O tipo de livro que nunca cogitei a ler, mas que parece dar alguns insights legais! E o melhor do vídeo: A COMBINAÇÃO DE CORES (roupa e livro) HAHAHAHA Amoo ❤️
Que ótimo vídeo, Paloma! Se não fosse por você eu nunca saberia da existência desse autor, desse livro nem desse conceito de "anti-frágil".🙈 Após ouvir suas explicações sobre o significado do título, sobre os "estressores" e tudo que essa leitura pode ensinar, confesso que fiquei com vontade de ler esse livro. Mas quando a arrogância de uma pessoa transparece no que ela escreve e quando há uma quantidade significativa de páginas desnecessárias, eu fujo! Mas valeu muuuito assistir o vídeo! 💜
Muito bom Paloma, gostei de tudo que você falou, mas destaco a parte que comentou sobre a questão da super proteção dos pais aos seus filhos. Sou professora do ensino médio da rede particular e pública e nunca em todos os anos como educadora vi tantos adolescentes tentando o suicídio se cortando, se mutilando 😞 penso que um pouco é por conta da pandemia outra questão é por esse excesso de proteção, isso tem tornado essa geração de adolescentes inseguros e com muita dificuldade em lidar com as frustrações diárias.
Suelen, vou falar como pessoa de 19 anos que passou por um processo de tratamento psicológico e psiquiátrico durante minha adolescência por problemas com os pais e na escola... Não é só excesso de proteção, mas ausência causa muito transtorno também. Eu acho que essa ideia do "excesso de proteção" é quase uma ficção de adultos, onde eles se sentem como os grandes independentes nas suas infâncias (talvez até por alguma crise de ausência) e acham a nova geração frágil demais (até mesmo inflando discursos preconceituosos como se aceitar preconceito na sociedade fosse força). Do meu ponto de vista de pessoa que está na faculdade com bolsa e saiu do Médio há poucos anos, digo que o problema da minha geração é a ansiedade extrema causada pela internet, pelas relações muito frágeis, pela falta de ignorância na vida (não estou sendo irônico). Com um mundo INFLADÍSSIMO de informação da atualidade e do passado (vulgo dados e histórias sobre sofrimento humano), é impossível ter tanta fé assim nas pessoas e se sentir bem perante a sociedade. É muito mais do que adolescentes inseguros e frustrados, é sobre um panorama muito maior reduzido a "eles não estão preparados o suficiente para a vida". Enfim, espero que você mude sua ideia com meu comentário ou mesma debata as ideias comigo, estaria super interessado de verdade... Só acho a visão meio controversa. Afinal, se são tão protegidos, por que tão despreparados? Os pais no Brasil de hoje realmente assumem tudo pelos filhos? Eu diria que não, pelos amigos que conheço, pelo meu caso e por várias outras evidências explícitas e factuais (das quais não citarei pois minha explicação já está enorme).
Um exemplo pífio e bobo mas necessário: Adultos também estão em um crescimento nas taxas de depressão e suicídio. Seriam os adultos agora desarmados por algum tipo de mecanismo para não ter mais essa preparação para a vida e frustrações? Ou seria os tempos atuais cercados de insegurança econômica, relações a troco de banana e o sofrimento quase coletivo de todas tragédias políticas e pessoais que passamos? Enfim, vamos suscitar a realidade e não reforçar estereótipos de crianças frágeis. Se você for numa favela de São Paulo, tem menor disposto a matar e morrer pra encher a geladeira, precisa pensar em sustentar a casa e fazer muito mais do que só ir a escola (quando muito pode). Então, vamos fazer análises mais profundas da geração atual, acho que se botar como uma geração forte, perante a atual geração fraca é quase uma forma de ressaltar uma realidade paralela dos adultos perante os adolescentes.
Não creio que se cortar ou tentativa de autoexterminio estejam ligadas a super proteção dos pais, existem inumeros outros fatores, dentre eles questões psiquiatricas como bipolaridade, transtornos de personalidade, rede sociais, valorização excessiva de beleza e bens materiais, comparações, etc....
O Taleb e como um poeta da matemática...e algo meio maluco até falar isso pq se for olhar a formação dele eu acho que ele fez filosofia na Sourbone e depois alguma MBA na parte de finanças e gostou de estudar a aplicação da lei das probabilidades na análise de risco na área de investimentos...ele pega exemplos do dia a dia e aplica isso a lei das probabilidades...e ela detalha que os eventos da natureza humana são associados mais ao acaso do que causalidade (conceitos relacionados a correlação). Um dos livros mais legais dele e o primeiro da série...que e o Livro "Iludidos pelo Acaso".
Eu não conhecia o livro e - para se sincero - estranhei o título aqui no canal, rs. Mas o vídeo ficou ótimo, você vai criando uma narrativa... a gente não consegue parar. Hahaha. Fiquei com vontade de ler o livro do Cisne Negro. Não se preocupe que o vídeo não ficou bagunçado. Muito, muito bom! Obrigado!
"Caralho!" é a única expressão que eu poderia usar para descrever minha reação, provavelmente como você, para a surpresa constante e equiparável a um presente de natal (feliz natal, inclusive) que foi assistir esse vídeo. Desde o carisma da Paloma aos conceitos "life-changing" do autor. Caralho!
Tipo: A pessoa falando mal de uma pessoa, porque, segundo ela, tal pessoa fala mal das outras pessoas. Ai, ai! Vai entender NÓS, seres humanos. No mais, gostei da tua resenha. Parabéns!
