Uma ideia de vídeo é você falar como é a sua vida aí: se mora sozinha, valor do aluguel caso pague, se tu trabalha ou não, mostrar sua rotina em um dia, etc
É disparate perguntar à jovem senhora , acerca da sua privacidade. Estude cidadania. O que se passa com os outros , não nos diz respeito. Ela relata generalidades, OK ?
@@antonioalmeida8099 isso só foi uma ideia de video meu Deus, um monte de gente posta vídeo com esses temas que eu falei. Ela mesma agradeceu a sugestão e você ta incomodado euem
Ysadora, o que houve aqui provavelmente foi um choque cultural. Provavelmente a pessoa que fez o comentário é português, e a cultura deles não é tão informal quanto a nossa, por isso houve esse estranhamento de ambas as partes.
Dica para quem pretende ir estudar em Portugal: SE PREPAREM DURANTE 1 OU 2 ANOS NO QUESITO FINANCEIRO ANTES DE IR PRA PORTUGAL, PARA QUE LÁ VCS NÃO PASSEM APERTO!!
@@marcaldw é só fazer uma conta básica. Quanto está o Euro? Onde vc vai estudar qual faculdade? onde vc irá morar lá e quanto vai gastar com moradia? onde vai comer e quanto vai gastar com alimento? aí vai os custos por fora tipo roupas, livros para estudos etc.. consulte uma empresa terceirizada especializada nesse assunto!!
As coisas lá não são baratas em quesito dinheiro, o Euro é muito caro, por isso é importante se preparar financeiramente para não passar necessidades lá, é possível conseguir um visto para trabalhar lá, mas mesmo assim é preciso ter um dinheiro guardado para imprevistos, pq nossa vida é cheia de imprevistos!!
@@marcaldw 1500 euros /mês x 7 ( reais) = 10500 reais /mês .Isto dá para viver BEM . Se for lavar a louça a casa de suas colegas, come lá , recebe uns dinheiritos . Tem que gerir seu dinheiro. A residência, se é solteiro/a, pode compartilhar com outro/a. 2-3. Gastos escolares são baratos. E se for ao Serviço Social da UP e disser que a Mãe estar doente...mais um desconto. Na cantina , elogie a menina da caixa , que... nunca foi ao Brasil... até pode ter algumas senhas de alimentação , gratuitas. ( minha experiência em Hospital Londrino :=). Para uma vida cómoda , 1000 euros/mês creio que chega e sobra.
Que conteúdo ótimo! Concordo com tudo! Faço Eng. da Computação na Feup e aqui em Portugal já trabalhei em restaurante, café e hoje em dia trabalho na minha área. Também sou Full time, tanto na faculdade quanto no trabalho. Esse ano está sendo uma loucura, já fiz até promessa que ano que vem vou ser part-time kkkkkk
@@fernandapriscilabarros8585 100 euros só pra se inscrever, passando ou não (acho eu). E eles podem aumantar os custos anuais arbitrariamente sem você ser sequer notificada. Quando eu vim custava 3000 anuais ou parcelados em 10x de 300, apartir de 2020/2021 será 3300 anuais ou 10x de 330 (+ 1 parcela na prática). Não aconselho, sei que o ensino superior no Brasil pode te proporcionar uma educação tão boa quanto. As vantagens daqui são exteriores a universidade. Como a possibilidade de aplicar estudo de linguas diversa, um diploma reconhecido na europa (mas nao é reconhecio o mestrado do mestrado integrado no Brasil). Possibilidade de viajar para outros países da Europa, viver numa comunidade multicultural, visto que há muitas pessoas de todo canto do mundo. Mas em si na universidade não me sinto tão feliz. É um bocado difícil fazer amizades com os locais, mesmo pq os estudantes brasileiros tendem a ser um pouco mais velhos, e terem necessidade de trabalhar.
@@VictorLaureanoCG Caramba, super constribuidor, seu comentário. Tenho algumas dúvidas relacionadas...se puder me ajudar, tem algum e-mail para contato?
É meu amor.. não se dormeee na europa. Kkklk Estudo de amanhã e a tarde Arquitetura) trabalho de uber eats a noite e assim me mantenho aqui, tenho nem pais para mandar, nem mandaria se tiver com esse Euro caríssimoooo. Sobre a dica do part-time achei super válida, só vai demorar o dobro para se formar um dia, mas vai ta dar certo.
Monnie Ka vc sabe que pra entrar numa faculdade de lá também tem que fazer enem, né? Então qualquer covarde que queira pagar uma faculdade lá de fora, vai ter que enfrentar o enem do mesmo jeito, meu bem, deixa de ser besta. E sabe quantas pessoas não tem condição pra ter uma educação de qualidade pra passar no enem e vão pra faculdade particular depois de muito esforço? Não é por covardia que as pessoas vão pra particular, existem situações e situações e vc não pode sair julgando antes de conhecer. Além do mais, as nossas faculdade públicas são INCRÍVEIS, as pesquisas que saem de lá são surreais só provando o nosso valor, realmente são um tesouro nacional porém as oportunidades que você pode ter estudando numa faculdade de um país europeu (acredito eu) são inumeráveis. Se você discordar de qualquer um dos fatos que citei, certeza que é só mais um ignorante invejoso kkkkkkkkkkk
Monnie Ka não vou assistir nada que uma pessoa doida chega nos comentários dos vídeos dos outros sendo IGNORANTE e extremamente rude me indicou porém infelizmente essa é a realidade do nosso país, se quiser mudá-la vá realmente fazer algo de útil invés de desanimar e afrontar os outros sem justificativa na internet.
Monnie Ka mas ninguém falou nada sobre fazer medicina em Portugal, esse não é o assunto do vídeo e nem mesmo é algo que vc ou eu citamos então pare de falar coisas sem sentido
Oi Luana! Foi um prazer em te conhecer e adorei vê voce passar as informações sobre os trabalhos aí que dá pra conciliar com os estudos. Você ganhou mais inscritos e o soninho está ativo também. Você pode fazer um vídeo falando sobre cursos de EAD graduação ou tecnico em Portugal? Tenho interesse de estuda aqui no Brasil antes de chegar aí em portugal. Bjs!
