O legal desta entrevista é que os entrevistadores deixaram o entrevistado falar. Tem muitos entrevistadores por aí que atropelam o entrevistado tentando impor sua própria opinião, e aqui não, os caras deixaram o Edinho desabafar. Perfeito!
Vc falou tudo Edinho, o Telê era um treinador teimoso e bairrista, vários jogadores deveriam ter entrado no decorrer da competição, inclusive Roberto Dinamite.
SEM MAIS!!! E ok q perdemos a copa por falhas na defesa, mas Bob e Zico lá na frente, com Jr, Leandro e Eder os servindo, tinha tudo para ser tão grande como 1970!
Ótima análise de Edinho, pessoal e bastante corajosa. Vamos ser sinceros, apenas União Soviética e Itália ofereceram dificuldades para a seleção em 82. Aquele jogo contra a Nova Zelândia era pro Brasil meter 7 ou 8 gols. Talvez a razão para que os jogadores principais não quisessem dar lugar aos suplentes, fosse o que informou a revista Manchete, após a eliminação : alguns jogadores recebiam prêmios para comemorarem gols à frente de determinadas placas de publicidades.
I read all the comments with translation,I m the biggest fun of Brazilian football from 58 till 86 when Brazilian football died,despite the mistakes of cerezo or junior or Tele in the game against Italy the fact is that that team played the most wonderful football ever and if it was more defensive or with different tactics they wouldn't produce that magic,zico said it that if they wanted to play different they had to change the players and the trainer,the rest is history and a wonderful memories of how pure football should be played,every Brazilian should be proud of that artistic beautiful team!
Eu entendi que o Tele errou em 82 na questão tática quando o time perdia a bola, sendo que isso se repetiu em 86. Em 1990 lazaroni cometeu o mesmo erro, sendo que só em 1994 o Parreira mudou a forma da seleção se portar em campo taticamente sem a bola .
@@andredial5565 o Tele que deixou o Renato que estava arrebentando o mesmo que deixou o leão que era o melhor goleiro em 1982 e deixou o Roberto Dinamite. Se vc é SPF normal vc passar pano para ele.
@Guigo Deangelis cara não existe esse negócio de só no futebol o melhor pode perder. O melhor é quem ganha, ontem vc era o melhor hoje não é mais, e isso é em tudo
A bem da verdade essa seleção era fantásticos ofensivamente, mas, para se defender tinha muita dificuldade. O 2* gol da Itália é o maior exemplo: passe indefinido de Cerejo entre três companheiros e um adversário, e, o adversário estava muito mais atento no lance do que todos os quartos, que, nem dar um chega pra lá nele mesmo tivesse levado um vermelho, não conseguiriam!
86 foi a última copa do talento brasileiro. Que deixou saudades mesmo não ganhando. A narração do Luciano do Valle dizendo que a derrota foi injusta resume aquele jogo.
não ganhava nada, Tele Santana fechou com jogadores, bloqueou jogadores que poderiam causar problemas(Leão, Wladimir e outros que simplesmente não tiveram chances na seleção)
@@carlosmagnor.castanon3156eu não julgo o jogador só pelo que ele ganhou, ninguém vai a três copas do mundo se não for bom jogador, agora pra ganhar não basta ser bom, tem que fazer parte de um grande time ou carregar o time nas costas. O Edinho foi um craque, mas só foi titular na copa de 86, e não conseguiu ser campeão porque em 82 o Brasil perdeu pra Itália e teria perdido mesmo que ele estivesse em campo.. Nas outras o Brasil não ganhou porque não tinha o melhor time e tava armado pra Argentina ganhar.
@@carlosmagnor.castanon3156 Então Messi, Cristiano Ronaldo, Zico, Cruiff, Rummenigge, Platini....eram maus jogadores? Não tinham valor? Não mereciam ir as copas que foram?
@@joaopauloestrocio6439 Concordo contigo, porém, tenho impressão ( que jamais poderá ser dada como correta) que com Edinho poderíamos não ter tomado algum ou alguns dos gols que tomamos do Paolo Rossi. Penso assim, pois o Edinho tinha um perfil de falar, orientar, advertir e era mais "agressivo" que Luisinho e também que o Oscar, acho que com isso aquelas falhas defensivas, de marcação e comunicação que ocorreram nos três gols poderia ter sido evitadas. É claro que tudo isso ficará apenas no meu imaginário.
Já assisti um comentário em que o tele dizia que o Batista estava machucado no jogo contra a Itália ,pois ele tinha se contundido no jogo contra a Argentina Minha escalação seria essa Leão, Leandro, Oscar,Edinho e Junior, Falcão, Sócrates e Zico Paulo Izidoro Roberto Dinamite e Eder
Se for analisar Cerezo errou duas vezes em 82,não tinha necessidade dele que já era um jogador experiente colocar aquela bola pra escanteio,fora o erro grotesco do passe errado e que Rossi fez o gol.
O CEREZO COMETEU ESSES DOIS ERROS, PORQUE ELE NÃO ERA VOLANTE E SIM MEIA DIREITA, E MEIA NÃO SABE JOGAR DE VOLANTE, O TELÊ IMPROVISOU ELE DE VOLANTE PORQUE ERA CUMPADRE DELE, POIS ARRUMOU UM LUGAR NO TIME, DEIXANDO O BATISTA QUE ERA UM DOS 3 MELHORES VOLANTE DO MUNDO DE FORA; E O TELÊ ERROU NO ATAQUE TAMBÉM, POIS ERA O REINALDO NO LUGAR DO SERGINHO, QUE TIROU UM GOL FEITO DO ZICO, ESTANDO DE COSTA PARA O GOL ENQUANTO O ZICO VINHA DE FRENTE E MAIS EQUILIBRADO. ENTÃO O GOL QUE O CEREZO DEU DE MÃO BEIJADA, MAS O GOL QUE O SERGINHO TIROU DO ZICO, FIZERAM COM QUE O BRASIL FOSSE DERROTADO, OU SEJA, CULPA TOTAL DO TELÊ QUE ESCALOU O TIME COM JOGADORES INVERTIDOS !!!
@@mariogobbi3662 Sim faltou marcação, talvez o batista seria melhor opção e não levaríamos os gols. Quanto ao Reinado estyava machucado, mas dava pra ter ehrdado o Dinamite e até o Renato gaucho eu acho melhor que este Serginho
Tele foi corrigir os poucos erros graves que cometia só quando foi dirigir o São Paulo ( vide 92/93) , basicamente muda ideia de apenas jogar futebol vistoso , o São Paulo , além de jogar bola tinha também a postura de não deixar o adversário jogar , vide o número de faltas cometidas pelo time.
A Seleção de 82 tinha na minha opinião uma das maiores gerações de craques de todos os tempos. Tele Santana era também unanimidade como técnico naquele momento, porém acho que errou muito, desde a convocação, quando deveria ter levado o experiente e ótimo goleiro Leão para ser o titular, na zaga Edinho era um grande zagueiro, mas entendo Luizinho também era. Tinhamos dois laterais talentosos Leandro e Junior, porém apoiavam muito e desguarnecia a defesa. Para resolver problema seria escalar Batista no lugar de Toninho Cerezo, Batista era um volante que protegia mais e cobria as laterais. Dali pra frente , Roberto Dinamite no lugar de Serginho indiscutivelmente. Fizeram falta os talentos de Reinaldo, Careca e Zé Sérgio. Dirceu que era um jogador excepcional, mas fisicamente não estava bem. Quanto a copa de 86, a seleção foi até bem, porque grandes jogadores como Zico, Sócrates , Falcão e Júnior estavam se arrastando fisicamente e não houve renovação, sobrevivemos da grande fase de Careca .
Falou muito bem.....O Telê melhorou muito quando aprendeu a marcar no São Paulo futebol clube..... acredito que o equilíbrio perfeito para o um futebol vencedor é defesa e ataque forte. Um forte abraço.
O erro dele em 82 foi 2,não levado o Roberto e levado o Serginho qui em momentos decessivos deuxou a desejar,fez igual ao Tite nessa última copa levando o grosso do GJesus ,e aknda enssistindo 2 copas com ele.Outro erro foi não ter segurado o jogo contra a Itália ja qui o empate era pra nós.
@@donizetigomes862 Os melhores Centroavante dos anos 70 e 80 era Reinaldo, Careca e dinamite o Reinaldo tava em forma e bem fisicamente ñ foi por birra o Roberto dinamite tbm estava em forma n jogou por burrice do tele o Careca foi e se machucou no treino antes de começar a copa
Claro que o Telê foi culpado, ele que convocou e escalou.............era baita treinador, dava ótimos treinos, coletivos, tirava 100% do jogador, lapidava jogador novo........mas era um péssimo estrategista, quando time empatou 2 x 2 era pra esperar a Itália e sair no contra ataque. Jamais o Dinamite poderia ser banco pro Serginho, ainda mais o Dinamite que além de ser um baita finalizador, passava bem, tinha visão de jogo...........ele que passou pro Nelinho no gol contra Itália em 78, no gol do Tita em 87. Nem o Valdir poderia ser titular, na reserva o Carlos eram muito melhor. Agora que Deus o tenha Telê pessoa admirável, muito correto......
O Serginho não poderia ser titular, quanto mais no lugar do Roberto, o Waldir poderia, só falhou na estreia. O Telê levava muito pra o lado pessoal, ele não gostava nem do Roberto e nem do Leão, o Leão era na época o goleiro do time campeão brasileiro de 81 e vice em 82.
O Nunes era muito mais jogador do quê o Chulapa, e ainda era introsado com Zico, Júnior, Leandro, é que o Telê achava que o Brasil ganharia de qualquer jeito, que o goleiro não seria um problema, e que o centroavante poderia ser qualquer um, até o Chulapa, quem seria artilheiro do time seria o Zico, ou o Sócrates, como aconteceu.
Isso é um mal dos técnicos brasileiros isso vem desde 1950 menospreza o adversário! Haha o time do brasil, era melhor! Tecnicamente só que errou muitos gols o Eder Aleixo tava de birra com Sócrates e Falcão fora que chulapa tirando gol do Zico quando tava 1 a 0 se brasil jogasse sério jogando bonito poderia golear
O Serginho que cale-se porque fez uma Copa do Mundo pavorosa!Oras bolas se alguem duvida veja os jogos e tire as conclusoes! Luisinho era um zagueiro primoroso tecnicamente falando,mas deveria ser o reserva de luxo do Edinho que era mais completo,mais experiente e possuia capacidade de lideranca. Dando uma resumida nisso tudo,veja o gol que Edinho marcou em 86 contra a Polonia:explodiu a bola da entrada da area brasileira,tipo:"sai daqui polacada!!!",dando um pique fantastico ate receber de calcanhar de Careca,fintar o goleiro e zagueiro e estufar as redes!E notem sua vibracao! Naquele grupo de 82 Carlos(outro que jogou demais em 86!)Edinho e Roberto Dinamite tinham que ser titularissimos.Com eles em campo,a historia teria sido outra.
@@wagnercabrerisso5986 Waldir Perez era muito bom goleiro,mas era inferior a Carlos e ao Leao.Foi teimosia,quero dizer mestre Tele nao gostava do temperamento forte de Leao,mas em 82 o reserva de Waldir Perez nem era o Carlos era o Paulo Sergio,que era muito baixo o/ posicao,mais baixo ate que o Waldir. Carlos jogou uma Copa do Mundo excelente,mostrando seguranca e arrojo em todas as partidas.Nao me contaram,eu vi.E e o que basta.
mas o que Edinho falou é verdade, O Brasil levou um gol que foi falha do Waldir Peres mais teve dois lances que poderiam ter marcado Penalti, no Jogo contra URSS Sócrates e Eder decidiram em jogadas individuais e únicas. Luizinho e Serginho estavam muito mal e deveriam ter sido trocados já na segunda partida
@@CanaldoViana10 Viana o não concorda fica meio que vago, tipo eu gosto de rock mas respeito funk o sertanejo. O Brasil era deficitário nas posições do Luizinho, Júnior e Serginho. Tele Santana fechou com o time e não com o grupo, jogos foram decididos em jogadas individuais. No jogo da Itália o Gol do Falcão foi uma jogada individual. Não estou desmerecendo o individualismo mas o Brasil do Tele Santana não tinha um esquema tático robusto, jogávamos no contra ataque e por uma bola. O próprio São Paulo que ele treinou e foi multi campeão era isto. Quantos jogos foram decididos individualmente, fora decisões por pênaltis contra equipes inferiores que se fechavam dentro de seus esquemas táticos e o São Paulo não tinha o plano B ou C pra jogar contra eles. A seleção era ótima faltou time e principalmente técnico
Mesmo sendo adolescente naquela época, mas sempre ouvia programas esportivos no rádio, recordo-me que se falava mesmo sobre testar ou poupar jogadores contra a fraca Nova Zelândia, mas , de fato, ninguém foi testado ou poupado.
Na minha modesta opinião o Telê errou quando armou uma equipe com muito talento, mas, com a bola. O problema é que, sem a bola a Itália cresceu pra cima do Brasil e o Brasil não teve resposta.
@@acarolbarreto Pena que o Careca não pode ir, mas, na minha opinião, para interagir com tatos talentos, em especial do meio para a frente, o Careca seria uma peça fundamental. O Roberto era também um jogador de referência (área), muito embora tivesse mais dinâmica do que o Serginho.
Em 82 e 86 a seleção marcou 25 gols e sofreu 7..foram 8 vitórias 1 empate e 1 derrota.. Telê jogava pra frente. A Copa de 1986 marca.o fim.de um msravilhoso ciclo: ultima copa da geração 75-89..
Futebol é esporte de resultado meu camarada. Eu gosto muito do jogo bonito, porém sem Vitória não adianta nada, tanto que o Telê Santana entendeu isso, fazendo do são Paulo um time que jogava um futebol bonito, porém competitivo. O mesmo vale pra França, que também jogava um futebol bonito na Europa, porém quando cruzava com as grandes seleções ela ficava pelo caminho, e só não ficou logo no Brasil, por conta da amarelada do Zico e depois do Sócrates.
@@CanaldoViana10 a geração de 90 jogava "feio¨ e só disputou três finais de copa do mundo 94, 98 e 2002, enquanto que essa tal geração de ouro dos anos 80 não ganhou nem Copa América. Essa geração de 80 é superestimada.
Luizinho era um zagueiro técnico, mas Edinho era melhor, mais completo e líder, tinha que ter sido titular ao lado de Oscar. Valdir Perez sempre foi frangueiro e Telê Santana tinha o Paulo Sérgio (Botafogo) em grande fase e o Carlos (Ponte Preta) que era nosso melhor goleiro, a meu ver melhor até do que Leão, que não foi sequer convocado. E outro erro capital: com as contusões de Reinaldo e Careca, o centroavante tinha que ter sido Roberto Dinamite (Vasco), muito melhor do que Serginho, que estava atrapalhando o ataque brasileiro. Faltou também o Batista no lugar de Toninho Cerezzo pois marcava muito bem, o que faltou naquele meio campo. Telê errou e muito.
