Agradecemos seu carinho e seu comentário. ☑️ Aproveite e inscreva-se em nosso canal aqui no RUclips Clique: 👉 bit.ly/RUclipsRedeSeculo21 ✅ Assim, você ficará por dentro de todas as publicações e conteúdo
Não causou "cisma". O arianismo foi afastado das hostes católicas. Foi derrotado. Cisma veio em 1093, com o patiarcado oriental, depois o pior, em 1517 com Lutero.
@@periclestoledo2659 Mas o cisma oriental veio também na discordância da filioque. Para eles o espírito santo precede apenas do pai. Apesar de acreditarem na igualdade entre as três pessoas da trindade como Deus.
Paz e bem! Agradecemos seu carinho e seu comentário. ☑️Inscreva-se em nosso canal Clique: 👉 bit.ly/RUclipsRedeSeculo21 ✅ Assim, você ficará por dentro de todas as publicações e conteúdo
Pra min o Arianismo é uma heresia óbvia, só não entendi o fato de 70 a 80% dos cristãos serem arianos, e mesmo assim só um Bispo ficou do lado de Ario no Concílio de Nicéia
Essa é fácil Fábio, primeiro acho que se pode duvidar destes 70% a 80%. Não daria nem tempo para Ário converter tantos em tão pouco tempo já que morreu em 336. Segundo, mesmo com um número grande de seguidores, isto não implicava que os bispos da época se converteriam ao arianismo só por conta do grande número de seguidores. Principalmente quando viram São Gregório Naziano e São Júlio I do lado da ortodoxia.
O magistério é infalível em assuntos de fé e os bispos são parte do magistério , logo poderia ter 99% de cristãos hereges mas eles ainda iam conservar a fé pois eles são direcionados pelo espírito santo, se vc quiser saber mais detalhado te aconselho a ler o catecismo!
Fiz a Minha profissão de fé na Igreja Sírian Ortodoxa abandonando algumas heresias da Igreja de Romana. A única coisa que ele falou corretamente. Fico muito triste que muitos pensadores romanos necessitam de fazer varias manobras pensativas para dizer que estão corretos.
Paz e bem Lucas Miranda. Agradecemos seu carinho, seu comentário. *Estaremos unidos em oração por amor, união, fé, saúde e conversão entre todos de sua família.* Bênçãos de Deus sejam derramadas sobre a sua vida e sobre as vidas de todos de sua família! "E eu vos digo: pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo aquele que pede, recebe; aquele que procura, acha; e ao que bater, se lhe abrirá." (Lc 11, 9-10). ☑️ Inscreva-se em nosso canal - Clique no 🔔 sininho👉 bit.ly/RUclipsRedeSeculo21
Roma tem a primazia e portanto heréticos são vocês. Aliás doidos para romper a comunhão e ter seus próprios patriarcas. A unidade foi desfeita por sede de poder e não por teologia.
O Espírito Santo procede do Pai, assim como o Filho, consubstanciais em suas hipóstases, e co-eternos. Não há "oikonomia" na Trindade. A Trindade É! (OWN, como transcrito na iconografia) "Eu 'ROGAREI' ao Pai e Ele vos enviará o Consolador" (João, 14:16). Cristo é o Mediador, não o Intercessor, como alguns protestantes afirmam, nem o Criador, mas sim o Redentor. É co-eterno, consubstancial e indivisível, mas são três hipóteses em uma única pessoa. Eis o mistério da SS. Trindade! O Espírito Santo vem, portanto, do Pai através do Filho, portanto procede do Pai. Com todo o respeito aos irmãos Romanos, "Filioque" é heresia, feita por um sínodo e chancelada por outras heresias do Bispo de Roma. Os demais Patriarcas da Pentarquia mantém decisão de Concílio Ecumênico, e não de sínodo ou de declarações com base em "dogma" herético de infalibilidade. Que Deus nos abençoe a todos e que possamos voltar à catolicidade verdadeira dos 7 primeiros Concílios Ecumênicos. No amor de Cristo, nosso Senhor e Salvador, pela intercessão da SS. Theotókos e sempre Santíssima Virgem Maria 🙏🏻
Só mais uma coisa... Aos 14:00 e seguintes do vídeo, aproximadamente, o Pe. diz que "para o Filho, o Espírito Santo procede do Pai, mas para nós, procede do Pai e do Filho". Ora, pode-se contestar o próprio Cristo, o Filho? Enfim, repito, que Deus nos abençoe 🙏🏻
Para nós seres humanos o Espírito Santo procede do Pai e do Filho porque não viria a nós se o Filho não fosse ao Pai obter dele o Espírito para os homens. É uma questão de léxico: Na trindade imanente é assim que acontece mas na trindade econômica, ou seja, para que o Espírito chegasse aos homens pelo Pentecostes Jesus teria que ir ao Pai para que o Pai transmitisse o Espírito Santo aos homens, então ele procede do Pai E do Filho (filioque), já que é preciso que o filho intervenha no processo.