Boa tarde O artigo 92 do SEF (Portugal) diz que é vedado a atividade profissional para estudantes do ensino secundário, a minha pergunta é a seguinte, será que o QNQ de nível 5 (não é CTESP nem licenciatura) pertence ao ensino secundário? Desejo frequentar um curso (CET - Curso de Especialização Tecnológico) de nível 5 (não é CTESP nem licenciatura) mas antes pretendo perceber se essa formação me permitirá trabalhar, a formação tem a duração de um ano e meio e mais 3 meses de estágio.
Vc acha que os empregos de salário mínimo são relativamente "fáceis" de se conseguir? Tipo eu conseguiria encontrar se procurasse bem? E se não, da pra se manter trabalhando por hora? Por exemplo, se eu estiver em regime parcial vou poder trabalhar em mais de um lugar?
Oii luana, como é conciliar uma faculdade integral com um trabalho part-time? Tipo só é possível trabalhar no horário da noite ou da para trabalhar de dia,mesmo a faculdade também sendo durante o dia tbm ? No teu caso mesmo a faculdade sendo integral, vc trabalhou de dia ou a noite? Muito obrigada por esse vídeo ta me fazendo entender melhor como funciona ❤️
Oi Laís! Boa pergunta! Apesar do regime ser integral, vc não costuma ter aulas o dia inteiro. O que acontece é que em um dia vc tem aulas de manhã, no outro durante a tarde, então o seu trabalho part time precisa ter esse flexibilidade de horários para encaixar com as aulas. Como muitos estudantes trabalham, a maioria dos donos estão acostumados a ajudar a flexibilizar esses horários no trabalho. No café que eu trabalhei era assim, a dona contratava alguns universitários e por entender a nossa situação, procurava sempre montar os nossos horários de forma que não atrapalhasse nos estudos
Parabéns pelo vídeo novamente, vc tem ajudado muito com dúvidas e seus vídeos são muito bons. Há possibilidade de bolsas em uma faculdade em Portugal? Se sim quais?
Por sermos CPLP pagamos a metade do que cobram para estudantes internacionais (O que ainda é bem caro em alguns casos). Como estudantes de graduação é mais difícil ter acesso a bolsas, e aqui em Portugal meio que somos "impedidos" de ter acesso as bolsas oferecidas nacionalmente normalmente. Na FEUP os estudantes que geralmente possuem as melhores notas do ENEM na inscrição (de cada curso) Têm acesso a uma bolsa que permite que eles paguem os mesmos valores que os estudantes nacionais, mas há algumas condições para esse acesso. Uma delas é a de não ter feito faculdade previamente. Outra é que após o acesso a essa bolsa, se perder em 1 disciplina já voltas a pagar o mesmo que os estudantes CPLP, o que no caso da FEUP é 300 euros e querem aumentar p/ 330 euros. Em suma eles apenas querem estudantes que psosam ser bancados aqui pelo tempo da graduação deles, inclusive para o primeiro visto já é solicitado documentos que demonstrem tal possibilidade. Como deve ter percebido pela minha resposta, é um tema sensível para aqueles que acabam tendo que se manter aqui. Portugal é um dos poucos países onde não existe realmente um sistema de bolsa que permita o estudante viver com qualidade, no sentido de pagar suas contas, se manter e sobreviver como pode vir a acontecer no Brasil. Aqui as bolsas servem apenas para pagar o custo da anuidade da faculdade, sendo a bolsa diretamente proporcional a esse valor. Não há uma conscientização quanto a custos de transporte, alimentação e manutenção em geral. Para os que almoçam na universidade há algo parecido como bandejão, onde se paga cerca de 2.65 euros para um almoço, e em algumas universidades também a janta.
Oi abner, foi como o Victor disse. Em Portugal estudantes internacionais não tem direto a bolsa, existem alguns apoios para estudantes que se encontram em situação de emergência. Mas isso é algo que vc poderia dar entrada depois de estar matriculado, pq é um serviço social para os estudantes da universidade
@@VictorLaureanoCG nem mesmo na faculdade do Porto? Vi em alguns videos e na internet que existem algumas chances de bolsas integrais mesmo para estudantes internacionais. Gostaria de me informar mais sobre pois estou planejando fazer faculdade em Porto,teria alguma coisa mais para passar?
Luana estou assistindo os seus vídeos e adorando, uma dúvida esse seu ponto de vista séria com relação a fazer licenciatura e mestrado integrado ou seria para estudantes de mestrado apenas?
Quero muito ir fazer faculdade em Portugal porém sou de baixa renda, minha maior dúvida é se é possível pagar as propinas trabalhando com um trabalho que um universitário normalmente conseguiria, se alguém puder responder ficarei grato.
depende, vai ser graduação ou mestrado? se for mestrado, vc consegue bolsas de 100 por cento que já está inclusa alojamento ( depende da universidade) e à alimentação. mas seria melhor vc ir ao site da universidade desejada e ver as informações. muita leitura e ver videos relacionados à universidade
Oi Luana, parabéns pelos vídeos. Eles são muito informativos e direto ao ponto. Queria tirar uma dúvida. Eu estou em processo de candidatura para mestrado na NOVA de Lisboa. Eu achei que estrangeiro não poderia estudar em regime parcial. Como faço para estudar em regime parcial logo após a minha candidatura/matrícula? Obrigado!
Eduardo Santos Oi Eduardo, no momento da matricula vc tem que indicar o regime de horários. Ai você pode escolher entre o parcial e o integral. Se você já realizou a matricula então terá que esperar a renovação da sua matricula no proximo ano pra fazer a alteração
Ano que vem eu vou me mudar para Portugal e pretendo cursar artes visuais, mas não sei quais faculdades lá oferecem esse curso. Se alguém puder me ajudar eu agradeço.
OI, queria saber se estudantes que ainda vão terminar o ensino médio, em portugal, precisam repetir um ano.... Estou tendo a oportunidade de estudar aí e tô com medo de ficar mais atrasada em relação aos estudos....
