PACIFISTA ou VIOLENTO? - John LENNON e o disco IMAGINE

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 19 окт 2024
  • John Lennon é o meu Beatle favorito: ativista, pacifista, ousado, rebelde. Mas não só. John também era um homem agressivo, e o disco IMAGINE mostra bem esses dois lados. Neste vídeo eu falo sobre a história de vida do John, seus traumas de infância, casamentos e é claro: a música!
    IMAGINE é o disco-resposta de John, lançado logo após RAM, de Paul McCartney .Um disco excelente que vai do pacifismo à porrada sem intervalo.

Комментарии • 150

  • @gabaloshan
    @gabaloshan 5 месяцев назад +4

    Eu sou muito fã do John Lennon, mas musicalmente falando o Paul é mais completo. Ele fez várias experimentações na carreira e soube se atualizar muito bem, fazendo álbuns inteiramente coesos, como o próprio RAM e Band on the Run, por exemplo.
    Mas o que me faz amar o John é a sua sinceridade, suas letras autobiográficas e o quanto ele consegue colocar a sua alma naquilo que faz. Isso é algo raro de encontrar. Não consigo pensar em outro artista que se assemelhe nesse quesito.

  • @carlospechirpechir3354
    @carlospechirpechir3354 29 дней назад +1

    Os ataques de John e Paul em discos foi uma jogada comercial . Aqui no Brasil alguns artistas fizeram isso como no caso de Silvio Brito e Raul Seixas ou Belchior. Parabéns pelo seu canal, continue assim.

  • @jorgedellane5515
    @jorgedellane5515 Год назад +9

    Difícil para mim julgar. Sempre me senti ligado ao John, identificado a ele, e sempre sofri com as melodias mais lindas dos Beatles, que eram de Paul, porque não eram de John. Depois fui entendendo que Paul era mesmo o melhor melodista e instrumentista ali, mas que os Beatles como banda de rock não é em primeiro lugar melodia, mas atitude, verbo, letra, visceralidade. Isso é John. Paul deixou a doçura do cancioneiro eterno; John deixou o rasgo, o grito cantado que fala da alma inquieta para um tempo inquieto.

    • @joseromano4542
      @joseromano4542 Год назад

    • @lucas-ti1rj
      @lucas-ti1rj 4 месяца назад

      Disse tudo isso aí, e corta pro Paul fazendo Helter Skelter, a música mais pedada dos Beatles

  • @BrenoDallas
    @BrenoDallas 3 года назад +5

    Lara, fiquei emocionado com esses teus vídeos, e muito feliz de ter descoberto teu canal. Adorei tua abordagem a respeito das duas obras, as quais admiro demais. Concordo com a grande parte das coisas que você colocou e achei que compreende muito bem o assunto, quero dizer, poderia fazer mais vídeos comentando a obra solo dos ex-beatles. Achei mto interessante essa abordagem que você colocou a respeito do RAM, afirmando que ele é muito mais reconhecível como obra do que o Imagine, que é mais solto, sem comprometimento com uma ordem ou um conceito. Desta perspectiva, me parece muito que até o Plastic Ono Band é mais conceitural, uma vez que ouví-lo é também entrar em um mundo específico. É isso que me agrada nos álbuns e me desagrada no atual mercado de singles: não há permissão para um mergulho mais profundo. Enfim, parabenizo por este vídeo e pelo outro, no qual você comentou sobre o RAM. Assim que possível vou conferir outros vídeos do teu canal, pois achei muito reflexiva a tua argumentação. E aproveitando: também acho que o Phil Spector manda mal como produtor, e não vejo a hora de uma versão mais limpa do All Things Must Pass, mais ou menos como o Let it be naked (embora sejam obras de difícil comparação, visto a metodologia de gravação e etc, me refiro mais à sonoridade).

    • @LaraAufranc
      @LaraAufranc  3 года назад +1

      Oi Breno! Que alegria ler o seu comentário! Fico muito feliz, obrigada!
      Acho que você tem razão, o Plastic Ono Band é mais redondo mesmo, tanto em conceito como no entrosamento das músicas. Também concordo com relação a essa superficialidade do mercado de singles, embora muita gente ainda lance discos. Eu mesma já gravei 3 discos, gosto demais do processo todo ♡. E pensando em artistas contemporâneos, aqui no canal cheguei a falar de um disco da Fiona Apple e outro do Kevin Morby. Os dois são bem amarrados, vale conhecer.
      E por fim: nossa, nem lembrava que é o All Things Must Pass era produzido pelo Phil Spector! É um disco tão imenso né? Tenho a impressão de que o Geroge transbordou ali.

  • @rodrigosobrosa
    @rodrigosobrosa 2 года назад +9

    John nunca gostou muito daquelas experimentações sonoras. Tanto q o disco dos Beatles q ele mais se identificava era o THE BEATLES (1968)..aquele disco em q eles voltam ao rock mais básico. John é mais rock. O disco IMAGINE são 10 músicas maravilhosas. Rocks, baladas...O primeiro disco solo com canções convencionais de John, o PLASTIC ONO BAND (1970) ele é inovador por ser o mais cru já gravado em música popular. Um disco dilacerante, gritado com temas profundos como Amor, Deus, Pais, abandono, luto. O q faz de John Lennon um gênio compositor é essa profundidade. Quem sente música mais como arte do q entretenimento tende a gostar mais de John do q do Paul. John era instigante. Tem um detalhe engraçado no LP IMAGINE: no disco vem uma foto de John segurando um porco numa foto idêntica da do Paul segurando um bezerro.

