Achei que eu terminar mais um vídeo sobre o fim do universo sentindo o vazio da morte cósmica, mas o professor sabe como mostrar a beleza da nossa existência.
Maravilhoso, como sempre!! Eu, por um momento, me desanimei com a ideia do escuro e frio eternos, mas, no mesmo instante, o professor veio com seu pensamento de sermos seres privilegiados e tudo ficou bem de novo. Obrigada, professor Marcelo!!
Sua explicação me lembrou a coincidência apontada por William Lane Craig em uma palestra em Londres sobre as temáticas parecidas na Física e na Teologia, sobre a cosmologia e escatologia. É claro que o sobrenatural está presente na Teologia no começo, meio e fim da cosmovisão cristã, e há narrativas interessantes tanto na religião quanto na ciência. Metodologicamente a teologia trabalha com a natureza e está filosoficamente aberta a intervenção sobrenatural.
Professor, uma coisa que sempre me instigou é o seguinte questionamento. Se o universo está se expandindo, ele o está fazendo para onde? Esse "para onde" não faria parte do próprio universo? Se não faz parte do mesmo universo, então estaria "invadindo" um outro universo? Isso nos leva àquela pergunta: o universo é o tudo? É finito? Desculpe-me por tantas perguntas, mas senti ser o momento e o local adequado para isso. Um abraço de um admirador de seu trabalho.
Mauro, imagina nosso universo composto por infinitos cubos interligados. Cada vértice possui uma galáxia. Agora estabeleça um aumento de distância entre os vértices. As arestas estão aumentando e consequentemente a distância entre as galáxias e o volume de cada cubo. Se fizer o volume do cubo tender a zero você volta ao big bang. Não há nada "fora" do universo plano.
@@iniciativatube9007 exatamente. Para existir distância é preciso existir matéria ou antimatéria estável. Isso não significa que existia "nada", o vácuo físico não é estável. O vácuo é eterno.
@@rosevaldodeoliveira A questão do vácuo eterno não entra em conflito com a ideia de tempo que temos hj, porque se assumirmos que o vácuo é eterno e instável estaremos dizendo que nele há movimento e se há movimento há tempo, logo, dentro dessa perspectiva, o tempo também é eterno. rs buguei aqui
@@iniciativatube9007 o conceito de eterno pode ser confuso mesmo. Veja o livro do grande físico brasileiro do CBPF sobre o universo eterno (Sou da mesma linha dele, Mário Novello). O tempo é uma ilusão relacionado às relações. Podemos inclusive fazer uma física newtoniana sem usar o tempo, mas uma parametrização em relações entre objetos (ou estados). O vácuo não tem tempo, pois não tem matéria estável. Mas não significa que é o NADA filosófico. Vou providenciar em breve quando tiver "tempo" um vídeo sobre isso. É um assunto espinhoso que o Marcelo talvez queira evitar para não gerar confusão e especulações metafísicas. Mas ele conhece esse debate. Abraço
Parafraseando um "colega" o prazer é todo meu em compartilhar com Sr e com todos os seres vivos, o mesmo tempo/espaço. Obrigado pelos ensinamentos e vida longa e próspera à todos!!!🖖🏻
A Natureza vai além da nossa imaginação; são tantas coisas boas e ao mesmo tempo assustadora. - Temos cerca de um pouquinho mais de 100 anos para usufruí-la; ... já incluído os "9 meses"; ... dentro da Nossa Mãe!.
Marcelo, pegando aí o final da sua fala, que tal mesclar suas lives com temas cientificos que sejam desafios mais atuais para a humanidade? Temas como o aquecimento global, mudanças climáticas, desafios das mudanças tecnologias como carro elétrico, IoT etc.
Pensar só p q? Vivendo sendo vivendo estou! Em cada atu meu, a minha vontade própria Agi. Não! Não é o acaso!! Sou eu Agindo. A minha Atitude sou eu Entendo. Eu desido =Querendo eu a mim Pratico. E só.
