AULA SIMPLES NACIONAL na prática - Fator R como calcular
HTML-код
- Опубликовано: 8 фев 2025
- Aprenda o que é, como calcular e aplicar na prática, além de fazer um planejamento pra empresas com atividades passíveis do fator R.
.
Esta aula foi retirada do meu CURSO: DESCOMPLICANDO O SIMPLES
.
Faça parte da nossa ACAEDMIA CONTÁBIL e aprenda tudo o que precisa para se tornar um contador (a) de sucesso:
pedromendescon...
.
Se gostou do conteúdo e quiser receber mais, siga o canal, deixe seu like e compartilhe pra ajudarmos mais pessoas a aprender na prática!
NÃO CLIQUE NO LINK: bit.ly/2V8uCDH
Simplesmente show ❤
obrigadooooo!
Muito bom. 👏🏼
Boa tarde
Boaaaa
Muito bom!
Muito obrigadooo!
Vou ter que retificar
SImm
Muito bom
Top
Show de aula professor!
Muito obrigado
Procurei muto por um vídeo assim, professor o senhor tem algum curso?
Olá tudo bem? Tenho sim. Temos uma Academia Contábil que tem diversos treinamentos. Inclusive um modulo completo sobre Fator R. Vou te mandar o link: pedromendescontador.com.br/academia-contabil/
MUITO BOM PROFESSOR!!
Obrigado. Sucesso
empresa comércio e serviço, o Faturamento de comercio e de serviço entra no calculo do fator r?
SIMSIM. faturamento bruto!
@@DescomplicandooSimples Boa tarde, minha dúvida é porque o Fator R é de serviço, mesmo assim vai entrar o faturamento do comércio e de serviço para calcular o Fator r? Obrigado!
@@RAContabilidadeDigital sim sim. É o faturamento bruto. Ou seja, total da empresa. 💪
Como faco estava lançando errado empresa de engenharia e nao tem folha
tem que retificar!
No caso de um funcionário não entra nesses cálculos brutos pra efeito do fator R os 8% do FGTS ?
Opa. entra sim meu amigo!
Obrigado professor!
como chegou no valor do INSS? estou aprendendo agora e me perdi no calculo do INSS.
Oláa. Pra isso aconselho fazer algum treinamento sobre DP ^^ e seja muito bem vinda
Excelente, parabéns, esclarecedor, objetivo, muito bem comunicado, gostei muito.
Era esse tipo de vídeo que precisamos parabéns
Muito obrigadooo!
ME diga algo, se voce é um prestador do ANEXO V, e nao tem funcionários, ou seja, folha ZERO, ele vai pagar + impostos? é isso mesmo? porque pelo que entendi só vamos obter um menor fator R quando tiver folha.
isso mesmo
O CPP do DAS tbm conta, e você tbm pode verificar a possibilidade de fazer o pro labore e ver se compensa
Prezado Professo, ótima aula.
Gostaria de saber se podem ser computados os valores relativos ao pagamento de médicos veterinários autônomos, que, portanto, não são empregados.
se entrar na folha de pagamento, pode sim, mas tem que ser declarado no esocial
Esssa conta do fator R acima de 28% pq os 15,5 de faturamento deu 1.150 e nao 1.550?
Seus vídeos são muito esclarecedores. Obrigado e parabéns.
Muito obrigadoo
E para aquele que presta serviço de engenharia,pois ainda não tem Prolabore, entra no fator R.
Gostaria saber como proceder em caso de inicio de atividade o preenchimento do simples nacional CNAEs sujeitos ao fator R
- o lançamento do valor da folha para o calculo do fator R, sera o valor liquido da folha (decontado o INSS e IRRF do funcionario/socio)? - o FGTS que ira compor o valor da folha, sera pela competencia ou caixa ? - o salario/pro labore que ira compor o valor, sera por competencia ou caixa ? - o CPP sera considerado por competencia ?
Sempre pelo pagamento. E é salário bruto!
