Uhuuuuu! Foi um prazer ter essa conversa com você, Nat! Como escrevi esses dias no Instagram, "respeitar a opinião de quem pensa diferente de você é um sinal de grande maturidade." 😀🔥❤️ Vamos que vamos, ensinando e aprendendo.
Edu vc é fera a Nath é boa tbm mas pra quem tá deste lado aqui da tela transparece quem é raiz msm. Cada um com sua visão de mundo, mas vc por na balança msm quem vai querer pagar uma dívida 20 anos ao invés de 5. Nesta argumentação ela perdeu feio.
A sua opinião é a única que faz sentido pra mim. Ela não considera o emocional. 20 anos investindo sem resgatar nada? Essa não é a vida real de um pobre. É melhor usar o que sobra assim: 50% investimento e 50% amortização.
O primo pobre arrasa!!! Adoro a honestidade dele! Por causa dele, ja amortizei 10 anos em 2! Top demais! Já fui do seu time Nath, agora sou Primo Pobre!!!
Concordo plenamente hoje em dia as pessoas continuam dando dinheiro prós bancos usarem os seus dinheiros kkkkk o povo brasileiro nunca vai sair da matriz
Você pode seguir o raciocínio dele até você quitar o seu apartamento e depois seguir as dicas de investimento da Nath depois que o seu apartamento estiver quitado. Um não excluí o outro, porque ele vai te ajudar com a quitação do apartamento mas depois disso já não é mais a especialidade dele, é nesse momento que a Natália será importante, para te mostrar as melhores formas de investir e quais as taxas de juros de cada investimento.
Acho a linha do primo pobre muito mais realista e aplicável para quem nao tem grana. A Nath tem umas dicas legais tb,mas eu acho que ela nao sabe a realidade da vida de ganhar 2k na prática...
Tive a mesmíssima impressão! Além de não ter comparação entre os 20 anos de prazo que ela falou e os TRÊS anos que o Eduardo falou! Se tem uma coisa que eu aprendi neste vídeo, foi cancelar minha inscrição nesse canal.
Sem dúvida, as dicas dela são boas pra quem JÁ TEM dinheiro. Imagina você com uma dívida de 200 mil e coloca 400 reais no Tesouro. Tanto faz se a taxa é 12, 15%, não faz nem cócegas no que os juros do financiamento vão fazer nos 200 mil
@@fernandodeabreuseu comentário é extremamente lúcido, não sei de onde a nath tirou q investir o dinheiro durante os 20 anos vai cobrir o juros q pagou do financiamento durante esses mesmo 20 anos…
Na verdade já é tanto tempo que ela ganha bem que perdeu a noção, acontece muito isso Pois quem começa ganhar bem os problemas mudam, não são os mesmos de quando ganhava pouco É como se ficasse numa bolha
A Nathalia sempre considera um cenário extremamente estável. Qualquer instabilidade econômica acaba com o argumento dela. A lógica dela é de quem tem família por trás pra bancar caso a aventura de investimento dê errado. Foi seguindo essa linha de pensamento que muita gente teve que se mudar na pandemia. Escutaram a dics de investir em vez de financiar, e quando o aluguel disparou o povo teve que mudar. Trabalhei em banco por anos e quem amortizava o financiamento sempre conseguia lidar melhor com cenários adversos. Não estamos falando de coisas supérfluas, e sim do seu teto. Então antecipa e quita logo essa bagaça se não ainda corre o risco de ficar na rua.
Isso n faz sentido. Se vc amortiza e fica inadimplente no meio do caminho vc perde o imóvel. Se vc investe e lá na frente fica inadimplente vc consegue ir pegando a grana do investimento e continuar pagando o imóvel até conseguir um emprego novamente.
@@danilohernandes7145 A coisa que banco mais faz é negociar dívida de imóvel com quem tá pagando por que você já pagou uma parte, então parte dele é sua. Tentar recorrer juridicamente com quem tá pagando é demorado e gasta um dinheiro, banco só quer ver o dele fácil mesmo, então é bem mais lógico pra ele fazer assim. Mas tanto o investimento quanto a amortização são cenários viáveis dependendo da pessoa e da situação. (Eu pretendo amortizar btw)
Só que a idéia é você fazer em cinco anos o que era pra fazer em trinta. Logo amigão, não vai importar perder um emprego, você vai encarar dois que paga menos e ainda fazer uns bico kkkkkkk
@@eliseujunior9430 foi só um exemplo. Pode acontecer algum acidente q vc fique meses sem conseguir trabalhar. E se vc conseguiu um financ com uma taxa boa, depois de 5 anos vc vai ter rendido mais doq a amortização e pode quitar a dívida inteira como se tivesse amortizado desde o princípio. Só que com a segurança de ter feito um caixa para imprevistos
No inícia ela levantava essa bandeira mas já falou em alguns vídeos que existem circunstâncias que a casa própria vale mais a pena. Tudo depende do caso de cada um e os aspectos que ela levantou nos vídeos sobre o tema.
O ponto de vista da Nath é muito superficial, não considera as adversidades. Onde é que eu vou estar morando enquanto invisto? Quanto é que vou estar gastando por isso? No caso da amortização sei que vou estar na minha propriedade e que se estou considerando isso é porque não é um aluguel de 800, 900 reais que estou pagando então terá retorno pra mim. O investimento dela só vale a pena pra quem tá morando com os pais, ou ao menos sendo ajudado por eles.
Cara acho que quem coloca o dinheiro para render e quem amortiza. Ambos estão certos, não final fico feliz em saber que você não esta se endividando e esta conseguindo realizar o seu sonho. Parabéns e siga o seu pensamento, afinal de contas o dinheiro suado é seu.
A diferença nath e que ele conquistou a casa propria em 1 ano e 8 meses e vc ta sugerindo que a pessoa invista por 20 anos , pra muitos a amortização e mas vantajosa pois as pessoas não vivem em uma bolha , são pessoas reais com problemas reais e que precisam de um teto pra viver e nem sempre as circunstâncias esperam .😊
Eu tava com MUITA DÚVlDA sobre o que fazer, pq já tinha perdldo MT DlNHElR0 com umas apIicacões erradas 😞mas eu vi o vídeo de um cara e aprendi como ter o MÁXIM0 DE LUCRATlVlDADE POSSÍVEL👏👏 se algum de vocês quiser saber mais sobre, olha o Link na resposta do comentário!
A linha de pensamento é: sobrevivência. Ficar rico é um objetivo. Sobreviver é uma necessidade. Gente, sou da área jurídica e digo pra vcs que imóvel próprio vc só perde por execução judicial de IPTU. Não pode de outro jeito. Então vale a pena amortizar e ter o seu! Um teto pra viver. Se der uma merda muito grande na vida de um pobre e ele ficar sem renda um ano inteiro sem poder pagar uma parcela de financiamento e for a única casa que ele mora, ainda não pode perder ela tão fácil assim. Agora pensa: se vc tá de aluguel... O que vc FAZ? VAI MORAR NA RUA como muitos foram na pandemaldita. Compre seu imóvel!
"O banco quer que vc amortize (Nath)" ... não foi o que ouvi do meu gerente quando quitei meu ap e ele disse: vc é um dos melhores e piores clientes, pois quitou um financiamento de 20 anos em 3! 😂
Fiz a simulação investindo 1400 Reais por 15 anos com a mesma taxa de 9% logo após ter quitado a casa. Resultado é que a pessoa terá uma casa quitada e mais 15 anos de tranquilidade e um dinheiro no banco de 513 mil reais. Muito mais do que os 350 mil dela 😅
CARA! Eu fiz a mesma simulação aqui, E EU QUERIA MUITO QUE O DUDA TIVESSE LEVANTADO ESSA BOLA hahahaha! Alguém fixa seu comentário por favor! Para mim esse é o melhor argumento kkkkkk
Essa é a chave! Sem contar que depois dos 3 anos (após quitar o ap), todo o dinheiro investido tem liquidez imediata, ao contrário de continuar pagando o ap durante os 30 anos, ou seja, qq problema q ocorrer (perder o trabalho por exemplo) te faz correr o risco de perder o ap, ou ter que usar todo dinheiro "investido" pra quita-lo.
Eu acredito que uma questão que tb leva a gente, pobre, a amortizar é a segurança. Quando vc quita um imóvel seu, você fica mais seguro de que aquilo é teu agora e ninguém te tira dali. Eu financio e meu maior medo é não ter condições em algum momento de pagar meu financiamento. De ter uma reviravolta na vida e eu quebrar a ponto de não conseguir.
É duro, eu também penso assim as vezes. A estratégia que me deixa mais seguro é ter uma reserva de emergência. Sério, é essêncial. A reserva inclusive me ajuda até mesmo com minha ansiedade kkkkk
O problema é q vc não tem como saber se vai conseguir continuar investindo por 30 anos. Sua situação pode mudar, e já estar com o apto quitado vai te dar um pouco mais de tranquilidade se passar por um momento de dificuldade financeira.
@@arthurpc02 na vdd fazia tudo pelo app da caixa, pagava as contas fixas e o resto amortizava, tb fiz renda extra pra amortizar ainda mais. Vai no seu tempo, mas tem q por como prioridade máxima. Vale muito a pena. Vai no banco e pede seu relatório das prestações até o final, tem tudo descriminado
Amortizar tem uma vantagem, você sabe quanto está amortizando. Se for investir, o que hoje pode ser uma boa escolha, amanhã pode não ser mais. E em 30 anos muita coisa pode acontecer...
Na verdade é melhor saber que existe os dois como estratégia. Ex : financiamento 6,5% a.a . Investimento rendimento líquido 9%a.a. Deve- se investir enquanto o mercado oferecer > 6.5% a.a. Quando o investimento oferecer 6.5 a.a, volta-se a investir.
Eu sei que a Nath acredita muito no que ela fala (e acho sim que ela precisa manter), mas o EMOCIONAL das pessoas fala muuuuuito alto, normalmente bem mais alto do que disciplina e lógica constantes... e é por isso que meu voto vai pro Edu hehe Ela tá certa, mas o ponto dele encaixa mais na realidade, principalmente das pessoas mais pobres que não têm uma rede de segurança (emprego mais fácil, pais com vida financeira estável etc)
Sim e não, pois a ideia do Edu também pressupõe que você tenha dinheiro extra para amortizar com alguma regularidade, então se a prestação é de 1300, você teria que ter uns 400 ou mais pra amortizar. As duas ideias tem seus pros e contra. A vantagem do financiamento é que você já estaria usufruindo do imóvel e no investimento só depois.
