Excelente vídeo, Douglas uma VPN é 100% segura? digo, supondo que um atacante consiga "entrar" no túnel, ele vai ter acesso aos dados, mas os dados estão criptografados, mas então ele pode descriptografar usando alguma ferramenta não é ?
Fala Dr. obrigado pelo feedback. Então você precisa confiar no provedor, se ao seu ver o provedor for seguro, aí quanto a isso pode ficar tranquilo. Quanto a um atacante descriptografar o conteúdo de um túnel VPN, ele precisaria das chaves, certificados etc., seria uma tarefa extremamente difícil, eles poderiam utilizar uma técnica chamada "man-in-the-middle" (Pesquise sobre depois) ele iria interceptar, e possivelmente alterar o trafego entre um cliente VPN e um servidor. Mas para isso, precisaria ter uma falha na autenticação ou na implementação do protocolo VPN. Basicamente a resposta é que depende de vários fatores, como a força da criptografia, a implementação do software VPN e as práticas de segurança adotadas, seria possível, mas isso levaria bastante tempo, faria mais sentido se o atacante estiver tentando atacar uma grande empresa, uma pessoa em especifico não faria tanto. Mas se você pagar por uma VPN de um provedor grande e focado em segurança, eu diria que seria praticamente impossível. Abração!
Top mano, informático pra caraio, to aprendendo com você mano, to enferrujado em tudo haha
Valeu mano! Bora pra Cima!!
Douglas, a respeito da VPN, eu utilizo da KASPERSKY!
Boa Dr. eu também utilizo a da Kaspersky rsrsrs
Excelente vídeo, Douglas uma VPN é 100% segura? digo, supondo que um atacante consiga "entrar" no túnel, ele vai ter acesso aos dados, mas os dados estão criptografados, mas então ele pode descriptografar usando alguma ferramenta não é ?
Fala Dr. obrigado pelo feedback.
Então você precisa confiar no provedor, se ao seu ver o provedor for seguro, aí quanto a isso pode ficar tranquilo.
Quanto a um atacante descriptografar o conteúdo de um túnel VPN, ele precisaria das chaves, certificados etc., seria uma tarefa extremamente difícil, eles poderiam utilizar uma técnica chamada "man-in-the-middle" (Pesquise sobre depois) ele iria interceptar, e possivelmente alterar o trafego entre um cliente VPN e um servidor. Mas para isso, precisaria ter uma falha na autenticação ou na implementação do protocolo VPN.
Basicamente a resposta é que depende de vários fatores, como a força da criptografia, a implementação do software VPN e as práticas de segurança adotadas, seria possível, mas isso levaria bastante tempo, faria mais sentido se o atacante estiver tentando atacar uma grande empresa, uma pessoa em especifico não faria tanto.
Mas se você pagar por uma VPN de um provedor grande e focado em segurança, eu diria que seria praticamente impossível.
Abração!
Acho show este vídeo...