Tendências do setor elétrico para 2025 com Wilson Ferreira Jr.

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 9 янв 2025

Комментарии • 1

  • @RobertoDAraujo
    @RobertoDAraujo 10 дней назад +1

    A aquisição de empresas estatais prontas é um investimento sobre o ponto de vista privado, mas não é formação de capital fixo. É apenas transferência de propriedade. Não seria conveniente citar esse detalhe?
    Se não houvesse os subsídios para as renováveis, será que teríamos os investimentos que foram realizados sem o planejamento necessário?
    Os planos decenais da EPE não conseguiram dar a direção correta na implantação das renováveis e que, hoje, provocam reclamação das restrições de geração (Constrained Generation). Não seria conveniente citar esses conflitos?
    Se não houvesse as parcerias da Eletrobras que, hoje, são chamadas de políticas "patrióticas", será que teríamos as usinas hidráulicas construídas sob esse modelo dependente de uma estatal que aceitou ser minoritária em mais de 16 GW?
    A distribuição de probabilidades das afluências dos rios brasileiros não é a "normal". É a que tem a mediana menor do que a média. Isso gera a captura dos preços reduzidos do CMO e portanto do PLD. Isso causa uma desigualdade entre o mercado livre e o mercado cativo. Seria interessante esclarecer esse detalhe?
    O que fazer com os certificados de garantia física, que, dada a característica singular do sistema brasileiro, não é nem física e nem garantida?