O Excel patrocinou o Vitória em 1997 e 1998. Em 1999 quando o Vitoria terminou em 3° no Brasileirão , nem patrocínio master tinha. O Vitória estampava na camisa , " salvador 450 anos" em homenagem a nossa cidade.
Verdade. Com relação ao Vitória ele estava muito por fora. Muitas das boas campanhas do time foram feitas com poucos recursos de patrocínio de fato. Em 99 não tinha Bebeto, Túlio nem Pet no time, era o Arthur já veterano, Baiano na lateral direita, os garotos da base como o Cláudio, e um técnico em começo de atuação Toninho Cerezo.
Já em 2013 , quando o Vitoria terminou o Brasileirão na 5° colocação, o patrocínio master era a OAS construtora, com valores bem abaixo dos times do sul e sudeste, só que apesar de não ter nomes de muito destaque , os principais eram Escudero, Dinei e Biancuchi que só jogou bem no Vitória. O time deu liga e não tinha medo de ninguém, jogava sempre para ganhar, mas infelizmente ficamos a três pontos do 4° colocado Botafogo, que foi para libertadores.
Cara aquele ano foi maravilhoso, começamos o ano metendo 7x3 nas sardinhas na inauguração da nova Fonte Nova e o resto foi história. Mereciamos essa vaga na Libertadores 😭😢
@@jeffersonhenrique4671 a história de uma mulher que era a marmita de todos,ela tinha um filho com o nome de Jeferson Henrique(vulgo Pinóquio)Pinóquio pq era feito de vários paus
Um fato que mal vejo alguém falando é sobre o Icasa em 2013, o time tinha uma folha salarial de serie D e quase subiu pra serie A, na real só não subiu porque foi roubado pela cbf
Cara, para comentar tem que conhecer, em 99 o Vitória chegou com um time praticamente de divisão de base, o time do Vitoria com a parceiria com o EXCEL foi em 97, em 99 o Vitória chega a semi final tirando o Vasco que era o favorito ao título, mas o time tinha Fabio Costa, Leandrinho, Rodrigo Chagas, Fernando, Tuta e por aí vai, a maioria de base do clube mesmo, já não era mais Vitória Excel
Importantíssimo ter trazido alguem fora do eixo, já que eu notava uma profunda reprodução de senso comum dos dois , causado principalmente pela mídia hegemônica q não faz questão nenhuma de se aprofundar sobre questões do futebol nortista e nordestino
Em 99 o Vitoria nao tinha nem Bebeto, nem Petkovic, nem Túlio. Eu fui o psicologo daquele time e nao tinha nenhuma estrela no elenco, alias, o time nem patrocinio tinha, muito menos o Excel
Olá, em dezembro do ano passado com aprovação do sócios torcedores foi criada o Fortaleza Saf. Porém sem a intenção de vender o controle do clube. Conforme aprovado o que pode ser negociado é de 15 a 20 % das ações podendo chegar apenas 49% .Hoje o Fortaleza Esporte Clube é dono de 100% das ações da Saf. Qualquer venda das ações tem que contar com aprovação do conselho administrativo e voto do sócios torcedores, o Fortaleza tem dono é esse dono é sua torcida.
O futebol do Norte praticamente ficou ao redor de Pará e Amazonas. Depois de 1988 quando se adotou o formato como conhecemos, praticamente ficou o Pará, com o Amazonas muito atrás, e seus times tradicionais virarem times menores e suas torcidas praticamente desaparecerem. Os outros estados da região ainda engatinham e isso prejudica muito o seu desenvolvimento. Pra quem não conhece, o futebol brasileiro só foi ser 100% profissional em 1995, quando Roraima deixou o amadorismo.
Os times do nordeste tem realizar muitos jogos pela copa nordeste e alguns jogos pelo estadual num formato bem reduzido , seria uma forma de bater de frente com os estaduais de SP e RJ
Sou nordestino, e a resposta é NÃO! O que precisa fazer tanto no futebol nordestino como também no brasileiro é olhar mais para a QUALIDADE invés da QUANTIDADE. A melhor solução é seguir um combo de profissionalismo das gestões, união dos clubes, equilíbrio no número de jogos entre grandes e pequenos (ou seja, grandes jogarem menos e pequenos jogarem mais do que o cenário de hoje), internacionalização das marcas, etc.
E outra: o Estadual do RJ já não é mais elevante há muito tempo. O que ainda sustenta o Carioca são os 4 grandes, de especial o Flamengo. Mas, de resto, virou um torneio que não consegue desenvolver os clubes menores e que não paga premiação.
@@JoaoHenrique-tm1ro Estadual do Rio só tem apenas o charme dos quatro grandes. Um time pequeno do Rio não conseguiria nem estar na quinta divisão de São Paulo. E dos grandes, talvez exceto o Flamengo, o resto apanharia de cinta dos times do interior de São Paulo.
Os estaduais do Nordeste tem um número menor de datas, que são 14. O único que ainda estoura esse teto é o Maranhão, mas por decisão dos próprios clubes. O problema maior lá é o calendário totalmente prensado que faz com que os clubes tenham estadual e regional ao mesmo tempo no começo do ano.