Oi. Isso depende do tempo de horas do part time. Por exemplo o salário mínimo é 663 se não estou em erro para um turno completo (8h de trabalho), se fizeres part time de 4h o mínimo que recebes é a metade do salario mínimo mas ha quem pague um pouquinho mais mas o mínimo será sempre calculado com base no salário mínimo e as horas que fazes.
Olá, ótimo vídeo. Só estou com uma dúvida. Sou cidadão português e vou para estudar Arquitetura em Lisboa. Há possibilidade de trabalhar durante o dia Full time e estudar apenas a noite. Aqui no Brasil é normal isso, vc sabe.
Oi, td bem? Vc sabe se depois de fazer a matrícula na faculdade já dá pra agilizar o processo de visto para trabalho pela internet aqui no Brasil? Tenho medo de chegar aí e não conseguir/demorar muito, porque vou ter que me sustentar. Ótimo vídeo!
Amei o vídeo! adorei as informações. Mas preciso que alguém me ajude com uma dúvida que anda a me atormentar. Meu foco é estudar e morar em Portugal, para depois, sair de Portugal. Para outro país da Europa. Ainda n decidi sobre qual área me formar, visto que tenho interesse em muitas. A QUESTÃO É: Até onde sei, em geral as universidades aceitam a nota do ENEM dos últimos dois anos. Logo, se eu já for residente, posso fazer o ENEM, em Portugal se tiver menos que dois anos de moradia. Vou sozinho, para me sustentar e estudar, sem ajuda de terceiros. Tenho então, duas alternativas: Estudar aqui, no BR, até passar no ENEM e depois juntar a grana para dar inicio ao pagamento das primeiras parcelas das propinas; OU Ir o quanto antes para Portugal, arrumar um emprego e, conciliando com o trabalho, estudar para o ENEM, já juntando a grana das primeiras propinas. Alguém têm experiência parecida ou pode me ajudar nessa decisão?
Oi Alexandre, fico feliz que tenha ajudado! Sobre a sua questão. Eu aconselharia a fazer o ENEM esse ano ai no Brasil e depois vir pra cá, arrumar um emprego. Viria um pouco antes das aulas começaram para dar tempo de se adaptar com o emprego e o lugar, mas só depois que tivesse todos os documentos para tirar a sua residência de estudante. Se vc vier antes como turista para trabalhar e depois estudar, é provável que tenha que trabalhar ilegal por um tempo e isso pode dificultar a sua permanência em Portugal ou até mesmo viajar pela Europa, como disse que tem vontade de fazer. Particularmente, eu acho melhor se preparar no Brasil e vir com tudo certo do que tentar se virar por aqui. Mas desejando boa sorte nesse momento de decisão e espero que de tudo certo!! 🙏🏻
Olá! Sou publicitario recem formado e penso em fazer um curso tecnico de design na Politecnica do Porto, consigo reduzir a carga horaria do curso, ou somente para licenciaturas?
caio cabral acredito que sim. Na U.Porto a escolha do regime de horários é feita no momento da matricula, vc pode perguntar na secretária ou mandar um e-mail para saber como funciona esse procedimento na sua instituição
Amei o video, ai tem como trabalhar como au pair por periodo part time? trabalho com isso atualmente na Irlanda, e quais os requisitos que os empregadores mais pedem (saber o ingles, ter cursos...? bjs.
Larissa Tamar Larissa obrigada!! Acredito que sim, como se consegue o au pair através de um programa acredito que tenha como fazer isso em Portugal tbm! Só não sei se é igual na Irlanda, acho que aqui não é tão comum esse trabalho. Normalmente eles pedem experiência anterior e pelo o inglês, se tiver o francês ou alemão é uma grande diferenciação!
Quanto aos cursos, depende da área, pode ser que seja exigido algum conhecimento técnico. Mas por exemplo, eles não dariam preferência, necessariamente, a alguém que tem técnico de garçom para alguém quem tem experiência
Um full time é um trabalho a tempo integral ou seja talvez vc trabalhe 8/9 horas por dia, já em part time vc trabalha metade da carga horária tipo 4 horas por dia ou menos depende
Depende, tem MTS trabalhos que oferecem um pouco a mais do salário mínimo, já vi parte time pagando 500€ + gorjeta, e já vi parte time pagando 400 a 450.
Muito obrigadaaa me animou muito. quero fazer intercambio mas não tinha nocão de poder trabalhar e estudar. Faço enfermagem e me disseram que não teria como conciliar faculdade e trabalho.
Na matrícula do primeiro ano existe essa possibilidade de diminuir cadeiras tbm? Achei interessante haha, já que eu precisaria trabalhar para me manter por aí. Quando pesquisei no site vi apenas o preço fixo do curso, mas não vi nada falando sobre reduzir.
Anthony Lucas simm, existe essa possibilidade. As universidades trabalham com o sistema de créditos para se formar, mas a longo prazo demoraria muito mais. Por exemplo, eu faço medicina dentária e a mensalidade é 800 euros com 6 cadeiras por semestre, caso eu fizesse 3-4 cadeiras pagaria 560.
Seus vídeos são muito maravilhosos bjs,eu queria perguntar se logo que eu chegar em Portugal posso trabalhar ,mesmo não sendo portuguesa ,eu quero fazer faculdade aí,mas tenho que arranjar uma maneira de pagar os estudos ,obg e bjs
A única diferença da matrícula integral e da matrícula parcial é a diferença de tempo e o "desconto" na propina? Porque eu precisaria me sustentar 100%, então teria que ter um trabalho integral. A matrícula parcial tem um horário fixo de aulas? Tipo só a noite ou só a tarde. Quantas horas de aulas por semana nesse tipo de matrícula? Amei seu vídeo, um dos mais didáticos e completos que encontrei nas minhas pesquisas. Beijinhos
@@naiaranai3804 eu penso em juntar dinheiro pra me manter uns 6 meses sem emprego, pra poder procurar um trabalho e continuar segura. Vou tentar fazer de tudo pra diminuir gastos, se possível dividir quarto e tudo mais
Vai depender de facul para faculdade, a minha integral são 10 disciplinas, em regime parcial ficam 5, pagava em torno de 87€ por mês, o horário era fixo pq minhas aulas são todas de manhã, e era o menso horário que os demais, eu só não comparecia as outras cadeiras.
