Bom dia nobre e caríssimo Professor João Alves, assistindo ao debate e após o término, tenho a dizer lhe, que como sempre é muito técnico, muito profundo, fez e faz um pano de fundo e uma argumentação digna de um Doutor, um Mestre, muito consistente e firme, convincente e preciso, enquanto seu debatedor com suas argumentações são muito vagas e rasas, não conseguindo refutar e debater tecnicamente, é muito ruim debater com pessoas a níveis abaixo, percebi que o senhor teve que nivelar seu conhecimento ao dele para debater. Essa é minha opniao apenas minha. O Nobre Prof. Venceu de 10xO parabéns 👏👏👏👏👏👏👏🤗🙏
Só não gostei porque o tema foi muito centralizado. Claro, se fosse discutir as várias e inúmeras contradições do NT teria sido bem melhor. No mais, valeu professor, João.
Me chamou atenção o respeito e educação da parte do João alves se dirigindo ao oponente como Professor Lucas, enquanto a outra parte não consegue se dirigir com o minimo de respeito se referindo a "ele", como se fosse qualquer um...
@@paulobrasil2130 meu amigo, eu sempre acreditei no respeito ao outro; embora eu discorde, isso não me dá o direito de desmerece-lo enquanto pessoa. Obrigado pelo comentário
Professor João deu uma aula , para os o Lucas poder debater com coerência , ele tem que sai da zona d e conforto, estudar as escrituras no hebraico e grego , eu achei que ele rodeou muito e não se aprofundou , este é meu ponte de vista , até porque para debater com o Professor João tem que ter coragem, pois ele é um monstro !!! Gratidão !
Triste quando alguem com tanto potencial intelectual se rende ao capricho orgulhoso e religioso negando a verdade e artuculando sobre o que nao entende pra hustificar o ridiclo. Meus parabéns professor!!! O senhor ensinou com calma, sensatez e muita elegância como alguem deve de fato estudar um texto e seu contexto. Despido de fé, acusacoes, ideias perjorativas ou qualquer difamação contra quem discorde. Nao me surpreende a postura do Lucas durante o debate, o que poderia se esperar de alguem que compartilha a visão e fé de paulo ? O mesmo que diz que vale tudo, ate mentir, dissimular e forcar as pessoas a acreditarem no que ele diz. Ora, se D'us precisasse disso, ele mesmo o faria, sem precisar de ajuda de nenhum imperialista frutrado ou de um pseudo deus.
Colossenses 1:23: "se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que ouvistes, o qual FOI PREGADO A TODA CRIATURA que há debaixo do céu, do qual eu, Paulo, estou feito ministro". Segundo o Banzoli, o evangelho ESTAVA sendo pregado e não que já TINHA SIDO pregado. Acho que ele não leu a própria Bíblia dele! Parabéns, professor, o senhor deu uma aula caríssima para este jovem, que não soube aproveitar a excelente oportunidade, se escondendo em dogmas e viés teológicos. O senhor é sensacional. Parabéns, mestre.
Amigo, que tradução é essa que está lendo? (Seria a ACF de de 1998?) Na minha está assim: "desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que TEM SIDO proclamado a todos os que estão debaixo do céu. Esse é o evangelho do qual eu, Paulo, me tornei ministro." Se está falando de alguma tradução específica, deixe claro no seu comentário e, também, o motivo dela ser superiora as demais.
@narukanbackup Olha, a tradução 'foi pregado a toda criatura' não só está correta, como reflete exatamente o que Paulo quis dizer. Ele está falando de um evangelho que já foi amplamente divulgado no mundo conhecido da época. Ele não tá sugerindo que a mensagem ainda estava 'em andamento' - ele tá afirmando que já tinha alcançado todos os povos, no sentido de que a missão tinha se espalhado. Essa sua tradução 'tem sido proclamado' até soa bonito, mas acaba enfraquecendo essa ideia de missão cumprida. E sim, a tradução que uso é a Almeida Corrigida Fiel (ACF), bem tradicional, então está longe de ser inferior. No final, não é uma questão de qual tradução é 'melhor' - é só que essa reflete o contexto e o propósito de Paulo com precisão.
@@DANKILLER baseado em que? Na sua opinião pessoal? ACF é uma tradução ultrapassada; caso não lembre, foi a mesma que traduziu malakoi e arsenokoitai como afeminados e sodomitas e causou toda aquela polêmica do Felipe Neto com Nando Moura (lembra do meme?) e faz o pessoal até hoje achar que Paulo estava falando sobre meros homens afeminados e criminosos estu***dores, não de homossexuais. Atos dos Apóstolos 1:8 (nessa sua mesma tradução ruim da ACF) vai dizer que: "Mas RECEBERÃO poder QUANDO o Espírito Santo descer sobre vocês, e SERÃO minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os CONFINS DA TERRA'.". Ou seja, não, não era apenas o mundo conhecido da época, mas em cada canto da Terra (onde você não tem como provar que eles desconheciam) Romanos 15:20-24 (ainda nessa ACF) diz: "E desta maneira me ESFORCEI por anunciar o evangelho, não onde Cristo foi nomeado, para não edificar sobre fundamento alheio; Antes, como está escrito: Aqueles a quem NÃO FOI ANUNCIADO, o verão, e os que não ouviram o entenderão. Por isso também muitas vezes tenho sido impedido de ir ter convosco. Mas agora, que não tenho mais demora nestes sítios, e tendo já há muitos anos grande desejo de ir ter convosco, QUANDO partir para ESPANHA irei ter convosco; pois espero que de passagem vos verei, e que para lá seja encaminhado por vós, depois de ter gozado um pouco da vossa companhia..", ou seja, o evangelho também não havia sido pregado nem para todo o mundo conhecido da época, afinal o livro de Romanos foi escrito por volta de 57-58 d.C, enquanto Colossenses foi escrito em, aproximadamente, 60 d.C. Então, ao menos que ache ser possível pregar a todo um país em menos de 2 anos, sua teoria (assim como a do professor) é infundada. Então não, a tradução correta em Colossenses não seria que o evangelho já foi pregado a toda criatura, mas sim que ele está sendo pregado a toda criatura, assim como está na tradução da NVI, a mais recente.
@@DANKILLER baseado em que? Na sua opinião pessoal? ACF é uma tradução ultrapassada; caso não lembre, foi a mesma que traduziu malakoi e arsenokoitai como afeminad0s e s0d0mitas e causou toda aquela polêmica do Felipe Neto com Nando Moura (lembra do meme?) e faz o pessoal até hoje achar que Paulo estava falando sobre meros homens afeminad0s e criminos0s estu***dores, não de h0mossexuais. Atos dos Apóstolos 1:8 (nessa sua mesma tradução ruim da ACF) vai dizer que: "Mas RECEBERÃO poder QUANDO o Espírito Santo descer sobre vocês, e SERÃO minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os CONFINS DA TERRA'.". Ou seja, não, não era apenas o mundo conhecido da época, mas em cada canto da Terra (onde você não tem como provar que eles desconheciam) Romanos 15:20-24 (ainda nessa ACF) diz: "E desta maneira me ESFORCEI por anunciar o evangelho, não onde Cristo foi nomeado, para não edificar sobre fundamento alheio; Antes, como está escrito: Aqueles a quem NÃO FOI ANUNCIADO, o verão, e os que não ouviram o entenderão. Por isso também muitas vezes tenho sido impedido de ir ter convosco. Mas agora, que não tenho mais demora nestes sítios, e tendo já há muitos anos grande desejo de ir ter convosco, QUANDO partir para ESPANHA irei ter convosco; pois espero que de passagem vos verei, e que para lá seja encaminhado por vós, depois de ter gozado um pouco da vossa companhia..", ou seja, o evangelho também não havia sido pregado nem para todo o mundo conhecido da época, afinal o livro de Romanos foi escrito por volta de 57-58 d.C, enquanto Colossenses foi escrito em, aproximadamente, 60 d.C. Então, ao menos que ache ser possível pregar a todo um país em menos de 2 anos, sua teoria (assim como a do professor) é infundada. Então não, a tradução correta em Colossenses não seria que o evangelho já foi pregado a toda criatura, mas sim que ele está sendo pregado a toda criatura, assim como está na tradução da NVI, a mais recente.
@@DANKILLER baseado em que? Na sua opinião pessoal? ACF é uma tradução ultrapassada; caso não lembre, foi a mesma que traduziu malakoi e arsenokoitai como af***nados e so***itas e causou toda aquela polêmica da corujinha colorida com o Barbudo irritado (lembra do meme?) e faz o pessoal até hoje achar que Paulo estava falando sobre meros homens afe***ados e cri****sos es*****dores, não de hom**se***is. (desculpa por essa beleza gramatical, mas o RUclips não estava aceitando de outro jeito) Atos dos Apóstolos 1:8 (nessa sua mesma tradução ruim da ACF) vai dizer que: "Mas RECEBERÃO poder QUANDO o Espírito Santo descer sobre vocês, e SERÃO minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os CONFINS DA TERRA'.". Ou seja, não, não era apenas o mundo conhecido da época, mas em cada canto da Terra (onde você não tem como provar que eles desconheciam) Romanos 15:20-24 (ainda nessa ACF) diz: "E desta maneira me ESFORCEI por anunciar o evangelho, não onde Cristo foi nomeado, para não edificar sobre fundamento alheio; Antes, como está escrito: Aqueles a quem NÃO FOI ANUNCIADO, o verão, e os que não ouviram o entenderão. Por isso também muitas vezes tenho sido impedido de ir ter convosco. Mas agora, que não tenho mais demora nestes sítios, e tendo já há muitos anos grande desejo de ir ter convosco, QUANDO partir para ESPANHA irei ter convosco; pois espero que de passagem vos verei, e que para lá seja encaminhado por vós, depois de ter gozado um pouco da vossa companhia..", ou seja, o evangelho também não havia sido pregado nem para todo o mundo conhecido da época, afinal o livro de Romanos foi escrito por volta de 57-58 d.C, enquanto Colossenses foi escrito em, aproximadamente, 60 d.C. Então, ao menos que ache ser possível pregar a todo um país em menos de 2 anos, sua teoria (assim como a do professor) é infundada. Então não, a tradução correta em Colossenses não seria que o evangelho já foi pregado a toda criatura, mas sim que ele está sendo pregado a toda criatura, assim como está na tradução da NVI, a mais recente.
Quando o professor volta em Mateus 24:1 pra falar da destruição do Templo. Ali eu vi que já acabou o debate e encurralou o " prof " Banzoli 😂. O cristão só fica repetindo textos pra preencher o tempo dele de fala no debate e não traz uma refutação consistente.
