MEU DIAGNÓSTICO TARDIO DE AUTISMO

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 24 янв 2025

Комментарии • 397

  • @diegolcl
    @diegolcl Месяц назад +531

    Ju, você tem uma ótima oratória e se comunica muito bem, direta, clara, sem rodeios e sem perder sua doçura. Uma delicia ouvir você falando, até mesmo de um assunto um pouco mais "sério". 🤎

    • @jugbarbosa
      @jugbarbosa  Месяц назад +21

      @@diegolcl ah amei, muito obrigada ❤️

    • @sophiafavoretto8360
      @sophiafavoretto8360 Месяц назад +4

      Simmm já quero um podcast seu falando sobre coisas aleatórias

    • @thayna2679
      @thayna2679 Месяц назад +2

      😊😊😊😊😊😊

    • @Pdradsla
      @Pdradsla 22 дня назад +1

      Lindaaa ❤

  • @CollorNati
    @CollorNati Месяц назад +243

    Eu amei mtooo a energia interiorana desse vídeo

    • @jugbarbosa
      @jugbarbosa  Месяц назад +10

      @@CollorNati é pássaro, é chuva, é carro do ovo hahaha ❤️❤️❤️

    • @juangabriel3401
      @juangabriel3401 21 день назад

      Eu gosto também ❤

  • @julianareis8383
    @julianareis8383 Месяц назад +123

    Faz um vídeo falando quais características vc apresentou, já que são várias características e em cada pessoa é diferente.

  • @gesalvi
    @gesalvi Месяц назад +57

    a vida de 99% dos adultos com diagnóstico tardio: se identificar com alguns sinais, ir pesquisar sobre e anotar tudo, ficar obcecado sobre e levar pro psicólogo ver se a gente não ta vendo coisa onde não tem kkkk

    • @natasha-lm1cg
      @natasha-lm1cg 21 день назад +11

      quando o autista não diagnosticado entra em hiperfoco em autismo

    • @gesalvi
      @gesalvi 21 день назад +1

      @natasha-lm1cg KKKKKKK evento canônico

    • @Myslod
      @Myslod 18 дней назад +1

      Comigo foi assim 😂😂😂😂😂😂

  • @daniellyyyyyz
    @daniellyyyyyz Месяц назад +140

    eu estudo autismo em universidade federal e gostaria de dizer uma coisa: gente, diagnóstico de autismo NÃO pode ser dado na primeira sessão ou com poucas sessões, é algo muito complexo que requer cuidado e embasamento científico
    ou seja, fiquem de olho nessa questão pq o que mais tem hoje em dia eh diagnóstico dado erroneamente

    • @Sol-if7pw
      @Sol-if7pw Месяц назад +16

      Ué, pode sim. Meu psiquiatra, profissional referência na área na minha região inclusive para outros profissionais, me diagnosticou na primeira sessão com base em um manual de diagnóstico. Minha mãe estava presente na sessão, então foi possível fazer um mapeamento do transtorno desde a minha infância o que facilitou a avaliação.

    • @mateuscabot
      @mateuscabot Месяц назад +30

      @@Sol-if7pw ele pode sim, de imediato, ver características muito exatas em você na primeira sessão como é o contexto que você traz. Mas, para a lei, como a própria Ju conta muito detalhadamente no vídeo, é obrigatório que você passe pela bateria de avaliação para ter seu registro garantido.

    • @daniellyyyyyz
      @daniellyyyyyz Месяц назад +39

      @@Sol-if7pw Poder pode mesmo, tem psiquiatra que vc vai em 1 sessão e sai de lá com uma lista de diagnósticos…
      Significa que é um bom psiquiatra? Na minha opinião (que estudo e pesquiso autismo), não.
      A própria Ju diz no vídeo que passou por 13 sessões… O autismo é muito complexo, então um bom profissional com certeza não daria o diagnóstico com base em uma única sessão 🤷🏻‍♀️

    • @joaopedroso9412
      @joaopedroso9412 Месяц назад +9

      @@Sol-if7pwentão ele infelizmente não é um bom psiquiatra

    • @Lumilumily
      @Lumilumily Месяц назад +6

      ​@@Sol-if7pwTenho experiências ruins com esse tipo de psiquiatra igual o seu. Na minha primeira sessão já afirmaram saber o que eu tinha e me deram remédio, sem nem entender sobre o meu contexto. Na sua situação, eu estranharia o diagnóstico

  • @psinoespectro
    @psinoespectro Месяц назад +34

    Eu sou psicóloga e recebi o diagnóstico de TEA tardiamente, aos 34 anos. Hoje atendo online majoritariamente mulheres dentro do espectro que também receberam o diagnóstico tardio, e virou meu nicho de trabalho, já que estou me especializando pela PUCPR fazendo uma pós em transtorno do espectro autista. Receber diagnóstico mudou minha vida de diversas maneiras!!

    • @Gabriela107r
      @Gabriela107r Месяц назад

      Alguem sabe me responder se é obrigatorio o autista nao entender ditado popular pra ser autista? Ou tem autista que consegue sim entender ditado popular?

    • @ledamaria5251
      @ledamaria5251 Месяц назад +2

      ​@@Gabriela107ro autismo é um espectro, nem todos vão ter as mesmas dificuldades né

    • @Gabriela107r
      @Gabriela107r Месяц назад

      @@ledamaria5251 pior o que psiquiatra falou que eu tenho ansiedade social e me receitou remédio, agora nem sei o que fazer, de cara nos 5 primeiros minutos ele já descartou que eu tinha o autismo pq eu entendia ditado popular, nem aprofundou muito nos sintomas do autismo

    • @ledamaria5251
      @ledamaria5251 Месяц назад +1

      @@Gabriela107r procura uma segunda opinião

    • @gabriellyacchi
      @gabriellyacchi 12 дней назад

      Por que é mais difícil diagnosticar mulheres?

  • @mendonca.r
    @mendonca.r Месяц назад +77

    Os cenários lindos como sempre né Ju

    • @jugbarbosa
      @jugbarbosa  Месяц назад +3

      @@mendonca.r obrigaaada

  • @analucia-oj4bn
    @analucia-oj4bn 6 дней назад +4

    um cometário fora do assunto do vídeo: que planta LINDA! quem cultiva sabe como essa suculenta é difícil e frágil, imagino quanto tempo demorou para chegar nesse tamanho, apaixonei.

  • @LaineSouza-k6b
    @LaineSouza-k6b Месяц назад +50

    Ju, que vídeo incrível.
    Sou mãe atípica, mãe de um menino no espectro de 9 anos.
    Falo sobre inclusão e neurodiversidade.
    O diagnóstico em mulheres normalmente é tardio, e seu depoimento é muito importante tudo isso.
    No episódio da nova chance que você foi pro flop por conta da "comunicação" foi um momento no qual chorei, pois a dificuldade na comunicação normalmente é prejuízo para pessoas TEA e vi o quanto você se esforçou e não foi ouvida pelo seu trio, então claro que derramei uma 😢.
    Mas é lindo ver você se superando e principalmente mostrando que é um ESPECTRO! EXISTEM sintomas gerais, mais o ESPECTRO é exatamente para romper com estereótipos.
    Beijo, desculpa o textão.
    @derepentemaedeautista
    Ps: voltei para editar e dizer que após o diagnóstico de TEA do Emanuel, que foi precoce, aos 7 anos encontramos o tdah como comorbidade e claro, ano passado a mamae aqui também se encontrou dentro da neurodiversidade, uma pessoa com TDAH aqui.
    Estão a genética predomina sim. Agora fui rs.