O Espírito Santo procede do Pai e (filioque) do Filho, porque se o Filho não vai ao Pai o Espírito não vem até nós. É de uma ação de Cristo que o Espírito chega à Igreja. A igreja sempre creu assim, os ortodoxos furaram essa crença no primeiro credo e não acataram a autoridade da Igreja de Roma, que se pronunciou pela "filioque". Na verdade as igrejas orientais queriam um pretexto para romper a comunhão, não queriam mais ver a Igreja do Ocidente como tendo a "primazia" através do Bispo de Roma, sucessor de Pedro. A pregação de Pedro em Roma pode ser atestada pelo Édito de Tessalônica, pelo Imperador Teodósio, em 382. Ali se decreta a destruição da igreja protestante dos arianos, ou seja, os bispos que não aceitaram a conclusão do Concílio. Édito de Tessalônica: "“É nossa vontade que todos os diversos povos que são súditos de nossa Clemência e Moderação devem continuar a professar aquela religião que foi transmitida aos Romanos pelo divino Apóstolo Pedro, como foi preservada pela tradição fiel, e que agora é professada pelo Pontífice Dâmaso e por Pedro, Bispo de Alexandria, um homem de santidade apostólica. De acordo com os ensinamentos apostólicos e a doutrina do Evangelho, que nós creiamos em uma só divindade do Pai, do Filho e do Espírito Santo, em igual majestade e em uma Santíssima Trindade. Nós autorizamos que os que obedecerem a essa lei assumam o título de Cristãos Católicos; Porém, para os outros, uma vez que em nossa opinião, são loucos tolos, nós decretamos que recebam o nome ignominioso de heréticos, os quais não deverão ter a presunção de dar aos seus conventículos o nome de igrejas. Eles irão sofrer em primeiro lugar o castigo da condenação divina e, em segundo lugar, a punição que a nossa autoridade, de acordo com a vontade do Céu, decidir infligir. Publicado em Tessalônica no terceiro dia das calendas de março, durante o quinto consulado de Graciano Augusto e o primeiro de Teodósio Augusto.”
@@periclestoledo2659 Mas nada do que você falou prova a processão hipostática. A filioque é uma heresia se formos analisá-la num sentindo hipostático, pois de fato, no sentido de o Filho, do Pai enviar o Espírito aos homens isso é possível como vemos em João 15:26. Quando digo no sentido hipostático, me refiro a propriedade pessoal do Pai de ser causa, ser compartilhada com o Filho, o que é muito perigoso, pois gera um grande problema lógico e um desbalanceamento na Trindade, pois o Espírto Santo, para não ser menos Divino, também deveria compartilhar dessa propriedade, porém se este fosse o caso, teríamos um problema ainda maior, sendo este a automática existência de infinitas pessoas na trindade, pois se o Espírito Santo também possui a propriedade de causa, logo outra pessoa procederia do Espírito, e desta outra pessoa também procederia mais outra e assim, a procedência continua infinitamente. O fato de ser uma trindade, ou seja três pessoas unidas como um só Deus, sendo cada uma 100% Deus, já prova o ponto de que o apenas o pai possui a propriedade de ser causa, e desprova a filioque hipostática.