Geralmente a parte da manhã está toda preenchida, das 8:30 as 12:30, algumas vezes pode haver uma ou outra aula a tarde, isso na minha universidade claro
@@lua2na Sim sim! A minha pergunta foi em questão das bibliotecas na cidade (se tiver alguma)! Quando estava nos eua, trabalhei na biblioteca pública da cidade.
Ah simm! Existem várias bibliotecas pela cidade, mas não sei se existe algum programa de emprego destinado a estudantes por aqui. Posso procurar infos sobre e qualquer coisa aviso :)
part-time, como o nome sugere, é a tempo parcial. Significa que no caso de um trabalhador, trabalha menos do que 48h semanais (geralmente aproximadamente a metade disso) no caso de um estudante, que pega menos disciplinas do que as 5 disciplinas (sugeridas) por semestre. No caso da FEUP podes conseguir fazer entre 2 e 4 disciplinas como estudante part-time dependendo da quantidade de créditos que as cadeiras escolhidas dão.
Oi. Depende das horas do part time. Se o salario mínimo está 667€ por 8h de trabalho (salvo erro), então é só calculares a partir daí. Por exemplo se fizeres um part time de 4h (que é a metade do full time), o mínimo que tens de ganhar legalmente é 333€ e alguns cêntimos (que é a metade dos 667...) e por aí vai. É só calcular. Ha quem pague sempre um pouco mais mas também ha exploradores que queiram pagar menos, principalmente a pessoas que não estão legalizadas. Por isso é sempre bom vir legalizado para exercer os seus direitos.
Uma ideia de vídeo é você falar como é a sua vida aí: se mora sozinha, valor do aluguel caso pague, se tu trabalha ou não, mostrar sua rotina em um dia, etc
Ysadora Santos obrigada pela sugestão!!
É disparate perguntar à jovem senhora , acerca da sua privacidade. Estude cidadania. O que se passa com os outros , não nos diz respeito. Ela relata generalidades, OK ?
@@antonioalmeida8099 isso só foi uma ideia de video meu Deus, um monte de gente posta vídeo com esses temas que eu falei. Ela mesma agradeceu a sugestão e você ta incomodado euem
Ysadora, o que houve aqui provavelmente foi um choque cultural. Provavelmente a pessoa que fez o comentário é português, e a cultura deles não é tão informal quanto a nossa, por isso houve esse estranhamento de ambas as partes.
só de não ter a preocupação de morrer em assalto, ou atropelado, ou endividado, o mínimo dos meus problemas seria ralar muito e estudar muito...
Dica para quem pretende ir estudar em Portugal: SE PREPAREM DURANTE 1 OU 2 ANOS NO QUESITO FINANCEIRO ANTES DE IR PRA PORTUGAL, PARA QUE LÁ VCS NÃO PASSEM APERTO!!
E isso seria+/- quanto em reais???
@@marcaldw é só fazer uma conta básica. Quanto está o Euro? Onde vc vai estudar qual faculdade? onde vc irá morar lá e quanto vai gastar com moradia? onde vai comer e quanto vai gastar com alimento? aí vai os custos por fora tipo roupas, livros para estudos etc.. consulte uma empresa terceirizada especializada nesse assunto!!
As coisas lá não são baratas em quesito dinheiro, o Euro é muito caro, por isso é importante se preparar financeiramente para não passar necessidades lá, é possível conseguir um visto para trabalhar lá, mas mesmo assim é preciso ter um dinheiro guardado para imprevistos, pq nossa vida é cheia de imprevistos!!
Qualquer dúvida pergunte aqui!!
@@marcaldw 1500 euros /mês x 7 ( reais) = 10500 reais /mês .Isto dá para viver BEM . Se for lavar a louça a casa de suas colegas, come lá , recebe
uns dinheiritos . Tem que gerir seu dinheiro. A residência, se é solteiro/a, pode compartilhar com outro/a. 2-3. Gastos escolares são baratos. E se for ao Serviço Social da UP e disser que a Mãe estar doente...mais um desconto.
Na cantina , elogie a menina da caixa , que... nunca foi ao Brasil... até pode ter
algumas senhas de alimentação , gratuitas. ( minha experiência em Hospital Londrino :=). Para uma vida cómoda , 1000 euros/mês creio que chega e sobra.
Que conteúdo ótimo! Concordo com tudo! Faço Eng. da Computação na Feup e aqui em Portugal já trabalhei em restaurante, café e hoje em dia trabalho na minha área. Também sou Full time, tanto na faculdade quanto no trabalho. Esse ano está sendo uma loucura, já fiz até promessa que ano que vem vou ser part-time kkkkkk
Oi você pode me chamar no instagram pra eu poder tirar uma dúvidas com vc? @ysadorasantoss
Obrigada!! Nossa, tá de parabéns! Trabalhar e estudar em período integral é ter muita força de vontade 👏🏻👏🏻👏🏻
Aah eu quero fazer esta faculdade, onde vc fez, como é, e o preço de custo?
@@fernandapriscilabarros8585 100 euros só pra se inscrever, passando ou não (acho eu).
E eles podem aumantar os custos anuais arbitrariamente sem você ser sequer notificada.
Quando eu vim custava 3000 anuais ou parcelados em 10x de 300, apartir de 2020/2021 será 3300 anuais ou 10x de 330 (+ 1 parcela na prática). Não aconselho, sei que o ensino superior no Brasil pode te proporcionar uma educação tão boa quanto.
