"A palavra Deus para mim é nada mais que a expressão e produto da fraqueza humana, a Bíblia é uma coleção de lendas honradas, mas ainda assim primitivas, que são bastante infantis." (Albert Einstein)
Que mentira. Einstein nunca disse isso. E vc que usa esse pseudônimo, e fala essas abobrinhas, consegue escrever ao menos uma página melhor do que a Bíblia?
Lembro do Saramago respondendo sobre a Bíblia pra folha de são Paulo, dizendo, que nada era mais aterrorizante e violento pra um adolescente ler, principalmente o velho testamento.
@@GuelfoNegro ate onde sei José Saramago era ateu, não antissemita. Eu sou ateu mas acho que o povo semita (árabes inclusos) merece todo o meu respeito e consideração. Acho que vc não esta percebendo a diferença entre religião e etnia.
@@poliniquesO ateu José Saramago desprezava o Antigo Testamento que nem os nacional-socialistas, que com o seu "cristianismo positivo" (a teologia da libertação do PT da Alemanha), tentaram expurga-lo da Bíblia.
Senhora, acho que Saramago estava sendo dramático e anti católico. As religiões, todas elas, devem ser desmascaradas por serem superstição usada para manipular as massas incultas e emocionalmente fracas, mas elas tb possuem valores positivos quando bem interpretados. Porem devo alerta-la que o desenvolvimento tecnológico, o consumismo, o imediatismo e a vaidade midiática estão submetendo nossa juventude a horrores talvez piores. As religiões muitas vezes formam fanáticos, as redes sociais estão criando zumbis sem nenhum impedimento e são unanimidade no planeta inteiro. Duvida? Tente tirar o smart-fone de um adolescente ou negar-lhe uma coneccao wi-fi.
Não é questão de ser feminista...não é questão de ser maior ou mais importante que o homem! É uma questão de ser digna, por ser mulher, de não ser rebaixada por ser mulher...mas vai demorar ainda....
O problema não é a misoginia na bíblia, mas nos dias atuais. Os escritores da bíblia viveram a seu tempo, e quase todas os povos eram misóginos e xenófobos. Precisamos considerar, no entanto, que tudo isso fazia parte dos costumes da época e esses termos, o conceito que eles definem, ou mesmo a consciência de que isso é inadequado não existiam, embora o sofrimento imposto é de todos os tempos. Somente a partir da segunda metade do século passado os paradigmas sociais começaram a ser quebrados. E estamos vivendo um período de transição, por isso ainda hoje há muita gente seguindo os costumes antigos. No Egito, na Mesopotâmia, na Grécia e até mesmo em Roma, de certa forma, antigamente era assim também. Em suma, não tem nada de errado com a bíblia. O erro está em querer aplicar conceitos como estes nos dias de hoje.
Professor entendo seu ponto de vista, e aliás, parabéns pela provocação sobre se uma feminista pode realmente ser catolica, penso que a resposta a essa provocação é não, mas também penso que o ponto de vista do cristianismo pelo menos, não é necessariamente misógeno, apesar de nao ser compatível com o feminismo. Apesar de eu não ser cristão, devo tambem dizer que nao sou adepto do feminismo e que nao me considero misógeno por isto. Mas seu raciocínio tem sua razão de ser, obrigado pelo ótimo video!
Faz um video Sobre o filósofo Jonh Stuart Mill, e a Tirania social religiosa muito Predominante no Brasil inclusive, e como isso Limita a liberdade individual das pessoas e Social de grupos Minoritários de religiões distintas.
1:30 faltou a continuação da passagem da Carta de Paulo aos Efésios, a parte que fala para os maridos darem a vida por suas esposas: Efésios 5:25 Maridos, que cada um de vocês ame a sua esposa, como também Cristo amou a igreja e se entregou por ela, 26 para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, 27 para a apresentar a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. 28 Assim também o marido deve amar a sua esposa como ama o próprio corpo. Quem ama a esposa ama a si mesmo. 29 Porque ninguém jamais odiou o seu próprio corpo. Ao contrário, o alimenta e cuida dele, como também Cristo faz com a igreja; 30 porque somos membros do seu corpo. 31 Eis por que “o homem deixará o seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne”. 32 Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja. 33 No entanto, também quanto a vocês, que cada um ame a própria esposa como a si mesmo, e que a esposa respeite o seu marido.
O argumento de que a misoginia era uma lógica do Antigo Test. Cai por terra diante do verso de Hebreus 13-8:"JC (o deus) é o mesmo, ontem,hoje e eternamente " Ou seja, misógino ontem, hoje e eternamente.
Podia fazer um vídeo falando mais sobre a questão do islã? Acho que pra maioria das pessoas é difícil desvincular oriente médio e misoginia. Realmente em todo lugar lá é assim? Tenho visto muito sobre o conflito na palestina por exemplo e não percebi nada em relação a isso, o máximo que eu vi foram algumas mulheres usando hijab. Também já li que a Síria era bem progressista com a questão das mulheres nas universidades no início do século XX mas não sei se procede.
Meu caro, os maiores crimes da humanidade foram cometidos por ateus: revolução russa, revolução mexicana, revolução francesa, revolução chinesa, Camboja, revolução cubana. Faça-as contas aí: veja atas pessoas foram mortas por esses regimes, e de que maneira.
Eu não estou desprezando ninguém. Você sequer conhece a minha história e minha família, em parte judaica. O que você tá dizendo que é desprezar é simplesmente apresentar críticas racionais com argumentos fundamentados. Nenhuma religião está imune disso
@@MatheusBenitesBom, você imputa misoginia as religiões abraâmicas, mas se você não as despreza, então você não despreza a misoginia? Bom, sua patota de esquerda tenta imunizar as religiões afro de críticas, acusando quem as faz de racismo.
