Eu tive e ainda tenho meu mega drive. Quando criança, sofri com shadow of the beast e hoje admiro esses jogos, até revisito, mas agora só com save state. De dificil já basta a vida. Mais um otimo video.
Mega Drive é um dos meus favoritos de todos os tempos, mas infelizmente tanto seu antecessor MS quanto o próprio MD tem uma INFINITUDE de jogos difíceis - muitas vezes de forma desnecessária e artificial - e por isso eu acho o save-state sempre interessante, afinal, é melhor que o player tenha pelo menos boa parte da experiência do que privar-se da obra como um todo.
Год назад+4
Muito obrigado. O jogo até fornece algumas boas possibilidades para aliviar a dificuldade com o sistema de alquimias. Ainda assim, porém... heahaueuhh Seja como for, é um dos jogos mais interessantes que conheci esse ano.
agradecer essa obra obscura que fiquei tao fascinado em querer zerar em 2020 que me isolei num sabado e ate ajudou me livrar de um namoro a distancia kkkk
Год назад+13
Chakan derrotando _mesmo_ todos os males da existência hahahaha
Esse é um dos cartuchos que tenho do meu Mega e o que me atraiu nele, a princípio, foi o visual sombrio!! Acho um game bacana, apesar dos problemas que ele tem!! Como um conhecido meu diz... Vc não joga Chakan, vc sofre Chakan!!
Tomei conhecimento desse jogo inicialmente através do Cogumelando, por três vezes tentei jogar, falhei miseravelmente, entretanto a sua narrativa impressionante me fez querer tentar novamente, pelo história e pela arte! Solto aqui uma teoria louca, se esse horror existencial não influenciou o jogo de nome Scorn, então eu enlouqueci haha! Obrigado pelo vídeo!!
Os devs de Scorn citaram por nome as influências na produção do jogo: H.R GIGER (na direção de arte) e Beksinski. Surrealismo sombrio e distopia biomecânica. Como gameplay, há influências de Resident evil e Silent Hill bem óbvias.
Tu vê que o jogo é torto das ideias quando o logo da Sega fica vermelho após um grito desesperador e infernal que aparece sabe-se lá vindo daonde. Chakan tinha um roteiro muito a frente do tempo dele e totalmente merecia um novo jogo (eu boto fé que ele totalmente funcionaria como um souls like). Aí, agora tava bom de falar de The Immortal, que é outro jogo sinistro de dark fantasy!
Год назад+2
O jogo já começa mandando um "Vós que entrais, abandonai toda a esperança". É honesto, ao menos. E The Immortal é uma aula em como esperar o pior em cada curva da vida aheauehuha Preciso zerar ele ainda.
Sempre achei esse jogo charmoso, agora sabendo mais da história achei ainda mais interessante, porem esse fator da dificuldade e principalmente da parada do tempo me afastam dele.
Год назад+2
Ele é muito único. Tudo nele é extremamente cruel. O tempo não incomoda muito depois que as fases estão decoradas, mas o problema é justamente decorar elas.
Oh Cara. Com licença para fazer um novo elogio: Texto ótimo. Valorizou muito um jogo histórico que merece ser visitado ou revisitado (não por mim que sou uma pereba e só consigo terminar Mario Kart no cinquentinha). Adorei esse final filósofo niilista do game. E se pensar: A realidade amplamente conhecida nos leva à um maravilhoso horror.
Год назад+2
Obrigado, cara! O final desse jogo me pegou demais. Fez valer a jornada toda. O que restou? Uma longa, longa espera...
Vídeo sensacional como sempre! Esse jogo é muito interessante,a história dele é algo absurdo de tão maravilhoso,mas de fato o gameplay é sofrível,com muitas idéias boas dentro de uma engine caótica. Seria interessante se usassem por exemplo um gameplay mais parecido com Nosferatu (JOGAÇO lançado pro SNES e Mega Drive),que também possui uma atmosfera macabra,mas que tem uma proposta de jogo mais sólida. Chakan é mais um desses personagens maravilhosos de Filme B,o tipo de coisa que não "pega" com o público em massa (salvo exceções),ao meu ver tem um ensinamento muito bonito de que não se vence o mal com mal,e que todo esforço é inútil (literalmente falando),por isso a morte cita as estrelas e os infinitos mundos,o que significa que a realidade se revela para nós de acordo com o que somos,e não de acordo com o que queremos (mas aí entra uma longa história sobre o caminho do místico).
Год назад+1
O final desse me derrubou demais, cara. Não consigo parar de pensar sobre.
@ é o tipo de mensagem que é colocada ali para poucos perceberem,essas HQs do Chakan são sensacionais e não por acaso ficaram na obscuridade (literalmente falando),pois esse tipo de mensagem chacoalha as estruturas desse mundo (vide Coringa do filme Batman o Cavaleiro das Trevas). Tenho um ponto de reflexão e introspecção para você: a morte que o Chakan desafiou simboliza a vontade dele de ser melhor que todos,o imortal,contudo quem conhece a verdade mística de que a consciência é a única realidade,sabe que só vemos aquilo que somos,como um projetor daquilo que está oculto (ainda não percebido) em nós mesmos. Assim sendo,o Chakan está lutando contra si mesmo,pois todos somos o bem e o mal (que nada mais são do que dois lados da mesma moeda),portanto todo o esforço do Chakan será sempre inútil,tanto por buscar fora o que na verdade está dentro,quanto pela realização do desejo dele de ser eternamente o Chakan,ou seja,a mesma persona,que não conhece nada além de sua própria concepção de si mesmo (por isso ele tem essa vestimenta de caçador de monstros,mas ao mesmo tempo é um monstro,os roteiristas são de fato geniais e com muito conhecimento místico).
