A exposição de crianças a celulares serve pra manutenção da desigualdade

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 26 окт 2024

Комментарии • 185

  • @Fariasman
    @Fariasman 2 дня назад +142

    Já não sei mais o que fazer, meu filho de 5 anos não larga o celular. Passa o dia todo assistindo Quadrinhos da Sarjeta

    • @discharger66
      @discharger66 День назад

      O menino já tá até calvo.

    • @PVMAS07
      @PVMAS07 День назад +7

      aí pode deixar 😂

    • @ivsonleon3131
      @ivsonleon3131 День назад +3

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • @mrlaz9011
      @mrlaz9011 День назад +5

      dá um gibi da turma da monica pra ver ele fazer uma critica foda sobre a historia.

  • @lucassaba9121
    @lucassaba9121 2 дня назад +264

    Eu concordo que os mais jovens tem que diminuir o tempo de tela, mas tirar aulas de informática não dá. Essa semana eu tive que ensinar adolescentes a salvar um arquivo num computador, saber usar as tecnologias é fundamental (jogar Free Fire e fazer dancinhas no Tik Tok não é usar tecnologia).

    • @---ce7gq
      @---ce7gq 2 дня назад +28

      Claro que é, fazer crivo moral ajuda muito pouco. Saber operar o básico de ferramentas tecnológicas é importante, mas não precisa ser aos 7/8 anos de idade.

    • @rsonic510
      @rsonic510 2 дня назад +27

      Jogar freefire e fazer dancinhas é usar tecnologias tanto quanto salvar arquivos em um PC.
      Ser familiar com o ambiente Windows não é moralmente superior só porque as empresas usam.

    • @tigrecativante
      @tigrecativante 2 дня назад +15

      Tinha que ter curso de pacote office completo nas escolas

    • @imagineuser1883
      @imagineuser1883 2 дня назад +65

      O povo não entendeu mesmo o ponto, não é um debate MORAL, é uma questão prática. Saber ligar o som do carro não é saber dirigir, da mesma forma que uma pessoa estar diariamente usando celular não é saber usar uma planilha, descompactar um arquivo, entender o básico de como pesquisar coisas na internet e etc.
      Redes sociais e jogos são entretenimento, o básico que se aprende numa aula de informática é prático e mesmo que básico, já direciona o aluno para as habilidades necessárias no mercado de trabalho.

    • @wilsongabriel6235
      @wilsongabriel6235 День назад +4

      ​@@---ce7gqMas tem muitas escolas que já ensinam o inglês desde cedo. O que custa ensinar uma coisa ou outra de informática? Pelo menos a parte da digitação pra ensinar a criança até para desenvolver mais a coordenação motora da criança, já que aprendem a escrever no papel desde cedo também.
      É bem melhor para a pessoa aprender desde cedo, do que tá se matando para aprender depois de adulto

  • @hancocktghd3718
    @hancocktghd3718 2 дня назад +84

    O outro vídeo sobre educação que o Linck se referênciou foi um dos melhores vídeos que eu ja vi na vida, sempre que eu penso em desisti da faculdade por pensar que não tô aprendendo nada, eu lembro desse vídeo e penso "eu tenho que a aprender essa merda porque conhecimento liberta". Te amo Linck

  • @Eva-Mina
    @Eva-Mina 2 дня назад +71

    Utilizo transporte público todos os dias.
    Algo que vêm acontecendo com frequência e me entristecendo muito... A cena é a seguinte, entra no trem um casal com uma criança pequena, bastou a criança fazer um mínimo movimento e os pais imediatamente enviam na cara da criança um smartphone, com o brilho no máximo, passando um vídeo com apelo infantil, de qualidade extremamente duvidosa!
    Só para a criança ficar quieta, sendo que a criança só se mexeu um pouco!
    Outra vez foi uma mãe com um bebê dando mamadeira, enquanto o bebê olhava sem piscar para, de novo, um smartphone, com brilho no máximo, etc.
    E essas cenas estão se tornando corriqueira no meu dia a dia, vejo os pais estão socando smartphones na cara dos filhos.
    O que será dessas crianças? Não precisa ser um especialista para saber que isso faz muito mal. As crianças vão crescer totalmente dependentes do smartphone, já que foram induzidas a isso desde que nasceram!

    • @tigrecativante
      @tigrecativante 2 дня назад +31

      O mesmo povo que fala "ain essa geração"......é a mesma que tão estragando a nova geração

    • @Eva-Mina
      @Eva-Mina 2 дня назад +31

      ​@@tigrecativante “Aí essa molecada só quer saber de celular, na minha época eu brincava na rua!”
      E por acaso a criança entrou sozinha em uma loja das Casas Bahia e comprou o próprio celular?
      Os próprios pais deixam as crianças o dia inteiro na frente de uma tela e depois reclamam que a criança tá viciada em tela?! 🤷‍♀️

    • @wilsongabriel6235
      @wilsongabriel6235 День назад +12

      ​@@Eva-MinaSem falar que os próprios adultos usam tiktok para um caramba.