@@MatheusBenitesCara não liga para esses comentários que são ignorantes, as religiões abraamicas numa visão sociológica principalmente o Cristiamismo e o Islamismo foram Intolerantes a diversidade e reprimiram outras religioes, Impondo padrões socias a força a outros grupos minoritários, Como indigenas e africanos aqui no Brasil, e Demonizaram essas praticas. Criando um preconceito estrutural a essas outras religiosidades e cultura até hoje, onde muitos cristão generalizam o termo Macumba, para religiões afros e perseguem elas, Aqui no Paraná uma senhora Negra foi Mort..., Por causa de uma Simples imagem de um Orixá na frente de sua residência. A intolerancia religiosa no Brasil é algo estrutural um otimo tema para você aborda em um video posterior se quiser é lógico...
ENTÃO, NOS ÚLTIMOS DIAS ESTIVE PENSANDO EM COMO É RIDÍCULO QUE UM SER SEM FORMA E ONIPOTENTE QUE EXISTE ALÉM DE NOSSAS DEFINIÇÕES DE TEMPO E ESPAÇO SEJA MASCULINO. Quanto mais penso nisso, mais bizarro parece. Um homem é simplesmente qualquer organismo que produz esperma. Então, por que um ser que nem sequer possui corpo físico seria classificado como tal? Ele de alguma forma sentiu que se identificava com estereótipos masculinos que ainda nem existiam? Literalmente não faz sentido. Para mim, é uma indicação clara de que as pessoas o criaram. Especialmente dada a sociedade patriarcal do passado, é claro que eles fariam dele um homem. É um pequeno detalhe, mas acho engraçado como nunca pensei duas vezes sobre isso.
Há colégio nos EUA que já não podem usar o livro mitológico em salas de aula, estão chegando a conclusão que esse livro não trás nenhum benefício ao desenvolvimento da humanidade.
@@itay_dadon o Monark foi proibido de exercer seu trabalho e teve q se exilar em outro pais, isso é a moral secular democratica, o leo lins é mais perseguido por prefeitozinho coronelista do q traficante, e o STF acha q não perseguiu o bastante , isso é o moralismo secular .
@@itay_dadon se eu impedir um índio de enterrar o filho vivo será q ta errado? Pela moral Marxista, q é derivada do liberal iluminismo, eu to comentando um crime de colonialismo...
Concordo com tudo que falou, mas faço uma ressalva. Não é a religião em si o mal, mas as culturas tribais que permanecem mescladas com a doutrina religiosa. É preciso uma visão não dogmática para separar o que é divino e o que é mundano dentro das religiões e suas escrituras. Pois o que é divino é eterno, e o que é mundano é cultural e temporário, sem valor universal. A verdadeira religião é aquela que se ocupa da relação com Deus, e não de relações entre humanos, que como é dito, devem obedecer uma orientação exclusivamente científica.
Mas a Bíblia é palavra de Deus, claro isso não quer dizer que só porque está na Bíblia que também é parte de Deus, por exemplo o pecado, mas as partes referentes a mulher ser submissa ao homem fazem parte da palavra de Deus e não são vistas como pecado, então de certa forma a Bíblia incentivaria a isso, não ?
Você falou besteira Matheus Benites , a mulher não foi criada a imagem e semelhança ao homem ,tanto homem e mulheres foram criados a imagem e semelhança de Deus ! Leia Gênesis, em genesis Deus diz : façamos o ser humano a nossa imagem e semelhança , então os criou , macho e fêmea os criou , a sua imagem e semelhança , os criou ! O texto biblico deixa bem claro que os homens e as mulheres foram criados a imagem e semelhança de Deus !
Falo pra vc, nem nos seminários, a bíblia é levada a sério, fui seminarista católico em 5 seminários diferentes, em todos, eles não levavam a bíblia tão a sério.
Matheus Benithes , nem tudo na biblia e a demonstraçao da vontade de Deus ! No antigo testamento , existem muitas praticas que os homens faziam , que eram condenadas ! Os homens do velho testamento eram homens de sua epoca , com a moral de sua epoca ! Jesus por exemplo combateu bastante essas praticas e a moral dos homens de sua epoca ! Nao se esqueça que Jesus no cristianiamo e homem e Deus , entao muitas coisas que se praticava na epoca de cristo e antes , nao eram do agrado de Deus ! Mas Deus deu liberdade ao homem , inclusive para pecar e deaobedece lo !
Primeiro Prove que "mach1smo" seja de fato ruim o sr filósofo grego aka Nietzsche acertou ao menos nisso, já que, bem, ele sempre defendeu a virilidade masculina (tanto quanto o mundo clássico que ele sempre gostou (based))
Virilidade masculina é apenas energia de ação, energia yang. Todos os seres humanos tem energia feminina yin e energia yang. Não é separado em homens e mulheres. Vcs utilizam isso pra justificar violências. Violencia é coisa de gente fraca, casca grossa miolo mole. Ser homem é ser humano, ser macho é ser um animal.
A mulher deve ser submissa ao marido, não ao homem. O marido é um homem específico com quem a mulher se casou. O casamento é um contrato. A submissão faz parte do contrato. A mulher pode não se casar.
Assista Nefarious. E aprenda algo importante! Se Deus não existe, Zé busca-pé, de onde vc acha q surgiu esse mundo de vive? De um peido? E não vale usar o Big Bang. Essa teoria surgiu com os escolásticos e foi formalizada por um padre católico do século XX. E todos acreditavam em Deus. Se usar o big-bang, te pergunto: de onde veio o big_ bang?
2:54 se há misoginia nas religiões abraâmicas, não é por causa da religião e sim por ser um defeito da humanidade. Ora, culturas do extremo oriente e nativas das Américas e da África Subsaariana são, salvo raríssimas exceções, misóginas. Se a sociedade ocidental, com suas raízes parte judaico-cristãs, são menos misóginas, deve-se ao prestígio que Jesus Cristo conferiu às mulheres. Mulheres não eram apóstolas mas eram parte importante e numerosa em seu ministério. Os evangelhos e as cartas de Paulo citam mulheres nominalmente, algo raro para escritos do I século da era comum. Jesus Cristo tratou a mulher samaritana e a mulher adúltera com um respeito que as culturas da época (grego romana e judaico-palestina) não tratavam.
