Muito legal ouvir vc , sua fala é clara e faz compreender o momento sem tanta angústia!! Ñ consigo achar muita graça nos patriopáticos, eles como massa manipulada são assustadores e ridículos. Mas a sensação que me traz seu vídeo é de alívio e reflexão !! Brincar o carnaval, me lembrou minha mãe que assim se referia aos festejos, ela se recordava com saudade do lança perfume que na sua juventude ñ era proibido e perfumava as ruas ! Os anos passam, envelhecemos mas é muito bom ter alguém que nos explique os acontecimentos nos provoque a pensar !!! Valeu 🔆
A querida filósofa Marcia Tiburi joga um papel de grande importância nesse contexto de massas alienadas no Brasil. A filósofa é uma educadora popular freiriana e de certeza pode contribuir para uma vasta campanha de educação para paz e ao educação ao exercício da cidadania política, só assim poderemos construir uma cultura da não violência e levar aos cidadãos e cidadãs para o senso prática da politica.
Tem um documentário que chama-se engenharia do consentimento, que fala sobre esse processo de manipulação, psicologia e como se manter até hoje em dia.
Muito obrigada e parabéns pelo trabalho de contribuição dessa construção diária de uma densidade subjetiva fundamental para uma cultura democrática e humana.
Nós estamos sempre num mundo social e político, onde aprendem,os tudo para participar dele. E nossa participação é a posição que temos sobre o mundo em que estamos, como ele vai continuar e o que pensamos, nossa ação e fala com o outro.
A filosofia poderia analisar a psicopatia dos detentores do poder mancomunados com uma elite que se quer perpétua, em detrimento da realidade de todos os povos.
Querida professora estes elementos que a senhora descreve como determinantes da formação de uma massa delirante, a senhora também explica como análogos aos aplicados ao MST, MTST?
Saulo, vc está querendo comparar formações políticas que estudam ha 30 anos a possibilidade de viver no campo dentro das democracias burguesas com a irracionalidade do fascismo neoliberal que só prega a morte e nem quer dividir o arroz???
Sra Marcia, achei muito interessante essa parte do êxtase religioso. Gostaria que a senhora aprofundasse mais sobre isso. Gostaria de saber se esse êxtase religioso se aplica também em religiões de matriz africana ( afro-brasileira ) por exemplo? Até pra entender melhor se quando os adeptos dessas religiões, quando estão reunidos em suas festas, e ficam com comportamentos iguais de crianças, índios, negros escravos e etc... estão sendo manipulados pelos seus lideres religiosos, que também cobram por todos os trabalhos realizados, desde o jogo de buzios até trabalhos para resolver problemas da vida. No caso, aquelas incorporarações que fazem eles perderem a vergonha e se comportarem e até se vestirem como o que eles acreditam, não é real, é êxtase? Ainda dentro do tema da política, esses lideres religiosos muitas vezes pedem votos aos adeptos para determinados candidatos políticos , com a promessa de representação política para essas religiões, isso quando não se candidatam com essa mesma promessa de representatividade religioso no cenário político. Gostaria de saber mais sobre esses êxtases religiosos e manipulações, sobre a ótica da Psicologia . Seria muito bom que esse tema fosse ampliado, até para evidenciar que se trata de ciência e que não tem nada haver com nenhum tipo de preconceito quanto a religião evangélica e nenhum adepto da religião evangélica. Independentemente do tema central do vídeo, que foi sobre a manipulação política e até mesmo de alguns empresários sobre aquelas pessoas que se aglomeram em determinados locais, já que foi citada como exemplo, uma religião específica e a associada ao êxtase religioso e vítima de manipulação, seria importante perpassar um único acontecimento, que foi a aglomeração e aprofundar no tema de uma forma geral, tendo uma perspectiva ampla. Embora, já é sabido que nenhum tipo de conhecimento é superior ao outro, nem conhecimento mitológico, nem o senso comum, nem o filosófico e nem o científico. Mesmo sabido que a ciência não abarca tudo, ela tem seu valor inquestionável. Por isso, deve ser utilizada, preferencialmente, para fenômenos de uma forma ampla e não se ater em casos isolados e exemplificativos, por maior que seja ou aparenta ser. Acredito que falar mais sobre esses êxtases religiosos, claro que com fundamentação, embasamentos e sempre citando as fontes é de interesse publico
Olá Marcia! Eu assistia muito ao programa da tv Educativa "Filosofia Pop" onde vc explanava sobre vários tópicos. O governo Bolsonaro tirou o programa do ar, o que foi uma pena. Agora temos a Internet, ainda bem. Parabéns!