  • @projetovazio
    @projetovazio Месяц назад +111

    Muito obrigado pelo vídeo, Ju! Estou no meio da investigação do TEA e me identifiquei muito com algumas coisas que você disse. É realmente importante termos autistas adultos falando sobre sua experiência, pois ajuda outros a se reconhecerem e buscarem ajuda profissional. E conheci você através do Corrida das Blogueiras desse ano. Achei muito profunda sua fala sobre ser autista lá. Gratidão ❤

    • @jugbarbosa
      @jugbarbosa  Месяц назад +4

      @@projetovazio obrigada pelo carinhoo ❤️😍

  • @KazekageDona
    @KazekageDona 18 дней назад +7

    Eu comecei a suspeitar há 2 meses, em Novembro/2024, depois que me sentir inconformada de sempre estar ansiosa e depressiva por tipo, a vida inteira, desde a infância. Quando eu li a respeito, busquei saber como era o TEA em adultos, passei dois dias chorando. Eu pensei "meu deus, como que pode simplesmente 99% das características fazerem sentido com o que eu vivi até hoje?". Decidi buscar estudos em inglês (agradeço muito por ter estudado inglês inclusive), já que no Brasil os estudos são EXTREMAMENTE limitados. E foi a melhor coisa que eu fiz. Como eu já havia passado em 13 consultas com a psiquiatra e provavelmente ela não tinha estudo sobre TEA, ela suspeitou de transtornos de personalidade, etc. Mas nunca recebi diagnóstico além de ansiedade e depressão. Mas eu sempre soube que tinha algo ali que ninguém mais via.
    Então comecei a estudar mais sobre a minha própria vida, problemas sensoriais que sempre tive e nunca relacionei com o TEA (como óleo nas mãos ou corpo, tenho pavor, ou toalha seca demais, eu entrava em crise), e o maior de todos os problemas, que é a questão social, que não é apenas uma fobia, eu realmente tenho dificuldades com isso. Fiz os testes de TEA recomendados por uma associação de TEA em adultos, a "Embrace Autism", que possuem profissionais neurodivergentes que analisam a qualidade dos testes e veracidade e acuracidade, sendo os testes chamados de RAADS-14, RAADS-R, Autism Spectrum Quotient, Empathy Quotient, Camouflaging Autistic Traits Questionnaire, Repetitive Behaviours Questionnaire, Alexithymia Scale, fiz também o ADHD Self-Report Scale for DSM-5 que é um teste para TDAH, e enfim, TODOS INDICANDO TEA. TODOS.
    Agora eu estou lendo mais sobre, listando mais sobre o meu passado, e só quando eu falei disso pra minha família, foi quando um familiar disse que já tinha essa suspeita sobre mim kkkkk Eu fico chocada porque ninguém nunca levantou essa questão para mim, teria feito as coisas mais simples desde o início.
    Não tenho como bancar uma Availação Neuropsicológica no momento, e na região não conheço médicos especialistas em TEA em adultos. Quem sabe no futuro eu possa buscar um diagnóstico oficial, mas por enquanto, como o autodiagnóstico também é válido para fins de autoconhecimento, vou ficar nesta opção até lá.
    O vídeo foi excelente, inclusive eu durmo também quando estou em shutdown, também tenho dermatite atópica e várias outras coisas relacionadas ao espectro. Mas é isso, espero que o Brasil possa se especializar e trazer mais conhecimento e informação sobre o TEA em adultos, especialmente em mulheres, nós precisamos de mais reconhecimento e acolhimento! ♥

  • @fabsaymi13
    @fabsaymi13 7 дней назад +3

    Fui diagnosticada aos 25, há quase 1 ano e quanto mais o tempo passa, mais certeza eu tenho disso 😅 eu e minha mãe vira e mexe percebemos uma característica minha associada ao autismo que não tínhamos percebido antes! passei anos sem nem suspeitar de que seria também por conta de ter uma visão muito limitada sobre isso também!
    tem sempre aquelas pessoas que duvidam por eu ser uma adulta “funcional”, até mesmo meus pais duvidaram no começo quando fui procurar fazer os testes, mas hoje é muito claro que sou mesmo.
    ainda fico meio assim de compartilhar com as pessoas, uns meses depois do meu diagnóstico passei numa cardiologista, comentei sobre o autismo e ela duvidou “porque eu tinha amigos e um emprego”, uma visão MEGA limitada sobre 😔
    muito obrigada por compartilhar com a gente Ju, me sinto muito representada e orgulhosa de te acompanhar!! 💕

  • @terezacristina4228
    @terezacristina4228 Месяц назад +60

    Também sou autista e sou psi, mesmo sabendo das características eu achava que não era autista porque estava muito presa ao estereótipo do autista. Recebi meu diagnóstico depois de anos de acompanhamento psiquiátrico, eu sentia/sinto muito cansaço e fadiga, fiz varios exames hormonais e nada, além disso eu tinha crises depressivas e explosões e acabei sendo diagnósticada com bipolaridade tipo II, então depois de todo esse rolê e diagnósticos eu decidi ouvir a vozinha que tinha dentro de mim que eu era autista, procurei a avaliação neuropsicologica e vi que eu era autista pra caralho kkkkkkk e pra mim foi um alívio, uma grande viagem aos traumas de infância, mas agora ja estou bem de boa com isso. E ju, eu me emocionei muito com o seu primeiro ep lounge, e continuo me identificando tanto com você, é muito bom ver autistas em vários espaços, eu não quero me identificar só com as mazelas, quero me identificar com as coisas boas; o seu humor perspicaz, o hiperfoco, o jeitinho meigo de se esquivar do toc físico e outras coisas kkkkkk você é uma diva, pela primeira vez eu sinto representatividade em algum lugar ❤😍

    • @jugbarbosa
      @jugbarbosa  Месяц назад +3

      @@terezacristina4228 que amoor ❤️ obrigada por compartilhar sua história comigo! E obrigada pelo carinho!

    • @sabrinabrito8473
      @sabrinabrito8473 Месяц назад +2

      Oi Tereza! Sou estudante de psi e tbm autista :)
      Me identifiquei muito com vc
      Qual seu Instagram?

    • @AnaLeugi
      @AnaLeugi Месяц назад +2

      Concordo em tudo, principalmente na representatividade como mãe de uma pessoa autista da um conforto no coração ❤

    • @terezacristina4228
      @terezacristina4228 Месяц назад

      @@sabrinabrito8473 eu não uso muito rs mas é @tt_cristinaf

  • @mayranaraujodossantos5481
    @mayranaraujodossantos5481 3 дня назад +1

    Achei fofo você explicando o passo a passo de como conseguir um profissional. As vezes o pensamento é tão rígido que atividades simples podem parecer difíceis.

  • @Bruna-q6s
    @Bruna-q6s 17 дней назад +2

    Vc é a única participante do corrida que eu senti vontade de seguir e ver mais do conteúdo. Tem carisma, fala bem, gostei mto do seu jeito de ser.

  • @zenoooba
    @zenoooba Месяц назад +23

    Tem 6 anos que eu desconfio que eu faça parte do espectro e é mt engracado q nunca passa na nossa cabeça, ate alguem falar e virar uma chave na nossa cabeça

  • @pedropaulo7288
    @pedropaulo7288 21 день назад +4

    ju, você é uma pessoa extremamente educada, fofa e elegante. acho lindo você procurar se entender e poder representar tantas pessoas q passssam pelo mesmo que vc!

