Eu sempre fui uma leitora voraz, meu filho não lia nem por decreto. Os livros recomendados pela escola eram muito chaaaatooosss. Eu falei isso nas reuniões de pais. Já desesperada, peguei um livro que tinha lido na idade dele e tinha adorado, "O Gênio do Crime". Era uma história em que crianças faziam o papel de agentes secretos e desvendavam um mistério. Ele gostou, leu tudo. Fui comprando a série e ele foi gostando. Depois emendou na série de Harry Potter, depois outros com temática de deuses gregos. Hoje, com 20 anos, ele cursa História em uma faculdade Federal.
Foi assim comigo. Todo mês tínhamos um livro pra ler e fazer prova; achava tudo novelesco e chato. O primeiro que gostei de ler foi "O Gênio do Crime". Depois veio Harry Potter, pouco antes de sair o filme, e aí sim virei leitor. Depois é uma evolução gradual.
Estudei em escola pública e graças a Deus amo ler, só li os livros de Machado por livre e espontanea vontade. As apresentações na escola giravam em torno de livros que nós escolhiamos na biblioteca, ou de contos/capítulos/poemas/trechos/crônicas e livros que eram muito interessantes para nossa idade, as discussões muito bem colocadas e sempre com boa flexibilidade para termos tempo de ler e entender o que estávamos lendo. Gratidão a todos os profs q mesmo com todas as dificuldades não deixaram a prática da educação libertadora de lado!
Caramba, que aula de literatura esse professor deu de graça. Me deu vontade de encarar novamente Machado de Assis com outros olhos. 👏👏👏 leitura deve ser por prazer.
pior que vale mesmo, eu tmb tinha uma imagem ruim de machado, me dava uma preguiça só em pensar kk não sei pq um dia fui ler um conto (O alienista) é outra experiência completamente, vale a pena dá uma olhada!
Que didática exemplar do professor, a começar pelo seu tom de voz e sua cadência de fala, que prendem a atenção. Esse vídeo é um deleite, especialmente para quem trabalha com educação. Por mais conteúdos valorosos assim.
Concordo com o que ele falou sobre iniciar com crônicas. Li Dom Casmurro com 14 anos e odiei, mas li, tb com 14 anos, um livro de crônicas de Rubem Braga e gostei
@@luismeneses6719 acho que a gente confunde um pouco o conceito de "hábito de leitura". Tem gente que só considera hábito de leitura se forem livros clássicos, mas até mesmo a leitura de quadrinhos infantis já é um hábito de leitura.
Exatamente: leitura precisa ser por prazer, acima de tudo! Eu vejo com preocupação a enorme quantidade de pessoas que limitam suas leituras a livros de auto-ajuda de "influenciadores", coachs e gurus de comportamento, e ignoram solenemente a literatura tradicional: romances, contos, crônicas e poemas.
Pelo pouco estudo que tenho s considerada semi analfabeta, porém oque m ajudou muito foi o hábito de gostar d ler, graças a Deus a leitura m ajudou muito a fazer interpretação de texto que eu vi muita gente estudada não conseguido fazer
Concordo demais. Fui obrigado pela escola a ler Dom Casmurro com 14 anos e odiei. Deviam colocar livros mais simples e interessantes para crianças e adolescentes. Engraçado é que reli Dom Casmurro com 38 anos e odiei de novo. Kkkk
@@natalicio1984 Eu com 14 anos quando estudava tinha um dia da leitura na escola. Só que a professora deu como ideia que comprássemos livros da coleção vaga-lume. Foi assim na quinta e sexta série. Na sétima tiraram o dia da leitura e o professor mandou todos comprarem as aventuras de João Pão (menino sobrevivente da Chacina da Candelária) e pra prova. Livro bom.....
@@natalicio1984 Camarada, sou cubano, e com o 11 anos fui obrigado a ler O Quixote, a canção de Mío Cid, 2 de maio de Benito Pérez Galdós, Fuenteovejuna de Lope de Vega, as coletâneas de poemas de Becquer, Luis de Góngora, Espronceda, etc... clássicos da literatura espanhola, , ,, El Lazarillo de Tormes ,,,, enfim, aquelas aulas de Literatura eram um Terror para uma criança de 11 anos.🤣🤣🤣
Agradeço à minha professora de literatura durante o Científico, hoje ensino médio, por não ter imposto a leitura como um hábito mas, principalmente, por tê-la tornado um prazer.