Obrigada professor por pouco de lucidez neste tempos tão sombrios para cá CIÊNCIA. Cresci com a certeza que consquistariamos o UNIVERSO. Mas hoje temos que lidar com TERRAPLANISTA , espero que logo voltemos ao normal , obrigada por sobreviver bom o melhor da ciência
Muito muito bom! Gostei da Teoria do Ocillon, vou começar a desenvolver teoria também, sou da Química porém essa física parece que me chama. Muito bom 👏🏿👏🏿👏🏿 gratidão 🧠🇧🇷
Prof o que o senhor diz da teoria do campo magnético de David Lapoint? Pois a teoria dele é bem estruturada e responde muitos dos fenômenos do universo como nebulosas, supernovas e etc
Pois é professor a sua explicação está bem parecida com a da Stephen Meyer no livro, O Retorno da Hipótese de Deus, e talvez daria uma boa conversa com esse autor. Eu sei que ele é um defensor do design inteligente, mas e daí?, o importante é que todos sejam chamados para o diálogo.
Ola Prof Marcelo. Suas aulas sao ótimas. Os podcasts não estão sendo atualizados/publicados? Não consigo acompanhar muito pelo youtube por isso gostaria de ter o conteúdo em Podcast.
Lembrando do documentário Expelled, Expulsos, de Ben Stein, acho bom um diálogo com aqueles que concordam e discordam de nossas ideias, crenças, opiniões e convicções. Ou seja, o contraditório.
Marcelo, faz um vídeo sobre a teoria da Hollow Moon e sobre o dia que os sismômetros instalados na Lua pelas missões Apollo registraram terremotos. E a lua ficou "tocando como um sino"
Concordo que tudo vai acabar no frio, mas tb existe outra possibilidade que são os universos paralelos e muitos físicos dão grande credibilidade a isso
Lindos e instigantes ensinamentos. Apenas gostaria de saber como aumenta a quantidade de energia e matéria escuras a ponto de alterar a composição do universo e determimar-lhe este fim.
Tudo no universo se transforma. Tem início meio e fim. Pensando nisso existe alguma teoria sobre o fim de um buraco negro supermassivo do centro de galáxias??? Será que eles também um dia não se transformaria como as estrelas???
É normal nos atrairmos para a versão do universo que expande e contrai, pois a lei dos ciclos está aí para nos mostrar… Contudo vejo mais sentido na versão que diz expandir para sempre, desfazendo o que a evolução organizou, pois ao morrermos não voltamos ao útero, mas sim nosso corpo se desarranja em algum substrato. Quem sabe o universo tenha seu substrato para se desarranjar, e depois voltar a se formar numa espécie de reencarnação cósmica… voltamos assim a lei dos ciclos…
@@erikaclarissa vou fazer uma aposta com a Casas Bahia.. se a energia escura vencer eles me isentam do pagamento.. mas se a gravidade vencer eu pago o dobro.. de qualquer forma vou sair ganhando, pois até que eventualmente a energia escura perca a força, essa dívida vai ficar pra 10^27 geração da minha família.
A expansão do universo pode chegar a tal ponto que ela seja superior ao necessário para manter o núcleo dos átomos unidos? Ou seja, a "criação" de espaço pode ser maior do que a área de atuação das forças nucleares fraca e forte?
Marcelo, essa expansão do espaço em si, maior que a velocidade da luz, também aumenta distâncias do nosso cotidiano? a ponto de, num exemplo extremo, deixarmos de ver uma cordilheira agora a 10km de nós, mas depois de bilhões de anos? Ou seja, nós mesmos estamos sendo esticados pelo espaço sem percebermos?
Marcelo , você poderia falar um pouco sobre GRAVIDADE ? Você acha , com toda sinceridade .. o que se sabe hoje sobre gravidade é pacificado ? a teoria de Eistein é realmente completa
A gravidade é como a força elétrica entre um corpo de prova carregado negativamente nas proximidades de outro carregado positivamente. O segundo diz para o espaço (-tempo) como ele deve se distorcer. Depois, este espaço (-tempo) distorcido diz para a carga de prova como ela deve ser mexer. Por isto que a expressão da força elétrica é tão parecida com a expressão da gravidade.
O pensamento, a mente nao recria o Universo num outro espaço, noutro tempo? Esse "universo" nao sobreviveria em alguma dimensao misteriosa? Ou é impossivel isso, nem mesmo cogitável?
professor, é possivel que a energia escura seja uma propriedade do vazio? Existindo a gravidade uma propriedade da materia, que junta tudo, enquanto o vazio gera uma força repulsiva conta o espaço, expandindo e aumentando cada vez mais bolhas de materia e bolhas de vazio.
