Dr. André foi cooptado pela Opus Dei no molde que eles usam mesmo: um membro chama um amigo, e leva num "centro cultural" falando que é só uma reunião aleatória, mas é uma atividade da obra mesmo. Prof. Daniel já fez uma live com um ex-membro, mas faltou falar sobre um aspecto MUITO importante, que é a política: a Opus Dei vê o mundo de um modo clássico espanhol, que é a divisão entre quem manda e quem obedece. Em outras palavras, o corporativismo e a proposição de uma sociedade orgânica, contrária à ideia de classes sociais. Assim, fica mais simples entender porque eles são contra o progressismo e qualquer visão mais reformista na religião. A visão deles sobre a religião é a visão sobre a sociedade. Tanto que todos os centros da Opus Dei são em bairros de elite, voltados pra membros da elite (não só intelectual, mas financeira e social mesmo!).
Obrigada por esse relevante esclarecimento Laurinha. Nos tempos atuais a religião evangélica, mais precisamente os neo pentecostais, estão colocando em ação a teologia do domínio, e o cerco passa por todas as áreas da sociedade, e é na política que ele se fecha, colocando a vida dos mais desprovidos em constante perigo. Mas como você relata, dá para ver que várias religiões, ainda que em menor escala e ritmo, fazem o mesmo, como é o caso da Opus Dei. Por isso que é tão importante esse trabalho do Daniel. O perigo não é ser religioso. O perigo é deixar que a religião domine a mente e o coração, fazendo a pessoa ser e agir como o sistema religioso quer. A pessoa vira o objeto que serve aos interesses político, social e financeiro dos comandantes dos centros religiosos.
O processo do André, meu colega de profissão, foi parecido com o meu. Por muito tempo participei da igreja, na faculdade de farmácia comecei a questionar algumas coisas e, mais tarde, o conservadorismo da Opus Dei foi o pontapé para ver que aquilo não fazia sentido. Depois de questionar a religião, comecei questionar a ideia de Deus e Carl Sagan jogou a pá de cal rs
Eu já fui umbandista e lia muito sobre o espiritismo. Mas vi muita coisa que era mais a cabeça das pessoas do que propriamente algo sobrenatural. E, ao longo do tempo, dado meu interesse por história, comecei a questionar onde estavam os espíritos, os anjos ou mesmo Deus, em momentos de atrocidades como por exemplo o extermínio de nativos nas Américas. Sendo assim, fui perdendo a minha fé ao longo do tempo.
Quando eu era criança acontecia o mesmo comigo. Minha avó falava que a gente teria uma vida eterna no céu e isso me dava uma angústia muito grande. Eu pensava no pra sempre e chorava angustiado.
Cara! É a primeira vez que eu vejo alguém tocar no ônus da prova da existência de Deus. Sempre falo isso na minha vida, eu formulei por mim mesma. Normalmente a pessoa sabe que eu sou ateia, e ei proponho o oposto ao meu interlocutor: EU vou postular a existência de um ente, por exemplo, digo que existem sereias, e te dizer que VOCÊ tem obrigação de provar que não existem.
Eu comecei a questionar a minha fé religiosa ao ficar angustiado com essa idéia de "vida eterna", de infinito. Na epoca era adventista do 7° dia, e pensei: faz sentido eu me angustiar com isso se pode nem ser verdade ? Achava que só eu tive uma sensação assim, rsrs. Feliz em descobrir que o Dr. André tbm passou por isso.
Falando sobre a angústia da infinitude o filme 0 homem bicentenário retrata exatamente esse tema, onde a mulher do protagonista ( Robin Willians) tem essa angústia e questiona essa infinitude.
Como cristãos entendemos sim: tem uma linha que liga toda a história da redenção do homem. E vida eterna era o propósito inicial de Deus. Ele nos devolverá quando estabelecer o mundo novo (nossa esperança)
Não tem. Tanto que cada grupo cristão fala uma coisa. E é engraçado um Deus que poderia dar esse paraíso agora mas prefere milhões de anos de tortura 😅
Acho legal este bate papo descontraído sobre a existência ou não de Deus, sobre como todas as construções e desconstruções vai ocorrendo ao longo da vida. "Somos como um Rio que flui, onde as águas não são as mesmas no dia seguinte".
Iniciei meu ateísmo logo cedo, na pré adolescência durante a catequese. Posso agradecer à minha catequista por me fazer questionar tudo que ela dizia, haha. No mais, o tempo foi amadurecendo meu pensamento, e a formação científica só consolidou isso tudo. Abraços aos dois!
Nunca existiu uma sociedade ateísta. O homem natural intui que existe um criador, basta observar e refletir a perfeição do efeito que não existe sem causa. Os mitos são formas de contar verdades profundas e transcedentais e a Bíblica traz todos os estilos literários existentes, também, por isso é um livro civilizatório/ fundacional e base de toda a literatura conhecida. Quem nunca leu um clássico ou desconhece o básico do próprio idioma e literatura não será capaz de entender o que há nesse livro. O problema do brasileiro médio é não ser capaz de raciocinar por conta própria, fora da literalidade e do âmbito imediato e material.
@@getthekool1758 Nenhum ser humano intui que existe um criador. Isso é falácia. . Eles são doutrinados. Se um ser humano viver 100 anos sem doutrinação religiosa ele jamais vai intuir.
@@getthekool1758Os pirahã eram ateus. E a população mundial hoje, dado seu tamanho e complexidade, comporta uma série de "mini sociedades", dentre elas várias ateias (parte da população da Suecia, por ex). O homem natural intuiu também uma série de equivocos - diversos conceitos centrais da física e matemática são contraintuitivos, por isso levaram milênios pra aparecer e surgiram em poucos lugares. Há uma vastidão gigantesca de mitos no globo e de várias épocas. Do vô da Bíblia, Gilgamesh, ao Vedas hindu com 8k anos de história e a extensa tradição oral andina pré hispanica. O ocidente ter sido influenciado pela Bíblia não atesta em nada sua veracidade, conta apenas uma histórica politica e cultural. Na outra metade do mundo são outros mitos e livros wue embasam os valores.