PADRE DOUGLAS P. BOM DIA! SERÁ QUE É DAÍ QUE VEM A CRENÇA DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ A RESPEITO DE JESUS DE QUE ELE(JESUS) NÃO É DEUS ENCARNADO E OUTRAS CRENÇAS DE QUEM É JESUS? ABRAÇOS E AGUARDO O SEU FEEDBACK.
É bem confuso. Na Bíblia nem é mencionado a palavra trindade.🤔 João 17:3 Fala que o pai enviou o filho.🤔🤔🤔 Como alguém envia outro, se é apenas um? Pouco antes de sua morte, Jesus orou ao pai dizendo que se fosse da vontade dele ( o pai) que lhe afastasse aquele cálice. 🤔🤔🤔 Como alguém ora para si mesmo, pedindo para que a vontade seja feita????
Deus pai , Deus filho( Jesus)e Deus Espírito Santo são um só Deus , porém se manifesta em três seres diferentes, Jesus orava por humildade e tbm pq o Messias foi uma professia dita por Deus Pai pela boca dos profetas , então para que se cumprisse tudo que foi dito no antigo testamento Jesus fazia a vontade do Pai , sendo eles um só, Cristo falou no evangelho que ele e o Pai são um só , e aquele que nega Jesus ele negará diante do Pai e quem der testemunho dele , Jesus irá testemunhar diante do Pai , logo eles trabalham numa cooperação pois são um só Deus que se manifesta em três pessoas. Eu não expliquei sobre o espírito santo , mas ele tbm participa deste mistério da fé que é a Trindade. E é complicado mesmo entender, pois nossa mente é pequena para enteder tudo sobre o nosso Deus que criou o UNIVERSO então não se preocupe se ficar perdida kskskskdkdksk é comum .
Por isto existe uma Igreja para explicar. Por isso Paulo fala: "A igreja é a coluna e o sustentáculo da verdade" e Pedro fala: "Nenhuma profecia é de interpretação pessoal", ou seja, é o magistério da igreja que explica e fundamenta e não a cabeça de cada um.
@@domarbitrov8678Já havia sido sim. Concílio de Cartago é anterior, e o de Roma também. Mas a questão é que todo esse desenvolvimento apresentado foi retirado das Escrituras pelos Santos Padres. Logo, citar textos bíblicos é chover no molhado.
Muito esclarecedor. Conteúdos como esse deveriam ser mais consumidos por nós católicos.
Parabéns pela explicação! Muito bom!! Sou Cristão da igreja Presbiteriana... Gostei da explanação sobre o Assunto.
Paz e bem!
Aproveite e ☑️ Inscreva-se em nosso canal
Clique: 👉 bit.ly/RUclipsRedeSeculo21
✅ E fique por dentro de todas as publicações e conteúdo
E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
João 14:16
Excelente explicação! Está de parabéns!
Agradecemos seu carinho e seu comentário.
☑️ Aproveite e inscreva-se em nosso canal aqui no RUclips
Clique: 👉 bit.ly/RUclipsRedeSeculo21
✅ Assim, você ficará por dentro de todas as publicações e conteúdo
Muito bom o vídeo, tirando os birutas dos comentários o vídeo é ótimo
excelente video e otima esplicação
Muito esclarecedo está dúvida que infelizmente causou o cisma, este vídeo deveria ser estudado por muitos católicos
Não causou "cisma". O arianismo foi afastado das hostes católicas. Foi derrotado. Cisma veio em 1093, com o patiarcado oriental, depois o pior, em 1517 com Lutero.
@@periclestoledo2659 Mas o cisma oriental veio também na discordância da filioque. Para eles o espírito santo precede apenas do pai. Apesar de acreditarem na igualdade entre as três pessoas da trindade como Deus.