É uma previsão matemática da teoria da gravitação que parte do princípio de conservação de energia. Se existe queda, trabalho foi realizado sobre o corpo, onde o trabalho é a energia gasta para deslocar o corpo, isto é, existe uma energia potencial gravitacional que é usada para que haja a queda. Com esses conceitos podemos calcular a velocidade de escape de forma relativamente simples. Então vou provar matematicamente o que eu acabei de resumir acima: O trabalho (τ) é dado matematicamente pela integral (que varia de infinito a um dado R) da força de interação gravitacional em relação a r, que por sua vez é a energia potencial gravitacional, isto é: Ug = τ τ = ∫(GMm/r²)dr [definida de ∞ a R] τ = -GMm/r [aplicado em ∞ e R] mas se calcularmos o limite da função f(r) = k/r pra r → ∞ vai dar zero, o que nos deixa com: τ = -GMm/R ∴ Ug = -GMm/R Então partindo do princípio conservação de energia mecânica: ΣE=0 temos que o somatório da energia cinética com a energia potencial gravitacional é nulo: Ug + Ec = 0 Substituindo a expressão da energia gasta que acabamos de calcular, obtemos: -GMm/R + (1/2)mv² = 0 (1/2)mv² = GMm/R (1/2)v² = GM/R v² = 2GM/R v = √2GM/R Basta substituir os dados de raio (6 371 000 m ) e massa (5,972 × 10^24 kg) da Terra e a constante da gravitação universal (6,674184*10^-11) que você obtém a velocidade de escape. Isso dá 11,2*10^3 m/s, que é 11,2 km/s :)
@@nome3296 100% kkkk você viu que no cálculo eu parti do princípio de conservação de energia mecânica, isto significa que e ignorei o atrito do corpo com a atmosfera, o que dissipa bastante energia. Se fosse fosse considerar a força de arrasto os cálculos seriam mais complicados. De qualquer forma, lembre-se que isso é a velocidade de escape de objeto laçado, sem propulsão. Se for um corpo com propulsão (como os foguetes) não precisam dessa velocidade.
Caro professor, é possível saber por que a Energia Escura passou a atuar só depois de 5 bilhões de anos atras ?? Pode ser que misteriosamente ela também deixe de atuar !!!
Termina quando for da vontade de Deus. Já estudei e conheço profundamente as ciências, tenho formação em Engenharias, mestrado em Geotecnia e doutorado em Biotecnologia... Aprendi com minha idade que eu não sabia nada. Deus cria e altera as "constantes" quando deseja. Quanto mais se descobre sobre o universo, mais se "desconstrói" o que antes se conhecia... Deus brinca com o homem e o envergonhada, e o mostra como algo bobo....
A velocidade de escape da Terra equivale a Mach 33! Velocidade de 11,2 km/s ou 40.320 km/h. Ou 1 volta na Terra em 1 hora. Não sei como conseguem atingir esta velocidade na nossa atmosfera sem queimar os foguetes, mas... conseguem!
Acho que não tem como atingir essa velocidade ao nível do mar. Acredito que os foguetes só se aproximam da velocidade de escape quando já se encontram em altitudes elevadas, com a atmosfera bem menos densa, portanto menos atrito ocorre. E também conforme o foguete vai subindo menor vai ficando a velocidade de escape.
Os foguetes não atingem a velocidade de escape, eles precisam somente de velocidade suficiente para entrar em órbita da Terra. Segue um link com explicação mais detalhada dobraespacial.com.br/espaco/qual-a-velocidade-de-um-foguete/
@@maurici30 Depende da finalidade. Se for para por um satélite em órbita, basta o equilíbrio, mas para levar uma sonda a outro corpo celeste, aí sim precisam.
@@wesleyp3724 , o veículo espacial que foi para a Lua não atingiu a velocidade de escape (não deixei link porque você pode encontrar isso facilmente no Google). Sondas espaciais utilizam o efeito de estilingue gravitacional para se deslocar, dependendo do corpo celeste as sondas podem atingir velocidades gigantescas, mas neste caso elas já estarão longe da Terra. Acho que seria interessante informar onde você baseia seus argumentos. Um abraço! www.scielo.br/j/rbef/a/jR4XhDP9HYZqG4cWqwQPMrn/?lang=pt
Será que o universo se trata de um buraco negro? A tal da energia escura e matéria escura não seria a própria estrutura de um buraco negro? Será que estamos dentro de um buraco negro?
