Renata, creio que seu desabafo é um relato de mãe e independe do país. Moro em São Paulo e minha filha que tinha 5 anos na época, apanhou de um menino de 12, chegou em casa com mãozinha fechada segurando os cabelos que ele arrancou dela e depois ainda entregou para ela como lembrete do que ele fez. Isso tudo porquê ela se recusou a beijá-lo, foram várias situações com o mesmo menino que também importunava outras crianças. Achei uma situação gravíssima, além de não prestar nenhuma assistência o colégio particular que eu pagava com sacrifício se recusou a me fornecer o contato dos pais da criança. Mudei meus filhos de escola após o ocorrido. Entretanto consegui com uma mãe do grupo o contato dos pais da criança mais velha, que ficaram muito chateados com meu relato, mas após algum tempo me informaram que o filho estava indo a terapia, pois tinha problemas para lidar com frustrações. Acalme seu coração e não desista de achar saída.
INFELIZMENTE OS MENINOS PORTUGUÊS TAMBÉM SOFREM BULLING NA ESCOLA, É NÃO SÃO EMIGRANTES, DEPENDE DA POSTURA DE CADA CRIANÇA, MAS DEVERIAM OS PAIS FALAR COM A DIRETORA, DE BEM À EXPLICAR O QUE SE PASSA. ,
Boa noite 💤 Vc está certíssima, isso n é normal, em lugar nenhum. Estou aqui a 7 meses, e tenho 2 filhos tbm, 1 de 10 anos e outro de 3 anos, graças a Deus 🙌🏻, eles n passam por nada parecido. Busca informações e ajude sua criança.
Eu sou portuguesa, mas quanto ao Levi, você tem de marcar hora com o professor e com a direção da escola e chamar a atenção para o que está a acontecer e você pode mesmo ameaçar chamar a PJ para ir na escola. Uma criança não pode ser tratada dessa maneira.
www.google.com/amp/s/amp.sic.pt/programas/casa-feliz/2024-01-29-menino-de-11-anos-violado-por-oito-colegas-com--uma-vassoura-em-escola-o-irmao-participou-na-pratica-deste-crime-horrendo Meninos portugueses também sofrem violência na escola... Você vai ter que fazer queixa e se mexer, as coisas podem ficar muito pior se a mãe não for na escola... Quando a recados nem para os pais portugueses está assegurado que recebem recados, no meu caso se não for perguntar a outros pais eu não tinha nem ideia dos eventos da escola, o melhor e participar na associação de pais e ter um calendário das actividades da escola
Precisa comunicar a escola, tenho plena certeza que direção nenhuma seria conivente com violência. Se sabe qual é a criança, precisa ter reunião com os pais.
Meu nome é Paula…vc está sendo uma mãe negligente, já tinha que ter ido na escola, vc é mãe, daqui a pouco seu filho vai ficar uma criança agressiva ou com depressão, pare com esse mimi de que é Europa é seja mãe.
@@Brayanblaxter Paula, obrigado pelo seu comentário, mas cada situação tem nuances que talvez você não conheça. Cuidar e proteger meu filho é a minha prioridade, e estou lidando com isso da forma que considero mais adequada. Não é sobre ‘mi-mi-mi’, é sobre buscar soluções e expor realidades que precisam ser debatidas. Desejo tudo de bom para você.
Tem que acompanhar o filho sim! Não é mimimi e buling! Os pais alguns tem raiva de brasileiros e incutem nos filhos essa raiva e na escola eles pegam as vítimas! Tem que ir a escola toda vez que tiver razão para isso até deixar o professor alerta para esses acontecimentos. Não deixar que o seu filho seja um saco de pancada. Fala que se não houver providência que vai se queixar na polícia. O Estado é protetor das crianças e assim tem que exercer! Primeiro são os pais os responsáveis. Que mande chamar os pais do aluno agressor e dizer o que se passa!
Já conversei com a professora representante de sala do Levi, e ela foi extremamente atenciosa. Pediu desculpas por não ter percebido o machucado, disse que se sentiu muito mal com a situação e já conversou com a outra criança. Felizmente, tudo foi resolvido, e ela deixou claro que eu posso procurá-la sempre que houver necessidade. Fiquei mais tranquila sabendo que ele está sendo cuidado e que existe essa abertura para diálogo.”
Aviso de professor tem que ser por escrito. Se queixe na diretoria. Tenha coragem, vocês são iguais aos outros com os mesmos direitos. Assim m como os portugueses no Brasil.
Vc precisa marcar uma reunião com os professores, não deixe passar muito tempo, não existe isso que eles são portugueses e podem tudo, sou uma imigrante na Itália, nunca tive problemas, mas não ficaria calada, eu já teria ido no primeiro dia.
Ensina seu filho a se defender….fala pra ele que é só da um murro na boca que nunca mais ele vai ter problema, mas tem que ser bem dado pro oponente ficar tomando sopa com um canudinho pelo menos uma semana. Garanto que tudo vai mudar, falo por experiência própria 😊
Coitado do Levi; ficou um ano sem estudar, um ano sem ver o pai que foi pra portugal tentar uma vida melhor; foi para portugal sem conhecer ninguem (amigos); nao tem com quem desabafar o que passa na escola; deve ser excluído por não falar igual aos portugueses e ainda apanha. Como vai falar que quer voltar para o brasil se é o sonho dos pais estar nesse pais para dar uma vida melhor pra ele? Espero que ele tenha muita resiliência para suportar tudo isso #orações
Com certeza o levi está sofrendo mais do que está falando, vamos torcer para que não tenha problemas psicológicos. Precisa ir na escola falar com a direção, se não fizerem nada tem q ir na polícia fazer BO não pode deixar ele apanhar
@luisito087 Eu conheço meu filho e temos muito diálogo. Se ele estivesse sofrendo como você descreveu, eu saberia, pois conversamos todos os dias. Sempre digo a ele que, se não estiver bem, podemos voltar ao Brasil. Entendo sua preocupação, mas você está se baseando em um vídeo e não conhece nossa história. Eu, por exemplo, perdi meu pai aos 8 anos e nem tenho memórias dele. Minha mãe criou 7 filhos sozinha, e mesmo com todas as dificuldades, sou muito grata pelo que vivi. O que o Levi passou não foi fácil, mas também não é o fim do mundo e eu tenho certeza que o ano que ele passou sem estudar ele aprendeu muito mais pois ele não frequentou a escola pessoalmente mais teve um ensino particular em casa, só não contou para a escola mais para a boa aprendizagem dele valeu muito, inclusive eu mesmo o ensinei a lê já que em algumas escolas está difícil alfabetizar muitas crianças ao mesmo tempo. Compartilho nos vídeos apenas uma parte da nossa vida, então há muito mais que você não conhece.”, mais uma coisa para a sua alegria pois percebi o carinho pelo meu filho: aqui no nosso bairro ele brinca com várias crianças portuguesas joga bola e são os menos amiguinhos da sala dele e se dão muito bem.
