Outra coisa que quase ninguém percebe e que é legal comentar e no filme Eu Sou A Lenda de Richard Matheson, praticamente TOOOODO mundo que viu o filme acha que é um filme sobre ZUMBIS e NÃO É, eles são VAMPIROS, sim eu repito VAMPIROS!!! isso está no livro, e até mesmo o filme da dicas, como os "zumbis" não poderem andar na luz do sol, e o fato de eles somente matarem e sugarem o sangue sem mostrar eles comendo a carne do ser, como com aquele viado morto, de acordo com outros filmes/séries e livro não existe uma maneira de reverter zumbificação, seria como reviver algo morto que foi revivido (?) o organismo e as células pararam de funcionar, apodreceram e morreram, assim sendo impossível voltar os tecidos e membros perdidos na zumbificação, logo impossibilitando uma "cura", entretanto existem maneiras de se "curar" um vampirismo, que de acordo com a cultura que gira entorno deles só faria o corpo do ser "parar no tempo" (as células parariam de se multiplicar e envelhecer), daria uma sede de sangue para teoricamente fazer o sangue circular já que os órgãos não trabalhariam para as células envelhecerem de maneira mais lenta, sensibilidade a luz etc etc, seria algo como um doença pois o ser não chegou a morrer e sim "parar", vampirismo tem cura, zumbificação não, quem gostou da um like ai para eles verem :)
Como a Matrix foi criada pelo Arquiteto primeiramente como um mundo perfeito e isso não funcionou, e logo depois como um mundo grotesco e também não funcionou, foi então criado um novo programa para entender as escolhas humanas (Oráculo) e assim criaram uma Matrix com sucesso de 99%, porém, ainda tinha esse 1%, e 1% da população mundial é gente pra caralho, então foi criada uma outra Matrix, mais conhecida como "Mundo Real" e esse 1% foi "retirado da Matrix" e fundaram Zion, podemos perceber que Zion é uma simulação pelo fato do Arquiteto dizer que seria a 6ª vez que Zion seria destruida, logo, ele ja teria tido essa conversa com 5 "escolhidos" antes de Neo. Isso abre uma nova questão, QUE PORRA ERA O ESCOLHIDO? Oráculo, compreendendo todas as escolhas humanas, sabia que os Zionites (Habitantes de Zion) uma hora iriam parar de lutar, desistir de viver, ou seja eles precisavam de um motivo para lutar, um messias. Logo, Os Escolhidos foram programas criados pelo Deus Ex para dar um propósito de vida aos Zionites, e isso diz por que Neo tem todos aqueles poderes "sobre-humanos". Ele é um programa. Que foi programado para agir como humano, pensar como humano e até acreditar cegamente que é um humano. Por isso que o Arquiteto diz para ele "Você continua irrevogavelmente humano". Pois mesmo fazendo todas as coisas incríveis que ele fazia na Matrix, que nenhum ser humano conseguiria fazer, ele ainda se sentia humano. E o motivo da destruição de Zion é por que a cada tempo, como os Zionites se reproduziam na base da foda, chegava a um limite populacional de modo que eles precisavam pegar recursos das máquinas, então quando esse limite era excedido, Zion era destruída, e como isso aconteceu 5 vezes em 100 anos, podemos pensar que a cada 20 anos, surge um Escolhido, ele ganha respeito, vai até a fonte, faz sua escolha, e Zion é destruida, então ele escolhe 16 mulheres e 7 homens e vai repovoar Zion, até a próxima destruição. O problema da sexta vez, era o vírus Smith, para as máquinas, o problema era que Smith teria acesso a todos os programas e máquinas ligadas a Matrix, inclusive o Deus Ex que era ligado a fonte. Então Neo faz um acordo com Deus Ex para trazer "paz" a Zion, provavelmente por muito pouco tempo, mas isso não nos é contado. Enfim, "só isso"
Isso, o "mundo real" do filme é só uma outra Matrix criada pros 1% de pessoas que não aceitaram a Matrix. Mas isso é só uma teoria que li em algum lugar
Sobre o Cálice e o selo: A idéia é que eles deveriam continuar bebendo do cálice para ser imortal. Por isso, o preço da imortalidade era limitar a vida àquilo ali. Se saísse de lá, não poderia beber do cálice e não manteria a imortalidade.
No A.I., o Jovem Nerd tá certo. O diálogo dos robôs faz muito sentido: "These robots are originals". A origem sendo os humanos. Quer dizer que os robôs do filme são produzidos e idealizados por robôs!
As vezes Valéria a pena passar um tempo lá bebendo pra passar épocas chatas. Kkkk e depois voltar. Era só levar algo bom pra ler e jogar, assistir por uns 100 anos. Aí depois saía m sei lá
A explicação da segunda matrix é muito simples no meu ver. Quando os criadores da matrix(que talvez nem sejam maquinas) perceberam que alguns humanos conseguiam escapar de la, e que isso poderia resultar em um tipo de levante que faria com que todos acordassem, criaram a segunda camada, onde eles estão convictos que estão no mundo real, e a guerra contras as "maquinas" os deixam ocupados d+ para pensar que possam, na verdade, ainda estar na matrix.
Concordo so faltou um detalhe o Neo é um programa e não um humano, apenas um programa poderia fazer as coisas que fez e ser considerado o outro lado da equação para anular o smith como ele fez...
O final, por mais escroto que seja, era ideia do Kubrick. Spielberg passou um perrengue com os roteiristas porque não havia maneira de se encaixar esse retorno da mãe no final sem parecer estúpido, mas eles foram o mais fundo que puderam porque era o final que Kubrick quis.
O comentário do Azaghal sobre as máquinas que usam a própria inteligência [artificial] em corpos humanos é válido, e foi ilustrado na série Battlestar Galactica, agora de 2000 e uns quebrados (há uma outra versão de 1900 e trá-lá-lá), onde os cylons usavam biotecnologia para ter corpos biológicos que [SPOILER] estavam conectados às naves mães, essas que armazenaram vários corpos idênticos e tinham a capacidade de ressuscitar um cylon através do upload da consciência passada em um novo corpo. [/SPOILER]
A hipótese do Jovem Nerd de que são robôs foi bem argumentada. Tem grande consistência com o restante da história do filme. É interessante, inclusive, considerar um aspecto da estrutura dessa "mitologia" moderna, presente na ficção científica: os robôs, que são criados pelos seres humanos, "a sua imagem e semelhança", de algum modo, sempre acabam por superá-lo em termos de suas limitações; um belo devaneio sobre a possibilidade da transcendência de nossa própria finitude em uma prole artificial.
O motivo de ter uma segunda Matrix é o seguinte: O Arquiteto fala que a primeira Matrix era perfeita mas foi um fracasso porque seres humanos são imperfeitos. O Oráculo disse ajudou ele a entender a psiquê humana para que os humanos aceitassem o sistema. Ela disse que os seres humanos tem que ter livre arbítrio, mesmo que isso signifique se rebelar e fugir da Matrix. Dessa forma 99% das pessoas aceitariam a Matrix, enquanto aquele 1% se rebelaria e fugiria pra Zion. O filme explora a ideia de determinismo, de que não existe livre arbítrio porque tudo tem uma causa, inclusive nossas escolhas. Os personagens falam sobre isso o filme inteiro. Zion seria então uma simulação para que as máquinas possam ainda manter controle sobre os humanos que se rebelam. O Neo é a personificação da anomalia matemática da Matrix. Para impedir que o sistema inteiro entre em colapso e todos os humanos morram no processo, o The One precisa disseminar o seu código na fonte para fechar a equação e dar reboot (ou reload, ta aí o nome do filme) no sistema. O Arquiteto sempre chantageava o The One para forçá-lo a disseminar o seu código para poder salvar o sistema. O Neo era o sexto The One, mas dessa vez, como ele tava apaixonado pela Trinity, ele resolveu salvar ela em vez de salvar a humanidade.
Na verdade eu acho que matrix 2 e 3 foram feitos somente para quebrar a seriedade que foi implantada no 1°, perdeu muito da filosofia e temática do primeiro filme e eles focaram muito em ação, perdeu aqueles diálogos do primeiro que ficava em replay infinito xD, e as máquinas que decepção em vez de mostrar algo realmente avançado mostrou somente máquinas de guerra como se elas fossem capaz de criar (ou manter) toda a matrix.
Tiger Robocop Na verdade o 2 tem muita filosofia. O primeiro filme fala sobre metafísica, Descartes e Platão. O segundo filme fala sobre materialismo determinista e a dúvida sobre livre arbítrio. Os personagens falam disso o filme inteiro. O Merovingian fala sobre causa e efeito, o ancião de Zion fala com o Neo sobre como as máquinas e os humanos dependem uns dos outros pra sobreviver, o Neo sonha com o futuro, a Oráculo fala pro Neo que ele não está lá pra tomar uma decisão e sim pra entender a causa das decisões que ele toma, Morpheus acredita na profecia enquanto outros personagens não, o Arquiteto fala sobre o sistema de controle que ele criou e a chantagem que ele faz no The One. Você fica o filme inteiro questionando se os personagens realmente são livres pra tomar decisões ou se já está tudo pre determinado.