Não, por acaso você prestou atenção no texto? Começa com: "Jesus saiu do templo" e depois: "Tendo Jesus se assentado no monte das Oliveiras", vai me dizer que não houve um espaço de tempo de Jesus sair do templo até todos chegarem no monte? isso não implica que a conversa dos discípulos no templo e a pregação de Jesus no monte sejam a mesma, afinal ele apenas diz que não ficaria pedra sobre pedra ainda no templo sem que seus discípulos o perguntassem sobre isso, não que isso seria um sinal da sua vinda como no monte, são duas profecias diferentes.
João ja líquida tudo mostrando que Jesus não escreveu nada. Chega ser engraçado alguém acreditar que outra pessoa escreve cada vírgula que "ouviu de alguém que ouviu de Jesus" e depois falam que Jesus falou.
Um bom debate, que é sobre dois segmentos espirituais, onde um defente suposições espirituais do passado e atual, que tudo é espirito sem noção real do que é espirito; o outro defente mais o aqui e agora, que tudo do passado é historico para aprendizado, entendendo que Deus é do passado, do presente e do futuro, e sempre atual. Baseado nisso, me tornei monoteista, com os pés no chão. Parabens professor João Alves. Mas, cada um na sua fé
O problema todo é não entender a reencarnação, pois até as gerações reencarnam. Se colocarem a reencarnação como "pano de fundo" dessas passagens, tudo se esclarece e se faz entender. Assim como nós estamos sujeitos ao ciclo reencarnatório, as profecias também são cíclicas.
@_LuizClaudio Evolução espiritual com o objetivo de intelectualidade e moralidade. A evolução pode durar milhões de anos, pois ela é compulsória porque Deus é AMOR, segundo Yeshua.
@@glauberzanon3984 sim, poderia mudar se todos tivessem a mesma evolução espiritual, porém a Terra é um planeta de espíritos em expiação e muito atrasado ainda. Por isso que Yeshua disse que muitos serão chamados e poucos os escolhidos. Por isso que as profecias são quase certas. É só vc analisar o nosso tempo atual de 2024 anos DC. Estamos a beira de uma 3° guerra.
A PAROUSIA DE YESHUA Mt 24:30 diz: “Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as TRIBOS da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.” TRIBOS, no Grego é: phule, e significa segundo o strong: tribo; todas as pessoas que descendem de um dos doze filhos do patriarca. TERRA, no Grego é: ge, e significa segundo o Dicionário Léxico de James Strong: terra; chão; terra com um lugar estável; continente; a terra como um todo; a terra como oposto aos céus; a terra habitada residência dos homens e dos animais; UM PAÍS; TERRA CIRCUNDADA COM LIMITES FIXOS; UMA ÁREA DE TERRA; TERRITÓRIO; REGIÃO. A vinda de Yeshua está sendo conectada a Zc 12:10-14! Zacarias 12 versos 10 ao 14 diz: “E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o espírito da graça e de súplicas; olharão para aquele a quem traspassaram; pranteá-lo-ão como quem pranteia por um unigênito e chorarão por ele como se chora amargamente pelo primogênito. Naquele dia, será grande o pranto em Jerusalém, como o pranto de Hadade-Rimom, no vale de Megido. A TERRA pranteará, cada FAMÍLIA à parte; a FAMÍLIA da casa de Davi à parte, e suas mulheres à parte; a FAMÍLIA da casa de Natã à parte, e suas mulheres à parte; a FAMÍLIA da casa de Levi à parte, e suas mulheres à parte; a FAMÍLIA dos simeítas à parte, e suas mulheres à parte. Todas as mais FAMÍLIAS, cada FAMÍLIA à parte, e suas mulheres à parte.” FAMÍLIA, na versão grega da Septuaginta é justamente: phule, que significa segundo o dicionário strong: tribo; todas as pessoas que descendem de um dos doze filhos do patriarca. TERRA, na versão grega da Septuaginta também é: ge, que significa segundo o dicionário strong: terra; chão; terra com um lugar estável; continente; a terra como um todo; a terra como oposto aos céus; a terra habitada residência dos homens e dos animais; UM PAÍS; TERRA CIRCUNDADA COM LIMITES FIXOS; UMA ÁREA DE TERRA; TERRITÓRIO; REGIÃO. A ESTA MESMA PROFECIA, APOCALIPSE SE REFERE: Apocalipse 1 verso 7 diz: “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as TRIBOS da TERRA se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém!” TRIBOS, no Grego é exatamente: phule, que significa segundo o Strong: tribo; todas as pessoas que descendem de um dos doze filhos do patriarca. TERRA, no grego também é: ge, que significa segundo o dicionário strong: terra; chão; terra com um lugar estável; continente; a terra como um todo; a terra como oposto aos céus; a terra habitada residência dos homens e dos animais; UM PAÍS; TERRA CIRCUNDADA COM LIMITES FIXOS; UMA ÁREA DE TERRA; TERRITÓRIO; REGIÃO. Ou seja: Mt 24:30 e Ap 1:7 falam do mesmo evento que está no profeta Zacarias; negar isso é ou má fé e desonestidade, ou, falta de entendimento! De modo que, o contexto ou pano de fundo da vinda em Mt 24 Mc 13 e Lc 21 é Zacarias 12:10-14 Repito, negar isso é duas duas uma: má fé e desonestidade, ou, falta de entendimento! Então para entendermos a parousia em Mt 24 Mc 13 e Lc 21 temos que trazer para a mesa Zc 12:10-14 que é pano de fundo de Zc 14:1-5 Quando fizermos isso nos depararemos com alguns pontos relacionados ao pano de fundo do real cumprimento da tal e real parousia em Mt 24 Mc 13 e Lc 21! Já que a vinda está relacionada a Zacarias 12 que é pano de fundo do Capítulo 14, então vejamos as coisas que devem ocorrer no contexto de tal vinda: 1. Cerco das nações (estas são citadas em Ez 38 e 39) destruição morte e cativeiro. Zc 14:1-3 2. Derramamento de Espírito de graça e súplica (TESHUVÁ). Zc 12:10-14 Agora veja que essas coisas não são a vinda propriamente dita, porque a vinda será após estas duas coisas! 3. O Senhor sai, vem, peleja contra os exércitos inimigos e os aniquila em sua vinda. Zc 14:3-5 Ou seja, A parousia de Mt 24 Mc 13 e Lc 21 está sendo relacionada a vinda do Senhor não para trazer juízo sobre Jerusalém e sim para trazer juízo aos que se ajuntaram e se levantaram contra Jerusalém! Ou seja, é uma vinda que é para ser desejada e bendizida. O que ocorreu em 70d.C? Cerco, Destruição, Muitíssimas Mortes, Sofrimentos, Humilhações Dores, etc! Mas vinda do Senhor em Mt 24 Mc 13 e Lc 21 não é para trazer isso pois está relacionada a Zc 12:10-14 e Zc 14:3-5 Logo, tal Parousia é para trazer: SOCORRO! LIVRAMENTO! VITÓRIA! Para Jerusalém e seu povo! E, para trazer: DESTRUIÇÃO! JUÍZO! Para os inimigos de Jerusalém e seu povo! Ou seja, é uma vinda para BENDIZER aquele que vem: Mt 23:39 "Porque eu vos digo que desde agora me não vereis mais, até que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor." Yeshua se refere a vinda dele como algo que será bendizida, fazendo menção a Sl 118:26! Esse "vos" de Mt 23:39, não se trata dos discípulos ou da igreja representada pelos discípulos apóstolos! Basta ler: Mt 23:34-38 "Portanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas; a uns deles matareis e crucificareis; e a outros deles açoitareis nas vossas sinagogas e os perseguireis de cidade em cidade; Para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que matastes entre o santuário e o altar. Em verdade vos digo que todas estas coisas hão de vir sobre esta geração. Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste! Eis que a vossa casa vai ficar-vos deserta;" Aqui Jesus não está tendo em vista o que ocorreria em 70d.C, pois no verso seguinte ele fala que a vinda dele será motivo para bendizer! PERGUNTO: Que motivo os judeus tiveram para bendizer o que vem em nome do Senhor em 70d.C?! • A destruição do Templo em 70 depois de Cristo? • A destruição da cidade em 70 depois de Cristo? • A morte de muitos do seu próprio povo em 70 depois de Cristo? Vão me dizer que: Aqueles que Yeshua criticou, BENDIRIAM o general Tito, que neste caso, viria em nome do SENHOR desencadeando com isso as três coisas que acabei de enunerar?! Isso não faz o menor sentido! Yeshua já havia falado sobre o que ocorreria em 70d.C, e chorou por causa disso que ocorreria; mas deixou claro que a vinda dele em si seria motivo para bendizer! Lucas 19 versos 41 a 44: “E, quando ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela, Dizendo: Ah! se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence! Mas agora isto está encoberto aos teus olhos. Porque dias virão sobre ti, em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te estreitarão de todos os lados; E te derrubarão, a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, pois que não conheceste o tempo da tua visitação.” Lc 23 versos 28 a 30 que diz: “Jesus, porém, voltando-se para elas, disse: Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai antes por vós mesmas, e por vossos filhos. Porque eis que hão de vir dias em que dirão: Bem-aventuradas as estéreis, e os ventres que não geraram, e os peitos que não amamentaram! Então começarão a dizer aos montes: Caí sobre nós, e aos outeiros: Cobri-nos.” OU SEJA: • Enquanto que em 70 depois de Cristo, só houve motivo para chorar, lamentar, e maldizer! Lucas 19 versos 41 a 44; Lc 23 versos 28 a 30 • No dia do SENHOR onde só então de fato ocorrerá a vinda de Cristo, haverá real motivo para se abrir a boca e bendizer o que vem em nome do SENHOR! Mateus 24, Lucas 21, Marcos 13, Se cumprindo assim o que Jesus anunciou com antecedência em Mateus 23 verso 39! DE MODO QUE: • Em 70 depois de Cristo, o que se teve foi dor, sofrimento, lamento, destruição, morte, vergonha, Humilhações, dor, angústia, tristeza; não houve motivo para abrir a boca e bendizer! • A vinda do Senhor em Mt 24 Mc 13 Lc 21 será motivo para abrir a boca e bendizer o que vem em nome do SENHOR! • 70 depois de Cristo, e, a Parousia de Jesus, são dois eventos distintos! • Mateus 24, Marcos 13, Lucas 21 falam igualmente única e exclusivamente do último evento, a saber, a Parousia no dia do SENHOR que ainda não se cumpriu na terra!