  • @GabrielSouza-ve9kl
    @GabrielSouza-ve9kl 24 дня назад +5

    Juu, sou psico e meu trabalho é focado em tea. So queria deixar registrado que vc falar sobre e as informações que vc passou é de extrema importância para comunidade autista 💖

    • @deborasantos5192
      @deborasantos5192 23 дня назад +1

      Já deixa seu contato amigo, várias pessoas aqui nos comentários precisando

  • @mqp9241
    @mqp9241 Месяц назад +47

    Às vezes eu falo coisas q pra mim foram normais, mas p outras pessoas soam como grosseria ou inconveniência. Só depois de um boooom tempo eh que cai a minha ficha

    • @jojoszst9136
      @jojoszst9136 Месяц назад +2

      Comigo a mesmíssima coisa...

    • @marrymorgado8749
      @marrymorgado8749 Месяц назад +6

      Sempre, sempre fui taxada de grossa. Mesmo na minha cabeça sendo completamente normal 😅😅

    • @sofiaaaaaaa-sorvetina5356
      @sofiaaaaaaa-sorvetina5356 Месяц назад +3

      Eu sou taxada de sem noção 💀
      É terrível fazer ou falar coisas sem entender exatamente como isso pode soar pra as pessoas

  • @sophiafavoretto8360
    @sophiafavoretto8360 Месяц назад +8

    Eu amei o som dos pássaros, a chuva e o carro do ovo realmente foi o bingo dos sons do interior ❤️ faço mestrado nos EUA e volto pra minha cidadezinha natal no interior de SP esse sábado, esse video foi um conforto pra mim que sinto tanta falta da minha terrinha 🥹

  • @leleticialima
    @leleticialima Месяц назад +10

    Oii Ju! Eu te conheci no corrida 6, eu e meu noivo estamos assistindo e torcendo pra você 🩷
    Eu me identifico muito com vc, tinha me identificado antes de saber q você era autista e eu já estava há algum tempo questionando se eu poderia estar dentro do espectro. Eu tô em busca da investigação, mas tava muito caro pro meu bolso e esse vídeo me ajudou!
    Outra coisa que eu quero compartilhar: ironicamente (ou não), eu tô me formando pedagoga e trabalho desde 2022 com educação inclusiva, principalmente com TEA, nunca entendi o motivo de eu ter escolhido essa área, mas sempre me identifiquei.
    Outra coisa: sinto muita vergonha de admitir isso, mas eu não tenho medo do diagnóstico, mas de NÃO ter algum. Vivo em busca de me entender, de compreender o porquê de ser tão difícil socializar e fazer coisas simples.

  • @juangabriel3401
    @juangabriel3401 21 день назад +4

    Passando pra enaltecer a lenda após o episódio do paredão, ela e Dacota brilharam muito, Ju na final por favor ein...! Queen demais, mostrando que os quietos preparados são tão capazes quanto

  • @paloma_ra_silva
    @paloma_ra_silva 20 дней назад +2

    Ju, consigo imaginar o alívio.
    Feliz por você ter apoio familiar!

  • @gabrielmiranda1279
    @gabrielmiranda1279 Месяц назад +7

    esse vídeo com a vibe aconchegante é tão bom. Ju, amei saber mais sobre seu diagnóstico, infelizmente ainda há muito preconceito, mas espero que tudo seja melhor algum dia, beijos 🥰

    • @jugbarbosa
      @jugbarbosa  Месяц назад +1

      @@gabrielmiranda1279 que bom que gostou ❤️

  • @haruma2952
    @haruma2952 15 дней назад +3

    o meu laudo consegui pelo sus por um psiquiatra e também foi tardio descobri ano passado aos 30 anos e agora passo na psicóloga para tratar de acontecidos do passado que podem ter sido causados pelo autismo mas eu não tinha conhecimento, estou acompanhando sua trajetória no corrida e estou me surpreendendo com você em questão de personalidade pois me sinto muito parecido, um abraço.

  • @mqp9241
    @mqp9241 Месяц назад +12

    Eu simplesmente amo todos os cenários que envolvem plantas e coisas relacionadas a natureza 😍💜

  • @Anamesmo
    @Anamesmo Месяц назад +3

    Ju, esse video me ajudou demaaais, estou em fase de diagnóstico e meu convênio tbm é Unimed, obrigada demais por ensinar o caminho! Tenho 42 anos e somente agora estou tendo conhecimento e condições de procurar o diagnostico. Tem sido bem dificil fazer isso sozinha e sem apoio emocional da família e amigos pois mta gnt não te escuta, as pessoas se preocupam muito mais em te encaixar no que elas acham que é autismo em vez de simplesmente te escutarem e querer saber sobre como é pra gente estar descobrindo tardiamente. Então, achar um conteúdo como o seu sobre o tema me ajuda muito na identificação e me conforta, pois saber que tem mais gente que sente e percebe as coisas parecidas comigo, e que tem profissionais bons que ajudam no processo, me faz sentir mais incluída e menos "chata" ou "com frescura". Só a gnt sabe como as coisas ficam dentro da gente. Por isso te agradeço imensamente por ter postado esse video ❤

  • @NaanaP
    @NaanaP Месяц назад +3

    Meu deus, Juuu, nós somos HIPER parecidas! Também tive o diagnóstico tardio de TEA, e em relação a sensibilidade eu também tenho Dermatite Atópica e nunca imaginei que as minhas agonias em relação a minha pele fosse algum transtorno pq por causa da DA uma simples etiqueta já fazia eu me coçar inteira kkkkkk. Fico muito feliz de ter alguém falando sobre isso abertamente, é muito importante, principalmente pras pessoas entenderem que se trata de um ESPECTRO, e autistas não são todos iguais! Te admiro demais 🥰🫶🏻

  • @rodolphopereira8539
    @rodolphopereira8539 Месяц назад +3

    Fui diagnosticado esse ano , com 36 anos , sofrendo a vida toda com a ansiedade social e mascarando muito para conseguir viver.
    Pessoas como você, com sua visibilidade falando sobre , ajudam pessoas a entenderem melhor nossos processos. Obrigado

  • @gabrielleveiga7145
    @gabrielleveiga7145 22 дня назад +2

    Ju, se puder, fala um pouquinho sobre superdotação? Acho que seria interessante ter esse relato vindo de uma pessoa que tem e sabe explicar como a pessoa superdotada se sente, como pensa, as dores e etc. Obg desde já ❤

  • @Mari-kx7fh393
    @Mari-kx7fh393 Месяц назад +1

    Juh, você é MUITO comunicativa. Direta, reta, detalhista, didática e hiper bem humorada. Você nao precisa ser uma matraca ambulante pra ser "comunicativa". Pelo contrário. Não conhecia você, não assisti ao primeiro cdb, mas fico muito feliz por tê-la conhecido agora. Você é demais! Parabéns! ❤

  • @aleatoriamentefalamd
    @aleatoriamentefalamd 23 дня назад +3

    Me identificando demais com você SEMPRE, desde a primeira temporada do corrida

  • @brunabriie
    @brunabriie Месяц назад +14

    Tbm recebi meu diagnóstico de TEA e tdah depois de adulta, me identifico muito com vc, principalmente quando vc diz sobre a parte alimentar, eu como igualzinho você 🗣️ juro, meu prato é todo separadinho, as comidas não podem relar e os alimentos tbm acabam juntos 🤣
    E pra quem fala q agora todo mundo é autista .. só vamos pensar que HOJE a ciência avançou, existem mais estudos, principalmente sobre autistas nível 1 de suporte, os adultos hoje sendo diagnosticados são as crianças nível 1 q eram esquisitas na escola e passaram batido pq pra ser visto como autista era só se apresentasse sintomas mais severos, até hoje tem gente q pensa assim, quem dirá antigamente..