    • @nordkis4834
      @nordkis4834 День назад +10

      Ou seja, eles sabem das consequências e fazem isso mesmo. Quando a conta chegar desse abandono, vão jogar a culpa no estado, no político, no capitalismo, na educação ou qualquer outra coisa.

    • @diegonexus3082
      @diegonexus3082 День назад +7

      @@nordkis4834 mas é exatamente isso, esses pais fazem isso pq estão exaustos, sem foco, sem tempo e nem dinheiro... culpar o indivíduo é cruel e BURRO

  • @nattivory
    @nattivory День назад +30

    Esses dias eu estava conversando com meu primo que é mais novo do que eu, nós estávamos falando sobre filmes e coisas que a gente gosta de assistir, e no meio da conversa ele me disse "eu não tenho paciência para ver filmes, só consigo prestar atenção quando tiver outra pessoa me explicando o que tá acontecendo."...
    Um pré-adolescente de 13 anos não sabe interpretar um filme...

    • @krissiesodre2590
      @krissiesodre2590 День назад +11

      Seria isso um reflexo de conteúdos de reacts e gameplays? Uma vez perguntei para um dos meus sobrinhos quais jogos ele jogava e a resposta foi que ele não gostava de jogar mas que ficava assistindo gameplay e quando perguntei pq ele não gostava de jogar ele respondeu que não tinha paciência de ficar perdendo o tempo todo

  • @MrBenedito7400
    @MrBenedito7400 День назад +16

    Sou psicólogo e tenho filhos. A gente conversava sobre o acesso ao celular só após os 14 e agora subiu pra 16. Mas também, um filme com os pais, um seriado bom, a arte aí da tela, sou a favor. Não quero que elas cresçam alienadas do mundo, mas acesso irrestrito, sem horário definido e supervisão, só pode dar errado. E daí vem também tanto autodiagnostico de TDAH, muitas vezes é só excesso de tela.

    • @AstraAstraAstra
      @AstraAstraAstra 13 часов назад +2

      Poxa amigo, um adolescente de 15 anos já é um ser sociável. O celular vira mais questão de necessidade de comunicação.

    • @kakaline
      @kakaline 7 часов назад +1

      ​​@@AstraAstraAstra tbm achei exagerado :/ ele já consegue entender os malefícios e pode ele mesmo se regular. Digo isso pq, dentre outros fatos, mais ou menos nessa idade eu não podia ter whats nem redes sociais. Isso só me fez passar vergonha, ser afastada socialmente e buscar meios de burlar a proibição.
      Mas enfim, não vou tirar conclusões precipitadas de um comentário curto, pai e profissional deve saber o que tá fazendo

  • @tecnocomicsstudios1263
    @tecnocomicsstudios1263 День назад +7

    Quando eu ainda não tinha filhos, era tutor de pet, eu também dizia que filho meu só ia ter tela depois dos 11 anos, e que só ia ler livros compatíveis para a experiência sensorial dele. Agora Experimentem ir a um restaurante com um nenê de 2 anos…sem tela…boa sorte senhores. Era o que tinha pra falar kkk😊

  • @LarissoManoelo
    @LarissoManoelo 2 дня назад +55

    minha tia deixa a filha de 1 ano o tempo todo no quarto assistindo conteúdo infantil colorido no youtube da tv, dizendo que não deixa no celular pq faz mal 🤷‍♂️

    • @tigrecativante
      @tigrecativante 2 дня назад +6

      Kkkkkkkk

    • @rafaeldeangelo6294
      @rafaeldeangelo6294 День назад +9

      males menores: a criança não vai usar o celular para jogos ultraviciantes, nem atingir conteúdo escroto da internet, o bichinho fica estática no lugar (em vez de andar com ele na mão) e a mãe não vai aguentar birra da criança por não ter acesso aos desenhos.

  • @Redshief1
    @Redshief1 2 дня назад +24

    No Ensino Fundamental, eu adorava as disciplinas de Informática ("Operador de Sistemas") porque eu raramente tinha a chance de usar um computador. E naquela época, chuto que pelo menos 75% da turma também não tinha computador em casa.
    Hoje em dia, aquilo é desnecessário mesmo, tal qual é um curso de datilografia.
    Mas ainda é válido quando a escola tem estrutura para ensinar programação ou o uso de softwares que são importantes no mercado de trabalho.