Gostaria de sugerir um assunto: retroalimentação positiva de metano no Ártico. Sei que não é astronomia mas envolve muita física e o futuro da raça humana (prof. Guy McPherson e blog Artic News)
Guy McPherson é o cara do Nature bats last né? Ele é bem exagerado, distorce propositalmente pra tentar dizer que não tem mais volta e a extinção é inevitável. Não que o problema de retroalimentação positiva não possa ser real, mas o viés do McPherson é complicado... Aliás segundo ele já devia ter acabado tudo
@@Jose-bp7fu Isso, ele mesmo. Eu acompanho ele e o blog Artic News desde 2017. De lá pra cá parece estar seguindo razoavelmente o que as predições deles apontavam em relação a temperatura média global e concentração de CO2 na atmosfera. Eu queria exatamente uma opinião de alguém com base científica sólida pra me fazer desacreditar dessa merda toda.
grande mestre. estou desenvolvendo em realidade virtual usando um game engine. A pessoa coloca um oculos de imersão total. Esta pronto o primeiro modulo, mas penso que depois de feito todo o sistema solar, pretendo igual a wipedia, Que vai sendo acrecido dados por pessoas do mundo inteiro. E vou mais além. Os inputs feito por fisicos de todo o mundo com um sistema de deeplearnig. Assim assim a cada input o Museu Virtual do Universo vai aprender e a IA vais poder tomar vidade e renponder a questoes ainda desconhecidas. Eu Sou francisco Meirelles. E a NVIDIA que montou na Universidade Federal Fluminense, um super computador, que usa GPU´s para fazer análises sismicas e outras coisas que não posso falar.
Os conteúdos do professor Gleiser são maravilhosamente incríveis. Queria que ele continuasse postando no canal ❤
É fascinante aprender com o Professor sobre a expansão do Universo, a sensação é de estar dentro de uma espaçonave!
Tudo que alguém viveu, nós vivemos e alguém viverá é um piscar de olho !!
Achei que eu terminar mais um vídeo sobre o fim do universo sentindo o vazio da morte cósmica, mas o professor sabe como mostrar a beleza da nossa existência.
Conclusão, só sabemos com certeza que não sabemos muita coisa.
Maravilhoso, como sempre!! Eu, por um momento, me desanimei com a ideia do escuro e frio eternos, mas, no mesmo instante, o professor veio com seu pensamento de sermos seres privilegiados e tudo ficou bem de novo. Obrigada, professor Marcelo!!
Tava um tédio aqui e aparece esse video!!!! Coisa linda!!!!!!!
SHOW...GRANDE DUPLA DA CIÊNCIA DO BRASIL...SOMOS PRIVILEGIADOS POR TUDO ISSO...ABRAÇO A TODOS.
A forma com que o Professor Marcelo constrói sua explicação e executa a sua narrativa, faz me sentir ao mesmo tempo vivo e enamorado pelo Universo. ☺💕
Só esses últimos 59 segundos do vídeo já valeu o like.... fora aula!
Carlos Chagas também deveria ter ganhado o prêmio nobel. Se você concorrer estamos na torcida!
Sua explicação me lembrou a coincidência apontada por William Lane Craig em uma palestra em Londres sobre as temáticas parecidas na Física e na Teologia, sobre a cosmologia e escatologia. É claro que o sobrenatural está presente na Teologia no começo, meio e fim da cosmovisão cristã, e há narrativas interessantes tanto na religião quanto na ciência. Metodologicamente a teologia trabalha com a natureza e está filosoficamente aberta a intervenção sobrenatural.
Professor, uma coisa que sempre me instigou é o seguinte questionamento. Se o universo está se expandindo, ele o está fazendo para onde? Esse "para onde" não faria parte do próprio universo? Se não faz parte do mesmo universo, então estaria "invadindo" um outro universo?
Isso nos leva àquela pergunta: o universo é o tudo? É finito?
Desculpe-me por tantas perguntas, mas senti ser o momento e o local adequado para isso.
Um abraço de um admirador de seu trabalho.
Mauro, imagina nosso universo composto por infinitos cubos interligados. Cada vértice possui uma galáxia. Agora estabeleça um aumento de distância entre os vértices. As arestas estão aumentando e consequentemente a distância entre as galáxias e o volume de cada cubo. Se fizer o volume do cubo tender a zero você volta ao big bang. Não há nada "fora" do universo plano.
@@rosevaldodeoliveira Então antes da expansão, o que se expandiu estava em lugar algum?