  • @socratespaiva917
    @socratespaiva917 3 года назад +2

    Garota, conheci seus videos há 10 dias e me apaixonei, espero q seu canal cresça muito. Grave mais resenhas sobre álbuns, amo Beatles e Black Sabbath, adorei os vídeos sobres essas duas bandas. Beijo

    • @LaraAufranc
      @LaraAufranc  3 года назад +1

      Que comentário mais legal!! Vou gravar sim, valeu demais!

  • @socorronogueira3450
    @socorronogueira3450 3 года назад +2

    Incrível que você é. Sou uma beatlemaniaca conhecendo Lennon ( sem censura-lo ) através de você. Obrigada.

    • @LaraAufranc
      @LaraAufranc  3 года назад

      Que legal, Socorro! Fiquei feliz de ler o seu comentário. Obrigada pela presença ♡

  • @palhacoxucrute
    @palhacoxucrute 5 месяцев назад

    Lara, me inscrevi no seu canal depois de assistir ao vídeo sobre "Quem era o gênio dos Mutantes". Há muito tempo não assistia esse tipo de conteúdo porque outros canais acabam não sendo claros e aprofundados em seus comentários. Gostei da maneira como você conduz suas narrativas e argumentações e vou procurar assistir mais. Você deve ser paulistana por causa do sotaque, "meu"! "Saí cachorro" deu o toque final. Um abraço e um beijo do palhaço Xucrute.

  • @marcelolemmeroficial6932
    @marcelolemmeroficial6932 2 года назад +1

    Oi Lara. Caí no seu canal de paraquedas. Adorei. Já fiz minha inscrição. Você tem músicas no Spotify? Também sou cantor e compositor ainda tentando buscar o meu lugar ao sol

    • @LaraAufranc
      @LaraAufranc  2 года назад

      Oi Marcelo! Seja bem vindo, fico feliz que tá curtindo.
      Tenho sim, sou compositora também. Escuta lá: open.spotify.com/artist/6HOB0s5nvauJBT6mlaQeED
      A coisa do lugar ao sol é um trabalho constante né? Abrir caminho e seguir nele.

  • @tendanfer8466
    @tendanfer8466 Год назад +1

    Muito legal esse canal!!

  • @romeriopereira5049
    @romeriopereira5049 2 года назад +1

    Encantado com seus videos lara! ganhou mais um inscrito e um fã.... : )

    • @LaraAufranc
      @LaraAufranc  2 года назад

      Eba! Obrigada, Romério. Seja bem-vindo!

  • @jorgeabreu559
    @jorgeabreu559 2 месяца назад

    Sou fã dos Beatles, vivi a minha infância ouvindo, tocando suas músicas e, ainda acompanhei as carreiras solos dos integrantes, boas e produtivas, em especial a Paul McCartney e o próprio John Lennon.
    Bom o levantamento feito sobre ao disco que contém "Imagine", mas sobre a pessoa do Lennon, muito incompleta. John Lennon foi um homem violento, sim! Fatos como um soco que ele deu no rosto de um reporter numa festa de aniversário do Paul pois o mesmo havia perguntado a ele " como foi a lua de mel com Brian Epsatain, numa viagem que fizeram juntos -acho que para a França, casos de agressões a Yoko Ono foram publicadas, sim, a sua primeira mulher Cintia ( essa você fala apenas de uma agressão) e posições de tamanha irreverrência que foram violentas, em especial para o seu filho Julian Lennon, (vide a música de Paul McCartynei "Hey Jude"... o seu relacionamento com a sua assistente -"O affair de Lennon teria ocorrido na década de 1970 com a assistente May Pang, que é responsável pelo documentário, inclusive pela narração.
    O filme, que mostra o ponto de vista dela, claro, conta que May conheceu o músico e sua esposa Yoko quando tinha 19 anos e havia começado a trabalhar na gravadora dos Beatles em Nova Iorque, a Apple Records."não deixou de ser uma violência tanto para sua esposa como para a sua jovem amante.
    Lennon foi um grande artista, uma pessoa de sacadas geniais, porém uma pessoa de personalidade muito extravagante e, sem dúyvida, violenta.

  • @thaiscovo9408
    @thaiscovo9408 3 года назад +3

    Acho que a Yoko genial, como artista conceitual que foi. A respeito como artista. Acho uma mulher a frente do seu tempo sim, acho o livro "Grapefruit" mágico . Mas tenho que discordar em relação ao restante.
    Yoko sofreu com os bombardeios no Japão, mas era filha de banqueiros e a família rapidamente se reconstruiu. Ela estuda na Sarah Lawrence, em NY, se casa com um pianista. Se reconhece no feminismo que está germinando nessa época já dentro das Universidades de lá.
    Acho que "Imagine" tem muito da Yoko. Sem ela, não haveria a música e nem o restante dos discos, pois ela ajuda a escrever inclusive "How do you sleep".
    Sobre o que eles fizeram em relação ao contexto histórico da época, papel essencial de artistas que têm de reivindicar e comunicar as dores de sua geração! "War its over, if you want".
    Essa imagem desse casal grude começou muito por uma certa perseguição que Yoko fez ao John, na época buscando letras de músicas de grandes artistas, manuscritos, para John Cage. Ela tenta se comunicar com o Paul, mas comk sabido, Paul nem publicava as suas letras e o Paul diz que possivelmente o John teria.
    Ela vai a muitos lugares em que o John está, pedindo inclusive que ele invista numa de suas próximas exposições.
    Mas uma das fatalidades é que Yoko, nessa interação com o John, que está numa fase de depressão ainda, apresenta heroína à ele. 'Two virgins' tá aí pra provar que nem tudo que esse "power couple" fazia dava certo, apesar ainda de achar irreverente e relevante de alguma forma.
    Diante esse relacionamento não só super dependente um do outro, mas da heroína, o John vê um lugar pra ele fora dos Beatles com a nova parceira.
    Ela era uma control freak em relação a ele. Não deixava as pessoas falarem ao telefone com ele. O recado nem chegava a chegar ao John. Mesmo se o filho Julian ligava. E fora que ela já disse que sempre viu Paul como uma ameaça para ela.
    E o que muita diz é que "Jealous guy" nem pra ela é, e sim, pasme, pro Paul. O John era extremamente ligado ao Paul, odiava a Linda. Enfim, como pessoa, não acho que Yoko nem de longe trouxe o amor de volta pro John. Ele respondia a mulheres controladoras, como a própria Mimi, e a Yoko era assim. O que ela fez com o Julian, primeiro filho do John é simplesmente inacreditável e inaceitável.

