A resposta pra “se não estamos sozinhos, onde está todo mundo?” É: LONGE! As distâncias são absurdas pra que se viaje até outra civilização ou pra se comunicar ou simplesmente ter alguma prova da existência delas.
Sacani é a chave mano, ele não fala que está errada. Apenas da a opinião dele e mostra que ele entende o ponto de vista da pessoa pq conhece muito sobre o que ela fala
Simples: eles não fizeram um DEBATE. Foi uma simples conversa onde cada lado expôs aquilo que acredita e entende. Se a intenção fosse PROVAR QUE O OUTRO ESTÁ ERRADO, o atrito seria inevitável.
Eu até concordo com o Sacani sobre essa questão de levar em consideração todas as variáveis e probabilidades. Mas ao mesmo tempo eu penso, com 13,8 bilhões de anos a probabilidade dessas mesmas variáveis acontecerem em algum momento do tempo também podem ser consideradas.
Exatamente, por mais que sejam pequenas probabilidades dessas variáveis acontecer, precisamos levar em consideração todo esse grande tempo da existência do universo, que pode ter acontecido essas variáveis e mtas outras que não passamos ainda, talvez nem vamos.
Concordo com o Sérgio. Na minha opinião é a velha história de: Se existe uma ou mais civilizações ultra avançadas na nossa galáxia, por que a gente não tem nenhum sinal delas? Se alguém tivesse "desbloqueado" a viagem interestelar, porque não vemos uma galáxia barulhenta e agitada? Na minha opinião o grande filtro das civilizações é justamente o tamanho absurdo do espaço, e simplesmente não há maneira de cobrir essa distância de maneira viável para nenhum ser vivo. Não duvido que existam/existiram raças avançadas, mas todos, inclusive nós, estamos confinados aos nossos sistema solar
@@joaobregalda7759 olha, você pensa como ele, mas ele pensa de uma forma muito além do normal. Quem disse que seres vivos precisam ser mais avançados que nós????? Outras raças não tem necessidade alguma de serem melhores que a nossa, assim como os dinossauros, eles viviam por aqui, mas nunca pularam para fora da terra e visitaram outras GALÁXIAS, ou seja, não é questão de "podem existir" mas sim que existem, eles só não conseguiram vir até nós e nem precisam vir, até pq o nosso sistema solar vive a base de reproduzir e morrer, o único ser que busca escapar do planeta é o ser humano, então haveria de existir outra espécie curiosa assim como a nossa para nos dar sinais. Caso sejam microorganismos, ou espécies com cores que não são visíveis aos nossos olhos, então obviamente não iremos conseguir observá-los. O Sérgio busca "humanos ultra avançados", enquanto alguns apenas buscam VIDA.
Se uma civilização conseguiu vir até aqui alguns poucos milhares ou milhões de anos atrás, iam encontrar dinossauros ou mamíferos gigantes, não nós... Por isso ainda acredito que a variável mais difícil de acontecer é alguém existir exatamente ao mesmo tempo que nós. Universo = 15bi de anos, humanos "inteligentes" talvez uns 100 mil anos no máximo, é literalmente nada em comparação.
faz sentido isso como sao grandes distâncias não dá pra ficar visitando todo dia e eu acho que a tecnologia chega no limite em algum momento então se eles visitaram a terra á 65 milhões de anos e não acharam nada baseado no que sabiam que deveria existir pra ter vida inteligente vai demorar mais uns milhões aí denovo
Concordo 100%. Além de existir ao mesmo tempo que nós, ter tecnologia suficiente pra viajar distâncias que a gente nem sabe se é possível viajar e não ter se auto destruído com tanta tecnologia. O problema não é se existe fora da terra, mas quando existe...
exato. estamos distante não só em distância física mas também em distância temporal. o sacani fala que não acredita por causa das variáveis para constituir vida. Mas vale lembrar que são só teorias. A gente nem tem certeza de como e de onde viemos. Por isso já acho um erro MUITO grande utilizar estas variáveis para explicar a possibilidade de não existir outras civilizações.
Eu penso nisso sempre. Mas veja bem, em 1500 ninguém imaginava que seria possível ter uma conversa instantânea por vídeo chamada entre qualquer pessoa do mundo em qualquer lugar sem fio. Se você trouxesse de 1500 um cientista para os dias de hoje, ele não ia conseguir entender uma pessoa dos dias de hoje explicando o funcionando de uma vídeo chamada. Hoje isso é comum e qualquer pessoa sabe o como funciona. Mas essa pessoa do ano de 1500, vivendo no tempo dela , acha que tem todo conhecimento do universo. Mas nós do futuro olhando para essa pessoa do passado, sabemos o quanto ela ainda é limitada se conhecimento. Onde eu quero chegar? Sabemos que o universo é imenso e infinito, existe centenas de planetas em uma galáxia e existe infinitas galáxias. Se cada planeta for um jogo de loteria, em um planeta com vida, seria o bilhete premiado. Nós vivemos em um "bilhete premiado" mas como existe infinitos planetas, vai ter mais bilhetes premiado por aí pq a chance aumenta. E me colocando no universo olhando para o planeta terra, vejo apenas seres humanos como bactérias, seres que consegue fazer mal no seu meio mas com pouco conhecimento do universo que vive. E se soubesse, talvez colapsaria. Não estamos preparados para ter todo conhecimento do universo. Acredito que tudo que sabemos, é só um grão de areia da maior praia do mundo. Talvez, somos só um viveiro de alguma espécie completamente evoluída. Já que nossa evolução é baseada no tempo da terra, pode haver vida que começou em planetas que foi criado milhões de anos antes da criação do planeta terra.
Como dizia Carl Sagan: "Se não existe vida fora da Terra, então o universo é um grande desperdício de espaço". E pra quem acredita em Deus, até Jesus já disse que na casa do seu pai (Deus) existe várias moradas, porém na época as pessoas não entendiam direito, até hoje não entendem.. Eu acredito fielmente que existam algumas civilizações sim, mas nada como a gente imagina. Acredito que sejam "seres humanos" igual a nós, porém muito mais evoluídos e outros menos evoluídos, os mais evoluídos talvez saibam da nossa existência, outros não.. há muitas variáveis, é complicado. Mas tem muita coisa que aconteceu nesse planeta que é difícil explicar, tecnologias antigas no Egito por exemplo, até hoje não conseguem explicar direito como eles cortavam as pedras com tanta precisão, cortes de serra, o deslocamento das pedras, etc. É muita coisa a se pensar, mas acho arrogância o ser humano achar que vivemos sozinhos aqui.
@@heisenberg5349 Egito antigo tinha artesão melhor q hj em dia meu bom, já teve vários holocausto nesse planeta e não duvide de alguém q se projeta como um deus kkk
@@LzzGg2 Você não entendeu, você já viu aquele documentário que fala sobre os cortes de serra nas pedras dessa época? Obviamente naquela época não existia "makita", a famosa serra circular, dá uma pesquisada aqui no YT aí meu nobre e tire suas conclusões.
EXATAMENTE! Esse ego científico, de que nós "sabemos de tudo", de que temos explicação para tudo, é uma coisa que eu odeio. Nossa ciência, digo a moderna, se iniciou mais ou menos no século XVIII, com o Iluminismo, no calendário astronômico, seria ontem. Há pouco, descobrimos que a Terra gira em torno do Sol, e não o contrário. Sendo assim, como seria possível querermos explicar as questões mais complexas do Universo?
Se em cem anos tivemos um progresso exponencial da technologia, imaginem uma civilização que tivesse um milhão de anos para progredir. Nossa tentativa de comunicação com os extra-terrestres é comparável às formigas tentando comunicar-se conosco.
@@vitassasso Quem sabe eles já não estejam aqui entre nós estudando como eles eram primitivos há um milhão de anos atrás. Eles já tiveram inclusive uma Anitta, Felipe Neto e até um Lula em um passado muito distante. O Lula deles quase destruiu aquela civilização.
@@vitassasso Creio que os alienígenas não colonizaram nada pois tem sido governados pela esquerda por mais de 900 mil anos através de urnas sempre fraudadas.
Eu assisto os dois pra tentar ficar mais inteligente, e me sinto cada vez mais burro! kkkkkkkkkkkkkk Deus abençoe vocês! Sou admirador do Sacani e da Ovelhinha Sideral.
Eu adoro ver os episódios e filmes e ainda mais os antigos! Porem especulação e teoria são mera fé. Mas gosto de ter fé! Pois não é possível ter só a gente !!!!
Acho que essa forma de vida era justamente de silício. Tinha aparência totalmente diferente do que imaginamos de espécies extraterrestres (era praticamente uma gosma) e tinha um ovo extremamente sólido, muito interessante como uma série tão antiga fugia do imaginário popular na hora de especular uma vida extraterrestre.
Eu sempre pensei nessa mesma possibilidade que a Joceane, da vida surgindo de outras formas além do carbono, meu professor de biologia sempre levava em consideração a vida na base de carbono quando eu fazia esse tipo de pergunta e eu nunca entendi o porquê de levar em conta apenas essa possibilidade
Eu também sempre pensei nisso. Mesmo que o Carbono seja a molécula mais estável para a ligações e tudo mais. É com base no que a raça humana conhece. E não no que há realmente no espaço todo.
@@ZanguetJhones o canal ciência todo dia explica como as moléculas são formadas, e infelizmente a possibilidade não é tão infinita quanto se possa imaginar. Mas sim, podem e devem haver outras formas de vida, inclusive baseada em outras moléculas que não o carbono.
Ainda existe a possibilidade de ter acontecido ou estar acontecendo algo fora do universo observável. Tudo isso que está sendo debatido está nesse "pedacinho" onde estamos e até onde conseguimos ver.
o Átila tem um idéia interessante, ele falou em um vídeo que pela nossa posição "privilegiada" na galáxia pudemos nos desenvolver mais "tranquilamente", pois estamos mais afastados do centro. O centra da galáxia é muito conturbado, podendo ser menos propício ao desenvolvimento de vida.
@@pedrohenriqueleibelaranhaNÃO!! ele disse pouco mais de 2 milhões se não fosse feito nd, como os governantes queriam fazer, a chamada imunidade em rebanho. Acho que vc não se lembra do caos em Manaus, caso vc se lembrar, consegue pra imaginar se isso fosse em escala nacional?
@Daniel Alves a gente n sabe se é de fato infinito, ate onde a gente pode observar chega um momento q n tem nada, talvez é so um buraco e dps tenha mais universo mas ainda n sabemos.
@Daniel Alves O universo não é infinito. Primeiro que, o universo para ser infinito em espaço, teria que ser infinito em tempo, ou seja, você teria que descartar a teoria do Big Bang. Segundo que, um universo infinito teria infinitas possibilidades, ou seja, no universo teria um planeta habitado só por galinhas.