QUEM ERA TER INDO ERA O GOLEIRO EMERSON LEÃO OS ZAGUEIROS MAURO GALVÃO E ABEL BRAGA TAMBÉM OS LATERAIS JOSIMAR E MARINHO CHAGAS OS VOLANTES ADILIO E ALEMÃO OS MEIAS MENDONÇA E MARIO SERGIO ATACANTES REINALDO E RENATO GAÚCHO
Não está entre os dez melhores zagueiros da história, Veja: Domingos da Ghia, Luiz Pereira, Oscar, Aldair, Juan, Júlio César, Ricardo Gomes, Ricardo Rocha, Mauro, Belini etc
BOA TARDE! GRANDE ZAGUEIRO DE ÁREA EDINHO UM DOS MAIORES E MELHORES DO FUTEBOL MUNDIAL E DO FUTEBOL BRASILEIRO GOSTARIA DE TER VISTO JOGAR NO MEU VASCO DA GAMA FOI UM SONHO MEU! O EDINHO DISPUTOU TRÊS COPAS DO MUNDO SENDO QUE A COPA DO MUNDO NO MÉXICO EM 1986 FOI O TITULAR E CAPITÃO AO LADO DO BELO ZAGUEIRO CENTRAL JÚLIO CESAR NA COPA DO MUNDO DE 1986 NO MÉXICO! MAIS SE TRATANDO DA COPA DO MUNDO E INESQUECÍVEL COPA DO MUNDA DA ESPANHA EM 1982 NESTA ÉPOCA DE 1982 E 1986 EU FUI UM JOVEM ADOSLECENTE DE 12 ANOS E 16 ANOS E ACOMPANHEI DE PERTO TUDO QUE O EX ZAGUEIRO DA SELEÇÃO BRASILEIRA ESTA DIZENDO AOS JORNALISTAS ESPORTIVO DO CANAL DO RUclips AO QUAL EU SOU INSCRITO E ASSISTENTE ; O EDINHO TEM TODA RAZAO EM ANALISAR DESTA FORMA O TRABALHO DO TEIMOSO TECNICO TELE SANTANA ; O ZICO TINHA JÁ AVISADO O SEU TELE A RESPEITO DA COBERTURA DOS LATERAIS LEANDRO E JUNIOR E DOS ZAGUEIROS TITULARES OSCAR E LUIZINHO! NESTA COPA DA ESPANHA EM 1982 O EDINHO FOI RESERVA A 40 ANOS ATRÁS E E DO MÉXICO EM 1986 36 ANOS! O ZICO PEDIU AO SEU TELE SANTANA PARA ESCALAR O MEIO CAMPO VERSÁTIL E MUITO RÁPIDO E MUITO RAÇUDO E MARCADOR O PAULO ISIDORO NO LUGAR DO TONINHO CEREZO ENTÃO TITULAR E MAL POSISIONADO EM CAMPO POR QUE O CEREZO NUNCA FOI UM MARCADOR NATO E FOI COLOCADO PELO TREINADOR TELE SANTANA NUMA FURADA ; O TONINHO CEREZO E O FALCÃO OCUPAVAM UMA MESMA FAIXA ETÁRIA DE MEIO CAMPO OU SEJA ; JOGAVAM NUMA MESMA POSIÇAO NO SETOR DE MEIO CAMPO ; ENTÃO NÃO TINHA MARCAÇAO NO SETOR ; OS LATWRAIS LEANDRO E JUNIOR SUBIAM MUITO E APOIAVAM MUITO AO ATAQUE BRASILEIRO ; POIS ENTÃO NÃO TINHAM COBERTURA NENHUMA E OS DOIS ZAGUEIROS TITULARES OSCAR E LUIZINHO FICARIAM EXPOSTOS ; FOI JUSTAMENTE O ACONTECEU NO INESQUECÍVEL E FAMOSO JOGO NO ESTÁDIO SARRIA NA ESPANHA CONTRA A ITÁLIA ; RESULTADO LEVAMOS TRÊS GOLS DO ARTILHEIROS PAOLO ROSSI INESQUECÍVEL POR CAUSA DESTA FALHA QUE O EX ZAGUEIRO EDINHO ESTA DIZENDO E QUE O ZICO CRAQUE E PRINCIPAL JOGADOR BRASILEIRO NAQUELA SELEÇÃO BRASILEIRA E NA COPA DO MUNDO DA ESPANHA EM 1982 O ZICO CONVERSOU COM TÉCNICO TELE SANTANA PEDIU A ENTRADA URGENTE DO PAULO ISIDORO! O ZICO TAMBÉM PEDIU AO TÉCNICO TELE SANTANA AS CONVOCAÇOES DO TITA ANDRADE E O ADÍLIO E O SEU TELE SANTANA NÃO ATENDEU O PEDIDO DO GALINHO CRAQUE ZICO! ENTÃO PERDEMOS UMA COPA EM QUE NÓS ERAMOS MELHORES DISPARADAMENTE! QUATRO ANOS DEPOIS EM 1986 NO MÉXICO A MESMA TEIMOSIAS DO TRWINADOR TELE SANTANA SAIU CORTANDO TODO MUNDO OS CASOS MAIS POLÉMICOS QUE MARCARAM AQUELA SELEÇÃO BRASILEIRA DE 1986 NA COPA DO MUNDO DO MEXICO FORAM OS CASOS DO RENATO GAUCHO E DO LATERAL LEANDRO ALI CULMINOU CON MAIS UMA PERDA DE UMA COPA DO MUNDO COM TODA ESTA POLÉMICA EU TINHA 16 ANOS NA ÉPOCA! O ZICO TENTOU ACALMAR OS ÂNIMOS DO SEU TELE SANTANA DO RENATO GAUCHO DO LEANDRO EDER ALEIXO O SAUDOSO MARINHO TODOS CORTADOS DO TÉCNICO TELE SANTANA! O HUMORISTA JO SOARES CRIOU ATÉ UM CENÁRIO NO SEU PROGRAMA DE HUMORISMO BOTA PONTA SEU TELE SANTANA! FOI UMA POLÉMICA E CONFUSÃO QUE CULMINOU COM A PERDA DE MAIS UMA COPA DO MUNDO AGORA NO MÉXICO . SE O TÉCNICO TELE SANTANA OUVISSE O CRAQUE ZICO NESTAS DUAS COPAS O BRASIL TERIA GANHO UMA DESTAS COPA PARA ALEGRIA DE NÓS BRASILEIROS! VALEU PELA MATÉRIA OS CANALHAS MUITO LEGAL A ENTREVISTA COM EX JOGADOR E TECNICO EDINHO AGORA COMENTAEMRISTA ESPORTIVO! VALEU! ESTAMOS JUNTOS SEMPRE! SAUDAÇOES VASCAINAS! QUE DEUS O TENHA EM UM BOM LUGAR O SAUDOSO TÉCNICO E TREINADOR TELE SANTANA BI CAMPEÃO MUNDIAL DE CLUBES PELO INESQUECÍVEL SAO PAULO DE 1992 E 1993! TMJ!
Eu sei que é fácil falar, mas meu time seria Leão, Leandro, Oscar, Edinho e Júnior; Batista, Falcão e Zico; Paulo Isidoro, Sócrates e Éder. Levaria para copa Adílio por causa do entrosamento com Zico e o pessoal do Flamengo. Também colocaria Roberto Dinamite no segundo tempo ou até de titular.
Batista se contundiu contra a argentina, mas tb foi pouco usado, antes... naquele tempo não tinha 4x4x2 senão faria um meio campo bem mais marcador e dois atacantes fixos.Não acho q o éder era isto tudo.Ele se destacava pelo chute. mas tinhamos jogadores mais habilidosos na posição como; Paulinho zé sérgio, uri gueller, etc.. Nem claúdio Adão foi a uma copa sequer, absurdo !! Material humano tinha, mas telê,mineiro-convicto adorava encher o time de jogadoires do galo e do flamengo.
Concordo plenamente com sua escalacao. Se ele troca se o goleiro coloca se carlos na zaga Edinho na cabeca de area o Batista e no ataque Roberto e zico juntos, ai seria tetra facil.
Esse era pra ser o time titular. O bosta do Tele escalaca muito mal.....sobretudo na defesa e comando de ataque. Serginho em 82 e Casagrande em 86....pqp!!!
demoraram mais de 40 anos para cair a ficha, passamos quatro decadas ouvindo que a seleção de 82 era se nao a melhor uma das melhores da história, ninguém teve a coragem de questionar o Tele Santana que ainda super prestigiado foi mantido ate mais um fracasso em 86. Mas mesmo assim tinhamos uma seleção tecnicamente quase perfeita, talvez ao invez de Serginho de centroavante quem sabe o Careca, Roberto ou até mesmo Claudio Adão poderíamos ter tido melhor sorte. Mas ao meu ver o maior erro do Tele foi ter mudado a forma de jogar as vésperas da Copa do mundo. Antes da Copa o Brasil fez grandes jogos com fortes seleções jogando com 3 no meio e três atacantes e o Tele as vésperas da estreia na Copa tirou um atacante pela direita e mudou para 4 meio campistas, e sobrecarregou o Leandro lateral pela direita que ficou perdido não sabia se atacava ou ajudava a defesa
Edinho falou tudo certo, menos que Brasil jogou mais que a Itália, já vi esse jogo muitas vezes, Itália colocou o Brasil no bolso, Bruno Conti mandou naquele jogo e Rossi deitou e rolou pra cima do Luizinho, quem deveria estar marcando ele
Eu vi o jogo na época com 7 anos, eu senti mto medo durante a partida, pq a Itália dominou o jogo todo. Assistindo novamente tb achei isso, mas o sentimento do medo da época não deu p sentir na reprise, parece q o jogo foi mais parelho. A única explicação q eu vejo p Itália ter sido melhor é q eles jogaram o futebol do futuro, de mta marcação. Seria como se hj a seleção de 2002 enfrentasse um Manchester City marcando a saída de bola de goleiro. Mesmo com as feras R10, R9, Rivaldo, RC e Cafú não conseguiriam vencer.
@@CanaldoViana10 Rpz tmb acho q a Itália jogou melhor. Ótima marcação, contrataque perigosíssimo, senso coletivo, equipe mais equilibrada, mais atenção e seriedade e um jogador que tava inspirado demais. Brasil com jogadores desatentos e displicentes (Jr e Cerezo), um goleiro que n saía debaixo da trave e um centroavante ruim.
Como técnico Telê era gênio mas erroooou na copa de 82 levando o Chulapa de centroavante, Dinamite tava voando e ele era orgulhoso não levando o Roberto.Ja em 86 repetiu o erro do treinador de 66 levando os medalhões em fim de carreira, havia muitas pérolas qui ele deixou para trás.
Telê errou em não colocar os melhores na época. Dos que estavam na Espanha, Paulo Sérgio, Edinho e Roberto Dinamite tinham que ser titulares. Ficaram no Brasil: Leão, Paulo Roberto, Rocha, Mendonça, Adílio, Reinaldo, PC Caju e Mário Sérgio.
Grupo de 82 era desunido, o grupo não era fechado, todos culpam o Tele mas ninguém lembra do pilantra do Eder, que muitas vezes tinha os companheiros livres e chutava pro gol por arrogância, além disso não deu a bola pro Sócrates fazer o gol no jogo fatídico, não deu porque não quis e admitiu anos depois !!!
@@evandroortiz6695 Ataque do Brasil, acho que foi o lance anterior ao terceiro gol da Italia, Eder contra um defensor da Italia, e Socrates do lado sozinho, ele perdeu a bola e não deu
@@simonkanarazu83 Vc parece ser um estudioso, observador e curioso de futebol, pessoas como vc me transmitem boa credibilidade.Bom te conhecer.Forte abraço .
Com todos os erros que ocorreram, pois eles existem em um torneio de tempo tão curto, aquela seleção foi mágica e nos mostrou o que é jogar bonito e objetivamente. Telê era único e foi um prazer e uma honra tê-lo visto como treinador da amarelinha. Na excursâo antes da copa nós simplesmente encantamos o mundo e mesmo depois daquele dia no Sarriá continua sendo uma equipe referência do quanto belo é um jogo de futebol.
Edinho jogava muito, sem dúvidas. Mas ouvi entrevistas do Serginho Chulapa onde ele cita que o Edinho como um jogador que queria jogar de titular, como não aconteceu, ele era um dos caras que "Tumultuou" o grupo. Acho que faltou realmente mais cautela no jogo contra a Itália, atenção. As subidas de Leandro e Junior foram cruciais a meu ver. Mas para mim, o melhor futebol apresentado da seleção brasileira que já assisti.
Na minha opinião o Telê perdeu a copa quando não levou Emerson Leão, o melhor goleiro que eu vi jogar, em 82 ele ainda tava voando, mas quem mandava ele ele, levou Valdir Peres que era um grande goleiro mas seria pela lógica reserva do Leão.
Edinho tá certíssimo! Serginho é "P" da vida com Edinho por causa disso. Mas a seleção de 82 tinha pontos fracos e pouca gente vê; só fala dos craques. Resumindo, Valdir Perez frangueiro, Luisinho zagueiro de clube e Serginho perna de pau.
O maior erro foi o corte do Reinaldo. Com Ele o time seria quase imbatível. Isso somado às contusões de Joãozinho (do Cruzeiro) e Zé Sérgio (do São Paulo) e Careca (o reserva natural de Reinaldo) criaram um hiato difícil de ser preenchido.
Pra mim era pra se Reinaldo e careca os melhores CA dos anos 70 e 80 eu tiraria Eder Aleixo e botaria Zico e Sócrates pelo meio e colocaria Cerezo e Falcão
Quem errou foi a CBF que deveria ter escolhido treinador da seleção o vitorioso e competente Rubens Minelli e não o teimoso Tele que simplesmente deixou de fora da copa um goleiro experiente , seguro e que tinha experiência de três copas do mundo duas como titular , Leão era infinitamente melhor goleiro que Valdir Peres !!!
@@CanaldoViana10Um mágico iria ter pelo menos discernimento pra saber do real perigo que estava acontecendo. A Itália fez o papel que era para o Brasil ter feito. Dar a bola pra eles e sair nos contra-ataques. Teve três chances pra isso, no 0x0, no 1x1 e no 2x2. Um mágico teria observado que o Cerezo iria arruinar o time a qqer hora, depois do lance do segundo gol. Não deu outra, o terceiro gol foi um escanteio que o Cerezo deu de graça pra Itália. Um mágico teria descoberto que, pelos gols que o Valdir Peres já tinha tomado na copa, ele não era um goleiro confiável para aquela partida. Que o Brasil iria precisar de um centroavante matador, e esse tava no banco de reservas, não um pereba igual o Serginho Chulapa.
E verdade amigo Tinha que ser o técnico da Seleção brasileira na copa 82 e 86 o Rubens mineli ou Ênio Andrade.o Tele Santana éle deixou muito jogadores boms de fora .em 82 deveria ser o Leão não o Valdir Peres. Em 86 o Renato Gaúcho deveria ter indo pra copa não o Muller. Tele foi pra duas copas não ganhou nem uma das duas de teimosia e burrice. Técnico de seleção brasileira quando começa com teimosia aí que atrapalha a seleção e não ganha a copa
@@allancesar6718 falta no Zico dentro da área , gol que Serginho tirou do Zico tem isso também escanteio do terceiro gol de Rossi, escanteio não existiu.
Ele insistiu com Serginho, detalhe que Zico e Roberto dinamite se enfrentaram inúmeras vezes e jogaram na seleção e nunca perderam...e o tele cedeu as pressões da imprensa paulista pelo Serginho...a seleção de 82 na minha opinião teve o seu auge antes da copa, pois venceu amistosos contra grandes seleções como Alemanha...e de fato enfrentou dois seleções de ponta, a campeã Argentina, e a Itália que vinha mal na copa
que imprenssa paulista Serginho éra artilheiro talvez a copa que deveria ter jogado foi a 78 aquêle jogo que o Roberto jogou contra a argentina e perdeu gool cara a cara com fijol em 82 tele queria transformar Serginho em uma "freira" quem realmente entregou o ouro foi cerezo e junior a Itália jogou muito zico e cia foi engolido
Eu concordo com o Edinho o tele Santana nunca pensou na equipe de uma forma plena , ele fazia o que a sua cabeça pedia , deixou o Roberto dinamite fora e deixou o Serginho o tempo todo jogando e pra mim ele nem era pra ser convocado .