  • @jojoszst9136
    @jojoszst9136 Месяц назад +5

    Vou iniciar o processo de investigação diagnóstica de TEA agora, aos 33 anos, mas faz muito tempo que suspeito ser autista. Decidi, por fim, iniciar essa investigação com uma neuropsicóloga. Tenho te acompanhado no CDB e me sinto representada por vc 🌻

  • @kollinnbenvenutti3592
    @kollinnbenvenutti3592 Месяц назад +8

    meu processo de diagnostico foi e está sendo bem difícil de conseguir pela unimed em SC. Eu fiz uma avaliação com um psicólogo que me fez um questionário de 30 minutos durante 5 semanas (30min cada semana), me deu um relatório ridículo de 5 páginas explicando sobre o que é autismo e dizendo que sou autista. Infelizmente não tenho acesso financeiro para fazer uma avaliação adequada, mas o tratamento para pessoas autistas adulta é um tabu, principalmente para quem tem crises crise meltdown.
    Essas crises eu sempre tive, mas minha família é 100% descrente sobre saúde mental/neurológica. Pois eles só acreditam vendo algo.
    Eu tenho deficiência física, uso cadeira de rodas, o que também foi difícil imaginarem que eu, tendo uma paralisia cerebral, também teria outras questões neurológicas, então a minha deficiência física apagou muito o autismo. Eu sempre fui julgado pelas crises meltdown e sempre tive rompimentos de amizades e relacionamentos românticos por conta do autismo.
    Recentemente estou casado com a pessoa que me ajudou a descobrir o diagnostico, sou totalmente grato por ela e conseguir me culpar menos pelas coisas que eu não tenho culpa.
    Muito bom o seu relato. (levei 3 dias pra conseguir ver um vídeo, odeio o tdah)

  • @jaquelineportilla
    @jaquelineportilla 22 дня назад +2

    Que vídeo necessário! Amei Ju

  • @dariliaaraujo3301
    @dariliaaraujo3301 Месяц назад +3

    Eu tive meu diagnóstico aos 34 anos. Foi libertador. Mas o peso de carregar o autismo sem diagnóstico me deixou com muitos traumas, ansiedade generalizada e depressão. Pessoal, se tiverem alguma desconfiança, vão atrás. Se for confirmado, será libertador pra vcs tb.

  • @molinajuliana
    @molinajuliana Месяц назад +2

    Descobri o TEA e as AHSD esse ano, com 31 anos. O diagnóstico realmente trouxe alívio. Pude compreender e olhar com mais gentileza para as situações da minha infância e da adolescência.
    Meu psiquiatra de muitos anos de acompanhamento também achava que era fobia social e TAG. Mas para ele fez sentido depois da avaliação neuropsicológica, principalmente porque eu tenho muitas crises e pouca evolução no tratamento de ansiedade.
    Realmente, o autoconhecimento faz toda a diferença na qualidade de vida. Eu senti que eu comecei a definir melhor os meus limites e respeitá-los.
    Obrigada por compartilhar com a gente a sua experiência, Ju! ❤

  • @kauafranco6389
    @kauafranco6389 Месяц назад +2

    Ju obrigado por esse vídeo, que paz você passa de verdade ❤

  • @YuriFuly-i9q
    @YuriFuly-i9q Месяц назад +2

    Ju vc é tão preciosaaa! AMO te ouvir falar!

  • @anacarolinaoliveira6776
    @anacarolinaoliveira6776 Месяц назад +3

    Ju, depois que tu falou no corrida sobre isso me plantou a dúvida, estou com muita vontade de ir atrás disso, tenho 33 anos e muitas características gerais batem muito. Obrigada por expor algo tão particular, mas que pode ajudar tanta gente.

  • @Capivaranaotomacafe
    @Capivaranaotomacafe Месяц назад +32

    Sempre é incrível achar relatos de adultos com diagnóstico tardio.
    Recebi o diagnóstico no começo de 2020, com 32 pra 33 anos. Passamos por toda uma via sacra pra conseguir.
    Abençoada seja essa psicóloga que você passava por ter te acolhido e não ter te invalidado. Na época que eu comecei a desconfiar, eu passava com uma psicóloga que jamais levantou qualquer possibilidade de qlqr transtorno. Eu já tinha o diagnóstico de TDAH desde 2011 e, nem ela, nem o psiquiatra da época, acreditavam em mim. Mas a psicóloga era valor social e o psiquiatra era do plano.
    Quando decidi começar a investigar eu falei pra ela: “eu sei que não é sua especialidade, mas eu acho que posso ser autista e vou investigar. Queria poder continuar com você porque gosto das sessões, mas preciso investigar isso”. Ela ficou ofendida comigo e falou em tom raivoso que era IMPOSSÍVEL eu ser autista porque eu me comunicava mto bem. E eu disse que ia investigar mesmo assim. Ela disse que era impossível, mas que tinha uma amiga que era especializada que eu podia passar (passou o contato com desdém mesmo, pra me provar que eu tava errada), mas que eu “só ia procurar alguém que me dissesse o que eu queria ouvir”. Como se alguém quisesse ouvir que é autista do nada 🤡. E a amiga dela nem era especialista coisa nenhuma 🤡.
    Achei uma clínica com valor social, fiz os testes do autismo e do tdah pra mapear o nível do meu tdah. Confirmou o autismo.
    Levei pro psiquiatra do plano, que não acreditava nem no meu tdah. Com páginas e páginas de testes e relatórios, ele não quis assinar um laudo pra mim e disse: “não, mas, veja bem, peraí, não vamos nos precipitar, acho que é melhor você investigar bipolaridade primeiro”. E ele não me falou nem o tipo que achava que eu pudesse ter. Não achei psiquiatra pra assinar um laudo e tive que pagar uma consulta particular na época de 450 reais.
    Descobrir o Autismo veio depois de eu não conseguir mais entender sintomas que tavam piorando com a idade, que o TDAH não tava mais explicando. Descobri o Tea nível 1 de suporte e muita coisa se encaixou. Mas foi só qnd achei sobre altas habilidades que td fechou. Achei conteúdo sobre altas habilidades produtivo criativo e tudo bateu. Mas ainda não consegui fazer os testes pra mapear isso pq são mto caros.
    Foi uma via sacra mto desgastante. E a gente sempre vai ouvir os clássicos:
    “Nossa, mas vc não parece autista, não tem cara de autista”
    “Nossa, mas vc se comunica tão bem”
    (Fiz um treinamento de habilidades sociais pra autistas de nível 1 de suporte pela Unifesp, aqui em SP, e o meu grupo era o terceiro do projeto e, até os profissionais que tavam aplicando o treinamento ficaram espantados com o meu grupo que tinha muitos autistas tagarelas que nem eu).
    Até hoje minha mãe não acredita que sou autista 🤡. E hoje tenho certeza que meu pai era.
    Obrigada por dar luz pra nossa comunidade, obrigada por ser mais uma autista sendo quem você é e não deixando ninguém te dizer oq pode ou não fazer.
    Deus te abençoe e mto sucesso pra vc ☺️🫂

