Nós, católicos, precisamos de mais padres e teólogos que se disponham a ministrar formações como esta. Somos muito carentes de ensinamentos bíblicos e doutrinários aprofundados. Sua benção, padre! Meus agradecimentos aos criadores do canal por está transmissão! Maravilhosa!
Eu sempre busquei essas essas respostas, esse tema sempre foi confuso no meio protestante. Hoje sou católico, iniciante, mas estou convencido da verdade da Santa Igreja Católica.
Mas gente, vocês acabaram de me salvar, figurativamente! kkkkkkkkk, eu acabei de ter uma aula de história do pensamento filosófico que a professora afirmou sobre a predestinação errônea de Santo Agostinho e estava indignada procurando fontes seguras na internet sobre assunto, e só achei um e depois, procurando melhor, achei essa aula. MUITO obrigada, Santa Carona. Obrigada pelo apostolado de vocês! Deus os abençoe infinitamente.
Estava lendo Santo Tomás de Aquino e me sentindo muito confuso quanto a predestinação, essa explicação do Padre Françoá é um patrimônio, estou sem palavras.
Belíssima explanação. Muito eloquente mesmo. Sou presbiteriano e aceito com dificuldade a predestinação com irresistível graça. O que alicerça Calvino neste raciocínio é o fato dele acreditar na "total depravação humana", fato que impossibilitaria o homem de escolher Cristo. Decorre daí que se o homem por si só não consegue fazer a escolha certa, então cabeça Deus fazer toda a obra da regeneração, começando pela predestinação eterna. Porém, está teoria encontra muitas dificuldades e uma delas é que torna inútil a oração de um pai pela conversão de um filho ou mesmo torna inglória o trabalho de educar o filho no caminho de Deus. E deixa sem nenhum sentido a parábola do semeador posto que não faz diferença em qual terreno a semente caia, pois se ela é uma semente predeterminada haverá de vingar. E valida o oposto, no sentido de que não importa se uma semente encontrou condições ideais de irrigação, solo e sol, pois se não for uma predestinada à salvação de nada vale o terroir.
no caso dele e de mtos protestantes no geral aqui no Brasil temos é que fazer jejum, praticar as boas obras e orar mto pela conversão deles. Obstinação no erro é sinal de que não há real abertura à Cristo mas sim ao próprio ego. Se até Santo Antônio teve que pregar aos peixes porque não lhe quiseram ouvir os homens, quem somos nós para tentar "forçar" algo.
36:00 - "Por que Deus não criou apenas aqueles que iriam se salvar?" Pois Deus não se arrepende de amar. Deus ama eternamente, inclusive os condenados. São os condenados que não correspondem seu amor eterno.
Você esta ignorando a distinção de graça suficiente e eficaz. Só é possivel retribuir o amor de Deus se o proprio Deus der a graça não apenas suficiente mas eficaz de ama-lo, do contrario seria semipelagianismo. A graça eficaz é dada de acordo com a predileção divina. Isso é predestinação positiva dos eleitos e predestinação negativa dos reprovados, era a Ideia de St Agostinho, St Thomas de Aquino e ainda é a ideia da maioria dos Tomistas e Agostinianos e a Igreja apenas tenta evitar o assunto porque soa terrivel pra maioria dos leigos.
Costumo deixar meu celular no modo negativo (claro é escuro e vice versa). Quando comecei a assistir esse Padre, imaginei que o Padre Paulo Ricardo tivesse resolvido gravar novos vídeos com o suposto sobrenome dele que eu não sei qual é. Aí, tirei do modo negativo e vi que não era ele. Kkkkk
Querido padre Françoá, suas aulas são excelentes! Fiquei muito contente em conhecer este canal. Os temas que o sr. apresenta são muito importantes e pouco comentados em catequeses e ou nas homilias. Que Deus o abençoe, lhe dê perseverança e muitos frutos para a vida eterna!
Efésios, Capítulo: 1 3. Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do céu nos abençoou com toda a bênção espiritual em Cristo,4. e nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, diante de seus olhos.5. No seu amor nos predestinou para sermos adotados como filhos seus por Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua livre vontade,6. para fazer resplandecer a sua maravilhosa graça, que nos foi concedida por ele no Bem-amado.7. Nesse Filho, pelo seu sangue, temos a Redenção, a remissão dos pecados, segundo as riquezas da sua graça8. que derramou profusamente sobre nós, em torrentes de sabedoria e de prudência.9. Ele nos manifestou o misterioso desígnio de sua vontade, que em sua benevolência formara desde sempre,10. para realizá-lo na plenitude dos tempos - desígnio de reunir em Cristo todas as coisas, as que estão nos céus e as que estão na terra.11. Nele é que fomos escolhidos, predestinados segundo o desígnio daquele que tudo realiza por um ato deliberado de sua vontade,12. para servirmos à celebração de sua glória, nós que desde o começo voltamos nossas esperanças para Cristo.13. Nele também vós, depois de terdes ouvido a palavra da verdade, o Evangelho de vossa salvação no qual tendes crido, fostes selados com o Espírito Santo que fora prometido,14. que é o penhor da nossa herança, enquanto esperamos a completa redenção daqueles que Deus adquiriu para o louvor da sua glória. Biblia Ave Maria play.google.com/store/apps/details?id=com.biblia.avemaria
Que aula esclarecedora! Muito obrigado Pe. Françoá e Santa Carona por nos transmitir tanto conhecimento. Enquanto católicos, devemos aprender mais sobre nossa Santa Igreja afim sabermos responder com sabedoria os ataques feitos contra nossa fé. Muito obrigado e que nosso bom Deus os abençoe sempre.
Pe. Fracoa e Pé Paulo Ricardo, são fonte segura de aprendizado, bíblico, são encicroprdia viva, graças ao bom Deus. Tem muito protestantes que fica citando versículo da Bíblia, mais interpreta a seus modo, não vê um contexto, e pó aí vai
Simplesmente fenomenal, primeira aula sobre o tema em que há uma resposta satisfatória. Ao começar estudar o tema, sempre tive uma intuição de que Deus predestina todos, mas, por obra de nossa liberdade, podemos escolher não seguir o que ele determina. No entanto, não encontrava nenhuma explicação que tratasse assim, essa foi a primeira. Excelente ponto de partida para entender o assunto.
As relações entre predestinação divina x liberdade humana, atormentaram os grandes teólogos medievais e continuará impactando nos dias de hoje; mas na luta de Santo Agostinho contra o pelagianismo, entende-se sua indicação para uma vontade particular de salvação; que inclui necessariamente uma inpenitencia por parte do homem! A nossa alegria e esperança é saber que o mesmo que se entregou por nós, nos julgará!
A Igreja católica se prerroga em interpretar a Palavra de modo último. Para eles ñ interessa o que está escrito mas sim a interpretação deles com relação a isso.