Eu sou vascaíno . Nos amistosos antes da copa o Serginho foi melhor . Teve um jogo do Brasil contra a Tchecoslováquia que a torcida paulista pró Serginho vaiou o Roberto desde o primeiro toque na bola até o final . Ele acabou jogando mau . Isso o queimou. O esquema do tele acho que não era' bom para ele já que no Vasco que tinha jogadores inferiores a seleção ele arrebentava . Não foi tão injusta a convocação do Serginho . Se bem que não confiaria nele porque era' jogador violento encrenqueiro . Tele Santana não sei como teve coragem de chamar um jogador desse perfil . Acho que era'um puxa saco do são Paulo FC. Mas o chulapa na partida contra a Argentina teria que ter saído e entrado o Roberto . O técnico cabeça dura foi com ele até o final infelizmente.
O Serginho já era reserva do Careca que era reserva do Reinaldo. Como ambos se machucaram ele assumiu. E nesse time ele fazia o papel de pivô para Éder, Falcão, Zico, Sócrates e Junior. Basta assistir os jogos. Foi uma opção do Telê
Carlos, Leandro, Edinho, Mozer e Junior; Cerezo, Cerezo, Falcão, Sócrates e Zico; Dirceu e Dinamite. Considerando que Reinaldo, Careca e Zé Sérgio estavam contundidos e o tal do Eder era um jogador mediano que não jogava pro time. Detalhe, com essa zaga o Paolo Rossi não ia nem tocar na bola. E ainda teria levado o Júlio César Uri Geller pra disputar a posição om o Dirceu.
Não entendo Falar com Edinho sobre 82-86. Devem falar do erro do Coutinho e colocar ele na lateral Esquerda e deixou o Marinho no Brasil . Marinho na época melhor lateral do mundo. Saudações Tricolores e obrigado Edinho pelo amor E dedicação ao Fluminense
Nas mãos da Argentina né brother, depois da " incrivel" goleada sobre o Peru por 6x0, rsrsrs mas vamos concordar que se o Brasil ganha da Argentina, aí Simm, rsss
Os 2 gols italianos foi culpa desse cuzão, no 1° gol, Bruno Conti avança pela direita o canalha recua dando espaço,será que ele não aprendeu que não se marca dando espaço mas avançando, se por ventura ele toma o drible tem outro na cobertura ai é feita a inversão para a esquerda Cabrini domina e alça pra área , ninguém acompanha o Paolo esse avança e marca ai ele dá o migué de chegar atrasado A culpa de cerezo: Assim que esse recebe de Leandro e vai tocar, veja que entre o Paolo há o Luisinho e mais um , a bola se não fosse tocada no pé ninguém corria, o Paolo malandro, rouba avança, e o Luís nem pra fazer falta fica comendo mosca, mas a culpa recai toda sobre o Cerezo 3° gol cabaçada do Júnior ficou sozinho na pequena área dando condição, depois levanta o braço pra pedir impedimento trouxa Só pra finalizar, o gol do Antononi fora legal o juiz pra compensar o pênalti no Zico que não foi dado fez aquela lambança, ainda que tivesse dado, seria 4 x 3 pra Itália logo íamos perder de qualquer jeito
Só para completar, no gol do Falcão o Cerezo corre por trás dele para ir no vazio, a zaga abre por conta desse movimento e o Falcão enche o pé. Se fosse um jogador desses queridinhos da imprensa diriam que o gol foi "50% do Cerezo".
A imprensa carioca ( flamenguista) não podia queimar o Júnior,logo culparam o Cerezo. Uma mentira repetida várias vezes,torna-se uma verdade. Mesmo admitindo que Cerezo falhou,depois a seleção Brasileira empatou o jogo,o que daria a classificação. Do jeito que falam,parece que Júnior nem participou do jogo,tamanha isenção que dão para seus erros durante todo o jogo.
FRITADOR.Esse Edinho ficou o tempo todo fritando o melhor beque daquela Seleção e um dos maiores da História,Luisinho.Pegou muito mal!Está aqui na minha retina...
Negativo, Paulo Rossi sapateou na cara do Luizinho. O queridinho do Tele cometeu três penalties contra a URSS que o árbitro nao marcou de propósito(paixões ideológicas da época). O Edinho deveria ser o titular, era melhor marcador e seria o encarregado de anular o Paulo Rossi.
Edinho vc é um fanfarrão, Itália fez 4 gols legítimos sendo um inválidado injustamente,já vi e revi esse jogo várias vezes e até grito de olé teve....Seja homem!
De novo falando do Cerezo...desta vez em relação ao 3°gol ( aquele que só ficou 1, tirando o Rossi do impedimento ). Numa outra ocasião ele falou que o Cerezo "atrasou aquela bola no meio". Nenhum comentário a respeito da desastrada jornada do Júnior. E se os reservas jogassem mal contra a Nova Zelândia ( a moleza ) voltariam os titulares. E quem foram os reservas que não gostaram ? Aqueles que "a energia não ficou boa". A energia do Edinho é que não é boa. Não para em nenhum emprego.
Você pode observar no gol de Falcão só fez o gol porque o Cerezo correu por trás levando três adversários com ele aí ficou meio aberto e o falcão empatou o jogo o Cerezo foi um grande jogador e fez uma ótima Copa do Mundo
Energia boa? Nem a da cidade, rapá! Jogador CONVOCADO pra uma seleção, é porque tá, e é um dos melhores da atualidade. Edinho tinha que entrar sim. Esses pseudos torcedores CONSERVAS, faz-me rir viu....kkkkk
Edinho foi injustiçado pelo burro Tele! Cerezo e Luizinho dois mineiros covardes! Na hora que precisou deles afrouxaram! Comandado por um técnico birrento e bairrista😜 Edinho deveria ter falado do Éder e do Serginho que ganharam grana para comemorar junto a placas de publicidade 😉 Por isso o Brasil perdeu, não era um grupo unido😉 Éder quiz ser estrela e não passou bola para Sócrates fazer gol, e perdeu bola para Screa da Itália. Sócrates disse se fosse o Zé Sérgio no lugar do Éder, passaria bola para ele fazer gol! Estrelismo ferrou também a conquista da Copa de 82 😔
Tinha que ser o titular da camisa 4 da selecao ja em 82! Alem disso,tinha muito vigor fisico,gritava e orientava os companheiros em campo e quando necessario,peitava os adversarios!
Eu acho que tanto ele quanto o Carlos, deveriam ser os titulares daquela seleção, pois o Carlos era goleiro a frente do seu tempo em termos de colocação, reflexo e elasticidade, do qual ele provou em 1986, fazendo uma bela copa do mundo.
Edinho jogou muito na Copa do Mundo de 1986 ao lado de Júlio Cesar, este eleito o melhor zagueiro daquela Copa do Mundo. Edinho fez, inclusive, um golaço. Onde você tirou que Edinho era "avenida". A "avenida" na marcação era o Júnior, que era um craque com a bola, mas não sabia marcar.
@@carlosvasconcellos8593 Na enquete da FIFA, Brown da seleção da Argentina, surgiu com grande expectativa,de fazer parte da seleção do torneio mundial de 1986. Evidentemente não tenho certeza que tenha sido escolhido, Brown,sem sombra de dúvidas,foi ventilado
Não vejo o Edinho com toda essa bola pra falar tudo isso, tínhamos uma maravilhosa seleção, infelizmente perdemos mas o professora Tele Santana um grande treinador, Sr Edinho era reserva mesmo.
Acho que você não viu Edinho jogar. O titular de 82 sumiu do mapa, ninguém sabe quem é onde mora e se está vivo. Um absurdo o Edinho, Batista e Roberto Dinamite serem reservas. Nem quero falar do gol, pois tínhamos Raul e Leão. Enfim, o chororo de 82 será eterno.
Certissimo Edinho, foi um dos maiores zagueiros que vi jogar jogava muita bola. Tinha vaga como titular poderia ter entrado na cabeca de area sabia jogar ali. Corretissimo o se comentario. E no ataque o Roberto esquentando banco pro Serginho. E dose. Tele foi o unico culpado da tragedia do sarria.
O Edinho tem razão , o Tele era muito teimoso e perdemos a Copa por culpa do treinador , e dos jogadores que não souberam fazer a leitura do jogo , pois o empate era nosso .
@@marcellodasilvarego7224 Roberto Dinamite faria gol em todos os jogos com um meio campo daquele armando as jogadas pra ele. O que o Serginho perdeu de gols na copa do mundo foi um absurdo.
@@kadu745 o técnico tinha alguma birra com ele .por isso não o colocava no banco . Depois da copa o edu irmão do Zico dirigiu em alguns jogos a seleção. Talvez fosse melhor ter ficado com ele .
Edinho tem razao p tele leva o Roberto Dinamite e o deixa no banco o Edinho teria que ter sido o titular.Verdade Edinho o Brasil tomou 3 gols de bobeira da Italia e vc Edinho fala a verdade mais a verdade doi para alguns.
Edinho deu mais uma carioada. No terceiro gol, Cerezo recuou de cabeça para o goleiro, que não chegou. Escanteio, a zaga rebateu, todo o time saiu, para deixar o time italiano impedido, menos Júnior, que ficou dentro do gol e tirou o impedimento de Paolo Rossi. Curiosamente, ele pede impedimento...kkkkkkkkkkk Você não viu isso, Edinho?
Edinho , foi um excelente zagueiro , mas foi muito infeliz no que diz ! Mas o Brasil perdeu pra Itália por motivo de falhas individuais ,, Edinho , tava despeitado por Luizinho ser titular
@@jacyponciano3858 Melhor do que Luisinho tecnicamente! Edinho foi um jogador extremamente desleal, enquanto o outro jogava com classe e categoria. Evidentemente respeito sua opinião democraticamente
PURA VERDADE! Naquela copa de 82 trabalhava na rádio Mauá, inclusiive estive em Sevilha. Quanto a sua história narrada testemunhei esse episódio,mas,existiam descontentamentos de alguns jogadores, sem sombra de dúvidas, além do mais,uns não dirigiam-se perante outros. Sinceramente,na minha opinião, Serginho foi o modelo de ética, acima de tudo, dedicado nós treinamentos
Todos nós brasileiros ficamos dececionados com o TELÊ SANTANA. Ele foi teimoso, arrogante e prepotente. Ele pagou caro no jogo contra a Itália... Agora, ficam afirmando que foi uma das melhores seleções. A seleção apostava nos quatro ídolos. Falcão, Cerezo; Sócrates e Zico...Eu já vi muita noiva, voltar do altar. A seleção italiana, mereceu a Vitória.
O time de 82 ideal seria: Leão, Leandro, Óscar, Luisinho, Júnior, Cerezo, Falcão, Sócrates, Zico, Careca, Dinamite. Aí Careca se machuca, e Telê cismou com Leão e com Dinamite
No final, tudo aconteceu como tinha que acontecer. Até hoje o mundo todo lembra desta seleção. São coisas do futebol. Foi muito mais divertido que a chatissima copa de 94, com aquele futebol agonizante, burocrático.
Esse grupo dirigido por Tele( um tecnico que pecava pelo preciosismo)nada ganhou e em Copa do Mundo não passou de um quinto lugar(82 e 86) ,simples assim.O grupo campeão em 94, ganhou uma Copa América em 89 , algo que não ocorria desde 1942.
@@fernandobrant6523 Quando a pessoa fala "simples assim" possivelmente estamos diante de um simplista. Aí eu não discuto. É difícil trocar idéias e debater conceitos com um "simples assim".
Comentaram, e corretamente , que aquela geração não ganhou nada ( somente lembro de um torneio pelo bicentenário dos EUA) contra a Itália. Na Copa de 1982 a Nova Zelândia era uma , com todo o respeito, uma ' galinha morta ' e a ' genial seleção 'poderia ter feito de verdade até uns oito gols nela .Somente a Itália ofereceu dificuldades, e aí....a arrogância e o comportamento delirante da torcida brasileira, além do interesse da TV em promover a copa , e de empresas em vender coisa e anunciar a si própria e produtos , clubismos que colocavam Zico e Sócrates quase no nível de Garrinha e Pelé ( quase, pois tiveram o senso de ridículo de não fazer isto ) levaram à derrota. A melhor tradução disto foi feita no quadro humorístico do programa P planeta dos Homens, por Jô Soares com seu personagem Zé da Galera que corintiano todo sofria com o Corinthians ( e chegou a fazer uma ótima brincadeira com o derrota do Corinthians para o Vasco da Gama por 5X 2 , na volta de Roberto Dinamite ao Vasco , e que fez os cinco ( 5 ! ) gols do Vasco. O Sócrates bateu um pênalti cheio de pose, e o Jo debochou) . Jo cantou a música Boa Carinho Voa, cantada pelos jogadores da seleção de 82 , só que com um rifle na mão e deu três tiros e ...matou o passarinho ( como fez a seleção italiana). Ah! Saudades do melhor técnico do Brasil e do Mundo !!! Lembro de outros excelentes como Lazaroni e um chamar o Tite.Lembro de seleções brsileiras onde todo mundo foi para o ataque contar uma Croácia que queria somente um ataque e levar a decisão da partida para os pênaltis, e fez isto , graças a brilhante seleção brasileira, ao ' craque ' Neymar ( que sempre será Júnior) e Tite , que não jogou contra nenhum a equipe europeia boa em quatro ( 4) anos e perdeu a Copa América para a Argentina ( que ganhou a Copa da ' imbatível " França cujo lema é Liberte, Igualite,Vanci .é ' , disse isto da seleção de futebol não do país. Pombas, querer jogo somente bonito ! Melhor ir a uma gafieira e ver gente dança samba muito bem dançar lindamente, ou ir ver gente dança bem frevo, ou melhor ainda, dançar bem está a danças ! Futebol é competição, não é necessário jogar feio, mas é melhor jogar feio e ganhar do que jogar lindamente e ..'morrer na praia '. A seleção de 1982 foi boa , mas não era competitiva, formada por uma geração que não tinha espírito de campeã, e um técnico que era um gênio de meia tigela.Foi um jogador muito útil ai Fluminense, mas longe de ser craque Falam mal do Zagalo mad este foi bicampeão mundial 58- 62 como jogador, campeão como técnico 70, como supervisor técnico 94 , e melhor jogador do que o Telê. E eu não sou botafoguense. Seleção de 1982 ? Um blefe .
@@armandobarbosa2914 sou grêmio. Rapaz, o gol que Edinho fez contra a Polônia em 86 aumentou o remorso de telê em não tê-lo colocado para compor com oscar na zaga de 82. Os técnicos dos times da Europa consideravam Edinho entre os melhores do mundo naquela época.
@@karamoojobell Torço pelo Bangu aliás,desde 1962i inclusive havia sido privilegiado em acompanhar carreiras de grandes craques . Quanto ao Edinho nunca foi grande jogador, aliás um tremendo carniceiro ainda por cima,foi o maior goleador de gols em favor dos adversários (5 gols). De que jogou no Bangu concedeu uma entrevista a uma emissora de rádio da capital do Rio de Janeiro. Afirmando categoricamente que Edinho foi um dos jo mais desleais que enfrentou na vida. O maior quarto-zagueiro da história do Fluminense foi sem sombra de dúvidas, Ricardo Gomes. Áureo que foi um quarto-zagueiro do Grêmio por excelência,na década de 60. Indubitavemente,foi muito clássico, além do mais o zagueiro de área Airton também foi espetacular. Hugo De
Muito fácil criticar após o resultado final. Fomos vítimas de uma fatalidade, coisas da vida. O futebol é também isso; às vezes se ganha, às vezes se perde… GRANDE TELÊ SANTANA, REP!