As vantagens daqui são exteriores a universidade. Como a possibilidade de aplicar estudo de linguas diversa, um diploma reconhecido na europa (mas nao é reconhecio o mestrado do mestrado integrado no Brasil). Possibilidade de viajar para outros países da Europa, viver numa comunidade multicultural, visto que há muitas pessoas de todo canto do mundo. Mas em si na universidade não me sinto tão feliz. É um bocado difícil fazer amizades com os locais, mesmo pq os estudantes brasileiros tendem a ser um pouco mais velhos, e terem necessidade de trabalhar.
@@VictorLaureanoCG Caramba, super constribuidor, seu comentário. Tenho algumas dúvidas relacionadas...se puder me ajudar, tem algum e-mail para contato?
meu conselho: procure cursos em pós laboral, a noite
acabei de achar seu canal e amei, me deu um alívio em saber mais um pouco sobre estudar em Portugal 🥰❤
Ana Beatriz obrigada!! 💖
Você é tão linda mds :o parece uma boneca. Obrigada pelo vídeo! s2
Ritiele Façanha obrigada anjuu 🥰🥰
Meu sonho ir estudar em Portugal ❤️ ótimo vídeo
É meu amor.. não se dormeee na europa. Kkklk
Estudo de amanhã e a tarde Arquitetura) trabalho de uber eats a noite e assim me mantenho aqui, tenho nem pais para mandar, nem mandaria se tiver com esse Euro caríssimoooo.
Sobre a dica do part-time achei super válida, só vai demorar o dobro para se formar um dia, mas vai ta dar certo.
Por curiosidade se possível poderia dizer quantas horas +- vc trabalha por dia e quanto recebe? Desde já grato.
Ví aqui coisas suuper úteis que nunca ví em nenhum outro vídeo. Parabéns! Obrigada!!!!
To pensando em estudar na universidade do Porto ano que vem e to amando seus vídeos
Monnie Ka vc sabe que pra entrar numa faculdade de lá também tem que fazer enem, né? Então qualquer covarde que queira pagar uma faculdade lá de fora, vai ter que enfrentar o enem do mesmo jeito, meu bem, deixa de ser besta.
E sabe quantas pessoas não tem condição pra ter uma educação de qualidade pra passar no enem e vão pra faculdade particular depois de muito esforço? Não é por covardia que as pessoas vão pra particular, existem situações e situações e vc não pode sair julgando antes de conhecer.
Além do mais, as nossas faculdade públicas são INCRÍVEIS, as pesquisas que saem de lá são surreais só provando o nosso valor, realmente são um tesouro nacional porém as oportunidades que você pode ter estudando numa faculdade de um país europeu (acredito eu) são inumeráveis. Se você discordar de qualquer um dos fatos que citei, certeza que é só mais um ignorante invejoso kkkkkkkkkkk
Monnie Ka não vou assistir nada que uma pessoa doida chega nos comentários dos vídeos dos outros sendo IGNORANTE e extremamente rude me indicou porém infelizmente essa é a realidade do nosso país, se quiser mudá-la vá realmente fazer algo de útil invés de desanimar e afrontar os outros sem justificativa na internet.
Monnie Ka mas ninguém falou nada sobre fazer medicina em Portugal, esse não é o assunto do vídeo e nem mesmo é algo que vc ou eu citamos então pare de falar coisas sem sentido
Encontrei um canal muito bacana, sucesso para você, senhorita! Fique com Deus!
nossa, vc fala muito bem! amei
Obrigada por coragem que você me deu eu quero estudar em Portugal mas não tem como apoio mais agora tem coragem VC pode ajudar pra conseguir bolsa
Ótimo conteúdo, parabéns
Ajudou muito
Oi Luana! Foi um prazer em te conhecer e adorei vê voce passar as informações sobre os trabalhos aí que dá pra conciliar com os estudos. Você ganhou mais inscritos e o soninho está ativo também. Você pode fazer um vídeo falando sobre cursos de EAD graduação ou tecnico em Portugal? Tenho interesse de estuda aqui no Brasil antes de chegar aí em portugal. Bjs!
Conteúdo muito útil, ótimo vídeo parabéns !
olá, você entrou na Universidade do Porto pelo exame nacional? você já é cidadã portuguesa?? ótimo video!!
Marcelo M Entrei pelo ENEM e sou brasileira!
Boa tarde
O artigo 92 do SEF (Portugal) diz que é vedado a atividade profissional para estudantes do ensino secundário, a minha pergunta é a seguinte, será que o QNQ de nível 5 (não é CTESP nem licenciatura) pertence ao ensino secundário?
Desejo frequentar um curso (CET - Curso de Especialização Tecnológico) de nível 5 (não é CTESP nem licenciatura) mas antes pretendo perceber se essa formação me permitirá trabalhar, a formação tem a duração de um ano e meio e mais 3 meses de estágio.
Vc acha que os empregos de salário mínimo são relativamente "fáceis" de se conseguir? Tipo eu conseguiria encontrar se procurasse bem? E se não, da pra se manter trabalhando por hora? Por exemplo, se eu estiver em regime parcial vou poder trabalhar em mais de um lugar?
Seus vídeos são ótimos, muito obrigada!! Saberia me dizer quanto é a hora de um part-time? Sucesso, querida
Oii luana, como é conciliar uma faculdade integral com um trabalho part-time? Tipo só é possível trabalhar no horário da noite ou da para trabalhar de dia,mesmo a faculdade também sendo durante o dia tbm ? No teu caso mesmo a faculdade sendo integral, vc trabalhou de dia ou a noite? Muito obrigada por esse vídeo ta me fazendo entender melhor como funciona ❤️
Oi Laís! Boa pergunta! Apesar do regime ser integral, vc não costuma ter aulas o dia inteiro. O que acontece é que em um dia vc tem aulas de manhã, no outro durante a tarde, então o seu trabalho part time precisa ter esse flexibilidade de horários para encaixar com as aulas. Como muitos estudantes trabalham, a maioria dos donos estão acostumados a ajudar a flexibilizar esses horários no trabalho. No café que eu trabalhei era assim, a dona contratava alguns universitários e por entender a nossa situação, procurava sempre montar os nossos horários de forma que não atrapalhasse nos estudos
E obrigada pelo carinho 💖
Obrigada pelas dicas 🥰❤️
olá. penso em ir morar em Portugal para trabalhar e estudar! mas n sei português de Portugal, kkkk, isso dificultaria muito a minha vida?