Tem um outro cálculo que poderia ter entrado nesse vídeo. Você falou do exemplo de pagar o apê e investir por 20 anos. Mas seguindo o exemplo do primo pobre, você poderia amortizar por 3 anos e investir por 17 anos um aporte maior. Aí seria legal mostrar nesse cenário quanto ele teria no final.
Eu acho que falta eles falarem de várias variáveis ainda.. conversa muito superficial. Rendimento de 9% a.a cobre a inflação e mais um pouquinho.. Daqui 20 anos vai ter 350 mil, mas 350 mil vai ser o equivalente aos atuais 50 mil. É só a gente ver há 20 anos atrás. Uma coca cola custa 1,50. Hoje custa 9 reais. Brasil pra inflação é osso O negócio mesmo é arriscar em ações
@@Thiago-dz2si tendo a segurança básica de uma moradia, sobra os 20 e tantos anos para diversificar os investimentos e ir muito além do ganho da inflação. Com 20 anos disponíveis, dá para estudar bastante e se arriscar mais em rendimentos melhores.
Verdade, nada vale mais que minha tranquilidade emocional, deitar sem dividas, tô com meta de quitar minha casa até meus trinta anos, estou com 27 e tenho certeza que vou conseguir
*Eu tava com MUITA DUVlDA sobre o quê fazer, pq já tinha perdldo MT DlNHElR0 com umas apIicacões erradas 😞 mas eu vi o vldeo de um cara e aprendi como ter o MAXIM0 DE LUCRATlVlDADE POSSÍVEL👏👏mesmo aportando pouco, se algum de voces quiser saber mais sobre, olha o Llnk na resposta do comentarlo*
Eu concordo com o Duda. Detesto dívidas, ainda que sejam dívidas que caibam no orçamento. Quanto mais rápido se livrar delas, melhor. Não é só sobre dinheiro, é sobre ter paz.
E outra vai sobrar muito mas dinheiro pra vc investir,você pode perder uns 5 a 6 não conseguindo investir até quitar o financiamento mas depois ,mas depois você compensa porque vai conseguir investir muito mas do que 400 reais que ela fala no vídeo
A gente nem sempre faz o que gosta na vida, então deixar de dever só porque não gosta não é um bom argumento. O que acho que temos que ter é capacidade de honrar os compromissos asunidos. Você usando seu wi fi ou dados pra ler essa mensagem já tá devendo
Comecei a seguir a Nath já há algum tempo, mas só fui entender mesmo todas siglas e investimentos com o Primo Pobre, ele explica do jeito que leigo consegue entender.
Investindo todo mes em vinte anos vc ganha um milhão, amortizar por 3 anos quita uma divida e te da margem para investir entao em 23 anos eu tenho um milhão e um apartamento quitado kkkk
Muito interessante o ponto de vista da Nath. Mas o Duda matou a pau, dizendo sobre quitar a divida em 3 anos, e logo em seguida investir, pois vc nao terá mais a parcela da casa. É melhor investir 400 por mes durante 30 anos, ou 1000 por mes durante 25 anos, e ter a casa quitada? 🤔
Fiz o cálculo e aqui vai: 400 reais por mês por 30 anos com um taxa de juros anuais de 10% no final de 30 anos vc tem 825.137,33 1000 reais por mês por 25 anos com um taxa de juros anuais de 10% no final de 30 anos vc tem 1.233.324,90
Penso nisso direto. O Duda falou que perdeu 30 mil em juros nesse financiamento que ele fez. Isso pagaria alguns anos de aluguem ajuntando dinheiro para decidir o que fazer. E dependendo do investimento, daria pra fazer a própria casa ir se pagando sozinha com o juros do investimento.
@@andreachaneiko30 A maioria do povo não sabe o que é amortização, então como você disse não saberá investir. Temos um longo caminho pela frente se olharmos esses dados. Temos aproximadamente 163 milhões de brasileiros acima dos 18 anos. Somente 5 milhões investem na bolsa de valores.
A Nathália só esqueceu de um detalhe: a maioria das pessoas que optam por financiar, financiam porque existem um outro custo que ela também elimina, o aluguel.
Seu comentário não tem nada a ver. Ambos estão considerando o financiamento. A diferença é que o Edu usa o dinheiro que sobra pra amortizar e a Nath usa pra investir
@@LucasCosta-uk3wzclaro que tem a ver! Aluguel é caro, principalmente em cidades onde existe especulação imobiliária. Financiando, troca-se o aluguel pelo financiamento. Se fizer renda extra, consegue amortizar e investir ao mesmo tempo.
@@LucasCosta-uk3wzé Lucas, o pessoal não entendeu nada e ainda tão te refutando kkkk Gente, ambos os lados tinham um financiamento correndo, ela até falou disso qnd o entrevistador fala sobre morar....
Eu comprei 2 imoveis financiados na minha vida ... 1 financiei em 15 anos e paguei em 4, o outro financiei em 20 anos e paguei em 4 tbem ... utilizei muito a amortização usando o FGTS e $$ próprio tbem.
Eu comprei dois aptos à vista e invisto os aluguéis todos os meses, faço isso há 12 anos e acredito que já paguei os dois... Melhor investimento que fiz!!!
Um fator que a Natalia deixa de considerar é a instabilidade do país que vivemos. Uma coisa que acontece muito é, pessoas ficarem desempregadas por muito tempo, ainda mais com uma divida alta a pessoa pode se desesperar. O psicologico é algo que não podemos calcular, e essa motivação que o Primo aponta é muito importante. Além do que 300k daqui a 20 anos, qual seria a desvalorização da moeda nesse periodo? Hoje já vemos celulares por 10k, carros populares por 100k. Onde essa pessoa vai morar nesses 20 anos de investimento? pagando aluguel? Hoje em SP um aluguel na quebrada ja passa dos R$1000,00, bairros melhores ap estão por volta de 3000
O que EU faço é: Aproveito que meu financiamento foi a 7.8% e que a taxa ta em 12.75% e invisto. Quanto a taxa cair pra perto de 8%, 9%, eu tiro todo o investimento (com os rendimentos) e armotizo. No fundo, to dando um "burst" na minha armotização (investindo pra armotizar mais daqui um tempo, usando a taxa de juros atual). O pensamento da Nath é correto, mas essa taxa alta que estamos vivendo não é o padrão para os próximos 20, 30 anos, então não funciona pra sempre.
exato, no final é simples, amortize direto se a taxa do investimento estiver mais baixa (ou próxima) e invista se a taxa estiver mais alta só não dá pra esperar muito pra amortizar pq as parcelas q vc paga estão com juros
A discurso da Nath faz sentido, mas depende de onde vc parte né?! Considerando que a renda média da população é menor que 2000,00 o discurso cai por terra ao considerar o custo de vida. Ela analisa da ótica dela e eu até entendo pq ela não deve imaginar o que é ganhar 2000,00 nos dias de hoje.
Mesmo comentário do outro cara. Além de errado é estranho, mas é fato q não sabe fazer conta. A matemática de investir ou amortizar 100 reais é a mesma de 10000 reais
Como assim o discurso cai por terra? Eles estão falando sobre o dinheiro EXTRA ir para amortizar ou investir. Nada além disso. Qual discurso caiu por terra? Não entendi
Deve ser o máximo ter esse dinheiro depois de tanto tempo sim, porém não tem NADA mais prazeroso do que saber que você não tem uma dívida tão grande. Sou autônoma e cai na asneira de financiar uma parte do meu carro, mas como não tinha educação financeira não estava mais aguentando pagar. Foram os piores meses da minha vida ! Não sabia mais o que fazer porque o meu ego não me deixava me desfazer dessa “conquista”. Hoje, depois que conseguir quita-lo me da vontade de chorar só de pensar em tudo o que passei nesse período, como foram angustiantes esses meses. Não importava se eu teria mais rendimento no futuro, eu só queria poder dormir em paz e isso pra mim, dinheiro no mundo paga ! Nessa, sou muito #teamedu
As duas opções são boas. Só acrescentaria que na amortização o Edu pagou tudo em 2 anos, ficando então livre da dívida por 18 anos. Então se ele passasse a aplicar esses 1300 com a mesma rentabilidade que a Nat falou ele teria uns 300 ou 400 mil além do imóvel quitado também.
Eu sou a favor de uma solução híbrida: Amortizar a dívida até no mínimo 10 anos e só depois disso começar a investir. Justificativa: Quando você chega na casa dos 10 anos de dívida o juros já está muito baixo, então você não vê aquele impacto na quantidade de parcelas que via antes. Por exemplo, quando a dívida estava em 30 anos, com 1000 reais você amortizava 4 parcelas, porém, agora que a dívida está em 10 anos, com 1000 você amortiza uma parcela e meia apenas.
Quanto mais cedo você se livrar da dívida mais dinheiro você terá pra investir! Os próprios influenciadores financeiros dizem que "primeiro paguem as dívidas e depois comecem a investir".
Eu prefiro amortizar o financiamento. Mas claro, depende da comparação entre a taxa de juros de financiamento e a taxa de juros dos investimentos. Mesmo assim, se livrar da dívida é uma sensação maravilhosa, que no meu caso pesou muito na minha estratégia. Eu quitei meu apartamento em 30 meses e o dinheiro que era da prestação, hoje em dia invisto todo.
Nossa, que debate!!! Feliz e grato por ter recebido com detalhes tantas informações incríveis. Gratidão a todos envolvidos pelos canais 🙏🏼🙏🏼🙏🏼 Deus os abençoe RICAMENTE💫💫💫✨️✨️✨️
Sou bancário e hoje tenho uma visão bem ampla sobre o assunto. De um financiamento com taxa de 8% ao ano, desconta-se uma inflação média de 3% a.a e ainda considera-se que o imóvel tem uma valorização contínua, no final vemos que o financiamento representa uma perda esperada de míseros 2% ao ano. Na data de hoje não é difícil encontrar um financiamento imobiliário com taxa de 8% e uma renda fixa que paga 10.5% (selic) então sim.. O investimento tem um retorno financeiro infinitamente superior à de quem amortiza. A saúde financeira de quem investe tbm é melhor pois quem está investindo possui uma reserva de emergência e quem está obssecado em amortizar geralmente está na noia de vender tudo que tem e tá cortando gasto até com mercado. Em caso de emergência o dinheiro investido tem liquidez e o imóvel não tem, nem mesmo após estar quitado. O que eu indico é o seguinte, se você primopobre conseguiu quitar em 2 anos seu financiamento, poderia ter juntado a mesma quantia em 1 ano e meio e teria comprado a vista! Nesse caso o desconto seria maior e o juro seria zero.
a maioria tem dificuldade pra juntar, então acho que ele fez certo. além disso pelo menos ele tem o imóvel quitado e pode investir agora com mais tranquilidade e se acontecer um imprevisto ele ja tem tudo quitado.