Menina, mas o seu filho é o unico brasileiro na escola?! De certeza há mais e que não são maltratados. Tente ter mais bom senso, fale com a professora e caso ela seja realmente uma má pessoa, vá à direção do Agrupamento Escolar e apresente a situação. Agora, tente não impolar questões e faze problemas com comportamentos completamente normais entre crianças e que elas devem aprender a resolver...
nunca fui assaltado ou roubado no Brasil, ai chego em Portugal final de 2007 e em 2008 morava perto da universidade católica roubaram meu apartamento, roubaram 2 bicicletas no mesmo ano uma na rua abranches ferrão (rua da loja do cidadão laranjeiras) e outra na estrada do benfica, as duas acorrentadas, até parei de comprar kkk hoje moro na estrada da luz e roubaram apartamento da minha vizinha 3 meses atras e e sei de um prédio onde roubaram 5 apartamentos no mesmo dia, arrombaram com pé de cabra pelo que deu pra ver, sei disso porque trabalhava no prédio ao lado e fui lá ver e também já roubaram uma perfumaria na rua onde moro e quando havia banco BPI na estrada da luz, saída do metro laranjeiras explodiram MB para roubar. Isso só o que eu passei em 17 anos aqui kkk, segurança Portugal? Onde?
Engraçado vc ter falado q nunca foi assaltado no Brasil, pq eu já fui duas vezes, e o fato é irrefutável, segurança do Brasil é um lixo, Portugal pode não ser o paraíso nessa questão (nenhum país é) mas ainda sim é muito mas muito mais seguro que qualquer lugar do Brasil
@ eu não disse que o Brasil é mais seguro que Portugal, eu quis dizer que não adianta fugir disso e vou acrescentar, pode printar, aqui em Portugal se continuar assim vai ficar muito pior que o Brasil, isso porque estão entrando imigrantes que prefiro não citar, mas acho que todos conhecem, aqueles fanáticos por religião que tratam mulheres do pior jeito que sua mente pode imaginar e que não aceitam opiniões, culturas, etc dos outros, espero estar enganado mas estou me preparando para retornar ao Brasil o mais breve possível. Eu poderia acrescentar muito mais mas não adianta, só pra quem vive aqui sabe como está ficando difícil aqui.
percebo que quando só se fala bem sobre certo país ninguém se manifesta, mas se fala algo contrário há uma intolerância, isso não é democrático, conheço alguns portugueses que imigraram para o brasil, para os estados unidos que inclusive foram deportados dos estados unidos, imigram para o canadá e muitos outros, mas se alguém tenta imigrar para lá as vezes é mal visto por alguns portugueses, inclusive tem vídeos de português no brasil que fala mal de portugal, agora a minha opnião é que portugal não é um país ruim, é claro que pode ter suas imperfeições, e se tem imperfeições precisam ser citadas porque se todo mundo fica calado passando por alguma situação difício como poderá corrigir isso tendo em vista que a mãe tentou resolver com a escola e meio que não deram solução ou esperança de solução ou do contrário não faria sentido vir a internet falar sobre, vamos lembrar que o ser humano tem uma natureza que quando ele percebe a falta de resposta ou de ação ele tende a ser mais folgado, então que esses tipos de coisas sejam vistas como uma forma de corrigir algumas coisas desagradáveis porque assim o pais só tem a melhorar mais ainda a convivência, e se a convivência melhora menos pessoas vão a internet falar sobre , alguns portugueses falam porque os brasileiro elegeram um ex-prisidiário como presidente, eu falo também não entendo, eu não votei nele e vejo esses coisas como coisas obvias não como tentar difamar o país, mas o brasil para chegar a ser como porutgal terá que trabalhar muito e muitos anos...
Sabe o que eu tenho pensado sobre Portugal, muitas pessoa estão sempre reportando as falhas do País com os imigrantes e as pessoas não tem se calado, eu penso que daqui alguns anos ou décadas Portugal vai ser um dos países menos imigrado pelos Brasileiros, ninguém vai querer imigrar para um país onde as crianças estão sendo motivo de espancamento e ninguém na escola faz nada, eu tomeis as providências sobre o assunto, meu filho também não é santo nós dois conversamos muito.
@@renata_em_Portugal "...UM PAÍS onde as crianças estão sendo motivo de espancamento e ninguém na escola faz nada." Sério, não há exagero nenhum aí, é a única mãe que tem esse problema? Acho que isso é vitimização a mais.
No Brasil também há espancamento de crianças nas escolas, é bem mais comum que em Portugal inclusive, se você reclamar disso te chamam de frouxo, entre outros adjetivos ruins. O problema cultural é grave, você vê que votaram em um criminoso condenado pra presidência, ou seja, o problema é justamente o povo, se o povo vai mal o lugar também vai...
Não, isso é um problema grave e tem de ser resolvido, é um absurdo vcs pensarem que isso não é o fim do mundo, porque é! A criança vai à escola para estudar e não para ser agredida!!!!!! Essa passividade de vocês irá custar muito caro ao vosso tecido social.
quando cheguei em Portugal, em 2006, eu também tinha 10 anos e também sofri com isso na escola, mesmo com a professora sabendo (e vendo). Aguentei isso por 2 anos, só resolveu quando eu passei as férias de verão de 2008 treinando taekwondo e comecei a bater de volta. Foi há quase 20 anos, provavelmente os tempos mudaram, mas essa foi a minha experiência.
Olá Renata. Qualquer mãe independentemente da sua nacionalidade não gosta daquilo que aconteceu ou acontece com o seu filho. Tente saber se acontece só com esse colega ou com mais. Vá á escola e fale claramente com a responsável, senão fale mesmo com a directora da escola. Não tem de ter medos de julgamento, mãe é mãe e isso é o que eu faria. Que tudo corra pelo melhor. Bj
Renata, você deveria pesquisar artes marciais. Os meus dois filhos, já homens, fizeram Tae Kwon Do até a faixa preta e ainda continuaram até a faculdade. Foi assim que aprenderam a lidar com bullies. Aprenderam disciplina, autoconfiança, e a evitar confrontos, e lógico, caso necessário fosse se alguém partisse para a violência com eles, rapidamente eles saberiam acabar com a situação.
@@aldalagareiro2020 Sim, porem o objetivo principal das aulas e ensinar disciplina, autoconfianca e maneiras de dissipar um conflito, meus filhos nunca usaram o que aprenderam na parte da "luta" nem em escola nem fora de escola, porem sao adultos equilibrados e disciplinados e "cabeca fria" em tudo com que se deparam. Se voce reparar as pessoas que menos brigam fisicamente sao as treinadas em artes marciais. Outra vantagem e a atividade fisica.
Qualquer suspeita de maus tratos, ou que a professora está com descriminação…troque de escola, não deixa ele sofrer. Há muitos anos atrás eu vim adolescente pra PT e no primeiro dia de aula a professora fez bullying comigo. Minha mãe me trocou de escola no dia seguinte e foi a melhor coisa q ela fez! Encontrei uma nova escola incrível, alunos e professores bondosos e atenciosos, só tenho memórias boas. Só um conselho, se vc puder corre atrás disso. Mudar as pessoas aqui é difícil, mas vc pode mudar ele de ambiente, pois tem várias escolas incríveis. Avalie se essa opção faz sentido pra você. Desejo melhoras pro seu filho e que ele não sofra mais esse tipo de coisa, Deus abençoe 🙏🙌
O Levi gosta muito da escola ele já tem vários amigos e que são nossos vizinhos, estamos tendo problemas com esse menino em específico, mais já tomei as devidas providências.