Vim aqui depois de uma pesquisa sobre o zagueiro Luisinho pra conhecer de onde ele saiu e como tá hoje. E vi uma entrevista dele dizendo(mais recente possível) que o Sr. Edinho queria ganhar a vaga no grito , incluindo a esposa do Edinho dando entrevista pra pleitear a vaga do marido,coisa surreal!!!! Tanto que o Serginho em defesa do Luisinho pegou birra do Edinho. E na boa ,pelo que Edinho fala aí,quer culpar os companheiros:"Ah que ninguém gritou", "Luisinho e Oscar eram calados' tremenda falta de respeito,por isso q concordo com a linha do Serginho falando q a seleção não era unida. Perdeu pq do outro lado tinha um time competitivo,tanto que ganhou o Mundial,isso é futebol!!
Tomar 3 gols de bobeira numa Copa, vc acha normal? Tá de brincadeira, só pode...e o Serginho pelo futebolzinho apresentado, não tinha moral nenhuma de palpitar em nada...
Nessa copa, foram algu s pequenos erros que sucumbiram no final. - O Raul era o melhor goleiro do Brasil - O Roberto Dinamite era o melhor centro avante. - O Leandro, caracterizado como o melhor lateral, podia ser para o Flamengo, era quase bom em tudo, não faria falta.
Muito cômodo esse comentário do Edinho depois de tanto tempo, querendo culpar o Tele Santana. Já vi entrevista do Serginho dizendo que não tinha união entre o grupo.
Concordo!!! Pq não disse isso na época. Pq lembro que muitas entrevistas foram dadas sobre isso. Enfim , se vc não esquece o passado e as frustrações que acontece nele (Não sei se é o caso do Edinho) ele volta, te assombra e se vc não assume teus erros e etc , vc acusa os outros.
Ainda mais com a pessoa morta e sem poder se defender. Quem perdeu aquela copa foram os jogadores desleixados na marcação do Paulo Rossi, um goleador já conhecido por todos. Se fosse o contrário a Itália iria marcar o careca se ele tivesse ido pra copa, pois ele já era camisa 9 que desequilibrava, e mesmo sem recursos na época, o boleiro sabia quem eram os craques de cada seleção.
NÃO HAVIA, MESMO, O CEREZO DEU UM PASSE NA PARALELA DA GRANDE ÁREA, P/ O JÚNIOR, PAOLO ROSSI AGRADECEU. SALDANHA RESSALTOU ISSO, NA ÉPOCA: " LANCE QUE SE APRENDE, COMO PRINCÍPIO DE PELADA". MAS, O EDINHO ESTÁ CERTO. AS INJUSTIÇAS PODEM E DEVEM SER LEMBRADAS, POR SEREM ATEMPORAIS.
Gostaria que perguntasse ao Telê em vida, pq uma seleção que jogava pelo empate em 3 ocasiões, quando estava 0x0 1x1 2x2 , ele não pediu pra fechar a casinha? Treinador totalmente incompleto, essa é a verdade, futebol é feito defesa, meio e ataque, pra ele só existia ataque.
Esse foi o grande erro. Leão era de longe o melhor goleiro do Brasil em 82 mas batia de frente com os treinadores e Tele era teimoso. Serginho foi inexistente na copa.
Não diga bobagem! Leão era desagregador, já tinha disputado 3 copas e nunca fez nenhum milagre. Ficou marcado mais por agredir Marinho Chagas do que por uma grande atuação. Bob Dinamite também estava na seleção desde 74 e nunca vingou. Concordo em relação ao BATISTA. E o que mais faltou mesmo foi um pouco de humildade daquele treinador ARROGANTE, que não aprendeu a lição! Sua arrogância também em 86 o fez cortar O MELHOR JOGADOR DO BRASIL naquele momento (Renato Gaúcho), e com isso perdeu outra copa! E tem gente na imprensa que diz que esse prepotente foi o melhor técnico que o Brasil já teve!
O time de 78 e 86 era mais apto para ganhar uma copa que o de 82 . 0 time de 82 era para campeonato de pontos corridos ... A derrota faz parte do futebol , nem sempre o melhor ganha. O Brasil em 82 conseguiu correr atrás do empate duas vezes, ou seja o jogo estava atípico. Tele deveria fechar o time : tirado Falcão e colocado Paulo Isidoro, tirado Serginho e colocado Roberto Dinamite.
Pessoal endeuza o Tele e nao ganhamos COPA do mundo por causa dele.Turrao nao ouvia ninguém e não levou o Renato Gaúcho e o Leandro por orgulho e soberba. Os caras pediram desculpa e o Zico e o grupo todo pediu pra ele levar. Renato Gaúcho vuando..e ele nao levou...
Discordo em relação ao Leandro, ele mesmo já não estava mais afim de jogar na lateral, já não tinha o mesmo vigor , principalmente p/ aquelas altas temperaturas lá do México, sem contar que infelizmente ele era muito sem sorte em contusões, tanto que encerrou carreira um pouco antes, e jogando não na lateral , mas de zagueiro.
Serginho Chulapa e Cerezo era pra ter ficado fora, com Zico, Falcão, Sócrates, etc... O Brasil entrou em campo muito confiante pra ganhar da Itália, Cerezo atrasou uma bola ,e Paulo Rossi foi fulminante, fez o segundo gol
Ele foi um dos jogadores que tentaram conturbar o ambiente da seleção de 1982, nunca se conformou em ser reserva do Luisinho, que foi um grande jogador. Comentários oportunistas...
Essa seleção de 82 para mim é megaultra superestimada, tinha grandes jogadores mas não tinha um time, só jogou bem contra a Argentina. Mesmo tendo apenas 02 anos nessa época, acompanho entrevistas, documentários sem viés saudosistas e todos são unânimes em dizer que Valdir Peres, Serginho Chulapa, Cerezo não eram os mais qualificados no momento para as posições, mesmo que alguns contradizem dizendo que eles viviam um bom momento em seus times, Leão e Roberto Dinamite seriam os mais qualificados para aquela Copa. Agora a Copa de 86 foi mais política que futebol, basta ver uma entrevista do Evaristo de Macedo que era o técnico antes do Telê, em entrevista para o Cajuru, o Evaristo disse que a CBF o pressionou para convocar o Sócrates por pressão da imprensa, e todos sabem do temperamento do Evaristo que logo depois desse episódio saiu da seleção dando lugar ao Telê.
Até o próprio não era' tão qualificado assim . O técnico acho que deveria ser o Ênio Andrade . Último grande título do tele foi em 71 com o Atlético mineiro.
Rende muito porque por trás do "fenômeno" Telê 82 e 86 existiam as mídias carioca e paulista e até mineira ( nem todas) que faziam pressão para com o objetivo de manter deteminados jogadores , isso só a ponta do iceberg . Só uma dica , em 92 e 93 Telê reformula ideias e ganha 4 títulos internacionais só que com o São Paulo , muito bom para um treinador que havia dirigiu seleção Brasileira de 81 a 82 e depois de 85 a 86 e ganhou ZERO títulos, sendo que nas Copas não passou de um quinto lugar.
E o Telê não usou o Roberto Dinamite, não usou o Edinho por escolha política (...), não convocou o Leão (um dos melhores goleiros do mundo), não convocou o Reinaldo (um gênio que resolveria o problema lá na frente criado pelo cone do Serginho), não convocou o Júlio César Urigueller (um dos maiores ponta esquerda da história do nosso futebol), não usou o Zé Sérgio, barrado por Éder que só sabia chutar bem (...), não barrou o Cerezo por questão política (...) desequilibrando o lado direito do time além de sobrecarregar Zico e Sócrates por diminuir a produtividade deles no meio e na grande área onde eram fatais e finalmente não valorizou o grupo fazendo mudanças necessárias naquela tragédia do Sarriá....
Concordo plenamente com Edinho, aquele esquema tático do Brasil era suicida, Batista Edinho e Paulo Isidoro eram para ser titulares desde o início da copa, em copa do mundo tem que ter um poder de marcação absurda, se não volta mais cedo, exemplos as seleção de 94 e 02 marcação muito bem, eram inferiores a de 82, nas conquistam a copa do mundo, uma pena, por xausa do Tele perdemos a copa de 82 com uma geração maravilhosa.
Poucos lembram. Mas o ultimo amistoso do Brasil com a Alemanha em 1982 no Maracana gol de Junior o jogador Vitor do Flamengo foi titular e nao foi na Copa. Era um cabeça de area sensacional e jogava mais na proteçao dos zagueiros coisas que nao tinha na Copa e ai Paollo Rossi deitou e rolou.
O legal desta entrevista é que os entrevistadores deixaram o entrevistado falar. Tem muitos entrevistadores por aí que atropelam o entrevistado tentando impor sua própria opinião, e aqui não, os caras deixaram o Edinho desabafar. Perfeito!
@@reginaldo.dinamite sim, deixávamos
Vc falou tudo Edinho, o Telê era um treinador teimoso e bairrista, vários jogadores deveriam ter entrado no decorrer da competição, inclusive Roberto Dinamite.
SEM MAIS!!!
E ok q perdemos a copa por falhas na defesa, mas Bob e Zico lá na frente, com Jr, Leandro e Eder os servindo, tinha tudo para ser tão grande como 1970!
ZEZE MOREIRA AVISOU QUE E A SELEÇÃO PERIGOSA DA ITÁLIA
Ótima análise de Edinho, pessoal e bastante corajosa. Vamos ser sinceros, apenas União Soviética e Itália ofereceram dificuldades para a seleção em 82. Aquele jogo contra a Nova Zelândia era pro Brasil meter 7 ou 8 gols.
Talvez a razão para que os jogadores principais não quisessem dar lugar aos suplentes, fosse o que informou a revista Manchete, após a eliminação : alguns jogadores recebiam prêmios para comemorarem gols à frente de determinadas placas de publicidades.
Este aí é um deles!
É diferente hj?
Cerezo ERROU duas vezes nesse jogo. Quem joga bola sabe que é basico não cruzar na defesa.
@@CanaldoViana10 É. O futebol arte acabou em 82.
Agora ganhar de Turquia, China como em 2002 foi uma dureza né.
I read all the comments with translation,I m the biggest fun of Brazilian football from 58 till 86 when Brazilian football died,despite the mistakes of cerezo or junior or Tele in the game against Italy the fact is that that team played the most wonderful football ever and if it was more defensive or with different tactics they wouldn't produce that magic,zico said it that if they wanted to play different they had to change the players and the trainer,the rest is history and a wonderful memories of how pure football should be played,every Brazilian should be proud of that artistic beautiful team!
Eu entendi que o Tele errou em 82 na questão tática quando o time perdia a bola, sendo que isso se repetiu em 86. Em 1990 lazaroni cometeu o mesmo erro, sendo que só em 1994 o Parreira mudou a forma da seleção se portar em campo taticamente sem a bola .
O tele que perdia a bola ou os jogadores?
Exatamente
@@andredial5565 o Tele que deixou o Renato que estava arrebentando o mesmo que deixou o leão que era o melhor goleiro em 1982 e deixou o Roberto Dinamite. Se vc é SPF normal vc passar pano para ele.
@@thunderbirdmcfly8657 não estou passando pano não, nem sou São Paulino
@Guigo Deangelis cara não existe esse negócio de só no futebol o melhor pode perder. O melhor é quem ganha, ontem vc era o melhor hoje não é mais, e isso é em tudo
Infelizmente puseram na conta do Cerezo só que 2 gols foram culpa do Júnior
Os três gols foram culpa do Júnior
Até hoje o traíra do Edinho fala do Cerezo.
Naquela época tinha muito bairrismo, mais que agora. Cada estado protege seus jogadores e culpam os outros. Abominável.
A bem da verdade essa seleção era fantásticos ofensivamente, mas, para se defender tinha muita dificuldade. O 2* gol da Itália é o maior exemplo: passe indefinido de Cerejo entre três companheiros e um adversário, e, o adversário estava muito mais atento no lance do que todos os quartos, que, nem dar um chega pra lá nele mesmo tivesse levado um vermelho, não conseguiriam!
@@ocacyrrezende6138 parece um lançe de propósito aquele do Cerezo.
Telê era um homem de convicção. Não ouvia os outros. Pagou caro por isso. Às vezes, conselhos são bons.
86 foi a última copa do talento brasileiro. Que deixou saudades mesmo não ganhando. A narração do Luciano do Valle dizendo que a derrota foi injusta resume aquele jogo.
até o Luciano combina com 86
Em 2002 só tinha botinudo. Ronaldinho gaúcho, Rivaldo, Ronaldo, Roberto Carlos etc. Kkkk
não ganhava nada, Tele Santana fechou com jogadores, bloqueou jogadores que poderiam causar problemas(Leão, Wladimir e outros que simplesmente não tiveram chances na seleção)
@@josepaulolopes9719 Perfeito 💪🏿
Ficou marcado só por fracassar 🤷🏿♂️
Edinho, zagueiro e craque! Quem viu, viu...quem não viu, que pena.
O Edinho foi um craque, sem dúvidas, não é à toa que foi a três copas, mas em 82 Oscar e Luisinho estavam melhor que ele
FOI EM 3 COPAS E NÃO GANHOU PORRA NENHUMA!!!!!!
@@carlosmagnor.castanon3156eu não julgo o jogador só pelo que ele ganhou, ninguém vai a três copas do mundo se não for bom jogador, agora pra ganhar não basta ser bom, tem que fazer parte de um grande time ou carregar o time nas costas. O Edinho foi um craque, mas só foi titular na copa de 86, e não conseguiu ser campeão porque em 82 o Brasil perdeu pra Itália e teria perdido mesmo que ele estivesse em campo.. Nas outras o Brasil não ganhou porque não tinha o melhor time e tava armado pra Argentina ganhar.
@@carlosmagnor.castanon3156 Então Messi, Cristiano Ronaldo, Zico, Cruiff, Rummenigge, Platini....eram maus jogadores? Não tinham valor? Não mereciam ir as copas que foram?
@@joaopauloestrocio6439 Concordo contigo, porém, tenho impressão ( que jamais poderá ser dada como correta) que com Edinho poderíamos não ter tomado algum ou alguns dos gols que tomamos do Paolo Rossi. Penso assim, pois o Edinho tinha um perfil de falar, orientar, advertir e era mais "agressivo" que Luisinho e também que o Oscar, acho que com isso aquelas falhas defensivas, de marcação e comunicação que ocorreram nos três gols poderia ter sido evitadas. É claro que tudo isso ficará apenas no meu imaginário.
Já assisti um comentário em que o tele dizia que o Batista estava machucado no jogo contra a Itália ,pois ele tinha se contundido no jogo contra a Argentina
Minha escalação seria essa Leão, Leandro, Oscar,Edinho e Junior, Falcão, Sócrates e Zico Paulo Izidoro Roberto Dinamite e Eder
Realmente Já vi comentários q Paulo Isidoro tinha q estar no time
Acho q Telê errou nesse ponto
O resultado todos sabemos
Concordo. Esse era pra ser o time titular. Sem falar que tínhamos outra seleção no banco
Waldir Perez , Serginho e CEREZO jamais seriam titular nessa seleção.
Excelente!! Também concordo com P.Isidoro e Dinamite no time!!
Se for analisar Cerezo errou duas vezes em 82,não tinha necessidade dele que já era um jogador experiente colocar aquela bola pra escanteio,fora o erro grotesco do passe errado e que Rossi fez o gol.