NO CAPÍTULO 23 DE MATEUS: • Jesus fala sobre um grupo | categoria | casta, de judeus incrédulos, que vai ser representada por um grupo | casta | categoria de fariseus que ele adjetivará de várias formas negativas. • Essa categoria de judeus, representa uma geração (qualitativamente falando) composta de pessoas de épocas diferentes, mas que possuem algo em comum, a saber, ações negativas, que em suas respectivas épocas de modo semelhante praticaram: perseguição, tortura, homicídio, assassinato, etc (Vrs 1 ao 38). • De Abel até Cristo, essa geração esteve agindo sobre a terra. • De Cristo até o dia do SENHOR essa geração ainda estará agindo sobre a terra dando prosseguimento as mesmas más obras enquanto todos os sinais anunciados em Mateus 24 vão se cumprindo culminando na vinda de Cristo. • Enquanto tal vinda não ocorrer, esse tipo ou essa casta de geração não cessará de existir sobre a face da terra. OUTRO PONTO: • Deus é um Deus que retém sua ira e juízo divino maior. • O Zacarias que Jesus se refere (em Mateus 23 verso 35, é cronológicamente o último profeta do Tanakh (Zacarias 1 verso 1). • De Abel até o profeta Zacarias, Deus reteve sua ira e juízo divino ao ponto de tal geração catacteristicamente falando maligna não ter sido de todo erradicada da face da terra, podendo com isso ser vista se levantando durante todo esse abrangente período de tempo desde Abel até Cristo. • A partir de Cristo até as duas testemunhas simbólicas, Deus continuará retendo sua ira e juízo divino maior, ao ponto de tal geração catacteristicamente falando maligna não ser de todo erradicada da face da terra até que se cumpra o dia do SENHOR. Enquanto tal dia não se cumprir, esta geração característica (Paulo chama de filhos das trevas) continuará se levantando, bem como, sendo vista sobre a terra e no mundo durante todo esse abrangente período de tempo desde a morte de Cristo até a morte das duas testemunhas. CULMINANDO ENTÃO: • No (até então nunca experimentado) juízo divino maior (retido desde Abel até o profeta Zacarias, e, desde Cristo até as duas testemunhas do Apocalipse); • No extermínio de tal geração característica; • Na destruição da cidade; • Na destruição do templo estrutural; • Na morte de muitos; • No cativeiro de muitos. ESSE JUÍZO DIVINO COMEÇA COM AS NAÇÕES INIMIGAS E TERMINA COM CRISTO, QUE VIRÁ TRAZENDO: • Salvação; • Livramento; • Restauração; • Juízo; • Vingança; • Destruição. SENDO ASSIM: A vinda em nuvem de Cristo não se trata do que ocorreu em 70 depois de Cristo; antes é um evento ainda por vir e tem relação ao dia do SENHOR que então não se cumpriu! • Estas coisas - Destruição do Templo. • Tua vinda - Parousia. • Fim do mundo - Instauração da Era Messiânica (Isaías capítulos 65 e 66). A VERDADE É A SEGUINTE: • Genea DEFINITIVAMENTE fala de um tipo de geração, dentro de um período de tempo que ultrapassa 70 depois de Cristo, no qual sinais ocorrem e no qual continuarão praticando as mesmas ações negativas que vem sendo praticada desde Caim até os dias atuais! • Dentro desse tempo escatológico ao qual ele está se referindo, a geração característica ao qual ele se refere (geração característica essa que se levanta na terra desde de Caim), continuará sendo vista sobre a terra; ela não só irá praticar suas más ações como também presenciará todos os sinais que ele está anunciando aos seus discípulos apóstolos que representavam a igreja do Senhor no Monte das Oliveiras, principalmente a igreja geograficamente falando situada naquela demarcação territorial! A GERAÇÃO A QUAL JESUS SE REFERE, ESTÁ ASSOCIADA A PERVERSIDADE PARA COM OS ENVIADOS DO SENHOR - Mateus 23 versos 34,35 “Por isso, eis que Eu vos envio profetas, sábios e mestres. A uns assassinareis e crucificareis; a outros açoitareis nas vossas sinagogas e perseguireis de cidade em cidade. E, dessa maneira, sobre vós recairá todo o sangue justo derramado na terra, desde o sangue do justo Abel, até o sangue de Zacarias, filho de Baraquias, a quem matastes entre o santuário e o altar.” O RESULTADO DE TAL PERVERSIDADE É ASSOLAÇÃO E DESTRUIÇÃO - Versos 37,38 “Ó Jerusalém, Jerusalém, que assassinas os profetas e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes Eu quis reunir os teus filhos, como a galinha acolhe os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vós não o aceitastes! Eis que a vossa casa ficará abandonada!” APÓS ESTAS COISAS OCORRERÁ A PAROUSIA - Verso 39 “Pois eu vos declaro que, a partir de agora, de modo algum me vereis, até que venhais a dizer: Bendito é o que vem em o Nome do Senhor!” ENTÃO PODEMOS OBSERVAR QUE: Foi sobre ESSAS COISAS, e, sobre essa vinda, que os discípulos (apóstolos judeus que representam a igreja, principalmente a situada naquela demarcação territorial) perguntaram à Jesus. ESSAS COISAS E ESSA VINDA SÃO PANO DE FUNDO PARA O FIM DO MUNDO NO ASPECTO MESSIÂNICO - Mateus 24 verso 3 “Tendo Jesus se assentado no monte das Oliveiras, os discípulos chegaram até Ele em particular e lhe pediram: Dize-nos quando ocorrerão estas coisas? E qual será o sinal da tua vinda e do final dos tempos?” DENTRO DESSE SERMÃO: N⁰1 • Temos COISA relacionada a igreja principalmente a geograficamente falando dentro daquela demarcação territorial: Jesus fala na parte do Princípio das dores. Versos 4 ao 14 N⁰2 • Temos COISA relacionada a Jerusalém e ao Templo o que não se resume ou se restringe ao Templo da epoca (não para Jesus): Jesus fala na parte da Tribulação e/ou Grande tribulação (onde haverá o Tempo de angústia para Jacó pano de fundo para a parousia se cumprir). Versos 15 ao 22 N⁰3 • Temos SINAL da Vinda e fim dos tempos no aspecto profético messiânico: Evidências fatos que ocorrerão após o Princípio das dores e marcando o tempo para o fim da Tribulação e/ou Grande Tribulação. Versos 29 ao 31 SENDO ASSIM: Em Mt 24 Mc 13 e Lc 21, Jesus não se limita ao tempo daquele Templo do qual havia falado anteriormente e com isso deixa claro que a vinda dele não seria no tempo daquele Templo.
VAMOS AGORA TOCAR EM PONTOS QUE O PRETERISMO LEVANTA! PRETERISTAS E CÉTICOS CITAM: Mateus 10 verso 23 “Quando, porém, vos perseguirem numa cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não vão parar de percorrer as cidades de Israel, até que venha o Filho do Homem.” O QUE YESHUWA DE FATO DISSE FOI QUE: A igreja dele, principalmente a situada geograficamente naquela demarcação de terra, representada pelos discípulos apóstolos, só terão paz física local ou regional, não precisando mais se deslocar de um lugar para outro por causa daquilo que ele é, representa, e por eles é anunciado em tal demarcação territorial, quando ele vier trazendo o Reino de Deus no seu aspecto físico. PRETERISTAS E CÉTICOS CITAM: Mateus 16 versos 27 e 28 O QUE YESHUWA ESTÁ DIZENDO EM TAL PASSAGEM É QUE: O Reino de Deus abrange dois aspectos, o espiritual e o físico, o espiritual era visto de diversas formas, pelos sinais que evidenciavam o poder de Deus, o principal foi a ressurreição de Jesus Yeshuwa; o aspecto físico é algo futuro; o verso 27 é o aspecto físico que se cumprirá no futuro, e o verso 28 é o espiritual que teve cumprimento no passado. PRETERISTAS E CÉTICOS TAMBÉM CITAM: Marcos 8 versos 38 NESSA PASSAGEM YESHUWA ESTÁ FALANDO SOBRE: O aspecto físico do Reino de Deus, e deixa claro que aqueles que se envergonharam dele ou acovardaram com relação a fé nele por causa de ameaça de morte, quando ele vier ele se envergonhará deles e por isso estes não serão ressuscitados para a vida quando ele vier. PRETERISTAS E CÉTICOS TAMBÉM CITAM: Lucas 9 versos 26 e 27 YESHUWA EM TAL MOMENTO ESTÁ FALANDO SOBRE: O Reino de Deus que abrange dois aspectos, o espiritual e o físico, o espiritual era visto de diversas formas, pelos sinais que evidenciavam o poder de Deus, o principal foi a ressurreição de Jesus Yeshuwa (Marcos 1 verso 15; Mateus 12 verso 28; Lucas 9 verso 2; Lucas 11 verso 20; Lucas 17 versos 20 e 21); o aspecto físico é algo futuro; o verso 26 é o aspecto físico que se cumprirá no futuro, e o verso 27 é o espiritual que teve cumprimento no passado. TAMBÉM CAIFÁS DEVERIA PRESENCIAR A VINDA DE YESHUA: Mateus 26 verso 64 diz: Respondeu-lhe Jesus: “É como disseste; contudo vos digo que VEREIS EM BREVE o Filho do homem assentado à direita do Poder, e VINDO SOBRE AS NUVENS do céu.” Veja Também que em Marcos 14 verso 62 diz: E Yeshua (Jesus) disse-lhe: Eu o sou, e vereis o Filho do homem assentado à direita do poder de Deus, e vindo sobre as nuvens do céu. Nada disso aconteceu. Aconteceu? PRETERISTAS E CÉTICOS CITAM: Marcos 14 versos 60 a 62 JÁ NESSE MOMENTO YESHUWA FALA SOBRE: O aspecto físico do Reino de Deus, e (como ele Yeshu’a Jesus virá em direção a terra de Israel e de forma visível) Israel nação e principalmente a classe sacerdal de tal epoca (que por sua vez estava sendo representada pela figura de Caifaz) o verá; Caifaz por sua vez viu o aspecto espiritual se cumprir mediante a ressurreição do Mashiach d’entre os mortos. OS PRETERÍSTAS ARGUMENTAM QUE OS PRIMEIROS CRISTÃOS ACREDITAVAM QUE PRESENCIARIAM O ADVENTO DA VINDA DE JESUS YESHUA CITANDO: 1ª Coríntios 15 versos 51 e 52 diz - “Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, NEM TODOS DORMIREMOS, MAS TODOS SEREMOS TRANSFORMADOS, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e OS MORTOS RESSUSCITARÃO incorruptíveis, e nós seremos transformados.” Paulo se inclui entre os que irão testemunhar a vinda de Jesus. Note o seu uso do pronome “nós”. 1 Tessalonicenses 4:14 á 15 - Dizemos, pois, isto pela palavra do Senhor, que NÓS, OS QUE FICARMOS VIVOS para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. CONTRA ARGUMENTAÇÃO: Quanto a expressão: “hemeis o zao”, i.