@@stefanisilva2493 Não se sabe, ao certo. Pelo que consta sobre esse grupo, e apesar de não possuírem uma línguagem mais complexa, eles acreditavam na transcendência da vida após a morte e num mundo metafísico, o que consta em desenhos primitivos encontrados. Não se encontraram mitos fundacionais, pode ser que seja devido ao desconhecimento do conceito de passado e à ausência de uma literatura escrita ou oral, e já que eles só reconheciam a existência das duas gerações anteriores e não sabíam contar. Suecos, muitos se dizem ateus, mas eles conservam valores cristãos e os praticam na vida diária. Boa parte se declara ateu pela propaganda anticristã que vende a todos padres como estupradores em série, enquanto que, a porcentagem de abusos dentro da Igreja é dezenas de vezes inferior ao que acontece no âmbito familiar, pois na grande maioria dos casos os abusos sexuais a menores ocorrem dentro de casa, por pais, padrastos, tios, avôs e primos... Os opinologistas preferem romantizar culturas inferiores, e exaltar o desconhecido como algo superior, desprezar o que possui alto valor civilizatório pelo viés ideológico ao qual estão atados. Mahomé, por exemplo, era adepto de sexo com crianças, várias mulheres, uma atrás da outra e sem se lavar... era analfabeto, desonesto, se dedicava a assaltar caravanas de viajantes e dava instruções de higiene que, de serem seguidas, poderíam levar à morte, como a de se "purificar" em um poço de água estancada, cheio de cadáveres de cães, trapos menstruais e dejetos, por acreditar que a água não se torna impura mesmo em contato com contaminantes. Sem contar que é uma religião que fomenta a desigualdade entres sexos e atribui ao homem um valor superior ao da mulher, além de justificar as invasões e a escravidão, que foi abolida pelo cristianismo e a contragosto dos reis e traficantes africanos, maçons e protestantes que lucravam com o tráfico e a exploração de escravos. Há quem ressalte esse personagem como um enviado divino e atribua um alto valor civilizatório à sua invenção, sem ler nada sobre o assunto. Quem despreza o cristianismo é por nunca haver estudado a fundo, nem sequer as demais religiões para poder comparar o valor e as aportações positivas ou negativas de cada uma delas ao mundo.
Não há deuses, vida eterna, paraíso, espíritos, poderes místicos ou seres imateriais. A humanidade cria estas ideias para explicar de maneira confortável o que não sabe.
Acho que perceber que Deus não existe e que a bíblia é um livro mitológico me deixou em "angústia existencial" também. Mais um tema pra tratar na terapia.
Eu renuncio toda intelectualidade do mundo, não troco minha fé, meu amor por Jesus por nada do mundo. O lugar de Deus no coração do homem nada preenche.
😳😬medo de viver eternamente , medo de não existir mais...é a filosofia trás ou joga luz milhares de situações ou kissa todas coisas, mas pelo jeito temos que tomar cuidado com o que pensamos!" É como dizem tudo dimais é sobra "
Tenho é pena de quem nunca sentiu de verdade Deus na alma, quem sente sabe quem é uma sensação melhor que comida, orgasmo, se embriagar e do que tudo isso junto. Pena.
Ótima conversa. Fiquei pensando aqui que é preciso ser prudente no que se chama de método científico. Senti na conversa uma certa indiscriminação entre o método na ciência natural e na ciência social ou humana. Deus não é uma manifestação ou fenômeno empírico. Deus é um fenômeno sócio-cultural. Na ciência social não tem importância isso da existência de Deus como um ser. Importa realmente Deus como fenômeno na cultura que rebate de forma relevante na vida social e política. É indiferente a questão da existência de Deus (nem é um problema porque Deus de fato não se manifesta realmente, de forma a ser objeto da busca de evidências. Como tal, um ser, não é objeto da ciência). O que interessa é a presença da crença em deus na organização da vida.
Hoje em dia tem pessoas que são credenciadas só por dizer que é de uma certa religião chega ser patético, e eu tenho religião mas isso não credencia ninguém da minha religião a ser uma pessoa ética ou profissional
Acho lindo o conceito de eternidade, acho que só quem não experimentou Deus na alma que teme isso. Eu quero existir pra sempre, e alma é diferente do corpo humano, ela não se cansa.
Deve ser bom viver nessa ilusão e menos sofrido , mas na real isso e tolice , estamos vivos porque temos um coração vivo e um cérebro ativo , quando eles pararem vc ,eu acabamos naquele momento deixamos de existir pra sempre , essa é a real
O cara era tão mais tão católico, que buscou tudo quanto é livro filosófico, mas não se preocupou em ler a suma teológica de S. Tomás, e para fechar o catolicismo ele frequentou reuniões do Opus Dei sem ter o conhecimento que era o Opus Dei. Ah tá, entendi
Desculpem lá, parece haver um equivoco. A humanidade é que tem esse fetiche pela IMORTALIDADE. Sim, porque a VIDA ETERNA É uma proposta do evangelho, o que é TOTALMENTE diferente ja que é uma qualidade de vida. Mas quem é da farmacologia e aventurar-se na filosofia.... complicado
Excelente entrevista e diálogo muito rico e enriquecedor. Só está faltando em seu canal alguém com uma visão teológica de mundo muito mais profunda, que leve em consideração o destino da humanidade ao longo do tempo e seu futuro científico inevitável, em que o ser humano atingirá uma condição de existência divina. Se somos realmente obrigados a acreditar em alguma coisa que nos ultrapassa, por força do mistério que ronda nossa atual insignificância, que seja no poder da ciência como instrumento capaz de confirmar uma nova visão de teologia, aquela em que experimentaremos todas as singularidades que vierem, pois serão resultados de nossa eterna busca científica por transcendência. Por mais que meus comentários estejam limitados àqueles que já conseguem enxergar a natureza de nossa evolução no futuro, eu não me cansarei de espalhar a Singularidade Científica e Teológica como boa nova, pois indiretamente eu já estou vivendo nesse amanhã, uma vez que minha consciência e meu espírito já o compreenderam. No artigo que estou produzindo, intitulado A Espiritualidade do Tempo - A Singularidade Científica e Teológica do Amanhã, minha conclusão deve ficar mais clara. Quanto ao Dr. André, ele chegou até uma parte de sua jornada. Agora precisa decidir entre seguir adiante, enxergando o futuro, tudo aquilo que o amanhã lhe reserva, ou ficar parado, olhando para trás. O mal do ateísta ou agnóstico é permanecer preso a uma visão de mundo e de realidade que não existe mais. O destino da humanidade é cientificamente teológico.
3 месяца назад
Não sei o que me reserva o futuro, mas sei que no passado alguém sofreu por mim. Ele não foi um mártir apenas, Ele ultrapassou a ciência e o limite da realidade, esses ou todos que o rejeita não o faz por ignorância apenas, se engana para desenvolver o espírito da ingratidão e a não apenas, também promove o espírito daquele outro, inveja...