@@l.g.a3072 Esta ai o problema mortal, pois se eu digo que não me interessa o que esta escrito , mas sim minha interpretação , então poderíamos dizer que o pentecostalismo esta correto, pois cada um faz sua interpretação da Bíblia. Mas se a Bíblia diz claramente que a eleição é a verdade (Galatas 1.15) , e eu digo que o que importa é minha interpretação sobre o tema, ou a IC , eu engo as Escrituras, em vários pontos, eu não tenho Jesus como a única verdade do qual ele diz ser (João 14.1-3).
Olá meu nome é André gostaria de deixar um depoimento e um pedido a você aqui. Não sei se irá ler mas tenho fé que não tive está ideia de escrever sem sentido. A anos busco uma vocação na minha vida, sempre gostei de ajudar as pessoas de trazer conforto a elas em suas crises e sempre estive presente na igreja seja como leitor ou voluntário e sempre pensei em ser padre. Porém era uma ideia pra mim que tentava resistir a cada dia pois eu tinha medo. E segui minha vida e estudos acabei me envolvendo com política fiz vários cursos pois via nela o modo de trazer bem estar e ajudar as pessoas. Porém mesmo tendo conseguido certo êxito com alguns projetos em minha cidade e na escola acabei vendo que na verdade aquilo não era suficiente pra mim. Pois quero e sempre quis ajudar as pessoas orientá-las todos os dias de modo gratuito e gostaria de ao mesmo tempo me desenvolver academicamente nas áreas que amo. E principalmente eu sonho em me desenvolver espiritualmente e entender a santidade. Hoje não tenho mais medo e quero me tornar padre. Tenho 17 anos sou de Minas Gerais e ano que vem buscarei um seminário. Fiquei encantado com a série "Vale a pena, vale a vida" ela me ajuda muito e me inspira a continuar nesta jornada. Se puder me ajudar ou indicar algo ficaria muito feliz e se não puder entenderei e agradeço mesmo assim. Que Deus o abençoe a continuar este trabalho maravilhoso.
Deus te mostrará o caminho certo . O Padre Fraçoá tem uma conta ativa no Instagram, siga-o e, assim, poderás receber uma orientação mais clara. É importante ir à paróquia da sua cidade e conversar com o pároco. Além disso, a Laiza e o Guilherme, donos do canal, são bastante solícitos. Os procure no Instagram, também.
Salve Maria!!pelo o que se vê vc tem mesmo vocação sacerdotal,muito importante vc escolher um bom seminário,pois o próprio padre Paulo Ricardo falou que estão arrefecendo a fé dos vocacionados dentro dos seminários com o relativismo.escolha bem o seminário que irá cursar e que Deus lhe abençoe e te faça um bom padre!!fiel a doutrina da Santa igreja
Se possível me manda um e-mail, gostaria de ajudar, pois não é todo seminário que você pode entrar e crescer na fé, sugiro que seja padre religioso. ckaiquebarreto@gmail.com
29:58 - Recordei-me do evangelho: "Afastai-vos malditos, eu não vos conheço." Deus, que sabe todas as coisas, de alguma forma (que não entendo exatamente) afirma não conhecer as pessoas que eternamente o rejeitam.
33:45 - Devemos ter esta esperança, de ter nosso nome no livro da vida, mesmo que não possamos ter certeza absoluta. Mas sabendo que Deus quer que nos salvemos, e que não há possibilidade de sermos condenados contra a nossa vontade, pois apenas nossa liberdade nos pode condenar eternamente.
Sobre o "hebraismo" (10:10) da expressão "pro multis", só gostaria de observar que S.S. Papa Bento XVI em carta ao presidente da Conferencia Episcopal Alemã, datada de 14.04.2012 demonstra que se trata de interpretação e que em lugar da versão interpretativa «por todos» deve comparecer a simples tradução «por muitos». Afirma o Santo Padre: "Quero aqui sublinhar que não há em Mateus nem em Marcos o artigo, pelo que não é «pela multidão», mas «por muitos».
Carambolas, meu santo de devoção é santo Agostinho, a minha reação descobrindo isso foi:🤡 (Obs: como dá pra ver, santo Agostinho foi amadurecendo e mudando seu pensamento, e isso foi muito importante)
«O Filho de Deus…. por causa de nós, homens, e da nossa salvação, desceu dos céus… também foi crucificado em nosso favor» (Den- zinger, Enchiridion 86). «Deus Todo-Poderoso quer que todos os homens, sem exceção, sejam salvos. Se certos dentre eles se salvam, isto se faz por dom d’Aquêle que salva; se, porém, certos perecem, isto acontece por culpa dos que perecem» (cân. 3); «Ninguém é condenado por um juízo prévio de Deus, mas, sim, porque o mereceu mediante a sua própria iniquidade. Os maus, portanto, perecem não porque não puderam ser bons, mas porque não o quiseram e por sua culpa permaneceram na massa condenada em consequência do seu demérito original ou mesmo atual» (cân. 2). «Deus não preceitua coisas impossíveis; sempre que preceitua algo, Ele exorta o homem a fazer o que esteja em seu alcance, e a pedir o que ultrapasse esse seu alcance» (Denzinger, ob. cit. 804).
Por muitos... Porque são os muitos que aceitam a Salvação por Cristo, com Cristo, em Cristo e de Cristo. Mas nem todos aceitam A Jesus e a sua Paixão de Cruz. Por todos daria a ideia de aceitação dos pecados e não dos pecadores... Na obediência ao Papa Bento XVI que se diga: Por Muitos. Amém!
ELEIÇÃO E PREDESTINAÇÃO:Romanos 8:29-30 (NVT) Pois Deus conheceu de antemão os seus e os predestinou para se tornarem semelhantes à imagem de seu Filho, a fim de que ele fosse o primeiro entre muitos irmãos. Depois de predestiná-los ele os chamou, e depois de chamá-los, os declarou justos, e depois de declará-los justos, lhes deu sua glória.
36:19 - Muito triste, que o Pe. Françoá, que no vídeo lançou tanta luz em relação ao tema "predestinação", não tenha certeza sobre o fato de que Deus criou, no princípio, apenas um homem, Adão, e que dele criou apenas uma mulher, Eva, e que da queda de ambos, pela sedução da serpente, Satanás, o pecado entrou na humanidade.
Em Jo 15,12-16 o Evanggelho afirma que ao criar as pessoas para viver eternamente no Céu Deus nos predestinou a sermos verdadeiras amigas, semelhantes ao Criador entretanto Ele nos concedeu o livre arbítrio, portanto ao desobedecemos, sendo inimigas(o) de alguém estaremos contrariando a vontade do Senhor.