  • @DayaneSilva-qg4xl
    @DayaneSilva-qg4xl День назад +18

    Nao li todos os comentários mas imagino que vai cair em uma ideia comum: os pais sao ruins e oferecem o celular porque não querem lidar com a criança. Pelo menos no meu caso, que sou uma mãe de duas crianças e trabalho em home office, nao pode ter barulho e é um trabalho que exige atenção, esses comentários sao bem crueis. Quem dera ter tempo de levar minhas filhas no sesc, no meio de uma quinta feira. Quem dera ter tempo e disposição pra brincar de maneira lúdica, inventando brincadeiras novas toda vez que ela estão entediadas. Consigo fazer isso em finais de semana, quando termino de faxinar a casa, depois de uma semana longa de trabalho e faculdade, sem contar que dependemos de transporte público e na periferia nao tem muita coisa pra fazer na rua, é perigoso...enfim vai além de nao querer lidar com seus filhos como o Alexandre fala, filhos da pobreza tem poucas opções

    • @fabstv3968
      @fabstv3968 День назад +4

      Mas é exatamente o q ele falou. Vc é trabalhadora, não tem opção. Vc não é elite justamente pq não pode ir no Sesc na quinta feira. Não leve pro lado pessoal pq a minha situação é rigorosamente a mesma.

    • @artkev2439
      @artkev2439 15 часов назад +1

      Não é nada fácil mesmo. O melhor que vocês, pais, podem fazer é não se render quanto à liberdade de uso deles. Como você bem citou, a maioria dos pais de classes menos favorecidas tem uma rotina bem apertada, mas é muito importante procurar incentivar seus filhos com algo de maior valor para a vida deles, como livros, por exemplo. Se seu filho for incentivado desde cedo a ler, escrever, criar algo, pensar por si só e outras atividades, pode ter certeza de que ele se tornará uma pessoa incrível. Claro, não é como se seu filho fosse um ser inanimado que aceita tudo o que lhe é oferecido, mas ainda assim é um ponto importante. Se não houver outras opções além do celular, o que provavelmente acontece com frequência, o cuidado é o principal fator; sempre monitore o que seu filho faz na internet. Caso contrário, será tarde demais. Nos dias atuais, é muito difícil simplesmente impor disciplina nos nossos filhos; temos que fazer o possível para o bem deles.

  • @gustavomyw
    @gustavomyw 2 дня назад +39

    Pior que muitos sequer jogam. É só vídeo.

    • @---ce7gq
      @---ce7gq 2 дня назад +19

      Pior que muitos sequer são vídeos. É só Quadrinhos na Sarjeta.

    • @kob3ll_
      @kob3ll_ 2 дня назад +9

      a maioria assiste gameplay invés de jogar o jogo

    • @Alan-gu1hp
      @Alan-gu1hp 2 дня назад +4

      @@---ce7gq Esse é o pior, dá pra ir mais baixo que isso não

  • @sandyferreira3667
    @sandyferreira3667 День назад +8

    Eu sou mãe e estudante de Pedagogia. A Questão de tela pra mim sempre foi um assunto delicado. Minha filha tem 1a8m e ela assiste televisão, e eu tenho muito medo de estar derretendo o cérebro dela. Ela não passa o dia inteiro vendo mas em momentos pontuais quando preciso fazer almoço/janta.
    Não tenho smartv e odeio esses suspotos conteúdos infantis, então ela assiste os canais infantis da televisão. Tipo, e mesmo assim, os desenhos parecem completamente idiotas. Primeiro, vejo se ela se interessa em brincar sozinha e depois eu ofereço a tela. Celular eu ofereci duas/três vezes e mesmo assim, me arrependo até hoje. Até com a televisão me sinto meio culpada.
    Como educadora, sinto as crianças com acesso ilimitado e irrestrito a celular mais irritadas, menos pacientes a atividades manuais e muitas vezes INCAPAZES de sequer segurar uma tesoura. Alunos de 4-5 anos que dizem ter celulares, sabem abrir isso aquilo, mas não conseguem segurar corretamente uma tesoura. Atualmente, acredito que as escolas devam ensinar informática sim. Usar computador, aprender a fazer uma pesquisa, a produzir trabalhos em Office e Doc. Alfabetização digital diminuí a alienação digital, cair em fake news, e, não dá pra negar que exerce cidadania, ao procurar fontes de informação, a busca por trabalho, cursos, etc. Não obstante, em casa, acredito que os pais devam limitar, averiguar o conteúdo consumido e principalmente, não oferecer acesso à redes sociais, plataformas de vídeo como RUclips. Acesso a jogos online com conversação, são extremamente perigosos, predadores sexuais, ped0, golpistas, se utilizam desses meios e caminhos para aliciar e manipular crianças/jovens. Para oferece celular com acesso a internet é inevitável uma conversa sobre: pornografia e predadores sexuais. Digo, pq além de ter sido alvo muito nova, uma criança que conhecia procurava aqui no RUclips, vídeos de jogos que faziam alusão a sexo. A internet é perigoso, mas educar crianças/jovens/adultos/idosos com aulas de informática e perigos da internet deve ser uma ação ampla e interdisciplinar da escola, juntamente com políticas públicas do Estado, com apoio da comunidade e família.
    Enfim, minha mera opinião como mãe e educadora.

    • @mrlaz9011
      @mrlaz9011 День назад +2

      vc pode se sentir culpada, mas o fato de você tá dando o seu melhor pra oferecer uma experiencia variada pra sua filha já mostra sua dedicação como mãe. lhe desejo boa sorte daqui pra frente.