Boa noite! Estou gostando muito dos seus vídeos, já sou membro do canal Eu tenho uma dúvida, Engenheiro e Médico são enquadrados no anexo v e são sujeitos ao fator r, nessa caso os dois prestam serviço como PJ, eu posso colocar o pró-labore com 28% ou acima só para terem o fator r e ir para o anexo 3, nesse caso esse pró-labore pode ser alterado mensalmente ou não é aconselhável. Uma outra dívida é sobre a distribuição de lucros de pode ser feita mensalmente nesse caso. Vc tem algum vídeo explicativo sobre distribuição de lucros?
Desde já agradeço a atenção, estou adorando seu canal e quero fazer o curso descomplicando o simples assim que for liberado as vagas.
Eu coloco no contrato da emrpesa que eles podem colocar o prolabore em 20% do faturamento. Muitos contadores fazer dessa forma. Não vej problema nenhum. e muito obrigadoooo
Parabéns pelos ensinamentos professor, excelentes!!! Deus te abençoe grandemente.
Eu que agradeço ^^
BOA TARDE! ONDE ENCONTRO O LINLK DO PORTAL CONTABIL
Obrigado pelo conteudo. Mas em relação ao planejamento tributário do autônomo, ele no LP faltou o ISS.
MUito obrigadoo ! Opa. sim sim, eu até comento que o total dos tributos do LP dão 16,33%: 11,33% dos tributos federais mais 5% do iss, mas digo que pra exemplificar uso 15% ^^ . Se puder não deixe de se inscrever no canal. Grande abraço!
@@DescomplicandooSimples ah simm
E quando a empresa tem atividades diferentes
Tem que segregar. Tem um video aqui no canal explicando!
Obrigado pelo vídeo. Uma dúvida. Eu posso pagar valores diferentes na guia GPS para encaixar no Fator R, num mês pago baseado no salário mínimo, no mês seguinte sobre 2 salários e no próximo mês voltar à pagar sobre 1 salário?
O pro labore tem que ser fixo, ou posso oscilar de acordo com o faturamento?
Boa noite, Esse valor do IRPF retido no simples nacional foi encima do valor do faturamento dde 10.000 R$? Pois pelo pro labore não encontro esse valor de 67,20
Posso aproveitar o valor da cpp da guia DAS e incluir no fator "r"?
Pode sim. Fiz até um vídeo pra explicar melhor o que e5essa folha de pagamento. ruclips.net/video/FWeaXVXvfdk/видео.html
Do Lucro Presumido, o valor da presunção são os 10.000?
Bom dia obgado pelas explicações! Estou com um caso desses o empresário vai faturar todo mês no máximo 10 mil entao já vou fazer um pro labore de 2.800 para ele pagar menos tributos todo mês, mas um outro amigo contador me disse que a receita pode glosar pq fica muito vago só ter pro labore q ele tbm teria de ter funcionário na folha e não só pro labore,. Pode me ajudar neste caso isso procede? Não achei nada na legislação sobre isso
Olá Pedro, muito bom seu vídeo. O valor dos tributos para autônomo está correto?
Olá. Rapaz vou dar uma analisada, mas se nao me engano fiz um cálculo errado . Vou dar uma olhada pois já faz tempo que postei o vídeo rs. Mas obrigado pela observação!
Bom dia professor, o CPP que pagamos no PGDAS também entra no cálculo do fator R?
opa.Sim ^^
Empresa sem faturamento nos 2 últimos anos e sem funcionários, mas em 2021 voltou a faturar. Pode entrar no fator R? Já esta no simples nacional tbm.
A empresa será passível do fator R, caso ela seja atividade do anexo V. E ai terá que ser feito o calculo para saber se vai ser menor ou maior que 28%.
Eu tentei montar uma planilha para calcular o fato R e quase deu certo, problema é que o faturamento do empresário é variável.
Entendi. Nesse caso tem que ser feito o calculo todo mês!