Os estaduais (todos) precisam ser EXTINTOS! Essas competições devem ser unificadas e transformadas na série E do campeonato brasileiro. Alongando o período de disputa da liga nacional e também dando mais tempo para a pré-temporada. Isso vai melhorar bastante a qualidade do campeonato, com um jogo por semana e dois jogos por semana apenas em datas específicas.
Acho muito limitado dizer q questão é só financeira, falta gestão profissional , cartolagem amadora, federações que não fazem nada para desenvolver o Norte e Nordeste e incapacidade de utilizar as grandes torcidas para gerar renda para competir e vencer o Sul e Centro Oeste!.
Vencer o Centro-Oeste??? Cara, o futebol do Centro-Oeste é mais fraco que do Nordeste, visto que só têm os grandes de Goiás e o Cuiabá de relevante. Acho que você quis dizer "Vencer o Sul e Sudeste".
@@SamuelOliveira-rg6ke sim. mas esses clubes pararam de formar jogadores. mesmo a torcida apoiando as " plenos pulmões " não têm como competir com clubes que faturam 400 mi, 900 mi 1 Bi. Esses clubes conseguem pagar salários astronômicos, um jogador nota 6 na série A não sai por menos de 150K. se não invetsir pesadamente em estruturas e formaçaõ de jogadores ... esse descolamento entre norte/nordeste e sul/sudeste vai continuar sendo abissal
A questao financeira envolve praticamente todos os clubes do Brasil. Claro que o financeiro é fundamental para dar o sustento necessário para qualquer instituição se manter viva. Vejo por outro lado a questão de gestão administrativa onde clubes de torcidas imensas como Bahia, Fortaleza, Sport, Ceara, Santa Cruz Vitoria da Bahia e outros sempre tiveram esses problemas, Nao é admissivel um clube como o Santa Cruz quebrar do jeito que quebrou. Dirigentes irresponsáveis ou malucos fizeram isso acontecer sem que ninguém tivesse a coragem pra denunciar e barrar tantos desmandos administrativos. O dinheiro é 70% o resto é gestao . Manter os salarios de todos é o princípio de tudo pra se manter vivo. Ter uma base de jovens atletas e um treinador serio que faça um trabalho de revelar jovens talentos para o time principal, é a forma mais sustentável para um clube se reerguer a medio e longo prazo. Esse é o começo de tudo !
O Bahia vai dar muito trabalho, assim como o Botafogo já está dando. Os mineiros q caíram nas mãos de riquinhos locais, é q acho q se deram mal. Ficaram impedidos de serem comprados por gente mais graúda
O problema número 1 é que a quantidade de nordestinos que não torcem pelo clube local é imensa, os caras ajudam a ampliar a disparidade entre o Norte/Nordeste e o eixo. O Rio Grande do Sul não se tornou um Paraná da vida porque os gaúchos são bairristas e abraçam os times locais, não restando espaço para clubes paulistas e cariocas. Já no Paraná, saiu da Curitiba e região metropolitana, clubes paulistas começam a dominar, sobretudo no norte do estado. Pernambuco é mais ou menos como o Paraná, os clubes locais dominam Recife e região metropolitana, mas quando vai indo para o interior os paulistas começam a dominar e quando chega no sertão só dá Flamengo. Os clubes ficam inviabilizados de crescer e se estabilizar como um clube de ponta. Daí a importância de irem buscar grandes investidores, como fez o Bahia.
A aqui em Salvador acontece a mesma coisa. Em Salvador e região metropolitana é Bahia e vitoria, mas no interior a dentro da Bahia, é times de Rio e São paulo, pois antigamente a tv local não trasmitiam jogos dos clubes da capital para o interior, no interior só pegava a Globo Rio e por isso fez uma legião de torcedores de time do Rio de janeiro, principalmente o Flamengo. Mas isso esta mudando, pois com a cheganda da tv bahia com afiliadas pelo estado e a chegada da internet, estão angariando novos torcedores para os maiores clubes do estado.
@@gilvanmiranda3383 A TVE Baiana vem tendo um papel importante também nessa mudança ao transmitir o Campeonato Baiano na íntegra nesses últimos anos. Inclusive com recordes de audiência em alguns jogos.
Eu sou Pernambucano e torço APENAS pelo sport, porém eu entendo a galera que mora no interior do nordeste torcer por clubes do eixo, além de nossos clubes viverem apenas de acessos e boas campanhas, os clubes não fazem nenhum projeto pra abranger e atrair esses torcedores, aqui mesmo em PE nem jogar no interior, os clubes da capital jogam mais, dai se alia o fato dos clubes estarem distante de conquistar grandes títulos, rica inviável angariar torcida do interior.
@@lazarosiri kkkkkkkkkkk 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂 essa foi a piada do dia kkkkkkkkkkk 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂,seu timeco só está na série A desse ano para dar pontos para os outros e no próximo vai estar na divisão que ele mais gosta para tentar disputar o título do torneio de acesso e quem sabe colocar o segundo asterisco no peito kkkkkkkkkkk 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂.
Pelo menos Sport e Bahia podem se vangloriar sim pois foram eles os unicos detentores de titilos Nacionais sempre estando Na serie A mesmo caindo pois os times do Sul e sudeste tem mais investimento mais sempre foram eles e mesmo sem título o Vitória tbm levaram o nome do Nordeste para o Brasil Fortaleza está bem na gestão está organizando mais eles tem que baixar a bolinha pois ainda não comquistaram nada passaram anos na série C parecem muito com um cavalo Paraguaio ainda tem que fazer sua história no futebol pra poder dizer que É maior no nordeste fase boa todos tiveram mais vai e vem.