    • @aimeemarie5452
      @aimeemarie5452 Месяц назад +3

      Oi tudo bem, vc é de São Paulo? Onde vc procurou essa clínica de valor social? Desconfio da mesma coisa e não sei como investigar

    • @giuambrogi
      @giuambrogi Месяц назад +3

      Caramba, eu passei exatamente a mesma coisa, minha "psicóloga" me invalidou completamente, justamente por me "comunicar tão bem". Que ódio que fiquei, não podia desabafar esses pensamentos nem com a psicóloga. Não era questão de querer que falem o que eu quero ouvir, era uma questão de acolhimento, puro e simples. E nem isso eu tive. Ela levantou a possibilidade de que eu tivesse altas habilidades apenas, mas mal sabe ela que esse QI alto geralmente tem um preço igualmente alto para se pagar. Descobri no fim, que meu QI de compreensão verbal é especialmente alto, então justifica essa minha "facilidade em comunicação".
      Procurei uma clínica especializada, estou indo para a nona sessão, ainda não foi confirmado mas estamos evoluindo. Consegui por enquanto a confirmação do TDAH moderado. Possivelmente tenho transtornos de humor também, trato TAB há algum tempo (foi o que eu consegui dos psiquiatras que já frequentei), porém, a impulsividade do TDAH acaba se mesclando com tudo e vira uma bagunça. Ainda tenho muitos testes pela frente, fiz também um teste genético que ainda estou esperando os resultados. Obrigada pelo seu relato, me identifiquei muito ❤

    • @Capivaranaotomacafe
      @Capivaranaotomacafe Месяц назад

      @@aimeemarie5452 é a terceira vez que tento te responder e a minha resposta some, não sei o que tá acontecendo. A primeira profissional que fez meus testes foi a Deise Palermo Ruiz. Ela atende pelo Centro Neuro Days. Fica em Santo André.

    • @Capivaranaotomacafe
      @Capivaranaotomacafe Месяц назад +2

      @@giuambrogi poise, ser inteligente cobra um preço muito alto. Eu descobri que existem dois tipos de AHSD, o tipo acadêmico, que é a pessoa com QI alto e aquela que já se vê que é um "gênio" desde a infância, e o meu tipo, que é o produtivo- criativo. Nesse segundo tipo o QI não precisa ser mais alto, como no meu caso, que é na média.
      Eu sinceramente penso que se eu não tivesse ahsd eu teria sido mais feliz. Se fosse Autista sem TDAH e sem AHSD eu teria sido diagnosticada desde criança e teria vivido melhor. É justamente o TDAH, mas, principalmente, a AHSD que fez com que conseguíssemos mascarar tão bem o Autismo.
      Eu também tenho uma teoria de que pessoas com TDAH, mesmo sendo neuridivergentes, como nós, ainda têm a visão de mundo e o modo de pensar dos neurotípicos, o que faz com que, mesmo que sejam nt´s mais "legais", eles ainda não consigam entender a gente direito e nem nós a eles.
      O que me deixa muito triste é que tem muito autista de nível 1 de suporte que se acha menos que a gente que tem AHSD e eles não imaginam a tristeza que é ser assim. Pra quem lê parece drama, afinal, como é que ser inteligente seria ruim? Na medida que seu emocional fica todo ferrado porque você tem mais dois transtornos que, juntos, os três, potencializam e brigam com os sintomas uns dos outros e você, mesmo parada, vive uma guerra interna dentro do seu próprio cérebro, que, de tanto pensar, na maioria das vezes te faz questionar tudo e te paralisa. Com o Autismo, o TDAH e a AHSD, a gente tem 3 vezes mais a disfunção executiva ferrada.
      Obrigada por ter respondido meu comentário com o seu relato, também me identifiquei muito ^^

    • @Capivaranaotomacafe
      @Capivaranaotomacafe Месяц назад +2

      @@aimeemarie5452 moça, eu tô recomendando e acho que o yt tá apagando. Quarta vez que tento te responder.

  • @camilemes1691
    @camilemes1691 14 часов назад

    Há meses eu venho desconfiando que talvez possa estar no espectro, mas sozinha eu não consigo notar as características e seu vídeo me ajudou pra caramba, você foi muito necessária falando sobre esse assunto! Assim que puder vou buscar fazer a avaliação

  • @giselemrick
    @giselemrick Месяц назад +1

    O vídeo acabou de começar, mas eu preciso comentar o quanto eu amo seus cenários! É sempre tão aconchegante

  • @Afroditeats
    @Afroditeats Месяц назад +1

    Vc me inspirou a correr atrás e tirar a dúvida se tenho ou nao. Obrigada Ju ❤

  • @AnaLeugi
    @AnaLeugi Месяц назад +1

    Juuuu te conheci nessa temporada do CDB e de cara já tinha adorado, meu filho tem 05 anos e tbm é uma pessoa com TEA, foi diagnosticado aos 02 anos e meio e começou a falar esse ano. Que delícia esse vídeo, do início ao fim, você explica muito bem, e aborda de forma muito direta e clara! Tô amando demais te acompanhar e torcendo por vc no CDB e na vida ❤

  • @gabrielleoliveira7559
    @gabrielleoliveira7559 21 день назад +2

    É muito reconfortante ver pessoas falando sobre os diagnósticos de forma responsável, ainda mais numa época em que o autodiagnóstico está em alta.
    Ju, tu é sempre muito assertiva e uma profissional completa! Parabéns pela forma que está lidando com todo esse contexto!

  • @elisaduarte3604
    @elisaduarte3604 Месяц назад +1

    Aiiii Ju que video importante! N sou uma pessoa autista mas pude acompanhar um tiquinho desse processo a partir do diagnostico tardio da minha namorada (aos 31 anos) e pude perceber a importância desse processo de diagnostico. É EXTREMAMENTE importante adultos que pautem suas vivências com o TEA, sobretudo mulheres 💘

  • @marianadempseybianchi2152
    @marianadempseybianchi2152 Месяц назад +1

    Muito legal e explicativo Ju!!
    Minha irmã hoje em dia tem 27 anos e a 3 anos a trás foi diagnosticada com Autismo, e foi uma nova virada de chave, cada dia aprendemos mais como lidar, importante pessoas como você para poder dar essa visibilidade ☺️☺️

  • @rafaelalima4149
    @rafaelalima4149 16 дней назад

    Te conheci pelo corrida e achei esse vídeo super importante eu nem fazia ideia de muita coisa, tenho 38 anos e vou pesquisar mais sobre o assunto. Muito legal os demais comentários com outros depoimentos tb, obrigada

  • @AlineCastilho85
    @AlineCastilho85 6 дней назад +1

    Nossa! Adorei seu. Isso, Ju! Eu tbm sou TEA laudo tardio, aos 38 anos. Tenho agonia em almoços, churrascos e aniversários de parentes. Só de lembrar que terei de ir já fico ansiosa e nervosa.