Год назад+1
A jornada de Chakan me lembrou muito a punição de Sísifo: condenado eternamente a levar a pedra ao topo da montanha, só para ver ela despencar toda vez que chegar ao topo. Sem possibilidade de mudança, sem chance de perdão: essa é sua existência até o fim dos tempos. O que restaria para Sísifo, então, seria não só aceitar tal punição, como se alegrar com ela. Exultar com a simples existência, seja qual for. Abraçar o melhor e o pior (mesmo o absurdo), e assim... continuar. Chakan não abraçou seu destino. Por isso ele ainda continua, mas continua em miséria interior e exterior.
@ comparação interessante,o que me faz levantar um ponto crucial sobre ambos os casos: qual seria a consequência de se recusarem a cumprir a punição?Digo,toda a existência é a consciência (que nos livros sagrados é conhecida como Deus),e assim sendo ambos os casos demonstram uma obediência às condições externas ao invés do reconhecimento de si mesmo como poder operante (cabe aqui a citação de Kratos que,por ignorância sobre a lei da consciência se tornou um mero peão na mão dos Deuses,na esperança de que terceiros o livrassem de seu fardo,ou seja,daquilo que ele é consciente de ser). Esse é o significado de queimar eternamente no fogo do inferno,uma metáfora,pois o fogo é um agente transformador,tudo que é queimado perde a forma anterior,já o céu representa os mais altos níveis de consciência,a leveza sem forma,como uma nuvem que não tem pra onde ir nem onde chegar,o vazio absoluto.
Uma coisa que o Mega Drive fazia muito nos seus primeiros anos e que eu ODEIO é que os personagens são muito grandes na tela. A Sega fazia (ou incentivava as produtoras a fazerem) pq fica lindo em fotos de revistas e no modo demonstração na loja, aquele bonecão gigante de pixel e tal. Mas assim que vc pega o controle na mão percebe que 90% do jogo são saltos de fé pq não dá pra ver dois palmos a sua frente, e Chakan é um dos maiores exemplos de como isso pode acabar mal - especialmente com seu level design particularmente cruel
Год назад+3
É isso, cara. Um campo de visão maior ajudaria tremendamente nesse jogo.
Eu nunca consegui zerar, mas achava esse jogo um dos melhores do Mega. Essa história poderia casar perfeitamente com uma continuação depois de tanto tempo... mas é uma pena que muito do provavelmente isso nunca vá acontecer.
Год назад+1
Fico me perguntando quem detém os direitos da franquia hoje em dia...
Caramba! Perdi muitas horas dos meus finais de semana jogando Chakan no meu megadrive, que tenho e jogo até hj! Jogo miserável de difícil!! FUi ter a mesma sensação anos depois jogando shadowman no Dreamcast, jogo tbm bastante macabro
Год назад+2
Shadow Man é sinistro. Quero muito jogar o remaster que saiu recentemente.
O jogo é dificil até você começar a usar as regras contra elas mesmas, de todas as poções possíveis, as naus úteis são a invisibilidade (se vc não é visto, não pode ser atingido ou agarrado), disparar fogo (ranger ftw) e acredite se quiser criar um novo ponto de entrada, aonbde vc sai da fase mais agora sempre começa naquele ponto, o que eu fazia era decorar aonde tava as poções mais uteis, criar um novo portal lá e ficar farmando para passar as partes mais chatas, os pulos de fé na fase de lava. Mai9s caso vc queira dar um chance e ter uma facilidade modo mais sussa, jogue no easy, vc tem todas as poçoes o tempo todo e não precisa recoleta-las, entao pode sair tacando o inferno, claro que se vc terminar a primeira metade de cada mundo o jogo acaba, porém, no hub tem uma ilha isolada do resto, ao subir nela e abrir o menu vc verá que pode usar uma poção e com isso ir para a parte 2 e terminar o jogo mesmo no easy, isso nao deixa facil demais, mais pelo menos serve como treino.
Год назад+1
O modo easy ajuda bastante a pegar as nuances do jogo mesmo. Fico me questionando se a possiblidade de acessar o Plano Elemental nele foi intencional ou não. Acredito que sim, porém, pois é algo _muito_ específico. O que me ferrou no final foi não ter me planejado bem. Deixei o plano da lava por último, sem muitas possibilidades para farmar poções (que tenha encontrado, ao menos), na fase mais difícil com o boss mais difícil (na minha opinião). Fiquei entre criar um checkpoint, girar a ampulheta para restaurar o tempo ou curar. Foi doloroso, ainda mais com as plataformas ordinárias. Mas, sim, já sabendo o layout das fases, onde ir e onde achar os itens, um novo zeramento se torna muito menos absurdo.
Esse jogo é mais difícil para quem pega ele casualmente pra jogar, mas pra mim que tinha o jogo no console e poucas opções, joguei bastante e fiquei bom nos controles, não é tão difícil não. Estou até escrevendo um walkthrough, em breve lanço no gamefaqs. O difícil, na época, era sacar como quebrar o chão de gelo do nível Elemental de água 2.
Muitos games de 16-bit pressionados pelo prazo da entrega eram terminados sem ajustes finais importantes. Esse sempre foi conhecido por ser muito difícil. Havia a intenção de uma continuação que foi justamente frustrada pelo desinteresse que o jogo causou em quem se aventurava nele, pois ele era muito escuro e cansativo... Não por acaso a questão entre ele e a dona morte fica em aberto, já que ela dava mais atenção pra turma do Penadinho.
Год назад+2
Um pouquinho de polimento, e esse aqui talvez fosse um dos meus preferidos no console. É um jogo interessantíssimo. (Aliás, na turma do Penadinho a Dona Morte não só dava, como recebia atenção também: imgur.com/JQJ9Qj4 aehuhae).