Fase do Fortaleza? Faz 7 anos consecutivo na série A, nenhum time nordestino conseguiu isso, nas décadas de 80 ao anos não havia no Brasil nem o time milionário no Brasil, me diga hoje se o fortaleza, Bahia, vitória, Ceará, sport juntos tem o mesmo investimento do flamengo, palmeiras, Corinthians etc, o fortaleza é competitivo sim 👍 é faz + por competência mesmo , hoje mesmo o Bahia tendo o grupo City, o fortaleza tem 10 pontos a + do quê o Bahia 😅, com a gestão do fortaleza com recursos por exemplo do grupo City, ainda esse ano o fortaleza poderia até ser campeão 🏆 sem dificuldades alguma
Os nacionais do sport são uma vergonha, um título q vcs chamam de brasileiro, mas q na verdade é do flamengo, não jogaram e nem ganharam dos principais clubes do país, tirando essa farsa q é 87, o santa cruz e o náutico chegaram mais longe q o sport no q era o antigo brasileirão (náutico foi vice e o santa semifinalista), quanto a copa do Brasil, na época n tinha times da libertadores q na época eram os mais fortes do país, pois estavam na libertadores, venceu na final um Corinthians rebaixado, época da copa do Brasil em q até paulista de jundiaí ganhava, lembrando q até hoje o sport deve um boi a um pai de santo q fez um trabalho pro popoti ganhar do Corinthians, é o boileão. O Fortaleza ficou entre os 4 da CDB recentemente e se fosse no formato antigo faria a final contra o Atlético PR, pois os outros dois times estariam na libertadores e sendo final poderia jogar e ganhar do furacão e ainda por cima não iria cair pra segunda divisão no ano seguinte, coisa q aconteceu com o popoti em 2009. Desde q a CDB ganhou o formato q tem hoje com os times da libertadores, o Fortaleza chegou mais longe q o sport na competição, sport é impossível de chegar até uma semi final nos dias de hoje. O popoti só tem essa dominância em Pernambuco pq não aceitaram Santa Cruz e Náutico no clube dos 13, tiveram medo dos dois baterem de frente, quando o clube dos 13 acabou o popoti foi tri vice pro santa cruz q na época jogava série D e C, foram tri vice perdendo duas finais em casa, uma vergonha, desde o fim do clube dos 13 foram 7 finais contra santa cruz ou náutico, o sport perdeu 5 delas, jogou 4 contra o santa cruz e não venceu nenhuma e volto a dizer santa cruz na série C e D. DITO ISSO, O SPORT É O MAIOR FOLCLORE DO ESTADO DE. PERNAMBUCO, é uma piada, morrem afogados na própria soberba
NÁUTICO vice campeão da taça Brasil o time do nordeste junto com o Bahia que mais foi finalista. Hoje estamos na série C com mais de 26 mil associados, e muito perto de virar Saf....
O tempo de ser grande passou hj em dias e valorizar os estaduais a copa Nordeste e apelar na copa do Brasil daí se estourando .sem essa de querer ser série a pra não ganhar nada
Excelente profissional, mas, como toda sardinha, o clubismo fala mais alto. Quis diminuir Sport e Vitória. No brasileirão de 99, o Vitória não tinha nem Bebeto, nem Túlio, nem Pet. O Excel ajudou sim, mas não foi nenhum derrame de grana como ele deu a entender. O grande trunfo do Vitória nas décadas de 90 e 2000 não foi o poder econômico meia boca e sim a DIVISÃO DE BASE! Na final de 93, o salário de Edmundo pagava a folha de todo o time do Leão, que tinha Dida, Alex Alves, Paulo Isidoro, Rodrigo, Júnior Nagata, Vampeta etc, todos formados no clube, que mal tinha patrocínio na época. Em 99, os destaques da campanha foram Fábio Costa (base), Fernando (base) e os até então desconhecidos Cláudio e Leandrinho. Vlw, Elton. Admiro seu trabalho, mas vai um SENTA NO COLOSSAL pra vc!! 😂
É, eu até concordo contigo e acho que ele "esqueceu" de mencionar. Mas até esse ponto e isso coloca temporalmente Sport (87) e Bahia (88) como campanhas temporalmente próximas. O que ocorre, no entanto, é que nenhum outro time nordestino fora o Fortaleza chegou perto depois disso. O que você ignorar de mencionar é que ao menos até 99, depois da saída da hiperinflação, o contexto econômico brasileiro conseguia segurar a paridade da moeda com os mercados europeus (1:1, 1:1.5) e em 94, logo após a campanha de 93 daquele fantástico Vitória, é sancionada uma lei que remove o poderio dos clubes sobre seus atletas. Acho que o ponto dele ainda se mantém se analisarmos por esse contexto, afinal de contas, quantos jogadores você viu saírem do Vitória a preço de banana para jogarem bem em outros clubes? O que ocorreu em 2017 quando a divisão de base de vocês foi dilapidada para ir para o Palmeiras? Veja, tudo é DINHEIRO AINDA. Até as nossas divisões de base são prejudicadas se não podemos pagar um salário alto para criar uma multa mais alta. Abraços! PS: Apenas edições. A "lei" a qual me refiro na verdade é o entendimento jurídico do caso Bosman, que reflete na criação da Lei Pelé em 1998 no Brasil, que instaura o fim do passe.