Quando se estuda ciência, ficamos tão encantados pelas obras do Criador que não queremos pensar nele. Existem tantos mistérios, tantas coisas que Deus criou, que nesses estudos somos crianças expencionando brinquedos e não deixamos nosso Pai fazer parte. Gosto muito de ciência, sou cristão e acredito que um Design Inteligente é a teoria que mais faz sentido na criação do universo. Deus abencoe a todos vocês 🙏🏾
Da mesma forma que não temos prova da existência, também não temos prova da inexistência de vida inteligente fora da terra. Portanto, é uma questão de mera fé do Sérgio. Ou então, pior, ele faz isso de propósito para gerar polêmica e, consequentemente, mais views. Além disso, o que já bastaria como refutação da posição dele, ressalte-se que em todas as entrevistas ele dá como exemplo a busca por uma espécie inteligente IDÊNTICA à humana, sendo que a nossa espécie não passa do resultado da adaptação biológica à este habitat específico. Ou seja, um habitat diferente, geraria como consequência uma adaptação biológica também diferente, potencialmente de inteligência sim, mas com adaptações compatíveis à cada habitat. O que é gritanteme óbvio, mas nunca, ninguém chegou à enquadrar ele nisso. Aliás, na verdade, quando alguém refuta ele em algo ele dá uma risada de deboche, concorda só no momento, mas depois volta a se posicionar em algo já refutado, como nesse caso. Podem reparar... Fora um outro paradoxo: Se forem mais inteligentes ao ponto de poderem passar por aqui, podem simplesmente não ter interesse nisso ante ao nosso primitivismo em relação à eles, exatamente da mesma forma que nós não paramos o carro nas estradas para tentar estabelecer contato com as várias "comunidades" de cupins que vemos com frequência ao longo da viagem, nos pastos por exemplo. Simplesmente seria perda de tempo. Basta inverter os papéis e veremos porque nenhuma civilização mais avançada perderia tempo conosco. Só que ninguém pensa nisso, todos se acham grande coisa de dentro da sua própria perspectiva. A capacidade de abstração ainda é pífia. Vamos pensar de forma mais racional galera. 👍
Design inteligente é a que menos faz sentido, pois não é considerado nem como uma hipótese para a ciência... Está mais para uma doutrina cega, pois foi o que te ensinaram durante o seu crescimento, e com certeza será muito difícil tirar isso de você agora. É tipo perguntar um muçulmano qual religião faz mais sentido pra ele, obviamente ele vai dizer que é a religião na qual ele foi ensinado desde a infância (porém ele nunca assumirá que acredita por causa disso, na cabeça dele ele acredita porque faz mais sentido, mas todos nós sabemos que foi devido a doutrina religiosa)
Sobre o começo do vídeo, o pessoal têm uma má interpretação sobre a função da ciência, já que ela não existe pra prover 100% das respostas e sim instigar pessoas a procurarem por respostas ao invés de acreditarem em qualquer história. Como sempre, parabéns pelo canal!
É justo pela imensidão do universo e a distância gigantesca entre cada planeta, sistema ou galáxia que não temos contato, conseguimos apenas observar o universo, mas viajar nele, não saímos nem do nosso sistema solar ainda, então acredito que é por isso que não conseguimos comprovar a existência de vida inteligente fora da Terra, mas a probabilidade de ter é muito maior do que a de não ter, acredito eu
É preciso de muita fé pra crer numa salada dessa de tentar explicar a origem da vida. Samos 14 . Deus chama de tolo os que não crêem Nele. A paz do senhor Jesus Para todos os descrentes.
Com certeza, o universo é gigante e afirmo com todas as letras que existe outros sistemas , e concequentemente outras formas de vida, inteligentes ou não.
@@victorhenrique6052 há muitos anos, quando eu tinha 17 anos, mais ou menos, eu e minha mãe vimos de dia, uma esfera cromada, voando contra o vento, por cima de umas vacas pastando. Na época era só fazenda no fundo de casa, ainda não tinham mais conjuntos. Isso foi, acho que em 2001 ou 2, se não me engano e era de dia. Ela voava sem oscilação, em linha reta, da altura do poste, mas a uns 40 ou 50mts de distância. Achei muito interessante, e ficamos olhando uns 5.min até sumir atrás da mata....
Concordo demais com ele! Também acho que não existe civilização como a nossa ou população humanoide e etc... Como ele falou e é verdade a vida aqui a terra foi cheia de detalhes raríssimos, como a posição do planeta no sistema solar, zona habitável, outros planeta que o protegem de objetos como cometas e asteroides, a evolução em si do planeta, coisas que atingiram a terra e podem ter causado o efeito para gerar a vida e etc.. São diversas variáveis e várias perguntas, do tipo como a vida surge de algo não vivo? Eu acredito que a vida como a nossa é uma anomalia e uma excepcionalidade no universo. Raríssima.
Acho muito legal a discussão sobre o tema, e a busca por vida fora da terra tb. Mas acredito que deveríamos estar infinitamente mais preocupados em permanecer existindo aqui, nesse planeta, pq sobre o nosso futuro como civilização, esse sim, é muito variável e incerto.
@@Gabi-nn6xu isso eu sei, e aparentemente ela não possui competência pra isso, o vocabulário é pobre se resume à gírias e quando não entende uma coisa, fala, è isso, tá ligando, ou, mete outro assunto, quando se propor a algo faça bem feito.
@@sales9605 Não tem competência pra... Conversar? Cara da pra entender mto bem, e existe uma troca. Se uma pessoa fala "ta ligado" e "é isso" significa q ela concorda, e não q ela não entendeu nada. Se a pessoa não tem o q adicionar naquela fala em específico pq ela ia forçar a barra? Eu literalmente não vi nenhum momento onde não existiu uma troca de ideias, é assim q uma conversa funciona. Sei lá, ou vc tá forçando por preconceito, ou vai investigar se vc tem alguma coisa q atrapalhe sua habilidade de entendimento sobre dinamicas e interações sociais e tal, e não to falando pra ofender. Mas eu acho q vc ta forçando mesmo.
Neste caso prova de vida a base de carbono, certo? Mas ent pq q a galera do "tem vida sim" já fala de silício e n sei oq mais? Se somos uma prova, somos uma prova de vida como a gente, e vida como a gente precisa de todas as variáveis que o Sacani menciona.
@@KalebLimao E é justamente por isso... Eu não acredito que tenha vida como a existente no planeta terra em nenhum lugar no máximo. Alguns micróbios análogos aos do éon proterozoico nos mares conegelados da lua Europa, por exemplo. Porém, é fato que o único modo de vida que a gente conhece é baseado no carbono. Portanto, só procuramos vida como nos comhecemos porque é o único jeito que sabemos procurar. Logo, quem não garante que exista vida a base de silício por aí.
@@f.6235 ainda nem é conhecido como a vida foi sustentada a base de carbono por aqui, e a nossa ciência tem mais familiaridade com estr componente do que com silício. Dizer que "pode existir" pq é possível é o msm q dizer q é possível vc ganhar todas as mega senas do dia que vc nasceu até o dia em que vc morreu, é possível? Fisicamente sim, n quer dizer que vai.
Vida é certeza que existe já. Civilizações seriam muito diferentes. Estamos acostumados a achar que encontraríamos civilizações iguais a da terra. Serão muito diferentes de tudo que possamos imaginar.
Da hora a conversa. Tmbm sou entusiasta como ela: eu me recuso a acreditar que estamos sós no Universo, seria um desperdício de espaço enorme. O que impede da gente descobrir vestígios de antigas civilizações é o Tempo. Neste momento pode haver um planeta cheio de vida como o nosso, mas até a gente descobrir e ter conhecimento deste local, esta civilização já desapareceu por causa da distância, da viagem e tudo mais. O Tempo é cruel.
Para uma bactéria existir, precisa de milhões de probabilidade, etc. Para uma bactéria existir precisa de tanta coisa, vc não faz ideia, para explicar um bactéria vc descrever sobre ela, vc precisaria de uns 70 livros. Estou falando de uma bactéria, imagina os bilhões de tipos de vida na terra, as pessoas acham que só existe ser humano, animais e inseto, kkk Cara e trilhões de bilhões de tipo de vidas microscópica, milhões de tipo de vida marinha, milhões de terrestre, as floresta, e no fim o ser humano máquinas perfeitas, simplesmente magníficas, o corpo humano e uma coisa magnífica impossível de existir, mas estamos aqui. Ou seja, existir uma coisa dessa no universo é 0% Podem um dia achar um tipo de bactérias, vírus, em outro planta, só, mas vida inteligente ou pelo menos 1% igual a da terra nunca acharam.
Minha teoria é que assim como nos hoje conhecemos e entendemos a vida microscópica, nós podemos ser os seres microscópicos de algo muito maior, parece absurdo a princípio, mas se pararmos pra pensar na imensidão do universo, faz algum sentido.
Eu parei para pensar nisso também olhando o tamanho do universo nós somos os mais pequenos ,isso é estranho porque poderia ser qualquer coisa ,mas somos os mais pequenos digo os seres vivos todos
Podem existir seres vivos inteligentes que não respiram oxigênio como nós. Os mesmos ingredientes que são necessários para a nossa existência podem não ser os mesmos que fazem a existência de outras espécies universo a fora. Pensem nisso.
Justamente é o exemplo que a moça deu. Somos a base de carbono (se eu falei borracha, corrijam-me), mas e se existirem outros seres a base de silício? Um exemplo evidente pra nós aqui: nós utilizamos oxigênio pra viver, as plantas puxam gás carbônico e revertem esse processo à noite....
Cara, o legal é que eles mesmo pensando diferente sobre esse ponto, eles dialogaram muito bem!! Muitas informações incríveis e de qualidade!! Parabéns!!! 👏👏👏
É interessante quando as coisas fluem naturalmente o resumo é "acredito, ou não consigo acreditar", percebam que por mais que há estudos, leis, teorias, evidências aqui ou acolá a crença se faz presente, logo, num debate evoluído os participantes sabem que até mesmo as fé em divindades possuem seus elementos fundantes, sejam experiências pessoais, escritos sagrados e outras formas de respaldo. Há um fator interessantíssimo sobre nossa existência aqui que é pouco falado, não somente temos vida inteligente na terra mas somos tão privilegiados que até a nossa posição na galáxia e sistema solar, bem como a composição da nossa própria atmosfera nos permite olhar para fora e estudar o universo, quando se procuram todos os ajustes finos do nosso cantinho azul (até a matemática envolvida) a resposta é estarrecedora, aí a máxima "não possuo fé suficiente para ser incrédulo" faz muito sentido.
Meu total respeito ao Sérgio Sacani, com certeza ele tem muito mais informações do que eu para embasar seu pensamento. Lembro apenas que certa vez a Megasena deu os mesmos números que o sorteio de uma outra loteria aí pelo mundo, não me recordo qual delas. Eu penso que, em se tratando de UNIVERSO, por mais rara e difícil que seja a formação da vida inteligente, creio ela ser BEM MAIS FREQUENTE do que 6 números num universo de algumas dezenas coincidirem em sorteios pelo mundo.
E os dois discos voadores que eu vi a uns 700 metros sobre a minha cabeça e sumiram numa velocidade absurda, isso em 94 em Florianópolis, não existe nada nesse planeta para se mover assim.
Tem uma série de "se's" que evidência o quanto nós ainda precisamos entender sobre a origem da vida, mas na minha opinião isso não resulta em baixa probabilidade de ocorrência. Sabemos muito pouco para fazermos estimativas probabilísticas aceitáveis. A vida a base de silício e outros elementos menos usuais surgirá na Terra nos próximos anos, estamos trabalhando para isso (Inteligência Artificial Geral).
Acho muito difícil vida diferente da baseada em C. De fato o Silício, por ser da mesma família, consegue ser bastante flexível para fazer ligações e cadeias. Porém a sua flexibilidade é muito menor. O Si tem um raio atômico maior, a energia dos seus orbitais é completamente diferente. Isso o torna menos flexível que o C e não parece ter a mesma variabilidade de potenciais moléculas "orgânicas". Além disso, sua forma oxidada é um sólido polar insolúvel enquanto no caso do C é um gás apolar que ioniza em água tornando-o muito solúvel. Claro, o oxigênio não é o único aceptor final de elétrons que existe, mesmo aqui na terra existem outros elementos que cumprem este papel (somente em bactérias e arqueas). Mas o oxigênio é DE LONGE o aceptor mais eficiente, tanto é que a vida complexa só foi possível quando ele passou a ser relevante na nossa atmosfera. Além disso, um meio líquido é essencial para que as reações químicas da vida o ocorra, afinal, como transportar moléculas pra lá e para cá? Quantas moléculas complexas a base de Silício são solúveis em água ou outro líquido, como hidrocarbonetos? Praticamente nenhuma. Além disso polímeros de silicio são notáveis pela sua pouca reatividade (o que é ótimo pra quem usa próteses de silicone), o que me parece ser uma característica muito ruim pra quem quer pleitear ser um elemento chave da vida. Conclusão, é muito pouco plausível uma vida baseada em silicio simplesmente porque as leis da Física provavelmente são iguais em qualquer lugar do universo e compostos de Silício possuem uma versatilidade e uma potencial variabilidade absurdamente menores do que compostos a base de carbono. Logo, o mais plausível é a vida ser baseada em C em qualquer lugar do universo mesmo.