@ Poxa , mas a Dona Morte jogou sujo, heim? Tava até de saltinho! Apesar de que se eu visse uma loira dessas com uma foice assim eu já passava largo, esmola demais qualquer um desconfia!
Magnifico game arte dificilimo com uma atmosfera Obscura q me chamava muita atenção Demais, suas criaturas e mundos e suas músicas nas fases com sua trilha sonora misteriosa e efeitos únicos,... esse personagem merecia um filme e um game para esses consoles mais atuais do tipo "Bloodborne" seria Perfeito,...sou muito fã do personagem e game q até hoje procuro assuntos e artes sobre o universo do personagem,...
Год назад
Fiquei fascinado por ele também. Gostaria muito de uma sequência, ou de _qualquer_ coisa que envolvesse o personagem.
Tenho esse jogo e nunca consegui zerar, mas acho a temática e o design desse jogo fantástico e bem original, único e especial . O que daria um maravilhoso filme hj em dia . Mas posso indicar tbm um outro jogo com um clima de terror e suspense e incrivelmente difícil tbm ,o único e destemivel THE IMMORTAL, esse jogo nem com muita reza ou jogando passo a passo alguém pode zerar . Qualquer passo inválido nesse jogo maldito e ótimo ao mesmo tempo ,vc morre facilmente rs. Indico esse para o seu canal ! Forte abraço
ed é o cara que ficava puto com a galera alugando e zerando no mesmo fim de semana então todos jogos que ele trabalhou deu jeito de ficarem bem dificeis para demorar da galera zerar kk
Год назад+2
Tanto que, se não estou enganado, o próprio Ecco foi facilitado no lançamento japonês, com mais checkpoints. Os caras devem ter pensado: "Esse Ed aí tá maluco, vamos aliviar um pouco isso" ahuehauehuha
Chakan é aquele jogo desafiador (dose de sofrimento voluntário?) que o cara frita até se sentir miserável igual ao próprio Chakan; posso estar viajando, mas sempre senti um quê de estética mexicana nesse jogo, tipo tema da festa dos mortos, e nas músicas de apresentação, introdução das fases e dos portais.
Era de imaginar que uma hora Chakan aparecesse aqui. Junto com Sonic 2 ele foi o jogo que mais me marcou na época porque tinha o cartucho e por meses passei incontáveis tardes tentando terminar mas sempre me ferrava no plano elemental, geralmente no mundo da lava. Só consegui terminar muitos anos depois na emulação e ainda assim só rolou mesmo pq descobri os cheats de poção infinita. O design é tão nazista que usando cheat ainda é dificil pacas.hehe Fiquei frustrado novamente pq só depois de zerar que soube que era pra ficar esperando por 20min na tela da ampulheta pra aparecer o true ending...até nisso os caras castigavam. A história é muito maneira e eu achava o design do Chackan muito style, mesmo ele estando todo podre.hehe. O conceito de hub com fases não lineares e personagem imortal é unico até hoje nos 16 bit, só fui ver algo parecido em Soul Reaver (aliás imagino que vc iria curtir muito o universo de blood omen, fica a dica, caso não tenha jogado ainda) Fun fact: tenho o cartucho até hoje, ele ficou perdido por anos num armário velho e uma das metas da vida é arrumar um mega funcional pra testar ele, capaz do cartucho ser eterno e ainda estar funcionando.hehe
Год назад+1
O estágio final da lava quase me fez desistir. Sério. Não aguentava mais cair das plataformas. Para piorar, era a última fase do jogo para mim, então não sabia onde buscar poções. Faltou planejamento aheuaheuha Com paciência e ódio, porém, venci. Blood Omem está na minha fila faz um tempão. Quero muito jogar. Boa sorte, cara, quando for tentar novamente. Vale a pena, apesar das dores.
O jogo parece superinteressante, vários elementos criativos que muitos jogos atuais nem tentam explorar. Mas essa falta de polimento e dificuldade, não me faz querer jogar kkkkkkkk ótimo conteúdo!
Год назад
Vlw, cara! E o jogo é bem ordinário em alguns aspectos mesmo aheuahe Totalmente compreensível não querer dar uma chance.
Quando era criança eu tinha muito medo desse jogo, me causava um incômodo real; acho que pelo visual, a dificuldade e a trilha sonora igualmente perturbadora. Nunca cheguei zerar, mas depois desse vídeo me deu vontade de dar mais uma chance. :)
Pensa num jogo que não curti kkkkk Gosto de um bom desafio, a incerteza de ser capaz de zerar tal jogo, mas isso precisa vir junto de uma boa jogabilidade aliada de um bom level design, você precisa morrer sabendo que a culpa foi sua, não de um problemas na gameplay ou alguma malandragem qualquer. Quando sinto que o jogo vai ser difícil por razões erradas, nem me esforço muito. Análise muito boa como sempre, a reflexão final até me faz querer dar uma outra chance ao game kkkk
Год назад+1
O final me ganhou completamente. Cheguei lá pensando: "Por que infernos estou me submetendo a isso?". Depois fechei a boca e fiquei pensando: "Por que infernos estou vivo?" aheuhauehaha Além de destruir tua paciência, ele acaba com tua alma. O jogo é safado demais, Akuma. Mas tem o seu valor hauehaueha
Esse Taz mania do mega drive que vc nunca jogou,é bem legalzinho e pouca coisa menos dificil que esse chakan...porem os controles truncados continuam os mesmo.kkkkkkkkkk
Год назад
Seriam os controles uma marca registrada? Haheuaheuha
Os gráficos desse jogo são incríveis pra época! A gameplay poderia ter ajudado com mais polimento, o que deixaria esse talvez um jogo tão bom como a Franquia Castlevania. Eu vi que parece que vai sair um remake dele pra xbox.