Concordo plenamente. Agora no último diálogo entre a oráculo e o arquiteto, no terceiro filme, a oráculo questiona se ele permitiria os humanos saírem da matrix, ele fala que só os que "despertassem", ou algo assim, poderiam. Seria isso indício de que, apesar da Zion ser uma segunnda matrix, alguns humanos realmente pudessem voltar para o mundo real?
não é isso que o filme trata e sim das escolhas dos humanos é se é real ou não. No final o japa pergunta, vc sabia? ela disse claro que não apenas escolhi o resultado. o filme vai muito a fundo na filosofia e ate mesmo na conexão que o universo tem com todos. livre arbítrio é ilusão as pessoas escolhem porque era para escolher, vc não decidiu nada disso. Eu acredito que oque vemos no cérebro é uma ilusão do que já aconteceu. o universo não existe sorte apenas intenção da energia.
Uma sugestão para o nerdoffice (o que eu falo abaixo não é sobre o canal JovermNerd não, e sim algumas coisas que tenho notado ultimamente na internet.). JovemNerd faça um nerdoffice falando sobre os (maus) hábitos de alguns brasileiros nas declarações na internet como em jogos online e sites que nos conecte com pessoas de outros países como nos comentários do RUclips e especialmente nos comentários no RUclips mundial. Espero que aceite a sugestão.
o pq de todos os personagens como vampiros e os outros são que eles são como o smith que ficaram obsoletos mas que escolheram não voltar a fonte , só smith tem a habilidade de de passar para outros corpos pq ele teve contato mais que direto no 1º filme e o pq do neo poder usar alguns poderes do lado de fora é pq ele é o escolhido de uma profecia e não só de um sistema , e todos os outros escolhidos que tiveram eram só anomalias da própria Matrix como o próprio arquiteto diz e o azagal não entendeu !
O Smith consegue ir para o mundo real por causa do glitch que ele recebeu de Neo no primeiro filme, quando o Neo entra no corpo do Smith e o explode. Depois o Smith volta, mas já no segundo filme, já vemos o resultado deste tilt quando ele pode fazer várias cópias de si mesmo, ele se percebe autônomo ao Arquiteto, que é o Adm do Sistema, o Smith se torna um programa autônomo que começa a injetar seus vírus para outros programas na Matrix. O comportamento do vírus biológico é exatamente o que o Smith faz, entra na célula e substitui o DNA pelo DNA/RNA viral. Smith com esta autonomia, consegue passar pelo canal de dados dos "telefones" que levam os humanos de volta ao mundo real. O Smith parece conseguir reprogramar a si próprio. Ele só fez o caminho inverso, ele entrou na mente daquele cara como um vírus entra em um pc. Não tem nada de mais nisso, é como um vírus de computador. Isso porque as redes neurais das máquinas são cópias das redes neurais humanas. Eles só não podiam fazer isso antes porque não tinham a autonomia de se reprogramar como o Smith tinha. Agora o poder de Neo ultrapassando a Matrix se deve ao fato dos dados que ele recebeu da Matrix permaneceram em sua mente, despertados ou somente percebidos após a cegueira. Porque Neo começa a reparar que ele tem a visão de uma máquina. O programa de IA da Matrix é muito semelhante a mente humana, redes neurais imitam o cérebro humano, por isso, Neo acaba ganhando poderes no mundo real tb, porque seu cérebro adquiriu partes de redes neurais artificiais. Ele não pode voar ou fazer o slow motion no mundo real, ele só consegue manipular ondas eletromagnéticas como as máquinas fazem, assim como controlar ou se comunicar com as máquinas, justamente porque ele tb possui redes neurais artificiais como as máquinas.
+Oooh! Leviosar A minha teoria sobre Matrix é a seguinte: 1) Você está correto em dizer que os programas que são seres mitológicos são programas remanescentes de antigas versões da Matrix. Isso é explicado no filme, os dois do vídeo que não "entenderam" isso no filme. Sem contar que eles explicam que na Matrix existe um submundo, onde existem programas que as máquinas perderam o controle, Merovigio é um desses, assim como a sua esposa e todos os seus capangas, ele confere exílio para esses programas em troca de serviços e lealdade. 2) O Oráculo, a resistência e o escolhido: Foi explicado exatamente que a grande desgraça das matrix anteriores foi as máquinas não deixarem os cativos terem a ESCOLHA de aceitarem ou não o programa... isso fazia com que os cativos desconfiassem da realidade ao seu redor. Quem descobriu isso foi o Oráculo, um programa feito para entender a psiquê humana, que desenvolveu uma forma de fazer com que essa escolha fosse dada aos cativos, mas em nível subconsciente, onde 99% das cobaias aceitavam o programa como a realidade... o problema é que eles nunca conseguiram fazer esse número chegar em 100%, esse 1% era como o Neo, achava que tinha alguma coisa errada, um incômodo subconsciente, algo que dizia no seu subconsciente que algo estava errado com a existência... são esses que são os libertos pela resistência na franquia. Para não deixar esses 1% fora de controle eles criaram essa forma de lidar com eles em ciclos, deixando que eles saiam da Matrix e formando sua sociedade e eliminando-os quando começam a representar uma ameaça. O escolhido é uma anomalia sistêmica, algo formado pelos "restos" que são arredondados na equação da "escolha". Ele acaba tendo um nível de consciência da realidade acima do normal... então, na impossibilidade de corrigir isso... eles incluiram ele no controle. A grande questão é a imperfeição humana...ou melhor, o livre arbítrio que não está ligado a um pensamento "restritamente lógico", como as máquinas. 3) Neo e Smith: O filme deixa claro que ambos são dois lados da mesma moeda... O escolhido é um HUMANO meio máquina... ele está ligado a "Source" das máquinas... e consegue sentir e interagir com todos aqueles que estão ligados a elas também, ISSO É DITO E MOSTRADO NOS FILMES! Isso explica seus poderes fora da Matrix em controlar e sentir as máquinas. Se vocês repararem aquela visão "Laranja" aparece no final do filme observando o NEO ser carregado... aquela visão laranja é como as máquinas enxergam... neo é isso UM HUMANO com consciência também de máquina! Ele enxerga a matrix como um programa também o vê, ele consegue ver os códigos por causa disso. Smith é uma máquina que adquiriu uma consciência humana... ele o fez quando NEO entrou nele e o explodiu, ele explica que parte do "código" do Neo foi sobreescrito ao dele... Na realidade o filme mostra como vários desses programas que desobedecem as ordens das máquinas tem uma consciência humana... mas SMITH conseguiu isso em um nível extremo... assim como todos os libertos tem esse nível de consciência de máquina, NEO é o extremo disso. Mas ambos não deixam de ser o que são, NEO é antes humano do que máquina e SMITH é antes Máquina do que humano. Essa mistura faz parte de todo o cenário, pelo fato que smith explica: os programas são máquinas na pele de humano e a humanidade são humanos na pele de "programas de computador"... máquinas. Sim, a consciência do Smith vai para um humano, assim como a consciência de humanos vai para consciência de seus "programas de computador" avatares. Simples. Basicamente é issso que entendi dos filmes (mais séries e jogos) depois de assistí-los com atenção. Quem acha que a trilogia não faz sentido ou deixa a desejar por não explicar, na realidade não prestou atenção ou asssistiu apenas uma vez... cada vez que você assiste com atenção percebe uma coisa nova em toda a trilogia.
No livro "Symbolic Exchange and Death" Jean Baudrillard argumenta que as sociedades ocidentais foram submetidas a uma "precessão dos simulacros", onde temos o original e as três ordens de simulacros: A imitação; A produção, a cópia mecânica; E, por fim, a terceira fase do simulacro: a simulação, onde interagimos com representações/símbolos/imagens/ícones, achando que é o original...
Não acho q A.I seja um filme ruim, pelo contrário, o filme pode não ter uma idéia "genial" porém se realmente entender a história vai perceber q mexe um pouco com as emoções, o engraçado é que o filme relata a história de um robô único q idealiza e cria uma emoção, e tudo q esse robô queria era o amor da mãe... isso tudo ao meu ponto de vista.