Eu duvido que este comentário seja publicado, pois é resultado de uma conclusão infinitamente maior e mais profunda do que aquela que escrevi antes. Aliás, centenas de meus posicionamentos deixaram de ser aceitos em vários lugares, porque ferem o estado de alienação, ignorância e inconsciência das pessoas. A insistência com que a humanidade se agarrou a mentiras, incoerências, falsas crenças, hipocrisias, inquisições, degredos, torturas, controles e manipulações mentais e psicológicas de toda natureza fez com que deixasse de lado e perdesse seu melhor poder de todos por milênios, a ciência. 170 bilhões de pessoas passaram pela Terra ao longo desse tempo em vão, vivendo uma existência mundana, mesquinha e medíocre, sem deixar um legado significativo que pudesse fazer sua vida transcender o anonimato e a indigência. Todo o sofrimento do ser humano por séculos foi consequência direta dessa visão de mundo atrasada e ultrapassada, que só fez aumentar ainda mais sua dor, tristeza e angústia, por não conseguir superar sua mentalidade de uma espécie que optou pela fraqueza, pela limitação e pelo fim degradante por escolha própria. Falta à nossa civilização compreender de uma vez por todas o tempo como a verdadeira natureza da divindade que tão burramente cultivamos e esperamos encontrar em outro lugar. É o tempo o verdadeiro Senhor de todas as coisas. É ele quem ensina, esclarece, ilumina e torno lúcido todos os saberes. É ele quem diz e determina quem vive e quem morre, se cada ser humano vai viver no máximo até os 22 anos no século I, com raras exceções, ou se a humanidade em sua maioria vai ultrapassar os 60 anos de idade no século XXI. Se apesar de todo o conhecimento e sabedoria que foram registrados até hoje e disponibilizados, exceto aqueles que em grande parte estão escondidos em bibliotecas fechadas, trancadas e proibidas de entrar, se apesar disso, de todo esse conhecimento e sabedoria disponibilizados as pessoas preferem o inferno da alienação, da ignorância e da inconsciência, deixe que vivam e morram como escolheram, pois sua escolha é baseada no princípio da liberdade que lhes garante o direito de serem tolas e idiotas. O problema é que todos nós sofremos o destino que não queremos por força dessa alienação, ignorância e inconsciência coletiva. Por isso que Sartre tão brilhantemente afirmou que o inferno são os outros. Mesmo que estudemos, pesquisemos e desvendemos cientificamente vários mistérios do Universo, nosso destino continuará sendo limitado pela miséria e pobreza de espírito da grande maioria. Até que a humanidade desperte para a ciência como uma entidade unida e única, a consciência e a compreensão científicas serão um paraíso pessoal para poucos.
@@andrebraga_o_arquiliterário cara, coloca isso na tua cabeça: vc não está sendo censurado. Só não está apresentando qualquer evidência para suas "hipóteses". (E não, vou falar mais uma vez, "olhar ao redor" não é evidência).
@@RafaelValeira Você está sendo tão vago, superficial e indiferente, que sua atitude por si só já demonstra sua total incompreensão sobre meu comentário. Aponte quais argumentos no meu texto estão ausentes de evidências. Seja honesto intelectualmente e pare de fazer papel de bobo. Se não consegue, ao menos tente elevar o nível da discussão.
@@andrebraga_o_arquiliterário Claro: "Aliás, centenas de meus posicionamentos deixaram de ser aceitos em vários lugares, porque ferem o estado de alienação, ignorância e inconsciência das pessoas" Carece de fontes. "A insistência com que a humanidade se agarrou a mentiras, incoerências, falsas crenças, hipocrisias, inquisições, degredos, torturas, controles e manipulações mentais e psicológicas de toda natureza fez com que deixasse de lado e perdesse seu melhor poder de todos por milênios, a ciência" Carece de fontes. "170 bilhões de pessoas passaram pela Terra ao longo desse tempo em vão, vivendo uma existência mundana, mesquinha e medíocre, sem deixar um legado significativo que pudesse fazer sua vida transcender o anonimato e a indigência." Carece de fontes. Sem falar que chamar existência de outros de "mundana, mesquinha e medíocre" é, como vc mesmo disse, vago. "Todo o sofrimento do ser humano por séculos foi consequência direta dessa visão de mundo atrasada e ultrapassada, que só fez aumentar ainda mais sua dor, tristeza e angústia, por não conseguir superar sua mentalidade de uma espécie que optou pela fraqueza, pela limitação e pelo fim degradante por escolha própria." Carece de (várias) fontes! Vc só está metralhando afirmações. "É ele quem ensina, esclarece, ilumina e torno lúcido todos os saberes." "Tempo" não ensina nada, nem tem consciência para tal. Se vc estiver usando de forma metaforica então estará, de novo como vc disse, sendo vago. "É ele quem diz e determina quem vive e quem morre, se cada ser humano vai viver no máximo até os 22 anos no século I, com raras exceções, ou se a humanidade em sua maioria vai ultrapassar os 60 anos de idade no século XXI." Não, não é o tempo que dita isso. É o avanço do conhecimento. "Se apesar de todo o conhecimento e sabedoria que foram registrados até hoje e disponibilizados, (...) as pessoas preferem o inferno da alienação, da ignorância e da inconsciência, deixe que vivam e morram como escolheram, pois sua escolha é baseada no princípio da liberdade que lhes garante o direito de serem tolas e idiotas." Isso não diz absolutamente nada. É só uma conjectura que tem valor nulo. "O problema é que todos nós sofremos o destino que não queremos por força dessa alienação, ignorância e inconsciência coletiva." Quanto a isso posso concordar, apesar de estar muito simplificado e enviesado. Não são somente essas coisas que traçam o nosso "destino". Me parece um pensamento mto simplista, apenas para tentar se colocar como "superior" diante dessa "corja que existe por aí".
Ateus são sempre muito engraçados. Se a bíblia não é verdade, logo Deus não existe. Como se essa fosse a única forma e explicação do supremo. A vocês que gostam do Dawnkings, leiam o que ele falou sobre o Vedanta.