Torcedor das galinhas é sem noção e vivem num mundo paralelo, é por essas e outras que as galinhas depenadas do aterro sanitário de cana brava sempre vai ser nanicas e nunca vai conseguir ganhar um título de série A.
O clubismo é a maior cegueira no meio das torcidas brasileiras, e o maior inimigo disso são os criadores de conteúdo de clubes altamente clubistas . Deviam passar pro torcedor a realidade suja do futebol,ao invés de inflar cada vez mais na mente dos torcedores que o futebol se resume a técnico ruim e jogadores medíocr3s. Torço pro Sport mas bato de frente com páginas clubistas do Sport que derretem a inteligência da torcida.
Isso é comum, em.qualquee lugar do mundo, clubes em.regioes.pobres, que nao sao SAF, oi que nao tenham um forte patrocínio ou mecenas, ficam abaixo dos grandes clubes das regiões ricas, é aceitar isso e trabalhar em cima de sua realidade e buscar algo mais como o.fortaleza, alias os times do norte e nordeste tem.que dad mais atenção ao interior, reclamam que no interior pessoal.torce para flamengo e times de sao paulo, mas nunca vi time da capital ir fazer excursões pelo inteiror do estado para atrair torcedores.
Lembrando que Robertão era um interregional do sul e sudeste igual o norte nordeste e o campeonato do centro oeste o campeão desses torneios deveriam disputar o título brasileiro mas o quadrangular nunca ocorreu e em uma canetada deram o título para o campeão do Robertão
É econômica mas isso é fruto da imprensa que gerou torcida nacional para times do sul sudeste nunca transmitindo jogos fora do eixo clube dos 13 que não realidade é dos 12 isso atrapalhou economicamente os times com torcida do norte nordeste são gigantescos por gerar torcida contra tudo e todos
O clube dos treze acabou com os times do nordeste, só em PE o Sport teve direito ao clube dos trezes, forca política o Sport stmnpre teve e depois dos direitos televisivos aí lascou de vez
Elton gosto do seu profissionalismo na ESPN, mas o seu clubismo passou do ponto, o JAHIA estava quebrado antes do grupo City e foi a salvação. Agora você nem citou a COPA DO BRASIL de 2008 do maior do NE 🦁. Sem recalque, seja + realista que você ganha + credibilidade na praça.
Quase que o Bahia conseguiu chegar na semifinal da Copa do Brasil, esse cara esqueceu de falar que o único campeão da copa de Brasil, é o Sport. É um babaca!
O 1o campeonato brasileiro é o de 1971, vencido pela Atlético. O q decorreu antes, ninguém viu, ninguém acompanhou. Foi muita forçação de barra, mas como não custava nada e tb agradava muita gente, resolveram igualar duas coisas diferentes
O Excel patrocinou o Vitória em 1997 e 1998. Em 1999 quando o Vitoria terminou em 3° no Brasileirão , nem patrocínio master tinha. O Vitória estampava na camisa , " salvador 450 anos" em homenagem a nossa cidade.
Verdade. Com relação ao Vitória ele estava muito por fora. Muitas das boas campanhas do time foram feitas com poucos recursos de patrocínio de fato. Em 99 não tinha Bebeto, Túlio nem Pet no time, era o Arthur já veterano, Baiano na lateral direita, os garotos da base como o Cláudio, e um técnico em começo de atuação Toninho Cerezo.
Gosto mt do Santa Cruz PE, tenho simpatia por aquele clube, apesar de santista
Queria que tivesse mais organização, dinheiro e espaço.
Mto roubo e pilantragem ali dentro, preferiram acabar com o clube do que fazer o time crescer
@@guilhermemagalhaes9530 Exatamente, o ego dos diretores foram maiores, do que o amor pelo clube.
Já em 2013 , quando o Vitoria terminou o Brasileirão na 5° colocação, o patrocínio master era a OAS construtora, com valores bem abaixo dos times do sul e sudeste, só que apesar de não ter nomes de muito destaque , os principais eram Escudero, Dinei e Biancuchi que só jogou bem no Vitória. O time deu liga e não tinha medo de ninguém, jogava sempre para ganhar, mas infelizmente ficamos a três pontos do 4° colocado Botafogo, que foi para libertadores.
Cara aquele ano foi maravilhoso, começamos o ano metendo 7x3 nas sardinhas na inauguração da nova Fonte Nova e o resto foi história. Mereciamos essa vaga na Libertadores 😭😢
Acho lindo a historia do Santa cruz,pena q parou a 40 anos e ficou desse jeito.
Muito, se eu fosse bilionário compraria o "Santinha".
Que história? Defina algo bonito na história desse clube??
@@jeffersonhenrique4671 a história de uma mulher que era a marmita de todos,ela tinha um filho com o nome de Jeferson Henrique(vulgo Pinóquio)Pinóquio pq era feito de vários paus
Grande Helton Serra, só quero deixar claro que à muito tempo o futebol deixou de entreteniento, hoje o futebol é negócio.