  • @antonioon3157
    @antonioon3157 2 дня назад +12

    Isso me lembra uma matéria em que alimentos para crianças do Brasil tem quantidade de açúcar, algo que é proibido na Europa

  • @bluepuppet52
    @bluepuppet52 День назад +9

    Essa coisa da classe média não ter tempo de cuidar dos filhos me lembra os meus primos. De cabeça eu lembro de pelo menos cinco casais de primos que tem filhos (média de 2 filhos). Eles sempre foram do time "um absurdo os pais darem tela pros filhos pequenos", "meu filho não vai ter tela nenhuma na infância" e no primeiro encontro com as crianças eu vi eles dando o celular pra aquietar a criança na hora que tem qur dar comida por exemplo. Que eu saiba eles não deixam os filhos ficarem no celular o dia inteiro mas eles admitiram que vez ou outra facilita ter um desenho passando pra aquietar as crias.

    • @mrlaz9011
      @mrlaz9011 День назад +3

      olha, diria que dar o tablet pro filho uma vez ou outra não é necessariamente ruim. Desde que vc mantenha o tempo de tela bem controlado (30min-1hora no maximo) e dar pra ele outras coisas pra fazer tbm, como brincar e desenhar.

  • @guilhermeaugusto364
    @guilhermeaugusto364 День назад +2

    eu cresci saindo da escola e passando o dia todo e a noite na frente da TV assistindo desenho e serie o dia todo também não porque de vez enquanto eu saia pra brincar mas foi só até uma certa idade porque depois eu saia só pra ir na casa dos colegas jogar ou ir com eles passar a tarde em uma lan, mas também só fui ter internet em casa em 2012 com uns 14 anos e todo esse tempo até hoje eu passava em frente a uma tela dentro ou fora de casa mas vídeo game principalmente final fantasy me fizeram aprender inglês traduzindo jogo com dicionário na mão já que não tinha internet ainda e todas essas tecnologias sempre me fizeram ter interesse em entender como tudo funcionava como aquela imagem aparecia na tela e um comando no controle fazia um personagem fazer algo tanto que eu abria tudo o que tinha em casa e as vezes concertava minhas coisas só de ficar lá entendendo o que fazia o que naqueles circuitos e também muitos desses jogos, animes e serie me despeavam o questionamento com as mensagens deles e muita coisa que fui atrás de ler depois que tive acesso a internet foi muito por conta desses questionamentos que eles me despertaram, então sei lá porque fora isso a única outra coisa pra fazer que eu tinha era dormir, porque eu gostava de ler mas meus pais nunca me deram muitos livros talvez por isso hoje eu compre mais livros até do que eu dou conta de ler, então sei lá até onde o problema é só uma tela porque também eu tive conhecidos na época da escola com pais mais abastados e em casa eram estimulados a estudar e fazer cursinho e só tiravam notas altas nas provas e hoje só completos idiotas e ignorantes perante muita coisa, então sei la mesmo.

  • @guimaraesalysson
    @guimaraesalysson 2 дня назад +30

    Quanto mais cedo o uso de telas, menos o desenvolvimento do cérebro e da cognição

    • @HenriqueSantos-mx6fl
      @HenriqueSantos-mx6fl 2 дня назад

      recente? frenquente no caso

    • @guimaraesalysson
      @guimaraesalysson 2 дня назад

      @@HenriqueSantos-mx6fl isso. Frequente e cedo.

    • @mparagames
      @mparagames 2 дня назад

      ​@@guimaraesalyssonfonte?

    • @kob3ll_
      @kob3ll_ 2 дня назад +1

      Generalização braba aí. Depende muito do tipo e a frequência de contato e com essas tecnologias

    • @guimaraesalysson
      @guimaraesalysson День назад +1

      @@mparagames Numa busca rápida no scholar:
      "The young children exhibited alienation tendencies and behavioural deviations which are correlated to their screen time"[1], "Higher TV and video watching were negatively associated with cognition."[2], "higher levels of TV watching, video watching, and social media screen time was associated with lower measures of cognition, whereas higher video game time may be beneficial to some aspects of cognition."[2], "Disturbance in brain functioning is suggested to be originated by compromise of neuroplasticity of the nerves"[3], "The increased usage can have effects on brain functioning that will compromise sleep and cognitive abilities and develop risk for certain mental illnesses including, but not limited to, depression, anxiety, Alzheimer’s disease, and attention-deficit/hyperactive disorder (ADHD)"[3],
      Fontes:
      [1] eric.ed.gov/?id=EJ1363209
      [2] www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0747563220300662
      [3] www.mdpi.com/2076-3425/11/9/1126

  • @sosophia6792
    @sosophia6792 День назад +4

    aula de informatica é importante... foi onde eu aprendi a fazer "pesquisa" (assim ne, pra criança kkkk), montar apresentação pros trabalhos, formatar um texto no word... acho q é um espaço interessante ate pra ensinar a verificar fontes e pq n, ensinar pesquisa de vdd pros alunos mais velhos. Essas coisas são usabilidades úteis e importantes, coisas q os adolescentes nn sabem fazer hoje, nn sabem usar um computador e salvar um arquivo, pq oq eles sabem de tecnologia é justamente só ficar estático rolando uma tela de celular