Excelente!! Muito explicativo
Excelente
Paz e bem!
Agradecemos seu carinho e seu comentário.
☑️Inscreva-se em nosso canal
Clique: 👉 bit.ly/RUclipsRedeSeculo21
✅ Assim, você ficará por dentro de todas as publicações e conteúdo
🔥🔥
Pra min o Arianismo é uma heresia óbvia, só não entendi o fato de 70 a 80% dos cristãos serem arianos, e mesmo assim só um Bispo ficou do lado de Ario no Concílio de Nicéia
Essa é fácil Fábio, primeiro acho que se pode duvidar destes 70% a 80%. Não daria nem tempo para Ário converter tantos em tão pouco tempo já que morreu em 336. Segundo, mesmo com um número grande de seguidores, isto não implicava que os bispos da época se converteriam ao arianismo só por conta do grande número de seguidores. Principalmente quando viram São Gregório Naziano e São Júlio I do lado da ortodoxia.
O magistério é infalível em assuntos de fé e os bispos são parte do magistério , logo poderia ter 99% de cristãos hereges mas eles ainda iam conservar a fé pois eles são direcionados pelo espírito santo, se vc quiser saber mais detalhado te aconselho a ler o catecismo!
@@fonseca608 vdd pq os bispos da igreja sempre foram iluminados pelo espírito santo quando Jesus enviou o paráclito aos apóstolos
Não foi assim, a maioria estava com os bispos arianos, mas graças ao Espírito Santo, venceu a divindade de Jesus Cristo.
14:23
Prefiro o ensino ortodoxo...sem duvidas..
Mas tá errado.
@@foreveryoung4422 o ensino errado, mas ok. Espero que nesses dois últimos anos tenhas percebido isso.
Fiz a Minha profissão de fé na Igreja Sírian Ortodoxa abandonando algumas heresias da Igreja de Romana. A única coisa que ele falou corretamente. Fico muito triste que muitos pensadores romanos necessitam de fazer varias manobras pensativas para dizer que estão corretos.
Paz e bem Lucas Miranda. Agradecemos seu carinho, seu comentário. *Estaremos unidos em oração por amor, união, fé, saúde e conversão entre todos de sua família.* Bênçãos de Deus sejam derramadas sobre a sua vida e sobre as vidas de todos de sua família! "E eu vos digo: pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo aquele que pede, recebe; aquele que procura, acha; e ao que bater, se lhe abrirá." (Lc 11, 9-10). ☑️ Inscreva-se em nosso canal - Clique no 🔔 sininho👉 bit.ly/RUclipsRedeSeculo21
Heresias? Não. Simplesmente é uma questão irrelevante, e que vocês "Ortodoxos" fazem de espantalho para justificar um cisma político.
Roma tem a primazia e portanto heréticos são vocês. Aliás doidos para romper a comunhão e ter seus próprios patriarcas. A unidade foi desfeita por sede de poder e não por teologia.
Qual imperador Romano deu essa primazia? @@periclestoledo2659
Pelo o que eu me lembre a única igreja apostólica que tem um estado, dado por barganha politica é Romana...@@_aurelius
O Espírito Santo procede do Pai, assim como o Filho, consubstanciais em suas hipóstases, e co-eternos. Não há "oikonomia" na Trindade. A Trindade É! (OWN, como transcrito na iconografia)
"Eu 'ROGAREI' ao Pai e Ele vos enviará o Consolador" (João, 14:16).
Cristo é o Mediador, não o Intercessor, como alguns protestantes afirmam, nem o Criador, mas sim o Redentor. É co-eterno, consubstancial e indivisível, mas são três hipóteses em uma única pessoa. Eis o mistério da SS. Trindade!
O Espírito Santo vem, portanto, do Pai através do Filho, portanto procede do Pai.