é,”nós os que estivermos vivos”, trata-se de uma FORÇA DE EXPRESSÃO; Paulo não está afirmando que pela palavra do Senhor ele estaria vivo para a vinda do Senhor; do contrário, a palavra do Senhor não seria algo confiável, pois falhou, já que Paulo morreu e a palavra do Senhor não se cumpriu; porém, para confirmar que trata-se de uma FORÇA DE EXPRESSÃO, veja que Paulo mesmo vai se incluir nos que já estarão mortos quando se der a vinda de Cristo, em 1ª Coríntios 6 verso 14; 2ª Coríntios 4 verso 14. Sendo assim, em 1ª Tessalonicenses 4 versos 15,17, Paulo não está expressando sua aparente certeza de que seria partícipe da gloriosa manifestação presencial do Senhor Jesus; pois se aqui ele supostamente se coloca entre os vivos, na carta aos coríntios ele se coloca entre os que estarão mortos no dia da vinda do Senhor; De modo que, “nós, os vivos” trata-se de uma força de expressão usada por ele e não uma crença de Paulo de que Jesus poderia vir a qualquer momento naquela época estando Paulo ainda vivo, até porque Paulo sabia que antes da vinda presencial do Senhor é necessário que primeiro se cumpram determinadas profecias bíblicas; ou seja, Paulo não supõe que a vinda presencial do Senhor ocorreria logo! Nem todos dormirmos se refere a igreja; nem todos que configuram a igreja de fato morrerão, mas todos vivos e mortos serão transformados e revestidos de imortalidade bem como de incorruptibilidade antes se serem reunidos ao Senhor quando vir nuvens para ser visto gloriosamente sobre Sião! OS PRETERÍSTAS TAMBÉM ARGUMENTAM QUE OS ROMANOS QUE MATARAM YESHUA PRESENCIARIAM SUA VOLTA CITANDO: Apocalipse 1:7: - Eis que vem com as nuvens, e TODO O OLHO O VERÁ, ATÉ OS MESMOS QUE O TRASPASSARAM; […] CONTRA ARGUMENTAÇÃO: Quem disse que com os eventos sobrenaturais em decorrência da morte do Mashiach não levaram os soldados a se arrependerem e crerem?! Se o próprio indivíduo na cruz se arrependeu e creu, porque não poderiam fazer o mesmo os pelo menos 4 soldados (entre os quais a túnica de Yeshuwa foi repartida em quatro partes) que ali estavam? Houve quem abrisse a boca e proclamasse: “E aconteceu que o centurião e os que com ele vigiavam a Jesus, vendo o terremoto e tudo o que se passava, foram tomados de grande pavor e gritaram: É verdade! É verdade! Este era o Filho de Deus!” (Mateus 27 verso 54). Uma vez que se arrependeram e creram, ainda que estejam mortos, quando Ele vier, até eles o verão porque ressuscitarão como parte integrante da igreja do Senhor! OS PRETERISTAS TAMBÉM ARGUMENTAM QUE OS PRIMEIROS CRISTÃOS ACREDITAVAM QUE JÁ VIVIAM “OS ULTIMOS TEMPOS” CITANDO: 1ª Coríntios 10 verso 11 que diz: - Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso NOSSO, PARA QUEM JÁ SÃO CHEGADOS OS FINS DOS SÉCULOS. Hebreus 9 verso 26 que diz: - […] MAS AGORA NA CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. Hebreus 10 verso 25 que diz: - Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto VEDES QUE SE VAI APROXIMANDO AQUELE DIA. Atos 2 versos 15 a 17 que diz: - Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia. Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E NOS ÚLTIMOS DIAS acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos. 2ª Pedro 3 versos 3 e 4 que diz: - […] NOS ÚLTIMOS DIAS virão escarnecedores com zombaria andando segundo as suas próprias concupiscências, e dizendo: “Onde está a promessa da sua vinda? Porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.” CONTRA ARGUMENTAÇÃO: Os últimos dias escatologicamente tiveram início com a cabeça de ouro - referência ao império neo Babilônico de Nabucodonosor, E, se estenderá até o cumprimento do dia do Senhor - o último dia. Daniel 2:28 “mas há um Deus no céu, o qual revela os mistérios, pois fez saber ao rei Nabucodonosor o que há de ser nos ÚLTIMOS (no hebraico: achariyth) DIAS (no hebraico: yowm). O teu sonho e as visões da tua cabeça, quando estavas no teu leito, são estas:”
OS PRETERISTAS CITAM OUTRAS DECLARAÇÕES QUE MOSTRAM A IMINÊNCIA DA VOLTA DE YESHUA(JESUS): João 5 verso 25 que diz: “Eu afirmo que está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e aqueles que a ouvirem viverão.” Romanos 16 verso 20 que diz: E o Deus de paz esmagará EM BREVE Satanás debaixo dos vossos pés. Paulo até mesmo sugeriu que não se fizessem planos para o futuro: 1ª Coríntios 7 versos 29 a 31 que diz: - Isto, porém, vos digo, irmãos, que O TEMPO SE ABREVIA; pelo que, doravante, os que têm mulher sejam como se não a tivessem; os que choram, como se não chorassem; os que folgam, como se não folgassem; os que compram, como se não possuíssem; e os que usam deste mundo, como se dele não usassem em absoluto, porque a aparência deste mundo passa. Hebreus 10 verso 37 que diz: - Pois ainda em BEM POUCO TEMPO, aquele que há de vir, virá, e NÃO TARDARÁ. Tiago 5 versos 7 e 8 que diz: - Portanto, irmãos, sede pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba as primeiras e as últimas chuvas. Sede vós também pacientes; fortalecei os vossos corações, porque A VINDA DO SENHOR ESTÁ PRÓXIMA. 1ª Pedro 4 verso 7 que diz: - Mas já ESTÁ PRÓXIMO O FIM DE TODAS AS COISAS, por tanto sede sóbrios e vigiai em oração. O Apocalipse, por ser justamente uma profecia simbólica da volta triunfante de Jesus, abunda em avisos sobre sua iminência. Apocalipse 1 verso 1 que diz: - Revelação de Yeshua (Jesus), que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que BREVEMENTE devem acontecer; Apocalipse 1 verso 3 que diz: - Bem-aventurado aquele que lê e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o TEMPO ESTÁ PRÓXIMO. Apocalipse 3 verso 11 que diz: “Venho SEM DEMORA“. Apocalipse 22 verso 12 que diz: “Eis que CEDO venho”. Apocalipse 22 verso 20 que diz: Aquele que testifica essas coisas diz: “Certamente CEDO venho.” Apocalipse 27 verso 7 que diz: “Eis que CEDO venho”. CONTRA ARGUMENTAÇÃO: Se os dias do reinado de Nabucodonosor já era classificado como últimos dias, não há problema algum em aplicar os últimos dias anunciados nos dias de Jesus e dos apóstolos aos dias atuais; Uma pergunta importante seria: Os últimos dias são últimos na perspectiva humana ou divina, ou seja, na perspectiva terrena ou celestial?! Isso faz muita diferença, até porquê o salmista declarou no: Salmos 90 verso 4 na Tradução Sêfer da Biblia Hebraica: “Ante Ti, mil anos são como um dia que passou, como uma vigília noturna.” BARUCH HA’BÁ B’SHEM ADONAY!
Ninguém quer refutar o livro do jason ferrera. E sou achismo sobre preterismo. Jeremias 23:5-8 Jeremias 33:14 o messia não ia destruir os judeus. Na verdade nenhum cristão acredita em Deus. Deus disse uma coisa jesus fez o contrário. E claro que jesus e um falso profeta. Mas os cristãos querem serem especiais. Acha que vão para o céu do zoroastrismo e os outros vão ser ferra. Para o islã, o Zoroastrismo, o hinduísmo. Os cristãos estão todos ferrado. Cada um será condenado a outra religião.
Quem é Jason Ferrera? Enfim, e onde que Jesus disse que destruiria os judeus? O que Jesus fez ao contrário do que disse o Pai? No novo testamento que conheço, é dito o seguinte: Romanos 11:1-2 "Digo, pois: Porventura rejeitou Deus o seu povo? De modo nenhum; porque também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim. Deus não rejeitou o seu povo, que antes conheceu." Romanos 11:25-26 "Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não sejais presumidos em vós mesmos): que veio endurecimento em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado. E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades." l Mateus 5:17 "Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir." João 5:30 "Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou." João 6:38 "Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, mas a vontade daquele que me enviou."
@@iginolima9924 Isso não tem nada haver, o debate entre ambos foi totalmente adequado como tal (em termos de civilidade). Você é quem deve parar com estereótipo... O próprio vídeo é a revisão desse debate, e você simplesmente chegou dizendo controvérsias, ora, ficar editando a mesma maneira atrasada de se propagar de forma contínua essa limitação cerebral, é cansativo.
Bom dia nobre e caríssimo Professor João Alves, assistindo ao debate e após o término, tenho a dizer lhe, que como sempre é muito técnico, muito profundo, fez e faz um pano de fundo e uma argumentação digna de um Doutor, um Mestre, muito consistente e firme, convincente e preciso, enquanto seu debatedor com suas argumentações são muito vagas e rasas, não conseguindo refutar e debater tecnicamente, é muito ruim debater com pessoas a níveis abaixo, percebi que o senhor teve que nivelar seu conhecimento ao dele para debater. Essa é minha opniao apenas minha. O Nobre Prof. Venceu de 10xO parabéns 👏👏👏👏👏👏👏🤗🙏
Muito esclarecido João parabéns!
Muito bom...
Muito Bom! Espero ver um dia o professor João em canais maiores como o do Fabio Sabino.
O mesmo cara que disse que Pedro era surubeiro? Se é fã do cara, não faz o professor passar vergonha com alguém assim.
@ Não sou fã de ninguém. O canal dele é um dos maiores nesse quesito no RUclips, e ele sempre intima alguém pro debate nas lives que faz
PARABÉNS ao Mestre João. Gostaria de vê-lo em um Debate com Aline que se apresenta como Judia Cristã em Canais de RUclips e TV
Laila Tov , professor João! Obrigado !
Só não gostei porque o tema foi muito centralizado. Claro, se fosse discutir as várias e inúmeras contradições do NT teria sido bem melhor. No mais, valeu professor, João.
Me chamou atenção o respeito e educação da parte do João alves se dirigindo ao oponente como Professor Lucas, enquanto a outra parte não consegue se dirigir com o minimo de respeito se referindo a "ele", como se fosse qualquer um...
@@paulobrasil2130 meu amigo, eu sempre acreditei no respeito ao outro; embora eu discorde, isso não me dá o direito de desmerece-lo enquanto pessoa. Obrigado pelo comentário
❤❤A refutação do Lucas sem coerência. Fixado apenas numa fé cega em manter engano e status. Parabéns professor continue seu excelente trabalho.