Vdd
O CEREZO COMETEU ESSES DOIS ERROS, PORQUE ELE NÃO ERA VOLANTE E SIM MEIA DIREITA, E MEIA NÃO SABE JOGAR DE VOLANTE, O TELÊ IMPROVISOU ELE DE VOLANTE PORQUE ERA CUMPADRE DELE, POIS ARRUMOU UM LUGAR NO TIME, DEIXANDO O BATISTA QUE ERA UM DOS 3 MELHORES VOLANTE DO MUNDO DE FORA; E O TELÊ ERROU NO ATAQUE TAMBÉM, POIS ERA O REINALDO NO LUGAR DO SERGINHO, QUE TIROU UM GOL FEITO DO ZICO, ESTANDO DE COSTA PARA O GOL ENQUANTO O ZICO VINHA DE FRENTE E MAIS EQUILIBRADO. ENTÃO O GOL QUE O CEREZO DEU DE MÃO BEIJADA, MAS O GOL QUE O SERGINHO TIROU DO ZICO, FIZERAM COM QUE O BRASIL FOSSE DERROTADO, OU SEJA, CULPA TOTAL DO TELÊ QUE ESCALOU O TIME COM JOGADORES INVERTIDOS !!!
o batista se machucou no jogo anterior
@@mariogobbi3662
@@mariogobbi3662 Sim faltou marcação, talvez o batista seria melhor opção e não levaríamos os gols. Quanto ao Reinado estyava machucado, mas dava pra ter ehrdado o Dinamite e até o Renato gaucho eu acho melhor que este Serginho
Tele foi corrigir os poucos erros graves que cometia só quando foi dirigir o São Paulo ( vide 92/93) , basicamente muda ideia de apenas jogar futebol vistoso , o São Paulo , além de jogar bola tinha também a postura de não deixar o adversário jogar , vide o número de faltas cometidas pelo time.
..
. .
.
A Seleção de 82 tinha na minha opinião uma das maiores gerações de craques de todos os tempos. Tele Santana era também unanimidade como técnico naquele momento, porém acho que errou muito, desde a convocação, quando deveria ter levado o experiente e ótimo goleiro Leão para ser o titular, na zaga Edinho era um grande zagueiro, mas entendo Luizinho também era. Tinhamos dois laterais talentosos Leandro e Junior, porém apoiavam muito e desguarnecia a defesa. Para resolver problema seria escalar Batista no lugar de Toninho Cerezo, Batista era um volante que protegia mais e cobria as laterais. Dali pra frente , Roberto Dinamite no lugar de Serginho indiscutivelmente. Fizeram falta os talentos de Reinaldo, Careca e Zé Sérgio. Dirceu que era um jogador excepcional, mas fisicamente não estava bem. Quanto a copa de 86, a seleção foi até bem, porque grandes jogadores como Zico, Sócrates , Falcão e Júnior estavam se arrastando fisicamente e não houve renovação, sobrevivemos da grande fase de Careca .
falou tudo faltou batista titular reinaldo nao foi careca batido adiantava o socrates e colocava batista certo
Tele unânime não acho . Minelli e Enio Andrade para min os melhores. Os últimos campeões . Até Carpeggiani poderia ser como terceira opção .
Falou muito bem.....O Telê melhorou muito quando aprendeu a marcar no São Paulo futebol clube..... acredito que o equilíbrio perfeito para o um futebol vencedor é defesa e ataque forte. Um forte abraço.
O erro dele em 82 foi 2,não levado o Roberto e levado o Serginho qui em momentos decessivos deuxou a desejar,fez igual ao Tite nessa última copa levando o grosso do GJesus ,e aknda enssistindo 2 copas com ele.Outro erro foi não ter segurado o jogo contra a Itália ja qui o empate era pra nós.
@@donizetigomes862 Os melhores Centroavante dos anos 70 e 80 era Reinaldo, Careca e dinamite o Reinaldo tava em forma e bem fisicamente ñ foi por birra o Roberto dinamite tbm estava em forma n jogou por burrice do tele o Careca foi e se machucou no treino antes de começar a copa
Análise brilhante! muito se fala dessa seleção, maravilhas, mas poucos apontam os erros.
Claro que o Telê foi culpado, ele que convocou e escalou.............era baita treinador, dava ótimos treinos, coletivos, tirava 100% do jogador, lapidava jogador novo........mas era um péssimo estrategista, quando time empatou 2 x 2 era pra esperar a Itália e sair no contra ataque.
Jamais o Dinamite poderia ser banco pro Serginho, ainda mais o Dinamite que além de ser um baita finalizador, passava bem, tinha visão de jogo...........ele que passou pro Nelinho no gol contra Itália em 78, no gol do Tita em 87.
Nem o Valdir poderia ser titular, na reserva o Carlos eram muito melhor.
Agora que Deus o tenha Telê pessoa admirável, muito correto......
Ninguêm é perfeito. Agora o telé era teimoso. Kkkkkkkkkk
O Serginho não poderia ser titular, quanto mais no lugar do Roberto, o Waldir poderia, só falhou na estreia. O Telê levava muito pra o lado pessoal, ele não gostava nem do Roberto e nem do Leão, o Leão era na época o goleiro do time campeão brasileiro de 81 e vice em 82.
O Nunes era muito mais jogador do quê o Chulapa, e ainda era introsado com Zico, Júnior, Leandro, é que o Telê achava que o Brasil ganharia de qualquer jeito, que o goleiro não seria um problema, e que o centroavante poderia ser qualquer um, até o Chulapa, quem seria artilheiro do time seria o Zico, ou o Sócrates, como aconteceu.
Isso é um mal dos técnicos brasileiros isso vem desde 1950 menospreza o adversário! Haha o time do brasil, era melhor! Tecnicamente só que errou muitos gols o Eder Aleixo tava de birra com Sócrates e Falcão fora que chulapa tirando gol do Zico quando tava 1 a 0 se brasil jogasse sério jogando bonito poderia golear
@@titatvmanupgrade Era pra bota o Isidoro e botava zico como falso 9 junto com Sócrates igual brasil de 1970
O Serginho que cale-se porque fez uma Copa do Mundo pavorosa!Oras bolas se alguem duvida veja os jogos e tire as conclusoes!
Luisinho era um zagueiro primoroso tecnicamente falando,mas deveria ser o reserva de luxo do Edinho que era mais completo,mais experiente e possuia capacidade de lideranca.
Dando uma resumida nisso tudo,veja o gol que Edinho marcou em 86 contra a Polonia:explodiu a bola da entrada da area brasileira,tipo:"sai daqui polacada!!!",dando um pique fantastico ate receber de calcanhar de Careca,fintar o goleiro e zagueiro e estufar as redes!E notem sua vibracao!
Naquele grupo de 82 Carlos(outro que jogou demais em 86!)Edinho e Roberto Dinamite tinham que ser titularissimos.Com eles em campo,a historia teria sido outra.
obrigado pela opinião
Concordo totalmente.
Desde a copa de 1978 Carlos era o único goleiro páreo para WALDIR PERES, os outros,... muito longe desses dois.
@@wagnercabrerisso5986 Waldir Perez era muito bom goleiro,mas era inferior a Carlos e ao Leao.Foi teimosia,quero dizer mestre Tele nao gostava do temperamento forte de Leao,mas em 82 o reserva de Waldir Perez nem era o Carlos era o Paulo Sergio,que era muito baixo o/ posicao,mais baixo ate que o Waldir.
Carlos jogou uma Copa do Mundo excelente,mostrando seguranca e arrojo em todas as partidas.Nao me contaram,eu vi.E e o que basta.
Pois é, achei um baita gol aquele do Edinho, o cara chegou com força e técnica lá na área polonesa e fez o que fez.
Amo a seleção de 82, lindo de ver, pena q não deu pra ser tetra ali, em 82!!!!!
mas o que Edinho falou é verdade, O Brasil levou um gol que foi falha do Waldir Peres mais teve dois lances que poderiam ter marcado Penalti, no Jogo contra URSS Sócrates e Eder decidiram em jogadas individuais e únicas. Luizinho e Serginho estavam muito mal e deveriam ter sido trocados já na segunda partida
Pena mesmo
@@josepaulolopes9719 não concordo, mas respeito
@@CanaldoViana10 Viana o não concorda fica meio que vago, tipo eu gosto de rock mas respeito funk o sertanejo. O Brasil era deficitário nas posições do Luizinho, Júnior e Serginho. Tele Santana fechou com o time e não com o grupo, jogos foram decididos em jogadas individuais. No jogo da Itália o Gol do Falcão foi uma jogada individual. Não estou desmerecendo o individualismo mas o Brasil do Tele Santana não tinha um esquema tático robusto, jogávamos no contra ataque e por uma bola. O próprio São Paulo que ele treinou e foi multi campeão era isto. Quantos jogos foram decididos individualmente, fora decisões por pênaltis contra equipes inferiores que se fechavam dentro de seus esquemas táticos e o São Paulo não tinha o plano B ou C pra jogar contra eles. A seleção era ótima faltou time e principalmente técnico
Com a posse da bola,era um time brilhante.....Mas cheia de falhas sem a bola.
Mesmo sendo adolescente naquela época, mas sempre ouvia programas esportivos no rádio, recordo-me que se falava mesmo sobre testar ou poupar jogadores contra a fraca Nova Zelândia, mas , de fato, ninguém foi testado ou poupado.
Kkkk... os titulares foram testados contra a Itália... o lado esquerdo da defesa era a Avenida Leovegildo...
Na minha modesta opinião o Telê errou quando armou uma equipe com muito talento, mas, com a bola. O problema é que, sem a bola a Itália cresceu pra cima do Brasil e o Brasil não teve resposta.
Exatamente, Genio! O Brasil era deficiente na parte defensiva.
errou quando teimou com, o Serginho no campo e nao escalou o Dinamite
@@acarolbarreto Pena que o Careca não pode ir, mas, na minha opinião, para interagir com tatos talentos, em especial do meio para a frente, o Careca seria uma peça fundamental. O Roberto era também um jogador de referência (área), muito embora tivesse mais dinâmica do que o Serginho.
Talento é problema ne ! seu cabeça de bagre
Sem a bola,era um time cheio de falhas.....A Itália soube aproveitar muito bem.
Se tivesse colocado Roberto Dinamite como Titular, com certeza o Brasil teria sido o Campeão, pois a dupla Dinamite e Zico sempre deu certo
Em 82 e 86 a seleção marcou 25 gols e sofreu 7..foram 8 vitórias 1 empate e 1 derrota.. Telê jogava pra frente.
A Copa de 1986 marca.o fim.de um msravilhoso ciclo: ultima copa da geração 75-89..
a Copa de 86 é a transição. 90 já é futebol feio
Futebol é esporte de resultado meu camarada. Eu gosto muito do jogo bonito, porém sem Vitória não adianta nada, tanto que o Telê Santana entendeu isso, fazendo do são Paulo um time que jogava um futebol bonito, porém competitivo. O mesmo vale pra França, que também jogava um futebol bonito na Europa, porém quando cruzava com as grandes seleções ela ficava pelo caminho, e só não ficou logo no Brasil, por conta da amarelada do Zico e depois do Sócrates.
concordo CELIO
@@CanaldoViana10 a geração de 90 jogava "feio¨ e só disputou três finais de copa do mundo 94, 98 e 2002, enquanto que essa tal geração de ouro dos anos 80 não ganhou nem Copa América. Essa geração de 80 é superestimada.
@@vagnersilva5081 São paulo jogava mas, na retranca que Brasil de 82
PARABÉNS GRANDE CRAQUE ÉDINO NAZARÉ ( EDINHO) TRICOLOR DE CORAÇÃO .🇭🇺🇭🇺🇭🇺🇭🇺🇭🇺🇭🇺🇭🇺🇮🇹🇮🇹🇮🇹👍👍👍👍👍👍👍👍👍🙏🙏👋👋👋👋👏👏👏👹💚💟💟👎💕⛏️
Luizinho era um zagueiro técnico, mas Edinho era melhor, mais completo e líder, tinha que ter sido titular ao lado de Oscar. Valdir Perez sempre foi frangueiro e Telê Santana tinha o Paulo Sérgio (Botafogo) em grande fase e o Carlos (Ponte Preta) que era nosso melhor goleiro, a meu ver melhor até do que Leão, que não foi sequer convocado. E outro erro capital: com as contusões de Reinaldo e Careca, o centroavante tinha que ter sido Roberto Dinamite (Vasco), muito melhor do que Serginho, que estava atrapalhando o ataque brasileiro. Faltou também o Batista no lugar de Toninho Cerezzo pois marcava muito bem, o que faltou naquele meio campo. Telê errou e muito.
Luizinho na bola aérea era uma tragédia. Justamente onde Edinho era monstro.
QUEM ERA TER INDO ERA
O GOLEIRO EMERSON LEÃO OS ZAGUEIROS MAURO GALVÃO E ABEL BRAGA
TAMBÉM OS LATERAIS
JOSIMAR E MARINHO CHAGAS
OS VOLANTES ADILIO E ALEMÃO
OS MEIAS
MENDONÇA E MARIO SERGIO
ATACANTES
REINALDO E RENATO GAÚCHO
Seleção brasileira da Copa de 82: O legado maior que a conquista!
Exatamente!O futebol bonito,mas que não ganhou nada......
Um dos maiores zagueiros da história do futebol. Dominava todos os fundamentos e subia ao ataque de surpresa.
Torceu contra o time e ficou jogando pedra do banco de reserva ,2 pênaltis pra Rússia não viaja na maionese!!!!
Não está entre os dez melhores zagueiros da história, Veja: Domingos da Ghia, Luiz Pereira, Oscar, Aldair, Juan, Júlio César, Ricardo Gomes, Ricardo Rocha, Mauro, Belini etc
Menos, menos... Ele jogou numa época que os torcedores só conheciam os jogadores do seu estado.