@@pauloalves3126 não destratou. Os cananeus eram conhecidos como cães, inclusive pela semelhança do nome Cão em latim (canis) com a cidade de Caná ou Cananéia. Tanto que a mulher cananéia entendeu a relação que Jesus fez e respondeu como quem entendeu a relação, e continuou a conversa assumindo a alegoria de cachorro. E Jesus a abençoou e atendeu o pedido da mulher cananéia. Nem sempre o que se lê é o que parece.
@@luizpaulogpimentel ele fala de comer migalhas das mesas dia filhos (judeus) foi pejorativo de qualquer maneira. Do outro lado atendeu prontamente um oficial romano, bem parcial esse messias romano.
@@pauloalves3126 tanto as migalhas de bênçãos quanto a semente de mostarda da parábola são comparações que Jesus Cristo usa para nos ensinar que aos nossos olhos, o que são poucos recursos, Deus realiza a Sua Vontade. Mesmo que você, Paulo Alves, tenha um pouquinho de fé, ou só tenha percebido pouquíssima bênção de Deus na sua vida, Deus é poderoso para mudar radicalmente toda a sua realidade, te dando uma nova vida, um novo nascimento, assim como fez com a mulher cananéia, a mulher samaritana, a mulher fenícia, a mulher adúltera, o centurião romano, eu mesmo, e bilhões de pessoas. Gálatas 3:25 Agora que veio o caminho da fé, não precisamos mais da lei como guardião. 26 Pois todos vocês são filhos de Deus por meio da fé em Cristo Jesus. 27 Todos que foram unidos com Cristo no batismo se revestiram de Cristo. *28 Não há mais judeu nem gentio, escravo nem livre, homem nem mulher, pois todos vocês são um em Cristo Jesus.* 29 E agora que pertencem a Cristo, são verdadeiros filhos de Abraão, herdeiros dele segundo a promessa de Deus. Que a graça de Deus Pai esteja sobre sua vida, e restitua a sua fé, genuína em Cristo Jesus, e te dê uma nova vida que abra seu entendimento espiritual. Que as bênçãos de Deus estejam sempre sobre sua vida. Um abraço!
o que eu estou vendo é uma fala mansa, porem carregada de engano e malicia, pois está descontextualizando os textos afim de causar sensacionalismo. Cada um engana o seu próximo e ninguém fala a verdade; treinaram a língua para falar a mentira e estão ocupados demais para refletirem sobre seus pecados e se converterem. Jeremias 9: 5
1:05 o Cristianismo e o Judaísmo não dizem que a mulher foi criada à imagem do homem. Ambos foram criados à imagem de Deus. Fonte: Gênesis 1:27 Assim Deus criou o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
@@Alansouz10 são diferentes sim, mas o ponto é que tanto o homem quanto a mulher são imagem e semelhança de Deus, e não que a mulher seja imagem e semelhança do homem, como dito no vídeo. Nesse ponto, tanto a interpretação cristã quanto a judaica para Gênesis 1:27 são de que homem e mulher são ambos imagem e semelhança de Deus.
@@Alansouz10 perfeito. E não diz que a mulher é imagem e semelhança do homem. Não contradiz Gênesis. Também conforme Gênesis o versículo 8 citado. E essa passagem é complementada com Efésios 5, que diz que a mulher deve ser submissa a seu esposo assim como a Igreja é submissa a Cristo. E que o homem deve amar sua esposa assim como Cristo amou a Igreja, e dar a sua vida pela esposa. A entrega plena da vontade por parte da mulher, e a entrega plena da vida por parte do homem. Se lermos somente o que cabe a mulher, sim, irá parecer misoginia. Mas a leitura deve ser do todo, e lendo o todo, a mulher é distinta do homem mas igual em importância perante Deus.
Matheus suas primeiras frases já mostram que você entende mais de valor feminino que muitos homens e mulheres (até porquê não é toda mulher que se valoriza perante o homem), também foi lúcida sua forma de falar do feminismo(sem julgamentos e vendo de uma forma ampla). Ficou muito bem demonstrado. Você poderia um dia falar sobre os efeitos danosos do misticismo e o que a ciência diz sobre ? Grataaaa pela dedicação!
Nem todas as praticas e açoes descritas na biblia sao expressoa da vontade de Deus ! Muitas inclusive sao pecados cometidos pelos seres humanos que sao retratados ! Nao confunda as coisas ! A propria biblia que voce fala que e machista , tambem ordena aos homens amarem suas esposas como cristo amou sua igreja ! Jesus cristo por acaso queria machucar e fazer mal a alguem ? Veja a propria biblia manda os homens amarem suas esposas como Jesus nos amou ! Olha que machismo ne ! Jesus salvou uma mulher de ser apedrejada por adulterio , e disse que quem nao tivesse pecado que atirasse a primeira pedra ! Olha o machismo ai de novo !
Se vc é ateu, não entendo qual seria o problema da misoginia, afinal bem e mau não existem de fato, certo e errado são só conceitos que não fazem nenhuma diferença no universo. Resumindo, sem deus (qualquer deidade criadora) não existe moral.
@@itay_dadon vou desenhar: o critério de julgamento pra qualquer coisa (x), é o desempenho que x demonstra exercendo o seu propósito. Ex.: posso dizer que uma calculadora é ruim pq ela não limpa o chão pra mim? Claro que não, eu a julgo com base na sua capacidade de resolver contas (seu propósito definido). Agora, se somos mera poeira cósmica do acaso sem qualquer tipo de entidade além da nossa realidade, que tenha sido determinante na criação do universo, então nós não temos propósito. Sem propósito, não há critério de julgamento, sendo impossível você determinar o que é bom ou mau. A moral se torna relativa e ninguém está certo e/ou errado.
