Baruch HaShem! Eu sou da área de segurança pública e tem plantão que cai na sexta e outro no sábado. Nesses dias dá para santificar o Shabat em partes. Eu já sabia dessa permissão para a área da saúde e segurança. Ótimo vídeo. Que o ETERNO te abençoe muito!!!!
boa esplicação!o único beneficiado éa pessoa que tem zelo pelo shabat e pela vontade do CRIADOR! ha muitos anos atrás eu orei ao SANTO dos céus por um trabalho digno ,e em algum tempo comecei a trabalhar em uma multinacional , resolvi pela graça do ETERNO, a não trabalhar no shabat deixei claro para minha família e falei com o encarregado e depois com o supervisor, convicto que era a vontade do ETERNO , só que antes a empresa estava na Lapa em SP depois mudou para Taubaté , 1 de cada setor foi escolhido para ir ensinar o serviço! e do meu setor pela graça do SANTO DOS CÉUS fui eu, aconteceu que teve que pagar dias nos sábados falei para pagar aos domingos e não podia , expliquei com todo respeito a situação, e descontou 4 dias ,eu fico muito feliz em saber que estou fazendo a vontade do ETERNO ,eu não faço por obrigação e sim por prazer, AMÉN !!SHALOM!
4 года назад+1
Shalom, meu amigo. Lindo testemunho o seu. Que HaShem te abençoe e derrame chuva de benção sobre a tua vida!
Rabi, eu gostaria de saber o seguinte: sou mae de família, meu marido não é nada espiritual, somente eu estudo a torah, talmud, e cabalah. Aqui em casa qdo chega sexta..., ja fico triste. Porque tenho que fazer janta, lingar o fogo, e sabado tbm tenho que cozinhar. Quais as leis para a mulher neste caso? Pois, minha intensao é cumprir todo shabath, mas não consigo, por conta do casamento e filhos ....o que fazer?
O engraçado é a idolatria de muitos e o desconhecimento sobre um ensino profundo que nos foi passado através desse vídeo...Melhor vídeo até hoje que vi.
4 года назад+3
Shalom. Agradeço pelas palavras. Nós faremos um estudo completo sobre o tema e vamos divulgar em breve. Ou seja, este vídeo é apenas uma introdução sobre uma ensinamento muito mais forte que virá. Bençãos sobre ti!
Portanto, não há distinção entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam. Rm.10
4 года назад+8
Shalom. Concordamos plenamente com o texto citado de Romanos no sentido de que não há distinção entre judeus e gentios, mas este texto não está se referindo a questões haláquicas. O Shabat é mencionado na criação, mas foi revelado como mitsvá apenas no Monte Sinai e para o povo de Israel. Como foi citado no vídeo, Yeshayahu (Isaías) 56:4-7 incentiva a guarda do shabat pelos gentios. Assim sendo, diferentemente do Judaísmo Rabínico que enfoca o Shabat apenas para os judeus, nós cremos que os gentios serão muito abençoados caso guardem o Shabat. Que HaShem te abençoe e te guarde!
Amigo Tsadok, como nós gentius não devemos guardar o shabat se faz parte dos dez mandamentos da Torah? E o mandamento é para toda humanidade. Não? Embora toda sua explicação faz muito sentido.
Como foi citado no vídeo, Yeshayahu (Isaías) 56:4-7 incentiva a guarda do shabat pelos gentios, apesar de eles não estarem obrigados halaquicamente. Mas o texto citado fala que os gentios serão muito abençoados caso guardem o Shabat, recebendo um nome eterno que é melhor do que o nome dos filhos e filhas. Bençãos sobre ti!