Porque você não chama os pais dele e explica o que está acontecendo já que a professora não resolve nada. O menino já criou um ranço com seu filho e se vc não trocar ele de sala de aula ou conversar como os pais da criança é arriscado ele fazer algo muito grave com teu filho ou vice versa.
Renata, não é pq vcs são emigrantes tem que aceitar outros meninos bater no seu filho, e outra eu sei que vc quer o melhor pro seu filho , e fazer as coisas certas , eu não tenho direito nenhum de dar pitaco no seu filho, mas posso falar como pai oque faria com o meu , nessa situação eu mandaria meu filho dar o troco , eu ensino meu filho que ele tem que se defender independente de qualquer situação, se bateu , bate de volta, se defenda.
Olhe, se ainda nao foi a escola do seu filho saber o que realmente se passou ou ainda passa, identificar o tal aluno que tem esses procedimentos, e falar ate com os pais dele e porque voce nao tem muito interesse em que as coisas se resolvam e apenas quer ter "assunto de chacha" para os seus videos. Talvez o tal "perigoso agressor" seja um menino mais pequeno e mais novo que o seu e quem sabe brasileirinho... ensine o seu menino a se defender quando for necessario. Vai fazer bem a ele e a si tambem
Renata eu sou avó é tenho uma neta que tem 9 anos , é ela passa por risso tem uma menina que batia muito nela, quando ela fala para professora ela resolve, mais nei sempre,minha neta e muito carinhosa muito meiga todo mundo ela acha que é amiga , mais agora ela já sabe se defender até avó de coleguinha chamou minha neta de negra é ela não é negra, ela já sofreu muito preconceito.
Renata não e bem assim não,somos imigrantes mas temos direito também só temos que brigar pelos nossos direitos,se é meu filho eu já teria ido na escola, ninguém é saco de pancada de ninguém, não permita que seu filho seja atacado,vai e diz a direção da escola que se acontecer novamente vc vai procurar seus direitos,eu sinceramente não ia esperar que meu filho apanhasse tantas vezes, não ia passar da primeira agressão, desculpa mas fiquei com dó da sua criança
Um colega também tava batendo na minha filha na escola, ela tem 9 anos , meu esposo foi lá e falou com o moleque da mesma idade dela e passou pra professora.
Minha prima e o marido dela voltaram pro Brasil porque o filho deles estava sendo espancado em uma escola de Portugal. É lamentável que isso ocorra em Portugal e ninguém faz nada, o que adianta ter um bom ensino e não ensinarem respeito, cidadania e combater o bullying nas escolas. Muito triste uma mãe vê o filho numa situação dessa e ficar de mãos atadas sem poder fazer muita coisa.
Sim isso acontece mas os professores têm de tomar uma posição e regras , caso contrario vai fazer queixa na GNR ou policia e abre um processo em tribunal. Eu sou português e os direitos são todos iguais para estrangeiros ou português.
Se o seu filho passa por isso você tem de comunicar as professores e chamá-los á responssabilidades e também tem a diretadoria da escola e em último recurso é fazer queixa na GNR ou policia isso não acontece só em Portugal aqui no Luxemburgo é igual e independente de ser estrangeiro ou não os direitos e obrigações são iguais para todos mesmo se certas pessoas ou alunos não respeitarem devem ser ponidos ou reprendidos por isso. Não deixe de exercer os ceus direitos só porque é brasileira você tem os mesmos direitos e obrigações na sociedade. Infelizmente isso já acontecia isso no meu tempo de escola e já tenho 53 anos. E continua a acontecer independente de ser estrangeiros ou entre nacionais e não é uma questão de nacionalidade é uma questão de comportamento ou falta de educação.
oi REnata eu vou comentar o teu video mesmo sem ver o videio e ouvir a tua esperencia mesnos boa em portugal e entao nos meus comentarios vai haver muitos erros na escrita portuguesa porque sou imingante como voces 25 anos na inglaterra e netao para comesar - seja muito bem vida em portugal -o teu desabafo esta bem esclarecido sobre o os acontecimento mesnos bom de uma forma sintemental e bemm esclarecido nenhum portugues vai -te dizer mal de voce quando falamos desta forma verdadeira e sentida eu acredito que algum portugues vai-te ajudar sobre isto se voce conviver com portugueses se voce saber estar com os pais da crianca sobre o que se tem passado eles vao resolver isso bem esta e minha opiniao
@@santos181271 videio ??? vídeo ; esperencia ??? experiência ; mesmos ??? menos ; portugal ??? Portugal ; entao ??? então ; comentarios ??? comentários ; voces ??? vocês ; inglaterra ??? Inglaterra ; netao ??? então ; comesar ??? começar ; bem vida ??? bem vinda ; sintemental ??? sentimental ; portugues ??? português ; voce ??? você 😁😀😛Aceita estas correções não como uma critica, mas sim , como uma forma de ajuda para melhorares.
Eu estava no meu limite de ansiedade, depressão de tudo um pouco 😢 mais a maioria das pessoas não entendem e acham que queremos likes a custa de coisas tristes que acontecem nas nossas vidas
Menina vocês fazem vídeos por tudo e por nada quando á problemas você vai falar com a professora ou com a directora em todos os países á problemas com as crianças na escola vocês têm que deixar de falar por tudo e por nada é por isso é cada vez pior as pessoas começam a ter ódio as vocês brasileiros porque falam muito você não vê nenhum português fazer vídeos por uma birra na escola eu fui imigrante 37 anos e criei 3 filhos no país onde imigrei os meus filhos quando fazia queixa e eu só dizia deixa de estar com ele por isso vocês deixem de ser mesquinhas
Olha é por gente amargurada igual a você que muitas mães igual a mim se sente sem chão a ir atrás dos direitos dos nossos filhos, e dê graças a Deus por não ter passado por isso, mais cuidado você tem filhos e seus filhos podem ter filhos e queira que assim como você seus netos nunca passem por isso, a língua paga viu!
Existe pais que foram criados feito bicho abandonados largados e não dão bola quando um filho trás um problema, ainda criticam as crianças ao invés de trazer acolhimento como deve ser feito pelos pais. Eu não acho certo ficar comprando briga com a escola por qualquer coisa, principalmente se o comportamento no nosso filho não for correto, mas em caso de ocorrência de coisas graves como violencia e negligência da parte escolar, jamais se deve ficar calado, isso é ser covarde e não ser pai. E sim, façam vídeos porque a internet veio para colocar algumas "merdas" no ventilador para pararem de ocorrer, e no caso da Europa é ótimo porque muito mostram as coisas lindas e maravilhosas, mas precisa ser mostrada que tem gente podre também, pois muito julgam os demais!