    • @LaraAufranc
      @LaraAufranc  3 года назад +3

      Oi Thais! Sim, IMAGINE tem muito da Yoko, tanto que o John se arrepende de não ter dividido a autoria da música com ela. Ela é fundamental para o John se tornar o cara ativista que todo mundo conhece.
      Eu acredito que John foi usuário de heroína durante um período da sua vida, e que a Yoko estava no meio disso. Mas não encontrei evidencias suficientes para falar disso no vídeo. Seja como for, eram dois adultos, e portanto responsáveis por suas escolhas. Muitos artistas daquela época usaram diversas substâncias psicoativas, heroína entre elas.
      Pessoalmente esse dinâmica grude ciumenta me parece muito bizarra. Eu acharia péssimo se um músico da minha banda estivesse SEMPRE com a namorada a tiracolo. Mas quem sou eu pra julgar o faz os outros felizes? O próprio Paul disse que John estava profundamente apaixonado por ela. Tenho a impressão de que eles eram felizes do jeito deles.

    • @hugoferreira2582
      @hugoferreira2582 3 года назад +3

      Oi Thais... em parte o que vc falou tem razão, mas acho também que quando se fala de John & Yoko, toda a culpa de todos os problemas recaem só no colo dela. A Yoko não é santa e nunca quis passar essa imagem. Mas acho engraçado que a imagem criada de que até o John conhecer a Yoko ele é o gênio da música, depois ele é o cordeirinho indefeso nas mãos da diabólica japonesa. Sobre o Two Virgins é muito mais um álbum da Yoko com o John do que o contrário, nessa época, todos os quatro já estavam fazendo projetos paralelos, o George lançou o Eletronic Sound, e o Paul fez trilha sonora pra um filme.Todos eles estavam querendo explorar um lado artístico fora da banda, mas sem o mesmo impacto dos Beatles... O uso de drogas por parte dele começou muito antes de conhecer a Yoko, e o relacionamento com o Julian foi conturbado desde o nascimento. O vídeo do Julian falando sobre o pai numa praia que vazou um tempo atrás é de partir o coração,... Mas eles estavam num processo de aproximação antes do John ser morto. A relação dos dois poderia ter mudado se não tivesse ocorrido o que ocorreu. John também traiu a Yoko, e quando eles se separaram, chegou a ser expulso de balada no "fim de semana perdido" de tão fora da casinha que ele estava. John também não era santo, como nenhum dos quatro Beatles era, e como ninguém é. Acho que cada um tem que assumir o seu peso nos acertos e erros, John e Yoko acertaram e erraram. Isso não desmerece a obra dele. Nem coloca toda culpa dos problemas na Yoko.

    • @MangueBeat
      @MangueBeat 2 года назад +3

      Nenhum deles sabia o que era amor, aliás, "amor" é a palavra mais distorcida do mundo. Não existe amor no reino da pessoalidade, é tudo ego.

  • @denisenascimento5706
    @denisenascimento5706 6 месяцев назад +1

    Uma sugestão: assista ao canal The Beatles School para aprender um pouquinho sobre os Beatles, essa fonte é garantia de informação real.

  • @rodoxbrandao
    @rodoxbrandao 2 года назад +1

    Tem pouco tempo que eu me escrevi no seu canal e estou adorando o conteúdo.

    • @AlexandreMagno-b3y
      @AlexandreMagno-b3y 7 месяцев назад

      Lara ,vc afirmou no vídeo que o Paul é mais técnico do que John ,é mais cantor ,instrumentista. Eu concordo em termos . O John é mais cantor de Rock que o Paul , foi um grande compositor . O Paul é grande compositor TB e sempre foi mais instrumentista que o John ,o Paul é multiinstrumentista . Concernente á musica Imagine ,eu não aprecio, não gosto da melodia nem da letra , nessa canção,John Lennon demonstra,manifesta sua hipocrisia No trecho : " Imagine um mundo sem posses ." John Lennon era extremamente avarento,ganancioso ,tinha muitas posses. imagine John Lennon residindo num prédio de luxo em nova Iorque ,enquanto milhares de pessoas habitam aglomerados ,muitas não tem alimento na mesa , não tem saneamento básico, não tem saúde,educação ,etc . O capitalismo e o homem é o casamento perfeito ! Capitalismo e justiça não caminham de mãos dadas . E ainda tem gente que conecta os Beatles ao socialismo,comunismo ! É um despauterio! Ótimo domingo!