Com relação a sexualidade, independente da religião, acho que as pessoas que são homossexual acabam não tendo a possibilidade de constituir família naturalmente uma vez que para gerar uma criança é necessário um homem e uma mulher. Além disso, tudo o que acontece no corpo de homens e mulheres relativo ao desejo sexual, acontece para adequar ao corpo do sexo oposto devido a reprodução. Agora é claro que as pessoas podem e são homossexual assim como podem ser qualquer outra coisa na vida, porém dizer que isso é o certo ou o ideal já é outra história.
Ninguém exerce a própria sexualidade por ser o "certo ou o ideal". A sexualidade é algo inerente à natureza humana, só isso. Nem os mais fundamentalistas fazem sexo EXCLUSIVAMENTE p/ procriar. (Só os hipócritas afirmariam isso.)
Constitui sim. Os homossexuais podem adotar. Vai num psicólogo para resolver essa sua angústia por causa da vida sexual da vida alheia. Deve ser um tormento para você, coitada.
"acho que as pessoas que são homossexual naturalmente acabam não tendo a possibilidade de constituir família uma vez que para gerar uma criança é necessário um homem e uma mulher." Mesmo levando em conta que vc quer dizer como "formar família" seja ter filhos, isso tb não seria verdade. Primeiro que eu e minha esposa não temos filhos, e nem por isso não deixamos de formar uma família. Segundo que pessoas podem adotar, então podem ter filhos, mesmo se não for possível biologicamente de tê-los. "porém dizer que isso é o certo ou o ideal já é outra história." Pelo amor do teu deus, quem diz isso? O que eles querem é que seja encarado como normal, e não que seja "o" certo ou ideal ser homossexual.
Isaías 46: 9 Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim. 10 Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade.
Não afasta , não.As raízes ficam.Minha filha é Dra em Física, casada com muçulmano e nunca deixou a Igreja Católica.Gosto do Sr dos Anéis e nunca deixou a igreja Católica.So q ela gosta do Rito Grego Melquita Católica.
Mas ele não está dizendo que ler Tolkien leva a deixar a igreja. Pelo contrário, ele indica que as discussões são sobre paralelos das obras de Tolkien com o catolicismo (ainda mais quando colocam o C.S. Lewis junto). A saída dele da igreja foi por outra razão.
Conforto, essa zona ocorre tb com situações ruins, medo do novo, se a pessoa está numa condição já acostumada, fica difícil sair, ou até mesmo costume, eu ainda vou em casamentos mesmo sendo ateu, apenas por costume, já que para um ateu cético não faz diferença, é apenas um lugar, cerimônia.
Expor isso vc deixou a Igreja?Sou Farmacêutica Bioquímica como vc e não tem nada , uma coisa com a outra.A Igreja Católica acompanha a ciência.Vc não pensou bem.
Eu também sou farmacêutica e justamente na faculdade, estudando metologia da investigação científica, comecei a perceber que os pensamentos da igreja católica não faziam sentido do ponto de vista de evidências. Por exemplo, os milagres dos santos: alguém submeteu novamente as evidências de milagres da época às novas tecnologias para ver se realmente não tem explicação? Na época poderia não ter instrumentos/tecnologia para uma melhor investigação, mas hoje em dia, grande parte já poderia ser explicado
@@jaquelinedepaulo594 não podem ser explicados simplesmente porque não existem milagres. Os que não foram obras naturais foram mentira (maioria esmagadora)
Penso que a religião teve e tem sua funcionalidade. Antes, quando éramos "ignorantes", serviu para colocar um rumo às coisas, embora de forma arbitrária... Hoje, se não for usada por gente escrota, tem lá sua serventia. Concordo que não temos como ser tão radicais nesse assunto. Tem gente que tem fé, e é de boas. O equilíbrio é a palavra de ordem. P.S: me reconheço como agnóstica atualmente e é muito difícil perder nossa crença.
Vocês não tem como provar que estão certos, é só conjecturas, nem a ciencia prova nada, está em constante mutação. Com tanta certeza que parecemos saber muita coisa, no final, SOMOS APENAS CRIANÇAS PERDIDAS NO MEIO DE UMA GRANDE ESTRADA.
Ouvir prof Daniel não é terapia, mas pra mim é terapêutico.
A humanidade devido o medo mórbido da morte criou o mito da vida eterna num paraíso
Olha que você também não tem muita certeza que é assim.
@@joaomateusmoreiradecarvalh3592 É mais facil e obvio ele ter razao, do que ser verdade esse paraiso.
O medo e a saudade dos entes queridos.
Nossa, o André é um dos meus cientistas favoritos, e ele é muito claro nas falas, que live super legal e divertida de assistir!
Dr. André foi cooptado pela Opus Dei no molde que eles usam mesmo: um membro chama um amigo, e leva num "centro cultural" falando que é só uma reunião aleatória, mas é uma atividade da obra mesmo. Prof. Daniel já fez uma live com um ex-membro, mas faltou falar sobre um aspecto MUITO importante, que é a política: a Opus Dei vê o mundo de um modo clássico espanhol, que é a divisão entre quem manda e quem obedece. Em outras palavras, o corporativismo e a proposição de uma sociedade orgânica, contrária à ideia de classes sociais. Assim, fica mais simples entender porque eles são contra o progressismo e qualquer visão mais reformista na religião. A visão deles sobre a religião é a visão sobre a sociedade. Tanto que todos os centros da Opus Dei são em bairros de elite, voltados pra membros da elite (não só intelectual, mas financeira e social mesmo!).
Obrigada por esse relevante esclarecimento Laurinha. Nos tempos atuais a religião evangélica, mais precisamente os neo pentecostais, estão colocando em ação a teologia do domínio, e o cerco passa por todas as áreas da sociedade, e é na política que ele se fecha, colocando a vida dos mais desprovidos em constante perigo. Mas como você relata, dá para ver que várias religiões, ainda que em menor escala e ritmo, fazem o mesmo, como é o caso da Opus Dei. Por isso que é tão importante esse trabalho do Daniel. O perigo não é ser religioso. O perigo é deixar que a religião domine a mente e o coração, fazendo a pessoa ser e agir como o sistema religioso quer. A pessoa vira o objeto que serve aos interesses político, social e financeiro dos comandantes dos centros religiosos.
O processo do André, meu colega de profissão, foi parecido com o meu. Por muito tempo participei da igreja, na faculdade de farmácia comecei a questionar algumas coisas e, mais tarde, o conservadorismo da Opus Dei foi o pontapé para ver que aquilo não fazia sentido. Depois de questionar a religião, comecei questionar a ideia de Deus e Carl Sagan jogou a pá de cal rs
Eu já fui umbandista e lia muito sobre o espiritismo. Mas vi muita coisa que era mais a cabeça das pessoas do que propriamente algo sobrenatural. E, ao longo do tempo, dado meu interesse por história, comecei a questionar onde estavam os espíritos, os anjos ou mesmo Deus, em momentos de atrocidades como por exemplo o extermínio de nativos nas Américas. Sendo assim, fui perdendo a minha fé ao longo do tempo.