Fomos todos predestinados a salvacao na cruz do Calvario por Jesus Cristo, mas se destinar a salvacao compete a cada um, sabendo que a Biblia diz que: Os idolatras, os espiritas (feiticeiros), os adulteros carnais e espirituais, os incredulos e os que amam e cometem a mentira ficarao de fora. (Apocalipse 21:8 / 21:27 / 22:15). CONFIRA.
13:40 João 17 12 Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.
1-Ninguém se salva uma vez que todos estão debaixo do pecado e não conseguem se soltar das amarras do pecado por conta própria (Rm. 3:12), logo, apenas Deus pode salvar a pessoa trabalhando nela para fazer com que ela persevere até o fim como sua fé intacta. 2- Se a pessoa possui verdadeira fé, ela vai fazer as boas obras, não para se salvar, mas por ela já ter sido escolhida antes da fundação do mundo pois foi "predestinada" por Deus que ela fosse salva. 3-Não podemos afirmar que por uma pessoa levar uma vida errada ela já vai pro inferno, se fosse assim o ladrão que foi crucificado com Jesus nunca teria sido salvo, pois provavelmente sempre fez atos contra a lei de Deus ao longo de sua vida.
Podemos levar em consideração também a passagem que diz que logo após a morte vem o julgamento. Se tudo já tivesse sido predeterminado por Deus, então pra que o julgamento?
Existe a Soterologia Molinista que não foi condenada (apesar de não ter sido aprovada) no Concílio de Trento, ficando como uma possibilidade. Tenho achado realmente bem interessante o Molinismo, seria interessante uma explicação sobre.
Sou adepto da soteriologia molinista, estudei bastante tempo, mas a Igreja não irá aprovar ou definir que o molinismo ou o tomismo é dogma de fé, por que isso é somente um estudo para "tentarmos" entender esses assuntos, porém não tem como saber que é desse jeito mesmo rsrs
Salve Maria, Padre! A aula foi fantástica. Muito boa para compreender a doutrina de predestinação!!! Porém cabe uma correção sobre a errada afirmação de Adão e Eva serem uma questão em aberto para a Igreja. No minuto 36:25 pra frente, o senhor cometeu esse erro grave (que pelo seu posicionamento ficou nítido não ser proposital). A criação de Adão e Eva como um primeiro casal de homem e mulher não é uma questão aberta para a Igreja. Na encíclica HUMANI GENERIS do Papa Pio XII, esta questão é compreendida no ítem 37: 37. Mas, tratando-se de outra hipótese, isto é, a do poligenismo, os filhos da Igreja não gozam da mesma liberdade, pois os fiéis cristãos não podem abraçar a teoria de que depois de Adão tenha havido na terra verdadeiros homens não procedentes do mesmo protoparente por geração natural, ou, ainda, que Adão signifique o conjunto dos primeiros pais; já que não se vê claro de que modo tal afirmação pode harmonizar-se com o que as fontes da verdade revelada e os documentos do magistério da Igreja ensinam acerca do pecado original, que procede do pecado verdadeiramente cometido por um só Adão e que, transmitindo-se a todos os homens pela geração, é próprio de cada um deles. Como disse o santo padre, os católicos não são livres para discutir a questão. É uma questão fechada e o poligenismo é uma heresia. Em todo o resto o senhor foi perfeito e agradeço muitíssimo pela aula, porém minha consciência me acusaria se não fizesse a correção (não sem caridade) devida.
Meu Deus se ser pobre vai pro inferno , Eu vou dormir em pé lá no inferno pois sou pobre e ó mundo está Lotado de Pobre . Eu prefiro acreditar que isso é um equívoco de calvino .......em sua interpretação! Padre sua explicação é coerente com a bíblia é com ó Deus que nós conhecemos antes de Martinho Lutero, e João calvino . Por isso temos que ter cuidado com quem lê a bíblia e a interpreta em celebrações religiosas . Filhos de Deus leia sua Bíblia chama o espírito santo pra te orientar. Assim nós não seremos confundindos ( por nenhuma doutrina religiosa)
É mais ou menos como se você fizesse uma lista com o nome de todo mundo do seu círculo social pra ir na sua festa. Todos foram convidados, todos foram chamados, você queria que todos estivessem lá, mas nem todos quiseram ir. E você sabia que nem todos iriam, mas não cancelou a festa por causa disso.
Não entendi o minuto 29:20 a 29:46 Deus quer que sejamos salvos, essa seria a predestinação. Porém, ele fala que quem tá no inferno, não faz parte desta predestinação... é claro que na sequência ele fala sobre liberdade, e que está amarrada uma na outra, mas to bugado. Quem ta no inferno não faz parte da predestinação mas pelo fato da liberdade humana, se torna predestinado?
Resumindo o que o padre quis dizer: Deus nos criou para sermos salvos. Logo, somos predestinados a sermos salvos. Porém, o ser humano, no exercício da sua liberdade, pode ou não escolher pecar e consequentemente se condenar. A predestinação não pode ser para a condenação pois, nesse caso, seria admitir que Deus nos criou para sermos condenados. Logo, Deus seria mal por ter nos criado para sofrermos eternamente.
@@antonyleme7602Mas ele também diz que Deus vive um eterno presente, ou seja , o antes , o agora e o amanhã estão acessíveis a ele a todo momento. Sendo assim , Deus sabe quem vai se condenar antes mesmo que essa pessoa nasça. Logo, não existe livre arbítrio , pois mesmo antes de nascer esse inviduo já estava fadado a condenação ou salvação.
@@robertalmeida2593Deus sabe quem vai escolher ser condenado,mas não determina que isso ocorra. Já li uma explicação apologética de que ele nos cria para tomar parte em sua natureza (,tem um conceito,, Deismo ou algo assim), mas, para isso, precisaríamos ser livres, pois somente um ser livre poderia tomar parte na natureza divina (esse tomar parte eu não sei se seria a mesma coisa que a visão beatifica/ comunhão dos santos).
@@mateusn2090 Ele pode não determinar quem vai ser condenado, mas se ele sabe sobre o futuro, então Ele sabe que vai se salvar ou não. Se pensar um pouco e imaginarmos que você ou eu sejamos um dos desses que foram condenados. Não adiantaria nossas ações piedosas , de fé ou de conversão. Necessariamente, essas ações se tornam até sem sentido. Uma vez que o futuro e o fim de nossa história , salvação ou condenação, já esta determinado.
Lembrando que 80% dos protestantes não corroboram com os pensamentos de Calvino e sim de Jacó Armínio, que foi outro reformador com uma visão semelhante a essa explicada pelo padre.
Caro Igor Lopes, por que esse malabarismo inteiro somente para não aceitar a doutrina de que Adão foi o primeiro humano a ser criado e ele é o cabeça da humanidade? O relato do gênesis é extremamente claro, bem como a Humani Generis. Se sua proposição estivesse correta, certamente haveria por aí pessoas que não estão submetidas ao pecado original, o que é totalmente absurdo. Sinceramente, o poligenismo é totalmente absurdo.
