Posso estar enganado, mas acredito que se você consegue entender de fato lógica de programação, estrutura de dados, a teoria básica de desenvolvimento de um software vc consegue se virar com o resto e aprender mais facil, tem muito material na internet.
Ai que mora o perigo, o framework é para facilitar nossa vida no dia a dia, mas é super importante entender a linguagem a fundo porque nem tudo se resolve com framework, muita empresa coloca teste prático com a linguagem pura justamente para ver se você realmente domina a linguagem ou só sabe usar framework.
Muito obrigado. Esse video respondeu o questionamento que eu me faço, ja que sou iniciante no Javascript e é um mundo gigantesco de frameworks e tecnologias... e as propagandas assustam demais. Ja acho o Javascript puro enorme e esse video me deixou mais tranquilo. Agradecido.
Perfeito, recentemente desenvolvi um sistema web comercial para uma empresa usando spring (framework java) no back-end e angular 8 no front-end. No back-end não tive problemas fluiu tranquilamente com o framework spring, mas no front tive alguns problemas na manipulação customizada do DOM, o angular é muuuuito bom, porém se tiver que manipular alguma coisa no DOM que fuja do espoco do Angular tipo usar javascript puro para manipular o DOM fica massante, da bug, complica. Um exemplo prático: se o usuário preencher um campo de forma errada, e você precisar mudar o css daquele campo para um danger, e dar um setFocus no campo via script, terá que ser feito com dezenas de linhas de código, já com javascript puro é bem simples.
A filosofia do Angular é evitar o máximo possível a manipulação direta do DOM. Você não acha que poderia ter feito isso usando as ferramentas do framework? Faz um tempo que não mexo com Angular, então não lembro o mecanismo exato, mas tenho certeza que vc consegue mudar o estilo CSS de um campo dependendo do resultado de uma função de validação.
Muito pertinente o vídeo, exemplifica bem meu caso. Surgiu uma vaga para mim como dev PHP e Laravel, porem eu nunca tinha trabalhado com essa dupla, ainda que PHP eu já tivesse estudado. mas não trabalhado efetivamente. Resumindo, entre minha reunião como meu atual gestor e minha entrada na empresa foram 30 dias, que eu aproveitei para estudar muito PHP e quando comecei na empresa o dev pleno que trabalhou comigo começo a me dar o caminho das pedras no Laravel. Como você disse, depende o momento.
top as orientações, penso assim mesmo, em meados dos anos 2000 vc não tinha muitas opções e tinha que fazer tudo na unha... o correto é trilhar por este caminho, e é exatamente o que eu estou fazendo agora que quero entrar para o campo da programação, primeiro aprender na unha, depois otimizar com frameworks
eu estava pensando sobre isso tb, eu to com um projeto pra fazer e fiquei querendo utilizar um framework, principalmente pela otimização de tempo, porém, eu sinto que preciso praticar mais js pra entender mais, nem é muito pelo tempo e sim pelo meu conhecimento.
Comprei o curso hoje mesmo, e estou gostando muito, tem muita coisa básica que eu já sabia mas estou aprendendo coisas que eu ainda não tinha aprendido, vale a pena. Estou consumindo que nem louco pra chegar logo na fase avançada. hahaha
Seja Bem vindo Adriel..... Eu sei que as vez4es temos pressa, mas é importante dar tempo ao tempo.... Se chegar em algo que ainda não tinha visto pare um pouco, brinque com o que aprendeu e depois siga em frente... Não corra demais rs... Se precisar de algo é só falar....
Bem, não é como se C fosse uma linguagem super complexa de se dominar (fora os undefined behaviors que aparecem aqui e ali) Na real, o gênio do Linus Torvalds está em dominar o código complexo que surge por conta da simplicidade da linguagem que usa dlaksjfg
Mais do que saber um framework é saber que todos vão resolver um problema e em comum usam uma linguagem pra poder existir. Minha opinião que começar já estudando um framework é começar do fim.
@Henrique Marques como você mesmo começou na empresa, pelo fim, na prática as empresas esperam que se sabia algum framework, mas como citou tinha uma base em alguma linguagem, infelizmente não foi as linguagens que estava estudando, porém deu conta do recado que foi terminar o projeto.
Obrigado pelo vídeo! Veio no momento certo para mim que estou fazendo um curso de JS e com muita vontade de ir pro React Native logo, mas vou tentar fazer as coisas com calma sem pular essa base tão importante.
Como eu to me aprofundando bastante no Python, esse video meio que me deu um norte, pois pretendo, depois que avançar no Python, partir pro Django Valeu mesmo!