Quando eu era criança acontecia o mesmo comigo. Minha avó falava que a gente teria uma vida eterna no céu e isso me dava uma angústia muito grande. Eu pensava no pra sempre e chorava angustiado.
Que coisinha mais fofa! Parabéns pelo convidado.
Verdade, muito querido espontâneo simpático....fofo 😊
@@angelamariadefreitas6946, não era bem isso que eu quis dizer, mas segue o baile. :D
😂@@SuperShinkazu
😂😂😂 fofo, lindo e maravilhoso 😅😅
@@SuperShinkazu🔥🍩
Cara! É a primeira vez que eu vejo alguém tocar no ônus da prova da existência de Deus. Sempre falo isso na minha vida, eu formulei por mim mesma. Normalmente a pessoa sabe que eu sou ateia, e ei proponho o oposto ao meu interlocutor: EU vou postular a existência de um ente, por exemplo, digo que existem sereias, e te dizer que VOCÊ tem obrigação de provar que não existem.
Eu comecei a questionar a minha fé religiosa ao ficar angustiado com essa idéia de "vida eterna", de infinito. Na epoca era adventista do 7° dia, e pensei: faz sentido eu me angustiar com isso se pode nem ser verdade ? Achava que só eu tive uma sensação assim, rsrs. Feliz em descobrir que o Dr. André tbm passou por isso.
Também fui adventista por 20 anos, ainda vivo este dilema, estou me desconstruindo aos poucos.
Imagina, ficar nesse bate e volta? Isso me aterroriza 😮
@@lucianajordon4988como assim ? Reencarnação?
Também fui adventista. Pra mim foi libertador me descobrir atéia rsrsrs
@@claricemanghidossantos9977 ainda estou nesse processo
A BÍBLIA É A MAIOR PROVA QUE DEUS NÃO EXISTE.
Exatamente.
@@MariaConceição-n8l O big bang é a maior prova que Deus existe
Parabéns, André!
Que conversa fluida…
Muito bom!
👏🏼👏🏼👏🏼
Excelente ❤
Dois lindos, literalmente
Sigo o Bacchi e também o Daniel. PBE e finitude.
Falando sobre a angústia da infinitude o filme 0 homem bicentenário retrata exatamente esse tema, onde a mulher do protagonista ( Robin Willians) tem essa angústia e questiona essa infinitude.
Opaaa, vou assistir
Professor Daniel seu querido simpático convidado professor André que bate papo gostoso , 😊💋❤❤
Na 5 série minha mãe comentou com um primo que eu iria estudar (na 7 veio a ser meu professor)…Ele disse “iiii vai virar atéia”… Profetizou 😊
Papo muito bom❤
Como cristãos entendemos sim: tem uma linha que liga toda a história da redenção do homem. E vida eterna era o propósito inicial de Deus. Ele nos devolverá quando estabelecer o mundo novo (nossa esperança)
@@Thy1502 ?
Não tem. Tanto que cada grupo cristão fala uma coisa. E é engraçado um Deus que poderia dar esse paraíso agora mas prefere milhões de anos de tortura 😅
Acho legal este bate papo descontraído sobre a existência ou não de Deus, sobre como todas as construções e desconstruções vai ocorrendo ao longo da vida.
"Somos como um Rio que flui, onde as águas não são as mesmas no dia seguinte".
Muito bom!
Que saudade do testemunho cético! Só não entendi porque esse vídeo não foi incluído na série!
Iniciei meu ateísmo logo cedo, na pré adolescência durante a catequese. Posso agradecer à minha catequista por me fazer questionar tudo que ela dizia, haha. No mais, o tempo foi amadurecendo meu pensamento, e a formação científica só consolidou isso tudo.
Abraços aos dois!
Nos vemos no inferno. Leve pizza.
Massa, mano!
Boaaaa, aproveitar a vida sem essas correntes imaginária é bem melhor!
Eu tb. E já tenho 70.
👏👏👏👏
Para chegar ao ateísmo,basta ,pensar, questionar e não ter medo. Pq à bíblia é uma completa fábula/ mitologia.
Exatamente.
Nunca existiu uma sociedade ateísta. O homem natural intui que existe um criador, basta observar e refletir a perfeição do efeito que não existe sem causa. Os mitos são formas de contar verdades profundas e transcedentais e a Bíblica traz todos os estilos literários existentes, também, por isso é um livro civilizatório/ fundacional e base de toda a literatura conhecida. Quem nunca leu um clássico ou desconhece o básico do próprio idioma e literatura não será capaz de entender o que há nesse livro. O problema do brasileiro médio é não ser capaz de raciocinar por conta própria, fora da literalidade e do âmbito imediato e material.
@@getthekool1758 Nenhum ser humano intui que existe um criador. Isso é falácia. . Eles são doutrinados. Se um ser humano viver 100 anos sem doutrinação religiosa ele jamais vai intuir.
@@getthekool1758Os pirahã eram ateus. E a população mundial hoje, dado seu tamanho e complexidade, comporta uma série de "mini sociedades", dentre elas várias ateias (parte da população da Suecia, por ex).
O homem natural intuiu também uma série de equivocos - diversos conceitos centrais da física e matemática são contraintuitivos, por isso levaram milênios pra aparecer e surgiram em poucos lugares.
Há uma vastidão gigantesca de mitos no globo e de várias épocas. Do vô da Bíblia, Gilgamesh, ao Vedas hindu com 8k anos de história e a extensa tradição oral andina pré hispanica. O ocidente ter sido influenciado pela Bíblia não atesta em nada sua veracidade, conta apenas uma histórica politica e cultural.
Na outra metade do mundo são outros mitos e livros wue embasam os valores.
@@stefanisilva2493 Não se sabe, ao certo. Pelo que consta sobre esse grupo, e apesar de não possuírem uma línguagem mais complexa, eles acreditavam na transcendência da vida após a morte e num mundo metafísico, o que consta em desenhos primitivos encontrados. Não se encontraram mitos fundacionais, pode ser que seja devido ao desconhecimento do conceito de passado e à ausência de uma literatura escrita ou oral, e já que eles só reconheciam a existência das duas gerações anteriores e não sabíam contar.