Ohhh....Professor Bão !!!! Agradeçemos Rose Coelho Bauru sp.
2 месяца назад+18
Eu acredito que no contexto certo é possível ter muito PRAZER lendo clássicos da literatura brasileira. Lima Barreto é extremamente incrível. Mas isso também é questão de gosto. É difícil uniformizar a literatura num currículo escolar.
Meu Deus... q corte perfeito... incrível, obrigado 🫂 meu filho de sete anos está em fase de alfabetização e descobrindo as primeiras leituras.. ❤ Minha filha de doze anos .. ganhou um passeio para a bienal do livro SP.. por ser a aluna q mais pega livros na biblioteca da escola ... Incrível como esse canal melhora cada dia + ... Que aula ... ou melhor q conversa 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Que horror! Machado de Assis, José de Alencar, Eça de Queiroz foram as bases da minha adolescência. Li todos os clássicos da literatura brasileira da biblioteca da minha escola (pública, vale ressaltar). Hoje sou professora de História, Literatura e Filosofia e Mestre em Literatura pela Universidade Federal do Ceará. Ainda tenho as imagens das grandes obras lidas na minha tenra idade. Nunca me sai da cabeça, por exemplo, as cenas de Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa. Os livros lidos na adolescência formam um alicerce pra nossa vida.
Também concordo. Conheço muita gente que parou os estudos no 2o grau e me afirmaram NUNCA mais terem pegado em um livro. Não encontram tempo ou afirmam não terem dinheiro. Se não tivessem lido enquanto estavam na escola, jamais teriam lido esses livros. No máximo lêem um jornal de notícias sensacionalistas.
Eu tinha oito anos de idade quando, em 1973 minha saudosa professora de comunicação, e expressão pediu para que toda classe lesse O GÊNIO DO CRIME de João Carlos Marinho, foi aí então que, eu me apaixonei e transformei a leitura em um hobbie. ❤
@@fernandosampaio3429 Sim, ainda mais porque estudei a vida toda em escola pública, então nunca foi obrigada a ler nada. Lia porque gostava😊 No ensino médio que uma professora falou sobre Dom Casmurro e passou ofilme brasileiro na aula. No colégio público de uma colega pediram pra ler O mundo de Sofia, achei desafiador, li todo também. Hoje, adulta, pretendo lê-lo novamente, certamente entenderei melhor os conceitos abordados 😊
Estou ouvindo em cortes a belíssima entrevista do Professor João Cezar de Castro Rocha. Irei vê-la novamente, o vídeo completo. É um impulso à vida. Sensacional
Mas também não é tão simples assim, qualquer hobby que se queira ter necessita de uma etapa inicial que demanda uma certa disciplina para expandir a capacidade de leitura, que gera um certo sofrimento, até porque o interesse e o prazer na leitura não é intrínseco a ninguém. O problema é muito maior do que que tipo de literatura você lê, como quando você começa a desenvolver o hábito da leitura e o percurso do desenvolvimento da capacidade de leitura.
Perfeito!!! Esse professor além de ter paixão, possui uma simplicidade em ensinar que atiça a curiosidade até de "gente grande"! É um encantador de palavras...❤❤❤
Eu li uma única vez e foi aos 16 anos, no primeiro ano do ensino médio. Português no ensino fundamental no meu tempo não se exigia livros desse tipo, ou era coleção vaga-lume ou algum livro diferente, como as aventuras de João Pão que foi pedido na sétima série por meu professor.
Dom Casmurro não me desce, nem ele nem QUINCAS BORBA, maaasss MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS eu amei, exatamente com 14 anos. Foi com ele que decidi ser leitor, pq gostava do defunto-autor falando diretamente comigo e esse negócio dele citar capítulos anteriores.
Eu discordo sobre a questão do hábito, mesmo uma coisa sendo boa e prazerosa as vezes demanda um certo esforço pq simplismente o seu corpo não está acostumado aquilo. Hoje em dia por exemplo pra uma criança ler requer que ela consiga lidar com a falta do super estímulo das telas de conteúdo rápido, e o único jeito de fazer isso é habituar seu corpo para que no médio prazo você consiga apreciar o hobby.