4 года назад+10
Shalom. Agradeço você por ter levantado uma excelente questão. O Shabat é mencionado na criação, mas foi revelado como mitsvá apenas no Monte Sinai e tão somente para o povo de Israel. Como foi citado no vídeo, Yeshayahu (Isaías) 56:4-7 incentiva a guarda do shabat pelos gentios, apesar de eles não estarem obrigados halaquicamente. Por exemplo, a guarda do Shabat envolve muitos aspectos, como a proibição de 39 melachot e o próprio Talmud possui um Tratado inteiro discutindo o que pode e o que não pode ser feito no Shabat. Agora eu pergunto: como poderia um gentio estar obrigado a aspectos profundos da aplicação da Torá se ele a desconhece? A quase totalidade dos gentios não conhece toda a halachá sobre o Shabat. Ou seja, eles pensam que guardam o shabat, mas é quase certo que estão violando muitos aspectos do shabat. Para se guardar verdadeiramente o shabat é preciso conhecer halachá de forma profunda (saber de fato o que pode e o que não pode ser feito no shabat). E aí vem outra pergunta: Como os gentios, que não têm a mínima noção de questões haláquicas, poderiam estar obrigados a guardar o Shabat em todos os seus detalhes? É por isso que o gentio não está obrigado, mas pode voluntariamente cumpri-lo. Nosso vídeo está fundado na opinião dos Sábios de Israel e da revelação de HaShem ao profeta Yeshayahu. Pense também o seguinte: se o gentio fosse obrigado a guardar o shabat tal como os judeus, todos aqueles gentios que não guardam o shabat serão condenados ao Guey-Hinom ("inferno"). Pense comigo, querida irmã: Será que Deus condenará todos aqueles gentios que precisam trabalhar no shabat para sobreviver? Será que Deus condenará todos aqueles adolescentes africanos esqueléticos que precisam trabalhar no shabat? Tenho certeza absoluta que você responderá "não". Agradecemos por sua excelente dúvida. Que HaShem abençoe e guarde você e toda a sua família !!!
Mas o Sábado não foi mencionado na criação da terra quando Deus descansou, abençoou e santificou o sábado!? Deus não passou isso para Adão?
4 года назад+4
Shalom. O Shabat é mencionado na criação, mas foi revelado como mitsvá apenas no Monte Sinai e para o povo de Israel. Como foi citado no vídeo, Yeshayahu (Isaías) 56:4-7 incentiva a guarda do shabat pelos gentios. Que HaShem te abençoe e te guarde!
@ então podemos descumprir todos os outro 9 mandamentos segundo sua visão equivocada. Pq nos 10 títulos não tinha só o shabbat. E ainda tem muitas outras questões q não da pra mencionar aqui. Mas discordo completamente. Importa primeiro obedecer a D-us q aos homens.
Shalom! Bem, mas com relação aos outros mandamentos, tbm não é pra os gentios guardarem? Eles podem tbm comer carnes de porco e etc... Isso não lhes afeta esperitualmente? A teshuvá então é somente pra judeus? Como os gentios farão teshuvá sem cumprir a Torá? Fiquei confuso agora. 😕
Como foi citado no vídeo, Yeshayahu (Isaías) 56:4-7 incentiva a guarda do shabat pelos gentios, apesar de eles não estarem obrigados halaquicamente. Mas o texto citado fala que os gentios serão muito abençoados caso guardem o Shabat, recebendo um nome eterno que é melhor do que o nome dos filhos e filhas. Bençãos sobre ti!
@@JimmySephardic ok.! Mais não estão obrigados halaquicamente, certo. Então halaquicamente não existe teshuvá pra gentios? Podem comer todo tipo de alimento impróprio. Pois se o Shabat é só pra judeus, ainda que haja incentivo, os outros mandamentos tbm não há obrigatóriedade, só incentivo né? Tipo, cada pessoa pode ficar em suas religiões mesmo, ou seja, teshuvá é só pra judeus, correto? As perguntas são com todo respeito tá? Mas parece haver contradição, antes o Judaísmo Nazareno chamava os gentios pra fazerem teshuvá, guardar shabat e pra se tornar Nazareno e etc... E agora vem com está declaração, como fica a teshuvá de um gentio, se é que há?
4 года назад+7
@@Silva-qb5tl Shalom. Nós incentivamos que os gentios guardam o Shabat, mas apenas não estamos condenando pessoas que, por diversas razões, não podem cumprir o Shabat. Os gentios podem guardar o shabat e fazer teshuvá? É claro que sim! Nós não estamos falando que não. Raciocinemos: O Shabat é mencionado na criação, mas foi revelado como mitsvá apenas no Monte Sinai e tão somente para o povo de Israel. Como foi citado no vídeo, Yeshayahu (Isaías) 56:4-7 incentiva a guarda do shabat pelos gentios, apesar de eles não estarem obrigados halaquicamente. Por exemplo, a guarda do Shabat envolve muitos aspectos, como a proibição de 39 melachot e o próprio Talmud possui um Tratado inteiro discutindo o que pode e o que não pode ser feito no Shabat. Agora eu pergunto: como poderia um gentio estar obrigado a aspectos profundos da aplicação da Torá se ele a desconhece? A quase totalidade dos gentios não conhece toda a halachá sobre o Shabat. Ou seja, eles pensam que guardam o shabat, mas é quase certo que estão violando muitos aspectos do shabat. Para se guardar verdadeiramente o shabat é preciso conhecer halachá de forma profunda (saber de fato o que pode e o que não pode ser feito no shabat). E aí vem outra pergunta: Como os gentios, que não têm a mínima noção de questões haláquicas, poderiam estar obrigados a guardar o Shabat em todos os seus detalhes? É por isso que o gentio não está obrigado, mas pode voluntariamente cumpri-lo. Nosso vídeo está fundado na opinião dos Sábios de Israel e da revelação de HaShem ao profeta Yeshayahu. Pense também o seguinte: se o gentio fosse obrigado a guardar o shabat tal como os judeus, todos aqueles gentios que não guardam o shabat serão condenados ao Guey-Hinom ("inferno"). Pense comigo, querida irmã: Será que Deus condenará todos aqueles gentios que precisam trabalhar no shabat para sobreviver? Será que Deus condenará todos aqueles adolescentes africanos esqueléticos que precisam trabalhar no shabat? Tenho certeza absoluta que você responderá "não". Agradecemos por sua excelente dúvida. Que HaShem abençoe e guarde você e toda a sua família !!!