  • @tigrecativante
    @tigrecativante 2 дня назад +16

    No livro "A fabrica de cretinos digitais" mostra que telas nas escolas não ajuda no engajento e aprendizagem do aluno, so atrapalha....a escrita á mão estimula ativamente á aprendizagem

    • @GuilhermeSantos-ty7gy
      @GuilhermeSantos-ty7gy 2 дня назад +1

      Pelo seu comentário parece que não ajudou msm kkkk

    • @mparagames
      @mparagames День назад

      ​@@GuilhermeSantos-ty7gykkkkkkkkkkkkk SIM

    • @tigrecativante
      @tigrecativante День назад

      ​​@@GuilhermeSantos-ty7gy Apaga que da tempp

    • @forcatatica6335
      @forcatatica6335 2 часа назад

      Você reproduzir algo que foi escrito por outra pessoa não te torna mais inteligente.

  • @peixe_boi_01
    @peixe_boi_01 2 дня назад +13

    Eu só vim ter acesso à internet com 17 ou 18 anos. Antes, tive um celular daqueles de teclas, mas mesmo esse só consegui ter aos 14.

    • @tigrecativante
      @tigrecativante 2 дня назад +5

      Eu também....e mesmo assim sou viciada...imagine esse povo que é grudado na tela desde os 3 meses de idade

    • @peixe_boi_01
      @peixe_boi_01 День назад +1

      @@tigrecativante A situação com a nova geração é bastante desafiadora, especialmente nas classes mais baixas. Com a falta de tempo dos pais para se dedicar aos filhos, devido às responsabilidades com as tarefas domésticas, o celular acaba sendo uma solução rápida para manter as crianças ocupadas. Isso, no entanto, cria um hábito que pode ter consequências a longo prazo.

  • @blixserium733
    @blixserium733 22 часа назад +1

    Kkkkk fiz o ensino fundamental em escola particular, nas aulas de informática, a única coisa que a gente fazia era jogar nos jogos de navegador pelo computador, eles não nos ensinavam absolutamente nada, hj em dia isso me faz tanta falta, eu nunca tive muito o hábito de usar computadores, hj eu tô na faculdade e até pouco tempo atrás eu não sabia criar uma pasta, CRIAR UMA PASTA

  • @Prefeito.de.Ilha.das.Cobras23
    @Prefeito.de.Ilha.das.Cobras23 День назад +1

    Eu arrisco dizer q num futuro não tão distante nós tenhamos uma geração q seja cansada de tela

  • @tucanopolar787
    @tucanopolar787 2 дня назад +31

    eu tenho 18 anos, eu tive que passar por uma parada chamada o novo ensino médio, é uma merda, agora são seis horários e são vinte materias agora, esse nem deu certo tanto que vão tirar o novo ensino médio no ano que vem, mas enfim um dessas matérias é t.i ( tecnologia e inovação) que é um tipo de aula que fala sobre educação digital, na minha opinião, essa matéria deveria tar no fundamental, dar um celular, tablet ou até mesmo um computador para criança, é a mesma coisa dar uma arma, tem que alguma coisa que ensina elas a como usar a internet de maneira correta.

    • @LusCM-mf4vn
      @LusCM-mf4vn 2 дня назад +9

      Eu faço faculdade de história, temos aula de Prática de Ensino, estudamos currículo, LDB e essas coisas, mano, metade das aulas é a professora xingando o Novo Ensino Médio, como foi mal planejado e desestruturou ainda mais a educação

    • @lucassaba9121
      @lucassaba9121 2 дня назад +11

      Concordo contigo, semana passada tive que ensinar para alunos do 3° ano do ensino médio a salvar um arquivo. Isso é o básico do básico na Informática.
      Enfim, eu 0dei0 a pessoa que inventou a fake news que essa nova geração seria excelente em Informática por que nasceram com a tecnologia.

    • @umcaranomundo-nk2mb
      @umcaranomundo-nk2mb День назад +6

      @@lucassaba9121 Tu ta lidando com uma geração bem,bem nova, que já nasceu praticamente só com tela touch screen. A geração um pouco anterior a essa costuma ser decente em tecnologia sim. Eu, por exemplo, tendo 25 anos, meio que aprendi a usar word desde cedo pra trabalhinho do fundamental. Fora que meu entretenimento era no PC mesmo, então voce aprende naturalmente. O que mudou foi que, dentro de empresas, normalmente computadores é que são usados, mas pra entretenimento a moda agora é celular, esse descompasso que gera o problema que tu tá falando ai. Questão de grana, mais fácil comprar um galaxy usado fudido ou um notebook com windows pra um adolescente?