Primo Pobre vc é meu Herói mano, kkk até que em fim alguém que entende o que o pobre/médio Brasileiro, passa, vc ta certinho mano no seu ponto de vista, e não adianta muitos não vai entender, principalmente quem não faz parte dessa classe, e logico que outro ponto é muito certo, mais pra tem grana e sabe lidar com ela, quero ver ai pessoa nascer ai de uma mãe que tem 7 filhos cada sendo de um pai, onde todo dia tem um problema, dos mais diversos seja ela na casa, ou na família ou na região onde mora, saúde principalmente devido ambiente que vive sem saneamento básico, que nosso país não tem em muitos lugares, esse pessoal da matemática nem doente fica kkkk, mais é isso, vc exprime uma realidade do médio Brasileiro, que pro pessoal que tem outro pensamento entender só passando pra saber. abraçooo.
Natalia foi a mulher que me ensinou a sair do buraco chamado "dividas mensais eternas". Com toda certeza, minha vida financeira mudou com as dicas desse canal! Conheci o primo pobre através do famigerado vídeo sobre amortização, também abriu minha cabeça e mais uma vez tive outra super dica valiosíssima sobre o assunto e te digo o pq. Eu pagava minha parcela de financiamento normalmente e investia ate 2020 com a pandemia e com toda aquela crise eu mal estava conseguindo pagar o próprio financiamento e o valor que eu estava investindo não deu para quase nada. Precisei outra vez declarar a minha renda liquida e não foi aprovada pq mais uma vez ela estava comprometida com a parcela da casa, então hoje meu foco é quitar o financiamento. Agradeço do fundo do coração aos dois e acho que o mais importante ambos ensinam ate hoje "cuide da sua vida financeira de acordo com a sua realidade e aprenda sempre um pouco mais sobre o assunto" essa é a chave vital do mundo das finanças!! Deus abençoe a me poupe e primo pobre, minha mais sincera gratidão
O banco não quer te fazer refém por 30 anos te oferecendo cartão ou até mesmo, até então porque se a gente tiver cartão a gente não vai querer mais cartão. O interesse do banco mesmo por 30 anos numa dívida... é o juros que eles realmente ganham . E eu concordo plenamente com o Duda... Amortização.
O interesse maior do banco é te manter sim escravizado a ele por 30 anos. Ele vai te tirar muito mais grana do que com os parcos juros do financiamento (não que o banco não lucre com financiamento, mas é um lucro irrisório frente a outros produtos bancários). Existem muitas formas de te tirar dinheiro além de cartão. Já trabalhei em terceirizada de banco, a Nath tá coberta de razão.
E aí, deu nó na cabeça depois desse debate? Eu sei, eu sei, escolher entre dormir sem boletos ou ver sua grana crescendo pode parecer um dilema maior que 'biscoito ou bolacha'. Mas relaxa, eu tenho a solução! Quer saber como desatar esse nó? Baixe a nossa planilha exclusiva 'Amortizar ou Investir' da Me Poupe! e tire suas próprias conclusões. Com ela, você vai ver claramente qual opção faz seu dinheiro dar pulos de alegria. bit.ly/46UkvDP
Só sei que banqueiro não é burro, não faz sentido acreditar que entendemos ou sabemos mais de investimento que os especialistas dos bancos! Se tivesse algum investimento que desse maior retorno ao banco que o juro cobrado nos financiamentos, o banqueiro não iria assumir o risco de emprestar para nos zé roê-la ganhando menos com isso.
@@eduardocoelho7 Boa tarde Sim, na habitação popular os juros estão entre 4,5% e 8,16% a.a. e portanto hoje SÃO inferiores aos rendimentos nos investimentos tradicionais. Na habitação de mercado os contratos novos estão em torno de 10% a.a., mas quando a Selic estava 2% aa; chegaram a ficar abaixo dos 7% a.a. Portanto existem contratos com taxas de juros e CET baixo Ficamos a disposição
Infelizmente muitos não tem disciplina, então é melhor amortizar. Quem tem disciplina e não vai resgatar o investimento, aí sim vale aproveitar o juros alto.
Eu tenho disciplina pra investir, mas fico agoniada com dívida muito longa. O meu plano é ir investindo e fazer uma amortização grande por ano, assim o saldo devedor vai caindo também.
O Edu é top, pois mesmo sem formação dá os bizus, com uma linguagem popular. Isso já desperta a curiosidade sobre o assunto e faz as pessoas procurarem mais conteúdos.
Não é tão simples assim, não é puramente questão de disciplina. Para todos os fins, com a amortização vc vai ter um bem seu, quitado, "agora" (ou o mais breve possível), podendo acontecer qualquer intempérie que esse status não irá mudar. Com a "disciplina" vc sempre vai estar a mercê de uma infinitude de possibilidades que podem mudar e alterar seu objetivo, como variação inflacionária, variação de valor de mercado, variação da bolsa, variação política, correção monetária, etc, etc, etc. Pode acontecer alguma coisa, vc for obrigado a usar esse dinheiro da "amortização investida", não conseguir segurar mais e vc simplesmente não vai mais realizar esse objetivo. E para alguns, vai ter $1M daqui a 30 anos e vai comprar qual imóvel, se o imóvel de $300k vai valer $1,5M? As duas modalidades precisam de disciplina, mas não só isso.
@pontoancora comentário arrogante e sem noção. Essa moça certa vez, disse que poderia usar investimento em FIIs como reserva de emergência. Sofreu tantas críticas que excluiu. Grande especialista a moça que defende políticas em que a Economia adotadas por esses países por onde passaram em qualquer lugar do Mundo foram um fiasco retumbante. Difícil einnn!
Motivação. Os dois caminhos são certos. Porém guardar dinheiro é uma coisa que exige disciplina e tem vários riscos também. A primeira regra para quem quer guardar dinheiro é: Bico calado! A segunda é: Saber dizer não. Terceira: Esteja pronto para todo tipo de crítica e ataques (até mesmo de pessoas que vc mais considera) Seja uma rocha, um trator, não se deixe influenciar por palavras negativas. Foco no objetivo
Oi, meu nome é Ricardo, faz uns 3 anos que vejo os vídeos da nat, e 1 ano que comecei a investir, minha mete mudou totalmente nunca me imaginei investindo rsrs... tenho 20 anos de idade e já tô com 2250 reais investidos, não é muito mais pra mim que venho de uma família humilde e sem nenhuma educação financeira já é uma Vitória!! Muito obg pelo vídeos família me poupe ❤... minha meta é para de trabalhar com uns 33 anos
O que dá para tirar desse debate é que a pessoa, idependentemente de querer fazer uma coisa ou outra, ela deve ter determinação no que quer, pois foi isso o que ficou claro em ambos!
*Eu tava com MUITA DUVlDA sobre o quê fazer, pq já tinha perdldo MT DlNHElR0 com umas apIicacões erradas 😞 mas eu vi o vldeo de um cara e aprendi como ter o MAXIM0 DE LUCRATlVlDADE POSSÍVEL👏👏mesmo aportando pouco, se algum de voces quiser saber mais sobre, olha o Llnk na resposta do comentarlo*
Excelente conteúdo, eu vendi minha moto e troquei de carro por um 75% mais barato, e fiz aportes sempre que possível. Metade das férias, 13°, PLR, restituição de IR, horas extras, sempre usava para amortizar...consegui quitar em 4 anos e meio, ao invés de 35 anos.
Comprei um ap de 430 mil em janeiro de 2020, dei o mínimo de 20% de entrada(86 mil) e encarei 336 mil de financiamento em 30 anos a 7% tabela price , sendo 2300 a prestação "fixa". 1 ano depois, fevereiro de 2021, vendi um ap por 210 mil e tinha essa grana pra amortizar e ficar apenas com cerca de 120 mil de dívida. Optei em usar o dinheiro na renda fixa e curtir essa alta taxa de juros. Hoje, 2 anos e 6 meses depois, já passei do valor pra quitar o imóvel, 336 mil, e não consigo quitA-lo, pois não sei quando vou conseguir juntar essa grana. Acho que quando dobrar o valor da minha divida, quito e fico com o mesmo valor investido pra minha aposentadoria.
Gente, esse vídeo é lindo porque ambos estão certo e ambos estão ajudando gente, independente do que você fizer, se fizer o que eles tão falando se tá se dando bem! 💚
Sem sombras de duvidas, nao importa se o juros é alto ou baixo, o melhor a se fazer é quitar o mais rápido possível e ficar livre dessa divida altissima.
Esse vídeo eu super ameiii! Uma coisa que muita gente não explica é que não existe melhor ou pior mas sim o que é melhor pra você e qual estratégia você quer adotar
Minha casa eu fiz kkkkk So financiei o terreno em 60 meses, a vista era 11k reais e ficou 15k financiado isso la em 2001 kkkkk, gastei pra fazer minha casa uns 50k, nunca mais financiei nada. Meu carro quando comprei em 2016 custava 43k reais e negociei e consegui baixar por 38.5k reais e paguei a vista kkkkkk. E hoje tenho quase 1 milhao de reais tudo isso fiz em 20 anos Graças a deus com muito esforço
Ela tem um ponto importante. Realmente, matematicamente, hoje, vale mais a pena fazer o que ela falou. Porém, a linguagem do brasileiro em sua maioria não é essa. E sim de fazer algo pra se livrar de tanta dívida. Então a mentalidade do Eduardo funciona mais a longo prazo. Porque se você quita um AP em 2 ou 3 anos, você tem mais muitos anos pra investir uma grana muito maior do que poderia investir naquele tempo que você tá pagando o financiamento.
E o mais importante que os dois concordam... Vc não vai investir nem amortizar se vc continuar ganhando 1.500 por mês. Tem que aumentar os ganhos gente, vender bolo, brigadeiro, fazer algum serviço final de semana e por ai adiante, esse é o extra que vai servir tanto pra vc pagar as parcelas da amortização quanto dos seus investimentos mensais.
Que vídeo fantástico. TLDR: Se vc é o tipo de pessoa que topa investir seu tempo aprendendo sobre investimento siga o caminho do Me Poupe! Se vc é o tipo de pessoa que não quer ou ainda não está preparada para entrar neste mundo de investimentos, siga o caminho do PrimoPobre!
Pra quem tem financiamento, Amortizar é incomparavelmente melhor, pois os juros do financiamento são incomparavelmente maiores do q os de qualquer investimento. Já quem não tem financiamento, o melhor é investir e ter paciência pra colher os frutos.