Como é possível que alguém pense que sabe a fórmula de ir para céu? Antes de Jesus ninguém tinta essa formula. Depois de Jesus muitas fórmulas existem. Muita gente quer ir para o céu e não sabem o que é o céu.
Agostinho e Calvino não ajudaram em nada com essa doutrina da predestinação, será que eles não foram lógicos o bastante para perceber que essa doutrina tornaria Deus o autor do mal?
Como o Padre disse, Santo Agostinho se retratou de seus erros ao final de sua vida. O problema é que nós nos apegamos ao erro que ele cometeu e não ao acerto posterior. O Padre apenas falou sobre o erro pra entendermos onde alguns se apoiam para esta heresia, mas enfatiza que ele se retratou depois. Já Calvino... bem, acho que dá pra ter uma noção de que ele insistiu no erro...
Gente por favor alguém me responda. Deus criou todos para salvação mas sabe quem vai se perder? Mas se essa alma que vai se perder converter pode se salvar?
Não sou nenhum especialista de catecismo, mas acho que tal promessa de salvação não existe no CIC... Poderia informar em qual paragrafo isso é afirmado?
@@ltomsouza a promessa está no parágrafo 1296 do CIC. A interpretação é de que pelo sacramento do Crisma pertencemos definitivamente a Cristo com a promessa de salvação.
@@manoelcosta8112 sim , pertencemos a igreja de Cristo com a promessa de salvação porque é pela igreja que diretamente ou indiretamente todos se salvam , veja a aula anterior do Pe Françoá.
@@manoelcosta8112 obg por informar! Entendo que a linguagem do catecismo seja bem simples e não exija muitas interpretações, além do que já está escrito. Os sacramentos são "necessários" para a salvação (conf. economia sacramental), porém, não a garantem, nem a prometem... Recomendo a leitura de 1Jo 2 e das referências do mesmo parágrafo mencionado, as quais completam a devida interpretação sobre o selo espiritual, a pertença divina e a . Deus o abençoe!
@@ltomsouza Olá Eliton e Daryl, agradeço suas intervenções. Minha experiência com a Trindade Santa, é de leigo fiel. Com todo respeito, acho que a "religião" vista com olhos científicos não é o melhor caminho pra mim, que me relaciono há 70 anos com Deus dessa forma leiga. Prefiro minha interpretação, e por isso tenho confiança que Ele me salvará com a cruz e por ter me resgatado no batismo e no crisma. Agradeço mas não quero perder meu foco. Um grande abraço. Parabéns jovens que querem encontrar o caminho da vida eterna, que tanto confio.
Para acabar com esses argumentos de calvino é o seguinte se Deus predestinou as pessoas pq então ele criou os que iriam ser condenados?. Oras, se Deus é piedoso e seu amor é infinito não seria possível essa doutrina pq desvirtuaria Deus.
Nós, católicos, precisamos de mais padres e teólogos que se disponham a ministrar formações como esta. Somos muito carentes de ensinamentos bíblicos e doutrinários aprofundados.
Sua benção, padre! Meus agradecimentos aos criadores do canal por está transmissão! Maravilhosa!
Eu sempre busquei essas essas respostas, esse tema sempre foi confuso no meio protestante. Hoje sou católico, iniciante, mas estou convencido da verdade da Santa Igreja Católica.
Também. Fui da Presbiteriana.
Mas gente, vocês acabaram de me salvar, figurativamente! kkkkkkkkk, eu acabei de ter uma aula de história do pensamento filosófico que a professora afirmou sobre a predestinação errônea de Santo Agostinho e estava indignada procurando fontes seguras na internet sobre assunto, e só achei um e depois, procurando melhor, achei essa aula. MUITO obrigada, Santa Carona. Obrigada pelo apostolado de vocês! Deus os abençoe infinitamente.
8m6k
oi
mas
6
e
668i
i
e
oi
o
mas
67
e mas
nao
O vídeo tava predestinado para sua salvação 😂
29:54 em outras palavras, Deus sabe se você vai se salvar ou não, mas você não sabe, então lute, seja santo!
Belíssima explicação muito estudo para isso parabéns
Incrível 👏🏻👏🏻👏🏻🎶
Uma ótima resposta pra os calvinistas. Doutrina da igreja católica é linda.
Estava lendo Santo Tomás de Aquino e me sentindo muito confuso quanto a predestinação, essa explicação do Padre Françoá é um patrimônio, estou sem palavras.
Belíssima explanação. Muito eloquente mesmo. Sou presbiteriano e aceito com dificuldade a predestinação com irresistível graça. O que alicerça Calvino neste raciocínio é o fato dele acreditar na "total depravação humana", fato que impossibilitaria o homem de escolher Cristo. Decorre daí que se o homem por si só não consegue fazer a escolha certa, então cabeça Deus fazer toda a obra da regeneração, começando pela predestinação eterna. Porém, está teoria encontra muitas dificuldades e uma delas é que torna inútil a oração de um pai pela conversão de um filho ou mesmo torna inglória o trabalho de educar o filho no caminho de Deus. E deixa sem nenhum sentido a parábola do semeador posto que não faz diferença em qual terreno a semente caia, pois se ela é uma semente predeterminada haverá de vingar. E valida o oposto, no sentido de que não importa se uma semente encontrou condições ideais de irrigação, solo e sol, pois se não for uma predestinada à salvação de nada vale o terroir.
Yago Martins deveria ver esse video e aprender
Kkkkk e todos os seus filhos hereges
Não adianta, aquele herege não ia entender nada. O cerebro dele é pouco maior que o de uma ameba, se é que ameba tem cérebro,
no caso dele e de mtos protestantes no geral aqui no Brasil temos é que fazer jejum, praticar as boas obras e orar mto pela conversão deles. Obstinação no erro é sinal de que não há real abertura à Cristo mas sim ao próprio ego. Se até Santo Antônio teve que pregar aos peixes porque não lhe quiseram ouvir os homens, quem somos nós para tentar "forçar" algo.
@@nandogomes9154 Cara, mais repeito pfv. ❤
Cada um com sua crença.
Sensacional
GRACAS A DEUS MUITOS DOS BONS PADRES ESTÃO DEDICANDO PARTE DO SEU TEMPO A CATEQUESE, E BOAS CATEQUESE, OBRIGADO A TODOS
36:00 - "Por que Deus não criou apenas aqueles que iriam se salvar?" Pois Deus não se arrepende de amar. Deus ama eternamente, inclusive os condenados. São os condenados que não correspondem seu amor eterno.