Certo que é bom. O filme é uma reflexão de algo que pode muito bem acontecer em um futuro próximo. Mexe demais com moral e a responsabilidade humana sobre suas criações. Pergunta para eles o que acham de Frankenstein de Shelley. Vão dizer ser um clássico e tal. Mas o A.I basicamente trata do mesmo tema. O homem cria um ser inteligente e não sabe o que fazer. O abandona. A muito tempo não dou atenção para a crítica alheia, cada um pensa o que quiser. O filme é emocionante e um dos melhores que já vi. ( Ponto)
Sobre Matrix o cara ta discutindo Física... "Fisicamente isso é impossível..." HAHAHHAHAHA. Não existe uma segunda matrix, no primeiro filme, após ele ressuscitar ele passa a ver as linhas de programação da Matrix, linhas que definem formas, texturas, cores e outras propriedades das coisas até mesmo como personalidades e etc. Essas linhas de programação são a matéria compositora da Matrix, seria como nossos átomos que fazem do nosso mundo e universo como ele é... A questão é, quando Neo sai da Matrix e usa aquela barreira contra as Sentinelas, ele vai até o Oráculo e pede uma explicação e ela diz que os poderes do escolhido estão além da Matrix. Quando ele fica cego ele passa a enxergar apenas máquinas e todas as vezes que ele usou aquelas barreiras foram contra máquinas, a partir daí fica claro que o poder dele é apenas contra tudo que possua linhas de programação... O poder do Neo na Matrix é o poder sobre a programação dentro dela, por exemplo a barreira contra as balas é uma barreira contra projéteis feitos de programação. Imagine como se a Matrix fosse um jogo, se seu personagem fosse o Neo, qualquer poder que ele teria seria uma alteração das regras básicas do jogo... gravidade, velocidade, peso e etc e seus poderes se manifestariam em cima da programação deste mundo. No momento em que ele usa as barreiras contra as sentinelas ele usa contra a programação delas, e quando ele enxerga as máquinas douradas ele enxerga suas programações. Ah mas porque se for assim porque eles não enxergam linhas de programação!? Lembrando sobre a Matrix, todas as pessoas la dentro são pessoas que estão no mundo real, conectados às máquinas e essas pessoas controlam suas "formas" dentro da Matrix remotamente. Já as entidades da Matrix, os programas internos da Matrix, os NPCs, eles não são controlados remotamente, eles possuem Inteligência Artificial, ou seja, possuem uma programação integrada que define sua personalidade e seu comportamento. Enquanto as pessoas possuem seus avatares sem programações quea seus comportamentos, os programas acabam necessitando dessa programação e devido à isso possuem uma programação diferente, uma outra língua de programação, mais complexa. Por isso a aparência deles para o Neo é diferente, outra linguagem, que não define apenas formas como no caso dos avatares das pessoas presas pelas máquinas. E se vocês puderem se lembrar a aparência dos programas internos da Matrix e das máquinas são as mesmas para o Neo, pois possuem I.A., possuem comportamento definido por programação. Agora como ele faz isso!? Se é por wireless ou não, a Fonte está completamente envolvida nisso pois como o Arquiteto tinha falado o Escolhido é um programa "criado" para um propósito, criação resultante das variabilidade das decisões humanas. Como uma inteligência, seja ela artificial ou não, ela aprende, ou seja, ela cria por si só uma programação sem precisar de um operador, sendo ela autônoma. As variáveis da equação, como Arquiteto disse eram a consciência humana e toda sua complexidade, poder de escolha e variabilidades. A interação entre essas variáveis (consciências) geram novas linhas de programação, sendo ela um programa, o Escolhido. Quando Neo morreu o programa foi instalado dentro do Neo, tanto que até sua personalidade muda, dentro e fora da Matrix. Quando Neo se conecta com a Matrix seus poderes são dados graças a programação dentro dele, como dito anteriormente como se fosse um personagem de um jogo. Quando ele está fora ele ainda possui esse código, ele ainda está conectado com a Matrix, pela Fonte, que é o Sistema Operacional da Matrix. Qualquer programa em um computador é rodado em um Sistema Operacional e o Escolhido não seria diferente. Entenderam!?
Porra.. os caras só falam mal dos filmes que eu adoro: Prometheus, Inteligencia Artificial... Mas não me importo, continuo gostando destes filmes o mesmo tanto, já a opinião dele perde cada vez mais crédito para mim. (obs: a interpretação do final de I.A está correta, são robôs replicantes sim, e acrescento: são obscecados com a humanidade que não existe mais, por isso se interessam tanto por sentimentos humanos)
+Charles Matias Eu acho Prometheus bem merda, sério, aqueles alienígenas são tão estúpidos quanto o roteiro do filme.. Inteligência artificial é um bom filme durante a primeira metade, depois é ladeira abaixo. Mas é minha opinião.
***** Muita gente achou os alienígens toscos devido a aparência deles, mas esta aparência não foi uma criação livre e sim um mistura de todos os deuses do passado (estátuas gregas, pinturas egípsias, etc, quase todos os mitos de criação tem gigantes... até na Bíblia) e se vc for ver, realmente tem tudo a ver... o filme insinua que eles próprios foram a inspiração para estas lendas.... e daí vem a obssessão humana por estatura, corpo longilínio, músculos salientes , pele clara e redução dos pelos. Interpretando fica mais interessante...
azaghal viaja legal! claro que eram robôs no final de IA e o agente smith conseguiu ir pro mundo real pq ele se tornou tipo um vírus no final do primeiro filme por causa do Neo e diferente dos humanos de zaion, quem se conecta na matrix não é totalmente humano, é parte máquina! por isso neo consegue aquela percepção de mundo e atacar aqueles robos sentinela E se conectar na matrix por wireless! e por que os outros não conseguem? porque o neo que é o escolhido!
O final dos aliens é o que o Kubrick queria, pois ele respeitava o Spielberg e tentou fazer um filme com um final mais amigável. O Spielberg disse em entrevistas que ele colocou aquele final dos Aliens como uma homenagem ao Kubrick, que morreu antes de terminar o filme.
sobre matrix, não é uma matrix dentro de uma matrix, e sim o neo que é "o escolhido" o messias, "aquele que vai salvar todos nós, ele é algo divino, tanto que o que se deu a entender, e que as maquinas queriam o neo por isso, por ele ser algo acima dos humanos.
Erro na versão brasileira, parece que legenda ou dublagem dava a entender que eram Aliens. Só quando assisti de novo uma década depois a versão original que fui perceber que eram robôs evoluídos.
Cara, GENIAL esse final do AI interpretado pelo Jovem Nerd. Faz todo sentido! TODO! Eu sempre fiquei pensando: Esse alien é foda... ele consegue empatia com tecnologia.
A minha opinião quanto à esse lance da Matrix era que o poder do Neo era tanto dentro da Matrix, que ele acabou se expandindo pro mundo real, por isso ele conseguia fazer aquelas coisas. A mesma coisa vale pro Smith, quando ele se tornou independente, aí sim ele transportava a consciência dele pra as "pessoas reais". Mas quem disse que as Serverfarms da Matrix tinham essa mesma tecnologia? Talvez fosse por ser mais poderoso que as próprias Serverfarms que o Smith quisesse sair da Matrix...
MasterishMax desculpe amigo. Eu nao entendo papo de moleque. Eu não entendo essas "linguagens" de internet, E nem tenho tempo de pesquisar e nem gravar.
A idéia da segunda Matrix onde o New teria menos privilégio é boa. Mas ele também poderia ser paranormal enquanto humano, pir isso sua mente era tão poderosa. Para o filme, nossa realidade seria análogo a uma Matrix, neste caso, nossa alma seria o backup para onde quer que fossemos após a morte.
Pq a última cena é uma cena mais simbólica, pra simbolizar que mesmo uma pessoa 'morta' continua 'vivo' por trás da máscara de uma idéa (como o guy fawkes), e que, será revelado mais cedo ou mais tarde (por isso os mortos aparecem 'se revelando' e tirando as máscaras).
E tem outro detalhe, quando voldemort atacou harry ele realmente morreu, porém só a horcrux foi "levada para o além", Dumbledore deixou bem claro que o Harry poderia voltar se quisesse (já que a horcrux "teria morrido no lugar dele").
No primeiro Matrix, quando o Neo toma aquele corpo do Agent Smith pra renovar o corpo nele na Matrix, depois que ele tinha tomado os tiros, é ali que ele "liberta" o Smith, como o próprio Smith fala pra ele no meio do segundo filme: "I've change, I'm unplugged"/"Eu mudei, eu estou desplugado". A partir desse momento o Smith se tornou um programa pirata, por assim dizer, com possibilidade de infectar seres humanos. É como se o Neo tivesse transferido parte do corpo físico, da mente física dele pro Smith, tornando-o uma espécie de androide. Por isso ele pode se multiplicar e transferir a mente dele pra um humano e assim invadir não só a Matrix como também o mundo real. Como se ele se tornasse uma inteligência artificial autônoma.
Sou um grande fã de Indiana jones , e assisti este episodio varias vezes . Quero afirmar dentro do meu entendimento que segundo o filme a taça torna imortal aquele que beber e não abandonar aquele lugar sacro (sagrado). Por esta razão também o guardião não podia deixar o local ,pois ao sair , se tornaria mortal novamente ,este é o preço da imortalidade .
Essa teoria da Matrix faz sentido ser uma segunda camada mesmo hein.. nao tinha pensado nisso. NA TI se chama Recursividade, uma thread ou processo mais fundo na pilha de processos as vezes nao tem acesso aos daos processados em outras Threads.. realmente seria uma solução pra treta do Final zuado do Matrix. interessante.
Perfeita explicação do Matrix! É como se ele compartilhasse a "consciência" das máquinas. Por isso ele pode faze-las parar e enxerga-las sem usar a visão!
Se vc parar pra entender a trilogia da Matrix, o que os diretores queriam é levantar uma pergunta simples, que foi dita pelo Morpheus no final do terceiro filme: "Is it real?", ou seja, eles queriam criar esse efeito na nossa cabeça, mas que trouxéssemos ela pra vida real (ou o q quer q ela seja). Se era real ou não, ninguem sabe e possivelmente, para manter essa genialidade do filme, ninguem saberá.
Sobre Matrix, o oráculo diz que o poder do escolhido se estende além da Matrix. Em outras palavras, ele tem poderes fora da Matrix (embora pareça não ser tão poderoso no mundo real).
Eu tenho certeza de ter visto esse peão caindo! Pq, quando ele encontra os filhos dele, ele os vê normalmente e vê os rostos deles, levando a entender que ele não está no sonho mais, por que o que ele via era só uma lembrança das crianças! Sendo que tudo que ele tinha feito é destruido no final!
Então, lembrem o nome do cara que deu o presente e consertem colocando na descrição, faz parte. Mas como o Azagal disse em (0:47)" Ah, tenho tanta coisa pra pensar", realmente, lembrar ou procurar saber qual o FÃ que deu o presente deve ser algo para ficar em segundo plano mesmo, lamentável.
