Me acompanhe no canal Morel Felipe Wilkon: ruclips.net/user/morelfelipewilkon O canal Questionando Crenças não será mais atualizado. Clique no link e se inscreva: ruclips.net/user/morelfelipewilkon Um abraço!
Parabéns pelas reflexões, ao expor seus questionamentos você está gerando em seus seguidores o despertar do senso crítico. Sua luta é árdua, vai ter momentos de crise, mas, vai ser gratificante os resultados que conquistará. Já dizia um antigo dito popular "pensar incomoda como o andar a chuva"
20:38 - Morel é foda 👏🏻👏🏻 essa resposta define bem seu nível de lucidez, inteligente e MUITA sensatez. O cara não se abala com nenhum ataque nos comentários. Porque ele está certíssimo no seu posicionamento!
“A vida é apenas isto: um encadeamento de acasos bons e maus, encadeamento sem lógica, nem razão; é preciso a gente olhá-la de frente com coragem e pensar, mas sem desfalecimentos, que a nossa hora há-de vir, que a gente há-de ter um dia em que há-de poder dormir, e não ouvir, não ver, não compreender nada.” Florbela Espanca
Posso estar errado, mas acredito que quando ele fala que isso ou aquilo está na mente não quer dizer que é loucura e sim está falando na Lei hermética do Tudo é mental. "O Todo é Mente; o Universo é mental."
Morel, tenho assistidos os seus vídeos e estou adorando. Me considero espírita, mas não sou uma estudiosa do assunto até porque, nunca gostei de dogmas. Fuji da religião católica por não concordar com o que pregam e fui para o espiritismo... Cai na mesma armadilha. Só percebi isso quando encontrei seu canal (por acaso) mas está sendo muito proveitoso, uma sensação de liberdade...Ainda não decidi sobre o meu trabalho no espiritismo. ; acredito que se dará tudo de forma natural. Entendo bem tudo que diz. Que bom ter alguém que divide seus conhecimentos e nos faça refletir. Obrigada.
Morel, não exclua o seu antigo canal porque ele tem um conteúdo riquíssimo do qual vc abandonou devido as suas novas convicções. No entanto, foi com o antigo canal que eu consegui sair de uma fase muito difícil da minha vida e tem vídeos maravilhosos e outros de estudos do Evangelhos. Entendo que agora o seu rumo está diferente mas não acredito que a sua obra anterior será esquecida. Enfim, só minha opinião, de qualquer forma continuo lhe desejando o melhor pra sua vida e pra sua família. Muita Paz e Muita Luz ! E ainda que haja uma discordância da minha parte, tu tens a minha admiração. Abraços !
Os estudos que ele fez são interessantes e espero que mantenha o canal antigo e os vídeos. Que continue trazendo seus pontos de vistas, despertando reflexão sobre esses assuntos. Espiritualidade é tema complicado de se comprovar, mas o debate é bom.
Islene Correia a barba sempre intensifica a masculinidade de um homem também o deixa mais confiante, o que parece ser o caso do Morel. Nossa aparência física influência o nosso cérebro, transforma nosso comportamento. O cérebro codifica o que vê. Uma simples barba pode deixar o homem mais confiante, forte, preparado para tomar decisões difíceis, passa respeitabilidade até mesmo virilidade. Também ou o admiram ou o odeiam. Barbudos: as mulheres os amam e os homens os respeitam. Enquanto ao Morel, essa nova postura lhe cai muito bem.
Islene Correia mas agora eu discordo do ponto de vista dele em dizer que as experiências sobrenaturais são criançao de nossa imaginação. Eu já vi e ouvi coisas estranhas e não eram fruto da minha imaginação. Eu estava completamente desconectada de qualquer pensamento referente a sobrenatural. No entanto for nesses momento que eu passei por situações aterrorizantes e desconfortantes. Foram poucas ocasiões mas foram o suficiente para me provar a existência de espíritos vagando por aí.
Eu também já passei por experiências no mínimo "estranhas". E confesso que não estava de modo algum me sentindo inspirada por algo pertinente. Ao contrário, eu era bem descrente disso.
Debora Chabene - Só quem vivenciou essa experiência, é que sabe que não é uma fantasia ou produto de mente... O mesmo ocorre com aqueles que possuem mediunidade extensiva... Quem não possui essas faculdades, não tem base para concordar ou discordar.
Morel, eu apesar de concordar com alguns fundamentos do espiritismo, quando assistia seus videos falando sobre o espiritismo pensava; pobre desse homen, ele é sego pelo espiritismo. Agora vejo que você foi tão a leste que virou oeste. Paz e luz pra você.
Desde muito pequena eu vivenciei fenômenos dos quais não acredito que tenha tido influência consciente de terceiros, via pessoas pequenas no jardim, mas não conhecia a mitologia das fadas, aliás, o que eu via nem se parecia com o que a gente vê nas lendas europeias, depois de uma certa idade passei a ver vultos, depois deixei de ver, vi ovnis por toda a minha vida e os vejo até hoje, ouço vozes, tenho sonhos premonitórios e faço projeção astral involuntária. Li tanto sobre cada um assunto desses que cheguei a conclusão que ninguém sabe nada, uns autores endossam tudo como um universo invisível, outros atribuem ao psiquismo, inconsciente coletivo e similares. O fato é que não simpatizo com a explicação do mundo mental, sinto-me confortável acreditando no mundo espiritual, na verdade acredito que os dois são a mesma coisa, o que tiro de proveito disso, é que não me sinto só, aprendi que posso contar com esse mundo invisível, peço ajuda e a recebo, seja para doença ou financeiro, sou sempre atendida. Todas as coisas que eu critiquei a vida me trouxe de maneira que eu agisse exatamente como a crítica que eu havia feito, todas as vinganças que eu planejei me saíram como um tiro pela culatra. Resumindo, não foi o espiritismo kardequiano ou oriental que me fez acreditar nesses fenômenos, nem nesse mecanismo de retorno que a vida tem, mas a minha própria experiência pessoal. O que me leva a seguir o seu canal é a literatura espírita, para mim, simplória, maçante e muita vezes até ridícula. Livros da Zíbia por exemplo com aquela saga de gerações se encaixando milimetricamente nos seus resgates é bem bobinho mesmo. Minha trajetória de vida me mostra que muito do que é ensinado não se aplica a mim. Em compensação tenho lembrança de outras vidas e isso me ajuda a aceitar problemas que passo nessa. Quando você cogitou falar sobre BCMPE, me interessou muito, pois qualquer pessoa com o mínimo de inteligência percebe que ele é absurdo, no entanto é citado nas palestras espíritas com uma relevância que na verdade não tem. Morel, por que se atém tanto aos comentários feitos pelos internautas e não entra logo na questão do livro? Estou curiosa com o parecer que você tenha a dar, porque essas outras questões podem ser deixadas para um segundo momento. Receio que parte do seus seguidores vão perder uma boa oportunidade de conhecer a sua análise por conta desses vídeos que não abordam diretamente o assunto. Desculpe-me se pareço autoritária ou invasiva, é porque como mulher que sou, estou curiosíssima. Fique na Paz.
Concordo com você Gislaine. Como você, também comprovei a existência de um outro mundo que permanece oculto à maioria das pessoas, desde criança. E nem sabia da existência disso que chamam de espiritismo, portanto não fui induzida por nenhum sistema de crenças a acreditar em tais fenômenos. Eu só procurei o espiritismo depois de adulta para obter respostas àquilo que observava e experienciava por mim mesma. E o espiritismo só fez me encher de culpas dizendo que eu tinha a "obrigação" de ser "médium" e que minha sensibilidade era uma "provação" um "resgate cármico". E fiquei presa nessa teia por anos e anos à fio....Mas um dia finalmente minha ficha caiu e passei por esse mesmo "processo" à que o Morel se refere. Processo de libertação. Porém, fico pensando se o Morel não se tornou talvez um pouco cético com relação aos fenômenos espirituais......Já quanto ao fato dele afirmar que não acredita em reencarnação , as pessoas estão tirando conclusões precipitadas com essa fala dele: O que eu entendi é que ele não acredita em reencarnação tal qual como prega o espiritismo! Mas vamos aguardar o que ele tem a dizer melhor sobre o assunto!!
Boa noite Morel . Estudei espiritismo durante 18 anos. Eu também, ao longo do tempo passei a questionar e a duvidar de muitas coisas. Algumas delas claramente um absurdo . Estou curtindo muito os seus comentários a respeito da reencarnação, e os condicionamentos aos quais a mente humana está sujeita. Abç. Mauriello.
Que a Paz esteja convosco! Caro irmão Morel, é gratificante encontrar alguém com o vossa coragem, que de boa vontade, partilha as descobertas que apenas uma mente valente pode fazer. Quando os homens ousam abandonar uma vida de desejos naturais, por uma vida de aventuras na arte, cuja lógica é incerta, eles devem esperar sofrer os acasos consequentes das perdas emocionais, conflitos, infelicidade e incertezas, pelo menos até que chegue o tempo de atingir, em algum grau, a maturidade intelectual e emocional. O desencorajamento, a preocupação e a indolência são evidências claras de imaturidade moral. A sociedade humana confronta-se com dois problemas: a maturidade do indivíduo, por ser atingida; e a maturidade da raça, também por ser atingida. O ser humano amadurecido logo começa a encarar todos os outros com sentimentos de ternura e com emoções de tolerância. Os homens amadurecidos encaram os imaturos com o amor e a consideração com que os pais criam os filhos. Vossa coragem e partilha glorificam a Primeira Fonte e Centro de toda criação! Grata! Marcia Regina Dos Santos Prince (Embaixadora Mundial da 5° Revelação) www.urantia.org/pt/o-livro-de-urantia/ler
Segui vc no seu primeiro canal...com o intuito de renovar a minha crença perdida... confesso q não conseguí... Agora sigo vc neste canal...e me sinto bem mais aliviada... Cada vídeo deste seu canal me fêz renascer! Obrigada! Tudo de bom pra vc!
Conheci seu canal por indicação de um amigo. Fui espírita por 10 anos. Me via sozinho ou quase sozinho com as críticas e raciocínios que questionavam as teorias do espiritismo. Foi muito bom encontrar alguém que conhece tão bem a doutrina se colocar na posição de questionar. Continuarei acompanhando. Abraços e muita paz.
Espiritualidade no dia dia e o que isso tem a ver? Apenas disse que fui espírita durante 10 anos e eram raras as pessoas que criticavam pontos da doutrina por não concordar.
Rodrigo Pestana se você tem críticas não é obrigado a seguir o que você dúvida... Não acredita não acredita... É perca de tempo ficar 10 anos em algo que você dúvida a veracidade...
Espiritualidade no dia dia desculpe , mas não concordo. O espiritismo em teoria devia ter espaço para questionamentos, críticas e dúvidas. Afinal de contas ciência se desenvolve assim e espiritismo tem, segundo os próprios espíritas, parte ciência. Os espíritas sempre levantam a bandeira do diálogo, da evolução e da liberdade. Só que quando se apresenta um pensamento contrário os mesmos se transformam. Que evolução pode se esperar quando acolhem e apenas recebem bem aqueles que apenas dizem "amém"? Criticam tanto a igreja e adotaram uma postura pior na minha opinião. E pra terminar: não é somente aceitando tudo sem questionar que serei espírita. Para isso tem a igreja. Essa sim defende seus dogmas e coloca que se não aceitar não é da religião. Me tornei espírita justamente por achar que teria espaço e liberdade para avançar nos estudos. Morel só mostra a verdade. Espírita não aceita crítica e não aguenta quando percebe que tem fundamento.
