Nonô e Naná dupla sertaneja - como foi a morte deles?
HTML-код
- Опубликовано: 5 фев 2025
- Alcides Felisbino Basílio (Nonô Basílio) nasceu em Formiga, no estado de Minas Gerais, no dia 22 de novembro do ano de 1922 era Filho de Joaquim Felisbino de Souza e de Floripes Basílio de Souza.
Nono Basílio Começou a fazer suas composições com a idade 16 anos de idade. Veio morar em São Paulo em 1950, mas antes residiu também em em Divinópolis, no estado de Minas Gerais O encontro com Naná (Maria de Lourdes Batista de Souza, nascida em Divinópolis, no estado de Minas Gerais, no dia 19 de agosto de 1934) o casal se conheceram lá mesmo em Formiga, quando Naná fazia teatro amador e Nonô formava dupla com seu irmão Dudu: era a dupla "Irmãos Basílio". Mas Naná surgiu em sua vida,e eles começaram a namorar e logo se casaram foi aos12 anos de idade que Alcides adotou o pseudônimo de Nonô Basílio e, neste tempo, já se apresentava com os "Irmãos Azevedo", que faziam sucesso na emissora de rádio de Formiga. E Maria de Lourdes, a Naná, se apresentava num teatro amador local, ao passo que Nonô cuidava da parte musical do mesmo.
Antes porém de formar a dupla com Naná, Nonô Basílio seguiu para São João D'el Rey/MG em 1946, onde estudou instrumentos de sopro na Corporação Musical Teófilo Otoni. Em seguida, Nonô seguiu para a capital paulista, onde tentou formar dupla com seu irmão Dudu Basílio que no entanto desistiu e decidiu retornar para Formiga.
Foi em 1950 que Nonô conheceu o trio "Luizinho, Limeira e Zezinha" na Rádio Tupi de São Paulo. E eles gravaram em 1951 "Cantando Sempre" (Nonô Basílio e Mauro Pires).
Nonô Basílio passou então a ter suas composições gravadas por Luizinho, Limeira e Zezinha, Palmeira e Biá e também Jeca Mineiro e Mineirinho.
E foi com Jeca Mineiro e Lúcio Sampaio que Nonô Basílio formou o Trio "Seresteiros do Sul" que se apresentou com sucesso na Rádio Cultura de São Paulo.
E, em 1953, realizou se o casamento de Alcides com Maria de Lourdes.aí foi
Desfeito o "Trio Seresteiros do Sul", Nonô voltou a se dedicar à sua antiga profissão que era a de alfaiate. Junto com agora com a esposa Maria de Lourdes, e costumavam cantar nas horas vagas. Ela nãotinha a pretensão de ser cantora. Começaram a cantar de brincadeira. Quando Nonô ia mostrar as músicas dele para a dupla Cascatinha e Inhana, ele ensaiava antes com a esposa, e a levava junto pra apresentar a música.
Um dia, o Cascatinha falou pro Nonô que ele estava perdendo tempo, porque tinha uma mulher linda e cantando muito bem. Porque então não fazer uma dupla? E daí passaram a ensaiar pra valer. Cascatinha, além de ter sido padrinho de casamento, foi também padrinho artístico de Nonô e Naná, porque foi ele que levou os dois para as primeiras gravações, os primeiros programas de rádio. Foi assim que surgiu a dupla sertaneja "Nonô e Naná".
Seguiram-se diversas apresentações em festas, shows de caridade, clubes e salões e também apresentações na Rádio Emissora ABC de Santo André/SP e também no programa de Zacarias Mourão na Rádio Bandeirantes de São Paulo, além do programa de Blota Jr na Record.
Nonô e Naná gravaram o primeiro disco em 1957 na Todamérica, gravadora que era dirigida pelo Cascatinha. Também continuaram com as apresentações em circos e teatros das cidades do interior.
Ao longo da carreira gravaram um total de 09 discos de 78 rpm e 11 LP's. Em 1996, Nonô e Naná gravaram o último disco da dupla: "Nossa Última Lembrança". Por essa época, Naná apresentava problemas na voz (desde 1980). E Nonô Basílio faleceu no ano seguinte à gravação do CD.
Em 1971, Nonô e Naná participaram do filme "No Rancho Fundo", de Osvaldo de Oliveira.
Como compositor, Nonô Basílio é sem dúvida de fundamental importância para o nosso cancioneiro sertanejo; e um grande momento de sua carreira foi certamente o lançamento e o sucesso de “Mágoa de Boiadeiro”, que ele compôs em parceria com Índio Vago, gravada por vários intérpretes, como Pedro Bento e Zé da Estrada, Sérgio Reis, Ouro e Pinguinho entre outros.
Calcula-se que Nonô Basílio tenha mais de 1000 composições, às quais foram gravadas pelos mais variados artistas.
Foi compositor, cantor e diretor artístico, tendo trabalhado inclusive na apresentação do programa "Viola Minha Viola", da TV Cultura de São Paulo, em 1980, ao lado de Moraes Sarmento. Nono faleceu em São Paulo/SP no dia 01 de julho do ano1997.e o Falecimento de Naná ocorreu em janeiro do ano 2002.
Grande compositor Nonô Basílio
Só saudades 😢❤
👏👏👏