Como foi citado no vídeo, Yeshayahu (Isaías) 56:4-7 incentiva a guarda do shabat pelos gentios, apesar de eles não estarem obrigados halaquicamente. Mas o texto citado fala que os gentios serão muito abençoados caso guardem o Shabat, recebendo um nome eterno que é melhor do que o nome dos filhos e filhas. Bençãos sobre ti!
Bom dia More, eu descobri que sou filho de Sefarditas e não sei se devo me considerar judeu ou não, e assim se devo guardar o shabat como um judeu. Poderia me aconselhar? Shalom
13. “Se você vigiar seus pés para não profanar o sábado e para não fazer o que bem quiser em meu santo dia; se você chamar delícia o sábado e honroso o santo dia do Senhor, e se honrá-lo, deixando de seguir seu próprio caminho, de fazer o que bem quiser e de falar futilidades, 14. então você terá no Senhor a sua alegria, e eu farei com que você cavalgue nos altos da terra e se banqueteie com a herança de Jacó, seu pai.” É o Senhor quem fala. (Isaías, 58)
Bom e só Ver o Exemplo o povo não podia carregar nada no sábado bom um bom exemplo foi o homem apanhado carregando lenha e o Próprio Eterno manda que o povo apredejar ele fora do acampamento. Em Êxodo masis um bom exemplo quando o maná só caia no sexto dia e o povo não podia fazer trabalhar no sábado também tem Neeimias manda fechar as portas da cidade e assim vai
Penso que todos os mandamentos são para toda humanidade, não só para os judeus! Os ortodoxos acham que gentio não tem que guardar pq eles pensam que só eles são o povo escolhido.o Shabat tem a ver com o dia de descanso, com a criação. O Eterno descansou no Shabat, não o Domingo.(sunday) Dia do sol. Discordo da sua opinião. Com todo respeito!
4 года назад+15
Shalom. O Shabat é mencionado na criação, mas foi revelado como mitsvá apenas no Monte Sinai e tão somente para o povo de Israel. Como foi citado no vídeo, Yeshayahu (Isaías) 56:4-7 incentiva a guarda do shabat pelos gentios, apesar de eles não estarem obrigados halaquicamente. Por exemplo, a guarda do Shabat envolve muitos aspectos, como a proibição de 39 melachot e o próprio Talmud possui um Tratado inteiro discutindo o que pode e o que não pode ser feito no Shabat. Agora eu pergunto: como poderia um gentio estar obrigado a aspectos profundos da aplicação da Torá se ele a desconhece? Muito provavelmente você, minha querida e amada irmã, não conhece toda a halachá sobre o Shabat. Ou seja, você pensa que o guarda, mas pode estar violando muitos aspectos do shabat. Para se guardar verdadeiramente o shabat é preciso conhecer halachá de forma profunda. E aí vem outra pergunta: Como os gentios, que não têm a mínima noção de questões haláquicas, poderiam estar obrigados a guardar o Shabat em todos os seus detalhes? É por isso que o gentio não está obrigado, mas pode voluntariamente cumpri-lo. Nosso vídeo está fundado na opinião dos Sábios de Israel e da revelação de HaShem ao profeta Yeshayahu. Medite no que foi lecionado e no que está sendo escrito. Pense também o seguinte: se o gentio fosse obrigado a guardar o shabat tal como os judeus, todos aqueles gentios que não guardam o shabat serão condenados ao Guey-Hinom ("inferno"). Você acha, sinceramente, que Deus condenará todas aqueles gentios que precisam trabalhar no shabat para sobreviver? Você acha que Deus condenará todos aqueles adolescentes africanos esqueléticos que precisam trabalhar no shabat? Medite! Que HaShem abençoe e guarde você e toda a sua família !!!