Respondeu perfeitamente a minha pergunta, e sem enrolação, perfeito, mto obrigado. Agora eu sei que eu preciso esperar um pouco pra aprender React, mas que eu posso aprender bootstrap. :) Valeu xará, tmj. :)
Sim, eu concordo totalmente que aprender a linguagem antes do framework é o recomendado e o correto. Porém, ainda acredito que depende da tua situação como desenvolvedor. Se tu já é um programador vindo de uma stack e deseja estudar uma outra stack, acho que o aprendizado da linguagem pode se dar juntamente ao do framework. Digo como meu caso, sou desenvolvedor React e React Native há um ano e aprender essa lib me abriu a cabeça para os paradígmas do funcional (Functional Components + Hooks API) e orientado a objeto (Class Component). Porém nesses últimos meses o Flutter me chamou bastante atenção e resolvi encará-lo. Por entender sobre Gerenciamento de Estado, Imutabilidade, Props, Context, HOC, Render Props, Componentização etc, aliei isso ao meu conhecimento da linguagem javascript e typescript e apliquei no Flutter. Por mais que eu saiba que a ideia da construção do Layout do Flutter foi inspirada no React (eles dizem isso na documentação), o resultado foi show e com uma boa curva de aprendizado e consigo entender um código Dart assim como um código Javascript e Typescript. Então... depende
Tem duas coisas nesse caso... o primeiro eh que se vc já sabe programar em qualquer linguagem, ai tanto faz a ordem pq vc vai já vai saber o que buscar... nesse caso eu sugiro que vá direto para o framework mesmo. O segundo ponto eh que eh preciso separar as linguagens que permitem resolver o seu problema sem framework e as que não permitem... se seu objetivo eh fazer um app, aprender tudo sobre dart por exemplo, não vai ser suficiente para vc atingir seu objetivo. Diferente a relação entre php e lavável por exemplo... vc precisa do flutter para fazer um app com dart, mas vc não precisa de laravel para fazer um sistema com php.... Nesse caso isso se encaixaria na parte que eu digo que se vc tiver um bom motivo para ir para o framework vá... no caso do flutter eu iria direto para os dois juntos, mesmo sendo iniciante.
Faz mto sentindo, na boa, comecei front-end pelo Angular (sem ver Javascript) através de um bootcamp. E muitíssimo conteúdo dos estudos são em JS, obrigado pelo vídeo
Percebi isso quando comecei a tentar desenvolver sozinho algumas aplicações, usei express,cheerio e o axios, mas nao foi pq alguem disse q é melhor, mas pq eu senti a necessidade de procurar uma biblioteca que facilitaria pra mim, consequentemente voce tem mais atençao e consegue absorver mais o assunto.
Muito obrigado Igor por esse vídeo Igor. Agora já sei em qual momento utilizar esses frameworks para criar meus projetos. Sempre vai ser o famoso depende
Podemos ter a versão do tutorial hell,o vanilla hell tbm. Precisei e preciso ir aprendendo on the go muita coisa e misturar coisas. Não é o ideal mas foi necessário
Meu principal motivo é que estou atualmente trabalhando com Laravel e Vue na empresa onde trabalho. Como eu estava com pouco serviço, meu chefe me perguntou se eu gostaria de auxiliar a equipe de desenvolvimento, já que eu estava estudando programação. Ent ele me deu essa oportunidade e aceitei imediatamente. A equipe utiliza exatamente Laravel e Vue, e eu tinha pouco conhecimento em JavaScript, mas nada sobre PHP. Portanto, tive que estudar rapidamente o básico do PHP. Percebi que levaria muito tempo se eu fosse me aprofundar mais no PHP, e estava ansioso para começar a trabalhar, então pulei para os frameworks que mencionei anteriormente. Obviamente, enfrentei várias dificuldades, mas estou aprendendo na prática e sempre que tenho tempo, dedico um pouco ao estudo de PHP e JavaScript para ter uma compreensão mais clara do que estou fazendo.
Exatamente tem que apreender javascript puro e orientado objeto para depois ir para uma bliblioteca ou framework mesma coisa é apreender HTML5 e CSS3 puro antes de usar jquery e bootstrap !!!
Fui direto pro Electron sem saber JS e pra mim foi de boa. O que me ajudou foi que eu já tinha algum conhecimento de Selenium no Python, e o jeito que ele interage com o DOM é bem parecido. Questão de sintaxe é costume.
Se tem uma coisa que qualquer linguagem vai exigir de você, é lógica de programação. Aprender qualquer linguagem é a parte fácil. Pense que o mais importante não o framework ou a linguagem, mas o que fazer com ela. Uma analogia boa seria pilotar um avião. Saber pilotar é saber lógica, e aprender as funções de cada aeronave, é aprender um framework. Sem lógica, não adianta aprender linguagem.