  • @Aridativo1
    @Aridativo1 День назад +2

    Acho que a escola pública deveria ter projetos sobre fake news e limites legais na internet, pra educar as novas gerações pra se inserirem mais polidos nas redes, porque a lógica da bolha ela é muito cruel, eu vi isso acontecendo com meu irmão mais novo, seria muito útil

  • @luisemior6525
    @luisemior6525 2 дня назад +9

    obrigada pelo trabalho QnS.

  • @luizarrabaca8037
    @luizarrabaca8037 2 дня назад +3

    Exposição a tela e uma desgraça, ainda mais em tiktok e etc. Entrei na faculdade e quase tenho um derrame ao parar pra estudar por 2 hrs de tão ansioso q fico sem Cell, mas fazer oq, agr e buscar ajeitar esse prejuízo.

  • @AvarageLikePedro
    @AvarageLikePedro День назад +2

    Assim, uma coisa tem que se discutir, é que há sim um vicio crônico em telas, mas as geraçãos mais novas tem um contato estupidamente diferente dos Millennials e o inicio da Geração Z com a tecnologia, são crianças que sabe mexer no raso do raso da tecnologia, mas não consegue abrir uma pasta, já dei aula de informatica para um grupo de adoslecente lá para 2015/2016 e era assustador ver os moleques não sabiam o que criar um arquivo Word em um computador, maaaas sabiam acessar youtube e colocar no funk nas alturas.

  • @mdp9696
    @mdp9696 День назад +3

    Não concordo com isso de não ter mais disciplina de informática, não sou pedagogo nem biólogo, então n cabe a mim dizer em que idade seria melhor introduzir esse contato com as telas e a forma ideal de fazer isso. Mas isso de que as crianças já estão hiper conectadas é uma balela, pra mim um dos grandes maus de nossa época é o analfabetismo digital, de como somos profundamente dependentes de tecnologia e não entendemos nem o básico do funcionamento. Esse é um dos grandes fatores que faz com que sejamos tão explorados pelas big techs, as pessoas n entendem as implicações por exemplo de até seu sistema operacional ser de código fechado ou de pq as redes sociais são basicamente grandes gaiolas de skinner.
    Então é sim necessário uma formação teórica e critica, a partir da escola, sobre a tecnologia e tem que ser feito com o contato com ela, não só para que as crianças aprendam a utilizar tecnologias de código aberto por exemplo, mas que entendam por exemplo oque sao "pastas" no computador, acha que elas já sabem? As gerações mais novas só tiveram contato com o celular e com as abstrações criadas por eles, n sabem nem oque é uma pasta pq os APKs já fazem essa busca para elas, por isso disse que esse papo de já sao super conectadas é balela, quanto mais a tecnologia avança, menos as gerações entendem seu funcionamento e mais ficamos refém do que quer que as big techs queiram fazer.

    • @pabloagfs
      @pabloagfs Час назад

      Vi isso recentemente.
      Passei um trabalho para os alunos do ensino médio que eles deveriam montar uma apresentação de power point e me mandar por email... Muitos não sabiam o que era power point, outros sabiam vagamente. Mas o que mais me chocou foi o fato de que alguns não sabiam mandar email, e que alguns nem tinham email, tanto que recebi apresentações vindas dos emails das mães, com justificativas que os filhos não tinham um. Isso de alunos na casa dos 16/17 anos...

  • @kbludohendrix
    @kbludohendrix День назад +1

    E eu que estou lecionando em uma escola que está entrando nesse pique de aula de pensamento computacional. Meu filho estudando em outra escola idem.
    E nem tem como tirar pq a que eu trabalho e a que meu filho estuda são as duas melhores escolas públicas de EF da região.

  • @raffaeltaufner
    @raffaeltaufner 2 дня назад +14

    Importante demais falar disso, cara, tô enviando esse vídeo pra uma pá de gente com quem já venho conversando sobre
    Acompanho teu canal tem uma cara, mas é a primeira vez que comento pq geralmente só uso yt qdo tô prestes a dormir hdushaduh mas aproveitando: Parabéns pelo trabalho que tu faz por aqui, a imparcialidade e crítica com que tu aborda os assuntos são coisas nas quais eu honestamente me inspiro pra fazer meu próprio trabalho (sou prof). Abraços pra tu e pra Taís (cujo nome eu espero não ter escrito errado dhusahduh), e pro resto da equipe o/
    Aliás, tu já assistiu Barry, da HBO?
    Passa por debaixo do radar, especialmente no Brasil, mas eu ADORARIA ver vocês falando sobre, e garanto que cês vão achar genial hdsuahdusdh

    • @nihilneo1874
      @nihilneo1874 2 дня назад +3

      Aqui o povo da celular pra criança de 2 anos :(

  • @nanotecnico8532
    @nanotecnico8532 День назад +1

    não estão expostas à tecnologia como ferramenta de verdade. faço CURSO TÉCNICO integrado ao médio e tem gente lá que não sabe salvar um arquivo. as aulas de informática devem continuar sim, haja visto que tem aluno que nem computador sabe usar (e não é pela falta de um em casa)

  • @diegodreossi1458
    @diegodreossi1458 День назад +2

    Concordo, jovens precisam de menos telas 📺 📱

  • @sigthorsson1645
    @sigthorsson1645 День назад +1

    Com telas ou sem telas tantas por razões variadas tantas crianças tem seus potenciais limitados e/ou cortados, quantos vencedores do prêmio Nobel ou "Usains Bolts" o Brasil n perde pra fome, falta de estudos ou um tiroteio na Avenida Brasil ?