O esforço ocorre se houver desafio, estímulo, afetividade por parte do professor. Ele precisa ter amor pelo que faz e mostrar sua humanidade através da literatura. Escrevi sobre isso para oficinas no livro As palavras e o cuidado. Aprendi muito nas minhas oficinas e leituras sobre sua importância social, não só cultural.
Temos que "ensinar" a ler, para além da decodificação, levando o aluno a ver fatos nas histórias que lembram a história dele, do mundo atual, ou seja, a contextualização. Isso faz a leitura ganhar novos contornos. Não importa qual seja a obra. Ensinar a conversar com o autor.
Por favor, tragam o professor mais vezes. Que espetáculo de aula e dada de uma forma tão sutil, que nem percebemos que estamos diante de uma lição. Muito legal!
1º ano do Ensino Médio: li Édipo Rei obrigada, Iracema obrigada, O Cortiço obrigada, Cem Anos de Solidão obrigada. Nesse último me apaixonei e mergulhei na literatura latino americana.
Sempre disse isso! No colégio fui obrigada a ler Dom Casmurro, gostei muito e tal, mas achei muito chato ter que fazer isso pra vestibular. Li Conto de Escola do mesmo Machado e foi muito mais interessante. A identificação foi muito maior, o texto menor, nem por isso menos denso. Aliás, sempre detestei literatura por causa dessa forma que somos obrigados a "aprender". Até hoje eu acho 1 porre ler narrativas e todo meu repertório de leitura por hobby vem de livros dissertativos. Porque eu nunca conseguia acertar a interpretação das "literaturas" nas provas, mas a dos livros didáticos ia bem demais. Na redação também. Mãe formada em letras e pai preciosista do idioma, eu aprendi o português escorreito pela pelo vocabulário deles e por gostar de sintaxe. Não foi pelo "hábito" de ler. A didática do professor Castro é absolutamente incrível! ❤❤❤
Excelente Professor Castro!!👏👏👏👏Com a maturidade a própria pessoa vai definindo suas preferências de leitura,se desenvolveu o hobbie ou hábito ou gosto pela leitura.
Li Dom Casmurro com 13 anos, me apaixonei. A dúvida sobre a traição me despertou a curiosidade e li rapidamente. Até hoje não tenho certeza se houve ou não.
O livro que me despertou para a leitura foi "O alienista" de Machado de Assis. Tinha 14 anos, li 2 vezes naquele momento. Em outros momentos li mais 3 vezes, em cada leitura uma experiência diferente, uma novidade.
Bom dia!!! Muito bacana este bate-papo, acho que as escolas e os professores precisam se atualizar mesmo, pois é só através da educação de qualidade é que iremos mudar este país, passarmos a ter pessoas que não se deixam influenciar por pequenos vídeos de poucos segundos sem contexto e cheios de absurdos e que dizem explicar as coisas mais complexas do mundo
O goleiro da seleção uruguaia era Mazurkiewicz, sou uruguaio e até hoje se fala dessa driblada do Pelé. Comecei ler aos 12 anos e com 16 anos já lia a Divina Comédia. Não consigo imaginar a minha vida sem leitura, é um momento onde o livro toma conta da linearidade do tempo onde 5 minutos podem parecer 5 horas e o exercício de entender um autor faz você ir além da sua percepção do mundo.
Exatamente, não é criar o hábito de leitura, mas o gosto pela leitura, são coisas completamente diferentes, sem falar que vc não pode cobrar o leitor, o leitor tem seu tempo e sua preferência.
O professor João é sensacional. Ele é muito claro em suas colocacoes sempre numa linguagem coloquial e sem firulas. Ele consegue prenter a atencao até debquem nao se empolga tantobcom os assuntos
Eu comecei com Clarisse Lispector… contos dela… fiquei viciada nela! Li todos e os da escola eu enrolava mas acabava lendo pulando linhas para entender as ideias principais…. Apaixonei por Machado com 16 anos… demorou mas valeu a pena tentar.
Eu concordo plenamente com o que foi dito pelo professor João Cézar de Castro Rocha, mas....para que seja possível estabelecer a leitura como hobby ao invés de hábito dentro das escolas, se faz nescessário mudar toda a estrutura do ensino brasileiro, ou então se faz necessário que os pais tomem pra si essa tarefa, o que infelizmente será a exceção da exceção.
Dom Casmurro, Senhora, O Mulato... tive que ler um monte de livros que não tinha sentido nenhum na idade que eu tinha! Qdo tive que ler Terras do Sem Fim, adorei!