Irmão, veja documentário sobre o Buraco Negro na Netfli, onde aparecem diversos cientistas estudando e quebrando a cabeça sobre buracos negros, isso inclui Stephen Hawking. Todo o stress dos estudos acontecem pq para o buraco negro não existem leis da física funcionando, estão destruídas
Cara cada vez que eu vejo eles falar eu creio mais em Deus. Sei que o assunto e ciência mas qnd eles fala da probabilidade do começo eu aumento minha fé.
Quando se fala que é impossível, acaba com quaisquer possibilidades. E para o ego humano o problema se dar por resolvido. A vida humana é uma complexa combinação aleatória. Se imaginamos que somente a Terra teve esse privilégio, a única explicação é que essa complexa combinação aleatória, não é aleatória porque é Única. Nesse caso haveria uma Força que tornasse possível a nossa existência.
E pra formar tudo isso, teria q ser uma força maior q o universo, teria q está fora do tempo e do espaço (já q antes do bigbang, nem havia tempo), e teria q ser intencional (devido a baixa probabilidade de termos a vida como ela é hoje)
No Princípio, Deus criou o céu e a terra. São João - 1. Se vocês entendessem, ou pelo menos procurassem entender na mesma intensidade que estudam sobre alienígenas, vocês acharia toda a discussão desse vídeo algo pueril.
@@LucasLima-dn7vl assim como a Bíblia e a religião cristã, há milhares de religiões com seus livros sagrados descrevendo a origem conforme acreditam, a ciência e quem procura como vc disse com todo essse esforço a vida fora da terra, são pessoas que preferem tentar entender e compreender a realidade como ela é, e não usando uma história com apenas criador ou filosofia de vida e já era tudo feito, não gostamos de estudar ler testar comprovar aprender sobre as coisas pra ver como elas funcionam e não se satisfazer apenas com o mais fácil a alienação, e é por causa dessas pessoas que hoje existem mecanismos e tecnologias vários campos que ajudam na nossa vida e a tornam muito mais facil e prática, assim como na nossa medicinal e todo espectro da vida.
"Se imaginamos que somente a Terra teve esse privilégio, a única explicação é que essa complexa combinação aleatória, não é aleatória porque é Única" Ou que foi a única que deu certo nos tempos atuais. Abraço
As distâncias entre os planetas q possam ter vida são enormes tornando se quase impossível uma viajem entre eles pois o tempo seria o nosso pior inimigo ,acredito sim q exista vida em outras galáxias mas acho q a evolução humana para tal contato é a nível espiritual pois só assim o tempo se torna desprezível,estamos longe para dominarmos tal assunto ,estamos apenas gatinhando ,a maneira q o nosso amigo Sacani acredita é o caminho mais longo e como ele mesmo disse é necessário conhecimento e acreditar nas possibilidades
O Serjão esquece que a probabilidade de ocorrer eventos que proporcionam o surgimento da vida, é em função do tempo. Se vc tiver uma chance mesmo que seja muito pequena de algo acontecer, uma hora vai acontecer porque tem tempo pra isso. Me lembro da speedrun do Super Mario 64 mais rápida que há, aconteceu de um raio cósmico alterar o valor de um bit que proporcionou o deslocamento do personagem um nível a cima, as chances de isso acontecer são muito pequenas, mas se vc tiver milhões, bilhões de anos as coisas mudam.
Só que aqui entra um detalhe, se as variáveis que proporcionaram a existia da vida aqui na terra só tiverem existido em um momento específico ou seja um momento único de todo o tempo, aí não tem como acontecer duas vezes
o legal das probabilidades é que para todo tipo de coisa existe uma chance de acontecer... de modo que se há pelo menos um evento dentre milhares a probabilidade acaba sendo baixa, mas o evento está lá... e não necessariamente precisa ter alguma força sobrenatural "puxando as cordas"... em probabilidade existe o ditado do "merda acontecer", mas também existe a parte do coisas boas acontecem...
Eu acho que com toda certeza existem outras civilizações(não necessariamente de seres parecidos conosco, pq as chances disso são ínfimas) espalhadas por ai, talvez algumas até mais avançadas, mas COM CERTEZA não estão perto de nós e talvez seja completamente inviável conseguir contato, por isso ainda não ocorreu. Se o universo é infinito, ou mt próximo disso, significa que as condições pra vida inteligente vão se repetir em outros lugares. E a questão da vida microbiana eu to com o Serjão, se procurar bem acha até no nosso sistema solar.
Se o universo é infinito ou muito grande, mesmo a vida inteligente deve ser relativamente comum. No entanto a sua duração deve ser bem curta na escala cósmica e uma civilização detectar outra é praticamente impossível.
Perfeito argumento. Eu vi uma teoria sobre a evolução de uma civilização na escala 1 de Kardashev(já é um estagio extremamente avançado da vida inteligente). E resumidamente dizia que quando uma civilização já é muito grande é muito mais dificil para que ela continue a se desenvolver sem criar problemas no seu centro. Basicamente se formos evoluir até esse ponto deve ser de maneira homogenia, se não entrariamos na teoria de auto destruição. Então para uma civilização ter condições de contato com a outra não basta apenas evoluir de qualquer jeito para ter os meios necessários, é necessário evoluir de maneira homogenia para não "estourar a corda do lado mais fraco". E isso torna esse contato entre civilizações ainda mais improvável. Pra mim fez bastante sentido.
O surgimento da vida é tão banalizado hoje em dia, parece tão fácil que ela surja e se desenvolva sem nenhum problema.. sei que o espaço é incompreensivelmente grande, mas isso não justifica a existência de tantas civilizações, não compreendemos nem mesmo de onde nós viemos e como chegamos até aqui sem que fossemos extintos (do ponto de vista científico).. Somos seres frágeis.. assim como o universo é incompreensivelmente grande a vida tbm é incompreensivelmente complexa e não tão simples de existir
@@brunofernandes7140 O mais grave é que você é a grande maioria aqui define vida como aglomeração de matéria, e não realmente o que somos: Espíritos eternos.
Se nós existimos, já sabemos que a chance de existir vida é pelo menos igual a um. Não ser zero já cria expectativa suficiente pra acreditar que as possibilidades são tão grandes que existe pelo menos "um mundo único" em cada canto do universo
A equação de Feymann é interessante, já proposta pelo mesmo com a afirmação: ela precisa ser adequada conforme o conhecimento sobre expanda. Ele mesmo já previa tais modificações. Já a escala da evolução das civilizações, leva em conta um único fator, e por mais que seja uma viagem mental, a considero inadequada, creio que deveríamos estar trabalhando para torná-la mais plausível.
Existem seres fora do nosso planeta ou da dimensão a qual conhecemos, eles são muita rápidos, muito mais do que a velocidade luz, ouve alguem caminhando entre nós no pasado e o mesmo antes de partir, nos prometeu que na casa do seu pai muitas moradas haveríam. Para um dia tomarmos posse das mesmas se assim o merecermos....Acredito sim, ha vida muito mais perfeita a qual nos conhecemos !!!!!
Umas das coisas, que particularmente, acho que o paradoxo de fermi erra ou ignora, é que, vamos supor que não exista tecnologia avançada o suficiente para viajar entre galáxias, ou até na propria galáxia, e realmente, nada possa ultrapassar ou "driblar" a velocidade da luz, fica difícil ver, outras civilizações, ou ver qualquer coisa relacionada a esta, mal conseguimos localizar planetas em outros sistemas solares, quem dirá sinais de vida. É assim, por mais que o cara fale que as variáveis de vida complexa e inteligente sejam difíceis, assim, alguém que tem o mínimo de noção de tamanho, vamos dizer, de uma galáxia, matematicamente a probabilidade é a favor de vida inteligente, o problema é que o ser humano, por mais que ele estude e acredite em tudo que leu e estudou, ele se perde.... Só de ver a distância em escala da terra a lua, nos perdemos completamente, por isso, preferimos acreditar que somos "únicos"....
não adianta mostrar dados de uma escala aonde quase 99,9% é formado por planetas e falar que conta como possivel vida, você tem que colocar as escalas da quantidades de planetas! e não a escola do universo! sendo que o universo na sua maiorioria é sem oxigenio sem gravidade sem planeta e sem qualquer tipo de energia proxima.... vc ta querendo medir a escala de tamanho de um planeta que é 99,9% magma(lava) e 0,1% abitavel e contar como 100% abtavel . se for pra medir a abitação do universo tem que medir os lugares que é possivel ter algum tipo de energia
@@warlock2581 mesmo a maior parte do espaço sendo vazia, existem bilhões de galáxias por aí. Estima-se que só a Via Láctea possui de 200 a 400 bilhões de estrelas. Então imagine quantas estrelas existem por aí com planetas em sua órbita. A gente já tem dificuldade de encontrar planetas dentro da nossa própria galáxia, quem dirá mapear todos os existentes em lugares a milhões, bilhões de anos luz de distância de nós. E pode ser que nesses lugares tão distantes pode haver vida, mas que não ultrapassaram as barreiras tecnológicas para viajar entre galáxias e se encontram no mesmo dilema que nós, de achar que são os únicos pq não conseguem contato com ninguém.
@@warlock2581 mas aí que tá, vc também se perdeu no tamanho, e nos números, já foi feita essa conta, mas pra vc entender, vamos supor que, que todos os planetas que existem, 0,001% sejam possíveis de ter vida, igual a terra, vc acha que isso são poucos planetas? São bilhões ou trilhões de planetas no universo. É ainda um outro fato, que mostra que o ser humano é limitado na questão de visão das coisas, aqui na terra a vida se formou na base de água e oxigênio, mas nada impede que em outros lugares tenha se formado de outras maneiras, só acha prepotência demais as pessoas se acharem os únicos, que não pode existir vida inteligente em outro lugar do universo...
Perfeito! Nosso conhecimento vai até onde vai nossa capacidade de observação e análise. Entretanto, também dentro de uma premissa probabilística, o universo é imenso. O simples fato de nós existirmos é argumento a favor de um outro evento - "VIDA" - ocorrer!
@@dlf6831 Perfeito! Este é um poro de vista. Seguindo premissas da matemática e probabilidade, a existência de um evento (ocorrência de vida - a nossa, é prova de que é possível a existência de vida. ... mesmo que muito pouco provável! O universo é imenso. Precisamos de mais informações, dados ferramentas, e até mesmo humildade para reconhecer e avançar nossos limites.
Só pra deixar um pouco mais completa ( ou assustadora depende da interpretação) a teoria do Sacani: dentro do universo observável, a quantidade de variáveis combinadas para que exista vida complexa na Terra é quase impossível de ocorrer. O que é deixado de fora: partindo do pré-suposto q toda a vida na Terra é a base de carbono, ainda assim apenas os humanos é que tiveram o desenvolvimento social/tecnológico/psicológico para o tipo de sociedade que existe hj. Oq significa: que extrapolando de forma MUITO GENÉRICA, mesmo fora da parte observável do universo, a chance de existirem sociedades como vemos na ficção-científica é praticamente uma improbabilidade.
@@AlexRocha-qy8ng concordo contigo, porque vejamos os dinossauros, viveram por 160 milhões de anos, cara, isso é muito tempo, a nossa espécie está há só 190 mil, e duvido muito, infelizmente, não vá vivenciar mais 200 mil anos, vai se extinguir antes e talvez levar boa parte da vida do planeta junto, então como a vida funciona pela seleção natural, a inteligência não é um boa, é como uma labareda q queima rápido demais, agora uma vela acessa, demora mais pra extinguir
Uma coisa que, talvez limitasse a possibilidade de basear a vida em silício e não em carbono é que o silício não se mantém estável em cadeias mais longas, como o carbono faz.
@@diegomagalhaes4910 e outro, pode existir outros milhares de elementos químicos que a gente nem sabe e que pode fazer com que o silício seja estável com algum deles.