Edinho um jogador muito muito desleal. Ricardo Gomes, colocou Edinho no bolso
@@NCGollo Subscrevo Incondicionalmente concordo plenamente contigo
BOA TARDE! GRANDE ZAGUEIRO DE ÁREA EDINHO UM DOS MAIORES E MELHORES DO FUTEBOL MUNDIAL E DO FUTEBOL BRASILEIRO GOSTARIA DE TER VISTO JOGAR NO MEU VASCO DA GAMA FOI UM SONHO MEU! O EDINHO DISPUTOU TRÊS COPAS DO MUNDO SENDO QUE A COPA DO MUNDO NO MÉXICO EM 1986 FOI O TITULAR E CAPITÃO AO LADO DO BELO ZAGUEIRO CENTRAL JÚLIO CESAR NA COPA DO MUNDO DE 1986 NO MÉXICO! MAIS SE TRATANDO DA COPA DO MUNDO E INESQUECÍVEL COPA DO MUNDA DA ESPANHA EM 1982 NESTA ÉPOCA DE 1982 E 1986 EU FUI UM JOVEM ADOSLECENTE DE 12 ANOS E 16 ANOS E ACOMPANHEI DE PERTO TUDO QUE O EX ZAGUEIRO DA SELEÇÃO BRASILEIRA ESTA DIZENDO AOS JORNALISTAS ESPORTIVO DO CANAL DO RUclips AO QUAL EU SOU INSCRITO E ASSISTENTE ; O EDINHO TEM TODA RAZAO EM ANALISAR DESTA FORMA O TRABALHO DO TEIMOSO TECNICO TELE SANTANA ; O ZICO TINHA JÁ AVISADO O SEU TELE A RESPEITO DA COBERTURA DOS LATERAIS LEANDRO E JUNIOR E DOS ZAGUEIROS TITULARES OSCAR E LUIZINHO! NESTA COPA DA ESPANHA EM 1982 O EDINHO FOI RESERVA A 40 ANOS ATRÁS E E DO MÉXICO EM 1986 36 ANOS! O ZICO PEDIU AO SEU TELE SANTANA PARA ESCALAR O MEIO CAMPO VERSÁTIL E MUITO RÁPIDO E MUITO RAÇUDO E MARCADOR O PAULO ISIDORO NO LUGAR DO TONINHO CEREZO ENTÃO TITULAR E MAL POSISIONADO EM CAMPO POR QUE O CEREZO NUNCA FOI UM MARCADOR NATO E FOI COLOCADO PELO TREINADOR TELE SANTANA NUMA FURADA ; O TONINHO CEREZO E O FALCÃO OCUPAVAM UMA MESMA FAIXA ETÁRIA DE MEIO CAMPO OU SEJA ; JOGAVAM NUMA MESMA POSIÇAO NO SETOR DE MEIO CAMPO ; ENTÃO NÃO TINHA MARCAÇAO NO SETOR ; OS LATWRAIS LEANDRO E JUNIOR SUBIAM MUITO E APOIAVAM MUITO AO ATAQUE BRASILEIRO ; POIS ENTÃO NÃO TINHAM COBERTURA NENHUMA E OS DOIS ZAGUEIROS TITULARES OSCAR E LUIZINHO FICARIAM EXPOSTOS ; FOI JUSTAMENTE O ACONTECEU NO INESQUECÍVEL E FAMOSO JOGO NO ESTÁDIO SARRIA NA ESPANHA CONTRA A ITÁLIA ; RESULTADO LEVAMOS TRÊS GOLS DO ARTILHEIROS PAOLO ROSSI INESQUECÍVEL POR CAUSA DESTA FALHA QUE O EX ZAGUEIRO EDINHO ESTA DIZENDO E QUE O ZICO CRAQUE E PRINCIPAL JOGADOR BRASILEIRO NAQUELA SELEÇÃO BRASILEIRA E NA COPA DO MUNDO DA ESPANHA EM 1982 O ZICO CONVERSOU COM TÉCNICO TELE SANTANA PEDIU A ENTRADA URGENTE DO PAULO ISIDORO! O ZICO TAMBÉM PEDIU AO TÉCNICO TELE SANTANA AS CONVOCAÇOES DO TITA ANDRADE E O ADÍLIO E O SEU TELE SANTANA NÃO ATENDEU O PEDIDO DO GALINHO CRAQUE ZICO! ENTÃO PERDEMOS UMA COPA EM QUE NÓS ERAMOS MELHORES DISPARADAMENTE! QUATRO ANOS DEPOIS EM 1986 NO MÉXICO A MESMA TEIMOSIAS DO TRWINADOR TELE SANTANA SAIU CORTANDO TODO MUNDO OS CASOS MAIS POLÉMICOS QUE MARCARAM AQUELA SELEÇÃO BRASILEIRA DE 1986 NA COPA DO MUNDO DO MEXICO FORAM OS CASOS DO RENATO GAUCHO E DO LATERAL LEANDRO ALI CULMINOU CON MAIS UMA PERDA DE UMA COPA DO MUNDO COM TODA ESTA POLÉMICA EU TINHA 16 ANOS NA ÉPOCA! O ZICO TENTOU ACALMAR OS ÂNIMOS DO SEU TELE SANTANA DO RENATO GAUCHO DO LEANDRO EDER ALEIXO O SAUDOSO MARINHO TODOS CORTADOS DO TÉCNICO TELE SANTANA! O HUMORISTA JO SOARES CRIOU ATÉ UM CENÁRIO NO SEU PROGRAMA DE HUMORISMO BOTA PONTA SEU TELE SANTANA! FOI UMA POLÉMICA E CONFUSÃO QUE CULMINOU COM A PERDA DE MAIS UMA COPA DO MUNDO AGORA NO MÉXICO . SE O TÉCNICO TELE SANTANA OUVISSE O CRAQUE ZICO NESTAS DUAS COPAS O BRASIL TERIA GANHO UMA DESTAS COPA PARA ALEGRIA DE NÓS BRASILEIROS! VALEU PELA MATÉRIA OS CANALHAS MUITO LEGAL A ENTREVISTA COM EX JOGADOR E TECNICO EDINHO AGORA COMENTAEMRISTA ESPORTIVO! VALEU! ESTAMOS JUNTOS SEMPRE! SAUDAÇOES VASCAINAS! QUE DEUS O TENHA EM UM BOM LUGAR O SAUDOSO TÉCNICO E TREINADOR TELE SANTANA BI CAMPEÃO MUNDIAL DE CLUBES PELO INESQUECÍVEL SAO PAULO DE 1992 E 1993! TMJ!
Eu sei que é fácil falar, mas meu time seria Leão, Leandro, Oscar, Edinho e Júnior; Batista, Falcão e Zico; Paulo Isidoro, Sócrates e Éder. Levaria para copa Adílio por causa do entrosamento com Zico e o pessoal do Flamengo. Também colocaria Roberto Dinamite no segundo tempo ou até de titular.
Batista se contundiu contra a argentina, mas tb foi pouco usado, antes... naquele tempo não tinha 4x4x2 senão faria um meio campo bem mais marcador e dois atacantes fixos.Não acho q o éder era isto tudo.Ele se destacava pelo chute. mas tinhamos jogadores mais habilidosos na posição como; Paulinho zé sérgio, uri gueller, etc.. Nem claúdio Adão foi a uma copa sequer, absurdo !! Material humano tinha, mas telê,mineiro-convicto adorava encher o time de jogadoires do galo e do flamengo.
Concordo plenamente com sua escalacao. Se ele troca se o goleiro coloca se carlos na zaga Edinho na cabeca de area o Batista e no ataque Roberto e zico juntos, ai seria tetra facil.
Faltou o Reinaldo o melhor de todos
Esse era pra ser o time titular. O bosta do Tele escalaca muito mal.....sobretudo na defesa e comando de ataque. Serginho em 82 e Casagrande em 86....pqp!!!
Falardepois do resultado é piada pronta.
demoraram mais de 40 anos para cair a ficha, passamos quatro decadas ouvindo que a seleção de 82 era se nao a melhor uma das melhores da história, ninguém teve a coragem de questionar o Tele Santana que ainda super prestigiado foi mantido ate mais um fracasso em 86. Mas mesmo assim tinhamos uma seleção tecnicamente quase perfeita, talvez ao invez de Serginho de centroavante quem sabe o Careca, Roberto ou até mesmo Claudio Adão poderíamos ter tido melhor sorte. Mas ao meu ver o maior erro do Tele foi ter mudado a forma de jogar as vésperas da Copa do mundo. Antes da Copa o Brasil fez grandes jogos com fortes seleções jogando com 3 no meio e três atacantes e o Tele as vésperas da estreia na Copa tirou um atacante pela direita e mudou para 4 meio campistas, e sobrecarregou o Leandro lateral pela direita que ficou perdido não sabia se atacava ou ajudava a defesa
Gostei do comentário do Edinho
Realmente o maior culpado foi o Tele Santana
Edinho falou tudo certo, menos que Brasil jogou mais que a Itália, já vi esse jogo muitas vezes, Itália colocou o Brasil no bolso, Bruno Conti mandou naquele jogo e Rossi deitou e rolou pra cima do Luizinho, quem deveria estar marcando ele
Eu vi o jogo na época com 7 anos, eu senti mto medo durante a partida, pq a Itália dominou o jogo todo. Assistindo novamente tb achei isso, mas o sentimento do medo da época não deu p sentir na reprise, parece q o jogo foi mais parelho.
A única explicação q eu vejo p Itália ter sido melhor é q eles jogaram o futebol do futuro, de mta marcação.
Seria como se hj a seleção de 2002 enfrentasse um Manchester City marcando a saída de bola de goleiro. Mesmo com as feras R10, R9, Rivaldo, RC e Cafú não conseguiriam vencer.
Jairo TEM RAZÃO
Discordo
Itália jogou mais?
@@CanaldoViana10 Rpz tmb acho q a Itália jogou melhor. Ótima marcação, contrataque perigosíssimo, senso coletivo, equipe mais equilibrada, mais atenção e seriedade e um jogador que tava inspirado demais. Brasil com jogadores desatentos e displicentes (Jr e Cerezo), um goleiro que n saía debaixo da trave e um centroavante ruim.
Pra mim um dos maiores zagueiros que vi.edinho.
Como técnico Telê era gênio mas erroooou na copa de 82 levando o Chulapa de centroavante, Dinamite tava voando e ele era orgulhoso não levando o Roberto.Ja em 86 repetiu o erro do treinador de 66 levando os medalhões em fim de carreira, havia muitas pérolas qui ele deixou para trás.
Luizinho jogava d terno era monstro
Telê errou em não colocar os melhores na época. Dos que estavam na Espanha, Paulo Sérgio, Edinho e Roberto Dinamite tinham que ser titulares. Ficaram no Brasil: Leão, Paulo Roberto, Rocha, Mendonça, Adílio, Reinaldo, PC Caju e Mário Sérgio.
Não ter colocado Roberto Dinamite de titular foi o maior erro do Telê
Até hoje não entendi , o telê!!!
Grupo de 82 era desunido, o grupo não era fechado, todos culpam o Tele mas ninguém lembra do pilantra do Eder, que muitas vezes tinha os companheiros livres e chutava pro gol por arrogância, além disso não deu a bola pro Sócrates fazer o gol no jogo fatídico, não deu porque não quis e admitiu anos depois !!!
Simon, em que minuto mais ou menos se deu este lance( Éder) ?
@@evandroortiz6695 Ataque do Brasil, acho que foi o lance anterior ao terceiro gol da Italia, Eder contra um defensor da Italia, e Socrates do lado sozinho, ele perdeu a bola e não deu
@@simonkanarazu83 Okay, em breve vou procurar assistir.Valeu , Simon.
@@evandroortiz6695 Nas memorias do Socrates ele cita esse lance, e cita muito mais do que havia de podre nessa seleção
@@simonkanarazu83 Vc parece ser um estudioso, observador e curioso de futebol, pessoas como vc me transmitem boa credibilidade.Bom te conhecer.Forte abraço .
EDINHO FOI O MELHOR ZAGUEIRO QUE EU VI JOGAR,ALÉM DE TUDO UM GRANDE ARTILHEIRO.
deixar Edinho e Roberto no manco e não usar foi pura sacanagem
very interesting interview with a really in-depth insight to the behinde the scene accounts
Com todos os erros que ocorreram, pois eles existem em um torneio de tempo tão curto, aquela seleção foi mágica e nos mostrou o que é jogar bonito e objetivamente.
Telê era único e foi um prazer e uma honra tê-lo visto como treinador da amarelinha.
Na excursâo antes da copa nós simplesmente encantamos o mundo e mesmo depois daquele dia no Sarriá continua sendo uma equipe referência do quanto belo é um jogo de futebol.
O Brasil, jogou a copa do mundo de 82 , com 9 jogadores, pois o Waldir Peres e o Serginho, não Jogaram nada!
Sou de Montes Claros-MG.
Edinho jogava muito, sem dúvidas. Mas ouvi entrevistas do Serginho Chulapa onde ele cita que o Edinho como um jogador que queria jogar de titular, como não aconteceu, ele era um dos caras que "Tumultuou" o grupo. Acho que faltou realmente mais cautela no jogo contra a Itália, atenção. As subidas de Leandro e Junior foram cruciais a meu ver. Mas para mim, o melhor futebol apresentado da seleção brasileira que já assisti.
Concordi
Na minha opinião o Telê perdeu a copa quando não levou Emerson Leão, o melhor goleiro que eu vi jogar, em 82 ele ainda tava voando, mas quem mandava ele ele, levou Valdir Peres que era um grande goleiro mas seria pela lógica reserva do Leão.
Bastante esclarecedora a entrevista.
Quarenta anos depois e a dor de cotovelo do Edinho persiste
Sem dúvida que a seleção de 1982 era muito vulnerável, basta ver a quantidade de gols sofridos...
Edinho foi muito zagueiro, eu concordo plenamente com as colocações dele !
😁😁 Muito zagueiro ? Tá brincando né ?
O cara tá morto pra se defender carai
Luisiana era muito melhor, do que ele.
Quem errou foi o Zico, ao perder o pênalti. Em 82 ,foi o Júnior, que , não fez a linha burra .
@@wellingthonchaves7053 😲 Eita...Que nunca ouvi falar
Edinho tá certíssimo! Serginho é "P" da vida com Edinho por causa disso. Mas a seleção de 82 tinha pontos fracos e pouca gente vê; só fala dos craques. Resumindo, Valdir Perez frangueiro, Luisinho zagueiro de clube e Serginho perna de pau.
Telê testou Sócrates de centroavante e não deu certo; mas, tirando Valdir, Luisinho e Serginho, já era suficiente.
O maior erro foi o corte do Reinaldo. Com Ele o time seria quase imbatível. Isso somado às contusões de Joãozinho (do Cruzeiro) e Zé Sérgio (do São Paulo) e Careca (o reserva natural de Reinaldo) criaram um hiato difícil de ser preenchido.
Pra mim era pra se Reinaldo e careca os melhores CA dos anos 70 e 80 eu tiraria Eder Aleixo e botaria Zico e Sócrates pelo meio e colocaria Cerezo e Falcão
O Reinaldo foi cortado por problemas físicos. Ele era o titular. Depois o Careca também foi cortado por problemas físicos.
Quem errou foi a CBF que deveria ter escolhido treinador da seleção o vitorioso e competente Rubens Minelli e não o teimoso Tele que simplesmente deixou de fora da copa um goleiro experiente , seguro e que tinha experiência de três copas do mundo duas como titular , Leão era infinitamente melhor goleiro que Valdir Peres !!!
Minelli ou Ênio Andrade . Até mesmo Carpeggiani campeão do mundo pelo Flamengo .
Discordo. Telê era mágico.
Telê foi um excelente técnico, mas eu não levaria nenhum dos 3 goleiros. Pra mim, os 3 goleiros seriam Leão, Raul e Mazaropi
@@CanaldoViana10Um mágico iria ter pelo menos discernimento pra saber do real perigo que estava acontecendo.
A Itália fez o papel que era para o Brasil ter feito.
Dar a bola pra eles e sair nos contra-ataques.
Teve três chances pra isso, no 0x0, no 1x1 e no 2x2.
Um mágico teria observado que o Cerezo iria arruinar o time a qqer hora, depois do lance do segundo gol.
Não deu outra, o terceiro gol foi um escanteio que o Cerezo deu de graça pra Itália.
Um mágico teria descoberto que, pelos gols que o Valdir Peres já tinha tomado na copa, ele não era um goleiro confiável para aquela partida.
Que o Brasil iria precisar de um centroavante matador, e esse tava no banco de reservas, não um pereba igual o Serginho Chulapa.
E verdade amigo Tinha que ser o técnico da Seleção brasileira na copa 82 e 86 o Rubens mineli ou Ênio Andrade.o Tele Santana éle deixou muito jogadores boms de fora .em 82 deveria ser o Leão não o Valdir Peres. Em 86 o Renato Gaúcho deveria ter indo pra copa não o Muller. Tele foi pra duas copas não ganhou nem uma das duas de teimosia e burrice. Técnico de seleção brasileira quando começa com teimosia aí que atrapalha a seleção e não ganha a copa
A Itália de 82 era um timaço. Temos que admitir isso também.
Com certeza. Entraram de salto alto. Jâ ganhamos. Pelo fato de ter metido 3x1 na argentina. Substimaram os Italianos.
Retranca pura.
@@francilandio8513 a Itália teve gol mal anulado, pênalti no Rossi e ainda desperdiçou uma chance clara com o Rossi que retranca boa hein kkk
@@allancesar6718 falta no Zico dentro da área , gol que Serginho tirou do Zico tem isso também escanteio do terceiro gol de Rossi, escanteio não existiu.