A técnica para uma leitura prazerosa: a compreensão (objetiva) que se faz por meio dos elementos contidos no própio texto; e a interpretação (subjetiva) em si, por exemplo, o que o professor fez junto com os entrevistadores. Fabuloso!
Nós temos tempos para a leitura. As crianças tem que começarem a leitura com os gibis e ir encontrando o que gostam. Só hoje, com 58 anos, estou descobrindo a Filosofia e ela faz sentido quando com 20 não fazia. 🤔
Eu sempre fui uma leitora voraz, meu filho não lia nem por decreto. Os livros recomendados pela escola eram muito chaaaatooosss. Eu falei isso nas reuniões de pais. Já desesperada, peguei um livro que tinha lido na idade dele e tinha adorado, "O Gênio do Crime". Era uma história em que crianças faziam o papel de agentes secretos e desvendavam um mistério. Ele gostou, leu tudo. Fui comprando a série e ele foi gostando. Depois emendou na série de Harry Potter, depois outros com temática de deuses gregos. Hoje, com 20 anos, ele cursa História em uma faculdade Federal.
E tem gente comentando que esse tipo de livros ai não trás benefícios rsrsr tem doído para tudo na vida mesmo!! e parabéns.
Esse dos deuses gregos deve ser Percy Jackson. É muito legal, mesmo. Na biblioteca onde trabalho faz o maior sucesso!
Foi assim comigo. Todo mês tínhamos um livro pra ler e fazer prova; achava tudo novelesco e chato. O primeiro que gostei de ler foi "O Gênio do Crime". Depois veio Harry Potter, pouco antes de sair o filme, e aí sim virei leitor. Depois é uma evolução gradual.
@@Luciana-pi9lp sim, esses mesmos.
Meu Deus, me enche de esperança saber que ainda há quem queira cursar História nesse infeliz país 👏🏼👏🏼
Eu senti meu cérebro se expandido assistindo ao papo com esse professor. Eu seria capaz de passar 14 horas ouvindo ele facinho.
Essa parte me pegou "a sutileza da palavra" "sensibilidade para as diferenças que as palavras causam"
Sensacional 👏 👏 👏
Estudei em escola pública e graças a Deus amo ler, só li os livros de Machado por livre e espontanea vontade. As apresentações na escola giravam em torno de livros que nós escolhiamos na biblioteca, ou de contos/capítulos/poemas/trechos/crônicas e livros que eram muito interessantes para nossa idade, as discussões muito bem colocadas e sempre com boa flexibilidade para termos tempo de ler e entender o que estávamos lendo. Gratidão a todos os profs q mesmo com todas as dificuldades não deixaram a prática da educação libertadora de lado!
Falou tudo, Hadassa! E eu sou do seu Time 😂
Caramba, que aula de literatura esse professor deu de graça. Me deu vontade de encarar novamente Machado de Assis com outros olhos. 👏👏👏 leitura deve ser por prazer.
Vale a pena a revisita!!
pior que vale mesmo, eu tmb tinha uma imagem ruim de machado, me dava uma preguiça só em pensar kk não sei pq um dia fui ler um conto (O alienista) é outra experiência completamente, vale a pena dá uma olhada!
Fenomenal! Literatura, política, esporte e sociedade! O caldo social e cultural que nos define!
Faltou o carnaval.
@@bie589 foi recalque, não sei dançar rsrsrsrsr
Professor Joao Castro um dos melhores analistas políticos do Brasil.
Que didática exemplar do professor, a começar pelo seu tom de voz e sua cadência de fala, que prendem a atenção. Esse vídeo é um deleite, especialmente para quem trabalha com educação. Por mais conteúdos valorosos assim.
O João César é um professor excepcional 👏👏👏
Concordo com o que ele falou sobre iniciar com crônicas. Li Dom Casmurro com 14 anos e odiei, mas li, tb com 14 anos, um livro de crônicas de Rubem Braga e gostei
O melhor é começar com contos ou poesia
a questão é que não deveríamos estar começando a ter o hábito da leitura aos 14, isso deveria vim de berço
@@natalicio1984 na minha época tinha a série Vaga-lume, e adorava os livros de crônicas.
Crônicas são excelentes para início...
@@luismeneses6719 acho que a gente confunde um pouco o conceito de "hábito de leitura". Tem gente que só considera hábito de leitura se forem livros clássicos, mas até mesmo a leitura de quadrinhos infantis já é um hábito de leitura.