Muito bom o vídeo, parabéns. Mas tenho uma ressalva: Em alguns momentos você fala como se estivesse fazendo uma pergunta, em momentos em que parece ser lugar de uma vírgula no seu texto, isso deixa um pouco confuso.
Год назад+1
Pior, cara. Odeio meu jeito de falar ahehaueha (E pior ainda: é dificílimo para eu "soar natural" na câmera). Mas estou tentando melhorar. Obrigado por me apontar esse problema! E vlw por conferir o vídeo também.
Tive que voltar aqui pois me lembrei de um tesouro obscuro (literalmente falando) que joguei (e vou jogar de novo) no Xbox 360: BLOODFORGE! O nome já dá as cartas,mas dá uma pesquisada aí para conferir o espetáculo de bizarrice,sangue,escuridão,sacrifício e violência (ou seja,o básico da conduta do cidadão "de bem"),esse jogo não vai reinventar a roda na vida de ninguém,mas é uma ótima pedida pra quem curte Splatterhouse,por exemplo. Hack 'n Slash recomendadíssimo!
Год назад+1
Cara, procurei sobre aqui e com certeza jogarei! Parece meu tipo de coisa HAHAHAHA
Que isso pô, eu zerei esse jogo e não achei difícil. Acho os metroidvania e soulslike modernos muito mais difíceis q ele. Edit: Lembrei de eu errando 20 pulos por segundo com o gancho. Sim, o cenário é o maior inimigo -Acabei de descobrir que dava pra colocar fogo nas armas kkkkkkkkk
Год назад+1
Cara, acho que penei mais nesse aqui do que em Hollow Knight (se bem que não fiz todos os bosses secretos lá, então...) aheuaheuha
O "Bloodborne" do mega. É um inferno infelizmente mal aproveitado, uma arte incrível tinha que melhorar a jogabilidade, tinha que sair pro SNES, com as cores de demons crest
Chakan é aquele jogo desafiador (dose de sofrimento voluntário?) que o cara frita até se sentir miserável igual ao próprio Chakan; posso estar viajando, mas sempre senti um quê de estética mexicana nesse jogo, tipo tema da festa dos mortos, e nas músicas de apresentação, introdução das fases e dos portais.
Год назад+1
Caramba, Greg. Isso não me passou pela cabeça, mas pode ser que exista alguma inspiração mesmo.
Eu tive e ainda tenho meu mega drive. Quando criança, sofri com shadow of the beast e hoje admiro esses jogos, até revisito, mas agora só com save state. De dificil já basta a vida. Mais um otimo video.
Mega Drive é um dos meus favoritos de todos os tempos, mas infelizmente tanto seu antecessor MS quanto o próprio MD tem uma INFINITUDE de jogos difíceis - muitas vezes de forma desnecessária e artificial - e por isso eu acho o save-state sempre interessante, afinal, é melhor que o player tenha pelo menos boa parte da experiência do que privar-se da obra como um todo.
Muito obrigado.
O jogo até fornece algumas boas possibilidades para aliviar a dificuldade com o sistema de alquimias. Ainda assim, porém... heahaueuhh
Seja como for, é um dos jogos mais interessantes que conheci esse ano.
@@MarsPriest Emulador. O Mega eu deixo guardado. Se não me engano, em everdrive tem save state.
Os movimentos do Chakan parecem, aqueles carinhas que seguram bastão de luz no aeroporto.
Sinalizando que esse é o caminho da dor aheuhaueha
agradecer essa obra obscura que fiquei tao fascinado em querer zerar em 2020 que me isolei num sabado e ate ajudou me livrar de um namoro a distancia kkkk
Chakan derrotando _mesmo_ todos os males da existência hahahaha
Há males que vem pro bem né 😅😂😂
@@jeffersonrochaa7723 sim kk o bolso agradece auuahahu
Zerou na raça ou usou save state de emulador? Rs.
Esse é um dos cartuchos que tenho do meu Mega e o que me atraiu nele, a princípio, foi o visual sombrio!!
Acho um game bacana, apesar dos problemas que ele tem!!
Como um conhecido meu diz... Vc não joga Chakan, vc sofre Chakan!!
Definição perfeita, cara hahahaha
Chakan que faz a aposta quem paga o preço é o jogador, o jogador que vai viver o sofrimento de Chakan.
Imersão que diz, né? Haheuhaueha
Tomei conhecimento desse jogo inicialmente através do Cogumelando, por três vezes tentei jogar, falhei miseravelmente, entretanto a sua narrativa impressionante me fez querer tentar novamente, pelo história e pela arte!
Solto aqui uma teoria louca, se esse horror existencial não influenciou o jogo de nome Scorn, então eu enlouqueci haha!
Obrigado pelo vídeo!!
Os devs de Scorn citaram por nome as influências na produção do jogo: H.R GIGER (na direção de arte) e Beksinski. Surrealismo sombrio e distopia biomecânica. Como gameplay, há influências de Resident evil e Silent Hill bem óbvias.
@@diegopeart Eu sei dessa parte, mas gosto de pensar que eles esqueceram algumas coisas por conta do tempo longo que o jogo esteve em desenvolvimento!
Se não serviu de influência direta, ambos beberam da mesma fonte (tem Giger até dizer chega no Chakan haehauhe).
Eu que agradeço, Vitor!
@ Concordo plenamente haha!
Na época acabei esse jogo. Mano...quem matava Bart Simpson Vs space mutants não tinha medo de nada
Tu vê que o jogo é torto das ideias quando o logo da Sega fica vermelho após um grito desesperador e infernal que aparece sabe-se lá vindo daonde. Chakan tinha um roteiro muito a frente do tempo dele e totalmente merecia um novo jogo (eu boto fé que ele totalmente funcionaria como um souls like). Aí, agora tava bom de falar de The Immortal, que é outro jogo sinistro de dark fantasy!