Eu acredito que seja melhor amortizar, mas o juros da selic hoje ainda estão maiores que o juros do financiamento imobiliário. Investir a longo prazo traria mais rentabilidade, porém eu prefiro a segurança de dormir numa casa já quitada
Pois é, para investimento em renda passiva (qualquer investimento na verdade) ser melhor do que amortização, teria já que ter um rendimento sobre uma quantidade de dinheiro muito alta, o que não faria sentido para uma pessoa que teve de financiar um imóvel
Esse é o tipo de debate que precisamos passar na tv, no rádio, no outdoor. Cada um com sua filosofia e cada uma pra um tipo de investidor. Tudo de bom🎉🎉🎉🎉
A consideração final dela foi perfeita, pois deixou claras ambas as vantagens, tanto da amortização, quanto do investimento, de acordo com o cenário financeiro q vc Irá se deparar, no momento dessa tomada de decisão.
Comprei um livro baratinho na Amazon que me ensinou como montar meu sistema de geração de energia solar, passo a passo. Um projeto que eu tinha cotado de 20 mil reais pra minha casa, montei com o conhecimento do livro por 6 mil. Conhecimento é poder... Livro: Quem gera, enriquece. Autor: Luciano Sampaio
@@lcsdias Boa noite! O nome do livro é: Quem gera enriquece, com energia solar. Eu encontrei buscando pelo nome do autor: Luciano Sampaio, no campo de buscas da Amazon
Uma coisa que aprendi investindo: organização supera qualquer sensação emotiva (fôlego emocional kkkk). Aprenda a montar uma planilha, se organize, simule diferentes situações (o que fazer se ficar sem emprego? O que fazer se a SELIC subir? O que fazer se a SELIC cair?) e tenha um plano pra cada caso possível. Isso sim traz coragem e fôlego emocional.
Tudo depende de como está a taxa de juros, conforme explicado no final.. como está em 12,25% hj. investimento seria a melhor opção. porém se vc consegue quitar algo de 30 anos em 05 anos.. os aportes para o investimento serão maiores.
A questão é que quem está com uma dívida de 30 anos, não tem cabeça para investimentos.. então o melhor é amortizar mesmo... Pq se não amortizar, esse dinheiro vai ser usado para luxar e não para investir kkkkk
Estou fazendo amortização de um empréstimo. Era pra eu terminar em dezembro de 2027 agora vou terminar em novembro de 2024 . Aprendi muito com vc. Muito grata !!!
Eu também adotei a estratégia da amortização e quitei o meu apto em menos de 3 anos. Para mim é mais interessante eliminar a dívida e poder investir depois! Mas isso tudo acho que depende do momento de vida e salário! Amortizar é um privilégio! E agora com a mudança da lei, com três parcelas em atraso os bancos podem requerer o imóvel sem acionamento jurídico. Há quem diga que isso pode tornar as taxas mais atrativas para reduzir a inadimplência, pois o negócio do banco não é ser proprietário de imóvel e sim detentor do meu e do seu dinheiro para investir e obter lucro com o spread!
Aula 8 5°pilar vídeo RUclips 5.16 Portabilidade,amortizar x investir, tem estratégia diferente para pessoas diferentes. Acho que a melhor escolha é fazer o investimento que tem maior Tx de juros do que a Tx de juros do financiamento,caso contrário amortizar é a melhor solução.
Não se trata apenas de ter disciplina. O pobre é mais exposto economicamente. Mesmo um pobre disciplinado, tem mais riscos de perder o emprego ou renda, sofre mais com mudanças micro e macro economicas que fogem do seu controle, incluindo inflações sazonais em itens basicos que pesam no orçamento do pobre, como alimentação, saúde, transporte. É muito comum o pobre que perde o emprego não conseguir o mesmo salário ou beneficios no proximo emprego. Os reajustes de aluguel também costumam ser maiores do que o os dissidios.
ATENÇÃO, NA.ÇÃO! Pra quem quer aprender ainda mais, existe o Me Poupe+: o lugar que tem tudo o que você precisa pra sair das dívidas, guardar dinheiro e fazer os melhores investimentos está aqui! Conheça agora: bit.ly/4cSPuUh
A Natha,parece ter acção no banco ,eles os( bancos) querem que você trabalhe pra ele 30anos com seu dinheiro, amortização é a melhor coisa a fazer,por que o banco não é amigo de ninguém,muito menos está interessada se és clientes fiel
Em um clique aqui: bit.ly/3C7VRpq você pode mudar sua vida para melhor nos próximos 10 anos! É BLACK DO DESENROLATION, criatura!
Uhuuuuu! Foi um prazer ter essa conversa com você, Nat! Como escrevi esses dias no Instagram, "respeitar a opinião de quem pensa diferente de você é um sinal de grande maturidade." 😀🔥❤️ Vamos que vamos, ensinando e aprendendo.
@marinalvamirandadasilva7662melhor comentário. Parabéns. Fiz e penso igualzinho
Sou mais a sua opinião
Ela fez a continha de padaria dela mas não deixou você fazer a sua
Edu vc é fera a Nath é boa tbm mas pra quem tá deste lado aqui da tela transparece quem é raiz msm. Cada um com sua visão de mundo, mas vc por na balança msm quem vai querer pagar uma dívida 20 anos ao invés de 5. Nesta argumentação ela perdeu feio.
A sua opinião é a única que faz sentido pra mim. Ela não considera o emocional. 20 anos investindo sem resgatar nada? Essa não é a vida real de um pobre. É melhor usar o que sobra assim: 50% investimento e 50% amortização.
O primo pobre arrasa!!! Adoro a honestidade dele! Por causa dele, ja amortizei 10 anos em 2! Top demais! Já fui do seu time Nath, agora sou Primo Pobre!!!
Concordo plenamente hoje em dia as pessoas continuam dando dinheiro prós bancos usarem os seus dinheiros kkkkk o povo brasileiro nunca vai sair da matriz
Eu tmbm. Kkkk
Eu também estou amortizando.
Você pode seguir o raciocínio dele até você quitar o seu apartamento e depois seguir as dicas de investimento da Nath depois que o seu apartamento estiver quitado. Um não excluí o outro, porque ele vai te ajudar com a quitação do apartamento mas depois disso já não é mais a especialidade dele, é nesse momento que a Natália será importante, para te mostrar as melhores formas de investir e quais as taxas de juros de cada investimento.
Eu também. Estou vendo na prática os resultados
Acho a linha do primo pobre muito mais realista e aplicável para quem nao tem grana. A Nath tem umas dicas legais tb,mas eu acho que ela nao sabe a realidade da vida de ganhar 2k na prática...
Tive a mesmíssima impressão! Além de não ter comparação entre os 20 anos de prazo que ela falou e os TRÊS anos que o Eduardo falou! Se tem uma coisa que eu aprendi neste vídeo, foi cancelar minha inscrição nesse canal.
Sem dúvida, as dicas dela são boas pra quem JÁ TEM dinheiro. Imagina você com uma dívida de 200 mil e coloca 400 reais no Tesouro. Tanto faz se a taxa é 12, 15%, não faz nem cócegas no que os juros do financiamento vão fazer nos 200 mil
@@fernandodeabreuseu comentário é extremamente lúcido, não sei de onde a nath tirou q investir o dinheiro durante os 20 anos vai cobrir o juros q pagou do financiamento durante esses mesmo 20 anos…
Na verdade já é tanto tempo que ela ganha bem que perdeu a noção, acontece muito isso
Pois quem começa ganhar bem os problemas mudam, não são os mesmos de quando ganhava pouco
É como se ficasse numa bolha
Respeito sua opinião, mas quem ganha 2k e paga 1k de prestação na prática provavelmente não consegue fazer nenhuma das 2 coisas, sendo realista.
A Nathalia sempre considera um cenário extremamente estável. Qualquer instabilidade econômica acaba com o argumento dela. A lógica dela é de quem tem família por trás pra bancar caso a aventura de investimento dê errado. Foi seguindo essa linha de pensamento que muita gente teve que se mudar na pandemia. Escutaram a dics de investir em vez de financiar, e quando o aluguel disparou o povo teve que mudar. Trabalhei em banco por anos e quem amortizava o financiamento sempre conseguia lidar melhor com cenários adversos. Não estamos falando de coisas supérfluas, e sim do seu teto. Então antecipa e quita logo essa bagaça se não ainda corre o risco de ficar na rua.
Isso n faz sentido. Se vc amortiza e fica inadimplente no meio do caminho vc perde o imóvel. Se vc investe e lá na frente fica inadimplente vc consegue ir pegando a grana do investimento e continuar pagando o imóvel até conseguir um emprego novamente.
@@danilohernandes7145 A coisa que banco mais faz é negociar dívida de imóvel com quem tá pagando por que você já pagou uma parte, então parte dele é sua. Tentar recorrer juridicamente com quem tá pagando é demorado e gasta um dinheiro, banco só quer ver o dele fácil mesmo, então é bem mais lógico pra ele fazer assim. Mas tanto o investimento quanto a amortização são cenários viáveis dependendo da pessoa e da situação.
(Eu pretendo amortizar btw)
Só que a idéia é você fazer em cinco anos o que era pra fazer em trinta. Logo amigão, não vai importar perder um emprego, você vai encarar dois que paga menos e ainda fazer uns bico kkkkkkk
@@eliseujunior9430 foi só um exemplo. Pode acontecer algum acidente q vc fique meses sem conseguir trabalhar. E se vc conseguiu um financ com uma taxa boa, depois de 5 anos vc vai ter rendido mais doq a amortização e pode quitar a dívida inteira como se tivesse amortizado desde o princípio. Só que com a segurança de ter feito um caixa para imprevistos
@@danilohernandes7145 a chance de vc perder a casa amortizando é menor pq vc deve menos. Simples.
Quero ver vocês tratarem sobre a polêmica da casa própria. A Nath defende o aluguel, e o primo, a casa própria. Eu tô com o primo.
Eu também estou com o primo, rss.
No inícia ela levantava essa bandeira mas já falou em alguns vídeos que existem circunstâncias que a casa própria vale mais a pena. Tudo depende do caso de cada um e os aspectos que ela levantou nos vídeos sobre o tema.
Casa própria é algo que vc está investindo, agora aluguel não.
Defendendo o aluguel, mas tem casa própria
Nessa de ter casa prórpia estou com ele, mas na de investir em vez de amortizar (no cenário atual) estou com ela.
Um fala pra rico e o outro fala pra pessoas comuns 💜
Um romantiza a ignorância, a outra mostra o raciocínio lógico.
A matemática não mente.