Bom dia, sou espírita (médium de incorporação) e como você, continuo frequentando pelo trabalho de assistência dada a população. No entanto, o fato de perceber que os "mentores" só consolam dando respostas e orientações vagas de leis de causa e efeito, e teorias sem fundamentação, e não fazem o papel de esclarecimento. Vários outros pontos me fazem questionar, até onde há a caridade. Ou até onde produzimos progresso com tais atos "assistenciais". Vejo muitos médiuns que são sorridentes e se apresentam de forma sadia no centro espirita, mas quando esta vivendo suas vidas normalmente são pessoas intolerantes, egoicas, egoístas... Ou seja, o espiritismo pra grande maioria trás o conforto de que estão produzindo algo proveitoso pra suas "evoluções", bastando seguir as leis e teorias espiritistas tragas por Kardec, Tia Neiva e vários outros... E você está me ajudado a compreender que meus questionamentos não são só meus. Não consigo mais me enquadrar nessa lei de que temos que pagar débitos do passado. Exercer a caridade para pagar dívidas do passado! Isso ta sendo difícil de descer por guela abaixo. Ou seja, negociamos, caridade por pagamento de karma. Inventaram até uma moeda espiritual pra isso chamada bônus hora, que acredito eu, tenha sido traga por André Luiz. Em fim, agradeço por estar fazendo tais videos. Obrigado.
É muito bom assistir a esses vídeos. Anos atrás te acompanhei por alguns meses e agora por o acaso reencontrei te nesse canal... particularmente me traz uma compreensão mais aberta de nossa sociedade e enxergando respostas básicas que sempre estão na frente do nosso nariz. Obrigado irmão querido por compartilhar suas reflexões e auto conhecimento.
Obrigado Morel, os assuntos nós confundem. O fatos no meu entender é que , nos faz a estudar mais. Gratidão pela sua paciência de nós expor suas ideias, opiniões. Saúde , paz e paciência guerreiro.
Identifiquei-me com sua posição. Também fui espírita durante um período de minha vida, coincidentemente uma época difícil onde eu procurava amparo e consolo para minhas questões pessoais. Passada a "tempestade", passei a analisar as premissas espíritas e consegui analisa-las com isenção, o que me levou ao abandono das crenças espíritas. E, assim como você, tenho hoje minhas próprias idéias, que não tenho a intenção nem a presunção de serem verdades. Curtindo muito o seu novo canal. Abraço.
Oi Morel. Bom dia. Amei tudo isso. E quando lembro-me de você, lhe envio pensamentos positivos , não porque acho que esteja obsediado, nada disso, mas para que você tenha cada dia mais força, mais paz, mais entusiasmos para continuar sua tarefa... Tens contribuído muito com meus estudos...gratíssimo muita força e paz pra você viu.
Seu pensamento atual me faz lembrar da filosofia Seicho-No -Ye. .mestre Masaharu Taniguchi, à quem segui por muitos anos. Vou continuar te acompanhando. Um estudioso como você deve saber o que está falando e eu estou achando muito interesse seguir a linha do seu raciocínio. PAZ!
Obrigado Morel por ser quem é, que ser interessante e fora do padrão o senhor é, eu gosto muito quando acho um ser autenticado e que pensa de forma única como vc faz. Muita força e paz pra vc!
Morel, o seu canal anterior já era bom. Com sua postura mais crítica e ousada, ficou ainda melhor. O esclarecimento do espírito nem sempre é agradável, muitas vezes é um tapa na cara e faz nós revermos nossos dogmas e crenças, pena que nem todos estejam preparados para isso.
Leonardo Antonio de Araujo... Infelizmente, ninguém quer se desapegar de seu conjunto de crenças por este motivo, novas versões para velhos conceitos são tão fortemente rejeitados, quase que imediatamente. Muitos sequer se dão ao trabalho de pensar sobre e somente depois, tirar qualquer conclusão. Isso é triste pois reflete o nível de imaturidade em que se encontra a humanidade isso sem mencionar o verdadeiro paradoxo que nos tornamos.
Adriano Crivelli Desapegar das redomas de paradigmas que nos é imposto desde que nascemos não é da noite para o dia, para a maioria leva tempo, e para alguns impossivel. Porém devemos manter cautela, pois não é raro que todos que se empenham em pesquisa e enxergam um novo horizonte geralmente não conseguem ver muitos equivocos que julgam verdadeiros, ainda com a visão ofuscada por suas novas conclusões.
Morel, sua postura analítica é importante, pois ajuda a despertar uma visão mais estruturada, mais consistente, o que, aliás, está de acordo com estas palavras de Kardec: "Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão em todas as épocas da humanidade." Particularmente, eu tenho uma apreciação pela obra de Pietro Ubaldi, cujo pensamento é muito profundo, de uma notável consistência crítica em diversos pontos essenciais da vida. Embora eu não concorde com todos os pontos de vistas de Ubaldi, devo a ele a melhor orientação filosófica que encontrei até aqui para muitas questões existenciais, lembrando que o mesmo também causou sérios incômodos no meio espírita por dizer algumas verdades.
Olá Morel, há um tempo atrás assisti um programa no canal History, com o tema "truques da mente," confesso que deixei de assistir pois começou a produzir em mim um medo, o medo de estarmos só neste planeta, por fim percebi que quero continuar acreditando. E vamos em frente, muita luz e paz.
Ri demais desse vídeo. É cada argumento que a galera inventa para tentar levar o Morel de volta ao espiritismo. Me interessei pelo espiritismo na juventude mas os vídeos que assisti e livros que li me mostraram que não dava para acreditar nessa doutrina. Cheguei às mesmas conclusões que o Morel a chegou meses atras.
Obrigado pela coragem, Morel. Você poderia apenas pegar todo esse conhecimento e descobertas e desaparecer, mas teve a coragem, motivação e dedicação de compartilhar conosco, ajudando muita gente. Obrigado!
Boa noite!Estamos todos em busca do conhecimento e diante de tal próposito devemos sempre questionar e até mesmo mudar de opinião, quando as respostas que tínhamos já não nos satisfazem mais. Lamentável que algumas pessoas não aceitem o fato de que você tem novas convicções. Sou espírita e a Lei de causa e efeito sempre me pareceu explicar bem as alegrias e adversidades pelas quais passamos, mas realmente, sendo os animais seres inconscientes nada fizeram por merecer os castigos a que são submetidos. Continuo admirando você e desejo que encontre as respostas que necessita. Abraços!
Boa noite Morel! parabéns pelas respostas, assistindo esse video eu fiquei convencido de que as pessoas já sabem de tudo o que ocorre no mundo, como deus pensa, como tudo funciona, é muito engraçado!
Oi Morel, obrigado pelos seus vídeos, muitas dúvidas que eu tinha estão sendo resolvidas por eles. Entendi que você não pretende divulgar muito sobre o estado atual da sua experiência espiritual atual, mas deixo aqui uma pergunta, quem sabe você fala sobre isso mais adiante. Gostaria de saber se as técnicas de exercício mental desenvolvidas pelo budistas como a meditação, contemplação e a busca da iluminação pela consciência da inexistência do eu (ou ego) fazem parte de seus estudos e práticas atuais. Obrigado.
Perdi uma filha, o que me motivou a me tornar espírita, mas percebia sempre algumas inconsistências aqui e ali sem realmente querer prestar atenção. ...e agora vem você, a quem eu segui com afinco por muito tempo, aliás, absorvia com júbilo suas palavras, baguncar a minha cabeça. Estou meio que sem rumo, mas quero te ouvir, pois estou vislumbrando sua lógica . Adorei o seu novo visual, revestido de muita ironia e bom humor. Boa sorte no seu caminho. Paz.
Sua linguagem e elegância, continua a mesma, tô amando seu canal . Sempre acreditei em reencarnação, mas aleatória, não pra pagar alguma dívida anterior, 80 % da pessoas que são presas, voltam a cometer crimes, então .então reencarnar pra corrigir falhas de vidas passadas, não fazem nehum sentido. Mesmo porque, como saber se eu as cometi? E quem sentiria que foi feito justiça? É muita fantasia na doutrina espírita. Bjs sucesso
Alexandra Aguiar ,o Morel questiona o Espiritismo porque ele conhece muito, mas quem não conhece não pode questionar. Como vai argumentar sem conhecimento de causa?
Não vejo elegância alguma na linguagem do Sr. Morel. Pelo contrário. Vejo muita deselegância. Pedantismo e sarcasmo. Esta forma de se expressar não é apropriado para discutir sobre temas tao elevados como a doutrina espírita. Se sr. Morel leu tantas obras espíritas, como diz, é incoerente e contraditório utilizar desta forma de se expressão quando se trata de tais assuntos. Leu muito, mas não tirou muito proveito de suas leituras.
Mesmo para quem é espirita, esses videos servem para te fazer refletir e pensar se você realmente tem a resposta para tudo que ele propõe. Não existe motivo pra ofender ele e nem pra ficar com raiva. Eu não tenho uma ideia sobre tudo e nem como esse "tudo" funciona. Procuro aprender e entender, procuro descobrir a minha verdade e entender que cada um tem a sua.
Muito bom Morel!! Não sabemos porra nenhuma e temos que assumir isso. E mais: temos que parar de querer ensinar aos outros. Religião é isso: alguém tem uma ilusão e sai criando igrejas...
@@wilsonmaciel8455 Deve ser mais confortável pra você acreditar nisso, né... afinal de contas, qual o grau de responsabilidade teria se tivesse que prestar contas pelos seus atos, não é...
Olá Morel, faz pouco tempo que me inscrevi no seu canal. Devo parabenizar seu trabalho. Por que? Eu sou espirita, más os raciocinios que você apresenta devem ser levados em cobsideração, pois se uma doutrina não resistir, por meio de raciocinios, à uma anãlise, ora, então tal doutrina mostra-se em situação delicada. Mantenha teu trabalho. tuas ilustrações e comentários são por mim bem vindas. Religião é algo muito complicado.