O jogo já começa mandando um "Vós que entrais, abandonai toda a esperança". É honesto, ao menos.
E The Immortal é uma aula em como esperar o pior em cada curva da vida aheauehuha Preciso zerar ele ainda.
que massa, parece tipo o avô da series souls hehe, é mó dark, tem estilo massa, dark fantasy, muito bom
Sombrio demais, cara. Eu adoro isso aheuhaueha
Eu estava sentindo saudades desse tipo de vídeo, focado num jogo e fazendo uma análise sobre o jogo 🎮.❤
Sempre achei esse jogo charmoso, agora sabendo mais da história achei ainda mais interessante, porem esse fator da dificuldade e principalmente da parada do tempo me afastam dele.
Ele é muito único. Tudo nele é extremamente cruel.
O tempo não incomoda muito depois que as fases estão decoradas, mas o problema é justamente decorar elas.
Oh Cara.
Com licença para fazer um novo elogio:
Texto ótimo. Valorizou muito um jogo histórico que merece ser visitado ou revisitado (não por mim que sou uma pereba e só consigo terminar Mario Kart no cinquentinha).
Adorei esse final filósofo niilista do game.
E se pensar: A realidade amplamente conhecida nos leva à um maravilhoso horror.
Obrigado, cara!
O final desse jogo me pegou demais. Fez valer a jornada toda.
O que restou? Uma longa, longa espera...
Vídeo sensacional como sempre!
Esse jogo é muito interessante,a história dele é algo absurdo de tão maravilhoso,mas de fato o gameplay é sofrível,com muitas idéias boas dentro de uma engine caótica.
Seria interessante se usassem por exemplo um gameplay mais parecido com Nosferatu (JOGAÇO lançado pro SNES e Mega Drive),que também possui uma atmosfera macabra,mas que tem uma proposta de jogo mais sólida.
Chakan é mais um desses personagens maravilhosos de Filme B,o tipo de coisa que não "pega" com o público em massa (salvo exceções),ao meu ver tem um ensinamento muito bonito de que não se vence o mal com mal,e que todo esforço é inútil (literalmente falando),por isso a morte cita as estrelas e os infinitos mundos,o que significa que a realidade se revela para nós de acordo com o que somos,e não de acordo com o que queremos (mas aí entra uma longa história sobre o caminho do místico).
O final desse me derrubou demais, cara. Não consigo parar de pensar sobre.
@ é o tipo de mensagem que é colocada ali para poucos perceberem,essas HQs do Chakan são sensacionais e não por acaso ficaram na obscuridade (literalmente falando),pois esse tipo de mensagem chacoalha as estruturas desse mundo (vide Coringa do filme Batman o Cavaleiro das Trevas).
Tenho um ponto de reflexão e introspecção para você: a morte que o Chakan desafiou simboliza a vontade dele de ser melhor que todos,o imortal,contudo quem conhece a verdade mística de que a consciência é a única realidade,sabe que só vemos aquilo que somos,como um projetor daquilo que está oculto (ainda não percebido) em nós mesmos.
Assim sendo,o Chakan está lutando contra si mesmo,pois todos somos o bem e o mal (que nada mais são do que dois lados da mesma moeda),portanto todo o esforço do Chakan será sempre inútil,tanto por buscar fora o que na verdade está dentro,quanto pela realização do desejo dele de ser eternamente o Chakan,ou seja,a mesma persona,que não conhece nada além de sua própria concepção de si mesmo (por isso ele tem essa vestimenta de caçador de monstros,mas ao mesmo tempo é um monstro,os roteiristas são de fato geniais e com muito conhecimento místico).
A jornada de Chakan me lembrou muito a punição de Sísifo: condenado eternamente a levar a pedra ao topo da montanha, só para ver ela despencar toda vez que chegar ao topo. Sem possibilidade de mudança, sem chance de perdão: essa é sua existência até o fim dos tempos. O que restaria para Sísifo, então, seria não só aceitar tal punição, como se alegrar com ela. Exultar com a simples existência, seja qual for. Abraçar o melhor e o pior (mesmo o absurdo), e assim... continuar.
Chakan não abraçou seu destino. Por isso ele ainda continua, mas continua em miséria interior e exterior.
@ comparação interessante,o que me faz levantar um ponto crucial sobre ambos os casos: qual seria a consequência de se recusarem a cumprir a punição?Digo,toda a existência é a consciência (que nos livros sagrados é conhecida como Deus),e assim sendo ambos os casos demonstram uma obediência às condições externas ao invés do reconhecimento de si mesmo como poder operante (cabe aqui a citação de Kratos que,por ignorância sobre a lei da consciência se tornou um mero peão na mão dos Deuses,na esperança de que terceiros o livrassem de seu fardo,ou seja,daquilo que ele é consciente de ser).
Esse é o significado de queimar eternamente no fogo do inferno,uma metáfora,pois o fogo é um agente transformador,tudo que é queimado perde a forma anterior,já o céu representa os mais altos níveis de consciência,a leveza sem forma,como uma nuvem que não tem pra onde ir nem onde chegar,o vazio absoluto.
Uma coisa que o Mega Drive fazia muito nos seus primeiros anos e que eu ODEIO é que os personagens são muito grandes na tela. A Sega fazia (ou incentivava as produtoras a fazerem) pq fica lindo em fotos de revistas e no modo demonstração na loja, aquele bonecão gigante de pixel e tal. Mas assim que vc pega o controle na mão percebe que 90% do jogo são saltos de fé pq não dá pra ver dois palmos a sua frente, e Chakan é um dos maiores exemplos de como isso pode acabar mal - especialmente com seu level design particularmente cruel
É isso, cara. Um campo de visão maior ajudaria tremendamente nesse jogo.