@@gabrielpacheco1570 qual seria a grande decepção por acaso têm alguém roubando, matando, menosprezando alguém você pode falar quais seria essa decepção pois o que fazemos é abençoar as pessoas algo que mitos grupos não fazem
ISSO estar erra o sábado Foi dado pra todos nós gentios e judeus por que o Eterno deu pra Adão e ELE FALA PRA SANTIFICAR O SETIMO DIA POR QUE ELE DESCANSOU de TODA CRIAÇÃO. uma pergunta Adão era judeu?
4 года назад+4
Shalom. O Shabat é mencionado na criação, mas foi revelado como mitsvá apenas no Monte Sinai e tão somente para o povo de Israel. Como foi citado no vídeo, Yeshayahu (Isaías) 56:4-7 incentiva a guarda do shabat pelos gentios, apesar de eles não estarem obrigados halaquicamente. Por exemplo, a guarda do Shabat envolve muitos aspectos, como a proibição de 39 melachot e o próprio Talmud possui um Tratado inteiro discutindo o que pode e o que não pode ser feito no Shabat. Agora eu pergunto: como poderia um gentio estar obrigado a aspectos profundos da aplicação da Torá se ele a desconhece? Muito provavelmente você, meu amado e querido irmão, não conhece toda a halachá sobre o Shabat. Ou seja, você pensa que o guarda, mas pode estar violando muitos aspectos do shabat. Para se guardar verdadeiramente o shabat é preciso conhecer halachá de forma profunda. E aí vem outra pergunta: Como os gentios, que não têm a mínima noção de questões haláquicas, poderiam estar obrigados a guardar o Shabat em todos os seus detalhes? É por isso que o gentio não está obrigado, mas pode voluntariamente cumpri-lo. Nosso vídeo está fundado na opinião dos Sábios de Israel e da revelação de HaShem ao profeta Yeshayahu. Medite no que foi lecionado e no que está sendo escrito. Pense também o seguinte: se o gentio fosse obrigado a guardar o shabat tal como os judeus, todos aqueles gentios que não guardam o shabat serão condenados ao Guey-Hinom ("inferno"). Você acha, sinceramente, que Deus condenará todas aqueles gentios que precisam trabalhar no shabat para sobreviver? Você acha que Deus condenará todos aqueles adolescentes africanos esqueléticos que precisam trabalhar no shabat? Medite! Que HaShem abençoe e guarde você e toda a sua família !!!
Muito bom isso agradeço por esta resposta uma caisa Ele manda lembra deste dia pra SANTIFICAR lembra de toda CRIAÇÃO e claro que tem muita gente que não sabe disso mas o Eterno leva em consideração o tempo da ignorância isso é crucial mas falo pra quem tem o discernimento da PALAVRA do Eterno o Apóstolo Paulo fala em Romanos que "Porque os que ouvem a lei ou TORAH não são justificados adiante de Deus Elorim,mas os que praticam a lei Torah háo de ser justificados. ROMANOS 2 v13 . Obrigado pelo livro judaísmo Nazareno muibom estou aprendendo muito . YESHUA e o nosso descanso ele é o nosso Shabat SHALOM meu Irmão mas uma vez obrigado SHALOM
Como foi citado no vídeo, Yeshayahu (Isaías) 56:4-7 incentiva a guarda do shabat pelos gentios, apesar de eles não estarem obrigados halaquicamente. Mas o texto citado fala que os gentios serão muito abençoados caso guardem o Shabat, recebendo um nome eterno que é melhor do que o nome dos filhos e filhas. Bençãos sobre ti!
Baruch HaShem! Eu sou da área de segurança pública e tem plantão que cai na sexta e outro no sábado. Nesses dias dá para santificar o Shabat em partes. Eu já sabia dessa permissão para a área da saúde e segurança. Ótimo vídeo. Que o ETERNO te abençoe muito!!!!
Meu irmão a paz do Eterno. Muito obrigado por esse estudo, pois me tirou algumas dúvidas. Que o Eterno continue abençoando sua vida e da sua família
boa esplicação!o único beneficiado éa pessoa que tem zelo pelo shabat e pela vontade do CRIADOR! ha muitos anos atrás eu orei ao SANTO dos céus por um trabalho digno ,e em algum tempo comecei a trabalhar em uma multinacional , resolvi pela graça do ETERNO, a não trabalhar no shabat deixei claro para minha família e falei com o encarregado e depois com o supervisor, convicto que era a vontade do ETERNO , só que antes a empresa estava na Lapa em SP depois mudou para Taubaté , 1 de cada setor foi escolhido para ir ensinar o serviço! e do meu setor pela graça do SANTO DOS CÉUS fui eu, aconteceu que teve que pagar dias nos sábados falei para pagar aos domingos e não podia , expliquei com todo respeito a situação, e descontou 4 dias ,eu fico muito feliz em saber que estou fazendo a vontade do ETERNO ,eu não faço por obrigação e sim por prazer, AMÉN !!SHALOM!