O Bahia tem dois vices campeonatos nacionais,.ambos contra o Santos: 1961 e 1963.
Tbm teve o Fortaleza
@@LeonardoOliveira-oq8uwvdd
@@LeonardoOliveira-oq8uw Acho que o Náutico também foi vice
Muito bom esse papo sobre
O futebol norte-nordeste , gostei 👏👏👏👏
Que pena nao ter pelo menos 1 hora de video. É bom ouvir pessoas que conhece do que se fala.
Um fato que mal vejo alguém falando é sobre o Icasa em 2013, o time tinha uma folha salarial de serie D e quase subiu pra serie A, na real só não subiu porque foi roubado pela cbf
Cara, para comentar tem que conhecer, em 99 o Vitória chegou com um time praticamente de divisão de base, o time do Vitoria com a parceiria com o EXCEL foi em 97, em 99 o Vitória chega a semi final tirando o Vasco que era o favorito ao título, mas o time tinha Fabio Costa, Leandrinho, Rodrigo Chagas, Fernando, Tuta e por aí vai, a maioria de base do clube mesmo, já não era mais Vitória Excel
Importantíssimo ter trazido alguem fora do eixo, já que eu notava uma profunda reprodução de senso comum dos dois , causado principalmente pela mídia hegemônica q não faz questão nenhuma de se aprofundar sobre questões do futebol nortista e nordestino
Em 99 o Vitoria nao tinha nem Bebeto, nem Petkovic, nem Túlio. Eu fui o psicologo daquele time e nao tinha nenhuma estrela no elenco, alias, o time nem patrocinio tinha, muito menos o Excel
Olá, em dezembro do ano passado com aprovação do sócios torcedores foi criada o Fortaleza Saf. Porém sem a intenção de vender o controle do clube. Conforme aprovado o que pode ser negociado é de 15 a 20 % das ações podendo chegar apenas 49% .Hoje o Fortaleza Esporte Clube é dono de 100% das ações da Saf. Qualquer venda das ações tem que contar com aprovação do conselho administrativo e voto do sócios torcedores, o Fortaleza tem dono é esse dono é sua torcida.
O futebol do Norte praticamente ficou ao redor de Pará e Amazonas. Depois de 1988 quando se adotou o formato como conhecemos, praticamente ficou o Pará, com o Amazonas muito atrás, e seus times tradicionais virarem times menores e suas torcidas praticamente desaparecerem.
Os outros estados da região ainda engatinham e isso prejudica muito o seu desenvolvimento. Pra quem não conhece, o futebol brasileiro só foi ser 100% profissional em 1995, quando Roraima deixou o amadorismo.
Acre, Roraima, Amapá, Rondônia...
Dudu Nobre se aventurando no esporte!!!
Os times do nordeste tem realizar muitos jogos pela copa nordeste e alguns jogos pelo estadual num formato bem reduzido , seria uma forma de bater de frente com os estaduais de SP e RJ
Sou nordestino, e a resposta é NÃO! O que precisa fazer tanto no futebol nordestino como também no brasileiro é olhar mais para a QUALIDADE invés da QUANTIDADE. A melhor solução é seguir um combo de profissionalismo das gestões, união dos clubes, equilíbrio no número de jogos entre grandes e pequenos (ou seja, grandes jogarem menos e pequenos jogarem mais do que o cenário de hoje), internacionalização das marcas, etc.
E outra: o Estadual do RJ já não é mais elevante há muito tempo. O que ainda sustenta o Carioca são os 4 grandes, de especial o Flamengo. Mas, de resto, virou um torneio que não consegue desenvolver os clubes menores e que não paga premiação.
@@JoaoHenrique-tm1ro Estadual do Rio só tem apenas o charme dos quatro grandes. Um time pequeno do Rio não conseguiria nem estar na quinta divisão de São Paulo. E dos grandes, talvez exceto o Flamengo, o resto apanharia de cinta dos times do interior de São Paulo.
Os estaduais do Nordeste tem um número menor de datas, que são 14. O único que ainda estoura esse teto é o Maranhão, mas por decisão dos próprios clubes.
O problema maior lá é o calendário totalmente prensado que faz com que os clubes tenham estadual e regional ao mesmo tempo no começo do ano.
Os estaduais (todos) precisam ser EXTINTOS! Essas competições devem ser unificadas e transformadas na série E do campeonato brasileiro. Alongando o período de disputa da liga nacional e também dando mais tempo para a pré-temporada. Isso vai melhorar bastante a qualidade do campeonato, com um jogo por semana e dois jogos por semana apenas em datas específicas.
Esse Elton serra entende muito
O Bahia tem dois títulos brasileiros: 1959 e 1988. Em 59 bateu o Santos de Pelé e em 88 venceu o Internacional sagrando-se bi-campeão brasileiro
Acho muito limitado dizer q questão é só financeira, falta gestão profissional , cartolagem amadora, federações que não fazem nada para desenvolver o Norte e Nordeste e incapacidade de utilizar as grandes torcidas para gerar renda para competir e vencer o Sul e Centro Oeste!.
Mas amadorismo administrativo ocorre no país inteiro mano
Com gestão competente seriam timaços. O mais importante é torcida, eles têm milhões de torcedores, estádio cheio.