Na verdade o final de A.I. foi planejado por Stanley Kubrick e não por Steven Spielberg. Spielberg até mesmo deu uma entrevista sobre o assunto dizendo que "As pessoas que dizem conhecer Kubrick e Spielberg na verdade não conhecem nenhum dos dois" e que as partes "emocionais" do filme, incluindo o final, foram feitas por Kubrick, ja as partes mais sombrias foi ele que fez.
só assisti A.I uma vez...(e foi logo que saiu em VHS) se me lembro bem... esses "Robôs" do final dizem que ele "Foi o primeiro de Nós" (acho que tenho essa lembrança diferente... por ter visto o filme dublado) e ai eu sempre entendi... que ele foi o primeiro robô com sentimentos... e que eles eram robôs e não Aliens...
Sugestão: Comentem sobre o final do filme A Origem. Esse é razoavelmente polêmico... Ah sim, e com relação aos "Aliens" do AI eles são robôs mesmo, de um futuro bem distante daquele, aliais isso fica muito claro até. Se não me engano isso é até explicado por um dos "robôs do futuro"... Ele até explica como eles conseguem fazer um clone com a mesma memória do original (explicação meio cósmica mas interessante) e o mesmo fato originador faz com que o clone morra depois de dormir pela primeira vez. É como se o "universo" se conectasse "cosmicamente" com aquele corpo trazendo quase todas as memórias de volta, mas ao dormir seria como se o corpo "lembrasse" que já havia morrido e morre de novo... Seria tipo, a clonagem seria um "bug" no "sistema cósmico" que permitia o retorno do ente à vida, mas ao dormir, daria tipo um reset e o "bug" seria eliminado...
Poxa, a pessoa falar que A.I. é um filme ruim, realmente caiu no meu conceito. A.I. é um filme totalmente competente, com uma.história incrível. Não merece ser chamado de "bosta". Se realmente fosse tão irrelevante vocês não terjam.gasto mais de 5 min. Comentando seu final, ou melhor tentando compreende-lo.
O Cálice só concedia a imortalidade dentro do templo, isso fica claro quando falam da história dos três irmãos, que descobriram o Graal. O mais novo ficou no santuário com o dever de proteger o Graal e os outros dois retornaram à França. Um morreu no caminho e foi enterrado em Veneza, o outro completou a jornada já com mais de cem de anos.
Em INCEPTION muita gente não entendeu que o totem do Cobb (Leonardo DiCaprio) não era o peão. O Peão era originalmente o Totem da Mal, que o Cobb passa a usar depois que ela morre como uma lembrança. O Totem dele é na verdade o anel de casamento, pois nos sonhos dele ela ainda está viva. Em todas as cenas de sonho ele está com o anel e em todas as cenas da realidade ele está sem. (Assistam denovo a cena final, hehe)
Primeiramente, parabéns pelo trabalho! Em segundo lugar, acho que a imortalidade a qual o filme do Indiana Jones e a Última Cruzada se refere é a vida eterna, pois essa é o motivo pelo qual se busca o Santo Graal. Então, é a imortalidade da alma. Tem uma parte do filme que ele explica isso, eu acho.
Da primeira vez que assisti IA já tinha entendido que era robôs. Esta de ser aliens é nova kkkkk Concordo que o filme foi mais ou menos, mas o final foi terrível. Me lembro até hoje o que estava pensando no final deste filme... "é só isto? não tem mais nada não?"
Eu compreendo a questão de Indiana Jones como uma de duas possibilidades: 1- O cálice te deixa imortal, sim, desde que você beba constantemente dele. Infelizmente, para beber constantemente dele, você deve permanecer dentro do local delimitado pelo selo para sempre. 2- Os poderes do cálice só funcionam dentro do local delimitado pelo selo. Assim, se você bebe algo nele e permanece ali, você permanece imortal pelo tempo que ficar ali. Assim também o poder de cura só funciona ali dentro.
Acha Jovem Nerd =D, foi um presente de prazer para o Azaghal que eu vi que ele sempre gosta de coisas novas então resolvi dar a ele, procurei por todo lugar e achei o endereço e a cidade, foi um prazer dar a ele =D, flw!
Nerdologia é foda pra baraiu, mas tenho q fazer uma crítica construtiva: No minuto 09:00 em diante aparecem os nerds e fica assim por um bom tempo, o nerdologia é engraçado bagaraiu rs, quando tem o quadro negro, acho que não tem necessidade de mudar isso, deixa só o quadro como nos nerdologias anteriores, o "prometheus e não cumprius", por exemplo, eu ri muito quando vi. No próximo poderia ficar só o quadro como sempre foi. FikDik
Não é falha do Matrix, tem explicação, direta até... Algumas pessoas precisavam desta sensação de liberdade de sair da Matrix e a Matrix tinha esta outra camada justamente para simular isto... Isto inclusive é explicado em alguns diálogos, especialmente os com o Arquiteto e com o Oráculo... Além disso, até o que vocês avaliaram sobre o código, também faz sentido no fato de que o Neo na verdade também é um subprograma da Matrix, assim como os Agentes, os "espectros", etc...
O porque da "matrix" dentro da "matrix" é o mesmo intuito do filme "inception", só q a "matrix" dentro da "matrix" funciona como uma firewall já q NEO a "anomalia" foi prevista pelo "arquiteto" então depois que eles tiveram que fazer o reboot talvez depois da terceira vez ele percebeu q se fizesse uma "matrix" dentro da "matrix" o ser humano seria enganado e não teria tentado acordar uma segunda vez. Mas a idéia do 'Jovem nerd" é a mais plausível e provavelmente a certa.
Na verdade o Cálice do Indiana Jones não dava o pode da Imortalidade, ele apenas curava as doenças e feridas que a pessoa tinha. Enquanto a pessoa bebesse do Cálice, ela não ficaria doente e seu corpo não morreria. Pra ter a imortalidade, ela tinha que beber da água constantemente pra ter certeza que seu corpo não morreria. E como o Cálice não poderia deixar aquele local, a pessoa tinha ficar sempre perto dali. Por conta disso que tbm era uma maldição, já que ele não poderia se afastar do local.
Pooo, vc n viram A Ultima Cruzada desde o começo? Eles descobrem onde está o cálice pela tumba dos irmãos do guardião do cálice. Ou seja, os caras tb tinham bebido do cálice e morreram. O segredo da imortalidade era ficar lá na salinha dos cálices, esse era o "preço".
Outra coisa que quase ninguém percebe e que é legal comentar e no filme Eu Sou A Lenda de Richard Matheson, praticamente TOOOODO mundo que viu o filme acha que é um filme sobre ZUMBIS e NÃO É, eles são VAMPIROS, sim eu repito VAMPIROS!!! isso está no livro, e até mesmo o filme da dicas, como os "zumbis" não poderem andar na luz do sol, e o fato de eles somente matarem e sugarem o sangue sem mostrar eles comendo a carne do ser, como com aquele viado morto, de acordo com outros filmes/séries e livro não existe uma maneira de reverter zumbificação, seria como reviver algo morto que foi revivido (?) o organismo e as células pararam de funcionar, apodreceram e morreram, assim sendo impossível voltar os tecidos e membros perdidos na zumbificação, logo impossibilitando uma "cura", entretanto existem maneiras de se "curar" um vampirismo, que de acordo com a cultura que gira entorno deles só faria o corpo do ser "parar no tempo" (as células parariam de se multiplicar e envelhecer), daria uma sede de sangue para teoricamente fazer o sangue circular já que os órgãos não trabalhariam para as células envelhecerem de maneira mais lenta, sensibilidade a luz etc etc, seria algo como um doença pois o ser não chegou a morrer e sim "parar", vampirismo tem cura, zumbificação não, quem gostou da um like ai para eles verem :)
Muito bom esse quadro. Façam mais dele. E podem falar do efeito borboleta!
Como a Matrix foi criada pelo Arquiteto primeiramente como um mundo perfeito e isso não funcionou, e logo depois como um mundo grotesco e também não funcionou, foi então criado um novo programa para entender as escolhas humanas (Oráculo) e assim criaram uma Matrix com sucesso de 99%, porém, ainda tinha esse 1%, e 1% da população mundial é gente pra caralho, então foi criada uma outra Matrix, mais conhecida como "Mundo Real" e esse 1% foi "retirado da Matrix" e fundaram Zion, podemos perceber que Zion é uma simulação pelo fato do Arquiteto dizer que seria a 6ª vez que Zion seria destruida, logo, ele ja teria tido essa conversa com 5 "escolhidos" antes de Neo. Isso abre uma nova questão, QUE PORRA ERA O ESCOLHIDO?
Oráculo, compreendendo todas as escolhas humanas, sabia que os Zionites (Habitantes de Zion) uma hora iriam parar de lutar, desistir de viver, ou seja eles precisavam de um motivo para lutar, um messias. Logo, Os Escolhidos foram programas criados pelo Deus Ex para dar um propósito de vida aos Zionites, e isso diz por que Neo tem todos aqueles poderes "sobre-humanos". Ele é um programa. Que foi programado para agir como humano, pensar como humano e até acreditar cegamente que é um humano. Por isso que o Arquiteto diz para ele "Você continua irrevogavelmente humano". Pois mesmo fazendo todas as coisas incríveis que ele fazia na Matrix, que nenhum ser humano conseguiria fazer, ele ainda se sentia humano.
E o motivo da destruição de Zion é por que a cada tempo, como os Zionites se reproduziam na base da foda, chegava a um limite populacional de modo que eles precisavam pegar recursos das máquinas, então quando esse limite era excedido, Zion era destruída, e como isso aconteceu 5 vezes em 100 anos, podemos pensar que a cada 20 anos, surge um Escolhido, ele ganha respeito, vai até a fonte, faz sua escolha, e Zion é destruida, então ele escolhe 16 mulheres e 7 homens e vai repovoar Zion, até a próxima destruição.