@@iniciativatube9007 exatamente. Para existir distância é preciso existir matéria ou antimatéria estável. Isso não significa que existia "nada", o vácuo físico não é estável. O vácuo é eterno.
@@rosevaldodeoliveira A questão do vácuo eterno não entra em conflito com a ideia de tempo que temos hj, porque se assumirmos que o vácuo é eterno e instável estaremos dizendo que nele há movimento e se há movimento há tempo, logo, dentro dessa perspectiva, o tempo também é eterno. rs buguei aqui
@@iniciativatube9007 o conceito de eterno pode ser confuso mesmo. Veja o livro do grande físico brasileiro do CBPF sobre o universo eterno (Sou da mesma linha dele, Mário Novello). O tempo é uma ilusão relacionado às relações. Podemos inclusive fazer uma física newtoniana sem usar o tempo, mas uma parametrização em relações entre objetos (ou estados). O vácuo não tem tempo, pois não tem matéria estável. Mas não significa que é o NADA filosófico. Vou providenciar em breve quando tiver "tempo" um vídeo sobre isso. É um assunto espinhoso que o Marcelo talvez queira evitar para não gerar confusão e especulações metafísicas. Mas ele conhece esse debate. Abraço
Você é uma inspiração para todo ser humano (pelo menos para mim posso afirmar) Parabéns por sua existência!
Muito Obrigado professor Marcelo, fantástico vídeo como sempre!
Esse final foi filosoficamente lindo professor! Mais uma aula espetacular.
Continue com os vídeos. É como uma terapia pra mim!
Conteúdo maravilhoso, professor. Só agora descobri seu canal e já fiquei encantado. Parabéns!
Parafraseando um "colega" o prazer é todo meu em compartilhar com Sr e com todos os seres vivos, o mesmo tempo/espaço. Obrigado pelos ensinamentos e vida longa e próspera à todos!!!🖖🏻
Muito bom te ouvir professor Excelente conteúdo. Gratidão pelo seu trabalho relevante de divulgação da ciência
A Natureza vai além da nossa imaginação; são tantas coisas boas e ao mesmo tempo assustadora. - Temos cerca de um pouquinho mais de 100 anos para usufruí-la; ... já incluído os "9 meses"; ... dentro da Nossa Mãe!.
Adoro falar no fim do universo, isso anda atrelado a filosofia do aproveite e agradeça por está neste momento da existência.
Sensacional !!!! Parabéns pela excelente aula !!
Muito bom, comecei muito bem meu dia com esse conhecimento e a perspectiva de vivermos sabiamente nosso presente!
É isso professor, "celebrar o privilégio de estar vivo!" Você é incrível professor Marcelo ! abraço !
Um dos melhores vídeos do canal. Parabéns, Marcelo!
Muito obrigado por essa aula incrível!
Marcelo, pegando aí o final da sua fala, que tal mesclar suas lives com temas cientificos que sejam desafios mais atuais para a humanidade? Temas como o aquecimento global, mudanças climáticas, desafios das mudanças tecnologias como carro elétrico, IoT etc.
Primeiro muito obrigado,eu espero sinceramente que o nosso universo não termine friu e escuro. É muito triste para um lugar tão vibrante
Pensar só p q?
Vivendo sendo vivendo estou! Em cada atu meu,
a minha vontade própria Agi.
Não! Não é o acaso!! Sou eu Agindo.
A minha Atitude sou eu Entendo.
Eu desido =Querendo eu a mim Pratico. E só.
Um dos poucos canais do RUclips que vale a pena perder até o sono para assistí-lo!
Prof. Marcelo quais foram os dados que levou você a pensar na existência dos osilons?
Professor, muito obrigado pelas palavras, foram lindas
Lindo vídeo. Obrigado Mestre Marcelo. The best video ever!!!
Lindo demais escuta lo traduzindo o complexo no simples. É como da escuridão a luz.
Obrigada professor por pouco de lucidez neste tempos tão sombrios para cá CIÊNCIA. Cresci com a certeza que consquistariamos o UNIVERSO. Mas hoje temos que lidar com TERRAPLANISTA , espero que logo voltemos ao normal , obrigada por sobreviver bom o melhor da ciência
Que video maneiro. Muito completo. Parabéns pela maneira didática e completa que apresentou as ideias.