Cá para nós, que corte maravilhoso.
Prof. Castro Rocha é incrivelmente apaixonante 👏👏👏👏
Enorme Admiração pelo professor Castro Rocha.😍✨✨👏👏👏
Exatamente: leitura precisa ser por prazer, acima de tudo! Eu vejo com preocupação a enorme quantidade de pessoas que limitam suas leituras a livros de auto-ajuda de "influenciadores", coachs e gurus de comportamento, e ignoram solenemente a literatura tradicional: romances, contos, crônicas e poemas.
Pelo pouco estudo que tenho s considerada semi analfabeta, porém oque m ajudou muito foi o hábito de gostar d ler, graças a Deus a leitura m ajudou muito a fazer interpretação de texto que eu vi muita gente estudada não conseguido fazer
Acho que o fazem pq acreditam que esses livros salvarão suas vidas com lições, coisa que sabemos que não ocorrerá.
Maravilha de colocação sobre Dom Casmurro!
Concordo demais. Fui obrigado pela escola a ler Dom Casmurro com 14 anos e odiei. Deviam colocar livros mais simples e interessantes para crianças e adolescentes. Engraçado é que reli Dom Casmurro com 38 anos e odiei de novo. Kkkk
@@natalicio1984 Eu com 14 anos quando estudava tinha um dia da leitura na escola. Só que a professora deu como ideia que comprássemos livros da coleção vaga-lume. Foi assim na quinta e sexta série. Na sétima tiraram o dia da leitura e o professor mandou todos comprarem as aventuras de João Pão (menino sobrevivente da Chacina da Candelária) e pra prova. Livro bom.....
Odiei Dom Casmurro também na escola. Depois de velho eu fui ler, devorei quase tudo numa sessão só, as costas até ficaram doendo.
Eu por outro lado odiava ler aí me obrigaram a ler dom casmurro, meu primeiro livro é eu adorei mas eu penso que eu sou uma exceção e não uma regra
@@natalicio1984 Camarada, sou cubano, e com o 11 anos fui obrigado a ler O Quixote, a canção de Mío Cid, 2 de maio de Benito Pérez Galdós, Fuenteovejuna de Lope de Vega, as coletâneas de poemas de Becquer, Luis de Góngora, Espronceda, etc... clássicos da literatura espanhola, , ,, El Lazarillo de Tormes ,,,, enfim, aquelas aulas de Literatura eram um Terror para uma criança de 11 anos.🤣🤣🤣
Esse prof tem meu respeito. Ele é um excelente leitor do Brasil contemporâneo. Parabéns ao canal.
Amo o João César de Castro Rocha! Sempre que o vejo na telinha do RUclips, tenho que assisti-lo! Grande intelectual!
Queria saber o nome dele, obrigado
Absolutamente... sensacional este corte, valeu por 1000hs de oitros tantos podcasts... um show.
Que aula professor Castro é excelente ❤
Kkkk eu gosto muito mais quando o assunto não é apenas futebol. Esse cara é um professor nato
Parabéns! Professot João Cezar é fabuloso!!!
Li, na hora errada, Jose de Alencar com o dicionário embaixo do braço. Linguagem complicada. Depois reli e era outra obra (Senhora)
Eu leio desde criança, aos 16 anos li a primeira vez Ilusões perdidas e me apaixonei por Balzac.
O certo é vc ler com o dicionário mesmo. Se vc somente ler o que entende, vc vai sair igual ao momento quando começou a leitura.
Senhora me introduziu nos romances. Como adolescente (uns 14/15 anos) eu AMEI um tema de vingança romântica 😂
Nossa, é muito bom reler esses livros e finalmente conseguir apreciar de verdade!
Eu amo Senhora mas li duas vezes pra entender. Depois li de novo pq gosto muito
Quando nos apaixonamos pelo mestre! Como diria Rômulo Mendonça, "...que homem"!.
Agradeço à minha professora de literatura durante o Científico, hoje ensino médio, por não ter imposto a leitura como um hábito mas, principalmente, por tê-la tornado um prazer.
Ohhh....Professor Bão !!!! Agradeçemos Rose Coelho Bauru sp.
Eu acredito que no contexto certo é possível ter muito PRAZER lendo clássicos da literatura brasileira. Lima Barreto é extremamente incrível. Mas isso também é questão de gosto. É difícil uniformizar a literatura num currículo escolar.