Vc descrevendo o autor pareceu descrevendo vc. Vc explicou o livro de forma tão rica, tbm traçou referencias muito distintas e que super fizeram sentido
Gostei muito desta resenha e do conceito de Antifragil. Do Taleb li Iludidos pelo Acaso e apesar de ser um bom livro, é massante! Mas o que ele passa nos livros dele é muito bacana. É o tipo de livro para ler um pouco por dia, na hora do almoço! Pois os insights dão um Up!
Este vídeo apareceu por indicação do RUclips, meu primeiro e adorei, sou mãe e de fato a uma extrema superproteção, as crianças vão subir no escorregador os pais estão aparando o tempo todo, vai descer está ao lado acompanhado/segurando, eu acho um desserviço à vida da infantil ( estou falando de crianças de 5,6 anos) capazes, não há autonomia, e infelizmente isso só fere a própria criança.
Eu não havia me empolgado tanto com este livro, justamente por causa do título. Maaaas, já mudei meu pensamento 😅 agora quero e muito fazer esta leitura.
Adorei ver vc falando sobre esse tipo de livro Paloma, e falando mto bem por sinal (nada de bagunçado haha), e achei a premissa do livro bem interessante!
Sabe... Há alguns anos li uns livros do Taleb e, como não entendia muito daqueles "conceitos" resolvi me desafiar e hoje sou uma matemática de formação... Vendo hoje sua resenha sobre esse livro dele, me peguei "voltando no tempo". Como a vida é "emaranhada" , né? Abraço fraterno para ti e os seus! Gosto muito de seu canal! Aprendo muito com você!
Eu fiquei chocadíssima ao saber disso e ao saber que os pais REALMENTE fazem questão de olhar. Gente… imaginando o quão protegidas essas crianças devem ser
Ótima explanação! Recebi como sugestão num site..pretendo ler. Mas..sua explanação praticamente me deu uma noção e o que eu precisaria ouvir . Gratidão!🙏🙌
Paloma, não sabia por onde falar com você, então vou por aqui… olha, eu também sou apaixonado pela literatura do Tólstoi, e percebi que você também é fã do que ele produziu. Portanto, desde que eu encontrei o seu canal, eu tenho uma grande fonte de conteúdo de excelente qualidade. Então, só queria dizer que você conseguiu um inscrito fiel. Gratidão por tanto cuidado e qualidade, você está de parabéns!
Amei a resenha,Paloma 🥰 Eu sou bastante leiga nos tópicos abordados nesse livro, mas mesmo assim vc me deixou bem curiosa para lê-lo. Eu achei muito interessantes e importantes os assuntos discutidos nesse livro. 😊
Olá! Que vídeo interessante e necessário! Vou indicá-lo com certeza! Não se preocupe pois todas as suas colocações foram pertinentes ao assunto! Vou lê-lo com certeza! Agradeço sempre a todos os percalços que passei e passo na vida pois são eles que nos proporcionam aprendizado e sabedoria. Abraços e parabéns pelo trabalho!
Eu vendo seu vídeo e pensando "mds, alguém tem coragem de dar dislike em algum vídeo da paloma?" hahahaha Fiquei com muita vontade de ler os dois livros (antifragil e a lógica do cisne negro) quando terminei o vídeo. Acho que abre espaço pra ótimas discussões Venho pensando em alguns aspectos que vc comentou no vídeo que também me deixam assustada: - tenho uma amiga de 28 anos que não sabe andar de bicicleta pq a mãe é super protetora e nunca deixou a menina subir numa bicicleta (e ela depois de mais velha nunca teve coragem) - tenho primas de 7-10 anos que não sabem ler e escrever ainda e que passam o dia no tiktok, sabem todas as músicas e coreografias - cada vez mais as pessoas fogem "da ordem natural das coisas" que é se esforçar pra ter um resultado específico. Exemplo: as promessas de "perca 10kg em um mês com essa dieta" ou "aprenda inglês fluente em 3 meses/aprenda inglês dormindo". São coisas muito difíceis de serem alcançadas e para quais não existe atalho. Depende de esforço, disciplina (e claro a oportunidade de poder se dedicar a essas questões). Enfim, um comentário gigantesco pra dizer que as gerações mais atuais estão tomando um caminho meio bizarro hahahaha
Muito bom o vídeo. Comecei a ler esse livro e tive que parar por conta da correria do dia a dia, mas pretendo voltar a ele mês que vem. Li só umas 30 páginas e essa arrogância dele já tava me irritando. Boa sorte pra mim com as sei lá quantas mil páginash aushaush Abraço!!
A parte das criticas aos academicos eu sinceramente gostei. Talevez ele tenha pegado um pouquinho pesado,, mas falou algumas verdades, foi libertador interessante e relevante perceber que alguem pontuou dessa forma,
@@PalomaLima oi! Olha, nenhum livro em particular, mas talvez um gênero. Biografias. Tenho curtido mto nos últimos anos ler algumas BIOS. É isso maneira de conhecer alguns personagens mais a fundo, e ao mesmo tempo aprender sobre história, políticas, artes, etc... Para 2022 irei ler a bio do Churchill, Obamas, e do Frederick Douglas. Esse li a autobiografia do M. Luther King e gostei mto. Foi uma forma de aprender bem bacana.👍
Eu chamo de livros de instruções ou livro de cochings, eu poderia chamar de livros de instruções na visão de experiência individual. São legais mas todos iguais, e apesar de nenhum ter questões científicas eles servem assim como os contos de fadas: contar história ou uma jornada para aprendizados.