ESSA MATÉRIA É MUITO INTERESSANTE PROFESSOR,, PARABENS PELOS VIDEOS...
Você sabe muito mestre!
Muito muito bom! Gostei da Teoria do Ocillon, vou começar a desenvolver teoria também, sou da Química porém essa física parece que me chama. Muito bom 👏🏿👏🏿👏🏿 gratidão 🧠🇧🇷
Prof o que o senhor diz da teoria do campo magnético de David Lapoint? Pois a teoria dele é bem estruturada e responde muitos dos fenômenos do universo como nebulosas, supernovas e etc
Vídeo maravilhoso! Muito obrigada, Professor! 👏👏👏👏
Pois é professor a sua explicação está bem parecida com a da Stephen Meyer no livro, O Retorno da Hipótese de Deus, e talvez daria uma boa conversa com esse autor. Eu sei que ele é um defensor do design inteligente, mas e daí?, o importante é que todos sejam chamados para o diálogo.
Procura saber sobre a descrição do dia e noite de Brahma da filosofia védica. E muito mais... Fala justamente sobre isso... Fantástico.
Ola Prof Marcelo. Suas aulas sao ótimas. Os podcasts não estão sendo atualizados/publicados? Não consigo acompanhar muito pelo youtube por isso gostaria de ter o conteúdo em Podcast.
Lembrando do documentário Expelled, Expulsos, de Ben Stein, acho bom um diálogo com aqueles que concordam e discordam de nossas ideias, crenças, opiniões e convicções. Ou seja, o contraditório.
Marcelo, faz um vídeo sobre a teoria da Hollow Moon e sobre o dia que os
sismômetros instalados na Lua pelas missões Apollo registraram terremotos.
E a lua ficou "tocando como um sino"
OMG! thanks for sharing your thoughts...there is hope yet
Valeu pelo vídeo. Celebremos a vida e nos engagemos na tolerância, compaixão e preservação da terra.
video muito bom! 👏
Concordo que tudo vai acabar no frio, mas tb existe outra possibilidade que são os universos paralelos e muitos físicos dão grande credibilidade a isso
Obrigado
Lindos e instigantes ensinamentos. Apenas gostaria de saber como aumenta a quantidade de energia e matéria escuras a ponto de alterar a composição do universo e determimar-lhe este fim.
Tudo no universo se transforma. Tem início meio e fim. Pensando nisso existe alguma teoria sobre o fim de um buraco negro supermassivo do centro de galáxias??? Será que eles também um dia não se transformaria como as estrelas???
Fantástico!
Muito bom professor
Que aula incrível!! ❤️❤️
Muito bonito e triste ao mesmo tempo
Sensacional!
É normal nos atrairmos para a versão do universo que expande e contrai, pois a lei dos ciclos está aí para nos mostrar… Contudo vejo mais sentido na versão que diz expandir para sempre, desfazendo o que a evolução organizou, pois ao morrermos não voltamos ao útero, mas sim nosso corpo se desarranja em algum substrato. Quem sabe o universo tenha seu substrato para se desarranjar, e depois voltar a se formar numa espécie de reencarnação cósmica… voltamos assim a lei dos ciclos…
Eu sei o que é essa energia escura e para que ela serve. ela não muda, mas acaba e quando acabar o universo também acaba.
E eu aqui na minha ignorância preocupado em pagar meus boletos.
Alimentar neurônio, se não os boleto engole a gente, infelizmente...
@@erikaclarissa vou fazer uma aposta com a Casas Bahia.. se a energia escura vencer eles me isentam do pagamento.. mas se a gravidade vencer eu pago o dobro.. de qualquer forma vou sair ganhando, pois até que eventualmente a energia escura perca a força, essa dívida vai ficar pra 10^27 geração da minha família.
Eu ri, mas tenho uma dica; manda os boletos para os buracos negros, nunca mais vc vai ter esta preocupação....kkkkk
@@JoanaDArc_24 sei não, e se os boletos emitirem a radiação Hawking!? Hahaha
Que máximo!!!
Sensacional
Mais um vídeo fascinante!!
Triste, mas fascinante!
Excelente Gleiser
A expansão do universo pode chegar a tal ponto que ela seja superior ao necessário para manter o núcleo dos átomos unidos? Ou seja, a "criação" de espaço pode ser maior do que a área de atuação das forças nucleares fraca e forte?