O problema da sexta vez, era o vírus Smith, para as máquinas, o problema era que Smith teria acesso a todos os programas e máquinas ligadas a Matrix, inclusive o Deus Ex que era ligado a fonte. Então Neo faz um acordo com Deus Ex para trazer "paz" a Zion, provavelmente por muito pouco tempo, mas isso não nos é contado. Enfim, "só isso"
Então...nada do filme se passa na realidade?é tudo um programa?
Isso, o "mundo real" do filme é só uma outra Matrix criada pros 1% de pessoas que não aceitaram a Matrix. Mas isso é só uma teoria que li em algum lugar
obrigado
Nada ^^
Oooh! Leviosar então o smith nao ia realmente pra realidade né?ele ia pra realidade da matrix?
Sobre o Cálice e o selo: A idéia é que eles deveriam continuar bebendo do cálice para ser imortal. Por isso, o preço da imortalidade era limitar a vida àquilo ali. Se saísse de lá, não poderia beber do cálice e não manteria a imortalidade.
No A.I., o Jovem Nerd tá certo. O diálogo dos robôs faz muito sentido: "These robots are originals". A origem sendo os humanos. Quer dizer que os robôs do filme são produzidos e idealizados por robôs!
Guillermo Pazos Não
@@Listhebaroness se isso é verdade, que imortalidade de merda, hein?
As vezes Valéria a pena passar um tempo lá bebendo pra passar épocas chatas. Kkkk e depois voltar. Era só levar algo bom pra ler e jogar, assistir por uns 100 anos. Aí depois saía m sei lá
A explicação da segunda matrix é muito simples no meu ver. Quando os criadores da matrix(que talvez nem sejam maquinas) perceberam que alguns humanos conseguiam escapar de la, e que isso poderia resultar em um tipo de levante que faria com que todos acordassem, criaram a segunda camada, onde eles estão convictos que estão no mundo real, e a guerra contras as "maquinas" os deixam ocupados d+ para pensar que possam, na verdade, ainda estar na matrix.
Concordo so faltou um detalhe o Neo é um programa e não um humano, apenas um programa poderia fazer as coisas que fez e ser considerado o outro lado da equação para anular o smith como ele fez...
Podia ter uma continuação desse vídeo, falando de outros filmes. Pq esse vídeo é muito bom.
Putz, o cara dá um presente caro desse a vocês, e vocês nem pra verificar o nome dele antes de gravar o vídeo? Sacanagem, viu!
Tenso
Legal que o Azhaghâl esquece o nome do cara e ainda pede a roupa inteira do Storm Trooper.
***** credo
Isso só confirma, o Azaghal é um babaca!
tambem achei estranho , não sei se porque são playboyzinhoa ... mas parece que não sabe o significado de um presente.
Gente, o final do Inteligencia Artificial é do Kubrick mesmo!
O final, por mais escroto que seja, era ideia do Kubrick. Spielberg passou um perrengue com os roteiristas porque não havia maneira de se encaixar esse retorno da mãe no final sem parecer estúpido, mas eles foram o mais fundo que puderam porque era o final que Kubrick quis.
Azaghal, em 09:32, a música "Age of Aquarius" não é do ABBA, grupo que aparece na foto, mas sim do The Fifth Dimension.
O comentário do Azaghal sobre as máquinas que usam a própria inteligência [artificial] em corpos humanos é válido, e foi ilustrado na série Battlestar Galactica, agora de 2000 e uns quebrados (há uma outra versão de 1900 e trá-lá-lá), onde os cylons usavam biotecnologia para ter corpos biológicos que [SPOILER] estavam conectados às naves mães, essas que armazenaram vários corpos idênticos e tinham a capacidade de ressuscitar um cylon através do upload da consciência passada em um novo corpo. [/SPOILER]
A hipótese do Jovem Nerd de que são robôs foi bem argumentada. Tem grande consistência com o restante da história do filme. É interessante, inclusive, considerar um aspecto da estrutura dessa "mitologia" moderna, presente na ficção científica: os robôs, que são criados pelos seres humanos, "a sua imagem e semelhança", de algum modo, sempre acabam por superá-lo em termos de suas limitações; um belo devaneio sobre a possibilidade da transcendência de nossa própria finitude em uma prole artificial.
O motivo de ter uma segunda Matrix é o seguinte: O Arquiteto fala que a primeira Matrix era perfeita mas foi um fracasso porque seres humanos são imperfeitos. O Oráculo disse ajudou ele a entender a psiquê humana para que os humanos aceitassem o sistema. Ela disse que os seres humanos tem que ter livre arbítrio, mesmo que isso signifique se rebelar e fugir da Matrix. Dessa forma 99% das pessoas aceitariam a Matrix, enquanto aquele 1% se rebelaria e fugiria pra Zion. O filme explora a ideia de determinismo, de que não existe livre arbítrio porque tudo tem uma causa, inclusive nossas escolhas. Os personagens falam sobre isso o filme inteiro. Zion seria então uma simulação para que as máquinas possam ainda manter controle sobre os humanos que se rebelam. O Neo é a personificação da anomalia matemática da Matrix. Para impedir que o sistema inteiro entre em colapso e todos os humanos morram no processo, o The One precisa disseminar o seu código na fonte para fechar a equação e dar reboot (ou reload, ta aí o nome do filme) no sistema. O Arquiteto sempre chantageava o The One para forçá-lo a disseminar o seu código para poder salvar o sistema. O Neo era o sexto The One, mas dessa vez, como ele tava apaixonado pela Trinity, ele resolveu salvar ela em vez de salvar a humanidade.
+Rick Apocalypse Perfeitamente, é a primeira vez que vejo alguém explicar tudo corretamente! Kkkkkkk
Na verdade eu acho que matrix 2 e 3 foram feitos somente para quebrar a seriedade que foi implantada no 1°, perdeu muito da filosofia e temática do primeiro filme e eles focaram muito em ação, perdeu aqueles diálogos do primeiro que ficava em replay infinito xD, e as máquinas que decepção em vez de mostrar algo realmente avançado mostrou somente máquinas de guerra como se elas fossem capaz de criar (ou manter) toda a matrix.
Tiger Robocop Na verdade o 2 tem muita filosofia. O primeiro filme fala sobre metafísica, Descartes e Platão. O segundo filme fala sobre materialismo determinista e a dúvida sobre livre arbítrio. Os personagens falam disso o filme inteiro. O Merovingian fala sobre causa e efeito, o ancião de Zion fala com o Neo sobre como as máquinas e os humanos dependem uns dos outros pra sobreviver, o Neo sonha com o futuro, a Oráculo fala pro Neo que ele não está lá pra tomar uma decisão e sim pra entender a causa das decisões que ele toma, Morpheus acredita na profecia enquanto outros personagens não, o Arquiteto fala sobre o sistema de controle que ele criou e a chantagem que ele faz no The One. Você fica o filme inteiro questionando se os personagens realmente são livres pra tomar decisões ou se já está tudo pre determinado.
Concordo plenamente. Agora no último diálogo entre a oráculo e o arquiteto, no terceiro filme, a oráculo questiona se ele permitiria os humanos saírem da matrix, ele fala que só os que "despertassem", ou algo assim, poderiam. Seria isso indício de que, apesar da Zion ser uma segunnda matrix, alguns humanos realmente pudessem voltar para o mundo real?
não é isso que o filme trata e sim das escolhas dos humanos é se é real ou não.
No final o japa pergunta, vc sabia? ela disse claro que não apenas escolhi o resultado.
o filme vai muito a fundo na filosofia e ate mesmo na conexão que o universo tem com todos.
livre arbítrio é ilusão as pessoas escolhem porque era para escolher, vc não decidiu nada disso.
Eu acredito que oque vemos no cérebro é uma ilusão do que já aconteceu.
o universo não existe sorte apenas intenção da energia.
O filme Donnie Darko que me deu um paradoxo mental.
Uma sugestão para o nerdoffice (o que eu falo abaixo não é sobre o canal JovermNerd não, e sim algumas coisas que tenho notado ultimamente na internet.).
JovemNerd faça um nerdoffice falando sobre os (maus) hábitos de alguns brasileiros nas declarações na internet como em jogos online e sites que nos conecte com pessoas de outros países como nos comentários do RUclips e especialmente nos comentários no RUclips mundial.
Espero que aceite a sugestão.