Seu comentário só expõe a sua ignorância
@@Meu_Comentario_e_Inevitavel kkkkkkkkkkkkkkk grande conhecimento seu
@@TheUkemochi Canta igual um rato com gripe, agr entendi seu comentário frustrado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Em 30 anos estamos sujeitos a muitas mudanças. Por isso que é muito importante ter um plano de amortização. É mais seguro não ter dívidas tão longas
Só o fato da casa ser algo que vc nunca irá perder, pelo menos devido à outras dívidas, já é um ponto para se ter.
Compartilho desse pensamento tb
O ponto de vista da Nath é muito superficial, não considera as adversidades.
Onde é que eu vou estar morando enquanto invisto? Quanto é que vou estar gastando por isso? No caso da amortização sei que vou estar na minha propriedade e que se estou considerando isso é porque não é um aluguel de 800, 900 reais que estou pagando então terá retorno pra mim.
O investimento dela só vale a pena pra quem tá morando com os pais, ou ao menos sendo ajudado por eles.
@@LegendaryTwix negativo. vai financiar igual, mas em vez de amortizar a grana extra vai investir.
Exatamente
Última sexta-feira amortizei 5 anos do meu financiamento. A satisfação de saber que logo logo minha casa será realmente minha, não tem igual.
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Cara acho que quem coloca o dinheiro para render e quem amortiza. Ambos estão certos, não final fico feliz em saber que você não esta se endividando e esta conseguindo realizar o seu sonho. Parabéns e siga o seu pensamento, afinal de contas o dinheiro suado é seu.
Isso ai! Do ponto de vista psicologico é mais vantajoso. Matematicamente, não. Ai tu escolhe o melhor para você
@@caioconstantino5051Creio que até matematicamente no caso de 95% da população.
@@wmsfsr1373 É só olhar pros juros do financiamento pow. Se é baixo, menor que a taxa selic compensa amortizar não.
A diferença nath e que ele conquistou a casa propria em 1 ano e 8 meses e vc ta sugerindo que a pessoa invista por 20 anos , pra muitos a amortização e mas vantajosa pois as pessoas não vivem em uma bolha , são pessoas reais com problemas reais e que precisam de um teto pra viver e nem sempre as circunstâncias esperam .😊
Eu tava com MUITA DÚVlDA sobre o que fazer, pq já tinha perdldo MT DlNHElR0 com umas apIicacões erradas 😞mas eu vi o vídeo de um cara e aprendi como ter o MÁXIM0 DE LUCRATlVlDADE POSSÍVEL👏👏 se algum de vocês quiser saber mais sobre, olha o Link na resposta do comentário!
Essa é a aula ruclips.net/video/Zfd4sJ-BdIA/видео.html
A linha de pensamento é: sobrevivência.
Ficar rico é um objetivo. Sobreviver é uma necessidade.
Gente, sou da área jurídica e digo pra vcs que imóvel próprio vc só perde por execução judicial de IPTU. Não pode de outro jeito. Então vale a pena amortizar e ter o seu! Um teto pra viver. Se der uma merda muito grande na vida de um pobre e ele ficar sem renda um ano inteiro sem poder pagar uma parcela de financiamento e for a única casa que ele mora, ainda não pode perder ela tão fácil assim. Agora pensa: se vc tá de aluguel... O que vc FAZ? VAI MORAR NA RUA como muitos foram na pandemaldita. Compre seu imóvel!
Exato. E enquanto não quitar até o último centavo do financiamento, O IMÓVEL NÃO É SEU, É DO BANCO.
Exato. Também sou advogada e sigo esse mesmo raciocínio.
É isso !
Bom ponto de vista 👍
Perdem muito devendo pro condomínio
Duda é o representante da nação brasileira
Sim, burro e teimoso.
"O banco quer que vc amortize (Nath)" ... não foi o que ouvi do meu gerente quando quitei meu ap e ele disse: vc é um dos melhores e piores clientes, pois quitou um financiamento de 20 anos em 3! 😂
NÃO é 20 ANOS é 35 anos 😂
O banco quer que você fique refém deles por 30 anos. Jamais eles vão querer se livrar de você mais cedo kkkkkk
@@josianadaluz9774vc escolhe se vai ser 35 ou 20...
Parabéns!
Ela faz uma cara mt antipática ao ouvir os argumentos dele.
A melhor coisa que eu fiz na minha vida financeira foi amortezer minhas parceras de 19anos em seis anos😊 VALEU DUDA.....GRATIDÃO
Fiz a simulação investindo 1400 Reais por 15 anos com a mesma taxa de 9% logo após ter quitado a casa. Resultado é que a pessoa terá uma casa quitada e mais 15 anos de tranquilidade e um dinheiro no banco de 513 mil reais. Muito mais do que os 350 mil dela 😅
CARA! Eu fiz a mesma simulação aqui, E EU QUERIA MUITO QUE O DUDA TIVESSE LEVANTADO ESSA BOLA hahahaha! Alguém fixa seu comentário por favor! Para mim esse é o melhor argumento kkkkkk
@@LucasCosta-dh9hp obrigado pelo reconhecimento amigão.
Essa é a chave! Sem contar que depois dos 3 anos (após quitar o ap), todo o dinheiro investido tem liquidez imediata, ao contrário de continuar pagando o ap durante os 30 anos, ou seja, qq problema q ocorrer (perder o trabalho por exemplo) te faz correr o risco de perder o ap, ou ter que usar todo dinheiro "investido" pra quita-lo.
acaba com ela irmao
Mas tb né, vc usou 1400 e ela 400 por mês… você aplicou mais de 3x do que ela
Eu acredito que uma questão que tb leva a gente, pobre, a amortizar é a segurança. Quando vc quita um imóvel seu, você fica mais seguro de que aquilo é teu agora e ninguém te tira dali. Eu financio e meu maior medo é não ter condições em algum momento de pagar meu financiamento. De ter uma reviravolta na vida e eu quebrar a ponto de não conseguir.
Vc vai passar o financiamento, vai viver com o q voltar pra vc, até vc se reerguer de novo.
Amiga, cuidado com o que vc pensa. É bom ser precavido, mas não fique pensando no pior. A lei da atração existe
@@asmrsoapinlove2180 não existe
exatamente isso... n sabe o desespero que fiquei quando tava com risco de atrasar parcela....
É duro, eu também penso assim as vezes. A estratégia que me deixa mais seguro é ter uma reserva de emergência. Sério, é essêncial. A reserva inclusive me ajuda até mesmo com minha ansiedade kkkkk
O problema é q vc não tem como saber se vai conseguir continuar investindo por 30 anos. Sua situação pode mudar, e já estar com o apto quitado vai te dar um pouco mais de tranquilidade se passar por um momento de dificuldade financeira.
pra mim a amortização foi um salva vidas, não sabia nem q existia, faltavam ainda 20 anos, quitei em 1 ano e meio, mas tem q ter foco total.
Um ano e meio é muito pouco, eu não vou conseguir.... Qto dinheiro vc teve que por na amortização? Qto custou seu AP no final? Vc sabe?
@@arthurpc02 na vdd fazia tudo pelo app da caixa, pagava as contas fixas e o resto amortizava, tb fiz renda extra pra amortizar ainda mais. Vai no seu tempo, mas tem q por como prioridade máxima. Vale muito a pena. Vai no banco e pede seu relatório das prestações até o final, tem tudo descriminado
Incrível
Nossa que legal, também sou da linha de manter a tranquilidade quitar o quanto antes.
Ele fala pra 99% da população e ela pra 1%
Comentário perfeito👏🏻
capaz que eu sou a grande massa pq nem entendi o que ela quis dizer no exemplo kkk
Cada um com seu público, perfeito.
Vdd
Não consigo prestar atenção nas coisas q ela fala igual o primo rico ,já o edu simplicidade q todos precisam
"o banco quer que você amortize!", claro, por isso eles escondem as informações e não te instruem sobre amortização. faz todo sentido!
Amortizar tem uma vantagem, você sabe quanto está amortizando. Se for investir, o que hoje pode ser uma boa escolha, amanhã pode não ser mais. E em 30 anos muita coisa pode acontecer...
Falou tudo
Ótimo ponto
Na verdade é melhor saber que existe os dois como estratégia. Ex : financiamento 6,5% a.a . Investimento rendimento líquido 9%a.a. Deve- se investir enquanto o mercado oferecer > 6.5% a.a. Quando o investimento oferecer 6.5 a.a, volta-se a investir.
Eu sei que a Nath acredita muito no que ela fala (e acho sim que ela precisa manter), mas o EMOCIONAL das pessoas fala muuuuuito alto, normalmente bem mais alto do que disciplina e lógica constantes... e é por isso que meu voto vai pro Edu hehe
Ela tá certa, mas o ponto dele encaixa mais na realidade, principalmente das pessoas mais pobres que não têm uma rede de segurança (emprego mais fácil, pais com vida financeira estável etc)
Concordo
exato
To com voce
Boa!
Sim e não, pois a ideia do Edu também pressupõe que você tenha dinheiro extra para amortizar com alguma regularidade, então se a prestação é de 1300, você teria que ter uns 400 ou mais pra amortizar. As duas ideias tem seus pros e contra. A vantagem do financiamento é que você já estaria usufruindo do imóvel e no investimento só depois.
Tem um outro cálculo que poderia ter entrado nesse vídeo. Você falou do exemplo de pagar o apê e investir por 20 anos. Mas seguindo o exemplo do primo pobre, você poderia amortizar por 3 anos e investir por 17 anos um aporte maior. Aí seria legal mostrar nesse cenário quanto ele teria no final.
Eu acho que falta eles falarem de várias variáveis ainda.. conversa muito superficial.
Rendimento de 9% a.a cobre a inflação e mais um pouquinho..
Daqui 20 anos vai ter 350 mil, mas 350 mil vai ser o equivalente aos atuais 50 mil.
É só a gente ver há 20 anos atrás. Uma coca cola custa 1,50. Hoje custa 9 reais.
Brasil pra inflação é osso
O negócio mesmo é arriscar em ações
@@Thiago-dz2si tendo a segurança básica de uma moradia, sobra os 20 e tantos anos para diversificar os investimentos e ir muito além do ganho da inflação. Com 20 anos disponíveis, dá para estudar bastante e se arriscar mais em rendimentos melhores.
Uma merrca porque teria que considerar a inflação desse período também!
exatamente. está errado o cálculo
Teria mais de um milhão se investir os 1300 com aumento de 2% todo ano.
Tô com o Edu, vou por amortizar pela parte emocional mesmo, nada como ter uma vida sem dívidas
Verdade, nada vale mais que minha tranquilidade emocional, deitar sem dividas, tô com meta de quitar minha casa até meus trinta anos, estou com 27 e tenho certeza que vou conseguir
As vezes perco noite de sono preocupada com minha dívida de financiamento.
