Vim de Fortaleza onde há mortes como estas diariamente. Tenho diversas experiências com a violência urbana. Agora estou em Braga. Gostava de conhecê-lo e saber de alguma iniciativa como a Soberana do Ian, Gaiofato e demais companheiros.
Podes elaborar um bocadinho acerca da tua discordância com o Antonio Filipe? Achei a intervenção dele ok e achei o comunicado muito certo. Quero também saber o que pensas sobre a posição do PCP de apoio às forças policiais (não neste caso, obvio, mas no geral), que é bastante contra-corrente relativamente à esquerdas do mundo todo hoje em dia.
Miguel eu sou brasileiro e vivo em Portugal há um ano, estou acompanhando esse caso do Odair e quando tu lê os jornais tu fica abismado em como a PSP consegue ser cínica ao dizer primeiro que o Odair atacou os agentes com uma faca e depois ser desmentida pela PJ que viu as câmeras de segurança e não encontrou faca nenhuma. Mas fiquei mais abismado ainda pelos comentários dos vídeos do caso, é mesmo um esgoto digital onde as pessoas mostram seu mais profundo ódio não dito às pessoas que vêm de fora. Me lembra muito a época de pré eleição do Bolsonaro onde nos comentários de qualquer vídeo só haviam pessoas racistas, homofóbicas, etc. É triste de se ver pois eu gostei mesmo de Portugal mas nunca havia visto algo tão nojento por aqui, é triste demais mas eu sei que não posso me deixar abalar, ao menos nessa situação eu encontro um motivo pra agir politicamente devido a minha realidade aqui em Portugal, tenho de lutar pois não quero ver minha mãe levar 2 tiros da PSP e ve-los saírem impunes como o que está sendo feito por parte da PSP. Venceremos Camarada e um beijo pra ti Miguel
@@exriodonorte67 kkkkkkkk não é mesmo. Cansei de ver portugueses roubando, batendo carro e o caralho e no máximo vai uma multa aqui ou ralham com a pessoa, agora dar 2 tiros e depois dizer que ele estava com uma faca é só com negros e imigrantes q acontece msm
@@MiguelFaria96 pah, só não me ofereço também porque o meu tempo livre tem sido complicado, mesmo para cenas de ativismo reservo só exclusivamente para o PCP agora, mas tipo, os camaradas brasileiros fazem colabs para legendar vídeos. Lembro-me que havia uns que legendavam a Luna Oi
Tal como disseste, compreende-se a reação dos que perdem familiares próximos ou até mesmo amigos e essa reação não é organizada, mas sim espontânea. Isto para contrastar com o que considerarias fazer em caso de ter acontecido ctg, com certeza terias um plano para levar a cabo, como afirmaste. Esta revolta deveria trazer pessoas para o nosso campo, caso estivesse claro na cabeça das pessoas a verdadeira causa, coisa que não está. E como quem não marca, sofre golos, quem está a galvanizar apoiantes é a extrema direita. Com isto a extrema direita acaba de ganhar mais apoiantes...e não são poucos. Claro que a comunicação social é amplificador da voz da extrema direita e é o veículo para minar consciências. Agora olhemos para França. Lá também acontecem desacatos e em muito maior número do que cá e muito mais violentos. Também em França a extrema direita consegue galvanizar apoio devido a isso ou não é bem assim? Tenho a ideia que não é bem assim e vocês?
Com essas notícias, percebo que não é só no Brasil que existe o abuso policial, onde age de forma desmedida nos bairros pobres e com a população negra e com extrema cautela nos bairros ricos onde só falta dizer por favor pra se entregarem! É preocupante isso!
Tenho lido artigos sobre a extrema direita e o perigo da mesma. Mas esses comentaristas e jornalistas nunca falam do modelo economico ( neo liberalismo) que dá origem ao crescimernto da extrema direita! Parece que a extrema direita apareceu no "ar".