Suecos, muitos se dizem ateus, mas eles conservam valores cristãos e os praticam na vida diária. Boa parte se declara ateu pela propaganda anticristã que vende a todos padres como estupradores em série, enquanto que, a porcentagem de abusos dentro da Igreja é dezenas de vezes inferior ao que acontece no âmbito familiar, pois na grande maioria dos casos os abusos sexuais a menores ocorrem dentro de casa, por pais, padrastos, tios, avôs e primos...
Os opinologistas preferem romantizar culturas inferiores, e exaltar o desconhecido como algo superior, desprezar o que possui alto valor civilizatório pelo viés ideológico ao qual estão atados.
Mahomé, por exemplo, era adepto de sexo com crianças, várias mulheres, uma atrás da outra e sem se lavar... era analfabeto, desonesto, se dedicava a assaltar caravanas de viajantes e dava instruções de higiene que, de serem seguidas, poderíam levar à morte, como a de se "purificar" em um poço de água estancada, cheio de cadáveres de cães, trapos menstruais e dejetos, por acreditar que a água não se torna impura mesmo em contato com contaminantes.
Sem contar que é uma religião que fomenta a desigualdade entres sexos e atribui ao homem um valor superior ao da mulher, além de justificar as invasões e a escravidão, que foi abolida pelo cristianismo e a contragosto dos reis e traficantes africanos, maçons e protestantes que lucravam com o tráfico e a exploração de escravos. Há quem ressalte esse personagem como um enviado divino e atribua um alto valor civilizatório à sua invenção, sem ler nada sobre o assunto.
Quem despreza o cristianismo é por nunca haver estudado a fundo, nem sequer as demais religiões para poder comparar o valor e as aportações positivas ou negativas de cada uma delas ao mundo.
Gostaria de ver os professores Daniel Gontijo e Fábio Sabino numa mesma live.
Não há deuses, vida eterna, paraíso, espíritos, poderes místicos ou seres imateriais. A humanidade cria estas ideias para explicar de maneira confortável o que não sabe.
Acho que perceber que Deus não existe e que a bíblia é um livro mitológico me deixou em "angústia existencial" também. Mais um tema pra tratar na terapia.
Como a crença num Deus mitigava essa angustia?
Eu renuncio toda intelectualidade do mundo, não troco minha fé, meu amor por Jesus por nada do mundo. O lugar de Deus no coração do homem nada preenche.
Acho q o prof Daniel, mesmo não compartilhando de sua crença, acolhe a todas as crenças q fazem bem À nossa existência
Isso até passar mal e precisar dos produtos do intelecto. Aí não vai rezar, vai pegar o taxi bonitinha pro pronto socorro
Já leu Todos os caminhos levam a Roma.?
café sem fé é só... ca :)
Não existe sobrenatural tudo é natural o que existe é fora do comum.
😳😬medo de viver eternamente , medo de não existir mais...é a filosofia trás ou joga luz milhares de situações ou kissa todas coisas, mas pelo jeito temos que tomar cuidado com o que pensamos!" É como dizem tudo dimais é sobra "
EXCELENTE!!! 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
💋💋💋💋💋💋💋💋💋💋💋💋💋💋💋 👉🏾 ❤️
Vou abrir um restaurante escrito café sem fé lá no Vaticano
Tenho é pena de quem nunca sentiu de verdade Deus na alma, quem sente sabe quem é uma sensação melhor que comida, orgasmo, se embriagar e do que tudo isso junto. Pena.
Ótima conversa. Fiquei pensando aqui que é preciso ser prudente no que se chama de método científico. Senti na conversa uma certa indiscriminação entre o método na ciência natural e na ciência social ou humana. Deus não é uma manifestação ou fenômeno empírico. Deus é um fenômeno sócio-cultural. Na ciência social não tem importância isso da existência de Deus como um ser. Importa realmente Deus como fenômeno na cultura que rebate de forma relevante na vida social e política. É indiferente a questão da existência de Deus (nem é um problema porque Deus de fato não se manifesta realmente, de forma a ser objeto da busca de evidências. Como tal, um ser, não é objeto da ciência). O que interessa é a presença da crença em deus na organização da vida.
Hoje em dia tem pessoas que são credenciadas só por dizer que é de uma certa religião chega ser patético, e eu tenho religião mas isso não credencia ninguém da minha religião a ser uma pessoa ética ou profissional
Acho lindo o conceito de eternidade, acho que só quem não experimentou Deus na alma que teme isso. Eu quero existir pra sempre, e alma é diferente do corpo humano, ela não se cansa.
?
Deve ser bom viver nessa ilusão e menos sofrido , mas na real isso e tolice , estamos vivos porque temos um coração vivo e um cérebro ativo , quando eles pararem vc ,eu acabamos naquele momento deixamos de existir pra sempre , essa é a real
@@fabianamiloni7201 kkkkk eu acho lindo o CONCEITO, eu não sei se alma existe mas espero que sim.
Este assunto já encheu. Bay bay
que isaudade desse pão de queijo raiz
O cara era tão mais tão católico, que buscou tudo quanto é livro filosófico, mas não se preocupou em ler a suma teológica de S. Tomás, e para fechar o catolicismo ele frequentou reuniões do Opus Dei sem ter o conhecimento que era o Opus Dei. Ah tá, entendi
É só dormir por anos. 😂😂
As pessoas mas , nunca atingirão a Luz. Este é o castigo pela maldade.
Só mente vazia pra largar a fé por causa de faculdade.