@@itay_dadon a moralidade continua sendo relativa de um ponto de vista ateísta e que cada um define o seu propósito. Não existe moralidade absoluta sem deus.
@@itay_dadon vc percebe como prova o meu ponto? E pq seria errado atrocidades e violência se a moralidade é relativa e não existe fora da minha mente ?
@@itay_dadon "o propósito da sua vida é você quem da". Vc tá sustentando meu argumento, se cada um tem um propósito diferente e consequentemente, um conceito distinto de bom e ruim aí a moralidade deixa de ser objetiva. 😂
As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido Continuação: . *Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela* , para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. *Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama* Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja; porque somos membros do seu corpo. *Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne* . Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja. Não obstante, vós, cada um de per si também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite ao marido. Não vejo absolutamente nenhuma misoginia ai. A submissão não é uma palavra ofensiva , ela ganhou esse tom devido ao analfabetismo funcional vigente e considerando as diversas citações sobre o dever do homem em honrar a mulher é muito claro . Essa ótica de misoginia está inteiramente ligado ao conceito moderno de que valores masculinos são bons e femininos não .
@@avittorie Não existe nenhuma passagem na bíblia autorizando estupro. Apedrejamento não era exclusivo para mulheres ( o próprio Jesus foi ameaçado de ser apedrejado) e escravidão era praticada rotineiramente até 100-150 anos atrás, são coisas da época que o cristianismo nunca quis mudar , não é estimulado mudar o mundo e suas leis, apenas cumprir o que não fere os princípios do cristianismo. Sobre homofobia (seja lá o que isso efetivamente signifique) a bíblia de fato é restritiva.
@@avittorieNos cite essas passagens da Bíblia que autorizam o estupro? Literalmente a Bíblia conta que quase todas as tribos de Israel guerrearam contra a tribo de Benjamin só por causa de um estupro kkkkkk. Na Bíblia também se conta que Deus se alegrou quando o Rei da Judá aboliu a escravidão, agora, quanto a homofobia, qual é o problema disso? Porque eu não vejo problema nenhum nisso, aliás, esse mi mi mi mi de homofobia já encheu o saco até!
Googlada: Submissão. substantivo feminino Ação ou efeito de submeter, de acatar ordens sem se opor nem reclamar; obediência; subordinação. Achei uma bosta, achar isso ruim deveria ser senso comum.
@@Mus3737 novamente , uma palavra tem de ser analisada no contexto , não é porque está escrito "subordinada" que automaticamente quer dizer "escravo sem vontade submisso à vontade alheia de um senhor opressor e perverso."
A citação de Efésios tira conclusões erradas. O termo “submissão” significa “sob a mesma missão”, algo amplamente desejável num casamento, não “subserviência”. Colocar todas as religiões no mesmo saco é outra falácia, pois são antagônicas entre si inclusive sobre o papel da mulher. De onde vcs acham que vem coisas como não bater na mulher (“não se bate nem com uma flor”), proteger a mulher com a vida, “Rainha do Lar”, concepção Sagrada? Do cristianismo. Comparar com o islamismo é absurdo. Aliás este vídeo está lotado de falácias e anacronismos. Engana fácil esta “geração Paulo Freire”. É justamente o afastamento de Deus e os mandamentos (que não diferenciam homens de mulheres) que abusos são cometidos.
Submissão é um termo cuja origem etimológica reside no vocábulo latino submissĭo. O conceito faz referência à redução, capitulação ou submetimento de uma pessoa relativamente a outra. É possível associar a submissão à subordinação, à obediência ou ao acatamento.
@@JoaoPedroMelgueiro kkkkkk chora otario, a igreja de cristo prevalecerá sempre e n há nada que vc possa fazer, eu apenas zoei mas claramente à bíblia n é misógina.
"A palavra Deus para mim é nada mais que a expressão e produto da fraqueza humana, a Bíblia é uma coleção de lendas honradas, mas ainda assim primitivas, que são bastante infantis."
(Albert Einstein)
Que mentira. Einstein nunca disse isso. E vc que usa esse pseudônimo, e fala essas abobrinhas, consegue escrever ao menos uma página melhor do que a Bíblia?
Macɔnheiro, pelo seu pseudomio, ja da para saber quem, bc e.
Vídeo incrível. Eu não faço diferença entre religiões, sou contra TODAS!
❤👍
Lembro do Saramago respondendo sobre a Bíblia pra folha de são Paulo, dizendo, que nada era mais aterrorizante e violento pra um adolescente ler, principalmente o velho testamento.
Por aí vemos o antissemitismo do ateu José Saramago!
@@GuelfoNegro ate onde sei José Saramago era ateu, não antissemita. Eu sou ateu mas acho que o povo semita (árabes inclusos) merece todo o meu respeito e consideração. Acho que vc não esta percebendo a diferença entre religião e etnia.
@@poliniquesO ateu José Saramago desprezava o Antigo Testamento que nem os nacional-socialistas, que com o seu "cristianismo positivo" (a teologia da libertação do PT da Alemanha), tentaram expurga-lo da Bíblia.
Senhora, acho que Saramago estava sendo dramático e anti católico. As religiões, todas elas, devem ser desmascaradas por serem superstição usada para manipular as massas incultas e emocionalmente fracas, mas elas tb possuem valores positivos quando bem interpretados. Porem devo alerta-la que o desenvolvimento tecnológico, o consumismo, o imediatismo e a vaidade midiática estão submetendo nossa juventude a horrores talvez piores. As religiões muitas vezes formam fanáticos, as redes sociais estão criando zumbis sem nenhum impedimento e são unanimidade no planeta inteiro. Duvida? Tente tirar o smart-fone de um adolescente ou negar-lhe uma coneccao wi-fi.
@@GuelfoNegro vc não sabe de nada, então não comenta SOBRE de quem vc não conhece a biografia.