No meu bairro, uma comunidade religiosa decidiu, e muito bem, abrir um centro de apoio aos imigrantes. Ainda não houve stress com a bófia, mas já escutei comentários do género: "estas escandinavas que vem para aqui... andam sempre em grupo... e se reparar têm todas idade para andarem na universidade". "Ele é suecas, norueguesas...uma pessoa não se sente segura" O costume...
Vivi 20 anos num bairro social. Sei como funciona, a relação população, policia. Algumas vezes vivencie a conotação negativa da sociedade. Em relação à polícia também tive uma ou duas situaçoes menos boas.
Moro no que se chama a Linha de Sintra. Pah, nunca vi um bófia a parar um branco. Moro há quase 10 anos neste distrito (Lisboa), nunca fui parado pela polícia, e conduzo quase todos os dias. No entanto, negros que conheço, logo na primeira semana é praxe.
@@MiguelFaria96 uma vez, estava a vir de uma cena, ja passava da meia noite, tinha fome, bem...fui até ao Mac de Mte Abrãao. Chego lá e estava um alvoroço no MacDrive. A PSP estava a identificar um negro que conduzia uma scooter (não era entregador) e os funcionários (também negros) estavam a tentar fazer o seu trabalho com a polícia ali a fazer uma operação stop mesmo à entrada do drive. Eu fiquei a observar e fiz-me notar, mas sem dar qualquer tipo de "engagement". Quando bazaram fui falar com o tipo a perguntar se estava bem. Ele até se riu (porque enfim, rir para não chorar). Basicamente a PSP vinha a segui-lo há algum tempo, mas sem ligar sirenes ou mandar encostar e ele decidiu dar um desvio para o Mac. Simplesmente ele sabia que ia ser mandado encostar mais cedo ou mais tarde, então controlou onde iria ser. Meteu-se no Mac, parou a moto e esperou a abordagem da PSP num local com câmeras. O pretexto era acharem que a moto era roubada (o que é sempre treta, pois eles conseguem ver em base de dados pela matricula se está reportado como roubado ou não). Ou seja, se o tipo tivesse ido para casa, tinha apanhado no mínimo uns tabefes
Voce deve estar "pistola" como se diza lá no Brasil. O mais curioso é que oscomentaristas da direita neda falam sobre os problemas socias desses barros populares. Para eles o problema seria "segurança".
Isto é fodido porque não somos policias nem negros, não vivemos lá nem conhecemos com clareza os factos e as circunstâncias da tragédia. Tal como a malta desses bairros se queixa de violência policial, também os policias se queixam de muita merda cada vez que têm de patrulhar ou de atuar nesses bairros, nesses bairros e não só. Ora, se um gajo disser que o que a policia fez não se pode fazer é logo rotulado de ser a favor dos criminosos, e quem disser que a policia esteve bem é logo chamado de racista. Para mim, Odair nunca deveria ter fugido (se é que fugiu mesmo) e a policia nunca deveria ter atirado a matar (se é que atirou mesmo), sim, atirou mesmo porque Odair morreu.
Situações extremas levam a acções extremas. Uma pessoa foi morta de forma brutal e a polícia passou informações erróneas, a culpa ia morrer solteira. Os dois policias nem sequer tentaram fazer reanimação a vítima... Desta forma pôs -se toda a a gente a falar durante uma semana sobre a morte de uma pessoa. Infelizmente essas acções a não serem bem planeadas e sem consciência de classe resultou em um trabalhador da uber agredido e um motorista ds autocarro hospitalizado em estado grave. Também não sei até que ponto algumas dessas ações não foram "false flag" para colocar a população contra os bairros sociais..
Miguel, achas que o debate em torno do racismo na polícia a propósito desta situação e a polémica da provável privatização da RTP exemplos da esquerda a pautar debate no país? Ou pelo menos um começo?
Aqui só há duas coisas. Primeiro um bairro social onde os grupos de marginais e traficantes o dominam e organizam se contra a entrada da policia no bairro, não será a mesma coisa que policiar um bairro fino como andavam a crer comparar. Segundo, sobre o racismo, não é a policia que tem culpa de os grupos de delinquentes que há nos bairros dos arredores de lisboa serem na maioria negros.