  • @SJRCCI
    @SJRCCI Месяц назад +2

    obrigada demais por esse vídeo, Ju! eu ainda tenho muito receio de chegar e percorrer esse caminho que nem você fez! recebi um suposto diagnóstico da minha antiga psicóloga e ela pediu que eu recorresse aos exames e a uma psiquiatra. até hoje não fui pois tenho medo ): esse seu vídeo me fez enxergar melhor e perceber que eu preciso me ajudar e correr atrás desse cuidado pessoal.
    de verdade, me identifico com você! valeu, ju ❤️

  • @glenda_abtibol
    @glenda_abtibol Месяц назад +1

    Ju tô torcendo muito por você no CDB 06 , você é uma excelente comunicadora, amei a forma como passou as informações a respeito do seu diagnóstico.

  • @gianerequena3945
    @gianerequena3945 19 дней назад

    Ju, tu és uma pessoa iluminada por Deus, continues assim sendo essa pessoa incrível, bjo❤❤❤❤

  • @fabianafernandes7889
    @fabianafernandes7889 Месяц назад +1

    que linda Ju! ❤
    Parabens por ser tao querida e desmistificar o tema. Um beijob

  • @sarcismo
    @sarcismo 18 дней назад

    Ju, sensacional seu depoimento e que oratória impecável! Achei muito oportuno você frisar que o diagnóstico advém de prejuízos em diversos pilares da avaliação, isso porque estamos expostos a muitas informações e podemos nos equivocar quanto à identificação. Eu mesma tenho o mesmo comportamento de calcular a comida na hora de comer, mas sei que isso por si só não me faz estar no espectro autista, pois para isso teria que haver um conjunto de tantos outros “sintomas” disfuncionais. Parabéns pelo vídeo!

  • @gabriellemes6907
    @gabriellemes6907 18 дней назад

    Você me inspira muito, diva!! A ser quem quer ser independente de tudo ❤

  • @analucche
    @analucche 20 дней назад

    Sou autista tb diagnosticada adulta - inclusive com a mesma idade hehe. Muito orgulho de te ver na CDB, vc ARRASA. ❤❤❤❤❤

  • @linedias5488
    @linedias5488 13 дней назад

    Ju desde o final do ano passado eu tenho tido muita desconfiança de que eu possa ter autismo, quando vc contou pra gnt no corrida de que vc é autista foi um sinal muito grande pra mim pq eu sempre me identifiquei muito com vc e com seu jeito, agora vendo seu vídeo me deu mais motivação pra buscar um diagnostico, seja ele qual for eu preciso saber o que eu tenho, obrigada por contar como é o processo não fazia ideia de como iniciar essa busca🥺❤

  • @anacarolynadepaula
    @anacarolynadepaula Месяц назад +1

    Ju, sou estudante de psicologia e amei o vídeo porque você trouxe todas as informações certinhas adicionando sua experiência. 🤍

    • @jugbarbosa
      @jugbarbosa  Месяц назад

      @@anacarolynadepaula fico felizz 😍❤️

  • @marcelopain
    @marcelopain Месяц назад +1

    Merece muito carinho mesmo❤
    E no programa tá sendo a melhor❤
    Estou na torcida

  • @jamillybalzi7296
    @jamillybalzi7296 22 дня назад

    Ju, eu sou uma mulher de 42 anos. Tenho duas filhas autistas, meu marido é autista e depois da maternidade, eu comecei a entender que eu também tenho “dois pés” no autismo. Tenho TDAH , mas não tenho um laudo conclusivo para afirmar o autismo, só que isso está começando a me incomodar, pq prezo muito pelo autoconhecimento, e assistindo esse vídeo, estou aqui em lágrimas e agora decidida a ir buscar essa certeza se tenho ou não TEA. Obrigada por ser relato, pois se entender e se abraçar é necessário para termos paz.

  • @Mandyzinha5432
    @Mandyzinha5432 26 дней назад +2

    Vc é muito fofa ❤ minha favorita do Corrida

  • @graco.confeiteiro
    @graco.confeiteiro 20 дней назад

    que bom que sua mãe está ao seu lado desde o começo. meu diagnóstico tardio veio aos 45 anos e foram longos 8 meses de testes e exames solitários e que só suportei por conta da terapia. Mas ao fim da investigação, foi um alívio, muita coisa fez sentido. Muito peso me foi tirado dos meus ombros desde a infância e adolescência. chorei dias depois da devolutiva, mas foi de alívio, pois todas as culpas e rótulos que me deram durante a vida, até os meus 45 anos, não eram sobre mim. Foi muito importante a Ju ter falado no CDB sobre ser autista. Me identifiquei muito com ela. Ju te desejo todo sucesso do mundo. Como se diz aqui no Ceará: Xero!

  • @VanessaAlves-jk9dk
    @VanessaAlves-jk9dk 18 дней назад

    Vc é incrível, doce, educada e linda. Não sabia desde tipo de avaliação neurológica, achei muito interessante vou atrás disso, sempre bom se conhecer melhor.

  • @EmanueleEmilySantosBezerra
    @EmanueleEmilySantosBezerra Месяц назад +4

    Sou, psicologa e atendo pessoas autistas adultas.
    Gostaria de retificar uma informação:
    Segundo o Art. 13. - Ao portador do diploma de Psicólogo é conferido o direito de ensinar Psicologia nos vários cursos de que trata esta lei, observadas as exigências legais específicas, e a exercer a profissão de Psicólogo.
    1º Constitui função privativa do Psicólogo e utilização de métodos e técnicas psicológicas com os seguintes objetivos:
    a) Diagnóstico psicológico;
    b) Orientação e seleção profissional;
    c) Orientação psicopedagógica;
    d) Solução de problemas de ajustamento.

    Segundo a Resolução CFP Nº 015/96 de 13 de dezembro de 1996, o Psicólogo pode, não só fornecer diagnóstico como emitir atestado psicológico e utilizar o Código Internacional de Doenças - CID:
    O que acontece é que para fim de acesso a benefício legais, se faz necessário também o LAUDO médico de um especialista da área. Alguns estados para emitir a CIPTEA BASTA APENAS O LAUDO, independente se psicologo ou médico.

    • @Gabriela107r
      @Gabriela107r Месяц назад +1

      Alguem sabe me responder se é obrigatorio o autista nao entender ditado popular pra ser autista? Ou tem autista que consegue sim entender ditado popular?

    • @emanuelesantos6785
      @emanuelesantos6785 Месяц назад +2

      Isso não é um critério diagnóstico.
      Porém se sabe que pessoas autista são mais literais em suas interações sociais. Por isso, muitas das vezes acabam não pegando as pistas sociais de ditado popular.
      O que aconteceu é as pessoas esquecem que pessoas autista em sua grande maioria tem inteligência preservada e isso infere dizer que eles podem aprender o que significa o ditado popular e como usá-lo nas suas interações sociais.
      ​@@Gabriela107r

    • @Gabriela107r
      @Gabriela107r Месяц назад +1

      @@emanuelesantos6785 muito obrigada pela resposta, eu fui em um psiquiatra e nos 5 primeiros minutos ele falou que eu não tinha autismo porque eu entendi os três ditados populares que ele me falou e pediu para eu explicar, e segundo ele só de olhar a pessoa ele já sabe se ela tem autismo, não senti confiança.