Comecei a estudar React bem recentemente, e uma das melhores coisas dele é que ele não muda a sintaxe do Javascript nem do HTML, os métodos e propriedades nativos do JS, nada disso é alterado, e isso é muito bom, vc não tem que reaprender como fazer um foreach, por exemplo. Eu to me apaixonando pelo React igual aconteceu com o Python. Um PySide da vida é a mesma coisa que o React, não muda a sintaxe da linguagem e vc pode criar componentes reutilizáveis, duas bibliotecas/frameworks excelentes, vale muito a pena estudar. Não me sinto a vontade estudando algo que muda a sintaxe a linguagem.
@@AndersonMartinsxerife Eu disse que tava gostando do React igual tinha gostado do Python, mas isso foi antes de conhecer o Svelte, há 6 meses atrás React era top pra mim, hoje é estranho, a simplicidade do Svelte é outro nível
gor, cara perguntei em outro video sobre qual caminho seguir, então sua resposta me abriu os olhos, fui pesquisar e comecei a estudar JS, agora to pesquisando sobre os frame e as bibliotecas para saber o teórico, vlw man seus videos são muito bons. agora voltando pro assunto do video, é mais como menos como o Ajax funciona?
Comecei a faculdade de ads após duas semanas de aula do 2 semestre. To mais perdido que cego em teroteio e essa é uma das matérias semanais. Tomara q eu consiga acompanhar os assuntos
Sabe eu estou com uma dúvida , eu aprendi um pouco de php e fiz algumas aplicações web com ela , será que eu posso aprender um framework laravel e fazer projetos que realmente profissional?
cheguei a uma conclusão que devemos estudar: Javascript, Javascript, Javascript, Javascript,....e muito Javascript... Depois parte para o sucesso escolhendo o Framework que quizer. Sem Javascript não adianta arriscar em um framework.
Eu aprendi pois passei de paraquedas em uma entrevista para trabalhar com laravel, nunca tinha digitado uma linha de código em php e já fui direto para o framework sorte? talvez kkk mas aprendi
bem, se eu fosse classificá-lo o React JS / react-native eu colocaria são frameworks modulares, por causa da Inversão de Controle (Inversion of Control). Eu só consigo ver sentido em algo ser chamado de biblioteca se ter uma api.
Sempre tem um detalhezinho nesse tipo de interpretação. Alguns acreditam que um Framework precisa ser capaz de fazer tudo sozinho e como o React acaba necessitando de parte de terceiros para resolver alguns problemas simples ele não pode ser chamado de Framework.... Eu particularmente fujo desse tipo de discussão por semântica.
@@Programadorbr Poisé, pensando bem, até pelo fato dele não ter uma arquitetura bem definida pode ser um motivo para ele não ser considerado um framework, embora tenha alguns detalhes mínimos que não consiga fugir.
Grande Higor! Antes da minha dúvida, gostaria de te parabenizar pelos conteúdos produzidos em seus canais!! São muito bons e estão me ajudando muito nesse mundo da programação. Estou concluindo agora a faculdade técnica e meu conhecimento nessas linguagens é bem limitado. Quando tento analisar um site construído com base em frameworks e bibliotecas, penso que não sei absolutamente nada sobre aquela linguagem. Fico completamente perdido. Como diferenciar esse benefício gerado pelo framework ou pela biblioteca da "sujeira" gerada por eles dentro de toda a sua aplicação? Chega um ponto, no meu leigo entendimento, que não é mais possível ver a diferença entre seu código e o framework. Mais uma vez, muito obrigado e parabéns!!
Igor tudo bom? gosto muito dos seus videos e estou me interessando no seu curso, gostaria de saber se no conteúdo de nodejs e reactjs você se aprofunda bem, como autenticações roles e etc.
Não sei o que fazer, no serviço trabalho com PHP e quero dar continuidade no estudo de Javascript, eu prefiro javascript mas fico na dúvida em qual devo focar.
Achei que fosse esse o video que diria que o motivo pra não usar um framework como react pudesse ser a limitação de uma hospegaem compartilhada. Mas não. Sigo buscando essa abordagem.
Por já ter usado bootstrap em projetos reais, nem precisou falar mais nada, já entendi de cara. Talvez o que confunda um iniciante seja isso, a vasta gama de bibliotecas e frameworks disponíveis. Atualmente estou fazendo um curso de php, quando tiver o mínimo de consistência com a linguagem, ou seja desenvolver um projeto próprio do zero, irei partir pro laravel.
Po dependendo do que vc quer fazer, vale a pena até nem saber programar... usar um wordpress e resolver o problema... Se vai te facilitar e principalmente se não é sua primeira vez usando um Framework, ai vale a pena dar uma acelerada mesmo.