Sergio Sacani muito certeiro nas suas convicções, admirável de se ver! Realmente, fora da Terra, nunca foi encontrado nem sinal de rastro de uma ameba ou bactéria. É preciso abandonar a ciência e ser muito românico ficcionista para acreditar, SEM INDÍCIOS, que exista vida inteligente fora da Terra.
Eu sempre pensei isso. Eu não entendo o argumento de que é impossível ter vida fora da Terra pq não existe água, por exemplo. Ué, nós precisamos de água. E a se a outra forma de vida não precisa? O ser humano sempre quer ver as coisas a partir do ponto de vista dele, sempre acha que se ele consegue então é possível, se não consegue então não é. Isso é extremamente limitante.
Acho curioso as pessoas apelarem para uma outra forma de vida. Os caras fazem uma hipótese sobre algo que eles não sabem se existe. Ou seja, eles dobram a aposta.
Boa noite Sérgio! Quando vc tiver um tempinho, de uma lida no livro A GÊNESIS segundo o ESPIRITISMO. queria muito saber a sua opinião! Parabéns pelo trabalho!!!!
@@TV1984 É justamente este olhar que desejo, ou seja, um olhar crítico e criterioso, mas justo e honesto, sempre em prol da ciência, pois a ciência é um dos pilares do ESPIRITISMO. Sou um fã de Sérgio!
@@fredericofernandes4556 Ele não será justo e imparcial. Ele é claramente cientificista com o decadente paradigma materialista. Dica: pesquise Halton Arp e veja qual a real validade do red shift para se medir as distância das galáxias e tamanho do universo ( isso é um só exemplo).
Se fala bastante na teoria de vida com base em silício. Porém o silício e o carbono são muito diferentes, principalmente nas possibilidades de geometria nas moléculas, onde o silício tem apenas uma fração das possibilidades do carbono. Sem contar que as 4 ligações do carbono são de mesma força, no silício uma (a primeira) tem muito mais força que as demais, tendendo a formar compostos estáveis (como observado na natureza).
O cachorro é um animal relativamente inteligente, eu acho que a sopa da vida pode ter se formado em outro lugar sim. Talvez não que tenha dado origem a um animal racional (igual aos seres humanos), mas eu acredito que possa haver vida animal. Oq seria até melhor pro planeta em questão, o ser humano é muito nocivo.
A ciência não é detentora da verdade, mas é cheia de hipóteses, um talvez e se fosse... No fim não temos como ter certeza de como o universo se iniciou, como o planeta foi formado e como ele terminará. O que sabemos com certeza é que estamos vivendo o presente...
Olha pra terra, bastou ter condições boas pra ter vida e aparecem milhões de espécies diferentes de seres vivos, se pegar as espécies que foram extintas podemos estar falando na casa de bilhões de espécies de vidas diferentes criadas só aqui. Então pra mim é meio lógico que existe muita vida no universo, a questão é quanto delas são inteligentes.
@Tarcísio José Análise a história da terra, a terra já passou por várias mudanças tanto de clima, temperatura como de varios outros fatores, como niveis de oxigênio gases e tals. E essas diferenças foram muito grandes inclusive. E mesmo assim a vida estava lá presente com milhõe de espécies. E leve em conta que ainda existe a possibilidade de outras formas de vida se desenvolverem de formas muito diferente como foi levantado nesse vídeo. Se vc analisar a probabilidade de uma espécie em específico existir, como os seres humanos por exemplo, de fato precisaram muitas combinações pra estarmos vivos aqui conversando. Mas a vida de forma geral se mostrou super capaz de se desenvolver na terra em diferentes circunstâncias. E hoje nós já sabemos que existem no universo planetas que aparentam ser semelhantes a terra, e se levarmos em conta os que ainda não descobrimos então....
@Tarcísio José Não precisa ser condições boas, vejamos existe bactérias que fazem a produção de energia usando a oxirredução de HCl (Acido cloridrico), existem tipos de invertebrados que vivem em Vulcões, existem fungos capazes de se desenvolver usando energia radioativa. Tem milhares, quiçá milhões de exemplos de condições não propicias para vida ainda sim existe KKKKK
Concordo com o Sacani quanto as infinitas variáveis. Mas o universo é grande demais, o suficiente para que o mesmo ou parecido possa ter acontecido em outra galáxia.
Digo mais: a consciência é a arma suprema para A Vida persistir. No "jogo pequeno", o das espécies concorrentes, já vimos que ela é a arma mais temível. Assim sendo, o pendor da natureza para aperfeiçoar a consciência é enorme. E a chance de daí resultar espécie cultural...
Não só de silício, de qualquer coisa. Quiçá pode haver espécies que respiram monóxido de carbono, argônio, enxofre, e etc... A vida lá fora pode não ter nada haver com a vida aqui.
@@pliniobarra Pode sim Plinio, o silício é o sétimo elemento mais abundante no universo, e o segundo em maior quantidade na crosta terrestre depois do oxigênio.
Como é bom ver duas pessoas inteligentes conversando. Que tem opiniões diferentes, mas se respeitam.
Ser inteligente é isso mesmo, ter opinião e saber ouvir e respeitar a dos outros, sabendo que a sua pode não ser a certa ( só sei que nada sei)
"InteliJente"
@Smack That ser inteligente a saber argumentar do melhor jeito!? Acho q tu tá errado. O conceito de inteligência não é tão simples assim.
@@avalonjogueiro7777 comentario lixosao em jovem
Ela não é nem doida
A resposta pra “se não estamos sozinhos, onde está todo mundo?” É: LONGE! As distâncias são absurdas pra que se viaje até outra civilização ou pra se comunicar ou simplesmente ter alguma prova da existência delas.
Exato, em outro lugar outra civilização pode estar se perguntando a mesma coisa
Ou então não querem contato com nós... Em uma escala de civilização Kardashev, que vai de 1-7, nós estamos no nível 0.72 ainda.
Começou agora! Não é assim tão rápido vai demorar muito
Fora que geralmente, olhamos para as galáxias em seus momentos de milhões/bilhões de anos atrás, impossível saber a situação atual. Então é foda...
Deve ser loko tbm, se encontrar animais em outros planetas , como será que são, na terra já existiu dinossauro imagina os bicho loko que não deve ter
"Existem duas possibilidades...
Ou estamos sozinhos no Universo ou não estamos.
Ambas são igualmente aterrorizantes." Arthur C. Clarke
Onde ele cita isso ?
@@victorowayne8428 no filme os escolhidos!
Não existe et cara kkk
Carl Sagan.
50%
Um papo assim que é foda, quando o convidado e o apresentador conseguem conciliar diferentes ideias sem entrar em conflito e ainda somando-as
O Sergião é tão bom, que consegue ser careca cabeludo ao mesmo tempo!
é quase um gato de schrödinger
o famoso calveludo
O homem faz sucesso com as mulheres q gostam de carrecas e de cabeludos
Ele é o Carecabeludo
É uma pena que na sua cabeça, a inteligência do cara se resume a isso.
O top é ver o crescimento dos canais de Ciências no país ! Gosto dos dois !!
🌏🌌⭐
Tbm
Ciência? putz é apenas achismo, um pouco de teoria, imaginação a partir de desenhos ou as "Infecção" científica e doutrinação desde a infância.
Canais de ficção científica você quer dizer.
@@nandos3rp490 ?
@@nandos3rp490 ficção científica é acreditar que cobra sabe falar kkkk
Como duas pessoas com visões diferentes, conseguem encontrar uma plataforma de entendimento e fazer uma excelente conversa. Gostei.
E sem se agredir...
Sacani é a chave mano, ele não fala que está errada.
Apenas da a opinião dele e mostra que ele entende o ponto de vista da pessoa pq conhece muito sobre o que ela fala
Pessoas inteligentes, educadas, estudiosas, com argumentos e não achismos. É outro nível.
Simples: eles não fizeram um DEBATE. Foi uma simples conversa onde cada lado expôs aquilo que acredita e entende. Se a intenção fosse PROVAR QUE O OUTRO ESTÁ ERRADO, o atrito seria inevitável.
Pq elas respeitam a opinião uma da outra
Pessoas com convicções diferentes conversando. Muito bom!
nenhuma das duas é convicto daquilo que falaram, tai a chave
Eu até concordo com o Sacani sobre essa questão de levar em consideração todas as variáveis e probabilidades. Mas ao mesmo tempo eu penso, com 13,8 bilhões de anos a probabilidade dessas mesmas variáveis acontecerem em algum momento do tempo também podem ser consideradas.
Exatamente, por mais que sejam pequenas probabilidades dessas variáveis acontecer, precisamos levar em consideração todo esse grande tempo da existência do universo, que pode ter acontecido essas variáveis e mtas outras que não passamos ainda, talvez nem vamos.
@Will.S Silva sem falar que não necessariamente foram as mesmas variáveis
@@guedescanal6592 Sérgio é um maximalista. Pra eles somos os "únicos especiais" e única forma de vida possível em variáveis de bilhões
Concordo com o Sérgio.
Na minha opinião é a velha história de: Se existe uma ou mais civilizações ultra avançadas na nossa galáxia, por que a gente não tem nenhum sinal delas? Se alguém tivesse "desbloqueado" a viagem interestelar, porque não vemos uma galáxia barulhenta e agitada?
Na minha opinião o grande filtro das civilizações é justamente o tamanho absurdo do espaço, e simplesmente não há maneira de cobrir essa distância de maneira viável para nenhum ser vivo. Não duvido que existam/existiram raças avançadas, mas todos, inclusive nós, estamos confinados aos nossos sistema solar
@@joaobregalda7759 olha, você pensa como ele, mas ele pensa de uma forma muito além do normal.
Quem disse que seres vivos precisam ser mais avançados que nós????? Outras raças não tem necessidade alguma de serem melhores que a nossa, assim como os dinossauros, eles viviam por aqui, mas nunca pularam para fora da terra e visitaram outras GALÁXIAS, ou seja, não é questão de "podem existir" mas sim que existem, eles só não conseguiram vir até nós e nem precisam vir, até pq o nosso sistema solar vive a base de reproduzir e morrer, o único ser que busca escapar do planeta é o ser humano, então haveria de existir outra espécie curiosa assim como a nossa para nos dar sinais.
Caso sejam microorganismos, ou espécies com cores que não são visíveis aos nossos olhos, então obviamente não iremos conseguir observá-los.
O Sérgio busca "humanos ultra avançados", enquanto alguns apenas buscam VIDA.
A maior prova de que existe vida inteligente fora da Terra é de que ela não entrou em contato com a gente
como assim?
Kkkkkkkkkkkkkkkkk boa
Kkkkk verdade.
Eu não entendo pq querem procurar vida inteligente fora da terra, já é difícil de encontrar aqui na terra.
@@nicolasluiz6694 Essa vida provavelmente não evoluiu muito na tecnologia ksksksks
Se uma civilização conseguiu vir até aqui alguns poucos milhares ou milhões de anos atrás, iam encontrar dinossauros ou mamíferos gigantes, não nós... Por isso ainda acredito que a variável mais difícil de acontecer é alguém existir exatamente ao mesmo tempo que nós. Universo = 15bi de anos, humanos "inteligentes" talvez uns 100 mil anos no máximo, é literalmente nada em comparação.
faz sentido isso como sao grandes distâncias não dá pra ficar visitando todo dia e eu acho que a tecnologia chega no limite em algum momento então se eles visitaram a terra á 65 milhões de anos e não acharam nada baseado no que sabiam que deveria existir pra ter vida inteligente vai demorar mais uns milhões aí denovo
boa, interessante.
Foram 350 mil anos, se não me engano.
Concordo 100%. Além de existir ao mesmo tempo que nós, ter tecnologia suficiente pra viajar distâncias que a gente nem sabe se é possível viajar e não ter se auto destruído com tanta tecnologia.
O problema não é se existe fora da terra, mas quando existe...
exato. estamos distante não só em distância física mas também em distância temporal.
o sacani fala que não acredita por causa das variáveis para constituir vida. Mas vale lembrar que são só teorias. A gente nem tem certeza de como e de onde viemos. Por isso já acho um erro MUITO grande utilizar estas variáveis para explicar a possibilidade de não existir outras civilizações.