Olá Pedro, muito boa sua explicação. Com relação ao cálculo do Fator R, qual a sua opinião com relação a composição do cálculo? No meu conceito e entendimento, considero: salário base INSS + FGTS + CPP.
Olá meu amigo. ! Isso mesmo. Entra isso tudo ai. Fiz até um outro vídeo falando sobre esse assunto!
Nesse caso amigo, no seu exemplo de 10.000,00 sendo um pro-labore de 2.800,00. Não dava pra baixar o valor do pro-labore, já que o inssentraria no cálculo?
Ex: pro labore baixar p 2.550 sendo recolhido 11% de INSS = 280,50
Valor do pro labore + INSS = 2.830 > 28% dos 10.000,00 estou correto ou não?
ótimo vídeo amigo. Os valores relativos a pagamento de férias e/ou pagamento de férias indenizadas (pagas na rescisão) também entram no fator r?
Parabens pelos ensinamentos, em breve me torno membro! uma dúvida, a empresa do simples que não tem funcionário não está sujeita ao fator R? (Atividade Promoção de Vendas).
Obrigadooo! Se essa atividade for do anexo V estará sujeita sim.
Bom dia!
Parabéns pelos seus vídeos!
Mas uma dúvida: a empresa abriu no mês 07/2020, porém ficou o mês 07 e 08/2020 ficou sem movimento. No mês 09 há movimento de folha e receita. No caso, como posso encaixá-lo no fator R, uma vez que pede a folha só do mês anterior?
Olá bom dia. Muito obrigadoo ^^
Então pode sim, só ver se o cálculo do fator r chega a 28%.
@@DescomplicandooSimples olá! Obrigada pela atenção. Nos meus cálculos deu sim! Mas como prosseguir? Já que no sistema pgdas pede a folha somente do mês anterios, no caso 08/2020 que não teve movimento?
@@Liviamandadl ah verdade. A empresa já estava aberta. Nesse caso acho q não será possível. Pq o faturamento dos últimos 12 meses será proporcional ao meses em aberto. E a folha de pagamento dos últimos 12 meses não terá. Mas pode tentar jogar o valor do faturamento no sistema e ver qual % vai dar no simples.
@@DescomplicandooSimples muito obrigada!
Dúvida sobre o Fator R. Uma clínica veterinária tem faturamento proveniente de vendas de produtos veterinários e de serviços veterinários. Para analisar o possibilidade de encaixar no anexo III do Simples Nacional com fator R a receita dos serviços, eu levo em conta o faturamento total ou apenas a parte referente aos serviços?
Desde já, agradeço.
Leva em consideração o faturamento Bruto da empresa (total).
Soma-se todas as receitas.
Siga o canal e deixe seu like pra ajudar o canal a crescer ^^
15,50% de 10.000 é 1.550,00 e não 1.150,00 . Acho que errou no calculo, ou você usou outra alíquota?
ele usou 27,5%, pq o valor é acima de R$ 4664,68
Este imposto de 6% sobre o faturamento já inclui todos aqueles impostos que você mostrou anteriormente (CSLL, COFINS, PIS, ISS...)?
Sim meu amigo. Dentro do simples já tem todos esses tributos. Os 6% são pras empresas que estão no anexo 3.
*minha amiga ☺️
Me tira uma dúvida, professor!! Vou calcular o imposto agora do mês de março e me pede a folha de salário do mês de janeiro/2022 e eu posso incluir o prolabore dessa competência e o encargo do INSS que vem destacado no DAS q foi pago em 20 de fevereiro?? Pleasee!!
boa tarde amigo me manda o contato para adquirir o curso simples nacional por gentileza
Olá meu amigo. Muito obrigado pela confiança. Segue o link www.pedromendescontabil.com.br/descomplicando-o-simples
BOA TARDE PEDRO, POR FAVOR GOSTARIA QUE VOCÊ PUDESSE ME PASSAR O SEU ZAP, GOSTARIA DE COMPARTILHA UMAS DÚVIDAS COM VOCÊ ?