Esse está na minha lista. Não li nada do Taleb ainda, mas recentemente li Rápido e Devagar, do Daniel Kahneman, e ele cita o Taleb algumas vezes. Faça mais resenha desses livros,por favor.
Amei o vídeo! Aliás, estou amando seu canal! Concordo com tudo o que você falou sobre a superproteção dos pais, é um problema seríssimo que traz consequências não só para o indivíduo como para o funcionamento da sociedade. Só queria trazer uma observação sobre o exemplo que você deu do " relatório do cocô". Eu brinco que, quando viramos mãe, viramos também especialistas em analisar cocô. kkk Quando a criança é bem pequena (bebês), o cocô é algo que diz muito sobre a saúde, sobre o desenvolvimento intestinal, é pauta relevante de consulta pediátrica, então, é uma prática bastante comum, informar aos pais sobre a frequência e estado das fezes, principalmente das crianças que permanecem o dia todo na creche. Passado o estágio do maternal, isso não acontece mais ( pelo menos não deveria). No mais, super concordo que a relação da nossa sociedade com as crianças está bem doentia, estamos criando pessoas totalmente disfuncionais e alienadas. Obrigada pelo conteúdo!
Estou vendo esse vídeo depois de 2 anos e tenho que dizer que concordo com tudo que você falou, principalmente da parte dele ser PROLIXO, achei o livro cansativo e cheguei até a metade... quem sabe volto um dia pra terminar, mas parece que ele perde o fio da meada, contando muitas historias no meio que parecem não se ligar a nada.. inclusive vim buscar a resenha pra entender se realmente era só eu que tinha percebido essas coisas..
Paloma, gosto da característica do Taleb de dizer na lata o que acha, sem se preocupar com o que vão pensar dele. Claramente não escreve para agradar, escreve para passar o que acha. Eu não consigo ser como ele. Mas é uma característica que tem seu valor. Concordo que ele deve ser meio antipático e arrogantão. Mas, como você mesma disse, ele transborda erudição. Sou médico e achei perfeitas as críticas que ele fez na minha área.
A gente (meus irmãos e eu) fomos relativamente protegidos, não muito, mas mais que nossos primos, por exemplo, no processo eu que me dei mais mal rs, sou a mais velha, tive medo de fazer quase tudo... Não fui pro mestrado com medo de ir morar só em outra cidade... Nossa, a lista é um pouco grandinha, infelizmente. Resultado? Estou aqui hoje com uma ansiedade que não consigo administrar, tomando remédio e tudo rs (rindo de nervoso 😌😬😞😞
Terapia é fundamental para o autoconhecimento, parar de nos vitimizar, culpar os outros pelas nossas dificuldades, parar de viver no passado ou no futuro, focar no presente, nos libertar dos medos e crenças que nos impede de caminhar, viver com mais leveza. Com ajuda profissional é possível, não existe fórmula mágica, há altos e baixos, mas isso faz parte do fluxo da vida. Viver é ter q lidar com mudanças constantes e com as relações interpessoais. Quando a gente aprende q não tem como controlar fica mais fácil. Desculpa, divaguei....
@@carlamanso6479 O discurso é sempre mais fácil, eu sei de tudo isso aí, o problema é a prática. Nada é tão certinho como numa equação matemática. "Viver o presente" pra alguém que tem ansiedade clínica é quase possível, é um trabalho árduo, cansativo e lento, bem lento. Reconhecer seus limites ou como uma condição começou não é se "vitimizar", ansiedade, depressão, síndrome do pânico etc surgem também a partir de elementos externos a pessoa, como o ambiente em que ela tá inserida etc. Abraços!
Oi Paloma, você comentou muito bem sobre o autor Nassim Taleb, mas seu depoimento sobre sua própria criação e o que vem acontecendo com nossas crianças é verdadeiro demais. E casa perfeitamente com os livros comentados. Muita lucidez. Querem dar muita proteção aos filhos e, mais adiante, exigem deles uma vida vencedora. Isto segundo a visão deles. Vem decepção por aí...
Não é?! Penso que muitos dos problemas latentes na sociedade de hoje derivam dessa superproteção, mas aí já seria papo para outro vídeo. Quem sabe um dia consigamos falar sobre isso por aqui.
Comecei a ter interesse por livros com temas sociais e políticos ano passado e sempre que leio algum sempre acho que são prolixos. Dá pra falar tudo em menos páginas, são capítulos e capítulos repetindo o que já tinha sido dito e entendido antes. Vendo os calhamaços desse autor já dá até preguiça antes de começar.
Sobre o cocô que vc cita, a observação do cocô fala sobre a saúde intestinal do ser humano, em se tratando de uma criança, ela está em desenvolvimento... na verdade todas as pessoas deveriam observar seus cocôs pois fala sobre a sua saúde.
A pessoa vai apanhar, quando jovem em um ambiente controlado pelos pais ou no futuro pela vida. O que mais vejo são adolescentes que não sabem viver o minimo do minimo
Exatamente! Muito melhor “apanhar” num ambiente controlado e depois ir pro “mundo real” já minimamente preparado que ser jogado aos leões, como a geração atual está sendo.