Vou chegando à conclusão cada vez mais firme de que tudo é muito mais puro, amoroso e pacífico quando nos conectamos a vibrações e não nos aferramos a palavras e julgamentos. Ontem deixei-me arrastar pela crítica feroz deste irmão, que está numa cruzada pessoal por desmascarar o Espiritismo. Isso seria quase o mesmo que desmascarar cada um de nós, rsrsrs. E o que vamos encontrar? Pessoas e sistemas em movimento, em construção. Todos temos sombras, e luzes. E todos estamos em caminhada. Assim, percebo que o melhor é transcender este espaço da crítica e perceber os questionamentos como um movimento saudável para o seu ser e para o Espiritismo como um todo. Sinto que você pode arrastar uma multidão porque tem muita firmeza nos questionamentos. Mas, como o amor está em todos os lugares, não me preocupo com isso. As pessoas vão atrás das experiências que precisam ir e em todos os lugares estarão em companhia de si mesmas e da Vida, que é sempre pródiga em espelhar fora o que temos dentro, trazendo N oportunidades de aprendizado. Depois de um dia e uma noite intensos, em que assisti todos os vídeos deste canal, consegui me recompor no lugar que gosto de estar: dentro de mim, aplicando o Evangelho em mim, encontrando com Jesus em mim, e falando de como esse processo pode ser mais suave, compassivo e indulgente, sem perder o foco e a lucidez. Desisti de querer separar o preto do branco. Sei que estamos sempre em movimento, e que mal podemos distinguir mediunismo de animismo. Jung já dizia que o contato com os símbolos nos sonhos, no transe, no contato interior conosco mesmos ou numa mesa mediúnica é sempre instrumento de auto-conhecimento. Esse contato me interessa. E se o que vc fala -- que tudo não passa de uma expressão do inconsciente -- e estamos apenas dando "nomes e rótulos espíritas" para isso, ok... No campo do subjetivo, não é quase tudo sobre "que nome vc quer dar?" Várias religiões e práticas estão fazendo as mesmas coisas e dando nomes diferentes, às pencas. Só me atrevo a me aferrar a questões das ciências do mundo físico e olhe lá rsrsrs... Sinto que estamos na mesma lida, eu e você, e tenho optado por olhar para o copo cheio, e transbordar uma proposta de vivenciar o Espiritismo com mais leveza, autorresponsabilidade vista sem peso, mas como resgate do centro de poder pessoal, saindo dos velhos lugares da culpa e seus aprisionamentos. É o próprio Kardec quem disse que o Espiritismo é um sistema em construção constante e dinâmica, e que precisa fazer face a face com o que faz sentido em cada época. Precisamos contribuir para isso, seja como for, caso o queiramos. Eu quero, enquanto sentir vontade e tiver espaço para isso, como tenho no centro que frequento. Pessoalmente, sigo vendo o Espiritismo como a linha espiritual mais aberta, questionadora e dinâmica. E sei que fui "salva" em grande parte graças a esta abertura. Sim, concordo com você: tem muita aberração, crendices toscas e infantis, historinhas repetidas levianamente over and over... mas vejo a essência através de todos esses véus e é nela que desejo surfar... Vejo esse bater de cabeças como a imaturidade em movimento, buscando amadurecer no campo das experiências. Saí mais forte desse contato com seus vídeos e menos apegada aos nomes e rótulos dos processos de contato com o desconhecido, a sombra, o mistério, a dor, animismos/mediunidade. Sobre a humanidade de Kardec, Chico e Divaldo, sinto que não é fácil pra ninguém ser humano, pra mim não é, rsrsrs. Porque seria diferente para eles? E quando cometeram erros conscientes ou não, dentro de suas limitações, é porque são apenas mais um de nós. Por meio das obras, vi no movimento de todos os três um crescente ao longo dos livros e de suas vidas. Assim como vejo em mim também, muito por meio das experiências que o Espiritismo e outras práticas/vivências (estudos espiritualistas, maternidade, casamento, vida profissional) me proporcionam. Ainda que sem grandes pretensões, existe evolução nas coisas pequenas do dia a dia. Ver esses vídeos me fortaleceu no propósito de transcender a busca infantil em mim por uma "panaceia", algum sistema ou alguém perfeito que me responda tudo, de A a Z. Não dá para esperar isso de prática espiritual alguma, muito menos das religiões. Quanto à espiritualidade, religiosidade e conexão em mim, sigo percebendo o Espiritismo como o lugar mais livre, aberto e propiciador de troca, serviço ao próximo e estudos que há. Um ponto que me auxilia muito a transcender esse lugar interior de exigência de perfeição é a GRATIDÃO. Sou grata a tudo que vivi nesses anos. E quanto àquilo que ainda está em processo de amadurecimento, na minha falibilidade e na dos outros (e até mesmo na do sistema em si), eu procuro perceber como CONSTRUÇÃO, CAMINHADA, MOVIMENTO. Envio luz e bênçãos de meu coração ao seu. Sei que todo movimento é válido na construção interior de cada um, somos amor em movimento constante. Seja batendo cabeça em busca de uma panaceia, seja apaziguando o coração onde quer que estejamos, pois sabemos que tudo serve ao Amor Maior, que tudo é sagrado. Muita luz em sua jornada! :) Um abraço, Daniela Migliari.
Tudo é verdade e nada é perfeito. Na mentira, na crença, quando o tudo é derrubado, somos nós quem caimos no nada. Logo, a falta de fé é a crença sem o tudo, que faz o perfeito desacreditar em si mesmo.
Boa noite Morel Tenho lhe seguido e nunca visto e ouvido vídeos assim e são interessantes demais Gostaria de saber sua opinião sobre a teoria de Jan Van hellan
Pausei o video para perguntar se eh verdade que tem gente dizendo que recebe ET em casa?! E pessoas que acreditam nisso?! Meodeos, a que ponto chegamos! Eu ri, mas em parte foi de nervoso. Não dá pra entender como tantas pessoas se deixam levar por essas histórias.
Ótimo vídeo... Morel, me tira uma duvida, o que vc me diz da projeção astral. Algumas vezes vc fez alusão ao Saulo e ao Wagner, vc também mudou de ideia quanto a isto. Gostaria de sua analise mesmo que fosse curtinha. Grato.
As pessoas tem muita dificuldade de viver sem se agarrar a alguma idéia que amenize a dor do vazio, o medo da escuridão, o desespero do labirinto. Então, criam-se deuses pais, salvadores, consoladores que atendam suas necessidades de amparo e consolo. Nada contra as crenças das pessoas. Cada um crê naquilo que convém. Crer parece muito mais confortável.
Cada dia vc me surpreende, muito bom morel, eu tmb acredito que tem erros no espíritismos, tem coisas que é um mistério e nunca vamos saber... Mais tem coisas que são reais, como a Bíblia foi um fato que aconteceu... Muita força e paz!
Morel, já fiz parte de fórum espírita e essa questão do sofrimento dos animais sempre foi questão sem explicação é concordo com seus argumentos. Apenas nao entendi quando você afirma que foi Kardec que disse o que está na questao número um de o livro dos espiritos. A resposta à pergunta o que é Deus não foi dada pelos espíritos? As outras qualidades atribuídas a Deus sim, fizeram parte de uma pergunta e na resposta dos espíritos aquiesceram com a ressalva de que seria sob nosso ponto de vista. Penso que a própria resposta a questão um, se acreditarmos na ideia da evolução espiritual, também seja adequada ao nosso entendimento atual não deixando de ser também sob esse nosso ponto de vista, mas como assim a resposta a questão um ter sido inventada, criada por Kardec? Grato.
Olá , Morel ! Gostei de suas elucidações . Gostei de vc manter o outro canal. Sou espírita e aprendi muito sobre o Evangelho, uma vez que vc dava uma visão espiritualista. Repito que vou continuar lhe assistindo, sempre com o intuito de refletir e buscar, em outras fontes, suas abordagens. Sua postura, nesse vídeo, para mim, denota respeito pelos que o assistem. Força e Paz !
Fala Morel, tudo bem? Sinceramente, parabéns pelo seu despertar. Liberto de dogmas e culpas, mesmo que parcialmente, outras verdades são apresentadas à nós. As pessoas falam com propriedade das verdades de suas crenças sem nunca questionar nada porque todos ainda esperam o salvador, seguindo exatamente a programação do nosso "sistema operacional". A verdade, assim como tudo que existe é uma projeção da mente humana. Não precisamos nos fixar em nada. As verdades são e devem ser relativas e passageiras, curso natural da evolução interna. Abração!
Morel, poderia por favor nos dá indicações de livros e conteúdos para estudo da mente? Grande abraço! Muita força e paz!
7 лет назад
Boa noite! Excelente sua visão da doutrina espirita (religiões estabelecidas). Sou espirita e não pretendo deixar de o ser, mas penso que dogmas devem ser questionados, opiniões devem ser emitidas e ouvidas. Ouço seus questionamentos e me vejo liberto da culpa por pensar como você algumas vezes. Fiz alguns questionamentos e arquivei no subconsciente, hoje posso revê-los novamente e pensar a respeito, SEM CULPA! Somente sob este modo já vale muito os seus videos. Estava acumulando dogmas e me via prezo a eles, não os questionava porque não havia ninguém com quem pudesse discutir. Continue falando sobre suas crenças, eu vou continuar ouvindo você, acredito que muitos mais espíritas ou não, também o escutarão. Guarde o conjunto de sua obra onde estiver (youtube, facebook) apoio você com isso também. Assim poderão sempre ver o indivíduo que é, e sua obra tem corpo. Parabéns pela coragem por expor o vaticanismo presente em todas as religiões. Deus te abençoe.
Pois eu achei uma analogia muito boa. Sempre me incomodei com as explicações dos espíritas para o sofrimento animal. Eu não aceito essa explicação de que o sofrimento dos nossos companheiros animais é para depurar as almas durante esse "estágio" no reino animal, para "progredir". Por favor, gente: Tenhamos mais empatia pelos animais! Como bem colocou o Morel, essa visão antropocêntrica é culpada por muito do sofrimento animal. Cachorros presos em correntes curtas, maltratados e abandonados, cavalos magros e doentes puxando carroças (e mesmo que estivesses saudáveis, carregar um peso tremendo nas costas certamente é muito desconfortável!), e toda sorte de sofrimento para que se tornem comida nos nosso pratos. O sofrimento animal pelo viés espírita é injusto, do ponto de vista da justiça divina. Aliás, o sofrimento humano explicado pelo espiritismo por muitas vezes pode levar a que pensemos que Deus é sádico. Se existe alguma lei universal, é mesmo a da diversidade. Esse tipo de conhecimento é duro, é sofrido porque nos tira da zona de conforto, nos retira respostas (que na verdade nunca existiram). Nós sabemos muito menos do que acreditamos saber.
Chega a ser engraçado que a uns meses atrás eu buscava respostas e encontrei um dos seus vídeos do antigo canal, e acabei me considerando espírita, finalmente eu defini uma religião para mim, uma doutrina a seguir... Depois vi o seu vídeo que falava sobre deixar o espiritismo, e isso me abalou rsrs. Porque até o momento vc era a fonte de conhecimento para mim sobre a religião, vc era o guia. Mas com esse novo canal vc ensina a questionar tudo, e sinceramente eu gostei, novamente estou sem religião (sem religião porque eu quero ter certeza do que acredito, antes de me unir novamente a uma), porém eu aprendi com vc no canal anterior a como estudar e buscar as repostas por mim mesma, no momento eu estou estudando a bíblia. Acredito que a coisa mais importante que vc nos ensinou, foi a buscar a verdade por nós mesmos, e não apenas ouvir e aceitar, mas procurar provas daquilo que acreditamos. Muito corajoso da sua parte depois de tantos anos, mudar radicalmente assim, para mim não importa sua religião, isso não é motivo para julgamento, mas sim a forma como vive. Espero que encontre a verdade que tanto procura, e agradeço por compartilhar o que aprende conosco.
Já vi um espírita dando resposta sobre o sofrimento dos animais. Ele disse que os animais sofrem para já irem se acostumando com o que encontrarão quando forem humanos, e assim se dá a transição da criança para a fase adulta, onde ela começa a aprender sobre como ser um adulto aos poucos, conforme a idade vem chegando.
Morel, estou aguardando ansiosa, vc falar sobre suas descobertas e novos horizontes, agora que você não é mais Espirita. Fiquei um pouco triste com a sua mudança. Mas, entendo perfeitamente que estamos sempre em busca de algo que nos preencha verdadeiramente. Qdo comecei no ano passado a ouvir seus videos, realmente era de grande ajuda, até abril desde ano, qdo passei por um processo que não me via uma Espirita, mas uma Espiritualista. Me tornei uma Reikiana e tudo mudou. Eu estou curiosa para saber o que esta você pensando agora após seus estudos. Pois, eu tenho as minhas verdades e sempre aberta as outras verdades. Um abraço e não demora muito por favor... sei que vc precisa falar sobre o kardecismo ainda... mas muitas pessoas como eu, tb desejam saber por onde anda a sua verdade, no que vc acredita agora... Namaste!