Resumindo:
Obrigado Pai por ter feito todas as coisas por meio de Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador!!! GLÓRIAS LOUVORES A DEUS!!! 🙏🙏🙏🙏🙏🙏
Eu penso nisso sempre. Mas veja bem, em 1500 ninguém imaginava que seria possível ter uma conversa instantânea por vídeo chamada entre qualquer pessoa do mundo em qualquer lugar sem fio. Se você trouxesse de 1500 um cientista para os dias de hoje, ele não ia conseguir entender uma pessoa dos dias de hoje explicando o funcionando de uma vídeo chamada. Hoje isso é comum e qualquer pessoa sabe o como funciona. Mas essa pessoa do ano de 1500, vivendo no tempo dela , acha que tem todo conhecimento do universo. Mas nós do futuro olhando para essa pessoa do passado, sabemos o quanto ela ainda é limitada se conhecimento. Onde eu quero chegar? Sabemos que o universo é imenso e infinito, existe centenas de planetas em uma galáxia e existe infinitas galáxias. Se cada planeta for um jogo de loteria, em um planeta com vida, seria o bilhete premiado. Nós vivemos em um "bilhete premiado" mas como existe infinitos planetas, vai ter mais bilhetes premiado por aí pq a chance aumenta. E me colocando no universo olhando para o planeta terra, vejo apenas seres humanos como bactérias, seres que consegue fazer mal no seu meio mas com pouco conhecimento do universo que vive. E se soubesse, talvez colapsaria. Não estamos preparados para ter todo conhecimento do universo. Acredito que tudo que sabemos, é só um grão de areia da maior praia do mundo. Talvez, somos só um viveiro de alguma espécie completamente evoluída. Já que nossa evolução é baseada no tempo da terra, pode haver vida que começou em planetas que foi criado milhões de anos antes da criação do planeta terra.
Como dizia Carl Sagan: "Se não existe vida fora da Terra, então o universo é um grande desperdício de espaço".
E pra quem acredita em Deus, até Jesus já disse que na casa do seu pai (Deus) existe várias moradas, porém na época as pessoas não entendiam direito, até hoje não entendem.. Eu acredito fielmente que existam algumas civilizações sim, mas nada como a gente imagina. Acredito que sejam "seres humanos" igual a nós, porém muito mais evoluídos e outros menos evoluídos, os mais evoluídos talvez saibam da nossa existência, outros não.. há muitas variáveis, é complicado. Mas tem muita coisa que aconteceu nesse planeta que é difícil explicar, tecnologias antigas no Egito por exemplo, até hoje não conseguem explicar direito como eles cortavam as pedras com tanta precisão, cortes de serra, o deslocamento das pedras, etc. É muita coisa a se pensar, mas acho arrogância o ser humano achar que vivemos sozinhos aqui.
Sua visão é importante pq é pé no chão, mas a evolução é isso é qrer mudar msm q com consequências, e elas são de acordo com a nossa ignorância msm kk
@@heisenberg5349 Egito antigo tinha artesão melhor q hj em dia meu bom, já teve vários holocausto nesse planeta e não duvide de alguém q se projeta como um deus kkk
@@LzzGg2 Você não entendeu, você já viu aquele documentário que fala sobre os cortes de serra nas pedras dessa época? Obviamente naquela época não existia "makita", a famosa serra circular, dá uma pesquisada aqui no YT aí meu nobre e tire suas conclusões.
EXATAMENTE!
Esse ego científico, de que nós "sabemos de tudo", de que temos explicação para tudo, é uma coisa que eu odeio. Nossa ciência, digo a moderna, se iniciou mais ou menos no século XVIII, com o Iluminismo, no calendário astronômico, seria ontem. Há pouco, descobrimos que a Terra gira em torno do Sol, e não o contrário. Sendo assim, como seria possível querermos explicar as questões mais complexas do Universo?
Conheci o sacani na pandemia hoje sigo ele nas redes sociais, e to me amarando nos conteudos dele, esse lado da astronomia sempre me facisnou
Se em cem anos tivemos um progresso exponencial da technologia, imaginem uma civilização que tivesse um milhão de anos para progredir. Nossa tentativa de comunicação com os extra-terrestres é comparável às formigas tentando comunicar-se conosco.
Se existisse uma civilização inteligente que progrediu durante 1 milhão de anos eles já teriam colonizado meio universo no mínimo
@@vitassasso Quem sabe eles já não estejam aqui entre nós estudando como eles eram primitivos há um milhão de anos atrás. Eles já tiveram inclusive uma Anitta, Felipe Neto e até um Lula em um passado muito distante. O Lula deles quase destruiu aquela civilização.
@@vitassasso Creio que os alienígenas não colonizaram nada pois tem sido governados pela esquerda por mais de 900 mil anos através de urnas sempre fraudadas.
@@sankaluo4368 KKKKKKKKKKKKKKKKKK
@@sankaluo4368 Transcendeu, acho que o verdadeiro deus aqui é tu mesmo...
Eu assisto os dois pra tentar ficar mais inteligente, e me sinto cada vez mais burro! kkkkkkkkkkkkkk Deus abençoe vocês! Sou admirador do Sacani e da Ovelhinha Sideral.
Então quer dizer que está dando certo. Quanto mais você aprende, mais percebe o quanto não sabe.
isso que tá se comparar com pessoas inteligentes kkkkkk
Comentário pika mn kkkkkkkkk
@Israel Leonefaz sentindo , igualmente eles aprenderam Lendo de forma sistêmica.
Tinha um professor na faculdade que sempre dizia isso.
Quanto mais ele estudava, mais percebia o quanto não sabia.
Vale lembrar que Star Trek tem um episódio que fala exatamente sobre isso. Formas de vida baseadas em outra substância.
Eu adoro ver os episódios e filmes e ainda mais os antigos! Porem especulação e teoria são mera fé. Mas gosto de ter fé! Pois não é possível ter só a gente !!!!
Acho que essa forma de vida era justamente de silício. Tinha aparência totalmente diferente do que imaginamos de espécies extraterrestres (era praticamente uma gosma) e tinha um ovo extremamente sólido, muito interessante como uma série tão antiga fugia do imaginário popular na hora de especular uma vida extraterrestre.
Foi a primeira coisa que eu me lembrei na chamada do corte. Nossa concepção de vida é muito estreito ainda
Qual episódio?
@@HannahMaji96
T1 E 25 - The Devil in the Dark
Eu sempre pensei nessa mesma possibilidade que a Joceane, da vida surgindo de outras formas além do carbono, meu professor de biologia sempre levava em consideração a vida na base de carbono quando eu fazia esse tipo de pergunta e eu nunca entendi o porquê de levar em conta apenas essa possibilidade
Basicamente pela capacidade de ligação (faz 4 ligações) e estabilidade da molécula de carbono. É uma molécula praticamente única.
Eu também sempre pensei nisso. Mesmo que o Carbono seja a molécula mais estável para a ligações e tudo mais. É com base no que a raça humana conhece. E não no que há realmente no espaço todo.
@Ricardo Teles Em teoria, já existe. Se chamam táquions.
@Ricardo Teles apesar do caráter dual da luz, não sei se seria coerente chamá-la de matéria.
@@ZanguetJhones o canal ciência todo dia explica como as moléculas são formadas, e infelizmente a possibilidade não é tão infinita quanto se possa imaginar. Mas sim, podem e devem haver outras formas de vida, inclusive baseada em outras moléculas que não o carbono.
Tenho certeza que Sim ! Não estamos sozinhos !
Ainda existe a possibilidade de ter acontecido ou estar acontecendo algo fora do universo observável. Tudo isso que está sendo debatido está nesse "pedacinho" onde estamos e até onde conseguimos ver.
o Átila tem um idéia interessante, ele falou em um vídeo que pela nossa posição "privilegiada" na galáxia pudemos nos desenvolver mais "tranquilamente", pois estamos mais afastados do centro. O centra da galáxia é muito conturbado, podendo ser menos propício ao desenvolvimento de vida.
Em questao de vida e universo somos coincidentemente privilegiados em muita coisa
Átila!? Argh.
mas você está falando dessa galáxia, existe literalmente infinitas
Átila não foi ele que disse que o mundo ia acabar com a covid e que teríamos 500 milhões de mortos etc … Çei
@@pedrohenriqueleibelaranhaNÃO!! ele disse pouco mais de 2 milhões se não fosse feito nd, como os governantes queriam fazer, a chamada imunidade em rebanho. Acho que vc não se lembra do caos em Manaus, caso vc se lembrar, consegue pra imaginar se isso fosse em escala nacional?
Sergio: é impossível ter vida no universo pois as condições são raras.
Humanos pairando no universo em uma pedra giratória : 🤡
uma pedra giratória com poças de água e recheada por metais e rochas liquidas
Raras, mas não impossível, palavras bem diferentes.
@Daniel Alves a gente n sabe se é de fato infinito, ate onde a gente pode observar chega um momento q n tem nada, talvez é so um buraco e dps tenha mais universo mas ainda n sabemos.
@Daniel Alves o Universo se expande, logo ele não é infinito
@Daniel Alves O universo não é infinito. Primeiro que, o universo para ser infinito em espaço, teria que ser infinito em tempo, ou seja, você teria que descartar a teoria do Big Bang.
Segundo que, um universo infinito teria infinitas possibilidades, ou seja, no universo teria um planeta habitado só por galinhas.
Quando se estuda ciência, ficamos tão encantados pelas obras do Criador que não queremos pensar nele. Existem tantos mistérios, tantas coisas que Deus criou, que nesses estudos somos crianças expencionando brinquedos e não deixamos nosso Pai fazer parte.
Gosto muito de ciência, sou cristão e acredito que um Design Inteligente é a teoria que mais faz sentido na criação do universo.
Deus abencoe a todos vocês 🙏🏾
Da mesma forma que não temos prova da existência, também não temos prova da inexistência de vida inteligente fora da terra. Portanto, é uma questão de mera fé do Sérgio. Ou então, pior, ele faz isso de propósito para gerar polêmica e, consequentemente, mais views. Além disso, o que já bastaria como refutação da posição dele, ressalte-se que em todas as entrevistas ele dá como exemplo a busca por uma espécie inteligente IDÊNTICA à humana, sendo que a nossa espécie não passa do resultado da adaptação biológica à este habitat específico. Ou seja, um habitat diferente, geraria como consequência uma adaptação biológica também diferente, potencialmente de inteligência sim, mas com adaptações compatíveis à cada habitat. O que é gritanteme óbvio, mas nunca, ninguém chegou à enquadrar ele nisso. Aliás, na verdade, quando alguém refuta ele em algo ele dá uma risada de deboche, concorda só no momento, mas depois volta a se posicionar em algo já refutado, como nesse caso. Podem reparar... Fora um outro paradoxo: Se forem mais inteligentes ao ponto de poderem passar por aqui, podem simplesmente não ter interesse nisso ante ao nosso primitivismo em relação à eles, exatamente da mesma forma que nós não paramos o carro nas estradas para tentar estabelecer contato com as várias "comunidades" de cupins que vemos com frequência ao longo da viagem, nos pastos por exemplo. Simplesmente seria perda de tempo. Basta inverter os papéis e veremos porque nenhuma civilização mais avançada perderia tempo conosco. Só que ninguém pensa nisso, todos se acham grande coisa de dentro da sua própria perspectiva. A capacidade de abstração ainda é pífia. Vamos pensar de forma mais racional galera. 👍
Design inteligente é a que menos faz sentido, pois não é considerado nem como uma hipótese para a ciência... Está mais para uma doutrina cega, pois foi o que te ensinaram durante o seu crescimento, e com certeza será muito difícil tirar isso de você agora. É tipo perguntar um muçulmano qual religião faz mais sentido pra ele, obviamente ele vai dizer que é a religião na qual ele foi ensinado desde a infância (porém ele nunca assumirá que acredita por causa disso, na cabeça dele ele acredita porque faz mais sentido, mas todos nós sabemos que foi devido a doutrina religiosa)
@@barriguinhamole291refuta as vias de Tomás de Aquino então
Vai ser muito inspirador ver o serjao grande nos vídeos antigos e fit nos novos. Força Serjao!! Vcs sempre inspira!!