@@karinasouza8617 Karina a grande maioria não quer saber as dificuldades de imigrar ou está na Europa elas preferem quem vendem um conto de fada, é isso que eu tenho percebido com criadora de Conteúdo, é por esses motivos que parei de expor tanto e me arrependi de ter gravado esse vídeo mais não vou apagar tá aí para quem quiser vê, quando ao ocorrido já tomei as providências.
@@renata_em_Portugal Mas qual "gente amargurada", qual quê? TODOS os pais e mães, a um momento, tiveram que ir á escola tratar desse tipo de problemas banais...ou a Sra. é especial demais e tudo isso é unicamente culpa de Portugal e dos portugueses? Por favor, um pouco de bom senso !
@@moig9751porque normalizar esse tipo de coisa? Isso não deveria acontecer em nenhuma escola portuguesa e me custa acreditar que você faz questão de achar isso uma banalidade!
Minha senhora se algum adulto bater em voce, deve dirigir-se a PSP, Policia de Seguranca Publica e apresentar uma queixa, se alguma outra crianca possivelmente da mesma idade dele agredir o seu filho deve ir a escola e falar com a diretora de turma dele ou ao proprio diretor da escola para eles tomarem previdencias. Sera que no Brasil isso tambem nao acontece? Se calhar as borbulhas que apareceram na sua cara tambem foi algum portugues que lhas colocou... MI MI MI MI eu pus mais um!
Obrigada pela ‘sugestão’, mas acredito que você está a reduzir uma situação séria a algo que considera ‘mi mi mi’, e isso não ajuda na discussão. Já estou a lidar com o problema da forma que considero apropriada, mas também acho importante falar sobre situações como essa, porque infelizmente não são casos isolados. E sim, problemas como esses acontecem em vários lugares, mas isso não significa que devam ser ignorados ou banalizados. Respeito é essencial em qualquer país
Nossa que absurdo!Olha imagina se fosse seu filho batendo nesta criança portuguesa será que os professores não fariam nada dúvido! Está claro que vocês estão sofrendo descriminação principalmente seu filho .Aqui no Brasil um garoto desse apanharia também os meus já lutam jiu-jitsu se bater vai se defender também, não é para bater eu sei mas apanhar sem fazer nada.
Minha senhora, as escolas portuguesas estão cheias de crianças filhas de imigrantes. Violência nas escolas, entre crianças, sempre houve e haverá. Se a situação começar a descambar, o encarregado de educação, não tem mais que relatar o caso e tentar resolver. Por vezes não é fácil e a criança acaba por ter de trocar de escola e isso acontece tanto com portugueses, como com imigrantes... Vida real! O sentimento de vítima é que é sempre mau conselheiro 😢
Minha senhora, vá á escola e resolva o assunto diretamente com as pessoas em questão, como eu fazia com a minha filha. Que necessidade tem de vir á net falar de "portugueses, etc" com um assunto tão banal como esse? ...ou não tem amigos para um desabafo? Não compreendo. Vivi 40 anos em França e fartei-me dos emigrantes (sobretudo de África do norte) que passavam a vida a cuspir no país que lhes dava acesso á saúde, escolas gratuitas, subsídios de todo o gênero e por aí fora... Eu criei a minha filha (nascida em 94) sem subsídios pois, segundo os Impostos, eu ganhava bem e etc. Trabalhei, descontei para tudo até ficar farta de viver perto desses emigrantes, que continuamente falavam mal dos franceses e cuspiam no país. Então voltei para Portugal. Mas.... surpresa : temos aqui os mesmos que nunca estão contentes com o país para onde decidiram ir viver mas que nunca vão embora e ficam na net a falar m*rd* como gente bêbada. Que pouca falta de noção, por favor.
@@moig9751 “Obrigada pelo seu comentário. No entanto, acredito que cada pessoa tem o direito de expressar as suas experiências e frustrações, especialmente quando se trata de algo que a afeta diretamente. Partilhar histórias e reflexões não é sinônimo de ‘cuspir no país’, mas sim uma forma de dialogar sobre questões que precisam ser melhoradas. Além disso, comparar situações vividas há décadas com as realidades atuais talvez não seja justo, pois os contextos mudam. Espero que, mesmo com opiniões diferentes, possamos ter conversas construtivas e respeitosas.”
@ Não se resolve nada a choramingar na net, resolve-se diretamente com as pessoas em questão. A vida não é virtual, nem nas décadas passadas, nem hoje onde vocês têm muito mais facilidades que nós (os velhos) nunca tivemos... mas, mesmo com tudo isso, vocês (os jovens) parecem adolescentes em crise, por tudo e por nada.
Se não estás bem ... muda-te. Não tens que voltar para a tua terra, mas podes ir sempre para outro lugar qualquer. Claro que se fores embora os portugueses vão ficar muito tristes e Portugal vai ficar muito mais pobre. Se ficares por cá espero que tenhas de retribuição o equivalente à tua contribuição, ou seja, mais ou menos 0.
@@paulolopes3258 Cada pessoa contribui à sua maneira, e o valor disso não é medido apenas em números. Todos têm o direito de buscar um lugar onde se sintam bem, mas acredito que construir pontes e buscar entendimento faz qualquer lugar mais rico, não mais pobre.
@@renata_em_Portugal Todos têm o direito que lhe for oferecido, neste caso concreto dos brasileiros em Portugal, têm o direito que Portugal lhe oferece mas, e apenas, enquanto Portugal assim o quiser manter.
Olá pessoal! Obrigada pelo carinho 🥰, já entrei em contato com a escola para entendemos juntos o que se passa, alguma novidade vou atualizando vocês.
voce mora em qual cidade?
Isso aí, torcendo para dar tudo certo.
Renata, creio que seu desabafo é um relato de mãe e independe do país. Moro em São Paulo e minha filha que tinha 5 anos na época, apanhou de um menino de 12, chegou em casa com mãozinha fechada segurando os cabelos que ele arrancou dela e depois ainda entregou para ela como lembrete do que ele fez. Isso tudo porquê ela se recusou a beijá-lo, foram várias situações com o mesmo menino que também importunava outras crianças. Achei uma situação gravíssima, além de não prestar nenhuma assistência o colégio particular que eu pagava com sacrifício se recusou a me fornecer o contato dos pais da criança. Mudei meus filhos de escola após o ocorrido. Entretanto consegui com uma mãe do grupo o contato dos pais da criança mais velha, que ficaram muito chateados com meu relato, mas após algum tempo me informaram que o filho estava indo a terapia, pois tinha problemas para lidar com frustrações. Acalme seu coração e não desista de achar saída.
É mesmo isso, encontrar uma saída... se for necessário nós levamo-la ao aeroporto.
*Adorei o vídeo Novo inscrito 💜💜*
INFELIZMENTE OS MENINOS PORTUGUÊS TAMBÉM SOFREM BULLING NA ESCOLA, É NÃO SÃO EMIGRANTES, DEPENDE DA POSTURA DE CADA CRIANÇA, MAS DEVERIAM OS PAIS FALAR COM A DIRETORA, DE BEM À EXPLICAR O QUE SE PASSA.