Não é questão de ser feminista...não é questão de ser maior ou mais importante que o homem! É uma questão de ser digna, por ser mulher, de não ser rebaixada por ser mulher...mas vai demorar ainda....
"A religião serve aos homens assim como a viseira serve aos cavalos." 🐎 🐎
(Albert Einstein)
RELIGIÃO FOI CRIADA PELOS HOMENS PARA BENEFICIAR OS HOMENS
O problema não é a misoginia na bíblia, mas nos dias atuais. Os escritores da bíblia viveram a seu tempo, e quase todas os povos eram misóginos e xenófobos. Precisamos considerar, no entanto, que tudo isso fazia parte dos costumes da época e esses termos, o conceito que eles definem, ou mesmo a consciência de que isso é inadequado não existiam, embora o sofrimento imposto é de todos os tempos. Somente a partir da segunda metade do século passado os paradigmas sociais começaram a ser quebrados. E estamos vivendo um período de transição, por isso ainda hoje há muita gente seguindo os costumes antigos. No Egito, na Mesopotâmia, na Grécia e até mesmo em Roma, de certa forma, antigamente era assim também. Em suma, não tem nada de errado com a bíblia. O erro está em querer aplicar conceitos como estes nos dias de hoje.
Excelente, as pessoas esquecem do que é anacronismo.
Professor entendo seu ponto de vista, e aliás, parabéns pela provocação sobre se uma feminista pode realmente ser catolica, penso que a resposta a essa provocação é não, mas também penso que o ponto de vista do cristianismo pelo menos, não é necessariamente misógeno, apesar de nao ser compatível com o feminismo. Apesar de eu não ser cristão, devo tambem dizer que nao sou adepto do feminismo e que nao me considero misógeno por isto. Mas seu raciocínio tem sua razão de ser, obrigado pelo ótimo video!
Vc falou e não disse nada
@@gloriamolisani9475 😂😂😂😂 Gloria isso é mal de quem pondera demais!!
Faz um video Sobre o filósofo Jonh Stuart Mill, e a Tirania social religiosa muito Predominante no Brasil inclusive, e como isso Limita a liberdade individual das pessoas e Social de grupos Minoritários de religiões distintas.
1:30 faltou a continuação da passagem da Carta de Paulo aos Efésios, a parte que fala para os maridos darem a vida por suas esposas:
Efésios 5:25 Maridos, que cada um de vocês ame a sua esposa, como também Cristo amou a igreja e se entregou por ela, 26 para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, 27 para a apresentar a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. 28 Assim também o marido deve amar a sua esposa como ama o próprio corpo. Quem ama a esposa ama a si mesmo. 29 Porque ninguém jamais odiou o seu próprio corpo. Ao contrário, o alimenta e cuida dele, como também Cristo faz com a igreja; 30 porque somos membros do seu corpo. 31 Eis por que “o homem deixará o seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne”. 32 Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja. 33 No entanto, também quanto a vocês, que cada um ame a própria esposa como a si mesmo, e que a esposa respeite o seu marido.
O argumento de que a misoginia era uma lógica do Antigo Test. Cai por terra diante do verso de Hebreus 13-8:"JC (o deus) é o mesmo, ontem,hoje e eternamente "
Ou seja, misógino ontem, hoje e eternamente.
Isolado
@@MariaAparecida-rm2im
Aposto que tu não conhecia esse neh ?🤣🤣🤣
@@miranda93945 ate uma criança conhece 😉
Crítica polêmica mas necessária! Vídeo muito bom.
Podia fazer um vídeo falando mais sobre a questão do islã? Acho que pra maioria das pessoas é difícil desvincular oriente médio e misoginia. Realmente em todo lugar lá é assim? Tenho visto muito sobre o conflito na palestina por exemplo e não percebi nada em relação a isso, o máximo que eu vi foram algumas mulheres usando hijab. Também já li que a Síria era bem progressista com a questão das mulheres nas universidades no início do século XX mas não sei se procede.
Excelente vídeo. Continue com esse importante trabalho.
Boa noite professor
Deus é um bode expiatório, criado pelos homens para que cometam seus crimes e se sintam santificados.
Meu caro, os maiores crimes da humanidade foram cometidos por ateus: revolução russa, revolução mexicana, revolução francesa, revolução chinesa, Camboja, revolução cubana. Faça-as contas aí: veja atas pessoas foram mortas por esses regimes, e de que maneira.
Fala sobre o feminismo, por favor!
Se desprezar as religiões afro é racismo, por que desprezar as religiões abraâmicas não é antissemitismo?
Eu não estou desprezando ninguém. Você sequer conhece a minha história e minha família, em parte judaica. O que você tá dizendo que é desprezar é simplesmente apresentar críticas racionais com argumentos fundamentados. Nenhuma religião está imune disso
@@MatheusBenitesBom, você imputa misoginia as religiões abraâmicas, mas se você não as despreza, então você não despreza a misoginia? Bom, sua patota de esquerda tenta imunizar as religiões afro de críticas, acusando quem as faz de racismo.
@@MatheusBenitesCara não liga para esses comentários que são ignorantes, as religiões abraamicas numa visão sociológica principalmente o Cristiamismo e o Islamismo foram Intolerantes a diversidade e reprimiram outras religioes, Impondo padrões socias a força a outros grupos minoritários, Como indigenas e africanos aqui no Brasil, e Demonizaram essas praticas. Criando um preconceito estrutural a essas outras religiosidades e cultura até hoje, onde muitos cristão generalizam o termo Macumba, para religiões afros e perseguem elas, Aqui no Paraná uma senhora Negra foi Mort..., Por causa de uma Simples imagem de um Orixá na frente de sua residência. A intolerancia religiosa no Brasil é algo estrutural um otimo tema para você aborda em um video posterior se quiser é lógico...
@@MatheusBenitesOtimo video💪
Qual é o problema com os judeus e suas velhas mentiras?