Meu Deus... q corte perfeito... incrível, obrigado 🫂
meu filho de sete anos está em fase de alfabetização e descobrindo as primeiras leituras.. ❤
Minha filha de doze anos .. ganhou um passeio para a bienal do livro SP.. por ser a aluna q mais pega livros na biblioteca da escola ...
Incrível como esse canal melhora cada dia + ...
Que aula ... ou melhor q conversa 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Que horror! Machado de Assis, José de Alencar, Eça de Queiroz foram as bases da minha adolescência. Li todos os clássicos da literatura brasileira da biblioteca da minha escola (pública, vale ressaltar). Hoje sou professora de História, Literatura e Filosofia e Mestre em Literatura pela Universidade Federal do Ceará. Ainda tenho as imagens das grandes obras lidas na minha tenra idade. Nunca me sai da cabeça, por exemplo, as cenas de Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa. Os livros lidos na adolescência formam um alicerce pra nossa vida.
Também concordo. Conheço muita gente que parou os estudos no 2o grau e me afirmaram NUNCA mais terem pegado em um livro. Não encontram tempo ou afirmam não terem dinheiro. Se não tivessem lido enquanto estavam na escola, jamais teriam lido esses livros. No máximo lêem um jornal de notícias sensacionalistas.
Sempre bom ouvir o professor João Cezar de Castro Rocha
Eu tinha oito anos de idade quando, em 1973 minha saudosa professora de comunicação, e expressão pediu para que toda classe lesse O GÊNIO DO CRIME de João Carlos Marinho, foi aí então que, eu me apaixonei e transformei a leitura em um hobbie. ❤
O problema é que pra virar um hobby, primeiro tem que ser um hábito.
Isso aqui eh fantastico. Dom casmurro eh a obra prima de um genio
Magnífico! Esse professor tem uma coluna no ICL. É uma delícia ouvi-lo!❤❤❤❤❤
Esse conversa foi muito superior ao que eu imaginava encontrar em um canal de futebol, obrigado e parabéns.
Admiro muito a capacidade que a leitura proporciona❤ Parabéns professor!!
O professor João é espetacular. Parabéns aos meninos por convidar. Absolutamente sensacional
Professor Castro é sensacional.. Brilhante, acessível e generoso. Sou fã.
Amei o programa,e acabei maratonando
Eu acho que sou uma das poucas adolescentes que lia os clássicos sem nenhum problema, pegava o dicionário e ia descobrindo novas palavras.😊
Vc sabe que vc é a excessão da excessão da excessão, né?
@@fernandosampaio3429 Sim, ainda mais porque estudei a vida toda em escola pública, então nunca foi obrigada a ler nada. Lia porque gostava😊 No ensino médio que uma professora falou sobre Dom Casmurro e passou ofilme brasileiro na aula. No colégio público de uma colega pediram pra ler O mundo de Sofia, achei desafiador, li todo também. Hoje, adulta, pretendo lê-lo novamente, certamente entenderei melhor os conceitos abordados 😊
Cada vez mais gosto do Professor Castro Rocha! Quisera Deus tivéssemos nossos parlamentares como ele!!!
Estou ouvindo em cortes a belíssima entrevista do Professor João Cezar de Castro Rocha. Irei vê-la novamente, o vídeo completo. É um impulso à vida. Sensacional
Na verdade o que mudou é que temos momentos de leitura livre sem obrigar o aluno ler... E é bem difícil.
Li Dom Casmurro com essa idade (14 anos) e amei. Acho que depende muito do estado de espírito etc.
Vou passar o feriado na minha cidade lendo o pdf de Dom Casmurro que abri e li junto com vocês durante a conversa, que foi incrível, por sinal.
Machado de Assis é tão genial que em “ Memórias Póstumas de Brás Cubas” ele até se explica caso algo tenha ficado complexo. Eu amo❤
Espetacular !! Parabéns pelo tema , parabéns pelo convidado e pelo convite e mais ainda ao canal que sai do lugar comum !!
Mas também não é tão simples assim, qualquer hobby que se queira ter necessita de uma etapa inicial que demanda uma certa disciplina para expandir a capacidade de leitura, que gera um certo sofrimento, até porque o interesse e o prazer na leitura não é intrínseco a ninguém. O problema é muito maior do que que tipo de literatura você lê, como quando você começa a desenvolver o hábito da leitura e o percurso do desenvolvimento da capacidade de leitura.