Prof. João Alves cono Sempre perfeito em suas colocações!
O Lucas estava se baseando em estudos cristão e nao neutro ,como ele não conhece o grego fica sujeito as traduções cristã
Sim, é limitante; pois, você deve levar a compreensão (no formato dele) até ele, não só isso, deve remodelar um pouco mais detalhadamente.
O professor João brilhante e cirúrgico como sempre.
Professor João deu uma aula , para os o Lucas poder debater com coerência , ele tem que sai da zona d e conforto, estudar as escrituras no hebraico e grego , eu achei que ele rodeou muito e não se aprofundou , este é meu ponte de vista , até porque para debater com o Professor João tem que ter coragem, pois ele é um monstro !!! Gratidão !
Triste quando alguem com tanto potencial intelectual se rende ao capricho orgulhoso e religioso negando a verdade e artuculando sobre o que nao entende pra hustificar o ridiclo. Meus parabéns professor!!! O senhor ensinou com calma, sensatez e muita elegância como alguem deve de fato estudar um texto e seu contexto. Despido de fé, acusacoes, ideias perjorativas ou qualquer difamação contra quem discorde. Nao me surpreende a postura do Lucas durante o debate, o que poderia se esperar de alguem que compartilha a visão e fé de paulo ? O mesmo que diz que vale tudo, ate mentir, dissimular e forcar as pessoas a acreditarem no que ele diz. Ora, se D'us precisasse disso, ele mesmo o faria, sem precisar de ajuda de nenhum imperialista frutrado ou de um pseudo deus.
Começando a ver o debate.
❤❤❤❤
Professor João Alves perfeito como rambam
O novo testamento foi escrito no ano 70 DC.
O professor João esteve bem no debate. Parabéns!
A geração que não passará, será a que verá o cumprimento de Mateus 24:15!! 🤷🏾♂️
Mais um tipo de defesa explícita ao anti-semitismo, onde que os religiosos é o próprio Caim ? Cadê dia eu fico mais impressionado ! 😖
Colossenses 1:23:
"se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que ouvistes, o qual FOI PREGADO A TODA CRIATURA que há debaixo do céu, do qual eu, Paulo, estou feito ministro".
Segundo o Banzoli, o evangelho ESTAVA sendo pregado e não que já TINHA SIDO pregado. Acho que ele não leu a própria Bíblia dele! Parabéns, professor, o senhor deu uma aula caríssima para este jovem, que não soube aproveitar a excelente oportunidade, se escondendo em dogmas e viés teológicos. O senhor é sensacional. Parabéns, mestre.
Amigo, que tradução é essa que está lendo? (Seria a ACF de de 1998?) Na minha está assim:
"desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que TEM SIDO proclamado a todos os que estão debaixo do céu. Esse é o evangelho do qual eu, Paulo, me tornei ministro."
Se está falando de alguma tradução específica, deixe claro no seu comentário e, também, o motivo dela ser superiora as demais.
@narukanbackup
Olha, a tradução 'foi pregado a toda criatura' não só está correta, como reflete exatamente o que Paulo quis dizer. Ele está falando de um evangelho que já foi amplamente divulgado no mundo conhecido da época. Ele não tá sugerindo que a mensagem ainda estava 'em andamento' - ele tá afirmando que já tinha alcançado todos os povos, no sentido de que a missão tinha se espalhado. Essa sua tradução 'tem sido proclamado' até soa bonito, mas acaba enfraquecendo essa ideia de missão cumprida.
E sim, a tradução que uso é a Almeida Corrigida Fiel (ACF), bem tradicional, então está longe de ser inferior. No final, não é uma questão de qual tradução é 'melhor' - é só que essa reflete o contexto e o propósito de Paulo com precisão.
@@DANKILLER baseado em que? Na sua opinião pessoal? ACF é uma tradução ultrapassada; caso não lembre, foi a mesma que traduziu malakoi e arsenokoitai como afeminados e sodomitas e causou toda aquela polêmica do Felipe Neto com Nando Moura (lembra do meme?) e faz o pessoal até hoje achar que Paulo estava falando sobre meros homens afeminados e criminosos estu***dores, não de homossexuais.
Atos dos Apóstolos 1:8 (nessa sua mesma tradução ruim da ACF) vai dizer que: "Mas RECEBERÃO poder QUANDO o Espírito Santo descer sobre vocês, e SERÃO minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os CONFINS DA TERRA'.". Ou seja, não, não era apenas o mundo conhecido da época, mas em cada canto da Terra (onde você não tem como provar que eles desconheciam)
Romanos 15:20-24 (ainda nessa ACF) diz: "E desta maneira me ESFORCEI por anunciar o evangelho, não onde Cristo foi nomeado, para não edificar sobre fundamento alheio;
Antes, como está escrito: Aqueles a quem NÃO FOI ANUNCIADO, o verão, e os que não ouviram o entenderão.
Por isso também muitas vezes tenho sido impedido de ir ter convosco.
Mas agora, que não tenho mais demora nestes sítios, e tendo já há muitos anos grande desejo de ir ter convosco,
QUANDO partir para ESPANHA irei ter convosco; pois espero que de passagem vos verei, e que para lá seja encaminhado por vós, depois de ter gozado um pouco da vossa companhia..", ou seja, o evangelho também não havia sido pregado nem para todo o mundo conhecido da época, afinal o livro de Romanos foi escrito por volta de 57-58 d.C, enquanto Colossenses foi escrito em, aproximadamente, 60 d.C. Então, ao menos que ache ser possível pregar a todo um país em menos de 2 anos, sua teoria (assim como a do professor) é infundada.
Então não, a tradução correta em Colossenses não seria que o evangelho já foi pregado a toda criatura, mas sim que ele está sendo pregado a toda criatura, assim como está na tradução da NVI, a mais recente.
@@DANKILLER baseado em que? Na sua opinião pessoal? ACF é uma tradução ultrapassada; caso não lembre, foi a mesma que traduziu malakoi e arsenokoitai como afeminad0s e s0d0mitas e causou toda aquela polêmica do Felipe Neto com Nando Moura (lembra do meme?) e faz o pessoal até hoje achar que Paulo estava falando sobre meros homens afeminad0s e criminos0s estu***dores, não de h0mossexuais.
Atos dos Apóstolos 1:8 (nessa sua mesma tradução ruim da ACF) vai dizer que: "Mas RECEBERÃO poder QUANDO o Espírito Santo descer sobre vocês, e SERÃO minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os CONFINS DA TERRA'.". Ou seja, não, não era apenas o mundo conhecido da época, mas em cada canto da Terra (onde você não tem como provar que eles desconheciam)
Romanos 15:20-24 (ainda nessa ACF) diz: "E desta maneira me ESFORCEI por anunciar o evangelho, não onde Cristo foi nomeado, para não edificar sobre fundamento alheio;
Antes, como está escrito: Aqueles a quem NÃO FOI ANUNCIADO, o verão, e os que não ouviram o entenderão.
Por isso também muitas vezes tenho sido impedido de ir ter convosco.
Mas agora, que não tenho mais demora nestes sítios, e tendo já há muitos anos grande desejo de ir ter convosco,
QUANDO partir para ESPANHA irei ter convosco; pois espero que de passagem vos verei, e que para lá seja encaminhado por vós, depois de ter gozado um pouco da vossa companhia..", ou seja, o evangelho também não havia sido pregado nem para todo o mundo conhecido da época, afinal o livro de Romanos foi escrito por volta de 57-58 d.C, enquanto Colossenses foi escrito em, aproximadamente, 60 d.C. Então, ao menos que ache ser possível pregar a todo um país em menos de 2 anos, sua teoria (assim como a do professor) é infundada.
Então não, a tradução correta em Colossenses não seria que o evangelho já foi pregado a toda criatura, mas sim que ele está sendo pregado a toda criatura, assim como está na tradução da NVI, a mais recente.
@@DANKILLER baseado em que? Na sua opinião pessoal? ACF é uma tradução ultrapassada; caso não lembre, foi a mesma que traduziu malakoi e arsenokoitai como af***nados e so***itas e causou toda aquela polêmica da corujinha colorida com o Barbudo irritado (lembra do meme?) e faz o pessoal até hoje achar que Paulo estava falando sobre meros homens afe***ados e cri****sos es*****dores, não de hom**se***is. (desculpa por essa beleza gramatical, mas o RUclips não estava aceitando de outro jeito)
Atos dos Apóstolos 1:8 (nessa sua mesma tradução ruim da ACF) vai dizer que: "Mas RECEBERÃO poder QUANDO o Espírito Santo descer sobre vocês, e SERÃO minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os CONFINS DA TERRA'.". Ou seja, não, não era apenas o mundo conhecido da época, mas em cada canto da Terra (onde você não tem como provar que eles desconheciam)
Romanos 15:20-24 (ainda nessa ACF) diz: "E desta maneira me ESFORCEI por anunciar o evangelho, não onde Cristo foi nomeado, para não edificar sobre fundamento alheio;
Antes, como está escrito: Aqueles a quem NÃO FOI ANUNCIADO, o verão, e os que não ouviram o entenderão.
Por isso também muitas vezes tenho sido impedido de ir ter convosco.
Mas agora, que não tenho mais demora nestes sítios, e tendo já há muitos anos grande desejo de ir ter convosco,
QUANDO partir para ESPANHA irei ter convosco; pois espero que de passagem vos verei, e que para lá seja encaminhado por vós, depois de ter gozado um pouco da vossa companhia..", ou seja, o evangelho também não havia sido pregado nem para todo o mundo conhecido da época, afinal o livro de Romanos foi escrito por volta de 57-58 d.C, enquanto Colossenses foi escrito em, aproximadamente, 60 d.C. Então, ao menos que ache ser possível pregar a todo um país em menos de 2 anos, sua teoria (assim como a do professor) é infundada.
Então não, a tradução correta em Colossenses não seria que o evangelho já foi pregado a toda criatura, mas sim que ele está sendo pregado a toda criatura, assim como está na tradução da NVI, a mais recente.
Jesus não mentiu, porque pra mentir tem que existir, já que o mesmo é um personagem fictício de roma
Quando o professor volta em Mateus 24:1 pra falar da destruição do Templo. Ali eu vi que já acabou o debate e encurralou o " prof " Banzoli 😂. O cristão só fica repetindo textos pra preencher o tempo dele de fala no debate e não traz uma refutação consistente.