Chakan e Shadow Man são dois jogos que me deixaram perturbado, trilhas sonoras macabras.
Sinistros demais.
Nunca ouvir falar sobre esse jogo. Parece um jogo ótimo
Dê uma chance. É sofrido, mas tem as suas nuances.
Vídeo top Dedé, nunca ouvi falar desse jogo mais gosto de jogos difíceis é esse mim interessou
Se você curte algo bem cascudo, vai fundo. Esse é cascudo até dizer chega.
Eu nunca consegui zerar, mas achava esse jogo um dos melhores do Mega. Essa história poderia casar perfeitamente com uma continuação depois de tanto tempo... mas é uma pena que muito do provavelmente isso nunca vá acontecer.
Fico me perguntando quem detém os direitos da franquia hoje em dia...
Caramba! Perdi muitas horas dos meus finais de semana jogando Chakan no meu megadrive, que tenho e jogo até hj! Jogo miserável de difícil!! FUi ter a mesma sensação anos depois jogando shadowman no Dreamcast, jogo tbm bastante macabro
Shadow Man é sinistro. Quero muito jogar o remaster que saiu recentemente.
@ Opa! Excelente dica! Nào sabia desta versão remaster. Vou procurar.. (ou não... 😨😅)
O jogo é dificil até você começar a usar as regras contra elas mesmas, de todas as poções possíveis, as naus úteis são a invisibilidade (se vc não é visto, não pode ser atingido ou agarrado), disparar fogo (ranger ftw) e acredite se quiser criar um novo ponto de entrada, aonbde vc sai da fase mais agora sempre começa naquele ponto, o que eu fazia era decorar aonde tava as poções mais uteis, criar um novo portal lá e ficar farmando para passar as partes mais chatas, os pulos de fé na fase de lava.
Mai9s caso vc queira dar um chance e ter uma facilidade modo mais sussa, jogue no easy, vc tem todas as poçoes o tempo todo e não precisa recoleta-las, entao pode sair tacando o inferno, claro que se vc terminar a primeira metade de cada mundo o jogo acaba, porém, no hub tem uma ilha isolada do resto, ao subir nela e abrir o menu vc verá que pode usar uma poção e com isso ir para a parte 2 e terminar o jogo mesmo no easy, isso nao deixa facil demais, mais pelo menos serve como treino.
O modo easy ajuda bastante a pegar as nuances do jogo mesmo. Fico me questionando se a possiblidade de acessar o Plano Elemental nele foi intencional ou não. Acredito que sim, porém, pois é algo _muito_ específico.
O que me ferrou no final foi não ter me planejado bem. Deixei o plano da lava por último, sem muitas possibilidades para farmar poções (que tenha encontrado, ao menos), na fase mais difícil com o boss mais difícil (na minha opinião). Fiquei entre criar um checkpoint, girar a ampulheta para restaurar o tempo ou curar. Foi doloroso, ainda mais com as plataformas ordinárias.
Mas, sim, já sabendo o layout das fases, onde ir e onde achar os itens, um novo zeramento se torna muito menos absurdo.
Para ficar perfeito, só faltou falar sobre o verdadeiro último chefe e do final verdadeiro ("not the end"), que é uma curiosidade super interessante.
Esse final é impactante.
Esse jogo é mais difícil para quem pega ele casualmente pra jogar, mas pra mim que tinha o jogo no console e poucas opções, joguei bastante e fiquei bom nos controles, não é tão difícil não. Estou até escrevendo um walkthrough, em breve lanço no gamefaqs. O difícil, na época, era sacar como quebrar o chão de gelo do nível Elemental de água 2.
Seja bem vindo de volta Dedé
Obrigado ❤
Muitos games de 16-bit pressionados pelo prazo da entrega eram terminados sem ajustes finais importantes. Esse sempre foi conhecido por ser muito difícil. Havia a intenção de uma continuação que foi justamente frustrada pelo desinteresse que o jogo causou em quem se aventurava nele, pois ele era muito escuro e cansativo... Não por acaso a questão entre ele e a dona morte fica em aberto, já que ela dava mais atenção pra turma do Penadinho.
Um pouquinho de polimento, e esse aqui talvez fosse um dos meus preferidos no console. É um jogo interessantíssimo.
(Aliás, na turma do Penadinho a Dona Morte não só dava, como recebia atenção também: imgur.com/JQJ9Qj4 aehuhae).
@ Poxa , mas a Dona Morte jogou sujo, heim? Tava até de saltinho! Apesar de que se eu visse uma loira dessas com uma foice assim eu já passava largo, esmola demais qualquer um desconfia!
Dede faz mais assim 😁🙏por favor ! Oh tô pedindo , gosto tanto das análises este estilo .
Já possuo mais algumas planejadas, Pedro!
Magnifico game arte dificilimo com uma atmosfera Obscura q me chamava muita atenção Demais, suas criaturas e mundos e suas músicas nas fases com sua trilha sonora misteriosa e efeitos únicos,... esse personagem merecia um filme e um game para esses consoles mais atuais do tipo "Bloodborne" seria Perfeito,...sou muito fã do personagem e game q até hoje procuro assuntos e artes sobre o universo do personagem,...
Fiquei fascinado por ele também. Gostaria muito de uma sequência, ou de _qualquer_ coisa que envolvesse o personagem.
Tenho esse jogo e nunca consegui zerar, mas acho a temática e o design desse jogo fantástico e bem original, único e especial . O que daria um maravilhoso filme hj em dia .