    • @emanuelesantos6785
      @emanuelesantos6785 Месяц назад

      ​@@Gabriela107r isso é exemplo de um médico na qual você não deve procurar.
      Pessoas de nível 1 suporte vão apresentar dificuldade na interação social e dentro desse critério é usado como exemplo a questão das expressões populares. Porém o fato do tea se tratar de um espectro a diversas outras características que contemplam o déficit de habilidades sociais.
      O tea pode ser diagnósticado apenas com análise clínica sem a necessidade de exames complementares ou avaliação psicológica. Porém se sabe que um bom diagnóstico é aquele que permite verificar todas as dificuldades e bem como fornecer um prognóstico e tratamento. E somente a análise clínica de um atendimento não é suficiente para isso.
      Procure uma neuroavaliaçao que seja especialista em adultos. É o caminho mais correto.

  • @barbarasants_
    @barbarasants_ 22 дня назад +2

    as tatuagens da ju são tão lindas

  • @scre4mkim
    @scre4mkim Месяц назад +1

    Ju, te conheci agora nessa temporada do corrida e de que cara vi que vc tava no espectro kkkk Eu também sou autista e tive o diagnostico tardio (tbm tenho a sua idade). Passei por MUITOS psicólogos e psiquiatras desde a minha infância porque eu era uma criança muito ansiosa e depressiva e durante esse tempo ninguém me deu o diagnostico do autismo, com o passado o tempo me deram o diagnostico de tdah, mas eu sabia que não fazia sentido, remédios não funcionavam direito... enfim, no inicio desse ano eu acabei tendo uma crise horrível que me levou a emergencia e contando todo meu histórico pra psi do postinho ela falou na hora "vc é autista" e ela falou isso com base na filha dela que também é autista, ai essa querida me encaminhou pra um neuropsicólogo e psiquiatra e fiz um processo de teste que durou 4 meses confirmado o autismo e também altas habilidades. Foi um alivio muito grande pra mim, pq finalmente as coisas passaram a fazer sentido. Enfim, após o diagnostico fui ao psiquiatra e peguei o laudo legal e fiz todas as legalidades. Hoje em dia to na luta pra superar minhas dificuldades, mas fico bem feliz de ver alguém autista nas mídias.
    off: já notou que toda mulher autista tem uma oratória extremamente incrivel? vejo os comentários aqui e todo mundo falando que vc se comunica muito bem, e isso sempre acontece comigo também kkkkk

  • @bi12992
    @bi12992 Месяц назад +8

    "Eu e os passarinhos voltamos". Ja fiquei imaginando vc de cinderela com seus passarinhos 😂😂😂

  • @mrjelly794
    @mrjelly794 Месяц назад +1

    Eu entendo Jú, também senti muito alívio quando descobri meu diagnóstico, eu não era difícil, chata, etc, eu sou autista, e minha vida toda foi difícil. Ótimo vídeo ❤

  • @cibeleholtz
    @cibeleholtz Месяц назад +1

    Amei o conteúdo, maravilhoso!!!!
    No CDB6 torço pra vc e pra Paloma❤

  • @alanehaubert2968
    @alanehaubert2968 19 дней назад

    Fui diagnosticada aos 25 anos, agora estou quase nos 27. Fiz tudo no particular, gastei muito… também me senti aliviada, pois fazia 4 anos que fazia tratamento para a ansiedade e nada resolvia.
    Sou TEA e Altas habilidades assim como você ❤, fiquei muito feliz quando te vi no corrida, me senti tão representada 🎉❤.

  • @manuelacardoso5602
    @manuelacardoso5602 Месяц назад +1

    infelizmente não tenho dinheiro, nem plano, mas fico com muita vontade de investigar e depois do seu vídeo fiquei mais ainda, pq sinto que me encaixo muito em tudo que você falou. Muito legal seu vídeo ju, bem informativo!

  • @teacherwagner9108
    @teacherwagner9108 Месяц назад

    Ju, esse tipo de conteúdo é muito importante. Sou educador e percebo o quanto de equívocos que ainda acontece! Parabéns pela iniciativa!

  • @biancabrochier
    @biancabrochier 18 дней назад

    Ju, obrigada por esse vídeo. Ter te conhecido pelo CDB foi ótimo pois recém recebi o diagnostico e minha trajetória é bem parecida com a tua. inclusive tuas particularidades são muito parecidas com as minhas (o shutdown: dormir!!!). Brigada mesmo!

  • @freila8156
    @freila8156 Месяц назад +3

    Ultimamente venho questionando se posso ser autista, mas fico nesse ping pong de achar que é exagero meu justamente pq não me pareço muito com outras pessoas autistas que conheço(na maioria crianças). Mas me vi muito na Ju, por isso essa dúvida ficou mais forte. Esse video meio que abriu minha cabeça ainda mais, não tinha ideia que esse lance com a apresentação da comida podia ser um sinal de autismo 😮. Desde criança, odeio que façam o meu prato pq gosto de separar tudo em diferentes partes e ninguém faz do meu jeito. Pedi para minha mãe parar de fazer o meu prato no momento em que ela trocou aquele prato de bebê divido em três partes pelo prato comum. É uma lembrança que até hj ficou em mim pq eu fiquei extremamente frustrada no dia. Por exemplo, eu posso comer um bãio de dois feito na panela, mas não suporto a idea de misturar arroz e feijão no meu prato e comer assim 😦

  • @sofiaaaaaaa-sorvetina5356
    @sofiaaaaaaa-sorvetina5356 Месяц назад +1

    Tenho 22 anos e descobri o TEA há alguns meses, juntamente com TDAH. TDAH já era uma suspeita nos últimos anos mas TEA era algo distante. Apesar de minha família desconfiar de que um de meus irmãos era do espectro, nem eu e nem eles associavam meus comportamentos de infância e atuais ao TEA porque eu fui uma criança muito sociável, expansiva e comunicativa e estamos muito acostumados com o estereótipo do autista nível 3 e não entendemos os espectro em sua totalidade (mesmo eu depois do diagnóstico ainda continuo me descobrindo). Me identifiquei muito com alguns traços que você relatou! Hipersensibilidade sensorial, olfativa, auditiva, seletividade alimentar, ansiedade, hiperfoco, a falta de noção social e inadequação, falta de senso de perigo e inflexibilidade pra certas coisas e outras coisas.. com o laudo, eu pude perceber, de fato, a quantidade de nuances do espectro e como eu precisava desconstruir meus pensamentos sobre neurodivergências, procurar entender mais e saber mais, e têm sido muito importante.
    Tô adorando te acompanhar no Corrida Das Blogueiras, você é foda!

  • @nataliemelo7107
    @nataliemelo7107 Месяц назад

    Ju, vc se comunica extremamente bem, passa uma calma e uma paz mto boa!!! Seria otimo um podcast seu, ou te ver apresentando algum programa kkkkkk td sucesso pra vc!!! ❤️❤️❤️

  • @Sol-if7pw
    @Sol-if7pw Месяц назад

    Me senti tão representada quando você falou sobre o seu autismo, também fui diagnosticada tardiamente. Amando acompanhar vc ❤❤

  • @matheusbeato
    @matheusbeato 22 дня назад

    Eu sou neuropsicólogo e gostei muito do seu vídeo, foi bem explicativo e funciona dessa forma. A maior parte dos meus pacientes são diagnósticos tardios de adulto e seu vídeo foi muito importante e vou até repostar nos meus stories.