@@brunobarreiros704 a questão é que a gente dos bairros finos deste país comete crimes de muito maior envergadura financeira do que o eventual assalto. O tráfico também existe, mas é daquelas drogas que só a alta sociedade consome em massa. Nunca vi um membro da família Espírito Santo, por exemplo, a ser brutalmente assassinado por cometer crimes que deitam abaixo um país inteiro. Quanto ao segundo ponto, a criminalidade a que te referes é sempre mais incidente em zonas pobres e com poucos acessos, independentemente da etnia. Muitos dos bairros sociais que hoje em dia se encontram nas margens da cidade resultaram de processos de extinção dos bairros de lata que existiam perto dos centros urbanos de Lisboa até ao tempo do Cavaco. As pessoas que viviam nesses bairros, ao invés de serem colocadas em lugares de melhor acessibilidade, foram encostadas para as margens da cidade. Há muitas imagens disso nos arquivos da RTP, por exemplo. Depois dizemos: "eles não se querem integrar!". Mentira, eles sempre foram empurrados para fora. É natural que depois se desenvolvam dinâmicas de criminalidade e que jovens que crescem no meio da precariedade e do crime tendam a cometê-lo. Se eu e tu crescêssemos nesse tipo de condições, poderíamos já nem estar aqui para contar a história. E isto não é tentar desresponsabilizar as pessoas pelo que fazem. É compreender que, não obstante a necessidade de responsabilização individual, há questões de contexto que te facilitam ou dificultam a vida à partida.
@MiguelFaria96 olha, eu não cresci nesses bairros dos arredores. Cresci nos velhos bairros de lisboa, Alfama, Graça e Castelo. E nessas zonas tbm sempre houve muitos bandidos, muitos drogados, até era tradicional o tipico carteirista do Elétrico 28. Eu cresci no meio disso, mas como sou de uma familia de policias e alguns militares, e tinha os meus objetivos de vida já desde pequeno, não me estavas a ver a entrar num mundo de consumo de drogas ou de delinquência de certeza. E o problema dos bairros dos arredores de lisboa nasceu por causa das populações que as cidades atrairam do campo e das ex-colonias porque não tinham onde por essas pessoas. É como agora, estão a trazer ondas de imigrantes e nem têm sitio para por todos. E sobre o Ricardo Salgado e tantos outros, sim é verdade que cometeram crimes, assim como alguns que moram em bairros finos, mas eu não estou a fajar disso. Estou a falar que a policia entra nesses bairros finos á vontade. Já em bairros como a Cova da Moura a policia mal consegue lá entrar por estarem dominados por gangs de traficantes e marginais do bairro.
fala camarada, açoes diretas sao raramente eficazes, mais nao sei se isso se classifica como açao direta pois nem sei quais grupos o fizeram - no mais queimar mobiliario publico nesse briol nao me parece mal :)
Eu sou brasileiro mas sou branco, fui abordados 3 vezes as tres porque estava com meus aamigos angolanos e um nigeriano
uma vez voltando da igreja estamos com biblias, nao ]e dizer que cristaos nao fazem merda mas era evidente de onde estavamos voltando
Isso infelizmente acontece com recorrência.
gratidão por partilhar!!!!✊🏾✊🏾✊🏾✊🏾❤❤❤❤☀️☀️☀️☀️☀️
Assunto sempre importante.
Vim de Fortaleza onde há mortes como estas diariamente. Tenho diversas experiências com a violência urbana. Agora estou em Braga. Gostava de conhecê-lo e saber de alguma iniciativa como a Soberana do Ian, Gaiofato e demais companheiros.
Podes elaborar um bocadinho acerca da tua discordância com o Antonio Filipe? Achei a intervenção dele ok e achei o comunicado muito certo.