Acho que esse livro não seria pra mim. Me passa a ideia de ter um aspecto levemente coach, sabe? Kkkkk eu estou na faculdade de medicina e, apesar de estar no início, já aprendi malefícios do jejum, por exemplo. E tem também vários estudos que contradizem essa ideia de o jejum ser bom. Por isso acho complicado quando um autor fala com aparente propriedade sobre uma gama tão grande de assuntos, porque apesar de com certeza ele saber muito, ainda não sabe nem de perto tanto quanto os especialistas que passaram anos estudando apenas um dos assuntos. Acho que isso que você falou da arrogância ia me irritar demais kkkk mas eu adorei o vídeo, gostei muito. O fato de eu não ter curtido a ideia do livro não significa que a resenha não seja ótima, afinal nenhum livro é unanimidade. Beijos e bom domingo, Paloma ❤️
Te entendo! Tem um pouco desse “aspecto coach”, sim, mas não chegou a me incomodar. Sobre o jejum: como muitas práticas, dependendo de quem pratica, há malefícios, sim. Mas faço por orientação da minha nutricionista e, para mim, foi extremamente benéfico. E essa questão da arrogância “mata” boa parte do livro, porque dá pra ver que ele realmente sabe muito de muita coisa, mas faz mostra isso enquanto desmerece outros profissionais - e desnecessariamente. Um abraço, Lari!
Adorei o vídeo, principalmente a parte em que fala sobre a criação que muitos pais dão aos seus filhos hoje em dia. Lembrou muito de um livro que li esse ano chamado "Compre-me o céu", da Xinran. Neste livro a autora conta sobre a geração de filhos únicos da China, na década de 70 e 80 (se não me engano). Os pais não deixavam de jeito nenhum os filhos fazerem coisas de casa, muitas até banais, tipo, pendurar a própria roupa no cabide ou usar a faca pra cortar um alimento. São histórias absurdas, mas muito interessantes. Recomendo está leitura!
Dejanira, já li um livro da Xinran - tem até vídeo aqui, é o “As boas mulheres d China” - e fiquei super interessada nesse que você falou! Vou agora mesmo atrás dele pra já colocar na lista. Muito obrigada pela recomendação!
Discordo com ele. A crise de 2008 tem até o filme "The Big Short" que fala sobre o ocorrido. O governo e os banqueiros não deram bola. O comunismo também tinha como ser evitado. Reconheço que seu vídeo foi em questão da anti-fragilidade, mas acredito que em alguns casos o ser humano prefere aprender com a dor, seja por ganância, luxúria, terror.
Foi super noticiado que a geração atual é a primeira que tem o Q.I mais baixo do que a geração anterior, será resultado dessa super proteção que se tem com os filhos hoje?
Nossa, que comentário excelente sobre o livro! Parabéns pea explanação de altíssimo nível! Da gosto ver esse nível de excelência! Deus abençoe!
Sua resenha me fez ler novamente o livro pra entender nao so o livro mas tbm Nassin Taleb
O tipo de livro que nunca cogitei a ler, mas que parece dar alguns insights legais!
E o melhor do vídeo: A COMBINAÇÃO DE CORES (roupa e livro) HAHAHAHA
Amoo ❤️
Como sempre, a combinação da roupa com o livro é apenas coincidência 😌
Que ótimo vídeo, Paloma! Se não fosse por você eu nunca saberia da existência desse autor, desse livro nem desse conceito de "anti-frágil".🙈 Após ouvir suas explicações sobre o significado do título, sobre os "estressores" e tudo que essa leitura pode ensinar, confesso que fiquei com vontade de ler esse livro. Mas quando a arrogância de uma pessoa transparece no que ela escreve e quando há uma quantidade significativa de páginas desnecessárias, eu fujo! Mas valeu muuuito assistir o vídeo! 💜
Muito bom Paloma, gostei de tudo que você falou, mas destaco a parte que comentou sobre a questão da super proteção dos pais aos seus filhos. Sou professora do ensino médio da rede particular e pública e nunca em todos os anos como educadora vi tantos adolescentes tentando o suicídio se cortando, se mutilando 😞 penso que um pouco é por conta da pandemia outra questão é por esse excesso de proteção, isso tem tornado essa geração de adolescentes inseguros e com muita dificuldade em lidar com as frustrações diárias.
Conheço uma pessoa que também trabalha na rede de ensino pública e ela me relata o mesmo que você, Suelen =/ triste demais
Suelen, vou falar como pessoa de 19 anos que passou por um processo de tratamento psicológico e psiquiátrico durante minha adolescência por problemas com os pais e na escola... Não é só excesso de proteção, mas ausência causa muito transtorno também. Eu acho que essa ideia do "excesso de proteção" é quase uma ficção de adultos, onde eles se sentem como os grandes independentes nas suas infâncias (talvez até por alguma crise de ausência) e acham a nova geração frágil demais (até mesmo inflando discursos preconceituosos como se aceitar preconceito na sociedade fosse força).
Do meu ponto de vista de pessoa que está na faculdade com bolsa e saiu do Médio há poucos anos, digo que o problema da minha geração é a ansiedade extrema causada pela internet, pelas relações muito frágeis, pela falta de ignorância na vida (não estou sendo irônico). Com um mundo INFLADÍSSIMO de informação da atualidade e do passado (vulgo dados e histórias sobre sofrimento humano), é impossível ter tanta fé assim nas pessoas e se sentir bem perante a sociedade. É muito mais do que adolescentes inseguros e frustrados, é sobre um panorama muito maior reduzido a "eles não estão preparados o suficiente para a vida".