Igor, faço engenharia elétrica e tava pensando sobre aprender a programar, vc acha que, sinceramente, seu curso seja bom pra quem atua na área de engenharia?
Depende do seu objetivo... vc pode programar com vários objetivos diferentes... se vc quiser controlar coisas com arduino/raspberry por exemplo, o meu curso não eh a melhor opção. Se vc quer aprender desenvolvimento web, e integrar isso futuramente com alguma outra coisa (o próprio arduino/rasp) ai vai ser perfeito. A questão não eh a área que atua e sim o que vc quer construir. Se vc tiver um aplicação em mente me fala que aí eu consigo te responder melhor se atende, se ajuda ou se não tem a ver.
e um bom pensamento, mas linguagem como javascript se tornou inviavel usar ele puro, ja outras por exemplo php pode levar sozinho, mas outro exemplo tambem o c#, no maximo usar alguns componentes com o falecido jquery
Estudar um pouquinho de framework me deixou um pouco mais tranquilo, vi que o trabalho de um programador não é tão dificil quanto eu pensava.
Posso estar enganado, mas acredito que se você consegue entender de fato lógica de programação, estrutura de dados, a teoria básica de desenvolvimento de um software vc consegue se virar com o resto e aprender mais facil, tem muito material na internet.
To na luta pra aprender sobre esse mundo !!!! qro muito ser um DEV
Ai que mora o perigo, o framework é para facilitar nossa vida no dia a dia, mas é super importante entender a linguagem a fundo porque nem tudo se resolve com framework, muita empresa coloca teste prático com a linguagem pura justamente para ver se você realmente domina a linguagem ou só sabe usar framework.
@@intergamesbr1232 vc aqui tmb amigo kkkkkkkkkkk
kkk eu não sei se concordo com isso
Muito obrigado. Esse video respondeu o questionamento que eu me faço, ja que sou iniciante no Javascript e é um mundo gigantesco de frameworks e tecnologias... e as propagandas assustam demais. Ja acho o Javascript puro enorme e esse video me deixou mais tranquilo. Agradecido.
Essa foi a melhor explicação que vi sobre o que é e para que serve um fremework
Melhor vídeo q via até agora no assunto, programo em js tipo React. , vue e etc . Top
Perfeito, recentemente desenvolvi um sistema web comercial para uma empresa usando spring (framework java) no back-end e angular 8 no front-end. No back-end não tive problemas fluiu tranquilamente com o framework spring, mas no front tive alguns problemas na manipulação customizada do DOM, o angular é muuuuito bom, porém se tiver que manipular alguma coisa no DOM que fuja do espoco do Angular tipo usar javascript puro para manipular o DOM fica massante, da bug, complica. Um exemplo prático: se o usuário preencher um campo de forma errada, e você precisar mudar o css daquele campo para um danger, e dar um setFocus no campo via script, terá que ser feito com dezenas de linhas de código, já com javascript puro é bem simples.
precisa usar o typescript para fazer essa mudança!
A filosofia do Angular é evitar o máximo possível a manipulação direta do DOM. Você não acha que poderia ter feito isso usando as ferramentas do framework? Faz um tempo que não mexo com Angular, então não lembro o mecanismo exato, mas tenho certeza que vc consegue mudar o estilo CSS de um campo dependendo do resultado de uma função de validação.
Então você aconselha estudar html css e Java script para iniciantes como eu?
por isso gosto de react
Muito pertinente o vídeo, exemplifica bem meu caso. Surgiu uma vaga para mim como dev PHP e Laravel, porem eu nunca tinha trabalhado com essa dupla, ainda que PHP eu já tivesse estudado. mas não trabalhado efetivamente.
Resumindo, entre minha reunião como meu atual gestor e minha entrada na empresa foram 30 dias, que eu aproveitei para estudar muito PHP e quando comecei na empresa o dev pleno que trabalhou comigo começo a me dar o caminho das pedras no Laravel.
Como você disse, depende o momento.
top as orientações, penso assim mesmo, em meados dos anos 2000 vc não tinha muitas opções e tinha que fazer tudo na unha... o correto é trilhar por este caminho, e é exatamente o que eu estou fazendo agora que quero entrar para o campo da programação, primeiro aprender na unha, depois otimizar com frameworks
Tô a um tempão tentando entender oq é framework, já passei em vários vídeos e finalmente entendi lkkk vlw
Cara, tu consegue ir no âmago da questão nos teus vídeos. Sempre que tô com duvida em algo do tipo recorro a ti. Muito obrigado pelo conteúdo!
Excelente abordagem em sua resposta, entender o porquê da pergunta.
Parabéns.
nossa vi varias explicações mas essa foi a mais esclarecedora
eu estava pensando sobre isso tb, eu to com um projeto pra fazer e fiquei querendo utilizar um framework, principalmente pela otimização de tempo, porém, eu sinto que preciso praticar mais js pra entender mais, nem é muito pelo tempo e sim pelo meu conhecimento.