Morel, boa noite. Acompanho seu canal desde o antigo. Sou católico, porem, comecei a acreditar por si só que reencarnação existe pelos meus próprios conceitos e questionamentos, contradizendo o q a minha igreja acredita. Quando vi seu vídeo '' reencarnação na bíblia '', achei muito boa explicação, porem, fiquei meio perdido em certos pontos, e mais ainda agr com essa sua nova concepção. Os pontos São. Elias mandou degolar 450 homens apos provar que Javé era mais poderoso que o deus deles. E que em sua morte Elias se tornou o guia espiritual de Eliseu. Neste trecho fiquei em duvida no seguinte ponto. Como Elias teria se tornado um guia espiritual, apos ordenar a morte de 450 homens, apos ele PROVAR que deus dele não era forte como Javé? Está claro que eles não adoraram Javé por não conhecerem a Javé, não de uma maneira mais profunda, porem, se ouve realmente uma prova, pq o assassinato em vez da conversão? O ato da condenação não deveria ter feito dele um espírito evoluído, por mais que ele fosse instruído em outros aspectos, pelo menos não na minha concepção. Até pq jesus sempre fez o contrário, buscar a conversão, o perdão, a igualdade, que são leis que podem ser aplicadas em qualquer época, período, e não a condenação. E o segundo ponto é que Elias morreu pela espada, condenou pela espada enquanto Elias e morreu pela espada enquanto em João batista. No seu novo canal, vc não acredita mais nesta teoria, vc diz que a lei de consequência não transcende uma vida passada, mas sim, essa mesma vida, ou seja, o que se faz nesta vida, se acerta nesta vida '' desculpa se interpretei errado sua explicação ''. Sendo assim, se eu tiver entendido certo, quer dizer então que João batista não morreu por consequência dele ter condenado os 450 profetas de baal enquanto era Elias? Td isso não passou de uma mera coincidência ou por se tratar tbm de que naquele período, morte pela espada ser algo comum, assim como hj é comum a arma de fogo? Muita paz nos nossos corações e me desculpe qualquer ignorância. Continue com o ótimo trabalho
CASA SER HUMANO ACREDITA DE ACORDO COM O MEIO EM QUE FOI CRIADO EU NASCI EM UMA FAMÍLIA CATÓLICA E DESDE A MINHA TENRA IDADE SEMPRE INDAGUEI AS RELIGIÕES, SEMPRE BUSQUEI NAS DOUTRINAS DE VÁRIAS RELIGIÕES E SEMPRE RETORNEI AO A MESMA QUESTÃO O QUE ESTOU FAZENDO AQUI NESSE MUNDO, QUAL É A MINHA MISSÃO, PAREI DE CRITICAR OS OUTROS PORQUE CADA UM DE ENCONTRA EM UM GRAU DE EVOLUÇÃO DIFERENTE DO OUTRO, SOMOS INDIVÍDUOS NINGUÉM É IGUAL A NINGUÉM, HOJE AINDA APRENDENDO A CADA DIA, EXISTE MUITAS SUPOSIÇÕES E NO MOMENTO ME ENQUADRO NO ESPIRITUALISMO, CADA UM TÊM ESPERIÊNCIAS DIFERENTES DE ACORDO COM O MÉRITO DE CADA UM. QUESTIONAR E DESCONFIAR SEMPRE É O CAMINHO!
Olá, Morel! Vejo que teve contato com as ideias de espiritualistas, neokantianos, neocriticistas da época de kardec, fenomenologistas e panteistas. Parabéns pela coragem de seguir seu coração, e sua razão, e questionar as lacunas e imprecisões presentes na obra de kardec...siga em frente com amor no coração.
Morel, gosto muito de você e do canal. Acho que você tem o direito e até o dever de mudar de ideia, afinal, ao meu ver é o melhor demonstrativo de evolução. Agora, por favor, deixe essa gente chata pra lá! Vamos adiante!
Espírito é energia e a mente exposta a tal energia reage transformando-a em figuras variando de pessoas pra pessoa .
7 лет назад
Querido Morel, venho acompanhando seus trabalhos desde o princípio, desde o primeiro vídeo postado no canal antigo. Estou acompanhando com muita honestidade e gratidão a sua lógica de ver e perceber as coisas. Venho assim lhe parabenizar pela iniciativa, oferecer ânimo nos trabalhos seguintes e logo me adiantando, gostaria ansiosamente de conhecer esses mecanismos de funcionamento da mente, como ela funciona, como um programa. Qual seria uma fonte confiável de estudo que aborda esses assuntos para que eu possa fazê-lo em conjunto com seus vídeos? Um abraço amigo e força e paz!!
Morel, eu estou tentando fazer a comparação do Espiritismo com os ensinamentos Teosóficos da Helena Blavatsky, e talvez, alguns pontos que ela cita sejam realmente esses pontos que você diz serem contraditórios. Ela fala que o espiritismo não está correto e ainda que está incompleto. Ela atribui realmente, muitas das ditas manifestações como oriundas do próprio médium, ou, muitas das comunicações ainda como sujeitas aos efeitos da própria mente, que é ainda indomada e desconhecida. Segundo suas publicações seus trabalhos foram orientados pelos mestres iniciados, mestres esses que já superaram a condição das ilusões. Uma dessas condições superadas é o Astral. Ela cita que o Astral é a região psíquica das percepções supersensíveis e que é uma região de provação, é uma região em que as comunicações se dadas por meio dela são ainda inverdades e ilusórias. Acho que isso pode explicar o por que de tantas contradições, o por que de tantas pessoas que dizem passarem por experiências Astrais e ao verem as mesmas coisas enxergarem coisas diferentes. Por que o meio ainda depende do espectador, do ponto de vista individual.
Desculpe mas não entendi seu comentário, o esoterismo aborda os mesmos assuntos que o espiritismo nos trás e outros ainda, são contraditórios em alguns pontos, mas se ambos estão falando das mesmas coisas, quem estará mais certo ?
Tb acho as teorias da Teosofia mais coerentes, apesar que tenho minhas ressalvas e algum pé atras tb com Blavatsky... Em uma comunicação documentada pela SPR, o suposto espirito de um pesquisador que havia feito antes de falecer, um trato de se comunicar através da médium Leonora Piper, descreveu que o processo de comunicação criara uma "entidade" que estava na maior parte do tempo saindo do seu controle e agindo conta própria... isso é o que Blavatsky denominou como "cascões astrais", ao qual ela afirmou ser a grande maioria dos "espíritos" que incorporavam nas sessões espiritas.
Guilherme Manata nao. Errado . O esoterismo (e como esoterismo é complicado de falar ou contextualizar o que de fato é isso) trata particularmente do Caminho. O Caminho é algo que o espirirismo sequer abordou. É dificil de fazer um qualquer paralelo entre Blavatsky e espiritismo. Vc precisaria antes(creio) dar uma boa estudada de alguns bons decenio por Alice Bailey,pra poder entender qualquer coisa que possa ligar mais pontos. Morel ta dando pistas muito concretas aqui para uma investigação.
Guilherme Manata so pra vc ter uma ideia, em termos bem grosseirosm, é quase que impossivel alguem sair da Teosofia ou escola Arcana e ir pras fileiras do espiritismo. Cara, nao bate. Nao tem nada a ver a nao o rotulo da caixa escrito "aqui contem alimentos" Mas o que tem dentro da caixa é total diverso.
Boa noite Morel Felipe. Em primeiro lugar parabéns pelo sua canal, gosto muito dos seus videos antigos, e ainda mais dos seu novo canal. Morel Felipe tenho uma duvida. Uma vez eu vi a interpretação, do ponto de vista espirita explicada por você, referente a reincarnação na Bíblia, onde o espirito de Saul foi levantado por uma ( Bruxa ) no deserto e sobre a transfiguração de Jesus no monte. Então minha pergunta é : Nessa sua nova concepção filosófica, o que muda no que desrespeito a o fato acima citado ? Se você poder por favor responda - me !!!! Obrigado e sucesso na sua nova caminhada que Deus ilumine os nossos pensamentos.
Bom, já que você está dispondo a responder as perguntas, tem uma que me veio em mente aqui... não sei se você continua a seguir (ou acreditar) nos ensinamentos de Jesus, mas tem aquele trecho do evangelho onde ele diz que é necessário aos homens nascer de novo, da água e do Espírito. Segundo a sua interpretação do seu tempo de espírita, que você expressou nos estudos do evangelho, a água neste caso representaria a matéria, e portanto essa passagem se referiria à necessidade da reencarnação. Como você enxerga essa passagem hoje em dia? Um abraço
Me acompanhe no canal Morel Felipe Wilkon: ruclips.net/user/morelfelipewilkon O canal Questionando Crenças não será mais atualizado. Clique no link e se inscreva: ruclips.net/user/morelfelipewilkon Um abraço!
.z.zzzzzz......
Parabéns pelas reflexões, ao expor seus questionamentos você está gerando em seus seguidores o despertar do senso crítico. Sua luta é árdua, vai ter momentos de crise, mas, vai ser gratificante os resultados que conquistará. Já dizia um antigo dito popular "pensar incomoda como o andar a chuva"
"Mascando um Kardequinho bem gasto." hahah
Adoro seus vídeos morel!
Quanta infantilidade!
20:38 - Morel é foda 👏🏻👏🏻 essa resposta define bem seu nível de lucidez, inteligente e MUITA sensatez. O cara não se abala com nenhum ataque nos comentários. Porque ele está certíssimo no seu posicionamento!
Como você prova que ele está certo? Não se deixe enganar pelo que esse diz e afirma!
“A vida é apenas isto: um encadeamento de acasos bons e maus, encadeamento sem lógica, nem razão; é preciso a gente olhá-la de frente com coragem e pensar, mas sem desfalecimentos, que a nossa hora há-de vir, que a gente há-de ter um dia em que há-de poder dormir, e não ouvir, não ver, não compreender nada.”
Florbela Espanca
Posso estar errado, mas acredito que quando ele fala que isso ou aquilo está na mente não quer dizer que é loucura e sim está falando na Lei hermética do Tudo é mental. "O Todo é Mente; o Universo é mental."
Morel, tenho assistidos os seus vídeos e estou adorando. Me considero espírita, mas não sou uma estudiosa do assunto até porque, nunca gostei de dogmas. Fuji da religião católica por não concordar com o que pregam e fui para o espiritismo... Cai na mesma armadilha. Só percebi isso quando encontrei seu canal (por acaso) mas está sendo muito proveitoso, uma sensação de liberdade...Ainda não decidi sobre o meu trabalho no espiritismo. ; acredito que se dará tudo de forma natural. Entendo bem tudo que diz. Que bom ter alguém que divide seus conhecimentos e nos faça refletir. Obrigada.
Morel, não exclua o seu antigo canal porque ele tem um conteúdo riquíssimo do qual vc abandonou devido as suas novas convicções. No entanto, foi com o antigo canal que eu consegui sair de uma fase muito difícil da minha vida e tem vídeos maravilhosos e outros de estudos do Evangelhos. Entendo que agora o seu rumo está diferente mas não acredito que a sua obra anterior será esquecida. Enfim, só minha opinião, de qualquer forma continuo lhe desejando o melhor pra sua vida e pra sua família. Muita Paz e Muita Luz ! E ainda que haja uma discordância da minha parte, tu tens a minha admiração. Abraços !