Você esta ignorando a distinção de graça suficiente e eficaz. Só é possivel retribuir o amor de Deus se o proprio Deus der a graça não apenas suficiente mas eficaz de ama-lo, do contrario seria semipelagianismo. A graça eficaz é dada de acordo com a predileção divina. Isso é predestinação positiva dos eleitos e predestinação negativa dos reprovados, era a Ideia de St Agostinho, St Thomas de Aquino e ainda é a ideia da maioria dos Tomistas e Agostinianos e a Igreja apenas tenta evitar o assunto porque soa terrivel pra maioria dos leigos.
Que tipo de padre paulo ricardo é este?
Para quem conhece todo o trabalho do padre Paulo, ele é um autêntico apóstolo de Cristo, além da grande cultura que ele tem.
Confesso q a primeira vez q vi o pe. Françoá em uma tumb de video pensei: "nss, como o padre paulo ta diferente" lkkkkk
Ariel Breno né isso kkkkkk
Os dois são muito bons e fonte de muito conhecimento acerca de Deus 🙏🏼
Costumo deixar meu celular no modo negativo (claro é escuro e vice versa). Quando comecei a assistir esse Padre, imaginei que o Padre Paulo Ricardo tivesse resolvido gravar novos vídeos com o suposto sobrenome dele que eu não sei qual é. Aí, tirei do modo negativo e vi que não era ele. Kkkkk
Excelente... extremamente didático! A tua benção, padre!
Espetacular. Vou favoritar aqui pra assistir outras vezes... E compartilhar muitoooo. rsrsrs
Que catequese incrível 🙌🏾 ❤
Amando os vídeos em defesa da fé ♥️!
Que série abençoada!!!
Que ternura!
Deve ser do mesmo Clã do Pe. Paulo Ricardo, já virei fã...
Boa tarde. Deus seja eternamente louvado, benção Pe. Francoá. Salve Maria! 🌹🌹🌹
Querido padre Françoá, suas aulas são excelentes! Fiquei muito contente em conhecer este canal. Os temas que o sr. apresenta são muito importantes e pouco comentados em catequeses e ou nas homilias. Que Deus o abençoe, lhe dê perseverança e muitos frutos para a vida eterna!
Obrigada padre por me esclarecer essa questão de, Cristo morreu por muitos.
Muito boa a explicação, estava justamente tentando entender por Santo Agostinho defendeu a predestinação, agora fiquei aliviado...
Efésios, Capítulo: 1
3. Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do céu nos abençoou com toda a bênção espiritual em Cristo,4. e nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, diante de seus olhos.5. No seu amor nos predestinou para sermos adotados como filhos seus por Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua livre vontade,6. para fazer resplandecer a sua maravilhosa graça, que nos foi concedida por ele no Bem-amado.7. Nesse Filho, pelo seu sangue, temos a Redenção, a remissão dos pecados, segundo as riquezas da sua graça8. que derramou profusamente sobre nós, em torrentes de sabedoria e de prudência.9. Ele nos manifestou o misterioso desígnio de sua vontade, que em sua benevolência formara desde sempre,10. para realizá-lo na plenitude dos tempos - desígnio de reunir em Cristo todas as coisas, as que estão nos céus e as que estão na terra.11. Nele é que fomos escolhidos, predestinados segundo o desígnio daquele que tudo realiza por um ato deliberado de sua vontade,12. para servirmos à celebração de sua glória, nós que desde o começo voltamos nossas esperanças para Cristo.13. Nele também vós, depois de terdes ouvido a palavra da verdade, o Evangelho de vossa salvação no qual tendes crido, fostes selados com o Espírito Santo que fora prometido,14. que é o penhor da nossa herança, enquanto esperamos a completa redenção daqueles que Deus adquiriu para o louvor da sua glória.
Biblia Ave Maria
play.google.com/store/apps/details?id=com.biblia.avemaria
Deus abençoou sua igreja .......com Padres........assim.....obrigado Deus
essa é a melhor explicação que eu já vi na minha vida
Que aula esclarecedora! Muito obrigado Pe. Françoá e Santa Carona por nos transmitir tanto conhecimento. Enquanto católicos, devemos aprender mais sobre nossa Santa Igreja afim sabermos responder com sabedoria os ataques feitos contra nossa fé. Muito obrigado e que nosso bom Deus os abençoe sempre.
Excelente Catequese! Gratidão!
Pe. Fracoa e Pé Paulo Ricardo, são fonte segura de aprendizado, bíblico, são encicroprdia viva, graças ao bom Deus.
Tem muito protestantes que fica citando versículo da Bíblia, mais interpreta a seus modo, não vê um contexto, e pó aí vai
Simplesmente sensacional! Deus seja louvado pelos séculos dos séculos. Amém.
Simplesmente fenomenal, primeira aula sobre o tema em que há uma resposta satisfatória.
Ao começar estudar o tema, sempre tive uma intuição de que Deus predestina todos, mas, por obra de nossa liberdade, podemos escolher não seguir o que ele determina. No entanto, não encontrava nenhuma explicação que tratasse assim, essa foi a primeira.
Excelente ponto de partida para entender o assunto.
No caso, Ele quer que todos nós nos salvemos mas podemos escolher não ser salvos
Parabéns padre François, foi um dos melhores vídeos que ja vi e assisti sobre esse assunto, a Doutrina da Salvação e a predestinação.
SIM, SÓMENTE AQUELES QUE ESTÃO EM DEUS E PREGAM JESUS COMO SALVADOR
VIVA A SANTA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA !
As relações entre predestinação divina x liberdade humana, atormentaram os grandes teólogos medievais e continuará impactando nos dias de hoje; mas na luta de Santo Agostinho contra o pelagianismo, entende-se sua indicação para uma vontade particular de salvação; que inclui necessariamente uma inpenitencia por parte do homem! A nossa alegria e esperança é saber que o mesmo que se entregou por nós, nos julgará!
Muito bom! Continue o ótimo trabalho! Que Deus abençoe!
Só tem um detalhe em tudo isto, não se pode negar a Bíblia sobre Deus predestinar pessoas para salvação (Is 49.1, Jr.1-3; Gl 1:15 etc etc )
A Igreja católica se prerroga em interpretar a Palavra de modo último. Para eles ñ interessa o que está escrito mas sim a interpretação deles com relação a isso.
@@l.g.a3072 Esta ai o problema mortal, pois se eu digo que não me interessa o que esta escrito , mas sim minha interpretação , então poderíamos dizer que o pentecostalismo esta correto, pois cada um faz sua interpretação da Bíblia. Mas se a Bíblia diz claramente que a eleição é a verdade (Galatas 1.15) , e eu digo que o que importa é minha interpretação sobre o tema, ou a IC , eu engo as Escrituras, em vários pontos, eu não tenho Jesus como a única verdade do qual ele diz ser (João 14.1-3).
@@l.g.a3072, vc só pode não ter assistido ao vídeo, claramente ele defende isso, o problema é a tal predestinação de condenação que ele refuta.