Já vivi marx; observei que a literatura indicada segue a mesma linha alemã, italiana da escola Frankfurt. Após ler autores contrários entendi que a conta social (finanças, democracia) não fecha, esse objetivo inatingível é "fenômeno massas" . A quem ler este comentário: leia outras opiniões, seja democrático. Sugestão Andrew Lobaczewsk "psicopatas no poder" ignora nulla curatio morbi
Podemos fazer uma distinção entre o aspecto reprodutivo da socidade, que são os subsistemas, ecômico e estatal, do poder, e o nível cultural da ação comunbicativam da fala com o outro, em que buscamos o 'entendimento' com o outro, os concsensos, os acordos de um mundo da vida que faça sentido para nós, humanos, animais racionais, autonomos, livreds ou oprimidos. No nível sistêmico sem busca a eficiência, e no nível comunicativo, se busca o entendimento.
Eu sempre acreditei que Márcia Tiburi era autodidata em idiotia.... Ledo engano.... Ela fez vários cursos.... graduações..... pós graduações....para atingir a perfeição.
Conteúdo e forma em harmonia que, de maneira didática, vai nos ajudando a refletir melhor e conhecer aspectos do humano. Faço duas observações, mas que são detalhes menores dentro do contexto geral do vídeo e da sua ótima abordagem - aliás e no fundo, nem sei se estes detalhes que apontarei fazem sentido. Levanto questões para tentar dialogar. O primeiro ponto é quando cita o golpe de 64 como um fato que todos sabemos que existiu. Talvez tenha dito desta maneira como uma forma de reforçar que tal fato existiu mesmo e que, se não sabemos, seria importante que soubéssemos. Ou, quem sabe, este “todos” a que se referiu sejam os que veem este canal seu e que, por isto, supõe-se, já saberiam deste fato histórico. Ou nada disto e eu “viajei na maionese”. Não sei se este terrível período da história já foi tema de um dos vídeos do seu canal. Se não, acha que seria um tema importante para o objetivo a que se propõe? O segundo ponto que levanto: é quando se refere às instituições como garantidoras da democracia. Não seria importante citar também os movimentos sociais e demais espaços de organização social como entes garantidores daquela? Este meu comentário é de uma diletante um tanto delirante, é bom que se ressalte. Deixo meus agradecimentos e parabéns por mais esta bela frente de trabalho que abre para público.
Bacana tu comentar sobre o controle de massa em relação ao povo que ficam em frente a quartéis. Só ficou faltando falar em relação às ideologias de Marx, que devidamente, podemos chamar de controle de massa. Gratidão pela atenção, de quem ê a msg.
..de fato chego a perguntar se isso não seria um delirio coletivo o que me provoca um certo receio de assim chegar ao 1o de janeiro perturbando a instalação do novo Governo....
Quando vc fala de massa, eu lembro quando ia a uma padaria comprar um pão grande, quente, com manteiga, e coca cola gelada, que chegava a sair fumaça da boca !!
Obrigada Marcia, estava mesmo me perguntando sobre essas loucuras que estão fazendo nas ruas e querendo uma análise filosófica, psicológica e social disso tudo. Eu acrescentaria tb a solidão e sensação de inutilidade de muitos, que os fazem sair de casa e se sentirem importantes e queridos. As autoridades deveriam estudar esse lado da questão. Essas pessoas poderiam ser úteis nas associações culturais, caritatives ou esportivas. Tem coisa pra fazer nesses campos e assim ajudar o invididuo e a coletividade.