Os estudos que ele fez são interessantes e espero que mantenha o canal antigo e os vídeos. Que continue trazendo seus pontos de vistas, despertando reflexão sobre esses assuntos. Espiritualidade é tema complicado de se comprovar, mas o debate é bom.
Muito agradecida por seus esclarecimentos. Minha saúde tem melhorado muito com sua ajuda. Grata.
Tudo indica que o Morel estudou mais que a grande massa de espíritas teleguiados.
Meus parabéns pela coragem de se expor e pela mente brilhante que possui, estou aprendendo muito e desenvolvendo visão crítica. Obrigada
Vc mudou. Não falo da aparência. Mas na atitude, está mais confortável, espontâneo e éstrovertido.
Meus parabéns. Continue assim.
Islene Correia a barba sempre intensifica a masculinidade de um homem também o deixa mais confiante, o que parece ser o caso do Morel. Nossa aparência física influência o nosso cérebro, transforma nosso comportamento.
O cérebro codifica o que vê. Uma simples barba pode deixar o homem mais confiante, forte, preparado para tomar decisões difíceis, passa respeitabilidade até mesmo virilidade.
Também ou o admiram ou o odeiam.
Barbudos: as mulheres os amam e os homens os respeitam.
Enquanto ao Morel, essa nova postura lhe cai muito bem.
Islene Correia mas agora eu discordo do ponto de vista dele em dizer que as experiências sobrenaturais são criançao de nossa imaginação.
Eu já vi e ouvi coisas estranhas e não eram fruto da minha imaginação. Eu estava completamente desconectada de qualquer pensamento referente a sobrenatural. No entanto for nesses momento que eu passei por situações aterrorizantes e desconfortantes. Foram poucas ocasiões mas foram o suficiente para me provar a existência de espíritos vagando por aí.
Eu também já passei por experiências no mínimo "estranhas". E confesso que não estava de modo algum me sentindo inspirada por algo pertinente. Ao contrário, eu era bem descrente disso.
Debora Chabene - Só quem vivenciou essa experiência, é que sabe que não é uma fantasia ou produto de mente...
O mesmo ocorre com aqueles que possuem mediunidade extensiva... Quem não possui essas faculdades, não tem base para concordar ou discordar.
wagner carvalho quem falou em caráter??????? Eu estou falando em visagismo. Rapaz vc viajou.
Morel, eu apesar de concordar com alguns fundamentos do espiritismo, quando assistia seus videos falando sobre o espiritismo pensava; pobre desse homen, ele é sego pelo espiritismo. Agora vejo que você foi tão a leste que virou oeste. Paz e luz pra você.
Desde muito pequena eu vivenciei fenômenos dos quais não acredito que tenha tido influência consciente de terceiros, via pessoas pequenas no jardim, mas não conhecia a mitologia das fadas, aliás, o que eu via nem se parecia com o que a gente vê nas lendas europeias, depois de uma certa idade passei a ver vultos, depois deixei de ver, vi ovnis por toda a minha vida e os vejo até hoje, ouço vozes, tenho sonhos premonitórios e faço projeção astral involuntária. Li tanto sobre cada um assunto desses que cheguei a conclusão que ninguém sabe nada, uns autores endossam tudo como um universo invisível, outros atribuem ao psiquismo, inconsciente coletivo e similares. O fato é que não simpatizo com a explicação do mundo mental, sinto-me confortável acreditando no mundo espiritual, na verdade acredito que os dois são a mesma coisa, o que tiro de proveito disso, é que não me sinto só, aprendi que posso contar com esse mundo invisível, peço ajuda e a recebo, seja para doença ou financeiro, sou sempre atendida. Todas as coisas que eu critiquei a vida me trouxe de maneira que eu agisse exatamente como a crítica que eu havia feito, todas as vinganças que eu planejei me saíram como um tiro pela culatra. Resumindo, não foi o espiritismo kardequiano ou oriental que me fez acreditar nesses fenômenos, nem nesse mecanismo de retorno que a vida tem, mas a minha própria experiência pessoal. O que me leva a seguir o seu canal é a literatura espírita, para mim, simplória, maçante e muita vezes até ridícula. Livros da Zíbia por exemplo com aquela saga de gerações se encaixando milimetricamente nos seus resgates é bem bobinho mesmo. Minha trajetória de vida me mostra que muito do que é ensinado não se aplica a mim. Em compensação tenho lembrança de outras vidas e isso me ajuda a aceitar problemas que passo nessa. Quando você cogitou falar sobre BCMPE, me interessou muito, pois qualquer pessoa com o mínimo de inteligência percebe que ele é absurdo, no entanto é citado nas palestras espíritas com uma relevância que na verdade não tem. Morel, por que se atém tanto aos comentários feitos pelos internautas e não entra logo na questão do livro? Estou curiosa com o parecer que você tenha a dar, porque essas outras questões podem ser deixadas para um segundo momento. Receio que parte do seus seguidores vão perder uma boa oportunidade de conhecer a sua análise por conta desses vídeos que não abordam diretamente o assunto. Desculpe-me se pareço autoritária ou invasiva, é porque como mulher que sou, estou curiosíssima. Fique na Paz.
Concordo com você Gislaine. Como você, também comprovei a existência de um outro mundo que permanece oculto à maioria das pessoas, desde criança. E nem sabia da existência disso que chamam de espiritismo, portanto não fui induzida por nenhum sistema de crenças a acreditar em tais fenômenos. Eu só procurei o espiritismo depois de adulta para obter respostas àquilo que observava e experienciava por mim mesma. E o espiritismo só fez me encher de culpas dizendo que eu tinha a "obrigação" de ser "médium" e que minha sensibilidade era uma "provação" um "resgate cármico". E fiquei presa nessa teia por anos e anos à fio....Mas um dia finalmente minha ficha caiu e passei por esse mesmo "processo" à que o Morel se refere. Processo de libertação. Porém, fico pensando se o Morel não se tornou talvez um pouco cético com relação aos fenômenos espirituais......Já quanto ao fato dele afirmar que não acredita em reencarnação , as pessoas estão tirando conclusões precipitadas com essa fala dele: O que eu entendi é que ele não acredita em reencarnação tal qual como prega o espiritismo! Mas vamos aguardar o que ele tem a dizer melhor sobre o assunto!!
O Morel está se permitindo até umas ironias muito engraçadas! Só se ofende quem não entende o que ele diz hahah! Muito bom!
Espiritismo e coisa de retardado fabrica de loucos
Boa noite Morel . Estudei espiritismo durante 18 anos. Eu também, ao longo do tempo passei a questionar e a duvidar de muitas coisas. Algumas delas claramente um absurdo . Estou curtindo muito os seus comentários a respeito da reencarnação, e os condicionamentos aos quais a mente humana está sujeita.
Abç. Mauriello.
Boa noite amigo. Vc é educado, respeitador e elegante ao falar. Muita Paz e Luz.
Que a Paz esteja convosco!
Caro irmão Morel, é gratificante encontrar alguém com o vossa coragem, que de boa vontade, partilha as descobertas que apenas uma mente valente pode fazer. Quando os homens ousam abandonar uma vida de desejos naturais, por uma vida de aventuras na arte, cuja lógica é incerta, eles devem esperar sofrer os acasos consequentes das perdas emocionais, conflitos, infelicidade e incertezas, pelo menos até que chegue o tempo de atingir, em algum grau, a maturidade intelectual e emocional. O desencorajamento, a preocupação e a indolência são evidências claras de imaturidade moral. A sociedade humana confronta-se com dois problemas: a maturidade do indivíduo, por ser atingida; e a maturidade da raça, também por ser atingida. O ser humano amadurecido logo começa a encarar todos os outros com sentimentos de ternura e com emoções de tolerância. Os homens amadurecidos encaram os imaturos com o amor e a consideração com que os pais criam os filhos.
Vossa coragem e partilha glorificam a Primeira Fonte e Centro de toda criação!
Grata!
Marcia Regina Dos Santos Prince
(Embaixadora Mundial da 5° Revelação)
www.urantia.org/pt/o-livro-de-urantia/ler
Segui vc no seu primeiro canal...com o intuito de renovar a minha crença perdida...
confesso q não conseguí...
Agora sigo vc neste canal...e me sinto bem mais aliviada...
Cada vídeo deste seu canal me fêz renascer!
Obrigada!
Tudo de bom pra vc!
Conheci seu canal por indicação de um amigo. Fui espírita por 10 anos. Me via sozinho ou quase sozinho com as críticas e raciocínios que questionavam as teorias do espiritismo. Foi muito bom encontrar alguém que conhece tão bem a doutrina se colocar na posição de questionar.
Continuarei acompanhando. Abraços e muita paz.
Rodrigo Pestana você foi espírita por 10 anos? Quem mandou? Te ameaçaram na inquisição?
Espiritualidade no dia dia e o que isso tem a ver? Apenas disse que fui espírita durante 10 anos e eram raras as pessoas que criticavam pontos da doutrina por não concordar.
Rodrigo Pestana se você tem críticas não é obrigado a seguir o que você dúvida... Não acredita não acredita... É perca de tempo ficar 10 anos em algo que você dúvida a veracidade...
Espiritualidade no dia dia desculpe , mas não concordo. O espiritismo em teoria devia ter espaço para questionamentos, críticas e dúvidas. Afinal de contas ciência se desenvolve assim e espiritismo tem, segundo os próprios espíritas, parte ciência. Os espíritas sempre levantam a bandeira do diálogo, da evolução e da liberdade. Só que quando se apresenta um pensamento contrário os mesmos se transformam. Que evolução pode se esperar quando acolhem e apenas recebem bem aqueles que apenas dizem "amém"? Criticam tanto a igreja e adotaram uma postura pior na minha opinião. E pra terminar: não é somente aceitando tudo sem questionar que serei espírita. Para isso tem a igreja. Essa sim defende seus dogmas e coloca que se não aceitar não é da religião. Me tornei espírita justamente por achar que teria espaço e liberdade para avançar nos estudos. Morel só mostra a verdade. Espírita não aceita crítica e não aguenta quando percebe que tem fundamento.
Então vamos dialogar nesse espaço: o que você dúvida do espiritismo?
Morel,obrigado por suas ideias claras sobre o espiritismo.Parabens.
Já assisti esse vídeo umas 4 vezes. Muito bom mesmo. Parabéns Morel!👏👏👏
Bom dia, sou espírita (médium de incorporação) e como você, continuo frequentando pelo trabalho de assistência dada a população. No entanto, o fato de perceber que os "mentores" só consolam dando respostas e orientações vagas de leis de causa e efeito, e teorias sem fundamentação, e não fazem o papel de esclarecimento. Vários outros pontos me fazem questionar, até onde há a caridade. Ou até onde produzimos progresso com tais atos "assistenciais". Vejo muitos médiuns que são sorridentes e se apresentam de forma sadia no centro espirita, mas quando esta vivendo suas vidas normalmente são pessoas intolerantes, egoicas, egoístas... Ou seja, o espiritismo pra grande maioria trás o conforto de que estão produzindo algo proveitoso pra suas "evoluções", bastando seguir as leis e teorias espiritistas tragas por Kardec, Tia Neiva e vários outros... E você está me ajudado a compreender que meus questionamentos não são só meus. Não consigo mais me enquadrar nessa lei de que temos que pagar débitos do passado. Exercer a caridade para pagar dívidas do passado! Isso ta sendo difícil de descer por guela abaixo. Ou seja, negociamos, caridade por pagamento de karma. Inventaram até uma moeda espiritual pra isso chamada bônus hora, que acredito eu, tenha sido traga por André Luiz. Em fim, agradeço por estar fazendo tais videos. Obrigado.