  • @luansk8-
    @luansk8- Год назад +2

    Faz um sobre o melhor álbum dele =D Mind Games

  • @oficialcesarleitao
    @oficialcesarleitao 10 месяцев назад +1

    Lara parabéns pelo seu canal, e da forma como você fala dos Beatles nesse momento na carreira solo. Algum interessante, é que o John foi meu grande influenciador nas minhas letras, más na sonoridade é o Paul quem mais me influencia, ambos são enormes na cultura pop. ruclips.net/video/MCMOgKByVFo/видео.htmlsi=n6Rpss-xQsaDsKXu '' She's Leaving Home ''

  • @danielgomes_musicaboabrasi4818
    @danielgomes_musicaboabrasi4818 3 года назад +5

    Um vídeo sobre mutantes seria legal, é uma banda sensacional

    • @LaraAufranc
      @LaraAufranc  3 года назад +1

      Boa Daniel, capaz de ser o próximo :)

    • @LaraAufranc
      @LaraAufranc  2 года назад +1

      Oi Daniel! Você viu que eu fiz o vídeo dos Mutantes? ruclips.net/video/ebd9jyxMf0I/видео.html

  • @igorsveiga
    @igorsveiga Год назад +1

    muito legal o video! adorei seus comentarios.

    • @LaraAufranc
      @LaraAufranc  Год назад

      Valeu, Igor! Fico feliz que gostou :)

  • @JoseMaria-js6bx
    @JoseMaria-js6bx Год назад +1

    lave a boca pra vc falar do john john e um genio

  • @Drasvidiu
    @Drasvidiu Год назад

    Eu to completamente zen com o jeito que vc fala. Conheci o canal pelo vídeo do Velvet Underground e acabei viciando. Gostei muito das suas músicas também, são fantásticas!

    • @LaraAufranc
      @LaraAufranc  Год назад +1

      Que alegria ler o seu comentário!! Obrigada! Eu ando sem tempo pra gravar mais vídeos mas to pensando em fazer um podcast :)

    • @AlexandreMagno-b3y
      @AlexandreMagno-b3y 7 месяцев назад

      ​@@LaraAufrancvc sabia que Yoko Ono nunca amou ,teve apreço por John Lennon? Ela apenas o usou para expor suas obras de arte . Na época na qual ,John ainda era casado com Cinthia Powell ,á Yoko entrava na direção do carro do John Lennon e redigia cartas de "Amor " para ele ,ela armou á Arapuca e ele caiu como um pássaro . Ele era muito submisso á Yoko .

  • @herikmartins5972
    @herikmartins5972 3 года назад

    Tô adorando esses vídeos sobre os Beatles, dá para sentir a paixão que você tem por eles. Depois dessa série, se você curtir claro, faz um vídeo sobre o Pink Floyd, ia adorar assistir. Parabéns pela qualidade e continue com esses ótimos vídeos!

    • @LaraAufranc
      @LaraAufranc  3 года назад +1

      Olha, é uma boa ideia hein? Valeu Herik!

  • @josecarlosaraujo5724
    @josecarlosaraujo5724 Год назад

    Lara, gostei muito vc se expressa muito bem meus Parabéns , eu como fã dos beatles , gostei muito das suas colocações .obtigado

  • @DOGLERA
    @DOGLERA 7 месяцев назад

    Absurdo!
    Video top.
    "sai cachorro"
    kk muito bom!

  • @thedepartures
    @thedepartures 2 года назад +1

    O bem e o mal estão em todos; o que muda é a proporção

  • @gabaloshan
    @gabaloshan 5 месяцев назад +1

    No fundo eu acho que toda essa raiva era da boca pra fora. No fundo o John amava e admirava o Paul. Inclusive o John tinha uma grandíssima baixa auto estima artística, toda essa marra e casca grossa escondia uma pessoa amável no fundo. Pelo menos é essa a impressão que eu tenho, principalmente depois de ler a biografia de Philip Norman.

  • @akiranagaki1
    @akiranagaki1 3 года назад +11

    Adorei, pra mim John foi o maior gênio da musica.

    • @LaraAufranc
      @LaraAufranc  3 года назад +2

      Valeu Akira! Eu sou suspeita pra falar né? hahaha Mas sem dúvida ele deixou um baita legado. Afinal, todos esses anos depois e ainda estamos falando dele!

    • @joseromano4542
      @joseromano4542 Год назад

      @@LaraAufranc É justamente disso q falo

  • @nelsonbatistucci5129
    @nelsonbatistucci5129 9 месяцев назад

    Oi Lara…não li outros comentários, mas você sabia que Oh Darling! Paul escreveu para John em uma tentativa de dizer a ele que ele não queria que as coisas acabassem como acabaram? Apesar de tudo, Paul sempre foi workaholic pelos Beatles e tinha no John sua grande referência é amigo…tanto que anos depois compôs Here Today, uma declaração mais de amor ao seu “irmão” John…abraços!

  • @ronaldogarcia6431
    @ronaldogarcia6431 2 года назад

    Os Beatles são maiores que qualquer dos componentes sozinho. A sinergia é óbvia, quando se compara com a obra de cada um, pós-Beatles, ainda mais com a ausência do George Martin. Paul era o melhor cantor, fazia o que queria com a voz, mas John cantava muito bem, também. Ambos excelentes compositores mas a sinergia fazia as canções melhores. Paul tocava vários instrumentos, sem uma técnica refinada mas com muita musicalidade. Tinha uma grande capacidade de trabalho e dons de arranjador e era quem botava o grupo na lida, exercendo a liderança que já tinha sido do John.
    O namoro do John com a Yoko, uma paixão avassaladora, sua presença carrapato nos ensaios e processos criativos do grupo, incomodou ao Paul e, quem sabe, outros também. Incomodou a mim, vendo Get Back. A agressividade do John vem daí e a injustiça do que ele disse sobre Paul é flagrante: Paul só fez yesterday?