Você explica MUITO bem, muito obrigada.
Voce aconselha ir fazer intercâmbio com agencias?
Parabéns pelo vídeo novamente, vc tem ajudado muito com dúvidas e seus vídeos são muito bons. Há possibilidade de bolsas em uma faculdade em Portugal? Se sim quais?
Por sermos CPLP pagamos a metade do que cobram para estudantes internacionais (O que ainda é bem caro em alguns casos). Como estudantes de graduação é mais difícil ter acesso a bolsas, e aqui em Portugal meio que somos "impedidos" de ter acesso as bolsas oferecidas nacionalmente normalmente.
Na FEUP os estudantes que geralmente possuem as melhores notas do ENEM na inscrição (de cada curso) Têm acesso a uma bolsa que permite que eles paguem os mesmos valores que os estudantes nacionais, mas há algumas condições para esse acesso. Uma delas é a de não ter feito faculdade previamente. Outra é que após o acesso a essa bolsa, se perder em 1 disciplina já voltas a pagar o mesmo que os estudantes CPLP, o que no caso da FEUP é 300 euros e querem aumentar p/ 330 euros.
Em suma eles apenas querem estudantes que psosam ser bancados aqui pelo tempo da graduação deles, inclusive para o primeiro visto já é solicitado documentos que demonstrem tal possibilidade.
Como deve ter percebido pela minha resposta, é um tema sensível para aqueles que acabam tendo que se manter aqui.
Portugal é um dos poucos países onde não existe realmente um sistema de bolsa que permita o estudante viver com qualidade, no sentido de pagar suas contas, se manter e sobreviver como pode vir a acontecer no Brasil. Aqui as bolsas servem apenas para pagar o custo da anuidade da faculdade, sendo a bolsa diretamente proporcional a esse valor. Não há uma conscientização quanto a custos de transporte, alimentação e manutenção em geral.
Para os que almoçam na universidade há algo parecido como bandejão, onde se paga cerca de 2.65 euros para um almoço, e em algumas universidades também a janta.
Oi abner, foi como o Victor disse. Em Portugal estudantes internacionais não tem direto a bolsa, existem alguns apoios para estudantes que se encontram em situação de emergência. Mas isso é algo que vc poderia dar entrada depois de estar matriculado, pq é um serviço social para os estudantes da universidade
@@VictorLaureanoCG nem mesmo na faculdade do Porto? Vi em alguns videos e na internet que existem algumas chances de bolsas integrais mesmo para estudantes internacionais. Gostaria de me informar mais sobre pois estou planejando fazer faculdade em Porto,teria alguma coisa mais para passar?
Meu Deus! Vc é tão linda! perdi até o foco do vídeo.
Luana estou assistindo os seus vídeos e adorando, uma dúvida esse seu ponto de vista séria com relação a fazer licenciatura e mestrado integrado ou seria para estudantes de mestrado apenas?
Lu, vc acha q eu conseguiria trabalhar pra pagar somente a minha faculdade com bolsa aí em Portugal? Bjs amei o vídeo e as dicas 😘😘
Quero muito ir fazer faculdade em Portugal porém sou de baixa renda, minha maior dúvida é se é possível pagar as propinas trabalhando com um trabalho que um universitário normalmente conseguiria, se alguém puder responder ficarei grato.
Acho bem possível sim, com esforço pra tirar uma nota boa no Enem dá pra ter um desconto de até 50% em várias faculs, além de disposição pra trabalhar
depende, vai ser graduação ou mestrado? se for mestrado, vc consegue bolsas de 100 por cento que já está inclusa alojamento ( depende da universidade) e à alimentação. mas seria melhor vc ir ao site da universidade desejada e ver as informações. muita leitura e ver videos relacionados à universidade
Oi Luana, parabéns pelos vídeos. Eles são muito informativos e direto ao ponto. Queria tirar uma dúvida. Eu estou em processo de candidatura para mestrado na NOVA de Lisboa. Eu achei que estrangeiro não poderia estudar em regime parcial. Como faço para estudar em regime parcial logo após a minha candidatura/matrícula? Obrigado!
Eduardo Santos Oi Eduardo, no momento da matricula vc tem que indicar o regime de horários. Ai você pode escolher entre o parcial e o integral. Se você já realizou a matricula então terá que esperar a renovação da sua matricula no proximo ano pra fazer a alteração
@@lua2na Muito obrigado pela explicação!
ótimo vídeo!! muito bom!
Faz um vídeo falando das bolsas e das melhores faculdades na sua opiniao
voce pode me ajudar? eu quero fzr uma faculdade de designer de interiores em portugal, mas eu nao estou conseguindo encontrar nenhuma, apenas cursos
Muito obrigada pelas dicas, ótimo vídeo!
Vc tem alguma estimativa de quanto tempo a mais demoraria para terminar a licenciatura em regime parcial?
Ano que vem eu vou me mudar para Portugal e pretendo cursar artes visuais, mas não sei quais faculdades lá oferecem esse curso. Se alguém puder me ajudar eu agradeço.
Gostaria de saber se no Brasil o mesmo é possível, estudar e trabalhar tendo apenas o visto estudante
Acredito que sim... tenho amigos angolanos que trabalham e fazem faculdade.
OI, queria saber se estudantes que ainda vão terminar o ensino médio, em portugal, precisam repetir um ano.... Estou tendo a oportunidade de estudar aí e tô com medo de ficar mais atrasada em relação aos estudos....
Sendo freelancer ou ter trabalho remoto pra outro país da europa posso ficar despreocupado com isso de declarar sobre?
Não teria como eu trabalhar de manhã e estuda a tarde?
Gravaa mais vídeo pfvvvv
Tem a possibilidade de fazer transferência de uma faculdade daqui do Brasil para uma faculdade daí de Portugal?