Enfim, espero que você mude sua ideia com meu comentário ou mesma debata as ideias comigo, estaria super interessado de verdade... Só acho a visão meio controversa. Afinal, se são tão protegidos, por que tão despreparados? Os pais no Brasil de hoje realmente assumem tudo pelos filhos? Eu diria que não, pelos amigos que conheço, pelo meu caso e por várias outras evidências explícitas e factuais (das quais não citarei pois minha explicação já está enorme).
Um exemplo pífio e bobo mas necessário: Adultos também estão em um crescimento nas taxas de depressão e suicídio. Seriam os adultos agora desarmados por algum tipo de mecanismo para não ter mais essa preparação para a vida e frustrações? Ou seria os tempos atuais cercados de insegurança econômica, relações a troco de banana e o sofrimento quase coletivo de todas tragédias políticas e pessoais que passamos? Enfim, vamos suscitar a realidade e não reforçar estereótipos de crianças frágeis. Se você for numa favela de São Paulo, tem menor disposto a matar e morrer pra encher a geladeira, precisa pensar em sustentar a casa e fazer muito mais do que só ir a escola (quando muito pode). Então, vamos fazer análises mais profundas da geração atual, acho que se botar como uma geração forte, perante a atual geração fraca é quase uma forma de ressaltar uma realidade paralela dos adultos perante os adolescentes.
Não creio que se cortar ou tentativa de autoexterminio estejam ligadas a super proteção dos pais, existem inumeros outros fatores, dentre eles questões psiquiatricas como bipolaridade, transtornos de personalidade, rede sociais, valorização excessiva de beleza e bens materiais, comparações, etc....
@@DarkZeidon exatamente !
O Taleb e como um poeta da matemática...e algo meio maluco até falar isso pq se for olhar a formação dele eu acho que ele fez filosofia na Sourbone e depois alguma MBA na parte de finanças e gostou de estudar a aplicação da lei das probabilidades na análise de risco na área de investimentos...ele pega exemplos do dia a dia e aplica isso a lei das probabilidades...e ela detalha que os eventos da natureza humana são associados mais ao acaso do que causalidade (conceitos relacionados a correlação). Um dos livros mais legais dele e o primeiro da série...que e o Livro "Iludidos pelo Acaso".
muito ansioso por esse livro, já comprei e estou esperando chegar
Eu não conhecia o livro e - para se sincero - estranhei o título aqui no canal, rs. Mas o vídeo ficou ótimo, você vai criando uma narrativa... a gente não consegue parar. Hahaha. Fiquei com vontade de ler o livro do Cisne Negro. Não se preocupe que o vídeo não ficou bagunçado. Muito, muito bom! Obrigado!
Gustavo, muito obrigada pelo comentário! Feliz que vocês não acharam o vídeo “bagunçado” é que meu esforço surtiu algum efeito, rs!
"Caralho!" é a única expressão que eu poderia usar para descrever minha reação, provavelmente como você, para a surpresa constante e equiparável a um presente de natal (feliz natal, inclusive) que foi assistir esse vídeo. Desde o carisma da Paloma aos conceitos "life-changing" do autor. Caralho!
eu amo a combinação de cores nos videos e rosinha bebê assim ficou muito lindo (até os post-its combinando também)
Tudo coincidência! 😅
Então tá, né ?" Cê fala,e euzinha finjo que acredito."🤣💖😉
Tipo: A pessoa falando mal de uma pessoa, porque, segundo ela, tal pessoa fala mal das outras pessoas. Ai, ai! Vai entender NÓS, seres humanos.
No mais, gostei da tua resenha. Parabéns!
Vc descrevendo o autor pareceu descrevendo vc. Vc explicou o livro de forma tão rica, tbm traçou referencias muito distintas e que super fizeram sentido
Gostei muito desta resenha e do conceito de Antifragil. Do Taleb li Iludidos pelo Acaso e apesar de ser um bom livro, é massante! Mas o que ele passa nos livros dele é muito bacana. É o tipo de livro para ler um pouco por dia, na hora do almoço! Pois os insights dão um Up!
Este vídeo apareceu por indicação do RUclips, meu primeiro e adorei, sou mãe e de fato a uma extrema superproteção, as crianças vão subir no escorregador os pais estão aparando o tempo todo, vai descer está ao lado acompanhado/segurando, eu acho um desserviço à vida da infantil ( estou falando de crianças de 5,6 anos) capazes, não há autonomia, e infelizmente isso só fere a própria criança.
Eu não havia me empolgado tanto com este livro, justamente por causa do título. Maaaas, já mudei meu pensamento 😅 agora quero e muito fazer esta leitura.
Adorei ver vc falando sobre esse tipo de livro Paloma, e falando mto bem por sinal (nada de bagunçado haha), e achei a premissa do livro bem interessante!
Hahahahaha generosidade sua! "A louca" da organização aqui achou o vídeo um caos, rs
Muito Obrigado por tudo explicado. Felicidades!!!
Sensacional. Por mais conteúdos de qualidade como esse. Parabéns, o Brasil agradece! 👏
Acabei de comprar esse livro, nossa! Tô amando, está me ajudando na minha vida pessoal, financeira e profissional.