  • @alexandremagno33
    @alexandremagno33 2 года назад +1

    Local paradisiaco esse.

  • @JoséCarlosdosSantos-v5i
    @JoséCarlosdosSantos-v5i 7 месяцев назад

    Mto bom o vídeo.❤

  • @marcosaulicino9305
    @marcosaulicino9305 2 года назад +2

    ansiando pelo seu video sobre o George Harrison

    • @LaraAufranc
      @LaraAufranc  2 года назад +2

      Acho que vou gravar sobre Mutantes primeiro, mas daqui a pouco eu chego lá! George Harrison e Goerge Martin ♡

    • @giovannaferreiro9890
      @giovannaferreiro9890 2 года назад +1

      @@LaraAufranc já ativei a notificação ❤️

  • @ryudan3034
    @ryudan3034 2 года назад +1

    Jealous guy, e minha favorita e minha favorita

  • @pedroafonsobezerradeolivei4439

    Lara, desculpe pelo erro involuntário.

  • @edsonvieira7746
    @edsonvieira7746 10 месяцев назад

    Acho engraçado esse paradoxo de ser contra a propriedade privada mas ser detentor de posses.

  • @kleberkibe
    @kleberkibe 2 года назад +1

    genial, adorei

  • @pedroafonsobezerradeolivei4439
    @pedroafonsobezerradeolivei4439 Год назад +1

    Laura, muita coisa que se disse sobre a Yoko Ono não só não é justa como também tem muito de puro preconceito.
    A verdade é que ela contribuiu para melhorar muito o ser humano John Lennon. Esse reconhecimento normalmente não se dá a ela.

    • @AlexandreMagno-b3y
      @AlexandreMagno-b3y 7 месяцев назад +1

      Vá nessa! Transar com o John casado com á Cinthia na cama do casal e ainda usá-lo para exibir suas obras de arte ? Ela contribui com nada!

  • @cartman4879
    @cartman4879 Год назад +1

    Tô começando a deixar de gostar dos Beatles porque as pessoas são muito puxa-saco ou gostam de falar mal e têm esse favoritismo. Sempre precisa desmerecer ou endeusar, não é mais os Beatles, é John e sua turma, ou Paul e sua Turma. Nossa ainda bem que eu não conto pra ninguém, Deus me livre viver naquela época de histeria, onde o único atributo era o cabelo bem penteado, nada contra o vídeo nem a moça mas tudo contra os fãs dos Beatles, ninguém merece fãs assim. (A maior prova disso foi o que aconteceu com o John Lennon, isso não é normal).

  • @kemellygabrielly6052
    @kemellygabrielly6052 2 года назад

    Gente,as vezes eles realmente pensaram na mesma harmonia e isso acontece é raro mais acontece ,tipo eu e meu amigo que formos fazer uma redação sobre o significado da vida e por confidência a gente colocou um trecho praticamente igula(obviamente eu não sou um Jonh e ele não é Poul )

  • @eleite2009
    @eleite2009 2 года назад

    Uma das poucas vezes que vi, na Internet, um comentário tão legal sobre os Beatles. Eu, que acompanhei as suas carreiras desde o início, do alto dos meus 78 anos acho que posso me aventurar a aplaudir suas conclusões, pelo bom-senso e pelo equilíbrio delas. Claro, que sempre ficou muito óbvio que os conhecimentos musicais de Paul eram muito superiores ao de John e, graças a eles, aliados à genialidade do 5º Beatle, criaram sons maravilhosamente perfeitos. Desde o início fica clara a diferença entre Paul e John, que só foi aceito no Quarryman porque iria dar qualidade àquela banda de pouca visibilidade. Creio que o que separou os Beatles, não foi a presença de Yoko Ono, mas a falta da presença de um empresário como Brian Epostein que impedisse que aqueles rapazes se perdessem no caminho do sucesso.

    • @LaraAufranc
      @LaraAufranc  2 года назад

      Nossa Edil, que comentário legal. Fiquei feliz, obrigada! Você tem razão, o Brian fez muita falta - e a entrada do Allen Klein foi a gota d´água. Acho que eu falei disso no vídeo do Paul, se não me engano.

  • @analiaaufranc2134
    @analiaaufranc2134 3 года назад

    Parabéns !!! Os seus vídeos são muito bons!!! Talvez seja a hora certa de falar de George Martin, tão genial e nem sempre reconhecido.

  • @alexandremagno33
    @alexandremagno33 2 года назад +1

    Tanto John como o Paul ,grandes letristas . o Paul sempre foi mais instrumentista .já o Lennon era mais cantor ,sobretudo de rock.

  • @JoseRobertoTSBraga
    @JoseRobertoTSBraga 2 года назад +1

    Quem é você?
    Adorei!

    • @LaraAufranc
      @LaraAufranc  2 года назад +1

      hahaha Seja bem-vindo, José! Eu sou cantora/ compositora e viciada em música. Dá uma passeada pelo canal que você vai me conhecer melhor =) Ou se quiser no meu site www.laraaufranc.com

    • @JoseRobertoTSBraga
      @JoseRobertoTSBraga 2 года назад +1

      @@LaraAufranc adorei de novo tem uma pegada de beth hart

    • @LaraAufranc
      @LaraAufranc  2 года назад

      @@JoseRobertoTSBraga uhuuul valeu 🧡

  • @matheuskelter
    @matheuskelter Год назад +1

    A única coisa que eu acho lamentável é essa placa de "esquerdista comunista revolucionário" que é colada no John até hoje, o que não passou de uma fase (1969-1972). No final da vida, em 1980, ele se sentia até meio envergonhado de coisas como o "bed in" e o "two virgins". Ele amadureceu como homem e como alguém pertencente à uma família, estava fazendo as pazes com sua espiritualidade. Percebeu que não queria mesmo ser um soldado. E estou quase certo de que ISSO o matou.