ENTÃO, NOS ÚLTIMOS DIAS ESTIVE PENSANDO EM COMO É RIDÍCULO QUE UM SER SEM FORMA E ONIPOTENTE QUE EXISTE ALÉM DE NOSSAS DEFINIÇÕES DE TEMPO E ESPAÇO SEJA MASCULINO. Quanto mais penso nisso, mais bizarro parece. Um homem é simplesmente qualquer organismo que produz esperma. Então, por que um ser que nem sequer possui corpo físico seria classificado como tal? Ele de alguma forma sentiu que se identificava com estereótipos masculinos que ainda nem existiam? Literalmente não faz sentido. Para mim, é uma indicação clara de que as pessoas o criaram. Especialmente dada a sociedade patriarcal do passado, é claro que eles fariam dele um homem. É um pequeno detalhe, mas acho engraçado como nunca pensei duas vezes sobre isso.
Há colégio nos EUA que já não podem usar o livro mitológico em salas de aula, estão chegando a conclusão que esse livro não trás nenhum benefício ao desenvolvimento da humanidade.
Tomara que deixem de usar mesmo!
Verdade... tem escolas que proíbem a leitura da velha bíblia e suas bizarrices...
Sam Harris... traga mais conteúdo dele, ppr favor.
incrível vídeo, infelizmente me faz me inclinar cada vez mais ao anti-teísmo
E como vc sabe q a sua ideologia moral está correta?
@@itay_dadon o Monark foi proibido de exercer seu trabalho e teve q se exilar em outro pais, isso é a moral secular democratica, o leo lins é mais perseguido por prefeitozinho coronelista do q traficante, e o STF acha q não perseguiu o bastante , isso é o moralismo secular .
@@itay_dadon se eu impedir um índio de enterrar o filho vivo será q ta errado? Pela moral Marxista, q é derivada do liberal iluminismo, eu to comentando um crime de colonialismo...
A melhor moral é a humanista... fazer o bem sem esperar recompensas ou castigos
@@MariaConceição-n8l Fidel castro q matou 80 mil, era humanista
Vim porque vc me indicou
Concordo com tudo que falou, mas faço uma ressalva. Não é a religião em si o mal, mas as culturas tribais que permanecem mescladas com a doutrina religiosa. É preciso uma visão não dogmática para separar o que é divino e o que é mundano dentro das religiões e suas escrituras. Pois o que é divino é eterno, e o que é mundano é cultural e temporário, sem valor universal. A verdadeira religião é aquela que se ocupa da relação com Deus, e não de relações entre humanos, que como é dito, devem obedecer uma orientação exclusivamente científica.
Mas a Bíblia é palavra de Deus, claro isso não quer dizer que só porque está na Bíblia que também é parte de Deus, por exemplo o pecado, mas as partes referentes a mulher ser submissa ao homem fazem parte da palavra de Deus e não são vistas como pecado, então de certa forma a Bíblia incentivaria a isso, não ?
Livro "Ser ateu" - amzn.to/48aazYf
Hoje em dia tem até mulheres pastoras
Você falou besteira Matheus Benites , a mulher não foi criada a imagem e semelhança ao homem ,tanto homem e mulheres foram criados a imagem e semelhança de Deus ! Leia Gênesis, em genesis Deus diz : façamos o ser humano a nossa imagem e semelhança , então os criou , macho e fêmea os criou , a sua imagem e semelhança , os criou ! O texto biblico deixa bem claro que os homens e as mulheres foram criados a imagem e semelhança de Deus !
Falo pra vc, nem nos seminários, a bíblia é levada a sério, fui seminarista católico em 5 seminários diferentes, em todos, eles não levavam a bíblia tão a sério.
Excelente e elucidador vídeo.
Matheus Benithes , nem tudo na biblia e a demonstraçao da vontade de Deus ! No antigo testamento , existem muitas praticas que os homens faziam , que eram condenadas ! Os homens do velho testamento eram homens de sua epoca , com a moral de sua epoca ! Jesus por exemplo combateu bastante essas praticas e a moral dos homens de sua epoca ! Nao se esqueça que Jesus no cristianiamo e homem e Deus , entao muitas coisas que se praticava na epoca de cristo e antes , nao eram do agrado de Deus ! Mas Deus deu liberdade ao homem , inclusive para pecar e deaobedece lo !
Primeiro Prove que "mach1smo" seja de fato ruim o sr filósofo grego
aka Nietzsche acertou ao menos nisso, já que, bem, ele sempre defendeu a virilidade masculina (tanto quanto o mundo clássico que ele sempre gostou (based))
Virilidade masculina é apenas energia de ação, energia yang. Todos os seres humanos tem energia feminina yin e energia yang. Não é separado em homens e mulheres. Vcs utilizam isso pra justificar violências. Violencia é coisa de gente fraca, casca grossa miolo mole. Ser homem é ser humano, ser macho é ser um animal.
Acidentes da essência são categorias platônicas e aristotélicas, não judaico-cristãs.
A mulher deve ser submissa ao marido, não ao homem. O marido é um homem específico com quem a mulher se casou. O casamento é um contrato. A submissão faz parte do contrato. A mulher pode não se casar.
A mulher ao invés de ceder à vida mundana e se completar com a presença do marido, pode se completar em Deus
Assista Nefarious. E aprenda algo importante! Se Deus não existe, Zé busca-pé, de onde vc acha q surgiu esse mundo de vive? De um peido? E não vale usar o Big Bang. Essa teoria surgiu com os escolásticos e foi formalizada por um padre católico do século XX. E todos acreditavam em Deus. Se usar o big-bang, te pergunto: de onde veio o big_ bang?
2:54 se há misoginia nas religiões abraâmicas, não é por causa da religião e sim por ser um defeito da humanidade.
Ora, culturas do extremo oriente e nativas das Américas e da África Subsaariana são, salvo raríssimas exceções, misóginas.