,
Boa noite 💤
Vc está certíssima, isso n é normal, em lugar nenhum.
Estou aqui a 7 meses, e tenho 2 filhos tbm, 1 de 10 anos e outro de 3 anos, graças a Deus 🙌🏻, eles n passam por nada parecido.
Busca informações e ajude sua criança.
Eu sou portuguesa, mas quanto ao Levi, você tem de marcar hora com o professor e com a direção da escola e chamar a atenção para o que está a acontecer e você pode mesmo ameaçar chamar a PJ para ir na escola. Uma criança não pode ser tratada dessa maneira.
www.google.com/amp/s/amp.sic.pt/programas/casa-feliz/2024-01-29-menino-de-11-anos-violado-por-oito-colegas-com--uma-vassoura-em-escola-o-irmao-participou-na-pratica-deste-crime-horrendo
Meninos portugueses também sofrem violência na escola... Você vai ter que fazer queixa e se mexer, as coisas podem ficar muito pior se a mãe não for na escola... Quando a recados nem para os pais portugueses está assegurado que recebem recados, no meu caso se não for perguntar a outros pais eu não tinha nem ideia dos eventos da escola, o melhor e participar na associação de pais e ter um calendário das actividades da escola
Obrigada, já tomei as providências quanto ao assunto ❤
Vê-se logo que é portuguesa. Mas porque é que a PJ tem de ir na escola? Não têm outros meios de transporte?
Precisa comunicar a escola, tenho plena certeza que direção nenhuma seria conivente com violência.
Se sabe qual é a criança, precisa ter reunião com os pais.
Renata convém ir á escola e falar com a diretora de turma e comunicar o que se está a passar. Convém ir saber o que se passa .
Meu nome é Paula…vc está sendo uma mãe negligente, já tinha que ter ido na escola, vc é mãe, daqui a pouco seu filho vai ficar uma criança agressiva ou com depressão, pare com esse mimi de que é Europa é seja mãe.
@@Brayanblaxter Paula, obrigado pelo seu comentário, mas cada situação tem nuances que talvez você não conheça. Cuidar e proteger meu filho é a minha prioridade, e estou lidando com isso da forma que considero mais adequada. Não é sobre ‘mi-mi-mi’, é sobre buscar soluções e expor realidades que precisam ser debatidas. Desejo tudo de bom para você.
Tem que acompanhar o filho sim! Não é mimimi e buling! Os pais alguns tem raiva de brasileiros e incutem nos filhos essa raiva e na escola eles pegam as vítimas! Tem que ir a escola toda vez que tiver razão para isso até deixar o professor alerta para esses acontecimentos. Não deixar que o seu filho seja um saco de pancada. Fala que se não houver providência que vai se queixar na polícia. O Estado é protetor das crianças e assim tem que exercer! Primeiro são os pais os responsáveis. Que mande chamar os pais do aluno agressor e dizer o que se passa!
Já conversei com a professora representante de sala do Levi, e ela foi extremamente atenciosa. Pediu desculpas por não ter percebido o machucado, disse que se sentiu muito mal com a situação e já conversou com a outra criança. Felizmente, tudo foi resolvido, e ela deixou claro que eu posso procurá-la sempre que houver necessidade. Fiquei mais tranquila sabendo que ele está sendo cuidado e que existe essa abertura para diálogo.”
@ nada melhor do que acompanhar o seu filho e sempre levar a sério as suas queixas. Pais presentes, fazem o melhor desenvolvimento do filho.
Aviso de professor tem que ser por escrito. Se queixe na diretoria. Tenha coragem, vocês são iguais aos outros com os mesmos direitos. Assim m como os portugueses no Brasil.
Vc precisa marcar uma reunião com os professores, não deixe passar muito tempo, não existe isso que eles são portugueses e podem tudo, sou uma imigrante na Itália, nunca tive problemas, mas não ficaria calada, eu já teria ido no primeiro dia.
Ensina seu filho a se defender….fala pra ele que é só da um murro na boca que nunca mais ele vai ter problema, mas tem que ser bem dado pro oponente ficar tomando sopa com um canudinho pelo menos uma semana.
Garanto que tudo vai mudar, falo por experiência própria 😊
Coitado do Levi; ficou um ano sem estudar, um ano sem ver o pai que foi pra portugal tentar uma vida melhor; foi para portugal sem conhecer ninguem (amigos); nao tem com quem desabafar o que passa na escola; deve ser excluído por não falar igual aos portugueses e ainda apanha. Como vai falar que quer voltar para o brasil se é o sonho dos pais estar nesse pais para dar uma vida melhor pra ele? Espero que ele tenha muita resiliência para suportar tudo isso #orações
Com certeza o levi está sofrendo mais do que está falando, vamos torcer para que não tenha problemas psicológicos. Precisa ir na escola falar com a direção, se não fizerem nada tem q ir na polícia fazer BO não pode deixar ele apanhar
É uma situação complicada, mas não pode negligenciar/empurrar com a barriga tens que ir na escola falar com a direção e cobrar uma solução.
@luisito087 Eu conheço meu filho e temos muito diálogo. Se ele estivesse sofrendo como você descreveu, eu saberia, pois conversamos todos os dias. Sempre digo a ele que, se não estiver bem, podemos voltar ao Brasil. Entendo sua preocupação, mas você está se baseando em um vídeo e não conhece nossa história. Eu, por exemplo, perdi meu pai aos 8 anos e nem tenho memórias dele. Minha mãe criou 7 filhos sozinha, e mesmo com todas as dificuldades, sou muito grata pelo que vivi. O que o Levi passou não foi fácil, mas também não é o fim do mundo e eu tenho certeza que o ano que ele passou sem estudar ele aprendeu muito mais pois ele não frequentou a escola pessoalmente mais teve um ensino particular em casa, só não contou para a escola mais para a boa aprendizagem dele valeu muito, inclusive eu mesmo o ensinei a lê já que em algumas escolas está difícil alfabetizar muitas crianças ao mesmo tempo. Compartilho nos vídeos apenas uma parte da nossa vida, então há muito mais que você não conhece.”, mais uma coisa para a sua alegria pois percebi o carinho pelo meu filho: aqui no nosso bairro ele brinca com várias crianças portuguesas joga bola e são os menos amiguinhos da sala dele e se dão muito bem.
Menina, mas o seu filho é o unico brasileiro na escola?! De certeza há mais e que não são maltratados. Tente ter mais bom senso, fale com a professora e caso ela seja realmente uma má pessoa, vá à direção do Agrupamento Escolar e apresente a situação.
Agora, tente não impolar questões e faze problemas com comportamentos completamente normais entre crianças e que elas devem aprender a resolver...