A partir daí vem os recursos.
Vencer o Centro-Oeste???
Cara, o futebol do Centro-Oeste é mais fraco que do Nordeste, visto que só têm os grandes de Goiás e o Cuiabá de relevante.
Acho que você quis dizer "Vencer o Sul e Sudeste".
A questão é grana mesmo! Gestões temerárias ocorreram em vários clubes do Sul/Sudeste mas com um colchão financeiro muito mais amplo para salvar.
@@SamuelOliveira-rg6ke sim. mas esses clubes pararam de formar jogadores. mesmo a torcida apoiando as " plenos pulmões " não têm como competir com clubes que faturam 400 mi, 900 mi 1 Bi. Esses clubes conseguem pagar salários astronômicos, um jogador nota 6 na série A não sai por menos de 150K. se não invetsir pesadamente em estruturas e formaçaõ de jogadores ... esse descolamento entre norte/nordeste e sul/sudeste vai continuar sendo abissal
Pensava que Elton torcia para o Vitória! :S
Fortaleza Esporte Clube!!! /🇫🇷
A questao financeira envolve praticamente todos os clubes do Brasil.
Claro que o financeiro é fundamental para dar o sustento necessário para qualquer instituição se manter viva.
Vejo por outro lado a questão de gestão administrativa onde clubes de torcidas imensas como Bahia, Fortaleza, Sport, Ceara, Santa Cruz Vitoria da Bahia e outros sempre tiveram esses problemas,
Nao é admissivel um clube como o Santa Cruz quebrar do jeito que quebrou.
Dirigentes irresponsáveis ou malucos fizeram isso acontecer sem que ninguém tivesse a coragem pra denunciar e barrar tantos desmandos administrativos.
O dinheiro é 70% o resto é gestao .
Manter os salarios de todos é o princípio de tudo pra se manter vivo.
Ter uma base de jovens atletas e um treinador serio que faça um trabalho de revelar jovens talentos para o time principal, é a forma mais sustentável para um clube se reerguer a medio e longo prazo.
Esse é o começo de tudo !
O Bahia vai dar muito trabalho, assim como o Botafogo já está dando. Os mineiros q caíram nas mãos de riquinhos locais, é q acho q se deram mal. Ficaram impedidos de serem comprados por gente mais graúda
Disse tudo. A QUESTÃO sempre foi recursos econômicos. O sul sempre foi bem porque tiveram mais recursos relacionados a clima, solo, em suma geografia.
O problema número 1 é que a quantidade de nordestinos que não torcem pelo clube local é imensa, os caras ajudam a ampliar a disparidade entre o Norte/Nordeste e o eixo. O Rio Grande do Sul não se tornou um Paraná da vida porque os gaúchos são bairristas e abraçam os times locais, não restando espaço para clubes paulistas e cariocas. Já no Paraná, saiu da Curitiba e região metropolitana, clubes paulistas começam a dominar, sobretudo no norte do estado. Pernambuco é mais ou menos como o Paraná, os clubes locais dominam Recife e região metropolitana, mas quando vai indo para o interior os paulistas começam a dominar e quando chega no sertão só dá Flamengo. Os clubes ficam inviabilizados de crescer e se estabilizar como um clube de ponta. Daí a importância de irem buscar grandes investidores, como fez o Bahia.
Não torce por que a grade sempre transmitem times do Rio/Sp em vez de times locais. Principalmente no interior
A aqui em Salvador acontece a mesma coisa. Em Salvador e região metropolitana é Bahia e vitoria, mas no interior a dentro da Bahia, é times de Rio e São paulo, pois antigamente a tv local não trasmitiam jogos dos clubes da capital para o interior, no interior só pegava a Globo Rio e por isso fez uma legião de torcedores de time do Rio de janeiro, principalmente o Flamengo. Mas isso esta mudando, pois com a cheganda da tv bahia com afiliadas pelo estado e a chegada da internet, estão angariando novos torcedores para os maiores clubes do estado.
@@gilvanmiranda3383 A TVE Baiana vem tendo um papel importante também nessa mudança ao transmitir o Campeonato Baiano na íntegra nesses últimos anos. Inclusive com recordes de audiência em alguns jogos.
@@williamlarre7421 na cabeça dessa Mula isso não interfere
Eu sou Pernambucano e torço APENAS pelo sport, porém eu entendo a galera que mora no interior do nordeste torcer por clubes do eixo, além de nossos clubes viverem apenas de acessos e boas campanhas, os clubes não fazem nenhum projeto pra abranger e atrair esses torcedores, aqui mesmo em PE nem jogar no interior, os clubes da capital jogam mais, dai se alia o fato dos clubes estarem distante de conquistar grandes títulos, rica inviável angariar torcida do interior.
Meu Vitória vai permanecer na série A e ano que vem vamos brigar por objetivos maiores! ❤️🖤🦁
@@lazarosiri kkkkkkkkkkk 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂 essa foi a piada do dia kkkkkkkkkkk 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂,seu timeco só está na série A desse ano para dar pontos para os outros e no próximo vai estar na divisão que ele mais gosta para tentar disputar o título do torneio de acesso e quem sabe colocar o segundo asterisco no peito kkkkkkkkkkk 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂.