  • @victorrafael7
    @victorrafael7 День назад

    Usávamos tela para cortar a unha do meu filho quando era um bebê. Era assustador. Eu via um menino super curioso e inquieto, que mexia em tudo, virando um zumbi.
    Hoje ele tem 2 anos e meio e muita gente elogia o desenvolvimento dele.
    Não foi milagre. Não cresceu com tela, mas com brinquedos e brincadeiras que estimularam.

  • @ViniciusArthurSantos
    @ViniciusArthurSantos День назад

    Eu tenho uma filha de 3 anos. Foi um ano para expor ela a tela. e é tv no máximo 40 min. celular ela só usa como câmera. Não deixo se afundar na telas. Além das telas, redes sociais serão um Monstro pras crianças que são expostas.

  • @rogeriasouza5976
    @rogeriasouza5976 9 часов назад

    Parabéns! ❤❤❤❤

  • @brunocarvalho2233
    @brunocarvalho2233 2 дня назад +1

    Video para passar na reunião de pais

  • @keneddysantos9santos378
    @keneddysantos9santos378 2 дня назад +12

    Faz vídeo de Nier:Automata

    • @lucas11235
      @lucas11235 2 дня назад +2

      Do jogo ou do anime? Do anime é mais fácil, pois o jogo ele vai demorar pra zerar

    • @internetera1523
      @internetera1523 2 дня назад

      Depois do de Alan Wake 2

    • @keneddysantos9santos378
      @keneddysantos9santos378 2 дня назад

      @@lucas11235 acho que ele vai escolher o anime

  • @Lucas-lw2zt
    @Lucas-lw2zt День назад

    04:21 sem falar que esse modelo de castigo físicos criou uma geração muito violenta que só vê na violência a única forma de educar ou de resolver problemas socais. Por isso tanta gente defende o assassinato policial como forma de conter a violência urbana. Esse sistema brutalizou o brasileiro médio.

  • @Redshief1
    @Redshief1 2 дня назад +1

    E eu não condeno as TVs. Acredito que desenhos animados estimulam a criatividade das crianças. Deve haver estudos que apontam os impactos positivos.

  • @antonioon3157
    @antonioon3157 2 дня назад +2

    Allan More critica tudo

  • @ppdudo
    @ppdudo День назад

    Só um adendo, talvez acabar com a informática n seja interessante pq no mercado de trabalho nos vemos que os jovens sabem usar cel e n PC. Vc coloca um Excel na frente do cara e ele acha q é extremamente complexo e isso faz todo pq ele usa principalmente o cel q tem toda uma facilidade, isso quando ele já tá todo mal acostumado com uso da voz pra dar comando. Tava vendo um dev q foi numa feira para crianças e o surreal é q todas praticamente n sabiam o q fazer com mouse e teclado e muitas nem mesmo o controle de vídeo game elas assimilavam e iam diretamente no monitor achando q ele é touch-screen

  • @wagnergranai8483
    @wagnergranai8483 15 часов назад

    E o que você pensa sobre a inclusão de uma disciplina chamada Tecnologia e Inovação no Currículo da BNCC?
    Sou professor de Educação Básica I e, daqui pra frente, teremos de trabalhar o pensamento computacional de forma desplugada, na sala de aula.

  • @marvin2174
    @marvin2174 День назад

    O problema não está no dispositivo, está na qualidade do conteúdo! É da mesma forma que o problema não está em comer e sim na qualidade da comida! É o efeito dopamina pra manter a atenção, a adrenalina e o cortisol no alto!

  • @HugoRCarvalho
    @HugoRCarvalho 2 дня назад

    3:33 aqui eu me acabei de rir

  • @pabloagfs
    @pabloagfs Час назад

    Teste de QI é discutível, mas pow... Se o QI de estudantes da Suécia reduziu com relação aos estudantes da própria Suécia, já não é tão discutível assim. A parte mais discutível do QI é você comparar em culturas diferentes.

  • @caiqueramos1473
    @caiqueramos1473 День назад

    Difícil porque os adultos teriam que dar exemplo primeiro, as crianças estão desde cedo vendo os adultos no celular a todo momento, e pouco se conversa sobre a utilidade e posição de cada coisa, damos às crianças a impressão de que está tudo bem do jeito que está enquanto apontamos o quanto está tudo errado, é uma confusão que só nós humanos conseguimos fazer 😂

    • @pabloagfs
      @pabloagfs Час назад

      Cara, é muito difícil adultos não terem celular em mãos nos dias de hoje.
      Por isso, pro meu filho é dito que celular é de adulto. É tipo cerveja. Cerveja é de adulto, suco é de criança.
      Mas é óbvio que estando com ele, a gente evita ficar usando.