Desculpem lá, parece haver um equivoco. A humanidade é que tem esse fetiche pela IMORTALIDADE. Sim, porque a VIDA ETERNA É uma proposta do evangelho, o que é TOTALMENTE diferente ja que é uma qualidade de vida. Mas quem é da farmacologia e aventurar-se na filosofia.... complicado
Excelente entrevista e diálogo muito rico e enriquecedor. Só está faltando em seu canal alguém com uma visão teológica de mundo muito mais profunda, que leve em consideração o destino da humanidade ao longo do tempo e seu futuro científico inevitável, em que o ser humano atingirá uma condição de existência divina. Se somos realmente obrigados a acreditar em alguma coisa que nos ultrapassa, por força do mistério que ronda nossa atual insignificância, que seja no poder da ciência como instrumento capaz de confirmar uma nova visão de teologia, aquela em que experimentaremos todas as singularidades que vierem, pois serão resultados de nossa eterna busca científica por transcendência. Por mais que meus comentários estejam limitados àqueles que já conseguem enxergar a natureza de nossa evolução no futuro, eu não me cansarei de espalhar a Singularidade Científica e Teológica como boa nova, pois indiretamente eu já estou vivendo nesse amanhã, uma vez que minha consciência e meu espírito já o compreenderam. No artigo que estou produzindo, intitulado A Espiritualidade do Tempo - A Singularidade Científica e Teológica do Amanhã, minha conclusão deve ficar mais clara. Quanto ao Dr. André, ele chegou até uma parte de sua jornada. Agora precisa decidir entre seguir adiante, enxergando o futuro, tudo aquilo que o amanhã lhe reserva, ou ficar parado, olhando para trás. O mal do ateísta ou agnóstico é permanecer preso a uma visão de mundo e de realidade que não existe mais. O destino da humanidade é cientificamente teológico.
Não sei o que me reserva o futuro, mas sei que no passado alguém sofreu por mim. Ele não foi um mártir apenas, Ele ultrapassou a ciência e o limite da realidade, esses ou todos que o rejeita não o faz por ignorância apenas, se engana para desenvolver o espírito da ingratidão e a não apenas, também promove o espírito daquele outro, inveja...
Eu duvido que este comentário seja publicado, pois é resultado de uma conclusão infinitamente maior e mais profunda do que aquela que escrevi antes. Aliás, centenas de meus posicionamentos deixaram de ser aceitos em vários lugares, porque ferem o estado de alienação, ignorância e inconsciência das pessoas. A insistência com que a humanidade se agarrou a mentiras, incoerências, falsas crenças, hipocrisias, inquisições, degredos, torturas, controles e manipulações mentais e psicológicas de toda natureza fez com que deixasse de lado e perdesse seu melhor poder de todos por milênios, a ciência. 170 bilhões de pessoas passaram pela Terra ao longo desse tempo em vão, vivendo uma existência mundana, mesquinha e medíocre, sem deixar um legado significativo que pudesse fazer sua vida transcender o anonimato e a indigência. Todo o sofrimento do ser humano por séculos foi consequência direta dessa visão de mundo atrasada e ultrapassada, que só fez aumentar ainda mais sua dor, tristeza e angústia, por não conseguir superar sua mentalidade de uma espécie que optou pela fraqueza, pela limitação e pelo fim degradante por escolha própria. Falta à nossa civilização compreender de uma vez por todas o tempo como a verdadeira natureza da divindade que tão burramente cultivamos e esperamos encontrar em outro lugar. É o tempo o verdadeiro Senhor de todas as coisas. É ele quem ensina, esclarece, ilumina e torno lúcido todos os saberes. É ele quem diz e determina quem vive e quem morre, se cada ser humano vai viver no máximo até os 22 anos no século I, com raras exceções, ou se a humanidade em sua maioria vai ultrapassar os 60 anos de idade no século XXI. Se apesar de todo o conhecimento e sabedoria que foram registrados até hoje e disponibilizados, exceto aqueles que em grande parte estão escondidos em bibliotecas fechadas, trancadas e proibidas de entrar, se apesar disso, de todo esse conhecimento e sabedoria disponibilizados as pessoas preferem o inferno da alienação, da ignorância e da inconsciência, deixe que vivam e morram como escolheram, pois sua escolha é baseada no princípio da liberdade que lhes garante o direito de serem tolas e idiotas. O problema é que todos nós sofremos o destino que não queremos por força dessa alienação, ignorância e inconsciência coletiva. Por isso que Sartre tão brilhantemente afirmou que o inferno são os outros. Mesmo que estudemos, pesquisemos e desvendemos cientificamente vários mistérios do Universo, nosso destino continuará sendo limitado pela miséria e pobreza de espírito da grande maioria. Até que a humanidade desperte para a ciência como uma entidade unida e única, a consciência e a compreensão científicas serão um paraíso pessoal para poucos.
@@andrebraga_o_arquiliterário cara, coloca isso na tua cabeça: vc não está sendo censurado. Só não está apresentando qualquer evidência para suas "hipóteses".
(E não, vou falar mais uma vez, "olhar ao redor" não é evidência).
@@RafaelValeira Você está sendo tão vago, superficial e indiferente, que sua atitude por si só já demonstra sua total incompreensão sobre meu comentário. Aponte quais argumentos no meu texto estão ausentes de evidências. Seja honesto intelectualmente e pare de fazer papel de bobo. Se não consegue, ao menos tente elevar o nível da discussão.
@@andrebraga_o_arquiliterário Claro:
"Aliás, centenas de meus posicionamentos deixaram de ser aceitos em vários lugares, porque ferem o estado de alienação, ignorância e inconsciência das pessoas"
Carece de fontes.
"A insistência com que a humanidade se agarrou a mentiras, incoerências, falsas crenças, hipocrisias, inquisições, degredos, torturas, controles e manipulações mentais e psicológicas de toda natureza fez com que deixasse de lado e perdesse seu melhor poder de todos por milênios, a ciência"
Carece de fontes.
"170 bilhões de pessoas passaram pela Terra ao longo desse tempo em vão, vivendo uma existência mundana, mesquinha e medíocre, sem deixar um legado significativo que pudesse fazer sua vida transcender o anonimato e a indigência."
Carece de fontes. Sem falar que chamar existência de outros de "mundana, mesquinha e medíocre" é, como vc mesmo disse, vago.
"Todo o sofrimento do ser humano por séculos foi consequência direta dessa visão de mundo atrasada e ultrapassada, que só fez aumentar ainda mais sua dor, tristeza e angústia, por não conseguir superar sua mentalidade de uma espécie que optou pela fraqueza, pela limitação e pelo fim degradante por escolha própria."
Carece de (várias) fontes! Vc só está metralhando afirmações.
"É ele quem ensina, esclarece, ilumina e torno lúcido todos os saberes."
"Tempo" não ensina nada, nem tem consciência para tal. Se vc estiver usando de forma metaforica então estará, de novo como vc disse, sendo vago.
"É ele quem diz e determina quem vive e quem morre, se cada ser humano vai viver no máximo até os 22 anos no século I, com raras exceções, ou se a humanidade em sua maioria vai ultrapassar os 60 anos de idade no século XXI."
Não, não é o tempo que dita isso. É o avanço do conhecimento.