Shalom, meu amigo. Lindo testemunho o seu. Que HaShem te abençoe e derrame chuva de benção sobre a tua vida!
@ obrigado fique na Shalom e que O GRANDE SANTO DOS CÉUS ABENÇOE VOCÊ E SUA FAMÍLIA!
Excelente aula , excelente ensinamento com sabedoria e direcionamento. Agradeço. 🙏
Rabi, eu gostaria de saber o seguinte: sou mae de família, meu marido não é nada espiritual, somente eu estudo a torah, talmud, e cabalah. Aqui em casa qdo chega sexta..., ja fico triste. Porque tenho que fazer janta, lingar o fogo, e sabado tbm tenho que cozinhar. Quais as leis para a mulher neste caso? Pois, minha intensao é cumprir todo shabath, mas não consigo, por conta do casamento e filhos ....o que fazer?
Baruch HaShem!
Rabino muito obrigado pelo o ensino do shabbat! Que o Eterno lhe abençoe em nome de Jesus Cristo!
O engraçado é a idolatria de muitos e o desconhecimento sobre um ensino profundo que nos foi passado através desse vídeo...Melhor vídeo até hoje que vi.
Shalom. Agradeço pelas palavras. Nós faremos um estudo completo sobre o tema e vamos divulgar em breve. Ou seja, este vídeo é apenas uma introdução sobre uma ensinamento muito mais forte que virá. Bençãos sobre ti!
Portanto, não há distinção entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam. Rm.10
Shalom. Concordamos plenamente com o texto citado de Romanos no sentido de que não há distinção entre judeus e gentios, mas este texto não está se referindo a questões haláquicas. O Shabat é mencionado na criação, mas foi revelado como mitsvá apenas no Monte Sinai e para o povo de Israel. Como foi citado no vídeo, Yeshayahu (Isaías) 56:4-7 incentiva a guarda do shabat pelos gentios. Assim sendo, diferentemente do Judaísmo Rabínico que enfoca o Shabat apenas para os judeus, nós cremos que os gentios serão muito abençoados caso guardem o Shabat. Que HaShem te abençoe e te guarde!
Dia de sábado
Amigo Tsadok, como nós gentius não devemos guardar o shabat se faz parte dos dez mandamentos da Torah? E o mandamento é para toda humanidade. Não? Embora toda sua explicação faz muito sentido.
Como foi citado no vídeo, Yeshayahu (Isaías) 56:4-7 incentiva a guarda do shabat pelos gentios, apesar de eles não estarem obrigados halaquicamente. Mas o texto citado fala que os gentios serão muito abençoados caso guardem o Shabat, recebendo um nome eterno que é melhor do que o nome dos filhos e filhas. Bençãos sobre ti!
Shalom. Agradeço você por ter levantado uma excelente questão. O Shabat é mencionado na criação, mas foi revelado como mitsvá apenas no Monte Sinai e tão somente para o povo de Israel. Como foi citado no vídeo, Yeshayahu (Isaías) 56:4-7 incentiva a guarda do shabat pelos gentios, apesar de eles não estarem obrigados halaquicamente. Por exemplo, a guarda do Shabat envolve muitos aspectos, como a proibição de 39 melachot e o próprio Talmud possui um Tratado inteiro discutindo o que pode e o que não pode ser feito no Shabat. Agora eu pergunto: como poderia um gentio estar obrigado a aspectos profundos da aplicação da Torá se ele a desconhece? A quase totalidade dos gentios não conhece toda a halachá sobre o Shabat. Ou seja, eles pensam que guardam o shabat, mas é quase certo que estão violando muitos aspectos do shabat. Para se guardar verdadeiramente o shabat é preciso conhecer halachá de forma profunda (saber de fato o que pode e o que não pode ser feito no shabat). E aí vem outra pergunta: Como os gentios, que não têm a mínima noção de questões haláquicas, poderiam estar obrigados a guardar o Shabat em todos os seus detalhes? É por isso que o gentio não está obrigado, mas pode voluntariamente cumpri-lo. Nosso vídeo está fundado na opinião dos Sábios de Israel e da revelação de HaShem ao profeta Yeshayahu. Pense também o seguinte: se o gentio fosse obrigado a guardar o shabat tal como os judeus, todos aqueles gentios que não guardam o shabat serão condenados ao Guey-Hinom ("inferno"). Pense comigo, querida irmã: Será que Deus condenará todos aqueles gentios que precisam trabalhar no shabat para sobreviver? Será que Deus condenará todos aqueles adolescentes africanos esqueléticos que precisam trabalhar no shabat? Tenho certeza absoluta que você responderá "não". Agradecemos por sua excelente dúvida. Que HaShem abençoe e guarde você e toda a sua família !!!