@@mateusn2090 , tá.
@@mateusn2090 , tá.
Olá meu nome é André gostaria de deixar um depoimento e um pedido a você aqui.
Não sei se irá ler mas tenho fé que não tive está ideia de escrever sem sentido.
A anos busco uma vocação na minha vida, sempre gostei de ajudar as pessoas de trazer conforto a elas em suas crises e sempre estive presente na igreja seja como leitor ou voluntário e sempre pensei em ser padre.
Porém era uma ideia pra mim que tentava resistir a cada dia pois eu tinha medo.
E segui minha vida e estudos acabei me envolvendo com política fiz vários cursos pois via nela o modo de trazer bem estar e ajudar as pessoas.
Porém mesmo tendo conseguido certo êxito com alguns projetos em minha cidade e na escola acabei vendo que na verdade aquilo não era suficiente pra mim.
Pois quero e sempre quis ajudar as pessoas orientá-las todos os dias de modo gratuito e gostaria de ao mesmo tempo me desenvolver academicamente nas áreas que amo.
E principalmente eu sonho em me desenvolver espiritualmente e entender a santidade.
Hoje não tenho mais medo e quero me tornar padre.
Tenho 17 anos sou de Minas Gerais e ano que vem buscarei um seminário.
Fiquei encantado com a série "Vale a pena, vale a vida" ela me ajuda muito e me inspira a continuar nesta jornada.
Se puder me ajudar ou indicar algo ficaria muito feliz e se não puder entenderei e agradeço mesmo assim.
Que Deus o abençoe a continuar este trabalho maravilhoso.
Deus te mostrará o caminho certo . O Padre Fraçoá tem uma conta ativa no Instagram, siga-o e, assim, poderás receber uma orientação mais clara. É importante ir à paróquia da sua cidade e conversar com o pároco. Além disso, a Laiza e o Guilherme, donos do canal, são bastante solícitos. Os procure no Instagram, também.
Salve Maria!!pelo o que se vê vc tem mesmo vocação sacerdotal,muito importante vc escolher um bom seminário,pois o próprio padre Paulo Ricardo falou que estão arrefecendo a fé dos vocacionados dentro dos seminários com o relativismo.escolha bem o seminário que irá cursar e que Deus lhe abençoe e te faça um bom padre!!fiel a doutrina da Santa igreja
Se possível me manda um e-mail, gostaria de ajudar, pois não é todo seminário que você pode entrar e crescer na fé, sugiro que seja padre religioso.
ckaiquebarreto@gmail.com
29:58 - Recordei-me do evangelho: "Afastai-vos malditos, eu não vos conheço." Deus, que sabe todas as coisas, de alguma forma (que não entendo exatamente) afirma não conhecer as pessoas que eternamente o rejeitam.
Amei❤
Parabéns padre , vc é muito inteligente
27:28 - Penso que o mais exato é: "Ele TEM em conta nossos atos livres."
excelente vídeo. Obrigada
Explicação maravilhosa👏👏👏
Excelente aula 👏🏼👏🏼👍🏼👍🏼
Grande padre.
33:45 - Devemos ter esta esperança, de ter nosso nome no livro da vida, mesmo que não possamos ter certeza absoluta. Mas sabendo que Deus quer que nos salvemos, e que não há possibilidade de sermos condenados contra a nossa vontade, pois apenas nossa liberdade nos pode condenar eternamente.
A falta dessa esperança é que é o pecado contra o Espírito Santo, que não tem perdão
Essas formações são perfeitas! Estou aprendendo muito!
Sobre o "hebraismo" (10:10) da expressão "pro multis", só gostaria de observar que S.S. Papa Bento XVI em carta ao presidente da Conferencia Episcopal Alemã, datada de 14.04.2012 demonstra que se trata de interpretação e que em lugar da versão interpretativa «por todos» deve comparecer a simples tradução «por muitos». Afirma o Santo Padre: "Quero aqui sublinhar que não há em Mateus nem em Marcos o artigo, pelo que não é «pela multidão», mas «por muitos».
Amém. Lindo Ensino Teológico !
Opa. Video novo! Aí simmmmmmm
Glória. A.deus
Muito bom, obrigado padre.
Carambolas, meu santo de devoção é santo Agostinho, a minha reação descobrindo isso foi:🤡
(Obs: como dá pra ver, santo Agostinho foi amadurecendo e mudando seu pensamento, e isso foi muito importante)
Palestra riquíssima!!!!
Mto bom
Muito obrigado!
Melhor explicação deste tema
19:55 poxa padre sou devoto de Santo Agostinho kkkkkk
MUITO BOM!
Iahová DEUS é um (echad) e único! - Mc 12.32/Rm 3.30/Gl 3.20. UNICISTAS/ARMINIANOS.
@igor lopes Deus é UM absoluto, como um é a testemunha em Deuteronômio 19 v.15. - Gál. 3 v.20
«O Filho de Deus…. por causa de nós, homens, e da nossa salvação, desceu dos céus… também foi crucificado em nosso favor» (Den- zinger, Enchiridion 86).
«Deus Todo-Poderoso quer que todos os homens, sem exceção, sejam salvos. Se certos dentre eles se salvam, isto se faz por dom d’Aquêle que salva; se, porém, certos perecem, isto acontece por culpa dos que perecem» (cân. 3);
«Ninguém é condenado por um juízo prévio de Deus, mas, sim, porque o mereceu mediante a sua própria iniquidade. Os maus, portanto, perecem não porque não puderam ser bons, mas porque não o quiseram e por sua culpa permaneceram na massa condenada em consequência do seu demérito original ou mesmo atual» (cân. 2).
«Deus não preceitua coisas impossíveis; sempre que preceitua algo, Ele exorta o homem a fazer o que esteja em seu alcance, e a pedir o que ultrapasse esse seu alcance» (Denzinger, ob. cit. 804).
Boa explicação,que os protestantes não sabem explicar
Incrível !
Minha cunhada protestante, disse q o pastor da igreja dela, falou mto bem de Santo Agostinho, certamente deve ser por causa dessas falas, rsrs.
Por muitos... Porque são os muitos que aceitam a Salvação por Cristo, com Cristo, em Cristo e de Cristo. Mas nem todos aceitam A Jesus e a sua Paixão de Cruz. Por todos daria a ideia de aceitação dos pecados e não dos pecadores... Na obediência ao Papa Bento XVI que se diga: Por Muitos. Amém!
Romanos 9:18 (NVT) Como podem ver, ele escolhe ter misericórdia de alguns e endurecer o coração de outros.
ELEIÇÃO E PREDESTINAÇÃO:Romanos 8:29-30 (NVT) Pois Deus conheceu de antemão os seus e os predestinou para se tornarem semelhantes à imagem de seu Filho, a fim de que ele fosse o primeiro entre muitos irmãos.