Não, por acaso você prestou atenção no texto? Começa com: "Jesus saiu do templo" e depois: "Tendo Jesus se assentado no monte das Oliveiras", vai me dizer que não houve um espaço de tempo de Jesus sair do templo até todos chegarem no monte? isso não implica que a conversa dos discípulos no templo e a pregação de Jesus no monte sejam a mesma, afinal ele apenas diz que não ficaria pedra sobre pedra ainda no templo sem que seus discípulos o perguntassem sobre isso, não que isso seria um sinal da sua vinda como no monte, são duas profecias diferentes.
PRF João Alves deu aula de novo testamento de sobra
A história da ressurreição de Jesus ,já é uma grande mentira,nenhum dos profetas do Tanach,falou sobre isso
Jesus e o Messias do cristão. Na bíblia hebraica não cumpriu nada.
o banzole é muito fera também mas .......apanhou igual cachorro de rico
João ja líquida tudo mostrando que Jesus não escreveu nada. Chega ser engraçado alguém acreditar que outra pessoa escreve cada vírgula que "ouviu de alguém que ouviu de Jesus" e depois falam que Jesus falou.
Essa foi uma tacada certeira.
Eles são fanáticos.
O herege Paulo disse que o evangelho foi pregado em todo o mundo e aí veio o fim?
Um bom debate, que é sobre dois segmentos espirituais, onde um defente suposições espirituais do passado e atual, que tudo é espirito sem noção real do que é espirito; o outro defente mais o aqui e agora, que tudo do passado é historico para aprendizado, entendendo que Deus é do passado, do presente e do futuro, e sempre atual.
Baseado nisso, me tornei monoteista, com os pés no chão. Parabens professor João Alves.
Mas, cada um na sua fé
Que Show tu deste em PRº João!!! Esse Lucas Banzoli é uma Piada!!!
Osupostojesusnuncaveionemvira
Abibliacristachamadanovotestamentonaotemligacaonenhumacomabibliahebraicasaocompletamenteopostas
Naverdadenaohaevangelhonenhumoquehaetorahparaoensinamentoparatodasasnacoesisaias2
O problema todo é não entender a reencarnação, pois até as gerações reencarnam. Se colocarem a reencarnação como "pano de fundo" dessas passagens, tudo se esclarece e se faz entender. Assim como nós estamos sujeitos ao ciclo reencarnatório, as profecias também são cíclicas.
Baseado EM QUE, você diz que "estamos sujeitos ao ciclo reencarnatório"?
@_LuizClaudio
Evolução espiritual com o objetivo de intelectualidade e moralidade. A evolução pode durar milhões de anos, pois ela é compulsória porque Deus é AMOR, segundo Yeshua.
@@EDUARDO75765 sim evolução espiritual sim mas profecias ditas não mudam com processo de reencarnação.
@@glauberzanon3984 sim, poderia mudar se todos tivessem a mesma evolução espiritual, porém a Terra é um planeta de espíritos em expiação e muito atrasado ainda. Por isso que Yeshua disse que muitos serão chamados e poucos os escolhidos. Por isso que as profecias são quase certas. É só vc analisar o nosso tempo atual de 2024 anos DC. Estamos a beira de uma 3° guerra.
@@EDUARDO75765 quem é yeshua?
Lhe fiz uma pergunta na live (a partir de 1:18:04) e sua resposta foi péssima.
Vou provar que sua interpretação está errada:
A PAROUSIA DE YESHUA
Mt 24:30 diz: “Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as TRIBOS da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.”
TRIBOS, no Grego é: phule, e significa segundo o strong: tribo; todas as pessoas que descendem de um dos doze filhos do patriarca.
TERRA, no Grego é: ge, e significa segundo o Dicionário Léxico de James Strong: terra; chão; terra com um lugar estável; continente; a terra como um todo; a terra como oposto aos céus; a terra habitada residência dos homens e dos animais; UM PAÍS; TERRA CIRCUNDADA COM LIMITES FIXOS; UMA ÁREA DE TERRA; TERRITÓRIO; REGIÃO.
A vinda de Yeshua está sendo conectada a Zc 12:10-14!
Zacarias 12 versos 10 ao 14 diz: “E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o espírito da graça e de súplicas; olharão para aquele a quem traspassaram; pranteá-lo-ão como quem pranteia por um unigênito e chorarão por ele como se chora amargamente pelo primogênito. Naquele dia, será grande o pranto em Jerusalém, como o pranto de Hadade-Rimom, no vale de Megido. A TERRA pranteará, cada FAMÍLIA à parte; a FAMÍLIA da casa de Davi à parte, e suas mulheres à parte; a FAMÍLIA da casa de Natã à parte, e suas mulheres à parte; a FAMÍLIA da casa de Levi à parte, e suas mulheres à parte; a FAMÍLIA dos simeítas à parte, e suas mulheres à parte. Todas as mais FAMÍLIAS, cada FAMÍLIA à parte, e suas mulheres à parte.”
FAMÍLIA, na versão grega da Septuaginta é justamente: phule, que significa segundo o dicionário strong: tribo; todas as pessoas que descendem de um dos doze filhos do patriarca.
TERRA, na versão grega da Septuaginta também é: ge, que significa segundo o dicionário strong: terra; chão; terra com um lugar estável; continente; a terra como um todo; a terra como oposto aos céus; a terra habitada residência dos homens e dos animais; UM PAÍS; TERRA CIRCUNDADA COM LIMITES FIXOS; UMA ÁREA DE TERRA; TERRITÓRIO; REGIÃO.
A ESTA MESMA PROFECIA, APOCALIPSE SE REFERE:
Apocalipse 1 verso 7 diz: “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as TRIBOS da TERRA se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém!”
TRIBOS, no Grego é exatamente: phule, que significa segundo o Strong: tribo; todas as pessoas que descendem de um dos doze filhos do patriarca.
TERRA, no grego também é: ge, que significa segundo o dicionário strong: terra; chão; terra com um lugar estável; continente; a terra como um todo; a terra como oposto aos céus; a terra habitada residência dos homens e dos animais; UM PAÍS; TERRA CIRCUNDADA COM LIMITES FIXOS; UMA ÁREA DE TERRA; TERRITÓRIO; REGIÃO.
Ou seja:
Mt 24:30 e Ap 1:7 falam do mesmo evento que está no profeta Zacarias; negar isso é ou má fé e desonestidade, ou, falta de entendimento!
De modo que, o contexto ou pano de fundo da vinda em Mt 24 Mc 13 e Lc 21 é Zacarias 12:10-14
Repito, negar isso é duas duas uma: má fé e desonestidade, ou, falta de entendimento!
Então para entendermos a parousia em Mt 24 Mc 13 e Lc 21 temos que trazer para a mesa Zc 12:10-14 que é pano de fundo de Zc 14:1-5
Quando fizermos isso nos depararemos com alguns pontos relacionados ao pano de fundo do real cumprimento da tal e real parousia em Mt 24 Mc 13 e Lc 21!
Já que a vinda está relacionada a Zacarias 12 que é pano de fundo do Capítulo 14, então vejamos as coisas que devem ocorrer no contexto de tal vinda:
1. Cerco das nações (estas são citadas em Ez 38 e 39) destruição morte e cativeiro. Zc 14:1-3
2. Derramamento de Espírito de graça e súplica (TESHUVÁ). Zc 12:10-14
Agora veja que essas coisas não são a vinda propriamente dita, porque a vinda será após estas duas coisas!
3. O Senhor sai, vem, peleja contra os exércitos inimigos e os aniquila em sua vinda. Zc 14:3-5
Ou seja, A parousia de Mt 24 Mc 13 e Lc 21 está sendo relacionada a vinda do Senhor não para trazer juízo sobre Jerusalém e sim para trazer juízo aos que se ajuntaram e se levantaram contra Jerusalém!
Ou seja, é uma vinda que é para ser desejada e bendizida.
O que ocorreu em 70d.C?
Cerco, Destruição, Muitíssimas Mortes, Sofrimentos, Humilhações Dores, etc!
Mas vinda do Senhor em Mt 24 Mc 13 e Lc 21 não é para trazer isso pois está relacionada a Zc 12:10-14 e Zc 14:3-5
Logo, tal Parousia é para trazer:
SOCORRO!
LIVRAMENTO!
VITÓRIA!
Para Jerusalém e seu povo!
E, para trazer:
DESTRUIÇÃO!
JUÍZO!
Para os inimigos de Jerusalém e seu povo!
Ou seja, é uma vinda para BENDIZER aquele que vem: Mt 23:39 "Porque eu vos digo que desde agora me não vereis mais, até que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor."
Yeshua se refere a vinda dele como algo que será bendizida, fazendo menção a Sl 118:26!
Esse "vos" de Mt 23:39, não se trata dos discípulos ou da igreja representada pelos discípulos apóstolos!
Basta ler: Mt 23:34-38 "Portanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas; a uns deles matareis e crucificareis; e a outros deles açoitareis nas vossas sinagogas e os perseguireis de cidade em cidade; Para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que matastes entre o santuário e o altar. Em verdade vos digo que todas estas coisas hão de vir sobre esta geração. Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste! Eis que a vossa casa vai ficar-vos deserta;"
Aqui Jesus não está tendo em vista o que ocorreria em 70d.C, pois no verso seguinte ele fala que a vinda dele será motivo para bendizer!
PERGUNTO:
Que motivo os judeus tiveram para bendizer o que vem em nome do Senhor em 70d.C?!
• A destruição do Templo em 70 depois de Cristo?
• A destruição da cidade em 70 depois de Cristo?
• A morte de muitos do seu próprio povo em 70 depois de Cristo?
Vão me dizer que: Aqueles que Yeshua criticou, BENDIRIAM o general Tito, que neste caso, viria em nome do SENHOR desencadeando com isso as três coisas que acabei de enunerar?! Isso não faz o menor sentido!
Yeshua já havia falado sobre o que ocorreria em 70d.C, e chorou por causa disso que ocorreria; mas deixou claro que a vinda dele em si seria motivo para bendizer!
Lucas 19 versos 41 a 44: “E, quando ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela, Dizendo: Ah! se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence! Mas agora isto está encoberto aos teus olhos. Porque dias virão sobre ti, em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te estreitarão de todos os lados; E te derrubarão, a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, pois que não conheceste o tempo da tua visitação.”
Lc 23 versos 28 a 30 que diz: “Jesus, porém, voltando-se para elas, disse: Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai antes por vós mesmas, e por vossos filhos. Porque eis que hão de vir dias em que dirão: Bem-aventuradas as estéreis, e os ventres que não geraram, e os peitos que não amamentaram! Então começarão a dizer aos montes: Caí sobre nós, e aos outeiros: Cobri-nos.”
OU SEJA:
• Enquanto que em 70 depois de Cristo, só houve motivo para chorar, lamentar, e maldizer! Lucas 19 versos 41 a 44; Lc 23 versos 28 a 30
• No dia do SENHOR onde só então de fato ocorrerá a vinda de Cristo, haverá real motivo para se abrir a boca e bendizer o que vem em nome do SENHOR! Mateus 24, Lucas 21, Marcos 13, Se cumprindo assim o que Jesus anunciou com antecedência em Mateus 23 verso 39!