Nossa, eu li Dom Casmurro na escola e amei.
Perfeito!!! Esse professor além de ter paixão, possui uma simplicidade em ensinar que atiça a curiosidade até de "gente grande"! É um encantador de palavras...❤❤❤
Que aula incrível!!! 👏🏻👏🏻👏🏻❤
Dom Casmurro é bom p/caramba, li no segundo grau, e Capitu era inocente...
sim!!! inocente
Eu li uma única vez e foi aos 16 anos, no primeiro ano do ensino médio. Português no ensino fundamental no meu tempo não se exigia livros desse tipo, ou era coleção vaga-lume ou algum livro diferente, como as aventuras de João Pão que foi pedido na sétima série por meu professor.
Concordo !
O filho, além de ser a cara do Escobar, caminhava como o amigo. Capitu é culpada.
Dom Casmurro não me desce, nem ele nem QUINCAS BORBA, maaasss MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS eu amei, exatamente com 14 anos. Foi com ele que decidi ser leitor, pq gostava do defunto-autor falando diretamente comigo e esse negócio dele citar capítulos anteriores.
Parabéns pelo entrevistado, subiram o nível 👏👏👏👏
Eu discordo sobre a questão do hábito, mesmo uma coisa sendo boa e prazerosa as vezes demanda um certo esforço pq simplismente o seu corpo não está acostumado aquilo.
Hoje em dia por exemplo pra uma criança ler requer que ela consiga lidar com a falta do super estímulo das telas de conteúdo rápido, e o único jeito de fazer isso é habituar seu corpo para que no médio prazo você consiga apreciar o hobby.
O esforço ocorre se houver desafio, estímulo, afetividade por parte do professor. Ele precisa ter amor pelo que faz e mostrar sua humanidade através da literatura. Escrevi sobre isso para oficinas no livro As palavras e o cuidado. Aprendi muito nas minhas oficinas e leituras sobre sua importância social, não só cultural.
Que entrevista genial. Vou ver ela na íntegra. Parabéns demais por trazer um conteúdo tão rico!
Também li Dom Casmurro aos 13, 14 anos. E achei genial. Foi um dos incentivos para me tornar leitor e gostar de literatura.
Temos que "ensinar" a ler, para além da decodificação, levando o aluno a ver fatos nas histórias que lembram a história dele, do mundo atual, ou seja, a contextualização. Isso faz a leitura ganhar novos contornos. Não importa qual seja a obra. Ensinar a conversar com o autor.
Por favor, tragam o professor mais vezes. Que espetáculo de aula e dada de uma forma tão sutil, que nem percebemos que estamos diante de uma lição. Muito legal!
João Cezar é espetacular! Culto, inteligente e uma capacidade de explicação com simplicidade enorme!
QUE PROSA SUAVE E BEM DESENHADA.
OBRIGADO!!!
Prof. João Cezar é um encantador literário. Fiquei encantada!
Excepcional!
Esse professor é simplesmente incrível.
Simplesmente sensacional!! Prof. João Cezar de Castro é fenomenal!!
MARAVILHOSO PROF. PARABÉNS POR TEREM CHAMADO!
1º ano do Ensino Médio: li Édipo Rei obrigada, Iracema obrigada, O Cortiço obrigada, Cem Anos de Solidão obrigada. Nesse último me apaixonei e mergulhei na literatura latino americana.
Sempre disse isso! No colégio fui obrigada a ler Dom Casmurro, gostei muito e tal, mas achei muito chato ter que fazer isso pra vestibular. Li Conto de Escola do mesmo Machado e foi muito mais interessante. A identificação foi muito maior, o texto menor, nem por isso menos denso. Aliás, sempre detestei literatura por causa dessa forma que somos obrigados a "aprender". Até hoje eu acho 1 porre ler narrativas e todo meu repertório de leitura por hobby vem de livros dissertativos. Porque eu nunca conseguia acertar a interpretação das "literaturas" nas provas, mas a dos livros didáticos ia bem demais. Na redação também. Mãe formada em letras e pai preciosista do idioma, eu aprendi o português escorreito pela pelo vocabulário deles e por gostar de sintaxe. Não foi pelo "hábito" de ler. A didática do professor Castro é absolutamente incrível! ❤❤❤
Excelente Professor Castro!!👏👏👏👏Com a maturidade a própria pessoa vai definindo suas preferências de leitura,se desenvolveu o hobbie ou hábito ou gosto pela leitura.