É muito bom assistir a esses vídeos. Anos atrás te acompanhei por alguns meses e agora por o acaso reencontrei te nesse canal... particularmente me traz uma compreensão mais aberta de nossa sociedade e enxergando respostas básicas que sempre estão na frente do nosso nariz. Obrigado irmão querido por compartilhar suas reflexões e auto conhecimento.
Alguém já leu o livro, "Viagem de uma alma"? Gostaria da opinião de alguns amigos aqui!
Obrigado Morel, os assuntos nós confundem. O fatos no meu entender é que , nos faz a estudar mais. Gratidão pela sua paciência de nós expor suas ideias, opiniões.
Saúde , paz e paciência guerreiro.
Em 19:50 foi dito que a visão de espírito é produto da mente. E quando o "produto da mente" é visto por duas ou mais pessoas?
Identifiquei-me com sua posição. Também fui espírita durante um período de minha vida, coincidentemente uma época difícil onde eu procurava amparo e consolo para minhas questões pessoais. Passada a "tempestade", passei a analisar as premissas espíritas e consegui analisa-las com isenção, o que me levou ao abandono das crenças espíritas. E, assim como você, tenho hoje minhas próprias idéias, que não tenho a intenção nem a presunção de serem verdades. Curtindo muito o seu novo canal. Abraço.
Oi Morel. Bom dia. Amei tudo isso. E quando lembro-me de você, lhe envio pensamentos positivos , não porque acho que esteja obsediado, nada disso, mas para que você tenha cada dia mais força, mais paz, mais entusiasmos para continuar sua tarefa... Tens contribuído muito com meus estudos...gratíssimo muita força e paz pra você viu.
Seu pensamento atual me faz lembrar da filosofia Seicho-No -Ye. .mestre Masaharu Taniguchi, à quem segui por muitos anos. Vou continuar te acompanhando. Um estudioso como você deve saber o que está falando e eu estou achando muito interesse seguir a linha do seu raciocínio. PAZ!
Obrigado Morel por ser quem é, que ser interessante e fora do padrão o senhor é, eu gosto muito quando acho um ser autenticado e que pensa de forma única como vc faz. Muita força e paz pra vc!
Morel, o seu canal anterior já era bom. Com sua postura mais crítica e ousada, ficou ainda melhor. O esclarecimento do espírito nem sempre é agradável, muitas vezes é um tapa na cara e faz nós revermos nossos dogmas e crenças, pena que nem todos estejam preparados para isso.
Leonardo Antonio de Araujo...
Infelizmente, ninguém quer se desapegar de seu conjunto de crenças por este motivo, novas versões para velhos conceitos são tão fortemente rejeitados, quase que imediatamente. Muitos sequer se dão ao trabalho de pensar sobre e somente depois, tirar qualquer conclusão. Isso é triste pois reflete o nível de imaturidade em que se encontra a humanidade isso sem mencionar o verdadeiro paradoxo que nos tornamos.
Adriano Crivelli Desapegar das redomas de paradigmas que nos é imposto desde que nascemos não é da noite para o dia, para a maioria leva tempo, e para alguns impossivel. Porém devemos manter cautela, pois não é raro que todos que se empenham em pesquisa e enxergam um novo horizonte geralmente não conseguem ver muitos equivocos que julgam verdadeiros, ainda com a visão ofuscada por suas novas conclusões.
Muito bom, acompanhando os videos Morel, espero que futuramente vc possa expor em que vc acredita recentemente.
Morel, sua postura analítica é importante, pois ajuda a despertar uma visão mais estruturada, mais consistente, o que, aliás, está de acordo com estas palavras de Kardec: "Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão em todas as épocas da humanidade." Particularmente, eu tenho uma apreciação pela obra de Pietro Ubaldi, cujo pensamento é muito profundo, de uma notável consistência crítica em diversos pontos essenciais da vida. Embora eu não concorde com todos os pontos de vistas de Ubaldi, devo a ele a melhor orientação filosófica que encontrei até aqui para muitas questões existenciais, lembrando que o mesmo também causou sérios incômodos no meio espírita por dizer algumas verdades.
Olá Morel, há um tempo atrás assisti um programa no canal History, com o tema "truques da mente," confesso que deixei de assistir pois começou a produzir em mim um medo, o medo de estarmos só neste planeta, por fim percebi que quero continuar acreditando. E vamos em frente, muita luz e paz.
Ri demais desse vídeo. É cada argumento que a galera inventa para tentar levar o Morel de volta ao espiritismo. Me interessei pelo espiritismo na juventude mas os vídeos que assisti e livros que li me mostraram que não dava para acreditar nessa doutrina. Cheguei às mesmas conclusões que o Morel a chegou meses atras.
Deus existe mas nao como um pai..apenas como um criador, e estamos entregues a propria sorte!
Isso soa assustador, mas é verdade infelizmente !!!
Obrigado pela coragem, Morel. Você poderia apenas pegar todo esse conhecimento e descobertas e desaparecer, mas teve a coragem, motivação e dedicação de compartilhar conosco, ajudando muita gente. Obrigado!
Boa noite!Estamos todos em busca do conhecimento e diante de tal próposito devemos sempre questionar e até mesmo mudar de opinião, quando as respostas que tínhamos já não nos satisfazem mais. Lamentável que algumas pessoas não aceitem o fato de que você tem novas convicções. Sou espírita e a Lei de causa e efeito sempre me pareceu explicar bem as alegrias e adversidades pelas quais passamos, mas realmente, sendo os animais seres inconscientes nada fizeram por merecer os castigos a que são submetidos. Continuo admirando você e desejo que encontre as respostas que necessita. Abraços!
Boa noite Morel! parabéns pelas respostas, assistindo esse video eu fiquei convencido de que as pessoas já sabem de tudo o que ocorre no mundo, como deus pensa, como tudo funciona, é muito engraçado!
Oi Morel, obrigado pelos seus vídeos, muitas dúvidas que eu tinha estão sendo resolvidas por eles. Entendi que você não pretende divulgar muito sobre o estado atual da sua experiência espiritual atual, mas deixo aqui uma pergunta, quem sabe você fala sobre isso mais adiante. Gostaria de saber se as técnicas de exercício mental desenvolvidas pelo budistas como a meditação, contemplação e a busca da iluminação pela consciência da inexistência do eu (ou ego) fazem parte de seus estudos e práticas atuais. Obrigado.
Gosto muito dos seus vídeos! Continue nos esclarecendo! Aprender e tudo de bom! Agradecida!
Gostaria de entender a correlação entre esse tema com as linhas de nazca, crops circles e assunto correlatos.
"Sair de um pântano para cair num abismo", kkk, muito bom...
Perdi uma filha, o que me motivou a me tornar espírita, mas percebia sempre algumas inconsistências aqui e ali sem realmente querer prestar atenção. ...e agora vem você, a quem eu segui com afinco por muito tempo, aliás, absorvia com júbilo suas palavras, baguncar a minha cabeça. Estou meio que sem rumo, mas quero te ouvir, pois estou vislumbrando sua lógica . Adorei o seu novo visual, revestido de muita ironia e bom humor. Boa sorte no seu caminho. Paz.
Sua linguagem e elegância, continua a mesma, tô amando seu canal . Sempre acreditei em reencarnação, mas aleatória, não pra pagar alguma dívida anterior, 80 % da pessoas que são presas, voltam a cometer crimes, então .então reencarnar pra corrigir falhas de vidas passadas, não fazem nehum sentido. Mesmo porque, como saber se eu as cometi? E quem sentiria que foi feito justiça? É muita fantasia na doutrina espírita. Bjs sucesso
Alexandra Aguiar ,o Morel questiona o Espiritismo porque ele conhece muito, mas quem não conhece não pode questionar. Como vai argumentar sem conhecimento de causa?
@@miriambatista9383
Para aprender é preciso questionar.
Não vejo elegância alguma na linguagem do Sr. Morel.
Pelo contrário. Vejo muita deselegância.
Pedantismo e sarcasmo.
Esta forma de se expressar não é apropriado para discutir sobre temas tao elevados como a doutrina espírita.
Se sr. Morel leu tantas obras espíritas, como diz, é incoerente e contraditório utilizar desta forma de se expressão quando se trata de tais assuntos.
Leu muito, mas não tirou muito proveito de suas leituras.
Mesmo para quem é espirita, esses videos servem para te fazer refletir e pensar se você realmente tem a resposta para tudo que ele propõe. Não existe motivo pra ofender ele e nem pra ficar com raiva. Eu não tenho uma ideia sobre tudo e nem como esse "tudo" funciona. Procuro aprender e entender, procuro descobrir a minha verdade e entender que cada um tem a sua.
Olá meu irmão.
Estou gostando muito dos vídeos e seus conteúdos. ..
Muito obrigado.
Um abraço.
Legal, gostando e muito ...continua ai , MOREL . abçs força pra nós todos
Muito bom Morel!! Não sabemos porra nenhuma e temos que assumir isso. E mais: temos que parar de querer ensinar aos outros. Religião é isso: alguém tem uma ilusão e sai criando igrejas...
Caso seja tudo criação do nosso inconsciente, como explicar a magia negra (feitiçaria) feita à alguém?
você tem razão , é tudo produção da mente é o que mais acredito
Estes vídeos pra mim são o melhor parabéns tudo de bom
Você pensa muito rápido Morel. Parabéns. Tornei-me seu fã!
Aprendendo o que é paciência...... muiiito obrigado!
começei a assisti seu canal essa semana estou adorando ja tinha largado o espiritismo pois descobri que tudo e mentira.
Não só o espiritismo. O cristianismo em geral e tudo mentira.
@@wilsonmaciel8455 Deve ser mais confortável pra você acreditar nisso, né... afinal de contas, qual o grau de responsabilidade teria se tivesse que prestar contas pelos seus atos, não é...
@@marcovipe2007 que mente pequena a sua em.
Eu também despertei assistindo os vídeos, a internet proporcionou isso trazendo informações a todos
Excelente! Seu vídeo tem ajudado a mim e a muita gente! Muito grato!!
Olá Morel, faz pouco tempo que me inscrevi no seu canal. Devo parabenizar seu trabalho. Por que? Eu sou espirita, más os raciocinios que você apresenta devem ser levados em cobsideração, pois se uma doutrina não resistir, por meio de raciocinios, à uma anãlise, ora, então tal doutrina mostra-se em situação delicada. Mantenha teu trabalho. tuas ilustrações e comentários são por mim bem vindas. Religião é algo muito complicado.
Vou chegando à conclusão cada vez mais firme de que tudo é muito mais puro, amoroso e pacífico quando nos conectamos a vibrações e não nos aferramos a palavras e julgamentos.
Ontem deixei-me arrastar pela crítica feroz deste irmão, que está numa cruzada pessoal por desmascarar o Espiritismo. Isso seria quase o mesmo que desmascarar cada um de nós, rsrsrs. E o que vamos encontrar? Pessoas e sistemas em movimento, em construção. Todos temos sombras, e luzes. E todos estamos em caminhada. Assim, percebo que o melhor é transcender este espaço da crítica e perceber os questionamentos como um movimento saudável para o seu ser e para o Espiritismo como um todo.