Depois de predestiná-los ele os chamou, e depois de chamá-los, os declarou justos, e depois de declará-los justos, lhes deu sua glória.
@@WilliandaimaculadaConceicao Vc tem foto de N. Senhora e concorda com a predestinação?
Deus tem preciência do que ELE predestinou e decretou na eternidade
De forma ativa positiva ou passiva negativa.
👏🏼👏🏼👏🏼
36:19 - Muito triste, que o Pe. Françoá, que no vídeo lançou tanta luz em relação ao tema "predestinação", não tenha certeza sobre o fato de que Deus criou, no princípio, apenas um homem, Adão, e que dele criou apenas uma mulher, Eva, e que da queda de ambos, pela sedução da serpente, Satanás, o pecado entrou na humanidade.
Em Jo 15,12-16 o Evanggelho afirma que ao criar as pessoas para viver eternamente no Céu Deus nos predestinou a sermos verdadeiras amigas, semelhantes ao Criador entretanto Ele nos concedeu o livre arbítrio, portanto ao desobedecemos, sendo inimigas(o) de alguém estaremos contrariando a vontade do Senhor.
Fomos todos predestinados a salvacao na cruz do Calvario por Jesus Cristo, mas se destinar a salvacao compete a cada um, sabendo que a Biblia diz que: Os idolatras, os espiritas (feiticeiros), os adulteros carnais e espirituais, os incredulos e os que amam e cometem a mentira ficarao de fora. (Apocalipse 21:8 / 21:27 / 22:15). CONFIRA.
13:40
João 17
12 Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.
Acho linda a oração Sacerdotal que JESUS fez antes de subir aos céus. Será se o filho da perdição foi Lutero com suas férias?
Aí ele tá se referindo aos apóstolos eu acho
Faculdade de anapolis
Deus sabe o caminho que eu vou escolher?
Sim, com a presciência ele sabe o seu destino
@@SkyinthedragonEntão não existe livre arbítrio.
@robertalmeida2593 errado, Deus conhece perfeitamente aquilo que você escolheu livremente.
1-Ninguém se salva uma vez que todos estão debaixo do pecado e não conseguem se soltar das amarras do pecado por conta própria (Rm. 3:12), logo, apenas Deus pode salvar a pessoa trabalhando nela para fazer com que ela persevere até o fim como sua fé intacta.
2- Se a pessoa possui verdadeira fé, ela vai fazer as boas obras, não para se salvar, mas por ela já ter sido escolhida antes da fundação do mundo pois foi "predestinada" por Deus que ela fosse salva.
3-Não podemos afirmar que por uma pessoa levar uma vida errada ela já vai pro inferno, se fosse assim o ladrão que foi crucificado com Jesus nunca teria sido salvo, pois provavelmente sempre fez atos contra a lei de Deus ao longo de sua vida.
Romanos 8 e 9 entre varios outros textos.
Tem muita gente querendo ir para o inferno não se importa com Deus não lembram de Deus
Podemos levar em consideração também a passagem que diz que logo após a morte vem o julgamento. Se tudo já tivesse sido predeterminado por Deus, então pra que o julgamento?
Verdade.
Julgar não necessariamente é pra ruim
Colocar muitos clérigos pra assistir as aulas do Pe Françoa
Os padres paulo ricardo estao se multiplicando....
Literalmente
Existe a Soterologia Molinista que não foi condenada (apesar de não ter sido aprovada) no Concílio de Trento, ficando como uma possibilidade.
Tenho achado realmente bem interessante o Molinismo, seria interessante uma explicação sobre.
Sou adepto da soteriologia molinista, estudei bastante tempo, mas a Igreja não irá aprovar ou definir que o molinismo ou o tomismo é dogma de fé, por que isso é somente um estudo para "tentarmos" entender esses assuntos, porém não tem como saber que é desse jeito mesmo rsrs
Pra mim fica confuso. Se está predestinado como pode estar livre?
Não, só os crentes lavados e remidos no sangue do Cordeiro
Salve Maria, Padre!
A aula foi fantástica. Muito boa para compreender a doutrina de predestinação!!! Porém cabe uma correção sobre a errada afirmação de Adão e Eva serem uma questão em aberto para a Igreja.
No minuto 36:25 pra frente, o senhor cometeu esse erro grave (que pelo seu posicionamento ficou nítido não ser proposital).
A criação de Adão e Eva como um primeiro casal de homem e mulher não é uma questão aberta para a Igreja.
Na encíclica HUMANI GENERIS do Papa Pio XII, esta questão é compreendida no ítem 37:
37. Mas, tratando-se de outra hipótese, isto é, a do poligenismo, os filhos da Igreja não gozam da mesma liberdade, pois os fiéis cristãos não podem abraçar a teoria de que depois de Adão tenha havido na terra verdadeiros homens não procedentes do mesmo protoparente por geração natural, ou, ainda, que Adão signifique o conjunto dos primeiros pais; já que não se vê claro de que modo tal afirmação pode harmonizar-se com o que as fontes da verdade revelada e os documentos do magistério da Igreja ensinam acerca do pecado original, que procede do pecado verdadeiramente cometido por um só Adão e que, transmitindo-se a todos os homens pela geração, é próprio de cada um deles.
Como disse o santo padre, os católicos não são livres para discutir a questão. É uma questão fechada e o poligenismo é uma heresia.
Em todo o resto o senhor foi perfeito e agradeço muitíssimo pela aula, porém minha consciência me acusaria se não fizesse a correção (não sem caridade) devida.
Padre, mas então por que São Tomas diz que os não predestinados não devem saber disso para não se desesperarem?
Meu Deus se ser pobre vai pro inferno , Eu vou dormir em pé lá no inferno pois sou pobre e ó mundo está Lotado de Pobre .
Eu prefiro acreditar que isso é um equívoco de calvino .......em sua interpretação!
Padre sua explicação é coerente com a bíblia é com ó Deus que nós conhecemos antes de Martinho Lutero, e João calvino .
Por isso temos que ter cuidado com quem lê a bíblia e a interpreta em celebrações religiosas .
Filhos de Deus leia sua Bíblia chama o espírito santo pra te orientar.
Assim nós não seremos confundindos ( por nenhuma doutrina religiosa)
JÁ DEI O MEU LIKE !
É mais ou menos como se você fizesse uma lista com o nome de todo mundo do seu círculo social pra ir na sua festa. Todos foram convidados, todos foram chamados, você queria que todos estivessem lá, mas nem todos quiseram ir. E você sabia que nem todos iriam, mas não cancelou a festa por causa disso.
Pois ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer a mim; e no último dia eu o ressuscitarei.
João 6:44
“O Deus que te criou sem ti, não te salvará sem ti” - não é de Santo Agostinho?
A salvação não vem de nós é dom de Deus.