Nossa quando esse Azaghal ta errada é uma encheção de saco sem fim
+Brian Soares esse azaghal?
o pq de todos os personagens como vampiros e os outros são que eles são como o smith que ficaram obsoletos mas que escolheram não voltar a fonte , só smith tem a habilidade de de passar para outros corpos pq ele teve contato mais que direto no 1º filme e o pq do neo poder usar alguns poderes do lado de fora é pq ele é o escolhido de uma profecia e não só de um sistema , e todos os outros escolhidos que tiveram eram só anomalias da própria Matrix como o próprio arquiteto diz e o azagal não entendeu !
mas se reparar na teoria do JN faz todo sentido, o que o Neo parou no mundo real eram maquinas.
a parada é' o neo é o único que não ta na Matrix mas vive nela pq não consegue voltar pra sua consciência real
O Smith consegue ir para o mundo real por causa do glitch que ele recebeu de Neo no primeiro filme, quando o Neo entra no corpo do Smith e o explode. Depois o Smith volta, mas já no segundo filme, já vemos o resultado deste tilt quando ele pode fazer várias cópias de si mesmo, ele se percebe autônomo ao Arquiteto, que é o Adm do Sistema, o Smith se torna um programa autônomo que começa a injetar seus vírus para outros programas na Matrix. O comportamento do vírus biológico é exatamente o que o Smith faz, entra na célula e substitui o DNA pelo DNA/RNA viral. Smith com esta autonomia, consegue passar pelo canal de dados dos "telefones" que levam os humanos de volta ao mundo real. O Smith parece conseguir reprogramar a si próprio. Ele só fez o caminho inverso, ele entrou na mente daquele cara como um vírus entra em um pc. Não tem nada de mais nisso, é como um vírus de computador. Isso porque as redes neurais das máquinas são cópias das redes neurais humanas. Eles só não podiam fazer isso antes porque não tinham a autonomia de se reprogramar como o Smith tinha. Agora o poder de Neo ultrapassando a Matrix se deve ao fato dos dados que ele recebeu da Matrix permaneceram em sua mente, despertados ou somente percebidos após a cegueira. Porque Neo começa a reparar que ele tem a visão de uma máquina. O programa de IA da Matrix é muito semelhante a mente humana, redes neurais imitam o cérebro humano, por isso, Neo acaba ganhando poderes no mundo real tb, porque seu cérebro adquiriu partes de redes neurais artificiais. Ele não pode voar ou fazer o slow motion no mundo real, ele só consegue manipular ondas eletromagnéticas como as máquinas fazem, assim como controlar ou se comunicar com as máquinas, justamente porque ele tb possui redes neurais artificiais como as máquinas.
Nossa muito bom esse NerdOffice, baita aula pra mim sobre entendimento dos filmes, eu reconheço que não sou muito bom nisso.
+Oooh! Leviosar
A minha teoria sobre Matrix é a seguinte:
1) Você está correto em dizer que os programas que são seres mitológicos são programas remanescentes de antigas versões da Matrix. Isso é explicado no filme, os dois do vídeo que não "entenderam" isso no filme. Sem contar que eles explicam que na Matrix existe um submundo, onde existem programas que as máquinas perderam o controle, Merovigio é um desses, assim como a sua esposa e todos os seus capangas, ele confere exílio para esses programas em troca de serviços e lealdade.
2) O Oráculo, a resistência e o escolhido: Foi explicado exatamente que a grande desgraça das matrix anteriores foi as máquinas não deixarem os cativos terem a ESCOLHA de aceitarem ou não o programa... isso fazia com que os cativos desconfiassem da realidade ao seu redor.
Quem descobriu isso foi o Oráculo, um programa feito para entender a psiquê humana, que desenvolveu uma forma de fazer com que essa escolha fosse dada aos cativos, mas em nível subconsciente, onde 99% das cobaias aceitavam o programa como a realidade... o problema é que eles nunca conseguiram fazer esse número chegar em 100%, esse 1% era como o Neo, achava que tinha alguma coisa errada, um incômodo subconsciente, algo que dizia no seu subconsciente que algo estava errado com a existência... são esses que são os libertos pela resistência na franquia.
Para não deixar esses 1% fora de controle eles criaram essa forma de lidar com eles em ciclos, deixando que eles saiam da Matrix e formando sua sociedade e eliminando-os quando começam a representar uma ameaça.
O escolhido é uma anomalia sistêmica, algo formado pelos "restos" que são arredondados na equação da "escolha". Ele acaba tendo um nível de consciência da realidade acima do normal... então, na impossibilidade de corrigir isso... eles incluiram ele no controle. A grande questão é a imperfeição humana...ou melhor, o livre arbítrio que não está ligado a um pensamento "restritamente lógico", como as máquinas.
3) Neo e Smith: O filme deixa claro que ambos são dois lados da mesma moeda... O escolhido é um HUMANO meio máquina... ele está ligado a "Source" das máquinas... e consegue sentir e interagir com todos aqueles que estão ligados a elas também, ISSO É DITO E MOSTRADO NOS FILMES! Isso explica seus poderes fora da Matrix em controlar e sentir as máquinas. Se vocês repararem aquela visão "Laranja" aparece no final do filme observando o NEO ser carregado... aquela visão laranja é como as máquinas enxergam... neo é isso UM HUMANO com consciência também de máquina! Ele enxerga a matrix como um programa também o vê, ele consegue ver os códigos por causa disso.
Smith é uma máquina que adquiriu uma consciência humana... ele o fez quando NEO entrou nele e o explodiu, ele explica que parte do "código" do Neo foi sobreescrito ao dele... Na realidade o filme mostra como vários desses programas que desobedecem as ordens das máquinas tem uma consciência humana... mas SMITH conseguiu isso em um nível extremo... assim como todos os libertos tem esse nível de consciência de máquina, NEO é o extremo disso. Mas ambos não deixam de ser o que são, NEO é antes humano do que máquina e SMITH é antes Máquina do que humano. Essa mistura faz parte de todo o cenário, pelo fato que smith explica: os programas são máquinas na pele de humano e a humanidade são humanos na pele de "programas de computador"... máquinas.
Sim, a consciência do Smith vai para um humano, assim como a consciência de humanos vai para consciência de seus "programas de computador" avatares. Simples.
Basicamente é issso que entendi dos filmes (mais séries e jogos) depois de assistí-los com atenção. Quem acha que a trilogia não faz sentido ou deixa a desejar por não explicar, na realidade não prestou atenção ou asssistiu apenas uma vez... cada vez que você assiste com atenção percebe uma coisa nova em toda a trilogia.
Muito bom.
nerdologia? ATILAAAAAA
No livro "Symbolic Exchange and Death" Jean Baudrillard argumenta que as sociedades ocidentais foram submetidas a uma "precessão dos simulacros", onde temos o original e as três ordens de simulacros:
A imitação;
A produção, a cópia mecânica;
E, por fim, a terceira fase do simulacro: a simulação, onde interagimos com representações/símbolos/imagens/ícones, achando que é o original...
Em AI são robôs, e faz sentido, pois dessa forma o menino-robô, passa a ser um "real boy", naquele novo contexto.
Não acho q A.I seja um filme ruim, pelo contrário, o filme pode não ter uma idéia "genial" porém se realmente entender a história vai perceber q mexe um pouco com as emoções, o engraçado é que o filme relata a história de um robô único q idealiza e cria uma emoção, e tudo q esse robô queria era o amor da mãe... isso tudo ao meu ponto de vista.
Esses putos não entendem porra nenhuma de filosofia. Só de cinema e olhe lá.
Certo que é bom.
O filme é uma reflexão de algo que pode muito bem acontecer em um futuro próximo. Mexe demais com moral e a responsabilidade humana sobre suas criações.
Pergunta para eles o que acham de Frankenstein de Shelley.
Vão dizer ser um clássico e tal.
Mas o A.I basicamente trata do mesmo tema.
O homem cria um ser inteligente e não sabe o que fazer. O abandona.
A muito tempo não dou atenção para a crítica alheia, cada um pensa o que quiser. O filme é emocionante e um dos melhores que já vi. ( Ponto)
Negocio e q o filme e arrastado
Blade runner é arrastado prcrl mas eles idolatram
2001 - Uma odisseia no espaço. Já vi este filme várias vezes e não consegui formar uma opinião sobre o final do filme. Merece um Nerdologia.
Melhor comentário: Onde está o seu Deus agora!? kkkkkk Eu usava muito esta frase. kkkkkk
Adolfo Sarquis Ateuzinho maldito,Ateuzinho maldito,lá lá, lá lá lá, lá laaaaaá 🎵
+Gabriel Senior religioso fanático lalalala
Sobre Matrix o cara ta discutindo Física... "Fisicamente isso é impossível..." HAHAHHAHAHA.
Não existe uma segunda matrix, no primeiro filme, após ele ressuscitar ele passa a ver as linhas de programação da Matrix, linhas que definem formas, texturas, cores e outras propriedades das coisas até mesmo como personalidades e etc. Essas linhas de programação são a matéria compositora da Matrix, seria como nossos átomos que fazem do nosso mundo e universo como ele é... A questão é, quando Neo sai da Matrix e usa aquela barreira contra as Sentinelas, ele vai até o Oráculo e pede uma explicação e ela diz que os poderes do escolhido estão além da Matrix. Quando ele fica cego ele passa a enxergar apenas máquinas e todas as vezes que ele usou aquelas barreiras foram contra máquinas, a partir daí fica claro que o poder dele é apenas contra tudo que possua linhas de programação...
O poder do Neo na Matrix é o poder sobre a programação dentro dela, por exemplo a barreira contra as balas é uma barreira contra projéteis feitos de programação. Imagine como se a Matrix fosse um jogo, se seu personagem fosse o Neo, qualquer poder que ele teria seria uma alteração das regras básicas do jogo... gravidade, velocidade, peso e etc e seus poderes se manifestariam em cima da programação deste mundo. No momento em que ele usa as barreiras contra as sentinelas ele usa contra a programação delas, e quando ele enxerga as máquinas douradas ele enxerga suas programações. Ah mas porque se for assim porque eles não enxergam linhas de programação!?
Lembrando sobre a Matrix, todas as pessoas la dentro são pessoas que estão no mundo real, conectados às máquinas e essas pessoas controlam suas "formas" dentro da Matrix remotamente. Já as entidades da Matrix, os programas internos da Matrix, os NPCs, eles não são controlados remotamente, eles possuem Inteligência Artificial, ou seja, possuem uma programação integrada que define sua personalidade e seu comportamento. Enquanto as pessoas possuem seus avatares sem programações quea seus comportamentos, os programas acabam necessitando dessa programação e devido à isso possuem uma programação diferente, uma outra língua de programação, mais complexa. Por isso a aparência deles para o Neo é diferente, outra linguagem, que não define apenas formas como no caso dos avatares das pessoas presas pelas máquinas. E se vocês puderem se lembrar a aparência dos programas internos da Matrix e das máquinas são as mesmas para o Neo, pois possuem I.A., possuem comportamento definido por programação.