Sinto que você pode arrastar uma multidão porque tem muita firmeza nos questionamentos. Mas, como o amor está em todos os lugares, não me preocupo com isso. As pessoas vão atrás das experiências que precisam ir e em todos os lugares estarão em companhia de si mesmas e da Vida, que é sempre pródiga em espelhar fora o que temos dentro, trazendo N oportunidades de aprendizado.
Depois de um dia e uma noite intensos, em que assisti todos os vídeos deste canal, consegui me recompor no lugar que gosto de estar: dentro de mim, aplicando o Evangelho em mim, encontrando com Jesus em mim, e falando de como esse processo pode ser mais suave, compassivo e indulgente, sem perder o foco e a lucidez.
Desisti de querer separar o preto do branco. Sei que estamos sempre em movimento, e que mal podemos distinguir mediunismo de animismo. Jung já dizia que o contato com os símbolos nos sonhos, no transe, no contato interior conosco mesmos ou numa mesa mediúnica é sempre instrumento de auto-conhecimento. Esse contato me interessa.
E se o que vc fala -- que tudo não passa de uma expressão do inconsciente -- e estamos apenas dando "nomes e rótulos espíritas" para isso, ok... No campo do subjetivo, não é quase tudo sobre "que nome vc quer dar?" Várias religiões e práticas estão fazendo as mesmas coisas e dando nomes diferentes, às pencas. Só me atrevo a me aferrar a questões das ciências do mundo físico e olhe lá rsrsrs...
Sinto que estamos na mesma lida, eu e você, e tenho optado por olhar para o copo cheio, e transbordar uma proposta de vivenciar o Espiritismo com mais leveza, autorresponsabilidade vista sem peso, mas como resgate do centro de poder pessoal, saindo dos velhos lugares da culpa e seus aprisionamentos.
É o próprio Kardec quem disse que o Espiritismo é um sistema em construção constante e dinâmica, e que precisa fazer face a face com o que faz sentido em cada época. Precisamos contribuir para isso, seja como for, caso o queiramos. Eu quero, enquanto sentir vontade e tiver espaço para isso, como tenho no centro que frequento. Pessoalmente, sigo vendo o Espiritismo como a linha espiritual mais aberta, questionadora e dinâmica. E sei que fui "salva" em grande parte graças a esta abertura.
Sim, concordo com você: tem muita aberração, crendices toscas e infantis, historinhas repetidas levianamente over and over... mas vejo a essência através de todos esses véus e é nela que desejo surfar... Vejo esse bater de cabeças como a imaturidade em movimento, buscando amadurecer no campo das experiências.
Saí mais forte desse contato com seus vídeos e menos apegada aos nomes e rótulos dos processos de contato com o desconhecido, a sombra, o mistério, a dor, animismos/mediunidade.
Sobre a humanidade de Kardec, Chico e Divaldo, sinto que não é fácil pra ninguém ser humano, pra mim não é, rsrsrs. Porque seria diferente para eles? E quando cometeram erros conscientes ou não, dentro de suas limitações, é porque são apenas mais um de nós. Por meio das obras, vi no movimento de todos os três um crescente ao longo dos livros e de suas vidas. Assim como vejo em mim também, muito por meio das experiências que o Espiritismo e outras práticas/vivências (estudos espiritualistas, maternidade, casamento, vida profissional) me proporcionam. Ainda que sem grandes pretensões, existe evolução nas coisas pequenas do dia a dia.
Ver esses vídeos me fortaleceu no propósito de transcender a busca infantil em mim por uma "panaceia", algum sistema ou alguém perfeito que me responda tudo, de A a Z. Não dá para esperar isso de prática espiritual alguma, muito menos das religiões. Quanto à espiritualidade, religiosidade e conexão em mim, sigo percebendo o Espiritismo como o lugar mais livre, aberto e propiciador de troca, serviço ao próximo e estudos que há.
Um ponto que me auxilia muito a transcender esse lugar interior de exigência de perfeição é a GRATIDÃO. Sou grata a tudo que vivi nesses anos. E quanto àquilo que ainda está em processo de amadurecimento, na minha falibilidade e na dos outros (e até mesmo na do sistema em si), eu procuro perceber como CONSTRUÇÃO, CAMINHADA, MOVIMENTO.
Envio luz e bênçãos de meu coração ao seu. Sei que todo movimento é válido na construção interior de cada um, somos amor em movimento constante. Seja batendo cabeça em busca de uma panaceia, seja apaziguando o coração onde quer que estejamos, pois sabemos que tudo serve ao Amor Maior, que tudo é sagrado. Muita luz em sua jornada! :)
Um abraço, Daniela Migliari.
Tudo é verdade e nada é perfeito. Na mentira, na crença, quando o tudo é derrubado, somos nós quem caimos no nada. Logo, a falta de fé é a crença sem o tudo, que faz o perfeito desacreditar em si mesmo.
Boa noite Morel
Tenho lhe seguido e nunca visto e ouvido vídeos assim e são interessantes demais
Gostaria de saber sua opinião sobre a teoria de Jan Van hellan
Pausei o video para perguntar se eh verdade que tem gente dizendo que recebe ET em casa?! E pessoas que acreditam nisso?! Meodeos, a que ponto chegamos! Eu ri, mas em parte foi de nervoso. Não dá pra entender como tantas pessoas se deixam levar por essas histórias.
Ótimo vídeo...
Morel, me tira uma duvida, o que vc me diz da projeção astral. Algumas vezes vc fez alusão ao Saulo e ao Wagner, vc também mudou de ideia quanto a isto. Gostaria de sua analise mesmo que fosse curtinha. Grato.
As pessoas tem muita dificuldade de viver sem se agarrar a alguma idéia que amenize a dor do vazio, o medo da escuridão, o desespero do labirinto. Então, criam-se deuses pais, salvadores, consoladores que atendam suas necessidades de amparo e consolo. Nada contra as crenças das pessoas. Cada um crê naquilo que convém. Crer parece muito mais confortável.
Então cralhos me explica sem enrolar qual suas idéias,pq já me fiz várias perguntas,me de seu ponto de vista,para ver se alinha com o meu
Cada dia vc me surpreende, muito bom morel, eu tmb acredito que tem erros no espíritismos, tem coisas que é um mistério e nunca vamos saber... Mais tem coisas que são reais, como a Bíblia foi um fato que aconteceu... Muita força e paz!
Morel, voltaaaaaaaa! Admirável inteligência! Chama muitos a pensar!
Morel, já fiz parte de fórum espírita e essa questão do sofrimento dos animais sempre foi questão sem explicação é concordo com seus argumentos. Apenas nao entendi quando você afirma que foi Kardec que disse o que está na questao número um de o livro dos espiritos. A resposta à pergunta o que é Deus não foi dada pelos espíritos? As outras qualidades atribuídas a Deus sim, fizeram parte de uma pergunta e na resposta dos espíritos aquiesceram com a ressalva de que seria sob nosso ponto de vista. Penso que a própria resposta a questão um, se acreditarmos na ideia da evolução espiritual, também seja adequada ao nosso entendimento atual não deixando de ser também sob esse nosso ponto de vista, mas como assim a resposta a questão um ter sido inventada, criada por Kardec? Grato.
áudio baixo!!!!!
Olá , Morel ! Gostei de suas elucidações . Gostei de vc manter o outro canal. Sou espírita e aprendi muito sobre o Evangelho, uma vez que vc dava uma visão espiritualista. Repito que vou continuar lhe assistindo, sempre com o intuito de refletir e buscar, em outras fontes, suas abordagens. Sua postura, nesse vídeo, para mim, denota respeito pelos que o assistem. Força e Paz !
Procurem aqui no youtube; Resposta de um Espírita a "Morel Felipe Wilkon"
Fala Morel, tudo bem? Sinceramente, parabéns pelo seu despertar. Liberto de dogmas e culpas, mesmo que parcialmente, outras verdades são apresentadas à nós. As pessoas falam com propriedade das verdades de suas crenças sem nunca questionar nada porque todos ainda esperam o salvador, seguindo exatamente a programação do nosso "sistema operacional". A verdade, assim como tudo que existe é uma projeção da mente humana. Não precisamos nos fixar em nada. As verdades são e devem ser relativas e passageiras, curso natural da evolução interna. Abração!
Morel, vc´é ótimo... sobre os ETS e seus respectivos representantes..rs. Obrigada por seus esclarecimentos . Abçs
Morel, poderia por favor nos dá indicações de livros e conteúdos para estudo da mente? Grande abraço! Muita força e paz!
Boa noite!
Excelente sua visão da doutrina espirita (religiões estabelecidas). Sou espirita e não pretendo deixar de o ser, mas penso que dogmas devem ser questionados, opiniões devem ser emitidas e ouvidas. Ouço seus questionamentos e me vejo liberto da culpa por pensar como você algumas vezes. Fiz alguns questionamentos e arquivei no subconsciente, hoje posso revê-los novamente e pensar a respeito, SEM CULPA! Somente sob este modo já vale muito os seus videos.
Estava acumulando dogmas e me via prezo a eles, não os questionava porque não havia ninguém com quem pudesse discutir.
Continue falando sobre suas crenças, eu vou continuar ouvindo você, acredito que muitos mais espíritas ou não, também o escutarão.
Guarde o conjunto de sua obra onde estiver (youtube, facebook) apoio você com isso também. Assim poderão sempre ver o indivíduo que é, e sua obra tem corpo.
Parabéns pela coragem por expor o vaticanismo presente em todas as religiões.
Deus te abençoe.
Pois eu achei uma analogia muito boa. Sempre me incomodei com as explicações dos espíritas para o sofrimento animal. Eu não aceito essa explicação de que o sofrimento dos nossos companheiros animais é para depurar as almas durante esse "estágio" no reino animal, para "progredir". Por favor, gente: Tenhamos mais empatia pelos animais! Como bem colocou o Morel, essa visão antropocêntrica é culpada por muito do sofrimento animal. Cachorros presos em correntes curtas, maltratados e abandonados, cavalos magros e doentes puxando carroças (e mesmo que estivesses saudáveis, carregar um peso tremendo nas costas certamente é muito desconfortável!), e toda sorte de sofrimento para que se tornem comida nos nosso pratos. O sofrimento animal pelo viés espírita é injusto, do ponto de vista da justiça divina. Aliás, o sofrimento humano explicado pelo espiritismo por muitas vezes pode levar a que pensemos que Deus é sádico. Se existe alguma lei universal, é mesmo a da diversidade.
Esse tipo de conhecimento é duro, é sofrido porque nos tira da zona de conforto, nos retira respostas (que na verdade nunca existiram). Nós sabemos muito menos do que acreditamos saber.
Verdade, os animais sofrem para quê?
Para nada, assim como as pessoas.
"Crianças! Parem de fazer barulho que eu vou explicar..." Adoro! rsrsrs
Chega a ser engraçado que a uns meses atrás eu buscava respostas e encontrei um dos seus vídeos do antigo canal, e acabei me considerando espírita, finalmente eu defini uma religião para mim, uma doutrina a seguir...
Depois vi o seu vídeo que falava sobre deixar o espiritismo, e isso me abalou rsrs. Porque até o momento vc era a fonte de conhecimento para mim sobre a religião, vc era o guia.
Mas com esse novo canal vc ensina a questionar tudo, e sinceramente eu gostei, novamente estou sem religião (sem religião porque eu quero ter certeza do que acredito, antes de me unir novamente a uma), porém eu aprendi com vc no canal anterior a como estudar e buscar as repostas por mim mesma, no momento eu estou estudando a bíblia.