Marcelo, essa expansão do espaço em si, maior que a velocidade da luz, também aumenta distâncias do nosso cotidiano?
a ponto de, num exemplo extremo, deixarmos de ver uma cordilheira agora a 10km de nós, mas depois de bilhões de anos? Ou seja, nós mesmos estamos sendo esticados pelo espaço sem percebermos?
Marcelo , você poderia falar um pouco sobre GRAVIDADE ? Você acha , com toda sinceridade .. o que se sabe hoje sobre gravidade é pacificado ? a teoria de Eistein é realmente completa
A gravidade é como a força elétrica entre um corpo de prova carregado negativamente nas proximidades de outro carregado positivamente.
O segundo diz para o espaço (-tempo) como ele deve se distorcer.
Depois, este espaço (-tempo) distorcido diz para a carga de prova como ela deve ser mexer.
Por isto que a expressão da força elétrica é tão parecida com a expressão da gravidade.
O pensamento, a mente nao recria o Universo num outro espaço, noutro tempo? Esse "universo" nao sobreviveria em alguma dimensao misteriosa? Ou é impossivel isso, nem mesmo cogitável?
professor, é possivel que a energia escura seja uma propriedade do vazio? Existindo a gravidade uma propriedade da materia, que junta tudo, enquanto o vazio gera uma força repulsiva conta o espaço, expandindo e aumentando cada vez mais bolhas de materia e bolhas de vazio.
Muito bom!
Bravo!!!
De onde provém o movimento da materia escura?
6:02 Como ele chegou a essa conclusão ? É possível testar isso na prática ?
É uma previsão matemática da teoria da gravitação que parte do princípio de conservação de energia. Se existe queda, trabalho foi realizado sobre o corpo, onde o trabalho é a energia gasta para deslocar o corpo, isto é, existe uma energia potencial gravitacional que é usada para que haja a queda. Com esses conceitos podemos calcular a velocidade de escape de forma relativamente simples.
Então vou provar matematicamente o que eu acabei de resumir acima:
O trabalho (τ) é dado matematicamente pela integral (que varia de infinito a um dado R) da força de interação gravitacional em relação a r, que por sua vez é a energia potencial gravitacional, isto é:
Ug = τ
τ = ∫(GMm/r²)dr [definida de ∞ a R]
τ = -GMm/r [aplicado em ∞ e R]
mas se calcularmos o limite da função f(r) = k/r pra r → ∞ vai dar zero, o que nos deixa com:
τ = -GMm/R
∴ Ug = -GMm/R
Então partindo do princípio conservação de energia mecânica:
ΣE=0
temos que o somatório da energia cinética com a energia potencial gravitacional é nulo:
Ug + Ec = 0
Substituindo a expressão da energia gasta que acabamos de calcular, obtemos:
-GMm/R + (1/2)mv² = 0
(1/2)mv² = GMm/R
(1/2)v² = GM/R
v² = 2GM/R
v = √2GM/R
Basta substituir os dados de raio (6 371 000 m
) e massa (5,972 × 10^24 kg) da Terra e a constante da gravitação universal (6,674184*10^-11) que você obtém a velocidade de escape.
Isso dá 11,2*10^3 m/s, que é 11,2 km/s
:)
@@מלכִיצדק-ג6ק Qual a probabilidade disso está errado na prática ?
@@nome3296 100% kkkk você viu que no cálculo eu parti do princípio de conservação de energia mecânica, isto significa que e ignorei o atrito do corpo com a atmosfera, o que dissipa bastante energia. Se fosse fosse considerar a força de arrasto os cálculos seriam mais complicados. De qualquer forma, lembre-se que isso é a velocidade de escape de objeto laçado, sem propulsão. Se for um corpo com propulsão (como os foguetes) não precisam dessa velocidade.
Fantástico.
Universo tudo que existe as galáxias distantes lá
Show!!!! 👏👏👏👏
Futuro da ciência ... a ciência "Ri" da ciência , muita teoria que será descartada !
Parabéns
Caro professor, é possível saber por que a Energia Escura passou a atuar só depois de 5 bilhões de anos atras ??
Pode ser que misteriosamente ela também deixe de atuar !!!
Termina quando for da vontade de Deus. Já estudei e conheço profundamente as ciências, tenho formação em Engenharias, mestrado em Geotecnia e doutorado em Biotecnologia... Aprendi com minha idade que eu não sabia nada.