Se a sociedade ocidental, com suas raízes parte judaico-cristãs, são menos misóginas, deve-se ao prestígio que Jesus Cristo conferiu às mulheres.
Mulheres não eram apóstolas mas eram parte importante e numerosa em seu ministério.
Os evangelhos e as cartas de Paulo citam mulheres nominalmente, algo raro para escritos do I século da era comum.
Jesus Cristo tratou a mulher samaritana e a mulher adúltera com um respeito que as culturas da época (grego romana e judaico-palestina) não tratavam.
Todavia Jesus destratou uma mulher cananéia, om bom tratamento de Jesus parece ser bem parcial aqui.
@@pauloalves3126 não destratou. Os cananeus eram conhecidos como cães, inclusive pela semelhança do nome Cão em latim (canis) com a cidade de Caná ou Cananéia.
Tanto que a mulher cananéia entendeu a relação que Jesus fez e respondeu como quem entendeu a relação, e continuou a conversa assumindo a alegoria de cachorro.
E Jesus a abençoou e atendeu o pedido da mulher cananéia.
Nem sempre o que se lê é o que parece.
@@luizpaulogpimentel ele fala de comer migalhas das mesas dia filhos (judeus) foi pejorativo de qualquer maneira. Do outro lado atendeu prontamente um oficial romano, bem parcial esse messias romano.
@@pauloalves3126 tanto as migalhas de bênçãos quanto a semente de mostarda da parábola são comparações que Jesus Cristo usa para nos ensinar que aos nossos olhos, o que são poucos recursos, Deus realiza a Sua Vontade.
Mesmo que você, Paulo Alves, tenha um pouquinho de fé, ou só tenha percebido pouquíssima bênção de Deus na sua vida, Deus é poderoso para mudar radicalmente toda a sua realidade, te dando uma nova vida, um novo nascimento, assim como fez com a mulher cananéia, a mulher samaritana, a mulher fenícia, a mulher adúltera, o centurião romano, eu mesmo, e bilhões de pessoas.
Gálatas 3:25 Agora que veio o caminho da fé, não precisamos mais da lei como guardião. 26 Pois todos vocês são filhos de Deus por meio da fé em Cristo Jesus. 27 Todos que foram unidos com Cristo no batismo se revestiram de Cristo. *28 Não há mais judeu nem gentio, escravo nem livre, homem nem mulher, pois todos vocês são um em Cristo Jesus.* 29 E agora que pertencem a Cristo, são verdadeiros filhos de Abraão, herdeiros dele segundo a promessa de Deus.
Que a graça de Deus Pai esteja sobre sua vida, e restitua a sua fé, genuína em Cristo Jesus, e te dê uma nova vida que abra seu entendimento espiritual. Que as bênçãos de Deus estejam sempre sobre sua vida. Um abraço!
o que eu estou vendo é uma fala mansa, porem carregada de engano e malicia, pois está descontextualizando os textos afim de causar sensacionalismo.
Cada um engana o seu próximo e ninguém fala a verdade; treinaram a língua para falar a mentira e estão ocupados demais para refletirem sobre seus pecados e se converterem. Jeremias 9: 5
1:05 o Cristianismo e o Judaísmo não dizem que a mulher foi criada à imagem do homem.
Ambos foram criados à imagem de Deus.
Fonte: Gênesis 1:27 Assim Deus criou o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
@@Alansouz10 são diferentes sim, mas o ponto é que tanto o homem quanto a mulher são imagem e semelhança de Deus, e não que a mulher seja imagem e semelhança do homem, como dito no vídeo.
Nesse ponto, tanto a interpretação cristã quanto a judaica para Gênesis 1:27 são de que homem e mulher são ambos imagem e semelhança de Deus.
@@Alansouz10 perfeito. E não diz que a mulher é imagem e semelhança do homem. Não contradiz Gênesis.
Também conforme Gênesis o versículo 8 citado.
E essa passagem é complementada com Efésios 5, que diz que a mulher deve ser submissa a seu esposo assim como a Igreja é submissa a Cristo. E que o homem deve amar sua esposa assim como Cristo amou a Igreja, e dar a sua vida pela esposa.
A entrega plena da vontade por parte da mulher, e a entrega plena da vida por parte do homem.
Se lermos somente o que cabe a mulher, sim, irá parecer misoginia. Mas a leitura deve ser do todo, e lendo o todo, a mulher é distinta do homem mas igual em importância perante Deus.
Minha passagem favorita da Bíblia é Provérbios 21:19: "É melhor morar no deserto do que com uma mulher que vive resmungando e se queixando."
e os homens são santos
Kkkkk que livro santo! Kkkk
Matheus suas primeiras frases já mostram que você entende mais de valor feminino que muitos homens e mulheres (até porquê não é toda mulher que se valoriza perante o homem), também foi lúcida sua forma de falar do feminismo(sem julgamentos e vendo de uma forma ampla).
Ficou muito bem demonstrado.
Você poderia um dia falar sobre os efeitos danosos do misticismo e o que a ciência diz sobre ?
Grataaaa pela dedicação!
Nem todas as praticas e açoes descritas na biblia sao expressoa da vontade de Deus ! Muitas inclusive sao pecados cometidos pelos seres humanos que sao retratados ! Nao confunda as coisas ! A propria biblia que voce fala que e machista , tambem ordena aos homens amarem suas esposas como cristo amou sua igreja ! Jesus cristo por acaso queria machucar e fazer mal a alguem ? Veja a propria biblia manda os homens amarem suas esposas como Jesus nos amou ! Olha que machismo ne ! Jesus salvou uma mulher de ser apedrejada por adulterio , e disse que quem nao tivesse pecado que atirasse a primeira pedra ! Olha o machismo ai de novo !
Se vc é ateu, não entendo qual seria o problema da misoginia, afinal bem e mau não existem de fato, certo e errado são só conceitos que não fazem nenhuma diferença no universo. Resumindo, sem deus (qualquer deidade criadora) não existe moral.
