O Xondaro é uma dança de guerra preservada pelos índios a mais de 5000 anos, mas sofreu a influência dos jesuitas na questão dos instrumentos musicais (violão e violino), mas existem dentro dessa dança, fortes elementos da capoeira, sito as rasteiras, o aú, esquivas, além da musicalidade e o lúdico, o que a meu ver comprova que a capoeira seja de origem indígena. Abraços do amigo: Douglas Tessuto ( Professor Pelicano) Historiador da arte e cultura da capoeira.
ESSA É UMA DANÇA DE GUERRA PRESERVADA PELOS ÍNDIOS GUARANIS, nessa dança existem vários elementos que lembram a CAPOEIRA, e o rítimo tocado no violão, também lembra o rítimo da capoeira São Bento Grande de Angola. Antes da introdução do violão na cultura Guarani pelos jesuitas, o rítimo era efetuado por dois pedaços de pau, que lembram o maculelê, dança usada em eventos de CAPOEIRA. Douglas Tessuto (Professor Pelicano - historiador da arte e cultura da capoeira)
O Xondaro é uma dança de guerra preservada pelos índios a mais de 5000 anos, mas sofreu a influência dos jesuitas na questão dos instrumentos musicais (violão e violino), mas existem dentro dessa dança, fortes elementos da capoeira, sito as rasteiras, o aú, esquivas, além da musicalidade e o lúdico, o que a meu ver comprova que a capoeira seja de origem indígena.
Abraços do amigo: Douglas Tessuto ( Professor Pelicano) Historiador da arte e cultura da capoeira.
ESSA É UMA DANÇA DE GUERRA PRESERVADA PELOS ÍNDIOS GUARANIS, nessa dança existem vários elementos que lembram a CAPOEIRA, e o rítimo tocado no violão, também lembra o rítimo da capoeira São Bento Grande de Angola. Antes da introdução do violão na cultura Guarani pelos jesuitas, o rítimo era efetuado por dois pedaços de pau, que lembram o maculelê, dança usada em eventos de CAPOEIRA.
Douglas Tessuto (Professor Pelicano - historiador da arte e cultura da capoeira)