Pelo menos Sport e Bahia podem se vangloriar sim pois foram eles os unicos detentores de titilos Nacionais sempre estando Na serie A mesmo caindo pois os times do Sul e sudeste tem mais investimento mais sempre foram eles e mesmo sem título o Vitória tbm levaram o nome do Nordeste para o Brasil Fortaleza está bem na gestão está organizando mais eles tem que baixar a bolinha pois ainda não comquistaram nada passaram anos na série C parecem muito com um cavalo Paraguaio ainda tem que fazer sua história no futebol pra poder dizer que É maior no nordeste fase boa todos tiveram mais vai e vem.
Fase do Fortaleza? Faz 7 anos consecutivo na série A, nenhum time nordestino conseguiu isso, nas décadas de 80 ao anos não havia no Brasil nem o time milionário no Brasil, me diga hoje se o fortaleza, Bahia, vitória, Ceará, sport juntos tem o mesmo investimento do flamengo, palmeiras, Corinthians etc, o fortaleza é competitivo sim 👍 é faz + por competência mesmo , hoje mesmo o Bahia tendo o grupo City, o fortaleza tem 10 pontos a + do quê o Bahia 😅, com a gestão do fortaleza com recursos por exemplo do grupo City, ainda esse ano o fortaleza poderia até ser campeão 🏆 sem dificuldades alguma
Sport ganhou a série B de 87
Só o salário de Everton Ribeiro já dá para pagar mais da metade da folha do fo@@IvanilsonSouza80rtaleza, se informa melhor.
Os nacionais do sport são uma vergonha, um título q vcs chamam de brasileiro, mas q na verdade é do flamengo, não jogaram e nem ganharam dos principais clubes do país, tirando essa farsa q é 87, o santa cruz e o náutico chegaram mais longe q o sport no q era o antigo brasileirão (náutico foi vice e o santa semifinalista), quanto a copa do Brasil, na época n tinha times da libertadores q na época eram os mais fortes do país, pois estavam na libertadores, venceu na final um Corinthians rebaixado, época da copa do Brasil em q até paulista de jundiaí ganhava, lembrando q até hoje o sport deve um boi a um pai de santo q fez um trabalho pro popoti ganhar do Corinthians, é o boileão. O Fortaleza ficou entre os 4 da CDB recentemente e se fosse no formato antigo faria a final contra o Atlético PR, pois os outros dois times estariam na libertadores e sendo final poderia jogar e ganhar do furacão e ainda por cima não iria cair pra segunda divisão no ano seguinte, coisa q aconteceu com o popoti em 2009. Desde q a CDB ganhou o formato q tem hoje com os times da libertadores, o Fortaleza chegou mais longe q o sport na competição, sport é impossível de chegar até uma semi final nos dias de hoje. O popoti só tem essa dominância em Pernambuco pq não aceitaram Santa Cruz e Náutico no clube dos 13, tiveram medo dos dois baterem de frente, quando o clube dos 13 acabou o popoti foi tri vice pro santa cruz q na época jogava série D e C, foram tri vice perdendo duas finais em casa, uma vergonha, desde o fim do clube dos 13 foram 7 finais contra santa cruz ou náutico, o sport perdeu 5 delas, jogou 4 contra o santa cruz e não venceu nenhuma e volto a dizer santa cruz na série C e D. DITO ISSO, O SPORT É O MAIOR FOLCLORE DO ESTADO DE. PERNAMBUCO, é uma piada, morrem afogados na própria soberba
@@franciscofernandes5744 concordo plenamente com você!
NÁUTICO vice campeão da taça Brasil o time do nordeste junto com o Bahia que mais foi finalista. Hoje estamos na série C com mais de 26 mil associados, e muito perto de virar Saf....
Grande descobridor ninguém sabia disso que o problema principal é o dinheiro.
O tempo de ser grande passou hj em dias e valorizar os estaduais a copa Nordeste e apelar na copa do Brasil daí se estourando .sem essa de querer ser série a pra não ganhar nada
O Fortaleza EC é uma SAF, mas o clube associativo detém 100% das ações da SAF.
Quando a polução do Norte/Nordeste priorizarem os times locais, com certeza irá melhorar a situação dos mesmos, principalmente a questão financeira.
pelo Sport tudo.