Esta gente em delírio, precisa então chegar ao limite da razão. E quem dá este limite neste momento em que estamos, são as autoridades, por exemplo, Xandão?
Você poderia por favor falar sobre a massificação dos jovens nas universidades? Porque hoje não vemos mais os jovens como pessoas individuais, mas grande parte saem das universidades massificados como um grupo que pensa todos da mesma forma massificados pela extrema esquerda.
Mas essas pessoas vão acordar desse êxtase? Quando? Porque tenho percebido que quem está fora desse movimento maluco já perdeu a paciência, no sentido de tocarem a vida mesmo, como se essa leva grande de manifestantes tivesse ficado para trás, essas pessoas estão desacreditadas no que tange mesmo à sanidade. Muito triste e muito estranho porque estamos falando de uma parcela grande da população brasileira.
A Marcia é tão fundamental! Luz, clareza!
Márcia !!! ...sempre maravilhosa em todos os aspectos.
Maravilha Marcia obrigado...Vida longa á vove e sua generosidade em nos esclarecer com tanta clareza, inteligencia e empatia.
Tem o livro de William Reich Psicologia de Massas do Fascismo ..meu pai tinha , vou procurar !!
Excelente análise! Pontual, lúcida, embasada, científica.
lol
Achei o vídeo excelente, útil esclarecedor. Muito obrigada, Márcia. Vou compartilhar.
😅😅😅😅😅😅
Totalmente excelente.
O exemplo é pessoal na frente do quartel, mas o mesmo é válido para CUT, MST, massa é massa, só faltou essa assertiva.
Grato pela aula professora!
Muito legal ouvir vc , sua fala é clara e faz compreender o momento sem tanta angústia!! Ñ consigo achar muita graça nos patriopáticos, eles como massa manipulada são assustadores e ridículos. Mas a sensação que me traz seu vídeo é de alívio e reflexão !! Brincar o carnaval, me lembrou minha mãe que assim se referia aos festejos, ela se recordava com saudade do lança perfume que na sua juventude ñ era proibido e perfumava as ruas ! Os anos passam, envelhecemos mas é muito bom ter alguém que nos explique os acontecimentos nos provoque a pensar !!! Valeu 🔆
Marcia Tiburi: sempre elucidando, iluminando, saciando minha sede de conhecimento. Obrigado!!!!
A senhora poderia analisar, a massa que resolveu se organizar para invadir propriedades privadas. Em vez de ir lutar pelo seus sustento!?
Gostei muito. Extremamente didatico e esclarecedor.
Márcia! Estou adorando este seu trabalho maravilhoso e muito necessário p todos nós! É uma doação de conhecimento!!! Obrigada!! ❤💫
parabéns professora.
Muito esclarecedor!
Eu tbm amo essa galinha.
Muito boa aula de filosofia.
Adoro ver os seus vídeos.
Obrigada pela aula, Márcia. 🌺🌺🌺✊🏻❤️
Excelente, obrigada!
Excelente, grata por essa aula.
Me inscrevi. Quanta clareza na sua análise. Obrigada!
grande canal muito apoio não saiam do ar!!!!! grande abraço!!!
Grata por seus estudos e reflexões. Comprei o livro " O que não se pode dizer" e estou amando.
estou adorando. muito obrigada
Muito obrigada
A querida filósofa Marcia Tiburi joga um papel de grande importância nesse contexto de massas alienadas no Brasil. A filósofa é uma educadora popular freiriana e de certeza pode contribuir para uma vasta campanha de educação para paz e ao educação ao exercício da cidadania política, só assim poderemos construir uma cultura da não violência e levar aos cidadãos e cidadãs para o senso prática da politica.
quanta clareza. precisava disso.
E o livro " Psicologia de massas do fascismo" - Wilhelm Reich. ??