Nos vamos chorar muito ainda, mas o jogo é jogado. Itália ganhou. Ponto.
Ele insistiu com Serginho, detalhe que Zico e Roberto dinamite se enfrentaram inúmeras vezes e jogaram na seleção e nunca perderam...e o tele cedeu as pressões da imprensa paulista pelo Serginho...a seleção de 82 na minha opinião teve o seu auge antes da copa, pois venceu amistosos contra grandes seleções como Alemanha...e de fato enfrentou dois seleções de ponta, a campeã Argentina, e a Itália que vinha mal na copa
que imprenssa paulista Serginho éra artilheiro talvez a copa que deveria ter jogado foi a 78 aquêle jogo que o Roberto jogou contra a argentina e perdeu gool cara a cara com fijol em 82 tele queria transformar Serginho em uma "freira" quem realmente entregou o ouro foi cerezo e junior a Itália jogou muito zico e cia foi engolido
Eu concordo com o Edinho o tele Santana nunca pensou na equipe de uma forma plena , ele fazia o que a sua cabeça pedia , deixou o Roberto dinamite fora e deixou o Serginho o tempo todo jogando e pra mim ele nem era pra ser convocado .
Eu sou vascaíno . Nos amistosos antes da copa o Serginho foi melhor . Teve um jogo do Brasil contra a Tchecoslováquia que a torcida paulista pró Serginho vaiou o Roberto desde o primeiro toque na bola até o final . Ele acabou jogando mau . Isso o queimou. O esquema do tele acho que não era' bom para ele já que no Vasco que tinha jogadores inferiores a seleção ele arrebentava . Não foi tão injusta a convocação do Serginho . Se bem que não confiaria nele porque era' jogador violento encrenqueiro . Tele Santana não sei como teve coragem de chamar um jogador desse perfil . Acho que era'um puxa saco do são Paulo FC. Mas o chulapa na partida contra a Argentina teria que ter saído e entrado o Roberto . O técnico cabeça dura foi com ele até o final infelizmente.
O Serginho já era reserva do Careca que era reserva do Reinaldo. Como ambos se machucaram ele assumiu. E nesse time ele fazia o papel de pivô para Éder, Falcão, Zico, Sócrates e Junior. Basta assistir os jogos. Foi uma opção do Telê
Carlos, Leandro, Edinho, Mozer e Junior; Cerezo, Cerezo, Falcão, Sócrates e Zico; Dirceu e Dinamite. Considerando que Reinaldo, Careca e Zé Sérgio estavam contundidos e o tal do Eder era um jogador mediano que não jogava pro time. Detalhe, com essa zaga o Paolo Rossi não ia nem tocar na bola. E ainda teria levado o Júlio César Uri Geller pra disputar a posição om o Dirceu.
Careca e Reinaldo, infelizmente foram cortados...
Nunca consegui intender pq serginho chulapa . Pior atacante que vi jogar .
Não entendo
Falar com Edinho sobre 82-86. Devem falar do erro do Coutinho e colocar ele na lateral Esquerda e deixou o Marinho no Brasil . Marinho na época melhor lateral do mundo. Saudações Tricolores e obrigado Edinho pelo amor
E dedicação ao Fluminense
A copa de 78 tava até mais acessível ao Brasil que as duas seguintes. Uma pena. Duas copas que estavam na mão
Nas mãos da Argentina né brother, depois da " incrivel" goleada sobre o Peru por 6x0, rsrsrs mas vamos concordar que se o Brasil ganha da Argentina, aí Simm, rsss
Marmelada 6 a 0 arranjado
Não . 78 foi arrumada para a Argentina.
@@carlosalbertodossantosrang233 duvido que se iam validar aquele gol que o Roberto perdeu . Tudo estáva arrumando para eles ganharem.
Nunca uma copa tá na mão.
2006 é a maior prova.
Nesse ponto de vista concordo com Edinho , sem dúvida , um abração aqui de BH
O terceiro gol , a culpa não foi do Cerezo .Quem deu mole foi o Júnior. Eu não sei porque ele ficou agarrado na trave.Foi muito infantil.
Junior ke entregou a copa . Cerezo ganhou culpa
Os 2 gols italianos foi culpa desse cuzão, no 1° gol, Bruno Conti avança pela direita o canalha recua dando espaço,será que ele não aprendeu que não se marca dando espaço mas avançando, se por ventura ele toma o drible tem outro na cobertura ai é feita a inversão para a esquerda Cabrini domina e alça pra área , ninguém acompanha o Paolo esse avança e marca ai ele dá o migué de chegar atrasado
A culpa de cerezo:
Assim que esse recebe de Leandro e vai tocar, veja que entre o Paolo há o Luisinho e mais um , a bola se não fosse tocada no pé ninguém corria, o Paolo malandro, rouba avança, e o Luís nem pra fazer falta fica comendo mosca, mas a culpa recai toda sobre o Cerezo
3° gol cabaçada do Júnior ficou sozinho na pequena área dando condição, depois levanta o braço pra pedir impedimento trouxa
Só pra finalizar, o gol do Antononi fora legal o juiz pra compensar o pênalti no Zico que não foi dado fez aquela lambança, ainda que tivesse dado, seria 4 x 3 pra Itália logo íamos perder de qualquer jeito
Ele jamais vai dizer isso porque é carioca
Só para completar, no gol do Falcão o Cerezo corre por trás dele para ir no vazio, a zaga abre por conta desse movimento e o Falcão enche o pé.
Se fosse um jogador desses queridinhos da imprensa diriam que o gol foi "50% do Cerezo".
A imprensa carioca ( flamenguista) não podia queimar o Júnior,logo culparam o Cerezo. Uma mentira repetida várias vezes,torna-se uma verdade. Mesmo admitindo que Cerezo falhou,depois a seleção Brasileira empatou o jogo,o que daria a classificação. Do jeito que falam,parece que Júnior nem participou do jogo,tamanha isenção que dão para seus erros durante todo o jogo.
Isso é recalque demais do Edinho por ser reserva do Luisinho. Futebol não existe receita pro sucesso.
FRITADOR.Esse Edinho ficou o tempo todo fritando o melhor beque daquela Seleção e um dos maiores da História,Luisinho.Pegou muito mal!Está aqui na minha retina...
Negativo, Paulo Rossi sapateou na cara do Luizinho. O queridinho do Tele cometeu três penalties contra a URSS que o árbitro nao marcou de propósito(paixões ideológicas da época). O Edinho deveria ser o titular, era melhor marcador e seria o encarregado de anular o Paulo Rossi.
E o Treinador da Seleção em 82 tinha que sido o Rubens Minelli
Me lembro vagamente desse nome. Quais eran as características dele?
Uma pergunta .Na copa de 82 se o técnico do Brasil fosse o Telê Santana de 92 à 94 o Brasil teria perdido a copa?
Edinho vc é um fanfarrão, Itália fez 4 gols legítimos sendo um inválidado injustamente,já vi e revi esse jogo várias vezes e até grito de olé teve....Seja homem!
De novo falando do Cerezo...desta vez em relação ao 3°gol ( aquele que só ficou 1, tirando o Rossi do impedimento ). Numa outra ocasião ele falou que o Cerezo "atrasou aquela bola no meio".
Nenhum comentário a respeito da desastrada jornada do Júnior.
E se os reservas jogassem mal contra a Nova Zelândia ( a moleza ) voltariam os titulares.
E quem foram os reservas que não gostaram ? Aqueles que "a energia não ficou boa".
A energia do Edinho é que não é boa.
Não para em nenhum emprego.
Realmente o Júnior ficou dando condições a Paulo Rossi fazer o terceiro gol
Você pode observar no gol de Falcão só fez o gol porque o Cerezo correu por trás levando três adversários com ele aí ficou meio aberto e o falcão empatou o jogo o Cerezo foi um grande jogador e fez uma ótima Copa do Mundo
Energia boa? Nem a da cidade, rapá!
Jogador CONVOCADO pra uma seleção, é porque tá, e é um dos melhores da atualidade.
Edinho tinha que entrar sim.
Esses pseudos torcedores CONSERVAS, faz-me rir viu....kkkkk
Cerezo era monstro...e Junior sempre entregou a paçoca.
Edinho foi injustiçado pelo burro Tele! Cerezo e Luizinho dois mineiros covardes! Na hora que precisou deles afrouxaram! Comandado por um técnico birrento e bairrista😜 Edinho deveria ter falado do Éder e do Serginho que ganharam grana para comemorar junto a placas de publicidade 😉 Por isso o Brasil perdeu, não era um grupo unido😉 Éder quiz ser estrela e não passou bola para Sócrates fazer gol, e perdeu bola para Screa da Itália. Sócrates disse se fosse o Zé Sérgio no lugar do Éder, passaria bola para ele fazer gol! Estrelismo ferrou também a conquista da Copa de 82 😔
Leão; Leandro, Oscar, Edinho, Junior; Batista, Falcão, Sócrates, Zico, Eder e Careca... Esse time na nunca perderia...
Edinho foi um grande zagueiro,líder dentro de campo.
não dá pra negar
Tinha que ser o titular da camisa 4 da selecao ja em 82!
Alem disso,tinha muito vigor fisico,gritava e orientava os companheiros em campo e quando necessario,peitava os adversarios!
Eu acho que tanto ele quanto o Carlos, deveriam ser os titulares daquela seleção, pois o Carlos era goleiro a frente do seu tempo em termos de colocação, reflexo e elasticidade, do qual ele provou em 1986, fazendo uma bela copa do mundo.
@@amosamaralmarao7846 Luizinho era um quarto zagueiro muito bom
@@e.p.m5152 Luizinho e Edinho séria o cara pra ZAGA
Quatro anos depois, o cruzamento que originou o gol da França passou por ele, avenida Edinho.
Edinho jogou muito na Copa do Mundo de 1986 ao lado de Júlio Cesar, este eleito o melhor zagueiro daquela Copa do Mundo. Edinho fez, inclusive, um golaço. Onde você tirou que Edinho era "avenida". A "avenida" na marcação era o Júnior, que era um craque com a bola, mas não sabia marcar.
So que o Brasil só levou um gol na Copa de 86.
@@carlosvasconcellos8593 Está devidamente equivocado, disso tenho certeza. Josimar foi eleito o melhor lateral-direito do torneio mundial de 86
Subscrevo Incondicionalmente concordo plenamente com Adilson, além do mais,foi um jogador muito desleal
@@carlosvasconcellos8593 Na enquete da FIFA, Brown da seleção da Argentina, surgiu com grande expectativa,de fazer parte da seleção do torneio mundial de 1986. Evidentemente não tenho certeza que tenha sido escolhido, Brown,sem sombra de dúvidas,foi ventilado
Não vejo o Edinho com toda essa bola pra falar tudo isso, tínhamos uma maravilhosa seleção, infelizmente perdemos mas o professora Tele Santana um grande treinador, Sr Edinho era reserva mesmo.
Acho que você não viu Edinho jogar. O titular de 82 sumiu do mapa, ninguém sabe quem é onde mora e se está vivo.
Um absurdo o Edinho, Batista e Roberto Dinamite serem reservas. Nem quero falar do gol, pois tínhamos Raul e Leão. Enfim, o chororo de 82 será eterno.
Certissimo Edinho, foi um dos maiores zagueiros que vi jogar jogava muita bola. Tinha vaga como titular poderia ter entrado na cabeca de area sabia jogar ali. Corretissimo o se comentario. E no ataque o Roberto esquentando banco pro Serginho. E dose. Tele foi o unico culpado da tragedia do sarria.
Perfeitas colocações!
O Edinho tem razão , o Tele era muito teimoso e perdemos a Copa por culpa do treinador , e dos jogadores que não souberam fazer a leitura do jogo , pois o empate era nosso .
No esquema do Telê de 82, o quarto zagueiro tinha que ir para o araque. Escalou o Luizinho, o que já jogava assim era o Edinho.
Telê foi muito exaltado porém tem muitos erros nas copas de 82 e 86
Cerezo e Serginho foram o grande erro daquela Copa
Sim. Deveria ter jogado o Dudu e o Roberto, mas Telê não gostava do Vasco.
Tinha que ter armado um sistema defensivo melhor e com Roberto na frente . Provavelmente teria ido mais longe .
@@marcellodasilvarego7224 Roberto Dinamite faria gol em todos os jogos com um meio campo daquele armando as jogadas pra ele. O que o Serginho perdeu de gols na copa do mundo foi um absurdo.
@@kadu745 o técnico tinha alguma birra com ele .por isso não o colocava no banco . Depois da copa o edu irmão do Zico dirigiu em alguns jogos a seleção. Talvez fosse melhor ter ficado com ele .
Comparar Dudu com Cerezo é uma heresia. Que absurdo.
Sou historiador então, acho maravilhoso quando me deparo com algum tipo de revisionismo 1que meio que conserta formas de discurso e visão
Edinho tem razao p tele leva o Roberto Dinamite e o deixa no banco o Edinho teria que ter sido o titular.Verdade Edinho o Brasil tomou 3 gols de bobeira da Italia e vc Edinho fala a verdade mais a verdade doi para alguns.
Roberto Dinamite estava contundido.
@@brazgardini5165 Mentira.
@@brazgardini5165 Careca e Reinaldo que estavam lesionados, Dinamite estava muito bem
Edinho deu mais uma carioada. No terceiro gol, Cerezo recuou de cabeça para o goleiro, que não chegou. Escanteio, a zaga rebateu, todo o time saiu, para deixar o time italiano impedido, menos Júnior, que ficou dentro do gol e tirou o impedimento de Paolo Rossi. Curiosamente, ele pede impedimento...kkkkkkkkkkk
Você não viu isso, Edinho?
Edinho , foi um excelente zagueiro , mas foi muito infeliz no que diz ! Mas o Brasil perdeu pra Itália por motivo de falhas individuais ,, Edinho , tava despeitado por Luizinho ser titular
Tele errou feio, em não colocar o Edinho como titular. Ele era muito mais craque do que o Luizinho. Foi uma tremenda mancada do nosso querido Tele.
@@jacyponciano3858 Melhor do que Luisinho tecnicamente!
Edinho foi um jogador extremamente desleal, enquanto o outro jogava com classe e categoria. Evidentemente respeito sua opinião democraticamente
PURA VERDADE! Naquela copa de 82 trabalhava na rádio Mauá, inclusiive estive em Sevilha. Quanto a sua história narrada testemunhei esse episódio,mas,existiam descontentamentos de alguns jogadores, sem sombra de dúvidas, além do mais,uns não dirigiam-se perante outros. Sinceramente,na minha opinião, Serginho foi o modelo de ética, acima de tudo, dedicado nós treinamentos
Concordo 100% com o grande Edinho ídolo gremista 1989!
Discordo 100%
Todos nós brasileiros ficamos dececionados com o TELÊ SANTANA. Ele foi teimoso, arrogante e prepotente. Ele pagou caro no jogo contra a Itália... Agora, ficam afirmando que foi uma das melhores seleções. A seleção apostava nos quatro ídolos. Falcão, Cerezo; Sócrates e Zico...Eu já vi muita noiva, voltar do altar. A seleção italiana, mereceu a Vitória.
Todos nós não
Eu não fiquei
O time de 82 ideal seria: Leão, Leandro, Óscar, Luisinho, Júnior, Cerezo, Falcão, Sócrates, Zico, Careca, Dinamite.
Aí Careca se machuca, e Telê cismou com Leão e com Dinamite
Careca e Roberto se contundiram, e como tiraria o Eder?
Sem chance.
Eder joga dama?
Pulo Isidoro deveria ser titular.