*Eu tava com MUITA DUVlDA sobre o quê fazer, pq já tinha perdldo MT DlNHElR0 com umas apIicacões erradas 😞 mas eu vi o vldeo de um cara e aprendi como ter o MAXIM0 DE LUCRATlVlDADE POSSÍVEL👏👏mesmo aportando pouco, se algum de voces quiser saber mais sobre, olha o Llnk na resposta do comentarlo*
essa é a aula ruclips.net/video/Zfd4sJ-BdIA/видео.html
Eu concordo com o Duda. Detesto dívidas, ainda que sejam dívidas que caibam no orçamento. Quanto mais rápido se livrar delas, melhor. Não é só sobre dinheiro, é sobre ter paz.
Exatamente!
E outra vai sobrar muito mas dinheiro pra vc investir,você pode perder uns 5 a 6 não conseguindo investir até quitar o financiamento mas depois ,mas depois você compensa porque vai conseguir investir muito mas do que 400 reais que ela fala no vídeo
Exato e ninguém pensa, mas se acontece um B.O economico e vc cheio de dívida? Ou cai doente ?
A gente nem sempre faz o que gosta na vida, então deixar de dever só porque não gosta não é um bom argumento. O que acho que temos que ter é capacidade de honrar os compromissos asunidos.
Você usando seu wi fi ou dados pra ler essa mensagem já tá devendo
Comecei a seguir a Nath já há algum tempo, mas só fui entender mesmo todas siglas e investimentos com o Primo Pobre, ele explica do jeito que leigo consegue entender.
Nesta questão, sou Team Eduardo fácil! Quero é me ver livre da dívida...
Por que chamam ele de duda?
@@aquiles1684 talvez pq o nome dele é Eduardo ?
@@aquiles1684 apelido de eduardo/eduarda é duda.
@@aquiles1684apelido de eduardo ou eduarda, talvez?😂
Duas pessoas trocando informações que serve para ambas situações. Parabéns isso é sabedoria e maturidade.Obrigado.
Investindo todo mes em vinte anos vc ganha um milhão, amortizar por 3 anos quita uma divida e te da margem para investir entao em 23 anos eu tenho um milhão e um apartamento quitado kkkk
entao kkkkkkkk
Muito interessante o ponto de vista da Nath. Mas o Duda matou a pau, dizendo sobre quitar a divida em 3 anos, e logo em seguida investir, pois vc nao terá mais a parcela da casa.
É melhor investir 400 por mes durante 30 anos, ou 1000 por mes durante 25 anos, e ter a casa quitada? 🤔
Fiz o cálculo e aqui vai:
400 reais por mês por 30 anos com um taxa de juros anuais de 10% no final de 30 anos vc tem 825.137,33
1000 reais por mês por 25 anos com um taxa de juros anuais de 10% no final de 30 anos vc tem 1.233.324,90
Penso nisso direto. O Duda falou que perdeu 30 mil em juros nesse financiamento que ele fez. Isso pagaria alguns anos de aluguem ajuntando dinheiro para decidir o que fazer. E dependendo do investimento, daria pra fazer a própria casa ir se pagando sozinha com o juros do investimento.
No cenário brasileiro faz muito mais sentido se livrar da dívida logo. Muita volatilidade e incerteza
Como que a Natália fala que não sabemos o que é amortização. Quem não sabe o que é amortizar não entende de investir.
@@andreachaneiko30 A maioria do povo não sabe o que é amortização, então como você disse não saberá investir. Temos um longo caminho pela frente se olharmos esses dados. Temos aproximadamente 163 milhões de brasileiros acima dos 18 anos. Somente 5 milhões investem na bolsa de valores.
A Nathália só esqueceu de um detalhe: a maioria das pessoas que optam por financiar, financiam porque existem um outro custo que ela também elimina, o aluguel.
Seu comentário não tem nada a ver. Ambos estão considerando o financiamento. A diferença é que o Edu usa o dinheiro que sobra pra amortizar e a Nath usa pra investir
Pensei a mesma coisa
@@LucasCosta-uk3wzclaro que tem a ver! Aluguel é caro, principalmente em cidades onde existe especulação imobiliária. Financiando, troca-se o aluguel pelo financiamento. Se fizer renda extra, consegue amortizar e investir ao mesmo tempo.
@@LucasCosta-uk3wz e nesses 20 anos de investimento vc já pagou uma cacetada de juro s pro banco
@@LucasCosta-uk3wzé Lucas, o pessoal não entendeu nada e ainda tão te refutando kkkk
Gente, ambos os lados tinham um financiamento correndo, ela até falou disso qnd o entrevistador fala sobre morar....
Eu comprei 2 imoveis financiados na minha vida ... 1 financiei em 15 anos e paguei em 4, o outro financiei em 20 anos e paguei em 4 tbem ... utilizei muito a amortização usando o FGTS e $$ próprio tbem.
Só lembrando a galera que se for no mesmo município, a pessoa só consegue usar o FGTS na primeira aquisição do imóvel
@@dicasderiqueza boa dica do municipio... eu achei q nao importava a cidade
Eu comprei dois aptos à vista e invisto os aluguéis todos os meses, faço isso há 12 anos e acredito que já paguei os dois... Melhor investimento que fiz!!!
@@mauro7039Que top, já viu sobre alavancagem patrimonial com consórcio? É doideira também muito bom pra realmente alavancar
Um fator que a Natalia deixa de considerar é a instabilidade do país que vivemos.
Uma coisa que acontece muito é, pessoas ficarem desempregadas por muito tempo, ainda mais com uma divida alta a pessoa pode se desesperar.
O psicologico é algo que não podemos calcular, e essa motivação que o Primo aponta é muito importante.
Além do que 300k daqui a 20 anos, qual seria a desvalorização da moeda nesse periodo? Hoje já vemos celulares por 10k, carros populares por 100k.
Onde essa pessoa vai morar nesses 20 anos de investimento? pagando aluguel? Hoje em SP um aluguel na quebrada ja passa dos R$1000,00, bairros melhores ap estão por volta de 3000
vc não prestou atenção, nos dois casos vc mora em um imóvel financiado. a discussão é se vc usa o dinheiro que te sobra pra amortizar ou investir
O que EU faço é: Aproveito que meu financiamento foi a 7.8% e que a taxa ta em 12.75% e invisto. Quanto a taxa cair pra perto de 8%, 9%, eu tiro todo o investimento (com os rendimentos) e armotizo. No fundo, to dando um "burst" na minha armotização (investindo pra armotizar mais daqui um tempo, usando a taxa de juros atual). O pensamento da Nath é correto, mas essa taxa alta que estamos vivendo não é o padrão para os próximos 20, 30 anos, então não funciona pra sempre.
exato, no final é simples, amortize direto se a taxa do investimento estiver mais baixa (ou próxima) e invista se a taxa estiver mais alta
só não dá pra esperar muito pra amortizar pq as parcelas q vc paga estão com juros
A discurso da Nath faz sentido, mas depende de onde vc parte né?! Considerando que a renda média da população é menor que 2000,00 o discurso cai por terra ao considerar o custo de vida. Ela analisa da ótica dela e eu até entendo pq ela não deve imaginar o que é ganhar 2000,00 nos dias de hoje.
Falou tudo.
Mesmo comentário do outro cara. Além de errado é estranho, mas é fato q não sabe fazer conta. A matemática de investir ou amortizar 100 reais é a mesma de 10000 reais
Como assim o discurso cai por terra? Eles estão falando sobre o dinheiro EXTRA ir para amortizar ou investir. Nada além disso. Qual discurso caiu por terra? Não entendi
o cara que ganha 2k hoje mal vai conseguir pagar a prestação, imagina amortizar ou investir.
Se vc não tem dinheiro extra pra investir vc não tem dinheiro pra amortizar.
Deve ser o máximo ter esse dinheiro depois de tanto tempo sim, porém não tem NADA mais prazeroso do que saber que você não tem uma dívida tão grande.
Sou autônoma e cai na asneira de financiar uma parte do meu carro, mas como não tinha educação financeira não estava mais aguentando pagar. Foram os piores meses da minha vida ! Não sabia mais o que fazer porque o meu ego não me deixava me desfazer dessa “conquista”. Hoje, depois que conseguir quita-lo me da vontade de chorar só de pensar em tudo o que passei nesse período, como foram angustiantes esses meses. Não importava se eu teria mais rendimento no futuro, eu só queria poder dormir em paz e isso pra mim, dinheiro no mundo paga ! Nessa, sou muito #teamedu
As duas opções são boas. Só acrescentaria que na amortização o Edu pagou tudo em 2 anos, ficando então livre da dívida por 18 anos. Então se ele passasse a aplicar esses 1300 com a mesma rentabilidade que a Nat falou ele teria uns 300 ou 400 mil além do imóvel quitado também.
É isso que ela sabe , mas prefere não falar pra não cair o pensamento dela
@@BrunoRochaNFexatamente!
Eu sou a favor de uma solução híbrida: Amortizar a dívida até no mínimo 10 anos e só depois disso começar a investir. Justificativa: Quando você chega na casa dos 10 anos de dívida o juros já está muito baixo, então você não vê aquele impacto na quantidade de parcelas que via antes. Por exemplo, quando a dívida estava em 30 anos, com 1000 reais você amortizava 4 parcelas, porém, agora que a dívida está em 10 anos, com 1000 você amortiza uma parcela e meia apenas.
Resumindo;
Primo para os Pobres
Natália para os Ricos
Quanto mais cedo você se livrar da dívida mais dinheiro você terá pra investir! Os próprios influenciadores financeiros dizem que "primeiro paguem as dívidas e depois comecem a investir".
Eu prefiro amortizar o financiamento. Mas claro, depende da comparação entre a taxa de juros de financiamento e a taxa de juros dos investimentos. Mesmo assim, se livrar da dívida é uma sensação maravilhosa, que no meu caso pesou muito na minha estratégia. Eu quitei meu apartamento em 30 meses e o dinheiro que era da prestação, hoje em dia invisto todo.
100% certo.. nao dah pra cair no papinho de ficar 30 anos pagando.. isso eh enganar a pessoa dizendo que é bom
E não pode esquecer da TR. Ela ficou tanto tempo zerada que o povo esqueceu que ela existe e já tem 01 ano que ela voltou com força
@@thulio1920 O que é TR?
Eu estou amortizando desde que assisti o vídeo do Primo Pobre e não me arrependo nuncaaaaaa !!