A professora é ótima! Na escola tem muitos outros Brasileiros, desculpa agressão não acho normal, mais já tomei providências. 😊
nunca fui assaltado ou roubado no Brasil, ai chego em Portugal final de 2007 e em 2008 morava perto da universidade católica roubaram meu apartamento, roubaram 2 bicicletas no mesmo ano uma na rua abranches ferrão (rua da loja do cidadão laranjeiras) e outra na estrada do benfica, as duas acorrentadas, até parei de comprar kkk hoje moro na estrada da luz e roubaram apartamento da minha vizinha 3 meses atras e e sei de um prédio onde roubaram 5 apartamentos no mesmo dia, arrombaram com pé de cabra pelo que deu pra ver, sei disso porque trabalhava no prédio ao lado e fui lá ver e também já roubaram uma perfumaria na rua onde moro e quando havia banco BPI na estrada da luz, saída do metro laranjeiras explodiram MB para roubar. Isso só o que eu passei em 17 anos aqui kkk, segurança Portugal? Onde?
Estou de acordo consigo...temos imigrantes a mais e já desde 1990.
Engraçado vc ter falado q nunca foi assaltado no Brasil, pq eu já fui duas vezes, e o fato é irrefutável, segurança do Brasil é um lixo, Portugal pode não ser o paraíso nessa questão (nenhum país é) mas ainda sim é muito mas muito mais seguro que qualquer lugar do Brasil
@ eu não disse que o Brasil é mais seguro que Portugal, eu quis dizer que não adianta fugir disso e vou acrescentar, pode printar, aqui em Portugal se continuar assim vai ficar muito pior que o Brasil, isso porque estão entrando imigrantes que prefiro não citar, mas acho que todos conhecem, aqueles fanáticos por religião que tratam mulheres do pior jeito que sua mente pode imaginar e que não aceitam opiniões, culturas, etc dos outros, espero estar enganado mas estou me preparando para retornar ao Brasil o mais breve possível. Eu poderia acrescentar muito mais mas não adianta, só pra quem vive aqui sabe como está ficando difícil aqui.
@@aksonplusexplorer vai chorar?
percebo que quando só se fala bem sobre certo país ninguém se manifesta, mas se fala algo contrário há uma intolerância, isso não é democrático, conheço alguns portugueses que imigraram para o brasil, para os estados unidos que inclusive foram deportados dos estados unidos, imigram para o canadá e muitos outros, mas se alguém tenta imigrar para lá as vezes é mal visto por alguns portugueses, inclusive tem vídeos de português no brasil que fala mal de portugal, agora a minha opnião é que portugal não é um país ruim, é claro que pode ter suas imperfeições, e se tem imperfeições precisam ser citadas porque se todo mundo fica calado passando por alguma situação difício como poderá corrigir isso tendo em vista que a mãe tentou resolver com a escola e meio que não deram solução ou esperança de solução ou do contrário não faria sentido vir a internet falar sobre, vamos lembrar que o ser humano tem uma natureza que quando ele percebe a falta de resposta ou de ação ele tende a ser mais folgado, então que esses tipos de coisas sejam vistas como uma forma de corrigir algumas coisas desagradáveis porque assim o pais só tem a melhorar mais ainda a convivência, e se a convivência melhora menos pessoas vão a internet falar sobre , alguns portugueses falam porque os brasileiro elegeram um ex-prisidiário como presidente, eu falo também não entendo, eu não votei nele e vejo esses coisas como coisas obvias não como tentar difamar o país, mas o brasil para chegar a ser como porutgal terá que trabalhar muito e muitos anos...
Sabe o que eu tenho pensado sobre Portugal, muitas pessoa estão sempre reportando as falhas do País com os imigrantes e as pessoas não tem se calado, eu penso que daqui alguns anos ou décadas Portugal vai ser um dos países menos imigrado pelos Brasileiros, ninguém vai querer imigrar para um país onde as crianças estão sendo motivo de espancamento e ninguém na escola faz nada, eu tomeis as providências sobre o assunto, meu filho também não é santo nós dois conversamos muito.
@@renata_em_Portugal "...UM PAÍS onde as crianças estão sendo motivo de espancamento e ninguém na escola faz nada."
Sério, não há exagero nenhum aí, é a única mãe que tem esse problema? Acho que isso é vitimização a mais.
No Brasil também há espancamento de crianças nas escolas, é bem mais comum que em Portugal inclusive, se você reclamar disso te chamam de frouxo, entre outros adjetivos ruins. O problema cultural é grave, você vê que votaram em um criminoso condenado pra presidência, ou seja, o problema é justamente o povo, se o povo vai mal o lugar também vai...
Não, isso é um problema grave e tem de ser resolvido, é um absurdo vcs pensarem que isso não é o fim do mundo, porque é! A criança vai à escola para estudar e não para ser agredida!!!!!! Essa passividade de vocês irá custar muito caro ao vosso tecido social.
quando cheguei em Portugal, em 2006, eu também tinha 10 anos e também sofri com isso na escola, mesmo com a professora sabendo (e vendo). Aguentei isso por 2 anos, só resolveu quando eu passei as férias de verão de 2008 treinando taekwondo e comecei a bater de volta. Foi há quase 20 anos, provavelmente os tempos mudaram, mas essa foi a minha experiência.
Olá Renata. Qualquer mãe independentemente da sua nacionalidade não gosta daquilo que aconteceu ou acontece com o seu filho.
Tente saber se acontece só com esse colega ou com mais. Vá á escola e fale claramente com a responsável, senão fale mesmo com a directora da escola.
Não tem de ter medos de julgamento, mãe é mãe e isso é o que eu faria. Que tudo corra pelo melhor. Bj
Coloca o seu filho para fazer judô ou jiujitsu para aprender a se defender quando necessário.
Renata, você deveria pesquisar artes marciais. Os meus dois filhos, já homens, fizeram Tae Kwon Do até a faixa preta e ainda continuaram até a faculdade. Foi assim que aprenderam a lidar com bullies. Aprenderam disciplina, autoconfiança, e a evitar confrontos, e lógico, caso necessário fosse se alguém partisse para a violência com eles, rapidamente eles saberiam acabar com a situação.
@@aldalagareiro2020 Sim, porem o objetivo principal das aulas e ensinar disciplina, autoconfianca e maneiras de dissipar um conflito, meus filhos nunca usaram o que aprenderam na parte da "luta" nem em escola nem fora de escola, porem sao adultos equilibrados e disciplinados e "cabeca fria" em tudo com que se deparam. Se voce reparar as pessoas que menos brigam fisicamente sao as treinadas em artes marciais. Outra vantagem e a atividade fisica.
Pois eh! Deixa seu filho apanhar porque os Portugueses estão no País deles, é podem tudo. Estou com pena do seu filho de ter vc como mãe.
Qualquer suspeita de maus tratos, ou que a professora está com descriminação…troque de escola, não deixa ele sofrer. Há muitos anos atrás eu vim adolescente pra PT e no primeiro dia de aula a professora fez bullying comigo. Minha mãe me trocou de escola no dia seguinte e foi a melhor coisa q ela fez! Encontrei uma nova escola incrível, alunos e professores bondosos e atenciosos, só tenho memórias boas. Só um conselho, se vc puder corre atrás disso. Mudar as pessoas aqui é difícil, mas vc pode mudar ele de ambiente, pois tem várias escolas incríveis. Avalie se essa opção faz sentido pra você. Desejo melhoras pro seu filho e que ele não sofra mais esse tipo de coisa, Deus abençoe 🙏🙌
O Levi gosta muito da escola ele já tem vários amigos e que são nossos vizinhos, estamos tendo problemas com esse menino em específico, mais já tomei as devidas providências.