Não está sozinho não. Estpu contigo Sérgio!
Sobre o começo do vídeo, o pessoal têm uma má interpretação sobre a função da ciência, já que ela não existe pra prover 100% das respostas e sim instigar pessoas a procurarem por respostas ao invés de acreditarem em qualquer história. Como sempre, parabéns pelo canal!
Mas o big bang não pode ser comprovado. Essa é uma das teorias (histórias)
Caralho, porra. Eu amei teu comentário, vaitomanocu.
Não há como estarmos sozinhos, a vida não é tão difícil assim.
É justo pela imensidão do universo e a distância gigantesca entre cada planeta, sistema ou galáxia que não temos contato, conseguimos apenas observar o universo, mas viajar nele, não saímos nem do nosso sistema solar ainda, então acredito que é por isso que não conseguimos comprovar a existência de vida inteligente fora da Terra, mas a probabilidade de ter é muito maior do que a de não ter, acredito eu
mano tu e um aligenina eu tenho certeza
Com certeza, o debate mais pertinente o qual assisti nos últimos 10 anos !
É preciso de muita fé pra crer numa salada dessa de tentar explicar a origem da vida.
Samos 14 . Deus chama de tolo os que não crêem Nele.
A paz do senhor Jesus
Para todos os descrentes.
Há séculos, nem se imaginava que tinha mais terras além do oceano, então é perfeitamente plausível que haja seres inteligentes em outros lugares.
Com certeza, o universo é gigante e afirmo com todas as letras que existe outros sistemas , e concequentemente outras formas de vida, inteligentes ou não.
@@victorhenrique6052 há muitos anos, quando eu tinha 17 anos, mais ou menos, eu e minha mãe vimos de dia, uma esfera cromada, voando contra o vento, por cima de umas vacas pastando. Na época era só fazenda no fundo de casa, ainda não tinham mais conjuntos. Isso foi, acho que em 2001 ou 2, se não me engano e era de dia. Ela voava sem oscilação, em linha reta, da altura do poste, mas a uns 40 ou 50mts de distância. Achei muito interessante, e ficamos olhando uns 5.min até sumir atrás da mata....
Amo astronomia, tudo no cosmo é espetacular é extraordinário, mto além q possamos imaginar. Amo o assunto
Muito top esse bate papo! Parabéns!!! Sacane é fabuloso e a ovelha sideral show de bola ouvir suas opiniões, Inteligentíssima.
Concordo demais com ele! Também acho que não existe civilização como a nossa ou população humanoide e etc... Como ele falou e é verdade a vida aqui a terra foi cheia de detalhes raríssimos, como a posição do planeta no sistema solar, zona habitável, outros planeta que o protegem de objetos como cometas e asteroides, a evolução em si do planeta, coisas que atingiram a terra e podem ter causado o efeito para gerar a vida e etc.. São diversas variáveis e várias perguntas, do tipo como a vida surge de algo não vivo? Eu acredito que a vida como a nossa é uma anomalia e uma excepcionalidade no universo. Raríssima.
Este é o caminho da vida eterna. Sinceridade
Se todo nosso empenho fosse voltado para evolução...
Ao invés de guerras...e desamparo e desigualdade...
Com certeza, já estaríamos no nível 2...
Sei não mano, o ser humano tem mais motivação pra foder um ao outro do que ajudar.
Acho muito legal a discussão sobre o tema, e a busca por vida fora da terra tb. Mas acredito que deveríamos estar infinitamente mais preocupados em permanecer existindo aqui, nesse planeta, pq sobre o nosso futuro como civilização, esse sim, é muito variável e incerto.
Achei meio fraca, ela começa falando e nunca termina nada, se resume a ficar falando gírias chatas.
@@sales9605 é pq ela não tá dando uma aula né cara, é uma conversa apenas
@@Gabi-nn6xu isso eu sei, e aparentemente ela não possui competência pra isso, o vocabulário é pobre se resume à gírias e quando não entende uma coisa, fala, è isso, tá ligando, ou, mete outro assunto, quando se propor a algo faça bem feito.
@@sales9605 🤓
@@sales9605 Não tem competência pra... Conversar? Cara da pra entender mto bem, e existe uma troca. Se uma pessoa fala "ta ligado" e "é isso" significa q ela concorda, e não q ela não entendeu nada. Se a pessoa não tem o q adicionar naquela fala em específico pq ela ia forçar a barra? Eu literalmente não vi nenhum momento onde não existiu uma troca de ideias, é assim q uma conversa funciona. Sei lá, ou vc tá forçando por preconceito, ou vai investigar se vc tem alguma coisa q atrapalhe sua habilidade de entendimento sobre dinamicas e interações sociais e tal, e não to falando pra ofender. Mas eu acho q vc ta forçando mesmo.
papo legal. fico muito feliz vendo os jovens interessados em ciência
Tenho uma admiração e um respeito profundo por esse gordinho. Parabéns Serjão, vc tem muito conhecimento
Tudo foi, é e sempre será Deus!
São trilhões de galáxias espalhadas pelo universo, com incontáveis números de planetas. A maior prova de outras civilizações no universo somos nós.
Neste caso prova de vida a base de carbono, certo?
Mas ent pq q a galera do "tem vida sim" já fala de silício e n sei oq mais?
Se somos uma prova, somos uma prova de vida como a gente, e vida como a gente precisa de todas as variáveis que o Sacani menciona.
@@KalebLimao silício poderia sustentar vida em condições especificas, como o carbono veio em condições especificas
@@KalebLimao E é justamente por isso... Eu não acredito que tenha vida como a existente no planeta terra em nenhum lugar no máximo. Alguns micróbios análogos aos do éon proterozoico nos mares conegelados da lua Europa, por exemplo. Porém, é fato que o único modo de vida que a gente conhece é baseado no carbono. Portanto, só procuramos vida como nos comhecemos porque é o único jeito que sabemos procurar. Logo, quem não garante que exista vida a base de silício por aí.
@@f.6235 ainda nem é conhecido como a vida foi sustentada a base de carbono por aqui, e a nossa ciência tem mais familiaridade com estr componente do que com silício. Dizer que "pode existir" pq é possível é o msm q dizer q é possível vc ganhar todas as mega senas do dia que vc nasceu até o dia em que vc morreu, é possível? Fisicamente sim, n quer dizer que vai.
@@KalebLimao Não preciso tirar nem acrescentar, pois seguindo essa mesma lógica afirmar que não é possível parece ainda mais fútil
Tem que incluir mais uma dimensão nisto aí. Porquê somente espaço (onde há vida)? O tempo também deve contar (quando ha vida no universo)
Perfeita colocação! E ainda adicionaria mais um fator; somos seres tridimensionais, mal conseguimos entender o tempo.
Estudo sobre isso e é uma probalidade; explicaria muita coisa.
Vida é certeza que existe já. Civilizações seriam muito diferentes. Estamos acostumados a achar que encontraríamos civilizações iguais a da terra. Serão muito diferentes de tudo que possamos imaginar.
Acredito que o senhor fez mais semelhantes como nós muito muito distante para que cada civilização viva da sua forma.
Bom debate,gostei. Ideias diferentes, temas complexos e teóricos, tudo num papo que se deixar rolar é para sempre! Saudades de uma conversa assim.
Da hora a conversa.
Tmbm sou entusiasta como ela: eu me recuso a acreditar que estamos sós no Universo, seria um desperdício de espaço enorme.
O que impede da gente descobrir vestígios de antigas civilizações é o Tempo. Neste momento pode haver um planeta cheio de vida como o nosso, mas até a gente descobrir e ter conhecimento deste local, esta civilização já desapareceu por causa da distância, da viagem e tudo mais. O Tempo é cruel.
Para uma bactéria existir, precisa de milhões de probabilidade, etc.
Para uma bactéria existir precisa de tanta coisa, vc não faz ideia, para explicar um bactéria vc descrever sobre ela, vc precisaria de uns 70 livros.
Estou falando de uma bactéria, imagina os bilhões de tipos de vida na terra, as pessoas acham que só existe ser humano, animais e inseto, kkk
Cara e trilhões de bilhões de tipo de vidas microscópica, milhões de tipo de vida marinha, milhões de terrestre, as floresta, e no fim o ser humano máquinas perfeitas, simplesmente magníficas, o corpo humano e uma coisa magnífica impossível de existir, mas estamos aqui.
Ou seja, existir uma coisa dessa no universo é 0%
Podem um dia achar um tipo de bactérias, vírus, em outro planta, só, mas vida inteligente ou pelo menos 1% igual a da terra nunca acharam.
Verdade
o limite da velocidade da luz é cruel
@@RafaelMunizYT Sim, mas o tempo também
Minha teoria é que assim como nos hoje conhecemos e entendemos a vida microscópica, nós podemos ser os seres microscópicos de algo muito maior, parece absurdo a princípio, mas se pararmos pra pensar na imensidão do universo, faz algum sentido.
Já pensei isso. Ou então que tem seres inteligentes microscópicos com civilização avançada tb. Adoro essas viagens
Se eu pensar desse jeito eu vou ter uns crise existencial haha
@@-Maycon_MK as vezes eu fico pensando muito e paro justamente pra não ter tal crise kkk
Eu parei para pensar nisso também olhando o tamanho do universo nós somos os mais pequenos ,isso é estranho porque poderia ser qualquer coisa ,mas somos os mais pequenos digo os seres vivos todos
Não parece absurdo, e essa teoria não é tão inovadora e inteligente quanto vpensa.
Podem existir seres vivos inteligentes que não respiram oxigênio como nós. Os mesmos ingredientes que são necessários para a nossa existência podem não ser os mesmos que fazem a existência de outras espécies universo a fora. Pensem nisso.
Justamente é o exemplo que a moça deu. Somos a base de carbono (se eu falei borracha, corrijam-me), mas e se existirem outros seres a base de silício? Um exemplo evidente pra nós aqui: nós utilizamos oxigênio pra viver, as plantas puxam gás carbônico e revertem esse processo à noite....
Eu também já pensei nisso.
Se o universo é criado da mesma coisa entao eles seguem a mesma regra de reações químicas
@@C54rlo no fim o processo bioquímico é o mesmo, todos geram atp
Você repetiu o que a Joceane já disse no vídeo. Pense nisso.
Cara, o legal é que eles mesmo pensando diferente sobre esse ponto, eles dialogaram muito bem!! Muitas informações incríveis e de qualidade!! Parabéns!!! 👏👏👏
É interessante quando as coisas fluem naturalmente o resumo é "acredito, ou não consigo acreditar", percebam que por mais que há estudos, leis, teorias, evidências aqui ou acolá a crença se faz presente, logo, num debate evoluído os participantes sabem que até mesmo as fé em divindades possuem seus elementos fundantes, sejam experiências pessoais, escritos sagrados e outras formas de respaldo. Há um fator interessantíssimo sobre nossa existência aqui que é pouco falado, não somente temos vida inteligente na terra mas somos tão privilegiados que até a nossa posição na galáxia e sistema solar, bem como a composição da nossa própria atmosfera nos permite olhar para fora e estudar o universo, quando se procuram todos os ajustes finos do nosso cantinho azul (até a matemática envolvida) a resposta é estarrecedora, aí a máxima "não possuo fé suficiente para ser incrédulo" faz muito sentido.
Acredito que somos o ponto inicial que conseguirá colonizar vários planetas diferentes e isso será expandido cada vez mais
Realidade: vamos ser extintos em algumas centenas de milhares de anos ( ou até menos ) e nunca vamos sair do sistema solar.