@@itay_dadon vou desenhar: o critério de julgamento pra qualquer coisa (x), é o desempenho que x demonstra exercendo o seu propósito. Ex.: posso dizer que uma calculadora é ruim pq ela não limpa o chão pra mim? Claro que não, eu a julgo com base na sua capacidade de resolver contas (seu propósito definido). Agora, se somos mera poeira cósmica do acaso sem qualquer tipo de entidade além da nossa realidade, que tenha sido determinante na criação do universo, então nós não temos propósito. Sem propósito, não há critério de julgamento, sendo impossível você determinar o que é bom ou mau. A moral se torna relativa e ninguém está certo e/ou errado.
@@itay_dadon a moralidade continua sendo relativa de um ponto de vista ateísta e que cada um define o seu propósito. Não existe moralidade absoluta sem deus.
@@itay_dadon vc percebe como prova o meu ponto? E pq seria errado atrocidades e violência se a moralidade é relativa e não existe fora da minha mente ?
@@itay_dadon "o propósito da sua vida é você quem da". Vc tá sustentando meu argumento, se cada um tem um propósito diferente e consequentemente, um conceito distinto de bom e ruim aí a moralidade deixa de ser objetiva. 😂
@@itay_dadon irmão, nem vou mais responder. Quem quiser que leia e tire suas conclusões.
demais!
As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido
Continuação:
. *Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela* , para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. *Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama* Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja; porque somos membros do seu corpo. *Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne* . Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja. Não obstante, vós, cada um de per si também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite ao marido.
Não vejo absolutamente nenhuma misoginia ai.
A submissão não é uma palavra ofensiva , ela ganhou esse tom devido ao analfabetismo funcional vigente e considerando as diversas citações sobre o dever do homem em honrar a mulher é muito claro . Essa ótica de misoginia está inteiramente ligado ao conceito moderno de que valores masculinos são bons e femininos não .
Esqueceu de citar as passagens que autorizam estupro e apedrejamento de mulheres. Fora a escravidão e homofobia.
@@avittorie Não existe nenhuma passagem na bíblia autorizando estupro. Apedrejamento não era exclusivo para mulheres ( o próprio Jesus foi ameaçado de ser apedrejado) e escravidão era praticada rotineiramente até 100-150 anos atrás, são coisas da época que o cristianismo nunca quis mudar , não é estimulado mudar o mundo e suas leis, apenas cumprir o que não fere os princípios do cristianismo. Sobre homofobia (seja lá o que isso efetivamente signifique) a bíblia de fato é restritiva.
@@avittorieNos cite essas passagens da Bíblia que autorizam o estupro? Literalmente a Bíblia conta que quase todas as tribos de Israel guerrearam contra a tribo de Benjamin só por causa de um estupro kkkkkk. Na Bíblia também se conta que Deus se alegrou quando o Rei da Judá aboliu a escravidão, agora, quanto a homofobia, qual é o problema disso? Porque eu não vejo problema nenhum nisso, aliás, esse mi mi mi mi de homofobia já encheu o saco até!
Googlada: Submissão. substantivo feminino Ação ou efeito de submeter, de acatar ordens sem se opor nem reclamar; obediência; subordinação. Achei uma bosta, achar isso ruim deveria ser senso comum.
@@Mus3737 novamente , uma palavra tem de ser analisada no contexto , não é porque está escrito "subordinada" que automaticamente quer dizer "escravo sem vontade submisso à vontade alheia de um senhor opressor e perverso."
A citação de Efésios tira conclusões erradas. O termo “submissão” significa “sob a mesma missão”, algo amplamente desejável num casamento, não “subserviência”.
Colocar todas as religiões no mesmo saco é outra falácia, pois são antagônicas entre si inclusive sobre o papel da mulher. De onde vcs acham que vem coisas como não bater na mulher (“não se bate nem com uma flor”), proteger a mulher com a vida, “Rainha do Lar”, concepção Sagrada? Do cristianismo. Comparar com o islamismo é absurdo. Aliás este vídeo está lotado de falácias e anacronismos. Engana fácil esta “geração Paulo Freire”.
É justamente o afastamento de Deus e os mandamentos (que não diferenciam homens de mulheres) que abusos são cometidos.
Submissão é um termo cuja origem etimológica reside no vocábulo latino submissĭo. O conceito faz referência à redução, capitulação ou submetimento de uma pessoa relativamente a outra. É possível associar a submissão à subordinação, à obediência ou ao acatamento.
👍
Religião nunca foi coisa de Deus, supondo que deus exista.
Como se a igreja não tivesse rainhas mulheres ... haaa
Rainha? Isso é alguma piada?
@@MariaConceição-n8l pq ?
Será q o conde lopepa tem saco de refutar esse vídeo? Pq é tipo chutar cachorro morto
O Velho Deus da Bíblia é uma divina comédia do Nada divinizado...
gloria a Deus q são misóginas.
O Deus do amor e suas hipocrisias, por isso que perdem tantos fiéis e vai se tornar mitologia nos livros de história assim como Thor e Zeus.
@@JoaoPedroMelgueiro kkkkkk chora otario, a igreja de cristo prevalecerá sempre e n há nada que vc possa fazer, eu apenas zoei mas claramente à bíblia n é misógina.
❤❤❤
A mulher dever ser submissa ao marido. A bíblia é a palavra de Deus,do início ao fim.
Logo Deus não é bom, muito menos justo.
🎉
João de Deus não era espírita, arruma isso
Conhece a verdade e a verdade vos libertará
O mundo precisa de Filosofia, não de religiões. Precisa de uma ética secular e não teológica. Me libertei das religiões há muito tempo.
O que vc entende por verdade? Aqui que voce diz e pensa?
a verdade do deus de mentira que nunca aparege
😺
😄
Mais um neo ateista, na i nternete.
😂
Vai menti pra mim, vai t q estuda igual loco