  • @harlf1
    @harlf1 10 месяцев назад

    Pacifista sempre ... Momentos que agiu com "violência" houve, mas não era a totalidade dele, por isso não foi recorrente.

  • @leandrodasilvaborges1768
    @leandrodasilvaborges1768 16 часов назад

    Paul é um grande astro. Um dos maiores da história. Mas os fãs dele são uns chatos. Só falam mal do John pra colocar o Paul nas alturas. Coisa irritante.

  • @robertomolero8040
    @robertomolero8040 2 года назад

    John ligou para Paul e disse que a música Jealous Guy era para ele. Então a amizade foi remendada e voltaram a se falar. E também foi a época que John estava afundado em drogas

  • @hvguitarshop
    @hvguitarshop 3 года назад +2

    Opa opa opa, volta só um pouquinho!!! Você falou que o John nunca seria tão bom cantor quanto o Paul? Kkk é piada né? Não?

    • @marcelolemmeroficial6932
      @marcelolemmeroficial6932 2 года назад

      O fato de alguém não ser tão bom quanto o outro não significa que ele seja ruim. Ela falou isso do ponto de vista técnico. Agora naturalmente, é uma questão de gosto, identificação e até mesmo paixão. A grande verdade é que os dois são ótimos. E tão diferentes ao mesmo tempo. E é essa diversidade que na minha opinião caracterizava toda a genialidade que havia nos Beatles

    • @marcelodeaquino2172
      @marcelodeaquino2172 2 года назад +2

      Lennon é muito superior!!!

  • @gabykiki5910
    @gabykiki5910 9 месяцев назад

    Na verdade jealous guy foi pro Paul MacCartney

  • @bhacosta1
    @bhacosta1 Месяц назад

    🔎 yes

  •  11 месяцев назад

    Com certeza pacifista, com um toque de ironia! John Lennon era tudo que o mundo precisava!

  • @alexandremagno33
    @alexandremagno33 2 года назад

    Na verdade á versão que conheço é de O Manfread não era o pai biologico de John,o pai biologico de John era um vizinho dela . o Manfread ,ingressou na marinha e permaneceu 17 meses sem ir á casa dele, á mãe de John sentiu se abandonada pelo marido ou pensou que ele tivesse morrido na guerra e o traiu com o vizinho e dessa estripulia sexual ,nasceu o John. quando o Manfread regressou para á casa dele ,deparou se com sua esposa gravida e ,ela mesma confessou para ele que o havia traído. o Manfread foi até á casa do amante da mulher e perguntou o que havia se sucedido. ele respondeu: "eu achei sua esposa interessante ,apaixonei me por ela e acabei engravidando a" .ou seja, ele apresentou uma boa justificativa e o Manfread o perdoou. tanto é que ele permaneceu casado com á mãe de John ,mas como ela era muito infiel, fugia aos padrões de comportamento estabelecidos pela sociedade da época ,e acabou divorciando se dela,mas assumiu o John ,mesmo não sendo filho biologico dele. BOANOITE PARA TODOS!

    • @joseromano4542
      @joseromano4542 7 месяцев назад

      Legal, quase ninguém sabia disso kkkk

  • @franciscolaerciodesouzaopr8513
    @franciscolaerciodesouzaopr8513 7 месяцев назад

    A música Imagine foi taxada de ser Utópica pelo sentido da letra dela .

  • @Jhonlennon1968
    @Jhonlennon1968 6 месяцев назад

    How do you Sleep não era sobre o Paul, era sobre ele.

  • @bhacosta1
    @bhacosta1 Месяц назад

    ☁️ 🎼🎵🎶🎶🎵🎼☁️

  • @Uhkjjkjj
    @Uhkjjkjj 2 года назад +1

    o jhon teve muita sorte conhecer o Paul

  • @elizabeteleite930
    @elizabeteleite930 3 месяца назад

    Assista os vídeos do canal Beatles School com o mestre Gilvan Moura que você vai aprender e muito sobre os Beatles.

  • @luisr2085
    @luisr2085 Год назад

    ERA ARROGANTE E PREPOTENTE. RIVALIZAVA COM RAY DAVIES DO KINKS. CERTA VEZ NUMA APRESENTAÇÃO DE VÁRIAS BANDAS, LENNON CRUZOU COM DAVIES E PERGUNTOU SE ELE HAVIA GANHADO A GUITARRA DA AVÓ. RAY GANHOU SEU PRIMEIRO VIOLÃO DE SUA IRMÃ, AOS 13 ANOS. E A IRMÃ MORREU NAQUELA NOITE. GRANDE PACIFISTA

  • @JoseRobertoTSBraga
    @JoseRobertoTSBraga 2 года назад

    Allan White baterista do yes

  • @rodrigoleite8870
    @rodrigoleite8870 5 месяцев назад

    Cara, você acaba com Lenon e ainda diz que ele é seu Beatle preferido. Kkkkk esse álbum, em particular, foi concebido com a intenção de ser seco, direto e sem aquele orquetrismo de Paul e Martin. É genial e dar as costas às experiências passadas.

  • @luizclaudio8079
    @luizclaudio8079 4 месяца назад

    A paetir destw vídeo fiquei seu fã !!! O capitalismo nos corroe !!!

  • @JoaoGabriel-lk9cv
    @JoaoGabriel-lk9cv Год назад +2

    Vídeo muito bom! Seria interessante um vídeo sobre o Plastic Ono Band também, que pra mim é o melhor disco solo feito por John.