Mas o Sábado não foi mencionado na criação da terra quando Deus descansou, abençoou e santificou o sábado!? Deus não passou isso para Adão?
Shalom. O Shabat é mencionado na criação, mas foi revelado como mitsvá apenas no Monte Sinai e para o povo de Israel. Como foi citado no vídeo, Yeshayahu (Isaías) 56:4-7 incentiva a guarda do shabat pelos gentios. Que HaShem te abençoe e te guarde!
@ então podemos descumprir todos os outro 9 mandamentos segundo sua visão equivocada. Pq nos 10 títulos não tinha só o shabbat. E ainda tem muitas outras questões q não da pra mencionar aqui. Mas discordo completamente. Importa primeiro obedecer a D-us q aos homens.
@@elvysleandrobenyosefech3940 então você sabe todas as regras do shabat e sim você cumpre todas elas
@@JimmySephardic não tem sentido adonai dar uma lei sabendo q não da para cumprir
@@elvysleandrobenyosefech3940 quero saber se vc cumpre se vc é a favor que vc é obrigado então cumpra da forma correta sem fazer rodeio é simples
Shalom!
Bem, mas com relação aos outros mandamentos, tbm não é pra os gentios guardarem? Eles podem tbm comer carnes de porco e etc... Isso não lhes afeta esperitualmente? A teshuvá então é somente pra judeus? Como os gentios farão teshuvá sem cumprir a Torá?
Fiquei confuso agora. 😕
Como foi citado no vídeo, Yeshayahu (Isaías) 56:4-7 incentiva a guarda do shabat pelos gentios, apesar de eles não estarem obrigados halaquicamente. Mas o texto citado fala que os gentios serão muito abençoados caso guardem o Shabat, recebendo um nome eterno que é melhor do que o nome dos filhos e filhas. Bençãos sobre ti!
@@JimmySephardic ok.! Mais não estão obrigados halaquicamente, certo. Então halaquicamente não existe teshuvá pra gentios? Podem comer todo tipo de alimento impróprio. Pois se o Shabat é só pra judeus, ainda que haja incentivo, os outros mandamentos tbm não há obrigatóriedade, só incentivo né? Tipo, cada pessoa pode ficar em suas religiões mesmo, ou seja, teshuvá é só pra judeus, correto?
As perguntas são com todo respeito tá? Mas parece haver contradição, antes o Judaísmo Nazareno chamava os gentios pra fazerem teshuvá, guardar shabat e pra se tornar Nazareno e etc... E agora vem com está declaração, como fica a teshuvá de um gentio, se é que há?
@@Silva-qb5tl Shalom. Nós incentivamos que os gentios guardam o Shabat, mas apenas não estamos condenando pessoas que, por diversas razões, não podem cumprir o Shabat. Os gentios podem guardar o shabat e fazer teshuvá? É claro que sim! Nós não estamos falando que não. Raciocinemos: O Shabat é mencionado na criação, mas foi revelado como mitsvá apenas no Monte Sinai e tão somente para o povo de Israel. Como foi citado no vídeo, Yeshayahu (Isaías) 56:4-7 incentiva a guarda do shabat pelos gentios, apesar de eles não estarem obrigados halaquicamente. Por exemplo, a guarda do Shabat envolve muitos aspectos, como a proibição de 39 melachot e o próprio Talmud possui um Tratado inteiro discutindo o que pode e o que não pode ser feito no Shabat. Agora eu pergunto: como poderia um gentio estar obrigado a aspectos profundos da aplicação da Torá se ele a desconhece? A quase totalidade dos gentios não conhece toda a halachá sobre o Shabat. Ou seja, eles pensam que guardam o shabat, mas é quase certo que estão violando muitos aspectos do shabat. Para se guardar verdadeiramente o shabat é preciso conhecer halachá de forma profunda (saber de fato o que pode e o que não pode ser feito no shabat). E aí vem outra pergunta: Como os gentios, que não têm a mínima noção de questões haláquicas, poderiam estar obrigados a guardar o Shabat em todos os seus detalhes? É por isso que o gentio não está obrigado, mas pode voluntariamente cumpri-lo. Nosso vídeo está fundado na opinião dos Sábios de Israel e da revelação de HaShem ao profeta Yeshayahu. Pense também o seguinte: se o gentio fosse obrigado a guardar o shabat tal como os judeus, todos aqueles gentios que não guardam o shabat serão condenados ao Guey-Hinom ("inferno"). Pense comigo, querida irmã: Será que Deus condenará todos aqueles gentios que precisam trabalhar no shabat para sobreviver? Será que Deus condenará todos aqueles adolescentes africanos esqueléticos que precisam trabalhar no shabat? Tenho certeza absoluta que você responderá "não". Agradecemos por sua excelente dúvida. Que HaShem abençoe e guarde você e toda a sua família !!!