Muito bom! Estou lendo o livro. Segunda vez que vejo o vídeo
Sabe... Há alguns anos li uns livros do Taleb e, como não entendia muito daqueles "conceitos" resolvi me desafiar e hoje sou uma matemática de formação... Vendo hoje sua resenha sobre esse livro dele, me peguei "voltando no tempo". Como a vida é "emaranhada" , né? Abraço fraterno para ti e os seus! Gosto muito de seu canal! Aprendo muito com você!
Sou professora das séries iniciais, trabalharei muito anos em creches e o que você disse em relação ao "relatório do cocô", é verdadeiro.
Eu fiquei chocadíssima ao saber disso e ao saber que os pais REALMENTE fazem questão de olhar. Gente… imaginando o quão protegidas essas crianças devem ser
@@PalomaLima com todo respeito, eu entendi a sua surpresa, mas precisamos observar nosso cocô para saber como está a nossa saúde.
Ótima explanação! Recebi como sugestão num site..pretendo ler. Mas..sua explanação praticamente me deu uma noção e o que eu precisaria ouvir . Gratidão!🙏🙌
Paloma, não sabia por onde falar com você, então vou por aqui… olha, eu também sou apaixonado pela literatura do Tólstoi, e percebi que você também é fã do que ele produziu. Portanto, desde que eu encontrei o seu canal, eu tenho uma grande fonte de conteúdo de excelente qualidade. Então, só queria dizer que você conseguiu um inscrito fiel. Gratidão por tanto cuidado e qualidade, você está de parabéns!
Ah, Carlos! Seja muito bem-vindo! E obrigada por esse comentário tão generoso! Ainda falaremos muito de Tolstói aqui neste canal 💜
Amei a resenha,Paloma 🥰
Eu sou bastante leiga nos tópicos abordados nesse livro, mas mesmo assim vc me deixou bem curiosa para lê-lo. Eu achei muito interessantes e importantes os assuntos discutidos nesse livro. 😊
Uau, a análise de livro mais coerente que já vi ❤️ inscrito já 😚
Muito obrigada! E seja bem-vindo 😃
Parabéns 👏👏👏 ótimo vídeo.
Cheguei pesquisando sobre o livro ANTIFRAGIL
Achei muito boa a reflexão sobre as crianças
Eu amo esse livro!!! Fantástico! Obrigada pela resenha!
Eu que agradeço ao elogio 😃
Olá! Que vídeo interessante e necessário! Vou indicá-lo com certeza! Não se preocupe pois todas as suas colocações foram pertinentes ao assunto! Vou lê-lo com certeza! Agradeço sempre a todos os percalços que passei e passo na vida pois são eles que nos proporcionam aprendizado e sabedoria. Abraços e parabéns pelo trabalho!
Oi, Marilisa! Muito obrigada pelo comentário! É exatamente: dizem que é no desconforto que se cresce, e eu concordo plenamente. Um abraço!
Eu vendo seu vídeo e pensando "mds, alguém tem coragem de dar dislike em algum vídeo da paloma?" hahahaha
Fiquei com muita vontade de ler os dois livros (antifragil e a lógica do cisne negro) quando terminei o vídeo. Acho que abre espaço pra ótimas discussões
Venho pensando em alguns aspectos que vc comentou no vídeo que também me deixam assustada:
- tenho uma amiga de 28 anos que não sabe andar de bicicleta pq a mãe é super protetora e nunca deixou a menina subir numa bicicleta (e ela depois de mais velha nunca teve coragem)
- tenho primas de 7-10 anos que não sabem ler e escrever ainda e que passam o dia no tiktok, sabem todas as músicas e coreografias
- cada vez mais as pessoas fogem "da ordem natural das coisas" que é se esforçar pra ter um resultado específico. Exemplo: as promessas de "perca 10kg em um mês com essa dieta" ou "aprenda inglês fluente em 3 meses/aprenda inglês dormindo". São coisas muito difíceis de serem alcançadas e para quais não existe atalho. Depende de esforço, disciplina (e claro a oportunidade de poder se dedicar a essas questões).
Enfim, um comentário gigantesco pra dizer que as gerações mais atuais estão tomando um caminho meio bizarro hahahaha
Excelente comentário
Muito bom o vídeo. Comecei a ler esse livro e tive que parar por conta da correria do dia a dia, mas pretendo voltar a ele mês que vem. Li só umas 30 páginas e essa arrogância dele já tava me irritando. Boa sorte pra mim com as sei lá quantas mil páginash aushaush
Abraço!!
Boa sorte! 😂 em meio a muita prolixidade a arrogância, tem questionamentos que valem a leitura!
A parte das criticas aos academicos eu sinceramente gostei. Talevez ele tenha pegado um pouquinho pesado,, mas falou algumas verdades, foi libertador interessante e relevante perceber que alguem pontuou dessa forma,
Comprei o "Mais esperto que o diabo" e chegou esse livro, estou vendo se ele consegue me chamar atenção...
Vídeo muito bom
Excelente resenha! Que tema bom! Fiquei super interessada em ler! Obrigada! 😊
Muito obrigada, Regiane! 💜
Não lerei, mas vou indicá-lo a um amigo. O seu vídeo, como sempre, maravilhoso 👏😁💜
Oba! Muito obrigada, Jéssica 💜
Adorei! Por mais livros de não ficção!👍💪
Feliz em saber, Túlio! Se tiver alguma sugestão de livro, fique à vontade 😃
@@PalomaLima oi! Olha, nenhum livro em particular, mas talvez um gênero. Biografias. Tenho curtido mto nos últimos anos ler algumas BIOS. É isso maneira de conhecer alguns personagens mais a fundo, e ao mesmo tempo aprender sobre história, políticas, artes, etc... Para 2022 irei ler a bio do Churchill, Obamas, e do Frederick Douglas. Esse li a autobiografia do M. Luther King e gostei mto. Foi uma forma de aprender bem bacana.👍
Ótima resenha e ponto vista sobre a educação infantil da modernidade 👏🏼👏🏼👏🏼
Obrigada, Jacki!