Mas Deus que nos criou à sua imagem e semelhança nos criou com liberdade de escolha, e Deus não nos força a nada
O homem se salva?
Ainda bem que Deus não é como judeus e calvinistas ensinam .
Não entendi o minuto 29:20 a 29:46
Deus quer que sejamos salvos, essa seria a predestinação. Porém, ele fala que quem tá no inferno, não faz parte desta predestinação... é claro que na sequência ele fala sobre liberdade, e que está amarrada uma na outra, mas to bugado. Quem ta no inferno não faz parte da predestinação mas pelo fato da liberdade humana, se torna predestinado?
Deus é Amor, Jesus não veio condenar mas salvar! Basta aceitarmos isto, sermos perfeitos como Deus é Perfeito!
Resumindo o que o padre quis dizer:
Deus nos criou para sermos salvos. Logo, somos predestinados a sermos salvos. Porém, o ser humano, no exercício da sua liberdade, pode ou não escolher pecar e consequentemente se condenar. A predestinação não pode ser para a condenação pois, nesse caso, seria admitir que Deus nos criou para sermos condenados. Logo, Deus seria mal por ter nos criado para sofrermos eternamente.
@@antonyleme7602Mas ele também diz que Deus vive um eterno presente, ou seja , o antes , o agora e o amanhã estão acessíveis a ele a todo momento.
Sendo assim , Deus sabe quem vai se condenar antes mesmo que essa pessoa nasça. Logo, não existe livre arbítrio , pois mesmo antes de nascer esse inviduo já estava fadado a condenação ou salvação.
@@robertalmeida2593Deus sabe quem vai escolher ser condenado,mas não determina que isso ocorra. Já li uma explicação apologética de que ele nos cria para tomar parte em sua natureza (,tem um conceito,, Deismo ou algo assim), mas, para isso, precisaríamos ser livres, pois somente um ser livre poderia tomar parte na natureza divina (esse tomar parte eu não sei se seria a mesma coisa que a visão beatifica/ comunhão dos santos).
@@mateusn2090 Ele pode não determinar quem vai ser condenado, mas se ele sabe sobre o futuro, então Ele sabe que vai se salvar ou não.
Se pensar um pouco e imaginarmos que você ou eu sejamos um dos desses que foram condenados. Não adiantaria nossas ações piedosas , de fé ou de conversão. Necessariamente, essas ações se tornam até sem sentido. Uma vez que o futuro e o fim de nossa história , salvação ou condenação, já esta determinado.
entendi tudo, mas não entendi nada hahahaha....estou bugada nesse momento!
Kkkkk
Pelo visto esse padre não leu a suma teológica de São Tomás, ele está apresentando a posição da escola molinista e não da escola tomista
Lembrando que 80% dos protestantes não corroboram com os pensamentos de Calvino e sim de Jacó Armínio, que foi outro reformador com uma visão semelhante a essa explicada pelo padre.
O poligenismo foi condenado na Humani Generis, por Pio XII. Me parece que o padre equivocou-se nesta questão, no finalzinho do vídeo.
Verdade Petter!
Pelo que eu entendi, não pesquisei muito, mesmo o Papa condenando, a Igreja não pos um ponto final. Então ainda existe discussões sobre o assunto.
igor lopes Sim. Sua opinião é herética.
Caro Igor Lopes, por que esse malabarismo inteiro somente para não aceitar a doutrina de que Adão foi o primeiro humano a ser criado e ele é o cabeça da humanidade? O relato do gênesis é extremamente claro, bem como a Humani Generis.
Se sua proposição estivesse correta, certamente haveria por aí pessoas que não estão submetidas ao pecado original, o que é totalmente absurdo. Sinceramente, o poligenismo é totalmente absurdo.
Como é possível que alguém pense que sabe a fórmula de ir para céu? Antes de Jesus ninguém tinta essa formula. Depois de Jesus muitas fórmulas existem. Muita gente quer ir para o céu e não sabem o que é o céu.
Agostinho e Calvino não ajudaram em nada com essa doutrina da predestinação, será que eles não foram lógicos o bastante para perceber que essa doutrina tornaria Deus o autor do mal?
Como o Padre disse, Santo Agostinho se retratou de seus erros ao final de sua vida. O problema é que nós nos apegamos ao erro que ele cometeu e não ao acerto posterior. O Padre apenas falou sobre o erro pra entendermos onde alguns se apoiam para esta heresia, mas enfatiza que ele se retratou depois.
Já Calvino... bem, acho que dá pra ter uma noção de que ele insistiu no erro...
Nunca o calvinismo afirmou que Deus é o autor do mal moral. Agora do mal terreno, ele mesmo disse muitas vezes que enviaria pragas e guerras e etc...
Gente por favor alguém me responda.
Deus criou todos para salvação mas sabe quem vai se perder?
Mas se essa alma que vai se perder converter pode se salvar?
Claro
E como considerar a promessa de salvação dada pela igreja a quem recebe o sacramento do crisma ou confirmação prometido no catecismo?
Não sou nenhum especialista de catecismo, mas acho que tal promessa de salvação não existe no CIC... Poderia informar em qual paragrafo isso é afirmado?
@@ltomsouza a promessa está no parágrafo 1296 do CIC. A interpretação é de que pelo sacramento do Crisma pertencemos definitivamente a Cristo com a promessa de salvação.
@@manoelcosta8112 sim , pertencemos a igreja de Cristo com a promessa de salvação porque é pela igreja que diretamente ou indiretamente todos se salvam , veja a aula anterior do Pe Françoá.
@@manoelcosta8112 obg por informar! Entendo que a linguagem do catecismo seja bem simples e não exija muitas interpretações, além do que já está escrito. Os sacramentos são "necessários" para a salvação (conf. economia sacramental), porém, não a garantem, nem a prometem... Recomendo a leitura de 1Jo 2 e das referências do mesmo parágrafo mencionado, as quais completam a devida interpretação sobre o selo espiritual, a pertença divina e a . Deus o abençoe!
@@ltomsouza Olá Eliton e Daryl, agradeço suas intervenções. Minha experiência com a Trindade Santa, é de leigo fiel. Com todo respeito, acho que a "religião" vista com olhos científicos não é o melhor caminho pra mim, que me relaciono há 70 anos com Deus dessa forma leiga. Prefiro minha interpretação, e por isso tenho confiança que Ele me salvará com a cruz e por ter me resgatado no batismo e no crisma. Agradeço mas não quero perder meu foco. Um grande abraço. Parabéns jovens que querem encontrar o caminho da vida eterna, que tanto confio.
Para acabar com esses argumentos de calvino é o seguinte se Deus predestinou as pessoas pq então ele criou os que iriam ser condenados?. Oras, se Deus é piedoso e seu amor é infinito não seria possível essa doutrina pq desvirtuaria Deus.