Quero também saber o que pensas sobre a posição do PCP de apoio às forças policiais (não neste caso, obvio, mas no geral), que é bastante contra-corrente relativamente à esquerdas do mundo todo hoje em dia.
Eu vou abordar isso em vídeo :)
Parabéns pelo canal. Os vídeos estão cada vez melhores.
Miguel eu sou brasileiro e vivo em Portugal há um ano, estou acompanhando esse caso do Odair e quando tu lê os jornais tu fica abismado em como a PSP consegue ser cínica ao dizer primeiro que o Odair atacou os agentes com uma faca e depois ser desmentida pela PJ que viu as câmeras de segurança e não encontrou faca nenhuma. Mas fiquei mais abismado ainda pelos comentários dos vídeos do caso, é mesmo um esgoto digital onde as pessoas mostram seu mais profundo ódio não dito às pessoas que vêm de fora. Me lembra muito a época de pré eleição do Bolsonaro onde nos comentários de qualquer vídeo só haviam pessoas racistas, homofóbicas, etc.
É triste de se ver pois eu gostei mesmo de Portugal mas nunca havia visto algo tão nojento por aqui, é triste demais mas eu sei que não posso me deixar abalar, ao menos nessa situação eu encontro um motivo pra agir politicamente devido a minha realidade aqui em Portugal, tenho de lutar pois não quero ver minha mãe levar 2 tiros da PSP e ve-los saírem impunes como o que está sendo feito por parte da PSP. Venceremos Camarada e um beijo pra ti Miguel
Nao parou, desobedeceu a uma ordem, logo á partida a polica tem razão. Aqui em Portugal a lei é para cumprir.
@@exriodonorte67 kkkkkkkk não é mesmo. Cansei de ver portugueses roubando, batendo carro e o caralho e no máximo vai uma multa aqui ou ralham com a pessoa, agora dar 2 tiros e depois dizer que ele estava com uma faca é só com negros e imigrantes q acontece msm
Já agora, presumo que acompanhas o Hakim, ele tem um video sobre a estatística do 13/50. Podias fazer um pequeno react a isso.
Estou a considerar fazer. Teremos é que nos resignar às legendas do RUclips, que nem sempre é melhor.
@@MiguelFaria96 pah, só não me ofereço também porque o meu tempo livre tem sido complicado, mesmo para cenas de ativismo reservo só exclusivamente para o PCP agora, mas tipo, os camaradas brasileiros fazem colabs para legendar vídeos. Lembro-me que havia uns que legendavam a Luna Oi
Tal como disseste, compreende-se a reação dos que perdem familiares próximos ou até mesmo amigos e essa reação não é organizada, mas sim espontânea. Isto para contrastar com o que considerarias fazer em caso de ter acontecido ctg, com certeza terias um plano para levar a cabo, como afirmaste.
Esta revolta deveria trazer pessoas para o nosso campo, caso estivesse claro na cabeça das pessoas a verdadeira causa, coisa que não está. E como quem não marca, sofre golos, quem está a galvanizar apoiantes é a extrema direita. Com isto a extrema direita acaba de ganhar mais apoiantes...e não são poucos. Claro que a comunicação social é amplificador da voz da extrema direita e é o veículo para minar consciências.
Agora olhemos para França. Lá também acontecem desacatos e em muito maior número do que cá e muito mais violentos. Também em França a extrema direita consegue galvanizar apoio devido a isso ou não é bem assim? Tenho a ideia que não é bem assim e vocês?
Com essas notícias, percebo que não é só no Brasil que existe o abuso policial, onde age de forma desmedida nos bairros pobres e com a população negra e com extrema cautela nos bairros ricos onde só falta dizer por favor pra se entregarem! É preocupante isso!
😢
Tenho lido artigos sobre a extrema direita e o perigo da mesma. Mas esses comentaristas e jornalistas nunca falam do modelo economico ( neo liberalismo) que dá origem ao crescimernto da extrema direita! Parece que a extrema direita apareceu no "ar".
Sim, esse é o senso comum. E convém que assim se mantenha.