Tem, mas é outro processo, tinha visto um vídeo mas não estou achando, kkk da uma pesquisada, se achar te mando!
Oii me ajuda por favor
Estou querendo fazer faculdade aí em Porto pelo enem e eu queria poder trabalhar para poder me manter só
qual é a média salarial dos trabalhos part time q vc ve por ai? em cafés etc
up
up
Oi. Isso depende do tempo de horas do part time. Por exemplo o salário mínimo é 663 se não estou em erro para um turno completo (8h de trabalho), se fizeres part time de 4h o mínimo que recebes é a metade do salario mínimo mas ha quem pague um pouquinho mais mas o mínimo será sempre calculado com base no salário mínimo e as horas que fazes.
400 a 500
Quais são as vantagens de vc ir estudar em Portugal?
Depois de terminar os estudos, é possível morar ainda em Portugual, ou é preciso renovar a autorização?
Também quero sabeer
Seus vídeos estao me ajudando mt, não pare por favor
Obrigada pelo carinho ❤️
massa
Luanaa pf tira minha dúvida se eu estudar de forma integral como vc, são quantas horas na facul?
Mah ok fica em torno de 20h semanais
Olá, ótimo vídeo.
Só estou com uma dúvida. Sou cidadão português e vou para estudar Arquitetura em Lisboa. Há possibilidade de trabalhar durante o dia Full time e estudar apenas a noite. Aqui no Brasil é normal isso, vc sabe.
Existem alguns cursos com regime pós-laboral que séria o curso no horário noturno mas nas minhas pesquisar não vi arquitetura.
Oi, td bem? Vc sabe se depois de fazer a matrícula na faculdade já dá pra agilizar o processo de visto para trabalho pela internet aqui no Brasil? Tenho medo de chegar aí e não conseguir/demorar muito, porque vou ter que me sustentar. Ótimo vídeo!
oii, vc conseguiu achar trabalho fácil aí? meu maior medo é esse tbm e vou prestar pra faculdade aí em 2023
@@giovannacapela6210 Oii, não tô em Portugal não hahaha minha dúvida ainda continua de pé. Espero que vc consiga tbm! :)
Amei o vídeo! adorei as informações.
Mas preciso que alguém me ajude com uma dúvida que anda a me atormentar.
Meu foco é estudar e morar em Portugal, para depois, sair de Portugal. Para outro país da Europa.
Ainda n decidi sobre qual área me formar, visto que tenho interesse em muitas.
A QUESTÃO É:
Até onde sei, em geral as universidades aceitam a nota do ENEM dos últimos dois anos.
Logo, se eu já for residente, posso fazer o ENEM, em Portugal se tiver menos que dois anos de moradia.
Vou sozinho, para me sustentar e estudar, sem ajuda de terceiros. Tenho então, duas alternativas:
Estudar aqui, no BR, até passar no ENEM e depois juntar a grana para dar inicio ao pagamento das primeiras parcelas das propinas;
OU
Ir o quanto antes para Portugal, arrumar um emprego e, conciliando com o trabalho, estudar para o ENEM, já juntando a grana das primeiras propinas.
Alguém têm experiência parecida ou pode me ajudar nessa decisão?
Oi Alexandre, fico feliz que tenha ajudado!
Sobre a sua questão. Eu aconselharia a fazer o ENEM esse ano ai no Brasil e depois vir pra cá, arrumar um emprego. Viria um pouco antes das aulas começaram para dar tempo de se adaptar com o emprego e o lugar, mas só depois que tivesse todos os documentos para tirar a sua residência de estudante.
Se vc vier antes como turista para trabalhar e depois estudar, é provável que tenha que trabalhar ilegal por um tempo e isso pode dificultar a sua permanência em Portugal ou até mesmo viajar pela Europa, como disse que tem vontade de fazer.
Particularmente, eu acho melhor se preparar no Brasil e vir com tudo certo do que tentar se virar por aqui.
Mas desejando boa sorte nesse momento de decisão e espero que de tudo certo!! 🙏🏻
@@lua2na AHHH, me respondeu
Alexandre Ranquine Claro!! Hahaha
eu não conheço muito da Instituição, mas eu vejo muitas pessoas na Universidade do Porto que vem dos Açores
Estou com uma dúvida que não acho resposta em vídeo nenhum 😕 Cônjuge de estudante também tem permissão para trabalhar?
Vanessa Guimarães oi! Não sei dizer, mas posso ver se encontro alguma informação sobre o assunto e te aviso
Olá! Sou publicitario recem formado e penso em fazer um curso tecnico de design na Politecnica do Porto, consigo reduzir a carga horaria do curso, ou somente para licenciaturas?
caio cabral acredito que sim. Na U.Porto a escolha do regime de horários é feita no momento da matricula, vc pode perguntar na secretária ou mandar um e-mail para saber como funciona esse procedimento na sua instituição
Amei o video, ai tem como trabalhar como au pair por periodo part time? trabalho com isso atualmente na Irlanda, e quais os requisitos que os empregadores mais pedem (saber o ingles, ter cursos...? bjs.
Larissa Tamar Larissa obrigada!! Acredito que sim, como se consegue o au pair através de um programa acredito que tenha como fazer isso em Portugal tbm! Só não sei se é igual na Irlanda, acho que aqui não é tão comum esse trabalho. Normalmente eles pedem experiência anterior e pelo o inglês, se tiver o francês ou alemão é uma grande diferenciação!
Quanto aos cursos, depende da área, pode ser que seja exigido algum conhecimento técnico. Mas por exemplo, eles não dariam preferência, necessariamente, a alguém que tem técnico de garçom para alguém quem tem experiência
Oi perfeita 🦋
ana sophia daudt ribeiro💖💖💖
Ir no CEF? O que é isso?
tendo a cidadania precisa fazer isso tudo?
quais são os sites de freelancer
O que é um full time e um part time?
Um full time é um trabalho a tempo integral ou seja talvez vc trabalhe 8/9 horas por dia, já em part time vc trabalha metade da carga horária tipo 4 horas por dia ou menos depende
Lu, se eu trabalhar part time eu vou ganhar o salário mínimo de 630? Ou sera metade do salário?