Eca
@Anderson-r1e6i Sai daí invejoso recalcado kkkk
Kkkkkkkkkkkkk
Excelente profissional, mas, como toda sardinha, o clubismo fala mais alto. Quis diminuir Sport e Vitória. No brasileirão de 99, o Vitória não tinha nem Bebeto, nem Túlio, nem Pet. O Excel ajudou sim, mas não foi nenhum derrame de grana como ele deu a entender. O grande trunfo do Vitória nas décadas de 90 e 2000 não foi o poder econômico meia boca e sim a DIVISÃO DE BASE! Na final de 93, o salário de Edmundo pagava a folha de todo o time do Leão, que tinha Dida, Alex Alves, Paulo Isidoro, Rodrigo, Júnior Nagata, Vampeta etc, todos formados no clube, que mal tinha patrocínio na época. Em 99, os destaques da campanha foram Fábio Costa (base), Fernando (base) e os até então desconhecidos Cláudio e Leandrinho. Vlw, Elton. Admiro seu trabalho, mas vai um SENTA NO COLOSSAL pra vc!! 😂
É, eu até concordo contigo e acho que ele "esqueceu" de mencionar. Mas até esse ponto e isso coloca temporalmente Sport (87) e Bahia (88) como campanhas temporalmente próximas. O que ocorre, no entanto, é que nenhum outro time nordestino fora o Fortaleza chegou perto depois disso. O que você ignorar de mencionar é que ao menos até 99, depois da saída da hiperinflação, o contexto econômico brasileiro conseguia segurar a paridade da moeda com os mercados europeus (1:1, 1:1.5) e em 94, logo após a campanha de 93 daquele fantástico Vitória, é sancionada uma lei que remove o poderio dos clubes sobre seus atletas. Acho que o ponto dele ainda se mantém se analisarmos por esse contexto, afinal de contas, quantos jogadores você viu saírem do Vitória a preço de banana para jogarem bem em outros clubes? O que ocorreu em 2017 quando a divisão de base de vocês foi dilapidada para ir para o Palmeiras? Veja, tudo é DINHEIRO AINDA. Até as nossas divisões de base são prejudicadas se não podemos pagar um salário alto para criar uma multa mais alta.
Abraços!
PS: Apenas edições. A "lei" a qual me refiro na verdade é o entendimento jurídico do caso Bosman, que reflete na criação da Lei Pelé em 1998 no Brasil, que instaura o fim do passe.
O que você quer tá mole, BBMP.
Aaah bom, a culpa é do cara do vitoria ser nanico e nao ter torcida nem titulos relevantes né?
Torcedor das galinhas é sem noção e vivem num mundo paralelo, é por essas e outras que as galinhas depenadas do aterro sanitário de cana brava sempre vai ser nanicas e nunca vai conseguir ganhar um título de série A.
Chora mais, meu filho BBMP
O clubismo é a maior cegueira no meio das torcidas brasileiras, e o maior inimigo disso são os criadores de conteúdo de clubes altamente clubistas .
Deviam passar pro torcedor a realidade suja do futebol,ao invés de inflar cada vez mais na mente dos torcedores que o futebol se resume a técnico ruim e jogadores medíocr3s.
Torço pro Sport mas bato de frente com páginas clubistas do Sport que derretem a inteligência da torcida.
Muitos times são saf só não tem investidor ainda. Meu time é SAF tem muito tempo proposta pra compras tiveram duas ou três mas n foram aceitas.
EU VOU COMPRÁ-LO COM UM PASTEL E CALDO DE CANA
Isso é comum, em.qualquee lugar do mundo, clubes em.regioes.pobres, que nao sao SAF, oi que nao tenham um forte patrocínio ou mecenas, ficam abaixo dos grandes clubes das regiões ricas, é aceitar isso e trabalhar em cima de sua realidade e buscar algo mais como o.fortaleza, alias os times do norte e nordeste tem.que dad mais atenção ao interior, reclamam que no interior pessoal.torce para flamengo e times de sao paulo, mas nunca vi time da capital ir fazer excursões pelo inteiror do estado para atrair torcedores.
Foi se o tempo que chovia em Belém todo dia. So é secura agora
Viva o futebol do Nordeste, mas morra o Bahia.
O meu Santinha tá quase acabado. Péssimos gestores , aproveitadores do clube para serem políticos. O clube faliu é me parece que não se arruma mais
Lembrando que Robertão era um interregional do sul e sudeste igual o norte nordeste e o campeonato do centro oeste o campeão desses torneios deveriam disputar o título brasileiro mas o quadrangular nunca ocorreu e em uma canetada deram o título para o campeão do Robertão
Ok mais da próxima vez faz a pergunta e deixa o entrevistado responder.
É econômica mas isso é fruto da imprensa que gerou torcida nacional para times do sul sudeste nunca transmitindo jogos fora do eixo clube dos 13 que não realidade é dos 12 isso atrapalhou economicamente os times com torcida do norte nordeste são gigantescos por gerar torcida contra tudo e todos
O clube dos treze acabou com os times do nordeste, só em PE o Sport teve direito ao clube dos trezes, forca política o Sport stmnpre teve e depois dos direitos televisivos aí lascou de vez
Concordo não os times foram mal admistrado a década olha o exemplo do Fortaleza
Elton gosto do seu profissionalismo na ESPN, mas o seu clubismo passou do ponto, o JAHIA estava quebrado antes do grupo City e foi a salvação. Agora você nem citou a COPA DO BRASIL de 2008 do maior do NE 🦁. Sem recalque, seja + realista que você ganha + credibilidade na praça.
sempre foi má gestão
Por isso que o Bahia foi campeão da taça Brasil porque se Pelé joga o último jogo não era campeão de nada
América de Natal!
Quase que o Bahia conseguiu chegar na semifinal da Copa do Brasil, esse cara esqueceu de falar que o único campeão da copa de Brasil, é o Sport. É um babaca!
Não custa identificar o entrevistado. É ex jogador? Jornalista?
Bahia é cruzeiro os únicos que ganhou da Santos de pele
O 1o campeonato brasileiro é o de 1971, vencido pela Atlético. O q decorreu antes, ninguém viu, ninguém acompanhou. Foi muita forçação de barra, mas como não custava nada e tb agradava muita gente, resolveram igualar duas coisas diferentes