Comprei o curso hoje mesmo, e estou gostando muito, tem muita coisa básica que eu já sabia mas estou aprendendo coisas que eu ainda não tinha aprendido, vale a pena.
Estou consumindo que nem louco pra chegar logo na fase avançada. hahaha
Você vai amar o curso. Eu amo.
Seja Bem vindo Adriel.....
Eu sei que as vez4es temos pressa, mas é importante dar tempo ao tempo.... Se chegar em algo que ainda não tinha visto pare um pouco, brinque com o que aprendeu e depois siga em frente... Não corra demais rs...
Se precisar de algo é só falar....
@@Programadorbr pode deixar, fico muito feliz pelo suporte/apoio.
Ninguém domina 100% de uma linguagem.
Linus Torvalds: hold my beer!
Mas deveria!
@@lucasgoncalves8125 Toda a documentação de uma biblioteca? Isso é possível? Nunca conheci ninguém que tivesse feito essa proeza
@@hermestrismegisto6400 Quem você acha que cria as linguagens? Deus?
@@lucasgoncalves8125 nem o dono da linguagem domina ela 100%, nem 80%, se dominasse não existiria bugs
Bem, não é como se C fosse uma linguagem super complexa de se dominar (fora os undefined behaviors que aparecem aqui e ali)
Na real, o gênio do Linus Torvalds está em dominar o código complexo que surge por conta da simplicidade da linguagem que usa dlaksjfg
poha, de dez explicações a tua foi sem dúvida a melhor
Vlw eu não entendia direito oq era um framework,vc me explicou direitinho
Vídeo esclarecedor. Acho que vou desenvolver mais alguns projetos com JS puro antes de ir pra React.
Mais do que saber um framework é saber que todos vão resolver um problema e em comum usam uma linguagem pra poder existir. Minha opinião que começar já estudando um framework é começar do fim.
@Henrique Marques como você mesmo começou na empresa, pelo fim, na prática as empresas esperam que se sabia algum framework, mas como citou tinha uma base em alguma linguagem, infelizmente não foi as linguagens que estava estudando, porém deu conta do recado que foi terminar o projeto.
na pratica vc começa no mercado como junior usando framework, n tem pra onde fugir, essa é a vd
Gostei bastante de ele trazer esse questionamento de eu para, parar pensar o pq usar.
O ideal é saber Orientação Objeto também.. porque muita das vezes vai estender classes e outras coisas e isso vai ajudar muito..
A resposta mais esclarecedora para entender framework.
Obrigado pelo vídeo! Veio no momento certo para mim que estou fazendo um curso de JS e com muita vontade de ir pro React Native logo, mas vou tentar fazer as coisas com calma sem pular essa base tão importante.
No caso de React Native a coisa muda um pouquinho... vc não vai conseguir fazer o app (que eh o seu objetivo) sem ver o framework
@@Programadorbr entendi, mas continua sendo importante essa base em JS antes de ver o framework, certo?
Eu acho interessante ter a base sim... mas nada eh definitivo... vc tem que ver o que funciona pra vc.
Como eu to me aprofundando bastante no Python, esse video meio que me deu um norte, pois pretendo, depois que avançar no Python, partir pro Django
Valeu mesmo!
Respondeu perfeitamente a minha pergunta, e sem enrolação, perfeito, mto obrigado. Agora eu sei que eu preciso esperar um pouco pra aprender React, mas que eu posso aprender bootstrap. :)
Valeu xará, tmj. :)
iai amigo, como está atualmente na programação?
@@icaropereira3472 To na area de redes e sistemas, migrando pra area de cybersecurity. Mas ainda tenho meus projetinhos basicos de FrontEnd.
Sim, eu concordo totalmente que aprender a linguagem antes do framework é o recomendado e o correto. Porém, ainda acredito que depende da tua situação como desenvolvedor. Se tu já é um programador vindo de uma stack e deseja estudar uma outra stack, acho que o aprendizado da linguagem pode se dar juntamente ao do framework. Digo como meu caso, sou desenvolvedor React e React Native há um ano e aprender essa lib me abriu a cabeça para os paradígmas do funcional (Functional Components + Hooks API) e orientado a objeto (Class Component). Porém nesses últimos meses o Flutter me chamou bastante atenção e resolvi encará-lo. Por entender sobre Gerenciamento de Estado, Imutabilidade, Props, Context, HOC, Render Props, Componentização etc, aliei isso ao meu conhecimento da linguagem javascript e typescript e apliquei no Flutter. Por mais que eu saiba que a ideia da construção do Layout do Flutter foi inspirada no React (eles dizem isso na documentação), o resultado foi show e com uma boa curva de aprendizado e consigo entender um código Dart assim como um código Javascript e Typescript. Então... depende
vue js e bom pra primeiro flame
Tem duas coisas nesse caso... o primeiro eh que se vc já sabe programar em qualquer linguagem, ai tanto faz a ordem pq vc vai já vai saber o que buscar... nesse caso eu sugiro que vá direto para o framework mesmo.