excelente shiur
Excelente!
O sabbtah e obrigatório para o gentio?????
Como foi citado no vídeo, Yeshayahu (Isaías) 56:4-7 incentiva a guarda do shabat pelos gentios, apesar de eles não estarem obrigados halaquicamente. Mas o texto citado fala que os gentios serão muito abençoados caso guardem o Shabat, recebendo um nome eterno que é melhor do que o nome dos filhos e filhas. Bençãos sobre ti!
Parabéns meu amigo, ótima explicação!
Eu vejo dessa mesma forma...
Bom dia More, eu descobri que sou filho de Sefarditas e não sei se devo me considerar judeu ou não, e assim se devo guardar o shabat como um judeu.
Poderia me aconselhar? Shalom
Mulher tbm deve guardar o shabth?
Então eu não preciso realmente?
Meu irmão, você está correto.
Eu tenho duvidas. 1 - Lavar roupa e fazer comida no sabado é considerado trabalho? 2 - Ir ao mercado é considerado trabalho? Não entendo.
13. “Se você vigiar seus pés para não profanar o sábado e para não fazer o que bem quiser em meu santo dia; se você chamar delícia o sábado e honroso o santo dia do Senhor, e se honrá-lo, deixando de seguir seu próprio caminho, de fazer o que bem quiser e de falar futilidades,
14. então você terá no Senhor a sua alegria, e eu farei com que você cavalgue nos altos da terra e se banqueteie com a herança de Jacó, seu pai.” É o Senhor quem fala.
(Isaías, 58)
Bom e só Ver o Exemplo o povo não podia carregar nada no sábado bom um bom exemplo foi o homem apanhado carregando lenha e o Próprio Eterno manda que o povo apredejar ele fora do acampamento.
Em Êxodo masis um bom exemplo quando o maná só caia no sexto dia e o povo não podia fazer trabalhar no sábado também tem Neeimias manda fechar as portas da cidade e assim vai
Y hebraico para você
Penso que todos os mandamentos são para toda humanidade, não só para os judeus! Os ortodoxos acham que gentio não tem que guardar pq eles pensam que só eles são o povo escolhido.o Shabat tem a ver com o dia de descanso, com a criação. O Eterno descansou no Shabat, não o Domingo.(sunday) Dia do sol. Discordo da sua opinião. Com todo respeito!
Shalom. O Shabat é mencionado na criação, mas foi revelado como mitsvá apenas no Monte Sinai e tão somente para o povo de Israel. Como foi citado no vídeo, Yeshayahu (Isaías) 56:4-7 incentiva a guarda do shabat pelos gentios, apesar de eles não estarem obrigados halaquicamente. Por exemplo, a guarda do Shabat envolve muitos aspectos, como a proibição de 39 melachot e o próprio Talmud possui um Tratado inteiro discutindo o que pode e o que não pode ser feito no Shabat. Agora eu pergunto: como poderia um gentio estar obrigado a aspectos profundos da aplicação da Torá se ele a desconhece? Muito provavelmente você, minha querida e amada irmã, não conhece toda a halachá sobre o Shabat. Ou seja, você pensa que o guarda, mas pode estar violando muitos aspectos do shabat. Para se guardar verdadeiramente o shabat é preciso conhecer halachá de forma profunda. E aí vem outra pergunta: Como os gentios, que não têm a mínima noção de questões haláquicas, poderiam estar obrigados a guardar o Shabat em todos os seus detalhes? É por isso que o gentio não está obrigado, mas pode voluntariamente cumpri-lo. Nosso vídeo está fundado na opinião dos Sábios de Israel e da revelação de HaShem ao profeta Yeshayahu. Medite no que foi lecionado e no que está sendo escrito. Pense também o seguinte: se o gentio fosse obrigado a guardar o shabat tal como os judeus, todos aqueles gentios que não guardam o shabat serão condenados ao Guey-Hinom ("inferno"). Você acha, sinceramente, que Deus condenará todas aqueles gentios que precisam trabalhar no shabat para sobreviver? Você acha que Deus condenará todos aqueles adolescentes africanos esqueléticos que precisam trabalhar no shabat? Medite! Que HaShem abençoe e guarde você e toda a sua família !!!