  • @djzenegarota
    @djzenegarota 2 года назад

    John Lennon no fundo no fundo era um grandessíssimo hipócrita, o cara no auge da fama abre a boca pra falar asneiras sobre Jesus Cristo, e pra quê isso? pra dizer que é o fodão? O cara não vivia o que pregava (tudo que vc precisa é amor - All you needs love), mas deixou a esposa e o filho passando necessidades, pra ficar com outra, a canção imagine é o auge do faz de conta, a letra diz; "imagine que não existam posses" (propriedades), o cara tinha muitas posses, era riquissimo, e vêm com uma conversa mole dessa! sem contar que essa música presta um favor imenso ao ateísmo (viva como quiser), em suma, Lennon não era muito diferente dos pastores da religião que ele tanto criticava, que pregam sobre o amor ao próximo, mas não vivem nada disso, falar de amor é muito fácil, taí os poetas que não me deixam mentir, viver é completamente diferente, hoje ele é idolatrado por uma geração que se recusa a pensar, tudo é mastigado e formatado pela mídia que diz o que beber, o que comer e o que pensar !

    • @gustavoteixeira860
      @gustavoteixeira860 9 месяцев назад

      @djzenegarota, Nossa!!! Quanta idiotice... O seu comentário é uma mistura de asneiras com ignorância, adicionada a porções de imbecilidade e pitadas de estupidez. Qual foi mesmo a asneira que John Lennon falou de Jesus Cristo?!!? Ele só falou que, dentro de um contexto (naquela época), os Beatles eram mais populares do que Jesus. E era mesmo!!! Isso não é um desmerecimento ou uma ofensa a Jesus Cristo e aos Cristãos! Em nenhum momento, John Lennon pregou a intolerância ou o ódio em relação a Cristo ou ao Cristianismo (ou qualquer outra religião). Inclusive, o Cristianismo sequer vem a ser a religião mais popular no Mundo. Hipocrisia é se dizer Cristão e propagar o ódio, ao ponto de deturpar e interpretar a fala de alguém com o pretexto de pregar o ódio e a intolerância insana. Depois, o asno vem falar de propriedade privada, não entendendo que o propósito de John Lennon era questionar as posses como meio de distinção para valorar a importância das pessoas que as têm, se ndo algo que se prestava a segregar e separar as mesmas. Só mais uma coisa: Você precisa de amor (de ter amor, de exercitar e espalhar o amor). Afaste o ódio do seu coração e escute o John Lennon...

  • @decioantunes6255
    @decioantunes6255 2 года назад

    John Lennon, meu Beatles preferido. Mas dei um like e virei 171..........

  • @bonobozil6686
    @bonobozil6686 3 года назад

    Em algum momento você usou a palavra amor, e eu logo lembrei de um comentário que esta em alguma parte desse video aqui ruclips.net/video/zDGaWFETisU/видео.html, lembrei também sobre a questão de você nitidamente se derreter pelo revolucionário em detrimento do homem de Familia, enfim era só isso, interessante comprovar que a hipergamia esta dentro até dos fãs de música de alta qualidade criativa, curioso isso.

  • @ytalorafael9184
    @ytalorafael9184 3 года назад +1

    Acho q o disco fez sucesso por isso,por vc ñ gostar do Phil Espector vc fez essa crítica, será q fosse outro produtor vc teria a msm opinião?mais gostei muito de sua análise me desculpe se pareço grosseiro

    • @LaraAufranc
      @LaraAufranc  3 года назад +2

      Acredito que sim, que eu teria a mesma opinião. Eu escuto esse disco desde criança mas só recentemente fui ver quem era o produtor. Eu gosto muito do disco, é uma crítica carinhosa.

    • @ytalorafael9184
      @ytalorafael9184 3 года назад

      @@LaraAufranc Gostei da sua análise

  • @Antifasc
    @Antifasc Год назад

    Plastic ono Band é um disco mais sentimental e menos pop. Difícil opinar qual é melhor, dentre imagine e o plastic....

  • @denisenascimento5706
    @denisenascimento5706 6 месяцев назад +1

    Olha, não sei qual a fonte que você usou para falar no Lennon, mas vc falou coisas muuuuito erradas.
    Um exemplo: Yoko é manipuladora e narcisista, percebeu a mente perturbada de John e dominou a situação. Cometeu maldades com tia Mimi e as irmãs de John, no aspecto financeiro, além do Julian. Sua tendência pelo Lennon a deixou imparcial quanto aos demais Ex Beatles. É uma pena que sua fala é superficial.
    Politicamente, John queria o visto para permanecer nos EUA e sua rebeldia gerou inúmeros problemas.
    A música "jealouse guy" não era referente Yoko, mas a Paul! Pesquise filha... pesquise... não fale bobagem 😮

  • @alberto-wo3pw
    @alberto-wo3pw 2 года назад +1

    Discordo absolutamente de você, para mim não somente o álbum é conceitual, ou seja "coeso", e além, o imagine e o plastic Ono band poderiam ser um álbum duplo

  • @everaldosantos5384
    @everaldosantos5384 2 года назад

    Bela analise, John era meio Fake, tipo hipócrita msm. Hoje em dia eu vejo o Paul como o melhor Beatle.

    • @leandrodasilvaborges1768
      @leandrodasilvaborges1768 16 часов назад

      Paul é que é hipócrita. Posou de bonzinho a vida toda e era o maior maconheiro e disse que usava drogas e apoiava drogas na década de sessenta.