Meu total respeito ao Sérgio Sacani, com certeza ele tem muito mais informações do que eu para embasar seu pensamento. Lembro apenas que certa vez a Megasena deu os mesmos números que o sorteio de uma outra loteria aí pelo mundo, não me recordo qual delas. Eu penso que, em se tratando de UNIVERSO, por mais rara e difícil que seja a formação da vida inteligente, creio ela ser BEM MAIS FREQUENTE do que 6 números num universo de algumas dezenas coincidirem em sorteios pelo mundo.
E os dois discos voadores que eu vi a uns 700 metros sobre a minha cabeça e sumiram numa velocidade absurda, isso em 94 em Florianópolis, não existe nada nesse planeta para se mover assim.
Tá explicado filho se e tantas variáveis só Deus que pode ter feito amigo
pensa comigo! a perfeição da criação é tremenda, tem que ter um criador
Tem uma série de "se's" que evidência o quanto nós ainda precisamos entender sobre a origem da vida, mas na minha opinião isso não resulta em baixa probabilidade de ocorrência. Sabemos muito pouco para fazermos estimativas probabilísticas aceitáveis.
A vida a base de silício e outros elementos menos usuais surgirá na Terra nos próximos anos, estamos trabalhando para isso (Inteligência Artificial Geral).
esses "ses" a que ele se referem são poucas variaveis comparável a escala de tamanho do universo
Também tenho a mesma opinião do Sacani que não existe forma de vida igual a nossa aqui é muito difícil..
Acho muito difícil vida diferente da baseada em C. De fato o Silício, por ser da mesma família, consegue ser bastante flexível para fazer ligações e cadeias. Porém a sua flexibilidade é muito menor. O Si tem um raio atômico maior, a energia dos seus orbitais é completamente diferente. Isso o torna menos flexível que o C e não parece ter a mesma variabilidade de potenciais moléculas "orgânicas". Além disso, sua forma oxidada é um sólido polar insolúvel enquanto no caso do C é um gás apolar que ioniza em água tornando-o muito solúvel. Claro, o oxigênio não é o único aceptor final de elétrons que existe, mesmo aqui na terra existem outros elementos que cumprem este papel (somente em bactérias e arqueas). Mas o oxigênio é DE LONGE o aceptor mais eficiente, tanto é que a vida complexa só foi possível quando ele passou a ser relevante na nossa atmosfera. Além disso, um meio líquido é essencial para que as reações químicas da vida o ocorra, afinal, como transportar moléculas pra lá e para cá? Quantas moléculas complexas a base de Silício são solúveis em água ou outro líquido, como hidrocarbonetos? Praticamente nenhuma. Além disso polímeros de silicio são notáveis pela sua pouca reatividade (o que é ótimo pra quem usa próteses de silicone), o que me parece ser uma característica muito ruim pra quem quer pleitear ser um elemento chave da vida.
Conclusão, é muito pouco plausível uma vida baseada em silicio simplesmente porque as leis da Física provavelmente são iguais em qualquer lugar do universo e compostos de Silício possuem uma versatilidade e uma potencial variabilidade absurdamente menores do que compostos a base de carbono. Logo, o mais plausível é a vida ser baseada em C em qualquer lugar do universo mesmo.
Irmão, veja documentário sobre o Buraco Negro na Netfli, onde aparecem diversos cientistas estudando e quebrando a cabeça sobre buracos negros, isso inclui Stephen Hawking. Todo o stress dos estudos acontecem pq para o buraco negro não existem leis da física funcionando, estão destruídas
Cara cada vez que eu vejo eles falar eu creio mais em Deus.
Sei que o assunto e ciência mas qnd eles fala da probabilidade do começo eu aumento minha fé.
O Serjao é um cara que maneja impecávelmente a chamada lógica perfeita.Dificil argumentar com quem sabe Tudo.
Quando se fala que é impossível, acaba com quaisquer possibilidades. E para o ego humano o problema se dar por resolvido. A vida humana é uma complexa combinação aleatória. Se imaginamos que somente a Terra teve esse privilégio, a única explicação é que essa complexa combinação aleatória, não é aleatória porque é Única. Nesse caso haveria uma Força que tornasse possível a nossa existência.
E pra formar tudo isso, teria q ser uma força maior q o universo, teria q está fora do tempo e do espaço (já q antes do bigbang, nem havia tempo), e teria q ser intencional (devido a baixa probabilidade de termos a vida como ela é hoje)
comentários sensatos....
No Princípio, Deus criou o céu e a terra. São João - 1.
Se vocês entendessem, ou pelo menos procurassem entender na mesma intensidade que estudam sobre alienígenas, vocês acharia toda a discussão desse vídeo algo pueril.
@@LucasLima-dn7vl assim como a Bíblia e a religião cristã, há milhares de religiões com seus livros sagrados descrevendo a origem conforme acreditam, a ciência e quem procura como vc disse com todo essse esforço a vida fora da terra, são pessoas que preferem tentar entender e compreender a realidade como ela é, e não usando uma história com apenas criador ou filosofia de vida e já era tudo feito, não gostamos de estudar ler testar comprovar aprender sobre as coisas pra ver como elas funcionam e não se satisfazer apenas com o mais fácil a alienação, e é por causa dessas pessoas que hoje existem mecanismos e tecnologias vários campos que ajudam na nossa vida e a tornam muito mais facil e prática, assim como na nossa medicinal e todo espectro da vida.
"Se imaginamos que somente a Terra teve esse privilégio, a única explicação é que essa complexa combinação aleatória, não é aleatória porque é Única"
Ou que foi a única que deu certo nos tempos atuais.
Abraço
As distâncias entre os planetas q possam ter vida são enormes tornando se quase impossível uma viajem entre eles pois o tempo seria o nosso pior inimigo ,acredito sim q exista vida em outras galáxias mas acho q a evolução humana para tal contato é a nível espiritual pois só assim o tempo se torna desprezível,estamos longe para dominarmos tal assunto ,estamos apenas gatinhando ,a maneira q o nosso amigo Sacani acredita é o caminho mais longo e como ele mesmo disse é necessário conhecimento e acreditar nas possibilidades
O Serjão esquece que a probabilidade de ocorrer eventos que proporcionam o surgimento da vida, é em função do tempo. Se vc tiver uma chance mesmo que seja muito pequena de algo acontecer, uma hora vai acontecer porque tem tempo pra isso.
Me lembro da speedrun do Super Mario 64 mais rápida que há, aconteceu de um raio cósmico alterar o valor de um bit que proporcionou o deslocamento do personagem um nível a cima, as chances de isso acontecer são muito pequenas, mas se vc tiver milhões, bilhões de anos as coisas mudam.
vc quer dizer então que a solução para achar vida em outros planetas é fazer raios cosmicos no mario 64? /s
@@leandrrob O cara só está te dando uma aula de matemática básica, não precisa ser ignorante.
Pode me explicar melhor essa speed run do Mario 64? Ou algum lugar pra ver mais sobre isso?
@@lucaswanderley9457 ruclips.net/video/ib7y0BhWNlw/видео.html&feature=share&si=ELPmzJkDCLju2KnD5oyZMQ&t=162
Só que aqui entra um detalhe, se as variáveis que proporcionaram a existia da vida aqui na terra só tiverem existido em um momento específico ou seja um momento único de todo o tempo, aí não tem como acontecer duas vezes
o legal das probabilidades é que para todo tipo de coisa existe uma chance de acontecer... de modo que se há pelo menos um evento dentre milhares a probabilidade acaba sendo baixa, mas o evento está lá... e não necessariamente precisa ter alguma força sobrenatural "puxando as cordas"... em probabilidade existe o ditado do "merda acontecer", mas também existe a parte do coisas boas acontecem...
Eu acho que com toda certeza existem outras civilizações(não necessariamente de seres parecidos conosco, pq as chances disso são ínfimas) espalhadas por ai, talvez algumas até mais avançadas, mas COM CERTEZA não estão perto de nós e talvez seja completamente inviável conseguir contato, por isso ainda não ocorreu. Se o universo é infinito, ou mt próximo disso, significa que as condições pra vida inteligente vão se repetir em outros lugares. E a questão da vida microbiana eu to com o Serjão, se procurar bem acha até no nosso sistema solar.
PAPO ALTO NÍVEL... ADORO
Se o universo é infinito ou muito grande, mesmo a vida inteligente deve ser relativamente comum.
No entanto a sua duração deve ser bem curta na escala cósmica e uma civilização detectar outra é praticamente impossível.
Perfeito argumento. Eu vi uma teoria sobre a evolução de uma civilização na escala 1 de Kardashev(já é um estagio extremamente avançado da vida inteligente). E resumidamente dizia que quando uma civilização já é muito grande é muito mais dificil para que ela continue a se desenvolver sem criar problemas no seu centro. Basicamente se formos evoluir até esse ponto deve ser de maneira homogenia, se não entrariamos na teoria de auto destruição. Então para uma civilização ter condições de contato com a outra não basta apenas evoluir de qualquer jeito para ter os meios necessários, é necessário evoluir de maneira homogenia para não "estourar a corda do lado mais fraco". E isso torna esse contato entre civilizações ainda mais improvável. Pra mim fez bastante sentido.
O surgimento da vida é tão banalizado hoje em dia, parece tão fácil que ela surja e se desenvolva sem nenhum problema.. sei que o espaço é incompreensivelmente grande, mas isso não justifica a existência de tantas civilizações, não compreendemos nem mesmo de onde nós viemos e como chegamos até aqui sem que fossemos extintos (do ponto de vista científico).. Somos seres frágeis.. assim como o universo é incompreensivelmente grande a vida tbm é incompreensivelmente complexa e não tão simples de existir
@@brunofernandes7140 O mais grave é que você é a grande maioria aqui define vida como aglomeração de matéria, e não realmente o que somos: Espíritos eternos.
@@jbasfilhful Vai dormir
@@brunofernandes7140 Para começar pode ir até a "division of perceptual studies" da Universidade da Virginia. Abraços e bom estudos.
amo vocês. Não parem jamais
Se nós existimos, já sabemos que a chance de existir vida é pelo menos igual a um. Não ser zero já cria expectativa suficiente pra acreditar que as possibilidades são tão grandes que existe pelo menos "um mundo único" em cada canto do universo
A equação de Feymann é interessante, já proposta pelo mesmo com a afirmação: ela precisa ser adequada conforme o conhecimento sobre expanda. Ele mesmo já previa tais modificações. Já a escala da evolução das civilizações, leva em conta um único fator, e por mais que seja uma viagem mental, a considero inadequada, creio que deveríamos estar trabalhando para torná-la mais plausível.
Uma conversa interessante seria entre o Sérgio Sacani e o Rodrigo Silva, todo mundo aprenderia muito.
👍
Up
Verdade
Boa. O Rodrigo Silva tbm é muito inteligente.
Eu assistiria 10h facilmente
Também penso que possa existir outras civilizações a base de algum outro elemento, são de outra forma, vivem e se movimentam de outra forma.
Deus é a explicação!
Existem seres fora do nosso planeta ou da dimensão a qual conhecemos, eles são muita rápidos, muito mais do que a velocidade luz, ouve alguem caminhando entre nós no pasado e o mesmo antes de partir, nos prometeu que na casa do seu pai muitas moradas haveríam. Para um dia tomarmos posse das mesmas se assim o merecermos....Acredito sim, ha vida muito mais perfeita a qual nos conhecemos !!!!!
Umas das coisas, que particularmente, acho que o paradoxo de fermi erra ou ignora, é que, vamos supor que não exista tecnologia avançada o suficiente para viajar entre galáxias, ou até na propria galáxia, e realmente, nada possa ultrapassar ou "driblar" a velocidade da luz, fica difícil ver, outras civilizações, ou ver qualquer coisa relacionada a esta, mal conseguimos localizar planetas em outros sistemas solares, quem dirá sinais de vida.