Tem um documentário que chama-se engenharia do consentimento, que fala sobre esse processo de manipulação, psicologia e como se manter até hoje em dia.
Grato
Boa, interpretação!
Precisamos de intelectuais como esta moça do vídeo para laçarem luzes nestas trevas que ameça a nossa democracia.
Muito obrigada e parabéns pelo trabalho de contribuição dessa construção diária de uma densidade subjetiva fundamental para uma cultura democrática e humana.
Grande Mária!
Excelente, professora Tiburi!
Muito bom! Grato
Nós estamos sempre num mundo social e político, onde aprendem,os tudo para participar dele. E nossa participação é a posição que temos sobre o mundo em que estamos, como ele vai continuar e o que pensamos, nossa ação e fala com o outro.
A filosofia poderia analisar a psicopatia dos detentores do poder mancomunados com uma elite que se quer perpétua, em detrimento da realidade de todos os povos.
Querida professora estes elementos que a senhora descreve como determinantes da formação de uma massa delirante, a senhora também explica como análogos aos aplicados ao MST, MTST?
Óbvio q não !! São fenomenos totalmente distintos ... nem cabe comparação meu nobre ! Cáspite
Saulo, vc está querendo comparar formações políticas que estudam ha 30 anos a possibilidade de viver no campo dentro das democracias burguesas com a irracionalidade do fascismo neoliberal que só prega a morte e nem quer dividir o arroz???
@@silvinacarrizo2726 Excelente Silvina !!!
@@selmo750 Volo idem
MST e MTST são grupos que surgem para poder sobreviver a uma situação de pobreza e miséria excludente
Olá, Marcia! Estará aqui, junto com Jean na posse! 🌸 🌹
Obg por tanta informação em tão curto espaço de tempo!!! Obg!!!
Deliciosa aula...👏👏👏
Muito necessário nós dias de hoje,
Aprender...entender muito obrigado 😍
Bom dia Marcia.
Verdade! Quando saírem desse delírio, têm chance de adoecer, Márcia do céu!!!!
Excelente análise
GRATIDÃO 👏👏👏, excelente explicação.
Excelente vídeo! Esclarecedor! Muita grata!❤😘
Muito bem pontuado a parte em que você falou da religião, parabéns!
Seu vídeo era exatamente o que eu tava procurando, finalmente alguém desmembrou essa loucura toda. Adorei
Boa aula
Marcia, que texto maravilhoso!
necessária você Marcia Tiburi! Parabéns pela lucidez!
Seu trabalho é muito importante, e também interessante Márcia um grande abraço.
Livro excelente é a rebelião das massas do Ortega , ótimo
Vou maratonar! Fui sua aluna na Unilasalle.
Uma abordagem isenta e imparcial, técnica e prática. Essencial para entender os processos que estamos vivenciando...
Gratiluz
Sra Marcia, achei muito interessante essa parte do êxtase religioso. Gostaria que a senhora aprofundasse mais sobre isso. Gostaria de saber se esse êxtase religioso se aplica também em religiões de matriz africana ( afro-brasileira ) por exemplo? Até pra entender melhor se quando os adeptos dessas religiões, quando estão reunidos em suas festas, e ficam com comportamentos iguais de crianças, índios, negros escravos e etc... estão sendo manipulados pelos seus lideres religiosos, que também cobram por todos os trabalhos realizados, desde o jogo de buzios até trabalhos para resolver problemas da vida. No caso, aquelas incorporarações que fazem eles perderem a vergonha e se comportarem e até se vestirem como o que eles acreditam, não é real, é êxtase? Ainda dentro do tema da política, esses lideres religiosos muitas vezes pedem votos aos adeptos para determinados candidatos políticos , com a promessa de representação política para essas religiões, isso quando não se candidatam com essa mesma promessa de representatividade religioso no cenário político. Gostaria de saber mais sobre esses êxtases religiosos e manipulações, sobre a ótica da Psicologia . Seria muito bom que esse tema fosse ampliado, até para evidenciar que se trata de ciência e que não tem nada haver com nenhum tipo de preconceito quanto a religião evangélica e nenhum adepto da religião evangélica. Independentemente do tema central do vídeo, que foi sobre a manipulação política e até mesmo de alguns empresários sobre aquelas pessoas que se aglomeram