Foi bom ter essas informações sobre esse autor!
Mais um vídeo muito gostoso de ver até o final 😍. Amo ver seus vídeos 💜
💜💜💜
Eu chamo de livros de instruções ou livro de cochings, eu poderia chamar de livros de instruções na visão de experiência individual. São legais mas todos iguais, e apesar de nenhum ter questões científicas eles servem assim como os contos de fadas: contar história ou uma jornada para aprendizados.
Esse está na minha lista. Não li nada do Taleb ainda, mas recentemente li Rápido e Devagar, do Daniel Kahneman, e ele cita o Taleb algumas vezes. Faça mais resenha desses livros,por favor.
Pode deixar, Bárbara! “Rápido e devagar” é um que pretendo trazer para cá, um dia =)
Nossa o vídeo que mais consegui entender! Que maravilhosa sua explanação sobre o livro! Parabéns ganhou uma inscrita e admiradora!
Estou no inicio... ;)
Adorei a resenha!!
Amei o vídeo! Aliás, estou amando seu canal! Concordo com tudo o que você falou sobre a superproteção dos pais, é um problema seríssimo que traz consequências não só para o indivíduo como para o funcionamento da sociedade. Só queria trazer uma observação sobre o exemplo que você deu do " relatório do cocô". Eu brinco que, quando viramos mãe, viramos também especialistas em analisar cocô. kkk Quando a criança é bem pequena (bebês), o cocô é algo que diz muito sobre a saúde, sobre o desenvolvimento intestinal, é pauta relevante de consulta pediátrica, então, é uma prática bastante comum, informar aos pais sobre a frequência e estado das fezes, principalmente das crianças que permanecem o dia todo na creche. Passado o estágio do maternal, isso não acontece mais ( pelo menos não deveria). No mais, super concordo que a relação da nossa sociedade com as crianças está bem doentia, estamos criando pessoas totalmente disfuncionais e alienadas. Obrigada pelo conteúdo!
*PALOMA ...COM TODO O RESPEITO ....PAAAARA TUDO !!! FALA DO LIVRO **10:04** DO BEN LERNER !!! É URGENTE !!!! PODE CONFIAR !!!!*
quanto às ações, existe uma proibição da CVM deles operarem as ações que indicam, para diminuir possíveis manipulações de mercado.
Eu Adoro ver seus Vídeos sempre legais e bacana demais que Deus e Jesus lhe Abençoe Beijos no Coração
Que vídeo incrível !!!
Show de vídeo!!! Parabéns pelo conteúdo 👏👏👏👏👏!!!!
Muito obrigada, Raquel! ☺️
Excelente vídeo 👏👏👏
Obrigada, Sandra!
excelente vídeo 💕
Maravilhosa
Estou vendo esse vídeo depois de 2 anos e tenho que dizer que concordo com tudo que você falou, principalmente da parte dele ser PROLIXO, achei o livro cansativo e cheguei até a metade... quem sabe volto um dia pra terminar, mas parece que ele perde o fio da meada, contando muitas historias no meio que parecem não se ligar a nada.. inclusive vim buscar a resenha pra entender se realmente era só eu que tinha percebido essas coisas..
Adorei
Paloma, gosto da característica do Taleb de dizer na lata o que acha, sem se preocupar com o que vão pensar dele. Claramente não escreve para agradar, escreve para passar o que acha. Eu não consigo ser como ele. Mas é uma característica que tem seu valor. Concordo que ele deve ser meio antipático e arrogantão. Mas, como você mesma disse, ele transborda erudição. Sou médico e achei perfeitas as críticas que ele fez na minha área.
A gente (meus irmãos e eu) fomos relativamente protegidos, não muito, mas mais que nossos primos, por exemplo, no processo eu que me dei mais mal rs, sou a mais velha, tive medo de fazer quase tudo... Não fui pro mestrado com medo de ir morar só em outra cidade... Nossa, a lista é um pouco grandinha, infelizmente. Resultado? Estou aqui hoje com uma ansiedade que não consigo administrar, tomando remédio e tudo rs (rindo de nervoso 😌😬😞😞
Terapia é fundamental para o autoconhecimento, parar de nos vitimizar, culpar os outros pelas nossas dificuldades, parar de viver no passado ou no futuro, focar no presente, nos libertar dos medos e crenças que nos impede de caminhar, viver com mais leveza. Com ajuda profissional é possível, não existe fórmula mágica, há altos e baixos, mas isso faz parte do fluxo da vida. Viver é ter q lidar com mudanças constantes e com as relações interpessoais. Quando a gente aprende q não tem como controlar fica mais fácil. Desculpa, divaguei....
@@carlamanso6479 O discurso é sempre mais fácil, eu sei de tudo isso aí, o problema é a prática. Nada é tão certinho como numa equação matemática. "Viver o presente" pra alguém que tem ansiedade clínica é quase possível, é um trabalho árduo, cansativo e lento, bem lento. Reconhecer seus limites ou como uma condição começou não é se "vitimizar", ansiedade, depressão, síndrome do pânico etc surgem também a partir de elementos externos a pessoa, como o ambiente em que ela tá inserida etc.