O segundo ponto eh que eh preciso separar as linguagens que permitem resolver o seu problema sem framework e as que não permitem... se seu objetivo eh fazer um app, aprender tudo sobre dart por exemplo, não vai ser suficiente para vc atingir seu objetivo. Diferente a relação entre php e lavável por exemplo... vc precisa do flutter para fazer um app com dart, mas vc não precisa de laravel para fazer um sistema com php....
Nesse caso isso se encaixaria na parte que eu digo que se vc tiver um bom motivo para ir para o framework vá... no caso do flutter eu iria direto para os dois juntos, mesmo sendo iniciante.
@@Programadorbr Concordo plenamente!
Faz mto sentindo, na boa, comecei front-end pelo Angular (sem ver Javascript) através de um bootcamp. E muitíssimo conteúdo dos estudos são em JS, obrigado pelo vídeo
Parabéns pelo seu vídeo, foi muito esclarecedor!
Percebi isso quando comecei a tentar desenvolver sozinho algumas aplicações, usei express,cheerio e o axios, mas nao foi pq alguem disse q é melhor, mas pq eu senti a necessidade de procurar uma biblioteca que facilitaria pra mim, consequentemente voce tem mais atençao e consegue absorver mais o assunto.
Muito obrigado Igor por esse vídeo Igor. Agora já sei em qual momento utilizar esses frameworks para criar meus projetos. Sempre vai ser o famoso depende
Como sempre, um excelente conteúdo!!! Go ahead Igor, parabéns!! Gratidão pelo conteúdo!
Vlw Rafael!!!!
Parabens pelo video, muito bom, ainda pretendo comprar o seu curso full stack.
Podemos ter a versão do tutorial hell,o vanilla hell tbm. Precisei e preciso ir aprendendo on the go muita coisa e misturar coisas. Não é o ideal mas foi necessário
Meu principal motivo é que estou atualmente trabalhando com Laravel e Vue na empresa onde trabalho. Como eu estava com pouco serviço, meu chefe me perguntou se eu gostaria de auxiliar a equipe de desenvolvimento, já que eu estava estudando programação. Ent ele me deu essa oportunidade e aceitei imediatamente. A equipe utiliza exatamente Laravel e Vue, e eu tinha pouco conhecimento em JavaScript, mas nada sobre PHP. Portanto, tive que estudar rapidamente o básico do PHP. Percebi que levaria muito tempo se eu fosse me aprofundar mais no PHP, e estava ansioso para começar a trabalhar, então pulei para os frameworks que mencionei anteriormente. Obviamente, enfrentei várias dificuldades, mas estou aprendendo na prática e sempre que tenho tempo, dedico um pouco ao estudo de PHP e JavaScript para ter uma compreensão mais clara do que estou fazendo.
Eu tinha essa mesma dúvida, obrigado por compartilhar isso com a gente ...
“Ninguém domina 100% de uma linguagem…”. Obrigado Igor, esse seu comentário me deu um alívio gigantesco. 🙏🏻😎👊🏻
O importante é ter a primeira oportunidade, depois começa a voar
@@davigomesantunes6097 valeu Davi! Tô na luta pela primeira oportunidade ainda.
Fiquei feliz quando vi a notificação de vídeo novo
Boaaa... Que legal!!!! \o/
Quando a pessoa tem demanda de projetos ou minisites acho bom usar para entregar o trabalho rapido
Exatamente...
Os três primeiros minutos desse vídeo como que tiraram escamas dos meus olhos.
Esse vídeo ficou do crl. Mt bom os argumentos
Exatamente tem que apreender javascript puro e orientado objeto para depois ir para uma bliblioteca ou framework mesma coisa é apreender HTML5 e CSS3 puro antes de usar jquery e bootstrap !!!
Muito bom. Tô aprendendo muito.
Boa explicação. Bem clara e direta.
obrigado pela Linguagem simples e objetiva kkk .... começando a seguir seu canal
comecei o curso de JS recentemente e tô mt ansioso pra estudar react native kkkkkk
Tô na mesma cara! Me segurando pra não passar direto pro React Native kkkkk, mas tentando focar nessa base de JS. Bons estudos
@@MrPdr5000 vamos focar na base kkkk, bons estudos para vc também
Fui direto pro Electron sem saber JS e pra mim foi de boa. O que me ajudou foi que eu já tinha algum conhecimento de Selenium no Python, e o jeito que ele interage com o DOM é bem parecido. Questão de sintaxe é costume.