Mas posso indicar tbm um outro jogo com um clima de terror e suspense e incrivelmente difícil tbm ,o único e destemivel THE IMMORTAL, esse jogo nem com muita reza ou jogando passo a passo alguém pode zerar . Qualquer passo inválido nesse jogo maldito e ótimo ao mesmo tempo ,vc morre facilmente rs. Indico esse para o seu canal ! Forte abraço
ed é o cara que ficava puto com a galera alugando e zerando no mesmo fim de semana então todos jogos que ele trabalhou deu jeito de ficarem bem dificeis para demorar da galera zerar kk
Tanto que, se não estou enganado, o próprio Ecco foi facilitado no lançamento japonês, com mais checkpoints. Os caras devem ter pensado: "Esse Ed aí tá maluco, vamos aliviar um pouco isso" ahuehauehuha
Moral do jogo 'Jamais desafie a Morte!!!'
Ela vencerá todos nós.
Chakan é aquele jogo desafiador (dose de sofrimento voluntário?) que o cara frita até se sentir miserável igual ao próprio Chakan; posso estar viajando, mas sempre senti um quê de estética mexicana nesse jogo, tipo tema da festa dos mortos, e nas músicas de apresentação, introdução das fases e dos portais.
Era de imaginar que uma hora Chakan aparecesse aqui. Junto com Sonic 2 ele foi o jogo que mais me marcou na época porque tinha o cartucho e por meses passei incontáveis tardes tentando terminar mas sempre me ferrava no plano elemental, geralmente no mundo da lava.
Só consegui terminar muitos anos depois na emulação e ainda assim só rolou mesmo pq descobri os cheats de poção infinita. O design é tão nazista que usando cheat ainda é dificil pacas.hehe
Fiquei frustrado novamente pq só depois de zerar que soube que era pra ficar esperando por 20min na tela da ampulheta pra aparecer o true ending...até nisso os caras castigavam.
A história é muito maneira e eu achava o design do Chackan muito style, mesmo ele estando todo podre.hehe. O conceito de hub com fases não lineares e personagem imortal é unico até hoje nos 16 bit, só fui ver algo parecido em Soul Reaver (aliás imagino que vc iria curtir muito o universo de blood omen, fica a dica, caso não tenha jogado ainda)
Fun fact: tenho o cartucho até hoje, ele ficou perdido por anos num armário velho e uma das metas da vida é arrumar um mega funcional pra testar ele, capaz do cartucho ser eterno e ainda estar funcionando.hehe
O estágio final da lava quase me fez desistir. Sério. Não aguentava mais cair das plataformas. Para piorar, era a última fase do jogo para mim, então não sabia onde buscar poções. Faltou planejamento aheuaheuha Com paciência e ódio, porém, venci.
Blood Omem está na minha fila faz um tempão. Quero muito jogar.
Boa sorte, cara, quando for tentar novamente. Vale a pena, apesar das dores.
O jogo parece superinteressante, vários elementos criativos que muitos jogos atuais nem tentam explorar. Mas essa falta de polimento e dificuldade, não me faz querer jogar kkkkkkkk ótimo conteúdo!
Vlw, cara! E o jogo é bem ordinário em alguns aspectos mesmo aheuahe Totalmente compreensível não querer dar uma chance.
"Chakan" é daqueles tristes casos onde uma adaptação pega fama e a mídia base ameaça virar lost media (se é que já não virou).
Você ainda encontra ela online até com certa facilidade. Gostei bastante do que li, inclusive.
@Poxa, podia ter feito disso um diferencial no teu vídeo, sabe? Mostrando páginas da HQ e comparando elementos que foram levados pro jogo.
Eu mostrei uma página no comecinho do vídeo. O que me faltou para fazer mais foi, como sempre... tempo aheuhaueha
parabens pelo review esse jogo fez parte d minha infancia no megadrive
Vlw, cara!
Ele seria um ótimo oponente pro Myamoto Mussão!
Invencíveis sob os céus.
Video excelente🎉parabens! Gosto de ver alguem jogando jogos que jamais teria coragem de jogar 😅
Obrigado, Jailson!
Esse é barra pesada, cara... mas olha, a jornada valeu a pena.
Sofri nesse jogo quando era garoto!
Difícil demais esse.
Rapaz, tu curte sofrer com esses joguinhos difíceis ehm, ahaha!
Pior que eu gosto mesmo aheuaheuha
Melhor análise do jogo, top cara.
Vlw, cara!
Quando era criança eu tinha muito medo desse jogo, me causava um incômodo real; acho que pelo visual, a dificuldade e a trilha sonora igualmente perturbadora. Nunca cheguei zerar, mas depois desse vídeo me deu vontade de dar mais uma chance. :)
Esse jogo acabou de ganhar o meu selo de ''Hard Devil"
Pensa num jogo que não curti kkkkk
Gosto de um bom desafio, a incerteza de ser capaz de zerar tal jogo, mas isso precisa vir junto de uma boa jogabilidade aliada de um bom level design, você precisa morrer sabendo que a culpa foi sua, não de um problemas na gameplay ou alguma malandragem qualquer. Quando sinto que o jogo vai ser difícil por razões erradas, nem me esforço muito.
Análise muito boa como sempre, a reflexão final até me faz querer dar uma outra chance ao game kkkk
O final me ganhou completamente. Cheguei lá pensando: "Por que infernos estou me submetendo a isso?". Depois fechei a boca e fiquei pensando: "Por que infernos estou vivo?" aheuhauehaha
Além de destruir tua paciência, ele acaba com tua alma. O jogo é safado demais, Akuma. Mas tem o seu valor hauehaueha
@ Eis um homem que decifraria o cubo dos cenobitas sem medo da dor que vem pela frente kkkk
História bizarra, nunca joguei, parece MUITO difícil, mas também parece ter muitas ideias legais.