"Se apesar de todo o conhecimento e sabedoria que foram registrados até hoje e disponibilizados, (...) as pessoas preferem o inferno da alienação, da ignorância e da inconsciência, deixe que vivam e morram como escolheram, pois sua escolha é baseada no princípio da liberdade que lhes garante o direito de serem tolas e idiotas."
Isso não diz absolutamente nada. É só uma conjectura que tem valor nulo.
"O problema é que todos nós sofremos o destino que não queremos por força dessa alienação, ignorância e inconsciência coletiva."
Quanto a isso posso concordar, apesar de estar muito simplificado e enviesado. Não são somente essas coisas que traçam o nosso "destino". Me parece um pensamento mto simplista, apenas para tentar se colocar como "superior" diante dessa "corja que existe por aí".
Ateus são sempre muito engraçados. Se a bíblia não é verdade, logo Deus não existe.
Como se essa fosse a única forma e explicação do supremo.
A vocês que gostam do Dawnkings, leiam o que ele falou sobre o Vedanta.
Né, tem várias cosmovisões sobre Deus kkk
Vocês dois e o Borchart (dermato que tem canal aqui no YT tbm) parece q saíram do mesmo saco.
Com relação a sexualidade, independente da religião, acho que as pessoas que são homossexual acabam não tendo a possibilidade de constituir família naturalmente uma vez que para gerar uma criança é necessário um homem e uma mulher. Além disso, tudo o que acontece no corpo de homens e mulheres relativo ao desejo sexual, acontece para adequar ao corpo do sexo oposto devido a reprodução. Agora é claro que as pessoas podem e são homossexual assim como podem ser qualquer outra coisa na vida, porém dizer que isso é o certo ou o ideal já é outra história.
Ninguém exerce a própria sexualidade por ser o "certo ou o ideal". A sexualidade é algo inerente à natureza humana, só isso. Nem os mais fundamentalistas fazem sexo EXCLUSIVAMENTE p/ procriar. (Só os hipócritas afirmariam isso.)
Constitui sim. Os homossexuais podem adotar. Vai num psicólogo para resolver essa sua angústia por causa da vida sexual da vida alheia. Deve ser um tormento para você, coitada.
@@luciasantos1211Além disso, casais heterossexuais estéreis nunca foram proibidos de se casar (ou ter relações sexuais) - mesmo sem dar cria.
"acho que as pessoas que são homossexual naturalmente acabam não tendo a possibilidade de constituir família uma vez que para gerar uma criança é necessário um homem e uma mulher."
Mesmo levando em conta que vc quer dizer como "formar família" seja ter filhos, isso tb não seria verdade. Primeiro que eu e minha esposa não temos filhos, e nem por isso não deixamos de formar uma família. Segundo que pessoas podem adotar, então podem ter filhos, mesmo se não for possível biologicamente de tê-los.
"porém dizer que isso é o certo ou o ideal já é outra história."
Pelo amor do teu deus, quem diz isso? O que eles querem é que seja encarado como normal, e não que seja "o" certo ou ideal ser homossexual.
@@luciasantos1211 conversa com um proctologista
Eu comecei a questionar tudo e todos, por causa da LIBERDADE!
Isaías 46:
9 Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim.
10 Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade.
E isso explica o quê?
@@gabrielgomes6876 que tudo o que Deus fala,ele faz, tudo o que determina, acontece.
Virou gay e saiu da igreja , o resto é bla bla bla
Não afasta , não.As raízes ficam.Minha filha é Dra em Física, casada com muçulmano e nunca deixou a Igreja Católica.Gosto do Sr dos Anéis e nunca deixou a igreja Católica.So q ela gosta do Rito Grego Melquita Católica.
Mas ele não está dizendo que ler Tolkien leva a deixar a igreja. Pelo contrário, ele indica que as discussões são sobre paralelos das obras de Tolkien com o catolicismo (ainda mais quando colocam o C.S. Lewis junto).
A saída dele da igreja foi por outra razão.
Conforto, essa zona ocorre tb com situações ruins, medo do novo, se a pessoa está numa condição já acostumada, fica difícil sair, ou até mesmo costume, eu ainda vou em casamentos mesmo sendo ateu, apenas por costume, já que para um ateu cético não faz diferença, é apenas um lugar, cerimônia.
Expor isso vc deixou a Igreja?Sou Farmacêutica Bioquímica como vc e não tem nada , uma coisa com a outra.A Igreja Católica acompanha a ciência.Vc não pensou bem.
Hahahahah " a igreja católica acompanha a ciência" Kakakaaaka
Ele não pensou bem? Ou vc que não aceita que alguém possa sair da igreja católica?
Eu também sou farmacêutica e justamente na faculdade, estudando metologia da investigação científica, comecei a perceber que os pensamentos da igreja católica não faziam sentido do ponto de vista de evidências. Por exemplo, os milagres dos santos: alguém submeteu novamente as evidências de milagres da época às novas tecnologias para ver se realmente não tem explicação? Na época poderia não ter instrumentos/tecnologia para uma melhor investigação, mas hoje em dia, grande parte já poderia ser explicado
@@jaquelinedepaulo594 não podem ser explicados simplesmente porque não existem milagres. Os que não foram obras naturais foram mentira (maioria esmagadora)
Eu tenho uma visão mais espiritualista sobre esses assuntos
Tipo o que ?
@@Leiamabiblia01 tipo uma visão espiritualista, visão kardecista não que eu concorde com tudo, mas e a que mais eu acredito..
@@DanieleRodrigues740 mas vc tem alguma visão ?
@@Leiamabiblia01 não entendi,já falei o que penso
@@DanieleRodrigues740 vc falou visão Kardecista não a sua própria
Penso que a religião teve e tem sua funcionalidade. Antes, quando éramos "ignorantes", serviu para colocar um rumo às coisas, embora de forma arbitrária... Hoje, se não for usada por gente escrota, tem lá sua serventia. Concordo que não temos como ser tão radicais nesse assunto. Tem gente que tem fé, e é de boas. O equilíbrio é a palavra de ordem.
P.S: me reconheço como agnóstica atualmente e é muito difícil perder nossa crença.
No contexto do bule, ficou claro que esse rapaz nunca leu São Tomás de Aquino
Vocês não tem como provar que estão certos, é só conjecturas, nem a ciencia prova nada, está em constante mutação.
Com tanta certeza que parecemos saber muita coisa,
no final, SOMOS APENAS CRIANÇAS PERDIDAS NO MEIO DE UMA GRANDE ESTRADA.
Excelente ❤