Se tem uma coisa que qualquer linguagem vai exigir de você, é lógica de programação. Aprender qualquer linguagem é a parte fácil. Pense que o mais importante não o framework ou a linguagem, mas o que fazer com ela. Uma analogia boa seria pilotar um avião. Saber pilotar é saber lógica, e aprender as funções de cada aeronave, é aprender um framework. Sem lógica, não adianta aprender linguagem.
@@josemirmelo1 isso aí!
top como sempre.....parabens Igor, tmj!
Chegando agora no seu canal, legal vídeo curto e objetivo 👍. Estou no javascript ainda rs.
Comecei a estudar React bem recentemente, e uma das melhores coisas dele é que ele não muda a sintaxe do Javascript nem do HTML, os métodos e propriedades nativos do JS, nada disso é alterado, e isso é muito bom, vc não tem que reaprender como fazer um foreach, por exemplo. Eu to me apaixonando pelo React igual aconteceu com o Python.
Um PySide da vida é a mesma coisa que o React, não muda a sintaxe da linguagem e vc pode criar componentes reutilizáveis, duas bibliotecas/frameworks excelentes, vale muito a pena estudar. Não me sinto a vontade estudando algo que muda a sintaxe a linguagem.
Não sabia que o Python tinha se apaixonado pelo React.
@@AndersonMartinsxerife Eu disse que tava gostando do React igual tinha gostado do Python, mas isso foi antes de conhecer o Svelte, há 6 meses atrás React era top pra mim, hoje é estranho, a simplicidade do Svelte é outro nível
Esclareceu tudo! Obg pelo vídeo!
Seus videos sao fodas, sempre assisto e tento ajudar com meu like! se leu comenta ai hahah
gor, cara perguntei em outro video sobre qual caminho seguir, então sua resposta me abriu os olhos, fui pesquisar e comecei a estudar JS, agora to pesquisando sobre os frame e as bibliotecas para saber o teórico, vlw man seus videos são muito bons.
agora voltando pro assunto do video, é mais como menos como o Ajax funciona?
Ótimo vídeo. Parabéns
Comecei a faculdade de ads após duas semanas de aula do 2 semestre. To mais perdido que cego em teroteio e essa é uma das matérias semanais. Tomara q eu consiga acompanhar os assuntos
Valeu, esse conteúdo foi bastante util para mim 🤗
Sabe eu estou com uma dúvida , eu aprendi um pouco de php e fiz algumas aplicações web com ela , será que eu posso aprender um framework laravel e fazer projetos que realmente profissional?
Ótimo conteúdo cara!
cheguei a uma conclusão que devemos estudar: Javascript, Javascript, Javascript, Javascript,....e muito Javascript... Depois parte para o sucesso escolhendo o Framework que quizer. Sem Javascript não adianta arriscar em um framework.
Eu aprendi pois passei de paraquedas em uma entrevista para trabalhar com laravel, nunca tinha digitado uma linha de código em php e já fui direto para o framework sorte? talvez kkk mas aprendi
Eu passei pelo menos, mas já sabia php não 100% dele mas meu primeiro emprego foi com Laravel direto...
Resumindo: DEPENDE de você ter um bom motivo para usá-lo. kkkkkkkkkkkkk
Como sempre, ótimo vídeo.
O problema é quando a empresa que vc trabalha exige que vc use frameworks eu sinceramente estou odiando usar o angular
bem, se eu fosse classificá-lo o React JS / react-native eu colocaria são frameworks modulares, por causa da Inversão de Controle (Inversion of Control). Eu só consigo ver sentido em algo ser chamado de biblioteca se ter uma api.
Sempre tem um detalhezinho nesse tipo de interpretação. Alguns acreditam que um Framework precisa ser capaz de fazer tudo sozinho e como o React acaba necessitando de parte de terceiros para resolver alguns problemas simples ele não pode ser chamado de Framework.... Eu particularmente fujo desse tipo de discussão por semântica.
@@Programadorbr Poisé, pensando bem, até pelo fato dele não ter uma arquitetura bem definida pode ser um motivo para ele não ser considerado um framework, embora tenha alguns detalhes mínimos que não consiga fugir.
Tô investindo no VueJS, espero que a quantidade de vagas para vue aumentem
já se arrependeu?
Iae?
cara, obrigado pelo video , ajudou muito
Para aprender React Native eu pego uma base do Javascript e CSS?
Peguei um estágio sabendo o básico de tecnologias Web (Html5,css3, javascript), mas lá tive que trabalhar com angular.
Me ajudou muito! Parabens!
