdah
Preciso de um profissional bom para eu entender se tenho Tdah ou autismo indicações ?? Que atenda on line!
Pode ser revertido ou fazer operação isso tenho medo tenho 55 anos aqui vejo muitos diabeticos amputados isso tbm da medo😮
Não sei ainda o que tenho, mas sei de uma coisa: esse comportamento estranho, agressivo, impulsivo, etc. sempre me atrapalhou e me causou problemas. Autismo só é bonitinho em vídeos em que criancinhas de 2 anos já tocam Beethoven e Mozart como adultos. Meu filho é autista e detesta ser assim! E eu também odeio meu comportamento impulsivo!
Não é TOD?
Meu filho tem os dois mais o TOD
Os diagnósticos se sobrepõem, não é, Joyce!
Espero que estejam bem!
🧠✨♾✨🌈
Muitas pessoas possuem traços de autismo mas nem todas fecham diagnóstico. Ansiedade exagerada e talentos específicos são traços de autismo.
acho que quando é transtorno é difícil falar em "super função" mesmo esse sendo o sonho molhado de quem tem TDAH crer nisso, quando o problema é muito grave a ponto de prejudicar a maioria das relações sociais e de trabalho de fazer a vida da pessoa sempre retornar ao ponto de estagnação e uma eterna frutração inadequação e inadaptabilidade ao mundo neurotípico aí o rótulo ao invés de ser assustador é acolhedor... Pois há casos onde parece que a única saída e chance de contornar ou melhor controlar a situação é o acolhimento de um "rótulo".
Eu tenho tdha do tipo misto e é bem complicado ...
oi Ligya, obrigado pelos esclarecimentos, tenho um filho com 5 anos ele tem todos os aspetros, tanto do autismo quanto TDAH, temos uma consulta com o Neuto, uma dúvida, ele faz acompanhamento com a psicóloga há mais ou menos seis meses, a médica conversou com a mãe apenas duas vezes, é esse o procedimento? os pais não têm q está sendo orientados?
desde já obrigado, Deus abençoe.
Tem algo a ver com ritmo da fala? Falar rápido por exemplo?
Quem já conseguiu laudo autismo adulto por favor cite o nome do profissional e cidade para ajudar aqueles que ainda não conseguiram
A criança autista com TDAH pode apresentar uma séria dificuldade em escrever? Em tarefas de redação? Em não saber como iniciar um texto?
Boa noite eu tenho está dúvida sou diferente mais não sei sou autista ou TDH tenho 49 anos
Acho que tenho os dois, só pode, ou nenhum, e só sou anti social, desatento (acontece quando entro no meu mundo mental e não saio) quando percebo já não fiz algo ou fiz sem querer. Resumindo, devo ser idiota hehe. Mas eu tenho sintomas de TDAH e Asperger, tenho hiper focos (música, arte-desenho, xadrez e ciência) e me prendo nesse mundo, todo todo tempo...já fiz consultas com psicóloga que diz que sou asperger, mas não entendo, pois apesar de tudo, eu converso sem parar e parecendo um comediante, não entendo.
Já vi uma menina que demorou a ser diagnosticada pq falava pra caramba. Mas na verdade comunicação era um dos hiperfocos dela. Procura um psiquiatra pra saber. Vc parece ter mais coisas de TDAH que tbm tem hiperfoco, desatenção...
Muito bom seus vídeos! Poderia falar a diferença entre depressão, bipolaridade e tdah? E se é possível cumular esses diagnósticos? Porque é tão difícil diagnosticar a bipolaridade e o tdah e muitas vezes os médicos falam que o caso é depressão e tag? Grata.
Eu só nao concordo em dizer que algumas coisas sao superpoderosas. O hiperfoco, p ex. não é bom. A gente pode tirar um resultado positivo disso em alguma área da vida, mas isso é uma consequência desse problema. Às vezes, uma palavra aparentemente bonita, como hiperfoco, pode iludir as pessoas, fazendo pensar que é uma qualidade, um superpoder, um presente de Deus, e não um problema.
Lydia, boa tarde. Vc pode fazer um vídeo com as diferenças entre tdah e dislexia. É possível ter dislexia e ser TEA?
Sim:)