  • @viniciuslima1064
    @viniciuslima1064 День назад

    Simplesmente a coca cola na mamadeira do nosso tempo

  • @snascentef
    @snascentef День назад

    Daqui a pouco aparece criança viciada em tigrinho. (Não foi nem piada)

  • @thallesferreira_
    @thallesferreira_ День назад

    Porra link haha queria mandar esse corte para minha mãe e tia, pq já abordei esse tema e vc me termina com debate sobre erotismo haha

  • @linuxp00
    @linuxp00 День назад

    Eu discordo, acredito que o problema não é a mídia e sim a abordagem. O tablet com acesso limitado à ferramentas educacionais e controlado pela escola com conteúdo interativo pode ser muito mais engajante a meu ver como um apoio à texto e diagramas estáticos, especial para os alunos distraídos, autistas ou com TDAH (eu mesmo). Mas com todo o apoio das aulas expositivas tradicionais é claro, acho que elas são ainda um ambiente de debate em sala do conteúdo e única forma do professor medir em "tempo real" como vai tocar as aulas. Contudo, outros problemas se fazem presentes além desse, como é o caso da vigilância aos professores e ideologias de tendências de mercado que entram para degradar o ensino a um mero valor utilitário (rasteiro).

  • @azul833
    @azul833 День назад +1

    Jesus tava fazendo redação sobre isso agr msm

    • @joaopedroobelo9165
      @joaopedroobelo9165 День назад +7

      A falta de vírgula tornou teu comentário muito curioso kekeke

    • @azul833
      @azul833 День назад

      @@joaopedroobelo9165 já usei mta vírgula na redação
      Estou cansado de vírgulas a

  • @Mahgames7383
    @Mahgames7383 День назад

    As telas estão prejudicando a visão das crianças

  • @nanotecnico8532
    @nanotecnico8532 День назад

    cara, por que não avisar pro teu amigo que é perigoso deixar a criança na tv o dia todo? não falar nada e deixar ele sem saber é meio tosco. eu entendo a ideia de "não me meto na vida dos outros" mas fazer isso mesmo se for pra explicar algo que a pessoa pode não saber? você lá tem ideia se ele tem escolha pelo menos?

  • @ZeroDrix9
    @ZeroDrix9 День назад

    A Escoka de Frankfurt é marxiana, mas não necessariamente marxista - e não precisa ser esquerda radical para afirnar isto.

  • @nhtnj_
    @nhtnj_ День назад

    brabo.

  • @phillipemacedo5734
    @phillipemacedo5734 8 часов назад

    Estão suprimindo aulas de Informática? Acho que já suprimiram há muito tempo! Aula de Informática na escola é coisa de Millenial. Quem é da Geração Z já não teve isso

  • @gatofumante5199
    @gatofumante5199 2 дня назад +4

    RJ > SP

    • @SouthAmericaClash
      @SouthAmericaClash 2 дня назад

      Sim, dps morre por bala perdida e reclama kkk

    • @wowwar9048
      @wowwar9048 2 дня назад +1

      Diga não ao rio de Janeiro

    • @nihilneo1874
      @nihilneo1874 2 дня назад +7

      Da uma briga boa
      Qual o pior?

    • @gabrielrocha5673
      @gabrielrocha5673 2 дня назад +1

      Rio é melhor que sp em sociabilidade mesmo

    • @---ce7gq
      @---ce7gq 2 дня назад +1

      São Paulo melhor do Brasil. O PIB per capita só não é nível Europa por que os prédios também entram na divisão.

  • @chickomartins4393
    @chickomartins4393 День назад

    "Veneno pra pobre". Crianças ricas são imunes às telas. // Esse senhor é classista e R*cista. O clássico nerdola.

    • @OCaraPalida
      @OCaraPalida День назад +2

      Crianças de classe média alta estudam em colégio integral, com atividades extracurriculares fora do ambiente escolar e tem maior incentivo, mesmo que só financeiro para se desenvolver com mais ferramentas
      A criança pobre é liberada na segunda aula porque não tem professor e só lhe resta o celular como ferramenta de lazer na maioria dos casos, sem fácil acesso a espaços de convivência ou cultura
      6 meses dando aula em cada escola você já nota a diferença, o rico da iPhone pro filho e a escola proibe o uso e passa 1h por dia na Netflix
      O pobre parcela 24x um celular e o filho fica 5-8h seguidas
      Crianças ricas não são imunes a telas, mas tem mais oportunidades de substituir o uso
      O pobre sempre se contenta com o que tem, infelizmente

    • @Polimata01
      @Polimata01 День назад +1

      Tá bom Martins, continua deixando teu filho de 1 ano assistindo 13 horas de tiktok, faz o que quiser.