🚩
✊✊✊
No meu bairro, uma comunidade religiosa decidiu, e muito bem, abrir um centro de apoio aos imigrantes. Ainda não houve stress com a bófia, mas já escutei comentários do género: "estas escandinavas que vem para aqui... andam sempre em grupo... e se reparar têm todas idade para andarem na universidade". "Ele é suecas, norueguesas...uma pessoa não se sente segura"
O costume...
❤
Vivi 20 anos num bairro social. Sei como funciona, a relação população, policia. Algumas vezes vivencie a conotação negativa da sociedade. Em relação à polícia também tive uma ou duas situaçoes menos boas.
Comentado ;)
Moro no que se chama a Linha de Sintra. Pah, nunca vi um bófia a parar um branco. Moro há quase 10 anos neste distrito (Lisboa), nunca fui parado pela polícia, e conduzo quase todos os dias. No entanto, negros que conheço, logo na primeira semana é praxe.
Olha, obrigado pelo exemplo. É isto.
@@MiguelFaria96 uma vez, estava a vir de uma cena, ja passava da meia noite, tinha fome, bem...fui até ao Mac de Mte Abrãao. Chego lá e estava um alvoroço no MacDrive. A PSP estava a identificar um negro que conduzia uma scooter (não era entregador) e os funcionários (também negros) estavam a tentar fazer o seu trabalho com a polícia ali a fazer uma operação stop mesmo à entrada do drive.
Eu fiquei a observar e fiz-me notar, mas sem dar qualquer tipo de "engagement". Quando bazaram fui falar com o tipo a perguntar se estava bem. Ele até se riu (porque enfim, rir para não chorar). Basicamente a PSP vinha a segui-lo há algum tempo, mas sem ligar sirenes ou mandar encostar e ele decidiu dar um desvio para o Mac. Simplesmente ele sabia que ia ser mandado encostar mais cedo ou mais tarde, então controlou onde iria ser. Meteu-se no Mac, parou a moto e esperou a abordagem da PSP num local com câmeras.
O pretexto era acharem que a moto era roubada (o que é sempre treta, pois eles conseguem ver em base de dados pela matricula se está reportado como roubado ou não). Ou seja, se o tipo tivesse ido para casa, tinha apanhado no mínimo uns tabefes
Voce deve estar "pistola" como se diza lá no Brasil. O mais curioso é que oscomentaristas da direita neda falam sobre os problemas socias desses barros populares. Para eles o problema seria "segurança".
Para eles é só meter mais polícias, ou seja, mais carne para canhão
Qual era o milagre que haveria de ter sido operado para não existir racismo no último país a descolonizar? Deixo sempre esta dúvida no ar
Olha, pergunta brilhante. É mesmo isso. O problema é que muita gente ainda acredita no mito do bom colonizador. Invadimos? Sim, mas com amor.
Isto é fodido porque não somos policias nem negros, não vivemos lá nem conhecemos com clareza os factos e as circunstâncias da tragédia. Tal como a malta desses bairros se queixa de violência policial, também os policias se queixam de muita merda cada vez que têm de patrulhar ou de atuar nesses bairros, nesses bairros e não só.
Ora, se um gajo disser que o que a policia fez não se pode fazer é logo rotulado de ser a favor dos criminosos, e quem disser que a policia esteve bem é logo chamado de racista.
Para mim, Odair nunca deveria ter fugido (se é que fugiu mesmo) e a policia nunca deveria ter atirado a matar (se é que atirou mesmo), sim, atirou mesmo porque Odair morreu.
Situações extremas levam a acções extremas. Uma pessoa foi morta de forma brutal e a polícia passou informações erróneas, a culpa ia morrer solteira. Os dois policias nem sequer tentaram fazer reanimação a vítima...
Desta forma pôs -se toda a a gente a falar durante uma semana sobre a morte de uma pessoa.
Infelizmente essas acções a não serem bem planeadas e sem consciência de classe resultou em um trabalhador da uber agredido e um motorista ds autocarro hospitalizado em estado grave.