Com todo o respeito aos irmãos Romanos, "Filioque" é heresia, feita por um sínodo e chancelada por outras heresias do Bispo de Roma. Os demais Patriarcas da Pentarquia mantém decisão de Concílio Ecumênico, e não de sínodo ou de declarações com base em "dogma" herético de infalibilidade.
Que Deus nos abençoe a todos e que possamos voltar à catolicidade verdadeira dos 7 primeiros Concílios Ecumênicos.
No amor de Cristo, nosso Senhor e Salvador, pela intercessão da SS. Theotókos e sempre Santíssima Virgem Maria 🙏🏻
Só mais uma coisa...
Aos 14:00 e seguintes do vídeo, aproximadamente, o Pe. diz que "para o Filho, o Espírito Santo procede do Pai, mas para nós, procede do Pai e do Filho".
Ora, pode-se contestar o próprio Cristo, o Filho?
Enfim, repito, que Deus nos abençoe 🙏🏻
Para nós seres humanos o Espírito Santo procede do Pai e do Filho porque não viria a nós se o Filho não fosse ao Pai obter dele o Espírito para os homens. É uma questão de léxico: Na trindade imanente é assim que acontece mas na trindade econômica, ou seja, para que o Espírito chegasse aos homens pelo Pentecostes Jesus teria que ir ao Pai para que o Pai transmitisse o Espírito Santo aos homens, então ele procede do Pai E do Filho (filioque), já que é preciso que o filho intervenha no processo.
O Espírito Santo procede do Pai e (filioque) do Filho, porque se o Filho não vai ao Pai o Espírito não vem até nós. É de uma ação de Cristo que o Espírito chega à Igreja. A igreja sempre creu assim, os ortodoxos furaram essa crença no primeiro credo e não acataram a autoridade da Igreja de Roma, que se pronunciou pela "filioque". Na verdade as igrejas orientais queriam um pretexto para romper a comunhão, não queriam mais ver a Igreja do Ocidente como tendo a "primazia" através do Bispo de Roma, sucessor de Pedro. A pregação de Pedro em Roma pode ser atestada pelo Édito de Tessalônica, pelo Imperador Teodósio, em 382. Ali se decreta a destruição da igreja protestante dos arianos, ou seja, os bispos que não aceitaram a conclusão do Concílio. Édito de Tessalônica: "“É nossa vontade que todos os diversos povos que são súditos de nossa Clemência e Moderação devem continuar a professar aquela religião que foi transmitida aos Romanos pelo divino Apóstolo Pedro, como foi preservada pela tradição fiel, e que agora é professada pelo Pontífice Dâmaso e por Pedro, Bispo de Alexandria, um homem de santidade apostólica. De acordo com os ensinamentos apostólicos e a doutrina do Evangelho, que nós creiamos em uma só divindade do Pai, do Filho e do Espírito Santo, em igual majestade e em uma Santíssima Trindade. Nós autorizamos que os que obedecerem a essa lei assumam o título de Cristãos Católicos; Porém, para os outros, uma vez que em nossa opinião, são loucos tolos, nós decretamos que recebam o nome ignominioso de heréticos, os quais não deverão ter a presunção de dar aos seus conventículos o nome de igrejas. Eles irão sofrer em primeiro lugar o castigo da condenação divina e, em segundo lugar, a punição que a nossa autoridade, de acordo com a vontade do Céu, decidir infligir.
Publicado em Tessalônica no terceiro dia das calendas de março, durante o quinto consulado de Graciano Augusto e o primeiro de Teodósio Augusto.”
@@periclestoledo2659 Mas nada do que você falou prova a processão hipostática. A filioque é uma heresia se formos analisá-la num sentindo hipostático, pois de fato, no sentido de o Filho, do Pai enviar o Espírito aos homens isso é possível como vemos em João 15:26. Quando digo no sentido hipostático, me refiro a propriedade pessoal do Pai de ser causa, ser compartilhada com o Filho, o que é muito perigoso, pois gera um grande problema lógico e um desbalanceamento na Trindade, pois o Espírto Santo, para não ser menos Divino, também deveria compartilhar dessa propriedade, porém se este fosse o caso, teríamos um problema ainda maior, sendo este a automática existência de infinitas pessoas na trindade, pois se o Espírito Santo também possui a propriedade de causa, logo outra pessoa procederia do Espírito, e desta outra pessoa também procederia mais outra e assim, a procedência continua infinitamente. O fato de ser uma trindade, ou seja três pessoas unidas como um só Deus, sendo cada uma 100% Deus, já prova o ponto de que o apenas o pai possui a propriedade de ser causa, e desprova a filioque hipostática.