Agora como ele faz isso!? Se é por wireless ou não, a Fonte está completamente envolvida nisso pois como o Arquiteto tinha falado o Escolhido é um programa "criado" para um propósito, criação resultante das variabilidade das decisões humanas. Como uma inteligência, seja ela artificial ou não, ela aprende, ou seja, ela cria por si só uma programação sem precisar de um operador, sendo ela autônoma. As variáveis da equação, como Arquiteto disse eram a consciência humana e toda sua complexidade, poder de escolha e variabilidades. A interação entre essas variáveis (consciências) geram novas linhas de programação, sendo ela um programa, o Escolhido. Quando Neo morreu o programa foi instalado dentro do Neo, tanto que até sua personalidade muda, dentro e fora da Matrix. Quando Neo se conecta com a Matrix seus poderes são dados graças a programação dentro dele, como dito anteriormente como se fosse um personagem de um jogo. Quando ele está fora ele ainda possui esse código, ele ainda está conectado com a Matrix, pela Fonte, que é o Sistema Operacional da Matrix. Qualquer programa em um computador é rodado em um Sistema Operacional e o Escolhido não seria diferente.
Entenderam!?
Holy moly, obrigado, ja estava "googlando" porque tinha ficado curioso com o assunto mas temos um bom samaritano nos comentários!
estou esperançoso que saia o NerdPlayer a qualquer momento, quero assistir antes de dormir.
o cara não sabe nem ganhar um presente...
No caso do filme AI certamente eram robôs no final do filme.
Willian Bonner no jornal nacional a alguns anos atrás, disse célebro, foi marcante pr mim.
Porra.. os caras só falam mal dos filmes que eu adoro: Prometheus, Inteligencia Artificial... Mas não me importo, continuo gostando destes filmes o mesmo tanto, já a opinião dele perde cada vez mais crédito para mim. (obs: a interpretação do final de I.A está correta, são robôs replicantes sim, e acrescento: são obscecados com a humanidade que não existe mais, por isso se interessam tanto por sentimentos humanos)
+Charles Matias boa!
+Charles Matias Eu acho Prometheus bem merda, sério, aqueles alienígenas são tão estúpidos quanto o roteiro do filme.. Inteligência artificial é um bom filme durante a primeira metade, depois é ladeira abaixo. Mas é minha opinião.
***** Muita gente achou os alienígens toscos devido a aparência deles, mas esta aparência não foi uma criação livre e sim um mistura de todos os deuses do passado (estátuas gregas, pinturas egípsias, etc, quase todos os mitos de criação tem gigantes... até na Bíblia) e se vc for ver, realmente tem tudo a ver... o filme insinua que eles próprios foram a inspiração para estas lendas.... e daí vem a obssessão humana por estatura, corpo longilínio, músculos salientes , pele clara e redução dos pelos. Interpretando fica mais interessante...
Olha, eu te respeito por falar bem de AI, mas Prometheus... Seria muito melhor sem o roteiro do Lindelof.
azaghal viaja legal! claro que eram robôs no final de IA
e o agente smith conseguiu ir pro mundo real pq ele se tornou tipo um vírus no final do primeiro filme por causa do Neo
e diferente dos humanos de zaion, quem se conecta na matrix não é totalmente humano, é parte máquina! por isso neo consegue aquela percepção de mundo e atacar aqueles robos sentinela E se conectar na matrix por wireless! e por que os outros não conseguem? porque o neo que é o escolhido!
Pirei véi. Esse do "AI, artificial inteligence" realmente faz completo sentido. Eu era dos que achavam que eram aliens, mas é claro que são robos.
A.I. é foda poxa :/
PORRA FAZ UM VIDEO SOBRE DONNIE DARKO
Eles tem um Nerdcast especial sobre Donnie Darko.
O final dos aliens é o que o Kubrick queria, pois ele respeitava o Spielberg e tentou fazer um filme com um final mais amigável. O Spielberg disse em entrevistas que ele colocou aquele final dos Aliens como uma homenagem ao Kubrick, que morreu antes de terminar o filme.
todo video de nerdoffice azaghal usa mascara
rsrs
Faltou explicar se Deckard é ou não um replicante no filme Blade Runner.
No livro não é. No filme é.
Os episódios de nerdologia sempre são os melhores do canal. Por mim só teria nerdologia.
sempre foi óbvio que eram robôs
Nerdologia não é uma ciência muito exata...
sobre matrix, não é uma matrix dentro de uma matrix, e sim o neo que é "o escolhido" o messias, "aquele que vai salvar todos nós, ele é algo divino, tanto que o que se deu a entender, e que as maquinas queriam o neo por isso, por ele ser algo acima dos humanos.
Cara, como é que inventaram essa teoria que os robos eram ETS??
Erro na versão brasileira, parece que legenda ou dublagem dava a entender que eram Aliens. Só quando assisti de novo uma década depois a versão original que fui perceber que eram robôs evoluídos.
Olha a aparência dos robôs do futuro parecia pra caralho com um et.
Faz todo sentido serem robôs por inferência do próprio título do filme.
Cara, GENIAL esse final do AI interpretado pelo Jovem Nerd. Faz todo sentido! TODO!
Eu sempre fiquei pensando: Esse alien é foda... ele consegue empatia com tecnologia.
Eu pensava que aquelas coisas eram alienígenas também!
Tu tu tu
A minha opinião quanto à esse lance da Matrix era que o poder do Neo era tanto dentro da Matrix, que ele acabou se expandindo pro mundo real, por isso ele conseguia fazer aquelas coisas. A mesma coisa vale pro Smith, quando ele se tornou independente, aí sim ele transportava a consciência dele pra as "pessoas reais". Mas quem disse que as Serverfarms da Matrix tinham essa mesma tecnologia? Talvez fosse por ser mais poderoso que as próprias Serverfarms que o Smith quisesse sair da Matrix...
300 mil views e 19 mil likes que vergonha em nerds ¬¬
vc faz melhor ?
cala boca lesho, vai cry ?
MasterishMax vo cry nao kkkkkkkkkkk bebezin
u..ú nem intendedeu meu comentario e quer vim chorar seu leshu
MasterishMax desculpe amigo. Eu nao entendo papo de moleque. Eu não entendo essas "linguagens" de internet, E nem tenho tempo de pesquisar e nem gravar.
São robos evoluidos.
É são robôs sim caralho.
A idéia da segunda Matrix onde o New teria menos privilégio é boa. Mas ele também poderia ser paranormal enquanto humano, pir isso sua mente era tão poderosa. Para o filme, nossa realidade seria análogo a uma Matrix, neste caso, nossa alma seria o backup para onde quer que fossemos após a morte.
Quem é um robô q sobreviveu dá um joinha aqui
Esse tal Azaghal é patético, só acho.
vc só conhece o azaghal mesmo e n o deive
Pq a última cena é uma cena mais simbólica, pra simbolizar que mesmo uma pessoa 'morta' continua 'vivo' por trás da máscara de uma idéa (como o guy fawkes), e que, será revelado mais cedo ou mais tarde (por isso os mortos aparecem 'se revelando' e tirando as máscaras).
E tem outro detalhe, quando voldemort atacou harry ele realmente morreu, porém só a horcrux foi "levada para o além", Dumbledore deixou bem claro que o Harry poderia voltar se quisesse (já que a horcrux "teria morrido no lugar dele").
Vocês deveriam fazer um vídeo falando sobre só sobre Matrix e outro só sobre 2001: Uma odisseia no espaço
edição do Gaveta dá um plus a essa programa :D
No primeiro Matrix, quando o Neo toma aquele corpo do Agent Smith pra renovar o corpo nele na Matrix, depois que ele tinha tomado os tiros, é ali que ele "liberta" o Smith, como o próprio Smith fala pra ele no meio do segundo filme: "I've change, I'm unplugged"/"Eu mudei, eu estou desplugado". A partir desse momento o Smith se tornou um programa pirata, por assim dizer, com possibilidade de infectar seres humanos. É como se o Neo tivesse transferido parte do corpo físico, da mente física dele pro Smith, tornando-o uma espécie de androide. Por isso ele pode se multiplicar e transferir a mente dele pra um humano e assim invadir não só a Matrix como também o mundo real. Como se ele se tornasse uma inteligência artificial autônoma.
Comecei a seguir o Jovem Nerd há pouco tempo e estou adorando me divirto muito com vocês!
Acho o Jovem Nerd muito gatinho! =^.^=
Sou um grande fã de Indiana jones , e assisti este episodio varias vezes . Quero afirmar dentro do meu entendimento que segundo o filme a taça torna imortal aquele que beber e não abandonar aquele lugar sacro (sagrado). Por esta razão também o guardião não podia deixar o local ,pois ao sair , se tornaria mortal novamente ,este é o preço da imortalidade .
Quando você quer almoçar assistindo Nerdoffice, e vem em um episódio lançado há 5 anos.
A edição desse ficou mt boa, parabéns pro gaveta
Essa teoria da Matrix faz sentido ser uma segunda camada mesmo hein.. nao tinha pensado nisso.