Acredito que a coisa mais importante que vc nos ensinou, foi a buscar a verdade por nós mesmos, e não apenas ouvir e aceitar, mas procurar provas daquilo que acreditamos.
Muito corajoso da sua parte depois de tantos anos, mudar radicalmente assim, para mim não importa sua religião, isso não é motivo para julgamento, mas sim a forma como vive.
Espero que encontre a verdade que tanto procura, e agradeço por compartilhar o que aprende conosco.
Já vi um espírita dando resposta sobre o sofrimento dos animais. Ele disse que os animais sofrem para já irem se acostumando com o que encontrarão quando forem humanos, e assim se dá a transição da criança para a fase adulta, onde ela começa a aprender sobre como ser um adulto aos poucos, conforme a idade vem chegando.
Morel, estou aguardando ansiosa, vc falar sobre suas descobertas e novos horizontes, agora que você não é mais Espirita. Fiquei um pouco triste com a sua mudança. Mas, entendo perfeitamente que estamos sempre em busca de algo que nos preencha verdadeiramente. Qdo comecei no ano passado a ouvir seus videos, realmente era de grande ajuda, até abril desde ano, qdo passei por um processo que não me via uma Espirita, mas uma Espiritualista. Me tornei uma Reikiana e tudo mudou. Eu estou curiosa para saber o que esta você pensando agora após seus estudos. Pois, eu tenho as minhas verdades e sempre aberta as outras verdades.
Um abraço e não demora muito por favor... sei que vc precisa falar sobre o kardecismo ainda... mas muitas pessoas como eu, tb desejam saber por onde anda a sua verdade, no que vc acredita agora... Namaste!
Olá! o que você acha Morel do trabalho de psicografia do medium orlando Noronha?
Morel, boa noite. Acompanho seu canal desde o antigo. Sou católico, porem, comecei a acreditar por si só que reencarnação existe pelos meus próprios conceitos e questionamentos, contradizendo o q a minha igreja acredita. Quando vi seu vídeo '' reencarnação na bíblia '', achei muito boa explicação, porem, fiquei meio perdido em certos pontos, e mais ainda agr com essa sua nova concepção. Os pontos São. Elias mandou degolar 450 homens apos provar que Javé era mais poderoso que o deus deles. E que em sua morte Elias se tornou o guia espiritual de Eliseu. Neste trecho fiquei em duvida no seguinte ponto. Como Elias teria se tornado um guia espiritual, apos ordenar a morte de 450 homens, apos ele PROVAR que deus dele não era forte como Javé? Está claro que eles não adoraram Javé por não conhecerem a Javé, não de uma maneira mais profunda, porem, se ouve realmente uma prova, pq o assassinato em vez da conversão? O ato da condenação não deveria ter feito dele um espírito evoluído, por mais que ele fosse instruído em outros aspectos, pelo menos não na minha concepção. Até pq jesus sempre fez o contrário, buscar a conversão, o perdão, a igualdade, que são leis que podem ser aplicadas em qualquer época, período, e não a condenação. E o segundo ponto é que Elias morreu pela espada, condenou pela espada enquanto Elias e morreu pela espada enquanto em João batista. No seu novo canal, vc não acredita mais nesta teoria, vc diz que a lei de consequência não transcende uma vida passada, mas sim, essa mesma vida, ou seja, o que se faz nesta vida, se acerta nesta vida '' desculpa se interpretei errado sua explicação ''. Sendo assim, se eu tiver entendido certo, quer dizer então que João batista não morreu por consequência dele ter condenado os 450 profetas de baal enquanto era Elias? Td isso não passou de uma mera coincidência ou por se tratar tbm de que naquele período, morte pela espada ser algo comum, assim como hj é comum a arma de fogo? Muita paz nos nossos corações e me desculpe qualquer ignorância. Continue com o ótimo trabalho
CASA SER HUMANO ACREDITA DE ACORDO COM O MEIO EM QUE FOI CRIADO EU NASCI EM UMA FAMÍLIA CATÓLICA E DESDE A MINHA TENRA IDADE SEMPRE INDAGUEI AS RELIGIÕES, SEMPRE BUSQUEI NAS DOUTRINAS DE VÁRIAS RELIGIÕES E SEMPRE RETORNEI AO A MESMA QUESTÃO O QUE ESTOU FAZENDO AQUI NESSE MUNDO, QUAL É A MINHA MISSÃO, PAREI DE CRITICAR OS OUTROS PORQUE CADA UM DE ENCONTRA EM UM GRAU DE EVOLUÇÃO DIFERENTE DO OUTRO, SOMOS INDIVÍDUOS NINGUÉM É IGUAL A NINGUÉM,
HOJE AINDA APRENDENDO A CADA DIA, EXISTE MUITAS SUPOSIÇÕES E NO MOMENTO ME ENQUADRO NO ESPIRITUALISMO, CADA UM TÊM ESPERIÊNCIAS DIFERENTES DE ACORDO COM O MÉRITO DE CADA UM.
QUESTIONAR E DESCONFIAR SEMPRE É O CAMINHO!
Bom demais!!!! Aguardando o próximo!
Olá, Morel! Vejo que teve contato com as ideias de espiritualistas, neokantianos, neocriticistas da época de kardec, fenomenologistas e panteistas. Parabéns pela coragem de seguir seu coração, e sua razão, e questionar as lacunas e imprecisões presentes na obra de kardec...siga em frente com amor no coração.
Muito bom! Bem explicativo.
Morel, com todo respeito tá? Eu amo vc! Muita força e paz para vc! 😘😘
"...És Fascinação amor....os sonhos mais lindos sonhei..."
Morel, gosto muito de você e do canal. Acho que você tem o direito e até o dever de mudar de ideia, afinal, ao meu ver é o melhor demonstrativo de evolução. Agora, por favor, deixe essa gente chata pra lá! Vamos adiante!
mais um vídeo nota 10 , as ironias dele são ótimas... hahahahahahha
Espírito é energia e a mente exposta a tal energia reage transformando-a em figuras variando de pessoas pra pessoa .
Querido Morel, venho acompanhando seus trabalhos desde o princípio, desde o primeiro vídeo postado no canal antigo. Estou acompanhando com muita honestidade e gratidão a sua lógica de ver e perceber as coisas. Venho assim lhe parabenizar pela iniciativa, oferecer ânimo nos trabalhos seguintes e logo me adiantando, gostaria ansiosamente de conhecer esses mecanismos de funcionamento da mente, como ela funciona, como um programa. Qual seria uma fonte confiável de estudo que aborda esses assuntos para que eu possa fazê-lo em conjunto com seus vídeos? Um abraço amigo e força e paz!!
Boa tarde Morel. Como fica, na sua visão atual, a questão do suicídio e dos suicidas??
Não adianta perguntar, ele não vai responder.
Morel, eu estou tentando fazer a comparação do Espiritismo com os ensinamentos Teosóficos da Helena Blavatsky, e talvez, alguns pontos que ela cita sejam realmente esses pontos que você diz serem contraditórios. Ela fala que o espiritismo não está correto e ainda que está incompleto. Ela atribui realmente, muitas das ditas manifestações como oriundas do próprio médium, ou, muitas das comunicações ainda como sujeitas aos efeitos da própria mente, que é ainda indomada e desconhecida. Segundo suas publicações seus trabalhos foram orientados pelos mestres iniciados, mestres esses que já superaram a condição das ilusões. Uma dessas condições superadas é o Astral. Ela cita que o Astral é a região psíquica das percepções supersensíveis e que é uma região de provação, é uma região em que as comunicações se dadas por meio dela são ainda inverdades e ilusórias. Acho que isso pode explicar o por que de tantas contradições, o por que de tantas pessoas que dizem passarem por experiências Astrais e ao verem as mesmas coisas enxergarem coisas diferentes. Por que o meio ainda depende do espectador, do ponto de vista individual.
Guilherme Manata pepino hein.... O referencial de base de uma e outra linha é profundamente diferente. E muitas vezes contraditorio brother.
Desculpe mas não entendi seu comentário, o esoterismo aborda os mesmos assuntos que o espiritismo nos trás e outros ainda, são contraditórios em alguns pontos, mas se ambos estão falando das mesmas coisas, quem estará mais certo ?
Tb acho as teorias da Teosofia mais coerentes, apesar que tenho minhas ressalvas e algum pé atras tb com Blavatsky...
Em uma comunicação documentada pela SPR, o suposto espirito de um pesquisador que havia feito antes de falecer, um trato de se comunicar através da médium Leonora Piper, descreveu que o processo de comunicação criara uma "entidade" que estava na maior parte do tempo saindo do seu controle e agindo conta própria... isso é o que Blavatsky denominou como "cascões astrais", ao qual ela afirmou ser a grande maioria dos "espíritos" que incorporavam nas sessões espiritas.
Guilherme Manata nao. Errado .
O esoterismo (e como esoterismo é complicado de falar ou contextualizar o que de fato é isso) trata particularmente do Caminho. O Caminho é algo que o espirirismo sequer abordou. É dificil de fazer um qualquer paralelo entre Blavatsky e espiritismo. Vc precisaria antes(creio) dar uma boa estudada de alguns bons decenio por Alice Bailey,pra poder entender qualquer coisa que possa ligar mais pontos.
Morel ta dando pistas muito concretas aqui para uma investigação.
Guilherme Manata so pra vc ter uma ideia, em termos bem grosseirosm, é quase que impossivel alguem sair da Teosofia ou escola Arcana e ir pras fileiras do espiritismo. Cara, nao bate. Nao tem nada a ver a nao o rotulo da caixa escrito "aqui contem alimentos"
Mas o que tem dentro da caixa é total diverso.
Qual sua visão sobre os absurdos kardecistas (e chicoxavistas) como a existência da vida em marte?
fujam de qq sistema de religião
Søren 2.0 kkkk
Søren 2.0 funjamos
Søren 2.0 kkkk sim sou. Como vc sabe?🤔
Søren 2.0 hehe sim, da parte do meu marido. Mas ele em si não aparece. Mas tu é bom entendedor. Logo sacaste.😉
Søren 2.0 😊✌️
Boa noite Morel Felipe. Em primeiro lugar parabéns pelo sua canal, gosto muito dos seus videos antigos, e ainda mais dos seu novo canal. Morel Felipe tenho uma duvida. Uma vez eu vi a interpretação, do ponto de vista espirita explicada por você, referente a reincarnação na Bíblia, onde o espirito de Saul foi levantado por uma ( Bruxa ) no deserto e sobre a transfiguração de Jesus no monte. Então minha pergunta é : Nessa sua nova concepção filosófica, o que muda no que desrespeito a o fato acima citado ? Se você poder por favor responda - me !!!! Obrigado e sucesso na sua nova caminhada que Deus ilumine os nossos pensamentos.
Bom, já que você está dispondo a responder as perguntas, tem uma que me veio em mente aqui... não sei se você continua a seguir (ou acreditar) nos ensinamentos de Jesus, mas tem aquele trecho do evangelho onde ele diz que é necessário aos homens nascer de novo, da água e do Espírito. Segundo a sua interpretação do seu tempo de espírita, que você expressou nos estudos do evangelho, a água neste caso representaria a matéria, e portanto essa passagem se referiria à necessidade da reencarnação. Como você enxerga essa passagem hoje em dia? Um abraço
Show de bola....
Muito bom...
Tô aprendendo também...
Olá! Morel, gostaria de saber uma coisa: Quem é JESUS CRISTO pra você?