  • @YogabyNanda
    @YogabyNanda Месяц назад +2

    Você é tão elegante!
    Adoro os sons de interior ❤

  • @luanNiño12
    @luanNiño12 25 дней назад +3

    7:54 real, eles botam no máximo pra pessoa ficar com dor no ouvido... eu tenho praticamente o laudo em aberto, mas pelo que eu entendi o médico já confirmou que sou autista e tdah, e é muito sabe, porque você se entende melhor e recebe um apoio melhor nos momentos mais difíceis.
    O autismo na minha vida nunca foi tão perceptível, porque eu comecei a ter muita timidez de mim próprio, então de uma crise de meldown quando criança foi pra shutdown ao decorrer que fui crescendo, mas claro que um dia ia chegar aquela crise... que você diz, chega eu preciso de ajuda... e depois das crises não só de pânico, ansiedade e nervosismo, eu acabei saindo da escola que era já um ambiente tóxico e não muito favorável, pra uma escola que é mais acolhedora, que estou mais a vontade, hoje percebo que esse ano, não tive tantas crises como a quase ano retrasado( meu deus acabou 2024 gente), e isso é muito bom... mas ainda sim eu tenho a bateria social esgotada, a hipersensibilidade, dias que tô tão sensível que eu não consigo ficar em um canto... mas bom, é uma maravilha saber que outra pessoa se descobriu autista, está ajudando também outras pessoas a procurarem para tirar suas dúvidas... ah esse canal aqui é tudo sobre arte... no caso música, mas também muita arte... bjs byee

  • @victorcosta7224
    @victorcosta7224 25 дней назад +1

    Você é tudo! ❤️✨

  • @giovanigoncalo4773
    @giovanigoncalo4773 Месяц назад

    Muito obrigado por esse vídeo Ju, chega ser até de utilidade pública abordar esse tipo de tema, eu estou nessa jornada de diagnóstico por conta que comecei reparar muitos hábitos e comportamentos meus me atrapalham e sempre tentei adaptar ao meu redor pra que eu consiga fazer as minhas coisas, não necessariamente eu seja autista mas queria muito passar por acompanhamento e receber o diagnóstico para ter uma ajuda a mais pra poder viver melhor, vai ser um pouco mais difícil pq estou procurando esse acompanhamento pelo sus, mas fé q vai dar certo, enfim muito obrigado por esse vídeo ❤❤

  • @fabianamacedogoncalves3131
    @fabianamacedogoncalves3131 15 дней назад

    Abraços virtuais pra vc. Adoro o CDB. 🎉❤

  • @barbarelacruz1485
    @barbarelacruz1485 Месяц назад

    Eu sou especialista em TEA e estou acompanhando o corrida ❤ e amei que você abriu espaço no seu conteúdo para trazer a temática do TEA e seu diagnóstico 💕

  • @AlexCursino
    @AlexCursino 11 дней назад +1

    É mais comum que achamos esse diagnóstico tardio e mais comum ainda quem é e não sabe, por puro preconceito.

  • @samirahmesmo
    @samirahmesmo 20 дней назад

    Juu, to torcendo por você desde o início

  • @figurantederebelde
    @figurantederebelde Месяц назад

    eu tô investigando autismo e é muito bom poder ouvir de outras pessoas sobre esse assunto. vc é muito querida, Ju 💗

    • @jugbarbosa
      @jugbarbosa  Месяц назад

      @@figurantederebelde obrigadaa 🥰

  • @gabiamaral2001
    @gabiamaral2001 Месяц назад +1

    Ju, quais sinais de autismo vc observou em você?? Amei o vídeo e estou amando você no corrida das blogueiras ❤️

  • @tatialves87
    @tatialves87 Месяц назад

    Cada vez mais penso que posso estar no espectro... Nossa Ju, seu vídeo foi tão esclarecedor e eu poderia ficar horas ouvindo vc falar ❤

  • @natielisilvacostalima1459
    @natielisilvacostalima1459 Месяц назад +1

    ❤ vim aqui pelo corrida. Amei te conhecer. Sou daqui do Parana. Uma cidadezinha chamada Pérola. Sinto muito orgulho de vc no Reality.

  • @giuambrogi
    @giuambrogi Месяц назад +1

    Ju, gostaria de dizer que também estou nessa investigação das neurodivergências, fiz 8 sessões até agora e também coletei o teste genético (ainda não ficou pronto). O TDAH foi confirmado como nível moderado, porém a parte do TEA ficou ali bem limítrofe, então também me sugeriram fobia social/ansiedade/hipomania, porém eu tenho convicção de que não é só isso. Daqui 2 semanas terei outra consulta, com o neurologista e neuropsicóloga, para abordar mais essa parte. Também foi confirmado pra mim AHSD, eu sempre me destaquei na escola mas não sabia que era nesse nível "diferente", ainda não aceitei isso direito, as pessoas julgam, acham que a gente está "se achando", mal sabem o quanto essa superdotação é uma benção e uma maldição. Estou bem esperançosa que vou conseguir meu diagnóstico, pra finalmente saber o porquê das coisas. Eu queria muito não ter nada disso, se eu pudesse escolher, eu seria "normal", porém eu já vivi 26 anos assim, é muito triste as pessoas invalidarem meu sofrimento e minha luta diária porque eu "não pareço autista", porque eu "escondo bem". Eu queria não precisar ser diagnosticada, porém eu sei que sou diferente, só preciso que os profissionais finalmente me validem. Infelizmente eu preciso de suporte, embora não pareça. Por dentro, eu sofro demais, eu tenho que adaptar tudo na minha vida para ser mais "suportável". Enfim, força para nós, obrigada pelo vídeo ❤

  • @juliakeehl
    @juliakeehl Месяц назад +3

    Te conheci atraves desse video e ja faz um tempo que comecei a pensar nisso, principalmente depois que voce entra na vida adulta e percebe dificuldades em coisas que sao "normais".
    Eu tenho muita dificuldade em saber quando deveria ser mais carismatica, ou algo que eu falo sem ver maldade e acabo sendo indelicada na visão dos outros. Essa questão da comida me pegou muito porque desde criança sou exatamente assim kkk
    Como de tudo mas tenho regras, o feijão so pode encostar no arroz, a proteina virada pro outro lado, fritos na direita e legumes na esquerda.
    Muito obrigada pelo video, sucesso. 😊

  • @carolmarques5036
    @carolmarques5036 18 дней назад

    Obrigada por esse vídeo e gostaria de dizer que torço muito pelo seu sucesso

  • @Leonasmo
    @Leonasmo Месяц назад

    Sua energia é boa demais, amo te ouvir 💕💕

  • @carolinabertato980
    @carolinabertato980 21 день назад

    Obrigada pelo vídeo, Ju! ❤❤

  • @_LaisAraujo
    @_LaisAraujo Месяц назад

    Que bom que sua mãe ficou atenta. A minha tá em negação desde quando eu era bem pequena😅 Só quando pude ir atrás de profissionais especializados que comecei a investigar, foi mais de um ano pra concluir que tenho TDAH e agora ainda vendo o autismo nível 1 de suporte…não é fácil encontrar profissional por plano ou no setor público infelizmente 🥹
    Fiquei mais de 10 anos sendo medicada por transtorno de ansiedade e depressão e nunca ficava bem😮‍💨 E ainda mulher sempre é julgada como bipolar pq obviamente algumas coisas mudam durante o mês…e alguns profissionais não querem ver além da superfície 😑

  • @estersemh
    @estersemh Месяц назад +1

    mds me identifiquei demais kkkk. eu ja tenho suspeitas, mas seu video so confirma ainda mais minhas suspeitas

  • @fenny08
    @fenny08 Месяц назад

    ju você é um doce, estou torcendo por você no corrida ❤