@@gabrielpacheco1570 qual seria a grande decepção por acaso têm alguém roubando, matando, menosprezando alguém você pode falar quais seria essa decepção pois o que fazemos é abençoar as pessoas algo que mitos grupos não fazem
ISSO estar erra o sábado Foi dado pra todos nós gentios e judeus por que o Eterno deu pra Adão e ELE FALA PRA SANTIFICAR O SETIMO DIA POR QUE ELE DESCANSOU de TODA CRIAÇÃO. uma pergunta Adão era judeu?
Shalom. O Shabat é mencionado na criação, mas foi revelado como mitsvá apenas no Monte Sinai e tão somente para o povo de Israel. Como foi citado no vídeo, Yeshayahu (Isaías) 56:4-7 incentiva a guarda do shabat pelos gentios, apesar de eles não estarem obrigados halaquicamente. Por exemplo, a guarda do Shabat envolve muitos aspectos, como a proibição de 39 melachot e o próprio Talmud possui um Tratado inteiro discutindo o que pode e o que não pode ser feito no Shabat. Agora eu pergunto: como poderia um gentio estar obrigado a aspectos profundos da aplicação da Torá se ele a desconhece? Muito provavelmente você, meu amado e querido irmão, não conhece toda a halachá sobre o Shabat. Ou seja, você pensa que o guarda, mas pode estar violando muitos aspectos do shabat. Para se guardar verdadeiramente o shabat é preciso conhecer halachá de forma profunda. E aí vem outra pergunta: Como os gentios, que não têm a mínima noção de questões haláquicas, poderiam estar obrigados a guardar o Shabat em todos os seus detalhes? É por isso que o gentio não está obrigado, mas pode voluntariamente cumpri-lo. Nosso vídeo está fundado na opinião dos Sábios de Israel e da revelação de HaShem ao profeta Yeshayahu. Medite no que foi lecionado e no que está sendo escrito. Pense também o seguinte: se o gentio fosse obrigado a guardar o shabat tal como os judeus, todos aqueles gentios que não guardam o shabat serão condenados ao Guey-Hinom ("inferno"). Você acha, sinceramente, que Deus condenará todas aqueles gentios que precisam trabalhar no shabat para sobreviver? Você acha que Deus condenará todos aqueles adolescentes africanos esqueléticos que precisam trabalhar no shabat? Medite! Que HaShem abençoe e guarde você e toda a sua família !!!
Muito bom isso agradeço por esta resposta uma caisa Ele manda lembra deste dia pra SANTIFICAR lembra de toda CRIAÇÃO e claro que tem muita gente que não sabe disso mas o Eterno leva em consideração o tempo da ignorância isso é crucial mas falo pra quem tem o discernimento da PALAVRA do Eterno o Apóstolo Paulo fala em Romanos que "Porque os que ouvem a lei ou TORAH não são justificados adiante de Deus Elorim,mas os que praticam a lei Torah háo de ser justificados. ROMANOS 2 v13 .
Obrigado pelo livro judaísmo Nazareno muibom estou aprendendo muito . YESHUA e o nosso descanso ele é o nosso Shabat SHALOM meu Irmão mas uma vez obrigado SHALOM
@@adrianoramos4082 o sabado não esta so em êxodo 20 mas também em deut 5 onde onde o motivo de quarda o sábado era outro
Logo agora que eu estava guardando o shabat...
Como foi citado no vídeo, Yeshayahu (Isaías) 56:4-7 incentiva a guarda do shabat pelos gentios, apesar de eles não estarem obrigados halaquicamente. Mas o texto citado fala que os gentios serão muito abençoados caso guardem o Shabat, recebendo um nome eterno que é melhor do que o nome dos filhos e filhas. Bençãos sobre ti!
Aconselhamento sábio. . Boa sua palavra..
Legalismo.
Tô fora.
Fico no amor do ETERNO.
Concordamos plenamente com você. Que HaShem abençoe você e toda a sua família!
@ shalom meu irmão.
Gosto do seu trabalho.
Que O CRIADOR seja sempre o nosso alvo.
Paz de Yeshua