DE MODO QUE:
• Em 70 depois de Cristo, o que se teve foi dor, sofrimento, lamento, destruição, morte, vergonha, Humilhações, dor, angústia, tristeza; não houve motivo para abrir a boca e bendizer!
• A vinda do Senhor em Mt 24 Mc 13 Lc 21 será motivo para abrir a boca e bendizer o que vem em nome do SENHOR!
• 70 depois de Cristo, e, a Parousia de Jesus, são dois eventos distintos!
• Mateus 24, Marcos 13, Lucas 21 falam igualmente única e exclusivamente do último evento, a saber, a Parousia no dia do SENHOR que ainda não se cumpriu na terra!
NO CAPÍTULO 23 DE MATEUS:
• Jesus fala sobre um grupo | categoria | casta, de judeus incrédulos, que vai ser representada por um grupo | casta | categoria de fariseus que ele adjetivará de várias formas negativas.
• Essa categoria de judeus, representa uma geração (qualitativamente falando) composta de pessoas de épocas diferentes, mas que possuem algo em comum, a saber, ações negativas, que em suas respectivas épocas de modo semelhante praticaram: perseguição, tortura, homicídio, assassinato, etc (Vrs 1 ao 38).
• De Abel até Cristo, essa geração esteve agindo sobre a terra.
• De Cristo até o dia do SENHOR essa geração ainda estará agindo sobre a terra dando prosseguimento as mesmas más obras enquanto todos os sinais anunciados em Mateus 24 vão se cumprindo culminando na vinda de Cristo.
• Enquanto tal vinda não ocorrer, esse tipo ou essa casta de geração não cessará de existir sobre a face da terra.
OUTRO PONTO:
• Deus é um Deus que retém sua ira e juízo divino maior.
• O Zacarias que Jesus se refere (em Mateus 23 verso 35, é cronológicamente o último profeta do Tanakh (Zacarias 1 verso 1).
• De Abel até o profeta Zacarias, Deus reteve sua ira e juízo divino ao ponto de tal geração catacteristicamente falando maligna não ter sido de todo erradicada da face da terra, podendo com isso ser vista se levantando durante todo esse abrangente período de tempo desde Abel até Cristo.
• A partir de Cristo até as duas testemunhas simbólicas, Deus continuará retendo sua ira e juízo divino maior, ao ponto de tal geração catacteristicamente falando maligna não ser de todo erradicada da face da terra até que se cumpra o dia do SENHOR.
Enquanto tal dia não se cumprir, esta geração característica (Paulo chama de filhos das trevas) continuará se levantando, bem como, sendo vista sobre a terra e no mundo durante todo esse abrangente período de tempo desde a morte de Cristo até a morte das duas testemunhas.
CULMINANDO ENTÃO:
• No (até então nunca experimentado) juízo divino maior (retido desde Abel até o profeta Zacarias, e, desde Cristo até as duas testemunhas do Apocalipse);
• No extermínio de tal geração característica;
• Na destruição da cidade;
• Na destruição do templo estrutural;
• Na morte de muitos;
• No cativeiro de muitos.
ESSE JUÍZO DIVINO COMEÇA COM AS NAÇÕES INIMIGAS E TERMINA COM CRISTO, QUE VIRÁ TRAZENDO:
• Salvação;
• Livramento;
• Restauração;
• Juízo;
• Vingança;
• Destruição.
SENDO ASSIM:
A vinda em nuvem de Cristo não se trata do que ocorreu em 70 depois de Cristo; antes é um evento ainda por vir e tem relação ao dia do SENHOR que então não se cumpriu!
• Estas coisas - Destruição do Templo.
• Tua vinda - Parousia.
• Fim do mundo - Instauração da Era Messiânica (Isaías capítulos 65 e 66).
A VERDADE É A SEGUINTE:
• Genea DEFINITIVAMENTE fala de um tipo de geração, dentro de um período de tempo que ultrapassa 70 depois de Cristo, no qual sinais ocorrem e no qual continuarão praticando as mesmas ações negativas que vem sendo praticada desde Caim até os dias atuais!
• Dentro desse tempo escatológico ao qual ele está se referindo, a geração característica ao qual ele se refere (geração característica essa que se levanta na terra desde de Caim), continuará sendo vista sobre a terra; ela não só irá praticar suas más ações como também presenciará todos os sinais que ele está anunciando aos seus discípulos apóstolos que representavam a igreja do Senhor no Monte das Oliveiras, principalmente a igreja geograficamente falando situada naquela demarcação territorial!
A GERAÇÃO A QUAL JESUS SE REFERE, ESTÁ ASSOCIADA A PERVERSIDADE PARA COM OS ENVIADOS DO SENHOR -
Mateus 23 versos 34,35 “Por isso, eis que Eu vos envio profetas, sábios e mestres. A uns assassinareis e crucificareis; a outros açoitareis nas vossas sinagogas e perseguireis de cidade em cidade. E, dessa maneira, sobre vós recairá todo o sangue justo derramado na terra, desde o sangue do justo Abel, até o sangue de Zacarias, filho de Baraquias, a quem matastes entre o santuário e o altar.”
O RESULTADO DE TAL PERVERSIDADE É ASSOLAÇÃO E DESTRUIÇÃO -
Versos 37,38 “Ó Jerusalém, Jerusalém, que assassinas os profetas e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes Eu quis reunir os teus filhos, como a galinha acolhe os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vós não o aceitastes! Eis que a vossa casa ficará abandonada!”
APÓS ESTAS COISAS OCORRERÁ A PAROUSIA -
Verso 39 “Pois eu vos declaro que, a partir de agora, de modo algum me vereis, até que venhais a dizer: Bendito é o que vem em o Nome do Senhor!”
ENTÃO PODEMOS OBSERVAR QUE:
Foi sobre ESSAS COISAS, e, sobre essa vinda, que os discípulos (apóstolos judeus que representam a igreja, principalmente a situada naquela demarcação territorial) perguntaram à Jesus.
ESSAS COISAS E ESSA VINDA SÃO PANO DE FUNDO PARA O FIM DO MUNDO NO ASPECTO MESSIÂNICO -
Mateus 24 verso 3 “Tendo Jesus se assentado no monte das Oliveiras, os discípulos chegaram até Ele em particular e lhe pediram: Dize-nos quando ocorrerão estas coisas? E qual será o sinal da tua vinda e do final dos tempos?”
DENTRO DESSE SERMÃO:
N⁰1 • Temos COISA relacionada a igreja principalmente a geograficamente falando dentro daquela demarcação territorial: Jesus fala na parte do Princípio das dores. Versos 4 ao 14
N⁰2 • Temos COISA relacionada a Jerusalém e ao Templo o que não se resume ou se restringe ao Templo da epoca (não para Jesus): Jesus fala na parte da Tribulação e/ou Grande tribulação (onde haverá o Tempo de angústia para Jacó pano de fundo para a parousia se cumprir). Versos 15 ao 22
N⁰3 • Temos SINAL da Vinda e fim dos tempos no aspecto profético messiânico: Evidências fatos que ocorrerão após o Princípio das dores e marcando o tempo para o fim da Tribulação e/ou Grande Tribulação. Versos 29 ao 31
SENDO ASSIM:
Em Mt 24 Mc 13 e Lc 21, Jesus não se limita ao tempo daquele Templo do qual havia falado anteriormente e com isso deixa claro que a vinda dele não seria no tempo daquele Templo.
VAMOS AGORA TOCAR EM PONTOS QUE O PRETERISMO LEVANTA!
PRETERISTAS E CÉTICOS CITAM: Mateus 10 verso 23
“Quando, porém, vos perseguirem numa cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não vão parar de percorrer as cidades de Israel, até que venha o Filho do Homem.”
O QUE YESHUWA DE FATO DISSE FOI QUE: A igreja dele, principalmente a situada geograficamente naquela demarcação de terra, representada pelos discípulos apóstolos, só terão paz física local ou regional, não precisando mais se deslocar de um lugar para outro por causa daquilo que ele é, representa, e por eles é anunciado em tal demarcação territorial, quando ele vier trazendo o Reino de Deus no seu aspecto físico.
PRETERISTAS E CÉTICOS CITAM: Mateus 16 versos 27 e 28
O QUE YESHUWA ESTÁ DIZENDO EM TAL PASSAGEM É QUE: O Reino de Deus abrange dois aspectos, o espiritual e o físico, o espiritual era visto de diversas formas, pelos sinais que evidenciavam o poder de Deus, o principal foi a ressurreição de Jesus Yeshuwa; o aspecto físico é algo futuro; o verso 27 é o aspecto físico que se cumprirá no futuro, e o verso 28 é o espiritual que teve cumprimento no passado.
PRETERISTAS E CÉTICOS TAMBÉM CITAM: Marcos 8 versos 38
NESSA PASSAGEM YESHUWA ESTÁ FALANDO SOBRE: O aspecto físico do Reino de Deus, e deixa claro que aqueles que se envergonharam dele ou acovardaram com relação a fé nele por causa de ameaça de morte, quando ele vier ele se envergonhará deles e por isso estes não serão ressuscitados para a vida quando ele vier.
PRETERISTAS E CÉTICOS TAMBÉM CITAM: Lucas 9 versos 26 e 27
YESHUWA EM TAL MOMENTO ESTÁ FALANDO SOBRE: O Reino de Deus que abrange dois aspectos, o espiritual e o físico, o espiritual era visto de diversas formas, pelos sinais que evidenciavam o poder de Deus, o principal foi a ressurreição de Jesus Yeshuwa (Marcos 1 verso 15; Mateus 12 verso 28; Lucas 9 verso 2; Lucas 11 verso 20; Lucas 17 versos 20 e 21); o aspecto físico é algo futuro; o verso 26 é o aspecto físico que se cumprirá no futuro, e o verso 27 é o espiritual que teve cumprimento no passado.
TAMBÉM CAIFÁS DEVERIA PRESENCIAR A VINDA DE YESHUA: Mateus 26 verso 64 diz: Respondeu-lhe Jesus: “É como disseste; contudo vos digo que VEREIS EM BREVE o Filho do homem assentado à direita do Poder, e VINDO SOBRE AS NUVENS do céu.” Veja Também que em Marcos 14 verso 62 diz: E Yeshua (Jesus) disse-lhe: Eu o sou, e vereis o Filho do homem assentado à direita do poder de Deus, e vindo sobre as nuvens do céu. Nada disso aconteceu. Aconteceu?