Abraços!
Gostei! Não consegui acessar o seu instagram.
Qual seria o significado do polvo na capa do livro? 😘
Oi, Paloma! Adorei sua análise! Você não tem mais instagram?
Oi, Victor! Tenho, sim, mas mudei o usuário! É @palomalima.m
Me fala pff, a página 1 desse livro fica no prólogo? ( Escrito 1 na primeira página do prólogo).
Que vídeo maravilhoso
Obrigada, Fe!
Oi Paloma, você comentou muito bem sobre o autor Nassim Taleb, mas seu depoimento sobre sua própria criação e o que vem acontecendo com nossas crianças é verdadeiro demais. E casa perfeitamente com os livros comentados. Muita lucidez. Querem dar muita proteção aos filhos e, mais adiante, exigem deles uma vida vencedora. Isto segundo a visão deles. Vem decepção por aí...
Não é?! Penso que muitos dos problemas latentes na sociedade de hoje derivam dessa superproteção, mas aí já seria papo para outro vídeo. Quem sabe um dia consigamos falar sobre isso por aqui.
Comecei a ter interesse por livros com temas sociais e políticos ano passado e sempre que leio algum sempre acho que são prolixos. Dá pra falar tudo em menos páginas, são capítulos e capítulos repetindo o que já tinha sido dito e entendido antes.
Vendo os calhamaços desse autor já dá até preguiça antes de começar.
Sobre o cocô que vc cita, a observação do cocô fala sobre a saúde intestinal do ser humano, em se tratando de uma criança, ela está em desenvolvimento... na verdade todas as pessoas deveriam observar seus cocôs pois fala sobre a sua saúde.
A pessoa vai apanhar, quando jovem em um ambiente controlado pelos pais ou no futuro pela vida. O que mais vejo são adolescentes que não sabem viver o minimo do minimo
Exatamente! Muito melhor “apanhar” num ambiente controlado e depois ir pro “mundo real” já minimamente preparado que ser jogado aos leões, como a geração atual está sendo.
Paloma, pq a capa é um polvo?
Acho que esse livro não seria pra mim. Me passa a ideia de ter um aspecto levemente coach, sabe? Kkkkk eu estou na faculdade de medicina e, apesar de estar no início, já aprendi malefícios do jejum, por exemplo. E tem também vários estudos que contradizem essa ideia de o jejum ser bom. Por isso acho complicado quando um autor fala com aparente propriedade sobre uma gama tão grande de assuntos, porque apesar de com certeza ele saber muito, ainda não sabe nem de perto tanto quanto os especialistas que passaram anos estudando apenas um dos assuntos. Acho que isso que você falou da arrogância ia me irritar demais kkkk mas eu adorei o vídeo, gostei muito. O fato de eu não ter curtido a ideia do livro não significa que a resenha não seja ótima, afinal nenhum livro é unanimidade. Beijos e bom domingo, Paloma ❤️
Te entendo! Tem um pouco desse “aspecto coach”, sim, mas não chegou a me incomodar. Sobre o jejum: como muitas práticas, dependendo de quem pratica, há malefícios, sim. Mas faço por orientação da minha nutricionista e, para mim, foi extremamente benéfico.
E essa questão da arrogância “mata” boa parte do livro, porque dá pra ver que ele realmente sabe muito de muita coisa, mas faz mostra isso enquanto desmerece outros profissionais - e desnecessariamente.
Um abraço, Lari!
Estou lendo o livro, sinceramente.. até agora não achei nd demais! Parece bem coach mesmo
Os Simpsons previram a pandemia, logo não é um cisne negro, se bem que cisne negro se referem a eventos fora de série.
Adorei o vídeo, principalmente a parte em que fala sobre a criação que muitos pais dão aos seus filhos hoje em dia.
Lembrou muito de um livro que li esse ano chamado "Compre-me o céu", da Xinran. Neste livro a autora conta sobre a geração de filhos únicos da China, na década de 70 e 80 (se não me engano). Os pais não deixavam de jeito nenhum os filhos fazerem coisas de casa, muitas até banais, tipo, pendurar a própria roupa no cabide ou usar a faca pra cortar um alimento.
São histórias absurdas, mas muito interessantes. Recomendo está leitura!
Dejanira, já li um livro da Xinran - tem até vídeo aqui, é o “As boas mulheres d China” - e fiquei super interessada nesse que você falou! Vou agora mesmo atrás dele pra já colocar na lista. Muito obrigada pela recomendação!
💖
Tirei e coloquei esse livro no carrinho umas 20x. Acho que fui convencida a levar 😂
Depois me conte o que achou! Apesar dos “pobrema”, vale a leitura!
Discordo com ele. A crise de 2008 tem até o filme "The Big Short" que fala sobre o ocorrido. O governo e os banqueiros não deram bola. O comunismo também tinha como ser evitado. Reconheço que seu vídeo foi em questão da anti-fragilidade, mas acredito que em alguns casos o ser humano prefere aprender com a dor, seja por ganância, luxúria, terror.
Foi super noticiado que a geração atual é a primeira que tem o Q.I mais baixo do que a geração anterior, será resultado dessa super proteção que se tem com os filhos hoje?
Eu diria que tem mais a ver com a exposição precoce das crianças às telas
@@PalomaLima Faz sentido.