em determinados locais, já que foi citada como exemplo, uma religião específica e a associada ao êxtase religioso e vítima de manipulação, seria importante perpassar um único acontecimento, que foi a aglomeração e aprofundar no tema de uma forma geral, tendo uma perspectiva ampla. Embora, já é sabido que nenhum tipo de conhecimento é superior ao outro, nem conhecimento mitológico, nem o senso comum, nem o filosófico e nem o científico. Mesmo sabido que a ciência não abarca tudo, ela tem seu valor inquestionável. Por isso, deve ser utilizada, preferencialmente, para fenômenos de uma forma ampla e não se ater em casos isolados e exemplificativos, por maior que seja ou aparenta ser. Acredito que falar mais sobre esses êxtases religiosos, claro que com fundamentação, embasamentos e sempre citando as fontes é de interesse publico
muito bom
Parabéns pelo vídeo. 👏🏾👏🏾👏🏾
Olá Marcia! Eu assistia muito ao programa da tv Educativa "Filosofia Pop" onde vc explanava sobre vários tópicos. O governo Bolsonaro tirou o programa do ar, o que foi uma pena. Agora temos a Internet, ainda bem. Parabéns!
Ótima análise. Compartilhei e me inscrevi no canal
Ganhou mais um inscrito. Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento.
Já vivi marx; observei que a literatura indicada segue a mesma linha alemã, italiana da escola Frankfurt. Após ler autores contrários entendi que a conta social (finanças, democracia) não fecha, esse objetivo inatingível é "fenômeno massas" . A quem ler este comentário: leia outras opiniões, seja democrático.
Sugestão Andrew Lobaczewsk "psicopatas no poder"
ignora nulla curatio morbi
Sugiro a leitura do livro A LOUCURA DAS MASSAS Douglas Murray
Nossa dra. A sra Disse tudo que está Acontecendo em poucas palavras...será que vai demorar p essas Pessoas Acordarem???
Porque umas pessoas conseguem enxergar a realidade e outras não? Por que umas têm posições definidas e não mudam e outras são facilmente manipuláveis?
CRUZESSSSS, Chega meu gato assustou
EU TE AMO!
Podemos fazer uma distinção entre o aspecto reprodutivo da socidade, que são os subsistemas, ecômico e estatal, do poder, e o nível cultural da ação comunbicativam da fala com o outro, em que buscamos o 'entendimento' com o outro, os concsensos, os acordos de um mundo da vida que faça sentido para nós, humanos, animais racionais, autonomos, livreds ou oprimidos. No nível sistêmico sem busca a eficiência, e no nível comunicativo, se busca o entendimento.
Dissonância cognitiva
Eu sempre acreditei que Márcia Tiburi era autodidata em idiotia....
Ledo engano....
Ela fez vários cursos.... graduações..... pós graduações....para atingir a perfeição.
Bom ouvir isso para entender o delírio nos estádios de futebol
Muito grato por tuas aulas professora! Faça vídeos mais longos 🙂
Conteúdo e forma em harmonia que, de maneira didática, vai nos ajudando a refletir melhor e conhecer aspectos do humano. Faço duas observações, mas que são detalhes menores dentro do contexto geral do vídeo e da sua ótima abordagem - aliás e no fundo, nem sei se estes detalhes que apontarei fazem sentido. Levanto questões para tentar dialogar. O primeiro ponto é quando cita o golpe de 64 como um fato que todos sabemos que existiu. Talvez tenha dito desta maneira como uma forma de reforçar que tal fato existiu mesmo e que, se não sabemos, seria importante que soubéssemos. Ou, quem sabe, este “todos” a que se referiu sejam os que veem este canal seu e que, por isto, supõe-se, já saberiam deste fato histórico. Ou nada disto e eu “viajei na maionese”. Não sei se este terrível período da história já foi tema de um dos vídeos do seu canal. Se não, acha que seria um tema importante para o objetivo a que se propõe? O segundo ponto que levanto: é quando se refere às instituições como garantidoras da democracia. Não seria importante citar também os movimentos sociais e demais espaços de organização social como entes garantidores daquela? Este meu comentário é de uma diletante um tanto delirante, é bom que se ressalte. Deixo meus agradecimentos e parabéns por mais esta bela frente de trabalho que abre para público.