Nossa, que debate!!! Feliz e grato por ter recebido com detalhes tantas informações incríveis. Gratidão a todos envolvidos pelos canais 🙏🏼🙏🏼🙏🏼
Deus os abençoe RICAMENTE💫💫💫✨️✨️✨️
Sou bancário e hoje tenho uma visão bem ampla sobre o assunto. De um financiamento com taxa de 8% ao ano, desconta-se uma inflação média de 3% a.a e ainda considera-se que o imóvel tem uma valorização contínua, no final vemos que o financiamento representa uma perda esperada de míseros 2% ao ano. Na data de hoje não é difícil encontrar um financiamento imobiliário com taxa de 8% e uma renda fixa que paga 10.5% (selic) então sim.. O investimento tem um retorno financeiro infinitamente superior à de quem amortiza. A saúde financeira de quem investe tbm é melhor pois quem está investindo possui uma reserva de emergência e quem está obssecado em amortizar geralmente está na noia de vender tudo que tem e tá cortando gasto até com mercado. Em caso de emergência o dinheiro investido tem liquidez e o imóvel não tem, nem mesmo após estar quitado. O que eu indico é o seguinte, se você primopobre conseguiu quitar em 2 anos seu financiamento, poderia ter juntado a mesma quantia em 1 ano e meio e teria comprado a vista! Nesse caso o desconto seria maior e o juro seria zero.
Imagine um investimento com uma taxa um pouco melhor. Ai vc estoura no norte.
E qual investimento seguro com liquidez que paga de 8 a 10% ao ano?
a maioria tem dificuldade pra juntar, então acho que ele fez certo. além disso pelo menos ele tem o imóvel quitado e pode investir agora com mais tranquilidade e se acontecer um imprevisto ele ja tem tudo quitado.
@@melissaguiar atualmente, qualquer renda fixa , em qualquer banco, afinal a selic ta 10.5% ao ano.
Top
Primo Pobre vc é meu Herói mano, kkk até que em fim alguém que entende o que o pobre/médio Brasileiro, passa, vc ta certinho mano no seu ponto de vista, e não adianta muitos não vai entender, principalmente quem não faz parte dessa classe, e logico que outro ponto é muito certo, mais pra tem grana e sabe lidar com ela, quero ver ai pessoa nascer ai de uma mãe que tem 7 filhos cada sendo de um pai, onde todo dia tem um problema, dos mais diversos seja ela na casa, ou na família ou na região onde mora, saúde principalmente devido ambiente que vive sem saneamento básico, que nosso país não tem em muitos lugares, esse pessoal da matemática nem doente fica kkkk, mais é isso, vc exprime uma realidade do médio Brasileiro, que pro pessoal que tem outro pensamento entender só passando pra saber. abraçooo.
Natalia foi a mulher que me ensinou a sair do buraco chamado "dividas mensais eternas". Com toda certeza, minha vida financeira mudou com as dicas desse canal! Conheci o primo pobre através do famigerado vídeo sobre amortização, também abriu minha cabeça e mais uma vez tive outra super dica valiosíssima sobre o assunto e te digo o pq. Eu pagava minha parcela de financiamento normalmente e investia ate 2020 com a pandemia e com toda aquela crise eu mal estava conseguindo pagar o próprio financiamento e o valor que eu estava investindo não deu para quase nada. Precisei outra vez declarar a minha renda liquida e não foi aprovada pq mais uma vez ela estava comprometida com a parcela da casa, então hoje meu foco é quitar o financiamento. Agradeço do fundo do coração aos dois e acho que o mais importante ambos ensinam ate hoje "cuide da sua vida financeira de acordo com a sua realidade e aprenda sempre um pouco mais sobre o assunto" essa é a chave vital do mundo das finanças!! Deus abençoe a me poupe e primo pobre, minha mais sincera gratidão
O banco não quer te fazer refém por 30 anos te oferecendo cartão ou até mesmo, até então porque se a gente tiver cartão a gente não vai querer mais cartão. O interesse do banco mesmo por 30 anos numa dívida... é o juros que eles realmente ganham . E eu concordo plenamente com o Duda... Amortização.
O interesse maior do banco é te manter sim escravizado a ele por 30 anos. Ele vai te tirar muito mais grana do que com os parcos juros do financiamento (não que o banco não lucre com financiamento, mas é um lucro irrisório frente a outros produtos bancários). Existem muitas formas de te tirar dinheiro além de cartão. Já trabalhei em terceirizada de banco, a Nath tá coberta de razão.
@@fpa3734 vdd por isso ela está errada quanto mais rápido vc se livra do banco melhor.
E aí, deu nó na cabeça depois desse debate? Eu sei, eu sei, escolher entre dormir sem boletos ou ver sua grana crescendo pode parecer um dilema maior que 'biscoito ou bolacha'. Mas relaxa, eu tenho a solução!
Quer saber como desatar esse nó? Baixe a nossa planilha exclusiva 'Amortizar ou Investir' da Me Poupe! e tire suas próprias conclusões. Com ela, você vai ver claramente qual opção faz seu dinheiro dar pulos de alegria. bit.ly/46UkvDP
Só sei que banqueiro não é burro, não faz sentido acreditar que entendemos ou sabemos mais de investimento que os especialistas dos bancos! Se tivesse algum investimento que desse maior retorno ao banco que o juro cobrado nos financiamentos, o banqueiro não iria assumir o risco de emprestar para nos zé roê-la ganhando menos com isso.
@@eduardocoelho7 Boa tarde
Sim, na habitação popular os juros estão entre 4,5% e 8,16% a.a. e portanto hoje SÃO inferiores aos rendimentos nos investimentos tradicionais.
Na habitação de mercado os contratos novos estão em torno de 10% a.a., mas quando a Selic estava 2% aa; chegaram a ficar abaixo dos 7% a.a.
Portanto existem contratos com taxas de juros e CET baixo
Ficamos a disposição
Kkkkk
Não é tão difícil assim não. Se amortizar, eu me liberto do emprego fixo que está segurando meu crescimento profissional. 😊
Não consegui baixar a planilha. Alguém conseguiu?
"Vida sem dividas"
A frase até dá alivio!!
Investir plena! É conteúdo.
Infelizmente muitos não tem disciplina, então é melhor amortizar. Quem tem disciplina e não vai resgatar o investimento, aí sim vale aproveitar o juros alto.
Você entendeu o vídeo. Parabéns.... mas lendo os comentários, dá pra ver quanta gente jogando dinheiro fora
Eu tenho disciplina pra investir, mas fico agoniada com dívida muito longa. O meu plano é ir investindo e fazer uma amortização grande por ano, assim o saldo devedor vai caindo também.
O Edu é top, pois mesmo sem formação dá os bizus, com uma linguagem popular. Isso já desperta a curiosidade sobre o assunto e faz as pessoas procurarem mais conteúdos.
Não é tão simples assim, não é puramente questão de disciplina.
Para todos os fins, com a amortização vc vai ter um bem seu, quitado, "agora" (ou o mais breve possível), podendo acontecer qualquer intempérie que esse status não irá mudar.
Com a "disciplina" vc sempre vai estar a mercê de uma infinitude de possibilidades que podem mudar e alterar seu objetivo, como variação inflacionária, variação de valor de mercado, variação da bolsa, variação política, correção monetária, etc, etc, etc.
Pode acontecer alguma coisa, vc for obrigado a usar esse dinheiro da "amortização investida", não conseguir segurar mais e vc simplesmente não vai mais realizar esse objetivo.
E para alguns, vai ter $1M daqui a 30 anos e vai comprar qual imóvel, se o imóvel de $300k vai valer $1,5M?
As duas modalidades precisam de disciplina, mas não só isso.
@@jessicaferraz6582tenho feito isso tambem. Aumentando os aportes em fiis e no futuro usar os dividendos para ir amortizando.
No fim ,os dois tem razão. Cada um com seu ponto de vista.
Não mesmo, Duda não entende o básico de economia.
@@pontoancoraEle ñ é especialista porém sabe que dar um passo maior que a perna é burrice!
pode não manjar muito, mas quitou uma dívida de 30 anos em 1 ano e 8 meses ;)
@pontoancora comentário arrogante e sem noção. Essa moça certa vez, disse que poderia usar investimento em FIIs como reserva de emergência. Sofreu tantas críticas que excluiu.
Grande especialista a moça que defende políticas em que a Economia adotadas por esses países por onde passaram em qualquer lugar do Mundo foram um fiasco retumbante.
Difícil einnn!
@@pontoancora eu discordo, *Nath não faz sentido,* como assim vc vai trocar CERTO pelo DUVIDOSO ?
Estou amortizando com FGTS e ao mesmo tempo investindo e tendo rentabilidade de 1% ao mês graças ao ensinamento dessas duas feras .
qual corretora você usa.
PARABÉNS 🎉
A conversa mais democratica sobre educação financeira qie ja assisti. Nath e Duda são fantásticos!!
Motivação. Os dois caminhos são certos. Porém guardar dinheiro é uma coisa que exige disciplina e tem vários riscos também. A primeira regra para quem quer guardar dinheiro é: Bico calado! A segunda é: Saber dizer não. Terceira: Esteja pronto para todo tipo de crítica e ataques (até mesmo de pessoas que vc mais considera) Seja uma rocha, um trator, não se deixe influenciar por palavras negativas. Foco no objetivo
Oi, meu nome é Ricardo, faz uns 3 anos que vejo os vídeos da nat, e 1 ano que comecei a investir, minha mete mudou totalmente nunca me imaginei investindo rsrs... tenho 20 anos de idade e já tô com 2250 reais investidos, não é muito mais pra mim que venho de uma família humilde e sem nenhuma educação financeira já é uma Vitória!! Muito obg pelo vídeos família me poupe ❤... minha meta é para de trabalhar com uns 33 anos
Bacana mas vc vai trabalhar MUITO mais que isso, pode anotar.
Amigo, vai fundo que vc consegue
Parabéns. Mas na sua idade tinha mais ou menos isso guardado. Hoje tenho 39 e ainda trabalho. Mas boa sorte.
Kkkkk 33 😂😂😂😂😂
Primeiro faça uma reserva e depois comece amortizar. Cola nesses dois que é sucesso 👏🏼👏🏼👏🏼
Exatamente! E corre pra amortizar pra voltar a investir sem ter dívidas
E depois a investir
Prefiro viver o hoje, construir patrimônio e a parcela do apê está de boas, baixa e tranquila!
Estou fazendo isso
Verdade, a reserva salva vidas
O que dá para tirar desse debate é que a pessoa, idependentemente de querer fazer uma coisa ou outra, ela deve ter determinação no que quer, pois foi isso o que ficou claro em ambos!