NA TI se chama Recursividade, uma thread ou processo mais fundo na pilha de processos as vezes nao tem acesso aos daos processados em outras Threads.. realmente seria uma solução pra treta do Final zuado do Matrix. interessante.
Perfeita explicação do Matrix! É como se ele compartilhasse a "consciência" das máquinas. Por isso ele pode faze-las parar e enxerga-las sem usar a visão!
Se vc parar pra entender a trilogia da Matrix, o que os diretores queriam é levantar uma pergunta simples, que foi dita pelo Morpheus no final do terceiro filme: "Is it real?", ou seja, eles queriam criar esse efeito na nossa cabeça, mas que trouxéssemos ela pra vida real (ou o q quer q ela seja). Se era real ou não, ninguem sabe e possivelmente, para manter essa genialidade do filme, ninguem saberá.
Sobre Matrix, o oráculo diz que o poder do escolhido se estende além da Matrix. Em outras palavras, ele tem poderes fora da Matrix (embora pareça não ser tão poderoso no mundo real).
Eu tenho certeza de ter visto esse peão caindo! Pq, quando ele encontra os filhos dele, ele os vê normalmente e vê os rostos deles, levando a entender que ele não está no sonho mais, por que o que ele via era só uma lembrança das crianças! Sendo que tudo que ele tinha feito é destruido no final!
Então, lembrem o nome do cara que deu o presente e consertem colocando na descrição, faz parte.
Mas como o Azagal disse em (0:47)" Ah, tenho tanta coisa pra pensar", realmente, lembrar ou procurar saber qual o FÃ que deu o presente deve ser algo para ficar em segundo plano mesmo, lamentável.
Na verdade o final de A.I. foi planejado por Stanley Kubrick e não por Steven Spielberg. Spielberg até mesmo deu uma entrevista sobre o assunto dizendo que "As pessoas que dizem conhecer Kubrick e Spielberg na verdade não conhecem nenhum dos dois" e que as partes "emocionais" do filme, incluindo o final, foram feitas por Kubrick, ja as partes mais sombrias foi ele que fez.
só assisti A.I uma vez...(e foi logo que saiu em VHS)
se me lembro bem...
esses "Robôs" do final dizem que ele "Foi o primeiro de Nós"
(acho que tenho essa lembrança diferente... por ter visto o filme dublado)
e ai eu sempre entendi...
que ele foi o primeiro robô com sentimentos...
e que eles eram robôs e não Aliens...
Sugestão: Comentem sobre o final do filme A Origem. Esse é razoavelmente polêmico...
Ah sim, e com relação aos "Aliens" do AI eles são robôs mesmo, de um futuro bem distante daquele, aliais isso fica muito claro até. Se não me engano isso é até explicado por um dos "robôs do futuro"... Ele até explica como eles conseguem fazer um clone com a mesma memória do original (explicação meio cósmica mas interessante) e o mesmo fato originador faz com que o clone morra depois de dormir pela primeira vez. É como se o "universo" se conectasse "cosmicamente" com aquele corpo trazendo quase todas as memórias de volta, mas ao dormir seria como se o corpo "lembrasse" que já havia morrido e morre de novo... Seria tipo, a clonagem seria um "bug" no "sistema cósmico" que permitia o retorno do ente à vida, mas ao dormir, daria tipo um reset e o "bug" seria eliminado...
Poxa, a pessoa falar que A.I. é um filme ruim, realmente caiu no meu conceito. A.I. é um filme totalmente competente, com uma.história incrível. Não merece ser chamado de "bosta". Se realmente fosse tão irrelevante vocês não terjam.gasto mais de 5 min. Comentando seu final, ou melhor tentando compreende-lo.
Po cara o azaghâl recebeu o dom de irritar as pessoas cara kkkkkk não sei como o jovem nerd consegue tanta paciência
O Cálice só concedia a imortalidade dentro do templo, isso fica claro quando falam da história dos três irmãos, que descobriram o Graal. O mais novo ficou no santuário com o dever de proteger o Graal e os outros dois retornaram à França. Um morreu no caminho e foi enterrado em Veneza, o outro completou a jornada já com mais de cem de anos.
A memória de vcs é incrível.
EXPLICA O FINAL DO " O NAUFRAGO " GRATO
VCS SÃO FODAS
SKASKPAOSKAPOSKAPSO Jovem Nerd como sempre acaba sendo trollado de alguma forma inusitada, cada Nerd Office é uma nova coisa
Em INCEPTION muita gente não entendeu que o totem do Cobb (Leonardo DiCaprio) não era o peão. O Peão era originalmente o Totem da Mal, que o Cobb passa a usar depois que ela morre como uma lembrança. O Totem dele é na verdade o anel de casamento, pois nos sonhos dele ela ainda está viva. Em todas as cenas de sonho ele está com o anel e em todas as cenas da realidade ele está sem.
(Assistam denovo a cena final, hehe)
Não seria bem um filme, mas até hoje vejo gente brigando sobre o final de Lost, dizendo que na ilha estavam todos mortos, etc...
Nossa, esse NerdOffice foi ótimo! *-* Parabéns!!!
Primeiramente, parabéns pelo trabalho!
Em segundo lugar, acho que a imortalidade a qual o filme do Indiana Jones e a Última Cruzada se refere é a vida eterna, pois essa é o motivo pelo qual se busca o Santo Graal. Então, é a imortalidade da alma. Tem uma parte do filme que ele explica isso, eu acho.
Onde tudo começou, nerdologia
No "A última Cruzada" eu acho que a imortalidade só valerá até o momento em que passarem pelo selo.
Da primeira vez que assisti IA já tinha entendido que era robôs. Esta de ser aliens é nova kkkkk Concordo que o filme foi mais ou menos, mas o final foi terrível. Me lembro até hoje o que estava pensando no final deste filme... "é só isto? não tem mais nada não?"
Belo nerd office muito bem editado parabéns gaveta e equipe jovem nerd
Eu compreendo a questão de Indiana Jones como uma de duas possibilidades:
1- O cálice te deixa imortal, sim, desde que você beba constantemente dele. Infelizmente, para beber constantemente dele, você deve permanecer dentro do local delimitado pelo selo para sempre.
2- Os poderes do cálice só funcionam dentro do local delimitado pelo selo. Assim, se você bebe algo nele e permanece ali, você permanece imortal pelo tempo que ficar ali. Assim também o poder de cura só funciona ali dentro.
Acha Jovem Nerd =D, foi um presente de prazer para o Azaghal que eu vi que ele sempre gosta de coisas novas então resolvi dar a ele, procurei por todo lugar e achei o endereço e a cidade, foi um prazer dar a ele =D, flw!
É sério que teve gente que não entendeu essa do cálice??? Mano, eu assisti isso criança e entendi kkkkkkkkkkkkkkk não tem o que duvidar.
Nerdologia é foda pra baraiu, mas tenho q fazer uma crítica construtiva: No minuto 09:00 em diante aparecem os nerds e fica assim por um bom tempo, o nerdologia é engraçado bagaraiu rs, quando tem o quadro negro, acho que não tem necessidade de mudar isso, deixa só o quadro como nos nerdologias anteriores, o "prometheus e não cumprius", por exemplo, eu ri muito quando vi. No próximo poderia ficar só o quadro como sempre foi. FikDik
Não é falha do Matrix, tem explicação, direta até... Algumas pessoas precisavam desta sensação de liberdade de sair da Matrix e a Matrix tinha esta outra camada justamente para simular isto... Isto inclusive é explicado em alguns diálogos, especialmente os com o Arquiteto e com o Oráculo... Além disso, até o que vocês avaliaram sobre o código, também faz sentido no fato de que o Neo na verdade também é um subprograma da Matrix, assim como os Agentes, os "espectros", etc...
O porque da "matrix" dentro da "matrix" é o mesmo intuito do filme "inception", só q a "matrix" dentro da "matrix" funciona como uma firewall já q NEO a "anomalia" foi prevista pelo "arquiteto" então depois que eles tiveram que fazer o reboot talvez depois da terceira vez ele percebeu q se fizesse uma "matrix" dentro da "matrix" o ser humano seria enganado e não teria tentado acordar uma segunda vez.
Mas a idéia do 'Jovem nerd" é a mais plausível e provavelmente a certa.
Caramba que dor de cabeça dessa discussão de Matrix...
2013! Melhor ano do Jovem Nerd.
Eu ri de mais no fim, Obrigado galera!!!!
Na verdade o Cálice do Indiana Jones não dava o pode da Imortalidade, ele apenas curava as doenças e feridas que a pessoa tinha. Enquanto a pessoa bebesse do Cálice, ela não ficaria doente e seu corpo não morreria. Pra ter a imortalidade, ela tinha que beber da água constantemente pra ter certeza que seu corpo não morreria. E como o Cálice não poderia deixar aquele local, a pessoa tinha ficar sempre perto dali. Por conta disso que tbm era uma maldição, já que ele não poderia se afastar do local.
13:20 Jovem Nerd mechendo a mão loucamente
haha Muito bom voces sao demais excelente!!! :D
Reassistindo Nerdoffice desde a primeira temporada
Concordo que o The Cabin in the woods é bem simples, mas o final é bem mindblow pra um filme de "gente morrendo" ;D
Pooo, vc n viram A Ultima Cruzada desde o começo? Eles descobrem onde está o cálice pela tumba dos irmãos do guardião do cálice. Ou seja, os caras tb tinham bebido do cálice e morreram. O segredo da imortalidade era ficar lá na salinha dos cálices, esse era o "preço".
Que imortalidade de merda, hein?