É assim, por mais que o cara fale que as variáveis de vida complexa e inteligente sejam difíceis, assim, alguém que tem o mínimo de noção de tamanho, vamos dizer, de uma galáxia, matematicamente a probabilidade é a favor de vida inteligente, o problema é que o ser humano, por mais que ele estude e acredite em tudo que leu e estudou, ele se perde.... Só de ver a distância em escala da terra a lua, nos perdemos completamente, por isso, preferimos acreditar que somos "únicos"....
não adianta mostrar dados de uma escala aonde quase 99,9% é formado por planetas e falar que conta como possivel vida, você tem que colocar as escalas da quantidades de planetas! e não a escola do universo! sendo que o universo na sua maiorioria é sem oxigenio sem gravidade sem planeta e sem qualquer tipo de energia proxima.... vc ta querendo medir a escala de tamanho de um planeta que é 99,9% magma(lava) e 0,1% abitavel e contar como 100% abtavel . se for pra medir a abitação do universo tem que medir os lugares que é possivel ter algum tipo de energia
@@warlock2581 mesmo a maior parte do espaço sendo vazia, existem bilhões de galáxias por aí.
Estima-se que só a Via Láctea possui de 200 a 400 bilhões de estrelas.
Então imagine quantas estrelas existem por aí com planetas em sua órbita. A gente já tem dificuldade de encontrar planetas dentro da nossa própria galáxia, quem dirá mapear todos os existentes em lugares a milhões, bilhões de anos luz de distância de nós.
E pode ser que nesses lugares tão distantes pode haver vida, mas que não ultrapassaram as barreiras tecnológicas para viajar entre galáxias e se encontram no mesmo dilema que nós, de achar que são os únicos pq não conseguem contato com ninguém.
@@warlock2581 mas aí que tá, vc também se perdeu no tamanho, e nos números, já foi feita essa conta, mas pra vc entender, vamos supor que, que todos os planetas que existem, 0,001% sejam possíveis de ter vida, igual a terra, vc acha que isso são poucos planetas? São bilhões ou trilhões de planetas no universo.
É ainda um outro fato, que mostra que o ser humano é limitado na questão de visão das coisas, aqui na terra a vida se formou na base de água e oxigênio, mas nada impede que em outros lugares tenha se formado de outras maneiras, só acha prepotência demais as pessoas se acharem os únicos, que não pode existir vida inteligente em outro lugar do universo...
Perfeito!
Nosso conhecimento vai até onde vai nossa capacidade de observação e análise. Entretanto, também dentro de uma premissa probabilística, o universo é imenso. O simples fato de nós existirmos é argumento a favor de um outro evento - "VIDA" - ocorrer!
Nossa existência não prova nada além da existência de nós mesmo.
@@dlf6831 Perfeito! Este é um poro de vista. Seguindo premissas da matemática e probabilidade, a existência de um evento (ocorrência de vida - a nossa, é prova de que é possível a existência de vida. ... mesmo que muito pouco provável! O universo é imenso. Precisamos de mais informações, dados ferramentas, e até mesmo humildade para reconhecer e avançar nossos limites.
Só pra deixar um pouco mais completa ( ou assustadora depende da interpretação) a teoria do Sacani: dentro do universo observável, a quantidade de variáveis combinadas para que exista vida complexa na Terra é quase impossível de ocorrer. O que é deixado de fora: partindo do pré-suposto q toda a vida na Terra é a base de carbono, ainda assim apenas os humanos é que tiveram o desenvolvimento social/tecnológico/psicológico para o tipo de sociedade que existe hj.
Oq significa: que extrapolando de forma MUITO GENÉRICA, mesmo fora da parte observável do universo, a chance de existirem sociedades como vemos na ficção-científica é praticamente uma improbabilidade.
E com isso entramos na teoria de que a " inteligência"não é um traço genético vencedor na natureza
@@AlexRocha-qy8ng concordo contigo, porque vejamos os dinossauros, viveram por 160 milhões de anos, cara, isso é muito tempo, a nossa espécie está há só 190 mil, e duvido muito, infelizmente, não vá vivenciar mais 200 mil anos, vai se extinguir antes e talvez levar boa parte da vida do planeta junto, então como a vida funciona pela seleção natural, a inteligência não é um boa, é como uma labareda q queima rápido demais, agora uma vela acessa, demora mais pra extinguir
Tá sozinho não Serjão !!! Concordo plenamente com vc.
Se nada se cria, tudo se transforma
Para algo se transformar, algo precisa existir.
Para algo existir, precisa de um criador..
Uma coisa que, talvez limitasse a possibilidade de basear a vida em silício e não em carbono é que o silício não se mantém estável em cadeias mais longas, como o carbono faz.
ruclips.net/video/LubwAlIlpzI/видео.html
Isso em nosso ambiente, e em outras variáveis? As vezes o carbono seja instável..
@@diegomagalhaes4910
e outro, pode existir outros milhares de elementos químicos que a gente nem sabe e que pode fazer com que o silício seja estável com algum deles.
@@EduardoSecondo milhares não, segundo a tabela periódico tem poucos que não conhecemos e alguns foram criados em laboratório
Realmente, isso pode acontecer, mas por essa perspectiva não poderíamos nos basear em nenhuma substância para servir como "alvo de busca" lá fora.
E se existir vida a base de algum elemento que ainda não conhecemos? A gente baseia a existência de outras civilizações na nossa!
Pontual.
Sérgio tá se baseando no que é conhecido pelo homem, mas existem infinitas coisas desconhecida assim como pode haver vida fora do que conhecemos hoje.
Gosto muito lê ler e estudar astronomia, quando mais aprendendo más convertido da existência de Deus
Serjao! É absurdamente educado e inteligente!
Sergio Sacani muito certeiro nas suas convicções, admirável de se ver! Realmente, fora da Terra, nunca foi encontrado nem sinal de rastro de uma ameba ou bactéria. É preciso abandonar a ciência e ser muito românico ficcionista para acreditar, SEM INDÍCIOS, que exista vida inteligente fora da Terra.
Eu sempre pensei isso.
Eu não entendo o argumento de que é impossível ter vida fora da Terra pq não existe água, por exemplo.
Ué, nós precisamos de água.
E a se a outra forma de vida não precisa?
O ser humano sempre quer ver as coisas a partir do ponto de vista dele, sempre acha que se ele consegue então é possível, se não consegue então não é.
Isso é extremamente limitante.
Impossível. Não existe vida fora da Terra.
Acho curioso as pessoas apelarem para uma outra forma de vida. Os caras fazem uma hipótese sobre algo que eles não sabem se existe. Ou seja, eles dobram a aposta.
@@edbarros3504 Seria impossível?
@@guiz3644 Impossível da vida existir ou uma outra coisa que vc nem sabe que existe?
@@edbarros3504 As duas coisas.
Boa noite Sérgio! Quando vc tiver um tempinho, de uma lida no livro A GÊNESIS segundo o ESPIRITISMO. queria muito saber a sua opinião! Parabéns pelo trabalho!!!!
Kkkkkkk Sérgio é ateu
@@TV1984 É justamente este olhar que desejo, ou seja, um olhar crítico e criterioso, mas justo e honesto, sempre em prol da ciência, pois a ciência é um dos pilares do ESPIRITISMO. Sou um fã de Sérgio!
@@fredericofernandes4556 Ele não será justo e imparcial. Ele é claramente cientificista com o decadente paradigma materialista. Dica: pesquise Halton Arp e veja qual a real validade do red shift para se medir as distância das galáxias e tamanho do universo ( isso é um só exemplo).
Seria legal
Se fala bastante na teoria de vida com base em silício.
Porém o silício e o carbono são muito diferentes, principalmente nas possibilidades de geometria nas moléculas, onde o silício tem apenas uma fração das possibilidades do carbono. Sem contar que as 4 ligações do carbono são de mesma força, no silício uma (a primeira) tem muito mais força que as demais, tendendo a formar compostos estáveis (como observado na natureza).
Esse kardaxher vivia comigo pois era uma ideia que tinha quando eu tinha 12 anos... A 30 anos atrás
O cachorro é um animal relativamente inteligente, eu acho que a sopa da vida pode ter se formado em outro lugar sim. Talvez não que tenha dado origem a um animal racional (igual aos seres humanos), mas eu acredito que possa haver vida animal. Oq seria até melhor pro planeta em questão, o ser humano é muito nocivo.
Sempre pensei nessa possibilidade, na existência de vida extraterrestre que não seja a base de carbono.
''Se não existe vida inteligente fora da terra, então o universo é um grande desperdício de espaço'' Sagan, Carl
mas existe Deus anjos etc. nossos olhos não enxergam.os animais vêem
@@jonatasbonfin569 Mas somos animais também...
Somos dois Sérgio! Concordo com você. Você não está nessa luta de defender essa teoria sozinho.
Kkkkk só ignorante acha que não existe vida fora dessa imensidão do Cosmos.
o que ela falou acho muito aceitável, pois para nós precisa de água, oxigênio, e etc, para outros seres não necessariamente precisa desses elementos.
A ciência não é detentora da verdade, mas é cheia de hipóteses, um talvez e se fosse...
No fim não temos como ter certeza de como o universo se iniciou, como o planeta foi formado e como ele terminará.
O que sabemos com certeza é que estamos vivendo o presente...
Pior é viver o presente com arrogância, a arrogância tapa os olhos.
Olha pra terra, bastou ter condições boas pra ter vida e aparecem milhões de espécies diferentes de seres vivos, se pegar as espécies que foram extintas podemos estar falando na casa de bilhões de espécies de vidas diferentes criadas só aqui. Então pra mim é meio lógico que existe muita vida no universo, a questão é quanto delas são inteligentes.
exato...tem vida aqui de tudo quanto é jeito.. tem muito planeta por aí..
@Tarcísio José Análise a história da terra, a terra já passou por várias mudanças tanto de clima, temperatura como de varios outros fatores, como niveis de oxigênio gases e tals. E essas diferenças foram muito grandes inclusive. E mesmo assim a vida estava lá presente com milhõe de espécies. E leve em conta que ainda existe a possibilidade de outras formas de vida se desenvolverem de formas muito diferente como foi levantado nesse vídeo. Se vc analisar a probabilidade de uma espécie em específico existir, como os seres humanos por exemplo, de fato precisaram muitas combinações pra estarmos vivos aqui conversando. Mas a vida de forma geral se mostrou super capaz de se desenvolver na terra em diferentes circunstâncias. E hoje nós já sabemos que existem no universo planetas que aparentam ser semelhantes a terra, e se levarmos em conta os que ainda não descobrimos então....
@Tarcísio José Não precisa ser condições boas, vejamos existe bactérias que fazem a produção de energia usando a oxirredução de HCl (Acido cloridrico), existem tipos de invertebrados que vivem em Vulcões, existem fungos capazes de se desenvolver usando energia radioativa. Tem milhares, quiçá milhões de exemplos de condições não propicias para vida ainda sim existe KKKKK
Concordo com o Sacani quanto as infinitas variáveis.
Mas o universo é grande demais, o suficiente para que o mesmo ou parecido possa ter acontecido em outra galáxia.
impossível, só se for no multiverso.
Qnd se trata de universo, impossível é uma palavra muito forte kk
Digo mais: a consciência é a arma suprema para A Vida persistir. No "jogo pequeno", o das espécies concorrentes, já vimos que ela é a arma mais temível. Assim sendo, o pendor da natureza para aperfeiçoar a consciência é enorme. E a chance de daí resultar espécie cultural...
@@claudineivitor4261 justo, há 500 anos falavam que era impossível a terra ser redonda 😅
Essa teoria de vida baseadas em outros elementos é boa. Por exemplo os Vex em Destiny, que são uma forma de vida líquida.
Que top essas idéias,acho massa!!
Chocado! Nunca tinha pensado nisso antes, realmente as outras civilizações podem ter corpo de silício 😱😱
Não só de silício, de qualquer coisa.
Quiçá pode haver espécies que respiram monóxido de carbono, argônio, enxofre, e etc...
A vida lá fora pode não ter nada haver com a vida aqui.
@@pliniobarra ela deu exemplo de outro planeta brother.
@@pliniobarra Pode sim Plinio, o silício é o sétimo elemento mais abundante no universo, e o segundo em maior quantidade na crosta terrestre depois do oxigênio.