@@renata_em_Portugal que bom saber, então já deu tudo certo 🙏🤗
Porque você não chama os pais dele e explica o que está acontecendo já que a professora não resolve nada.
O menino já criou um ranço com seu filho e se vc não trocar ele de sala de aula ou conversar como os pais da criança é arriscado ele fazer algo muito grave com teu filho ou vice versa.
Já tomei as providências, agora é só aguardar 🙏
Renata, não é pq vcs são emigrantes tem que aceitar outros meninos bater no seu filho, e outra eu sei que vc quer o melhor pro seu filho , e fazer as coisas certas , eu não tenho direito nenhum de dar pitaco no seu filho, mas posso falar como pai oque faria com o meu , nessa situação eu mandaria meu filho dar o troco , eu ensino meu filho que ele tem que se defender independente de qualquer situação, se bateu , bate de volta, se defenda.
O Levi não só apanha ele também reage, mais eu já tomei as devidas providências, obrigada 🙏
Boa tarde, vc tem que ir na direção e falar, se não fazer nada pega caderno de reclamação não aceite isso com seu filho. Isso nunca foi normal
Olhe, se ainda nao foi a escola do seu filho saber o que realmente se passou ou ainda passa, identificar o tal aluno que tem esses procedimentos, e falar ate com os pais dele e porque voce nao tem muito interesse em que as coisas se resolvam e apenas quer ter "assunto de chacha" para os seus videos. Talvez o tal "perigoso agressor" seja um menino mais pequeno e mais novo que o seu e quem sabe brasileirinho... ensine o seu menino a se defender quando for necessario. Vai fazer bem a ele e a si tambem
Renata eu sou avó é tenho uma neta que tem 9 anos , é ela passa por risso tem uma menina que batia muito nela, quando ela fala para professora ela resolve, mais nei sempre,minha neta e muito carinhosa muito meiga todo mundo ela acha que é amiga , mais agora ela já sabe se defender até avó de coleguinha chamou minha neta de negra é ela não é negra, ela já sofreu muito preconceito.
Tadinha 🥺🥺
Boa noite sinto pelo seu filho,uma RUclips que acompanho foi a polícia por causa de violência na escola em Portugal.
Renata não e bem assim não,somos imigrantes mas temos direito também só temos que brigar pelos nossos direitos,se é meu filho eu já teria ido na escola, ninguém é saco de pancada de ninguém, não permita que seu filho seja atacado,vai e diz a direção da escola que se acontecer novamente vc vai procurar seus direitos,eu sinceramente não ia esperar que meu filho apanhasse tantas vezes, não ia passar da primeira agressão, desculpa mas fiquei com dó da sua criança
Um colega também tava batendo na minha filha na escola, ela tem 9 anos , meu esposo foi lá e falou com o moleque da mesma idade dela e passou pra professora.
Exatamente. Isso acontece com muita gente..
Não tem as luas todas não sabe o que dizer 😮
Minha prima e o marido dela voltaram pro Brasil porque o filho deles estava sendo espancado em uma escola de Portugal. É lamentável que isso ocorra em Portugal e ninguém faz nada, o que adianta ter um bom ensino e não ensinarem respeito, cidadania e combater o bullying nas escolas. Muito triste uma mãe vê o filho numa situação dessa e ficar de mãos atadas sem poder fazer muita coisa.
Sim isso acontece mas os professores têm de tomar uma posição e regras , caso contrario vai fazer queixa na GNR ou policia e abre um processo em tribunal.
Eu sou português e os direitos são todos iguais para estrangeiros ou português.
Se o seu filho passa por isso você tem de comunicar as professores e chamá-los á responssabilidades e também tem a diretadoria da escola e em último recurso é fazer queixa na GNR ou policia isso não acontece só em Portugal aqui no Luxemburgo é igual e independente de ser estrangeiro ou não os direitos e obrigações são iguais para todos mesmo se certas pessoas ou alunos não respeitarem devem ser ponidos ou reprendidos por isso.
Não deixe de exercer os ceus direitos só porque é brasileira você tem os mesmos direitos e obrigações na sociedade.
Infelizmente isso já acontecia isso no meu tempo de escola e já tenho 53 anos.
E continua a acontecer independente de ser estrangeiros ou entre nacionais e não é uma questão de nacionalidade é uma questão de comportamento ou falta de educação.
Foi o meu mesmo caso eu não falei mau do país eu falei minha experiência, o que aconteceu comigo e com meu filho.
oi REnata
eu vou comentar o teu video mesmo sem ver o videio e ouvir a tua esperencia mesnos boa em portugal e entao nos meus comentarios
vai haver muitos erros na escrita portuguesa porque sou imingante como voces 25 anos na inglaterra
e netao para comesar
- seja muito bem vida em portugal
-o teu desabafo esta bem esclarecido sobre o os acontecimento mesnos bom de uma forma sintemental e bemm esclarecido
nenhum portugues vai -te dizer mal de voce quando falamos desta forma verdadeira e sentida eu acredito que algum portugues vai-te ajudar sobre isto se voce conviver com portugueses
se voce saber estar com os pais da crianca sobre o que se tem passado eles vao resolver isso
bem esta e minha opiniao
@@santos181271 videio ??? vídeo ; esperencia ??? experiência ; mesmos ??? menos ; portugal ??? Portugal ; entao ??? então ; comentarios ??? comentários ; voces ??? vocês ; inglaterra ??? Inglaterra ; netao ??? então ; comesar ??? começar ; bem vida ??? bem vinda ; sintemental ??? sentimental ; portugues ??? português ; voce ??? você 😁😀😛Aceita estas correções não como uma critica, mas sim , como uma forma de ajuda para melhorares.
Na escola do meu filho quando ele tinha 5 anos tinha um desses, só batia, até ele tomar um chega pra lá, e eu não mandei😂
Eu estava no meu limite de ansiedade, depressão de tudo um pouco 😢 mais a maioria das pessoas não entendem e acham que queremos likes a custa de coisas tristes que acontecem nas nossas vidas
Cala a boca não estás bem muda de pais 😮
Não tem como trocar ele de escola?
Menina vocês fazem vídeos por tudo e por nada quando á problemas você vai falar com a professora ou com a directora em todos os países á problemas com as crianças na escola vocês têm que deixar de falar por tudo e por nada é por isso é cada vez pior as pessoas começam a ter ódio as vocês brasileiros porque falam muito você não vê nenhum português fazer vídeos por uma birra na escola eu fui imigrante 37 anos e criei 3 filhos no país onde imigrei os meus filhos quando fazia queixa e eu só dizia deixa de estar com ele por isso vocês deixem de ser mesquinhas
Olha é por gente amargurada igual a você que muitas mães igual a mim se sente sem chão a ir atrás dos direitos dos nossos filhos, e dê graças a Deus por não ter passado por isso, mais cuidado você tem filhos e seus filhos podem ter filhos e queira que assim como você seus netos nunca passem por isso, a língua paga viu!