Usou droga tiago? Dinamite nem jogou
@@wilsonsousa3391 Não jogou pq o Telê era burro, Chulapa caneludo só chutava a bola na lua, enquanto tinha um Dinamite no banco.
No final, tudo aconteceu como tinha que acontecer. Até hoje o mundo todo lembra desta seleção. São coisas do futebol. Foi muito mais divertido que a chatissima copa de 94, com aquele futebol agonizante, burocrático.
Esse grupo dirigido por Tele( um tecnico que pecava pelo preciosismo)nada ganhou e em Copa do Mundo não passou de um quinto lugar(82 e 86) ,simples assim.O grupo campeão em 94, ganhou uma Copa América em 89 , algo que não ocorria desde 1942.
@@fernandobrant6523 Quando a pessoa fala "simples assim" possivelmente estamos diante de um simplista. Aí eu não discuto. É difícil trocar idéias e debater conceitos com um "simples assim".
@@otonielsantos9722 Esbobe , simples assim.
Comentaram, e corretamente , que aquela geração não ganhou nada
( somente lembro de um torneio pelo bicentenário dos EUA) contra a Itália. Na Copa de 1982 a Nova Zelândia era uma , com todo o respeito, uma ' galinha morta ' e a ' genial seleção 'poderia ter feito de verdade até uns oito gols nela .Somente a Itália ofereceu dificuldades, e aí....a arrogância e o comportamento delirante da torcida brasileira, além do interesse da TV em promover a copa , e de empresas em vender coisa e anunciar a si própria e produtos , clubismos que colocavam Zico e Sócrates quase no nível de Garrinha e Pelé ( quase, pois tiveram o senso de ridículo de não fazer isto ) levaram à derrota.
A melhor tradução disto foi feita no quadro humorístico do programa P planeta dos Homens, por Jô Soares com seu personagem Zé da Galera que corintiano todo sofria com o Corinthians ( e chegou a fazer uma ótima brincadeira com o derrota do Corinthians para o Vasco da Gama por 5X 2 , na volta de Roberto Dinamite ao Vasco , e que fez os cinco ( 5 ! ) gols do Vasco. O Sócrates bateu um pênalti cheio de pose, e o Jo debochou) . Jo cantou a música Boa Carinho Voa, cantada pelos jogadores da seleção de 82 , só que com um rifle na mão e deu três tiros e ...matou o passarinho ( como fez a seleção italiana). Ah! Saudades do melhor técnico do Brasil e do Mundo !!!
Lembro de outros excelentes como Lazaroni e um chamar o Tite.Lembro de seleções brsileiras onde todo mundo foi para o ataque contar uma Croácia que queria somente um ataque e levar a decisão da partida para os pênaltis, e fez isto , graças a brilhante seleção brasileira, ao ' craque ' Neymar ( que sempre será Júnior) e Tite , que não jogou contra nenhum a equipe europeia boa em quatro ( 4) anos e perdeu a Copa América para a Argentina ( que ganhou a Copa da ' imbatível " França cujo lema é Liberte, Igualite,Vanci .é ' , disse isto da seleção de futebol não do país.
Pombas, querer jogo somente bonito !
Melhor ir a uma gafieira e ver gente dança samba muito bem dançar lindamente, ou ir ver gente dança bem frevo, ou melhor ainda, dançar bem está a danças ! Futebol é competição, não é necessário jogar feio, mas é melhor jogar feio e ganhar do que jogar lindamente e ..'morrer na praia '.
A seleção de 1982 foi boa , mas não era competitiva, formada por uma geração que não tinha espírito de campeã, e um técnico que era um gênio de meia tigela.Foi um jogador muito útil ai Fluminense, mas longe de ser craque
Falam mal do Zagalo mad este foi bicampeão mundial 58- 62 como jogador, campeão como técnico 70, como supervisor técnico 94 , e melhor jogador do que o Telê. E eu não sou botafoguense.
Seleção de 1982 ? Um blefe .
@@marcelodeborjareismendes1884 Nada a ver.
Os culpados pela derrota foram Cerezo e Luizinho.
Sou torcedor do Vasco, mas sempre achei que Edinho foi o melhor zagueiro da década de 80, não poderia ser reserva de nenhuma Seleção.
Concordo.
E Roberto Dinamite tinha que ter sido titular com as contusões de Reinaldo e Careca.
Foi artilheiro em fazer gols contra adversários juntamente com Renê do Vasco
@@armandobarbosa2914 sou grêmio. Rapaz, o gol que Edinho fez contra a Polônia em 86
aumentou o remorso de telê em não tê-lo colocado para compor com oscar na zaga de 82. Os técnicos dos times da Europa consideravam Edinho entre os melhores do mundo naquela época.
@@karamoojobell Torço pelo Bangu aliás,desde 1962i inclusive havia sido privilegiado em acompanhar carreiras de grandes craques . Quanto ao Edinho nunca foi grande jogador, aliás um tremendo carniceiro ainda por cima,foi o maior goleador de gols em favor dos adversários (5 gols). De que jogou no Bangu concedeu uma entrevista a uma emissora de rádio da capital do Rio de Janeiro. Afirmando categoricamente que Edinho foi um dos jo mais desleais que enfrentou na vida. O maior quarto-zagueiro da história do Fluminense foi sem sombra de dúvidas, Ricardo Gomes. Áureo que foi um quarto-zagueiro do Grêmio por excelência,na década de 60. Indubitavemente,foi muito clássico, além do mais o zagueiro de área Airton também foi espetacular. Hugo De
Muito fácil criticar após o resultado final. Fomos vítimas de uma fatalidade, coisas da vida. O futebol é também isso; às vezes se ganha, às vezes se perde… GRANDE TELÊ SANTANA, REP!
Fatalidade é o cacete!
Vim aqui depois de uma pesquisa sobre o zagueiro Luisinho pra conhecer de onde ele saiu e como tá hoje. E vi uma entrevista dele dizendo(mais recente possível) que o Sr. Edinho queria ganhar a vaga no grito , incluindo a esposa do Edinho dando entrevista pra pleitear a vaga do marido,coisa surreal!!!!
Tanto que o Serginho em defesa do Luisinho pegou birra do Edinho.
E na boa ,pelo que Edinho fala aí,quer culpar os companheiros:"Ah que ninguém gritou", "Luisinho e Oscar eram calados' tremenda falta de respeito,por isso q concordo com a linha do Serginho falando q a seleção não era unida.
Perdeu pq do outro lado tinha um time competitivo,tanto que ganhou o Mundial,isso é futebol!!
É verdade
Tomar 3 gols de bobeira numa Copa, vc acha normal? Tá de brincadeira, só pode...e o Serginho pelo futebolzinho apresentado, não tinha moral nenhuma de palpitar em nada...
@@PauloCesar-Golf ele fala isso pq tava no banco.
Nessa copa, foram algu s pequenos erros que sucumbiram no final.
- O Raul era o melhor goleiro do Brasil
- O Roberto Dinamite era o melhor centro avante.
- O Leandro, caracterizado como o melhor lateral, podia ser para o Flamengo, era quase bom em tudo, não faria falta.
Muito cômodo esse comentário do Edinho depois de tanto tempo, querendo culpar o Tele Santana. Já vi entrevista do Serginho dizendo que não tinha união entre o grupo.
estranho isso né? vários jogadores vem a público depois...
Concordo!!! Pq não disse isso na época. Pq lembro que muitas entrevistas foram dadas sobre isso. Enfim , se vc não esquece o passado e as frustrações que acontece nele (Não sei se é o caso do Edinho) ele volta, te assombra e se vc não assume teus erros e etc , vc acusa os outros.
Ainda mais com a pessoa morta e sem poder se defender. Quem perdeu aquela copa foram os jogadores desleixados na marcação do Paulo Rossi, um goleador já conhecido por todos. Se fosse o contrário a Itália iria marcar o careca se ele tivesse ido pra copa, pois ele já era camisa 9 que desequilibrava, e mesmo sem recursos na época, o boleiro sabia quem eram os craques de cada seleção.
NÃO HAVIA, MESMO, O CEREZO DEU UM PASSE NA PARALELA DA GRANDE ÁREA, P/ O JÚNIOR, PAOLO ROSSI AGRADECEU. SALDANHA RESSALTOU ISSO, NA ÉPOCA: " LANCE QUE SE APRENDE, COMO PRINCÍPIO DE PELADA". MAS, O EDINHO ESTÁ CERTO. AS INJUSTIÇAS PODEM E DEVEM SER LEMBRADAS, POR SEREM ATEMPORAIS.
Gostaria que perguntasse ao Telê em vida, pq uma seleção que jogava pelo empate em 3 ocasiões, quando estava 0x0 1x1 2x2 , ele não pediu pra fechar a casinha? Treinador totalmente incompleto, essa é a verdade, futebol é feito defesa, meio e ataque, pra ele só existia ataque.
nessa seleção faltou o goleiro Leão, o volante Batista no lugar de Serezo e Roberto Dinamite no lugar de Serginho Chulapa
O Leão passeou em duas copas e levou passeio em outras duas e seria campeão justo na que não foi... Se liga Zé Mané !!!!!
@@wagnercabrerisso5986 Campeão mundial de 1970
Esse foi o grande erro. Leão era de longe o melhor goleiro do Brasil em 82 mas batia de frente com os treinadores e Tele era teimoso. Serginho foi inexistente na copa.
Não diga bobagem!
Leão era desagregador, já tinha disputado 3 copas e nunca fez nenhum milagre. Ficou marcado mais por agredir Marinho Chagas do que por uma grande atuação.
Bob Dinamite também estava na seleção desde 74 e nunca vingou.
Concordo em relação ao BATISTA.
E o que mais faltou mesmo foi um pouco de humildade daquele treinador ARROGANTE, que não aprendeu a lição!
Sua arrogância também em 86 o fez cortar O MELHOR JOGADOR DO BRASIL naquele momento (Renato Gaúcho), e com isso perdeu outra copa!
E tem gente na imprensa que diz que esse prepotente foi o melhor técnico que o Brasil já teve!
Faltou Careca.
O time de 78 e 86 era mais apto para ganhar uma copa que o de 82 . 0 time de 82 era para campeonato de pontos corridos ... A derrota faz parte do futebol , nem sempre o melhor ganha.
O Brasil em 82 conseguiu correr atrás do empate duas vezes, ou seja o jogo estava atípico. Tele deveria fechar o time : tirado Falcão e colocado Paulo Isidoro, tirado Serginho e colocado Roberto Dinamite.
Pessoal endeuza o Tele e nao ganhamos COPA do mundo por causa dele.Turrao nao ouvia ninguém e não levou o Renato Gaúcho e o Leandro por orgulho e soberba. Os caras pediram desculpa e o Zico e o grupo todo pediu pra ele levar. Renato Gaúcho vuando..e ele nao levou...
Discordo em relação ao Leandro, ele mesmo já não estava mais afim de jogar na lateral, já não tinha o mesmo vigor , principalmente p/ aquelas altas temperaturas lá do México, sem contar que infelizmente ele era muito sem sorte em contusões, tanto que encerrou carreira um pouco antes, e jogando não na lateral , mas de zagueiro.
E não levou o Eder, que também estava ótimo, por causa de uma reação contra um defensor do Peru, que o agrediram.
Serginho Chulapa e Cerezo era pra ter ficado fora, com Zico, Falcão, Sócrates, etc...
O Brasil entrou em campo muito confiante pra ganhar da Itália, Cerezo atrasou uma bola ,e Paulo Rossi foi fulminante, fez o segundo gol
Ele foi um dos jogadores que tentaram conturbar o ambiente da seleção de 1982, nunca se conformou em ser reserva do Luisinho, que foi um grande jogador. Comentários oportunistas...
Tá explicado pq todos da época chamavam o Edinho de traíra
Essa seleção de 82 para mim é megaultra superestimada, tinha grandes jogadores mas não tinha um time, só jogou bem contra a Argentina. Mesmo tendo apenas 02 anos nessa época, acompanho entrevistas, documentários sem viés saudosistas e todos são unânimes em dizer que Valdir Peres, Serginho Chulapa, Cerezo não eram os mais qualificados no momento para as posições, mesmo que alguns contradizem dizendo que eles viviam um bom momento em seus times, Leão e Roberto Dinamite seriam os mais qualificados para aquela Copa. Agora a Copa de 86 foi mais política que futebol, basta ver uma entrevista do Evaristo de Macedo que era o técnico antes do Telê, em entrevista para o Cajuru, o Evaristo disse que a CBF o pressionou para convocar o Sócrates por pressão da imprensa, e todos sabem do temperamento do Evaristo que logo depois desse episódio saiu da seleção dando lugar ao Telê.
boa
Até o próprio não era' tão qualificado assim . O técnico acho que deveria ser o Ênio Andrade . Último grande título do tele foi em 71 com o Atlético mineiro.
O centro avante era o Careca, que se machucou na véspera da copa
@@Kovalski1979 o centroavante titular era o tonto do Chulapa. Careca até jogava de reserva quando se machucou
@@marcellodasilvarego7224 Vc está correto, obrigado pela informação
Rende muito porque por trás do "fenômeno" Telê 82 e 86 existiam as mídias carioca e paulista e até mineira ( nem todas) que faziam pressão para com o objetivo de manter deteminados jogadores , isso só a ponta do iceberg . Só uma dica , em 92 e 93 Telê reformula ideias e ganha 4 títulos internacionais só que com o São Paulo , muito bom para um treinador que havia dirigiu seleção Brasileira de 81 a 82 e depois de 85 a 86 e ganhou ZERO títulos, sendo que nas Copas não passou de um quinto lugar.
Mesmo c/ o erro foi a melhor seleção que existiu até a Ultima que seleção que tivemos nos ultimos tempo.
E o Telê não usou o Roberto Dinamite, não usou o Edinho por escolha política (...), não convocou o Leão (um dos melhores goleiros do mundo), não convocou o Reinaldo (um gênio que resolveria o problema lá na frente criado pelo cone do Serginho), não convocou o Júlio César Urigueller (um dos maiores ponta esquerda da história do nosso futebol), não usou o Zé Sérgio, barrado por Éder que só sabia chutar bem (...), não barrou o Cerezo por questão política (...) desequilibrando o lado direito do time além de sobrecarregar Zico e Sócrates por diminuir a produtividade deles no meio e na grande área onde eram fatais e finalmente não valorizou o grupo fazendo mudanças necessárias naquela tragédia do Sarriá....
Os reservas chegaram a dar uma goleada nós titulares.
valia nada
@@e.p.m5152 até pode ser . Mais havia um problema na parte defensiva . 82.
E na escalação do centro-avante, não errou em 1982/86?
Nenhuma seleção foi perfeita, porém tem as que foram campeãs.
Concordo plenamente, a diferença é que, quando ganha, os erros são esquecidos, ser campeã sem nenhum erro, ninguém consegue mesmo!
Concordo plenamente com Edinho, aquele esquema tático do Brasil era suicida, Batista Edinho e Paulo Isidoro eram para ser titulares desde o início da copa, em copa do mundo tem que ter um poder de marcação absurda, se não volta mais cedo, exemplos as seleção de 94 e 02 marcação muito bem, eram inferiores a de 82, nas conquistam a copa do mundo, uma pena, por xausa do Tele perdemos a copa de 82 com uma geração maravilhosa.
Poucos lembram. Mas o ultimo amistoso do Brasil com a Alemanha em 1982 no Maracana gol de Junior o jogador Vitor do Flamengo foi titular e nao foi na Copa. Era um cabeça de area sensacional e jogava mais na proteçao dos zagueiros coisas que nao tinha na Copa e ai Paollo Rossi deitou e rolou.