Esse Titulo Realmente Funcionou kkk
Grande Higor! Antes da minha dúvida, gostaria de te parabenizar pelos conteúdos produzidos em seus canais!! São muito bons e estão me ajudando muito nesse mundo da programação.
Estou concluindo agora a faculdade técnica e meu conhecimento nessas linguagens é bem limitado. Quando tento analisar um site construído com base em frameworks e bibliotecas, penso que não sei absolutamente nada sobre aquela linguagem. Fico completamente perdido.
Como diferenciar esse benefício gerado pelo framework ou pela biblioteca da "sujeira" gerada por eles dentro de toda a sua aplicação? Chega um ponto, no meu leigo entendimento, que não é mais possível ver a diferença entre seu código e o framework.
Mais uma vez, muito obrigado e parabéns!!
obrigado, você me ajudou bastante
Muito obrigado pelo video, me ajudou muito
o qe eu qeria era usar ejs no front end, não sei nem se tem como, então uso Svelte
Igor tudo bom? gosto muito dos seus videos e estou me interessando no seu curso, gostaria de saber se no conteúdo de nodejs e reactjs você se aprofunda bem, como autenticações roles e etc.
Não sei o que fazer, no serviço trabalho com PHP e quero dar continuidade no estudo de Javascript, eu prefiro javascript mas fico na dúvida em qual devo focar.
só comecei a usar o bootstrap quando já tava bem surado de css
O Node js é um Framework??
Boa noite Igor , gostaria de uma dica ; o note Samsung e20 eu consigo começar a programar?
nao falou de outros frameworks como diz o titulo do video focou somente no React.
Achei que fosse esse o video que diria que o motivo pra não usar um framework como react pudesse ser a limitação de uma hospegaem compartilhada. Mas não. Sigo buscando essa abordagem.
Obrigado pelo vídeo! 👏🏽
Esclarecedor. Valeu irmao
porra mano... vídeo top, de novo!
Ganhou mais um inscrito!
Entendi. E visto isso, decidi aprender php do zero ao invez de laravel
Por já ter usado bootstrap em projetos reais, nem precisou falar mais nada, já entendi de cara. Talvez o que confunda um iniciante seja isso, a vasta gama de bibliotecas e frameworks disponíveis. Atualmente estou fazendo um curso de php, quando tiver o mínimo de consistência com a linguagem, ou seja desenvolver um projeto próprio do zero, irei partir pro laravel.
Po dependendo do que vc quer fazer, vale a pena até nem saber programar... usar um wordpress e resolver o problema... Se vai te facilitar e principalmente se não é sua primeira vez usando um Framework, ai vale a pena dar uma acelerada mesmo.
@@Programadorbr Wordpress sem uma base mínima, fica difícil. Limita muito a customização dos projetos, além de ficar refém de plugins e templates.
Boa tarde Igor, tem algum email pra entrar em contato com vc?
Igor, faço engenharia elétrica e tava pensando sobre aprender a programar, vc acha que, sinceramente, seu curso seja bom pra quem atua na área de engenharia?
Depende do seu objetivo... vc pode programar com vários objetivos diferentes... se vc quiser controlar coisas com arduino/raspberry por exemplo, o meu curso não eh a melhor opção. Se vc quer aprender desenvolvimento web, e integrar isso futuramente com alguma outra coisa (o próprio arduino/rasp) ai vai ser perfeito.
A questão não eh a área que atua e sim o que vc quer construir.
Se vc tiver um aplicação em mente me fala que aí eu consigo te responder melhor se atende, se ajuda ou se não tem a ver.
Vale apena aprender React Native ou Flutter?
Professor seu eu criar meu próprio framework confiável da certo?
👍👍👍
Aprender o básico de javascript e ir para um framework.
Valeu pelo vídeo me ajudou bastante
Você utiliza livros em seus estudos?
Parabéns pelas dicas do vídeo!
Um abraço! 🖖
Não.... eh pouco prático. Não tem ctrl + f
e um bom pensamento, mas linguagem como javascript se tornou inviavel usar ele puro, ja outras por exemplo php pode levar sozinho, mas outro exemplo tambem o c#, no maximo usar alguns componentes com o falecido jquery
Falecido? Tem empresa iniciando projetos hj com jQuery. E ok... Não existe jeito certo, apenas uns menos errados.kkkk
muito bom cara!!!!! bom mesmo
Valeu Igor.
Então pro JS deve utilizar os frameworks reactjs e angular? HTML tem algum framework?
Tem o bootstrap, ele citou no vídeo
Vídeo perfeito!
Muito bom!
Estou nesse momento para estudar angular.
esse curso e cobrado no cartão o valor recorrente mensal ou e descontado o valor total do curso?
muito interessante obrigado