Existe pais que foram criados feito bicho abandonados largados e não dão bola quando um filho trás um problema, ainda criticam as crianças ao invés de trazer acolhimento como deve ser feito pelos pais. Eu não acho certo ficar comprando briga com a escola por qualquer coisa, principalmente se o comportamento no nosso filho não for correto, mas em caso de ocorrência de coisas graves como violencia e negligência da parte escolar, jamais se deve ficar calado, isso é ser covarde e não ser pai.
E sim, façam vídeos porque a internet veio para colocar algumas "merdas" no ventilador para pararem de ocorrer, e no caso da Europa é ótimo porque muito mostram as coisas lindas e maravilhosas, mas precisa ser mostrada que tem gente podre também, pois muito julgam os demais!
@@karinasouza8617 Karina a grande maioria não quer saber as dificuldades de imigrar ou está na Europa elas preferem quem vendem um conto de fada, é isso que eu tenho percebido com criadora de Conteúdo, é por esses motivos que parei de expor tanto e me arrependi de ter gravado esse vídeo mais não vou apagar tá aí para quem quiser vê, quando ao ocorrido já tomei as providências.
@@renata_em_Portugal Mas qual "gente amargurada", qual quê? TODOS os pais e mães, a um momento, tiveram que ir á escola tratar desse tipo de problemas banais...ou a Sra. é especial demais e tudo isso é unicamente culpa de Portugal e dos portugueses? Por favor, um pouco de bom senso !
@@moig9751porque normalizar esse tipo de coisa? Isso não deveria acontecer em nenhuma escola portuguesa e me custa acreditar que você faz questão de achar isso uma banalidade!
Minha senhora se algum adulto bater em voce, deve dirigir-se a PSP, Policia de Seguranca Publica e apresentar uma queixa, se alguma outra crianca possivelmente da mesma idade dele agredir o seu filho deve ir a escola e falar com a diretora de turma dele ou ao proprio diretor da escola para eles tomarem previdencias. Sera que no Brasil isso tambem nao acontece? Se calhar as borbulhas que apareceram na sua cara tambem foi algum portugues que lhas colocou... MI MI MI MI eu pus mais um!
Obrigada pela ‘sugestão’, mas acredito que você está a reduzir uma situação séria a algo que considera ‘mi mi mi’, e isso não ajuda na discussão. Já estou a lidar com o problema da forma que considero apropriada, mas também acho importante falar sobre situações como essa, porque infelizmente não são casos isolados. E sim, problemas como esses acontecem em vários lugares, mas isso não significa que devam ser ignorados ou banalizados. Respeito é essencial em qualquer país
Nossa que absurdo!Olha imagina se fosse seu filho batendo nesta criança portuguesa será que os professores não fariam nada dúvido! Está claro que vocês estão sofrendo descriminação principalmente seu filho .Aqui no Brasil um garoto desse apanharia também os meus já lutam jiu-jitsu se bater vai se defender também, não é para bater eu sei mas apanhar sem fazer nada.
Minha senhora, as escolas portuguesas estão cheias de crianças filhas de imigrantes.
Violência nas escolas, entre crianças, sempre houve e haverá. Se a situação começar a descambar, o encarregado de educação, não tem mais que relatar o caso e tentar resolver. Por vezes não é fácil e a criança acaba por ter de trocar de escola e isso acontece tanto com portugueses, como com imigrantes... Vida real! O sentimento de vítima é que é sempre mau conselheiro 😢
Falam que os brasileiros são sensíveis, mas alguns portugueses não entendem um vídeo de meme sem ficarem nervosos
Minha senhora, vá á escola e resolva o assunto diretamente com as pessoas em questão, como eu fazia com a minha filha.
Que necessidade tem de vir á net falar de "portugueses, etc" com um assunto tão banal como esse? ...ou não tem amigos para um desabafo? Não compreendo.
Vivi 40 anos em França e fartei-me dos emigrantes (sobretudo de África do norte) que passavam a vida a cuspir no país que lhes dava acesso á saúde, escolas gratuitas, subsídios de todo o gênero e por aí fora...
Eu criei a minha filha (nascida em 94) sem subsídios pois, segundo os Impostos, eu ganhava bem e etc. Trabalhei, descontei para tudo até ficar farta de viver perto desses emigrantes, que continuamente falavam mal dos franceses e cuspiam no país. Então voltei para Portugal.
Mas.... surpresa : temos aqui os mesmos que nunca estão contentes com o país para onde decidiram ir viver mas que nunca vão embora e ficam na net a falar m*rd* como gente bêbada. Que pouca falta de noção, por favor.
@@moig9751 “Obrigada pelo seu comentário. No entanto, acredito que cada pessoa tem o direito de expressar as suas experiências e frustrações, especialmente quando se trata de algo que a afeta diretamente. Partilhar histórias e reflexões não é sinônimo de ‘cuspir no país’, mas sim uma forma de dialogar sobre questões que precisam ser melhoradas. Além disso, comparar situações vividas há décadas com as realidades atuais talvez não seja justo, pois os contextos mudam. Espero que, mesmo com opiniões diferentes, possamos ter conversas construtivas e respeitosas.”
@ Não se resolve nada a choramingar na net, resolve-se diretamente com as pessoas em questão.
A vida não é virtual, nem nas décadas passadas, nem hoje onde vocês têm muito mais facilidades que nós (os velhos) nunca tivemos... mas, mesmo com tudo isso, vocês (os jovens) parecem adolescentes em crise, por tudo e por nada.
Que bom comentário !!! É bem verdade ,o comportamento dos brasileiros e igual ao comportamento dos da África do Norte aqui em França !!!
@@Wxyz33 vai chorar?
Se não estás bem ... muda-te. Não tens que voltar para a tua terra, mas podes ir sempre para outro lugar qualquer. Claro que se fores embora os portugueses vão ficar muito tristes e Portugal vai ficar muito mais pobre. Se ficares por cá espero que tenhas de retribuição o equivalente à tua contribuição, ou seja, mais ou menos 0.
@@paulolopes3258 Cada pessoa contribui à sua maneira, e o valor disso não é medido apenas em números. Todos têm o direito de buscar um lugar onde se sintam bem, mas acredito que construir pontes e buscar entendimento faz qualquer lugar mais rico, não mais pobre.
@@renata_em_Portugal Todos têm o direito que lhe for oferecido, neste caso concreto dos brasileiros em Portugal, têm o direito que Portugal lhe oferece mas, e apenas, enquanto Portugal assim o quiser manter.
Moça deixa de mi mi mi mi de mim não leva like tá !!!!
Não pedi que você concordasse ou gostasse. Se não acrescenta nada, é só seguir em frente. Simples assim.”
@@renata_em_Portugal Perde tempo com ele Ñ