Também não sei até que ponto algumas dessas ações não foram "false flag" para colocar a população contra os bairros sociais..
Miguel, achas que o debate em torno do racismo na polícia a propósito desta situação e a polémica da provável privatização da RTP exemplos da esquerda a pautar debate no país? Ou pelo menos um começo?
Ainda estamos muito verdes a pautar o debate.
.
Primeiro comentário ai ! :D
Temas fraturantes
Ola miguel.
Aqui só há duas coisas.
Primeiro um bairro social onde os grupos de marginais e traficantes o dominam e organizam se contra a entrada da policia no bairro, não será a mesma coisa que policiar um bairro fino como andavam a crer comparar.
Segundo, sobre o racismo, não é a policia que tem culpa de os grupos de delinquentes que há nos bairros dos arredores de lisboa serem na maioria negros.
@@brunobarreiros704 a questão é que a gente dos bairros finos deste país comete crimes de muito maior envergadura financeira do que o eventual assalto. O tráfico também existe, mas é daquelas drogas que só a alta sociedade consome em massa. Nunca vi um membro da família Espírito Santo, por exemplo, a ser brutalmente assassinado por cometer crimes que deitam abaixo um país inteiro.
Quanto ao segundo ponto, a criminalidade a que te referes é sempre mais incidente em zonas pobres e com poucos acessos, independentemente da etnia. Muitos dos bairros sociais que hoje em dia se encontram nas margens da cidade resultaram de processos de extinção dos bairros de lata que existiam perto dos centros urbanos de Lisboa até ao tempo do Cavaco. As pessoas que viviam nesses bairros, ao invés de serem colocadas em lugares de melhor acessibilidade, foram encostadas para as margens da cidade. Há muitas imagens disso nos arquivos da RTP, por exemplo. Depois dizemos: "eles não se querem integrar!". Mentira, eles sempre foram empurrados para fora. É natural que depois se desenvolvam dinâmicas de criminalidade e que jovens que crescem no meio da precariedade e do crime tendam a cometê-lo. Se eu e tu crescêssemos nesse tipo de condições, poderíamos já nem estar aqui para contar a história.
E isto não é tentar desresponsabilizar as pessoas pelo que fazem. É compreender que, não obstante a necessidade de responsabilização individual, há questões de contexto que te facilitam ou dificultam a vida à partida.
@MiguelFaria96 olha, eu não cresci nesses bairros dos arredores. Cresci nos velhos bairros de lisboa, Alfama, Graça e Castelo. E nessas zonas tbm sempre houve muitos bandidos, muitos drogados, até era tradicional o tipico carteirista do Elétrico 28. Eu cresci no meio disso, mas como sou de uma familia de policias e alguns militares, e tinha os meus objetivos de vida já desde pequeno, não me estavas a ver a entrar num mundo de consumo de drogas ou de delinquência de certeza.
E o problema dos bairros dos arredores de lisboa nasceu por causa das populações que as cidades atrairam do campo e das ex-colonias porque não tinham onde por essas pessoas. É como agora, estão a trazer ondas de imigrantes e nem têm sitio para por todos.
E sobre o Ricardo Salgado e tantos outros, sim é verdade que cometeram crimes, assim como alguns que moram em bairros finos, mas eu não estou a fajar disso. Estou a falar que a policia entra nesses bairros finos á vontade. Já em bairros como a Cova da Moura a policia mal consegue lá entrar por estarem dominados por gangs de traficantes e marginais do bairro.
fala camarada, açoes diretas sao raramente eficazes, mais nao sei se isso se classifica como açao direta pois nem sei quais grupos o fizeram - no mais queimar mobiliario publico nesse briol nao me parece mal :)
Queimaram foi pouco
Ehehehehehheheh (o meu lado leninista tende a não gostar da ação direta, o meu lado javardo adora)
olha o carro da pamonha esta passando na sua rua
hehe
Vem pro maoísmo portuga