  • @harlf1
    @harlf1 10 месяцев назад

    Amiga, enfenda, a acides de um artista com john nao tinha meio termo, nao teve violencia nosso é a resposta em forma de arte, Paul nao era santinho nao.

  • @australopithecus5889
    @australopithecus5889 2 года назад

    Dê um beijinho nos Dogs principalmente o pastor alemão ou pastora não sei 🤠

    • @LaraAufranc
      @LaraAufranc  2 года назад

      hahaha É um pastor e uma vira lata =)

  • @FilemonSilva-o4k
    @FilemonSilva-o4k Год назад

    Em musica Paul é melhor,mas mo contexto geral e irreverencia e mídia foi o john

  • @adailtonmoreira8818
    @adailtonmoreira8818 2 года назад +1

    O John não bateu em mulher porque sofreu na infância, bateu porque era um escroto! E pelo que sei ele bateu em outras mulheres.

    • @marcoswassermann9623
      @marcoswassermann9623 2 года назад +2

      Se você não tem a fonte, então não tem crédito.

    • @marcelolemmeroficial6932
      @marcelolemmeroficial6932 2 года назад +1

      Concordo com o comentário acima. Se isso é só a sua opinião, OK pra você. Mas pra ter alguma credibilidade é preciso fontes. Cadê?

    • @leandrodasilvaborges1768
      @leandrodasilvaborges1768 16 часов назад

      Não. Todas as biografias dizem que ele não era violento com mulheres. Só bateu na Cínthia uma vez quando eles namoraram.

  • @viajandoporai1895
    @viajandoporai1895 2 года назад

    Não vejo problema em ser algo coeso e redondo. Por que tem que ser sempre inovador?

    • @LaraAufranc
      @LaraAufranc  2 года назад +1

      Não é necessariamente um problema, mas uma característica. Inclusive não acredito que seja possível ser sempre inovador.

    • @viajandoporai1895
      @viajandoporai1895 2 года назад +1

      @@LaraAufranc Concordamos.😉

    • @viajandoporai1895
      @viajandoporai1895 2 года назад

      Pelo o que tenho visto, a Yoko mandou cortar todas as cenas em que ela dá pitaco.

  • @obsi_diana
    @obsi_diana Год назад

    Pra mim, McCartney é anos luz superior ao Lennon, no talento e habilidade musical mesmo

    • @silver_sky6276
      @silver_sky6276 Год назад +2

      Os dois são gênios, o paul mccartney é melhor nas músicas mais melódicas.

    • @joseromano4542
      @joseromano4542 Год назад +1

      @@silver_sky6276 Justamente, baladinhas, John é letrista um verdadeiro sem falar q era o mais Roqueiro dos Beatles

    • @silver_sky6276
      @silver_sky6276 Год назад +1

      @@joseromano4542 sim, John Lennon tinha mais vocal de rock n roll, era mais filosófico e inteligente, mas o Paul era mais talentoso pra mim, acho que a moça falando que o Paul é anos luz superior se equivocou

    • @joseromano4542
      @joseromano4542 Год назад

      @@silver_sky6276 Sim, o Paul era fera, mais meu comentário foi no exagero da moça.

    • @joseromano4542
      @joseromano4542 Год назад

      Eu só queria que alguém me dissesse uma música do Paul que leve o ser humano a pensar no mundo, do John tenho até preguiça de digitar de tantas que foram e desde a época dos Beatles ele já mostrava que estava pelo menos 2 degraus acima das baladinhas do Paul

  • @fredbenning2550
    @fredbenning2550 2 года назад

    \o

  • @britooliveira368
    @britooliveira368 2 года назад

    Faz alguma coisa referente ao George ! É uma pena que não se dão o devido valor ao George também.

    • @LaraAufranc
      @LaraAufranc  2 года назад

      Vou fazer! Ele tem músicas maravilhosas

  • @rafaelcostaneves5975
    @rafaelcostaneves5975 Год назад

    Simples o paul tá certo

    • @leandrodasilvaborges1768
      @leandrodasilvaborges1768 16 часов назад

      Tá bom. Paul sempre posou de bonzinho, mas sempre usou drogas junto com a banda.

  • @luizantoniohaddadrodrigues3273
    @luizantoniohaddadrodrigues3273 Год назад +1

    Yoko era a mãe q John procurava..... imaturo e violento......um asno como ser humano! Paul, por outro lado, perdeu s mãe muito cedo mas era muito, muito mais equilibrado que o John......

    • @leandrodasilvaborges1768
      @leandrodasilvaborges1768 16 часов назад

      Paul era o bonzinho hipócrita e maconheiro. Usou tantas drogas quanto Lennon.

  • @ogmiosseaculum1-tradiciona528
    @ogmiosseaculum1-tradiciona528 2 года назад

    ÓTIMA ANÁLISE!!! 👏🏻👏🏽👏🏿🐴🐕🐈🐓🎼📖🎨📽💍🕊🌞

    • @LaraAufranc
      @LaraAufranc  2 года назад

      uhuuuuuul valeu demais! 😍🌿🐒🎶🦄💡🌻

  • @leonardokoan7622
    @leonardokoan7622 9 месяцев назад

    Kkkk .. Quanta besteira, hein !!!!

  • @edsonbatista4137
    @edsonbatista4137 5 месяцев назад

    Ahhh a tua analogias são um pouco vagas, em vc dizer que o John não é técnico e canta menos do que o Paul!!!
    Vc está longe da realidade baby!👍👍fato

    • @leandrodasilvaborges1768
      @leandrodasilvaborges1768 16 часов назад

      Verdade. Pra mim, o John era mais artista do que o Paul. Mais profundo como artista.