Tem idosos q vivem no mundo de alice desde a juventude. Isso nao eh novo, infezlimente. Muitos nao vao kerer acordar. O luto será sofrivel.
Oi Márcia!!!
Show
Bacana tu comentar sobre o controle de massa em relação ao povo que ficam em frente a quartéis. Só ficou faltando falar em relação às ideologias de Marx, que devidamente, podemos chamar de controle de massa. Gratidão pela atenção, de quem ê a msg.
Adorei o vídeo Márcia, não conhecia seu canal ! Minha pergunta é, existe uma forma de tirar essas pessoas desses delírios ?
Gente inteligente é outra coisa!!!
Boa tarde
Ô Márcia? Cadê aquela vinheta legal de início?
Tinha nuns vídeos... :(
O mito da caverna de Platão serve para os dias atuais
..de fato chego a perguntar se isso não seria um delirio coletivo o que me provoca um certo receio de assim chegar ao 1o de janeiro perturbando a instalação do novo Governo....
Quando vc fala de massa, eu lembro quando ia a uma padaria comprar um pão grande, quente, com manteiga, e coca cola gelada, que chegava a sair fumaça da boca !!
Concordo, mas com uma dúvida: Será que elas acordarão?
Obrigada Marcia, estava mesmo me perguntando sobre essas loucuras que estão fazendo nas ruas e querendo uma análise filosófica, psicológica e social disso tudo. Eu acrescentaria tb a solidão e sensação de inutilidade de muitos, que os fazem sair de casa e se sentirem importantes e queridos. As autoridades deveriam estudar esse lado da questão. Essas pessoas poderiam ser úteis nas associações culturais, caritatives ou esportivas. Tem coisa pra fazer nesses campos e assim ajudar o invididuo e a coletividade.
Olá, minha querida.
Linda como sempre.
Parece mais feliz.
Se cuide.
👏🏻👏🏻👏🏻
Nossa é tudo muito doentio. Sinto dó dessas pessoas, não acho engraçado, elas deliram e precisam de reorientação ...
Esta gente em delírio, precisa então chegar ao limite da razão. E quem dá este limite neste momento em que estamos, são as autoridades, por exemplo, Xandão?
Você poderia por favor falar sobre a massificação dos jovens nas universidades? Porque hoje não vemos mais os jovens como pessoas individuais, mas grande parte saem das universidades massificados como um grupo que pensa todos da mesma forma massificados pela extrema esquerda.
Essa manipulação é feita através do marxismo cultural. Tudo elaborado por Gramsci, e mais um bocado de escola de Frankfurt.
😎🤠😈 É ISSO MESMO.
É a Márcia!!!😱
MASSA
MASSAS
MASSA
MASSAS!!!!!
Mas essas pessoas vão acordar desse êxtase? Quando? Porque tenho percebido que quem está fora desse movimento maluco já perdeu a paciência, no sentido de tocarem a vida mesmo, como se essa leva grande de manifestantes tivesse ficado para trás, essas pessoas estão desacreditadas no que tange mesmo à sanidade. Muito triste e muito estranho porque estamos falando de uma parcela grande da população brasileira.
Primeiro vídeo que assisto da Marca Tiburi. Gostei muito
Não se trata de publicidade. Trata-se de propaganda em toda a sua profundidade.
😒😳😐 espero mas torcida mesmo pra estarem sendo distribuídas as refeições também entre os pobres😳