@@monnieka5664 ???
@@leonardoramos8773 dependendo do emprego você ganha menos que o salário mínimo.
Depende, tem MTS trabalhos que oferecem um pouco a mais do salário mínimo, já vi parte time pagando 500€ + gorjeta, e já vi parte time pagando 400 a 450.
Muito obrigadaaa me animou muito. quero fazer intercambio mas não tinha nocão de poder trabalhar e estudar. Faço enfermagem e me disseram que não teria como conciliar faculdade e trabalho.
Tou na msm duvida, no caso sou técnica em enfermagem e o medo é não conseguir trabalhar e estudar.
Onde eu consigo ver o preço de cada curso?
Qual é a média salarial pra um trabalho part time no Porto?
Na matrícula do primeiro ano existe essa possibilidade de diminuir cadeiras tbm? Achei interessante haha, já que eu precisaria trabalhar para me manter por aí. Quando pesquisei no site vi apenas o preço fixo do curso, mas não vi nada falando sobre reduzir.
Anthony Lucas simm, existe essa possibilidade. As universidades trabalham com o sistema de créditos para se formar, mas a longo prazo demoraria muito mais. Por exemplo, eu faço medicina dentária e a mensalidade é 800 euros com 6 cadeiras por semestre, caso eu fizesse 3-4 cadeiras pagaria 560.
@@carlaribeiro1848 Show, obrigado pela resposta!! Sabe se isso é possível já a partir do primeiro ano?? No pagamento da primeira propina, por exemplo
Carla Ribeiro oi Carla, você tem alguma rede social pra eu poder tirar algumas dúvidas com vc? Qualquer coisa me chame no Instagram: ysadorasantoss
Ysadora Santos simm, te chamei lá
Anthony Lucas já sim, você escolhe as cadeiras e a opção da propina no momento da matrícula, e pode mudar a cada ano letivo.
Seus vídeos são muito maravilhosos bjs,eu queria perguntar se logo que eu chegar em Portugal posso trabalhar ,mesmo não sendo portuguesa ,eu quero fazer faculdade aí,mas tenho que arranjar uma maneira de pagar os estudos ,obg e bjs
A única diferença da matrícula integral e da matrícula parcial é a diferença de tempo e o "desconto" na propina? Porque eu precisaria me sustentar 100%, então teria que ter um trabalho integral. A matrícula parcial tem um horário fixo de aulas? Tipo só a noite ou só a tarde. Quantas horas de aulas por semana nesse tipo de matrícula?
Amei seu vídeo, um dos mais didáticos e completos que encontrei nas minhas pesquisas. Beijinhos
Essa é a minha dúvida. Só tenho o dinheiro da ida. teria que me sustentar 100% também
@@naiaranai3804 eu penso em juntar dinheiro pra me manter uns 6 meses sem emprego, pra poder procurar um trabalho e continuar segura. Vou tentar fazer de tudo pra diminuir gastos, se possível dividir quarto e tudo mais
@@majuvieira6831 eu também
Vai depender de facul para faculdade, a minha integral são 10 disciplinas, em regime parcial ficam 5, pagava em torno de 87€ por mês, o horário era fixo pq minhas aulas são todas de manhã, e era o menso horário que os demais, eu só não comparecia as outras cadeiras.
Geralmente a parte da manhã está toda preenchida, das 8:30 as 12:30, algumas vezes pode haver uma ou outra aula a tarde, isso na minha universidade claro
As bibliotecas também disponibilizam vagas de trabalho para estudantes?
Na universidade do Porto eles não costumam abrir vagas para estudantes trabalharem na instituição
@@lua2na Sim sim! A minha pergunta foi em questão das bibliotecas na cidade (se tiver alguma)! Quando estava nos eua, trabalhei na biblioteca pública da cidade.
Ah simm! Existem várias bibliotecas pela cidade, mas não sei se existe algum programa de emprego destinado a estudantes por aqui. Posso procurar infos sobre e qualquer coisa aviso :)
@@lua2na Tá certo!! Obrigada
é possível trabalhar na universidade?
Na U.Porto eu não encontrei essa opção!
@@lua2na Entendi, obrigado
Algm sabe se pode usar a nota do integtal enem dos ultimos 3 anos ou apenas a redação?
Oi Matheus, pode sim! A maioria das faculdades da U.Porto não coloca restrição para utilizar a nota do ENEM de outros anos
Como enviar meu currículo pela internet ?
Artênio Freitas, existem alguns sites de busca de emprego no qual vc pode encontrar o email de empregadores e enviar seu currículo
para eles
Alguém tem esses sites de freelancer que ela disse pessoal?
Parece a Thais do BBB kakakakakakaka
Vc faz faculdade de que ?
Ysabela Santos faço ciências da comunicação!
Oq é part time e full time
part-time, como o nome sugere,
é a tempo parcial. Significa que no caso de um trabalhador, trabalha menos do que 48h semanais (geralmente aproximadamente a metade disso) no caso de um estudante, que pega menos disciplinas do que as 5 disciplinas (sugeridas) por semestre. No caso da FEUP podes conseguir fazer entre 2 e 4 disciplinas como estudante part-time dependendo da quantidade de créditos que as cadeiras escolhidas dão.
Exato!
Full time = tempo integral
Part time = tempo parcial
Qual é o valor mensal dos que trabalham em part time?
Oi. Depende das horas do part time. Se o salario mínimo está 667€ por 8h de trabalho (salvo erro), então é só calculares a partir daí. Por exemplo se fizeres um part time de 4h (que é a metade do full time), o mínimo que tens de ganhar legalmente é 333€ e alguns cêntimos (que é a metade dos 667...) e por aí vai. É só calcular. Ha quem pague sempre um pouco mais mas também ha exploradores que queiram pagar menos, principalmente a pessoas que não estão legalizadas. Por isso é sempre bom vir legalizado para exercer os seus direitos.
@@lanagermano1 Grato.
Vc pôde falar pausadamente. Falar rápido confundi .