*Eu tava com MUITA DUVlDA sobre o quê fazer, pq já tinha perdldo MT DlNHElR0 com umas apIicacões erradas 😞 mas eu vi o vldeo de um cara e aprendi como ter o MAXIM0 DE LUCRATlVlDADE POSSÍVEL👏👏mesmo aportando pouco, se algum de voces quiser saber mais sobre, olha o Llnk na resposta do comentarlo*
essa é a aula ruclips.net/video/Zfd4sJ-BdIA/видео.html
Excelente conteúdo, eu vendi minha moto e troquei de carro por um 75% mais barato, e fiz aportes sempre que possível. Metade das férias, 13°, PLR, restituição de IR, horas extras, sempre usava para amortizar...consegui quitar em 4 anos e meio, ao invés de 35 anos.
Mais vídeos com o Duda, por favor! O match de vocês foi incrível.
Comprei um ap de 430 mil em janeiro de 2020, dei o mínimo de 20% de entrada(86 mil) e encarei 336 mil de financiamento em 30 anos a 7% tabela price , sendo 2300 a prestação "fixa". 1 ano depois, fevereiro de 2021, vendi um ap por 210 mil e tinha essa grana pra amortizar e ficar apenas com cerca de 120 mil de dívida. Optei em usar o dinheiro na renda fixa e curtir essa alta taxa de juros. Hoje, 2 anos e 6 meses depois, já passei do valor pra quitar o imóvel, 336 mil, e não consigo quitA-lo, pois não sei quando vou conseguir juntar essa grana. Acho que quando dobrar o valor da minha divida, quito e fico com o mesmo valor investido pra minha aposentadoria.
Lúcido
Um caso a pensar!!
Gente, esse vídeo é lindo porque ambos estão certo e ambos estão ajudando gente, independente do que você fizer, se fizer o que eles tão falando se tá se dando bem! 💚
A dupla ficou top!!! O Duda é muito direto e fala claro. A Nat é simplesmente incrível. Super técnica e manja muito. Parabéns!🎉
Sem sombras de duvidas, nao importa se o juros é alto ou baixo, o melhor a se fazer é quitar o mais rápido possível e ficar livre dessa divida altissima.
Esse vídeo eu super ameiii! Uma coisa que muita gente não explica é que não existe melhor ou pior mas sim o que é melhor pra você e qual estratégia você quer adotar
Os dois tem razão, pq depende o público que as dicas estão sendo direcionadas ❤
Concordo plenamente!
Minha casa eu fiz kkkkk
So financiei o terreno em 60 meses, a vista era 11k reais e ficou 15k financiado isso la em 2001 kkkkk, gastei pra fazer minha casa uns 50k, nunca mais financiei nada.
Meu carro quando comprei em 2016 custava 43k reais e negociei e consegui baixar por 38.5k reais e paguei a vista kkkkkk.
E hoje tenho quase 1 milhao de reais tudo isso fiz em 20 anos
Graças a deus com muito esforço
Dá para seguir as duas linhas de pensamento, mas em diferentes fases da vida é só fazer o que é melhor para você no momento.
Ela tem um ponto importante. Realmente, matematicamente, hoje, vale mais a pena fazer o que ela falou. Porém, a linguagem do brasileiro em sua maioria não é essa. E sim de fazer algo pra se livrar de tanta dívida. Então a mentalidade do Eduardo funciona mais a longo prazo. Porque se você quita um AP em 2 ou 3 anos, você tem mais muitos anos pra investir uma grana muito maior do que poderia investir naquele tempo que você tá pagando o financiamento.
E o mais importante que os dois concordam... Vc não vai investir nem amortizar se vc continuar ganhando 1.500 por mês. Tem que aumentar os ganhos gente, vender bolo, brigadeiro, fazer algum serviço final de semana e por ai adiante, esse é o extra que vai servir tanto pra vc pagar as parcelas da amortização quanto dos seus investimentos mensais.
Duas pessoas excelentes, profissionais excelentes e com boa intenção em ajudar nosso povo! Melhor não poderia ser.
O legal é que ambos estão certos mas de ponto de vista diferente
concordo
Juntando as duas ideias podemos afirmar: você faz um financiamento, amortiza, nao perde tanto dinheiro e depois investe com as dicas da Nathalia
Que vídeo fantástico.
TLDR: Se vc é o tipo de pessoa que topa investir seu tempo aprendendo sobre investimento siga o caminho do Me Poupe! Se vc é o tipo de pessoa que não quer ou ainda não está preparada para entrar neste mundo de investimentos, siga o caminho do PrimoPobre!
Que crossover fantástico.
Por mais encontros assim.
Meus dois RUclipsrs favoritos da área de finanças juntos ❤❤❤❤
Pra quem tem financiamento, Amortizar é incomparavelmente melhor, pois os juros do financiamento são incomparavelmente maiores do q os de qualquer investimento. Já quem não tem financiamento, o melhor é investir e ter paciência pra colher os frutos.
Eu acredito que seja melhor amortizar, mas o juros da selic hoje ainda estão maiores que o juros do financiamento imobiliário. Investir a longo prazo traria mais rentabilidade, porém eu prefiro a segurança de dormir numa casa já quitada
Pois é, para investimento em renda passiva (qualquer investimento na verdade) ser melhor do que amortização, teria já que ter um rendimento sobre uma quantidade de dinheiro muito alta, o que não faria sentido para uma pessoa que teve de financiar um imóvel
Esse é o tipo de debate que precisamos passar na tv, no rádio, no outdoor. Cada um com sua filosofia e cada uma pra um tipo de investidor. Tudo de bom🎉🎉🎉🎉
A consideração final dela foi perfeita, pois deixou claras ambas as vantagens, tanto da amortização, quanto do investimento, de acordo com o cenário financeiro q vc Irá se deparar, no momento dessa tomada de decisão.
Comprei um livro baratinho na Amazon que me ensinou como montar meu sistema de geração de energia solar, passo a passo. Um projeto que eu tinha cotado de 20 mil reais pra minha casa, montei com o conhecimento do livro por 6 mil. Conhecimento é poder... Livro: Quem gera, enriquece. Autor: Luciano Sampaio
Opa, que massa. Poderia indicar o nome do livro?
@@lcsdias Boa noite! O nome do livro é: Quem gera enriquece, com energia solar. Eu encontrei buscando pelo nome do autor: Luciano Sampaio, no campo de buscas da Amazon
Eubja vi esse comentario em outros videos, acho que ele está querendo vender.@@lcsdias
Era tudo q eu queria!!!! Ameeeeeeei, obrigada pela troca, vcs 2 são incríveis! #TRETAMOS 😅
Adorei o vídeo, sempre quis ver esses dois juntos , pena que foi pouco.
Uma coisa que aprendi investindo: organização supera qualquer sensação emotiva (fôlego emocional kkkk). Aprenda a montar uma planilha, se organize, simule diferentes situações (o que fazer se ficar sem emprego? O que fazer se a SELIC subir? O que fazer se a SELIC cair?) e tenha um plano pra cada caso possível. Isso sim traz coragem e fôlego emocional.
Tudo depende de como está a taxa de juros, conforme explicado no final.. como está em 12,25% hj. investimento seria a melhor opção. porém se vc consegue quitar algo de 30 anos em 05 anos.. os aportes para o investimento serão maiores.
Olha o Duda arrasou, quanto mais gente ensinando melhor cada um segue o q mais aproxima da sua realidade 👏
Matematicamente falando, investir te dá mais segurança, pois você tem "liquidez" imediata.
E se a taxa do investimento for maior, seu capital cresce mais que a dívida.
Depende do investimento, né?
A questão é que quem está com uma dívida de 30 anos, não tem cabeça para investimentos.. então o melhor é amortizar mesmo...
Pq se não amortizar, esse dinheiro vai ser usado para luxar e não para investir kkkkk
Eu fiz a amortização do meu apartamento a 20 anos foi a melhor coisa que eu fiz.
Estou fazendo amortização de um empréstimo. Era pra eu terminar em dezembro de 2027 agora vou terminar em novembro de 2024 . Aprendi muito com vc. Muito grata !!!
Esse deve ser um dos vídeos mais esperados da internet e eu adorei!!!
Eu também adotei a estratégia da amortização e quitei o meu apto em menos de 3 anos. Para mim é mais interessante eliminar a dívida e poder investir depois! Mas isso tudo acho que depende do momento de vida e salário! Amortizar é um privilégio! E agora com a mudança da lei, com três parcelas em atraso os bancos podem requerer o imóvel sem acionamento jurídico. Há quem diga que isso pode tornar as taxas mais atrativas para reduzir a inadimplência, pois o negócio do banco não é ser proprietário de imóvel e sim detentor do meu e do seu dinheiro para investir e obter lucro com o spread!
Aula 8 5°pilar vídeo RUclips 5.16
Portabilidade,amortizar x investir, tem estratégia diferente para pessoas diferentes. Acho que a melhor escolha é fazer o investimento que tem maior Tx de juros do que a Tx de juros do financiamento,caso contrário amortizar é a melhor solução.
Ambos está certo só ver qual melhor opção se encaixa amortizar é mais fácil e mais prazeroso. Investir precisa de pouca de conhecimento e ter
Maravilha ver vocês juntos. Eu e meu filho financiamos um apê por que o primo pobre deu a dica para sairmos do aluguel.Gratidao.
A ideia é.
Quem tem condições de fazer os dois.
É uma excelente opção
Não se trata apenas de ter disciplina. O pobre é mais exposto economicamente. Mesmo um pobre disciplinado, tem mais riscos de perder o emprego ou renda, sofre mais com mudanças micro e macro economicas que fogem do seu controle, incluindo inflações sazonais em itens basicos que pesam no orçamento do pobre, como alimentação, saúde, transporte. É muito comum o pobre que perde o emprego não conseguir o mesmo salário ou beneficios no proximo emprego. Os reajustes de aluguel também costumam ser maiores do que o os dissidios.
ATENÇÃO, NA.ÇÃO!
Pra quem quer aprender ainda mais, existe o Me Poupe+: o lugar que tem tudo o que você precisa pra sair das dívidas, guardar dinheiro e fazer os melhores investimentos está aqui! Conheça agora: bit.ly/4cSPuUh
A Natha,parece ter acção no banco ,eles os( bancos) querem que você trabalhe pra ele 30anos com seu dinheiro, amortização é a melhor coisa a fazer,por que o banco não é amigo de ninguém,muito menos está interessada se és clientes fiel
@@DoglasMariana-c7k como fazer a amortização. , estou assistindo esse vídeo... E fiquei super mega interessada.
Que show! Boas opiniões! Se escolhermos seguir qualquer uma delas, sem dúvidas, só teremos benefícios!