Santo Tomás de Aquino já te refutou. Paz e bem.
PADRE DOUGLAS P. BOM DIA! SERÁ QUE É DAÍ QUE VEM A CRENÇA DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ A RESPEITO DE JESUS DE QUE ELE(JESUS) NÃO É DEUS ENCARNADO E OUTRAS CRENÇAS DE QUEM É JESUS? ABRAÇOS E AGUARDO O SEU FEEDBACK.
Creio que não amigo, as crenças dos testemunhos de Jeová vem de uma heresia chamada arianismo na qual foi refutada por Santo Atanásio de Alexandria
Não. Esses dissidentes também creem assim, mas isto só veio acontecer no século XIX.
É bem confuso. Na Bíblia nem é mencionado a palavra trindade.🤔 João 17:3 Fala que o pai enviou o filho.🤔🤔🤔 Como alguém envia outro, se é apenas um? Pouco antes de sua morte, Jesus orou ao pai dizendo que se fosse da vontade dele ( o pai) que lhe afastasse aquele cálice. 🤔🤔🤔 Como alguém ora para si mesmo, pedindo para que a vontade seja feita????
Leia o Catecismo da Igreja, ele explica certinho, temos que ter muito cuidado ao falar da Trindade, pois é muito fácil cai em heresia
Deus pai , Deus filho( Jesus)e Deus Espírito Santo são um só Deus , porém se manifesta em três seres diferentes, Jesus orava por humildade e tbm pq o Messias foi uma professia dita por Deus Pai pela boca dos profetas , então para que se cumprisse tudo que foi dito no antigo testamento Jesus fazia a vontade do Pai , sendo eles um só, Cristo falou no evangelho que ele e o Pai são um só , e aquele que nega Jesus ele negará diante do Pai e quem der testemunho dele , Jesus irá testemunhar diante do Pai , logo eles trabalham numa cooperação pois são um só Deus que se manifesta em três pessoas. Eu não expliquei sobre o espírito santo , mas ele tbm participa deste mistério da fé que é a Trindade. E é complicado mesmo entender, pois nossa mente é pequena para enteder tudo sobre o nosso Deus que criou o UNIVERSO então não se preocupe se ficar perdida kskskskdkdksk é comum .
chega a ser ridículo a pessoa citar o dogma da trindade sem saber o mínimo!
Por isto existe uma Igreja para explicar. Por isso Paulo fala: "A igreja é a coluna e o sustentáculo da verdade" e Pedro fala: "Nenhuma profecia é de interpretação pessoal", ou seja, é o magistério da igreja que explica e fundamenta e não a cabeça de cada um.
Kelly, leia o credo Atanasiano, ele explica muito bem.
e cuidado pra não cair na heresia do sabelianismo ao estudar a Trindade!
Deus te abençoe.
O cara explica tudo que decidiram ao longo da história sem citar nenhum texto da Bíblia. Incrível. Manda consultar.
"MaS oNdE TaH EsCrItO iÇu nA BrIbRiA??"
@@PauloHenrique-kz1cq "tá na bíblia?"
Hur dur sola scriptura
Vai ver é que nessa época ainda não foi definido o canon bíblico.
@@domarbitrov8678Já havia sido sim. Concílio de Cartago é anterior, e o de Roma também. Mas a questão é que todo esse desenvolvimento apresentado foi retirado das Escrituras pelos Santos Padres. Logo, citar textos bíblicos é chover no molhado.