❤EXCELENTE conversa!!!🎉
Li Dom Casmurro com 13 anos, me apaixonei. A dúvida sobre a traição me despertou a curiosidade e li rapidamente. Até hoje não tenho certeza se houve ou não.
Eu li muitos contos e crônicas e poucos romances na minha adolescência. Foi ótimo!
O livro que me despertou para a leitura foi "O alienista" de Machado de Assis. Tinha 14 anos, li 2 vezes naquele momento. Em outros momentos li mais 3 vezes, em cada leitura uma experiência diferente, uma novidade.
Concordo totalmente
Bom dia!!! Muito bacana este bate-papo, acho que as escolas e os professores precisam se atualizar mesmo, pois é só através da educação de qualidade é que iremos mudar este país, passarmos a ter pessoas que não se deixam influenciar por pequenos vídeos de poucos segundos sem contexto e cheios de absurdos e que dizem explicar as coisas mais complexas do mundo
O goleiro da seleção uruguaia era Mazurkiewicz, sou uruguaio e até hoje se fala dessa driblada do Pelé.
Comecei ler aos 12 anos e com 16 anos já lia a Divina Comédia. Não consigo imaginar a minha vida sem leitura, é um momento onde o livro toma conta da linearidade do tempo onde 5 minutos podem parecer 5 horas e o exercício de entender um autor faz você ir além da sua percepção do mundo.
PERFEITO ! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Que aula!!
Excelente explicação professor ❤❤❤❤❤
Que aula. Sensacional
Exatamente, não é criar o hábito de leitura, mas o gosto pela leitura, são coisas completamente diferentes, sem falar que vc não pode cobrar o leitor, o leitor tem seu tempo e sua preferência.
O professor João é sensacional. Ele é muito claro em suas colocacoes sempre numa linguagem coloquial e sem firulas. Ele consegue prenter a atencao até debquem nao se empolga tantobcom os assuntos
Que conversa agradável!
Eu comecei com Clarisse Lispector… contos dela… fiquei viciada nela! Li todos e os da escola eu enrolava mas acabava lendo pulando linhas para entender as ideias principais…. Apaixonei por Machado com 16 anos… demorou mas valeu a pena tentar.
Eu concordo plenamente com o que foi dito pelo professor João Cézar de Castro Rocha, mas....para que seja possível estabelecer a leitura como hobby ao invés de hábito dentro das escolas, se faz nescessário mudar toda a estrutura do ensino brasileiro, ou então se faz necessário que os pais tomem pra si essa tarefa, o que infelizmente será a exceção da exceção.
Prof., maravilhoso, sou fã faz tempo.
Uma das melhores entrevistas sobre leitura que já vi na vida.
Dom Casmurro, Senhora, O Mulato... tive que ler um monte de livros que não tinha sentido nenhum na idade que eu tinha! Qdo tive que ler Terras do Sem Fim, adorei!
Eu li Dom Casmurro aos 14 anos e fiquei fascinada.
Muito esclarecedor .
A técnica para uma leitura prazerosa: a compreensão (objetiva) que se faz por meio dos elementos contidos no própio texto; e a interpretação (subjetiva) em si, por exemplo, o que o professor fez junto com os entrevistadores. Fabuloso!
O professor João Cezar é uma aula!
Very good interview
Baita entrevista. Verdadeira aula.
Que corte bom rapaz 👏🏼👏🏼👏🏼
gente pq não tive um professor assim🤷🏻♀️ maravilhoso❤
Que cara foda!
Nós temos tempos para a leitura. As crianças tem que começarem a leitura com os gibis e ir encontrando o que gostam. Só hoje, com 58 anos, estou descobrindo a Filosofia e ela faz sentido quando com 20 não fazia. 🤔
Que aula!
Terminei Dom Casmurro essa semana, baita livro mas só entendi agora com 30 anos, ele foi me apresentado na sétima série, nem abri o livro...
Cara, que canal top!! Convidados sensacionais!!
Que podcast incrível parabéns ao professor e a tofod
Esse professor é excepcional ❤❤❤
QUE PRIVILEGIO DO SEU FILHO TER UM PAI COMO VC.❤