Ele é interessantíssimo.
Ótimo vídeo, tenho um mega que ganhei estragado e arrumei somente com este jogo, vou até começar jogar.
Boa sorte!
Esse Taz mania do mega drive que vc nunca jogou,é bem legalzinho e pouca coisa menos dificil que esse chakan...porem os controles truncados continuam os mesmo.kkkkkkkkkk
Seriam os controles uma marca registrada? Haheuaheuha
Eu costumo dizer que o jogo do Chakan é um lugar onde filho chora e mãe não vê.
kkkk entendi por quê não teve vídeo no sábado, o cara tava se torturando jogando esse fruto do tinhoso
Diabólico demais aheuhaeuha
o Chakan me lembra muito uma das versões do Eddie (do Iron)
ai Dedé deixa o link da tua twitch no comentário fixado, tuas lives é o puro suco do entretenimento.
Preciso fazer isso, cara. Porém antes vou organizar a casa por lá. Os últimos acontecimentos me deixaram incapaz de ficar ao vivo.
Os gráficos desse jogo são incríveis pra época! A gameplay poderia ter ajudado com mais polimento, o que deixaria esse talvez um jogo tão bom como a Franquia Castlevania. Eu vi que parece que vai sair um remake dele pra xbox.
Um novo Chakan me deixaria muito feliz.
Adorei o visual desse jogo.
Bom demais, é meu tipo de estética.
Adoro a proposta do megao de ser voltado mais para adultos. A criancice da Nintendo cansa.
Chakan, por exemplo, oferece uma amostra grátis dos tormentos da vida adulta aheuhaueha
Muito bom o vídeo, parabéns. Mas tenho uma ressalva: Em alguns momentos você fala como se estivesse fazendo uma pergunta, em momentos em que parece ser lugar de uma vírgula no seu texto, isso deixa um pouco confuso.
Pior, cara. Odeio meu jeito de falar ahehaueha (E pior ainda: é dificílimo para eu "soar natural" na câmera). Mas estou tentando melhorar. Obrigado por me apontar esse problema!
E vlw por conferir o vídeo também.
Tive que voltar aqui pois me lembrei de um tesouro obscuro (literalmente falando) que joguei (e vou jogar de novo) no Xbox 360: BLOODFORGE!
O nome já dá as cartas,mas dá uma pesquisada aí para conferir o espetáculo de bizarrice,sangue,escuridão,sacrifício e violência (ou seja,o básico da conduta do cidadão "de bem"),esse jogo não vai reinventar a roda na vida de ninguém,mas é uma ótima pedida pra quem curte Splatterhouse,por exemplo.
Hack 'n Slash recomendadíssimo!
Cara, procurei sobre aqui e com certeza jogarei! Parece meu tipo de coisa HAHAHAHA
@ você vai curtir,como eu disse não é nenhum divisor de águas,mas é muito bom no que se propõe!
Diversão pra toda família (Addams) !!!
Eae Neuromancer... Caraca... Caixa de colisão foi forte... rsrsrsrs
Neuromancer, eu? Sou no máximo um conto daqueles bem vagabundos que postam online hoje em dia aheuhaueha
As hit boxes desse jogo são as mais sacanas possíveis.
Bem safadas aheahuha
Zere ao vivo, o jogo: Battletoads in battlemaniacs. Kkkkkk, um dos jogos mais difíceis já criados.
Pô, estou pensando em começar a fazer lives em um outro canal qualquer hora dessas. Quem sabe...
vai encarar o do gamegear? esse ainda nao zerei
Vou sim. Quero fazer um vídeo com versões menos conhecidas de jogos do Megão no Game Gear. Esse provavelmente estará lá.
🤔Quase a premissa do gato de botas😂😂😂
Pior que é mesmo aheuaheuha
Acho que o maior obstáculo desse jogo aí é justamente o começo, em que você não entende piciroca nenhuma 🤦
É fácil se perder no início mesmo aehauehuaha
Não sabia desse jogo.
É interessantíssimo.
Isso é porque Não jogou the imortal.
Jogar, joguei. Mas ainda não terminei aheuaheuha
Praise the chakan \o/
Eternamente!
espalhe a palavra do chakanismo bom homem 🤣@
E detonei esse jogo, poucos jogos me irritaram tanto, ninja Gaiden os 3 principalmente o primeiro e ess chakan é fogo
Que isso pô, eu zerei esse jogo e não achei difícil. Acho os metroidvania e soulslike modernos muito mais difíceis q ele.
Edit: Lembrei de eu errando 20 pulos por segundo com o gancho. Sim, o cenário é o maior inimigo
-Acabei de descobrir que dava pra colocar fogo nas armas kkkkkkkkk
Cara, acho que penei mais nesse aqui do que em Hollow Knight (se bem que não fiz todos os bosses secretos lá, então...) aheuaheuha
Facilmente me senti linchado nesse jogo
O "Bloodborne" do mega. É um inferno infelizmente mal aproveitado, uma arte incrível tinha que melhorar a jogabilidade, tinha que sair pro SNES, com as cores de demons crest
Se baixar pelo mega drive pega virus
Mais tosco e ruim de todos
Chakan é aquele jogo desafiador (dose de sofrimento voluntário?) que o cara frita até se sentir miserável igual ao próprio Chakan; posso estar viajando, mas sempre senti um quê de estética mexicana nesse jogo, tipo tema da festa dos mortos, e nas músicas de apresentação, introdução das fases e dos portais.
Caramba, Greg. Isso não me passou pela cabeça, mas pode ser que exista alguma inspiração mesmo.