Deus cria e altera as "constantes" quando deseja. Quanto mais se descobre sobre o universo, mais se "desconstrói" o que antes se conhecia... Deus brinca com o homem e o envergonhada, e o mostra como algo bobo....
Se a gravidade atua em todas as direções.. fica difícil entender como se dá a curvatura...
Top demais
A velocidade de escape da Terra equivale a Mach 33! Velocidade de 11,2 km/s ou 40.320 km/h. Ou 1 volta na Terra em 1 hora. Não sei como conseguem atingir esta velocidade na nossa atmosfera sem queimar os foguetes, mas... conseguem!
Acho que não tem como atingir essa velocidade ao nível do mar. Acredito que os foguetes só se aproximam da velocidade de escape quando já se encontram em altitudes elevadas, com a atmosfera bem menos densa, portanto menos atrito ocorre. E também conforme o foguete vai subindo menor vai ficando a velocidade de escape.
Os foguetes não atingem a velocidade de escape, eles precisam somente de velocidade suficiente para entrar em órbita da Terra. Segue um link com explicação mais detalhada dobraespacial.com.br/espaco/qual-a-velocidade-de-um-foguete/
@@maurici30 Depende da finalidade. Se for para por um satélite em órbita, basta o equilíbrio, mas para levar uma sonda a outro corpo celeste, aí sim precisam.
@@wesleyp3724 , o veículo espacial que foi para a Lua não atingiu a velocidade de escape (não deixei link porque você pode encontrar isso facilmente no Google). Sondas espaciais utilizam o efeito de estilingue gravitacional para se deslocar, dependendo do corpo celeste as sondas podem atingir velocidades gigantescas, mas neste caso elas já estarão longe da Terra. Acho que seria interessante informar onde você baseia seus argumentos. Um abraço!
www.scielo.br/j/rbef/a/jR4XhDP9HYZqG4cWqwQPMrn/?lang=pt
E TU ACREDITA QR FOGUETES SAEM DO PLANETA Ê KKK
Se fosse só com vc Gleiser eu participaria, porque vc sabe o que diz e diz com propriedade, mas....
Coisa boa!
Sem palavras
Muito bom.
Quero participar do curso inteiro.
Penso que está se expandindo, pois ainda é jovem, mas que um dia, começará o processo de retração. Me parece mais lógico. Apenas minha opnião.
Como que a "Inflação Cósmica" e "Matéria Escura" se relacionam?
Será que o universo se trata de um buraco negro? A tal da energia escura e matéria escura não seria a própria estrutura de um buraco negro? Será que estamos dentro de um buraco negro?
Gostaria de sugerir um assunto: retroalimentação positiva de metano no Ártico. Sei que não é astronomia mas envolve muita física e o futuro da raça humana (prof. Guy McPherson e blog Artic News)
Guy McPherson é o cara do Nature bats last né? Ele é bem exagerado, distorce propositalmente pra tentar dizer que não tem mais volta e a extinção é inevitável. Não que o problema de retroalimentação positiva não possa ser real, mas o viés do McPherson é complicado... Aliás segundo ele já devia ter acabado tudo
@@Jose-bp7fu Isso, ele mesmo. Eu acompanho ele e o blog Artic News desde 2017. De lá pra cá parece estar seguindo razoavelmente o que as predições deles apontavam em relação a temperatura média global e concentração de CO2 na atmosfera. Eu queria exatamente uma opinião de alguém com base científica sólida pra me fazer desacreditar dessa merda toda.
Tá ficando fo**... está sucumbindo pela vaidade...
1 pedra passar pra direita
Torcendo pelos ÓSCILONS, Professor... !!!!!! :)
E se as galáxias vistas forem uma miragem?
grande mestre. estou desenvolvendo em realidade virtual usando um game engine. A pessoa coloca um oculos de imersão total. Esta pronto o primeiro modulo, mas penso que depois de feito todo o sistema solar, pretendo igual a wipedia, Que vai sendo acrecido dados por pessoas do mundo inteiro. E vou mais além. Os inputs feito por fisicos de todo o mundo com um sistema de deeplearnig. Assim assim a cada input o Museu Virtual do Universo vai aprender e a IA vais poder tomar vidade e renponder a questoes ainda desconhecidas. Eu Sou francisco Meirelles. E a NVIDIA que montou na Universidade Federal Fluminense, um super computador, que usa GPU´s para fazer análises sismicas e outras coisas que não posso falar.