PRETERISTAS E CÉTICOS CITAM: Marcos 14 versos 60 a 62
JÁ NESSE MOMENTO YESHUWA FALA SOBRE: O aspecto físico do Reino de Deus, e (como ele Yeshu’a Jesus virá em direção a terra de Israel e de forma visível) Israel nação e principalmente a classe sacerdal de tal epoca (que por sua vez estava sendo representada pela figura de Caifaz) o verá; Caifaz por sua vez viu o aspecto espiritual se cumprir mediante a ressurreição do Mashiach d’entre os mortos.
OS PRETERÍSTAS ARGUMENTAM QUE OS PRIMEIROS CRISTÃOS ACREDITAVAM QUE PRESENCIARIAM O ADVENTO DA VINDA DE JESUS YESHUA CITANDO: 1ª Coríntios 15 versos 51 e 52 diz - “Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, NEM TODOS DORMIREMOS, MAS TODOS SEREMOS TRANSFORMADOS, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e OS MORTOS RESSUSCITARÃO incorruptíveis, e nós seremos transformados.” Paulo se inclui entre os que irão testemunhar a vinda de Jesus. Note o seu uso do pronome “nós”. 1 Tessalonicenses 4:14 á 15 - Dizemos, pois, isto pela palavra do Senhor, que NÓS, OS QUE FICARMOS VIVOS para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem.
CONTRA ARGUMENTAÇÃO: Quanto a expressão: “hemeis o zao”, i.é,”nós os que estivermos vivos”, trata-se de uma FORÇA DE EXPRESSÃO; Paulo não está afirmando que pela palavra do Senhor ele estaria vivo para a vinda do Senhor; do contrário, a palavra do Senhor não seria algo confiável, pois falhou, já que Paulo morreu e a palavra do Senhor não se cumpriu; porém, para confirmar que trata-se de uma FORÇA DE EXPRESSÃO, veja que Paulo mesmo vai se incluir nos que já estarão mortos quando se der a vinda de Cristo, em 1ª Coríntios 6 verso 14; 2ª Coríntios 4 verso 14. Sendo assim, em 1ª Tessalonicenses 4 versos 15,17, Paulo não está expressando sua aparente certeza de que seria partícipe da gloriosa manifestação presencial do Senhor Jesus; pois se aqui ele supostamente se coloca entre os vivos, na carta aos coríntios ele se coloca entre os que estarão mortos no dia da vinda do Senhor; De modo que, “nós, os vivos” trata-se de uma força de expressão usada por ele e não uma crença de Paulo de que Jesus poderia vir a qualquer momento naquela época estando Paulo ainda vivo, até porque Paulo sabia que antes da vinda presencial do Senhor é necessário que primeiro se cumpram determinadas profecias bíblicas; ou seja, Paulo não supõe que a vinda presencial do Senhor ocorreria logo! Nem todos dormirmos se refere a igreja; nem todos que configuram a igreja de fato morrerão, mas todos vivos e mortos serão transformados e revestidos de imortalidade bem como de incorruptibilidade antes se serem reunidos ao Senhor quando vir nuvens para ser visto gloriosamente sobre Sião!
OS PRETERÍSTAS TAMBÉM ARGUMENTAM QUE OS ROMANOS QUE MATARAM YESHUA PRESENCIARIAM SUA VOLTA CITANDO: Apocalipse 1:7: - Eis que vem com as nuvens, e TODO O OLHO O VERÁ, ATÉ OS MESMOS QUE O TRASPASSARAM; […]
CONTRA ARGUMENTAÇÃO: Quem disse que com os eventos sobrenaturais em decorrência da morte do Mashiach não levaram os soldados a se arrependerem e crerem?! Se o próprio indivíduo na cruz se arrependeu e creu, porque não poderiam fazer o mesmo os pelo menos 4 soldados (entre os quais a túnica de Yeshuwa foi repartida em quatro partes) que ali estavam? Houve quem abrisse a boca e proclamasse: “E aconteceu que o centurião e os que com ele vigiavam a Jesus, vendo o terremoto e tudo o que se passava, foram tomados de grande pavor e gritaram: É verdade! É verdade! Este era o Filho de Deus!” (Mateus 27 verso 54). Uma vez que se arrependeram e creram, ainda que estejam mortos, quando Ele vier, até eles o verão porque ressuscitarão como parte integrante da igreja do Senhor!
OS PRETERISTAS TAMBÉM ARGUMENTAM QUE OS PRIMEIROS CRISTÃOS ACREDITAVAM QUE JÁ VIVIAM “OS ULTIMOS TEMPOS” CITANDO: 1ª Coríntios 10 verso 11 que diz: - Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso NOSSO, PARA QUEM JÁ SÃO CHEGADOS OS FINS DOS SÉCULOS. Hebreus 9 verso 26 que diz: - […] MAS AGORA NA CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. Hebreus 10 verso 25 que diz: - Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto VEDES QUE SE VAI APROXIMANDO AQUELE DIA. Atos 2 versos 15 a 17 que diz: - Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia. Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E NOS ÚLTIMOS DIAS acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos. 2ª Pedro 3 versos 3 e 4 que diz: - […] NOS ÚLTIMOS DIAS virão escarnecedores com zombaria andando segundo as suas próprias concupiscências, e dizendo: “Onde está a promessa da sua vinda? Porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.”
CONTRA ARGUMENTAÇÃO:
Os últimos dias escatologicamente tiveram início com a cabeça de ouro - referência ao império neo Babilônico de Nabucodonosor, E, se estenderá até o cumprimento do dia do Senhor - o último dia. Daniel 2:28 “mas há um Deus no céu, o qual revela os mistérios, pois fez saber ao rei Nabucodonosor o que há de ser nos ÚLTIMOS (no hebraico: achariyth) DIAS (no hebraico: yowm). O teu sonho e as visões da tua cabeça, quando estavas no teu leito, são estas:”
OS PRETERISTAS CITAM OUTRAS DECLARAÇÕES QUE MOSTRAM A IMINÊNCIA DA VOLTA DE YESHUA(JESUS): João 5 verso 25 que diz: “Eu afirmo que está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e aqueles que a ouvirem viverão.” Romanos 16 verso 20 que diz: E o Deus de paz esmagará EM BREVE Satanás debaixo dos vossos pés. Paulo até mesmo sugeriu que não se fizessem planos para o futuro: 1ª Coríntios 7 versos 29 a 31 que diz: - Isto, porém, vos digo, irmãos, que O TEMPO SE ABREVIA; pelo que, doravante, os que têm mulher sejam como se não a tivessem; os que choram, como se não chorassem; os que folgam, como se não folgassem; os que compram, como se não possuíssem; e os que usam deste mundo, como se dele não usassem em absoluto, porque a aparência deste mundo passa. Hebreus 10 verso 37 que diz: - Pois ainda em BEM POUCO TEMPO, aquele que há de vir, virá, e NÃO TARDARÁ. Tiago 5 versos 7 e 8 que diz: - Portanto, irmãos, sede pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba as primeiras e as últimas chuvas. Sede vós também pacientes; fortalecei os vossos corações, porque A VINDA DO SENHOR ESTÁ PRÓXIMA. 1ª Pedro 4 verso 7 que diz: - Mas já ESTÁ PRÓXIMO O FIM DE TODAS AS COISAS, por tanto sede sóbrios e vigiai em oração. O Apocalipse, por ser justamente uma profecia simbólica da volta triunfante de Jesus, abunda em avisos sobre sua iminência. Apocalipse 1 verso 1 que diz: - Revelação de Yeshua (Jesus), que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que BREVEMENTE devem acontecer; Apocalipse 1 verso 3 que diz: - Bem-aventurado aquele que lê e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o TEMPO ESTÁ PRÓXIMO. Apocalipse 3 verso 11 que diz: “Venho SEM DEMORA“. Apocalipse 22 verso 12 que diz: “Eis que CEDO venho”. Apocalipse 22 verso 20 que diz: Aquele que testifica essas coisas diz: “Certamente CEDO venho.” Apocalipse 27 verso 7 que diz: “Eis que CEDO venho”.
CONTRA ARGUMENTAÇÃO: Se os dias do reinado de Nabucodonosor já era classificado como últimos dias, não há problema algum em aplicar os últimos dias anunciados nos dias de Jesus e dos apóstolos aos dias atuais; Uma pergunta importante seria: Os últimos dias são últimos na perspectiva humana ou divina, ou seja, na perspectiva terrena ou celestial?! Isso faz muita diferença, até porquê o salmista declarou no: Salmos 90 verso 4 na Tradução Sêfer da Biblia Hebraica: “Ante Ti, mil anos são como um dia que passou, como uma vigília noturna.”
BARUCH HA’BÁ B’SHEM ADONAY!
Ninguém quer refutar o livro do jason ferrera. E sou achismo sobre preterismo. Jeremias 23:5-8 Jeremias 33:14 o messia não ia destruir os judeus. Na verdade nenhum cristão acredita em Deus. Deus disse uma coisa jesus fez o contrário. E claro que jesus e um falso profeta. Mas os cristãos querem serem especiais. Acha que vão para o céu do zoroastrismo e os outros vão ser ferra. Para o islã, o Zoroastrismo, o hinduísmo. Os cristãos estão todos ferrado. Cada um será condenado a outra religião.
@@andrefa6393 É um paganismo de escapismo desses idólatras.
Quem é Jason Ferrera? Enfim, e onde que Jesus disse que destruiria os judeus? O que Jesus fez ao contrário do que disse o Pai? No novo testamento que conheço, é dito o seguinte:
Romanos 11:1-2
"Digo, pois: Porventura rejeitou Deus o seu povo? De modo nenhum; porque também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim. Deus não rejeitou o seu povo, que antes conheceu."
Romanos 11:25-26
"Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não sejais presumidos em vós mesmos): que veio endurecimento em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado. E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades."
l
Mateus 5:17
"Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir."
João 5:30
"Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou."
João 6:38
"Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, mas a vontade daquele que me enviou."
Chama o cara pra o debate . Tu fica budejando de longe!
Quém fica budejando?
Tu é cego cara?
A própria revisão deste vídeo é sobre o debate 😂
@Vazalando ele nao tem coragem de chamar ele olho no olho
@@iginolima9924 Isso não tem nada haver, o debate entre ambos foi totalmente adequado como tal (em termos de civilidade). Você é quem deve parar com estereótipo... O próprio vídeo é a revisão desse debate, e você simplesmente chegou dizendo controvérsias, ora, ficar editando a mesma maneira atrasada de se propagar de forma contínua essa limitação cerebral, é cansativo.
Ochamadonovotestamentoeumpseudoepigrafetodocontraditorio
Esse professor João Alves é muito ruim de entendimento, misericórdia, o capítulo 24 em si é muito claro que é geração de qualidades.
@@prcarlosiadn704 🤣🤣🤣🤣